To see the other types of publications on this topic, follow the link: Esportes (aspectos sociais;história).

Journal articles on the topic 'Esportes (aspectos sociais;história)'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Esportes (aspectos sociais;história).'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Dias, Cleber Augusto Gonçalves. "A mundialização e os esportes na natureza." Conexões 6, no. 1 (June 9, 2008): 54–66. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i1.8637871.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é analisar alguns aspectos históricos do processo de formação e desenvolvimento dos esportes na natureza, considerando que essa formação já estava em curso desde o século XIX, ao mesmo tempo em que o período pós Segunda Guerra Mundial representa um importante ponto de inflexão. Assim, a história desses esportes acompanha e se articula a processos sociais mais gerais, tais como, por exemplo, a mundialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Altmann, Helena, and Simone Cecília Fernandes. "MULHER E ESPORTE: PALAVRAS INICIAIS SOBRE OS DESAFIOS AO ENSINO NA ESCOLA." Poiésis - Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação 8, no. 13 (June 16, 2014): 126. http://dx.doi.org/10.19177/prppge.v8e132014126-140.

Full text
Abstract:
As experiências de meninos e meninas, ao longo da sua infância e período de escolarização, tendem a educar seus corpos, em muitos aspectos, de modos distintos. Este artigo buscou problematizar alguns desafios ao ensino da Educação Física na escola, aprofundando a relação existente entre mulher e esporte. Para isso, foram considerados momentos históricos que situavam meninos e meninas em diferentes campos de pertencimento frente às praticas corporais e esportivas. Considerou-se, também, a experiência de mulheres atletas que, ao longo do século XX, encontrou-se marcada por vários discursos de interdições e proibições que buscavam restringir suas sociabilidades ao âmbito privado da vida. Ao final, após circunscrever a relação entre mulher e esporte em algumas de suas dimensões históricas, sociais e políticas, lançaram-se alguns desafios de ensinar esportes às meninas, considerando a relevância social deste fenômeno em nossa sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, Marcela Gomez Alves da, Evandro Antonio Corrêa, and Dagmar Aparecida Cynthia França Hunger. "Os Aspectos Limitantes da Formação Acadêmica e Intervenção Profissional dos Agentes Sociais Atuantes no Campo do Lazer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)." LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 20, no. 1 (March 30, 2017): 221–49. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2017.19893.

Full text
Abstract:
Este artigo objetivou identificar os aspectos da formação acadêmica e intervenção profissional dos agentes sociais que atuam no campo do lazer no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). Participaram da pesquisa 11 agentes sociais atuantes no CEU e as falas produzidas pelos agentes sociais foram analisados conforme elementos da análise de conteúdo e discutidos à luz da literatura. Evidenciaram-se quatro pontos problemáticos: a) formação acadêmica; b) intervenção profissional; c) contexto e d) limitações. Concluiu-se que os agentes sociais necessitam de uma formação específica no campo do lazer, seja na formação inicial e continuada evidenciando as perspectivas histórico-crítica e educacional e que sejam capazes de questionar a realidade frente a uma intervenção inter/trans/multidisciplinar com a capacidade de transformação social.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Corrêa, Joyce Nancy da Silva, and Jean Carlo Ribeiro. "Higienismo e os primórdios do esporte: os casos do Acre e de Goiás." FuLiA / UFMG 3, no. 3 (April 24, 2019): 108–21. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.3.3.108-121.

Full text
Abstract:
No início do século XX, o esporte se constituía como um novo hábito, símbolo da modernidade, mesmo na hinterlândia brasileira em estados como Goiás e Acre, naquele período regiões que ainda carregavam a marca do atraso e do isolamento. Manifestações esportivas seriam registradas a partir de 1907 (no Estado de Goiás) e de 1909 (no território do Acre), demonstrando que esses aspectos tipificados na história do interior do Brasil não impediriam que o esporte se concretizasse como uma prática moderna e que contribuiria simbolicamente no processo de transformação de hábitos e costumes sociais. Presentes também nesse processo eram as retóricas higienistas, eugênicas e nacionalistas, efeito de um novo modelo educacional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Martínez-Mina, Claudia-Yaneth. "Mulher também pode: Histórias de Vida no futebol." Búsqueda 6, no. 23 (November 25, 2019): 468. http://dx.doi.org/10.21892/01239813.468.

Full text
Abstract:
Como resultado de uma pesquisa qualitativa, e considerando os argumentos teóricos dos Estudos Culturais e Estudos de Gênero em seus aspectos pós-estruturalistas, este artigo analisa as experiências das jogadoras da equipe de futsal da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), identificando a forma como a categoria relacional de gênero apareceu nos diferentes contextos sociais, em função de serem mulheres que praticavam futebol. Com base na contribuição teórica e metodológica da História Oral, foram realizadas entrevistas sobre as histórias de vida de quatorze jogadoras, participantes da equipe universitária em 2014. Foi possível identificar quatro categorias de análise: a maneira como as jogadoras iniciaram o esporte do futebol; as características do futebol no contexto escolar; a participação esportiva das jogadoras em relação ao futebol; e os significados que as jogadoras atribuíram à prática do futebol. As conclusões arrojaram a influência das normas de gênero, no desenvolvimento das habilidades esportivas, e nas possiblidades de participação a nível competitivo. De igual forma, a importância das aulas de educação física baseadas no respeito à diversidade, mesmo de gênero, como um desafio no âmbito escolar. Finalmente, os significados atribuídos à prática esportiva, foram relacionadas com sociabilidade, paixão, amizade, e lutas políticas em torno a serem mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rosa, Suely, and Jacqueline Leta. "Tendências atuais da pesquisa Brasileira em Educação Física: parte 1: uma análise a partir de periódicos nacionais." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 24, no. 1 (March 2010): 121–34. http://dx.doi.org/10.1590/s1807-55092010000100011.

Full text
Abstract:
Após poucos séculos de existência, a disciplina de Educação Física (EF) convive, de um lado, com a tradicional valorização de aspectos biológicos e médicos e, de outro, com a recente valorização de aspectos sócio-culturais, políticos e filosóficos. Estes parecem promover uma ruptura com a concepção tradicional de corpo, concepção "biologizada", da EF. Neste contexto, iniciamos um amplo estudo sobre as tendências atuais da pesquisa brasileira em EF. Por meio de uma abordagem bibliométrica, neste trabalho apresentamos uma análise das comunicações científicas em EF, veiculadas em quatro periódicos nacionais, no período de 2000 a 2005. O objetivo central foi caracterizar um recorte da pesquisa contemporânea brasileira em EF, publicada nestes periódicos, incluindo-se na análise as questões acerca das temáticas de maior interesse dos pesquisadores. O estudo seguiu duas etapas principais: a) coleta e organização dos dados e b) categorização e análises quantitativa e qualitativa. As 595 publicações analisadas classificaram-se em 20 áreas do conhecimento sendo fisiologia a de maior incidência (n = 376). Publicações com enfoque em áreas mais humanísticas e/ou sociais, como a filosofia, a história, a sociologia do esporte, a psicologia aplicada à educação física e ao esporte, a didática, também são encontradas, porém, são ainda minoria. Estes resultados apontam a predominância da concepção biologizada da pesquisa em EF no universo do estudo. As razões podem ser variadas, incluindo o perfil dos periódicos analisados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Porretti, Marcelo Faria PORRETTI, Heloísa Suzano de Almeida Almeida, Tainah de Paula, and Monique Ribeiro de Assis. "Esportes de aventura e mídia televisiva: uma revisão integrativa da literatura." Temática 17, no. 8 (August 21, 2021): 30–46. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n8.60377.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo foi entender o esporte de aventura no contexto midiático televisivo, no esforço de responder aos seguintes questionamentos: os esportes de aventura realmente receberam influência da mídia na sua prática? Como se deu essa relação ao longo das últimas três décadas? A metodologia utilizada foi qualitativa com a realização de uma revisão integrativa de literatura. Os resultados apontaram 23 estudos que tratavam de esportes de aventura e mídia televisiva, em que, organizamos sete categorias para a discussão “estudos históricos, polissemia do termo, aspectos sociais, segmentação da mídia, mercantilização, glorificação do risco e estudos educacionais.” A contextualização teórica e prática da mídia televisiva e dos esportes de aventura nos diferentes contextos sociais, culturais e políticos nos permitiu identificar o caminho até aqui percorrido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Garcia, Carla Cristina. "O gênero e as práticas esportivas das mulheres. Alguns pontos de discussão em psicologia social e do esporte." Psicologia Revista 27 (April 29, 2019): 497–517. http://dx.doi.org/10.23925/2594-3871.2018v27i3p497-517.

Full text
Abstract:
O aumento na prática de esportes por parte das mulheres na sociedade ocidental atual é um fato de inegável importância. Entretanto, os esportes e as práticas esportivas ainda são um campo no qual os homens estão em maior número e continuam a ser mais valorizados e mais bem remunerados do que as atletas. Se praticar esportes traz benefícios para o desenvolvimento integral do ser humano, entre os quais se destacam os aspectos físicos, psicológicos e sociais (transmissão de valores, trabalho em equipe, respeito, autoestima, autoconceito etc.), quando se impede ou se dificulta o acesso da mulher no âmbito esportivo, impõe-se uma posição de inferioridade em relação ao homem. Neste artigo, fazemos uma breve análise das justificativas científicas e sociais utilizadas para dificultar o acesso das mulheres às práticas esportivas na sociedade ocidental por razões de gênero, bem como refletir sobre como o próprio desenvolvimento desse conceito pode influenciar na transformação dessa condição. Essas reflexões se inscrevem tanto no campo da psicologia quanto no da sociologia do esporte com enfoque feminista, que têm como objetivo questionar a discriminação de gênero nas práticas esportivas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Oliveira, Amauri Aparecido Bássoli de, Camila Rinaldi Bisconsini, Fabiane Castilho Teixeira, Claudio Kravchychyn, Ieda Parra Barbosa-Rinaldi, and Alberto Reinaldo Reppold Filho. "FORMAÇÃO CONTINUADA EM PROJETOS E PROGRAMAS SOCIAIS ESPORTIVOS: UM ESTUDO DE CASO." Movimento (ESEFID/UFRGS) 22, no. 3 (August 15, 2016): 901. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.57304.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa descritiva e documental objetivou analisar o processo de formação continuada do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte brasileiro. A coleta de dados consistiu na aplicação de questionários eletrônicos, respondidos por 23 coordenadores pedagógicos, 267 professores e 198 monitores de esportes de entidades convenentes, e na consulta a documentos internos da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Sob o apontamento e a análise de aspectos positivos e negativos, verificou-se efetividade no processo de formação continuada, deflagrado na capacitação pedagógica e amparado pelo material didático disponibilizado aos recursos humanos atuantes no programa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Sturza, Eliana. "'Portunhol': língua, história e política." Gragoatá 24, no. 48 (April 30, 2019): 95–116. http://dx.doi.org/10.22409/gragoata.2019n48a33621.

Full text
Abstract:
Portunhol se define como uma língua resultante do contato linguístico entre o Português e o Espanhol e é identificada como uma língua de contato, mas também como uma língua étnica de falantes de comunidades fronteiriças da região norte do Uruguai com o extremo sul do Brasil. Este artigo busca esclarecer que aspectos sociais, políticos e identitários contribuem para diferenciar o Portunhol língua étnica do Portunhol como interlíngua, do Portunhol língua de interação social e do Portunhol Selvagem de textos literários, este usado como recurso estético. Portanto, considera-se também os aspectos históricos e políticos que levaram o Portunhol a ser inclusive reivindicado como patrimônio cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Melo, Victor Andrade de, and Nei Jorge Dos Santos Junior. "Faces da modernidade: a experiência do Ciclo Suburbano Clube (Madureira/Rio de Janeiro – décadas de 1920-1960)." Revista Tempo e Argumento 12, no. 30 (July 15, 2020): e0202. http://dx.doi.org/10.5965/2175180312302020e0202.

Full text
Abstract:
Em seus mais de 40 anos de trajetória (1926-1968?), o Ciclo Suburbano Clube tornou-se uma referência no bairro de Madureira e na cidade do Rio de Janeiro. Tendo em conta que foi uma expressão de movimentos de adesão a parâmetros de modernidade e de busca de valorização do subúrbio, este estudo tem por objetivo discutir a experiência dessa agremiação de ciclismo. O que interessa abordar é a particularidade da iniciativa, bem como sua relação com a construção de representações positivas sobre a região. Qual o perfil dos envolvidos? Como se relacionaram com outros grupos sociais? Que ações foram implementadas para materializar suas intenções? Como fontes, foram utilizados jornais e revistas publicados na capital nacional. Esperamos lançar um olhar diferenciado sobre a história do bairro, dos subúrbios e do Rio de Janeiro, tentando perceber como agentes diversos interferiram na produção do espaço, isso é, atuaram na conformação de uma identidade local.Palavras-chave: Rio de Janeiro (RJ) - História. Esportes - História. Subúrbios. Madureira (Rio de Janeiro, RJ). Ciclismo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Candiotto, Cesar. "Foucault: uma história crítica da verdade." Trans/Form/Ação 29, no. 2 (2006): 65–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31732006000200006.

Full text
Abstract:
O artigo versa sobre a possibilidade de uma história crítica da verdade no pensamento de Michel Foucault, ressaltando seu distanciamento do vínculo tradicional entre sujeito e conhecimento da verdade em benefício da articulação entre práticas históricas (práticas discursivas, práticas sociais e práticas de si) e produção de verdade. Destaca ainda em que aspectos sua investigação está inserida no projeto crítico inaugurado por Kant e em que medida, paradoxalmente, dele se afasta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Gobbi, Marcia. "Desenhos e fotografias: marcas sociais de infâncias." Educar em Revista, no. 43 (March 2012): 135–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40602012000100010.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute desenhos de crianças pertencentes à primeira infância. Nesta abordagem, desenhos e fotografias são concebidos como formas expressivas e apresentados como fontes documentais importantes para conhecermos diversos aspectos da infância brasileira, bem como suas criações, ao mesmo tempo em que procura suscitar a circulação de ideias sobre criança, infância e suas inventividades, circunscritas a um determinado período de nossa história e cultura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Sousa, Ana Cristina de. "Mulheres do Jequitinhonha: um diálogo entre arqueologia, história e antropologia." Revista de Arqueologia 19, no. 1 (December 30, 2006): 9–28. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v19i1.212.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa aspectos da contribuição feminina na ocupação do extremo sul da Bahia ao longo dos séculos XIX e XX. Dados procedentes de um salvamento arqueológico, das fontes históricas primárias e secundárias sobre a região e das informações orais obtidas com antigos moradores foram perscrutadosno sentido de se apreender os universos sociais a partir das agências individuais e coletivas. A ênfase na atuação feminina permitiu evidenciar as mulheres como importantes agentes sociais no processo de ocupação do vale do Jequitinhonha, identificando as táticas por elas desenvolvidas na negociaçãode espaços de atuação social. Além de facilitar a identificação da reprodução de estruturas sociais, esse procedimento possibilitou apreender suas adequações e a criação de novas disposições sociais, principalmente através de agências individualizadas, de pequena escala, rotinizadas e potencialmente transformadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Giacomoni, Cristian, and José Edimar de Souza. "Formas de organizar a Educação Física no ensino primário: memórias de professoras da Escola Giuseppe Garibaldi, Caxias do Sul/RS (1974-1985)." Cadernos de História da Educação 19, no. 2 (May 6, 2020): 496–512. http://dx.doi.org/10.14393/che-v19n2-2020-13.

Full text
Abstract:
Este estudo analisa narrativas de duas professoras primárias da Escola Giuseppe Garibaldi, cujas memórias auxiliaram na compreensão das formas de organização das aulas de Educação Física. Pretendemos recompor as possíveis histórias do ensino neste local, desde a fundação da escola em 1974 até 1985, ano do término do regime civil militar. A perspectiva teórica é da História Cultural, e utiliza a metodologia da História Oral, mediante as memórias das professoras Jacira Koff Saraiva e Jaqueline Gedoz Vita. Para Halbwachs (2006), as possíveis narrativas históricas de um contexto são constituídas pelos compilados de fatos que se destacam, e que são selecionados pelas memórias dos sujeitos. Essas memórias estão interligadas aos convívios sociais e podem ser influenciadas pelos diversos âmbitos em que o sujeito está imbricado. As evidencias apontam que as aulas de Educação Física eram organizadas a partir dos conhecimentos docentes, fundamentados pelas brincadeiras e esportes, porém sem a concepção competitivista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Araujo, Bárbara Del Rio. "Mito e história encenados no “Navio Negreiro”." Revele: Revista Virtual dos Estudantes de Letras 3 (December 31, 2011): 386. http://dx.doi.org/10.17851/2317-4242.3.0.386-400.

Full text
Abstract:
O presente trabalho visa contemplar o poema “O Navio Negreiro”, de Castro Alvespara além do enfoque histórico e ideológico que comumente lhe é atribuído no âmbitoda crítica literária. Embora seja muito utilizado de forma ilustrativa e até mesmopanfletária para referir o período escravista brasileiro, o poema pode apresentar emsua composição interna não somente aspectos históricos e sociais, tão elucidadostradicionalmente, mas também aspectos da mitologia cristã como elementosestruturadores, propiciando que exista nessa formação lírica um diálogo entre aLiteratura, a História e Mitologia. Analisado em sua composição estética, “O NavioNegreiro” apresenta um cuidado de elaboração que fora por vezes esquecido frente {mera adesão sentimental ou o viés puramente social. Nesse sentido, busca-se aquidemonstrar a sua não limitação, insuficientemente explorada pela crítica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Bezerra, Ricardo José Lima. "História escolar e ensino de História na escolarização básica brasileira: Refletindo sobre percursos históricos, contextos e discussões." Research, Society and Development 10, no. 8 (July 10, 2021): e19510817344. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17344.

Full text
Abstract:
A História Escolar e o Ensino de História percorrem uma trajetória de encontros, e desencontros, avanços e inflexões, refletindo a dinâmica e complexa realidade escolar brasileira, desde o período colonial até o final da década de 1990. Neste texto, descrevemos e refletimos, a partir de uma abordagem metodológica da pesquisa bibliográfica e documental, sobre esta trajetória, confrontando com aspectos da política e da legislação escolar em diferentes períodos históricos. Concluímos que, ao refletir sobre esses aspectos e itinerários do Ensino de História e a História Escolar, torna-se possível contribuir para a compreensão sobre os processos de ensino e aprendizagem e de formação da consciência histórica das pessoas e dos grupos sociais no contexto da escolarização brasileira, e, humildemente, contribuir também para o incremento do debate e das pesquisas sobre esta temática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Rocha, Igor Tadeu Camilo. "Apologistas e falsários do século XXI: negacionismo e usos da história da Inquisição em sites católicos brasileiros." Revista de História, no. 180 (April 16, 2021): 1–32. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2021.169500.

Full text
Abstract:
Este artigo é fruto de uma coleta e análise de textos publicados em espaços virtuais, como blogs e fóruns, voltados ao público católico e que têm como tema a história das Inquisições. Todos foram publicados entre 2004 e 2019, em sites brasileiros. A hipótese defendida é de que há neles uma escrita da história que articula negacionismo histórico e uma apologética católico-conservadora, buscando-se engajamento de grupos conservadores católicos em guerras culturais da contemporaneidade. Trata-se de usos sociais de narrativas sobre o passado, especificamente sobre os tribunais da Inquisição, por grupos vinculados à extrema direita católica, conferindo sentido histórico a polêmicas contra outros grupos religiosos e rejeições a diversos aspectos modernidade, que vão de doutrinas como liberalismo e o comunismo, a movimentos como o feminismo ou, ainda, à democracia, estados laicos, entre outros. Tais escritas do passado evidenciam alguns aspectos que trazem reflexões diversas sobre o atual papel do historiador e os usos sociais da história.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Moises, Ronaldo Rodrigues, and Daniel Stockmann. "A pessoa com deficiência no curso da história: aspectos sociais, culturais e políticos." History of Education in Latin America - HistELA 3 (June 20, 2020): e20780. http://dx.doi.org/10.21680/2596-0113.2020v3n0id20780.

Full text
Abstract:
Este artigo investiga concepções e tratativas sobre as pessoas com deficiência, em um recorte temporal iniciado com os primeiros registros históricos mundiais sobre essa temática até a retomada da democracia brasileira em 1985. Trata-se de uma revisão bibliográfica com perspectiva de análise crítica, realizada por meio de obras que investigam a história da pessoa com deficiência, da educação especial e da educação, de forma geral. Os resultados demonstraram que a história da pessoa com deficiência foi fruto de suas condições materiais de existência tendo, todavia, uma temporalidade paralela quando comparada às pessoas consideradas “normais”, no que concerne à oferta de atendimentos e práticas formativas. Conclui-se que à pessoa com deficiência foi imposto, primariamente, provar-se (que tal, afirmar-se como ser) humano para poder viver e desfrutar das riquezas socialmente produzidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Oro Boff, Salete, and Natasha Alves Ferreira. "Análise dos benefícios sociais da bitcoin como moeda." Anuario Mexicano de Derecho Internacional 1, no. 16 (January 1, 2016): 499. http://dx.doi.org/10.22201/iij.24487872e.2016.16.534.

Full text
Abstract:
A tecnologia trouxe conceitos que, fundidos com o campo econômico, permitiram soluções para problemas que a sociedade enfrentou diversas vezes ao longo da sua história, como: inflação, ciclos econômicos, instituições financeiras não confiáveis e a falta de universalização de serviços financeiros a toda a população. Este artigo visa elucidar tanto a parte conceitual da Bitcoin abordando os aspectos históricos, econômicos e jurídicos como também os possíveis benefícios sociais que a moeda pode trazer como uma primeira alternativa, baseada em tecnologia, ao dinheiro tradicional controlado pelo Estado. O método utilizado para tanto é o dedutivo e a técnica de pesquisa é a bibliográfica, partindo-se de exemplos da utilização do dinheiro ao longo da história e da ascensão da Bitcoin como moeda.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Villas Bôas, Lúcia. "História, memória e representações sociais: por uma abordagem crítica e interdisciplinar." Cadernos de Pesquisa 45, no. 156 (June 2015): 244–58. http://dx.doi.org/10.1590/198053143290.

Full text
Abstract:
Ao resgatar aspectos da discussão de que a história possui uma memória, pretende-se indicar alguns desafios relacionados aos estudos baseados na teoria das representações sociais e em sua historicidade. As discussões aqui propostas fundamentam-se, sobretudo, na produção de Paul Ricoeur e nas historiografias francesa e brasileira, de modo a entender memória e história como "regimes de gestão do passado". Apontando-se algumas singularidades do atual "regime de historicidade", em que há uma fratura entre "espaço de experiência" e "horizonte de expectativa", destacam-se algumas consequências acerca dos usos públicos da memória e da história, por meio de breves menções ao golpe militar brasileiro e à criação da Comissão Nacional da Verdade, que servem de provocação para a abordagem das representações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Bourguignon, Ana Maria, and Dirceia Moreira. "Das dicotomias às interdependências: aspectos teórico-metodológicos do pensamento de Norbert Elias." Em Tese 15, no. 2 (December 20, 2018): 69–84. http://dx.doi.org/10.5007/1806-5023.2018v15n2p69.

Full text
Abstract:
Destacam-se nesse texto as contribuições de Norbert Elias para a compreensão da sociedade e dos indivíduos no contexto interdisciplinar das Ciências Sociais. A ênfase recai nos aspectos teórico-metodológicos, com vistas a responder as concepções de conhecimento, subjetividade, objetividade, verdade e história para o autor. Partindo da problemática construtivista, são apresentados conceitos-chave de Elias como interdependência, figuração, sociogênese, psicogênese, habitus, poder e história. Resulta da abordagem a ênfase na superação da dicotomia indivíduo/sociedade, o que atravessa o projeto científico e político do autor em tela.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Rodrigues Morais, Wanderson, and Maria José Pereira Monteiro de Almeida. "História e Discurso: considerações entre linguagem e gestos de leitura para uma História da Ciência." Intelligere, no. 7 (September 10, 2019): 11. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-9020.intelligere.2019.158375.

Full text
Abstract:
A História da Ciência se constituiu em um campo de tensões ocasionando uma dicotomia em sua abordagem metodológica por diferentes grupos, como as ciências sociais e as ciências naturais, tratando-se de uma discussão ainda atual e sem consenso entre os envolvidos. Alguns historiadores como Keith Jenkins e Régine Robin dedicaram-se a refletir sobre a natureza da História, a historiografia e possíveis contribuições de outros campos, voltando-se para prática dos gestos de leitura e relações entre linguagem e discurso. Assim, temos como objetivo deste trabalho compreender a natureza dos discursos históricos empregados pela prática da História da Ciência que podem sinalizar perspectivas de uso e finalidade para outros campos, como o Ensino de Ciências, sobretudo com as possíveis interfaces ao campo de estudos da Linguagem referente aos processos de leitura (ou gestos). Partimos de um discurso histórico em Ecologia para considerações acerca das suas condições de produção e implicações no ensino, em que aspectos políticos e sociais formam uma malha de raízes não visíveis, como apontado por Antonio Videira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Masola, Wilson De Jesus, and Norma Suely Gomes Allevato. "EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: TRAÇOS DA HISTÓRIA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 8, no. 1 (April 7, 2017): 98–108. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v8i1.1180.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um panorama da educao brasileira, discutindo aspectos histricos, sociais, legislativos e filosficos, com a finalidade de retratar algumas pinceladas nos traos da histria da Educao Superior no Brasil, desde a colonizao (Brasil Imprio) at os dias atuais. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa e caracterizada por ser histrico bibliogrfica. Este estudo permitiu desenvolver algumas compreenses e perceber elementos de destaque na trajetria traada que foram determinantes na configurao do quadro atual em que se encontra a Educao Superior no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Villas Bôas, Lúcia Pintor Santiso. "Uma abordagem da historicidade das representações sociais." Cadernos de Pesquisa 40, no. 140 (August 2010): 379–405. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742010000200005.

Full text
Abstract:
O artigo pretende enfatizar a historicidade das representações sociais como aspecto fundamental para a compreensão de seus processos de generatividade e de estabilização de conteúdos. Para tanto, considera que as representações sociais são resultado, de um lado, da reapropriação de conteúdos advindos de períodos cronológicos distintos e, de outro, daqueles gerados por novos contextos. Assim, são apresentados aspectos de reciprocidade entre representações sociais e a perspectiva da história das mentalidades enfatizando que os processos de objetivação e de ancoragem, formadores das representações sociais, são privilegiados para a investigação dessa historicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mariano, André Luiz Sena, and Romeu Adriano da Silva. "A categoria gênero no GT história da educação da ANPED: um exercício de crítica marxista." Revista HISTEDBR On-line 14, no. 59 (February 14, 2015): 272. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640362.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca problematizar a forma como a categoria gênero tem sido empregada na história da educação. Para tanto, foram levantados os trabalhos apresentados no GT História da Educação da ANPEd, que focalizavam as discussões sobre as relações de gênero. Em incursão nos dados, verificou-se a prevalência de um hiato entre os estudiosos da história e os da história da educação; além disso, constatou-se que os estudos, em sua grande maioria, fundamentam-se em paradigmas da nova história cultural, privilegiando a análise de aspectos pontuais em detrimento de explicações mais gerais. Este texto problematiza esse uso, advogando a importância e necessidade de que as explicações do fenômeno educacional em perspectiva histórica estejam balizadas na ciência da história e permitam, a partir disso, análises que levem em conta o fato dessas relações pertencerem a uma totalidade. Portanto, advoga o termo relações sociais de gênero, pois entende que, para além de disputa acerca do melhor termo a ser empregado, o que se propõe é que essas relações sejam vistas como históricas e sociais e, mormente, inserida nos modos de produção.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Alentejo, Eduardo. "Bibliografia: caminhos da história contada e da história vivida." Informação & Informação 20, no. 2 (August 31, 2015): 20. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n2p20.

Full text
Abstract:
<p><strong>Introdução</strong>: Trata sobre a Bibliografia tendo como referência sua historiografia. Tem por material as bibliografias citadas, os clássicos e os autores que marcaram o desenvolvimento da área.</p><p><strong>Objetivo</strong>: Visa analisar a bibliografia como sendo campo de interesse científico, buscando responder quais são os caminhos de sua história contada e de sua história vivida que a legitimam como campo de interesses científicos?</p><p><strong>Metodologia</strong>: A partir do método historiográfico, discorre sobre o estado atual do ensino brasileiro da Bibliografia. Mediante revisão de literatura, explica sua divisão em ramos e discorre sobre sua historiografia de acordo com contornos históricos dos quais envolvem aspectos tecnológicos da produção do conhecimento.</p><p><strong>Resultados</strong>: Explica que a polifonia e a vulgarização acerca de seu campo científico são fenômenos com impactos às atividades intelectuais nacionais. Analisa conceitos que fundamentam e validam a Bibliografia como área do conhecimento. Atualiza e dá continuidade historiográfica da Bibliografia ao acrescentar reflexões sobre as épocas do trabalho bibliográfico na era digital. Os resultados apontam para a evolução da Bibliografia, tanto enquanto produto e serviço, como área científica em constante desenvolvimento.</p><strong>Conclusões</strong>: Através da análise historiográfica, os caminhos da Bibliografia indicam que o campo de estudo é inesgotável, porque a pesquisa sobre o passado de bibliografia acumulada incluem aspectos teóricos que permanecem no tempo atual e sua atualidade expõe muitas possibilidades para o seu futuro. As bibliografias em ambiente Web permitem expandir entendimentos referentes ao acesso e ao uso da informação pela possibilidade de se empregar recursos tecnológicos capazes de aperfeiçoar suas funções sociais de acesso ao conhecimento, em distintos escopos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Carvalho, Anna Christina Farias de, Maria Cristina Delmondes Nascimento, Miriam Delmondes Batista, and Gislene Farias de Oliveira. "Textos religiosos e práticas cotidianas: leitura de aspectos simbólicos da Irmandade de Penitentes Peregrinos Públicos – Juazeiro do Norte-CE." Id on Line REVISTA DE PSICOLOGIA 10, no. 31 (August 20, 2016): 221. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v10i31.502.

Full text
Abstract:
Neste artigo discutimos, a partir da análise de dois textos religiosos, as relações que se estabelecem entre a cosmovisão de um grupo religioso do Cariri cearense – Irmandade de Penitentes Peregrinos Público – em seus aspectos simbólicos, e os textos Machadinha de Noé e Missão Abreviada. Pretendeu-se enfatizar os aspectos que dizem respeito à concepção de mundo dos integrantes da referida irmandade e suas práticas cotidianas. A metodologia utilizada foi a História oral, através de entrevistas, história de vida e observação direta. Concluímos que os escritos referidos se revelaram textos fundantes das práticas e manifestações religiosas do grupo, normalizadores das práticas sociais e promotores da coesão grupal através da noção de pertencimento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Lopes, Myriam Bahia. "A torção do horizonte: a história da cidade e a montanha." URBANA: Revista Eletrônica do Centro Interdisciplinar de Estudos sobre a Cidade 6, no. 1 (November 19, 2014): 190. http://dx.doi.org/10.20396/urbana.v6i1.8635298.

Full text
Abstract:
A história da cidade de Belo Horizonte é recortada a partir da anamorfose da linha da cumeada da serra do Curral. O processo de transformação da montanha em curso é estudado a partir da noção de horizonte e de paisagem e visa articular aspectos econômicos, sociais e estéticos daquela que foi eleita símbolo da cidade por seus moradores em 2005.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Do Bem, Natani Aparecida, Gabriel Coutinho Calvi, and Paula Piva Linke. "Aspectos identitários da relação entre Androginia e moda sem Gênero." Plural Design 2, no. 1 (December 11, 2019): 80. http://dx.doi.org/10.21726/pd.v2i1.909.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo apresentar as mudanças que o estilo andrógino sofreu ao longo da história da moda e que influenciaram diretamente a ressignificação da indumentária de homens e mulheres. Dessa forma, o texto está dividido em três momentos. O primeiro define o conceito de androginia discorrendo sobre suas características e aplicação no universo da moda. O segundo traz a evolução histórica da moda andrógina através dos tempos por meio de estilistas, designers e marcas, e o terceiro momento discute a expressão do vestuário com base na identidade de gênero ao apresentar um experimento realizado em uma loja de departamento que analisa uma coleção sem gênero. Como resultado desta pesquisa, entende-se que a moda sem gênero foi construída no decorrer da história paralelamente com as transformações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Natani Aparecida do Bem, Gabriel Coutinho Calvi, and Paula Piva Linke. "ASPECTOS IDENTITÁRIOS DA RELAÇÃO ENTRE ANDROGINIA E MODA SEM GÊNERO." Plural Design 2, no. 1 (January 29, 2021): 80–90. http://dx.doi.org/10.21726/pl.v2i1.86.

Full text
Abstract:
O presente trabalho teve como objetivo apresentar as mudanças que o estilo andrógino sofreu ao longo da história da moda e que influenciaram diretamente a ressignificação da indumentária de homens e mulheres. Dessa forma, o texto está dividido em três momentos. O primeiro define o conceito de androginia discorrendo sobre suas características e aplicação no universo da moda. O segundo traz a evolução histórica da moda andrógina através dos tempos por meio de estilistas, designers e marcas, e o terceiro momento discute a expressão do vestuário com base na identidade de gênero ao apresentar um experimento realizado em uma loja de departamento que analisa uma coleção sem gênero. Como resultado desta pesquisa, entende-se que a moda sem gênero foi construída no decorrer da história paralelamente com as transformações sociais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Rabelo, Adriano de Paula. "A menor mulher do mundo na selva e na cidade: uma alteridade reveladora em Clarice Lispector." Revista Letras Raras 7, no. 2 (September 29, 2018): 208–18. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i2.986.

Full text
Abstract:
Este artigo enfoca a dificuldade de reconhecimento e aceitação da alteridade tal como elaborada no conto “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector. Analisa-se os dois âmbitos em que a ação se desenvolve – a selva africana e lares de classe média numa cidade moderna –, inter-relacionando-os com atenção especial para aspectos antropológicos e sociais do tema em estudo. Embora esta história também contenha elementos que remetem à vertente existencial, pela qual a escritora é mais imediatamente reconhecida, o foco de interesse deste ensaio está muito mais na abordagem dos aspectos sociais da narrativa, vertente que terá um desenvolvimento maior na última fase da obra de Clarice Lispector.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Alves, Geraldo José. "Decifra-me ou devoro-te. uma reflexão sobre a percepção e instrumentalização das noções de texto e contexto no ensino de história e literatura." Dialogia 1 (March 27, 2008): 55–64. http://dx.doi.org/10.5585/dialogia.v1i0.821.

Full text
Abstract:
Este artigo discute alguns aspectos envolvidos na percepção e na instrumentalização dos conceitos de texto e contexto elaborados em cursos de ensino superior na área de ciências humanas e sociais. Verificando que estas percepções constituem formas estereotipadas, o texto procura revelar as manifestações práticas produzidas a partir das formulações específicas constituídas. Problematizando o tema, o artigo procura delinear os aspectos epistemológicos envolvidos na constituição do campo texto-leitor como produto das tensas relações sociais de produção de sentido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Liebel, Vinícius. "Laços humanos, política e história – Uma entrevista com Wolfgang Heuer." Estudos Ibero-Americanos 41, no. 1 (August 25, 2015): 209. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2015.1.21691.

Full text
Abstract:
No fechamento desse dossiê temático, voltado aos estudos dos laços sociais, a breve entrevista com o professor Wolfgang Heuer aqui apresentada busca debater temas cada dia mais presentes em um mundo que experimenta crises sociais, políticas e econômicas, que vê um fortalecimento e exposição cada vez maior do racismo e do extremismo como sombras sobre o as sociedades, que vê mesmo valores ligados à democracia serem rifados em nome de paixões e alinhamentos políticos rasteiros. Além disso, temas como a pesquisa da obra de Hannah Arendt e os jubileus das Guerras Mundiais são abordados na entrevista. Professor livre-docente da Universidade Livre de Berlim (Freie Universität Berlin), do Instituto de Ciência Política Otto-Suhr, Heuer tem se dedicado ao estudo de aspectos singulares desses laços políticos e sociais, pensando questões como a violência, o exercício e o desenvolvimento da responsabilidade e da integridade a partir de temas diversos, desde a situação de refugiados políticos, passando pela fundamentação dos direitos humanos, até a responsabilidade social de empresas e corporações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Julião, Vania Regina Pieretti, and Viviane Cássia Teixeira Reis. "O início da escolarização no município de Garça/SP: aspectos dos espaços escolares." Revista do Instituto de Políticas Públicas de Marília 4, no. 2 (December 24, 2018): 69–84. http://dx.doi.org/10.33027/2447-780x.2018.v4.n2.07.p69.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta alguns resultados de pesquisa na linha da História da Educação, centrada na História da Formação Docente desenvolvida no âmbito do Programa de Pesquisa “História da Didática em Instituições de Formação de Professores no Brasil (1827-2011)” e no grupo de pesquisa HiDEA Brasil-História das Disciplinas Escolares e Acadêmicas no Brasil. O objeto de estudo é a institucionalização da formação de professores no município de Garça SP e os espaços escolares como locais de constituição de aprendizados. Os espaços escolares podem revelar aspectos de uma determinada educação e da forma escolar predominante. Com fundamento na concepção de forma escolar apresentada por Vicent, Lahire, Thin e nos apontamentos sobre espaços escolares divulgados por Escolano (2001) e Frago (2001), apresentamos alguns aspectos do início da escolarização no município de Garça SP, no primeiro Ginásio e Escola Normal instituído no município. Abordamos as circunstâncias políticas e sociais que permitiram desde a constituição do município até a institucionalização escolar como a construção do prédio escolar, espaço específico para o ensino.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Oliveira, Nemuel da Silva, and Marcos Chor Maio. "Estudos de Comunidade e ciências sociais no Brasil." Sociedade e Estado 26, no. 3 (December 2011): 521–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922011000300006.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é fazer um balanço da literatura sobre os Estudos de Comunidade (EC) no Brasil, destacando o contexto intelectual em que foram produzidos e os debates que suscitaram, especialmente entre as décadas de 1940 e 1960. Método de pesquisa em comunidades, oriundo da Antropologia, em investigações sobre o processo de mudança social, os EC estiveram em voga nos Estados Unidos entre os anos 1920 e 1950, tendo papel fundamental na institucionalização das Ciências Sociais no Brasil. Destacamos três aspectos na produção desses estudos no país, iniciando com uma abordagem conceitual: definições, origem e sua relação com temáticas marcantes nos anos 1950. Em seguida, privilegiamos os aspectos relacionados ao papel dos EC na história das Ciências Sociais no Brasil, com destaque para o processo de institucionalização das Ciências Sociais. Por fim, revisitamos os debates que tais estudos geraram entre os cientistas sociais quanto ao padrão de trabalho sociológico a ser desenvolvido naquele momento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Mendes Rodrigues dos Santos, Tiago. "IDENTIDADES SOCIAIS EM DIAS DE MODESS." Mosaico 10 (August 14, 2017): 27. http://dx.doi.org/10.18224/mos.v10i0.5478.

Full text
Abstract:
Este trabalho procura reconstituir as fases iniciais de uma ampla e profunda transformação na sociedade brasileira em meados do século XX. Dentre vários aspectos, sublinho o processo que daria lugar ao enérgico desenvolvimento da mundialização do capitalismo, quando imensa variedade de novos bens de consumo passa a participar mais intensivamente do cotidiano das pessoas. No momento em que a publicidade e o marketing despontariam não apenas como “divulgadores” de novos produtos, mas atuando estrategicamente na simbolização dos gestos, gostos, modos e modas, ampla gama de objetos participarão da fabricação de identidades e clivagens sociais no ambiente de expansão urbana carioca. Neste caso, elejo a história social dos absorventes higiênicos no Brasil para observar mais de perto as mudanças específicas na convivência das pessoas umas com as outras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Moehlecke, Sabrina. "Ação afirmativa: História e debates no Brasil." Cadernos de Pesquisa, no. 117 (November 2002): 197–217. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-15742002000300011.

Full text
Abstract:
Este artigo tem por objetivo oferecer uma introdução à recente discussão sobre políticas de ação afirmativa e sistemas de cotas no Brasil. De onde veio a expressão, quais os locais em que as cotas foram implementadas, as formas assumidas, os grupos beneficiados e diferentes definições dadas são alguns dos aspectos abordados. Num segundo momento, elaboramos um panorama do desenvolvimento dessas políticas, observando sua história, características que têm adquirido e experiências colocadas em prática. Por último, discutimos alguns pontos polêmicos sobre elas, como sua legalidade e abrangência. A ação afirmativa implica uma discriminação ao avesso ou a garantia de direitos? É esta a melhor solução? Políticas sociais mais amplas não seriam mais eficazes? O que está em jogo nesse debate?
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Magalhães, Justino Pereira de, and Raylane Andreza Dias Navarro Barreto. "Os intelectuais e a educação – abordagem histórica e biográfica." Revista Educação em Questão 54, no. 41 (October 6, 2016): 61. http://dx.doi.org/10.21680/1981-1802.2016v54n41id10158.

Full text
Abstract:
O artigo tem o objetivo de contribuir para a história do intelectual, em especial, do intelectual da educação, na medida em que considera aspectos que devem ser analisadosquando de uma abordagem analítica. Para tanto, foram ponderados procedimentos teóricos e metodológicos que congregam elementos dos estudos biográficos e da história da educação. A partir do conceito de intelectual, é possível caracterizar e explicar a ação pedagógica. É possível também conhecer o argumento, a aplicabilidade e a legitimidade educativa, aspectos cuja construção histórica requer a criação e aplicação de categorias operacionais. Por fim, neste texto, foi considerado que a abordagem histórica dedicada, especificamente, à história de um intelectual corresponde a um campo epistémico que se constitui a partir de um approach especial que busca valorizar as dimensões biológicas, sociais e culturais, com a intenção de construir conhecimento a partir da ótica e das condiçõesmateriais de quem pensou, nesse caso, a educação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Abreu, Jean Luiz Neves. "Difusão, produção e consumo das imagens visuais: o caso dos ex-votos mineiros do século XVIII." Revista Brasileira de História 25, no. 49 (January 2005): 197–214. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-01882005000100010.

Full text
Abstract:
Estudos sobre os meios visuais mostram que a análise da arte não deve se prender aos seus aspectos formais. A história cultural tem procurado enfocar as condições sociais e culturais de produção e recepção das imagens. Essas questões são endereçadas no presente artigo aos ex-votos mineiros. Produzidos com a finalidade de agradecer um milagre alcançado, e relacionados ao universo da religiosidade popular, esses objetos permitem abordar aspectos da produção e do consumo de arte na sociedade do século XVIII.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Morato Zanatto, Rafael. "Paulo Emílio e Os filmes na cidade (1966)." rth | 24, no. 1 (July 30, 2021): 174–93. http://dx.doi.org/10.5216/rth.v24i1.65510.

Full text
Abstract:
No presente artigo, realizaremos a remontagem e interpretação das anotações e manuscritos do historiador brasileiro de cinema Paulo Emílio Sales Gomes para o curso Os filmes na cidade (1966), no qual analisa a história do Brasil no século XIX em busca da gênese de um estado de subdesenvolvimento imanente à fisionomia do cinema brasileiro. No curso, Paulo Emílio investiga o século XIX em busca de exemplos para explicar na longa duração a persistência de aspectos econômicos, psicológicos, sociais e culturais que serão decisivos em sua interpretação da história do cinema brasileiro, marcada pelo subdesenvolvimento. Palavras-Chave: Paulo Emílio; história do Brasil; cinema brasileiro; subdesenvolvimento
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

De Hollanda, Bernardo Borges Buarque. "A arte dos escrevinhadores: ofícios cotidianos com o futebol." FuLiA / UFMG 2, no. 3 (May 13, 2018): 3–8. http://dx.doi.org/10.17851/2526-4494.2.3.3-8.

Full text
Abstract:
Apresentação do v. 2, n. 3, set.-dez., 2017. O tema da seção Dossiê desta edição da revista FuLiA / UFMG é Crônica esportiva no Brasil: história e narrativa. Dos gêneros literários – romance, conto, novela, poesia – a crônica é sem dúvida aquele que mais se entrosou com a prática e com o dia a dia do futebol. A liberdade de expressão e a abertura temática – a abrigar o ficcional e o realístico, o anedótico e o sublime, o coloquial e o pedante, o campo de jogo e o extracampo – souberam combinar-se às limitações de espaço concedidas tradicionalmente pelos jornais a esse subgênero cognominado de crônica esportiva. A crônica esportiva, como se sabe, decalcou-se e emancipou-se da crônica, à medida que o futebol profissional e que as demais modalidades esportivas popularizaram-se e massificaram-se no século XX. O decalque e a emancipação ocorreram também graças ao desenvolvimento dos próprios jornais, que se tornaram periódicos exclusivos de esportes, ampliando a cobertura e as divisões internas do jornalismo esportivo. A crônica esportiva assim fixou-se no interior dos jornais, ao lado das reportagens jornalísticas, dos editoriais, das charges, das fotografias e das cartas dos leitores, que compõem a maior parte dos periódicos voltados às práticas poliesportivas. A presença longeva e regular da crônica esportiva na imprensa brasileira, seja ela os periódicos gerais ou os jornais específicos de esportes, chamou a atenção da Academia, no momento em que o meio acadêmico se voltou ao estudo do futebol no Brasil, em fins dos anos 1970 e princípios dos anos 1980. Enquanto o interesse das Ciências Sociais pela história esportiva acionou os periódicos como fontes de informação, as áreas de Letras e de Comunicação se interessaram pelo futebol como “fenômeno linguístico”. Sendo assim, era incontornável passar pela crônica e por sua dimensão discursiva na narrativa e na apreensão do objeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Souza Campos, Paulo Fernando, and Daniele Nunes da Silva. "História da saúde: a tuberculose nas cartas para Esther (São Paulo, 1905-1919)." Cultura de los cuidados 24, no. 57 (September 3, 2020): 173. http://dx.doi.org/10.14198/cuid.2020.57.11.

Full text
Abstract:
Objetivo: Na década de 1910 São Paulo, Brasil, passou por sucessivas transformações urbanísticas e sociais, as quais impactaram na história da saúde como as influenciadas pelo medo de epidemias que assolavam a cidade e matavam pessoas sem distinção de gênero, raça ou classe. O estudo objetiva uma análise deste contexto histórico a partir da história de uma sobrevivente, Esther de Figueiredo. Método e Fontes: Os indícios históricos analisados, referentes a um conjunto de correspondências datadas de 1905 a 1919, escritas por um homem comum para sua futura esposa, permitem indagar sobre as doenças e os medos sociais, bem como analisar as representações da tuberculose a partir da história de uma sobrevivente. Resultados: Os resultados transcendem a trajetória pessoal e possibilitam acessar aspectos inerentes à cultura dos cuidados em um contexto de institucionalização da saúde pública paulistana. Conclusões: A tuberculose foi uma dessas doenças que mobilizou a ciência médica a procurar meios de tratamento e cura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Rosa, Wanderley Pereira da. "Implantação do Protestantismo no Brasil: aspectos sociais e políticos – Parte II." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 11, no. 18 (December 17, 2017): 361. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v11i18.630.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe apresentar a segunda parte do texto sobre a implantação do protestantismo no Brasil. Desta feita o foco recai sobre a história da inserção dos batistas no país e as questões relacionadas aos seus posicionamentos acerca da escravidão. Além disso, as primeiras articulações rumo a um diálogo e cooperação entre os diversos grupos protestantes também são abordadas, bem como as relações deste protestantismo com os ideais liberais que caracterizavam intelectuais e políticos brasileiros da segunda metade do século XIX com destaque para a relação com a maçonaria e o projeto educacional dos missionários.This paper proposes to present the second part of the text on the implantation of Protestantism in Brazil. This time the focus is on the history of the insertion of Baptists in the country and the issues related to their position on slavery. In addition, the first articulations towards a dialogue and cooperation among the different Protestant groups are also addressed, as well as the relations of this Protestantism with the liberal ideals that characterized Brazilian intellectuals and politicians of the second half of the XIX century, emphasizing the relation with the Masonry and the Educational Project of Missionaries.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Lacerda, Mariana Fagundes de Oliveira, and Zenaide De Oliveira Novais Carneiro. "Edição filológica e digital do Livro do Gado e do Livro de Razão do arquivo do Sobrado do Brejo (Bahia setecentista e oitocentista)." LaborHistórico 2, no. 1 (August 16, 2016): 151. http://dx.doi.org/10.17074/lh.v2i1.323.

Full text
Abstract:
<p><span>Neste trabalho, aborda-se uma documentação de foro privado, o Livro do Gado e o Livro de Razão do Brejo do Campo Seco, no sertão da Bahia, com 57 e 195 folhas, respectivamente, escritos por três gerações, do último quartel do século XVIII ao terceiro quartel do século XIX. São documentos importantes para a história do português brasileiro, de forma particular para a história de penetração e difusão da escrita na Bahia. A edição semidiplomática e edição digital que se pretende realizar desses textos – cujas metodologias estão aqui descritas – atendem a uma das agendas do Projeto Nacional <em>Para uma História do Português Brasileiro</em> (PHPB), que vem divulgando <em>corpora</em> manuscritos e impressos de períodos pretéritos, para estudo da história do português culto e do português popular do Brasil. Essas edições servirão não apenas a pesquisadores interessados em aspectos linguísticos, da difusão da escrita, da leitura, das transmissões textuais, mas em aspectos históricos, políticos, econômico-sociais, entre outros. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Lacerda, Mariana Fagundes de Oliveira, and Zenaide De Oliveira Novais Carneiro. "Edição filológica e digital do Livro do Gado e do Livro de Razão do arquivo do Sobrado do Brejo (Bahia setecentista e oitocentista)." LaborHistórico 2, no. 1 (August 16, 2016): 151. http://dx.doi.org/10.24206/lh.v2i1.4814.

Full text
Abstract:
<p><span>Neste trabalho, aborda-se uma documentação de foro privado, o Livro do Gado e o Livro de Razão do Brejo do Campo Seco, no sertão da Bahia, com 57 e 195 folhas, respectivamente, escritos por três gerações, do último quartel do século XVIII ao terceiro quartel do século XIX. São documentos importantes para a história do português brasileiro, de forma particular para a história de penetração e difusão da escrita na Bahia. A edição semidiplomática e edição digital que se pretende realizar desses textos – cujas metodologias estão aqui descritas – atendem a uma das agendas do Projeto Nacional <em>Para uma História do Português Brasileiro</em> (PHPB), que vem divulgando <em>corpora</em> manuscritos e impressos de períodos pretéritos, para estudo da história do português culto e do português popular do Brasil. Essas edições servirão não apenas a pesquisadores interessados em aspectos linguísticos, da difusão da escrita, da leitura, das transmissões textuais, mas em aspectos históricos, políticos, econômico-sociais, entre outros. </span></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Berthet, Marina. "São Tomé e Príncipe: reflexões sobre alguns aspectos de sua história agrícola no pós-independência." Estudos Ibero-Americanos 42, no. 3 (November 24, 2016): 961. http://dx.doi.org/10.15448/1980-864x.2016.3.23107.

Full text
Abstract:
O artigo proposto para o dossiê apresenta reflexões sobre aspectos da história agrícola do país no momento da independência e no pós-independência. A perspectiva escolhida apresentou-se como pertinente para refletir sobre a política do país durante as décadas que seguiram a Independência. As relações estabelecidas entre os membros do governo independente e os trabalhadores agrícolas, as ambivalências do discurso político governamental no momento da nacionalização das terras e sua distribuição são abordados aqui para um balanço sobre a Independência com data oficial de comemoração em 12 de julho de 1975. Procuro demonstrar que as diversas propostas políticas aplicadas ao setor agrícola levaram a uma acentuação da invisibilidade de minorias – principalmente a mão de obra imigrante – que são eventualmente reconhecidas como atores chaves da história agrícola de São Tomé e Príncipe. A gestão da distribuição da terra após a nacionalização do território provocou tensões sociais que acirraram reivindicações identitárias e evidenciaram a consolidação de determinados atores sociais na esfera do poder político. Notas de trabalhos de campo efetuados em 1999-2000 e 2003-2004 e algumas fontes primárias e secundárias enriquecem o texto de informações e auxiliam na argumentação das principais ideias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Batista, Sueli Soares dos Santos. "O projeto interdisciplinar da teoria crítica: a história e a psicologia." Psicologia USP 12, no. 1 (2001): 121–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642001000100006.

Full text
Abstract:
Esse artigo discute a contribuição da Teoria crítica para a Psicologia e para a História e a importância delas na análise da sociedade e da dimensão subjetiva. À categorização a priori e à naturalização de problemas históricos, a Teoria crítica opõe a filosofia histórica como interpretação materialista da realidade. À redução do conceito de sujeito fundado em análises que levam em conta somente aspectos sociais e econômicos, especialmente T.W. Adorno aborda a relevância da psicanálise e o estudo da mediação da sociedade na subjetividade
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Martinez, Paulo Henrique. "Gente Pobre, Gente Rica nas Florestas da Amazônia." Revista Territórios e Fronteiras 3, no. 2 (March 30, 2011): 123. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v3i2.72.

Full text
Abstract:
A diversidade de relações sociais na região amazônica responde pela complexidade que idéias generalizantes e simplificadoras ocultam na compreensão de sua História Ambiental. A historiografia recente sobre o norte do Brasil mostra que esta diversidade não pode ser negligenciada, sob o risco de perpetuar estereótipos e reproduzir no senso comum aspectos sociais e econômicos que, muitas vezes, estão na base de ações, projetos e valores culturais que movem a destruição do meio ambiente, a fragilidade da cidadania e as incertezas de futuro que pairam sobre a Amazônia no século XXI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Chaves, Kelson Gérison Oliveira. "Camarada Manoelóvsky? História, literatura e sociedade na obra poética de Manoel de Barros." Literatura e Sociedade 22, no. 25 (June 5, 2018): 10–24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i25p10-24.

Full text
Abstract:
O texto aborda a interface entre história, memória e narrativa literária na obra de Manoel de Barros. Exploram-se aspectos da trajetória desse sujeito histórico, Manoel de Barros, que se deu ao longo de quase todo o século XX e terminou na segunda década do século XXI, cotejando a memória poética instituída sobre o autor com questões sociais, políticas e históricas que permeiam sua obra, visando a reflexão sobre literatura e sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography