Academic literature on the topic 'Automação de processos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Automação de processos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Automação de processos"

1

Queiroz, Ricardo Alexandro de A., and José Reinaldo Silva. "Eliciação e comunicação de requisitos em domínios disjuntos: estudo de caso para automação na área médica." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 20, no. 4 (2009): 637–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592009000400014.

Full text
Abstract:
O final do século passado foi marcado por um crescente intresse nas fases preliminares do processo de design, especificamente na fase de requisitos e definição do problema. Na área de automação, o gerenciamento de requisitos é determinante para o sucesso dos projetos, embora grande parte do esforço no desenvolvimento de técnicas e métodos ter sido direcionado para as fases posteriores: o design e a implementação. Por não serem formais, os processos de eliciação e análise de requisitos são subestimados por profissionais da área de automação, onde o formalismo é fundamental para a validação dos processos de controle, automação e supervisão. Em especial, quando os ambientes de desenvolvimeno e de aplicação são disjuntos, isto é, usuários e stakeholders pertencem a um domínio com pouca ou nenhuma interseção com a área da engenharia, informática e automação, os processos de eliciação e análise se tornam bastante complicados. Neste trabalho é apresentada uma proposta de sistematização do gerenciamento de requisitos para domínios disjuntos, adaptando técnicas já conhecidas ao processo de prototipagem virtual, consolidado após o início deste século. Um estudo de caso é apresentado onde o desenvolvimento se dá na área de Engenharia de Automação para aplicações em processos pertinentes à cirurgia de catarata. Para aproximar os domínios busca-se uma abordagem mais simplificada das técnicas de prototipagem virtual tornando o processo mais prático, sem no entanto abdicar do formalismo dos modelos. Os dados levantados foram obtidos com a colaboração do Hospital Santa Luzia, Salvador, Bahia, e do Instituto da Visão, UNIFESP, em São Paulo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Parente, Andréa P., Andrea Valdman, Rossana O. M. Folly, Maurício B. Souza Jr, and Isabella C. S. Nascimento. "Automação de Processos Industriais: do Pneumático à Indústria 4.0." Revista Processos Químicos 12, no. 24 (2018): 101–8. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v12i24.468.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma revisão da literatura acerca dos níveis de automação da indústria de processos dos anos 1940 até os dias de hoje. Sua motivação é destacar o papel da automação de processos para fins de confiabilidade, segurança e eficiência das operações por meio de uma perspectiva histórica. Ele também contempla a definição das novas tecnologias digitais que operam sob a Indústria 4.0. Essas novas tecnologias incluem, sensores sem fio, análises do tipo Big Data, computação em nuvem, e internet das coisas. Aqui estão incluídos o estado da arte das tecnologias de automação vigentes e suas projeções de mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Botega, Juliana Vilela Lourençoni, Roberto Alves Braga Júnior, Marcos Aurélio Lopes, and Giovanni Francisco Rabelo. "Diagnóstico da automação na produção leiteira." Ciência e Agrotecnologia 32, no. 2 (2008): 635–39. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000200045.

Full text
Abstract:
Objetivou-se neste trabalho realizar um diagnóstico da automação na produção leiteira na região sul de Minas Gerais, enfatizando os tipos de automação existentes, melhoria do processo produtivo nas propriedades leiteiras com adoção da automação e as dificuldades enfrentadas para a sua implantação. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa qualitativa, por meio do estudo exploratório. Os resultados indicaram que existem várias opções de equipamentos que automatizam processos na produção leiteira. O estudo permitiu verificar também que a grande dificuldade enfrentada pelos produtores para automatizar as propriedades leiteiras é o alto custo dos equipamentos e a realidade da automação existe apenas para os grandes produtores de leite.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Teixeira, Cenidalva Miranda de Sousa, and Cecilna Miranda de Sousa Teixeira. "A utilização do plano diretor de informática como prática de ensino do processo de automação em Biblioteca escolar." Convergências em Ciência da Informação 2, no. 3 (2020): 214–31. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v2i3.13692.

Full text
Abstract:
Estudo sobre a prática de ensino do processo de automação em biblioteca escolar, com utilização do plano diretor de informática - PDI para automação dos serviços, que visa estruturar todo o processo em relação ao acervo e usuário existente no âmbito da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire. Tem como objetivo geral destacar o PDI como prática de ensino para elaboração de uma proposta de automação para a biblioteca da referida unidade escolar, tornando-o um parâmetro à facilidade de uso na rotina de trabalho. Tem como objetivos específicos identificar as necessidades da biblioteca escolar da UEB Rosália Freire; elaborar um levantamento dos serviços e rotinas da referida biblioteca; estruturar um diagnóstico destinado à automação; utilizar o PDI como ferramenta no processo de automação. A metodologia deste estudo corresponde a uma pesquisa exploratória e descritiva, pautada na pesquisa bibliográfica, considerando vários autores e estudos explanados em sala de aula na disciplina de Automação de Unidades de Informação. Para elucidar os questionamentos e compreensão acerca da automação na biblioteca da UEB Rosália Freire, fez-se uso da observação do ambiente para análise inicial da ergonomia no espaço da biblioteca. Conclui-se que, como toda unidade de informação requer uma organização para que seus produtos e serviços sejam oferecidos com qualidade, a implantação dos serviços automatizados torna-se necessário para que haja controle e oferta desses serviços aos usuários noambiente da escola. A utilização do PDI como ferramenta de estudo para automação de bibliotecas consistiu num aprendizado prático para os alunos, permitindo maior clareza nos processos de automação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Barbara, RICHARD MEDEIROS ARAUJO, and Regiane Cardoso Oliveira. "AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE UMA CERÂMICA:." Revista Vianna Sapiens 9, no. 2 (2018): 18. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v9i2.461.

Full text
Abstract:
Resumo: Esse estudo analisa o processo de automação de uma cerâmica, com a finalidade descrever como a automação pode contribuir na melhoria dos processos produtivos e na redução de custos. Em termos metodológicos, este estudo tem caráter descritivo e emprega o método de Estudo de Exemplo como fonte produtiva de ideias, para tal, foi realizada visita às instalações da empresa e coleta de dados com os gestores, aferindo assim, variáveis qualitativas de caráter nominal. É comprovado que automatizar processos produtivos requer elevado investimento, mas em contra partida é uma forma de redução de custos, pois proporciona: diminuição no tempo de produção, melhoria da qualidade do produto, menor intervenção humana o que reduz a quebra de produto e a insalubridade do trabalhador, diminuição do quadro de funcionários e assim redução de custos com a folha de pagamento e processos trabalhistas, eliminação de gargalos pela supressão de tarefas manuais, redução no desperdício de matéria-prima em relação ao produto final, otimização de espaços, redução do estoque e resposta rápida às solicitações do mercado, além de utilização de combustível mais barato, com redução na demanda de energia térmica e diminuição das emissões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Neto, Manoel Pedro de Souza. "Da Automatização à Virtualização: Apontamentos Arquivísticos sobre Processo Judicial Eletrônico." Revista Memorare 2, no. 1 (2014): 102. http://dx.doi.org/10.19177/memorare.v2e12014102-124.

Full text
Abstract:
Trata de apontamentos arquivísticos realizados para o processo judicial eletrônico com o foco na preservação digital. Apresenta, por meio da revisão de literatura, as legislações que consubstanciaram as praxes de informatização no Poder Judiciário até chegar ao atual processo judicial eletrônico. Mostra, ainda, a problemática da preservação digital nos sistemas de automação dos tribunais, além das estratégias de preservação digital existentes na revisão de literatura. Conclui evidenciando a necessidade de implementação de uma política de preservação digital aos sistemas de automação e aos processos judiciais eletrônicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lordelo, João Paulo. "Vieses implícitos e técnicas de automação decisória: riscos e benefícios." Revista ANNEP de Direito Processual 1, no. 2 (2020): 136–54. http://dx.doi.org/10.34280/annep/2020.v1i2.44.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por objetivo analisar os riscos e benefícios do uso de ferramentas de automação decisória, desenvolvidas por meio de algoritmos, em relação aos vieses implícitos derivados de processos heurísticos. Para tanto, serão inicialmente apresentados conceitos fundamentas à compreensão do tema, a exemplo da classificação dos processos heurísticos extraída da economia comportamental. Em seguida, são expostos os resultados de estudos empíricos que revelam a potencialidade dos vieses cognitivos no campo do processo decisório judicial. Ao final, são apresentados os riscos decorrentes do uso de ferramentas de inteligência artificial – cujos algoritmos podem assimilar os vieses humanos – bem como os possíveis benefícios decorrentes do fato de tais ferramentas executarem tarefas de maneira objetiva, afastadas de processos emocionais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Diniz, Eduardo H. "Cinco décadas de automação." GV-executivo 3, no. 3 (2004): 55. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v3n3.2004.34691.

Full text
Abstract:
A tecnologia de automação bancária atingiu no Brasil um alto nível de excelência. O setor bancário pode ser hoje considerado um dos únicos em que o desenvolvimento local de tecnologia se igualou aos equivalentes estrangeiros, ou até mesmo os superou. Ao rever sua história, é possível observar quais processos de inovação que, além de promover a substituição de equipamentos e a racionalização do trabalho, trouxeram uma nova forma de conceber os serviços bancários no país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

De Araújo, Arthur Nóbrega B., Jamerson Viegas Queiroz, Helton Tadeu P. Fernandes, João Paulo Bernardo da S. Gomes, and Adriano Varella de Morais. "Gestão da Informação e o Sistema Smart Grid: Um Estudo de Caso da UFRN." Revista Brasileira Multidisciplinar 15, no. 1 (2012): 121. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2012.v15i1.80.

Full text
Abstract:
A eficiência energética e a confiabilidade na distribuição de energia elétrica são tendências de foco nesse tipo de serviço. O presente trabalho defende que uso de tecnologia de informação e automação em redes elétricas a fim de torná-las inteligentes (Smart Grid) melhora o processo de tomada de decisão. A metodologia adotada foi uma análise conceitual a partir da hierarquia de valor dos sistemas de informação, utilizando um estudo comparativo desse tipo de tecnologia com a usada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Conclui que a automação de processos aumenta a eficiência do processo, bem como a eficiência da tomada decisão, mas exige uma estratégia voltada para a gestão do conhecimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Borges, Paulo César Simões. "Impactos da tecnologia de informação sobre o trabalho de "colarinho branco"." Gestão & Produção 2, no. 2 (1995): 181–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x1995000200006.

Full text
Abstract:
Grandes investimentos em tecnologia de informação (TI) vêm sendo canalizados para a melhoria dos processos empresariais. Esses investimentos limitam-se, em geral, à automação pura e simples dos processos já existentes na companhia, os quais continuam sendo realiza-dos pelos mesmos profissionais e regidos pelos mesmos princípios anteriores à TI. Um corolário deste tipo de automação é o pequeno ganho de produtividade do trabalho de colarinho branco. Uma alternativa para este problema é a reengenharia de processos, que por meio do uso criativo da TI e da gestão por processos procura estabelecer novas formas muito mais eficientes de realizar o trabalho. Entretanto, tais formas alteram, freqüente e fundamentalmente, o perfil do profissional e a natureza de seu trabalho. É sobre estes impactos que estaremos discorrendo ao longo deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!