To see the other types of publications on this topic, follow the link: Descarga elétrica.

Journal articles on the topic 'Descarga elétrica'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Descarga elétrica.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Juliate, Viviane Macedo de Oliveira, and Eduardo Gouveia Santiago Lage. "Avaliação do impacto de correntes elétricas em estruturas de concreto armado." Technology Sciences 1, no. 2 (November 18, 2019): 37–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2019.002.0005.

Full text
Abstract:
O Brasil é líder mundial em incidência de raios, com cerca de 77,8 milhões por ano. Isso se dá devido ao Brasil ser o maior país da região tropical, com o clima mais quente, e desse modo favorece a formação de tempestades e consequentemente de raios. Em virtude da alta incidência, há a preocupação pelos prejuízos causados pelos raios, que podem causar morte ou causar perdas materiais. Ao atingir edificações, os raios podem causar a quebra/rompimento do concreto, diminuindo a resistência do mesmo. Nesse sentido, surge a necessidade de utilização do Sistema de Proteção a Descargas Atmosféricas (SPDA) à estrutura do pilar, designado à proteção dos diferentes tipos de estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas, evitando e/ou minimizando o impacto dos efeitos das descargas. Frente ao exposto, a pesquisa buscou evidenciar a perda da resistência à compressão do concreto, quando sua estrutura é submetida à uma descarga elétrica. Para tal, realizou-se a elaboração de doze corpos de prova, dispondo uma haste de aço CA50 de 12mm no centro, posteriormente submetidos à uma descarga elétrica. Verificou-se que, mesmo que a descarga elétrica não cause dano ao concreto, relacionado à sua quebra ou rompimento, ela pode causar uma perda significativa da resistência à compressão do concreto, ressaltando, portanto, a necessidade de as edificações disporem de um SPDA.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

David, Eduardo, and Luiz A. Rossi. "Diferentes tecnologias de iluminação para produção de mudas de crisântemo." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 3 (March 2010): 261–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000300004.

Full text
Abstract:
A iluminação artificial usada para indução do efeito do fotoperíodo em mudas de crisântemos implica no consumo e no uso racional ou não da energia elétrica. Neste contexto, realizou-se experimento de pesquisa cujo objetivo foi analisar o uso da tecnologia de iluminação do tipo alta intensidade de descarga (HID - high intensity discharge) em substituição à de filamento incandescente na produção de mudas de crisântemos. O principal parâmetro de comparação de desempenho entre as variedades cultivadas foi a presença de botão floral, pois está diretamente ligada ao controle fotoperiódico. Os parâmetros de avaliação do uso de energia elétrica foram: consumo, demanda, fator de potência e o consumo específico. Os resultados da análise estatística demonstram que não houve aumento no número de botões florais com o emprego de lâmpadas de alta intensidade de descarga. A lâmpada de descarga fluorescente compacta integrada amarela de 23 W apresentou a menor demanda máxima e redução média do consumo de energia, da ordem de 75%, quando comparada com a de filamento incandescente de 100 W.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Brighenti, Alexandre Magno, and Deodoro Magno Brighenti. "Controle de plantas daninhas em cultivos orgânicos de soja por meio de descarga elétrica." Ciência Rural 39, no. 8 (November 2009): 2315–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000800007.

Full text
Abstract:
Dois experimentos foram instalados em semeadura direta, em área de cultivo orgânico de soja, no município de São Miguel do Iguaçu, Paraná (PR), com o objetivo de avaliar o controle de plantas daninhas na cultura da soja (BRS 232) por meio de descarga elétrica. O delineamento experimental foi blocos casualizados, com quatro repetições. No experimento 1, fixou-se a voltagem de 4400V e, no experimento 2, de 6800V. Em ambos os experimentos, os tratamentos consistiram das variações de rotação do motor do trator (i) 2200rpm (rotações por minutos); (ii) 2000rpm; (iii) 1600rpm e as testemunhas (iv) capinada e (v) sem capina. O equipamento utilizado para aplicação dos tratamentos foi o Eletroherb (Sayyou do Brasil). As plantas daninhas existentes na área experimental foram o amendoim-bravo (Euphorbia heterophylla), a corda-de-viola (Ipomoea spp.), a guanxuma (Sida spp.), o capim-marmelada (Brachiaria plantaginea) e o capim-colchão (Digitaria spp.). O emprego de descarga elétrica é eficiente no controle das plantas daninhas da cultura da soja. A rotação 2200rpm proporcionou o melhor controle e, consequentemente, a maior produtividade da soja.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Damasceno, Nadyr Antonia Pereira, Eduardo de França Damasceno, Soraya Alessandra Horowitz, and Octavio Moura Brasil do Amaral Filho. "Buraco macular traumático bilateral pós-descarga elétrica. Considerações sobre um caso de etiologia incomum." Revista Brasileira de Oftalmologia 67, no. 5 (October 2008): 247–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72802008000500009.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Rossi, Luiz A., Eduardo David, Juliana Sarubbi, and Odail Pagliardi. "Viabilidade técnico-econômica do uso de diferentes tecnologias de iluminação para indução de fotoperíodo na produção de mudas de crisântemo." Engenharia Agrícola 30, no. 5 (October 2010): 811–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000500004.

Full text
Abstract:
Em função de suas características fisiológicas, as mudas de crisântemo necessitam de luz suplementar para evitar formação de botão floral. Isto é feito no período noturno. O presente trabalho visou a analisar a viabilidade técnico-econômica de substituir-se a atual tecnologia de iluminação artificial utilizada pelos produtores (lâmpadas incandescentes) para efeito de indução de fotoperíodo em ambiente protegido, pela tecnologia de lâmpadas de descarga, com o objetivo de reduzir o consumo de energia elétrica utilizada no processo. As lâmpadas de descarga possuem maior vida útil e apresentam menor consumo de energia quando comparadas às lâmpadas incandescentes. Os resultados das análises permitem concluir que a lâmpada fluorescente compacta integrada amarela, de 23 W, é a que apresenta viabilidade técnica e econômica para tal substituição.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Lucas Gomes de, Daesung Robson Simioni da Costa, Nadia Ferreira de Andrade Esmeraldo, and Paulo César Linhares da Silva. "O USO DO ARDUINO PARA O ESTUDO DE CIRCUITOS DO TIPO RC." Conexões - Ciência e Tecnologia 15 (June 21, 2021): 021009. http://dx.doi.org/10.21439/conexoes.v15i0.1914.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa realizar um guia prático de estudo sobre circuitos RC a partir de um protótipo baseado em Arduino. As equações de tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de armazenamento e decaimento de energia no capacitor foram analisadas utilizando o software de simulação computacional GNU Octave® e em seguida, foram comparadas com o circuito proposto utilizando o Arduino. Como resultado, foram obtidas curvas que descrevem o comportamento das variáveis tensão, carga e corrente elétrica durante os processos de carga e descarga do capacitor analisado. Estas são as grandezas físicas de interesse no estudo de circuitos do tipo RC. Desta forma, o presente artigo descreve uma proposta didática de ensino de Física via conceitos de Programação e simulação computacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Mertz, Liliane Marcia, Fernando Augusto Henning, Manoel de Souza Maia, Geri Eduardo Meneghello, Ariadne Henriques, and Rafael Madail. "Qualidade fisiológica e sanitária de sementes de Feijão-miúdo beneficiadas em mesa gravitacional." Revista Brasileira de Sementes 29, no. 3 (2007): 1–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222007000300001.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar os efeitos da mesa gravitacional na qualidade fisiológica e sanitária de lotes de sementes de feijão-miúdo (Vigna unguiculata (L.) Walp). Após a limpeza, sementes de quatro genótipos (Amendoim, Baio, Mosqueado e Preto) foram beneficiadas em mesa de gravidade com descarga dividida em três frações: superior, intemediária e inferior. Admitiu-se como extremidade inferior, a situada no ponto mais baixo da descarga quando considerada a inclinação lateral da mesa e, como superior, a oposta. Avaliou-se a qualidade fisiológica das sementes através dos testes de germinação e vigor (envelhecimento acelerado, condutividade elétrica e teste de frio). Para avaliação da qualidade sanitária utilizou-se o método do papel filtro em gerbox (Blotter-test). Observou-se que a separação das sementes através da mesa gravitacional proporciona alterações positivas na qualidade fisiológica e sanitária dos lotes de sementes de feijão-miúdo para todos os genótipos avaliados, justificando-se assim, sua utilização no beneficiamento de sementes de feijão-miúdo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

UENO, Mariko, Wilfredo Milquiades Irrazabal URRUCHI, Antonio Olavo Cardoso JORGE, Choyu OTANI, and Homero Santiago MACIEL. "Esterilização de limas endodônticas com plasma de oxigênio." Pesquisa Odontológica Brasileira 14, no. 3 (September 2000): 205–8. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-74912000000300003.

Full text
Abstract:
No presente trabalho, analisou-se a eficácia de uma nova técnica de esterilização de instrumental odontológico. Limas endodônticas contaminadas com Escherichia coli, Pseudomonas aeruginosa e Staphylococcus aureus foram esterilizadas em plasma de oxigênio formado através de uma descarga elétrica contínua de 75 mA. Os resultados demonstraram efetiva eliminação dos microrganismos testados, utilizando-se um processo a baixas temperaturas e em tempos menores que os preconizados para processos convencionais (forno de Pasteur e autoclave). Microrganismos gram-negativos foram destruídos em 1 minuto de exposição e gram-positivos em 10 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Vasconcellos, Arnulfo Barroso de, Ângelo Bernardo Bridi, Luciana Oliveira da Silva Lima, Carlos Henrique Beuter, and Teresa Irene Ribeiro de Carvalho Malheiro. "Eficiência Elétrica e Distorções Harmônicas com o uso dos Conversores de Frequência nos Sistemas de Bombeamento de Água." E&S Engineering and Science 2, no. 1 (November 5, 2014): 43–52. http://dx.doi.org/10.18607/es201422066.

Full text
Abstract:
O uso dos conversores de frequência no acionamento dos motores de indução das bombas centrífugas permite controlar a vazão de descarga proporcionada pelos sistemas de bombeamento através da rotação da bomba. O método de controle da vazão através da rotação da bomba, em termos de eficiência energética é muito mais eficaz nas reduções do consumo de energia elétrica ativa e da demanda de potência do que o método de controle feito através da regulagem na abertura da válvula ou registro. Porém, o uso do conversor de frequência gera harmônicos de corrente, ao quais podem distorcer a forma de onda senoidal da tensão da rede de fornecimento de energia elétrica. Dentro deste contexto, este artigo visa mostrar vantagens na redução da vazão em sistemas de bombeamento com o uso dos conversores de frequência, mas principalmente mostrar que é preciso atenção especial aos harmônicos gerados com a utilização destes equipamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Gonçalves, Filipi Souza, Rafael Moreira de Castro, Ricardo De Freitas Cabral, and Fernando Cezar Lee Tavares. "Geração de energia elétrica por meio do uso do motor Bedini." Revista Eletrônica TECCEN 11, no. 2 (December 4, 2018): 51–57. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1431.

Full text
Abstract:
Devido às poluições, ao aumento do consumo, dos custos, e da escassez de energia elétrica, o desenvolvimento sustentável vem servindo de estimulo para a criação de novas fontes de energias. Essa pesquisa foi realizada com a finalidade de aprofundar no estudo de um motor/gerador magnético, denominado motor Bedini, para desenvolver uma nova fonte de energia elétrica ecologicamente correta. O objetivo principal foi utilizar o diagrama do carregador de bateria criado por John Bedini, para desenvolver um motor/gerador de energia elétrica, onde poderá ser utilizado principalmente em residências, tratando-se de um motor que converte a energia mecânica em elétrica, e após a adaptação de alguns imãs permanentes à estrutura do motor, ele transformou-se em um dos meios mais práticos de gerar energia limpa. Para o desenvolvimento técnico da pesquisa foram realizadas as seguintes medidas: cálculo de frequência, capacidade de carga e descarga de Baterias e potência. A pesquisa classifica-secomo qualitativa, pois houve o levantamento bibliográfico realizado através de livros, artigos e agências nacionais, e estes auxiliaram no entendimento e na realização do projeto experimental, assim foi possível realizar estudos das diversas formas de montagem dos tipos de motores existentes e suas capacidades. O projeto foi desenvolvido no laboratório de usinagem no campus Barra do Piraí do Centro Universitário Geraldo Di Biase, e ostestes foram realizados no SENAI e no Colégio Batista Americano, onde se utilizou as ferramentas e os materiais necessários para montagem e medições do experimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Correia, Wagner, Ana Francisca Gomes da Silva, Valéria Flávia Batista-Silva, Dayani Bailly, Renata Ruaro, and Aparecido Leandro Zwang Helfenstein. "Water Quality of a Stream Subject to the Release of Industrial Effluent in an Environmental Protected Area." Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 8, Ed.esp. (May 20, 2015): 9. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2015v8ned.esp.p9-25.

Full text
Abstract:
This study evaluated the water quality of the Peri-Poçu Stream, Upper Paraná River basin, which is subjected to the effects of daily discharge of industrial effluent. Water samples were collected in August, September, November and December, 2013, at three sites (discharge of the effluent, upstream and downstream). At these sites, we determined temperature, pH, electrical conductivity (EC), dissolved oxygen (DO), biochemical oxygen demand (BOD) and flow (Q). The pollutant load was estimated at each site to assess the role of the effluent as a polluter. From the ordination generated by the Principal Components Analysis we observed a clear spatial distinction, with the sites of discharge and downstream distinguished from the upstream site by the highest EC, BOD and pH, and by the lowest values of DO and Q. The mean values of the pollutant load were significantly different between sites, with the highest value found at the site of effluent discharge. The results highlight the need for efforts to better manage of water resources in the Mato Grosso do Sul State, especially those located in protected areas as is the case of the Peri-Poçu Stream in order to reduce costs to combat water pollution a and conserve natural resources. Qualidade da Água de um Córrego Sujeito a Descarga de Efluente Industrial em uma Área de Proteção Ambiental Este estudo avaliou a qualidade da água do córrego Peri-Poçu, bacia do alto rio Paraná, o qual está sujeito aos efeitos do despejo diário de efluente industrial. Amostras de água foram obtidas em agosto, setembro, novembro e dezembro/2012, em três pontos (descarga do efluente, montante e jusante). Foram determinados para os diferentes pontos: temperatura, pH, condutividade elétrica oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e vazão. Para avaliar a contribuição do efluente como agente poluidor foi estimada a carga poluidora em cada ponto. A partir da ordenação gerada pela Análise de Componentes Principais observou-se nítida distinção espacial, com os pontos de descarga e jusante separarando-se do ponto montante pelos maiores valores de condutividade elétrica, demanda bioquímica de oxigênio e pH e pelos menores valores de oxigênio dissolvido e vazão. Os valores médios da carga poluidora diferiram significativamente entre os pontos, com o maior valor registrado no ponto de descarga do efluente. Os resultados evidenciam a necessidade de esforços para melhor gerenciamento dos recursos hídricos no estado do Mato Grosso do Sul, especialmente daqueles situados em unidades de conservação como é o caso do córrego Peri-Poçu, a fim de diminuir os custos de combate à poluição das águas e conservar os recursos naturais existentes. PALAVRAS-CHAVE: Recursos Hídricos; Parâmetros Físico-Químicos; Impactos Ambientais; Monitoramento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Mendes Lopes, Nayane, Raimunda Noronha Aguiar, and Aluísio Vasconcelos de Carvalho. "Ação fisioterapêutica na recuperação do paciente com acidente vascular encefálico: uma revisão bibliográfica." Medicus 1, no. 2 (October 20, 2019): 1–8. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6484.2019.002.0001.

Full text
Abstract:
As condições econômicas e socioculturais possuem ligação direta com a predisposição para o surgimento de doenças crônicas não transmissíveis, e dentre elas, o acidente vascular encefálico. O presente estudo tem como objetivo analisar os impactos dos exercícios terapêuticos neurofuncionais nos pacientes pós-Acidente Cerebral Encefálico. Trata-se de uma revisão bibliográfica qualitativa, descritiva e exploratória. A análise partiu da leitura de artigos publicados em periódicos no período de 2009 a 2018, observando as principais técnicas de tratamentos fisioterapêuticos. Foram encontrados um total de 41 artigos, sendo que 20 artigos tratavam do AVE, 13 artigos tratavam do papel do fisioterapeuta na restauração de pacientes e apenas 8 expunham sobre o papel do fisioterapeuta na reabilitação de doentes vítimas de AVE. Dos 8 artigos, 5 foram utilizados para a revisão, sendo que 36 foram descartados por se inserir em um ou mais processos de eliminação. As principais técnicas que surtiram efeito na doença estão o treino de marcha na esteira com (SPP), Bandagem Funcional associada ou não a FES (Estimulação Elétrica Funcional) e vibração na dorsiflexão e descarga de peso, Hidroterapia com o método de Bad Ragaz, o TENS (Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea) e Terapia de Contensão Induzida (TCI).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Santos, Leila Rosa dos. "Apagão." Enfermagem Brasil 8, no. 6 (December 20, 2009): 299–300. http://dx.doi.org/10.33233/eb.v8i6.4686.

Full text
Abstract:
Numa noite de novembro fomos surpreendidos com um apagão que, segundo notícias exaustivamente veiculadas nos meios de comunicação, atingiram dezoito estados brasileiros. Do acontecimento em si para todas as considerações, especulações, explicações e todas as “ções” possíveis, fomos sendo envolvidos nos dias seguintes. O assunto não acabou, mas a euforia do acontecimento, já. Parece até que não temos mais nada a ver com isso e que isso não nos atinge... Pelo que se sabe até agora, o culpado foi um raio. Quem é esse poderoso fenômeno da natureza capaz de interferir em tudo e, por tabela, em todos? Seria possível ter impedido sua descarga elétrica? Poderia ocorrer um apagão na enfermagem também? Dou um salto estratosférico e passo para outra grande força da natureza; o cuidado humano...
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Chaves, Henrique Sousa, Denilton Galvão de Morais, Karen Albuquerque Dias da Costa, Igor Vinícius de Oliveira, Kelly Das Graças Fernandes Dantas, Claude Rosa da Silva, Josiane Pereira da Silva, et al. "Estudo da qualidade das águas subterrâneas de abastecimento em bairros na cidade de parauapebas a partir de parâmetros físico-químicos." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 3 (April 2, 2020): 113–21. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.003.0011.

Full text
Abstract:
Amostras de águas subterrâneas foram coletadas em 20 locais de amostragem distribuídos em nove bairros da Cidade de Parauapebas (Estado do Pará, Brasil), em 2019, com o objetivo de avaliar a qualidade das águas subterrâneas captadas em poços tubulares potencialmente utilizados para consumo humano. Para todas as amostras de águas subterrâneas foram analisados nove parâmetros físico-químicos, tais como temperatura (T), potencial hidrogeniônico (pH), condutividade elétrica (CE), turbidez (TRB), cor , teor de cloreto (Cl-) e sólidos totais dissolvidos (STD), com a intenção de contribuir para o controle da qualidade de potabilidade das águas subterrâneas de acordo com os limites estabelecidos pelo Ministério da Saúde (Portaria Nº 2914/2011) e Conselho Nacional de Meio Ambiente (Resolução Nº 396/2008). Os parâmetros físico-químicos estudados mostraram que nas águas subterrâneas coletadas em poços tubulares no bairro Da Paz e foram encontrados os valores mais altos de sólidos totais dissolvidos (175,0 a 271,8 mg L-1), condutividade elétrica (136,3 a 216,7 µS cm-1) e cor (5,0 a 15,0 uH), servindo de indicativos para identificação de possíveis atividades antropogênicas de contaminação na região, principalmente em relação à descarga de efluentes domésticos. Os resultados obtidos dos parâmetros físico-químicos para todas as amostras se apresentaram abaixo dos limites estabelecidos de potabilidade para águas subterrâneas de acordo com a legislação Brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Prado, Eduardo Sant’Ana Petraconi, Felipe de Souza Miranda, Cristian Cley Paterniani Rita, Roberson José da Silva, Alexei Mikhailovich Essiptchouk, Gilberto Petraconi Filho, Maurício Ribeiro Baldan, and Ademar José Potiens Júnior. "Estudo do processamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis por plasma térmico/ Study of compactable solid radioactive waste processing by thermal plasma." Brazilian Applied Science Review 5, no. 4 (July 12, 2021): 1795–807. http://dx.doi.org/10.34115/basrv5n4-005.

Full text
Abstract:
O uso de radioisótopos para as mais diversas finalidades tem se intensificado e destacado pelos benefícios que proporcionam. A geração de energia elétrica, a indústria, a agricultura, a medicina diagnóstica e terapêutica, são alguns exemplos. Porém, essas aplicações têm como desvantagem gerar rejeitos radioativos e estes requerem tratamento apropriado para deposição final. Neste âmbito, entre as tecnologias promissoras para o tratamento de rejeitos radioativos sólidos compactáveis, a utilização de plasma térmico para gerar uma descarga de arco transferido por meio de eletrodos de grafite se mostra uma tecnologia capaz de reduzir substancialmente a massa e o volume de rejeitos radioativos após expô-los a temperaturas superiores a 3.000ºC. Os resultados obtidos se mostraram bastante satisfatórios, alcançando aproximadamente 100% de redução em 30 min de processo. Esforços futuros devem ser empregados para maior confiabilidade do sistema, eliminação de radionuclídeos voláteis no efluente gasoso e otimização completa da operação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Kleina, Mariana, Luiz Carlos Matioli, and Eduardo Alvim Leite. "IDENTIFICAÇÃO, MONITORAMENTO E PREVISÃO DE TEMPESTADES ELÉTRICAS UTILIZANDO MÉTODOS NUMÉRICOS." Boletim de Ciências Geodésicas 22, no. 4 (December 2016): 589–612. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702016000400034.

Full text
Abstract:
Nesta pesquisa é apresentado um sistema de identificação, monitoramento e previsão de tempestades elétricas baseado em clusterização de descargas atmosféricas e conexões espaciais/temporais de núcleos elétricos detectados. Durante o processo, diversas variáveis meteorológicas são calculadas e então projetadas uma hora à frente através da técnica de extrapolação de dados. A validação da metodologia proposta é feita por meio da comparação dos dados observados com a previsão realizada. A metodologia é validada e aplicada em uma região que abrange a linha de transmissão de energia elétrica mais importante do Brasil, bastante vulnerável às condições climáticas, afetada especialmente por descargas atmosféricas. Exemplos práticos são apresentados a fim de visualizar o produto do sistema proposto, onde duas situações distintas são analisadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Guimarães, Sabrina da Silva, Daiane Marques Ferreira, Andréia Maria Silva, Adriana Teresa Silva, Adriana Teresa Silva, Carolina Kosour, and Luciana Maria dos Reis. "Efeito da Bandagem Funcional associada ou não à FES e vibração na dorsiflexão e descarga de peso pós-AVC." Revista Neurociências 23, no. 3 (September 30, 2015): 383–89. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2015.v23.8002.

Full text
Abstract:
Objetivo. Verificar o efeito da Bandagem Funcional (BF) associada ou não à Estimulação Elétrica Funcional (FES) e Terapia Vibrató­ria (TV) na dorsiflexão e descarga de peso em pacientes pós-AVC. Método. Estudo realizado com 7 indivíduos, pós-AVC crônico, com padrão espástico equino-varo de tornozelo, ambos os sexos, idade en­tre 40 e 70 anos. Foram realizados três protocolos: aplicação da BF no músculo tibial anterior; associação da BF e FES; BF associada à TV. As intervenções foram realizadas duas vezes por semana, um mês em cada etapa, com intervalo de duas semanas entre elas. Os indivíduos foram avaliados e reavaliados por baropodometria e eletromiografia do músculo tibial anterior. Os dados que não apresentaram norma­lidade foram submetidos ao teste Wilcoxon e Kruskal-Wallis e os que apresentaram, Teste t pareado e Anova One-way. Valores de p<0,05 foram considerados significantes. Resultado. Não foi observada dife­rença para os valores de RMSn e baropodometria intra e inter-grupos. Houve aumento de amplitude do sinal EMGn (PMáxn) e redução da frequência mediana para o protocolo BF (p=0,03), não sendo encon­trada diferença nos demais. Conclusão. A BF aplicada isoladamente foi capaz de aumentar a atividade muscular. Contudo, quando asso­ciada a outras terapias seus efeitos não foram evidenciados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Carvalho, Daniela Cristina Leite de, and Alberto Cliquet Jr. "Investigação das alterações osteo-metabólicas e cardio-respiratórias ocorridas após o treinamento de marcha sob estimulação elétrica neuromuscular em pacientes tetraplégicos." Acta Ortopédica Brasileira 14, no. 3 (2006): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522006000300005.

Full text
Abstract:
Este trabalho objetivou avaliar o efeito do treinamento de marcha, com estimulação elétrica neuromuscular (EENM), nos sistemas esquelético e cardio-respiratório de tetraplégicos (C4-C8) completos. Consumo de oxigênio (VO2), produção de dióxido de carbono (VCO2), ventilação minuto (VE), freqüência cardíaca (FC), pressão arterial (PA), gasto energético, análise de marcadores ósseos (osteocalcina, fosfatase alcalina óssea, piridinolina e deoxipiridinolina) e densitometria óssea (DEXA) do colo femoral e fêmur total foram realizados no início e após seis meses. Onze pacientes realizaram marcha sobre esteira ergométrica, com EENM e descarga entre 60-70% do peso corporal, durante seis meses, duas vezes semanais, vinte minutos diários. Dez pacientes não realizaram marcha. No grupo de marcha, 81,8% apresentaram aumentos significativos nos marcadores de formação, dos quais 72,7% também apresentaram diminuição da reabsorção óssea. No grupo controle, 20% apresentaram aumento na formação óssea. Os resultados da DEXA foram, em geral, opostos àqueles dos marcadores ósseos. Os testes cardio-respiratórios mostraram um aumento significativo para VO2 l/min (36%), VCO2 (42,97%), VE (30,48%), PAS mmHg (4,8%) e gasto energético kcal/min (37,68%). No grupo controle, apenas o VO2 l/min aumentou significativamente (26,29%). O treinamento de marcha com EENM foi mais eficiente para aumentar a taxa de formação óssea e a capacidade aeróbica dos tetraplégicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Neves, Rafael de Alencar, Fernando Rodrigues Da Silva, Jonas Santos, Eliana Freire Gaspar de Carvalho Dores, and Margarida Marchetto. "Avaliação da qualidade da água a jusante da Usina Hidrelétrica Manso - trecho entre Rosário Oeste e Pantanal Mato-Grossense, Brasil." E&S Engineering and Science 8, no. 3 (November 29, 2019): 37–49. http://dx.doi.org/10.18607/es201988658.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo avaliar e caracterizar qualitativamente a água da bacia hidrográfica do rio Cuiabá, sub-bacia do Rio Paraguai, no estado de Mato Grosso. Realizou-se campanhas de coleta durante os meses de setembro de 2014 a abril de 2015, nos períodos chuvosos e de estiagem, abrangendo quatro pontos: um à montante da zona urbana, dois nas proximidades de área urbana e um à jusante da área urbana. Determinou-se as seguintes variáveis físico-químicas: potencial hidrogeniônico, condutividade elétrica, sólidos dissolvidos totais, temperatura do ar e da água, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, demanda química de oxigênio, nitrogênio total Kjeldahl, fósforo total e variáveis microbiológicas coliformes totais e Escherichia coli. Além disso, determinou-se a descarga líquida nos pontos amostrais. Os resultados obtidos foram confrontados com a Resolução CONAMA nº. 357/2005, inferindo e corroborando com as transformações ocorridas na qualidade da água superficial e as intervenções antrópicas, como a urbanização, ao entorno da bacia frente a infraestrutura sanitária deficiente, demonstrando, assim, necessidade de maior harmonia entre as atividades humanas e a gestão e gerenciamento dos recursos hídricos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Almaguer, Hugo Armando Dominguez, Deyvi Saquetti, and Vilson Luiz Coelho. "Um Estudo do Uso da Base Engastada dos Postes de Concreto Como Aterramento para Redes Aéreas de Distribuição." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 6, no. 1 (November 23, 2020): 9–21. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v6i1.1369.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta um estudo do comportamento das bases engastadas dos postes de concreto quando utilizadas como estruturas de aterramento em redes aéreas de distribuição de energia elétrica. O poste tipo duplo T, que é um dos mais empregados nas redes urbanas e rurais foi avaliado, sendo os resultados comparados aos obtidos para aterramentos com hastes verticais, que é a topologia tradicionalmente utilizada pelas concessionárias de energia. Para esse fim, foram executadas medições experimentais e desenvolvidos modelos numéricos e analíticos para determinar a resistência e a impedância transitória de aterramento de ambas topologias, na condição de descarga atmosférica. Além disso, foi feito um estudo térmico mediante modelagem computacional, para verificar se a consequente elevação de temperatura no concreto do poste, devida ao aquecimento provocado pela corrente de surto seria capaz de danificar a estrutura. A análise dos resultados sinalizou que para determinadas condições especificas o uso dos postes comuns de concreto armado como estrutura autoaterrada representaria uma alternativa viável e econômica, a ser aplicada nos sistemas de distribuição de energia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

André, Anderson Soares, João Luiz Alkaim, Julibio David Ardigo, Sérgio Luciano Avila, and Bruno Filippe Espindola. "Prevenção contra danos provocados por surto de tensão devido às descargas atmosféricas através de sistema eletrônico microcontrolado." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 3, no. 1 (June 30, 2010): 1–23. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v3i1.127.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um sistema microcontrolado, com interface computacional, que permite fazer a aquisição de dados provenientes do Sistema de Informações Integradas Baseado no Sistema de Detecção de Descargas Atmosféricas (SIDDEM), de forma a obter informações das descargas atmosféricas ocorridas na região da Subestação localizada em Palhoça/SC, de propriedade da Eletrosul Centrais Elétricas S.A. Tais dados subsidiam as tomadas de decisão do sistema desenvolvido a fim de proteger equipamentos eletrônicos de danos que possam ser causados por surto de tensão devido a estas descargas, desconectando-os da rede elétrica e mantendo-os em funcionamento através de um no-break. O local foi escolhido em função de sua facilidade de acesso, mas o sistema desenvolvido pode ser facilmente utilizado em outros pontos de interesse da Eletrosul Centrais Elétricas S.A.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Pereira Filho, José Morais, Kleber Tomas de Resende, Izabelle A. Molina de Almeida Teixeira, Américo Gárcia da Silva Sobrinho, Enrique Alejandro Yáñez, and Angela Cristina Dias Ferreira. "Efeito da restrição alimentar sobre algumas características de carcaça de cabritos F1 Boer X Saanen." Ciência e Agrotecnologia 31, no. 2 (April 2007): 499–505. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000200034.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito da restrição alimentar nas características de carcaça de cabritos F1 Boer x Saanen. Foram utilizados 21 cabritos, pesando 15 kg de PV, distribuídos em três tratamentos (0, 30 e 60% de restrição). O consumo dos animais do tratamento 0% de restrição determinavam o consumo dos animais dos tratamentos 30 e 60% de restrição. Quando os animais do nível de restrição 0% atingiam 25 kg, estes juntamente com seus pares foram submetidos a jejum de sólido de 24 h e de líquido de 16 h. O abate ocorreu mediante descarga elétrica, seguido de sangria e retirada dos órgãos. Os ganhos de peso foram de 211,03, 126,15 e 11,71g/dia; a eficiência alimentar de 0,20, 0,18 e de 0,03; os pesos de abate de 25,44, 20,91 e 15,82kg para os tratamentos 0, 30 e 60% de restrição, respectivamente. O rendimento de carcaça quente, de carcaça fria e biológico não foram influenciados pela restrição alimentar. Somente a proporção da paleta e a do lombo foram influenciados pela restrição alimentar, com aumento linear do rendimento da paleta e decréscimo linear do rendimento do lombo. Houve efeito da restrição na redução do rendimento de gordura e aumento da proporção de osso. A restrição alimentar em níveis moderados, permitiu a obtenção de carcaças de boa qualidade, com bom rendimento, elevada proporção de músculo e baixa participação de gordura e, dependendo da relação custo:benefício, pode tornar-se boa alternativa para o produtor.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Lisevski, Caroline I., Camila M. O. Wolski, Marilda Munaro, Rafael G. Serta, Rafael P. Machado, Edemir Kowalski, and Anselmo Pombeiro. "Estudo do efeito do ozônio gerado durante ensaios elétricos em equipamentos de segurança confeccionados em borracha natural." Polímeros 22, no. 2 (March 13, 2012): 142–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282012005000015.

Full text
Abstract:
A borracha natural é muito empregada na confecção de equipamentos de proteção individual e coletiva para o setor elétrico devido à sua excelente flexibilidade e isolamento elétrico. Para garantir a segurança dos eletricistas, os equipamentos são testados periodicamente, por ensaios elétricos. Durante esses ensaios ocorrem descargas corona que ionizam o ar, gerando ozônio, que pode reagir com a borracha natural mudando suas características iniciais. Neste trabalho são apresentadas as alterações provocadas pela exposição ao ozônio, em concentração medida durante os ensaios elétricos, nos equipamentos confeccionados em borracha natural. As amostras foram testadas com e sem tensão mecânica e avaliadas por microscopia e ensaios mecânicos. Foi observada alteração superficial nas amostras sem tensão mecânica, para as amostras tensionadas houve aparecimento de fissuras macroscópicas e decréscimo na resistência mecânica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Aguiar, R., C. A. Paskocimas, E. R. Leite, E. Longo, and M. R. D. Maurício. "Desenvolvimento do pigmento condutor SnO2 -Sb2O3 e sua aplicação em vidrados semicondutores." Cerâmica 50, no. 314 (June 2004): 134–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132004000200010.

Full text
Abstract:
Esmaltes semicondutores são utilizados no recobrimento de isoladores elétricos para evitar descargas superficiais nos isoladores, associadas a grandes diferenças de potencial, proporcionando uma melhora no desempenho sob poluição ambiental. Como os vidrados utilizados nas indústrias cerâmicas são isolantes, uma maneira de torná-los semicondutores é adicionando óxidos condutores. Misturou-se ao esmalte porcentagens variadas do pigmento condutor SnO2 dopado com 5% de Sb2O3. O esmalte foi aplicado sobre peças de porcelana a verde e queimado a 1250 ºC. Por microscopia eletrônica de varredura verificou-se que a concentração de pigmento na superfície das amostras é baixa e não influencia a condutividade elétrica. Na fratura, a porcentagem de pigmento ficou próxima de 35%. Assim, a superfície ficou com aspecto visual de ótima qualidade. A resistividade elétrica ocorreu pelo interior do vidrado, obtendo-se valores próximos de 10(4) Ohm.m.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Librantz, Helio, and André Felipe Henriques Librantz. "Descargas elétricas atmosféricas e suas interações com aeronaves." Exacta 4, no. 2 (March 24, 2008): 247–58. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v4i2.753.

Full text
Abstract:
O impacto dos raios nas aeronaves é um dos incidentes ambientais mais reportados por pilotos. Os relatórios, a análise dos efeitos em aeronaves e os estudos realizados por várias entidades, laboratórios e universidades permitem que, hoje, a indústria disponha de uma vasta gama de informações sobre o fenômeno e sobre os métodos e as técnicas que agregam soluções para minimização dos danos, permitindo um vôo seguro, mesmo após sofrer impacto de elevada intensidade de corrente. Neste artigo, abordam-se alguns conceitos relacionados às descargas elétricas atmosféricas, suas interações com aeronaves e alguns cuidados já tomados por diferentes fabricantes de aviões, no intuito de entender como amenizar os efeitos dessas interações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Da Silva Pinheiro, André Luís, Antônio José Dias da Silva, Geraldo Motta Azevedo Júnior, and Adenoci Carvalho dos Santos Neto. "ELABORAÇÃO DE PROJETO DE SPDA EM GALPÃO FABRIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS." Projectus 4, no. 1 (January 7, 2021): 102–24. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n1p102.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se destina a abordar de forma técnica, a implementação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de um galpão fabril situado na cidade de São João Nepomuceno em Minas Gerais. Tal edificação abriga uma indústria têxtil que, em visita feita a área da edificação, observou-se que o galpão não possui nenhuma forma de proteção contra descargas atmosféricas. Sendo assim, neste trabalho, será feita uma breve revisão da origem do fenômeno da descarga atmosférica até a captação, descida, aterramento e equipotencialização do imóvel atingido pelo raio. Também será motivo de estudo, os cálculos necessários para avaliação das instalações do SPDA assim como os métodos usuais de SPDA. Através da análise de riscos, pode-se comprovar que o imóvel apresenta valores elevados de risco, principalmente nas componentes RA e RU (ferimentos em seres vivos), justificando assim sua implementação. A presente obra ainda sugere como custo de projeto o valor de R$ 21.167,66 que se mostra inferior ao valor que uma possível falha poderia custar, tendo em vista o valor do maquinário, dos materiais utilizados e da paralização da produção. Desta forma, a proposta do projeto do SPDA para o galpão fabril, se mostra adequada e viável, reduzindo o risco existente das descargas elétricas à valores aceitáveis, assegurando assim a proteção aos seres vivos e ao imóvel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Da Silva Pinheiro, André Luís, Antônio José Dias da Silva, Geraldo Motta Azevedo Júnior, and Adenoci Carvalho dos Santos Neto. "ELABORAÇÃO DE PROJETO DE SPDA EM GALPÃO FABRIL NO ESTADO DE MINAS GERAIS." Projectus 4, no. 1 (January 7, 2021): 102–24. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2019v4n1p102.

Full text
Abstract:
O presente trabalho se destina a abordar de forma técnica, a implementação de um sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) de um galpão fabril situado na cidade de São João Nepomuceno em Minas Gerais. Tal edificação abriga uma indústria têxtil que, em visita feita a área da edificação, observou-se que o galpão não possui nenhuma forma de proteção contra descargas atmosféricas. Sendo assim, neste trabalho, será feita uma breve revisão da origem do fenômeno da descarga atmosférica até a captação, descida, aterramento e equipotencialização do imóvel atingido pelo raio. Também será motivo de estudo, os cálculos necessários para avaliação das instalações do SPDA assim como os métodos usuais de SPDA. Através da análise de riscos, pode-se comprovar que o imóvel apresenta valores elevados de risco, principalmente nas componentes RA e RU (ferimentos em seres vivos), justificando assim sua implementação. A presente obra ainda sugere como custo de projeto o valor de R$ 21.167,66 que se mostra inferior ao valor que uma possível falha poderia custar, tendo em vista o valor do maquinário, dos materiais utilizados e da paralização da produção. Desta forma, a proposta do projeto do SPDA para o galpão fabril, se mostra adequada e viável, reduzindo o risco existente das descargas elétricas à valores aceitáveis, assegurando assim a proteção aos seres vivos e ao imóvel.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Schemes Costa, Cristina Beatriz, Neuza Maria da Silva, and Gilberto Venâncio Luiz. "PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES COM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DECORRENTES DO DESCARTE DE RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS E ELETRÔNICOS." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, no. 2 (November 16, 2016): 420. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016420-443.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa investigou o nível de percepção dos consumidores a respeito dos problemas gerados pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos de equipamentos domésticos de informática e de telecomunicações como computador, tablet, laptop e telefone celular, verificou as práticas que os consumidores têm adotado em relação ao descarte desses resíduos e analisou a relação entre o nível de percepção dos consumidores em relação aos problemas ambientais e as práticas de descarte, por eles, adotadas no descarte desses resíduos. Este estudo foi realizado no Laborató-rio de Desenvolvimento Infantil (LDI), na Universidade Federal de Viçosa. A popula-ção desta pesquisa foi composta pelos Pais das crianças atendidas no LDI, que contou com 85 participantes. Como técnica de coleta de dados foi utilizada a entre-vista semiestruturada. Os resultados obtidos demonstraram que a maioria dos entre-vistados possui um nível de razoável a ótimo, de percepção e descartam esses resí-duos de forma correta, revelando assim uma relação entre o nível de percepção dos problemas ambientais e as práticas de descarte adotadas pelos entrevistados. Espe-ra-se que esta pesquisa possa contribuir para a conscientização das pessoas e para a compreensão de que a responsabilidade pelo manejo desses resíduos deve ser compartilhada pela sociedade e pelo poder público do País.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Farias, Wendell Rondinelli Gomes, and Magaly de Fátima Correia. "Descargas atmosféricas e interrupções de energia elétrica na área da CHESF: relação com variáveis atmosféricas em anos de El Niño e La Niña." Revista Brasileira de Meteorologia 23, no. 3 (September 2008): 270–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862008000300002.

Full text
Abstract:
Condições climáticas e ambientais influenciam diretamente no desenvolvimento e intensificação de tempestades seguidas de descargas atmosféricas, e são responsáveis por interrupções no fornecimento de energia elétrica no Nordeste do Brasil. Este estudo tem como objetivo estabelecer relações entre variáveis meteorológicas, que permitam equacionar a influência de condições ambientais na intensificação de atividade convectiva responsável por interrupções no fornecimento de energia elétrica por descargas atmosféricas em anos de El Niño e La Nina. As análises são restritas à área de atuação da CHESF (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco), a qual tem grande parte das Linhas de Transmissão de energia instaladas no semi-árido do Nordeste do Brasil. O método de componentes principais escolhido como principal ferramenta de análise permitiu isolar padrões significativos de umidade, vento e temperatura no domínio analisado. Vórtices ciclônicos em altos níveis (VCAN), foram os principais responsáveis pelo desenvolvimento de sistemas precipitantes intensos e ocorrências de falhas transitórias no sistema de transmissão da CHESF.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Santos, Jusimara Andrade, Welington Gonzaga do Vale, Edson Patto Pacheco, Aurélio Lima Barreto, and Adilson Machado Enes. "Adaptação de dosadores elétricos para distribuição precisa de fertilizantes com adubadora microtratorizada." Scientific Electronic Archives 14, no. 6 (May 31, 2021): 8–15. http://dx.doi.org/10.36560/14620211284.

Full text
Abstract:
O presente trabalho trata da adaptação de motores elétricos e eletrônica arduino em uma adubadora microtratorizada para distribuição precisa de fertilizantes com equipamentos de pequeno porte e baixa potência. O sistema de aplicação de fertilizante do protótipo projetado conta com um sistema controlador capaz de atuar na velocidade de rotação do motor de acionamento do dosador a partir dos dados enviados pelo operador via Bluetooth, e assim, aplicar de maneira controlada o fertilizante no solo. O microcontrolador usado foi o Arduino uno que coordena os dispositivos e realiza a manipulação dos dados obtidos, além de um circuito ponte H para controle dos motores elétricos. O mecanismo dosador utilizado foi do tipo helicoidal “rosca sem fim” construído em impressora 3D e conexões em PVC para os tubos de descarga. Com o protótipo pronto foram realizados ensaios de distribuição com atuador elétrico em laboratório para validação do dosador. A equação de calibração foi determinada por meio de dados estatísticos obtidos com os testes realizados para calibração. Com o fim do trabalho pode-se concluir que o sistema de dosadores é um equipamento de pequeno porte e de fácil operação e com custo acessível para pequenos e médios produtores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Goveia, Vania Regina, Silma Maria Cunha Pinheiro Ribeiro, and Kazuko Uchikawa Graziano. "Uso de furadeiras elétricas domésticas em cirurgias ortopédicas." Acta Ortopédica Brasileira 15, no. 3 (2007): 163–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522007000300009.

Full text
Abstract:
As furadeiras elétricas domésticas tem sido empregadas em cirurgias ortopédicas nos Hospitais Brasileiros, para a perfuração óssea. Entretanto, trata-se de um equipamento elétrico, termossensível, não específico para uso cirúrgico, não avaliado quanto à eficácia da esterilização e não investigada a ocorrência de infecções cirúrgicas relacionadas ao seu uso. O objetivo dessa revisão foi descrever o estado da arte do uso das furadeiras domésticas em cirurgias ortopédicas, tendo em vista as dificuldades de limpeza e esterilização do equipamento. As bases de dados LILACS e MEDLINE foram consultadas usando vocabulários controlados, livres e a combinação deles, sem restrição de tempo. Foram localizados dois artigos que abordavam o uso de furadeiras elétricas domésticas em cirurgias ortopédicas. No primeiro, o autor sugere o descarte do equipamento quando percebida a contaminação interna por sangue, considerando as dificuldades da limpeza e esterilização. O segundo artigo descreve a adaptação de uma furadeira para o uso em cirurgias, cujo método de esterilização é pastilha de formalina em condições ambientais. Estudos são necessários para avaliar a prática atual e recomendar condições seguras de uso ou o seu abandono.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Alves Júnior, Clodomiro, Thomas Tadeu de Oliveira Pereira, Reuber Regis De Melo, Hugo Fernandes Medeiros Silva, and Júlio César Pereira Barbosa. "Características elétricas e eficiência energética de um sistema de descarga de barreira dielétrica." Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo 36, no. 3 (January 8, 2018): 107. http://dx.doi.org/10.17563/rbav.v36i3.1079.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Lima, Kellen Carla, and Roseli Gueths Gomes. "Detecção de descargas elétricas atmosféricas em sistemas convectivos com dados do SIMEPAR." Revista Brasileira de Geofísica 27, no. 1 (March 2009): 5–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-261x2009000100001.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

MUNDIM, HERLEY P., JOSÉ O. CARDEAL, and CARLOS J. R. CAMPOS. "Novo sistema de monitorização EEG ambulatorial: metodologia de análise do registro e classificação das descargas epilépticas em 100 pacientes." Arquivos de Neuro-Psiquiatria 57, no. 2A (June 1999): 216–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1999000200009.

Full text
Abstract:
Desde 1994 vem sendo utilizado no Brasil um equipamento de monitorização eletrencefalográfica ambulatorial (Holter Cerebral) que foi desenvolvido com união da iniciativa privada e a Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. O objetivo deste estudo foi estabelecer um método de análise, uma classificação das descargas epilépticas encontradas e analisar os resultados da monitorização ambulatorial dos primeiros 100 exames consecutivos de pacientes epilépticos e não-epilépticos, adultos ou crianças, realizados no Setor de Investigação e Tratamento das Epilepsias da UNIFESP. Neste estudo foi possível a identificação de descargas paroxísticas epilépticas e de anormalidades da atividade elétrica cardíaca durante atividades da vida diária dos pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Gatis, Igor Vinicius Barros, and José Bione De Melo Filho. "Proteção de Sistema Fotovoltaico Conectado a Rede Elétrica." Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, no. 3 (May 18, 2020): 65–72. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i3.1279.

Full text
Abstract:
O setor elétrico em termos de energia solar vem crescendo no Brasil, principalmente em relação a geração distribuída. Segundo a Resolução Normativa N°482 da ANEEL pode-se dividir a geração distribuída em Microgeração e Minigeração. Já a partir da Resoluções Normativa 482 e a 687 vislumbra-se que o mercado de geração distribuída teve um crescimento expressivo, principalmente quanto aos sistemas fotovoltaicos. Entretanto, nota-se que a ausência de normas que regulamentam as instalações de corrente contínua de um sistema fotovoltaico está gerando erros durante o dimensionamento de proteções. Até que a NBR 16690 seja publicada, adota-se a NBR 5410, em que pode encontrar uma regulamentação de instalações de corrente contínua até 1500V. Há também a NBR5419 para regulamentar a necessidade de aterrar as partes condutoras expostas dos arranjos fotovoltaicos, para fins de proteção contra surtos provocados por descargas atmosféricas. Com esta visão do setor elétrico e tendo em vista o crescente número de instalações sendo realizadas, este artigo tem como objetivo informar e esclarecer as principais dúvidas quanto ao dimensionamento de suas proteções para as instalações em corrente contínua. Palavras-Chave: proteção de sistemas fotovoltaicos; geração distribuída; sistemas de proteção para instalações fotovoltaicas
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Librantz, Helio, and André Felipe Henriques Librantz. "Descargas elétricas atmosféricas e suas interações com aeronaves DOI: 10.5585/exacta.v4i2.753." Exacta 4, no. 2 (March 24, 2008): 247–58. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v4i2.753.

Full text
Abstract:
O impacto dos raios nas aeronaves é um dos incidentes ambientais mais reportados por pilotos. Os relatórios, a análise dos efeitos em aeronaves e os estudos realizados por várias entidades, laboratórios e universidades permitem que, hoje, a indústria disponha de uma vasta gama de informações sobre o fenômeno e sobre os métodos e as técnicas que agregam soluções para minimização dos danos, permitindo um vôo seguro, mesmo após sofrer impacto de elevada intensidade de corrente. Neste artigo, abordam-se alguns conceitos relacionados às descargas elétricas atmosféricas, suas interações com aeronaves e alguns cuidados já tomados por diferentes fabricantes de aviões, no intuito de entender como amenizar os efeitos dessas interações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Pessoa, Alex Sandro Aguiar, Glauston Roberto Teixeira De Lima, José Demísio Simões da Silva, Stephan Stephany, Cesar Strauss, Mirian Caetano, and Nelson Jesus Ferreira. "Mineração de dados meteorológicos para previsão de eventos severos." Revista Brasileira de Meteorologia 27, no. 1 (March 2012): 61–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862012000100007.

Full text
Abstract:
O objetivo do trabalho proposto é detectar antecipadamente possíveis ocorrências de eventos convectivos severos, por meio do monitoramento das saídas do modelo de previsão numérica de tempo Eta, para cada intervalo de previsão e para um conjunto de variáveis selecionadas. O período de estudo estende-se de janeiro a fevereiro de 2007. Classificadores foram desenvolvidos pela abordagem de similaridade de vetores e de conjuntos aproximativos, de forma a identificar saídas do modelo Eta que possam ser associados a esses eventos. Assumiu-se como premissa que os eventos convectivos severos possam ser correlacionados com grande número de ocorrências de descargas elétricas atmosféricas. Os classificadores agruparam as saídas do modelo Eta, compostas por essas variáveis, com base na densidade de ocorrência de descargas elétricas atmosféricas nuvem-solo. Ambos os classificadores apresentaram bom desempenho para os testes realizados para um período de dois meses escolhido para três mini-regiões selecionadas do território brasileiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Do Val-da Silva, Raquel Araujo, Graziela Lima Bachiega-Salviano, Ana Claudia Zanetti, Rodrigo Neves Romcy-Pereira, Tonicarlo Rodrigues Velasco, and João Pereira Leite. "Papel das sinapses elétricas em crises epilépticas." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 16, no. 4 (2010): 149–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492010000400006.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: No sistema nervoso central a comunicação entre neurônios se realiza através de estruturas denominadas sinapses: elétricas ou químicas. As sinapses elétricas são formadas pela aproximação das membranas plasmáticas de dois neurônios formando estruturas chamadas junções comunicantes (gap junctions, do inglês). As junções comunicantes são compostas por seis subunidades da proteína conexina de cada membrana, formando poros que comunicam o citoplasma de células adjacentes e permitem a passagem de íons e pequenas moléculas. OBJETIVOS: A presente revisão pretende descrever e discutir os principais resultados que apontam para uma importante relação entre junções comunicantes e sincronia neuronal durante crises epilépticas. RESULTADOS E CONCLUSÃO: Quando um neurônio é despolarizado, este tipo de comunicação permite a rápida transferência iônica entre as células, promovendo alta sincronia neuronal. Recentemente, o papel das junções comunicantes na geração e propagação de descargas epilépticas tem sido estudado através do uso de diferentes modelos experimentais in vivo, in vitro e in silico (modelos computacionais).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Janke, Rafaela Vogel Vieira, Andrieli De Fátima dos Anjos, Paulo Henrique Santos, Francini Binotto Missiura, Isabella Souza de Santana, Marina Bernardes, and Rhaina Liz Venturi. "A eletroquímica como fonte de energia no cotidiano do ser humano." Nature and Conservation 13, no. 2 (April 8, 2020): 67–76. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2020.002.0007.

Full text
Abstract:
O ser humano utiliza de várias fontes de energia para seu desenvolvimento desde tempos remotos. O uso da energia química, como a conhecemos atualmente, foi desenvolvida cientificamente no século XVIII com a invenção da pilha pelo físico Alessandro Volta. O dispositivo possibilitou entre outros, a invenção do telégrafo, iluminação elétrica e vários aparelhos portáteis. Com o avanço tecnológico, as pilhas e baterias se popularizaram e estão por toda parte, entretanto, ainda não é de conhecimento de todos os usuários seu conceito, composição e forma correta de descarte. A presente pesquisa buscou determinar através de ponto de coleta, a quantidade de pilhas e baterias recolhidas em uma das regiões na cidade de Itajaí (SC). Outro objetivo, além de quantificar, é instruir e sensibilizar a população local sobre a importância de conhecer e destinar corretamente o descarde destes dispositivos. Para atender aos objetivos, foram instalados pontos de coleta no Colégio São José. Aravés de questionário e panfletos informativos foram entrevistados e informados aos usuários das pilhas e baterias sobre funcionamento, composição e a forma correta de descarte. Durante a análise dos materiais coletados, foram observados 20 diferentes fabricantes de pilhas, sendo 68,6% alcalinas e 77,5% no modelo AA. Com relação às baterias, apenas 37,5 % eram de íons lítio. A análise do questionário demostrou que 58% dos usuários não têm ou têm pouco conhecimento da forma correta de descarte. Sobre a composição química, 67% desconhecem e têm pouco interesse em saber, a respeito dos danos à saúde e meio ambiente, somente 58% demostraram possuir certos conhecimentos. É importante considerar que apesar das informações estarem disponíveis à população, de modo geral, ainda se desconhece políticas públicas como, por exemplo, a Logística Reversa e Política Nacional de Resíduos Sólidos que definem de forma clara os ciclos e as formas corretas de descartes desses dispositivos, responsabilisando os consumidores, distribuidores, órgão públicos e fabricantes pelo destino correto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Porto, Wellington Silva, Ana Carolina Fontenele Brasnieski, José Arilson de Souza, and Maurício Assuero Lima de Freitas. "RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELETROELETRÔNICOS: UM DIAGNÓSTICO DA DESTINAÇÃO NA PERCEPÇÃO DO CONSUMIDOR FINAL DE VILHENA/RO ## WASTE OF ELECTRO-ELECTRONIC EQUIPMENT: A DIAGNOSTIC OF THE DESTINATION IN PERCEPTION OF THE VILHENA/RO FINAL CONSUMER." Amazônia, Organizações e Sustentabilidade 8, no. 2 (January 14, 2020): 07. http://dx.doi.org/10.17648/aos.v8i2.1008.

Full text
Abstract:
Os Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos (REEE) apresentam uma das mais elevadas taxas de crescimento do mundo, devido a crescente popularização e obsolescência programada dos equipamentos elétricos e eletrônicos. A grande preocupação frente a esse assunto é a forma de descarte desses equipamentos e os impactos que podem causar à humanidade e ao meio ambiente, devido seu alto grau de periculosidade, por possuírem em sua estrutura metais pesados altamente tóxicos, como o chumbo e o mercúrio. O consumidor final, como um dos atores da logística reversa, tem papel fundamental no fluxo reverso dos REEE, logo, o entendimento de sua percepção quanto ao descarte de REEE pode auxiliar na melhoria das políticas públicas e iniciativas privadas da implantação de um sistema de logística reversa (SLR) bem-sucedido. Este estudo tem como objetivo diagnosticar a destinação dada aos REEE pelos residentes, enquanto consumidores finais. Trata-se de uma pesquisa de campo, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas aplicadas em 100 domicílios do município de Vilhena, estado de Rondônia, Região Amazônica brasileira. Os resultados descritivos demonstraram que a maioria dos entrevistados, mesmo revelando um nível de conscientização ambiental satisfatório, não sabe como descartar seus REEE, o que acarreta no descarte para o lixo comum. Por fim, observou-se uma assimetria informacional entre os cidadãos de Vilhena e o poder público municipal, no sentido de tornar públicos, visíveis e acessíveis os pontos de coleta de REEE implantados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Gertrudes, J. B., M. C. Tavares, and C. Portela. "Influência da dependência de parâmetros do solo com a frequência na modelagem de linhas aéreas de transmissão: caso de condutor único." Sba: Controle & Automação Sociedade Brasileira de Automatica 22, no. 5 (October 2011): 506–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-17592011000500006.

Full text
Abstract:
Este trabalho enquadra-se na linha de pesquisa que tem como objetivo a busca de modelos mais precisos para cálculo de parâmetros de linhas aéreas de transmissão na faixa de frequência 0 a 2 MHz. Esta faixa de frequência cobre a maioria das perturbações eletromagnéticas nos sistemas elétricos (manobras, ocorrências de faltas, rejeições de carga, descargas atmosféricas, perturbações harmônicas). Entre 1 Hz e 2 MHz o solo pode ter a condutividade elétrica da mesma ordem de grandeza que o produto entre a constante dielétrica e a frequência angular do sinal incidente no solo, em função da dependência desses parâmetros com a frequência. Consequentemente, as suposições de baixa frequência tradicionalmente adotadas - condutividade do solo constante e permissividade desprezível - podem levar a modelos que não representam de forma adequada a resposta da linha no caso de transitórios rápidos (com espectro de frequência acima de 1 kHz). É apresentado um estudo dos parâmetros de uma linha formada por um único condutor acima de solo condutor imperfeito, - onde a impedância e a admitância de retorno pelo solo são avaliadas através de métodos tradicionais de cálculo e através de integração numérica das formulações de Carson modificadas para inclusão do modelo de solo com parâmetros dependentes da frequência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Castro, Mário Andrean Macedo, Fiama Gomes da Costa, Suellen Cristina Borba, Elias Fagury Neto, and Adriano Alves Rabelo. "Avaliação das propriedades físicas e mecânicas de blocos de solo-cimento formulados com coprodutos siderúrgicos." Matéria (Rio de Janeiro) 21, no. 3 (September 2016): 666–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620160003.0064.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho tem por objetivo caracterizar o desempenho de resistência mecânica e absorção de água de blocos solo-cimento para alvenaria, após 28 dias de cura, com a incorporação limite dos seguintes coprodutos siderúrgicos em substituição parcial ao solo: adições de até 20 % em massa do pó de balão coletado em alto-forno, até 10 % de poeiras de despoeiramento de aciaria elétrica, e até 20 % de escória granulada de forno elétrico a arco. As formulações propostas incluem adições simultâneas de pós obtidos do descarte da produção de blocos solo-cimento, onde a substituição parcial ao solo foi de até 20 % em massa. Os resultados obtidos sugerem a potencialidade de uso dos resíduos siderúrgicos em blocos intertravados de solo-cimento para alvenaria sustentável, como alternativa de aplicação para esses resíduos. Verificou-se a possibilidade de bons resultados confrontando os valores exigidos por norma (absorção de água < 20% e resistência mecânica > 2,0 MPa) com destaque quando se utilizou 20% pó de balão juntamente com 10% de reuso do bloco solo-cimento; 10% de escória de aciaria ou 20% de escória de aciaria juntamente com 10% de reuso do bloco solo-cimento; e 2,5% de pó de despoeiramento juntamente com 20% de reuso do bloco solo-cimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Hagemann, Sabrina Elicker, and Maria do Carmo Cauduro Gastaldini. "Variação da qualidade da água de chuva com a precipitação: aplicação à cidade de Santa Maria - RS." RBRH 21, no. 3 (September 2016): 525–36. http://dx.doi.org/10.1590/2318-0331.011615010.

Full text
Abstract:
RESUMO Este trabalho avaliou a qualidade da água da chuva na cidade de Santa Maria - RS, a variação de alguns parâmetros durante a precipitação e os usos mais apropriados para a mesma em função dos padrões vigentes sobre aproveitamento de águas pluviais e de reúso. Amostras de água da chuva foram coletadas diretamente da atmosfera e de um telhado, a fim de analisar as alterações em sua qualidade após a passagem pela superfície de captação. Cada amostrador foi dividido em cinco compartimentos, para coletar e armazenar separadamente os cinco primeiros milímetros de chuva. As características de qualidade da água da chuva foram avaliadas através dos parâmetros: pH, condutividade elétrica, turbidez, DBO5, sólidos totais, sólidos suspensos, sólidos dissolvidos e Escherichia coli. Em alguns eventos foram analisados também: ferro, manganês, fosfato, amônia e nitrato. Observou-se que a qualidade da água da chuva é alterada após sua passagem pela área de captação. No estado bruto as águas pluviais têm potencial para ser utilizadas em fins não potáveis, recomendando-se o descarte de pelo menos 2 mm iniciais. Se for tratada a água de chuva adquire qualidade compatível com usos como descargas de bacias sanitárias e lavagem de veículos. O comportamento de alguns parâmetros mostrou-se sensível às variações nas características da precipitação, ocorrendo variação nos valores relacionados ao aumento ou diminuição na intensidade da precipitação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Silva Rodrigues, Rodrigo César, Ana Beatriz Durães Pinheiro, Ingrid Carolina Souza, Rafael Da Silva Augusto, and Tiago Bittencourt Nazaré. "LOGÍSTICA REVERSA PARA O DESCARTE DE LÂMPADAS." Revista Mythos 15, no. 1 (June 28, 2021): 58–72. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v15i1.556.

Full text
Abstract:
O consumo de energia elétrica está cada vez mais alto e as pessoas não vivem mais sem ela, porém o problema está no descarte dos produtos, os quais liberam substâncias altamente prejudiciais ao meio ambiente, colocando em risco os ecossistemas e a saúde humana. É fundamental encontrar um método com objetivos e propostas que possam ser desempenhados por todos com o intuito de efetivar a preservação do meio ambiente. A Logística Reversa se trata de um conjunto de ações com o objetivo de viabilizar a coleta e a restituição de resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitar em seu ciclo ou outra destinação final adequada. Ela acompanha o produto desde a sua venda até o retorno ao seu ponto de origem (os fabricantes), que serão responsáveis pela destinação ambientalmente adequada. Ela contribui também com o lucro da empresa e impõe a responsabilidade pós-consumo aos consumidores. O presente estudo descreve a construção de um método no qual se refere a captação e análise de percepções baseadas em dados estatísticos dos entrevistados por meio de uma amostra aleatória simples. O estudo também traz uma visão de vários autores a respeito do tema abordado, além de obter declarações de empresas e utilização de decretos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Binelo, Marcia De Fatima Brondani, Airam Teresa Zago Romcy Sausen, and Paulo Sérgio Sausen. "Modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero utilizando modelos elétricos combinados e genéricos." Revista Brasileira de Computação Aplicada 10, no. 3 (November 14, 2018): 44–54. http://dx.doi.org/10.5335/rbca.v10i3.8063.

Full text
Abstract:
Neste trabalho é apresentada a análise do desempenho de dois modelos elétricos, o modelo combinado Chen e Rincón-Mora e o modelo genérico Battery, que são aplicados na modelagem matemática do tempo de vida de baterias de Lítio Íon Polímero. Os modelos são submetidos a um mesmo cenário de simulação, utilizando a mesma metodologia para a estimação dos seus parâmetros empíricos, que é baseada na análise visual de curvas de descarga obtidas experimentalmente. Para a validação dos modelos é considerado o mesmo conjunto de dados, composto de perfis de descarga constantes e variáveis, o que torna esse processo mais realista. Os experimentos são realizados em uma plataforma de testes, e os modelos são implementados na ferramenta computacional Matlab/Simulink (Student Suite). Os resultados, analisados a partir da comparação entre os tempos de vida simulados e os tempos de vida experimentais, mostram que ambos modelos são acurados, apresentando erros médios inferiores a 2%. No entanto, o modelo Battery apresenta melhor desempenho médio e possuí um processo de parametrização mais simples quando comparado ao modelo Chen e Rincón-Mora.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Soares Jesus, Jhonny Antonio, Iara Lúcia Tescarollo, and Roberta Martins da Costa Bianchi. "LIXO ELETRÔNICO: IDENTIFICAÇÃO DOS LOCAIS DE DESCARTE." Revista Ensaios Pioneiros 5, no. 1 (August 18, 2021): 1–14. http://dx.doi.org/10.24933/rep.v5i1.220.

Full text
Abstract:
O lixo eletrônico vem aumentando gradativamente, cerca de 53,6 milhões de toneladas foram gerados em 2019 no mundo, assim, é necessário pensar em alternativas de remanejamento, reaproveitamento e/ou reciclagem, visto que muitos equipamentos elétricos e eletrônicos são descartados de forma inapropriada, ocasionando a degradação do ecossistema e prejudicando a saúde humana. A Política Nacional de Resíduos Sólidos tem como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos e a destinação adequada dos rejeitos. Para o lixo eletrônico existe uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente, seguindo a NBR 10.004 que estabelece normas e procedimentos para o gerenciamento e destinação adequada dos resíduos elétricos e eletrônicos no Brasil. Este trabalho tem como objetivo identificar os locais que recebem o lixo eletrônico e elaborar um manual para auxiliar a população de como deve ser realizado o seu descarte. A pesquisa bibliográfica foi realizada por meio de sites das prefeituras da Região Metropolitana de Campinas (RMC), artigos científicos entre outros. Na cidade de Campinas foram identificados 19 pontos de coletas, denominados pontos verde e ecopontos. Em Itatiba, até o momento, há 5 pontos de coleta de lixo eletrônico, denominados pontos ecológicos, que fazem parte de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura e a empresa Ecotronics Ambiental. Além disso, existem postos de gasolinas que possuem parceria com a empresa Recap que recolhem lixo eletrônico e também fazem o descarte dos óleos dos carros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Ferreira, Alex Franco, and Guilherme Ferraz De Oliveira. "Repotenciação de um Transformador de Potência Trifásico de 650 kVA / 750 kVA em Proveito do Aumento de Potência." Revista Eletrônica TECCEN 11, no. 2 (December 4, 2018): 40–50. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v11i2.1226.

Full text
Abstract:
Entre os equipamentos que compõem um sistema de distribuição de energia elétrica, os transformadores são equipamentos essenciais na distribuição de energia, podendo adequar os níveis de tensão do sistema elétrico de potência. Sendo de suma importância a manutenção e por vezes a repotenciação de tais equipamentos. A repotenciação é uma técnica que vem sendo adotada pelas concessionárias e empresas que reusam seus transformadores antigos, visando-se menor custo, melhor prazo de fornecimento e confiabilidade. Este artigo teve por objetivo apresentar as técnicas de aumento de potência nos transformadores antigos das redes de distribuição, aproveitando-se o espaçamento da janela do núcleo e obedecendo-se ao isolamento entre as bobinas. Adotou-se para estudo de caso um transformador de potência abaixador com uma tensão em seu primário de 13.8/11.4kV ligado em Delta, e no secundário uma tensão de 440/254 V ligado em Estrela, com bobinas de cobre eletrolítico, resfriamento com óleo isolante, núcleo com aço silício. Para tornar possível a repotenciação deste transformador seguiram-se as normas vigentes, ABNT NBR 5440:2014 e ABNT NBR 5356:2014, realizando-se os cálculos e ensaios necessários de forma aumentar a potência do transformador para que mesmo atenda com as especificações necessárias do usuário. Concluiu-se que com aplicação de novas técnicas tem se uma redução do impacto ambiental com o descarte dos materiais obsoletos, bem como redução do investimento e um ganho de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Gigante, Luciara Cid, Camila Carneiro Dias Rigolin, and Júlia Fernandes Marcelo. "Redes sociais de produção e colaboração tecnológica para o descarte de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 1, no. 2 (November 21, 2012): 52. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41312.

Full text
Abstract:
Introdução: Esta pesquisa teve como objetivo geral mapear e analisar as redes sociais de produção e colaboração tecnológica, em documentos de patentes, relativas às inovações sobre descarte de lixo tecnológico, também chamado de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. O referencial teórico é pertinente ao campo de estudos “Ciência, Tecnologia e Sociedade”. Método: A metodologia baseou-se na aplicação das técnicas relativas à Análise de Redes Sociais, caracterizada pelo mapeamento e mensuração dos fluxos e relações e colaborações entre os inventores das patentes de inovações relativas ao descarte de lixo tecnológico. Resultados: Os resultados apontam a pouca expressividade da colaboração internacional neste domínio, e a liderança da China no que diz respeito ao registro de patentes sobre descarte de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos. Conclusão: As possíveis causas da pouca colaboração internacional nesta área de pesquisas tecnológicas derivam da ausência de harmonização legal no campo da propriedade industrial, associada às distâncias geográficas, barreiras linguísticas e altos custos incorridos na colaboração tecnológica transnacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Henriques da Silva, José Eduardo, Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Rodrigo De Souza Campista Ferraz, and José Antônio Bento de Andrade. "EMI/EMC: princípios gerais, considerações para sistemas de potencia e aplicações com foco em subestações." Revista Eletrônica TECCEN 9, no. 1 (June 30, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v9i1.1030.

Full text
Abstract:
A crescente demanda de energia elétrica em tempos modernos exige sistemas de potência crescentemente confiáveis, em todos os segmentos envolvidos na geração, transmissão e distribuição. Neste sentido, perturbações eletromagnéticas, de origem externa - como as descargas atmosféricas e as oriundas de subsistemas vizinhos, bem como as originadas internamente nos equipamentos, representam constante preocupação. Subestações, em particular, que na atualidade apresentam equipamentos cada vez mais complexos em suas funções, e dependentes de dispositivos mais sensíveis a tais perturbações, exigem crescentes cuidados na obtenção de ambiente eletromagnético não prejudicial ao seu desempenho. Este artigo trata da interferência eletromagnética (EMI) e do processo de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), questões muito presentes em sistemas de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Da Silva, José Eduardo Henriques, Carlos Jesivan Marques Albuquerque, Rodrigo De Souza Campista Ferraz, and José Antônio Bento De Andrade. "EMI/EMC: princípios gerais, considerações para sistemas de potência e aplicações com foco em subestações." Revista Eletrônica TECCEN 9, no. 1 (October 3, 2016): 57. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v9i1.214.

Full text
Abstract:
A crescente demanda de energia elétrica em tempos modernos exige sistemas de potência crescentemente confiáveis, em todos os segmentos envolvidos na geração, transmissão e distribuição. Neste sentido, perturbações eletromagnéticas, de origem externa - como as descargas atmosféricas e as oriundas de subsistemas vizinhos, bem como as originadas internamente nos equipamentos, representam constante preocupação. Subestações, em particular, que na atualidade apresentam equipamentos cada vez mais complexos em suas funções, e dependentes de dispositivos mais sensíveis a tais perturbações, exigem crescentes cuidados na obtenção de ambiente eletromagnético não prejudicial ao seu desempenho. Este artigo trata da interferência eletromagnética (EMI) e do processo de Compatibilidade Eletromagnética (EMC), questões muito presentes em sistemas de potência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography