Academic literature on the topic 'Ciências da educação, Ciências da educação'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Ciências da educação, Ciências da educação.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Ciências da educação, Ciências da educação"

1

Lopo, Teresa Teixeira. "A CONSTITUIÇÃO DA ESFERA ESPECIALIZADA DAS CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA DEMOCRACIA PORTUGUESA." História da Educação 20, no. 50 (December 2016): 353–71. http://dx.doi.org/10.1590/2236-3459/64705.

Full text
Abstract:
Resumo Neste artigo documenta-se a constituição da esfera especializada das Ciências da Educação na democracia portuguesa, entre 1976 e 1987. Analisa-se a evolução histórica da ciência da educação às ciências, no plural, da educação, o processo da sua institucionalização universitária e a relação entre oportunidades discursivas e visibilidade do seu campo disciplinar, assim como atores relevantes. Os resultados dessa análise sugerem que foram as oportunidades discursivas proporcionadas pelo governo que, convocando a partir de 1986 a expertise científica dos especialistas em Ciências da Educação, contribuíram decisivamente para a infraestruturação desta esfera especializada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Lívia Bocalon Pires de. "Ciências sociais e intelectualidade: ciência, educação e política." Educação e Pesquisa 42, no. 2 (June 2016): 395–409. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-9702201606140748.

Full text
Abstract:
Resumo O artigo busca compreender as relações entre ciências sociais, análise sociológica e planejamento da educação pública escolar no Brasil, especialmente quanto à atuação de alguns cientistas sociais – Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro – visando à constituição e a modernização do país por meio da intervenção racional da intelectualidade na esfera estatal. Para isso, discute a noção de intelectual e a atuação de parte desse grupo social no Brasil, em diferentes momentos históricos, destacando a função social que atribuíam a si em cada contexto e a primazia que conferiam à educação formal como possibilidade de constituição de um novo país. Destaca as ações de Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo, suas concepções acerca da sociologia e a educação, seu envolvimento com a Escola Nova e com a legislação educacional, e sua influência no pensamento e no trabalho intelectual e político de Florestan Fernandes e Darcy Ribeiro. Discute a compreensão desses dois autores acerca da função social do intelectual e da sociologia, seu envolvimento com a educação pública por meio de movimentos como a Campanha pela Defesa da Escola Pública, de cargos públicos na área educacional e da atuação político-partidária, e aponta similaridades, como a defesa da obrigatoriedade da escola pública, laica e gratuita, diante da diversidade de projetos e de pontos de vista concebidos por cada um eles. Aborda, por fim, o contexto institucional recente das ciências sociais no Brasil e os limites e possibilidades que essa condição oferece ao seu envolvimento com a questão educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mazzotti, Tarso. "Ciências da Educação em questão." Educação e Pesquisa 32, no. 3 (December 2006): 539–50. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-97022006000300008.

Full text
Abstract:
As Ciências da Educação encontram-se em uma 'dispersão epistemológica' (Tardy, 1989), o que não é sua exclusividade, pois isso também ocorre com as Ciências do Homem, uma vez que ambas estão atadas ao programa de cientificidade que retira as pessoas do lugar de produção do conhecimento, tanto no paradigma moderno quanto no pós-moderno. Propõe-se, aqui, uma teoria humanista do conhecimento, na qual as três espécies de silogismo - entimema, dialético e demonstrativo - são consideradas complementares no processo de instituição dos conhecimentos, com base em critérios próprios das metodologias ou regras do fazer ou algoritmos reconhecidos pelos grupos sociais que as sustentam. Tais regras do fazer ou algoritmos não constituem uma lógica natural, uma vez que qualquer lógica é um cálculo. Os algoritmos para a produção de conhecimentos encontram-se na relação inseparável entre o orador (ethos), o auditório (pathos) e o discurso (lógos), na qual são validados os argumentos. Donde, uma teoria humanista do conhecimento permite a sublimação da referida 'dispersão epistemológica', isso porque deixa explícita as situações nas quais um conhecimento é validado. Assim sendo, as metodologias são garantias razoáveis, não determinantes dos conhecimentos confiáveis, pois seus fiadores são os grupos sociais que os admitem e sustentam.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vaz Pupo, Marcelo. "Por uma Ciência popular da vida: ancestralidade e Agroecologia na formulação das Ciências da Natureza da Educação do Campo." Revista Brasileira de Educação do Campo 3, no. 3 (2018): 862–90. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2525-4863.2018v3n3p862.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Costa, Jean Mário Araujo, Marta Caires de Souza, and Kátia Siqueira de Freitas. "ESPAÇOS NÃO-FORMAIS E A EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS: O PROJETO PRAÇAS DA CIÊNCIA NO ESTADO DA BAHIA." Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 7, no. 3 (March 1, 2019): 57–68. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2019v7n3p57-68.

Full text
Abstract:
A Educação em Ciências se processa em diversos espaços e contextos. Os espaços não formais tornam-se cada vez mais importantes na Educação Científica na medida em que possibilitam e colaboram para que os conhecimentos científicos e tecnológicos e suas repercussões possam ser acessados por diferentes pessoas e em diferentes perspectivas. Este artigo resultou de revisão bibliográfica e análise documental com o objetivo de discutir as relações entre os espaços não formais e a Educação em Ciências, tendo como foco o projeto Praças da Ciência, implantado no Estado da Bahia-Brasil. Discute-se que o projeto reforça o importante papel das Praças da Ciência como espaços que possibilitam a aproximação da sociedade ao conhecimento científico, bem como com os processos formais de educação, ao mesmo tempo, evidencia a necessidade de maior abrangência do projeto e estratégias didáticas articuladas e regulares no campo do ensino, da divulgação e da popularização da ciência, tendo em vista a relevância que esses espaços desempenham para a Educação em Ciências, seja em âmbito da educação formal ou não.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Mazzotti, Tarso B. "Retórica, a Ciência da Educação." Educação em Foco 20, no. 1 (April 29, 2016): 83. http://dx.doi.org/10.22195/2447-5246v20n120152913.

Full text
Abstract:
O autor examina o problema da cientificidade da Pedagogia (Educação), que é o mesmo de qualquer ciência: o da validade da indução, cuja solução é admitir a eficácia das regras do modus tollens. Estas regras não solucionam por inteiro o problema da validação da inferência indutiva, pois as premissas de seu silogismo sustentam-se em modelos, os quais são objetos de disputas resolvidas por negociações de seus significados. Essas negociações ocorrem nas situações sociais retórica e dialética, das quais resultam os conhecimentos organizados para fins de exposição (didascália). Para o autor, as técnicas retóricas, dialéticas e lógicas (analíticas) constituem, em conjunto, as condições necessárias, ainda que insuficientes, para a produção e exposição de conhecimentos científicos. Recorda que há dois tipos de ciências: as construtivas e as reconstrutivas. As construtivas operam com signos auto referentes e têm por objeto as operações sobre conjunto de signos (lógicas e matemáticas). Enquanto as reconstrutivas partem de comparações para constituírem algum modelo, ou metáfora, que permita apreender e explicar o que elas põem como objeto. O autor inclui a Retórica dentre as ciências reconstrutivas e sustenta que esta examina os limites do axioma modal comum às artes retóricas, educativas e as denominadas poéticas: é possível modificar as crenças, valores e atitudes. O qual é o objeto comum daquelas artes, logo a ciência constituída para dele tratar, a Retórica, também é a ciência das práticas educativas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Garcia, Mariana Da Silva, and Robson Simplicio de Sousa. "A EDUCAÇÃO FILOSÓFICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NO ESTADO DO PARANÁ / CHEMISTRY TEACHERS’S PHILOSOPHICAL EDUCATION IN THE STATE OF PARANÁ." Revista Dynamis 27, no. 1 (April 1, 2021): 115. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2021v27n1p115-136.

Full text
Abstract:
Apresentamos um estudo acerca da formação filosófica em Licenciaturas em Química no Paraná. Fundamentados pela Filosofia da Educação em Ciências – integração da Filosofia, Filosofia da Educação e Filosofia da Ciência e em como estas influenciam a Educação em Ciências – investigamos Universidades e Institutos Federais e Universidades Estaduais e identificamos 27 cursos. 25 possuem algum componente curricular de interesse. Mapeamos os municípios do Paraná, instituições e componentes curriculares vinculados às filosofias. A maioria dos cursos superou o negligenciamento à Filosofia na formação de professores de Química. Vinculam-se à Filosofia da Ciência em detrimento à Filosofia e Filosofia da Educação. A última constitui como suporte de educadores para lidarem com crises educacionais e a Filosofia está vinculada à Epistemologia, Ética e Estética. Uma Filosofia da Educação em Ciências que lide com os conceitos apresentados e vinculados à Educação em Ciências pode reforçar a identidade docente em Ciências/Química.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Carvalho, Adalberto Dias. "Ciências sociais e humanas, ciências da educação e filosofia da educação: achegas para uma leitura cruzada." EccoS – Revista Científica, no. 41 (December 21, 2016): 255–32. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n41.6330.

Full text
Abstract:
A emergncia das cincias sociais e humanas ocorre historicamente no contexto da afirmao dos pressupostos positivistas enquanto elementos estruturantes do prprio conceito de cincia. Todavia, se aquelas cincias, em nome da objetividade e do rigor metodolgico, partida se afirmaram deste modo, adotando modelos que nem sempre lhes foram ajustados por serem redutores, a verdade que foi tambm a partir desta dinmica que a noo de cientificidade prevalecente acabou por ser questionada. Tal, ao aceitar-se progressivamente a coexistncia de uma multiplicidade de referenciais epistemolgicos. Referimo-nos aqui designadamente s metodologias qualitativas, s teorias estocsticas e ao paradigma da complexidade. Percurso que foi igualmente percorrido pela investigao educacional e de que emerge o novo lugar da filosofia da educao.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Strieder, Roseline Beatriz, and Maria Regina Dubeux Kawamura. "Educação CTS: parâmetros e propósitos brasileiros." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 10, no. 1 (May 30, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p27Neste artigo são discutidos parâmetros e propósitos da educação ciência-tecnologia-sociedade (CTS), presentes no contexto brasileiro do ensino de Ciências. Os mesmos resultam do cruzamento de informações oriundas do estudo de referenciais teóricos, pertencentes aos campos da ciência, tecnologia, sociedade, educação e ensino de Ciências, e da aproximação a trabalhos sobre CTS, publicados em revistas e eventos da área de Ensino de Ciências no Brasil. Os parâmetros da educação CTS referem-se à racionalidade científica, desenvolvimento tecnológico e participação social. Os propósitos educacionais associam-se ao desenvolvimento de percepções, questionamentos e compromissos sociais. A identificação e caracterização desses parâmetros e propósitos possibilitam reconhecer diferentes abordagens a serem contempladas no âmbito da educação CTS; o que, além de permitir uma compreensão maior e mais clara sobre os sentidos e perspectivas da educação científica CTS no Brasil, contribui para a seleção de elementos a serem priorizados em práticas escolares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Strieder, Roseline Beatriz, Graciella Watanabe, Karolina Martins Almeida E Silva, and Giselle Watanabe. "Educação CTS e Educação Ambiental: ações na formação de professores." Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia 9, no. 1 (May 25, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p57.

Full text
Abstract:
http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2016v9n1p57Neste artigo são traçadas reflexões sobre a formação de professores de ciências no âmbito da Educação Ciência-Tecnologia-Sociedade (ECTS) e da Educação Ambiental (EA). Por um lado, a partir da análise da produção sobre ECTS e EA, discutem-se ações voltadas à formação de professores no que se refere tanto à natureza e contexto de desenvolvimento das mesmas, quanto aos elementos e/ou recomendações que têm sido enfatizados por pesquisadores. Por outro lado, são apresentados exemplos de propostas em desenvolvimento no contexto do Ensino de Ciências, em três universidades brasileiras: Universidade de Brasília (UnB), na Universidade Federal do ABC (UFABC) e na Universidade Federal do Tocantins - campus Universitário de Araguaína (UFT-Araguaína). À medida que são traçadas considerações sobre esses dois universos, da pesquisa e das universidades, discutem-se elementos para a formação de professores preocupados com o exercício crítico para a cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Ciências da educação, Ciências da educação"

1

Pedrancini, Vanessa Daiana [UNESP]. "Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos: subsídios para o ensino de ciências." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2015. http://hdl.handle.net/11449/154687.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-07-27T18:26:05Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2015-02-23. Added 1 bitstream(s) on 2018-07-27T18:30:09Z : No. of bitstreams: 1 000859216.pdf: 5087812 bytes, checksum: e779400d366ddb0aa18fdebbe4129aec (MD5)
Atualmente, a ciência e a tecnologia (C&T) têm evidenciado sua importância na existência da humanidade por meio do desenvolvimento de expressivo número e diversidade de inovações que atingem os variados domínios da vida social. Por outro lado, simultaneamente, desencadeia-se um processo de desmistificação da ciência, a qual é confrontada com seus próprios êxitos, deficiências, fracassos, tribulações, problemas que deve superar e promessas descumpridas. Nesse contexto, compreensão pública das aplicações científicas e tecnológicas no que se refere aos riscos, limites, implicações e benefícios, torna-se crucial, tanto no âmbito das decisões comunitárias como também das escolhas individuais. Diante, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção pública acerca da C&T dos medicamentos para subsidiar o ensino de ciências, por meio da elaboração de um instrumento de pesquisa e de uma investigação de caráter quantitativo. Para tanto, à amostra de 551 moradores do município de Maringá-PR foi aplicado um questionário com indagações sobre os seguintes aspectos: valoração conferida aos medicamentos como aplicação útil para a solução de problemas e melhoria da qualidade de vida; confiança na C&T dos medicamentos e percepção de risco, grau de informação e interesse em relação aos medicamentos e fontes mais utilizadas pelos sujeitos para se informarem sobre o tema. Em relação às fontes de informação mais citadas pelos indivíduos para sanarem suas dúvidas sobre os medicamentos, a internet se destacou. A população manifestou interesse e revelou estar informada sobre o tema, porém nem sempre os que relataram ter mais interesse foram também os que manifestaram estar mais informados. No que se refere à confiança nos medicamentos, as respostas dos inquiridos fortaleceram a cultura predominante entre a população de valorizar os conhecimentos e produtos advindos da atividade...
Science and tecnology have manifested their importance within contemporary culture through the development of a great number and different types of innovations that permeate different areas in social life. On the other hand and at the same time, a process of demystification of science is in progress. Science is faced with it its own success, deficits, failures, suffering, issues that should be overpassed and unfulfilled promisses. The public understanding of scientific and tehcnological applications with regard to the risks, limits, implications ans benefits is basic within the context of community decisions and individual choices. Current analysis aims at understanding the public perception an the Science and Technology of Drugs to subsidy the teaching of Science though a research instrument that would undertake a quantitative investigation. A questionnaire was applied to a sample of 551 inhabitants of the municipality of Maringá PR Brazil on the following issues: valorization of licit drugs as a usefull application for the solution of problems and improvement in life quality; trust in the S&T of drugs and the perception of risks; degree of information and interest with regard to drugs and the most used sources by people to be informed on the theme. The internet may be underscored among the most cited sources of information by people to solve their doubts on drugs. Althrough the population showed an interest in being informed on the theme, the most interested people were not always those who were most informed. With regard to trust in drugs, the answers strengthened predominant culture among the population, or rather, the valorization of knowledg derived from scientific activities. Further, a positivist and salvationist stance with regard to S&T was provided, albeit not with extreme positions, since certain limitations in scientific and technological development were acknowledged to solve problems or improve life quality through licit...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Pedrancini, Vanessa Daiana. "Percepção pública da ciência e da tecnologia dos medicamentos : subsídios para o ensino de ciências /." Bauru, 2015. http://hdl.handle.net/11449/154687.

Full text
Abstract:
Orientador: Washington Luiz Pacheco de Carvalho
Co-orientador: Eraldo Schunk Silva
Banca: Maria Julia Corazza
Banca: Márcio Andrei Guimarães
Banca: Jair Lopes Junior
Banca: Roberto Nardi
Resumo: Atualmente, a ciência e a tecnologia (C&T) têm evidenciado sua importância na existência da humanidade por meio do desenvolvimento de expressivo número e diversidade de inovações que atingem os variados domínios da vida social. Por outro lado, simultaneamente, desencadeia-se um processo de desmistificação da ciência, a qual é confrontada com seus próprios êxitos, deficiências, fracassos, tribulações, problemas que deve superar e promessas descumpridas. Nesse contexto, compreensão pública das aplicações científicas e tecnológicas no que se refere aos riscos, limites, implicações e benefícios, torna-se crucial, tanto no âmbito das decisões comunitárias como também das escolhas individuais. Diante, o presente estudo teve como objetivo compreender a percepção pública acerca da C&T dos medicamentos para subsidiar o ensino de ciências, por meio da elaboração de um instrumento de pesquisa e de uma investigação de caráter quantitativo. Para tanto, à amostra de 551 moradores do município de Maringá-PR foi aplicado um questionário com indagações sobre os seguintes aspectos: valoração conferida aos medicamentos como aplicação útil para a solução de problemas e melhoria da qualidade de vida; confiança na C&T dos medicamentos e percepção de risco, grau de informação e interesse em relação aos medicamentos e fontes mais utilizadas pelos sujeitos para se informarem sobre o tema. Em relação às fontes de informação mais citadas pelos indivíduos para sanarem suas dúvidas sobre os medicamentos, a internet se destacou. A população manifestou interesse e revelou estar informada sobre o tema, porém nem sempre os que relataram ter mais interesse foram também os que manifestaram estar mais informados. No que se refere à confiança nos medicamentos, as respostas dos inquiridos fortaleceram a cultura predominante entre a população de valorizar os conhecimentos e produtos advindos da atividade...
Abstract: Science and tecnology have manifested their importance within contemporary culture through the development of a great number and different types of innovations that permeate different areas in social life. On the other hand and at the same time, a process of demystification of science is in progress. Science is faced with it its own success, deficits, failures, suffering, issues that should be overpassed and unfulfilled promisses. The public understanding of scientific and tehcnological applications with regard to the risks, limits, implications ans benefits is basic within the context of community decisions and individual choices. Current analysis aims at understanding the public perception an the Science and Technology of Drugs to subsidy the teaching of Science though a research instrument that would undertake a quantitative investigation. A questionnaire was applied to a sample of 551 inhabitants of the municipality of Maringá PR Brazil on the following issues: valorization of licit drugs as a usefull application for the solution of problems and improvement in life quality; trust in the S&T of drugs and the perception of risks; degree of information and interest with regard to drugs and the most used sources by people to be informed on the theme. The internet may be underscored among the most cited sources of information by people to solve their doubts on drugs. Althrough the population showed an interest in being informed on the theme, the most interested people were not always those who were most informed. With regard to trust in drugs, the answers strengthened predominant culture among the population, or rather, the valorization of knowledg derived from scientific activities. Further, a positivist and salvationist stance with regard to S&T was provided, albeit not with extreme positions, since certain limitations in scientific and technological development were acknowledged to solve problems or improve life quality through licit...
Doutor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Lima, Yola Filomena Ferreira Marinheiro. "Introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla (Angola)." Doctoral thesis, Universidade de Aveiro, 2016. http://hdl.handle.net/10773/17038.

Full text
Abstract:
Doutoramento em Multimédia em Educação
Este estudo teve como finalidade averiguar os principais problemas com a introdução da educação a distância no Instituto Superior de Ciências de Educação da Huíla, em Angola, nas suas principais vertentes: institucional, pedagógica, tecnológica e operacional. No enquadramento teórico, procuramos aprofundar o conceito de educação a distância, quer em termos da sua evolução histórica e modelos. Procurámos, igualmente, relacionar este conceito com o ensino superior em África, tendo como foco principal Angola. Do ponto de vista metodológico foram adotados dois procedimentos: o “Estudo de Caso”, uma vez que pretendíamos diagnosticar o estado atual do ensino no Instituto Superior de Ciências da Educação da Huíla e a “Investigaçãoação” dada a ambição de propor uma oferta educativa na modalidade de educação a distância na referida instituição de ensino. De uma forma global, chegamos à conclusão que há necessidade da instituição definir políticas e responsabilidades em relação à modalidade de educação a distância. Com base nos resultados alcançados perspetiva-se a criação de estratégias para o desenvolvimento da educação a distância nesta instituição, tendo em conta a formação dos docentes e estudantes, condições tecnológicas e a construção de infraestruturas de comunicação que possibilitem a implementação da educação a distância com suporte das TIC.
This study aimed to determine the main problems with the introduction of distance education at the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla, Angola, in its main areas: institutional, pedagogical, technological and operational. In the theoretical context, we seek to deepen the concept of distance education, both in terms of their historical development and models. We tried also to relate this concept with the higher education in Africa, focusing mainly on Angola. From a methodical point of view we adopted two procedures: the "Case Study" as we wanted to diagnose the current state of education in the Instituto Superior de Ciências da Eduação of the Huíla and "Researchaction" given the ambition to propose an educational offer for distance education in that educational institution. Globally, we concluded that there is a need for the institution to set policies and responsibilities in relation to distance education. Based on the results achieved we expect the creation of strategies for the development of distance education in this institution, taking into account teachers and students’ training, technological conditions and the construction of communications infrastructure to enable implementation of distance education with support of ICT
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ramos, Clériston Ribeiro. "Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro." reponame:Repositório Institucional da FURG, 2014. http://repositorio.furg.br/handle/1/5016.

Full text
Abstract:
Submitted by Gilmar Barros (gilmargomesdebarros@gmail.com) on 2015-04-10T18:21:43Z No. of bitstreams: 1 RAMOS, C. R. Dissertacao_ver._FINAL_(28_abril_2014).pdf: 1229424 bytes, checksum: 2683916804316c0bfe2e99470cdda114 (MD5)
Rejected by Vitor de Carvalho (vitor_carvalho_im@hotmail.com), reason: -Nomes dos autores nos primeiros campos não podem começar com letra maiúscula; - Faltam palavras-chave em inglês; on 2015-06-02T15:52:55Z (GMT)
Submitted by Gilmar Barros (gilmargomesdebarros@gmail.com) on 2015-06-03T16:19:03Z No. of bitstreams: 1 RAMOS, C. R. Dissertacao_ver._FINAL_(28_abril_2014).pdf: 1229424 bytes, checksum: 2683916804316c0bfe2e99470cdda114 (MD5)
Approved for entry into archive by Vitor de Carvalho (vitor_carvalho_im@hotmail.com) on 2015-06-10T17:36:59Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RAMOS, C. R. Dissertacao_ver._FINAL_(28_abril_2014).pdf: 1229424 bytes, checksum: 2683916804316c0bfe2e99470cdda114 (MD5)
Made available in DSpace on 2015-06-10T17:36:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RAMOS, C. R. Dissertacao_ver._FINAL_(28_abril_2014).pdf: 1229424 bytes, checksum: 2683916804316c0bfe2e99470cdda114 (MD5) Previous issue date: 2014
Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências brasileira estabelece interlocuções e distanciamentos com outras áreas. A dissertação está estruturada sob a forma de artigos, sendo os mesmos originários das três etapas da pesquisa, tendo sido adotado, em cada uma delas, um foco específico – trajetória da Educação em Ciência no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais; Análise das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da área e por fim, a análise da produção das teses. A investigação utilizou a pesquisa documental enquanto método de coleta de dados e a abordagem qualitativa para tratamento desses, aliada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 2011), nas quais se mostraram eficazes. A partir dos resultados, foi possível observar a ampla relação da Educação em Ciências com a sua área original – a Educação; o Ensino e a Matemática, no entanto, também tiveram destaque. Contudo, acredita-se que a Educação em Ciências ainda está rumando para a busca de sua própria identidade, pois os trabalhos publicados e as vertentes dos programas de pós-graduação já apresentam tal tendência. Embora de forma inicial, acredita-se que o entendimento da Educação em Ciências no contexto brasileiro foi realizado; todavia, estudos posteriores se fazem necessários, uma vez que a área encontra-se em constante desenvolvimento.
This study was born in the pursuit of understanding of Education in Science (EC) while area of knowledge. In this context, the present study aimed to observe the movements of the area and where the Brazilian Science Education establishes interlocutions and distances with other areas. The thesis is structured in the form of articles, being the same originating from the three stages of research, having been adopted in each one of them, a specific focus — Science Education trajectory in Brazil, 60 years to the present day; Analysis of the lines of research of the graduate programs in the area and finally, the analysis of the production of theses. The investigation used the documentary research while data collection method and the qualitative approach to treatment of these, combined with technical "content analysis" (BARDIN, 2011), in which proved effective. From the results, it was possible to observe the wide respect of education in science with their original area – Education; Education and Mathematics, however, also had featured. However, it is believed that education in science is still heading to the search of his own identity, because the published works and the strands of the graduate programs have such a tendency. Although initial form, it is believed that the understanding of education in science in the Brazilian context was conducted; However, later studies is required, since the area is under constant development
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Flôr, Cristhiane Cunha. "Leituras dos professores de ciências do ensino fundamental sobre as histórias da ciência." Florianópolis, SC, 2005. http://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/102538.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica
Made available in DSpace on 2013-07-16T01:13:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 225442.pdf: 1061182 bytes, checksum: e56aa61758cacbcdbb5238cadfb5c6e4 (MD5)
Neste estudo enfatizo as leituras que os professores de ciências do ensino fundamental apresentam sobre as histórias da ciência. Utilizando como principal referencial teórico a análise do discurso da linha francesa, me propus a buscar junto a cinco professores de ciências do ensino fundamental suas leituras sobre as histórias da ciência, ou seja, quais os sentidos são atribuídos sobre esse tema, quais são suas fontes de leitura e suas possíveis contribuições para promover uma melhoria no ensino de ciências. A forma de olhar para as entrevistas está baseada na compreensão de que a linguagem não é transparente, que os sentidos para um texto não são dados e nem estão à espera de serem descobertos, pois estes são construídos pelos leitores dependendo das condições de produção dessas leituras. O perfil observado nos entrevistados mostrou que são professores abertos a inovações no ensino de ciências, principalmente àquelas de ordem metodológica. A análise das entrevistas semi-estruturadas evidenciou que as fontes de leituras sobre o tema apontam predominantemente para o livro didático, as enciclopédias e os trabalhos extraclasse feitos pelos alunos, onde há uma história geralmente voltada a biografias rápidas, nomes e datas de "heróis" da ciência, algo que está pronto, acabado e linear. Diante desta leitura, os professores não vêem muitos benefícios na utilização de abordagens históricas no ensino de ciências, confundindo a história da ciência com "dar aulas" de história. Por outro lado, fazem uma conexão entre a utilização de abordagens históricas e os vínculos entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), mostrando uma leitura diferente da anterior, mais voltada aos rumos atuais da educação em ciências. De qualquer forma, uma das contribuições desta dissertação é apontar para a necessidade da utilização de abordagens históricas da ciência nos cursos de formação
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Abrantes, Antônio Carlos Souza de. "Ciência, educação e sociedade: o caso do Instituto Brasileiro de Educação, Ciência e Cultura (IBECC) e da Fundação Brasileira de Ensino de Ciências (FUNBEC)." reponame:Repositório Institucional da FIOCRUZ, 2008. https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/3981.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2012-05-07T14:46:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) 000011.pdf: 4947541 bytes, checksum: 72ad8c8cc778368a558ca2b551c4b8a1 (MD5) Previous issue date: 2008
O IBECC como Comissão Nacional da UNESCO no Brasil foi criado logo após o fim da Segunda Guerra com o objetivo de atuar em projetos de educação, ciência e cultura. A iniciativa surge de um contexto internacional que destacava cada vez mais o papel da ciência no desenvolvimento das nações e que irá encontrar em São Paulo, quando da criação da Comissão Paulista do IBECC, um debate presente em torno do papel da ciência como instrumento de desenvolvimento nacional. Este debate remete a uma discussão que se inicia já nos anos 1920 em torno da reforma educacional necessária para um país que se industrializa. Será esta coalizão de cientistas e educadores, aliada a um projeto internacional que irá permitir o surgimento de uma iniciativa inovadora na divulgação e no ensino de ciências, seja através de feiras de ciência, concursos e produção de material didático e kits de experimentação. Esta experiência irá nos anos 1970 convergir para uma proposta industrial integrando num mesmo projeto, educação, pesquisa e atividade industrial, o que mostra que os caminhos percorridos pela ciência tendo em vista sua institucionalização são fortemente marcados pelos contextos locais. (AU)
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Morais, Eduardo Henrique Modesto de. "Os museus de ciência como territórios da educação ambiental: o caso do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, Viçosa - MG." Universidade Federal de Juiz de Fora, 2012. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2044.

Full text
Abstract:
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-07-12T14:49:10Z No. of bitstreams: 1 eduardohenriquemodestodemorais.pdf: 2670746 bytes, checksum: 6707d78700d9961e6e3faca64bf115ac (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-13T16:49:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 eduardohenriquemodestodemorais.pdf: 2670746 bytes, checksum: 6707d78700d9961e6e3faca64bf115ac (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-07-13T16:50:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 eduardohenriquemodestodemorais.pdf: 2670746 bytes, checksum: 6707d78700d9961e6e3faca64bf115ac (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-13T16:50:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 eduardohenriquemodestodemorais.pdf: 2670746 bytes, checksum: 6707d78700d9961e6e3faca64bf115ac (MD5) Previous issue date: 2012-04-03
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
A motivação para o desenvolvimento deste trabalho nasceu durante a minha graduação, quando participei como estagiário das atividades realizadas pelo Museu de Ciências da terra Alexis Dorofeef. Durante esse período, entre outros destaques possíveis, pode-se perceber a crescente importância e a inserção de instituições de educação não formal no cenário educativo atual. Assim, este trabalho teve como foco os Museus de Ciência, espaços de pesquisa e educação, que podem oferecer contribuições importantes quando falamos de questões ambientais e mais especificamente de Educação Ambiental. Pretendeu-se assim, em conjunto com os caminhos trilhados pela pesquisa qualitativa, entender a dimensão educativa presente nas práticas de Educação Ambiental realizadas pelo Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, em Viçosa – MG. As revelações alcançadas com a pesquisa foram pensadas em conjunto com Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Maria das Mercês Vasconcellos, Mauro Guimarães, Maria Esther Valente, Marta Marandino, entre outros. De modo geral, o estudo sobre o MCTAD apontou características peculiares em relação aos museus de ciência brasileiros. Presente em uma cidade de pequeno porte, o Museu foi caracterizado pelos elos, pelas relações por ele estabelecidas, sendo estas principalmente de valorização e colaboração. Valorização por suas ações serem pautadas na valorização social e cultural dos indivíduos. Colaboração através do estabelecimento de parcerias e trabalhos coletivos com a comunidade em que está inserido. A sua singularidade não se faz presente apenas na criação desses elos e relações, mas também pela influência que este estabelece na vida dessa população que o reconhece enquanto um espaço de formação e de popularização do conhecimento. Assim, a partir das reflexões suscitada com este trabalho, esperamos que novas pesquisas busquem uma maior entendimento sobre essa temática, pois somente através do diálogo com outras pesquisas, com outros olhares e com diferentes realidades poderemos buscar uma melhor compreensão dos processos estabelecidos nessas instituições.
This study was motivated during the graduation time, when I participated as an intern of the activities developed by the Museum of Soil Sciences Alexis Dorofeef. During this period, and among other possible highlights, it was possible to verify the increased importance and inclusion of non-formal education institutions in the current educational scenario. In this way, this work focused on Sciences Museums, which are spaces for research and education. Science Museums can also offer important contributions when considering about environmental issues and more specifically about Environmental Education. It was intended, along with the pathway followed by the qualitative research, to understand the educational dimension present in environmental education practices conducted by the Museum of Earth Sciences Alexis Dorofeef in Viçosa - MG. The results obtained with the research were jointly analysed with Maria da Glória Gohn, Paulo Freire, Isabel Carvalho, Maria das Mercês Vasconcellos, Mauro Guimarães, Maria Esther Valente, Marta Marandino, among others. In a general way, the study about the MCTAD (Museum of Soil Sciences Alexis Dorofeef) pointed out peculiar characteristics related to the Brazilian science museums. Situated in a small town, the Museum was characterized by the research and educational ties and the relationships established by it, mainly about valuing and collaboration. Valuing: because its actions are guided by the cultural and social valuing of individuals. Collaboration: because of the establishment of partnerships and collective work with the community where it is inserted. Its uniqueness is not present only in the creation of these ties and relationships, but also by the influence it establishes in the life of this population that recognizes the Museum as a space for training and dissemination of knowledge. Thus, as from the reflections resulted by this work, we aspire that further researches brings more contributions for this issue, because only through interaction with other studies, other perspectives, and with different realities we can get a better comprehension of the processes held by these institutions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Camillo, Juliano. "Contribuições iniciais para uma filosofia da educação em ciências." Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112015-144311/.

Full text
Abstract:
Nos últimos anos, a presença das disciplinas científicas nos currículos escolares tem sido justificada em termos da participação democrática dos indivíduos numa sociedade cada vez mais permeada por questões nas quais a ciência e tecnologia desempenham um papel fundamental. Argumentamos, no entanto, que na pesquisa em educação em ciências as análises das relações entre os processos individuais de ensino-aprendizagem e os processos de participação na coletividade são fundamentalmente dualistas, consequência das perspectivas cognitivistas-individualistas que naturalizam os processos humanos e esperam daí derivar um modelo de aplicação do conhecimento e de atuação política. A superação deste dualismo somente é possível, neste momento histórico, a partir de uma alternativa concreta aos modelos cognitivistas-individualistas que expresse, no nível ontológico-epistemológico, a unidade entre desenvolvimento humano, produção/consumo do conhecimento e manutenção do status quo/transformação da realidade. Dedicamo-nos, então, neste trabalho, a discutir o processo de desenvolvimento humano numa perspectiva histórica, numa articulação construída a partir das complementariedades e convergências da Teoria da Atividade e da perspectiva freireana, a qual chamaremos de Atividade Potencial, que, por meio de três categorias - Problema-em-si; Problema-para-si; e Ontologia do ser mais - captam a dimensão objetiva das problemáticas humanas e a possibilidade de que tais problemas sejam apropriados, de maneira que a individualidade e a coletividade humanas sejam construídas de maneira consciente. Assim, dentro desta perspectiva teórica, a questão acerca da relevância do ensino de ciências e do papel de um conjunto específico de conhecimentos (o conhecimento científico) no desenvolvimento humano pode ser concretamente posta.
In recent years the existence of scientific disciplines in the school curricula has been justified in terms of democratic participation of individuals in a society increasingly permeated by issues in which science and technology play a pivotal role. We argue, however, that in the Research in Science Education field the relationships between individual teaching-learning processes and the participation in the collectivity are analyzed under dualistic perspectives, due to cognitive-individualistic perspectives of human development that naturalize human processes and expect to derive from that a model of knowledge application and political action. Overcoming this dualism is only possible, at this historical moment, from a concrete alternative to those cognitive-individualistic perspectives, which express, in the ontological-epistemological level, the unity between human development, production/consumption of knowledge and maintenance of the status quo/ transformation of the reality. We aim to discuss human development under a historical perspective. We build on the convergences and complementarities between Activity Theory and Freirean perspective to give rise to a set of categories (Problem-in-itself; Problem-for-itself; and Ontology of being fully human), which we call Potential Activity. Those categories are able to express the objective dimension of human problems and the possibility to appropriate such problems in order to build human individuality and the human collectivity consciously. Thus, within this theoretical perspective, the issue about the relevance of science education and the role of a specific set of knowledge (scientific one) on human development can be concretely posed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Auler, Décio. "Interações entre ciência-tecnologia-sociedade no contexto da formação de professores de ciências." Florianópolis, SC, 2002. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82610.

Full text
Abstract:
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
Made available in DSpace on 2012-10-19T16:39:33Z (GMT). No. of bitstreams: 0Bitstream added on 2014-09-26T02:25:44Z : No. of bitstreams: 1 182054.pdf: 25087297 bytes, checksum: d9edde6facf72149221283d650b46cce (MD5)
Aborda-se a necessidade de associar, ao ensino de conceitos científicos, a discussão e problematização de construções historicamente realizadas sobre a atividade científico-tecnológica e que dão origem ao que se denominou mitos. Três destas construções foram focalizadas: superioridade do modelo de decisões tecnocráticas, perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia e o determinismo tecnológico. Estes mitos são entendidos como manifestações, originados direta ou indiretamente, da concepção de neutralidade da Ciência-Tecnologia, respaldando o modelo tradicional de progresso, segundo o qual o bem-estar social é decorrência linear do desenvolvimento científico-tecnológico. A estes mitos foram associados parâmetros, os quais, no seu conjunto, postulam a democratização da tomada de decisões em temas envolvendo Ciência-Tecnologia, apontando para a necessidade de superação das referidas construções. Os parâmetros, que expressam uma compreensão sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, balizaram tanto a investigação da compreensão de professores de ciências sobre as interações entre Ciência-Tecnologia-Sociedade, como os encaminhamentos a serem considerados em programas de formação inicial e continuada de professores. Metodologicamente, a pesquisa configurou-se segundo dois eixos, complementares: a explicitação e fundamentação dos parâmetros e a realização de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com um grupo de 20 professores de ciências. Buscou-se avaliar o pensar do conjunto dos professores em termos de aproximações e distanciamentos relativamente aos parâmetros. Como síntese da análise, pode-se apontar uma tendência no endosso ao modelo de decisões tecnocráticas, assim como um posicionamento, diante do avanço científico-tecnológico, próximo do determinismo tecnológico. Por outro lado, houve uma significativa rejeição ao mito da perspectiva salvacionista da Ciência-Tecnologia. Detectou-se, também, a presença significativa de contradições no pensar individual dos professores, aspecto atribuído, dentre outros fatores, a uma compreensão confusa, ambígua sobre a não neutralidade da Ciência-Tecnologia. Apontam-se oito dimensões a serem minimamente contempladas no processo de formação de professores e que podem contribuir para a superação destes mitos e contradições. Como exemplo, propõe-se cinco temas com os quais as dimensões apontadas serão trabalhadas na continuidade do trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Marques, Sofia Alexandra Maçarôco Martírio Quaresma. "As ciências na educação ambiental : contextos de comunicação." Master's thesis, Universidade de Aveiro, 2007. http://hdl.handle.net/10773/3328.

Full text
Abstract:
No âmbito do presente trabalho foram realizadas 3 actividades investigativas com alunos do 3º ciclo do ensino básico. As actividades envolveram turmas de 7º e 8º ano de escolaridade e os alunos participantes nas sessões do Clube de Ciências da Escola Básica de Sernancelhe (Viseu, Centro de Portugal). O trabalho iniciou-se com uma saída de campo, a uma ribeira localizada próximo da Escola com o objectivo de levar os alunos à formulação de problemas. A partir dos relatórios da saída de campo, dos comentários proferidos pelos alunos e das suas recolhas foi elaborado um questionário que englobava três temas: a biodiversidade vegetal, a poluição da água e os anfíbios. O questionário foi aplicado antes e após a realização das actividades investigativas, com o objectivo de avaliar aquisições cognitivas e mudanças conceptuais. As investigações são actividades práticas de maior grau de abertura que pretendem encontrar resposta a uma questão-problema de partida. Com base nas questões que os alunos explicitaram nos relatórios foram formulados os problemas subjacentes às investigações. Os alunos foram envolvidos e conduziram todas as fases da investigação, tendo a professora sido apenas um elemento orientador do processo. A poluição da água foi trabalhada pelas turmas de 8º ano que planearam testes de toxicidade com moluscos do género Lymnaea, a fim de avaliar a qualidade da água da ribeira. Três turmas do 8º ano e duas do 7º ano estudaram a biodiversidade vegetal da ribeira, o que envolveu a elaboração de um pequeno herbário e a comparação das espécies colhidas em duas épocas do ano, Outono e Primavera. O tema dos anfíbios foi trabalhado pelos alunos que frequentaram o Clube de Ciências da Escola. A análise dos questionários mostrou que não existiram diferenças significativas entre as respostas dadas pelos alunos antes e após o desenvolvimento das actividades investigativas. Não obstante, verificou-se que as investigações foram importantes para aumentar a motivação dos alunos para as aulas de ciências, desenvolver competências de raciocínio, de comunicação e contribuíram ainda para a sua sensibilização para as questões ambientais. Após a conclusão das actividades, os alunos elaboraram um relatório que, em conjunto com aquele que foi elaborado após a primeira saída de campo, mostra que as dificuldades de expressão e interpretação das mensagens escritas limitam as potencialidades destas actividades linguísticas para as aprendizagens em ciências. ABSTRACT: The work here described was developed with 7th and 8th grade students and members of the Science Club of the Basic School from Sernancelhe (Viseu, Central Portugal), and included three investigations. The starting point of the investigations was a field trip to a little stream, flowing near the school, with the aim of taking students to raise problems related to environmental issues. After this trip, students wrote a report describing their experiences and their main questions which, jointly with the records of their main comments, was the base to the elaboration of a questionnaire. This data collection instrument focused three scientific issues: plant diversity, water pollution and amphibians. Students answered the questionaire before and after the investigations in order to evaluate their cognitive acquisitions and conceptual changes. Investigations are open practical activities aimed to find an answer for a specific problem. In this study the problems were formulated based on questions wrote by students in their reports. Students were involved and led all investigations steps. The teacher´s role was to guide but not to direct their work. Water pollution was the theme developed by the 8th grade classes who planned toxicity tests using Lymnaea sp. snails. Three 8th grade classes and two 7th grade classes studied the plant diversity in the stream. They elaborated a little herbarium and compared the plant species collected in autumn and spring. The members of the Science Club focused their interests and their practical activities on amphibians. The results of the questionnaires showed any significant differences between the answers of students, before and after the investigations. Nevertheless, these activities were important to motivate students to science classes, to develop thinking and communication skills and help them to be aware of environmental issues. After the investigations have been performed, students wrote a report. This report and the one they wrote after the first field trip to the stream, demonstrated that student’s difficulties in expressing themselves and in interpreting written messages may limit the potential of writing activities in science learning
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Ciências da educação, Ciências da educação"

1

Fagundes, José. FAFI: 45 anos a serviço da educação, 1960-2005. União da Vitória, Estado do Paraná: Editora Kaygangue, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Fagundes, José. FAFI: 45 anos a serviço da educação, 1960-2005. União da Vitória, Estado do Paraná: Editora Kaygangue, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Congresso. O particular e o global no virar do milénio: Cruzar saberes em educação : actas do 5. congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Lisboa: Edições Colibri, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Varella, Drauzio. Prazer em conhecer: A aventura da ciência e da educação. Campinas, São Paulo, Brasil: Papirus 7 Mares, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ensaios em estudos culturais, educação e ciência: A produção cultural do corpo, da natureza, da ciência e da tecnologia : instâncias e práticas contemporâneas. Porto Alegre, RS: UFRGS Editora, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Simões, Maria do Socorro. Revisitando o Marajó: Um arquipélago sob o ótica da ciência, educação, cultura e biodiversidade. Brazil]: Projeto INFOPAP, 2005.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Ciência, cultura e língua em Portugal no século XX: Da Junta de Educação Nacional ao Instituto Camões. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2012.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Portugal, Assembleia da República Comissão de Educação Ciência e. Cultura. Relatórios de actividades da Comissão de Educação, Ciência e Cultura: VI Legislatura. Lisboa: Assembleia da República, 1995.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Claudionor Renato da. Pesquisas sobre cultura nas ciências da educação. Editora BAGAI, 2020. http://dx.doi.org/10.37008/978-65-87204-89-5.03.12.20.

Full text
Abstract:
O livro “Pesquisas sobre Cultura nas Ciências da Educação” reúne um pequeno texto dos estudantes iniciantes na pesquisa em pós-graduação, da disciplina “Cultura e Práticas Educativas” que participaram de sua oferta no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Goiás, Regional de Jataí (PPGE/REJ) – atualmente, Universidade Federal de Jataí, nos anos de 2018 e 2019. São textos que alinham os projetos de pesquisa ou intenções de pesquisa dos estudantes-pesquisadores em formação, ao escopo dos estudos sobre a cultura, numa vertente antropológica. Uma vertente antropológica que “conversa” com as Ciências da Educação: a ciência praxiológica, as ciências da prática ou das práticas sociais. Cada texto deve perpassar as discussões e reflexões dos referenciais sobre a cultura na antropologia e na área das ciências sociais e da sociologia; autores clássicos e outros textos apresentados como complementares e contemporâneos, a cada aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Amado, João, and João Boavida. Ciências da educação: epistemologia, identidade e perspectivas. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2008. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-0414-5.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Book chapters on the topic "Ciências da educação, Ciências da educação"

1

PACELLI NUNES BRASIL DE MATOS, EUGENIO, FLÁVIO HENRIQUE PEQUENO DE MACEDO, and LEIDIANE PINHO DA SILVA. "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.245.

Full text
Abstract:
É FATO CONHECIDO ACADEMICAMENTE QUE, DURANTE OS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA (EDUCAÇÃO INFANTIL), AS CRIANÇAS ADQUIREM CONHECIMENTOS ACERCA DO MUNDO FÍSICO, O QUE DEVE SER INCENTIVADO PELA ESCOLA. BUSCANDO AMPLIAR A APROPRIAÇÃO DESTES SABERES, ESSE TRABALHO OBJETIVOU PROMOVER O LETRAMENTO CIENTÍFICO EM CRIANÇAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO. FORAM REALIZADOS EXPERIMENTOS SIMPLES PARA APRESENTAR CONCEITOS BÁSICOS DE CIÊNCIAS PARA TURMAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL. OBSERVAÇÕES E QUESTIONÁRIOS FORAM UTILIZADOS PARA COLETA DE DADOS. OBSERVOU-SE A SURPRESA DOS ALUNOS COM AS EXPERIMENTAÇÕES E FICOU EVIDENTE O ENTENDIMENTO ACERCA DA CIÊNCIA, ENQUANTO EXPERIMENTAÇÃO E EXPLICAÇÃO PARA OS FENÔMENOS. NOS QUESTIONÁRIOS OS PAIS CONSIDERARAM QUE ENSINAR CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL ERA MUITO IMPORTANTE, POIS O LETRAMENTO CIENTÍFICO DESDE CEDO FACILITARIA O APRENDIZADO DELAS NA VIDA ESCOLAR E NO COTIDIANO. CONCLUI-SE QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL, POR MEIO DA EXPERIMENTAÇÃO, CONTRIBUIU PARA ALICERÇAR UMA BASE CIENTÍFICA, NAS CRIANÇAS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

BERTAGNA, MAÍNA. "A ASTRONOMIA E A VACINA: A HISTÓRIA DA CIÊNCIA EM VÍDEOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.007.

Full text
Abstract:
A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ABORDAGEM DO ENSINO DE CIÊNCIAS APRESENTA A CIÊNCIA COMO CONSTRUÇÃO SÓCIO-HISTÓRICA E COMO ATIVIDADE HUMANA E TEMPORAL. O PROFESSOR DE CIÊNCIAS, JÁ EM SUA FORMAÇÃO INICIAL, NECESSITA VIVENCIAR MOMENTOS NOS QUAIS SUAS CONCEPÇÕES SÃO REVELADAS E QUESTIONADAS, BEM COMO EXPERIMENTAR MOMENTOS DE ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS QUE UTILIZEM A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO ESTRATÉGIA DE PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZADO DE CIÊNCIAS. NESTE SENTIDO, ESTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO REALIZADO POR DUAS LICENCIANDAS DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE ANGRA DOS REIS, DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE (IEAR-UFF). O PROJETO SE DESENVOLVEU EM TRÊS ETAPAS, COM A FINALIDADE DE PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, POR MEIO DA ABORDAGEM DA HISTÓRIA DA CIÊNCIA. FORAM PRODUZIDOS DOIS VÍDEOS COM TEMAS RELACIONADOS À HISTÓRIA DA ASTRONOMIA E HISTÓRIA DA VACINA PARA DISCUSSÃO E UTILIZAÇÃO NA FORMAÇÃO DOCENTE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

BARBOSA FERREIRA FILHO, CLAYTON, and LARISSA ZANCAN RODRIGUES. "PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA: O FANTASMA DO PASSADO NO FUTURO DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.470.

Full text
Abstract:
DISCUTIMOS, NESTE TRABALHO, OS ASPECTOS EPISTEMOLÓGICOS DO PROGRAMA CIÊNCIA NA ESCOLA (PCE). NA PRIMEIRA SEÇÃO, APRESENTAMOS UM BREVE PANORAMA DA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, NO CONTEXTO BRASILEIRO, ATRAVÉS DOS TEMPOS. NA SEQUÊNCIA, APRESENTAMOS OS CAMINHOS METODOLÓGICOS DO TRABALHO, QUE SE CARACTERIZA COMO UMA PESQUISA QUALITATIVA EM QUE UTILIZAMOS, COMO FONTE DE INFORMAÇÕES, DOCUMENTOS INFORMATIVOS DO PCE. COM ISSO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR QUE O PCE RETOMA IDEIAS EMPÍRICO-POSITIVAS QUE ESTIVERAM PRESENTES NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS NO PASSADO, AO FOCAR NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES PRÁTICO-INVESTIGATIVAS POR PARTE DOS ESTUDANTES. JUSTIFICA-SE ISSO, DIANTE DA BUSCA PELO FOMENTO DE INGRESSO FUTURO EM CARREIRAS CIENTÍFICAS E IDENTIFICAÇÃO DE JOVENS TALENTOS. AINDA, PERCEBEMOS QUE REFLEXÕES EM RELAÇÃO AOS USOS SOCIAIS DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA, FEITAS NA CONTEMPORANEIDADE, NÃO ESTÃO PRESENTES NO DOCUMENTO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Link, Caroline, Leandra Schneider, Ana Flávia Botelho, and Ana Flávia de Souza Lino. "EDUCAÇÃO SOBRE ESTENOSES VALVARES." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 7, 114–18. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.99619130614.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Judite Ramos da, and Noemi Ramos da Silva. "UMA LEITURA DA POLÍTICA PÚBLICA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: REFORMULAÇÃO DO FIES EM 2010 E SEUS REFLEXOS NAS LICENCIATURAS." In Ciências Humanas, Política e Sociedade, 81–95. Bookerfield Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.53268/bkf21060306.

Full text
Abstract:
O principal objetivo desse trabalho é compreender a dinâmica que promoveu novos arranjos das políticas públicas voltadas à educação. Para tanto procuramos identificar e analisar as mudanças na formulação, orientação e condução da política de financiamento estudantil (FIES) atinente ao desconto para aquele estudante de licenciaturas que, após formado, atua na educação básica da rede pública. Essa análise coteja informações e dados, como aqueles resultantes do censo da educação superior, bem como vai a campo observar os motivos das opções dos universitários pelos cursos que se matricularam. Somando-se a esse matiz o intuito do gestor público em atrair e manter professores em sala de aula, na educação básica da rede pública, buscou-se lançar luz sobre o propósito dos entrevistados após sua formação universitária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

SILVA, Suéllen Moreira da. "A IMPORTANCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. Rfb Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786599152481.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

OTTO, MIKAEL. "PESQUISA EM ENSINO DE GENÉTICA: UM PANORAMA SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA." In Itinerários de resistência: pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.448.

Full text
Abstract:
O OBJETIVO DESTE TRABALHO É INVESTIGAR A PRODUÇÃO RECENTE DE ENSINO DE GENÉTICA NO ÂMBITO DO ENSINO DE CIÊNCIA POR MEIO DA INVESTIGAÇÃO DOS ANAIS DO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS ENPEC, NO PERÍODO DE 2009 A 2017, E DO PERIÓDICO CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, NO PERÍODO DE 2008 A 2018. NO TOTAL FORAM SELECIONADAS 61 PRODUÇÕES CIENTÍFICAS POR MEIO DA ANÁLISE DOS TÍTULOS E PALAVRAS-CHAVE. PARA CATEGORIZAÇÃO E ELABORAÇÃO DE QUADROS UTILIZAMOS INDICAÇÕES DE MEGID NETO (1999), OLIVEIRA, SILVA E ZANETTI (2011) E ESTEVAM, SILVA E ZAMA, (2016). OS DADOS EVIDENCIARAM UMA QUANTIDADE DE PESQUISAS SIGNIFICATIVAS VINCULADAS A RECURSOS/ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS E ENSINO MÉDIO. ALÉM DISSO, IDENTIFICOU-SE POUCA PRODUÇÃO VOLTADA AO ESTADO DA ARTE, ENSAIO, ENSINO FUNDAMENTAL, HISTÓRIA DA GENÉTICA/EVOLUÇÃO, EPIGENÉTICA E BIOTECNOLOGIA. VERIFICOU-SE TAMBÉM ESCASSA PRODUÇÃO EM RELAÇÃO À LINHA DE PESQUISA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fernández, José Eugenio Rodríguez. "A EDUCAÇÃO FÍSICA E O JOGO COMO MEIO DE EDUCAÇÃO EM VALORES." In Ciências da Saúde: Da Teoria à Prática 7, 25–29. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.9961913064.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

PRUSCH, Samuel Klippel, Igor Martins BARBOSA, Eduardo Porto SCISLESKI, Uriel Tolfo ZANINI, Elisama Josiane Mello dos SANTOS, and Luiz Fernando Cuozzo LEMOS. "A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL." In PESQUISAS EM TEMAS DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. RFB Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.46898/rfb.9786558891581.4.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SANTOS, D. S., and J. P. ATTIE. "A RELAÇÃO DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COM O SABER COTIDIANO." In EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: TECNOLOGIA E ENSINO, 21–28. Arco Editores, 2020. http://dx.doi.org/10.48209/978-65-00-oncet-2.

Full text
Abstract:
O referido estudo faz parte de uma dissertação em andamento do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFS6. Dessa forma, este trabalho visa analisar a relação da pedagogia de projetos com o conhecimento cotidiano, a partir do livro intitulado “O trabalho com projetos de pesquisa” de autoria de Jorge Santos Martins, do livro “Conhecimento escolar: ciência e cotidiano” de Alice Ribeiro Casimiro Lopes e outros autores, além de trabalhos acadêmicos disponíveis nas plataformas Capes, Scielo, BDTD e outros meios de divulgação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Ciências da educação, Ciências da educação"

1

Holanda, Silvana Caroline De. "A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1235.

Full text
Abstract:
Introdução: A Educação Ambiental se apresenta como uma estratégia para a construção holística de um novo paradigma, que incorpora dimensões social e ambiental para um desenvolvimento sustentável. No Brasil, a Constituição Federal de 1988, apresenta como dever, a defesa e a preservação do meio ambiente, fazendo surgir a Política Nacional de Educação Ambiental. Paralelo a este paradigma está o avanço do ensino a distância no país e com a pandemia do Covid-19, a Educação Presencial buscou nesta modalidade as tecnologias para o Ensino Remoto, uma alternativa para não estagnar diante da situação de saúde pública. Neste contexto, a Educação a Distância vem assumindo um papel de destaque na educação brasileira, com isto é de fundamental importância verificar como a modalidade vem abordando a Educação Ambiental. Objetivo: Identificar publicações que apresentem estudos quanto ao desenvolvimento da Educação Ambiental no âmbito da Educação a Distância. Material e métodos: Foi realizada uma revisão sistêmica das publicações a partir de uma busca na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A seguir foi realizada a leitura dos títulos, resumos e palavras-chave para analisar e definir quais das publicações seriam incluídas na revisão. Resultados: A busca apresentou 107 publicações e revendo a literatura foram selecionados 14 trabalhos para leitura completa. Os estudos abordam técnicas de como trabalhar com a Educação Ambiental na modalidade a distância no país. Conclusão: Apesar da Lei Federal nº 9.795/99 garantir que a Educação Ambiental deve estar presente em todos os meios e modalidades de ensino, integrando o currículo de todas as disciplinas, com abordagem interdisciplinar, foi possível perceber a partir da pesquisa, o pouco que se conhece dos meios utilizados pelo ensino a distância para desenvolver a temática, pelo número reduzido de publicações disponibilizadas, necessitando de outros estudos que contribuam para o melhor desempenho da Educação Ambiental nesta modalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Simão, Kátia vitória Feliciano, Elaine Soares Da Silva, and Michelline Soares Da Silva Souza. "A IMPORTÂNCIA DA DISCIPLINA DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1784.

Full text
Abstract:
Introdução: O ensino da disciplina de Ciências, passou a ser objeto de reflexão educacional. Algumas pesquisas buscam mostrar a importância do ensino de ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. O PCN (1997), enfatiza que para que o ensino e aprendizagem se realizem de forma significativa é necessário considerar os conhecimentos do aluno, do professor e da Ciência. Pois o ensino de Ciências deve ir para além da sala de aula. Fazendo com que as crianças se utilizem dela para entender o mundo em que vive. Por este motivo os currículos escolares devem ser trabalhados de forma em que os alunos participem de seu processo de ensino-aprendizagem. Segundo o PCN (Brasil, 1997, p.18), O ensino de ciências tem o objetivo de “Dar condições para o aluno identificar problemas a partir de observações sobre um fato, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a tirar conclusões sozinho.” Para tanto é preciso valorizar os conhecimentos prévios dos alunos, sua vivência, sua cultura e o senso comum. Entretanto é necessário os professores sejam comprometidos com a disciplina de Ciências. Através do curso de formação continuada ofertado pela UFPB, que realizamos este trabalho cujo o objetivo é identificar e analisar os documentos que viabiliza o ensino de ciências nos seres iniciais. o caminho metodológico é de cunho bibliográfico acerca do tema. Resultado: através dos levantamentos de dados constatamos que apesar da disciplina de ciências está viabilizada pelas diretrizes ainda nos deparamos com escolas que precisam preencher a lacuna entre o “pensar e o agir”, formando cidadãos que saibam ouvir e dialogar ativamente e professor capaz de nutrir o interesse da criança, em seu processo de aprendizagem. Conclui-se que o processo de ensino-aprendizagem na disciplina de ciências nos seres iniciais deve respeitar as fases de desenvolvimento em que as crianças se encontram, desta forma é de extrema importância que os professores tenham uma formação sólida e de qualidade, pois quando pensamos na atuação do professor veremos a importância de o mesmo ter um arcabouço teórico para que ele possa interver junto aos seus alunos em seus diversos aspectos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Andrade, Murilo Ferreira, and Apolliane Xavier Moreira Dos Santos. "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: VIVÊNCIAS POSSÍVEIS NA PANDEMIA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Biológicas On-line. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1293.

Full text
Abstract:
Introdução: O projeto “Educação Ambiental no Núcleo de Educação da Infância (Nedi): brincando com coisa séria” da Universidade Federal de Lavras (UFLA), integra o Programa de Extensão “Formação Integral na Educação Infantil: articulando saberes e práticas” e tem como objetivo geral desenvolver um amplo trabalho de conscientização e educação ambiental com crianças de três a cinco anos matriculadas no Nedi. Objetivos: Despertar o interesse e a sensibilidade das crianças e de suas famílias pelas questões ambientais e práticas sustentáveis e produzir, juntamente com a comunidade escolar, práticas ecopedagógicas voltadas para a reflexão sobre os recursos naturais; espaços verdes no ambiente doméstico no período pandêmico e conscientização em torno do lixo. Nesse sentido, buscando produzir um trabalho interdisciplinar, o projeto conta com a participação de estudantes da UFLA de diversas áreas do conhecimento: Ciências Biológicas, Educação e Engenharias. Material e métodos: Utiliza a revisão bibliográfica buscando fazer um levantamento dos materiais que tratam do tema da educação ambiental no contexto da educação infantil, encaminhando-se assim, a reflexão e a produção das práticas ecopedagógicas com as crianças e famílias envolvidas nas vivências a partir dos materiais pesquisados. Resultados: A criação de uma página na rede social Instagram, onde foi desenvolvido o perfil @econediufla, com objetivo de divulgar os conteúdos educativos vinculados à temática ambiental produzidos pelo grupo e as práticas ecopedagógicas realizadas no âmbito doméstico com as crianças e famílias participantes. Conclusão: Promover a introdução de uma cultura de educação ambiental e de práticas sustentáveis no dia a dia das casas durante a pandemia se faz necessário, tendo em vista o distanciamento de muitas famílias dos ambientes naturais e do contato com os animais. Ademais, desenvolver movimentos educativos que estejam voltados para a educação ambiental, só reforça o sentido mais amplo da educação, mas que precisa ser destacado a partir de um aspecto – ambiental – para lançar luz em questões que necessitam ser ressaltadas, debatidas e analisadas de modo mais contundente nos mais diferentes contextos sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Carolina Queiroz de Vasconcelos Santos, Ana, Rozana Da Cruz Dos Santos, Thainara De Castro Coelho, and Whasgthon Aguiar de Almeida. "ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO." In III SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DO DOUTORADO INTERINSTITUCIONAL EM EDUCAÇÃO-UERJ/UEA; II CICLO NACIONAL DE DEBATES INTERDISCIPLINARES CEST/UEA; III SEMINÁRIO EDUCA; SEMANA DA PEDAGOGIA; MOSTRA DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE TEFÉ E PIBID-CEST-UEA. Tefé, Amazonas: Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/cicloeduca.223107.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rosa, Benício Barbosa, Cícera Renata Silva dos Santos Oliveira, Gabriella Acioli Brilhante Chaves, Ilieza Sousa dos Santos, and Luiz Faustino dos Santos Maia. "Educação permanente: produzindo práticas em saúde mental." In II SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE. FACULDADE ESTÁCIO DE CARAPICUÍBA, 2019. http://dx.doi.org/10.24281/rremecs.2019.05.27a31.iispccs2.26.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

da Silva Moraes, Elenice, Íris Moura de Pontes, Luana Patrícia da Silva, Luan Allison Félix de Oliveira, and Telma Lúcia de Andrade Lima. "MODELO DE GESTÃO COOPERATIVISTA: UM ESTUDO NA COOPERATIVA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB." In I Congresso Internacional das Ciências Agrárias. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2016. http://dx.doi.org/10.31692/2526-7701.icointerpdvagro.2016.00036.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Moster, Claudia, Carolina Gomes Moreira, Renata Pontes Araujo, Cleide Silva De Souza, and Alessandro Moreira Lima. "PROJETO DE EXTENSÃO DA UFRRJ “MULHERES NAS CIÊNCIAS FLORESTAIS”." In I Congresso Nacional On-line de Conservação e Educação Ambiental. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/1689.

Full text
Abstract:
Introdução: O setor florestal foi considerado de “vocação masculina”, devido à relação com atividades desenvolvidas em campo. No entanto, cursos de engenharia florestal seguem a tendência da educação superior, com aumento da presença feminina. Ações para a divulgação de mulheres em diferentes áreas das ciências florestais e o reconhecimento de pioneiras, contribuem à educação para a igualdade de gênero e a diminuição de situações de discriminação e preconceito. Objetivo: O objetivo do projeto de extensão “Mulheres nas Ciências Florestais” da UFRRJ, foi realizar o levantamento e a divulgação da participação de mulheres atuantes na área, divulgando possibilidades de atuação profissional e valorizando as profissionais em diferentes setores. Material e métodos: A principal ação realizada foram entrevistas, a partir do levantamento de currículo, de nomes obtidos em universidades, institutos, órgaos do governo, empresas e instituições do terceiro setor. Os critérios para análise, em ordem de relevância, foram: graduação; experiência profissional; contribuições para a ciência; prêmios; ocupação de cargos relevantes; e título. A classificação possibilitou identificar nomes com maior relação à área florestal, independente do tempo de experiência. As entrevistas ocorreram por meio de plataformas gratuitas para reuniões virtuais, no período de outubro de 2020 a julho de 2021. Resultados: Foram levantados 138 nomes relevantes, sendo entrevistadas 17 mulheres no período considerado. As entrevistas editadas foram disponibilizadas no Youtube®, com vídeos acima de 30 visualizações (https://www.youtube.com/channel/UCvo6Fh2rWfGOg-2urcpkmOg). As redes sociais Facebook® e Instagram®, utilizadas para a divulgação das entrevistas e informações associadas ao tema, resultaram em mais de 590 seguidores, e postagens com alcance acima de mil pessoas (@mulheresnascienciasflorestais). Conclusão: O método empregado para a seleção demonstrou ser democrático, pois foi possível abranger diferentes gerações e experiências de vida, em momentos históricos distintos da área florestal. No entanto, o projeto de extensão demanda maior tempo de ação, a fim de obter uma quantidade significativa de entrevistas. Por outro lado, o alcance do público, por meio das redes sociais, foi maior do que a disponibilização dos vídeos. Portanto, embora seja válido manter o canal no Youtube®, a maior divulgação do tema ocorre através de Facebook® e Instagram®.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

GUEDES, Murilo Henrique Ferreira. "A Autoridade da Ciência como forma de desenvolvimento de concepções ingênuas: uma possibilidade de debate ao ensino de Ciências." In XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Recife, Brasil: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/14045.12-1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

ALENCAR DE SOUSA SILVEIRA, MARIA LUCIMAR, LUCIENE LIMA DE ASSIS PIRES, and FLOMAR AMBROSINA OLIVEIRA CHAGAS. "A RELAÇÃO ENTRE O ENSINO DE CIÊNCIAS, A ABORDAGEM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E A INVISIBILIDADE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA FEMININA." In XIV Colóquio Internacional "Educação e Contemporaneidade". Grupo de Estudos e Pesquisas "Educação e Contemporaneidade", 2020. http://dx.doi.org/10.29380/2020.14.05.12.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

BRANDÃO SOUZA, MARIANE, and JOELMA DE FÁTIMA MENDES BANDEIRA. "A LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E OS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ATUAL." In I Congresso Internacional de Educação: Diversidade, Formação e Saberes Docentes. Montes Claros - MG, Brazil: Galoa, 2018. http://dx.doi.org/10.17648/cied-2018-91725.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography