To see the other types of publications on this topic, follow the link: Aparell locomotor.

Journal articles on the topic 'Aparell locomotor'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Aparell locomotor.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Debieux, Pedro, Carla Chertman, Nacime Salomão Barbachan Mansur, Eiffel Dobashi, and Helio Jorge Alvachian Fernandes. "Lesões do aparelho locomotor nos acidentes com motocicleta." Acta Ortopédica Brasileira 18, no. 6 (2010): 353–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522010000600010.

Full text
Abstract:
Estudo realizado no município de São Paulo entre janeiro de 2001 e julho de 2002 e tem como objetivo analisar o perfil do indivíduo envolvido em acidentes motociclísticos avaliando: o perfil do condutor, as circunstâncias dos acidentes, as lesões e o uso de equipamentos de segurança. Foram encontrados 387 pacientes sendo 354(91,0%) do sexo masculino, entre 16 e 44 anos e considerados os indivíduos que necessitaram somente do tratamento traumato-ortopédico. O mecanismo de trauma mais comum envolveu a colisão entre a moto com outro veículo (67,0%), numa velocidade entre 20-60km/h (73,0%), em pessoas com menor experiência (67,0%) na idade entre 21-24 anos (45,0%), nos quais 532 (53,9%) lesões ocorreram nos membros inferiores. Quanto ao tipo de lesão tivemos 393(39,8%) ferimentos, 314(31,8%) contusões e 212(21,5%) fraturas [ossos do pé 34(16%), fêmur 32(15,1%), tornozelo 27(12,7%), tíbia 25(11,8%)]. A reincidência foi observada em 231(60,0%) acidentes e somente 6,0% dos pacientes não usavam equipamentos de proteção.O aumento da velocidade relacionou-se à um índice maior de fraturas quando foi aplicado o teste de Mann-Whitney (p=0,001). Pesquisas de engenharia mecânica e de engenharia de tráfego, associadas à rigorosa fiscalização e conscientização da população, devem ser consideradas o método mais efetivo , que é o da prevenção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Alves, Flávio Ribeiro, Arani Nanei Bomfim Mariana, Porfírio Candanedo Guerra, Pedro Paulo Machado, and Carlos Eduardo Cruz-Pinto. "Avaliação anatômica da secção da área transversal dos tendões da região distal dos membros torácicos de asininos (Equus asinus) utilizados como veículo de tração animal." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 8, no. 2 (2005): 145–55. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v8i2.3134.

Full text
Abstract:
Objetivo: Realizar um estudo anatômico e radiográfico da secção da área transversal dos principais tendões que compõe a região distal dos membros torácicos. Assim, buscam-se subsídios à prática clínica e cirúrgica dedicada a esses animais, bem como a compreensão de sua maior resistência a lesões locomotoras, quando comparados ao eqüino. Material e Método: Foram analisados os membros torácicos de 15 asininos, de diferentes sexos e idades. Os animais pesavam em média 150 kg, eram alimentados com ração volumosa e utilizados em veículos de tração animal. Após a retirada dos membros, foram realizadas radiografias, em projeção lateromedial. Posteriormente, as peças foram fixada em solução de formalina a 10% e submetidas à dissecação que individualizou os tendões da região estudada. Com um paquímetro de precisão 0,05 mm, foi realizada a mensuração dos tendões do músculo flexor digital superficial, músculo flexor digital profundo e tendão interósseo médio, aferindo-se a largura e espessura desses tendões em sete zonas predefinidas. Resultados e Conclusões: Os maiores valores de secções transversais para o tendão flexor digital superficial, profundo e interósseo mostraram coincidência com os pontos de maior estresse articular. Foram observados também valores de secção de área transversal que excediam aqueles verificados para a média da população, fato devido a processos inflamatórios tendíneos crônicos decorridos do exaustivo trabalho executado por esses animais. Desse modo, caracterizou-se a grande especialização locomotora a essas atividades, bem como a resistência dos asininos a lesões nessas estruturas do seu aparelho locomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Ziroldo, Maria Lucia, Lucas França Garcia, and Sonia Maria Marques Gomes Bertolini. "A IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA O APARELHO LOCOMOTOR." Arquivos do Mudi 23, no. 3 (2019): 467–76. http://dx.doi.org/10.4025/arqmudi.v23i3.51571.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Pedrinelli, André, Luiz Eugênio Garcez-Leme, and Ricardo do Serro Azul Nobre. "O efeito da atividade física no aparelho locomotor do idoso." Revista Brasileira de Ortopedia 44, no. 2 (2009): 96–101. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-36162009000200002.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Oliveira, Daniel Vicentini, Ana Luísa Barbosa Anversa, Lucas Rafael Silva de Paula, et al. "Conhecimento de estudantes de educação física a respeito da anatomia do aparelho locomotor." Saúde e Pesquisa 14, no. 1 (2021): e7714. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2021v14n1.e7714.

Full text
Abstract:
O conhecimento sobre a anatomia do aparelho locomotor é de suma importância para o profissional de Educação Física, uma vez que este intervém em ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde por meio do movimento humano. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar o conhecimento de 172 estudantes de bacharelado em Educação Física sobre anatomia humana do aparelho locomotor (AHAL). Para coleta dos dados, foi utilizado um questionário sociodemográfico e 45 questões fechadas a respeito do sistema esquelético (SE), articular (SA) e muscular (SM). As informações foram analisadas com base na estatística descritiva (%), e utilizados os testes de Mann-Whitney, Kruskal-Wallis e correlação de Spearman (p < 0,05) para comparar o índice de conhecimento encontrado com as variáveis sociais e acadêmicas da amostra. Percebe-se que o nível de conhecimento em AH do aparelho locomotor da maioria dos alunos é insatisfatório, sendo maior no sexo masculino (sistema esquelético), nos indivíduos mais velhos (sistema muscular) e naqueles que não ficaram de exame na disciplina de AH. O resultado indica a necessidade de as instituições de ensino superior repensarem as estratégias metodológicas em prol do processo de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que o nível de conhecimento em AHAL da maioria dos alunos é insuficiente, sinalizando a carência de metodologias que procurem articular os conhecimentos com o cotidiano profissional por meio de práticas aplicadas e situações-problemas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Camargo, Olavo Pires de, and Luiz Eugênio Garcez Leme. "Estudo de publicações brasileiras em periódicos gerais de artigos sobre aparelho locomotor." Acta Ortopédica Brasileira 19, no. 6 (2011): 376–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000600011.

Full text
Abstract:
Sào estudados os perfis de publicação de artigos relacionados ao aparelho locomotor em duas revistas médicas brasileiras gerais indexadas. Os autores estudam o perfil de publicação de artigos com registro no PUBMED, em um período de dois anos. Selecionados 39 artigos com distribuição heterogênea entre as revistas estudadas. Observaram-se nítida progressão no número de artigos entre os anos estudados em ambas as publicações, principalmente em Clinics. Entre as áreas de interesse os artigos referentes a cirurgia, abordagens clínicas e estudos biomecânicos tiveram expressiva presença em Clinics. Na RAMB os estudos estiveram centrados exclusivamente na área de interesse clínico. Quanto ao desenho predominaram em Clinics ensaios clínicos, revisões e séries de casos. Na RAMB Houve predomínio de séries de casos, revisões e estudos diagnósticos
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Costa, Thales Rodrigues, Jackson Brendo Gomes Dantas, Pedro Ferreira de Sousa Júnior, et al. "Luxação exposta da articulação tarso metatársica em potro: Relato de caso." Pubvet 15, no. 9 (2021): 1–6. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v15n09a909.1-6.

Full text
Abstract:
As principais causas do afastamento dos cavalos atletas das atividades esportivas estão relacionadas com injurias que afetam o sistema locomotor, fato esse que, lesões locomotoras afastam mais animais do esporte quando comparado a alterações gástricas ou respiratórias. E nesse aparelho todas as estruturas como: ossos, tendões, articulações, estão sujeitas a sofrerem algum tipo de lesão, podendo acarretar em uma claudicação que por sua vez pode estar associada a diversos fatores como disfunções metabólicas, processos infecciosos, traumas externos ou alteração genética. Dentre as lesões locomotoras, as luxações são comuns e deve-se ter cuidado já que apresentam grande potencial degenerativo para a articulação. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso de um potro macho, mestiço, de aproximadamente quinze dias de vida com suspeita de luxação, onde foi confirmado através de exames de imagem o diagnóstico definitivo de luxação da articulação tarso metatársica. No entanto, mesmo com o tratamento de suporte com antibióticos, anti-inflamatórios, limpeza da lesão e bandagem, o animal continuou a definhar e perder peso por não conseguir se alimentar devido à evolução da septicemia, o que acarretou a um quadro de artrite séptica degenerativa o que levou a equipe médica optar após autorização do proprietário pela eutanásia do animal. Portanto o atendimento e diagnóstico precoce são de grande importância para o sucesso do tratamento evitando assim complicações posteriores e possível morte do animal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camargo, Olavo Pires de, and Luiz Eugênio Garcez Leme. "Estudo de publicações em periódicos gerais de artigos sobre ortopedia e aparelho locomotor." Acta Ortopédica Brasileira 19, no. 2 (2011): 110–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000200010.

Full text
Abstract:
Os autores estudam o perfil de publicação de artigos sobre ortopedia e área de interesse em aparelho locomotor em revistas gerais, não específicas de ortopedia, com registro no PUBMED, em um período de dois anos. Selecionados 67 artigos com distribuição heterogênea entre as revistas estudadas foi constatada presença de 26,47% de artigos com desenho de intervenção e 38% com desenho observacional. Os dados são comentados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

César dos Santos Boechat, Júlio, Fernanda Castro Manhães, Reubes Valério da Gama Filho, and Rosalee Santos Crespo Istoé. "A SÍNDROME DO IMOBILISMO E SEUS EFEITOS SOBRE O APARELHO LOCOMOTOR DO IDOSO." Inter Science Place 1, no. 22 (2012): 89–107. http://dx.doi.org/10.6020/1679-9844/2205.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Barbieri, Cláudio Henrique. "História do Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor da FMRP-USP." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 35, no. 3 (2002): 250. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v35i3p250-253.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Picon, Andreja Paley, and Silmara Spinardi Franchi. "Análise Antropométrica dos Pés de Praticantes de Ballet Clássico que Utilizam Sapatilhas de Ponta." Revista Brasileira Multidisciplinar 11, no. 1 (2007): 177. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2007.v11i1.239.

Full text
Abstract:
O presente estudo buscou caracterizar as dimensões antropométricas dos pés de bailarinas clássicas, não profissionais, com idade entre 13 ± 2,1 anos e experiência na utilização de sapatilhas de pontas, através da aplicação de instrumentação biomecânica, levando ao entendimento das sobrecargas atuantes no aparelho locomotor e modificações conferidas ao mesmo, quanto ao uso sistemático do calçado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Maranhão, R. P. A., M. S. Palhares, U. P. Melo, et al. "Afecções mais freqüentes do aparelho locomotor dos eqüídeos de tração no município de Belo Horizonte." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 1 (2006): 21–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000100004.

Full text
Abstract:
Determinaram-se as enfermidades mais comuns do sistema músculo-esquelético dos animais de tração na cidade de Belo Horizonte. Foram utilizados 58 animais (42 eqüinos e 16 muares), sendo 31 machos e 27 fêmeas. O diagnóstico baseou-se no histórico e nos exames físico e radiológico. A freqüência observada para tenossinovite nos membros torácicos e pélvicos foi 55,2%, para tendinite nos membros torácicos, 81,0%, para tendinite nos membros pélvicos, 58,6%, e para desmite do ligamento suspensório nos membros torácicos, 77,6%. Para as lesões osteoarticulares, os resultados foram 13,8%, 12,1%, 27,6% e 12,1% de lesões osteoartríticas para a articulação interfalangeana distal dos membros torácicos e pélvicos e articulação interfalangeana proximal dos membros torácicos e pélvicos, respectivamente. Na articulação metacarpo-falangeana, a incidência foi 41,4% e, nos membros pélvicos, 39,7%. A incidência na articulação cárpica foi 62,1% e, na articulação társica, 96,6%. Os achados dos tecidos moles indicaram sobrecarga nos aparatos flexor e suspensório nesse tipo de atividade. Em ambos os casos, a atividade desenvolvida pelos animais parece ser a principal causa envolvida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Thomassian, Armen, José Luiz de Mello Nicoletti, Carlos Alberto Hussni, and Ana Liz Garcia Alves. "Patofisiologia e tratamento da pododermatite asséptica difusa nos eqüinos - (Laminite eqüina)." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 3, no. 2 (2000): 16–29. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v3i2.3335.

Full text
Abstract:
Por constituir-se em grave afecção que acomete o aparelho locomotor dos eqüinos, a pododermatite asséptica ou laminite é apresentada nesse trabalho, abordando-se, pormenorizadamente, os aspectos anatômicos do pé, a etiopatogenia, os sinais clínicos da fase aguda e crônica, assim como os principais procedimentos utilizados para o tratamento. São referidos procedimentos cirúrgicos modernos para abordagem dos casos clínicos mais graves ou refratários aos procedimentos conservativos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Senna-Fernandes, Vasco, and Daizy Franca. "Acupuntura cinética: tratamento sistemático do aparelho locomotor e neuromuscular da face por acupuntura associada à cinesioterapia." Fisioterapia Brasil 4, no. 3 (2009): 185. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v4i3.3022.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Mendes, René. "O impacto dos efeitos da ocupação sobre a saúde de trabalhadores: I. Morbidade." Revista de Saúde Pública 22, no. 4 (1988): 311–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101988000400007.

Full text
Abstract:
Realizou-se revisão bibliográfica crítica, com o propósito de estimar o impacto dos efeitos da ocupação sobre a morbidade de trabalhadores para, a partir de tal exercício, inferir as implicações sobre o setor saúde. As repercussões sobre a morbidade foram medidas através dos dados sobre acidentes do trabalho, intoxicações agudas profissionais e doenças profissionais. Foram ainda incluídas outras "doenças relacionadas com o trabalho", exemplificadas com a hipertensão arterial, doenças respiratórias crônicas, doenças do aparelho locomotor, distúrbios mentais e estresse.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Morgan, Charles Ricardo, and Franklin Santana Santos. "Estudo da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) nível sensório para efeito de analgesia em pacientes com osteoartrose de joelho." Fisioterapia em Movimento 24, no. 4 (2011): 637–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502011000400007.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A osteoartrose de joelho (OAJ) é uma das patologias que mais afetam o aparelho locomotor e interferem de forma considerável nas atividades da vida diária, acometendo os indivíduos em faixa etária variável e em diversos graus e níveis de dor articular. OBJETIVOS: Por causa da importância da articulação do joelho nas atividades locomotoras, os pacientes com osteoartrose de joelho sofrem com a limitação de movimento e rigidez articular. O objetivo do presente estudo foi avaliar o efeito da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) nível sensório para tratamento de dor em pacientes com diagnóstico de osteoartrose de joelho, utilizando escalas de avaliação de dor. MÉTODOS: Foram estudados 10 pacientes com diagnóstico de osteoartrose de joelho, utilizando uma modalidade fisioterapêutica, a eletroterapia, especificamente a (TENS), com parâmetros de 80 Hz e 140 µs, com um total de 10 sessões, 30 minutos para cada sessão, o período total de tratamento compreendeu 4 semanas. Nesse total de 10 sessões, cada paciente foi entrevistado com um questionário na 1ª sessão, na 5ª e na 10ª sessão. Os formulários utilizados foram questionário da dor McGill - Melzack, escala Analógica visual da dor, escala numérica com expressão facial de sofrimento. RESULTADOS: O resultado com a TENS nível sensório para efeito de analgesia mostra que as diferenças foram estatisticamente significativas (p < 0,05) para escala Analógica visual da dor e o Questionário da Dor McGill. CONCLUSÃO: Nossos resultados sugerem que a TENS nível sensório reduz a dor e melhora a funcionalidade do joelho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Cruz-Pinto, Carlos Eduardo, Angelo João Stopiglia, Julia Maria Matera, and Fernanda Infante Arnoni. "Análise da casuística das afecções cirúrgicas observadas na Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais da FMVZ-USP no período de 1988 a 2007." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 52, no. 1 (2015): 41. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.v52i1p41-47.

Full text
Abstract:
<p>A patologia cirúrgica veterinária apresenta moléstias de diversas naturezas que acometem cada vez mais frequentemente os cães e os gatos. Mesmo assim, poucos levantamentos são encontrados a respeito da casuística das ditas afecções cirúrgicas em pequenos animais, principalmente com dados obtidos na realidade do Brasil. O presente trabalho descreve e analisa a frequência de afecções cirúrgicas, na Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, no período de 1988 a 2007, classificando-as em oito grupos: cárdio-respiratório, digestório, distrofias, genito-urinário, hematopoiético, locomotor, paratopias e pele e anexos. Foram avaliados um total de 18.585 casos cirúrgicos. Foi observado que a espécie canina apresentou número de afecções e procedimentos até seis vezes maior do que os registros em felinos, sendo que as afecções locomotoras apresentaram maior índice de ocorrência tanto em cães como em gatos, constituindo a amostra mais representativa atendida. As afecções associadas ao aparelho genito-urinário apresentaram a segunda maior frequência, principalmente por conta de urolitíases oriundas de hábitos alimentares. Paratopias, afecções do sistema digestório e de pele e anexos foram observadas em frequências próximas em ambas as espécies. Já as distrofias, afecções hematológicas e cardiorrespiratórias foram pouco frequentes tanto em cães como em gatos. A média anual de casos submetidos a intervenções cirúrgicas (801,5) demonstra a realidade dos atendimentos cirúrgicos, bem como a caracterização das principais moléstias atendidas e submetidas à intervenção cirúrgica na rotina médica veterinária da cidade de São Paulo e da Grande São Paulo, Brasil.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Faria, Marcelo Domingues de, Maria Alice Maranhão Santos, Laura Flávia Teixeira Martins, Adriana Gradela, Joaquim Pereira Neto, and Claudio Gomes Costa Bandeira. "Biometria podal de equídeos (Equus sp Linnaeus, 1758) de tração." Ciência Animal Brasileira 15, no. 2 (2014): 220–27. http://dx.doi.org/10.1590/1809-6891v15i220318.

Full text
Abstract:
Os equídeos têm sido largamente utilizados como meio de tração desde épocas remotas, sem que se atente às intempéries às quais as cápsulas ungueais são submetidas, principalmente pelo atrito, pelo impacto e pelas forças atuantes no momento da tração. Para a mensuração das cápsulas ungueais foi utilizado paquímetro de aproximação milimetral e, para determinar a angulação da face parietal com o solo, transferidor de 180º. Os parâmetros das cápsulas ungueais mensurados foram: o comprimento, a largura, a altura da superfície dorsal da face parietal, a largura dos tórus córneos, a altura dos tórus córneos mediais e laterais, o comprimento e a largura da cunha córnea. Para confecção do presente trabalho foram utilizados 181 animais empregados em atividade de tração no Município de Petrolina (PE), sendo 56 equinos, 97 asininos e 28 muares, dentre machos e fêmeas, com diferentes massas corporais e diferentes idades. Os resultados foram tabulados e poderão servir de subsídio para determinação do padrão anatômico destes animais na referida região. Foi possível verificar as práticas às quais os animais são submetidos, como casqueamento, ferrageamento e excesso de carga, o que pode acarretar má distribuição da carga nos membros e na própria cápsula ungueal, gerando patologias do aparelho locomotor. Frequentemente, observava-se o desequilíbrio médio-lateral das úngulas, uma vez que o tórus córneo medial era maior que o lateral, desencadeando alterações no aprumo e prejudicando as posições ortostática e ortodinâmica, as quais poderiam ser resolvidos com práticas de casqueamento e ferrageamento, reduzindo as afecções do aparelho locomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Cohen, Verónica Lucila. "Automóviles y locomotoras con aires de potros." Index, revista de arte contemporáneo, no. 07 (June 30, 2019): 86–93. http://dx.doi.org/10.26807/cav.v0i07.231.

Full text
Abstract:
El poeta uruguayo Alfredo Mario Ferreiro escribe su primer libro El hombre que se comió un autobús (Poemas con olor a nafta) en 1927. Un año antes, Tomasso Marinetti, creador del movimiento futurista había visitado en Río de la Plata como parte de una gira latinoamericana. La obra de Ferreiro está influenciada por este movimiento, pero en un análisis más profundo de sus obras deja en evidencia que al ser “replicado” en América, aparece un futurismo con nuevos elementos, donde“lo vital”(Kush, 1986:6-10) se hace presente. Nos interesa abordar a este artista como caso para mostrar como siempre la apropiación de lo europeo en américa involucra la aparición de elementos propios que requieren que el análisis sobrepase la forma.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Botelho, Carlos H. A., and Ricardo K. Kalil. "Osteocondromas da coluna vertebral: um diagnóstico a considerar nas síndromes de compressão medular." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 54, no. 4 (1996): 608–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1996000400010.

Full text
Abstract:
Os autores realizaram revisão dos 312 casos de osteocondroma solitário e osteocondromatose múltipla, atendidos no Hospital SARAH do Aparelho Locomotor durante período de 13 anos - compreendido entre 1982 e 1994. Destes, foram selecionados seis casos de pacientes com lesão da coluna vertebral, correspondendo a 1,92% do total de casos diagnosticados desta entidade. Os casos selecionados foram submetidos a propedêutica radiológica que envolveu radiografias simples, mielografia, tomografia computadorizada e, em um dos casos, ressonância magnética. Todos foram submetidos a procedimento cirúrgico descompressivo, com retirada das lesões, as quais foram encaminhadas a análise histopatológica que confirmou a impressão diagnóstica inicial. Este estudo abrange ainda revisão dos possíveis mecanismos implicados na patogênese do processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Roselaine Ponso de, Gisele Saviani, Haley Silva de Carvalho, Vanessa Belentani Marques, and Ricardo De Albuquerque. "Estudo do membro pélvico do avestruz: considerações anatômicas, radiográficas e histológicas da rotação tibiotársica." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 47, no. 3 (2010): 197. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2010.26855.

Full text
Abstract:
Várias doenças músculo esqueléticas foram observadas em aves de rápido crescimento, sendo o elevado peso corporal, associado a uma estrutura óssea em formação, citados como as principais causas responsáveis pela ocorrência destas doenças, resultando em disfunções do aparelho locomotor. O presente trabalho teve como objetivo fazer um estudo anátomo-patológico e radiográfico das estruturas envolvidas na rotação tibiotársica, assim como estudar as alterações articulares por meio de artrografias e histologia fazendo uma descrição das considerações anatômicas, macroscópicas, microscópicas e radiográficas do membro pélvico do avestruz (African Black). Dessa forma, será possível contribuir para o entendimento desta enfermidade, que tem causado perdas para a estrutiocultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Medalha Araújo, Lívia. "FISIOTERAPIA EQÜINA: TERMOTERAPIA, MODALIDADES DE FRIO E DE CALOR UTILIZADAS NO TRATAMENTO E NA REABILITAÇÃO DE EQÜINOS." Revista Acadêmica: Ciência Animal 4, no. 4 (2006): 57. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i4.9528.

Full text
Abstract:
Esta revisão tem como objetivo fundamental relatar algumas técnicas fisioterápicas aplicadas aos eqüinos, detalhando suas funções e benefícios que podem ser utilizados no tratamento, na reabilitação e na recuperação de injúrias que acometem eqüinos atletas. As enfermidades que acometem eqüinos de esporte podem ser tratadas ou evitadas com o uso da fisioterapia, a qual é capaz de promover uma cura eficiente, uma recuperação adequada, muitas vezes sem a utilização concomitante de medicamentos, e uma condição favorável das estruturas corporais, adaptando-as ao exercício. A fisioterapia é uma prática ainda recente na medicina veterinária, mas com um enorme potencial para se desenvolver, tornando-se uma ferramenta útil no tratamento das enfermidades do aparelho locomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Barroso, Bernardo Garcia, Juliano Machado Alves da Silva, André da Costa Garcia, et al. "Lesões musculoesqueléticas em atletas de luta olímpica." Acta Ortopédica Brasileira 19, no. 2 (2011): 98–101. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522011000200007.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar as lesões musculoesqueléticas em atletas de elite da luta olímpica. MÉTODOS: Avaliação retrospectiva de 95 atletas por meio de um questionário estruturado contendo informações sobre lesões prévias e dados clínicos e epidemiológicos. RESULTADOS: Foram relatadas 145 lesões em 81 (85,3%) atletas. As regiões anatômicas mais freqüentemente acometidas foram o joelho (25,5%), o ombro (20%), a coxa (15,2%) e o tornozelo (14,5%). As entorses e as lesões musculares foram as lesões mais comumente relatadas com 34,5% e 30,4%, respectivamente. O tratamento cirúrgico foi necessário em 9% das lesões e a maioria destas lesões (61,5%) localizavam-se nos membros.inferiores. CONCLUSÕES: Lesões do aparelho locomotor são frequentes nos praticantes de luta olímpica e os membros inferiores são o segmento mais acometido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Alves, Flávio Ribeiro, Pedro Primo Bombonato, Arani Nanci Bomfim Mariana, et al. "Anatomia dos tendões e ligamentos da região distal dos membros torácicos de asininos (Equus asinus) utilizados como veículo de tração animal e suas relações com a anatomia do eqüino doméstico." Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 45, no. 2 (2008): 101. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.2008.26706.

Full text
Abstract:
A espécie asinina (E. asinus), desenvolve um papel fundamental na região Nordeste do Brasil, influenciando diretamente na renda familiar e conseqüentemente na economia local. Tendo em vista o grande número de afecções locomotoras e a falta de cuidados a que estão submetidos, realizou-se um estudo anatômico da região distal de seus membros torácicos, buscando-se subsídios à prática clínica e cirúrgica dedicada a esses animais, bem como a compreensão de sua maior resistência em apresentar sintomatologia frente a lesões locomotoras, quando comparado ao eqüino. A avaliação anatômica revelou características musculares semelhantes às já descritas para eqüinos. Os tendões e ligamentos desses animais apresentaram características particulares, mostrando suas origens e inserções, muitas vezes diferenciados do observado em eqüinos, emitindo projeções tendíneas que permitem uma melhor inserção articular e maior estabilidade do aparelho suspensório, garantindo mais segurança de movimentos durante as atividades físicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Pereira, Ricardo Jorge da Silva, Luiz Carlos de Abreu, Vitor Engracia Valenti, et al. "Freqüência de malformações congênitas das extremidades em recém-nascidos." Journal of Human Growth and Development 18, no. 2 (2008): 155. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19877.

Full text
Abstract:
As malformações congênitas constituem alterações de estrutura, função ou metabolismo presentes ao nascer, que resultam em anomalias físicas ou mentais, podendo ou não ser simples ou múltiplas e de maior ou menor importância clínica. O objetivo é de analisar a freqüência de malformações congênitas das extremidades em maternidades da cidade de Maceió. Realizou-se um estudo de coorte transversal prospectivo em 2500 recém-nascidos no período de julho de 2002 a junho de 2003, junto às maternidades Casa Maternal Santa Mônica, Hospital Memorial Arthur Ramos e Santa Casa de Misericórdia de Maceió. Foram excluídos os recém-nascidos em alto risco e casos de aborto. Cerca de 2,88% dos recém-nascidos estudados apresentaram algum tipo de anomalia do aparelho locomotor. A anomalia maior mais freqüente foi o pé torto eqüinovaro congênito e a anomalia menor de maior incidência foi o pé calcâneo valgo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Zamai, Carlos Aparecido, Antonia Dalla Pria Bankoff, Josias Ferreira da Silva, et al. "Concepções sobre a prática de atividades físicas e saúde na educação física e esportes." Conexões 7, no. 3 (2009): 86–102. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v7i3.8637770.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão da literatura e mapear temáticas que envolvem as concepções que o homem contemporâneo tem sobre a prática de atividades físicas e saúde na educação física e esportes. É imprescindível a implantação de políticas públicas que assegurem uma mudança na orientação e planejamento de ações voltadas às práticas de atividades físicas. Em organizações empresariais, aspectos ligados à promoção da saúde e qualidade de vida no trabalho, apontam que 63% dos custos médicos indiretos se referem ao absenteísmo (falta com atestado médico) e 24% à assistência médica. A prática de atividade física é fator preponderante para melhorar a composição corporal, diminuir dores articulares, aumentar a densidade óssea, melhorar a utilização da glicose, da força e da flexibilidade e das capacidades funcionais, inclusive dos idosos, prevenindo doenças relacionadas à área crônico-degenerativas (cardiovasculares, do aparelho locomotor, pulmonar, hipertensão arterial e diabetes mellitus) e outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Grynwald, Jean, Juliana de Melo Lafaiete Bastos, Vinicius Basañez Aleluia Costa, Carolina de Medeiros Rimkus, and Alberto Cliquet Júnior. "Avaliação radiográfica de quadris de pacientes lesados medulares." Acta Ortopédica Brasileira 20, no. 1 (2012): 31–33. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522012000100006.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Os pacientes lesado-medulares passam a se submeter a uma nova conformação de forças sobre as articulações. O quadril é uma das mais afetadas, por utilizarem a cadeira de rodas como meio de locomoção. Alterações osteoarticulares, como ossificação heterotópica, podem ser encontradas nesses pacientes, sendo evidenciadas por estudos radiográficos. Este estudo visa identificar a incidência das alterações radiográficas em quadris de paciente lesados medulares. MÉTODOS: Foram avaliados 15 pacientes (30 quadris) acompanhados no Laboratório de Reabilitação Biomecânica do Aparelho Locomotor do HC-Unicamp, analisando-se radiografias da bacia em posições antero-posterior e lowenstein. RESULTADOS: Dos quadris avaliados, apenas sete (23%) não possuíam alguma evidência de dano à superfície articular. A prevalência de ossificação heterotópica encontrada (16,6%) aproximou-se a da literatura. CONCLUSÃO: Devido à prevalência de alterações articulares encontradas, justifica-se o acompanhamento radiográfico dos quadris destes pacientes. Nível de Evidência II. Desenvolvimento de critérios diagnósticos em pacientes consecutivo. (com padrão de referência "ouro" aplicado).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Lyra, Carlos Alberto Miranda, Lara Rebeca Correia Franca Dantas, Stella Costa Todt, Isabella Paiva Palmeira, Maria Bernadete Galrão de Almeida Figueiredo, and Sonia Oliveira Lima. "Perfil epidemiológico de cirurgias em serviço de urgência e emergência." Medicina (Ribeirão Preto) 53, no. 3 (2020): 247–51. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v53i3p247-251.

Full text
Abstract:
Modelo de estudo: Estudo observacional, analítico e transversal. Objetivo: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes do serviço de urgência e emergência de um hospital privado que foram submetidos a cirurgias. Metodologia: Estudo realizado em um hospital privado com análise de prontuários médicos de pacientes de ambos os sexos com idade igual ou superior a 16 anos que entraram no Serviço de Urgência e Emergência da instituição e foram encaminhados para cirurgia, no período de junho a agosto de 2017. Resultados: Analisou-se 104 prontuários, destes 53,84% corresponderam ao sexo masculino com média de idade de 46,03 anos. O tempo médio de internação foi 4,22 dias, com desvio padrão 7,01 dias e a mediana de 2 dias. Aqueles que apresentam comorbidades corresponderam a 70,19%. Houve um óbito de paciente de 83 anos após neurocirurgia com 62 dias de internação (0,96%). A maior gama das cirurgias correspondeu à apendicectomia com 25 procedimentos (43,85%), tempo médio de internação de 2,32 dias e a média de idade de 36,36 anos. Conclusão: Não houve diferença estatística entre os sexos (p=0.23) e a idade média foi de 46 anos com tempo médio de internação de 4 dias. As doenças abdominais e do aparelho locomotor se apresentaram como as principais causas de entrada no serviço de urgência, mantendo o padrão previamente estabelecido na literatura. Das cirurgias por doenças inflamatórias do aparelho digestivo, enfatiza-se a apendicectomia devido à apendicite aguda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Moraes, Guilherme Aguiar, Jane Carlos Santana Capelli, and Vivian Oliveira Sousa Corrêa. "O processo de (re)organização da disciplina Anatomia Humana do Aparelho Locomotor para receber o primeiro estudante Surdo da Escola de Medicina da UFRJ-Macaé." Revista Vértices 22, no. 3 (2020): 485–500. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v22n32020p485-500.

Full text
Abstract:
Introdução: Após Lei de Reserva de vagas para Pessoas com Deficiência, a Escola Médica de Macaé recebeu o primeiro estudante Surdo usuário da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Justificativa: Apresentar os desafios e adaptações realizadas pela equipe de Anatomia Humana, frente à premência da construção de acessibilidade ao Surdo. Metodologia: Pesquisa-ação engendrada pela ótica da equipe da disciplina acerca do processo de reorganização e adaptação das atividades de ensino, as quais incluem aulas teóricas, práticas, palpatórias, visitas a serviços de saúde, plantões de resolução de dúvidas e avaliações. Desenvolvimento: Quase todas as atividades tiveram auxílio de Tradutor e Intérprete de Libras. As aulas práticas e palpatórias ocorreram através de abordagem individual com monitores e roteiros otimizados das aulas, e Atlas Fotográfico. Apesar da exploração didática viso espacial, reconhece-se dificuldade na compreensão dos conteúdos, em especial, pelo entrave linguístico. Conclusão: Há necessidade de diálogo com membros da comunidade surda no delineamento da adequação pedagógica, bem como a criação de sinais no campo das ciências da saúde para a formação médica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Frota, Mirna Albuquerque, Marcelo de Carvalho Filgueiras, and Lorena Barbosa Ximenes. "Percepção de servidores municipais frente ao diagnóstico de distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho." Fisioterapia e Pesquisa 15, no. 4 (2008): 345–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-29502008000400005.

Full text
Abstract:
As doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho (DORT) são distúrbios do aparelho locomotor de etiologia ligada à atividade laboral que vêm apresentando incidência crescente em todo o mundo. Este estudo teve o objetivo de descrever a forma como servidores municipais de Fortaleza, CE, vivenciam as DORT. O estudo qualitativo foi realizado em uma clínica de fisioterapia em 2004. Os informantes foram nove servidores (com idades entre 40 e 57 anos) em atendimento fisioterápico na clínica - agentes administrativos, professores e um técnico. Os dados foram coletados por meio da observação participante e de entrevista semi-estruturada. Da análise emergiram as categorias temáticas "reações frente ao diagnóstico e tratamento" e "vivência da doença nas relações interpessoais". Os resultados permitiram inferir o impacto do diagnóstico da DORT no cotidiano do trabalhador: a limitação funcional leva à frustração e indignação; o não-reconhecimento pelos colegas gera a percepção de rejeição ou exclusão social. A reação de negação inicial, que leva o trabalhador a evitar a procura de atendimento especializado, é importante pela subnotificação gerada, que provoca limitação nas medidas de prevenção e controle das DORT.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Bréder, Vanessa Ferreira. "Atividade física e lombalgia." Fisioterapia Brasil 6, no. 2 (2018): 157. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v6i2.1980.

Full text
Abstract:
A lombalgia constitui um problema de saúde relevante, por tratar-se de uma afecção extremamente comum na população. Tem, portanto, atraído grande atenção dos pesquisadores, principalmente quanto à prática e ao tipo de atividade física realizada. Os traumatismos, produzidos com freqüência, ocasionam uma série de lesões no aparelho locomotor, variando de acordo com a atividade física praticada. A atividade física tem sido prescrita para melhorar a boa forma física e o bem estar em indivíduos aparentemente saudáveis e com problemas cardíacos, ortopédicos, e outras populações de pacientes. Esta prática não tem sido estudada como tratamento único para pacientes com lombalgia. Assim, a pesquisa tem como objetivo estudar os efeitos da atividade física em pacientes portadores de lombalgia e na manutenção da saúde da coluna lombar, através de uma revisão de literatura. Com os achados, podemos concluir que os exercícios para prevenção de lombalgia precisam incorporar-se à vida diária, mas, ao se prescrever as atividades físicas, deve-se conhecer as condições de saúde e condicionamento físico de cada indivíduo para que as mesmas sejam adequadas e seguras. Palavras-chave: lombalgia, atividade física.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rocha, B. D., R. C. S. Tôrres, E. F. Silva, and F. G. Miranda. "Avaliação radiográfica da diplasia coxofemoral de cães adultos: comparação entre dois métodos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 66, no. 6 (2014): 1735–41. http://dx.doi.org/10.1590/1678-7181.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi comparar a eficiência dos métodos radiográficos convencional e em distração de cães da raça Pastor Alemão adultos. Foram utilizados 16 animais, sendo onze fêmeas e oito machos, com idade média de quatro anos e dez meses. Todos os cães participantes foram avaliados clinicamente para se detectar a presença de alterações relacionadas ao aparelho locomotor e/ou sistema nervoso que afetariam a locomoção normal do cão, excluindo-se as alterações clínicas decorrentes do quadro de displasia coxofemoral (DCF). Para avaliação radiográfica das articulações coxofemorais, foram realizadas duas técnicas de avaliação, o Método Radiográfico Convencional (MRC), adotado pela Fédération Cynologique Internationale, e o Método Radiográfico em Distração (MRD). Dos animais avaliados, 62,5% foram classificados com algum grau de DCF. A correlação entre o MRC e o MRD foi moderada e a utilização isolada do MRD, pouco eficaz, com sensibilidade de 75% e especificidade de 44%. Nas condições em que este experimento foi conduzido, pode-se concluir que o MRC é um exame eficaz no diagnóstico quando comparado ao MRD em cães da raça Pastor Alemão adultos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Alves, Ana Liz Garcia, Maria Aparecida Marchesan Rodrigues, Alexandre Secorun Borges, José Luiz de Mello Nicoletti, Armen Thomassian, and Carlos Alberto Hussni. "Influência do fumarato de beta-aminopropionitrila associada ao exercício na cicatrização tendínea eqüina - Avaliação clínica e ultra-sonográfica." Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 4, no. 1 (2001): 19–27. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v4i1.3339.

Full text
Abstract:
No presente estudo, analisou-se a influência da administração intralesional do fumarato de betaaminopropionitrila (FBAPN) na reparação tendínea de eqüinos, após agressão pela colagenase. Foram utilizados 16 eqüinos, da raça Puro Sangue Árabe, com idade média de 2 anos, selecionados quanto à normalidade do aparelho locomotor, distribuídos em dois grupos (G I e G2), sendo o grupo I(Repouso) e o grupo 2 (Exercício). A tendinite foi induzida pela injeção de colagenase (Q,5m1; 2,5 mg/ml) nos tendões flexores superficiais de ambos os membros anteriores. Após 20 dias da indução de tendinite, administraram-se em um dos membros, de ambos os grupos, 5 injeções, em dias alternados, de solução de FBAPN (3ml; 0,8mglml). O membro contralateral serviu como controle. A evolução do processo de reparação tendínea foi monitorada por parâmetros clínicos e ultra-sonográficos até o1500 dia do experimento. Os resultados obtidos demonstram que o fumarato de beta-aminopropionitrila associado à atividade física controlada, atuou na fase de remodelamento do processo de reparação, favorecendo a maturação da cicatriz tendínea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Delistoianov, N., D. G. Macoris, R. F. Godoy, and A. C. Alessi. "Comparação entre duas técnicas de neurorrafia do digital palmar em eqüinos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, no. 1 (2006): 44–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000100008.

Full text
Abstract:
Foram comparadas duas técnicas de neurorrafia em seis eqüinos, divididos em três grupos (G), conforme o tempo para a biópsia. Os animais foram submetidos a neurectomia dos nervos digitais palmares (NDP) e aplicaram-se duas suturas epineurais (SE) e suturas com tubos de silicone (STS) em cada animal. Avaliaram-se os animais mensalmente pelo teste de sensibilidade e exame do aparelho locomotor até a realização das biópsias dos NDP. Aos 30 dias pós-cirurgia foi realizada biópsia no GI, aos 60 dias no GII e aos 180 dias no GIII. Macroscopicamente, o NDP encontrou-se envolvido por tecido conjuntivo fibroso. Microscopicamente, constataram-se proliferação axonal em uma amostra do GI e neuromas nas amostras dos GI, GII e GIII. Houve proliferação de tecido conjuntivo em todos os grupos no local de reparação para SE e adentrando no interior do tubo na STS. Visibilizaram-se infiltrado de células inflamatórias, alterações no coto proximal e degeneração no coto distal na SE e na STS. As técnicas não apresentaram resultados satisfatórios quanto ao grau de regeneração do coto proximal até o coto distal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Oenning, Nágila Soares Xavier, Fernando Martins Carvalho, and Veronica Maria Cadena Lima. "Fatores de risco para absenteísmo com licença médica em trabalhadores da indústria de petróleo." Revista de Saúde Pública 48, no. 1 (2014): 103–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-8910.2014048004609.

Full text
Abstract:
OBJETIVO : Identificar fatores de risco para o absenteísmo com licença médica em trabalhadores de empresa de petróleo. MÉTODOS : Estudo caso-controle (120 casos e 656 controles) aninhado a um estudo de coorte retrospectivo com todos os trabalhadores de uma empresa de petróleo na Região Norte-Nordeste do Brasil entre 2007 e 2009. A variável resposta utilizada para representar o absenteísmo com licença médica foi a incidência média de faltas com licenças médicas no período, definida pela razão entre o total de dias de licenças médicas e os dias potencialmente trabalháveis no período. Análise de regressão logística foi utilizada para investigar a associação entre incidência média de faltas > 5,0% no período e as variáveis sexo, cargo, idade, tempo de atuação, regime de trabalho, tabagismo, hipertensão arterial, índice de massa corporal, atividade física, risco coronariano, sono, glicemia, diabetes não controlado, doença do aparelho cardiovascular, digestivo, aparelho locomotor, neurológica, neoplasia, posturas forçadas no trabalho, satisfação com o trabalho, relacionamento com a chefia e atenção concentrada no trabalho. RESULTADOS : A incidência média de faltas com licenças médicas > 5,0% no período da coorte foi 15,5%. O modelo logístico revelou que trabalhadores com incidência média de faltas > 5,0% tiveram 2,6 vezes mais chance de ser do sexo feminino; 2,0 vezes mais chance de ser fumante; 1,8 vez mais chance de ser ex-fumante, 2,2 vezes mais chance de relatar sono anormal e 10,5 vezes mais chance de estarem insatisfeitos com o trabalho do que trabalhadores com incidência média de faltas ≤ 5,0% no período. CONCLUSÕES : Sexo feminino, ser fumante ou ex-fumante, estar insatisfeito com o trabalho e relatar sono anormal são bons preditores de absenteísmo ao trabalho por doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Brandalize, Michelle, and Neiva Leite. "Alterações ortopédicas em crianças e adolescentes obesos." Fisioterapia em Movimento 23, no. 2 (2010): 283–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502010000200011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A obesidade infanto-juvenil é um problema muito frequente e implica complicações que podem estar presentes precocemente, como as alterações ortopédicas. OBJETIVO: descrever as alterações que atingem o aparelho locomotor em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. METODOLOGIA: Foram consultadas as bases de dados MEDLINE, SciELO, LILACS, ISI e base de dados da Universidade de Standford, com a combinação dos seguintes descritores: "obesidade", "complicações", "criança", "dores músculo-esqueléticas", "postura", "alterações ortopédicas", "marcha" e seus respectivos sinônimos em inglês. RESULTADOS: Pôde-se observar que as crianças e adolescentes obesos são mais predispostos a apresentar essas complicações ortopédicas que os indivíduos eutróficos, e os principais problemas relatados foram as alterações posturais, como hiperlordose lombar e joelhos valgos, e dores músculo-esqueléticas, principalmente na coluna lombar e membros inferiores. Os principais fatores que causam esses problemas não são bem definidos, mas incluem aumento da sobrecarga articular associado à fragilidade óssea em fase de crescimento e à diminuição da estabilidade postural, o que conduz ao aumento das necessidades mecânicas regionais. CONCLUSÃO: A identificação precoce dessas disfunções é fundamental para que essas crianças recebam tratamento multidisciplinar adequado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Rodrigues, Kizi Cristina, Rodrigo Arenhart, and Fabricio Edler Macagnan. "Fisioterapia no pós-operatório de artroscopia do manguito rotador: uma revisão sistematizada da literatura." Fisioterapia Brasil 18, no. 4 (2017): 521. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i4.1215.

Full text
Abstract:
Introdução: As desordens musculoesqueléticas estão entre as patologias mais comuns na população em geral e englobam condições degenerativas, disfuncionais e inflamatórias que afetam o aparelho locomotor. Dentre essas desordens, pode-se citar a lesão do manguito rotador, um grupo muscular formado por quatro músculos indispensáveis nos movimentos do ombro e, portanto, muito suscetíveis a lesões, especificamente nos movimentos acima da cabeça. Objetivo: Verificar na literatura quais as condutas fisioterapêuticas mais utilizadas na reabilitação da mobilidade do ombro submetido à artroscopia reparadora do manguito rotador. Métodos: O presente estudo foi realizado mediante uma revisão sistemática da literatura, através de artigos científicos retirados do Pubmed Central, Biomed Central, jornais e revistas nacionais e internacionais. Resultados: Os dados coletados foram avaliados através dos critérios da University of California at Los Angeles (UCLA) e do Constant-Murley Score. Conclusão: O protocolo fisioterapêutico no pós-operatório de cirurgia de reparação de manguito rotador teve início com exercícios pendulares logo no primeiro dia pós-operatório, associado ao uso de tipoia, seguido por exercícios passivos, ativos e retorno das atividades esportivas e laborais em até 6 meses pós-operatórios.Palavras-chave: manguito rotador, ombro, ruptura, cirurgia, fisioterapia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Pantoja, Maria Júlia, Juliana Barreiros Porto, Luciana Mourão, and Jairo Eduardo Borges-Andrade. "Valores, suporte psicossocial e impacto do treinamento no trabalho." Estudos de Psicologia (Natal) 10, no. 2 (2005): 255–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2005000200013.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo investigar valores individuais e percepções de suporte organizacional à transferência de treinamento como preditores do impacto do treinamento no trabalho. A amostra consistiu de 79 profissionais, de nível superior, de uma instituição hospitalar na área de reabilitação do aparelho locomotor e de 85 profissionais de uma autarquia federal ligada ao sistema financeiro nacional. Os pesquisados haviam concluído os cursos de capacitação que foram objeto de avaliação neste estudo, há aproximadamente três meses. Responderam, no local de trabalho, questionários que continham escalas previamente validadas. Foram realizadas análises de regressão múltipla hierárquica. Os resultados apontaram suporte psicossocial e o tipo motivacional conservadorismo/coletivismo como importantes preditores do impacto do treinamento no trabalho (R² = 0,35; p < 0,001) e sugerem que os indivíduos que valorizam a conservadorismo, ou seja, que buscam respeito, compromisso, segurança, harmonia e aceitação dos costumes e idéias de uma cultura perceberam maior impacto dos conhecimentos e habilidades adquiridos nos cursos em suas atividades profissionais. A interação entre valores individuais e suporte organizacional à transferência foi marginalmente significativa. No entanto, sugere-se a confirmação desses resultados, a partir do aumento da amostra e da diversificação das organizações estudadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Alves, Alex Pereira, Alberto Antonio Terrabuio Junior, Ciro Jabur Pimenta, Giovanna Ignácio Subirá Medina, Carolina de Medeiros Rimkus, and Alberto Cliquet Júnior. "Avaliação clínica e por ressonância magnética do ombro de pacientes lesados medulares." Acta Ortopédica Brasileira 20, no. 5 (2012): 291–96. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522012000500009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Estudar o ombro destes indivíduos através de ressonância magnética para detectar lesões clínicas ou subclínicas para instituir programas específicos de reabilitação. MÉTODOS: Foram avaliados nove pacientes lesados medulares, com seguimento no Laboratório de Biomecânica e Reabilitação do Aparelho Locomotor HC/UNICAMP. Foram divididos em dois grupos de acordo com a presença de paraplegia ou tetraplegia e avaliados através de anamnese e exame físico para correlação com o exame de imagem. RESULTADOS: 41% dos ombros avaliados com imagens de ressonância apresentaram resultado normal. Dentre os resultados alterados, a tendinopatia do supra-espinhal e a degeneração acrômio-clavicular foram às alterações mais encontradas e 80% dos ombros com exame alterado possuiam mais de uma lesão associada. CONCLUSÃO: Pela amostra do estudo é possível identificar uma etiologia multivariada da omalgia, com particularidades para indivíduos paraplégicos e tetraplégicos. A inclusão rotineira da avaliação clínica e radiológica do ombro nos indivíduos lesados medulares pode contribuir para a evolução das técnicas de reabilitação e redução tanto das lesões músculo-articulares quanto dos sintomas álgicos. Nível de Evidência II, Desenvolvimento de critérios diagnósticos em pacientes consecutivos com padrão de referência "ouro" aplicado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Barela, Ana Maria Forti. "Inicialização do andar pós-AVE." Fisioterapia Brasil 19, no. 5 (2018): 154. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i5.2617.

Full text
Abstract:
Em indivíduos com hemiparesia, quedas ocorrem frequentemente durante tarefas de transição como a inicialização do andar. Compreender o deslocamento dos membros inferiores desses indivíduos durante a inicialização do andar pode trazer informações relevantes para a prescrição de protocolos de treinamento voltados para essa população. O objetivo desse estudo foi comparar parâmetros cinemáticos durante a inicialização do andar em indivíduos com hemiparesia em relação a indivíduos sem acometimento no aparelho locomotor. Doze indivíduos com hemiparesia e 11 indivíduos sadios foram instruídos a permanecerem em pé e parado e, após comando verbal, se deslocarem andando com velocidade e confortável por aproximadamente 4m. Marcadores refletivos foram afixados em referências anatômicas específicas do membro inferior dos participantes. para definição dos segmentos corporais A distribuição do peso corporal entre os membros e ângulos articulares do quadril, joelho e tornozelo foram calculados. Indivíduos com hemiparesia apresentam uma assimetria na distribuição de peso corporal e redução dos ângulos articulares dos membros parético e não parético. Indivíduos com hemiparesia apresentam comprometimento bilateral nos ângulos articulares durante a inicialização do andar, sugerindo sua incapacidade de compensar o comprometimento no hemicorpo parético durante a inicialização do andar, aumentando a instabilidade e o risco de quedas.Palavras-chave: hemiplegia, cinemática, inicialização do andar
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

De Souza, Carlos André Barros. "Principais lesões em corredores em diferentes tipos de provas." Revista Brasileira de Fisiologia do Exercício 13, no. 2 (2014): 109. http://dx.doi.org/10.33233/rbfe.v13i2.3296.

Full text
Abstract:
Hoje as corridas de rua são bem populares em todo o mundo, sendo praticadas em sua maioria por atletas amadores que buscam uma melhor qualidade de vidapor meio da prática esportiva. Apesar de todos os efeitos benéficos da prática de corrida, tem-se observado uma elevada incidência de lesões no aparelho locomotor, sobretudo em membros inferiores. Partindo desta premissa, o objetivo deste estudo é revisar os estudos que apontam as principais lesões em corredores e verificar se há diferença entre os tipos de lesões em diferentes tipos de provas. Foi realizada uma busca em banco de dados para identificar artigos científicos. Foram selecionados artigos com texto completo e alguns livros especializados no assunto para fundamentação neste estudo. O total de artigos encontrados foi de 357 e após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 123 artigos para o presente estudo, dosquais apenas oito estavam dentro dos critérios de inclusão e disponíveis com texto completo. Os resultados encontrados nesta pesquisa nos mostraram que as lesões de forma geral, ocorrem iguais para os quatro tipos de provas investigadas. Porém, foram encontradas poucas lesões em determinadas provas de forma isolada, o que sugere ser tipos de lesões específicos de cada prova.Palavras-chave: lesões, corredores, esportes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

P, Amaral P., Mazzitelli C., Priscila Polo do Amaral, and Carla Mazzitelli. "Alterações Ortopédicas em Crianças com Paralisia Cerebral da Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)." Revista Neurociências 11, no. 1 (2019): 29–33. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2003.v11.8891.

Full text
Abstract:
Paralisia cerebral (PC) é uma lesão no sistema nervoso central imaturo com caráter não-progressivo, podendo levar a alterações do movimento, da postura, do equilíbrio, da coordenação e do tônus muscular. Este estudo teve como objetivo verificar a freqüência e os tipos de deformidades ortopédicas mais evidentes em crianças com PC espástica do tipo tetraparético, diparético e hemiparético em atendimento na Clínica-Escola de Fisioterapia da Universidade Metodista de São Paulo – Umesp. Foram avaliadas 24 crianças com diagnóstico clínico de PC com idade entre 8 meses e 12 anos. Os resultados das avaliações realizadas nas crianças com tetraparesia (n = 12) evidenciaram como deformidades mais freqüentes pés eqüinos (75%), rotação interna de quadril (58,3%) e escoliose (50%), além de deformidade articular com caráter flexor em membros superiores. As crianças com diparesia (n = 7) apresentaram comprometimento apenas em membros inferiores, como flexão de quadril (71,4%), flexão de joelhos, joelhos valgos e pés eqüinos (57,1%), pés valgos (71,4%) e pés planos (100%). Os hemiparéticos (n = 5) também apresentaram maior incidência de deformidade articular em membros inferiores, como flexão de joelho, joelhos valgos, pés valgos (60%) e pés planos (100%). Portanto, podemos concluir que as crianças com PC podem apresentar diversos tipos de deformidades do aparelho locomotor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Silveira, Douglas Severo, Ney Luis Pippi, Fabiano Séllos Costa, et al. "O ultra-som terapêutico de 1 MHz, na dose de 0,5 W cm-2, sobre o tecido ósseo de cães avaliado por densitometria óptica em imagens radiográficas." Ciência Rural 38, no. 8 (2008): 2225–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000800021.

Full text
Abstract:
As lesões tendíneas nas extremidades distais dos membros estão entre as mais freqüentes alterações do aparelho locomotor na rotina clínico-cirúrgica humana e animal e, não raro, necessitam de terapias adjuvantes para seu completo retorno às funções fisiológicas. O ultra-som terapêutico (UST) é a modalidade mais utilizada nas clínicas de reabilitação para tratar lesões tendíneas, mas devido à falta ou a divergências de estudos específicos sobre seus efeitos no tecido ósseo, sua utilização sobre as regiões distais dos membros, ricas em protuberâncias ósseas e áreas desprovidas de cobertura muscular, sempre preocuparam os profissionais da área médica. No intuito de esclarecer os efeitos do UST sobre o tecido ósseo, seis cães receberam tratamento ultra-sônico contínuo, de 1MHz, durante cinco minutos diários, por um período de 20 dias sobre a região craniodistal do rádio e da ulna. A intensidade do UST aplicada foi de 0,5W cm-2 no membro torácico direito, ficando o membro contralateral como controle. A região distal de ambos os membros torácicos foi radiografada para análise de densitometria óssea em imagens radiográficas, antes do início da terapia e ao final do tratamento. Não houve alterações significativas de densidade mineral óssea entre os membros tratados e os controles. Conclui-se que dentro dos parâmetros utilizados no experimento a utilização do UST em regiões ósseas protuberantes ou desprovidas de cobertura muscular pode ser feita com segurança.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cacho, Roberta de Oliveira, Marina Pegoraro Baroni, João Afonso Ruaro, et al. "Metodologias Ativas em Fisioterapia: Estudo de Confiabilidade Interexaminador do Método Osce." Revista Brasileira de Educação Médica 40, no. 1 (2016): 128–37. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n1e01582014.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente estudo relata a experiência da aplicação do Exame Clínico Objetivo Estruturado (do inglês Objective Structured Clinical Examination – Osce) em um curso de Fisioterapia e demonstrar a confiabilidade interexaminador dos instrumentos de avaliação da simulação de atendimento fisioterapêutico. Participaram do estudo 29 estudantes regularmente matriculados no sétimo período do curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Facisa/UFRN). Foram elaboradas quatro estações de casos clínicos referentes à área de aparelho locomotor; para cada estação, havia um instrumento de avaliação da simulação do atendimento fisioterapêutico com as opções de resposta “sim”, “não” e “insuficiente”, com avaliação realizada por dois docentes em cada estação. O aluno teve sete minutos em cada estação para realizar a tarefa clínica, sendo que quatro alunos foram avaliados simultaneamente. Houve diferença significativa na distribuição de notas entre as estações 1 e 2 (p < 0,001) e 1 e 3 (p = 0,001). Verificou-se confiabilidade interexaminador excelente nas estações 1 (CCI = 0,89), 2 (CCI = 0,99) e 3 (CCI = 0,99), enquanto na estação 4 a confiabilidade interexaminador foi satisfatória (CCI = 0,73). Dessa forma, os achados indicam que o Osce na prática fisioterapêutica possui confiabilidade interexaminador de satisfatória a excelente, independentemente do perfil de ensino-aprendizagem e do instrumento de avaliação adotado, podendo ser um método útil para o processo avaliativo da formação profissional em saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Castro, Ubiratan Brum, Lúcio Honório De Carvalho Júnior, and Patricia Maria de Moraes Barros Fucs. "São os membros superiores na Paralisia Cerebral negligenciados?" Journal of Health & Biological Sciences 2, no. 2 (2014): 62. http://dx.doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v2i2.68.p62-64.2014.

Full text
Abstract:
Objetivo: Avaliar se num serviço de atendimento especializado, o membro superior é preterido ou negligenciado no tratamento das alterações motoras da Paralisia Cerebral. Casuística e métodos: Foram analisados 80 pacientes portadores de Paralisia Cerebral menores de dezessete anos tratados institucionalmente. Foram avaliados pelo mesmo examinador quanto à classificação e tratamentos (cirúrgico ou não) do aparelho locomotor. Resultados: O membro superior teve a seguinte abordagem terapêutica considerando o grupo de mão comprometida, 1 (2%) foi submetido a transferência tendinosa no punho e 53 (98%) não foram operados. Quanto a órteses, 9 (17%) usavam estabilizadores de punho e 45 (83%) não usavam. Quanto à toxina botulínica não houve aplicação nos membros superiores. Nos membros inferiores, considerando o total de pacientes, 16 (20%) foram submetidos à cirurgia e 64(80%) não foram operados. As cirurgias foram um tratamento cirúrgico de luxação do quadril, 7 a alongamentos múltiplos em membros inferiores, 5 alongamento de tendão calcâneo, 3 tenotomia de adutores. Quanto ao uso de órteses, 49 (61%) faziam uso e 31(39%) não utilizavam. Dos pacientes que faziam uso de órteses, 48 usavam tala estabilizadora de tornozelo, um usava estabilizador de joelho. Quanto à o uso de toxina botulínica: 32 tiveram aplicação (40%) e 48 não receberam aplicação (60%). Conclusão: No presente estudo, o tratamento do membro superior foi negligenciado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Ferro Junior, Virgílio Antônio Rodrigues, and Dayanne da Costa Maynard. "Avaliação do protocolo de Jejum Intermitente no tratamento de sobrepeso e obesidade: uma revisão integrativa." Research, Society and Development 9, no. 8 (2020): e727986129. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6129.

Full text
Abstract:
A obesidade, é o acúmulo excessivo de gordura corporal, que acarreta prejuízos à saúde dos indivíduos, tais como dificuldade respiratória, problemas dermatológicos e distúrbios do aparelho locomotor e favorece o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis potencialmente letais. São várias as estratégias e ferramentas ao qual o profissional nutricionista dispõe para realização do tratamento de sobrepeso e obesidade, dentre elas, o jejum intermitente, que é um protocolo de dieta que visa alternar períodos de ingestão alimentar e jejum. O objetivo é fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura e com isso haja uma perda de massa gorda, os períodos em que a alimentação é permitida são chamados de janelas de alimentação. O estudo é uma revisão integrativa da literatura em Nutrição, com o objetivo de revisar os estudos que avaliaram a aplicabilidade do protocolo de jejum intermitente no tratamento de sobrepeso e obesidade em indivíduos adultos, com ênfase aos aspectos de perda de peso e melhora dos marcadores biológicos de saúde. Foram pesquisados e examinados 10 artigos científicos com maior número de produção no ano de 2018. Os artigos analisados apontaram que a Restrição Energética Intermitente (IER) é uma alternativa dietética eficaz para promover a perda de peso em adultos com sobrepeso / obesidade no curto prazo, desta forma, pode ser utilizado no tratamento de forma segura. Os resultados mostram que o IER pode resultar em perda de peso em adultos com sobrepeso e obesidade comparável a Restrição Energética Diária (DER) tradicional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Conte, Mariana Storino, Gabriel Antonio Cabriott Dumbra, Daniela Vichiato Polizelli Roma, Patricia Da Silva Fucuta, and Maria Cristina De Oliveira Santos Miyaza. "Fibromialgia." Medicina (Ribeirao Preto. Online) 51, no. 4 (2018): 281–90. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2176-7262.v51i4p281-290.

Full text
Abstract:
A fibromialgia (FM), doença caracterizada por dor musculoesquelética difusa acompanhada de outros sintomas não relacionados ao aparelho locomotor, apresenta prevalência no Brasil de 2,5%. Objetivo: avaliar a prática de atividade física, os sintomas de depressão e a qualidade de vida em pacientes com FM. Tipo de estudo: Estudo observacional retrospectivo. Método: Participaram do estudo 50 pacientes adultos com diagnóstico de FM de acordo com os critérios de classificação do American College of Rheumatology (ACR), sendo excluídos os que apresentaram comorbidades. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa, pacientes que compareceram à consulta de rotina em consultório privado de reumatologia e atenderam aos critérios de inclusão foram convidados a participar do estudo. A análise dos dados foi realizada por meio dos testes Kruskal-Wallis, Mann-Whitney e coeficiente de correlação de Pearson. Valores de P<0,05 foram considerados significantes. Resultados: Houve predominância do sexo feminino, idade média de 47 anos, etnia branca, estado civil casado e com filhos. O resultado da EVA variou entre 0 (n=9) a 8 (n=6). O FIQ variou entre 0 e 86,7 e o BDI total entre 0 e 26. A BDI-13 variou entre 0 e 22. Houve correlação positiva do escore do BDI-13 com o FIQ-total e do BDI-13 com o escore EVA. Conclusão: Os dados não sugerem impacto significativo da atividade física na melhora dos sintomas de dor, qualidade de vida e depressão em pacientes com fibromia
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Siqueira, Gisela Rocha de, and Giselia Alves Pontes da Silva. "Alterações posturais da coluna e instabilidade lombar no indivíduo obeso: uma revisão de literatura." Fisioterapia em Movimento 24, no. 3 (2011): 557–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-51502011000300020.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A obesidade é um distúrbio nutricional que pode desencadear inúmeras disfunções no aparelho locomotor, particularmente na coluna vertebral. O acúmulo de gordura no abdômen do indivíduo obeso predispõe o aparecimento de alterações posturais, associadas a um risco de disfunção na musculatura estabilizadora da coluna, concorrendo para o surgimento da instabilidade nesse segmento. OBJETIVOS: Este estudo teve como objetivo, realizar um levantamento bibliográfico sobre alterações posturais da coluna e o diagnóstico e tratamento da instabilidade segmentar vertebral no indivíduo obeso. MATERIAIS E MÉTODOS: Utilizou-se como fonte de pesquisa as bases de dados MEDLINE, PubMed, LILACS, COCHRANE e SciELO e os seguintes descritores: obesidade, gordura abdominal, estabilização, coluna vertebral e postura. Foram incluídos artigos publicados entre os anos de 2000 e 2010 e indexados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola. RESULTADOS E CONCLUSÃO: A partir da análise da produção foi possível constatar que os obesos têm uma predisposição para o aparecimento de alterações posturais, principalmente a hiperlordose lombar, e para o desenvolvimento de instabilidade na coluna, decorrente da deposição do tecido adiposo no abdômen. Além disso, também foi possível perceber que a unidade pressórica de biofeedback é um dispositivo barato, prático e útil, que pode ser utilizado tanto na avaliação quanto no tratamento da instabilidade do indivíduo obeso e que a técnica de estabilização segmentar vertebral (ESV) favorece o treinamento específico dos músculos multífidos e transverso do abdômen, permitindo a restauração da estabilidade lombar, melhora da postura e alívio da sintomatologia dolorosa que acomete a coluna desses indivíduos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Ferreira, Fabiane Ramos, Fernanda Pinheiro Bexiga, Vivian Vargas de Moraes Martins, et al. "Independência funcional de crianças de um a quatro anos com mielomeningocele." Fisioterapia e Pesquisa 25, no. 2 (2018): 196–201. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/17006325022018.

Full text
Abstract:
RESUMO A mielomeningocele é causada por defeito no fechamento do tubo neural. A doença representa a segunda causa de deficiência crônica no aparelho locomotor em crianças. A independência funcional depende do nível da lesão medular e sua avaliação é importante para a determinação de abordagens terapêuticas adequadas. O objetivo foi descrever a independência funcional e o nível de lesão de 15 crianças de seis meses a quatro anos com lesão medular completa causada por mielomeningocele. Foi realizado um estudo observacional do tipo transversal nas Universidades Ibirapuera e Santa Cecília. O Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade (Pediatric Evaluation of Disability Inventory - PEDI) foi aplicado com os pais, para avaliação da independência funcional nas atividades de vida diária das crianças. A escala de Padrões Internacionais para Classificação Neurológica de Lesão da Medula Espinhal da Associação Americana de Lesão Medular (International Standards for Neurological Classification of Spinal Cord Injury of the American Spinal Injury Association) foi utilizada para determinar o nível motor e sensitivo da lesão. Foram avaliados seis meninos e nove meninas (27,0±11,8 meses de idade). Três crianças apresentaram lesão torácica, nove apresentaram lesão lombar alta, duas apresentaram lesão lombar baixa e uma apresentou lesão sacral. As pontuações na PEDI variaram de 15 a 60% no domínio autocuidado, de 10 a 15% no domínio mobilidade e de 19 a 58% no domínio função social. Houve grande variabilidade no desempenho funcional de crianças com mielomeningocele, detectada pelos domínios autocuidado e função social da PEDI. As crianças apresentaram grande prejuízo no domínio mobilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Cristopoliski, Fabiano, Thiago Augusto Sarraf, Valério Henrinque Dezan, Cléver Luiz Gregolin Provensi, and André Luiz Félix Rodacki. "Efeito transiente de exercícios de flexibilidade na articulação do quadril sobre a marcha de idosas." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 14, no. 2 (2008): 139–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922008000200011.

Full text
Abstract:
A marcha é a atividade mais comum que o ser humano realiza, sendo uma habilidade motora fundamental para a locomoção. Contudo, o processo do envelhecimento é caracterizado pela redução gradativa da eficiência do aparelho locomotor, que ocorre pela diminuição da força e da massa muscular, assim como diminuição na flexibilidade. O estudo objetivou verificar o efeito transiente de uma sessão de exercícios de flexibilidade dos músculos extensores e flexores do quadril sobre a marcha de indivíduos idosos. Cinco idosas (67,0 ± 3,8 anos; 1,59 ± 0,07 m; 64,3 ± 15,3 Kg) voluntariaram participar do estudo. A marcha dos sujeitos foi analisada antes e depois dos exercícios de flexibilidade. O protocolo consistiu em uma sessão de três séries de exercícios de flexibilidade de 30s do método estático, feitos para os músculos flexores e extensores da articulação do quadril. Após a sessão de flexibilidade, a marcha das participantes apresentou menor pico de inclinação anterior da pelve, maior pico de extensão e amplitude total de movimento da articulação do quadril, maior amplitude de movimento do joelho com maior ângulo de flexão durante a fase de balanço médio e maior altura de separação do pé ao solo (aumento esse de 28,6%). Os resultados mostram que imediatamente após a sessão dos exercícios de flexibilidade as mulheres idosas apresentaram mudanças no padrão da marcha nos quais algumas variáveis sugerem uma redução no risco de quedas. Os efeitos da idade sobre determinadas variáveis foram parcialmente revertidos e as participantes apresentaram um padrão da marcha mais similar aos adultos jovens que antes dos alongamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!