Academic literature on the topic 'Exame do CFC'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Exame do CFC.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Exame do CFC"

1

Fagundes, Ernando, Larissa Weber, Gabriela Blum, Willian Boschetti Adamczyk, and Maria Aparecida Maes. "EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC E ENADE DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DO DESEMPENHO POR ESTADOS BRASILEIROS." Revista de Contabilidade da UFBA 14, no. 1 (2020): 20. http://dx.doi.org/10.9771/rc-ufba.v14i1.34926.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo tem por objetivo verificar a correlação entre o desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e no Exame de Suficiência do CFC por estados brasileiros, identificando aspectos socioeconômicos que influenciam nesse desempenho. São utilizados dados do INEP, para calcular os desempenhos por estados no ENADE de Ciências Contábeis nos anos de 2012 e de 2015. Também são utilizados dados do Exame de Suficiência do CFC de quatro edições, ocorridas também nos anos de 2012 e de 2015. Identificou-se uma correlação moderada (0,46 a 0,63) entre os desempenhos nos exames, levando a concluir que o ENADE e o Exame de Suficiência do CFC estão positivamente correlacionados. Posteriormente, foram empregadas também variáveis socioeconômicas de renda per capita e Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) a fim de separar os efeitos de fatores socioeconômicos daqueles que decorrem dos atributos das Instituições de Ensino Superior (IES), mensurados pelo ENADE. Para tanto, utilizou-se então análise de regressão, que mostra que a qualidade da IES é influente para os resultados no Exame de Suficiência do CFC, tanto quanto as condições socioeconômicas do estado.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Ricardino Junior, Alvaro Augusto, Alexandre Gonzales, and Claudio Rafael Bifi. "O Desempenho dos Estudantes de Ciências Contábeis nos dois Exames de Suficiência promovidos pelo CFC em 2017." Revista Eletrônica do Departamento de Ciências Contábeis & Departamento de Atuária e Métodos Quantitativos (REDECA) 6, no. 1 (2019): 106–27. http://dx.doi.org/10.23925/2446-9513.2019v6i1p106-127.

Full text
Abstract:
Até o segundo exame de 2016, a divulgação dos resultados se limitava ao número de inscritos, número de aprovados e respectivos nomes. A partir de 2017, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) passou a divulgar uma série de dados que permite analisar o desempenho dos candidatos: por Estado, cidade, instituição de ensino, além expor o percentual de erros e acertos segundo a natureza das questões contida no exame. O objetivo do artigo, a partir dos dados disponibilizados desde o primeiro exame de 2011 até o segundo exame de 2017, foi avaliar o desempenho dos inscritos, bem como das respectivas instituições de ensino, estas últimas identificadas com base à informação prestada pelo próprio candidato ao realizar a inscrição no exame. Para alcançar tal intento, este estudo se valeu de fontes primárias divulgadas pelo próprio CFC. Quanto à metodologia de pesquisa, o estudo adotou metodologia descritiva, com utilização de estatística descritiva e análise de correlação. Entre outras constatações, a análise geral dos dados publicados indica que em quatorze exames aplicados, a média nacional de aprovação é de 36% e que nos últimos dois exames as disciplinas que ensejam maior percentual de erros são as que compõem o chamado “núcleo duro” da contabilidade: Contabilidade Geral (64,6%), Contabilidade de Custos (63,17%) e Contabilidade Gerencial (61,44%). No que diz respeito ao nível de aprovação dos candidatos por instituição de ensino, dentre as dez com maior nível de aprovação, nove são públicas e apenas uma é privada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Marçal, Ronan Reis, Vinícius da Silva Matos, Thauan Felipe Medeiros De Carvalho, and Marcia da Silva Carvalho. "Avaliações de desempenho no ensino contábil brasileiro: Uma análise comparativa entre IES diante do Exame de Suficiência do CFC." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 18, no. 2 (2019): 363–84. http://dx.doi.org/10.18593/race.19638.

Full text
Abstract:
O Exame de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é mencionado por diversos autores como uma ferramenta de avaliação do desempenho de estudantes de Ciências Contábeis. Desde 2011 o exame foi alavancado como condição necessária para a obtenção do registro profissional contábil por meio da Lei 12.249 (2010). Embora o exame tenha sido aplicado ininterruptamente desde a referida Lei, seus resultados não haviam sido divulgados, até então, de forma segregada por Instituição de Ensino Superior (IES). Contudo, em 2017, o CFC disponibilizou os resultados do exame aplicado no primeiro semestre de forma analítica, considerando os resultados auferidos por cada IES. Mediante a relevância do exame e a novidade informacional, este estudo buscou verificar se há diferença no nível de desempenho obtido pelos estudantes de Ciências Contábeis das IES brasileiras no Exame de Suficiência do CFC, considerando as diferentes características dessas IES como possíveis determinantes de desempenho. Foram utilizados métodos quantitativos para a verificação das hipóteses formuladas considerado um nível de confiança de 95% o tempo todo. Os resultados sugerem diferenças estatisticamente significativas das médias de aprovação no Exame de Suficiência para todas as condições observadas. Os achados deste estudo contribuem para a esfera de pesquisas sobre o ensino contábil no Brasil permitindo análises setoriais nessa vertente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Bugarim, Maria Clara Cavalcante, Lúcia Lima Rodrigues, Joaquim Carlos da Costa Pinho, and Diego De Queiroz Machado. "O DESEMPENHO DOS PROFISSIONAIS DE CONTABILIDADE NO EXAME DE SUFICIÊNCIA DO CFC: UMA ANÁLISE DE CONGLOMERADOS REGIONAIS." Revista de Contabilidade e Organizações 8, no. 22 (2014): 60. http://dx.doi.org/10.11606/rco.v8i22.61176.

Full text
Abstract:
<p>Este estudo tem como objetivo analisar as características particulares de cada região do país, no que diz respeito aos resultados apresentados nos exames de suficiência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Para tanto, foram considerados dados relativos ao desempenho dos candidatos em cada unidade federativa nas diferentes áreas de conhecimento que compõem o exame de suficiência. Os dados foram agrupados em dois momentos distintos: primeira fase do exame de suficiência, entre os anos de 2000 a 2004; e segunda fase do exame de suficiência, nos anos de 2011 e 2012. Esses dados foram analisados com aplicação do método estatístico multivariado de análise de conglomerados. A comparação dos resultados encontrados, principalmente em termos de composição dos grupos, mostra-se essencial para uma avaliação do desempenho desses profissionais no exame em cada uma das unidades federativas que compõem o Brasil. Além disso, os resultados deste estudo se constituem como um diagnóstico completo do desempenho no exame, apontando para áreas de maior fragilidade no ensino e que, para tanto, carecem ser mais bem exploradas na formação dos profissionais de Contabilidade.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Galvão, N. "Percepção dos Contadores sobre o Exame de Suficiência do CFC." Revista Catarinense da Ciência Contábil 15, no. 45 (2016): 49–62. http://dx.doi.org/10.16930/2237-7662/rccc.v15n45p49-62.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Pinheiro, Francisco Marton Gleuson, José Maria Dias Filho, Laerson Morais Silva Lopes, and Raimundo Nonato Lima Filho. "O perfil do contador e os níveis de habilidades cognitivas nos exames Enade e suficiência do CFC: uma análise sob a perspectiva da taxonomia de Bloom." Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 11, no. 1 (2013): 50–65. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v11i1.32157.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa identifica se os níveis de habilidades cognitivas demandados pelo Enade e pelo Exame de Suficiência doCFC são aderentes ao perfil do Contador estabelecido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), na perspectiva daTaxonomia de Bloom. Foram analisadas duas edições do Enade e as duas últimas edições do Exame de Suficiência,bem como o perfil profissional requerido dos contadores pela Resolução CNE/CES 10/2004. As questões dos exames eo perfil profissional estabelecido pelo CNE foram classificados em dois níveis de habilidades cognitivas da Taxonomiade Bloom: no primeiro nível, considerou-se um menor nível cognitivo; e, no segundo, um maior nível. O teste designificância para proporções assinalou que os níveis de habilidades cognitivas solicitados pelos exames não sãoaderentes ao perfil previsto pelo CNE. Quanto à frequência das questões, não foram cobradas questões de maior nívelcognitivo, embora em 2009 o Enade não tenha apresentado diferença significativa entre as questões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Souza, Carla Natalini Pastor de, Tayssa Vieira Barreto, and Antoniel Dos Santos Gomes Filho. "Percepção Docente sobre o Exame de Suficiência Contábil: Um Estudo em uma Instituição de Ensino Superior do Município de Icó, Ceará-Brasil." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (2018): 280–94. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1500.

Full text
Abstract:
O Exame de Suficiência Contábil tem se tornado fundamental no processo para habilitação do exercício profissional. Diante dessa necessidade, a pesquisa realizada tem o objetivo analisar a importância da contabilidade e do exame de suficiência e as principais dificuldades apresentadas pelos estudantes na perspectiva docente de uma IES. Para fundamentar o trabalho foi realizada uma pesquisa bibliográfica abordando a evolução da ciência contábil, exame de suficiência, profissão contábil e o ensino da contabilidade. É um estudo de natureza básica e exploratório com abordagem qualitativa. O instrumento para a coleta de dados foi um questionário, contendo questões abertas, aplicado aos docentes do curso de Ciências Contábeis de uma IES que ministram disciplinas contempladas no exame de suficiência do CFC. A tabulação se deu através do programa da Microsoft Excel, versão 2010 e a discussão mediante a análise do discurso. Foi constatado que todos os participantes enalteceram que o exame de suficiência contábil é necessário e contribui de maneira significativa na vida profissional como um instrumento de filtragem. Os docentes realçaram como principais entraves dos estudantes a falha na interpretação textual e compreensão da legislação. Dentre as diversas medidas apontadas pelos entrevistados para superar esses entraves, foi dada ênfase às questões que devem possuir o mesmo padrão das solicitadas na prova. Tais dificuldades apresentadas são válidas para ajudar os discentes em sua preparação e posterior aprovação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Silva, Joelson Viscovini da, Almir Rodrigues Durigon, Juliana Vitória Vieira Mattiello da Silva, and Rubens dos Santos. "O Exame de Suficiência na percepção dos alunos de Ciências Contábeis." REVISTA CATARINENSE DA CIÊNCIA CONTÁBIL 19 (May 25, 2020): 2952. http://dx.doi.org/10.16930/2237-766220202952.

Full text
Abstract:
O Exame de Suficiência é definido pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) como prova de equalização destinada a comprovar a obtenção de conhecimentos médios, consoante aos conteúdos programáticos desenvolvidos nos cursos de bacharelado em Ciências Contábeis. Considerando esse contexto, este artigo objetiva identificar as percepções dos alunos sobre a realização do exame de suficiência. O estudo classifica-se em pesquisa exploratório-descritiva, dispondo de coleta de dados realizada por meio de um questionário aplicado pessoalmente pelos pesquisadores, contando com a participação de 188 alunos de graduação em Ciências Contábeis (cerca de 58,75% da população), de uma universidade pública do Estado de Mato Grosso, no ano de 2019. Os dados foram tratados com as seguintes técnicas estatísticas: estatística descritiva (média, mediana, frequência, máximo, mínimo e soma) e análise fatorial. Os resultados da pesquisa indicam que a importância e necessidade de aplicação do exame de suficiência para a profissão contábil é considerada a mais valorizada pelos discentes. Na análise fatorial, ficou evidente que valorização profissional tem maior peso nas percepções dos alunos (88,15%), seguido do ambiente acadêmico com 6,39%. Conclui-se que o Exame de Suficiência, na percepção dos alunos, é um instrumento que valoriza a profissão contábil, entretanto é necessário que os docentes discutam mais pontualmente sobre essa temática em sala de aula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pomerening, Daniela, and Rodrigo da Silveira Kappel. "RELAÇÃO ENTRE PERFIL DOCENTE E O DESEMPENHO DISCENTE DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS." Revista GESTO 7, no. 2 (2019): 81. http://dx.doi.org/10.31512/gesto.v7i2.3341.

Full text
Abstract:
<p>Este artigo tem por objetivo investigar a relação entre o perfil docente e o desempenho discente dos cursos de Ciências Contábeis. A análise da pesquisa foi desenvolvida por meio de evidências quantitativas, obtidas com base em procedimentos estatísticos de regressão linear múltipla. Objetivando maior robustez dos resultados, a avaliação da proposta central demandou a realização de cinco testes empíricos, para avaliar se as características de perfil docente apresentam relação com o desempenho dos alunos, considerando cinco critérios distintos para mensuração da variável de desempenho dos alunos. Além disso, a operacionalização dessa pesquisa demandou o levantamento e análise do perfil de 1.810 professores dos cursos de Ciências Contábeis de 85 Instituições de Ensino Superior da região Sul do Brasil, sendo mensuradas cinco variáveis independentes de perfil docente. Com relação ao desempenho discente, foram utilizados os dados dos resultados no ENADE 2015, Exame de Suficiência do CFC 2017/01, 2017/02, 2018/01 e 2018/02 (CFC, 2017; 2018). </p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Oliveira, Victor Marques de, Carolina Dederichs Nielson, Andrea Paula Osorio Duque, and Francisco José dos Santos Alves. "Uma análise comparativa de conteúdo contábil do exame de suficiência do CFC e do exame nacional de desempenho de estudantes (ENADE): Uma expectativa do mercado de trabalho." Revista Mineira de Contabilidade 20, no. 3 (2019): 20–33. http://dx.doi.org/10.21714/2446-9114rmc2019v20net02.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Exame do CFC"

1

Barroso, Deivson Vinicius. "Exame de Suficiência Profissional como indicador da Qualidade da Educação Contábil: Analisando as características das IES e seus índices de aprovação." Faculdade de Ciências Contábeis, 2018. http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26713.

Full text
Abstract:
Submitted by Deivson Vinicius Barosso (deivson_vinicius@hotmail.com) on 2018-07-24T14:19:53Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - DEIVSON VINICIUS BARROSO - PPGCONT.pdf: 30034766 bytes, checksum: 72281ca92d1c6efe49e0c8c5132bfcc4 (MD5)<br>Rejected by Marivalda Araujo (masilva@ufba.br), reason: FAVOR INSERIR O ABSTRACT. on 2018-07-25T14:44:51Z (GMT)<br>Submitted by Deivson Vinicius Barosso (deivson_vinicius@hotmail.com) on 2018-07-25T14:53:08Z No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - DEIVSON VINICIUS BARROSO - PPGCONT.pdf: 30034766 bytes, checksum: 72281ca92d1c6efe49e0c8c5132bfcc4 (MD5)<br>Approved for entry into archive by Marivalda Araujo (masilva@ufba.br) on 2018-07-27T15:26:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - DEIVSON VINICIUS BARROSO - PPGCONT.pdf: 30034766 bytes, checksum: 72281ca92d1c6efe49e0c8c5132bfcc4 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2018-07-27T15:26:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTAÇÃO - DEIVSON VINICIUS BARROSO - PPGCONT.pdf: 30034766 bytes, checksum: 72281ca92d1c6efe49e0c8c5132bfcc4 (MD5)<br>Fundação CAPES<br>A discussão acerca da qualidade do ensino superior ofertado é pauta recorrente entre órgãos governamentais, e entre as próprias Instituições de Ensino Superior (IES), que se preocupam em manter uma boa reputação institucional. Neste estudo, em que o foco é o curso de Ciências Contábeis, foi proposto como métrica de qualidade dos bacharelados o índice geral de aprovação dos egressos no Exame de Suficiência Profissional, gerido pelo Conselho Federal de Contabilidade. Foram analisadas características institucionais de 741 instituições que tiveram ao menos dez estudantes realizando o Exame na 1ª e 2ª edição do ano de 2017. O objetivo central foi verificar quais características das IES e, consequentemente, da qualidade da formação desses estudantes, estão relacionadas à aprovação dos mesmos no Exame de Suficiência da Profissão. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de regressão beta inflacionada em 0 e 1 na 1ª Edição e regressão beta inflacionada em 0 na 2ª Edição do Exame, por ser a variável dependente do modelo o índice de aprovação da IES, que varia de 0% a 100%. Dentre os principais resultados da pesquisa, tem-se que características como bom desempenho no ENADE, melhores avaliações no IGC, o fato do curso pertencer a uma universidade pública, estar localizado em capitais dos estados brasileiros, ser citado no Ranking Universitário da Folha e possuir programas de pós-graduação em Contabilidade, possuem significância estatística e coeficiente estimado positivo para explicar o desempenho das IES no Exame do CFC. Em contrapartida, as IES da amostra localizadas nas regiões Centro-oeste, Nordeste e Norte demonstraram desempenhos inferiores no Exame, em relação às IES da região Sudeste; além disso, as IES classificadas como Faculdade apresentaram, do mesmo modo, desempenhos inferiores aos das Universidades. Por meio dos resultados gerados, busca-se contribuir com os gestores e coordenadores dessas IES, ao revelar os possíveis atributos institucionais que aumentariam as chances de sucesso dos seus egressos no Exame de Suficiência, que se espera impactar positivamente também a qualidade do curso ofertado. Adicionalmente, busca-se também contribuir para a literatura da área de avaliação de programas educacionais ao sugerir a utilização de um novo parâmetro para mensuração da qualidade dos cursos. Por fim, os resultados podem servir ainda como fonte de informações para a implementação de ações que visem otimizar as características identificadas como significantes para a aprovação no Exame, objetivando a melhoria da formação dos futuros profissionais contábeis.<br>The discussion about the quality of higher education programs is recurrent among government agencies, and among the Higher Education Institutions (HEI) themselves, which are concerned with maintaining a good institutional reputation. In this study, in which the focus is the Accounting programs, the baccalaureate quality metric proposed was the approval general index of the graduates in the professional entry exam for accountants, managed by the Federal Accounting Council. Institutional characteristics of 741 institutions with at least ten students enrolled in the exam were analyzed in the first and second editions of 2017. The main objective of the study was to verify which characteristics of the HEIs and, consequently, of their educational quality, are related to the approval of their graduates in the professional entry exam for accountants. For the treatment of the data was used the inflated beta regression model, since the dependent variable of the model, that was the approval indices, takes values in the interval between 0 and 1. Among the main results of the research, it was found that characteristics such as good performance in the ENADE and in the IGC, the fact that the program belongs to a public university, is located in the capitals of the Brazilian states, is cited in the University Ranking of Folha and offer postgraduate programs in Accounting, have statistical significance and estimated positive coefficient to explain the performance of HEIs in the CFC Exam. On the other hand, the HEIs of the sample located in the Midwest, Northeast and North regions showed lower performance in the Exam when compares with the Southeast Region; in addition, the HEIs classified as Faculty presented, in the same way, inferior performances to those which are Universities. Through the research results, it seeks to contribute to the managers and coordinators of these HEIs, by revealing the possible institutional attributes that would increase the chances of success of their graduates in the professional entry exam for accountants, which is expected to positively impact the quality of the program offered. Additionally, it is also sought to contribute to the literature of the area of evaluation of educational programs by suggesting the use of a new parameter to measure the quality of the programs. Finally, the results can also be used as a source of information for the implementation of actions aimed at optimizing the characteristics identified as significant for approval in the Exam, seeking the improvement of the formation of future accounting professionals.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Broncy, Lucile. "Isolement et caractérisation moléculaire de cellules rares circulantes individuelles : développement de nouvelles approches méthodologiques en oncologie prédictive et diagnostic prénatal." Thesis, Université Paris-Saclay (ComUE), 2017. http://www.theses.fr/2017SACLS391/document.

Full text
Abstract:
L’objectif principal de ce projet de recherche doctorale est la mise au point d’approches méthodologiques fiables et reproductibles permettant la caractérisation génétique de cellules rares circulantes isolées par la méthode de filtration ISET® (Rarecells®, France). La première application développée consiste en la détection des mutations du gène suppresseur de tumeur VHL (Von Hippel Lindau) dans les cellules rares circulantes (CRC) uniques isolées du sang de 30 patients atteints de carcinome rénal à cellules claires (CRCC), et réalisée comparativement à l’analyse cytopathologique. L’étude génétique a également été conduite en parallèle dans les 30 tissus tumoraux correspondants. Les résultats ont mis en lumière une potentielle complémentarité de l’approche de génétique moléculaire sur cellules uniques avec l’analyse cytomorphologique de référence et suggèrent que combiner ces approches permettrait d’obtenir une plus grande sensibilité de détection des cellules cancéreuses circulantes chez les patients atteints de CRCC. Une deuxième application a consisté en le développement d’une approche innovante pour le diagnostic prénatal non-invasif des maladies génétiques récessives par analyse de cellules trophoblastiques rares collectées au niveau du col de l’utérus. Enfin, des développements supplémentaires ont permis d’optimiser les analyses de séquençage à haut débit et de les appliquer à des CRC individuelles isolées par ISET®. Cette nouvelle approche, associée à l’isolement de CRC non fixées, est en mesure de fournir des données génétiques élargies à l’exome entier pour des applications à la fois en oncologie prédictive et en diagnostic prénatal non invasif<br>The aim of this doctoral research project is the development of reliable and reproducible methodological approaches enabling the genetic characterization of circulating rare cells (CRC) isolated by ISET® filtration (Rarecells®, France). The first application developed consists in detecting mutations of the VHL (Von Hippel Lindau) tumor suppressor gene in single CRC isolated from the blood of 30 patients patients with clear cell renal cell carcinoma (ccRCC), assessed according to the results obtained by cytopathological analysis. In parallel, genetic analysis of VHL mutations was conducted in the corresponding tumor tissues. Results revealed a potential complementarity of the molecular genetic approach targeted to single cells with the reference method of cytopathological analysis and suggested that combining both strategies could improve the sensitivity of circulating cancer cells’ detection in patients with ccRCC. A second application consisted in the development of an innovative approach for non-invasive prenatal diagnosis of recessive genetic diseases by analysis of rare trophoblastic cells collected from the cervix. Finally, further developments allowed to optimize high-throughput sequencing analyses and to apply them to single CRC isolated by ISET®. This approach, combined with the isolation of living CRC, enabled us to obtain broader genetic data from the whole exome and should foster innovative applications to both predictive oncology and non-invasive prenatal diagnosis
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Exame do CFC"

1

Practice exams for the 2014 CFA exam. Kaplan, Inc., 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Practice exams for the 2010 CFA exam. Kaplan/Schweser, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Practice exams for the 2010 CFA exam. Kaplan/Schweser, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Practice exams for the 2014 CFA exam. Kaplan, 2013.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Schweser, Kaplan. SchweserNotes: 2011 CFA exam. Kaplan Schweser, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Institute of Chartered Financial Analysts. SchweserNotes 2009 CFA exam. Kaplan Schweser, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Schweser, Kaplan. SchweserNotes: 2011 CFA exam. Kaplan Schweser, 2010.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Institute of Chartered Financial Analysts. SchweserNotes 2009 CFA exam. Kaplan Schweser, 2008.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

SchweserNotes: 2011 CFA exam. Kaplan Schweser, 2011.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

SchweserNotes: 2010 CFA exam. Kaplan Schweser, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Exame do CFC"

1

Bucher, Tahnee, Angelina Serratos, Mariana Menchola-Blanco, Tara Chandler, Nadia Moraglio, and Eddy White. "A Common Final Exams Project in an IEP." In Handbook of Research on Assessment Literacy and Teacher-Made Testing in the Language Classroom. IGI Global, 2019. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-5225-6986-2.ch014.

Full text
Abstract:
This chapter reports on a common assessment project in a university intensive English program (IEP). In the program, the authors developed, implemented, and supervised the common finals project (CFP) to standardize final exams in all courses through collaborative teacher-made test development. The report provides details regarding why and how the project was implemented, with test samples, and test development and review instruments provided to demonstrate the theoretical and practical issues involved. While still ongoing, this chapter covers the beginning stages of the project, covering a time frame from August 2015 to May 2016, and involved dozens of teachers and hundreds of students. After explaining the rationale for the CFP, and details about its methodology and implementation, this report shows that the standardization project has been successful in developing and administering better final exams for IEP students.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

"Continuing Education Exam: for CFP Continuing Education Credit and PACE Recertification Credit." In The RIA's Compliance Solution Book. John Wiley & Sons, Inc., 2015. http://dx.doi.org/10.1002/9781119201359.oth1.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Paletta, Mauricio. "Sharing Medical Information by Means of Using Intelligent Agents and Cloud Computing." In Cloud Technology. IGI Global, 2015. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-4666-6539-2.ch042.

Full text
Abstract:
From birth to death, every human being leaves a long medical history consisting of laboratory exams, records of medical consultations, records, and hospitalizations, as well as any other important information that affects the patient's health. These are known today as Electronic Health Records (EHR) or Electronic Medical Records (EMR). However, because a person's lifestyle and health are continuously changing, most of this medical information is distributed among different institutions, cities, and even countries where the specific processes were undertaken, in possession of health insurance providers or even hidden inside a drawer of the patient's home. Therefore, aiming to enhance the availability of improved medical services at reduced costs, modern information technology is being increasingly used in the healthcare sector. Researchers, developers, and companies have made efforts to develop mobile, Web, desktop, and enterprise e-health applications raising the importance of interoperability and data exchange between e-health applications and Health Information Systems (HIS). In this regard, Cloud Computing (CC) promises low cost, high scalability, availability, and disaster recoverability, which can be a natural solution for some of the problems faced in storing and analyzing EMRs. However, CC, which is mainly defined to address the use of scalable and often virtualized resources, is still evolving. New, specific collaboration models among service providers are needed for enabling effective service collaboration, allowing the process of serving consumers to be more efficient. In this chapter, the current state and trends of CC in healthcare are presented as well as a detailed collaboration model based on intelligent agents focusing on the EHR sharing subject. This model for enabling effective service in cloud systems is based on a recent research proposal related to defining a collaboration mechanism by means of Scout Movement. The chapter also includes details on the way in which services and service providers are clearly defined in this particular system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Paletta, Mauricio. "Sharing Medical Information by Means of Using Intelligent Agents and Cloud Computing." In Cloud Computing Applications for Quality Health Care Delivery. IGI Global, 2014. http://dx.doi.org/10.4018/978-1-4666-6118-9.ch008.

Full text
Abstract:
From birth to death, every human being leaves a long medical history consisting of laboratory exams, records of medical consultations, records, and hospitalizations, as well as any other important information that affects the patient's health. These are known today as Electronic Health Records (EHR) or Electronic Medical Records (EMR). However, because a person's lifestyle and health are continuously changing, most of this medical information is distributed among different institutions, cities, and even countries where the specific processes were undertaken, in possession of health insurance providers or even hidden inside a drawer of the patient's home. Therefore, aiming to enhance the availability of improved medical services at reduced costs, modern information technology is being increasingly used in the healthcare sector. Researchers, developers, and companies have made efforts to develop mobile, Web, desktop, and enterprise e-health applications raising the importance of interoperability and data exchange between e-health applications and Health Information Systems (HIS). In this regard, Cloud Computing (CC) promises low cost, high scalability, availability, and disaster recoverability, which can be a natural solution for some of the problems faced in storing and analyzing EMRs. However, CC, which is mainly defined to address the use of scalable and often virtualized resources, is still evolving. New, specific collaboration models among service providers are needed for enabling effective service collaboration, allowing the process of serving consumers to be more efficient. In this chapter, the current state and trends of CC in healthcare are presented as well as a detailed collaboration model based on intelligent agents focusing on the EHR sharing subject. This model for enabling effective service in cloud systems is based on a recent research proposal related to defining a collaboration mechanism by means of Scout Movement. The chapter also includes details on the way in which services and service providers are clearly defined in this particular system.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Exame do CFC"

1

Apolinário, Joelma Maria dos Santos da Silva, Lorrane De Sousa Barbosa, and Josilene Santos Gonçalves. "INTERFERÊNCIAS CORRELACIONADAS AO USO INAPROPRIADO E INDISCRIMINADO DE MEDICAMENTOS NOS EXAMES BIOQUÍMICOS." In I Congresso Brasileiro de Bioquímica Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1859.

Full text
Abstract:
Introdução: O uso indiscriminado e inapropriado de medicamentos vem se tornando uma epidemia silenciosa, de acordo com CFF – Conselho Federal de Farmácia os medicamentos mais utilizados no Brasil são: anticoncepcionais, analgésicos, descongestionantes nasais, anti-inflamatórios e alguns antibióticos, desse modo é sabido que tais medicamentos ingeridos por um indivíduo afetam inúmeros exames laboratoriais principalmente os relacionados às dosagens bioquímicas. Objetivo: Comprovar as interferências nos exames bioquímicos em relação do uso inapropriado de medicamentos. Metodologia: O estudo caracteriza-se por apresentar uma análise aprofundada acerca da temática sobre o referido tema. O embasamento em pesquisas de abordagem qualitativa e descritiva, quanto aos procedimentos, revisão bibliográfica ou método de revisão integrativa da literatura. Os dados foram coletados nas bases de dados SciELO, BDENF, LILACS e MEDLINE. Resultados: Através de interferências , o fármaco ou seu catabólito, pode, em alguma etapa, interagir com as substâncias constituintes dos reagentes químicos utilizados, causando interferências no resultado das análises, alguns fármacos podem levar a resultados falso negativos ou falso positivos, a informação é muito importante para a rotina laboratorial, pois pode gerar mudança no resultado clinico laboratorial e interferir no monitoramento e na avaliação do prognóstico do paciente. Conclusão: A interferência de medicamentos em análises clínicas assume importante papel pela probabilidade de modificar o diagnóstico clínico-laboratorial. Muitos fármacos exercem efeitos in vivo, in vitro sobre os testes laboratoriais. Dentre os exames mais alterados são: Glicose, triglicerídeos, colesterol, bilirrubinas, potássio, marcadores hormonais como TSH, LH, FSH, T4 livre. Dessa forma, é imprescindível a obtenção de dados sobre os medicamentos e seu tempo de uso pelo paciente nos últimos dez dias antes da coleta do material biológico para a realização do exame laboratorial. A omissão sobre o uso dos medicamentos a equipe do laboratório acarreta diretamente no resultado dos exames, portanto, é necessário atenção diante das anormalidades nas dosagens bioquímicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Wei, Chao, Gabriel Alexander Vasquez Diaz, Kun Wang, and Peiwen Li. "CFD Analysis and Evaluation of Heat Transfer Enhancement of Internal Flow in Tubes With 3D-Printed Complex Fins." In ASME 2019 Heat Transfer Summer Conference collocated with the ASME 2019 13th International Conference on Energy Sustainability. American Society of Mechanical Engineers, 2019. http://dx.doi.org/10.1115/ht2019-3630.

Full text
Abstract:
Abstract Additive manufacturing (AM), also known as 3D printing technology, is applied to fabricate complex fin structures for heat transfer enhancement at inner surface of tubes, which conventional manufacturing technology cannot make. This work considered rectangular fins, scale fins, and delta fins with staggered alignment at the inner wall of heat transfer tubes for heat transfer enhancement of internal flows. Designed fin structures are trial-printed using plastic material to exam the printability. Laminar flow convective heat transfer has been numerically studied, and heat transfer performance of the tubes with 3D-printed interrupted fins has been compared to that with conventional straight continued fins. The benefit from heat transfer enhancement and the loss due to increased pumping pressure is evaluated using the total entropy generation rate in the control volume of heat transfer tube. As the conclusion of the study, better heat transfer tubes with 3D-printed internal fins are recommended.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Shepard, Thomas, and Krithiga Ganesan. "Effect of a Joint Experimental-CFD Lab Experience on Perceptions of Data Authority and Student Learning." In ASME 2014 4th Joint US-European Fluids Engineering Division Summer Meeting collocated with the ASME 2014 12th International Conference on Nanochannels, Microchannels, and Minichannels. American Society of Mechanical Engineers, 2014. http://dx.doi.org/10.1115/fedsm2014-21106.

Full text
Abstract:
This paper explores modes of instruction for effective student learning and factors that affect student perceptions of information from various sources encountered in undergraduate fluid mechanics. This paper addresses two questions: (i) What source of information do students rely on and have greater confidence in, (ii) What modes of instruction lead to greater understanding of material. These research questions were addressed by considering the conceptual topic of drag on a sphere. In this study, thirty students compared results from experimental lab measurements, CFD (ANSYS-CFX) simulations, and textbook data for drag acting on a sphere. Other concepts covered in the course were done so via lecture and/or lab, but were not examined using CFD. To address the first question, students completed a survey at the end of the experimental portion of lab and a second survey at the end of the CFD portion of lab. To address the second question, student responses to specific final exam questions were analyzed. Our data indicate that students have greater reliance on materials presented via lecture and in the course textbook, than data that originates via hands-on learning methods such as experimental data, and CFD simulations. The results that address the second question indicate that even though there is greater variation in student learning outcome scores, a variety of modes of instruction lead to greater understanding of a topic, even accounting for biases in perceived data authority of various sources of data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Cao, Junyi, Chengbin Ma, Hang Xie, and Zhuangde Jiang. "Nonlinear Dynamics of Duffing System With Fractional Order Damping." In ASME 2009 International Design Engineering Technical Conferences and Computers and Information in Engineering Conference. ASMEDC, 2009. http://dx.doi.org/10.1115/detc2009-86401.

Full text
Abstract:
In this paper, nonlinear dynamics of Duffing system with fractional order damping is investigated. The four order Runge-Kutta method and ten order CFE-Euler methods are introduced to simulate the fractional order Duffing equations. The effect of taking fractional order on the system dynamics is investigated using phase diagrams, bifurcation diagrams and Poincare map. The bifurcation diagram is also used to exam the effects of excitation amplitude and frequency on Duffing system with fractional order damping. The analysis results show that the fractional order damped Duffing system exhibits period motion, chaos, period motion, chaos, period motion in turn when the fractional order changes from 0.1 to 2.0. A period doubling route to chaos is clearly observed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bigolin, Laura De Lima, Gabriela Vasconcelos De Moura, Vítor Pereira Contini, Vandré Bernardo Leusin, and Kéven Martins Wrague. "CITOCINAS E MORBIDADE CARDÍACA NA DOENÇA DE CHAGAS." In I Congresso Brasileiro de Imunologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/957.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 8 milhões de pessoas no mundo apresentam a doença de chagas, sendo que dessas cerca de 20 a 40% desenvolvem algum dano cardíaco. A cardiomiopatia chagásica crônica (CCC) é uma cardiomiopatia inflamatória dilatada que apresenta um prognóstico negativo devido a elevada expressão de citocinas inflamatórias. A morbimortalidade na doença de chagas segue elevada devido a negligência, pois 20% dos infectados não têm acesso ao diagnóstico e tratamento da doença devido a estigmas e sintomatologia silenciosa, o que facilita o surgimento das sequelas. OBJETIVO: Analisar prevalência de citocinas plasmáticas e sua influência na morbimortalidade de pacientes com cardiomiopatia chagásica comparada a grupo controle indeterminado MÉTODOS: Foram coletadas informações no banco de dados PubMed e LILCAS, incluindo artigos originais em inglês e português, indexados pelos descritores DECs/MeSH: “Cardiomiopatia”, “Chagas”, “Citocinas”. Ao total, foram considerados 7 artigos, após aplicar o critério de exclusão de estudos clínicos com pequena amostra e publicados há mais de 15 anos, apenas 3 foram selecionados para essa revisão bibliográfica. RESULTADOS: Obteve-se após comparação de dados de exames plasmáticos que pacientes do grupo indeterminado apresentaram maior expressão de interleucina 10 (IL-10) comparada aos pacientes com CCC, associada com melhor funcionalidade cardíaca após avaliação da fração de ejeção e valores de diâmetro diastólico do ventrículo esquerdo. Já os pacientes com CCC tiveram expressão mais elevada de interferon gama (IFN-γ) e fator de necrose tumoral alfa (TNF-α), além de prevalência de linfócitos T Th1 no infiltrado inflamatório, que evidencia o dano tecidual e intensa fibrose, gerando alteração no ritmo cardíaco, insuficiência cardíaca congestiva e eventos tromboembólicos. CONCLUSÃO: As citocinas inflamatórias tem influência direta na gênese do infiltrado inflamatório e dano tecidual miocárdico na doença chagásica crônica gerando alterações na dilatação ventricular e uma série de desfechos de alta mortalidade quando comparado a demais de etiologia não inflamatória. Isso se caracteriza como um problema de negligência de políticas públicas de saúde, pois existe forma de prevenção da doença e tratamentos que evitem sua cronicidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!