Academic literature on the topic 'Critérios de revisão'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Critérios de revisão.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Critérios de revisão"

1

Svensson, Göran, and Greg Wood. "A CROSS-CONTINENTAL EXAMINATION AND COMPARISON OF DESCRIPTIVE CRITERIA IN MARKETING JOURNALS – AMJ, EJM AND JM." Revista de Negócios 12, no. 3 (2008): 74. http://dx.doi.org/10.7867/1980-4431.2007v12n3p74-87.

Full text
Abstract:
O objetivo é melhorar a investigação transcontinental e a comparação dos critérios descritivos não tradicionais numa seleção de periódicos acadêmicos de ponta na área de marketing. A amostragem de periódicos é restrita ao exame e comparação de três destes periódicos que são: Australian Marketing Journal (AMJ), European Journal of Marketing (EJM) e the Journal of Marketing (JM), nos quais predominam estudos de caráter empírico. Além disso, mostrou-se que, nos periódicos considerados, temas gerais predominam sobre edições especiais. O exame e comparação dos critérios estão baseados numa análise de contexto de 811 artigos publicados durante o período de seis anos, entre 2000-2005. Artigos que não são classificados dentro da categoria de estudos empíricos, tais como revisão geral, revisão da literatura, papers teóricos, revisão e comentários de livros são também menos publicados. Também, mostrou-se que, nestes periódicos, foram publicadas menos edições especiais ou seções especiais. A principal contribuição deste estudo reside na investigação e comparação dos critérios descritivos em periódicos de diferentes continentes, especialmente analisando critérios que não foram explorados e relatados previamente na literatura. Palavras chave: Marketing. Periódicos. Descritivo. Critério. Investigação. Comparação. Transcontinental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moraes, Augusto César Ferreira de, Camila Sanchez Fulaz, Edna Regina Netto-Oliveira, and Felipe Fossati Reichert. "Prevalência de síndrome metabólica em adolescentes: uma revisão sistemática." Cadernos de Saúde Pública 25, no. 6 (2009): 1195–202. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2009000600002.

Full text
Abstract:
O objetivo do estudo foi revisar a literatura sobre a prevalência da síndrome metabólica e seus componentes em adolescentes (10-19 anos). Realizou-se busca nas bases eletrônicas MEDLINE e SciELO, referências dos artigos encontrados e contato com autores. Apenas artigos originais que utilizaram os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do National Cholesterol Education Program's Adult Treatment Panel III (NCEP-ATP III) foram considerados. Dezesseis estudos preencheram os critérios de inclusão. Destes, oito estudos foram realizados em países de renda baixa ou média, mas nenhum no Brasil. A prevalência de síndrome metabólica entre os estudos que utilizaram o critério da NCEP-ATP III variou de 4,2% a 15,4%. Utilizando-se o critério da OMS, as prevalências foram mais elevadas: 4,5% a 38,7%. Dentre os componentes da síndrome, o triglicéride elevado apresentou maior prevalência, com valores entre 4,9% a 75%, e a glicose elevada apresentou as menores prevalências. Conclui-se que, apesar do baixo número de estudos localizados, a ocorrência da síndrome metabólica entre adolescentes é um problema de saúde com alta prevalência. A prevalência de síndrome metabólica em adolescentes brasileiros é desconhecida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Denise De, Silvana Anita Walter, and Tatiana Marceda Bach. "Critérios de validade em pesquisas em estratégia: uma análise em artigos publicados no EnAnpad de 1997 a 2010." RAM. Revista de Administração Mackenzie 13, no. 6 (2012): 225–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712012000600010.

Full text
Abstract:
Os critérios de validade constituem-se em elementos fundamentais que compõem o rigor metodológico de um estudo científico. Diante disso, esta pesquisa teve por objetivo analisar os critérios de validade utilizados em estudos científicos da área de estratégia, publicados nos anais do Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad) entre 1997 e 2010. Na revisão teórica, abordam-se critérios de validade dos autores Selltiz, Wrightsman e Cook (1987), Straub e Carlson (1989), Cooper e Schindler (2003), Babbie (2005), Hair Jr., Anderson, Tatham e Black (2005), Yin (2005), Brewer e Hunter (2006) e Malhotra (2006). A partir da revisão de literatura, visando ampliar a adoção de critérios de validade, propõem-se itens que possam auxiliar os pesquisadores a verificar a adequação de seus estudos aos principais critérios. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica com 53 artigos da área de estratégia, bem como se fez análise de conteúdo do referencial teórico dos artigos e se submeteram os dados à análise descritiva de frequência e percentual da utilização de validação quanto ao tipo de pesquisa (quantitativa, qualitativa e que mesclam as duas abordagens); aos tipos de critérios de validação empregados; e às obras mais citadas ao abordar validação. Constatou-se que as validades convergente, discriminante, de conteúdo e de construto foram os critérios mais empregados nos estudos revisados e que a validade de critério (validade de critério, concorrente e preditiva), apesar de amplamente abordada na literatura, foi empregada em menos de 10% desses estudos. Entre os resultados obtidos, verificou-se ainda que, na área de estratégia, são realizadas pesquisas que denotam preocupação com a validação, mas que esse número ainda é pequeno diante da quantidade de artigos publicados na área no período analisado, havendo espaço para exploração de outros critérios de validade, como a validação de critério. Espera-se que este estudo possa contribuir, por meio da divulgação e da orientação a respeito dos principais critérios de validade, para que as pesquisas adotem procedimentos de pesquisa voltados à validação dos instrumentos de pesquisa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira, Maria Cecilia Gonzaga, and Rosaly Favero Krzyzanowski. "Periódicos científicos: critérios de qualidade." Pesquisa Odontológica Brasileira 17, suppl 1 (2003): 43–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912003000500007.

Full text
Abstract:
Traz uma revisão histórica da literatura sobre avaliação de periódicos e qual a metodologia utilizada nessas avaliações. Enfoca a necessidade de se cuidar dos aspectos de conteúdo (mérito) dos periódicos juntamente com os relacionados a forma de apresentação baseada em normas técnicas para que o periódico atinja uma qualidade global. Apresenta um resumo dos aspectos mais importantes das normas para apresentação de periódicos e artigos científicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Andrade, Almir Ferreira de, Robson Luis Oliveira de Amorim, Wellingson Silva Paiva, Eberval Gadelha Figueiredo, Leonardo Borges de Barros e. Silva, and Manoel Jacobsen Teixeira. "Propostas para revisão dos critérios clínicos de morte encefálica." Revista de Medicina 86, no. 3 (2007): 132. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v86i3p132-137.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Praxedes, Marcus Fernando da Silva, Gleideson Cerqueira dos Santos Pereira, Claudia Feio da Maia Lima, Djanilson Barbosa dos Santos, and Jamille Sampaio Berhends. "Prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados para idosos segundo os Critérios de Beers: revisão sistemática." Ciência & Saúde Coletiva 26, no. 8 (2021): 3209–19. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232021268.05672020.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se realizar uma revisão sistemática para identificar e avaliar a prevalência da prescrição de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI), segundo os Critérios de Beers, em idosos hospitalizados com ≥65 anos. Foram consultadas cinco bases de dados: BVS, Cochrane Library, CINAHL, MEDLINE e Web of Science. Foram identificados 19 artigos, selecionados a partir de critérios de elegibilidade. A média de idade foi 78,2 anos e o critério mais utilizado para a identificação dos MPI para idosos foi o de Beers 2015 (57,9%). Um total de 221.879 idosos recebeu prescrição inapropriada, a prevalência média foi de 65.0%, com destaque para o sistema gastrointestinal (15,3%) e os inibidores da bomba de prótons (27,7%) como a principal classe de medicamento prescrita. Conclui-se que os Critérios de Beers possibilitaram a identificação da alta prevalência na prescrição dos MPI. Os resultados desta revisão poderão auxiliar na tomada de decisão dos profissionais de saúde, no intuito de se evitar a administração dos MPI e propor melhores práticas que garantam a segurança do idoso hospitalizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sotsek, Nicolle Christine, Drielle Sanchez Leitner, and Adriana de Paula Lacerda Santos. "Uma revisão sistemática dos critérios do Building Performance Evaluation (BPE)." Revista ALCONPAT 9, no. 1 (2018): 1–14. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v9i1.260.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é fornecer, por meio de uma revisão sistemática da literatura focada no controle de qualidade das edificações, um banco de dados para apresentar os critérios mais utilizados pelo Building Performance Evaluation (BPE). Mediante a esta revisão, 782 artigos foram identificados, dos quais 15 foram selecionados considerando aderência do tema a pesquisa e período de publicação. As principais informações sobre os artigos, seus autores e revistas foram debatidas. Os critérios de desempenho compilados pelos artigos analisados utilizaram como base: a literatura, questionários e entrevistas com usuários e profissionais da área, consulta a especialistas do segmento e visitas técnicas as edificações. Com tais critérios identificados foi possível definir 9 dimensões de análise que são apresentadas e discutidas neste documento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Marinho, Ana Wanda Guerra Barreto, Anderson da Paz Penha, Marcus Tolentino Silva, and Taís Freire Galvão. "Prevalência de doença renal crônica em adultos no Brasil: revisão sistemática da literatura." Cadernos Saúde Coletiva 25, no. 3 (2017): 379–88. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x201700030134.

Full text
Abstract:
Resumo Introdução A doença renal crônica é um problema global de saúde pública, e no Brasil sua prevalência é incerta. Objetivo Estimar a prevalência de doença renal crônica em adultos do Brasil. Método Realizou-se revisão sistemática com buscas no MEDLINE, Embase e outras bases. Dois pesquisadores selecionaram os estudos, extraíram os dados e avaliaram a qualidade. Resultados Incluímos 16 estudos: inquéritos populacionais que utilizaram critério autorreferido encontraram prevalência nacional de 4,57% (1998) a 1,43% (2013); naqueles que usaram hipercreatininemia, a prevalência foi 3,46% em Bambuí (1997) e 3,13% em Salvador (2000). Estudos com amostras não representativas usaram critérios clínico-laboratoriais e tiveram maiores prevalências: entre 6,26-7,26% em campanhas de saúde (2002-2010), 8,94% em servidores públicos (2008-2010), 9,62% em usuários de laboratório privado (2003), 27,20% em pacientes hospitalizados (2013) e 1,35-13,63% na atenção primária (2010-2012). Pacientes em terapia dialítica representam 0,05% da população. Discussão Os estudos com representatividade populacional não aferiram a doença adequadamente, e investigações com melhores critérios diagnósticos tiveram amostragem por conveniência. A heterogeneidade entre pesquisas inviabilizou a elaboração de meta-análise. Conclusão A prevalência de doença renal crônica variou de acordo com o método empregado na definição da doença. Pelos critérios populacionais, 3-6 milhões teriam a doença. Aproximadamente 100.000 recebem diálise no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Ardenghi, Luciana Grolli, Alana Verza Signorini, Ana Carolina Battezini, Silvia Dornelles, and Carlos Roberto de Mello Rieder. "Ressonância magnética funcional e deglutição: revisão sistemática." Audiology - Communication Research 20, no. 2 (2015): 167–74. http://dx.doi.org/10.1590/s2317-64312015000200001471.

Full text
Abstract:
Objetivo Avaliar a viabilidade e segurança da ressonância magnética funcional para a avaliação de áreas corticais envolvidas na deglutição. Estratégia de pesquisa Conduziu-se uma busca entre abril de 2003 e abril de 2013, usando as palavras chave “functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “dysphagia” e“functional magnetic resonance imaging” or“fMRI” and “swallowing” na base de dados PubMed. Critérios de seleção Os estudos foram revisados por análise de seus títulos eabstracts e os critérios de inclusão utilizados foram: pesquisas envolvendo seres humanos, utilização de exames neurofuncionais, referência à função de deglutição, análise de população adulta e/ou idosa, relação com patologias neurológicas. Resultados A estratégia de busca resultou em 1167 citações, das quais apenas 35 preencheram os critérios de elegibilidade. Conclusão A ressonância magnética funcional foi considerada segura e viável para a avaliação de áreas corticais envolvidas na deglutição. Entretanto, os relatos de utilização de ressonâcia magnética funcional diferiram entre os estudos revisados e houve variabilidade na metodologia utilizada, dificultando as comparações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Chauffaille, Maria de Lourdes L. F. "Neoplasias mieloproliferativas: revisão dos critérios diagnósticos e dos aspectos clínicos." Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia 32, no. 4 (2010): 308–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-84842010005000091.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Critérios de revisão"

1

Amaral, Larissa Maria Garib do. "Critérios diagnósticos do TDAH: uma revisão de literatura." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/15886.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-28T20:40:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Larissa Maria Garib do Amaral.pdf: 665248 bytes, checksum: 9563625e015943d8ad9627a2e7270d86 (MD5) Previous issue date: 2009-11-26<br>This study was dedicated to a revision of the literature published in Brazil, in the period from 1999 to 2009, about the instruments used in order that been established the diagnosis of the Disorder of the Attention-Deficit/Hyperactivity Disorder (ADHD). We look the protocols investigate which neuropsicológicos and scales of evaluation more used in order that the diagnosis been still established, as well as the possible differences between the predominances of the disorder as a result of the instrument of inquiry and, the personality's characteristics of the children considered hyperactive through the evaluations of projective tests, with intention of collaborating for the explanation of the diagnostic process. We check that there is a diversity of instruments of evaluation and that those bring differences in the predominance of the disorder. The tests neuropsicológicos, what examine the executive functions, appeared appropriate in the investigation of specific difficulties like selective attention, inhibitory control and flexibility and the projective tests pointed to characteristics of the psychological functioning of the children and adolescents with TDAH like feelings of anguish and difficulties in the processing of the emotions. These results point to the necessity of integration of the protocols of evaluation aiming at a global understanding of the patient with the disorder<br>Este estudo se dedicou a uma revisão da literatura publicada no Brasil, no período de 1999 a 2009, acerca dos instrumentos utilizados para se estabelecer o diagnóstico do Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Buscamos investigar quais os protocolos neuropsicológicos e escalas de avaliação mais utilizadas para se estabelecer o diagnóstico, bem como as possíveis diferenças entre as prevalências do transtorno em decorrência do instrumento de pesquisa e ainda, as características de personalidade das crianças consideradas hiperativas por meio das avaliações de testes projetivos, com intuito de colaborar para o esclarecimento do processo diagnóstico. Verificamos que existe uma diversidade de instrumentos de avaliação e que esses acarretam diferenças na prevalência do transtorno. Os testes neuropsicológicos, que examinam as funções executivas, mostraram-se adequados na investigação de dificuldades específicas como atenção seletiva, controle inibitório e flexibilidade e os testes projetivos apontaram características do funcionamento psíquico das crianças e adolescentes com TDAH como sentimentos de angústia e dificuldades no processamento das emoções. Esses resultados apontam para a necessidade de integração dos protocolos de avaliação visando um entendimento global do paciente com o transtorno
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moura, Bianca Serpa da Fonseca Del Negro de. "Critérios para o diagnóstico da necrose pulpar em dentes decíduos: revisão sistemática." Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/23/23132/tde-04042018-101358/.

Full text
Abstract:
A necrose pulpar pode ser comumente observada no paciente odontopediátrico que sofreu trauma dentário ou que apresenta profundas lesões de cárie dentária. Sabese que existe uma falta de consonância a cerca de quais sinais são utilizados para o diagnóstico da necrose pulpar em dentes decíduos, o que acarreta em uma literatura carente de estudos que integrem todas as informações a cerca desta patologia. Assim, o objetivo desta revisão sistemática foi realizar um levantamento para compilar e discutir os critérios descritos na literatura para realizar o diagnóstico de necrose pulpar em dentes decíduos. Esta revisão foi realizada seguindo as orientações do \"PRISMA Statement\". A busca para acessar os artigos existentes foi realizada até outubro de 2017 e a base de dados bibliográficos escolhida foi o PubMed. As palavras chaves utilizadas combinaram termos relacionados a crianças, dentição decídua e necrose pulpar. Dois examinadores, de maneira independente, analisaram os critérios de inclusão e de exclusão, sem restrição de idioma, e em casos de divergência um terceiro examinador, considerado expert no assunto, foi consultado para decisão final. Dessa maneira, foram encontrados 1823 artigos, dos quais 401 foram incluídos para leitura na íntegra, restando 59 (14,7%) que compreenderam os estudos de interesse para esta revisão sistemática. A concordância entre os examinadores foi calculada através do teste de Cohen\'s Kappa, resultando em K = 1,0 para a etapa de inclusão e K = 0,97 para a etapa de exclusão. Considerando o objetivo dos estudos encontrados, 49,1% eram estudos de tratamento, no qual a necrose pulpar era abordada como critério de inclusão dos participantes no estudo, seguido de 18,6% trabalhos de levantamento, sendo todos a respeito de trauma dentário. Foi observado que em apenas 13,5% dos artigos a necrose pulpar foi abordada como o desfecho do estudo. Em 95% dos estudos a definição do conceito sobre a necrose pulpar foi fornecida pelos próprios autores. No restante, quando a referência era citada, esta também apresentava a definição de necrose pulpar através dos próprios autores. A respeito da causa da necrose pulpar, foi encontrado que a maioria dos dentes decíduos a apresenta devido a lesões de cárie dental, sendo os molares decíduos os mais afetados. Observou-se que em relação aos critérios utilizados para realizar o diagnóstico da necrose pulpar, 44% dos estudos utilizam os critérios clínicos e radiográficos de maneira conjunta. Foi permitido calcular a ocorrência dos sinais clínicos utilizados em 27,1% dos estudos, dos sinais observados nos exames complementares em 50,8%, e da necrose pulpar em 15,2%. Além disso, permitiu-se identificar sinais e sintomas que foram relacionados com a presença da necrose pulpar em 23,7% dos estudos. Assim, é possível concluir que existe uma combinação de sinais clínicos e radiográficos para realizar o diagnóstico de necrose pulpar em dentes decíduos, destacando-se a presença da fístula em 57,6% dos estudos, e a presença de lesão periapical e/ou lesão de furca em 71,2%. Concluiu-se também que 76,2% dos estudos não utilizam testes pulpares.<br>Pulpal necrosis may be commonly observed in children that suffered dental trauma or severe caries lesions. It is known that there is a lack of agreement regarding which signs should be used to diagnose pulpal necrosis in primary teeth, leading to a literature in needy of studies that integrate all the information about this disease. Therefore, the aim of this systematic review was to perform a data collection to compile and discuss the criteria described in the literature to perform the diagnose of pulpal necrosis in primary teeth. This systematic review was conducted following the \"PRISMA Statement\". To access the literature a search was conducted through PubMed in order to identify papers published until October 2017. The search strategy combined words related to children, deciduous teeth and pulpal necrosis. Two reviewers, independently, identified the inclusion and exclusion criteria, with no language restriction, and in cases of disagreement a third examiner, considered an expert in the subject, was consulted for the final decision. Therefore, 1823 articles were identified, from them 401 were included for complete scanning, remaining 59 (14.7%) studies that fulfilled the eligibility criteria for this systematic review. The interexaminer agreement was measured through Cohen\'s Kappa Statistic, resulting in K = 1.0 for the inclusion criteria and K= 0.97 for the exclusion criteria. Regarding the aim of the studies that were found, 49.1% were treatment studies, where pulpal necrosis was accessed as inclusion criterion for the participants of the study, followed by 18.6% studies of investigation, all about dental trauma. It was observed that only in 13.5% of the papers pulpal necrosis was approached as the outcome of the study. In 95% of the studies, the definition about the concept of pulpal necrosis was given by the authors themselves. In the remaining studies, when the reference was quoted, it also reported the definition by the authors themselves. Considering the cause of pulpal necrosis, it was found that most of the deciduous teeth were affected by caries lesions and the primary molars were the most affected. It was also observed that related to the criteria for the diagnosis of pulpal necrosis, 44% studies apply clinical and radiographic criteria combined. It was possible to calculate the occurrence of the used clinical signs in 27.1% of the studies, of the signs observed in auxiliary exams in 50,8% and of the pulpal necrosis in 15.2%. Besides, it was possible to identify signs and symptoms that were related to the presence of pulpal necrosis in 23.7% of the studies. Hence, it is possible to conclude that there is a combination of clinical and radiographic signs to perform the diagnosis of pulpal necrosis in primary teeth, highlighting the presence of sinus tract in 57.6% of the studies and the presence of periapical/ interradicular lesion in 71.2%. It was also concluded that in 76.2% of the studies do not use pulp sensibility tests.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Celia, Gomes de Miranda Regina. "Uma Revisão Sistemática Sobre Equipes de Desenvolvimento de Software: Tipologia, Características e Critérios de Formação." Universidade Federal de Pernambuco, 2011. https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/2426.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-12T15:58:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivo3255_1.pdf: 2119500 bytes, checksum: 358621ebb8511e4b482e9fcc34969cd6 (MD5) license.txt: 1748 bytes, checksum: 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 (MD5) Previous issue date: 2011<br>No desenvolvimento de software, a equipe tem papel fundamental na condução e execução das atividades. Conhecer esta forma de organização do trabalho no desenvolvimento de software é importante para melhorar a efetividade das equipes na direção do objetivo final de produzir software de melhor qualidade. O método de pesquisa utilizado neste trabalho foi a Revisão Sistemática de Literatura, que analisou trinta e sete trabalhos publicados entre os anos de 1981 e 2010. Foram mapeados o conhecimento sobre as equipes de desenvolvimento de software (tipos, propriedades/características, estruturas e funcionamento) e os critérios de formação das mesmas. Como resultados, identificamos três tipologias dominantes: Bazar, Catedral e Autoorganizadas. O perfil técnico, o comportamento, a personalidade e outros fatores foram identificados como critérios utilizados na formação das equipes. Também identificamos os antecedentes necessários para a efetividade do trabalho em equipes de desenvolvimento de software. Os resultados podem ser utilizados na prática do desenvolvimento de software na indústria, além de mostrar oportunidades para novos trabalhos de pesquisa
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Vicente, Manassés. "Proposta de critérios para seleção das tecnologias de enterprise application integration: baseado em revisão da literatura." u, 2015. https://app.uff.br/riuff/handle/1/1452.

Full text
Abstract:
Submitted by Marcia Silva (marcia@latec.uff.br) on 2016-02-03T20:52:22Z No. of bitstreams: 1 DISSERT MANASSES VICENTE.pdf: 2610789 bytes, checksum: 11b7e25414d7db496b0844456246caf4 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-02-03T20:52:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERT MANASSES VICENTE.pdf: 2610789 bytes, checksum: 11b7e25414d7db496b0844456246caf4 (MD5) Previous issue date: 2015-11-07<br>Existem duas abordagens para integração de sistemas de informação: ERP (Enterprise Resource Planning) e EAI (Enterprise Application Integration), sendo a mais conhecida a primeira delas. A integração fornecida pelo ERP não é por si só suficiente visto que falhou em atender a todas as áreas funcionais, deixando uma lacuna preenchida por softwares especialistas ou sistemas legados, principalmente em verticais de mercado não atendidas pelo ERP. É através da integração dos vários tipos de aplicações empresariais – EAI – que se atinge a integração ou inter-relacionamento dos processos de negócios e/ou estruturas de negócios. Portanto, ela é tanto estratégica quanto operacional, pois afeta os resultados das organizações, conferindo-lhes competitividade e sustentabilidade nos negócios. Entretanto, as dificuldades do EAI começam na escolha / seleção das tecnologias existentes ainda no processo de aquisição, tornando a tomada de decisão na aquisição de tecnologias ou soluções de EAI uma tarefa complexa e difícil devido aos critérios não apenas quantitativos, mas também qualitativos. O objetivo desta pesquisa é definir critérios para seleção de tecnologias de EAI. O método de pesquisa consiste na revisão da literatura para mapear os critérios usados na seleção de softwares, principalmente EAI e ERP, e na análise do conteúdo da norma ISO/IEC 25010:2011 sobre os critérios de qualidade de software e do Guia de Aquisições do Modelo de Referência para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS-BR) baseado na Norma Internacional ISO/IEC 12207:2008 que descreve o processo de aquisição de software e serviços correlatos. Este estudo apresentou como contribuição, além da quantidade expressiva de critérios identificados na literatura possíveis de serem usados no processo de aquisição de softwares, um conjunto de critérios provenientes da literatura científica e técnica, categorizados em três níveis, que possibilita aos profissionais de EAI poderem atuar de modo proativo desde a escolha da solução de EAI.<br>There are two approaches for the information systems integration: ERP (Enterprise Resource Planning) which is well-known, and EAI (Enterprise Application Integration). The ERP integration is not totally satisfactory as it has failed in supplying all functional areas, providing space to be filled by specialized softwares or legacy systems, mainly in market verticals where ERP could not meet. By the integration with the several types of business applications – EAI – it is possible to reach an integration or interrelationship of the business processes and/or structures; therefore, it is as strategic as operational since it affects the organizational results, providing the organizations business competitiveness and sustainability. However, the EAI’s difficulties lie in choosing/selecting the existing technologies in the acquisition process, turning the decision-making of technologies or EAI solutions acquisition a hard and complex task due to the criteria not only quantitative but also qualitative. The purpose of this research is to define criteria for EAI technologies selection. The method of research consists of literature revision to map the criteria used in softwares selection, mainly the EAI and ERP, and analysis of ISO/IEC 25010:2011 standard content on the software quality criteria and Guia de Aquisições do Modelo de Referência para Melhoria de Processo do Software Brasileiro (MPS-BR) based on ISO/IEC 12207:2008 International Standard, which describes the acquisition process of software and associated services. This study has presented as contribution, aside from the significant amount of the identified criteria in the literature and their possibility of being used in software acquisition process, a set of criteria derived from scientific and technical literature, categorized in three levels, enabling EAI’s professionals to act proactively from the choice of EAI solution.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Puglieri, Fábio Neves. "Revisão e análise ambiental e operacional de métodos de ecodesign baseados em QFD e FMEA." Universidade de São Paulo, 2010. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18156/tde-26112010-153613/.

Full text
Abstract:
A partir da década de 1990, iniciou-se uma difusão de métodos e ferramentas direcionadas à adequação ambiental de produtos, cuja aplicação é realizada em determinadas fases do seu desenvolvimento. Porém muitos destes métodos publicados não integram questões ambientais importantes, como a perspectiva de ciclo de vida, resultando muitas vezes no desenvolvimento de produtos ineficientes do ponto de vista do ecodesign. Assim, este trabalho tem por objetivo analisar alguns destes métodos de modo que possam garantir o desenvolvimento de produtos ambientalmente mais adequados. Para isto foi realizada uma revisão sistemática sobre requisitos para métodos de ecodesign, o que permitiu identificar características que o ecodesign deve atender, tanto do ponto de vista ambiental quanto do operacional. Por meio destes requisitos foram propostos critérios utilizados na análise de 19 métodos de ecodesign baseados no FMEA e no QFD. Como resultado da análise, identificou-se que a grande maioria dos métodos analisados não estão de acordo com o que a literatura sugere.<br>During 1990s decade began a scattering of methods and tools aimed at the environmental suitability of products whose application is performed at certain stages of development. However, many of these published methods do not incorporate important environmental issues, the prospect of life cycle, often resulting in inefficient product development from the standpoint of ecodesign. This study aims to examine some of these methods to ensure the development of more environmentally suitable products. So it was carried out a systematic review of ecodesign requirements for methods, which allowed us to identify characteristics that these methods must meet from the environmental point of view and application. Through these requirements have been proposed criteria used in the analysis of 19 ecodesign methods based on FMEA and QFD. As a result of this analysis, it was identified that most part of the methods reviewed are not in agreement with literature suggestions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Falavigna, Maicon. "Impacto do rastreamento do diabetes mellitus gestacional segundo os critérios da Associação Internacional de Grupos de Estudo em Diabetes e Gravidez." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2013. http://hdl.handle.net/10183/182029.

Full text
Abstract:
Diabetes mellitus gestacional (DMG) é um estado de intolerância aos carboidratos, caracterizado por hiperglicemia de intensidade variável detectada durante a gestação. Apesar de ser geralmente assintomático, esse estado hiperglicêmico associa-se a eventos adversos perinatais, como macrossomia e pré-eclampsia, e seu diagnóstico é realizado geralmente através de programas sistemáticos de rastreamento. Ao longo das últimas cinco décadas, diferentes critérios foram propostos para o diagnóstico do DMG. Atualmente, o critério mais utilizado em nosso meio é o proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1999. Em 2010, a International Association of Diabetes and Pregnancy Study Groups (IADPSG) propôs um novo critério diagnóstico para o DMG, baseado nos resultados do estudo HAPO (Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome). Nos últimos três anos o critério da IADPSG vem ganhando importância, sendo adotado por diversas organizações, incluindo a American Diabetes Association (ADA). O critério proposto pela IADPSG abrange alterações glicêmicas bem mais discretas para a glicemia em jejum e permite o diagnóstico com apenas um valor alterado entre três testados (jejum, 1h e 2hs após sobrecarga glicêmica). Por consequência, classifica como diabetes gestacional um maior número de gestantes do que o critério da OMS de 1999. Diversas organizações, entre elas a OMS, estão revisando suas recomendações relacionadas ao diagnóstico do DMG. Os artigos desta tese visaram subsidiar decisões do grupo consultivo da OMS para o diagnóstico do diabetes gestacional. O objetivo geral da tese foi avaliar o impacto da adoção do critério diagnóstico da IADPSG no rastreamento universal do DMG e a qualidade da evidência que apoia essa adoção. Em específico buscou-se: (1) avaliar a efetividade do tratamento do DMG; (2) 8 estimar o impacto de programas de rastreamento baseados nos critérios diagnósticos da OMS e da IADPSG; (3) estimar a prevalência do DMG de acordo com o critério do IADPSG e o aumento da prevalência com a adoção desse critério. MÉTODOS Para os objetivos 1 e 3 foram realizadas revisões sistemáticas da literatura. A primeira revisão sistemática avaliou a efetividade do tratamento específico para o diabetes gestacional, comparado aos cuidados antenatais usuais, em mulheres com DMG diagnosticadas segundo distintos critérios. A segunda revisão sistemática estimou a prevalência global do DMG de acordo com o critério da IADPSG e o seu aumento quando comparado aos demais critérios. Para o objetivo dois foi realizado um estudo de simulação com o objetivo de avaliar o impacto do rastreamento universal baseado em critérios da OMS e da IADPSG sobre desfechos perinatais. Os parâmetros utilizados foram subsidiados por revisões da literatura. A avaliação da qualidade da evidência para as questões abrangidas nos três objetivos foi realizada segundo a abordagem proposta pelo Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) working group. RESULTADOS Há evidência moderada a alta de que o tratamento específico para o DMG, diagnosticado a partir de critérios variados, reduza a incidência dos seguintes eventos adversos materno-fetais: macrossomia fetal (RR=0,47; IC95% 0,34-0,65; NNT=11,4), nascidos grande para a idade gestacional (GIG) (RR=0,57; IC95% 0,47-0,71; NNT=12,2) e pré-eclampsia (RR=0,61; IC95% 0,46 – 0,81; NNT=21). 9 Simulações baseadas no rastreamento universal segundo os critérios da OMS de 1999 e da IADPSG mostram que os dois rastreamentos reduzem a incidência de nascidos GIG em 0,53% (IC 95% 0,37 – 0,74%; NNS = 189) e em 0,85% (IC 95% 0,54 – 1,29%; NNS = 117), e de pré-eclampsia em 0,27% (IC 95% 0,10 – 0,45%; NNS = 376) e em 0,39% (IC 95% 0,15 – 0,65%; NNS = 257), respectivamente. Quando comparado ao critério da OMS, o rastreamento baseado no critério da IADPSG reduz a incidência de nascidos GIG (0,32%; IC 95% 0,09 – 0,63%; NNS = 309) e de pré-eclampsia (0,12%;(IC 95% 0,01 – 0,25%; NNS = 808). Dada a natureza das comparações indiretas realizadas no modelo de simulação, a qualidade da evidência foi considerada muito baixa. A prevalência global do DMG de acordo com o critério da IADPSG é de 18,7% (IC95% 15,8 – 21,7%; qualidade de evidência baixa), variando de acordo com a região geográfica avaliada. Comparado com o critério da OMS, é esperado um aumento relativo de sua prevalência em 53% (IC95% 23 – 90%; qualidade de evidência baixa). CONCLUSÕES O tratamento do DMG reduz eventos adversos relacionados à gestação e a qualidade da evidência é adequada. Contudo, o rastreamento universal do DMG tem um impacto modesto na prevenção de eventos adversos perinatais. O rastreamento segundo o critério diagnóstico proposto pela IADPSG previne maior número de eventos adversos que o critério da OMS de 1999, contudo classifica um maior número de mulheres como portadoras de diabetes gestacional. Portanto, a adoção desse critério tem implicações econômicas e de utilização de serviços de saúde, que precisam ser consideradas e avaliadas em nível local para sua implementação.<br>Gestational diabetes mellitus (GDM) is a state of carbohydrate intolerance characterized by hyperglycemia of variable intensity detected during gestation. Although generally asymptomatic, this hyperglycemic state is associated with perinatal adverse events, such as macrosomia and preeclampsia, and its diagnosis is usually performed through systematic screening programs. Over the last five decades, different criteria have been proposed for the diagnosis of GDM. Currently, the criteria proposed by the World Health Organization (WHO) in 1999 is the most used in Brazil. In 2010, the International Association of Diabetes and Pregnancy Study Groups (IADPSG) proposed a new diagnostic criteria for GDM, based on the results of the Hyperglycemia and Adverse Pregnancy Outcome (HAPO) study. In the last three years, the IADPSG criteria has gained importance, being adopted by several organizations, including the American Diabetes Association (ADA). The criteria proposed by the IADPSG has low a cutoff for fasting glycemia and allows the diagnosis with only one abnormal value among three glycemic evaluation (fasting, 1h and 2h after glycemic overload). As a consequence, it classifies more pregnant women as GDM than the 1999 WHO criteria. Several organizations, including the WHO, are reviewing their recommendations related to the diagnosis of GDM. The articles of this thesis aimed to support decisions of the WHO advisory group for the diagnosis of gestational diabetes. The objective of this thesis was to evaluate the impact of the adoption of the IADPSG diagnostic criteria in the universal screening of GDM and the quality of the evidence that supports its adoption. Specifically, we aimed to: (1) evaluate the 11 effectiveness of GDM treatment; (2) estimate the impact of screening programs based on the WHO and IADPSG diagnostic criteria; (3) estimate the prevalence of GDM according to the IADPSG criteria and the GDM prevalence increase with the adoption of this criteria. METHODS For the objectives 1 and 3, we conducted systematic reviews of the literature. The first systematic review evaluated the effectiveness of specific treatment for gestational diabetes, compared to usual antenatal care, in women with GDM diagnosed according to different criteria. The second systematic review estimated the overall prevalence of GDM according to the IADPSG criteria and its increase when compared to other criteria for the condition For the objective 2, a simulation study was conducted to evaluate the impact of universal screening based on 1999 WHO and IADPSG criteria on perinatal outcomes. The quality of evidence was assessed according to the approach proposed by the Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE) working group. RESULTS There is moderate to high quality of evidence that treatment for GDM reduces the incidence of the following maternal-fetal adverse events: macrosomia (RR = 0.47, 95% CI 0.34-0.65; NNT = 11.4), large for gestational age (LGA) births (RR = 0.57, 95% CI 0.47-0.71; NNT = 12.2), and preeclampsia (RR = 0.61, 95% CI 0.46-0.81; NNT = 21). Simulations based on universal screening strategies according to the 1999 WHO criteria and the IADPSG criteria showed that both reduce the incidence of LGA births in 12 0.53% (95% CI 0.37 to 0.74%; NNS = 189) and 0.85% (95% CI 0.54-1.29%, NNS = 117) and preeclampsia in 0.27% (95% CI 0.10-0.45%, NNS = 376) and in 0.39% (95% CI 0.15-0.65%, NNS = 257), respectively. When compared to the WHO criteria, screening based on the IADPSG criteria reduces the incidence of LGA births (-0.32%, 95% CI -0.09 to -0.63%, NNS = 309) and preeclampsia (-0.12, 95% CI -0.01 to -0.25%, NNS = 808). Given the nature of the indirect comparisons made in the simulation model, the quality of the evidence was considered very low. The overall prevalence of DMG according to the IADPSG criteria is 18.7% (95% CI: 15.8 - 21.7%, low quality of evidence), varying according to the geographic region evaluated. Compared to the 1999 WHO criteria, the expected relative increase in prevalence is 53% (95% CI 23-90%, low quality of evidence) CONCLUSION Treatment of GDM reduces adverse events related to pregnancy and the quality of evidence regarding its effectiveness is adequate. However, universal screening of GDM has only a modest absolute impact on the prevention of perinatal adverse events. Screening according to the diagnostic criteria proposed by the IADPSG reduces the number of adverse events compared to a screening strategy according to the 1999 WHO criteria, but it classifies a larger number of women as having gestational diabetes. Therefore, the adoption of this criteria for GDM screening has a negative impact on cost and resourses use that need to be considered for its implementation.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Lima, Maria Cristina Aguiar. "Dengue com complicações no Estado da Bahia: uma revisão a luz dos critérios da OMS (1997 e 2009)." Instituto de Saúde Coletiva, 2010. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27096.

Full text
Abstract:
Submitted by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2018-08-27T13:28:47Z No. of bitstreams: 1 Diss MP Maria Cristina Aguiar Lima. 2010.pdf: 701637 bytes, checksum: 958fbfe399cafe951de515c1c37529bf (MD5)<br>Approved for entry into archive by Maria Creuza Silva (mariakreuza@yahoo.com.br) on 2018-08-27T14:06:47Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Diss MP Maria Cristina Aguiar Lima. 2010.pdf: 701637 bytes, checksum: 958fbfe399cafe951de515c1c37529bf (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-08-27T14:06:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Diss MP Maria Cristina Aguiar Lima. 2010.pdf: 701637 bytes, checksum: 958fbfe399cafe951de515c1c37529bf (MD5)<br>O Dengue é uma das doenças infecciosas de maior relevância na atualidade, cuja forma mais grave, a Febre Hemorrágica do Dengue (FHD), constitui-se uma das principais causas de hospitalização e morte em crianças, em países endêmicos, um importante problema de Saúde Pública para o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS), desde a década de 1970, recomenda critérios para classificação e confirmação da doença, no entanto os critérios para confirmação de FHD, recomendados a partir de 1997, são considerados rígidos, excluindo casos das estimativas da doença. O Ministério da Saúde brasileiro, buscando identificar todas as formas graves da doença, incluiu a esta classificação mais uma categoria denominada: Dengue com complicações (DCC). Em novembro de 2009, a OMS publicou uma nova classificação da doença em duas formas principais: Dengue e Dengue Severo e uma forma intermediária, denominada Dengue com Sinais de Alarme. Este estudo tem por objetivo conhecer o perfil clínico – epidemiológico dos casos de Dengue com Complicações no Estado da Bahia, qual a proporção desses casos que se enquadraria de fato como FHD bem como Dengue Severo e finalmente verificar, à luz da classificação da OMS, quais os critérios de FHD não foram atendidos. Utilizou-se estudo descritivo de todos os 2.138 casos de DCC, que epresentaram 2,3% das 91.441 notificações de dengue em residentes no Estado da Bahia entre 2007 e 2009. Analisou-se as variáveis: sexo; faixa etária; raça/cor; escolaridade; as manifestações clínicas: hemorragias, extravasamento plasmático, trombocitopenia; tipos de complicações: alterações neurológicas, disfunção cardiorrespiratória, insuficiência hepática, derrames cavitários, hemorragia digestiva, leucometria; sorologia (IgM); classificação final,hospitalização e óbito. Verificou-se a concordância entre os casos de DCC com definições de FHD e Dengue Severo, calculou-se coeficientes de incidência, letalidade e hospitalização. Os resultados revelaram concordância em 13,0% dos casos de DCC com a definição de FHD; em 33,4% com Dengue Severo e elevação em 38% dos casos de FHD no período após revisão da classificação final encontrada no SINAN. Conclui-se que os casos de DCC representam um número expressivo de casos graves da doença, que a rigidez dos critérios da classificação da OMS de 1997, excluiu casos de FHD das estimativas estaduais e que a atual definição de Dengue Severo e Dengue com Sinais de Alarme aumentará a sensibilidade na identificação dos casos mais graves da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bellorio, Marcos Bruno. "Revisão sobre critérios de fadiga para cabos condutores de energia e uso de metodologia para estimativa de sua vida remanescente." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2009. http://repositorio.unb.br/handle/10482/5951.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Mecânica, 2009.<br>Submitted by Jaqueline Ferreira de Souza (jaquefs.braz@gmail.com) on 2010-11-11T15:24:36Z No. of bitstreams: 1 2009_MarcosBrunoBellorio.pdf: 1800293 bytes, checksum: a7c6b5c97e0b0799f6fb4bcf15ae8fc8 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2010-11-19T23:13:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2009_MarcosBrunoBellorio.pdf: 1800293 bytes, checksum: a7c6b5c97e0b0799f6fb4bcf15ae8fc8 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2010-11-19T23:13:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009_MarcosBrunoBellorio.pdf: 1800293 bytes, checksum: a7c6b5c97e0b0799f6fb4bcf15ae8fc8 (MD5)<br>O presente trabalho tem como objetivo conduzir uma revisao critica sobre as diferentes metodologias existentes para o projeto e manutencao de linhas de transmissao de energia quanto a fadiga sob condicoes de fretting. Entre as metodologias estudadas, o metodo da Cigre para calculo da vida remanescente mostrou ser a mais consistente e util. Uma vez concluida a analise critica aplicou-se estas metodologias para um conjunto de dados medidos para um cabo da Eletronorte em uma linha de transmissao de 230 kV instalada na regiao Norte do Brasil no trecho de travessia Vila do Conde - Guama. Essa analise permite estimar a durabilidade do cabo e constituiu importante ferramenta de analise para o setor de manutencao de empresas da area. Atualmente ha uma forte demanda das empresas do setor de transmissao de energia eletrica para tentar elevar o nivel da carga de pre-esticamento do cabo condutor. Isso alem de reduzir custos amenizaria dificuldades operacionais associadas, por exemplo, a construcao de torres muito altas para a travessia de grandes rios Amazonicos. Nesse sentido, esse trabalho propos uma alternativa para o calculo da curva de resistencia a fadiga do cabo na presenca de maiores cargas de esticamento. Ate onde o autor tenha conhecimento, essa e uma proposta inedita no sentido que, na presenca de cargas de esticamento mais elevadas costuma-se corrigir apenas os valores da solicitacao dinamica do cabo por meio da correcao do fator de rigidez na formula de Poffenberger-Swart. Essa e a primeira tentativa de corrigir-se nao apenas a solicitacao, mas tambem a curva de resistencia a fadiga da montagem cabo/grampo de suspensao. Uma discussao sobre a necessidade dessa medida e construida em detalhes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT<br>The aim of this work is to conduct a critical review of the different existing methodologies for the design and maintenance of overhead conductors under fretting fatigue. Among these methodologies, the Cigre method for remain life calculation has proved to be the most consistent and useful. Once the critical review was concluded those methodologies were applied using a set of data obtained from an Eletronorte overhead conductor installed in the North region of Brazil. This analysis allows one to estimate the durability of the overhead conductor which is a very important tool for the maintenance sector of transmission line companies. Nowadays there is a strong demand from the electrical transmission line companies to elevate the stretch factor (Every Day Stress - EDS) of the overhead conductor. This will reduce the costs and the operational difficulties associated to it, for instance, the construction of very high towers for the crossing of large Amazon rivers. In this context, this work proposed an alternative way to calculate the conductor fatigue curve for higher pre-loads. To the author’s knowledge, this is a proposal without precedent in the sense that in a presence of higher stretch loads it is common to correct only the values for dynamic loads by correcting the stiffness factor of Poffenberger-Swart formula. This is the first proposal to correct the stiffness factor and also the fatigue endurance limit curve for the conductor/clamp set. A discussion on the need for this measure is constructed in detail.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

TAVARES, Suelene Brito do Nascimento. "Eficiência do pré-escrutínio rápido, revisão aleatória de 10% e critérios clínicos de risco como métodos de controle interno da qualidade dos exames citopatológicos cervicais." Universidade Federal de Goiás, 2007. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/1742.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-07-29T15:29:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Suelene Brito do Nascimento Tavares.pdf: 1452329 bytes, checksum: 6d86236e3c08daf9227c6b9f207128b7 (MD5) Previous issue date: 2007-09-06<br>Cytopathology is an effective method of screening for cervical cancer; however, this method has high rates of false-negative results (FNR). To reduce FNR, routine measures of internal and external quality control are required in laboratories. The 10% random review of negative smears (R-10%) is the most commonly used method; however, it is not effective in reducing FNR. Nevertheless, there is evidence that the review of smears selected according to clinical risk factors (RCRF) and rapid prescreening (RPS) of all smears present good results. This study evaluated the performance of RPS, R-10% and RCRF as methods of internal quality control of cervical smear testing. The sample was composed of a total of 6,135 cervical smears from women who had attended Basic Health Clinics in Goiânia Goiás between March 2006 and March 2007. The cytopathological results were classified according to the 2001 Bethesda System. Initially, 6,135 smears were submitted to RPS followed by routine scrutiny (RS). Following RS, smears classified as negative were selected on the basis of clinical risk criteria, while 10% of all the smears were selected randomly, both sets then being submitted to the respective reviews. Four cytologists were responsible for RPS, RS, R-10% and RCRF, and three for reviewing the abnormal and discordant smears from any of the reviews. The smears classified as negative in RPS, RS, R-10% and RCRF were considered to have a final diagnosis (FD) of negative. Smears considered suspect or unsatisfactory at RPS were analyzed separately by two other cytologists. Smears considered abnormal or unsatisfactory at RS, R-10% and/or RCRF were likewise reviewed. When the two reviewing cytologists reached concordant diagnoses, these were considered the FD. Discordant results were analyzed by a third cytologist and a consensus meeting was held to define the FD. All stages of the study were performed blinded except for the consensus meeting. Smears classified as negative at RS, which were suspect at RPS and/or considered abnormal at R-10% and RCRF and confirmed abnormal in the FD, were considered FN results. Of the 6,135 smears, 5,522 were classified as negative, 84 as unsatisfactory and 529 as abnormal in the FD. Sensitivity of RPS was 63.0% for all abnormalities and 96.7% for high-grade squamous intraepithelial lesion (HSIL) compared to RS. The sensitivity of RPS was 74.9% for all abnormalities and 95.0% for HSIL compared to FD. The sensitivity of R-10% was 53.8% for all abnormalities when compared to FD. R-10% failed to detect any cases of HSIL. The sensitivity of RCRF was 64.0% for all abnormalities and 75.0% for HSIL compared to the FD. RPS identified an additional 132 (2.15%) abnormal smears, whereas R-10% and RCRF identified an additional 7 (0.11%) and 32 (0.52%), respectively. In conclusion, RPS is an effective method of internal quality control and has better sensitivity than R-10% and RCRF for the detection of FN results. It also allows the FN rate of the laboratory to be monitored and permits continuous evaluation of the prescreening cytologist and the routine screening cytologist.<br>O exame citopatológico é um método eficiente para prevenir o câncer do colo do útero, no entanto, apresenta altas taxas de resultados falso-negativos (RFN). Para reduzir os RFN, são necessárias medidas de controle interno e externo da qualidade na rotina dos laboratórios. O método de revisão aleatória de 10% dos esfregaços negativos (R-10%) é o mais utilizado, no entanto, não é eficiente para reduzir os RFN. Porém, há evidências de que a revisão dos esfregaços selecionados por critérios clínicos de risco (RCCR) e o pré-escrutínio rápido (PER) apresentam bons resultados. Esse estudo comparou o desempenho do PER, R-10% e RCCR como métodos de controle interno da qualidade dos esfregaços cervicais. A casuística foi constituída por 6.135 esfregaços citopatológicos cervicais de mulheres atendidas nas Unidades Básicas de Saúde de Goiânia GO, no período de março de 2006 a março de 2007. Os resultados citopatológicos foram classificados de acordo com o Sistema de Bethesda 2001. Inicialmente 6.135 esfregaços foram submetidos ao PER e em seguida ao escrutínio de rotina (ER). Após o ER os esfregaços classificados como negativos foram selecionados com base em critérios clínicos de risco e aleatoriamente 10% do total de esfregaços e submetidos às respectivas revisões. Quatro citologistas foram responsáveis pelo PER, ER, R-10% e RCCR e três pelas revisões dos esfregaços alterados e discordantes em qualquer revisão. Os esfregaços com resultados negativos no PER, ER, R-10% e RCCR foram considerados diagnóstico final (DF). Os esfregaços com resultados suspeitos ou insatisfatórios, pelo PER, foram analisados separadamente por dois outros citologistas. Também os esfregaços cujos resultados foram considerados alterados ou insatisfatórios pelo ER, R-10% e/ou RCCR foram igualmente revisados. Quando os dois citologistas revisores emitiram diagnósticos concordantes estes foram considerados DF. Os resultados discordantes foram analisados por um terceiro citologista e em uma reunião de consenso foi definido o DF. Todas as etapas do estudo foram realizadas às cegas, exceto na reunião de consenso. Os esfregaços classificados como negativos pelo ER que foram suspeitos pelo PER e/ou alterados nas R-10% e RCCR e confirmados pelo DF foram considerados RFN. Dos 6.135 esfregaços, 5.522 foram classificados como negativos, 84 como insatisfatórios e 529 como alterados pelo DF. A sensibilidade do PER foi de 63,0% para todas as anormalidades e de 96,7% para lesão intra-epitelial escamosa de alto grau (HSIL) quando comparado ao ER. A sensibilidade do PER foi de 74,9% para todas as anormalidades e de 95,0% para HSIL quando comparado ao DF. A sensibilidade da R-10% foi de 53,8% para todas as anormalidades quando comparado ao DF e não detectou nenhuma HSIL, enquanto a sensibilidade da RCCR foi de 64,0% para todas as anormalidades e de 75,0% para HSIL quando comparado ao DF. O PER acrescentou 132 (2,15%) esfregaços alterados, enquanto que a R-10% e a RCCR acrescentaram sete (0,11%) e 32 (0,52%), respectivamente. Enfim, o PER é uma alternativa eficiente de controle interno da qualidade, apresentando maior sensibilidade que as R-10% e RCCR na detecção de RFN. Permite, ainda, monitorar a taxa de RFN do laboratório, assim como avaliar continuamente o desempenho tanto do pré-escrutinador quanto do escrutinador de rotina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sichieri, Karina. "Mortalidade associada ao uso de medicamentos potencialmente inapropriados, segundo critério de Beers: revisão sistemática e metanálise." Universidade de São Paulo, 2012. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/7/7139/tde-22042014-161333/.

Full text
Abstract:
Na atualidade, a questão dos eventos adversos a medicamentos nos idosos apresenta grande importância, dada a expansão populacional deste grupo e o impacto negativo destes eventos, que muitas vezes apresenta associação com o uso de medicamentos potencialmente inapropriados (MPI). Tendo em vista que os resultados dos estudos sobre o impacto do uso de MPI na mortalidade de idosos, ainda são inconclusivos, o objetivo foi identificar e analisar na literatura científica as evidências de que o uso de MPI em idosos, segundo critério de Beers, encontra-se associado a mortalidade. Trata-se de uma revisão sistemática finalizada em 20 de Julho de 2012, cujos procedimentos metodológicos seguiram as recomendações do Joanna Briggs Institutte e Systematic Reviews Centre for Reviews and Dissemination guidance for undertaking reviews in health care. Na busca das publicações foram utilizadas as bases de dados Pubmed/Medline, Lilacs, Scopus, Embase, International Pharmaceutical Abstracts, Web of science, Sciencedirect; CINAHL, Current contents connect, Proquest Dissertation and Theses, Banco de teses-CAPES. A seleção das publicações e extração das informações dos estudos foi realizada por dois investigadores de forma independente. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela lista de verificação Newcastle-Ottawa. A amostra da RS foi constituída por 17 estudos, sendo que destes, oito publicações compuseram a metanálise. Na síntese descritiva observou-se que a maioria dos estudos apresentou nível de evidência IV (94,1%), cujo delineamento foi coorte (94,1%), usou técnica de amostragem não probabilística (64,7%), coletou dados de modo prospectivo (64,7%), utilizou amostra superior a 1.000 idosos (64,7%), realizou seguimento de 12 a 24 meses (52,9%) e a obtenção do desfecho mortalidade ocorreu em bases de dados (64,7%). A metanálise que totalizou a participação de 90.611 participantes apontou que idosos que utilizaram MPI apresentaram maior risco relativo para o desfecho de mortalidade (RR=1,11; IC 95% 1,01 1,22; p = 0,023), de acordo com os critérios de Beers, independente do cenário do estudo, da existência de comorbidades, de polifarmácia ou do tipo de MPI usado.<br>Currently, the issue of adverse drug events in the elderly presents great importance, given the expansion of this population group and the negative impact of these events, which often presents association with the use of Potentially Inappropriate Medications (PIM). Having in mind that the results of studies on the impact of using MPI elderly mortality are still inconclusive, the aim was to identify and analyze the evidences in the scientific literature that the use of PIM in the elderly, according to the Beers criteria, is associated with mortality. This is a Systematic Review finalized in July 20, 2012, whose methodological procedures followed the recommendations of the Joanna Briggs Institutte and Systematic Reviews - Centre for Reviews and Dissemination Guidance for Undertaking Reviews in Health Care. In the search of the publications were used databases Pubmed / Medline, Lilacs, Scopus, Embase, International Pharmaceutical Abstracts, Web of science, Sciencedirect, CINAHL, Current Contents Connect, Proquest Dissertation and Theses database-CAPES. The selection of publications and extraction of the information of the studies was conducted by two researchers independently. The methodological quality of studies was assessed by checklist Newcastle-Ottawa. The sample was composed of RS 17 studies, of which eight publications were included in the meta-analysis. In the synthesis descriptive observed that most studies showed level of evidence IV (94.1%), whose design was cohort (94.1%) used non-probability sampling technique (64.7%), collected data from prospectively (64.7%) used sample of more than 1,000 elderly (64.7%), realized during 12 to 24 months (52.9%) and obtaining of outcome mortality occurred in databases (64.7% ). The meta-analysis which totaled the participation of 90,611 participants pointed out that the elderly who have used PIM had higher relative risk for the outcome of mortality (RR = 1.11, 95% CI 1.01 to 1.22, p = 0.023), according to Beers criteria, regardless of the setting of the study, the existence of co-morbidities, polypharmacy, or the type of PIM used.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Critérios de revisão"

1

Silva, Peterson Amaro da, and Neide de Aquino Noffs. Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física Escolar: significados existentes nesta proposta. Brazil Publishing, 2020. http://dx.doi.org/10.31012/978-65-5861-072-4.

Full text
Abstract:
Este livro tem como objetivo discutir os significados que se encontram existentes na proposta pedagógica do Planejamento Participativo nas aulas de Educação Física Escolar. A pesquisa que foi desenvolvida, perpassou por discussões sobre gestão democrática na escola e a construção coletiva do projeto político pedagógico e o Currículo com diferentes pessoas em seu planejamento e desenvolvimento. Com isso, a disciplina de Educação Física se apresenta como um componente curricular que, ao longo dos anos, passou por diferentes contextos educacionais. Todavia, surgiram diversos estudos que possibilitaram diferentes pontos de vista e abordagens, e também como componente curricular embasado por documentos oficiais. Os trabalhos pesquisados nos anais de três eventos acadêmicos da área de Educação Física, são eles, Seminário de Metodologia do Ensino de Educação Física (Semef), Seminário de Educação Física e o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte (Conbrace), tendo como critério de seleção palavras “Educação Física Escolar”, “Planejamento Participativo”, “Sondagem”, “Construção de Conhecimento” e “Saberes dos Alunos” nos títulos dos trabalhos acadêmicos para a sua seleção A metodologia que utilizamos para a leitura e discussão dos trabalhos, foi desenvolvida por meio de uma revisão integrativa com o objetivo de identificar e discutir as possibilidades, potencialidades, desafios e dificuldades que cada trabalho selecionado apresenta no desenvolvimento de um Planejamento Participativo. Por fim, os significados existentes nesta proposta pedagógica nas aulas de Educação Física Escolar têm em sua construção desafios como as dificuldades dos envolvidos com a educação escolar na participação nas tomadas de decisões, a participação das pessoas em diferentes ambientes que elas frequentam. Simultaneamente contradições entre possibilidades e dificuldades nesta proposta pedagógica, existentes em uma educação democrática de caráter humanista, que estimule a autonomia de todas as pessoas envolvidas com o contexto educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Critérios de revisão"

1

Oliveira Sousa, Vitória Carolina, and Diego Rodrigues Pessoa. "RESPOSTA CRÔNICA DA CARGA INTERNA DE TREINAMENTO: treinamento continuo versus treinamento intermitente." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.11.

Full text
Abstract:
Objetivos: Verificar as diferentes modulações nos marcadores da carga de treino em exercício contínuo e intermitentes. Métodos: Para presente revisão foram pesquisados artigos nas bases de dados eletrônicas da MedLine/PubMed e Scielo , entre os meses de agosto e setembro de 2020. Para confronto nas bases de dados, utilizou-se os termos em inglês: (((((aerobic continuous) OR (aerobic intermittent)) OR (internal load monitoring)) OR (exercises)) AND (heart rate)) OR (exercise response). Os artigos encontrados foram submetidos a leitura dos resumos e confrontados de acordo com os critérios de inclusão dessa revisão. Resultados: Apenas 550 estudos foram considerados elegíveis para os estudos, e então foram submetidos a avaliação da qualidade metodológica e aos critérios de inclusão, os quais 541 estudos foram excluídos e, por fim, 9 estudos foram incluídos na presente revisão. Conclusão: Treinamento intermitente e contínuos de acordo com os estudos apresentados, ambos serão eficazes de acordo com o público que será aplicado esses protocolos. O profissional de educação física que tem que abdicar dessas informações para um melhor monitoramento de carga interna e externa de treinamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

DAVI AZEVEDO FERREIRA, REGINA LÍGIA WANDERLEI DE, and DAVI AZEVEDO FERREIRA. "O USO DE PSICOFÁRMACO POR PESSOAS IDOSAS: UMA REVISÃO INTEGRATIVA." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.071.

Full text
Abstract:
O SABER NA PSIQUIATRIA FARMACOLÓGICA É FUNDAMENTALMENTE EMPÍRICO, PELA FALTA DE CAUSALIDADE ENTRE EFEITOS BIOQUÍMICOS DOS PSICOFÁRMACOS E AS RESPOSTAS PSICOPATOLÓGICAS OBSERVADAS NOS PACIENTES. O ENVELHECIMENTO AUMENTA A PROBABILIDADE DE DEPENDÊNCIA A DROGAS E INTOXICAÇÃO, SIGNIFICANDO QUE OS IDOSOS SÃO VULNERÁVEIS AOS EFEITOS DESSES MEDICAMENTOS. O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO PROVER EVIDÊNCIAS INTEGRATIVAS CONTEMPORÂNEAS ACERCA DO USO DE PSICOFÁRMACOS POR IDOSOS COM SINTOMAS DE DEPRESSÃO E/OU DE ANSIEDADE. ESTUDO NO FORMATO REVISÃO DA LITERATURA DO TIPO INTEGRATIVA, REALIZADA EM MAIO DE 2020, TENDO COMO PROBLEMÁTICA: COMO SE DÁ O USO DE PSICOFÁRMACOS PELOS IDOSOS? A INVESTIGAÇÃO FOI REALIZADA NO PERIÓDICO CAPES, SCIELO E LILACS, UTILIZANDO OS DESCRITORES PSICOFÁRMACOS, DEPRESSÃO E ANSIEDADE. APÓS A APLICAÇÃO DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO E DE EXCLUSÃO, 24 ARTIGOS FORAM SELECIONADOS POR ATENDEREM AOS CRITÉRIOS ESTABELECIDOS PARA ANÁLISE. CONSTATOU-SE GRANDE USO DE PSICOFÁRMACOS NA POPULAÇÃO IDOSA, SENDO ESSA MEDICAMENTALIZAÇÃO OCORRIDA POR VÁRIOS FATORES, COMO DESIGUALDADE SOCIAOECONÔMICA, MODO COMO ENXERGA A VIDA, FATORES DE ABANDONO OU DE SENTIMENTO DE SOLIDÃO, OCORRÊNCIAS DE QUEDAS, PODENDO SER CAUSADAS PELO USO DO MEDICAMENTO OU NÃO, PÓS HOSPITALIZAÇÃO OU DURANTE, ONDE ACABA SE FAZENDO USO DE ANTIDEPRESSIVOS, BENZODIAZEPÍNICOS, ANSIOLÍTICOS E HIPONÓTICOS. EVIDENCIA-SE ASSIM, A NECESSIDADE DE UMA MELHOR COMPREENSÃO DESSA PRÁTICA MEDICAMENTOSA EM SENIS, PARA UM MELHOR PREPARO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE VÃO LIDAR COM ESSE TIPO DE TRANSTORNO EM IDOSOS, SENDO, NA MAIORIA DAS VEZES, UM PACIENTE POLIMEDICADO E DE DIFÍCIL PRESCRIÇÃO SEGURA DE MEDICAMENTOS.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

LOPES, RAQUEL FERREIRA, JAQUELINE MARIA SILVA DO SANTOS, ANA KAROLINA DOS SANTOS FERREIRA, and MARIANA QUINTILIANO WANDERLEY SANDES. "IMPLICAÇÕES NA SAÚDE MENTAL DE IDOSOS DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19." In Envelhecimento baseado em evidências: Tendências e Inovações. Realize, 2020. http://dx.doi.org/10.46943/vii.cieh.2020.01.070.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: DESCREVER OS IMPACTOS DA PANDEMIA DO COVID-19 NA SAÚDE MENTAL DAS PESSOAS IDOSAS. METODOLOGIA: TRATA-SE DE UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DO TIPO INTEGRATIVA, UTILIZANDO OS DESCRITORES: “MENTAL HEALTH”, “AGED”, “PANDEMICS”, REALIZANDO A COMBINAÇÃO ENTRE SI E O OPERADOR BOLEANO AND E COMO ESTRATÉGIA DE BUSCA NAS BASES DE DADOS: LILACS E WEB OF SCIENCE. ADOTADOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO: PUBLICAÇÕES NO PERÍODO DE 2019 E 2020 QUE TRATASSEM DO ASSUNTO, EM PORTUGUÊS E INGLÊS. COMO CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO: REPETIÇÃO NAS BASES DE DADOS, EDITORIAIS E REFLEXÕES, ALÉM DE ARTIGOS FORA DO CONTEXTO E AUSÊNCIA DE RESPOSTA QUANTO A PERGUNTA NORTEADORA DA PESQUISA. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 497, APÓS A INSERÇÃO DO FILTRO DELIMITOU 344 ARTIGOS, SELECIONADOS 35 PARA LEITURA COMPLETA, E DESTES FORAM ANALISADOS 12. CONCLUSÃO: A SAÚDE MENTAL DURANTE UMA PANDEMIA É UM FATOR DE INFLUÊNCIA CLARA PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE PESSOAS IDOSAS DEVIDO A SUA VULNERABILIDADE SOCIAL, TAL SITUAÇÃO ACABA REFLETINDO EM RESULTADOS POSITIVOS E NEGATIVOS EM TODO ESSE CONTEXTO, DEIXANDO CLARO A EVIDENTE NECESSIDADE DE SE PROMOVER INTERVENÇÕES RELACIONADAS A ESSE ASPECTO DE EMERGÊNCIA EM SAÚDE.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Ferreira Santos, Denise Gleyse, Raimundo Ribeiro Silva, and Tamyack Alves de Macêdo. "FREQUÊNCIA CARDÍACA DE ATLETAS HIDRATADOS E DESIDRATADOS." In EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES. DIGITAL EDITORA, 2021. http://dx.doi.org/10.48140/digitaleditora.2020.002.8.

Full text
Abstract:
Objetivos: O objetivo do estudo foi realizar uma revisão de literatura acerca do comportamento da frequência cardíaca (FC) de atletas submetidos a protocolos de hidratação e/ou desidratação. Métodos: Tratou-se de um estudo de revisão da literatura, no qual foram utilizados como critérios de inclusão: artigos originais disponíveis na íntegra, em revistas indexadas, de natureza clínico-experimental, que abordassem de forma enfática o comportamento da FC em atletas submetidos à hidratação e/ou desidratação, publicados na língua portuguesa, espanhola ou inglesa no período de janeiro de 2010 a maio de 2020. Resultados: Depreendeu-se desta revisão que a hidratação adequada ao longo da prática de exercícios físicos é imprescindível aos atletas, uma vez que ela vai promover uma melhor resposta cardiovascular e um melhor desempenho. Sugere-se que a FC sofra alterações em seus valores, especialmente em estados de hipohidratação, os quais são decorrentes de uma forma do organismo manter o débito cardíaco e o fluxo sanguíneo. Conclusão: Ademais, ainda existe uma escassez de estudos que avaliem o impacto comparativo de atletas hidratados ou em estado de desidratação no desempenho e na resposta cardiovascular.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Ortigara, Gabriela Barbieri, Samantha Simoni Santi, Rodrigo da Cunha Rossignollo Tavares, et al. "CRITÉRIOS PARA AS DEFINIÇÕES DE CASO DE PERIODONTITE, MUDANÇAS E INOVAÇÕES: UMA REVISÃO DE LITERATURA." In Condições Teórico-Práticas das Ciências da Saúde no Brasil. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4232004129.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Carlos Alberto da Silva, Júnior, Francisco Cristhian Rafael Lopes, Jesus Dosil Pereira de, and Cunha Rosiane Lopes da. "ENSINO DE NANOCIÊNCIA E NANOTECNOLOGIAS NO BRASIL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA." In Perspectivas da Formação de Professores na Sociedade 5.0: Educação, Ciência, Tecnologia e Amor. Instituto Internacional Despertando Vocações, 2021. http://dx.doi.org/10.31692/978-65-88970-05-8.1-17.

Full text
Abstract:
A Nanociência e a Nanotecnologia (N&amp;N) estão cada vez mais presentes no cotidiano e têm se destacado em diversas áreas científicas e tecnológicas. A integração desta temática na educação possibilita o desenvolvimento de abordagens interdisciplinares numa diversidade de assuntos. Assim, o objetivo deste trabalho foi apresentar uma revisão da literatura nacional quanto à produção científica no ensino de N&amp;N. Dentre outros aspectos relevantes, este tipo de análise bibliométrica torna-se meritória na idealização e na implementação de novas políticas públicas. Neste contexto, é importante destacar que a utilização da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA) auxilia no desenvolvimento social, crítico e científico dos discentes. Metodologicamente a seleção documental, de caráter qualitativo, foi realizada em obras publicadas entre 2006 e agosto de 2020, coletados através das bases de dados SciELO, Google Acadêmico e Web of Science. No total, oito trabalhos foram selecionados, os quais atendiam aos critérios de seleção da pesquisa. Em geral, infere-se que há pesquisas que propõem atividades extracurriculares e experimentos na síntese de nanopartículas, bem como outras que realizam a análise de conteúdo do discurso, tanto de discentes quanto de docentes, por meio de questionários. Concluiu-se que a abordagem de N&amp;N no ensino ainda é escassa no Brasil. Sendo assim, faz-se necessário que mais estudos sejam concretizados para embasar essa crescente temática. Palavras-Chave: Ensino de nanotecnologia, nanociência, nanopartículas, revisão sistemática, CTSA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cadilho, Julio Cesar Ramos, Cláudia Maria Pereira, and Tatiane Azeredo Omena. "O CONHECIMENTO BÁSICO EM SAÚDE BUCAL COMO FATOR QUANTIOSO PARA O BEM-ESTAR GERAL." In Atenção Primária à Saúde no Brasil: desafios e possibilidades no cenário contemporâneo. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.aps276.1121-22.

Full text
Abstract:
A educação em saúde bucal é considerada um importante prenunciador das condições e comportamentos em saúde coletiva. Dessa forma, este estudo teve por finalidade realizar uma revisão expositiva acerca da importância do conhecimento sobre os princípios básicos de higiene oral e as principais afecções em condições precárias. Para isso foi realizada uma busca na literatura com consulta a bases de dados SCIELO e Portais de Saúde. Métodos: A metodologia utilizada foi a bibliográfica, somada a uma contextualização dos dados, tendo como precípuo a informação. Onde os critérios de inclusão foram textos com linguagem inteligível, demonstrar clareza no detalhamento metodológico utilizado e estar disponível em língua portuguesa ou inglesa. Conclusão: Através da argumentação realizada no presente estudo, foi possível discorrer de forma enriquecedora a temática proposta, englobando diversos aspectos fisiológicos, históricos e sociais, enquanto agentes diretos no processo de saúde e bem-estar pessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Taynara Da Costa, Maria Jaciele de Jesus Matos, Bruna Teresa Alves dos Reis, José Renêr Ferreira Penha, and Letícia Gomes de Oliveira. "DESAFIOS DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR DE SAÚDE DURANTE A COVID-19." In A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-0-0/04.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Descrever as evidências científicas sobre os desafios da equipe multidisciplinar de saúde durante a pandemia da COVID-19. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de uma revisão narrativa da literatura, efetivada por artigos originais e completos publicados nas bases de dados: LILACS, SCIELO e PUBMED, em língua portuguesa e inglesa, publicados entre 2020-2021. RESULTADOS E DISCUSSÃO: A partir da busca de literatura referente aos desafios da equipe multidisciplinar no atual contexto da pandemia da COVID-19, foram selecionados para o presente estudo 11 artigos com base nos critérios de inclusão e exclusão. O novo coronavírus trouxe mudanças imediatas na saúde pública, seja no processo de atendimento ou nas expectativas dos profissionais que estão na linha de frente, o trabalho multidisciplinar é um desafio para os profissionais de saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Com base nos estudos utilizados para esta revisão, pode-se ratificar os reais desafios para a equipe multidisciplinar durante a pandemia da COVID-19. A partir desses desafios, percebe-se a importância da humanização e do cuidado dos profissionais aos, pois, durante a pandemia da COVID-19, os cuidados tiveram de ser redobrados, tornando a equipe multidisciplinar como linha de frente ao cuidado com tratamento e prevenção da doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Costa, Jardel A., Danielle S. Araújo, Cleyna M. F. L. Duarte, et al. "POTENCIAL BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA PRÓPOLIS VERMELHA PRODUZIDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO." In Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços. Agron Food Academy, 2021. http://dx.doi.org/10.53934/9786599539626.28.

Full text
Abstract:
A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas, composta por uma mistura de diferentes partes botânicas das plantas como botões florais, exsudatos juntamente com as próprias enzimas salivares e a cera das abelhas, resultando em uma variedade de texturas, colorações e consistências. Sua composição química pode variar em decorrência de inúmeros fatores como diferentes continentes, regiões, época da coleta e sazonalidade. Vários compostos distintos foram identificados na própolis vermelha originada no Brasil, incluindo isoflavonóides, pterocarpans, chalconas, flavonóides, benzofenonas preniladas, terpenos e taninos. A complexa composição química da própolis vermelha é responsável por diversas atividades biológicas. Este estudo objetivou realizar revisão integrativa da literatura acerca de trabalhos que realizaram a caracterização química da própolis vermelha produzida no nordeste do Brasil, destacando seu valor biológico e nutricional. Realizou-se o processo de revisão com busca de artigos nas bases de dados Science Direct, Pubmed/Medline e Lilcas, através dos descritores “Apis mellífera, Própolis e Nordeste do Brasil”, em inglês e português de acordo com a plataforma DECS/MESH, utilizando o termo ‘’AND’’ como operador booleano. A busca e seleção dos estudos de acordo com os critérios estabelecidos resultou na escolha de 5 artigos científicos. De acordo com os estudos relatados e discutidos, a própolis vermelha produzida no nordeste brasileiro se destaca como um rico composto natural, possuindo complexa composição química de nutrientes de alto valor biológico, que podem desempenhar importante papel na prevenção e tratamento coadjuvante de doenças que afetam a população humana.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Silva, Juliana Nascimento da, and José Alexandre da Silva Junior. "IMPACTOS DA PANDEMIA DA COVID-19 SOBRE IDOSOS COM QUADRO CLÍNICO DE FRAGILIDADE: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA NARRATIVA." In A SAÚDE PÚBLICA BRASILEIRA EM TEMPOS DE PANDEMIA. Literacia Cientifica Editora & Cursos, 2021. http://dx.doi.org/10.53524/lit.edt.978-65-995572-0-0/02.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Compreender os impactos da pandemia da COVID-19 sobre idosos com quadro clínico de fragilidade. MATERIAIS E MÉTODOS: A coleta de dados bibliográficos foi realizada em artigos dos anos 2020-2021, na biblioteca virtual SciELO e nas bases PubMed e Google Acadêmico, com os descritores: Infecção por Coronavírus, Fragilidade, Assistência a Idosos e Idoso fragilizado; e equivalentes em inglês. Foram encontrados 1007 artigos, dos quais 30 respeitaram os critérios de inclusão. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Em meio a pandemia da COVID-19, idosos considerados frágeis, ou seja, que possuem a chamada síndrome de fragilidade, estão mais expostos a complicações graves quando infectados pelo novo Coronavírus. Reconhecer a síndrome de fragilidade é fundamental para identificar idosos com maior risco de complicações sérias pela doença. Portanto, a síndrome de fragilidade predispõe a pessoa idosa a perdas mais graves, diante de infecção pelo Sars-Cov-2. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Verificou-se, que a pandemia da COVID-19 impacta seriamente idosos que apresentam fragilidade, tendo a condição sido associada a um maior risco de progressão grave da infecção pelo vírus.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Critérios de revisão"

1

Costa, Elói Samuel Torres, Thamires Souza Lima, and Gleise Da Câmara Correia Machado. "INFLUÊNCIA DO EXERCÍCIO FÍSICO SOB O SISTEMA IMUNOLÓGICO: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1002.

Full text
Abstract:
Introdução: No último século observou-se que a população dos países desenvolvidos e em desenvolvimento está se tornando fisicamente menos ativa, afetando negativamente a expectativa e qualidade de vida dessas populações, além da redução de exercícios físicos contribuírem para tal efeito, outros fatores são capazes de modificar o comportamento do sistema imunológico prejudicando a saúde do indivíduo, tais como: idade, fatores genéticos, metabólicos, ambientais, anatómicos, fisiológicos, nutricionais e microbiológicos. O destaque ao exercício físico justifica-se por tratar-se de um fator de risco modificável. Objetivo: descrever a influência dos exercícios físicos sob o sistema imunológico e suas implicações sob a saúde. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura realizada nas bases de dados indexadas a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) utilizando os descritores em português indexados ao DeCS: exercício físico, sistema imunológico e saúde associados ao operador booleano “and". Os critérios de inclusão foram textos completos disponíveis na íntegra nos idiomas inglês, português e espanhol publicados entre 2016 e 2021, que abordassem o tema em questão. Resultados: Na busca, utilizando os descritores, foi encontrado um total de 55 publicações, após a inserir os critérios de inclusão restaram 13 publicações que atendiam os critérios, das quais 8 estavam indexadas na MEDLINE e 5 na LILACS, após a leitura dos resumos e do texto na íntegra foram incluídos 5 artigos para a elaboração do presente estudo. Conclusão: É possível sugerir que exercícios físicos aeróbicos de intensidade moderada tem influenciado o sistema imune gerando neuroproteção contra altas concentrações de amônia no cérebro e também a modulação de marcadores inflamatórios e tem se mostrado uma importante ferramenta no manejo de alterações no sistema imunológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Campos, Dirson Santos de, and Deller James Ferreira. "Uso de Rubricas em Pesquisas de Informática e Educação - Uma Revisão Sistemática da Literatura." In Simpósio Brasileiro de Educação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação, 2021. http://dx.doi.org/10.5753/educomp.2021.14474.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) que incluiu a análise de artigos sobre rubricas usadas no processo de aprendizagem de programação em três importantes bases internacionais, nomeadamente ScienceDirect, Scopus e Web of Science. A ferramenta Parsifal foi usada para apoiar a execução da RSL. A rubrica usada em pesquisas de aprendizagem fornece uma ampla gama de critérios de avaliação e padrões de desempenho esperados para o desenvolvimento educacional e de habilidades, proporcionando aos alunos atividades vinculadas aos objetivos pedagógicos e de aprendizagem. O conteúdo da rubrica, em várias dimensões, produz métricas robustas para avaliar a aprendizagem do aluno. Apesar da rubrica ser amplamente utilizada na educação, a sumarização da literatura acadêmica sobre este tema na aprendizagem de programação é extremamente rara. Aplicando o protocolo de pesquisa da RSL aproximadamente 200 artigos inscritos para seleção do estudo. O título, resumo e palavras-chave foram analisados para encontrar os estudos que atenderam aos critérios de inclusão. Em seguida, foram aplicados os critérios de exclusão, cerca de 11% foram aceitos. Foi feito uma leitura completa dos artigos aceitos. Nossa categorização de recursos foi usada para auxiliar a extração de dados do Parsifal. A categorização aumenta a qualidade dos dados exportados do Parsifal para Excel. Os resultados obtidos fornecem uma compreensão de como rubricas são exploradas no aprendizado de programação, recursos usados para aplicá-los e desafios neste processo, especialmente relacionados ao estudo empírico, feedback e a definição de rubricas aplicadas à aprendizagem de programação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

de Sousa Silva, Diego, Sara Brandão dos Santos, Thiago Gonçalves Araújo e Silva, and Fabricia Silvana Sarmento Dos Santos. "Critérios utilizados na prática clínica para diagnóstico de espondiloartrite axial: uma revisão sistemática de literatura." In II Congresso Internacional de Saúde Única ( Interface Mundial). Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/icidsuim2020.305203.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santos, Juciele Gomes dos, and Viviane Rech. "ASSISTÊNCIA HUMANIZADA FRENTE AO PACIENTE ONCOLÓGICO PEDIÁTRICO: REVISÃO INTEGRATIVA." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1562.

Full text
Abstract:
Introdução: O câncer pode ser definido como um conjunto de doenças onde há o crescimento anormal de células, sendo estas capazes de invadir tecidos e estruturas próximas. Na oncopediatria, a criança, e sua família passa por situações de extrema fragilidade física, psicológica e social, além do ambiente pouco acolhedor no hospital, os fatores psicológicos que envolvem a criança e a família, como o estresse, medo e ansiedade são fatores que interferem negativamente no processo terapêutico. Objetivo: Descrever a importância de uma assistência humanizada no tratamento ao paciente oncológico pediátrico. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura de abordagem qualitativa. A estratégia de busca empregada foi: Assistência AND Oncologia AND Tratamento AND Pediatria. Os critérios para inclusão dos artigos foram: artigos publicados entre 2017 – 2021, nos idiomas inglês, português e espanhol. Os critérios para exclusão foram: revisões, artigos duplicados ou que não atendessem o escopo da questão de pesquisa Ao aplicar a estratégia foram encontrados 36 artigos. A partir da leitura dos títulos e resumos, foram excluídos 16 que não se encaixavam no objetivo dessa revisão. Assim, foram selecionados 20 estudos para uma análise detalhada. Entretanto, foram utilizados 6 para compor os resultados. Revisão de Literatura: Visto que a humanização, durante o tratamento oncológico, permite criar uma proximidade global da equipe multiprofissional com o paciente e seu familiar. As práticas humanizadas contribuem à promoção do bem-estar físico, psíquico, emocional, ao aumento da autoestima e a todo o processo de socialização necessário à recuperação do paciente, cabendo aos profissionais reconhecer a real importância de humanizar no tratamento oncológico frente ao processo saúde-doença. Conclusão: Por fim, este estudo demonstrou que a assistência humanizada no tratamento ao paciente oncológico agrega positivamente no processo terapêutico e que contribui para a fidelização e facilidade em ganhar a confiança do paciente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Silva, Rodolfo Pereira da, and Sérgio Leal Ferreira. "Análise do serviço de chapisco do SINAPI para utilização em projetos BIM." In SIMPÓSIO BRASILEIRO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO. Antac, 2019. http://dx.doi.org/10.46421/sbtic.v2i00.168.

Full text
Abstract:
O orçamento de projetos em BIM (Building Information Modeling) para obras públicas apresenta um desafio adicional, que é a escolha do serviço exato, entre várias possibilidades, de acordo com sua composição e critério de medição. Para este estudo, focou-se na construção de um modelo BIM, através do software ArchiCAD e do processo orçamentário para a execução do serviço de chapisco, de acordo com os critérios de medição do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil – SINAPI, adotado pela Caixa Econômica Federal para compor planilhas orçamentárias para obras públicas que recebem financiamento federal. Percebeu-se que para o chapisco, existem 32 possibilidades que se complementam para um único trabalho. Isso requer uma decisão orçamentária detalhada para alcançar a escolha correta, considerando várias composições de preço. Tal complexidade seria equivalente a usar a modelagem no Nível de Desenvolvimento 400 para o chapisco, para se ter a extração automática de quantitativos, atendendo aos critérios de medição. O artigo discute a dificuldade de administrar esse número de possibilidades e abordar uma maneira de orientar a revisão do SINAPI, a fim de tornar seu uso no contexto BIM uma realidade efetiva e eficiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Melo, Rafaela, Fernanda Pires, Polianny Lima, Marcela Pessoa, and David Braga Fernandes de Oliveira. "Metodologias para a criação de jogos educacionais: um Mapeamento Sistemático da Literatura." In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2020.572.

Full text
Abstract:
Pesquisadores apontam o potencial dos jogos no processo de aprendizagem e, ao longo dos anos, surgiram diferentes metodologias para desenvolvê-los. Diante desse cenário, o presente artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura que tem por objetivo identificar as vantagens de aplicar teorias e critérios de aprendizagem no processo de desenvolvimento de jogos educacionais. As buscas realizadas nas bases de dados (Scopus, IEEE, ACM e Web of Science) resultaram na seleção de dez artigos, a partir dos critérios de aceitação definidos no protocolo de revisão. Os resultados da pesquisa apontaram que a utilização de aspectos teóricos no processo de desenvolvimento de jogos educacionais auxilia em melhores resultados de aprendizagem.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Cruz, Helena Medina. "ANÁLISE DO CONHECIMENTO DE DIFERENTES GRUPOS SOBRE TOXOPLASMOSE: REVISÃO DA LITERATURA." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1966.

Full text
Abstract:
Introdução: Toxoplasmose é uma doença, em geral, de curso benigno em imunocompetentes, mas que pode causar sérios problemas em indivíduos imunocomprometidos e fetos. Analisar o conhecimento sobre essa doença em diferentes grupos pode auxiliar no controle e redução de casos da doença. Objetivos: analisar o nível de conhecimento de diferentes grupos sobre a toxoplasmose, a partir de uma revisão. Material e métodos: Foi realizada uma pesquisa na Biblioteca Virtual de Saúde com os termos: conhecimento “AND” Toxoplasmose no mês de junho de 2021. Os critérios de elegibilidade dos trabalhos foram: publicados em periódicos, disponíveis na íntegra de forma gratuita em língua portuguesa, inglesa ou espanhola no período de janeiro/2010 até maio/2021 relacionados à temática. Um total de 139 trabalhos foram encontrados, restando 12 destes após aplicação dos critérios estabelecidos. Após leitura integral dos 12, três foram excluídos (uma entrevista, uma revisão com dados anteriores à data estipulada e uma tese também publicada como artigo, sendo a tese eliminada evitando duplicidade). Resultados: Dos nove artigos selecionados, não foram encontrados artigos publicados em 2013, 2015 e 2021. Um não foi realizado no Brasil e sim nos Estados Unidos, no entanto, além deste, três artigos brasileiros foram publicados na língua inglesa. Os artigos foram publicados por Enfermeiros(n=2), Parasitologistas(n=1), Veterinários(n=1) e profissionais da área da saúde(n=5). Já os grupos avaliados foram: tutores de animais(n=1), pais/responsáveis por crianças(n=1), população geral(n=1), estudante universitários(n=1), gestantes(n=1), gestantes e puérperas(n=2), gestantes e profissionais(n=2). Essa análise demonstra a princípio um maior olhar para as gestantes, presentes em 5 dos 9 artigos. Os artigos demonstraram carências no conhecimento dos diversos grupos sobre a toxoplasmose. Conclusão: Observou-se necessidade de capacitação dos profissionais da saúde para que consigam não só reconhecer a doença como informar seus pacientes, além da necessidade de criar estratégias educativas que auxiliem diferentes grupos no conhecimento desta doença.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Machado, Roger S., Ricardo B. Almeida, João Ladislau Lopes, Ana Marilza Pernas, and Adenauer C. Yamin. "Construção do Estado da Arte em Estratégias Híbridas para Raciocínio de Contexto: uma Abordagem explorando Revisão Sistemática da Literatura." In X Simpósio Brasileiro de Computação Ubíqua e Pervasiva. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2018. http://dx.doi.org/10.5753/sbcup.2018.3291.

Full text
Abstract:
As propostas híbridas para raciocínio de contexto vêm ganhando destaque na literatura, as mesmas permitem a utilização de duas ou mais estratégias de raciocínio. Motivado por este cenário, esse artigo tem o objetivo de construir o estado da arte, sistematizando tendências de pesquisa em Ciência de Contexto. É explorada uma Revisão Sistemática da Literatura, contribuindo tanto pela identificação de trabalhos relevantes naárea, bem como, pela especificação de critérios para sua seleção. Nessa revisão são analisados trabalhos publicados entre 2012 e 2017. Durante o processo de revisão foram identificados 2952 trabalhos, sendo selecionados ao final sete trabalhos que propõem estratégias híbridas. Os trabalhos selecionados são apresentados, discutidos, e uma comparação entre eles é realizada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Azevedo, Rinauria Aguiar, Ediane Lima Aguiar, Edvan Soares-Junior, Antônio Neudimar Bastos Costa, and Elaine Cristina Bezerra Bastos. "VITAMINA D E SUA IMPORTÂNCIA NA PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO DE LITERATURA." In II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/768.

Full text
Abstract:
Introdução: Recentemente o mundo vem enfrentando uma das maiores pandemias já vistas, suscitada pelo novo Coronavírus que emergiu no final do ano de 2019 em Wuhan, na China, e se espalhou de forma exponencial ceifando milhões de vidas em todo o mundo. A nova doença engloba uma série de sintomas e complicações tendo como aspecto principal, a dificuldade respiratória. Dentre alguns fatores em potencial que agravam a doença está à baixa taxa de vitamina D. Objetivo: Evidenciar a importância da vitamina D na COVID -19. Metodologia: O presente estudo trata-se de uma revisão literária com abordagem qualitativa de artigos das bases de dados SCIELO, LILACS, BIREME. Foram utilizados os seguintes descritores: Vitamina D, COVID-19, Tratamento. Utilizou-se como critérios de inclusão estudos completos disponíveis no idioma português. Quanto aos critérios de exclusão não foram coletados estudos fora da temática principal da pesquisa e trabalhos com apenas resumos disponíveis. Resultados: Vários estudos apontam para atuação da vitamina D em redução das atividades microbianas inflamatórias, contribuindo no aumento da imunidade e diminuição da atividade das citocinas. Nos casos onde há carência de vitamina D, a suplementação se mostra bastante benéfica na redução da severidade e mortalidade através de infecções respiratórias. A vitamina D tem sido indicada como uma forma de proteção para o risco de COVID-19, pois os receptores dessa vitamina se localizam largamente no trato respiratório. Conclusão: A suplementação de vitamina D é de grande importância, pois ela modula a reação do sistema imunológico atuando com vários órgãos receptores que oferece mais resistência a problemas virais, melhorando a imunidade. Entretanto podendo ser uma terapêutica eficaz como adjuvante no tratamento do Covid-19.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sfalcin, Inaê Carolina, and Vanessa Backes Nascimento Diel. "COMPORTAMENTO ALIMENTAR INADEQUADO DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL POR COVID-19: UMA REVISÃO." In II Congresso Brasileiro de Saúde On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1450.

Full text
Abstract:
Introdução: O isolamento social, ou lockdown, tem sido uma medida adotada por muitos países na contenção do Sars-CoV-2 durante a pandemia de Covid-19. Embora esta seja uma medida importante de saúde pública, estudos revelam alterações comportamentais desfavoráveis ocasionadas pelo confinamento. Dentre as principais, estão as alimentares. Objetivos: Este estudo buscou identificar na literatura a ocorrência de comportamentos alimentares inadequados durante o confinamento da Covid-19. Material e métodos: Foi realizada uma revisão integrativa de literatura, em maio de 2021, nas bases de dados PubMed e Scielo, utilizando os descritores: "social isolation"; "Covid-19" e "feeding behavior", todos verificados no Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). Artigos científicos originais e na íntegra, com amostra n ≥ 1.000, fizeram parte dos critérios de inclusão. Excluíram-se artigos de revisão, em duplicata e com amostragem em público infantil (&lt;12 anos). Dados relativos ao aumento do consumo alimentar e a preferência por alimentação não saudável foram avaliados. Resultados: Obteve-se um total de 42 artigos, onde 35 não atenderam aos critérios de elegibilidade. Assim, 7 artigos foram selecionados para esta revisão. Baseados em questionários online, aplicados no período de abril a junho de 2020, em países da Ásia, África e Europa, os artigos somaram 20.293 respostas. Destas, em média, 32% relataram comer mais durante o confinamento e 37% aumentaram o consumo de lanches fora do horário das refeições, preferindo gorduras, açúcares e industrializados. Além disso, também foram considerados os dados do aumento de peso, ocorrido em 39% dos respondentes, e a redução de atividades físicas, em 48%. Houve um predomínio feminino no público amostral, 74% (n = 15.016,82). Conclusão: Os dados avaliados demonstraram uma ocorrência importante de comportamentos relativos aos maus hábitos alimentares durante o confinamento, revelando um perfil nutricional desbalanceado para o público avaliado, o qual oferece riscos à saúde. Estudos como este podem nortear políticas de saúde pública durante o período pandêmico, propondo uma dieta adequada. Pesquisas com abrangência amostral semelhante à avaliada se fazem necessárias para gerar dados sobre o território brasileiro, não encontrados nesta revisão de literatura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!