Academic literature on the topic 'Fé e poder'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Fé e poder.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Fé e poder"

1

Gaede Neto, Rodolfo, João Henrique Stumpf, and Daniel Pagung. "FÉ E POLÍTICA EM MARTIM LUTERO." PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP 11, no. 27 (2020): 257. http://dx.doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p257-273.

Full text
Abstract:
O artigo busca identificar interpretações e interações de Martim Lutero com a política institucional de seu tempo, a partir da análise de alguns de seus escritos, em especial seu comentário ao Magnificat de Maria e do escrito Da Autoridade Secular. Na Idade Média, era inconcebível pensar Igreja e sociedade separadamente. Essa íntima relação entre o poder da Igreja e o poder político da época e a respectiva relação do reformador com os dois poderes o levou a refletir sobre a relação entre política e Igreja na sociedade. Tais reflexões estão contempladas em alguns de seus escritos. O presente artigo analisa de forma mais sistemática dois deles. Na interpretação do Magnificat, Lutero exortou as autoridades seculares a olharem para os pobres e marginalizados, buscando o bem comum ao invés de seus próprios interesses ou dos grupos já favorecidos economicamente. No escrito Da Autoridade Secular, orienta as autoridades seculares a agirem cristãmente, identificando os limites e incumbências de sua ação na sociedade. Afirma que a autoridade secular não deve decidir sobre questões de fé,; tampouco, a Igreja deve almejar decidir sobre questões que competem ao poder político. As teses defendidas pelo reformador mostram-se extremamente atuais e proféticas diante da realidade política brasileira e do respectivo papel das igrejas nesse cenário.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Ana Rafaela Sales de, and Bruno Carvalho Meneses. "A performance da fé nas celebrações religiosas neopentecostais." Protestantismo em Revista 43, no. 2 (2018): 169. http://dx.doi.org/10.22351/nepp.v43i2.3066.

Full text
Abstract:
O presente artigo discute as formas de atuação do neopentecostalismo no Brasil, enquanto fenômeno midiático. Elegeu-se como objeto de estudo a Igreja Mundial do Poder de Deus e o seu fundador, o Valdemiro Santiago. Aborda-se brevemente a história do neopentecostalismo no Brasil, bem como suas inovações. Dentre essas inovações, verifica-se a necessidade das igrejas em usar a mídia televisiva para a evangelização e o surgimento de novas formas de experiência do sagrado no processo de midiatização da fé. Em seguida, promove-se uma breve análise da Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro e de suas performances na mídia. Como conclusão, verifica-se que a sociedade brasileira caminha cada vez mais em direção à novas formas de religiosidade e de contato com o sagrado, e que a mídia foi a mola propulsora responsável pelo desenvolvimento desta nova religiosidade denominada midiática.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Bendinelli, Julio Cesar. "POR ACASO A FÉ PODE SALVAR? UMA REFLEXÃO SOBRE FÉ E OBRAS PARA O CONTEXTO TEOLÓGICO ATUAL, A PARTIR DA CARTA DE TIAGO." REFLEXUS - Revista Semestral de Teologia e Ciências das Religiões 2, no. 2 (2014): 99. http://dx.doi.org/10.20890/reflexus.v2i2.105.

Full text
Abstract:
Não é segredo nos tempos que correm o sem número de opções de “fé” em muitos ambientes cristãos, que buscam legitimar os valores de um mundo secularizado e cada vez mais dualista, hedonista e esotérico, recorrendo a práticas supersticiosas e a crença no poder de palavras ditas com pretensa autoridade (confissão positiva). De outro lado, a aceitação relativamente pacífica de comportamentos sociais eticamente reprováveis por parte de cristãos pretensamente “espirituais” e “fervorosos” em seu ambiente eclesial cresce cada dia mais. O campo da fé parece estar completamente desvinculado da vida cotidiana. Por isso, a partir da Carta de Tiago, o autor aborda no artigo a necessidade de coerência entre fides quae e fides qua e de um genuíno processo de conversão que possibilite ao discípulo de Jesus viver realmente em novidade de vida, sendo capaz de produzir, pela graça, as obras da fé para sua santificação e salvação. Palavras-chave: Fé. Obras da fé. Fides quae. Fides qua. Confissão positiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Birman, Patricia. "O poder da fé, o milagre do poder: mediadores evangélicos e deslocamento de fronteiras sociais." Horizontes Antropológicos 18, no. 37 (2012): 133–53. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832012000100006.

Full text
Abstract:
A partir de dois estudos de caso analisarei neste artigo a articulação de duas tendências do universo evangélico pentecostal: a da vida apartada do mundo e aquela centrada no milagre e no protagonismo divino. A articulação entre elas forma um conjunto, cuja integração variada constitui na atualidade a presença evangélica na esfera pública. Enquanto conjunto, as igrejas evangélicas reconstruíram as fronteiras do religioso, para "dentro" e para "fora". Para "dentro" redefiniram magia e religião deslocando o encantamento do mundo, convencionalmente mantido como mágico, através do catolicismo, para o interior da religião como milagre. Para "fora" os evangélicos adotaram em suas práticas e discursos uma forma de sacralização dos seus agentes e dos seus instrumentos. A aura divina passou a habitar os muitos domínios sociais que, por sua vez, passaram a fornecer a matéria-prima necessária para forjar o protagonismo dos seus pastores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Filho, José Adriano. "The Pilgrim’s Progress (“O Peregrino”), de John Bunyan, e a Bíblia." Estudos de Religião 33, no. 3 (2019): 215. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1078/er.v33n3p215-233.

Full text
Abstract:
Esse artigo analisa a presença da Bíblia no livro The Pilgrim’s Progress (Londres, 1678), uma narrativa alegórica de peregrinação cujas personagens caminham através da narrativa da Sagrada Escritura. Seu autor, John Bunyan, baseia sua fé no poder transformador da história que criou, devido a sua fé no poder transformador da história narrada na Bíblia. The Pilgrim’s Progress é uma narrativa de uma jornada num mundo criado por palavras e histórias. Cristão, o protagonista, precisa discernir os sinais à sua volta, narrar sua própria história corretamente e seu relato conduz os personagens que o seguem em sua jornada. O livro é um relato simbólico das várias etapas, dos avanços e das retrogressões, das vitórias e das quedas que caracterizam o caminho percorrido em busca da salvação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

De Souza, José Antônio De C. R. "ÁLVARO PAIS O. MIN. (1270-1349) MARSÍLIO DE PÁDUA (1280-1342) E O COLÍRIO DA FÉ CONTRA AS HERESIAS." Veritas (Porto Alegre) 47, no. 3 (2002): 407. http://dx.doi.org/10.15448/1984-6746.2002.3.34887.

Full text
Abstract:
Em sua obra principal, o bispo franciscano Álvaro Pais elenca as principais heresias contra a fé cristã. Reserva uma parte significativa a combater três “erros” de Marsílio de Pádua: as afirnações de que o papa pode ser julgado pelo imperador, que o poder do papa não é superior ao de qualquer presbitero e que, morto o papa, o poder retorna ao imperador. Estuda-se a maneira como tais afirmações são refutadas e conclui-se que Álvaro não dispunha do texto marsiliano, e sim de reportação do mesmo e que repete nessa obra o que já escrevera em outra.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Martins, Marcelo Sabino. "Palavra, poder e fé: orações como fonte para a história da escrita." Working Papers em Linguística 18, no. 1 (2017): 197. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8420.2017v18n1p197.

Full text
Abstract:
Este texto tem como principal objetivo apresentar possibilidades outras de trabalhar com a palavra escrita como fonte para a História, seja da própria Escrita, Leitura ou da Linguagem. Sugere-se um novo “olhar” para a palavra escrita tentando “ver” além do seu significado literal, transpor as fronteiras impostas pelas linhas do papel; e navegar pelo campo das representações, buscando sentidos reais/históricos ou imaginários. Parte-se de fontes escritas carregadas de sentidos e de representações: orações manuscritas. É a partir dessas orações que se tenta pensar nos seus muitos e possíveis significados e apropriações.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Monteiro, Tiago José Lemos. "Mediações luso-brasileiras: A jornada afetiva de Roberto Leal e algumas questões de identidade imigrante no filme Milagre, o poder da fé (1979)." C-Legenda - Revista do Programa de Pós-graduação em Cinema e Audiovisual, no. 30 (August 5, 2014): 8. http://dx.doi.org/10.22409/c-legenda.v0i30.26299.

Full text
Abstract:
Milagre, o poder da fé, é um longa-metragem brasileiro de 1979, dirigido por Hércules Breseghelo e protagonizado pelo cantor português Roberto Leal. Sua trama, de contornos autobiográficos, narra uma história de superação que promove valores como o trabalho abnegado, o sacrifício pela família e a redenção pela fé. Sustento como hipótese que um filme como Milagre insere-se numa tradição de artefatos midiáticos endereçados à comunidade imigrante lusa residente no país, como o nacional-cançonetismo dos anos 1960 e 1970, no âmbito do qual o cantor Roberto Leal desempenha um importante papel de mediador cultural e afetivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pinheiro, Jean Rodrigo. "DA PRÁTICA CRISTÃ: AS BASES DA MORAL EVANGÉLICA." Revista Missioneira 21, no. 2 (2019): 121. http://dx.doi.org/10.31512/missioneira.v21i2.3264.

Full text
Abstract:
O presente artigo pretende desenvolver um aprofundamento do conteúdo da ética a partir dos evangelhos sob a luz da revelação e da fé. Para tanto, não poder-se-ia escapar aos olhos do leitor o pano de fundo desta análise que é o próprio seguimento de Jesus Cristo, base fundamental, segundo os organizadores da obra <em>Práxis Cristã: Moral fundamental</em>, para qualquer vivência da prática cristã. Sob este panorama, a ética evangélica corrobora na relação entre o homem e Deus, mirando às práticas comuns à comunidade de fé e aos irmãos. Ademais, esta relação entre homem e Deus parte do princípio evangélico do “convertei-vos e crede” (Mc 1, 15). Fé e conversão, juntamente com a caridade evangélica, são o eixo norteador da <em>práxis cristã</em>, e pano de fundo de toda a ética evangélica. Todavia, a principal via aos comportamentos moralmente evangélicos requerem a imitação daquele que foi o perfeito homem: Jesus Cristo. Sendo assim, desenvolver-se-ão o núcleo da ética evangélica sob sete preceitos: a fé, a conversão, o seguimento, a renúncia, a liberdade, o amor e a vigilância.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lima, Monique Marques Nogueira. "Dos senhores aos inquisidores: escravos africanos sob o poder do Santo Ofício no mundo Luso-brasileiro (séculos XVII e XVIII)." Revista Eletrônica História em Reflexão 13, no. 25 (2019): 55–75. http://dx.doi.org/10.30612/rehr.v13i25.9632.

Full text
Abstract:
O objetivo deste artigo é o de analisar o poder do Santo Ofício, como instituição religiosa, sobre os escravos que, compulsoriamente, foram levados da África ao reino ou à colônia lusa da América. Com o olhar voltado, especialmente, à compreensão de algumas premissas importantes, como o batismo e a instrução na Fé, o intuito foi o de apresentar as polêmicas teológicas-jurídicas da época sobre a conversão para, assim, entender o lugar da Inquisição e sua atuação sobre aqueles que eram considerados, muitas vezes, gentios e ignorantes. A partir da perspectiva de análise que frisa a relação senhor-escravo, três pontos centrais foram analisados: a conversão dos africanos e, portanto, a importância do batismo e da instrução na Fé; o olhar do Santo Ofício acerca dos gentios, evidenciado a partir do Conselho Geral ou de sua prática; por fim, o arbítrio e poder dos senhores e inquisidores sobre a vida dos escravos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Fé e poder"

1

Soares, Renata Domingues Balbino Munhoz. "O poder econômico e a boa-fé objetiva no contrato." Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2006. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/1019.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:33:43Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2006-09-28<br>This study has as objective to analyse the contractual law according to the principle of the objective good-faith in its main aspects. From the presumption that the autonomy of the will, as well as the classic concepts of obligation, judicial relation, breach of contract in the configuration the liberalism has given them do not reflect any more the contractual dynamics. The objective good-faith is revealer of concepts which were proved in the Brazilian judicial ordering with the Code of Consumer Protection and more recently with the new Civil Code. The objective good-faith, developed under the technique of the general clause, allows a bigger mobility to the system which turns to follow the fast social changes. Therefore, a new line of conduct is imposed for the contractors, based on ethics , loyalty, honesty, faithfulness to impose the meaning and the execution of the contract. Both parts of the contract, due to this principle and this new contractual point of view, must behave themselves in order to reach the objective of the contract, co-operating and respecting each other in order to get to the aimed point.<br>Este estudo tem como objetivo analisar o direito contratual de acordo com o princípio da boa-fé objetiva, em seus principais aspectos. Parte-se do pressuposto de que a autonomia da vontade, bem como os conceitos clássicos de obrigação, de relação jurídica, de inadimplemento, na configuração que lhes foi dada pelo liberalismo, não mais refletem a dinâmica contratual. A boa-fé objetiva é reveladora de conceitos que foram positivados no ordenamento jurídico brasileiro com o Código de Defesa do Consumidor e, mais recentemente, com o novo Código Civil. A boa-fé objetiva, desenvolvida sob a técnica de cláusula geral, permite uma maior mobilidade ao sistema, que passa a acompanhar as rápidas mudanças sociais. Assim, impõe-se um novo parâmetro de conduta para os contratantes, baseado na ética, na lealdade, na honestidade, na fidelidade, para ditar o conteúdo e a execução do contrato. As partes contratantes, em razão desse princípio e dessa nova visão contratual, devem comportar-se de modo que atinjam o objetivo do contrato, respeitando-se mutuamente e colaborando entre si para que cheguem ao fim almejado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araújo, Michele de. "Tradição e poder no colírio da fé : um estudo sobre heresiologia política medieval." reponame:Repositório Institucional da UnB, 2015. http://dx.doi.org/10.26512/2015.02.D.17911.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, 2015.<br>Submitted by Ruthléa Nascimento (ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2015-04-16T15:47:53Z No. of bitstreams: 1 2015_MicheledeAraujo.pdf: 1228283 bytes, checksum: c7f1bad65dc6702c235a7deedca5dffe (MD5)<br>Approved for entry into archive by Ruthléa Nascimento(ruthleanascimento@bce.unb.br) on 2015-04-16T20:20:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2015_MicheledeAraujo.pdf: 1228283 bytes, checksum: c7f1bad65dc6702c235a7deedca5dffe (MD5)<br>Made available in DSpace on 2015-04-16T20:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015_MicheledeAraujo.pdf: 1228283 bytes, checksum: c7f1bad65dc6702c235a7deedca5dffe (MD5)<br>O Collyrium Fidei Adversus Haereses (Colírio da Fé Contra as Heresias), séc. XIV, é uma das três grandes obras do bispo de Silves, Álvaro Pais, bastante conhecida dos historiadores. Mas devido a seu caráter aparentemente religioso, que diferiria substancialmente das duas outras obras do mesmo autor, o Colírio da Fé foi deixado de lado pela historiografia. Esta dissertação propõe um estudo que insira o livro no contexto de sua produção: um contexto religioso/político. Ele faz parte de uma tradição heresiológica e, entendendo-se que “tradição” constitui uma forma de autoridade política, pretende-se estudá-lo na perspectiva das estratégias de poder que ele encerra e no contexto político de sua produção. Assim, propõe-se a análise da dinâmica das relações do poder eclesiástico com o poder régio patente nesta obra de Álvaro Pais, bem como a oposição modelar entre heresia e ortodoxia, fundamental para a configuração da sociedade perfeita. Para realizar o trabalho, utilizar-se-ão duas chaves interpretativas: a tradição, em sua historicidade, entendida como “comunidade textual”, e a política como discurso que pretende legitimar um dos partidos que disputam o poder. Estes aspectos permitirão apreender a dinâmica do poder e a organização (ordenação) da sociedade na perspectiva político-religiosa. Pretende-se, finalmente, ir além das propostas historiográficas que marcam a oposição entre o político e o religioso. Neste sentido, o Colírio da Fé possibilita ao historiador explicar o problema como tensão entre dois pontos que se interpenetram permanentemente, cuja dinâmica é característica da tradição cristã ocidental.<br>The Collyrium Fidei Adversus Haereses (Collyrium of Faith Against the Heresies), 14th century, is one of the three major works of the Bishop of Silves, Álvaro Pais, which is well known to historians. But because of its apparently religious character, which would differ substantially from two other works of the same author, the Collyrium of Faith was left aside by historiography. This dissertation proposes a study that inserts the Collyrium of Faith in the religious/political context of its production, within a heresiological tradition. In this sense, tradition is part of political authority and is important to place the Collyrium of Faith in the perspective of power strategies that fed the political struggles of that time. Thus, we should analyze the dynamics of the relations between ecclesiastical and royal power, that inspired in this work of Álvaro Pais, transformed in the opposition between heresy and orthodoxy, essential for setting the perfect society. There are two main interpretative keys that sustain this dissertation: 1) tradition, in its historicity, understood as a “textual community”; 2) politics as a speech that intends to legitimate one of the parts that dispute power. These two aspects allow to understand the power dynamics and the organization (ordination) of society in a political/religious perspective. Finally, it is intended to go beyond the historiographical model that marks the opposition between the political and the religious discourse. In this sense, the Collyrium of Faith enables the historian to explain the problem as a tension between two points that were in permanent interpenetration, whose dynamics characterize the Western Christian tradition.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Figueiredo, Angela Cristina Sarvat de. "D. Romualdo Antônio de Seixas e o poder: entre a fé e a política." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=8433.

Full text
Abstract:
Esta tese analisa o trabalho pastoral e a participação política parlamentar do arcebispo da Bahia, D. Romualdo Antônio de Seixas (1787-1860). Liderança entre os bispos do Movimento da Reforma Católica no Brasil, o arcebispo destacou-se, na Igreja e no âmbito legislativo, por posições políticas inovadoras ao colocar-se contra o tráfico negreiro e o sistema escravista. Seus conhecimentos sobre a Amazônia também o distinguiram por defender políticas públicas distintas para os índios e a região. Notabilizou-se, no Brasil, por sua importância eclesiástica e política, o que o levou a ocupar cargos importantes tanto aqui como internacionalmente, sendo agraciado com várias distinções pela sua relevância cultural. A hipótese central da tese está em verificar, na obra restauradora no Brasil enquanto adequação do catolicismo brasileiro aos ditames de Roma e em oposição ao avanço das ideias liberais, traços de uma vanguarda católica europeia definida no catolicismo social. O trabalho organiza-se na linha de pesquisa Política e Cultura por considerar as forças religiosas como parte do tecido político, investigando as relações íntimas entre religião e política no Império brasileiro. Nossa contribuição reside, portanto, em situar a força do poder religioso por meio da História Política. Entendemos como importantes o trabalho e a personalidade de D. Romualdo Seixas por evidenciarem uma perspectiva católica de reformismo social.<br>This thesis analyzes the pastoral work and parliamentary political participation of the Archbishop of Bahia, D. RomualdoAntônio de Seixas (1787-1860). A leader between bishops of the Catholic Reform Movement in Brazil, the archbishop stood out, at church and the legislative sphere, for his innovative political positioning in putting himself against the slave trade and slavery system. His knowledge on the Amazon was also a distinguishing trait for he defended several public policies that favored Indians and the surrounding region. He became a notable figure, in Brazil, for his ecclesiastical and political importance, which led him to occupy important positions both locally and internationally, being graced with multiple accolades for his cultural relevance. The central hypothesis of this thesis is to verify in the restorative piece in Brazil while the adequation of Brazilian Catholicism to the dictates of Rome and in opposition to the advancement of liberal ideas, traces of a catholic-European vanguard defined as Social Catholicism. The work is organizated through Political and Culture line of research for to consider the religious forces as part of the political fabric, investigating the intimate relationships between religion and politics in the Brazilian Empire. Our contribution resides, therefore, in situating the force of religious power throughout Political History. We extend as important the work and personality of D. RomualdoSeixas for the evidencing of a catholic perspective of social reformism.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Santana, Jair Gomes de. "Embates da fé : católicos e protestantes no Recife, 1860-1880." Universidade Católica de Pernambuco, 2007. http://www.unicap.br/tede//tde_busca/arquivo.php?codArquivo=145.

Full text
Abstract:
O objetivo desta dissertação foi compreender os embates sociais entre católicos e protestantes nas décadas de 1860 e 1880, no Recife. Analisamos os discursos produzidos nos jornais da época, O Jornal do Recife e O Cathólico. Este estudo levou em consideração os acontecimentos sócio-econômicos, políticos e culturais do Brasil e do mundo na segunda metade do século XIX. Essas mudanças colocaram em cheque a prática religiosa da Igreja no Brasil, obrigando-a a transitar para um outro modelo: o ultramontano. A tentativa de enquadrar o catolicismo popular (uma seita católica) ao modelo ultramontano, não foi bem sucedida e levou uma parte dessas pessoas para o universo protestante. Em Pernambuco (1842), surgiu um protestantismo negro através do movimento do Divino Mestre, uma seita protestante. Esse movimento liderado por um negro, que alfabetizava os seus seguidores, e rejeitava as tradições católicas, trouxe pavor à elite política da província. O governo temia uma revolta semelhante aos malês da Bahia ou uma revolução como a do Haiti. O protestantismo missionário não ameaçava as bases econômico-sociais da província, por isso foi bem recebido, pelos maçons e pelos liberais. Mas a atividade missionária protestante se desenvolveu entre mestiços, mulatos e negros. Os embates da fé estudados aqui ocorreram na mídia, através dos jornais. Os protestantes aproveitaram as polêmicas nos jornais, como estratégia para ocupar espaços institucionais aos quais não tinham acesso. Dessa forma, conseguiram o apoio daqueles que se opunham a Igreja, aproveitando o clima proporcionado pela questão religiosa no Império<br>This work aimed to understand the social problems involving Catholicism and Protestantism, during the 1860s and 1880s, in Recife. Weve observed all the speeches presented in newspapers by that time,specially in Jornal do Recife and O Cathólico. This study considered the social, economical, political and cultural events in Brazil and in around the world, in the second half of the 19 th century. These changes made the religious practice become weak in Brazil, forcing it to change its model to the ultramontane. The attempt to make the popular Catholicism become an ultramontane model didnt succeed and most people were taken to the Protestant universe. In Pernambuco (1842) a Negro Protestantism rose because of a Protestant group called Divino Mestre. That movement had a negro as their leader, and he taught his followers how to read also rejected the Catholic tradition. All the local Protestantism feared him. The government was afraid of a rebellion similar to the Malês in Bahia or another like the one in Haiti. The missionary Protestantism didnt threaten the local economy and the social bases, so it was welcomed by the masons and liberals. However, the Protestant missionarys activity developed among, half-blood people and Negroes. All the incidents involving faith, which were studied here, were in the media, in newspapers. Protestants used the polemic presented by newspapers as strategies to occupy institutional spaces to which they didnt have access before. This way, they got the support of those who were against the Church and took advantage of the situation provided by the Religious matter in the Empire
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Marcantoni, Christopher. "Teoria do poder : a sustentabilidade e os limites internos e externos do poder diretivo do empregador / Christopher Marcantoni ; orientador, Marco Antônio César Villatore." reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da PUC_PR, 2011. http://www.biblioteca.pucpr.br/tede/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=1869.

Full text
Abstract:
Dissertação (mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011<br>Bibliografia: f.163-182<br>O poder diretivo cio empregador. percebido como um conjunto de prerrogativas organizativas do empregador, não está isento ou alheio às normativas do ordenamento jurídico como um todo, pois em urna visão vanguardista da hermenêutica jurídica, esse poder de<br>The ernployer's directive power, known as a group of employer's organized prerogatives. is not immune to the juridical regulation. because taking into consideration a pioneering view of juridical hermeneutic this project must be in agreernent with the hum
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Marques, Crisólito da Silva. "Fé e Poder: imaginário coletivo sobre o padre Luiz Santiago na cidade de Cuité -PB - (1929-1941)." Universidade Federal da Paraíba, 2016. http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/handle/tede/8370.

Full text
Abstract:
Submitted by Maike Costa (maiksebas@gmail.com) on 2016-07-11T12:26:56Z No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4615778 bytes, checksum: cb8a47f6ec43aec372b0a6c26a7ff8f7 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-07-11T12:26:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivo total.pdf: 4615778 bytes, checksum: cb8a47f6ec43aec372b0a6c26a7ff8f7 (MD5) Previous issue date: 2016-03-29<br>In this research we analyze the image of Luiz Santiago Priest in the collective imaginary of Cuité society between 1929 to 1941 through his trajectory of personal and sacerdotal life, his social-political context, considering his actions and contradictory attitudes. We rescued not only the history of this character but also the history of the borough mentioned. We discussed the function of the political and religious spheres to understand specifically the traditional and charismatic domination in the history of Cuité in the final of the decade of 20‟s and the beginning of 40‟s of the past century. We observed reflections of his influence in the society of that time and nowadays. We showed how the scholar man, priest and politician became, in a certain time, a leader of that society. We hypothesized that, in his different facets, Santiago became a specie of colonel of the region, using all his prestige, social status and power as leadership prerogative, leaving marks of prejudice and religious intolerance. The theoretical framework based our studies are Bourdieu (2006), Chartier (1990), Foucault (2014), Azzi (1987), Ferreira (1994), Mainwaring (1989), Gurjão (1994) and Santiago (1936). Methodologically, we analyzed documents belonged to the character in study, official documents of the Catholic Church, judicial processes, files of the City Hall of Cuité and elements of the historical and geographic context, essential for the study. Finally, the obtained results show an important legacy left by the priest to Cuité and region, especially with regard to religious, scientific and cultural.<br>Nesta pesquisa analisamos a imagem do Padre Luiz Santiago no imaginário coletivo da sociedade cuiteense, entre 1929 a 1941, através da sua trajetória de vida pessoal e sacerdotal, seu contexto sócio-político, considerando suas ações e posturas contraditórias. Resgatamos não só a história deste personagem, mas também do município citado; Discutimos a função das esferas político e religiosa para entender especificamente a dominação tradicional e carismática na história de Cuité, no final da década de 20 e início de 40 do século passado. Observamos reflexos de sua influência na sociedade da época e atualmente. Mostramos como o homem estudioso, sacerdote e político, tornou-se em um determinado momento, um líder daquela sociedade. Levantamos a hipótese de que, em suas diferentes facetas, Santiago tornou-se uma espécie de coronel da região, usando todo o seu prestígio, status social e poder como prerrogativa de liderança, deixando marcas de preconceito e intolerância religiosa. Como referencial teórico, fundamentamos nos estudos de Bourdieu (2006), Chartier (1990), Foucault (2014), Azzi (1987), Ferreira (1994), Mainwaring (1989), Gurjão (1994) e Santiago (1936). Metodologicamente, analisamos documentos pertencentes ao personagem em estudo, documentos oficiais da Igreja Católica, processos judiciais, arquivos da Prefeitura Municipal de Cuité e elementos do contexto histórico e geográfico, indispensáveis ao estudo realizado. Finalmente, os resultados obtidos mostram um importante legado deixado pelo referido padre para Cuité e região, principalmente no que se refere ao religioso, científico e cultural.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

MOURA, Carlos André Silva de. "Fé, saber e poder : os intelectuais entre a restauração católica e a política no Recife (1930 - 1937)." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2010. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/6178.

Full text
Abstract:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-12-27T14:01:20Z No. of bitstreams: 1 Carlos Andre Silva de Moura.pdf: 2598123 bytes, checksum: 9e5b46968fe54c2b3abf5941bc8bffb4 (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-12-27T14:01:20Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Carlos Andre Silva de Moura.pdf: 2598123 bytes, checksum: 9e5b46968fe54c2b3abf5941bc8bffb4 (MD5) Previous issue date: 2010-03-01<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>The years between 1930 and 1937 were marked by religious-political movements in several regions of Brazil. After the Constitution of 1891, the Catholic Church lost part of her political power, so the clergy started a movement to regain its prestige among Brazilian’s institutions. In 1916, when he assumed the archdiocese of Olinda and Recife, Dom Sebastião Leme began a religious movement that became known as the Catholic Restoration, which called on intellectuals and religious leaders to engage in a political reordering of Brazil His Pastoral letter was a platform for Church reaction, which had as its main objective to regain her political power and to form a new Christendom fortifying the objectives of ecclesiastical leaders. From analyzing the religious discourse of these intellectuals and religious leaders, we perceived that this project reflected the policies of Rome which countered the proposals that distanced the church from politics in many countries. In the beginning of the decade of 1930, the clergy put aside their defensive position and took more incisive actions. In Recife, part of the reforming and religious discourse came from conservative members of the Law Faculty which exploited the relationship between knowledge and power to legitimize their activities for public consumption. The students publicized their ideas through the press and contributed to the political sacralization in Pernambuco’s capital. Besides the journals, places like Lafayette’s coffee house, Imperador street and Nova street and some bookstores, were important to spread the ideas that permeated the movement of the Catholic Restoration among the cultured population of Recife.<br>Os anos entre 1930 e 1937 foram marcados por movimentações político-religiosas em diversas regiões do Brasil. Com a perda de parte do poder político da Igreja Católica após a Constituição de 1891, o clero iniciou o movimento que buscava a retomada de seu prestígio entre as instituições brasileiras. Em 1916, ao assumir a Arquidiocese de Olinda, Dom Sebastião Leme deu início às movimentações religiosas que ficaram conhecidas como a Restauração Católica, convocando intelectuais e religiosos a se engajarem na reordenação política do Brasil. Sua Carta Pastoral foi a base para a reação da Igreja de Pedro, que tinha como principal objetivo a retomada do seu poder político e a formação da neocristandade para o fortalecimento dos objetivos dos líderes eclesiásticos. A partir da análise dos discursos dos homens das letras e religiosos, percebemos que o projeto era reflexo das ações oriundas de Roma, que combatia as propostas que distanciavam a Igreja da política em vários países. No início de 1930, o clero abandonou sua posição defensiva, atuando de forma mais incisiva. No Recife, parte dos discursos recristianizadores foi formada entre os membros conservadores da Faculdade de Direito, que se utilizavam das relações entre saber e poder para legitimar suas práticas junto à população. Divulgando suas ideias1 através da imprensa, os letrados contribuíram com a sacralização da política na capital pernambucana. Além dos periódicos, alguns espaços de sociabilidade como o Café Lafayette, a Rua do Imperador, a Rua Nova e algumas livrarias, foram importantes para a difusão dos conceitos que permeavam a recatolização entre indivíduos que frequentavam tais espaços.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Souza, Julio Cesar Pereira de. "Voto: uma oferta de fé. O poder simbólico dos líderes religiosos e o comportamento eleitoral dos membros da igreja evangélica." Universidade Federal de São Carlos, 2011. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/988.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-06-02T19:14:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 3873.pdf: 11528400 bytes, checksum: f6874cbbaace6bb134e770de4d91d6d8 (MD5) Previous issue date: 2011-03-02<br>The way of making politics in the churches in Brazil has changed considerably due to the growth of evangelical denominations. The neopentecostal churches , emerged in the mid-70s, grew up quickly and now they are communities strongly disputed by the political leadership to represent an important portion of the national constituency. Considering the problem of charisma, the symbolic capital, i.e, the influence of the religious leader, we studied the voting behavior of campaigns for state and federal deputies in the International Church of God`s Grace (Igreja Internacional da Graça de Deus) from 1998 to 2006 addressing the transformation of its members in militants and faithful voters. Therefore, we analyze the guidelines of the speech delivered by the church leadership in the process of electoral persuasion, the media material, the logistics of the campaign and the participation of members in this process.<br>A forma de fazer política nas igrejas no Brasil foi modificada consideravelmente devido ao crescimento das denominações evangélicas. As igrejas neopentecostais, surgidas em meados dos anos 70, foram as que mais cresceram e hoje são comunidades fortemente disputadas pelas lideranças políticas por representarem uma parcela significativa do eleitorado nacional. Considerando-se a problemática do carisma, do capital simbólico, ou seja, da influência do líder religioso, o presente estudo focaliza o comportamento eleitoral durante as campanhas para deputado estadual e federal de André Soares e Jorge Tadeu, respectivamente, na Igreja Internacional da Graça de Deus, e a transformação dos membros dessa Igreja em militantes e em eleitores fiéis, de 1998 a 2006. Para tanto, foram analisados as diretrizes do discurso usado pela liderança da Igreja no processo de persuasão eleitoral, o material midiático, a logística da campanha e a participação dos membros nesse processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, Rayla Mariana Figueiredo. "Judicialização e representações sociais : um estudo sobre os meios processuais de coibir o abuso no acesso ao judiciário." Universidade Federal do Espírito Santo, 2018. http://repositorio.ufes.br/handle/10/10416.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2018-09-11T12:33:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_12563_Rayla Silva.pdf: 1269633 bytes, checksum: 40566f9404e8acef40182001de544a4b (MD5) Previous issue date: 2018-06-28<br>FAPES<br>A grande dúvida motriz que dá início a esta dissertação diz respeito à possibilidade de que haja atuação estatal fora dos limites constitucionalmente estabelecidos. Neste sentido, estaria o Estado agindo em excesso e fortificando as representações sociais de dominação insculpidas nos jurisdicionados, de modo a torná-los indivíduos dependentes do arbítrio estatal, e invariavelmente sem poder decisório por terem entregue sua parcela de poder àquele que deveria tão somente garantir a paz e o equilíbrio social. Para que se desenvolva o estudo aqui proposto, intentou-se realizar uma divisão de capítulos organizada de modo que primeiro sejam analisadas as relações governamentais e o modo como se dá a manifestação do fenômeno de poder como elemento comum aos regimes políticos, bem como as consequências das representações sociais vislumbradas na sociedade atual, com base em Pierre Bourdieu, Axel Honneth e Erving Goffman. No capítulo seguinte, é analisada a possibilidade de que com a desvirtuação, pelo Judiciário, da parcela de poder que lhe fora conferida pelos indivíduos que desejavam sua proteção e auxílio, tenha havido uma abertura em nosso ordenamento para a instauração da judicialização. Esta, considerada como a ação em desconformidade com os padrões normativos constitucionais, faz com que se judicialize as mais simples relações da vida em sociedade, que não necessariamente precisariam ser submetidas ao arbítrio estatal. Sabe-se que com a instituição da Constituição Federal de 1988 um grande leque de direitos passou a ser tutelado, permitindo assim o julgamento da pretensão de todo aquele que deseja ver satisfeito seu direito frente ao judiciário. No entanto, algumas das lides poderiam, com a mesma eficácia, ser solucionadas por intermédio de proposições extrajudiciais, o que inclusive encorajaria os indivíduos a agir de forma positiva e ativa, revertendo o quadro de apatia característica às patologias mencionadas no capítulo anterior. Por fim, no capítulo derradeiro, é analisada a possibilidade de restrição a este uso desmedido da jurisdição estatal, tendo em vista mecanismos de contenção da judicialização já previstos no ordenamento processual civil, como a aplicação de multa para litigância de má- fé, utilização dos juizados especiais de forma consciente com o pagamento de custas por quem não fizer jus ao benefício da gratuidade de justiça e o direcionamento da prestação jurisdicional efetiva e gratuita àqueles que de fato se mostrem comprovadamente hipossuficientes.<br>The great driving doubt that gives rise to this masters dissertation concerns the possibility of state action outside the constitutionally established limits. In this sense, the state would be acting in excess and fortifying the social representations of domination insculpated in the jurisdictional ones, in order to make them individuals dependent on the state arbitrariness, and invariably without decisive power for having given their share of power to that which should only guarantee peace and social balance. In order to develop the study proposed here, it was attempted to carry out a division of chapters organized so as to first analyze the governmental relations and the way in which the phenomenon of power is manifested as a common element to the political regimes, as well as the consequences of social representations envisioned in contemporary society, based on Pierre Bourdieu, Axel Honneth and Erving Goffman. In the next chapter, it is analyzed the possibility that with the judiciary's distortion of the power that had been conferred on it by the individuals who wanted its protection and assistance, there was an opening in our order for the establishment of the judicialization. This, considered as the action in disagreement with the constitutional normative standards, makes judiciary the simplest relations of life in society, which do not necessarily need to be submitted to state arbitration. It is known that with the establishment of the Federal Constitution of 1988 a wide range of rights has been protected, thus allowing the judgment of the claim of anyone who wishes to see their right satisfied before the judiciary. However, some of the issues could, as effectively, be solved through out-of-court propositions, which would encourage individuals to act positively and actively, reversing the apathy characteristic of the pathologies mentioned in the previous chapter. Finally, in the last chapter, the possibility of restricting this excessive use of state jurisdiction is analyzed, in view of mechanisms for restraining the judicialization already provided for in the civil procedural law, such as the application of fines for bad faith litigation, use of special courts of conscience with the payment of costs by those who do not have the benefit of the gratuitous justice and the direction of the effective and gratuitous jurisdictional rendering to those who in fact prove to be hypersufficient.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Dantas, Bruna Suruagy do Amaral. "Religião e política: ideologia e ação da Bancada Evangélica na Câmara Federal." Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2011. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/16946.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-04-29T13:30:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Bruna Suruagy do Amaral Dantas.pdf: 2651436 bytes, checksum: efc8f29dcb5adf6ce58c5f4b7f16f0f2 (MD5) Previous issue date: 2011-10-21<br>In Brazil, the Evangelical churches have entered into the political sphere and have consolidated their strength in the national scenario. Today, they are relevant political players that have power to interfere in the parliament s decisions, and it is no longer possible to ignore their presence in the public space. The interest in politics has expanded so much that Pentecostal denominations of significant importance in the religious field have started to have political assistance regarding the development of electoral strategies, thus enabling the amplification of parliamentary representation and the acquisition of elective offices in the municipal, state and federal spheres. In this way, they started to hold positions of power and became political agents of national significance. In view of the growth of the Evangelical parliamentary representation in Congress, the present study aims to investigate the system of political-religious ideologies of the Evangelical congressmen, in the 2007/2011 term of office. The methodological procedure was semi-structured interviews with congressmen and assistants. Data analysis, based on the concept of ideology developed by Ignacio Martín-Baró, revealed that the members of the Evangelical Parliamentary Front present in their speeches the following ideological presuppositions: the myth of unity and consensus, the denial of antagonism, the commitment to generic representation, the normalization of politics, the conservation of the instituted morality, the preservation of the status quo and the combat against the transformation of the legislative code<br>No Brasil, as igrejas evangélicas têm ingressado na esfera político-partidária e consolidado sua força no cenário nacional. Atualmente, são atores políticos relevantes, que possuem poder para interferir nas decisões do parlamento, não sendo mais possível ignorar sua presença no espaço público. O interesse pela política expandiu-se tanto que denominações pentecostais de expressiva importância no campo religioso passaram a contar com uma assessoria política que lhes orienta no desenvolvimento de estratégias eleitorais, propiciando, assim, a ampliação da representação parlamentar e a conquista de cargos eletivos nas esferas municipal, estadual e federal. Dessa maneira, começaram a ocupar posições de poder, convertendo-se em agentes políticos de expressividade nacional. Em vista do crescimento da representação parlamentar evangélica na Câmara Federal, a presente pesquisa tem como objetivo investigar o sistema de ideologias político-religiosas dos deputados federais evangélicos, na legislatura de 2007/2011. Para tanto, utilizou-se como procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com parlamentares e assessores. A análise dos dados, realizada com base no conceito de ideologia desenvolvido por Ignacio Martín-Baró, revelou que os integrantes da Frente Parlamentar Evangélica apresentam em seus discursos os seguintes pressupostos ideológicos: o mito da unidade e do consenso, a negação do antagonismo, o compromisso com a representação genérica, a normatização da política, a conservação da moralidade instituída, a preservação do status quo e o combate à transformação do código legislativo
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Books on the topic "Fé e poder"

1

Oursler, Will. El poder curativo de la fé. Editorial Atlántida, 1993.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Partido de Deus: Fé, poder e política. Editora Alaúde, 2007.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Padre Cícero: Poder, fé e guerra no sertão. Companhia das Letras, 2009.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Miranda, Júlia *. O poder e a fé: discurso e prática católicos. EUFC, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Pulcinelli, Orlandi Eni, ed. Palavra, fé, poder. Pondes, 1987.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Sobrevivi Pelo Poder da Fé. 2nd ed. Ave Maria, 1998.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Poder Sobrenatural da Fé, O. Universal, 2003.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Poder da Fé em Tempos Difíceis, O. Mundo Cristão, 2002.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Fenômeno do Dr. Fritz: E a Cura pelo Poder de Fé, O. José Olympio, 1999.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

O Poder Real da Consolação. Silvio Dutra, 2016.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Book chapters on the topic "Fé e poder"

1

Furlan, Alessandra Cristina. "A BOA-FÉ OBJETIVA NOS CONTRATOS EMPRESARIAIS." In Cidadania, Poder e Desenvolvimento no Estado Democrático de Direito. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3842012052.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lopes, Viviane Faria, and Emerson de Stefani. "“ENTRE A CRUZ E A ESPADA”: A IMPORTÂNCIA DOS RITOS FÚNEBRES COMO PRÁTICA DE FÉ AINDA QUE DIANTE DE COIBIÇÃO HEGEMÔNICA." In Ciências Humanas: Afeto, Poder e Interações 2. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.54220081019.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Cronk, Nicholas. "7. The campaigner." In Voltaire: A Very Short Introduction. Oxford University Press, 2017. http://dx.doi.org/10.1093/actrade/9780199688357.003.0008.

Full text
Abstract:
In the years after 1760, Voltaire finally found the voice as a public intellectual that has ever since characterized him. ‘The campaigner’ outlines his time at his new home in Ferney, France, near the border with Geneva, and his crusade for religious tolerance. It describes Voltaire’s responses to the 1761 Portuguese Malagrida auto-da-fé and the 1762 Calas affair in Toulouse, a defining event in Voltaire’s career; it produced a radically new public image of the writer and gave Voltaire a new awareness of the power of public opinion. His works Traité sur la tolérance, the Dictionnaire philosophique portatif, and Questions sur l’Encyclopédie are discussed.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Silva, José Matheus Luz, Mateus Milton da Silva, Jailson Dias de Oliveira, and Guilherme dos Santos Alves. "REZADEIRAS: UMA ANÁLISE DE COMO A FÉ PODE SER DISSEMINADA POR MEIO DA COMUNICAÇÃO." In Comunicação, Mídias e Educação 3. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.96619091024.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Conference papers on the topic "Fé e poder"

1

Araújo, Shelda Cunha de, Laís Neves De Souza Fernandes, Amanda Pereira De Jesus, and Tainá Conceição Teixeira De Figueiredo. "SAÚDE MENTAL DA EQUIPE DE ENFERMAGEM ONCOLÓGICA." In I Congresso Nacional Multidisciplinar de Oncologia On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/1534.

Full text
Abstract:
Introdução: A equipe de enfermagem vivencia e participa de maneira ativa de grande parte do processo de adoecimento dos pacientes oncológicos. Isto vai resultar no abalo psicológico por conta do envolvimento emocional visto que, esta doença carrega consigo a marca de sofrimento diante dos altos índices de consequências e mortalidades mesmo assim, nem sempre há o acompanhamento psicológico a estes profissionais. Objetivos: Identificar a necessidade dos cuidados psicológicos ao profissional de enfermagem diante da sua atuação na oncologia. Material e Métodos: Trata-se de uma análise bibliográfica realizada em junho de 2021 através do estudo realizado diante da plataforma Scielo utilizando os descritores: Enfermagem oncológica e saúde mental. Resultados: A enfermagem através do seu cuidado integral participa de todo o processo de durabilidade da patologia seja ele passando pela paliação ou por cuidados curativos e assim, a equipe está exposta a todos os sentimentos oscilatórios que podem surgir no meio do caminho, como: o medo, anseio, esperança e até mesmo, a fé. Diante desta exposição, questões psicológicas da equipe são colocadas em questão por conta do período de acompanhamento a estes enfermos podendo levar a crises de ansiedade, diminuição na motivação, sobrecarga psicológica e síndromes causadas pelo estresse visto que, diversas vezes estes profissionais não recebem o acompanhamento psicológico necessário seja por vontade própria ou, pela ausência de condições que não são proporcionadas pelo ambiente empregatício. Conclusão: As questões psicológicas da Enfermagem referente aos cuidados oncológicos são pontos que requerem grande atenção na medida que, estes profissionais passam grande parte do tempo ofertando seu atendimento de forma humanizada e criando uma relação afetiva com estes indivíduos de maneira que perpassam a própria saúde em prol do outro demonstrando assim, a necessidade em ocorrer o acompanhamento psicológico destes capacitados para que, não sofram com problemas psíquicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!