To see the other types of publications on this topic, follow the link: Formação Executiva.

Journal articles on the topic 'Formação Executiva'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Formação Executiva.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Luciane Fontana Matoso. "Assessoria executiva em arquivos: relato das percepções acadêmicas de um projeto de extensão universitária." Revista de Gestão e Secretariado 10, no. 1 (2019): 73–90. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v10i1.792.

Full text
Abstract:
Além de possibilitar a formação do profissional cidadão, a extensão universitária credencia-se, cada vez mais, junto à sociedade, como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. Com vistas ao aprendizado acadêmico das práticas secretariais, o projeto de extensão Assessoria Executiva em Arquivos procurou incentivar os acadêmicos do curso de Secretariado Executivo a disseminar conhecimentos pertinentes às técnicas de arquivamento por meio da assessoria nas organizações. Nesse sentido, um processo de assessoria executiva foi implementado nos arquivos de um departamento de uma universidade pública do estado do Paraná e, a partir do projeto citado, indagou-se: Como a assessoria em arquivos pode contribuir para a formação do profissional de secretariado executivo? Esse questionamento direcionou para o objetivo geral deste artigo, que foi relatar a percepção dos acadêmicos de Secretariado Executivo de uma universidade pública do Paraná durante a participação do Projeto de Extensão Assessoria Executiva em Arquivos. Os objetivos específicos do estudo foram: a) identificar as percepções acadêmicas a respeito da experiência da assessoria em arquivos; e b) evidenciar o profissional de secretariado executivo como gestor documental nas organizações. Para tanto, a partir de um estudo de caso, a pesquisa contou com uma metodologia qualitativa e de natureza descritiva, em que foram coletados relatos dos discentes participantes do projeto a partir da técnica de observação participante, da triangulação dos dados e da análise de conteúdo. A assessoria prestada evidenciou que a prática do secretariado possibilita ao profissional de secretariado executivo orientar e acompanhar a implementação de planos de arquivo, além de compartilhar seus conhecimentos adquiridos no ambiente acadêmico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Moschetta, Sylvie, Daniel Fuentes, Lia Arno Fiore, and Kette Dualibi Ramos Valente. "Epilepsia Mioclônica Juvenil: endofenótipos distintos considerando aspectos neuropsicológicos, traços de personalidade e variáveis clínicas." Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology 16, no. 2 (2010): 51–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-26492010000200003.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: Estudos neuropsicológicos sugerem que indivíduos com EMJ apresentam disfunção executiva além de maior impulsividade, refletindo uma disfunção de lobo frontal. Este estudo teve como objetivos verificar: 1. o desempenho e gravidade de comprometimento das funções executivas; 2. presença de traços de personalidade impulsivos; 3. a correlação entre o desempenho nas funções cognitivas e a expressão de traços de personalidade impulsivos e; 4. se as variáveis da epilepsia se correlacionam com as disfunções executivas e a um pior controle de impulsos. MÉTODOS: Foram avaliados 42 pacientes com EMJ e 42 sujeitos saudáveis pareados por idade, escolaridade e nível socioeconômico, através de bateria compreensiva de testes neuropsicológicos avaliadores de funções executivas e questionário padronizado de avaliação de traços de personalidade (ITC). RESULTADOS: Pacientes com EMJ tiveram pior desempenho nos testes de atenção imediata, seletiva e sustentada; controle mental e inibitório; flexibilidade mental; fluência verbal; formação de conceitos e manutenção de metas. A disfunção executiva foi moderada/grave em 83,33%. Pacientes com EMJ apresentaram maior expressão dos traços de personalidade impulsivos. A disfunção executiva se correlacionou com o pior controle dos impulsos. Pacientes refratários apresentaram pior disfunção executiva e maior expressão de traços impulsivos. CONCLUSÕES: Nosso estudo demonstra a presença de disfunção atencional e executiva nos pacientes com EMJ, além da presença de traços de personalidade impulsivos. Além disso, verificamos a existência de dois grupos distintos de pacientes, sendo que pacientes mais refratários apresentam-se globalmente comprometidos. Estes achados sugerem que há uma necessidade de melhor caracterização fenotípica dos pacientes com EMJ a fim de incluir endofenótipos visto que nossos resultados demonstram uma possível existência de grupos distintos de pacientes com EMJ.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Mintzberg, Henry. "Henry Mintzberg [entrevistado por Carlos Osmar Bertero e Pedro F. Bendassolli]." GV-executivo 6, no. 5 (2007): 10. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v6n5.2007.34674.

Full text
Abstract:
<p class="MsoNormal" style="margin-bottom: 0.0001pt; text-align: justify;">Henry Mintzberg, professor na McGill University, em Montreal, é hoje um dos nomes mais proeminentes no universo acadêmico da administração. Mundialmente conhecido por seus trabalhos sobre estratégia, poder e estrutura organizacional, recentemente firmou-se como crítico contumaz da formação executiva à americana, especificamente dos programas de MBA. Nesta entrevista, ele fala sobre o que está errado com a formação executiva e com o jeito norte-americano de administrar.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Costa, Antonio Tavares, Jessica Sabrina Da silva, and Inajara Amanda Fonseca. "O curso de Secretariado Executivo como agente de formação de empreendedores." Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 4, no. 3 (2017): 1–15. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v4i3.12695.

Full text
Abstract:
O empreendedorismo por ser uma nova realidade na profissão de secretariado, campo este que agrega inovações e criatividades e passou a ser uma área de importância para formação de empreendedores através do curso de Secretariado Executivo. Em busca de novas oportunidades de mercado e negócios os profissionais de secretariado executivo vêm ressaltando seus perfis como empreendedores uma vez que é bem preparado e qualificado academicamente através de sua formação, no entanto, deixa de atuar como assessor para empreender seus negócios, muitas vezes em outras áreas por desconhecer as possibilidades empreendedoras que a profissão lhes oferece. O estudo objetiva analisar se o curso de secretariado executivo está formando profissionais para o mercado de trabalho, atuação ou formação empreendedora incentivando o empreendedorismo como uma nova vertente profissional. A pesar de ser uma área voltada para assessoria executiva os profissionais necessitam descobrir novas atividades liberais desmistificando o fato de que só podem atuar com assessoramento executivo, pois como empreendedor de negócios na área secretarial terá sua auto-empregabilidade não apenas por necessidade, más por oportunidade contribuindo para a ascensão da profissão. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e entrevista com egressos do curso de secretariado executivo da Universidade Federal do Amapá – Unifap, sendo esta uma pesquisa exploratória e descritiva. Com este estudo, constatou-se que os profissionais possuem perfil empreendedor e que buscam por maiores satisfações pessoais e profissionais, confirmando-se ainda que há profissionais que se tornaram empreendedores de sucesso e que muitos pretendem ser donos de algum negócio, inclusive na área de secretariado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mendes, Jussara Maria. "Gestão Abepss 2003/2004: “Quem é de luta avança!”." Temporalis 11, no. 22 (2012): 49–58. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2011v11n22p49-58.

Full text
Abstract:
O presente artigo tem por finalidade apresentar uma retrospectiva histórica dos principais fatos que marcaram a gestão da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss) no período de 2002 a 2004. Busca-se sistematizar alguns pontos relevantes do trabalho coletivo realizado pela Executiva Nacional em articulação e sintonia com as executivas regionais, destacando-se aspectos históricos e determinantes estruturais que marcaram a conformação de sua gestão política. Os desafios crescentes impostos aos profissionais assistentes sociais na configuração do trabalho no sistema capitalista contemporâneo, considerando o lugar de destaque ocupado pela Abepss no âmbito da formação profissional, impõem um conjunto de reflexões que conformam o debate em torno do ensino e da pesquisa em Serviço Social e que estejam sintonizadas com as grandes transformações societárias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Germano, Adriano, and Gabriela Porto. "Uma entrevista com Adriano Rocha Germano." Journal of the Brazilian College of Oral and Maxillofacial Surgery 6, no. 1 (2020): 15–17. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2782.6.1.015-017.oar.

Full text
Abstract:
O Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial entrevista, nessa edição da Revista, o Dr. Adriano Rocha Germano, Secretário Geral da Diretoria Executiva do CBCTBMF, sobre o trabalho que o Colégio vem desenvolvendo junto ao Conselho Fe- deral de Odontologia (CFO) e ao Ministério da Educação (MEC) para uma padronização da formação do cirurgião bucomaxilofacial no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Sambugari, Márcia Regina do Nascimento, and Márcia Ramires de Arruda. "A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS: LIMITES E PERSPECTIVAS." Nuances: estudos sobre Educação 19, no. 20 (2011): 116–33. http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.984.

Full text
Abstract:
Neste artigo são apresentados alguns dados referentes à pesquisa realizada sobre a formação continuada sob o ponto de vista de professores. Quais cursos são oferecidos aos professores da rede municipal de ensino de Corumbá? Qual a importância desses cursos na visão dos professores? Partindo dessas questões iniciais, o estudo teve como finalidade conhecer a visão de professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre a contribuição dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Executiva de Educação (SEED) de Corumbá, MS, no período de 2008 a 2010. A metodologia da pesquisa pautou-se na revisão de estudos sobre a temática e no levantamento de documentos sobre os cursos de formação continuada oferecidos no período, para a identificação dos cursos e dos professores participantes. Com base nessas informações, foram selecionadas seis professoras que responderam ao questionário elaborado com questões fechadas e abertas. Os dados foram organizados sob forma de quadros e analisados com base na discussão dos autores que abordam a temática investigada. A análise dos dados apontou um empobrecimento dos cursos de formação continuada, principalmente por conta da racionalidade técnica, com um formato que ignora o perfil e as necessidades formativas e culturais das professoras, bem como a realidade de cada escola, ao propor encontros polarizados. Com a pesquisa, buscou-se contribuir para a discussão sobre formação continuada de professores centrada em ações contextualizadas, dinâmicas, críticas e coletivas.http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v19i20.984
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Fanzeres, Naira, and Luciana Lima. "Evidências da Adaptação de Profissionais de Secretariado ao Trabalho Virtual." Revista de Gestão e Secretariado 9, no. 1 (2018): 42–64. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v9i1.634.

Full text
Abstract:
Este artigo buscou verificar como se dá o ajuste, pelo profissional de assessoria executiva, ao trabalho virtual. Para isso, a amostra de trinta e um profissionais que atuam virtualmente como assessores executivos, responderam um questionário padronizado e aplicado por Raghuram, Garud, Wiesenfeld e Gupta (2001) em estudo de mesma natureza. Esse é constituídos por dezoito afirmações fechadas do tipo Likert divididas em quatro seções: independência no trabalho virtual, clareza nas avaliações e conexão organizacional, confiança interpessoal. Dentre os achados, destacam-se que clareza das avaliações, referente aos fatores estruturais do trabalho virtual, e confiança interpessoal, pertencente aos fatores relacionais, apresentam os maiores índices de concordância por parte dos participantes. Verificou-se que 87% mostram-se satisfeitos em trabalhar de forma virtual e este achado demonstra o ajuste a esse tipo de modalidade de trabalho flexível. Além disso, esse ajuste é reforçado pelo fato de que, apesar de 70% dos respondente afirmarem terem aumento de produtividade, a telepressão não parece os afetar e 77% defendem que há equilíbrio entre vida pessoal e profissional atuando de forma virtual. Almejou-se contribuir para o aprofundamento dessa temática proporcionando uma discussão mais assertiva sobre a realidade dos assessores executivos, além de fornecer informações aos cursos de formação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Pereira, Hernane Borges de Barros, Lynn Rosalina Gama Alves, and William de Souza Santos. "Avaliação da usabilidade do Game Líder Sim." Obra digital, no. 16 (February 27, 2019): 119–34. http://dx.doi.org/10.25029/od.2019.196.16.

Full text
Abstract:
O artigo apresenta os resultados das contribuições do jogo Líder Sim para estimulação especialmente da função executiva de planejamento, promovendo o exercício da liderança e gestão de recursos. Com o objetivo de avaliar o protótipo foi realizada uma sessão de testes com o grupo de 10 estudantes de distintos cursos de graduação. Os estudantes interagiram com o jogo e testaram questões relacionadas a usabilidade, jogabilidade e conteúdos pedagógicos a fim de subsidiar o processo de desenvolvimento, produzindo um jogo que promova engajamento e aprendizagem dos jogadores. Os dados foram analisados mediante os registros no banco de dados vinculado ao jogo, possibilitando inferir sobre a contribuição deste artefato cultural para a formação dos futuros profissionais na sua área de atuação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Araújo, Gracieda Dos Santos. "Políticas públicas de formação para professores da Educação Básica: estudo sobre a formação por EaD (Public policies of teacher training for basic education: study on education by EaD)." Revista Eletrônica de Educação 14 (May 19, 2020): 3664092. http://dx.doi.org/10.14244/198271993664.

Full text
Abstract:
This article aims to discuss the policies of teacher education of Basic Education in Brazil, with emphasis on the modality of teaching by Distance Education - Distance Education, reflecting on the teaching offered by private Higher Education Institutions - HEI, and its implications for the training of working-class children in the city and in the countryside. The discussion revolves around the current political conjuncture of the country, bringing to the debate the limits and challenges that government actions, carried out from 2016, represent to public education. The methodology used consists of a literature review. As a reference, we are based on theorists such as: Duarte (2010, 2004), Martins (2010), Saviani (1995, 2009 and 2011), among others, as well as data from the National Literacy Assessment - ANA (2016) and the Union of Maintainers of Higher Education - SEMESP (2015). In the context of societies organized from the capitalist mode of production, teacher education occurs through the development of public policies derived from neoliberal policies, influenced by the demands of the market and its training requirements. All this through meaningless pedagogical practices that can, in fact, favor an education capable of contributing to the overcoming of class society.ResumoEste artigo pretende discutir as políticas de formação de professores da Educação Básica no Brasil, com ênfase à modalidade de ensino por Educação à Distância – EaD, refletindo-se sobre o ensino oferecido pelas Instituições de Ensino Superior privado – IES, e suas implicações para a formação dos filhos da classe trabalhadora da cidade e do campo. A discussão gira em torno da atual conjuntura política do país, trazendo para o debate os limites e desafios que ações governamentais, realizadas a partir do ano de 2016, representam à educação pública. A metodologia utilizada consiste em uma revisão bibliográfica. Como referência, nos baseamos em teóricos como: Duarte (2010, 2004), Martins (2010), Saviani (1995, 2009 e 2011), dentre outros, bem como em dados da Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA (2016) e do Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior – SEMESP (2015). Constata-se que, no contexto das sociedades organizadas a partir do modo de produção capitalista, a formação do professor se dá por meio do desenvolvimento das políticas públicas oriundas das políticas neoliberais, influenciadas pelas demandas do mercado e das suas exigências de formação. Tudo isso por meio de práticas pedagógicas esvaziadas de sentido e que possam favorecer, de fato, uma educação capaz de contribuir para a superação da sociedade de classes.Palavras-chave: Formação de professores, EAD, Reformas educacionais. Keywords: Teacher training, EAD, Educational reforms.ReferencesBRASIL, Presidência da República, Ministério da Educação: Secretaria Executiva e Secretaria Executiva Adjunta. Conferência Nacional de Educação 2010 – Conae – Construindo o Sistema Nacional Articulado de Educação – Documento de Referência, Brasília, MEC, 2009.BRASIL. MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). Censo da Educação Superior: Sinopse Estatística – 2016. Disponível em: <http://www.inep.gov.br/superior/censosuperior/sinopse/default.asp Acesso: 05 de abril 2018.BRASIL. Ministério da Educação. Sistema de Avaliação da Educação Básica. Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA)– Edição 2016. Brasília: INEP, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/outubro-2017-pdf/75181-resultados-ana-2016-pdf/file Acesso: 26 de fev 2017.DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender” Crítica as aproximações neoliberais e pós-modernas da teoria vigostskiana. 3ª Ed. Campinas/SP: Autores Associados, 2004.DUARTE, Newton. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (orgs.); apoio técnico MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.LIBÂNEO, José Carlos. Identidade da Pedagoga e Identidade do Pedagogo. In: BRABO, Tânia Suely Antonelli Marcelino; Cordeiro, Ana Paula; MILANEZ, Simone Ghedini Costa (orgs.). Formação da pedagoga e do pedagogo: pressupostos e perspectivas. Marília: Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012.MARTINS, Lígia Márcia; CARVALHO, Bruna; DANGIÓ, Meire Cristina Santos. O processo de alfabetização: da pré-história da escrita a escrita simbólica. Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 22, Número 2, mai./ago. 2018: 337-346. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/pee/v22n2/2175-3539-pee-22-02-337.pdf. Acesso em: 27 de dez 2019.MARTINS, Lígia Márcia. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton (orgs.); apoio técnico MARSIGLIA, Ana Carolina Galvão. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.PIMENTA, Selma Garrido et al. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educ. Pesq., São Paulo, v. 43, n. 1, p. 15-30, jan./mar. 2017. Disponível: http://www.scielo.br/pdf/ep/v43n1/1517-9702-ep-43-1-0015.pdf. Acesso em: 09 de set 2018.SAVIANI, Dermeval. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica - V.9, N.1 jan/jun.2011; pp.07-19.SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14 n. 40, jan./abr. 2009.SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Critica: Primeiras Aproximações. Campinas: Cortez e Autores Associados, 1995.SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. A Formação Humana na Perspectiva Histórico-Ontológica. In: SAVIANI, Dermeval; DUARTE, Newton. Pedagogia Histórico-Crítica e Luta de Classes na Educação Escolar. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.SILVA JÚNIOR, João dos Reis. The new brazilian university: a busca por resultados comercializáveis: para quem? 1.ed. – Bauru: Canal 6, 2017.SOUZA, Jessé. A elite do atraso: da escravidão à lava jato. Rio de Janeiro: Editora LEYA, 2017.e3664092
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Ribeiro, Herta Maria Castelo Branco, Zeni Carvalho Lamy, Liberata Campos Coimbra, et al. "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFISSIONAIS DE NÚCLEOS DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA SOBRE INTERDISCIPLINARIDADE." Trabalho, Educação e Saúde 13, suppl 2 (2015): 97–115. http://dx.doi.org/10.1590/1981-7746-sip00082.

Full text
Abstract:
Resumo Este trabalho objetivou analisar as representações sociais de profissionais de Núcleos de Apoio à Saúde da Família da Secretaria Executiva Regional IV, em Fortaleza, Ceará, sobre a interdisciplinaridade em seu cotidiano do trabalho. Trata-se de estudo qualitativo, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturadas com 15 profissionais e coordenadores. Na definição da amostra, utilizou o critério de saturação teórica; na análise, a hermenêutica de profundidade. As representações foram organizadas nas seguintes categorias: processo em construção, realização de atividades conjuntas e resultado do compromisso das equipes. Os caminhos percorridos apontam para uma interdisciplinaridade ainda embrionária, resultado de inúmeros fatores intrínsecos e extrínsecos ao próprio grupo. As dificuldades oriundas das cobranças de produtividade pela gestão, o planejamento incipiente, o processo de formação que incorpora pouco essa perspectiva e a precarização das relações de trabalho são elementos que impactam negativamente na realização de práticas interdisciplinares. As falas denotam inúmeras possibilidades que se constroem no campo da saúde e inspiram a superação da fragmentação dos múltiplos saberes que atuam na perspectiva coletiva.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Andrade, Rodrigo Coutinho. "Os determinantes da ofensiva neoliberal sobre o currículo de geografia para a educação de jovens e adultos." Para Onde!? 10, no. 2 (2018): 16–27. http://dx.doi.org/10.22456/1982-0003.84765.

Full text
Abstract:
O processo de reestruturação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, em curso após a materialização da ofensiva neoliberal na década de 1990, tem consolidado os determinantes hegemônicos no âmbito das políticas educacionais para essa modalidade de ensino, abarcando tanto a gestão sob as premissas do gerencialismo, quanto os pressupostos político-pedagógicos e curriculares para a formação do “homem de novo tipo”. Isto ocorre por meio da consolidação dos valores societários hegemônicos no campo do currículo, impactando o processo de ensino-aprendizagem que se volta progressivamente para a adequação psicofísica da classe trabalhadora às novas morfologias do trabalho, indissociável da juvenilização induzida, da descentralização executiva, da precarização do financiamento e dos programas federais que integram a EJA ao ensino técnico-profissionalizante. Destarte, por meio da análise bibliográfico-documental das áreas de geografia e educação, o presente artigo objetiva expor os impactos do processo de recomposição burguesa nas prescrições curriculares, indicando em seu âmago o recrudescimento da teoria do capital humano, assim como a reconfiguração dos mecanismos de mediação do conflito de classes por meio da sobrevalorização categórica de princípios ancorados na sociabilidade burguesa, e como estes se assentam na relação ensino-aprendizagem em geografia nos programas federais de EJA, tomando o Projovem como exemplo. Como resultado da análise do currículo do programa discriminado, tendo por base as premissas sócio-histórica e os determinantes do bloco no poder, verificamos a materialização de elementos para a ratificação dos valores societários para a formação do “homem de novo tipo”, sendo a Geografia, no campo das Ciências Humanas, instrumentalizada para tal finalidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Souza, Evandro Guimarães de. "A residência médica em Pneumologia no Brasil." Jornal Brasileiro de Pneumologia 30, no. 3 (2004): 253–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132004000300011.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A residência médica é um curso de pós-graduação considerado ideal para a formação de especialistas, e é regulamentada no Brasil pela Comissão Nacional de Residência Médica. OBJETIVO: Verificar o número dos programas e de residentes em Pneumologia, a situação dos credenciamentos e sua distribuição em instituições localizadas nas várias regiões do Brasil. MÉTODO: Foi analisada a relação de todos os programas na especialidade de Pneumologia fornecida pela Secretaria Executiva da Comissão Nacional de Residência Médica em abril de 2003, e foram revisados os critérios básicos para o credenciamento na especialidade determinados pela legislação em vigor. RESULTADOS: Observou-se que, dos 58 programas credenciados, 35 eram oferecidos em hospitais da região Sudeste e tinham 133 residentes, enquanto que na região Norte há apenas um programa credenciado, com 3 residentes. CONCLUSÃO: Apesar de todos os 58 programas estarem credenciados, há predomínio na região Sudeste. É necessário um trabalho conjunto entre a Comissão Nacional de Residência Médica e a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, no sentido de orientar e disciplinar a criação de novos programas e de estabelecer o número de residentes necessários para as diferentes regiões do país.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Garcia, Inajá Allane Santos, and Juliane Simão de Andrade e. Silva. "Características pessoais e profissionais dos CEOs e a performance financeira: uma investigação nas empresas não financeiras listadas na B3." REVISTA ENIAC PESQUISA 10, no. 1 (2021): 178–95. http://dx.doi.org/10.22567/rep.v10i1.764.

Full text
Abstract:
O objetivo desse estudo foi analisar a influência das características pessoais e profissionais dos CEOs na performance financeira das empresas não financeiras de capital aberto listadas na B3. Para isso, adotou-se como suporte teórico a Teoria dos Escalões Superiores, proposta por Hambrick & Mason (1984) e empiricamente utilizou-se um modelo empírico da regressão múltipla. Foram analisadas 328 empresas no período de 2011 a 2018, as quais formaram um painel desbalanceado com 824 observações. Para medir a performance financeira das empresas utilizou-se o retorno sobre o ativo (ROA) e as características pessoais e profissionais investigadas foram idade (IDA), gênero (GEN), experiência profissional (EXP), nível de escolaridade (ESC), área de formação (FOR) e tempo de mandato (TEM). As evidências apontam que CEOs femininas influenciam negativamente, enquanto CEOs com experiência anterior na Diretoria Executiva da mesma empresa e com maiores níveis de escolaridade influenciam positivamente no desempenho financeiro das empresas de capital aberto da B3. Tais evidências contribuem com um público diverso, a exemplo das próprias empresas, CEOs que pretendem ingressar em empresas de capital aberto e ainda com os investidores e potenciais investidores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Vargas, Tiago Bernardino, and Geraldo Augusto Pinto. "Inovar-auto: continuação ou ruptura da indústria dependente?" Desenvolvimento Socioeconômico em Debate 4, no. 2 (2019): 56. http://dx.doi.org/10.18616/rdsd.v4i2.4922.

Full text
Abstract:
O Inovar-Auto foi um programa do governo do Partido dos Trabalhadores (PT), tendo na presidência executiva Dilma Rousseff (eleita em 2012), com o objetivo, definido na Lei 12.715 de 2012, de promover o desenvolvimento tecnológico no setor automotivo. Pela contemporaneidade do programa, as discussões científicas sobre seus resultados ainda estão em vigor, centradas no desenvolvimento da cadeia automotiva nacional e no atingimento de seu objetivo principal: desenvolvimento tecnológico. Este artigo objetiva discutir oprograma tomando como base de análise a Teoria Marxista da Dependência (TMD). A partir de uma contextualização da industrialização e da indústria dependente, apresenta-se o caso particular da formação da indústria automotiva brasileira. Desse contexto, reflete-se sobre o Inovar-Auto como uma continuação ou uma ruptura de categorias características da indústria dependente. Conclui-se que o programa manteve, de modo geral, um favorecimento às multinacionais e a manutenção do padrão de importação tecnológica, que evidencia a continuidade das estruturas da dependência. Porém, houve uma inovação que aponta para uma ruptura do padrãode dependência: diferente dos demais incentivos públicos históricos ao setor automotivo brasileiro, houve a inclusão do setor de ferramentaria como um favorecido indireto, um setor que mantem suas bases nacionais – força de trabalho, engenharia e desenvolvimento nacionais. Palavras-chave: Inovar-Auto. Indústria Automotiva. Políticas Industriais. Teoria Marxista da Dependência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Oliveira, Maria Conceição, and Eliza Adriana Sheuer Nantes. "Secretariado Executivo: uma Investigação da Influência da Tecnologia no Cotidiano Profissional." Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 17, no. 5 (2016): 470. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2016v17n5p470-477.

Full text
Abstract:
Vive-se em uma realidade em que as mudanças, oriundas das tecnologias, modificaram as formas de se relacionar, dentre elas as que se referem ao trabalho. O profissional de Secretariado Executivo deixou de executar atividades meramente operacionais e passou a exercer atividades de assessor, gestor, atuando como um profissional multifuncional e polivalente. Diante desta nova realidade, o profissional tem em suas competências a habilidade de dominar as novas tecnologias de informação e comunicação, que o auxiliam no processo de ser um agente facilitador de mudança, de qualidade e de resultado dentro da organização. Utilizando, assim, das tecnologias acessíveis e gratuitas existentes nos dispositivos móveis como o smartphone e tabltet. Diante desta nova realidade, a pesquisa teve como objetivo investigar a importância da tecnologia na formação do acadêmico do Curso de Secretariado Executivo dos alunos em processo de formação de uma Universidade na Cidade de Londrina, Paraná, denominada como Universidade “Alfa”. Palavras-chave: Ensino. Tecnologia. Secretariado Executivo. AbstractWe live in a reality in which the changes resulting from the technologies have modified the ways of relating, and among them those related to work. The Professional Executive Secretary left behind the merely operational activities execution and began to exert advisory activities, manager, acting as a multi-professional and multi-purpose professional. Before this new reality, the professional has in his or her competencies the ability to master the new information and communication technologies, which help him or herin the process of being a changing facilitator agent quality and results within the organization. Using the accessible and free technologies existent, the mobile devices such as the Smartphones and tablets. Facingthis new reality, the search aimed at investigating the importance of technology in the academic formation of the students from Executive Secretary course in a university in Londrina city, in Paraná state, known as University “Alpha”. Keywords: Education. Technology. Executive Secretary.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Pellin, Andrea, Angela Pellin, and Marinez Eymael Garcia Scherer. "Mosaicos de áreas protegidas criados em território nacional brasileiro e estratégias para a sua gestão." Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 4, no. 7 (2017): 177–90. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.040718.

Full text
Abstract:
O principal objetivo da instituição dos mosaicos é promover uma gestão integrada e participativa das áreas protegidas que o compõem. Entretanto, apesar do seu potencial para contribuir para o ordenamento e gestão do território, este instrumento ainda é pouco difundido e enfrenta diversos desafios para sua implementação. Este trabalho teve como objetivo realizar um levantamento dos mosaicos existentes no país, bem como das estratégias que têm sido utilizadas para a sua gestão, com o intuito de fornecer uma contribuição para a discussão sobre a importância desse instrumento para a gestão das áreas protegidas no Brasil. Atualmente existem 24 mosaicos reconhecidos no país, sendo 15 federais e nove estaduais. O primeiro a ser reconhecido foi o Mosaico do Tucuruí, no Estado do Pará, em 2002, e o mais recente é o Mosaico do Jalapão, na Bahia, reconhecido em setembro de 2016. Dentre as estratégias de gestão identificadas destacam-se a formação do conselho gestor, a elaboração de um plano de manejo, a instalação de uma secretaria executiva, a gestão compartilhada, o envolvimento da comunidade e estabelecimentos de corredores ecológicos. Acredita-se que para essas iniciativas alcançarem seus objetivos será necessária uma nova postura na gestão das áreas protegidas, que precisarão investir mais no planejamento e desenvolvimento de ações mais integradas e na ampliação do diálogo com a sociedade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Brunstein, Janette, Vivian Neri Scartezini, and Andrea Leite Rodrigues. "Sustentabilidade na educação corporativa e o desenvolvimento de competências societais." Organizações & Sociedade 19, no. 63 (2012): 583–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1984-92302012000400002.

Full text
Abstract:
Em sua dimensão político-societal, competência começa a fazer parte da agenda dos modelos de desenvolvimento de pessoas nas organizações, sobretudo, sob o mote da sustentabilidade. Partindo dessa premissa, este artigo investiga se há conteúdo relevante por trás dessas propostas educativas ou se elas, simplesmente, tornam os pressupostos da sustentabilidade funcionais ao sistema corporativo sem que alguma mudança substancial esteja de fato em curso. Mais especificamente, este estudo se apoia em dois eixos: primeiro, procura discutir o conceito de competência societal; segundo, busca analisar uma experiência de educação executiva de desenvolvimento de gestores em questões relacionadas à sustentabilidade, o Programa de Desenvolvimento de Líderes para Sustentabilidade (PDLS). O estudo, de natureza qualitativa, foi conduzido em uma instituição financeira que se tornou destaque na mídia e passou a ser reconhecida como ator social destacado, por levar à frente a ideia de inserir a sustentabilidade na prática dos negócios. Os resultados revelam um programa impactante que se, por um lado, permitiu que o discurso dos gestores se tornasse competente, por outro, nem sempre correspondeu a uma ação que atingisse o mesmo patamar de excelência. Os gestores participantes adquiriram conhecimento e visão crítica, mas, ainda, enfrentam dificuldades para harmonizar os objetivos do negócio com princípios de sustentabilidade. Mesmo com formação avançada sobre o tema, os paradoxos da ação permanecem presentes quando se trata de dar vida a esta ideia força chamada sustentabilidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Maciel, Ana Paula Blanke, Rosane Maria Seibert, Raiziane Cássia Freire da Silva, Berenice Beatriz Rossner Wbatuba, and Neusa Maria da Costa Salla. "Governança em Cooperativas: Aplicação em uma Cooperativa Agropecuária." Revista de Administração Contemporânea 22, no. 4 (2018): 600–619. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2018170228.

Full text
Abstract:
Resumo Este estudo buscou entender as estruturas de governança disponíveis e identificar a melhor frente à realidade vivida pela cooperativa agropecuária pesquisada. Desta forma, o processo ocorreu através de pesquisa descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, observando, assim, as práticas de governança da cooperativa versus o que preconizam os estudos sobre o tema. Os resultados demonstram que a cooperativa possui uma estrutura mínima de governança, conforme prevê a legislação, avançando para o modelo tradicional estendido com a separação entre propriedade e controle. Além disso, possui valores que orientam o seu crescimento sustentável e busca agir em consonância com os princípios de governança e cooperativistas para assegurar a sua legitimidade. A partir da triangulação das evidências teóricas sobre governança e empíricas observadas na cooperativa agropecuária, elaboraram-se-se sugestões de melhorias na estrutura de governança, como: (a) boa relação para atuação conjunta dos órgãos administrativos já existentes; (b) contar com gestores profissionais na diretoria executiva; (c) adotar outros mecanismos de controles interno de governança, na figura de alguns comitês e normas internas; (d) contratar especialistas para os conselhos e os comitês, quando for o caso; (e) investir em formação continuada para os membros dos conselhos e demais órgãos administrativos; e, por fim, (f) atuar com maior rigor nas práticas de compliance. Em suma, a proposta contribui com o desenvolvimento sustentável e para a legitimidade da cooperativa junto aos seus públicos de interesse, como também com outras cooperativas agropecuárias, dada à similaridade das suas características.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Gallo, Angela Cristina Pascaretta, and Mariana Guenther. "Reciclagem e reutilização de resíduos: um projeto socioambiental desenvolvido na educação de jovens e adultos (EJA) do SESC Santo Amaro, Recife (PE)." Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 10, no. 4 (2015): 11–23. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2015.v10.1961.

Full text
Abstract:
A geração e acúmulo de resíduos sólidos nos centros urbanos têm sido um dos maiores problemas ambientais da atualidade, e a educação para a sustentabilidade se configura como uma solução viável e efetiva. A Educação Ambiental é condição fundamental para a formação do futuro cidadão e deve ser inserida sistematicamente nos projetos político-pedagógicos das escolas. O projeto apresentado aqui teve início em sala de aula, com as turmas de 3ª e 4ª fases da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Serviço Social do Comércio (SESC) na unidade executiva de Santo Amaro (Recife – PE). Expandindo-se através de outros setores da unidade e comunidade vizinha, tornou-se um projeto socioambiental de referência para outras unidades do SESC. Esse projeto, iniciado em 2009, incluiu uma série de ações socioambientais: coleta seletiva dentro da unidade e encaminhamento para a reciclagem através de uma cooperativa de catadores da comunidade; produção de artesanatos com o material não rentável para venda direta em uma ação de capacitação e ressocialização em presídios masculinos; transformação do óleo utilizado na cantina em sabão e posterior venda do mesmo pelos moradores da comunidade do entorno; e compostagem dos resíduos orgânicos para produção de húmus. Todas essas ações envolveram alunos e funcionários da unidade SESC Santo Amaro bem como a comunidade do entorno. O objetivo deste relato é difundir nossa experiência de sucesso para o grande público para que sirva de inspiração para futuros projetos desse porte em várias cidades brasileiras, para que o “lixo” deixe de ser visto como um problema e se transforme em uma solução socioambiental.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Pereira, Luiz Carlos Bresser. "Luiz Carlos Bresser Pereira [entrevistado por Sérgio Goldbaum e Mário Aquino Alves]." GV-executivo 2, no. 2 (2003): 10. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v2n2.2003.34883.

Full text
Abstract:
<div>Desde 1963, Luis Carlos Bresser Pereira combina <span style="font-size: 10px;">a atividade docente na FGV-EAESP com funções </span><span style="font-size: 10px;">executivas e com diversos cargos de governo. Foi </span>ministro da Fazenda (1987) do governo José Sarney <span>e ministro da Administração e Reforma do Estado </span><span>(1995-1998) do governo Fernando Henrique Cardoso. </span><span>Nesta entrevista concedida à RAE-executivo, </span><span>Bresser Pereira fala sobre os escândalos financeiros </span><span>ocorridos nos Estados Unidos e sobre a formação </span><span>de executivos naquela país e no Brasil.</span></div>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Guerra, Sérgio. "SEPARAÇÃO DE PODERES, EXECUTIVO UNITÁRIO E ESTADO ADMINISTRATIVO NO BRASIL." REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS 3, no. 1 (2017): 123. http://dx.doi.org/10.21783/rei.v3i1.151.

Full text
Abstract:
A França adotou o modelo de governança executiva de forma hierárquica e piramidal (Executivo Unitário), influenciando o sistema tripartite brasileiro e a atuação do Chefe do Poder Executivo. Os Estados Unidos da América estruturaram-se sob a forma de federação presidencialista, inspirando o Brasil republicano (1891). A burocracia estadunidense foi estruturada por meio de agências externas ao Poder Executivo, formando o Estado Administrativo. Pretende-se neste artigo investigar o surgimento e evolução do modelo de Estado Administrativo norte-americano e se houve influência desse modelo na burocracia brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

BARRIOS, Juliana Bicalho de Carvalho, Sandra Regina de Oliveira GARCIA, and Eliane Cleide da Silva CZERNISZ. "ENTRE O ENSINO MÉDIO REGULAR E O ENSINO MÉDIO DA EJA: UMA ANÁLISE DA LEI Nº. 13.415/2017." Trama 14, no. 33 (2018): 49–59. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v14i33.19386.

Full text
Abstract:
O texto discute o ensino médio na modalidade EJA. Tem como ponto de partida a reforma que institui o novo ensino médio. Desenvolvido com base em discussão bibliográfica, análise de legislação e documentos, busca responder ao questionamento: para que escola e estudantes a reforma é proposta? A análise é importante pelo fato de que a reforma em curso pode comprometer toda uma história de luta pela formação de cidadãos brasileiros que têm direito à educação pública e de qualidade. Como resultados desta análise, destacamos o retrocesso advindo da reforma na proposição de uma formação minimalista para o ensino médio na modalidade EJA.REFERÊNCIASBRASIL. Conae 2014: Conferência Nacional de Educação: Documento Referência. Fórum Nacional de Educação. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria Executiva Adjunta, 2013.______. Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil. Cenário do Trabalho Infantil – Dados PNAD. 2014. Disponível em:http://www.fnpeti.org.br/arquivos//biblioteca/733226a82765a5a62fb2d30f8b40aa7b.pdf Acesso em: 23. Dez. 2017______. Lei nº 13005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: República Federativa doBrasil. 2014. p. 2-7. Disponível em: http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014-778970-publicacaooriginal-144468-pl.html Acesso em: 21 Abr. 2018.______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Síntese dos Indicadores 2015. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv98887.pdf Acesso em: 27. Fev. 2018.______.MEC. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Ensino Médio. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site.pdf Acesso em 20 de abr. 2018.EVANGELISTA, O. Apontamentos para o trabalho com documentos de política educacional. In: I Colóquio A Pesquisa em trabalho, educação e Políticas Educacionais. Belém: UFPA, 2009. p. 1-16.FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M.. A gênese do decreto n. 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. Revista Trabalho Necessário, Niterói, p. 1-36, 2005GARCIA, S. R. O.; CZERNISZ, E. C. S. A minimização da formação dos jovens brasileiros: alterações do ensino médio a partir da lei 13415/2017. Revista Educação UFSM, v.42. n.3 set/dez. Santa Maria,2017.KRAWCZYK, N. Políticas para Ensino Médio e seu potencial inclusivo. In: 36ª Reunião Anual da Anped: ‘Sistema nacional de Educação e participação popular. Goiânia: ANPED, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_sessoes_especiais/se_05_norakrawcyk_gt05.pdf Acesso em: 20 abr. de 2018.KUENZER, A. Z. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (Org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 55-75.______. Exclusão Includente e Inclusão Excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva novas relações entre educação e trabalho. In: Lombardi, J.; Saviani, D.; Sanfelice, J. (Org). Capitalismo, trabalho e educação. 3 ed. São Paulo: Autores Associados; Histedbr, 2005. P.77-96.SAVIANI, D. A nova lei da educação: trajetória, limites e perspectivas. 4ª ed. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.Recebido em 23-04-2018 e aceito em 09-08-2018.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Pereira, Daniervelin Renata Marques. "Editorial." Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 5, no. 2 (2012): i—ii. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.5.2.i-ii.

Full text
Abstract:
Editorial para Revista Texto Livre, volume 5, número 2, 2012 Este volume 5, número 2, da Revista Texto Livre: Linguagem e Tecnologia reúne 11 artigos em torno dos eixos Educação e Tecnologia e Produção Textual e Tecnologia. Diversificada em seus olhares, esta edição traz importantes contribuições sobre formação de professores, ferramentas digitais para ensino de línguas, especificidades do hipertexto e outros estudos que contemplam as influências do ciberespaço nas práticas educativas. Abrindo o número, Gerson Bruno Forgiarini de Quadros foca em seu artigo “Aprendendo idiomas em ambientes virtuais na internet” a aprendizagem de língua espanhola em uma comunidade virtual do Livemocha. Em “Formación docente y la aplicación de nuevas tecnologías en la enseñanza de e/le en las escuelas técnicas”, Jorgelina Tallei e Iandra María Weirich Silva Coelho procuram refletir sobre o lugar do professor e do aluno em cursos específicos também para o ensino de língua espanhola pelas novas tecnologias. Angélica Ilha Gonçalves, em “Aprendizagem de língua espanhola na EaD: qual a importância do trabalho do tutor a distância?”, discute e descreve características que um professor tutor para tornar a prática de ensino-aprendizagem de línguas mais eficiente. Ainda nesse eixo temático, Fátima Faya Cerqueiro mostra um bom exemplo de ferramenta digital para ensino de línguas no texto “La producción oral en lenguas extranjeras más allá del aula con el foro de voz VOXOPOP”. Patrícia Margarida Farias Coelho enfatiza em “Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas” o uso dos aplicativos e games educativos e a necessidade de adequação das escolas para atender o novo perfil de seu público. Carlos Henrique Silva de Castro dá exemplos e aborda criticamente a criação de comunidades interativas em “Construindo cursos on-line interativos: considerações de design instrucional”. No artigo “Sites de Editoras de livros didáticos pela perspectiva do professor”, Laura Márcia Luiza Ferreira relata o como os sites de editoras de livros didáticos ajudam no trabalho do professor em sala de aula. Julianna Silva Glória, em “A alfabetização e sua relação com o uso do computador: o suporte digital como mais um instrumento de alfabetização na escola”, demonstra novos aspectos agregados às tarefas escolares pelo suporte digital. Em “A formação do professor para o uso das TICS em sala de aula: uma discussão a partir do projeto piloto UCA no Acre”, de Darlan Machado Dorneles, o Projeto Um computador por aluno é discutido tendo em vista o uso de tecnologias para formação dos professores. “Explorando a autoria de hipertexto por meio de um processo e de uma ferramenta para a retextualização digital”, de autoria de Antônio Robson de Paula e Ivan L. M. Ricarte, apresenta uma revisão de pesquisas sobre a produção de hipertextos a partir de textos lineares. Por fim, Izabel Cristina Diniz e Leila Aparecida Anastácio dedicam o texto “Natureza do hipertexto no jornalismo digital em dois suplementos para o público infantil” à abordagem dos hipertextos em jornais online para verificar a adequação das práticas ao público-alvo e ao contexto. Incentivamos a leitura de todas essas referências na relação entre linguagem e tecnologia, acreditando que se constituem elas importantes tendências nas pesquisas acadêmicas. Daniervelin Renata Marques Pereira Comissão Editorial Executiva da Revista Texto Livre
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Durante, Daniela Giareta, Caroline De Fátima Matiello Vaz, Roberta Bertoletti, Maria Elisabete Mariano Dos Santos, and Cassiane Chais. "ATUAÇÃO E ASCENSÃO PROFISSIONAL A PARTIR DA FORMAÇÃO EM SECRETARIADO EXECUTIVO: LEVANTAMENTO COM EGRESSOS DA UPF/RS." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 2 (2012): 170–93. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i2.76.

Full text
Abstract:
O presente estudo visa apresentar a investigação conduzida acerca da atuação dos egressos do Secretariado Executivo da Universidade de Passo Fundo, objetivando verificar a atuação e ascensão profissional destes sujeitos, tendo em vista a necessidade de o próprio Curso direcionar a formação de seus alunos em consonância com as demandas do mercado de trabalho. Também, buscando frisar a importância da demarcação científica no campo secretarial, com vistas à consolidação da identidade profissional, este trabalho discorre sobre a evolução da área e como está relacionada com as Ciências da Assessoria. A pesquisa, envolvendo 122 secretários executivos, classifica-se como bibliográfica, documental e levantamento. O questionário foi o principal instrumento de coleta de dados e a análise foi feita a partir da codificação das respostas e tabulação dos dados para então relacioná-los com o quadro teórico. O estudo revelou a importância da clareza do que se trata a área secretarial, possibilitando a consolidação da tão almejada identidade profissional. Ainda, foi possível constatar que o Secretariado Executivo da UPF oportuniza aos seus egressos capacitação satisfatória para atender as necessidades das organizações, garantindo o fator empregabilidade e crescimento profissional. O trabalho reforça também a promoção de ações que busquem ampliar o reconhecimento da profissão tanto no que se refere às atribuições dos secretários executivos, como a valorização financeira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Moura, Alan Da Costa, and Romana Fátima Rodrigues de Sousa. "Centro acadêmico: o papel da entidade estudantil na formação acadêmica, profissional e social do discente." Revista Expectativa 20, no. 3 (2021): 22–45. http://dx.doi.org/10.48075/revex.v20i3.25009.

Full text
Abstract:
Este estudo investigou como a participação do discente do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará no Centro Acadêmico pode contribuir com o seu desenvolvimento acadêmico, profissional e social. A pesquisa se justifica pela necessidade de demonstrar a influência da participação na entidade na formação do estudante. A abordagem teórica considerou autores como Silva et al. (2017), Fleury e Fleury (2001), Souza (2004), dentre outros. Metodologicamente, realizou-se um estudo de caso qualitativo e descritivo, por meio de entrevista indireta a 17 participantes do Centro Acadêmico de Secretariado Executivo. Os principais resultados apontam que a entidade agrega valor por aumentar o engajamento na universidade; garantir o contato com competências, como comunicação, controle emocional, liderança, planejamento e programação de projetos; e propiciar o convívio com causas sociais. Destarte, a entidade é capaz de contribuir para a formação universitária como um todo. ABSTRACTThis paper investigated how the involvement of the student of the Executive Secretariat course at the Federal University of Ceará in the academic center can contribute to their academic, professional, and social development. The research is justified by the need to demonstrate the influence of participation in the entity in the education of the undergraduate. The theoretical approach considered authors such as Silva et al. (2017), Fleury and Fleury (2001), Souza (2004), and others. Methodologically, a qualitative and descriptive case study was conducted, through an indirect interview with 17 participants from the Academic Center of Executive Secretariat. The main results point out that the entity adds value by increasing engagement at the university; guaranteeing contact with competencies, like communication, emotional control, leadership, planning and project scheduling; and by promoting coexistence with social causes. Thus, the entity can contribute to university education as a whole.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Oliveira, Luciana Nunes de, Marina Lopes Soares, Ludmila Maria Martins de Oliveira, and Nanci Fernandes de Paula. "Os Concursos para o Cargo de Secretário Executivo nas Instituições Federais de Ensino Superior." Revista de Gestão e Secretariado 7, no. 3 (2016): 202–25. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v7i3.542.

Full text
Abstract:
O profissional com formação acadêmica em Secretariado Executivo está a cada dia mais inserido no mercado de trabalho, tanto no setor privado como no público. Porém, os certames públicos lançados atualmente, por diversas vezes apontam vagas para o cargo de secretário executivo, no qual para a investidura nesse cargo não necessariamente é obrigatório o curso superior de Secretariado Executivo, tampouco habilitação profissional, possibilitando que graduados em diversas áreas do conhecimento ingressem no setor público como “secretários executivos”. Diante do exposto, o presente artigo teve como objetivo identificar e apresentar, no âmbito do setor público, especificamente nas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), no período compreendido entre 2009 a 2015, as exigências e critérios estabelecidos para os concursos públicos destinados a secretários executivos. Foram identificados 110 editais que disponibilizaram 531 vagas, sendo que somente 308 vagas (de 57 editais) foram exclusivamente destinadas aos candidatos habilitados profissionalmente, de acordo com a Lei nº 7.377 de 30 de setembro de 1985. Foi possível perceber que algumas IFES não exigiram em seus editais a habilitação profissional conforme Ofício Circular nº 015/2005 do MEC (Ministério da Educação), ocasionando um prejuízo ao profissional que possui a habilitação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Sousa, Sandra Novais, Simone Albuquerque da Rocha, Marli Amélia Lucas de Oliveira, and Maria Joselma do Nascimento Franco. "Necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica: conceitos, concepções e revisão de literatura (Training needs of beginning teachers in basic education: concepts, conceptions and literature review)." Revista Eletrônica de Educação 14 (October 9, 2020): 4175116. http://dx.doi.org/10.14244/198271994175.

Full text
Abstract:
e4175116Abstract The article aims at bringing to the debate the polysemy of the concept of training needs and the relation between the conceptions of teacher education and the instruments used to map or diagnose these needs. Prompted by the following inquiries: what has been provided as theoretical references on training needs to researchers of the theme? What concepts of training needs, and based on what conceptions of teacher education, are presented in 10 years of production on the theme in the national scenario? What are the comprehensions of these researchers about the training needs of beginning teachers in basic education? For this, as methodological procedures, first it were conducted studies of theorists who could contribute for the comprehension of the object, followed by the analysis of articles, theses and dissertations available in data bases, selected through the criterions listed in a protocol of systematic review. The results show that the productions of theorists adopted for the comprehension of concepts about training needs contributed for deepening knowledge on the object. The systematic literature review pointed out the absence of the conception of the term training needs in most of the analyzed productions, as well as the prevalence of an understanding of need as lack of knowledge resulting from the initial teacher education and linked to the challenges and personal tensions of the daily routine of the profession and of the period of initiation. The results also show the pertinence of the constitution of collaborative training environments, as well as of the elaboration, by the school networks, of induction programs.ResumoO artigo apresenta como objetivo trazer ao debate a polissemia do conceito de necessidades formativas e a relação entre as concepções de formação e os instrumentos utilizados para fazer o levantamento ou diagnóstico dessas necessidades. Partiu-se dos seguintes questionamentos: o que se tem disponibilizado enquanto referenciais teóricos sobre necessidades formativas a pesquisadores do tema? Quais conceitos de necessidades formativas, e baseados em quais concepções de formação, são apresentados em dez anos de produção sobre o tema no cenário nacional? Quais as compreensões desses pesquisadores sobre as necessidades formativas de professores iniciantes na educação básica? Para tanto, como procedimentos metodológicos, realizou-se primeiramente estudos de teóricos que pudessem contribuir para a compreensão do objeto, seguido da análise de artigos, dissertações e teses disponibilizados em bases de dados, selecionados a partir de critérios elencados em um protocolo de revisão sistemática. Como resultados, aponta-se que as produções de teóricos adotadas para a compreensão de conceitos sobre necessidades formativas contribuíram para aprofundar conhecimentos sobre o objeto. A revisão sistemática de literatura apontou a ausência da conceituação do termo necessidades formativas na maioria das produções analisadas, bem como a prevalência de um entendimento de necessidade como falta de conhecimentos advindos da formação inicial e ligados aos desafios e tensões próprias do cotidiano da profissão e do período de iniciação. Os resultados mostram também, a pertinência da constituição de espaços formativos colaborativos, bem como da elaboração, pelas redes de ensino, de programas de indução.Palavras-chave: Iniciação de professores, Levantamento de necessidades, Pesquisa educacional, Revisão de literatura.Keywords: Beginners, Training needs, Educacional research, Literature reviews.ReferencesAFANASIEV, Viktor Griegorievich. Fundamentos da Filosofia. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.BANDEIRA, Hilda Maria Martins. Necessidades formativas de professores iniciantes na produção da práxis: realidade e possibilidades. 2014. 248 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2014.BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria-Executiva. Subsecretaria de Assuntos Administrativos. Guia sobre as tecnologias do modelo Biblioteca Virtual em Saúde. Brasília: Editora do Ministério da Saúde, 2009. (Série A. Normas e Manuais Técnicos).BRINKERHOFF, Robert; STUFFLEBEAM, Daniel; MCCORMICK, Charles; NELSON, Cheryl. Conducting educational needs assessment. Boston: KluwerNijhoff Pub, 1985.CÂMARA, Sandra Cristinne Xavier; PASSEGGI, Maria da Conceição. Memorial autobiográfico: uma tradição acadêmica no Brasil. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; VICENTINI, Paula Perin; SOUZA, Elizeu Clementino. (Org.). Narrativas de si e formação. Curitiba: CRV, 2013.CARDOSO, Fernanda de Mello. Professoras iniciantes e as práticas da língua inglesa no cotidiano da profissão: necessidades e formação. 2018. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2018.CAVACO, Maria Helena. Ofício de professor: o tempo e as mudanças sociais. In: NÓVOA, António. (Org.) Profissão professor. Porto: Porto Editora, 1995.CORREA, Thiago Henrique Barnabe. Os anos iniciais da docência em Química: da universidade ao chão da escola. 2013. 98f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2013.CUNHA, Maria Isabel. A docência como ação complexa. In: CUNHA, Maria Isabel. (Org.). Trajetórias e lugares de formação da docência universitária: da perspectiva individual ao espaço institucional. Araraquara, SP: Junqueira & Marin; Brasília, DF: CAPES; CNPq, 2010.DELORY-MOMBERGER, Christine. Formação e socialização: os ateliês biográficos de projeto. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.32, n.2, p.359-371, ago. 2006.DIAS, Ilzeni Silva; ROCHA, Helianane; MARINHO, Raimunda Ramos. Necessidades formativas e formação de competências: desafios na profissionalização docente para a melhoria da educação básica. Revista Labor Edição Especial, Fortaleza, CE, v. 2, n. 18, p. 193-201, 2017.DONATO, Sueli Pereira. Políticas de formação inicial e profissionalidade docente: representações sociais de professores iniciantes. 2013. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2013.ESTRELA, Maria Teresa; MADUREIRA, Isabel; LEITE, Teresa. Processos de identificação de necessidades: uma reflexão, Revista de Educação, Lisboa, v. VIII, p. 29-48, jan. 1999.FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo: Editora Unesp, 2001.GIORDAN, Miriane Zanetti; HOBOLD, Márcia de Souza; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental: indicação das necessidades formativas. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, SP, v. 27, n.55, p.308-326, maio/ago. 2017.HEES, Luciane Weber Baia. O inicio da docência de professores da educação superior. 2016. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António. (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995. p. 31-61.LEONE, Naiara Mendonça. Necessidades formativas dos professores dos anos iniciais na sua inserção no exercício da docência. 2011. 349f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Presidente Prudente, 2011.LIMA, Emília Freitas de. Análise de necessidades formativas de docentes ingressantes numa universidade pública, Rev. Bras. Estud. Pedagog. (online), Brasília, v. 96, n. 243, p. 343-358, maio/ago. 2015.LIMA, Mary Gracy e Silva. Desenvolvimento profissional do docente iniciante egresso do curso de Pedagogia: necessidades e perspectivas do tornar-se professor. 2014. 171f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.MARCELO GARCIA, Carlos. Profesores principiantes y programas de inducción a la práctica docente. Enseñanza & Teaching: Revista interuniversitaria de didáctica, Salamanca, n. 6, p. 61-80, 1988.MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto, 1999.MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional Docente: passado e futuro. Sísifo: Revista de Ciências da Educação, Lisboa, n. 8, p. 7-22, jan./abr. 2009.MARCELO GARCIA, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción en la docencia en Latinoamérica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p.1224-1249, out./dez. 2017.MEDEIROS, Ivan; VIEIRA, Alessandro; BRAVIANO, Gilson; GONÇALVES, Berenice Santos. Revisão sistemática e bibliométrica facilitadas por um Canvas para visualização de informação. Revista Brasileira de Design da Informação, São Paulo, v. 12, n. 1, p. 93-110, 2015. |NONO, Maévi Anabel; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formando professoras no ensino médio por meio de casos de ensino. In: MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti.; REALI, Aline Maria de Medeiros. (Org.). Aprendizagem profissional da docência: saberes, contextos e práticas. São Carlos: EdUFSCar, 2002.OLIVEIRA, Cristina Maciel de. Análisis y valoración de las necesidades de formación de profesores principiantes de Educación Secundaria en Uruguay como base para el diseño de un programa de desarrollo profesional. Educación, Madrid, v. 21, n.1, p. 63-86, 2018.PAPI, Silmara de Oliveira Gomes. Professoras iniciantes bem-sucedidas: um estudo sobre seu desenvolvimento profissional. 2011. 302f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.PEREIRA, Oldair José Tavares. O professor iniciante da escola do campo e sua formação: por entre espelhos... 2017. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2017.PÉREZ JUSTE, Ramón. Evaluación de programas educativos. Madrid: La Muralla, 2006.RODRIGUES, Maria Ângela Perpétua. Análise de práticas e de necessidades de formação. Lisboa, Portugal: Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, 2006. (Coleção Ciências da Educação, v. 50).RODRIGUES, Maria Ângela Perpétua; ESTEVES, Manoela. Análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.ROEGIERS, Xavier; WOUTERS, Pascale; GÉRARD, François-Marie. Du concept d'analyse des besoins en formation à sa mise en oeuvre: formation et technologies. Revue Européenne des Professionnels de la Formation, Thessaloniki, v. 1, n. 2-3, p. 32-42, 1992.SANTOS, Edlauva Oliveira dos. Necessidades formativas de professores iniciantes que ensinam matemática na rede municipal de Boa Vista, RR. 2018. 341f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso; Universidade do Estado do Amazonas, Cuiabá, 2018.SARDINHA NETTO, Raul; AZEVEDO, Maria Antônia Ramos de. Concepções e modelos de formação de professores: reflexões e potencialidades. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 44, n. 2, p. 1-17, maio/ago. 2018.SILVA, Adriane Pereira da. Professores iniciantes egressos do curso de Pedagogia e o abandono da carreira docente no município de Rondonópolis, MT. 2018. 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Rondonópolis, 2018.SILVA, Maria Odete Emygdio da. A análise de necessidades de formação na formação contínua de professores: um caminho para a integração escolar. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.TEJADA, José; GIMÉNEZ, Vicente. (Coord.). Formación de formadores: escenario aula. Madrid: Thomson, 2007.VEENMAN, Simon. El proceso de llegar a ser profesor: un análisis de la formación inicial. In: VILLA, Alberto (Coord.). Perspectivas y problemas de la función docente. Madrid: Narcea, 1988. p. 39-62.YAMASHIRO, Carla Regina Caloni. A emergência da necessidade formativa docente no campo discursivo da formação de professores no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Educação), Faculdade de Ciências e Tecnologias, UNESP, Presidente Prudente (SP), 2014.ZABALZA, Miguel. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Tradução: Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Boguslawski, Ana Maria, and Emili Barcellos Martins Santos. "“Prazer em Conhece-Lo (a), Sou o Curso de Secretariado Executivo”: Um Estudo sobre o (Des) Conhecimento de Alunos de Ensino Médio acerca da Formação Universitária em Secretariado Executivo." Revista de Gestão e Secretariado 04, no. 03 (2013): 134–56. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v4i3.236.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Pinheiro Barros, Conceição De Maria, José Nardel Oliveira da Silva, and Letícia Santos da Rocha. "Didática de ensino aplicada por docentes-secretários executivos: quais as percepções de discentes?" Revista de Gestão e Secretariado 11, no. 3 (2020): 47–73. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v11i3.1110.

Full text
Abstract:
A docência na educação superior emerge como área de atuação secretarial e evidencia desafios relacionados ao domínio de conhecimentos pedagógicos. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções de discentes de Secretariado Executivo sobre as práticas de ensino de docentes-secretários executivos. Realizou-se uma pesquisa qualitativa e descritiva com a participação de 46 estudantes do curso de Secretariado Executivo de uma Universidade Federal do Nordeste. A coleta de dados foi realizada em dois momentos. O primeiro momento utilizou a aplicação de questionário. Na segunda fase, recorreu-se à técnica de entrevista. A interpretação dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo. Os resultados denotaram que a didática de ensino aplicada pelos professores secretários executivos visa estratégias participativas e inclusivas, bem como uma fusão entre o mundo real e as leituras, ao englobar experiências reais. Os docentes-secretários possuem um vínculo com o Curso e a profissão, o que contribui para a construção de conhecimentos específicos e para a relação professor-aluno. Porém, a didática aplicada por secretários executivos que se tornam docentes é marcada por diversos desafios oriundos da ausência de uma formação pedagógica. Na perspectiva dos discentes, ainda existem desafios a serem superados em relação às estratégias, a fim de que promovam um ensino que atenda às necessidades dos educandos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Carvalho, Rutineia De Oliveira, Afrânio Cardoso dos Santos, and Faerly Pereira Pinho. "Secretariado e cerimonial: possibilidades de atuação e empregabilidade." Secretariado Executivo em Revist@ 13 (May 5, 2018): 109–22. http://dx.doi.org/10.5335/ser.v13i0.8097.

Full text
Abstract:
Este estudo buscou colocar em evidência a área de cerimonial como um potencial campo de atuação para o Secretariado Executivo. Levanta-se a hipótese de que as atividades da respectiva área não são exclusivas de uma categoria profissional. A questão suscitada foi: o cerimonial é um campo propenso para atuação dos secretários executivos? O objetivo geral consistiu em conhecer a relação entre o trabalho de cerimonial, a formação de nível superior dos indivíduos que atuam na respectiva área e as instituições de Boa Vista-RR. Os objetivos específicos foram: verificar a existência de cargos ou funções de chefe de cerimonial ou cerimonialista e de mestre de cerimônias nas estruturas formais das organizações públicas e privadas de Boa Vista-RR; conhecer a formação acadêmica dos indivíduos que atuam nas respectivas ocupações no contexto atual e especificamente dos Mestre de Cerimônias que atuam há mais de 5 anos e, por fim, relacionar o perfil do contexto analisado com o Secretariado Executivo. O aporte teórico destacou a concepção de cerimonial e os aspectos que caracterizam a profissionalização de uma área. A metodologia privilegiou a abordagem qualitativa e as pesquisas bibliográfica, exploratória e empírica. Concluiu-se que o trabalho em questão não é uma área exclusiva de uma categoria profissional e que o Secretariado Executivo tem requisitos adequados para atuar na citada área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Leal, Fernanda Geremias, and Mário Cesar Barreto Moraes. "Perspectivas de Atuação do Secretário Executivo na Gestão da Internacionalização da Educação Superior." Revista de Gestão e Secretariado 8, no. 1 (2017): 138–67. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i1.575.

Full text
Abstract:
A condição histórica do Brasil o situa em um campo de desafios epistêmicos e de identidade acadêmica, que suscitam dificuldades de deliberação, de decisão e de autonomia na internacionalização da Educação Superior. Diante da necessidade de mudanças operacionais, estruturais e pragmáticas das IFES para lidar com esse processo, e da quantidade significativa de secretários-executivos que atuam nos setores de Relações Internacionais dessas instituições, o propósito deste estudo é investigar se a formação destes profissionais se evidencia como contributiva à gestão da internacionalização nas IFES. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, cuja primeira etapa consistiu no levantamento das competências necessárias à gestão da internacionalização, enquanto a segunda se pautou pela identificação das competências do secretário-executivo, sobretudo no contexto em análise. Elaborou-se um quadro conceitual comparativo dessas duas dimensões, que permitiu identificar a existência de relação teórica entre ambas. Inferiu-se, portanto, que a formação do secretário-executivo e sua teórica migração de um campo operacional e mecanicista para um campo estratégico evidencia um quadro que possibilita sua contribuição para a gestão da integração das dimensões internacional, intercultural e global aos propósitos, às funções e à entrega da Educação Superior.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Fontenelle, Isleide Arruda. "O executivo-universitário: sociedade de controle e formação." GV-executivo 10, no. 1 (2011): 34. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v10n1.2011.22940.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Almeida, Priscila Previato, Maria Alice Fontes Pinto Novaes, Rodrigo Affonseca Bressan, and Acioly Luiz Tavares de Lacerda. "Revisão: funcionamento executivo e uso de maconha." Revista Brasileira de Psiquiatria 30, no. 1 (2008): 69–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462008000100013.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A maconha é a droga ilícita mais consumida no mundo, porém ainda existem poucos estudos examinando eventuais prejuízos cognitivos relacionados ao seu uso. As manifestações clínicas associadas a esses déficits incluem síndrome amotivacional, prejuízo na flexibilidade cognitiva, desatenção, dificuldade de raciocínio abstrato e formação de conceitos, aspectos intimamente ligados às funções executivas, as quais potencialmente exercem um papel central na dependência de substâncias. O objetivo do estudo foi fazer uma revisão a respeito das implicações do uso da maconha no funcionamento executivo. MÉTODO: Esta revisão foi conduzida utilizando-se bases de dados eletrônicas (MedLine, Pubmed, SciELO and Lilacs). DISCUSSÃO: Em estudos de efeito agudo, doses maiores de tetrahidrocanabinol encontram-se associadas a maior prejuízo no desempenho de usuários leves em tarefas de controle inibitório e planejamento; porém, este efeito dose-resposta não ocorre em usuários crônicos. Embora haja controvérsias no que se refere a efeitos residuais da maconha, déficits persistentes parecem estar presentes após 28 dias de abstinência, ao menos em um subgrupo de usuários crônicos. CONCLUSÕES: Os estudos encontrados não tiveram como objetivo principal a avaliação das funções executivas. A seleção de testes padronizados, desenhos de estudos mais apropriados e o uso concomitante com técnicas de neuroimagem estrutural e funcional podem auxiliar na melhor compreensão das conseqüências deletérias do uso crônico da maconha no funcionamento executivo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Pontes, Emiliano Sousa, Sandra Maria dos Santos, Augusto Cézar de Aquino Cabral, Cibele Barsalini Martins, Tereza Cristina Batista de Lima, and Daniela Giareta Durante. "Socialização Profissional: Aspectos da Formação Acadêmica em Secretariado Executivo." Gestão.Org 16, no. 1 (2018): 87–100. http://dx.doi.org/10.21714/1679-18272018v16n1.p87-100.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Bernardon, Maura. "A formação profissional em Secretariado Executivo e o ensino de Inglês para negócios." Revista Expectativa 20, no. 1 (2021): 1–16. http://dx.doi.org/10.48075/revex.v20i1.24249.

Full text
Abstract:
Este estudo descreveu duas atividades do livro didático de inglês para negócios, nível elementar Business Result, Student’s Book (GRANT; HUGHES; REBECCA, 2012). Inicialmente, apresentou-se o perfil profissional do Secretariado Executivo (SE) no contexto atual e as habilidades necessárias para a sua formação profissional, destacando-se o uso da linguagem. Na sequência, tomaram-se como referência teórica as perspectivas sobre gêneros da linguagem e gramática do design visual (GDV). Teve-se como objetivo principal analisar duas atividades do referido livro, descrevendo-se ações e representações sociais, instituídas por meio de gêneros da linguagem, e seu vínculo com o cotidiano dos profissionais de SE. A metodologia foi de base interpretativista e descritiva, seguindo os padrões da pesquisa qualitativa. A análise mostrou que as atividades se reportam à área da comunicação, ações ecologicamente corretas, tecnologias avançadas e o uso de documentos administrativos e pessoais. A partir do estudo sobre a formação profissional dos assistentes administrativos, ou SE, gêneros da linguagem e GDV constatou-se que os temas e as imagens analisadas nas duas atividades fazem parte das rotinas administrativas das organizações em geral. Da mesma forma, o ensino de línguas para negócios procura reproduzir ações pedagógicas voltadas para esse contexto, podendo ser empregado para a formação profissional do SE. ABSTRACTThis study described two activities in the Business English textbook, elementary level, Business Result, Student's Book (GRANT; HUGHES;REBECCA, 2012). Initially, the Executive Secretariat (ES) professional profile was presented, as well as the skills for its professional training, highlighting the use of language. Then, the perspectives about language genres and visual design grammar (VDG) were approached. The main objective was to analyze two activities, describing social actions, and representations, instituted by means of language genres, and their connection to ES professionals. The methodology was interpretive and descriptive, following the qualitative patterns. The analysis showed that the activities refer to communication studies, ecolocally correct actions, advanced technologies and the use of administrative and personal documents. Based on the studies of future challenges for the executive and administrative assistants, or ES, language genders, and GDV, it was possible to conclude that the themes and images in the two activities are part of the administrative routines of organizations in general. Finally, the teaching of languages for business seeks to reproduce specific pedagogical actions for that context and can be applied for the ES professional training.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Echeveste, Simone, Berenice Vieira, Débora Viana, Guilherme Trez, and Carlos Panosso. "Perfil do executivo no mercado globalizado." Revista de Administração Contemporânea 3, no. 2 (1999): 167–86. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65551999000200009.

Full text
Abstract:
Impulsionadas pela globalização, empresas transnacionais, instaladas no Brasil, estão colaborando para a formação de um novo perfil profissional para executivos brasileiros. As mudanças que derivam deste cenário passam a exigir dos profissionais conhecimentos e aptidões diferenciadas para a atuação no ambiente atual de negócios. O presente estudo busca traçar o perfil ideal do executivo em face das exigências do mercado globalizado, destacando-se os principais atributos que este profissional deve apresentar, segundo a visão de profissionais decisores das 500 maiores empresas do ranking da revista Exame (1997). Realizou-se uma pesquisa descritiva, a partir de duas etapas: uma exploratória, na qual se geraram os atributos a serem avaliados e uma quantitativa, para a mensuração do grau de importância de cada indicador arrolado. Os atributos referentes ao perfil do executivo no mercado considerados mais importantes são: integridade, visão estratégica, liderança, conhecimento das operações da empresa, capacidade de decisão, negociação e coordenação de trabalhos em equipe, foco nos resultados, ética no trato das questões profissionais e sociais, motivação, pró-atividade e habilidade para o trato interpessoal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Bortoli, Cassiana, and Rodrigo Oliveira Soares. "Executivos Com Maior Sofisticação Financeira São Mais Confiantes e Otimistas?" Revista de Administração Contemporânea 23, no. 2 (2019): 268–87. http://dx.doi.org/10.1590/1982-7849rac2019180073.

Full text
Abstract:
Resumo A competitividade no mercado de trabalho de altos executivos, e busca de qualificação dos Chief Executive Officer (CEO) por parte das empresas pode levar esse profissional a superestimar suas capacidades e/ou subestimarem os riscos nos processos de tomada de decisão, aumentando a propensão de que ele apresente os vieses cognitivos excesso de confiança e otimismo (ECO). Nesse sentido, o presente trabalho teve por objetivo identificar a relação entre a Sofisticação Financeira dos CEO's e os vieses cognitivos Excesso de Confiança e Otimismo. A amostra compreendeu 179 empresas listadas na BM&FBovespa durante os períodos de 2011 a 2015, totalizando 810 observações. A análise de componentes principais foi utilizada para a formação de três índices de sofisticação financeira: O Índice de Sofisticação Financeira Acadêmica (ISFA), o Índice de Sofisticação Financeira Profissional (ISFP), e o Índice de Sofisticação Financeira (ISF), composto pelos dois primeiros. Na análise de dados foram utilizadas regressões lineares multivariadas. Os resultados indicaram que apesar de o ISF não estar relacionado com os vieses ECO, o ISFA apresentou-se positiva e significativamente relacionado ao ECO, indicando que os CEO's que possuem formação internacional, formação financeira e experiência no ramo são propensos a apresentar os desvios cognitivos ECO.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Terzian, Françoise. "O futuro da formação gerencial." GV-executivo 3, no. 3 (2004): 82. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v3n3.2004.34717.

Full text
Abstract:
Qual o papel das escolas de Administração na formação de gestores capazes de responder à altura aos desafios vivenciados pelas empresas brasileiras, que hoje operam em ambientes competitivos e desafiadores? Para responder a essa questão, a GVexecutivo convidou quatro renomados professores brasileiros. Entre outros pontos, Bianor Scelza Cavalcanti, Regina Silvia Viotto Monteiro Pacheco, Roberto Ruas e Suzana Braga Rodrigues, enfatizam a importância de explorar as características do contexto cultural local, desenvolver competências críticas e estabelecer pontes entre acadêmicos e executivos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Costa, J. S., and R. T. Costa. "O Curso de Secretariado Executivo como Agente de Formação de Empreendedores." Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia 2, no. 2 (2015): 69–82. http://dx.doi.org/10.18256/2359-3539/reit-imed.v2n2p69-82.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Cantarotti, Aline. "Questões Identitárias: O Secretariado Executivo e as Atividades Tradutórias." Revista de Gestão e Secretariado 8, no. 1 (2017): 168–84. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v8i1.595.

Full text
Abstract:
Questões identitárias nos levam a refletir sobre o que significa ser tradutor para o secretariado executivo e o que significa também traduzir para esses profissionais, tema relevante para a formação. Considerando as línguas estrangeiras, corroboramos Rajagopalan (1998) quando ele problematiza uma ação errônea de linguístas os quais não se voltam para os falantes reais, com todas as hibridizações que possuem, com o atravessamento de diferentes perspectivas, culturas e contatos na constituição de uma sociedade. O pluralismo linguístico é um fenômeno social, assim como a constituição de comunidades linguisticamente pluralistas também é e o secretariado executivo se insere neste contexto. Tendo em vista que a globalização é contribuinte desse panorama e que a profissão do secretário executivo é globalizada, este estudo objetiva investigar e retratar a identidade do secretário executivo, na perspectiva dos alunos em formação, considerando atividades tradutórias em seu locus de trabalho. Para tanto, questionários foram aplicados aos alunos em um curso de secretariado executivo e suas respostas analisadas qualitativamente. Os futuros secretários percebem a necessidade de estudos na área de tradução e consideram que só poderão executar atividades tradutórias se forem expostos a esses conhecimentos e à sua prática ainda na graduação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Silva, Janine Felix, and Gleidenira Lima Soares. "A INFLUÊNCIA DO NEOLIBERALISMO NA EDUCAÇÃO: REFLEXO NA FORMAÇÃO DOCENTE." Professare 7, no. 1 (2018): 26. http://dx.doi.org/10.33362/professare.v7i1.1531.

Full text
Abstract:
<p class="resumoabstract">O artigo visa contribuir com as discussões acerca da influência do neoliberalismo, por intermédio das agências internacionais multilaterais na estrutura educacional brasileira e o reflexo dessa influência no processo de formação de docente. Para isso, utilizaremos como fontes: a) o documento do Ministério da Educação (MEC) sobre “Políticas Nacionais de Formação de Professores” (2017), b) a Resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação (2015), c) o documento “Atingindo uma educação de nível mundial no Brasil: próximos passos” (sumário Executivo – do BM) e autores como Borges (2010), Gentili (1996), Mészáros (2002), Moraes (2001), Shiroma, Campos e Garcia (2005), entre outros. Embora o principal foco das agências internacionais multilaterais, em especial do Banco Mundial, seja a educação básica, visando através disto erradicar a pobreza em países periféricos, sua política econômica/educacional se reflete na formação de professores tendo em vista que esta está atrelada àquela. Desse modo, a influência das agências internacionais como o Banco Mundial, as instituições educacionais brasileiras voltam os seus objetivos para a adequação da força de trabalho para as regras estabelecidas pelo capital, além de omitir o verdadeiro interesse econômico transnacional nas políticas públicas educacionais dos países periféricos, nesse caso, do Brasil.</p><p class="resumoabstract"><strong>Palavras-chave</strong>: Banco Mundial. Currículo. Educação. Formação inicial. Capital.</p><h3>ABSTRACT</h3><p class="resumoabstract">The article aims to contribute to the discussions about the influence of neoliberalism, through multilateral international agencies (specifically the World Bank) in the Brazilian educational structure and the reflection of this influence in the process of teacher training. To do so, we will use as sources: a) the Ministry of Education (MEC) document on "National Teacher Education Policies" (2017), b) Resolution No. 2 of the National Education Council (2015), c) the document "Reaching a world-class education in Brazil: next steps" (Executive Summary - BM) and authors such as Borges (2010), Gentili (1996), Mészáros (2002), Moraes (2001), Shiroma, Campos e Garcia (2005), among others. Although the main focus of the multilateral international agencies, especially the World Bank, is basic education, aiming to eradicate poverty in peripheral countries, its economic / educational policy is reflected in the training of teachers in view of the fact that it is linked to that. Thus, through the influence of international agencies (specifically, the World Bank), Brazilian educational institutions return their objectives to the adequacy of the labor force to the rules established by capital, as well as to omit the true transnational economic interest in the educational public policies of peripheral countries, in this case, Brazil.</p><p class="resumoabstract"><strong>Keywords</strong>: World Bank. Curriculum. Education. Initial formation. Capital. Marketplace.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Graton, Luis Henrique Teixeira, Carlos Alberto Grespan Bonacim, and Sérgio Naruhiko Sakurai. "Práticas de barganha política por meio da execução orçamentária federal." Revista de Administração Pública 54, no. 5 (2020): 1361–81. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190399.

Full text
Abstract:
Resumo O processo orçamentário brasileiro tem sido historicamente questionado pela suposta presença de barganha política na inclusão e na execução de emendas ao orçamento, fato que interfere nas premissas, nos critérios e nas práticas das escolhas alocativas. Este artigo, sustentado pela Teoria da Formação de Coalizões, investiga a existência de uma possível relação de barganha política entre os poderes Executivo e Legislativo no processo orçamentário na esfera federal. Tal pesquisa ocorre por meio da análise das execuções de emendas parlamentares singulares ao longo de cinco legislaturas (entre 2000 e 2017) e das decisões dos deputados na votação de projetos propostos pelo Executivo. Analisaram-se dados referentes à execução de emendas singulares, bem como aqueles concernentes à posição política do parlamentar com relação ao Executivo no instante da proposição das emendas. A metodologia envolveu técnicas econométricas que lidam com a correção do viés de seleção para avaliar a presença ou não da referida relação de barganha. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de existência de barganha política entre os poderes Executivo e Legislativo, pois o parlamentar com maior aporte de execução de suas emendas singulares foi aquele que, além de ter exercido apoio ao Executivo através de votos favoráveis aos projetos enviados ao congresso nacional, era de fora da coligação de governo, alvo do Executivo na formação do quorum mínimo para a aprovação de seus projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Graton, Luis Henrique Teixeira, Carlos Alberto Grespan Bonacim, and Sérgio Naruhiko Sakurai. "Political bargaining practices through federal budget execution." Revista de Administração Pública 54, no. 5 (2020): 1361–81. http://dx.doi.org/10.1590/0034-761220190399x.

Full text
Abstract:
Resumo O processo orçamentário brasileiro tem sido historicamente questionado pela suposta presença de barganha política na inclusão e na execução de emendas ao orçamento, fato que interfere nas premissas, nos critérios e nas práticas das escolhas alocativas. Este artigo, sustentado pela Teoria da Formação de Coalizões, investiga a existência de uma possível relação de barganha política entre os poderes Executivo e Legislativo no processo orçamentário na esfera federal. Tal pesquisa ocorre por meio da análise das execuções de emendas parlamentares singulares ao longo de cinco legislaturas (entre 2000 e 2017) e das decisões dos deputados na votação de projetos propostos pelo Executivo. Analisaram-se dados referentes à execução de emendas singulares, bem como aqueles concernentes à posição política do parlamentar com relação ao Executivo no instante da proposição das emendas. A metodologia envolveu técnicas econométricas que lidam com a correção do viés de seleção para avaliar a presença ou não da referida relação de barganha. Os resultados obtidos corroboram a hipótese de existência de barganha política entre os poderes Executivo e Legislativo, pois o parlamentar com maior aporte de execução de suas emendas singulares foi aquele que, além de ter exercido apoio ao Executivo através de votos favoráveis aos projetos enviados ao congresso nacional, era de fora da coligação de governo, alvo do Executivo na formação do quorum mínimo para a aprovação de seus projetos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Martins, Cibele Barsalini, Penha Mendes Terra, Emerson Antonio Maccari, and Ismar Vicente. "A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL EM SECRETARIADO EXECUTIVO NO MERCADO DE TRABALHO GLOBALIZADO." Revista de Gestão e Secretariado 1, no. 1 (2010): 69–89. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v1i1.4.

Full text
Abstract:
Neste estudo busca-se propor uma reflexão sobre o processo de formação educacional do profissional em Secretariado Executivo, visando a identificar as transformações ocorridas no âmbito do trabalho e suas implicações em um contexto globalizado. Para tanto, aborda-se as questões relacionadas com a evolução educacional da mulher, bem como se apresentam alguns aspectos do trabalho feminino tais como: dupla jornada de trabalho, remuneração diferenciada por gênero, qualificação profissional e principalmente o enfoque dado ao processo de trabalho nos países centrais, semiperiféricos e periféricos, afetados pelo processo de globalização. Este trabalho de base bibliográfica apresenta como principais pressupostos teóricos os estudos da Mulher e a Educação abordados por Pimentel (1998), Valdéz & Gomariz, (1995); o Histórico da Mão-de-obra Feminina na visão de Antunes, (2000), Munhoz, (2000); e, por fim, a Globalização e seus efeitos abordados pelos autores Hobsbawn, (2000), Forrester, (1997), entre outros. Os resultados do estudo apontam que o profissional em Secretariado Executivo, apesar de que todos os preconceitos e dificuldades enfrentadas ao longo de décadas e principalmente pelos efeitos da globalização, têm conquistado espaços próprios no mercado de trabalho e vem procurando constante aperfeiçoamento educacional notadamente por meio de cursos superiores objetivando melhorar, cada vez mais, sua qualificação profissional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Barros, Conceição de Maria Pinheiro, Joelma Soares da Silva, and Ana Paula da Cruz Holanda Barros. "Ensino com Pesquisa: Contribuições para a Cientificidade na Formação em Secretariado Executivo." Revista de Gestão e Secretariado 7, no. 1 (2016): 67–84. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v7i1.411.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Mota, Marcio De Oliveira, and Mario Henrique Ogasavara. "Uma compreensão da formação e pós-formação de alianças estratégicas no setor de TI." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 4, no. 1 (2011): 42. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v4e1201142-64.

Full text
Abstract:
O presente estudo analisa o processo dinâmico de uma empresa de TI no que cerne às estratégias empresariais de formação e pós-formação de alianças estratégicas. O objetivo do trabalho visa compreender os fatores que levam empresas de TI a realizarem alianças estratégicas nos âmbitos da formação e pós-formação, incluindo fusões e aquisições. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo por meio da técnica de entrevista em profundidade com executivos das empresas envolvidas no processo de formação de joint venture – JV, período de formação de aliança estratégica, e na aquisição de uma empresa pela outra, período de pós-formação. Foram também estudados os fatores decisórios ex-post-facto dos processos de aliança estratégica. A análise aponta que os danos no relacionamento entre as partes podem ocasionar durante o estágio da implementação, sobre como o comprometimento e os comportamentos oportunísticos influenciam a conduta do parceiro na JV, em especial na interdependência e no controle organizacional. Foram ainda identificados ganhos pessoais e nos negócios das controladoras no que se diz respeito ao âmbito da aprendizagem, incluindo adoção de métodos, acompanhamentos de projetos complexos e condução de negócios. Os resultados podem ser úteis aos empresários do setor, pesquisadores e interessados em aprofundar o tema em outros setores não contemplados neste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

De Melo Ferreira, Adriano, and Iria Brzezinski. "Parfor e formação de professores para educação básica." Linhas Crí­ticas 26 (August 18, 2020): 1–18. http://dx.doi.org/10.26512/lc.v26.2020.24977.

Full text
Abstract:
Enquanto política de formação docente a ser executada sob o regime de colaboração entre a União e entes federados, o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) completou uma década. Mas sua continuidade foi tolhida pelo decreto nº 8.752/2016, enquanto seus cursos ainda estão vigentes e pesquisas sobre ele são realizadas. Os documentos aqui analisados ”“ teses de doutorado e relatório científico de um grupo de pesquisa ”“ apontam para uma riqueza de dados, Ã s vezes contraditórios, que nos tensionam a pensar dialeticamente a realidade dos cursos no âmbito do Parfor, considerando seus aspectos negativos, mas também suas potencialidades.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Lino, Lillian Lages, and Daniel Arias Vazquez. "FORMAÇÃO DE AGENDA E CORRELAÇÃO DE FORÇAS POLÍTICAS: a aprovação da redução da maioridade penal na Câmara Federal." Revista de Políticas Públicas 24, no. 1 (2020): 385. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v24n1p385-404.

Full text
Abstract:
O artigo analisa a aprovação da redução da maioridade penal na Câmara dos Deputados em 2015. Proposta pela primeira vez em 1993, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº. 171 visa reduzir a idade de imputabilidade penal para 16 anos. Aplicando o modelo teórico dos Múltiplos Fluxos, de John Kingdon, propõe-se a discutir quais os fatores que mobilizam a agenda-settinge a correlação de forças estabelecida na Câmara Federal que explicam a aprovação da matéria, a despeito do posicionamento contrário do Poder Executivo. A análise da votação foi realizada por meio da associação entre variáveis políticas e da construção de um modelo de regressão logística. Os resultados mostram que a fragilidade da base governista e a composição mais conservadora no legislativo teriam possibilitado a aprovação da PEC 171/1993 no primeiro ano da 55ª Legislatura.Palavras-chave: Formação de agenda. Teoria dos múltiplos fluxos. Redução da maioridade penal. Legislativo.AGENDA-SETTING AND POLITICAL STRENGTH CORRELATION: the approval of the legally punishable age in the Federal ChamberAbstractThis article aims to analyze the approval of the reduction of the legally punishable age case in Chamber of Deputies in 2015. Received for the first time in 1993, the Proposal of Constitutional Amendment nº. 171 aims to reduce the legally punishable age to 16 years old. Applying the Multiple Streams Model, by John Kingdon, this research aspires to discuss which are the factors that mobilizes agenda-setting and the strength correlation established in 55th parliamentary term in Chamber of Deputies that explains it’s approval, despite of Executive’s opposition. The voting analyses was realized through politicalvariables associations and construction of a logistic regression model. The results show that the fragility of executive basis and the strengthened conservative composition in Congress would have enabled this approval in the first year of the 55th parliamentary term.Keywords: Agenda-setting. Multiple streams theory. Legally punishable age. Legislative.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sabino, Rosimeri Ferraz, and José Alberto Ferreira de Andrade Júnior. "SECRETARIADO: FORMAÇÃO E MERCADO NO ESTADO DE SERGIPE." Revista de Gestão e Secretariado 2, no. 1 (2011): 6–31. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v2i1.44.

Full text
Abstract:
Este trabalho teve como objetivo investigar a qualificação e o mercado de trabalho do secretário no Estado de Sergipe, analisando-se a trajetória e evolução do campo de atuação diante da preparação formal do indivíduo e demandas do mercado. A partir da identificação do cenário histórico da profissão no Brasil, buscou-se verificar o comportamento da classe secretarial sergipana sobre a sua organização, qualificação e atuação no mercado. A pesquisa exploratória e descritiva subsidiou o estudo de caso, abordando a visão de estudantes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe e gestores no mercado sergipano, além de membros pioneiros na constituição da ocupação no Estado. As análises apontam para o desenvolvimento da profissão, embora tardio, no âmbito educacional. Já o mercado de trabalho apresenta-se sob ocupação irregular das vagas destinadas ao Secretariado, conseqüência que pode ser atribuída à escassa oferta de formação e da articulação pouco eficaz da classe com entidades empregadoras.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!