Academic literature on the topic 'Academia Paraense de Letras'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Academia Paraense de Letras.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Academia Paraense de Letras"

1

Chaves, Lilia Silvestre. "Max Martins e o suplemento A Folha do Norte." MOARA – Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Letras ISSN: 0104-0944 2, no. 46 (March 1, 2017): 112. http://dx.doi.org/10.18542/moara.v2i46.4237.

Full text
Abstract:
O presente ensaio narra o percurso de evolução da moderna poesia paraense, especialmente dos membros da Academia dos Novos, no Suplemento literário “Arte-Literatura”, do jornal Folha do Norte, dirigido por Haroldo Maranhã entre os anos de 1946 e 1951, em Belém. Relata o início da Academia dos Novos, a ruptura com a escola de poesia parnasiana e o consequente mergulho na estética modernista. Revê as primeiras publicações dos jovens escritores paraenses no Suplemento, de modo a apresentar ao público a trajetória de inserção das letras paraenses na modernidade nacional, com ênfase no retrato da história de amizade que uniu Max Martins e Benedito Nunes. PALAVRAS-CHAVE: Academia dos Novos. Max Martins. Benedito Nunes. Folha do Norte
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gutierres, Damiana Valente Guimarães, and César Augusto Castro. "Os professores da Escola Normal do Pará no período de 1900 a 1919." Revista Linhas 22, no. 49 (July 21, 2021): 373–401. http://dx.doi.org/10.5965/1984723822492021373.

Full text
Abstract:
O artigo trata da trajetória de professores da Escola Normal do Pará no período de 1900 a 1919, com o objetivo de verificar se tais trajetórias os revelam como intelectuais de seu tempo. O estudo teve como referência o conceito de práticas culturais de Michael de Certeau (2014). A concepção de intelectual se baseou em Vieira (2011, 2015), para quem as regras de reconhecimento do intelectual incluem credenciais formais como diplomas e títulos, mas também a capacidade de persuasão decorrente de habilidades retóricas e textuais. Com base no método da prosopografia utilizou-se como procedimento de pesquisa o estudo documental. Dos trinta e quatro professores encontrados, foram analisados seis. A formação desses professores era variada: direito, engenharia, literatura e sacerdotal. Além de professores, exerceram outras profissões como: jornalista, escritor, compositor, crítico de arte, pianista, poeta, literato, prosador e noticiarista. Assumiram cargos e posições de destaque social como: cônsul em Caiena, diretor da instrução pública, diretores de escola, deputado estadual, prefeito, desembargador do Tribunal de Justiça, membro do Conselho Superior de Ensino, membros fundadores da Academia Paraense de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Tais posições sociais e profissionais evidenciam o exercício de liderança política, distinção social, habilidades de oratória e poder de persuasão. Suas habilidades orais e escritas lhes permitiam não apenas produzir literatura, arte e conhecimentos, mas também a elaboração e veiculação de ideias. Como figuras públicas influenciavam o meio acadêmico, literário e político da sociedade em que viviam. Sem dúvida, eram intelectuais de seu tempo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

PEREIRA, Carla Soares, Kátia Regina de Souza da SILVA, and Vanda Do Socorro Furtado AMIN. "A GERAÇÃO DO PEIXE FRITO E A EFÍGIE DE BELÉM DO PARÁ (OU ACADEMIA RIMA COM BOEMIA, FISIONOMIA E POESIA)." ASAS DA PALAVRA 15, no. 1 (August 31, 2018): 49. http://dx.doi.org/10.17648/1415-7950-v15n1-1227.

Full text
Abstract:
A presente pesquisa trata da Academia do Peixe Frito (APF), uma geração de poetas, artistas, jornalistas e outros intelectuais paraenses que, nas décadas de 1920 e 30, contribuíram para alavancar as letras amazônidas, fazendo literatura com dificuldade financeira e divulgando o Modernismo no Pará. Esses escritores eram boêmios e suas reuniões, informais que eram, ocorriam principalmente em bares da cidade de Belém. De cunho bibliográfico, esta investigação baseou-se nos escritos de Bolle (2000) acerca da fisionomia da cidade; de Figueiredo (2001), sobre a história literária do Pará; de Larêdo (2012) e Nunes e Costa (2016), a respeito da APF, dentre outros. Este é um texto, portanto, que compila informações sobre os locais de reunião dos membros da APF. A partir dos dados levantados, elaboramos um mapa que pontua os principais locais de encontro do grupo. Defendemos a tese de que a obra desses autores reflete múltiplas imagens da cidade e esta é refletida na vivência dos intelectuais, que, íntimos dela, perscrutam-na nas suas andanças e a enxergam na perspectiva das suas contradições.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, Maycol Douglas Lima, and Andreia Aparecida Marin. "O feminino em manifestações populares: relações de poder na cultura e na expressão do Carimbó paraense." Revista Ártemis 24, no. 1 (January 12, 2018): 167. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8214.2017v24n1.34374.

Full text
Abstract:
O presente texto é fruto de um estudo a respeito da presença feminina nas expressões e letras de canções do Carimbó paraense, dança popular tombada como patrimônio imaterial nacional. A tradição do Carimbó é tributária de uma miscigenação cultural que envolveu negros, indígenas e europeus, refletida nos detalhes da dança, nos instrumentos musicais e nas expressões corporais. É nessa complexidade expressiva e discursiva, que se revela também em nuances da vida cotidiana, que foram buscadas imagens sobre a mulher e sua análise a partir de pensamentos contemporâneos, incluindo questões suscitadas pelas teorias feministas. Estão apresentadas letras de canções e particularidades sobre mulheres envolvidas nas manifestações do Carimbó paraense.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

VENANCIO FILHO, ALBERTO. "Antonio Candido e a Academia Brasileira de Letras." Estudos Avançados 31, no. 90 (May 2017): 349–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190023.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Fanini, Michele Asmar. "As mulheres e a Academia Brasileira de Letras." História (São Paulo) 29, no. 1 (2010): 345–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-90742010000100020.

Full text
Abstract:
A Academia Brasileira de Letras, entidade fundada em 1897, manteve-se incólume à presença feminina até 1976, ano em que o Art. 17 do Regimento Interno, que até então restringia a eleição aos "brasileiros do sexo masculino", é alterado, assegurando às mulheres a possibilidade de candidatura. Tendo isto em vista, o presente artigo pretende analisar os bastidores do ingresso de Rachel de Queiroz, primeira mulher a sagrar-se imortal, em 1977.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Azevedo, Kaline Silva. "Antologia da Academia Maranhense de Letras: 1908*1958." Revista Ceuma Perspectivas 28, no. 2 (August 28, 2017): 60. http://dx.doi.org/10.24863/rccp.v28i2.55.

Full text
Abstract:
São Luís: Academia Maranhense de Letras/ CEUMA Universidade, 2007, 263p. A Academia Maranhense de Letras, fundada em 1908, completou, em 1958, seus 50 anos. Em 2007, seu então presidente, Joaquim Itapary e um grupo do sodalício desejaram publicar, em técnica fac-similar, a edição lavrada em 1958.O propósito residiu em que, como diz o seu presidente: “Esta é uma obra rara, de edição esgotada. É, para a academia, um documento de alto valor relativo à sua história. Em razão dessa inegável significação histórica, a Comissão Editorial decidiu republicá-la, preservando, assim, a integridade do texto original.”Solicitada a participação da Universidade CEUMA, esta fez editar trezentos exemplares a título de colaboração.O livro contém cento e quatro autores, prosadores e poetas, professores, advogados etc., com suas respectivas bibliografias.Como se observa, houve uma ideia feliz dos organizadores em casar as biografias com um texto de um dos trabalhos produzidos, de maneira que o leitor se informa sobre os lances vivenciais dos escritores e suas obras.Assim sendo, somos sabedores de mil e uma peripécias a respeito da vida dos acadêmicos, por exemplo: sobre Gonçalves Dias, fica-se sabendo que foi filho “de um reinol transmontano, comerciante de profissão, e de uma mestiça”; de Raimundo Teixeira Mendes, o leitor fica a par de que “estudou primeiramente num colégio jesuíta do Rio e, em seguida, no Pedro II, demonstrando sempre inteligência viva e aplicação incomum”. Como se observa, uma galeria de fatos e fenômenos humanos interessantíssimos. À página 257, o ex-presidente da República, José Sarney Costa, é analisado em um poema singular, lavrado para sua filha Roseana. Assim, sabemos que ela era e é “anjo e pássaro agora sou/o teu sorriso me prolonga/além do dia, além da noite”.Portanto, a Antologia da Academia Maranhense de Letras, em sua edição cinquentenária, mais do que um documento cultural, é uma amostra irretorquível de carinho pelos nossos escritores, de cuidado pela nossa cultura e de acendrado civismo e amor eterno pelo Maranhão.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

RIVAS HERNÁNDEZ, Ascensión. "Las mujeres en la Academia Brasileña de Letras." Revista de estudios brasileños 6, no. 12 (January 15, 2019): 249. http://dx.doi.org/10.14201/reb2019612249253.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Rodrigues, José Honório. "Discurso de posse na Academia Brasileira de Letras." Revista de História 40, no. 81 (March 29, 2017): 3. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1970.128938.

Full text
Abstract:
São antigas minhas relações amistosas com esta Casa, e há muito sou devedor, Senhores Acadêmicos, de vossa indulgência . O Prêmio de Erudição que me conferistes em 1937 serviu-me de animação por todos êstes anos de inteiro devotamento aos estudos de história do Brasil . Com êle abristes e abençoastes uma carreira literária .
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Martires, José genivaldo, and Joaquim Tavares da Conceição. "A escrita feminina no Jornal Letras Sergipanas da Academia Sergipana de Letras (1984-1989)." Revista Tempos e Espaços em Educação 13, no. 32 (May 1, 2020): 1–17. http://dx.doi.org/10.20952/revtee.v13i32.12935.

Full text
Abstract:
Resumo Este artigo dedica-se a examinar a escrita feminina no jornal Letras Sergipanas da Academia Sergipana de Letras (ASL), no período de 1984 a 1989, evidenciando as temáticas e o protagonismo de professoras imortais da Academia Sergipana de Letras. O marco temporal corresponde aos anos da primeira e da última edição do periódico, identificadas e utilizadas neste estudo. Por meio de pesquisa documental foram identificadas 28 edições do jornal Letras Sergipanas na hemeroteca do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e no Arquivo Público do Estado de Sergipe (Apes). A participação de mulheres no sodalício ocorreu somente em 1978, com a posse da professora Núbia Marques. No século XX foram eleitas imortais as professoras Ofenísia Freire (1980); Maria Thétis Nunes (1983); Carmelita Pinto Fontes (1984); Giselda Morais (1992) e Maria Lígia de Madureira Pina (1998). Essas professoras, exceto Giselda Morais, publicaram no jornal Letras Sergipanas. Foram 53 publicações femininas no período estudado, abordando diferentes temáticas, sendo as mais recorrentes: literatura sergipana, biografias e poesias. Neste sentido, a estratégia de divulgação de trabalhos dessas professoras no periódico contribuiu para a visibilidade de suas produções literárias e a ampliação do capital cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Academia Paraense de Letras"

1

PAZ, Flávia Helena da Silva. "Haplologia no falar paraense." Universidade Federal do Pará, 2013. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/5939.

Full text
Abstract:
Submitted by Cleide Dantas (cleidedantas@ufpa.br) on 2014-10-29T16:56:30Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_HaplologiaFalarParaense.pdf: 1044674 bytes, checksum: 16b3a51777614902bdef3cb0bb02e695 (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva (arosa@ufpa.br) on 2014-10-29T17:11:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_HaplologiaFalarParaense.pdf: 1044674 bytes, checksum: 16b3a51777614902bdef3cb0bb02e695 (MD5)
Made available in DSpace on 2014-10-29T17:11:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 22974 bytes, checksum: 99c771d9f0b9c46790009b9874d49253 (MD5) Dissertacao_HaplologiaFalarParaense.pdf: 1044674 bytes, checksum: 16b3a51777614902bdef3cb0bb02e695 (MD5) Previous issue date: 2013
O presente trabalho trata do fenômeno da Haplologia na fala espontânea de cidadãos paraenses. O estudo refere-se mais especificamente ao que chamamos de Haplologia entre frases. Avaliam-se os contextos de frases compostas apenas por /d/ - /d/, /t/ - /d/,/t/ - /t/ e /d/ - /t/, exemplificados respectivamente por: la(du) dʒi fora, per(tu) du, a gen(t∫i) t∫inha medu e tu(du) t∫inha. Os fatores avaliados dividem-se em dois grupos: linguísticos e extralinguísticos com o objetivo de mostrar os contextos favoráveis e desfavoráveis à aplicação do fenômeno em estudo. Os grupos de fatores linguísticos são: Relação entre palatalização e haplologia; Qualidade das vogais; Classe de palavra da sílaba elidida; Tonicidade das sílabas confinantes; e Estrutura silábica. No que se refere aos fatores extralinguísticos, analisamos: Sexo, Faixa etária e Escolaridade, seguindo a estratificação proposta no projeto Atlas Linguístico do Pará (ALIPA). Os dados analisados integram o corpus de duas cidades paraenses: Belém, a capital do Estado do Pará, e Itaituba, cidade paraense que fica a 891 km da capital mencionada. A coleta dos dados seguiu a orientação da Sociolinguística Variacionista. Os dados foram submetidos ao Programa de regra variável VARBRUL. Os resultados apontaram a haplologia como regra variável, entretanto, o fenômeno é pouco produtivo entre os informantes das duas cidades. Nos pressupostos da Sociolinguística Variacionista (Labov, 2008) a palatalização, o alteamento da vogal e a desconstrução do grupo consoantal podem ser considerados um processo de encaixamento, enquanto que, do ponto de vista fonético-fonológico, seriam considerados regras alimentadoras da haplologia (BISOL, 1996).
The objective of this paper is to show the phenomenon of spontaneous speech in Haplologia citizens Pará. The study refers more specifically to what we call Haplologia between sentences. Evaluates the contexts of sentences composed only of d/ - /d/, /t/ - /d/,/t/ - /t/ and /d/ - /t/, exemplified respectively by: la(du) dʒi fora, per(tu) du, a gen(t∫i) t∫inha medu e tu(du) t∫inha. The factors evaluated are divided into two groups: linguistic and extralinguistic aiming to show the circumstances favorable and unfavorable to the application of the phenomenon under study. Groups of linguistic factors are: Relationship between palatalization and haplologia; Quality of vowels; class elided syllable word; Tonicity of neighboring syllables, and syllabic structure;. With regard to extralinguistic factors, we analyzed: Sex. Age and schooling, following the stratification proposed in the project Linguistic Atlas of Pará (ALIPA). The data analyzed comprise the corpus of two cities Pará Belém, capital of Pará, and Itaituba, Pará city which is 891 km from the capital mentioned. Data collection followed the guidance of Sociolinguistics Variationist. The data were submitted to the program variable rule VARBRUL. The results indicate the haplologia as variable rule, however, the phenomenon is few productive among informants the two cities. In the assumptions of Sociolinguistics Variationist (Labov, 2008) palatalization, the increasing height of the vowel and consonantal deconstruction of the group can be considered a process of embedding, while the phonetically-phonological rules would be considered the feeder haplologia (BISOL,1996).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

MELO, Helane de Fátima Fernandes. "Ideofones: um estudo no falar paraense." Universidade Federal do Pará, 2007. http://www.repositorio.ufpa.br:8080/jspui/handle/2011/1716.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2011-03-23T21:19:19Z (GMT). No. of bitstreams: 0
Item created via OAI harvest from source: http://www.bdtd.ufpa.br/tde_oai/oai2.php on 2011-03-23T21:19:19Z (GMT). Item's OAI Record identifier: oai:bdtd.ufpa.br:126
The study undertaken here on the sonorous symbolism in the Brazilian Portuguese was a challenge. Mainly, for the sparing references about the subject in the Portuguese language. Such process not yet was studied, with particular inclination in the Brazilian Portuguese, but, between few, some existing studies can be found in other languages, as: bengali (DIMOCK, 1957), Bini (WESCOTT, 1973), koreano (LEE, 1992), in the variety of the English spoken in Singapura (LIM, 1998) and Japanese (TAKEMOTO 1998). The current study is considered to verify it the presence of idiophones in the Brazilian Portuguese, from data of Paraense speech. However, if it makes necessary an ample and integrated study that contemplates a description of the process in the speech of all the Brazilian regions.
O estudo aqui empreendido sobre o Simbolismo sonoro no Português Brasileiro foi um desafio. Principalmente, pelas parcas referências sobre o assunto na língua portuguesa. Tal processo ainda não foi estudado, com particular inclinação no Português brasileiro, mas, entre poucos, alguns estudos existentes podem ser encontrados em outras línguas, como: bengali (DIMOCK, 1957), Bini (WESCOTT, 1973), koreano (LEE, 1992), na variedade do inglês falado em Singapura (LIM, 1998) e japonês (TAKEMOTO 1998). O atual estudo propõe-se a verificar a presença de ideofônes no Português brasileiro, a partir de dados do falar paraense. Porém, se faz necessário um estudo amplo e integrado que contemple uma descrição do processo no falar de todas as regiões brasileiras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

GODINHO, Cyntia de Sousa. "Variação das oclusivas alveolares no falar paraense." Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/4653.

Full text
Abstract:
Submitted by Edisangela Bastos (edisangela@ufpa.br) on 2014-01-23T16:52:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_VariacaoOclusivasAlveolares.pdf: 1817546 bytes, checksum: 246ad871a096d533e6694f9a48a03a7e (MD5)
Approved for entry into archive by Ana Rosa Silva(arosa@ufpa.br) on 2014-01-24T15:48:34Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_VariacaoOclusivasAlveolares.pdf: 1817546 bytes, checksum: 246ad871a096d533e6694f9a48a03a7e (MD5)
Made available in DSpace on 2014-01-24T15:48:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 23898 bytes, checksum: e363e809996cf46ada20da1accfcd9c7 (MD5) Dissertacao_VariacaoOclusivasAlveolares.pdf: 1817546 bytes, checksum: 246ad871a096d533e6694f9a48a03a7e (MD5) Previous issue date: 2012
O presente trabalho descreve e analisa a palatalização das oclusivas alveolares /t/ e /d/ seguidas de [i] no falar de 32 informantes paraenses, a partir de dados coletados pelo projeto ALiB – Atlas Linguístico do Brasil, Regional Norte, em oito cidades do Pará (Almeirim, Altamira, Belém, Bragança, Jacareacanga, Marabá, Óbidos e Soure). A análise dos dados foi fundamentada nos pressupostos teórico-metodológicos da Variação Linguística, de Labov (1972, 2008) e da sociolinguística quantitativa (GUY; ZILLES, 2007). Foram observados 1.539 contextos de /t/ e /d/ diante de [i], constantes dos questionários Fonético-Fonológico (QFF) e Semântico-Lexical (QSL), do ALiB, que, depois de codificados, foram submetidos a tratamento estatístico com o uso do programa de análise multivariada Goldvarb X, afim de determinar as variáveis linguísticas e extralinguísticas favorecedoras do processo. Os resultados demonstram que a palatalização das oclusivas alveolares é um fenômeno semicategórico no falar paraense, encontrando-se estável. A variável está ligada, principalmente, a fatores linguísticos e geográficos.
The current investigation describes and analyzes the palatalization of alveolar stops / t / and / d / followed by [i] sound in the speech of 32 informants from Pará, starting from data collected by the project ALiB - Linguistic Atlas of Brazil, within the North Regional, in eight cities of Pará (Almeirim, Altamira, Belém, Bragança, Jacareacanga, Marabá, Óbidos and Soure). Data analysis was based on the theoretical and methodological assumptions of Linguistic Variation of Labov (1972, 2008) and on the quantitative sociolinguistics (GUY; Zilles, 2007). 1539 / t / and / d / before [i] contexts were observed, contained in the Phonetic-Phonological (QFF) and Lexical-Semantic (QSL) questionnaires , from the ALiB, which, after being coded, were analyzed statistically with the use of multivariate analysis program Goldvarb X in order to determine the linguistic and extralinguistic variables favoring the process. The results demonstrate that the palatalization of alveolar stops is a phenomenon in semi category speaking of paraense people, being stable. The variable is linked mainly to linguistic and geographic factors.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

SILVA, Lívea Pereira Colares da. "Trilha das letras no Pará: o caminho percorrido pela literatura no jornalismo paraense." Universidade Federal do Pará, 2016. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/8843.

Full text
Abstract:
Submitted by Nathalya Silva (nathyjf033@gmail.com) on 2017-07-07T19:44:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TrilhaLetrasPara.pdf: 2678125 bytes, checksum: ffe3d16ea51be9eee01904ccf7fa9031 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-07-13T13:57:50Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TrilhaLetrasPara.pdf: 2678125 bytes, checksum: ffe3d16ea51be9eee01904ccf7fa9031 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-07-13T13:57:51Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_TrilhaLetrasPara.pdf: 2678125 bytes, checksum: ffe3d16ea51be9eee01904ccf7fa9031 (MD5) Previous issue date: 2016-03-14
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Este trabalho tem como objetivo entender de que forma os jornais paraenses Folha do Norte (1896 – 1974) e O Liberal (1946 – atual) atuaram na cobertura de temas do universo literário, sejam eles nacionais ou regionais. A partir da Análise de Conteúdo, a pesquisa, de cunho exploratório, envolveu 110 anos de produção jornalística desses periódicos, desde 1896 até 2006, com recortes de dez em dez anos, nos meses de janeiro e julho. Para a análise, foi utilizado um protocolo com categorias relativas à temática literária e ao fazer jornalístico, a fim de possibilitar a captura de dados nas edições a serem analisadas e permitir que se entendesse melhor a atuação dos jornais. A procedência da obra é um dos focos da pesquisa, ao lado dos recursos utilizados pela imprensa para tratar dos assuntos do cotidiano. Foram analisadas 175 edições da Folha do Norte e 189 edições de O Liberal. O levantamento deu origem a um corpus composto por 588 textos jornalísticos sobre literatura, sendo 201 publicados pela Folha do Norte e 387 por O Liberal. Esses textos passaram por um processo de codificação a partir da aplicação do protocolo. Logo após, os dados gerados foram interpretados e contextualizados, tendo como base o histórico dos períodos analisados. Os contextos foram compreendidos a partir dos estudos realizados por autores como Geraldo Mártires Coelho e Vicente Salles, no âmbito regional, e Nelson Werneck Sodré e Marialva Barbosa, no panorama nacional. Para interpretar os aspectos ligados ao fazer jornalístico, como a noção de acontecimento e os gêneros utilizados pela imprensa, a pesquisa teve como base os estudos de autores como Adriano Duarte Rodrigues, Jorge Pedro Sousa, Nelson Traquina, Mauro Wolf e José Marques de Melo. A intenção foi compreender o que é pauta e valor-notícia quando se trata de cobrir assuntos literários e perceber como isso se dá, que formatos e gêneros são mais empregados e o que eles dizem a respeito da importância dada à literatura, pela imprensa. A justificativa para este estudo consiste em entender um aspecto da história da imprensa paraense ainda pouco explorado, a sua relação com a literatura ao longo do tempo, tendo em vista a escassa produção acadêmica com abordagem longitudinal, como este mapeamento.
This study wants to understand how the newspapers Folha do Norte (1896 - 1974) and O Liberal (1946 - present) make their journalistic coverage about the nacional and regional literature. The research is a Content Analysis, an exploratory analyze on 110 years of journalistic production of these journals, from 1896 until 2006, with cutouts for ten years, and only in January and July. For the analysis, we used a protocol with the items that will help to understand how the newspapers works. That analysis will observe the origin of the books and the way how journalism acts in the routine. The survey resulted in a corpus of 588 newspaper articles about literature, and 201 published by Folha do Norte and 387 belonging to the Liberal. The protocol resulted in datas, this datas was analyzed by the historical context of the periods studied. These contexts were understood from the studies by authors such as Geraldo Martires Coelho, Vicente Salles, Nelson Werneck Sodre and Marialva Barbosa. To interpret the aspects of the journalism, such as the notion of event and genres used by the press, the research brings the study authors as Adriano Duarte Rodrigues, Jorge Pedro Sousa, Nelson Traquina, Mauro Wolf and José Marques de Melo. The intention is to understand what is the agenda and news-value when it comes to covering literary subjects and understand how this happens, what formats and genres are more used and what they say about the importance given to literature, by the press. The relevance of this study is to understand
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

COUSTON, JUNIOR John Fletcher. "Trânsitos (in) visíveis diálogos na arte contemporânea paraense." Universidade Federal do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7769.

Full text
Abstract:
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-02T14:55:41Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Transitos(In)VisiveisDialogos.pdf: 3432726 bytes, checksum: 40aed8b2fc89adac328b3a4b6f74eb54 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-02T14:56:36Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Transitos(In)VisiveisDialogos.pdf: 3432726 bytes, checksum: 40aed8b2fc89adac328b3a4b6f74eb54 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-02T14:56:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_Transitos(In)VisiveisDialogos.pdf: 3432726 bytes, checksum: 40aed8b2fc89adac328b3a4b6f74eb54 (MD5) Previous issue date: 2011-03-10
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A presente pesquisa visa traçar uma reflexão crítico e teórica em torno de obras de arte contemporâneas expostas em salões e exposições na cidade de Belém, Pará. Tal cartografia visual possibilitará um viés de compreensão acerca do papel de indício antropológico que a arte possui num mundo fluido, híbrido e interconectado. Nesse sentido, a discussão será amparada pelo conceito de Dialogismo, proposto por Mikhail Bakhtin e seu círculo de pesquisa, de forma que o respectivo conceito será atualizado por operações intertextuais e intersemióticas. As operações mencionadas, em uma relação filosófico-conceitual, se proporão em servir de rota para se compreender os processos culturais das sociedades contemporâneas. Associa-se à discussão o papel que esses processos de culturalidade trazem como desdobramentos nas sociedades da América Latina, não mais empreendendo uma trajetória uniforme e contínua, mas uma teia rizomática de apropriações, lealdades transitórias e visualidades.
The following research aims to propose a critical and theoretical reflection towards examples of contemporary art exposed in exhibitions and museums in the city of Belém, Pará. This visual guide map will make possible a comprehension look related to the anthropological signals that art has in a fluid, hybrid and interconnected world. So in this sense, the discussion will be guided by the concept of Dialogism proposed by Mikhail Bakhtin and his research group on a way that it can also be renewed to our context through intersemiotics and intertextuality operations. The mentioned operations, on a philosophical and conceptual relation, will try to provide a route to understand the cultural processes of the contemporary societies. Associated to the discussion there is the role that the cultural processes perform on the Latin America societies, not intending to pave a uniform and continuous path, but a rizomatic net of appropriations, ephemerons loyalties and visual concepts.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

COSTA, Gil Vieira. "(Des)territórios da Arte contemporânea: multiterritorialidades na produção artística paraense." Universidade Federal do Pará, 2011. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7812.

Full text
Abstract:
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-07T14:50:53Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesTerritoriosArteContemporanea.pdf: 13225140 bytes, checksum: d1051ed878719c42ab7d2093589ba7a9 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-03-07T14:51:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesTerritoriosArteContemporanea.pdf: 13225140 bytes, checksum: d1051ed878719c42ab7d2093589ba7a9 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-03-07T14:51:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_DesTerritoriosArteContemporanea.pdf: 13225140 bytes, checksum: d1051ed878719c42ab7d2093589ba7a9 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta pesquisa analisa a constituição de territorialidades na arte contemporânea, observando práticas artísticas desenvolvidas mais especificamente a partir da segunda metade do século XX. Aplico o conceito de multiterritorialidade à arte contemporânea, observando de que forma espaços convencionais e não convencionais são utilizados nas práticas artísticas analisadas. Alguns exemplos são mencionados, para explicitar os processos de desterritorialização, reterritorialização e multiterritorialização da arte na contemporaneidade, priorizando-se as práticas artísticas desenvolvidas no estado do Pará.
This research analyzes the establishment of territorialities in the contemporary art, observing art practices developed specifically from the second half of the twentieth century. I apply the concept of multi-territoriality for contemporary art, studying how conventional and unconventional spaces are used in artistic practices analyzed. Some examples are mentioned to explain the processes of deterritorialization, reterritorialization and multiterritorialization, in contemporary art, focusing on artistic practices developed in the state of Pará.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Fanini, Michele Asmar. "Fardos e fardões: mulheres na Academia Brasileira de Letras (1897-2003)." Universidade de São Paulo, 2009. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8132/tde-19022010-173143/.

Full text
Abstract:
A partir de alguns estudos sobre a Academia Brasileira de Letras entidade fundada no Rio de Janeiro, em 1897 , é possível chegar a uma imagem já muito conhecida, porém pouco questionada: a de um espaço cuja compleição é marcadamente androcêntrica. Ainda que a associação entre Academia e dominação masculina possa parecer um tanto apressada, há um conjunto de implicações sociológicas nela inscritas que merecem ser descortinadas e problematizadas. Cabe-nos, assim, percorrer os caminhos teórico-analíticos que nos possibilitem apreender os matizes que tal correlação encoberta, tendo em vista as prerrogativas de gênero. Para tanto, nosso ponto de partida, situado no encalço de alguns déficits documentais, será o período de consolidação da ABL, que assiste à cogitação do nome de uma mulher para figurar entre seus membros fundadores. Trata-se da escritora Júlia Lopes de Almeida que, logo em seguida, viu-se excluída da relação final de agremiados. Também dedicaremos especial atenção a 1930, ano em que a escritora Amélia Beviláqua propõe candidatura à Academia, obtendo como resposta um sonoro não. Além destes episódios, que representam verdadeiros vazios institucionais, buscaremos evidenciar as mudanças que se processaram na Casa de Machado de Assis ao longo do tempo, tendo como ponto de inflexão o ano de 1976, momento em que é aprovada a elegibilidade feminina, alteração regimental esta que fora sucedida pela exígua presença de mulheres até os dias atuais, mais especificamente, pelo ingresso de seis escritoras: respectivamente Rachel de Queiroz, Dinah Silveira de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Zélia Gattai e Ana Maria Machado. A partir do quadro construído, procuraremos mostrar se a referida modificação no Regimento Interno foi sintomática de uma alteração nos contornos tradicionais e conservadores da ABL, ou se as circunstâncias e motivações que orientaram tais ingressos resultam de forças sociais ratificadoras do cânon literário.
From some studies about the Brazilian Academy of Letters an institute established in Rio de Janeiro in 1897 , we can see an image that is widespread but not questioned, i.e., that of a space that tends to be visibly male chauvinist. Although the association of the Brazilian Academy and the male domination may seem to be simplistic, there is in it, in fact, a series of sociological implications that must be scrutinized and questioned. Thus, taking a theoretical and analytical approach vis-à-vis the gender, the aim of this study is to capture the nuances that such an association veils. Therefore, our starting point, which takes into consideration the absence of some documents, will be the period of consolidation of the ABL, when the name of a woman is considered to emerge among its founding members. This woman was the writer Júlia Lopes de Almeida, who immediately afterwards saw herself excluded from the final list of members. Also we will dedicate special attention to 1930, year in which the writer Amélia Beviláqua proposed her candidacy to the ABL and got a sound no as a reply. Besides these occurrences, which represent a true institutional emptiness, we will seek to elucidate the changes that took place in the House of Machado de Assis throughout the years, having as a turning point the year 1976, period in which women eligibility was approved. We will see that such an alteration has been followed, until now, by a rare presence of women, more specifically, by the admission of six writers: Rachel de Queiroz, Dinah Silveira de Queiroz, Lygia Fagundes Telles, Nélida Piñon, Zélia Gattai and Ana Maria Machado. From the resulting frame, we will find out whether the changes made in its statute in 1976 were, finally, indicative of a shift in the traditional and conservative structure of ABL or whether the circumstances and motivation that oriented the attainment of prestige and, consequently, a chair in the Brazilian Academy of Letters was the result of social forces which ratify the literary canon.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Renato Kerly Marques. "ACADEMIA MARANHENSE DE LETRAS: Produção literária e reconhecimento de Escritoras maranhenses." Universidade Federal do Maranhão, 2009. http://tedebc.ufma.br:8080/jspui/handle/tede/589.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-17T18:01:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RENATO KERLY MARQUES SILVA.pdf: 606729 bytes, checksum: 34b06bd0abeeb39225ba49ee7a197cc8 (MD5) Previous issue date: 2009-06-26
This work presents an analysis of the elements that compose the processes of election of members to the Academia Maranhense de Letras - AML, interrogating about which reasons would explain the women's absence in that institution. It takes place a ransom of the representations elaborated for critical literary and for some groups of writers, about the producing of art in western societies, to observe the destined prominence the some writers. With the intention of to observe which elements turned eight women, until the present moment, capable to be chosen for AML, it was analyzed cuttings of life histories collected with some of those writers, and the path of some of them was reconstituted starting from registration in books and newspapers. It is observed that the election process for AML doesn't consider, exclusively, candidates' literary production that intend to compose your group of members. Besides, factors of several inclusions corroborate for the writers' recognition. The small number of women writers is justified for the, still, small participation of women in prominence places in the sections political, juridical, religious, among other, which comes as great importance.
Este trabalho apresenta uma análise dos elementos que compõem os processos de eleição de membros da Academia Maranhense de Letras AML, interrogando sobre quais razões explicariam a ausência de mulheres nessa instituição. Para tanto, realiza-se um resgate das representações elaboradas por críticos literários e por alguns grupos de escritores, sobre o produtor de arte em sociedades ocidentais, para observar o destaque destinado a alguns escritores. Com o intuito de observar quais elementos tornaram as oito mulheres, até o presente momento, aptas a serem eleitas para a AML, analisou-se recortes de histórias de vida coletadas junto a algumas dessas escritoras e reconstituiu-se a trajetória de algumas delas a partir de registro em livros e jornais. Observa-se que o processo de eleição para a AML não considera exclusivamente a produção literária dos candidatos que pretendem compor seu quadro de membros. Além disso, fatores de diversas abrangências corroboram para o reconhecimento de escritores e escritoras. O pequeno número de escritoras justifica-se pela, ainda, pequena participação de mulheres maranhenses em locais de destaque nos setores políticos, jurídicos, religiosos, entre outros, a qual apresenta-se como de grande importância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Maria do Socorro dos Santos. "A memória dos imortais no Arquivo da Academia Brasileira de Letras." reponame:Repositório Institucional do FGV, 2009. http://hdl.handle.net/10438/4157.

Full text
Abstract:
Submitted by Felipe Torquato (felipe.torquato@fgv.br) on 2010-01-08T15:33:21Z No. of bitstreams: 1 CPDOC2009MariadoSocorrodosSantosOliveira.pdf: 666099 bytes, checksum: 9964c772a09c4aa8d1a5f1d5e94a5257 (MD5)
Made available in DSpace on 2010-01-08T15:44:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CPDOC2009MariadoSocorrodosSantosOliveira.pdf: 666099 bytes, checksum: 9964c772a09c4aa8d1a5f1d5e94a5257 (MD5)
This dissertation presents an analysis of personal archives under the gaze of the owner of the archive, seeking grants to enable the best performance of the activities of the professional who handles this type of holdings, showing the status of archival personal within the Archives Administration and discuss principles and methods used in the treatment of these holdings. It also makes possible a discussion of the concepts of the fond and collection by presenting of the constitution of the archive of the Brazilian Academy of Letters, in addition to analyzing the logic of accumulation of personal archives of Marcos Vilaça and Nélida Piñon and their strategies of the perpetuation, as well as the destination they wish to give their archives. It also presents a brief history of the Brazilian Academy of Letters, and the origin and evolution of your Archive.
Esta dissertação apresenta uma análise dos arquivos pessoais sob o olhar do titular do arquivo, buscando subsídios que possibilitem o melhor desempenho das atividades do profissional que lida com esse tipo de acervo, apresentando o estatuto arquivístico dos arquivos pessoais dentro da Arquivologia e discutindo princípios e métodos aplicados no tratamento desses acervos. Possibilita ainda, uma discussão sobre os conceitos fundo e coleção através da apresentação da formação do arquivo dos acadêmicos da Academia Brasileira de Letras, além de analisar a lógica de acumulação dos arquivos pessoais de Marcos Vilaça e Nélida Piñon e suas estratégias de perpetuação, assim como a destinação que pretendem dar aos seus acervos. Será apresentado também um breve histórico da ABL, além da origem e evolução do seu Arquivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

CHAGAS, Clarisse Fonseca. "O imaginário amazônico na joalheria paraense: joias do Polo joalheiro." Universidade Federal do Pará, 2012. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7725.

Full text
Abstract:
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-20T12:57:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImaginarioAmazonicoJoalheria.pdf: 5547330 bytes, checksum: b49bea156f78761ed676de9dad457bef (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-20T13:05:22Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImaginarioAmazonicoJoalheria.pdf: 5547330 bytes, checksum: b49bea156f78761ed676de9dad457bef (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-20T13:05:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_ImaginarioAmazonicoJoalheria.pdf: 5547330 bytes, checksum: b49bea156f78761ed676de9dad457bef (MD5) Previous issue date: 2012-03-16
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
As coleções de joias produzidas pelos participantes do programa governamental Polo Joalheiro de Belém/PA, catalogadas nos impressos “Pará Expojoia” de 2002 a 2010, constituem o objeto de estudo desta pesquisa, que tem a finalidade de observar de qual maneira o imaginário amazônico foi apropriado em cada coleção, por meio de uma abordagem semiótica aplicada ao design, segundo as categorias simbólicas da autora Lucy Niemeyer. A pesquisa também analisa itens das joias tais como: história, processo produtivo, elemento de inspiração e tendências os quais refletem na utilização de matérias primas e técnicas do artesanato regional tradicional, gerando novas tecnologias e consolidando a identidade paraense na joalheria local. Baseado nessa pesquisa é possível analisar melhor como o repertório amazônico é absorvido em forma de arte e transformado em um produto vendável, sem resultar em uma negativa descaracterização.
The collections of jewelry produced by the participants of the government program Belém’s Jewelery Pole, cataloged in printed in "Para Expojoia" from 2002 to 2010, are the object of this research. And they have the purpose of observing in which way the Amazon’s imaginary is being used in each collection, as shapes, curves, colors, gems and metals. The survey also examines items of jewelry such as: the use, production process, of inspiration and trends which reflect the use of raw materials and traditional techniques of regional handicrafts, generating new technologies and consolidating the identity of Pará in the jewelry site. After this survey, it’s possible to better analise the way that the Amazon’s culture, in the art form, is transformed into a profitable product, without mischaracterize it.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Academia Paraense de Letras"

1

Godinho, Sebastião. Avertano Rocha, um facho de luz: Ampliação da monografia premiada em 1983, pela Academia Paraense de Letras. Belém, Pará: Falangola Editora, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pickenhayn, Jorge Oscar. Nuestra Academia Argentina de Letras. Buenos Aires, Argentina: Corregidor, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Filho, Juarez Moreira. Perfil da Academia Tocantinense de Letras. Goiânia, GO: Gráfica e Editora Bandeirante, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Guimarães, Luiz Hugo. História da Academia Paraibana de Letras. João Pessoa, Paraíba, Brasil: A União Editora, 2001.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

1952-, Scavone Márcio, ed. 100 anos, Academia Paulista de Letras. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Begliomini, Helio. Asclepíades da Academia Paulista de Letras. São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coelho, Celso Barros. Academia Piauiense de Letras, 75 anos. [Teresina, Brazil]: Academia Piauiense de Letras, 1994.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

José, Oiliam. Efemérides da Academia Mineira de Letras. [Belo Horizonte?: s.n.], 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Martins, Mário Ribeiro. Retrato da Academia Tocantinense de Letras. 2nd ed. Goiânia, Goiás: Kelps, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Filho, Juarez Moreira. Perfil da Academia Tocantinense de Letras. Goiânia, GO: Gráfica e Editora Bandeirante, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Academia Paraense de Letras"

1

Barcia, Pedro Luis. "LA ACADEMIA ARGENTINA DE LETRAS Y LA LENGUA EN LOS MENSAJES RADIOFÓNICOS:." In Variación del español en los medios, 193–214. El Colegio de México, 2011. http://dx.doi.org/10.2307/j.ctv6mtd9s.13.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"PALABRA AL VIENTO: LAS LITERATURAS INVISIBLES EN LA UNIVERSIDAD." In Lectura, escritura y pedagogía, 17–23. Editorial Universidad Santiago de Cali, 2017. http://dx.doi.org/10.35985/9789588920726.2.

Full text
Abstract:
Palabra al viento: las literaturas invisibles en la universidad es una reflexión acerca de qué sucede con los saberes literarios, orales o escritos, de los estudiantes que llegan a la educación superior. Es una propuesta que pretende romper el silencio de las letras escritas con el golpe de voz de las narrativas orales de los estudiantes y sus familias, que se expresan, en mitos y leyendas, en muchas ocasiones, perdidas en el horizonte, ignoradas y olvida-das por la academia tradicional, que –por lo general- es retórica y vacía.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Vargas Celemín, Libardo. "William Ospina Buitrago. La literatura como vocación, oficio y destino." In Tolimenses que dejan huella. Volumen 6, 183–225. Ediciones Unibagué, 2020. http://dx.doi.org/10.35707/tol/606.

Full text
Abstract:
Crónica periodística de William Ospina Buitrago, escritor y poeta colombiano que nació que el 2 de marzo de 1954 en Padua, un corregimiento del municipio de Herveo (Tolima). En 1992 obtiene el Premio Nacional del Instituto Colombiano de Cultura con el libro El país del viento. Gana el premio “Ezequiel Martínez Estrada” Casa de las Américas (2003), en la categoría de Ensayo, con el texto Los nuevos centros de la esfera. En el año 2006, la Revista Letras y Libros, por votación de sus lectores, declara a Ursúa como el mejor libro del año y en 2009 se le confiere el Premio Rómulo Gallegos por su novela El país de la canela. Varios son los artículos, capítulos de libros, columnas de opinión, en los que el poeta Ospina reflexiona sobre la situación social y política nacional, sin embargo, tal vez su libro más leído y discutido en la academia es: ¿Dónde está la franja amarilla? (1997).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Academia Paraense de Letras"

1

Serafim, Vanda Fortuna. "“Nina Rodrigues: Comemorações do Cinquentenário de Morte de Raimundo Nina Rodrigues, Transcorrido em 17 De Agosto De 1956”: Reflexões Sobre a Tentativa de Produção Biográfica de Nina Rodrigues Pela Academia Maranhense de Letras." In V Congresso Internacional de História. Programa de Pós-Graduação em História e Departamento de História - Universidade Estadual de Maringá - UEM, 2011. http://dx.doi.org/10.4025/5cih.pphuem.1607.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography