To see the other types of publications on this topic, follow the link: Integração de Dados Biológicos.

Journal articles on the topic 'Integração de Dados Biológicos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Integração de Dados Biológicos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Salzano, Francisco M. "Genética e História do Povo Tupí." Revista Brasileira de Linguística Antropológica 1, no. 1 (2012): 25–34. http://dx.doi.org/10.26512/rbla.v1i1.12287.

Full text
Abstract:
Foram comparados os processos de evolução biológica e cultural, especialmente no que se refere à genética e à linguagem em Ameríndios. Após, foi feita uma revisão sobre a variabilidade genética do povo Tupí como investigada pela nossa equipe de pesquisadores, relacionando-a com a história de populações da Guiana Francesa, do Paraguai, do sul do Brasil, bem como de outras regiões do continente. É muito importante que haja uma integração entre dados biológicos e linguísticos, para a interpretação correta da evolução de grupos humanos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Streb, Karoline Teixeira, Izabela Maciel Lauer, Priscila Do Nascimento Rocha de Oliveira, Aline Krüger Batista, Camila Sfreddo, and Bruna Jalfim Maraschin. "REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA DOENÇA CÁRIE PARA PAIS DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UMA CLÍNICA DE EXTENSÃO." Expressa Extensão 24, no. 1 (2019): 77. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v24i1.14084.

Full text
Abstract:
A doença cárie e sua progressão estão intimamente ligados a hábitos de higiene oral e rotina alimentar, além de seus fatores etiológicos biológicos referentes à microbiota. Esta relação entre higiene oral e fatores etiológicos biológicos é a causa da doença cárie ser classificada atualmente como uma doença comportamental. O objetivo deste estudo foi verificar a representação social da doença cárie para um grupo de pais de crianças que foram atendidas em uma clínica de extensão. Esta investigação configura-se em um estudo de caso, de caráter qualitativo. Utilizou-se a entrevista semiestruturada para a coleta de dados. Os resultados mostraram que a doença cárie foi o problema de saúde bucal mais conhecido pelos entrevistados. A cárie dentária foi representada pela falta de higiene, mas também por fatalidades de cunho biológico que não são possíveis de controlar pelos sujeitos. A presença e os benefícios do flúor na água de beber e no creme dental não foram reconhecidos pela população estudada. Conclui-se que há necessidade de uma integração entre a escola, a família e o dentista, a fim de promover saúde e levar conhecimento para esta população.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Pitrou, Perig. "UMA ANTROPOLOGIA ALÉM DE NATUREZA E CULTURA?" Mana 21, no. 1 (2015): 181–94. http://dx.doi.org/10.1590/0104-93132015v21n1p181.

Full text
Abstract:
Como a Antropologia pode desenvolver suas próprias investigações além de natureza e de cultura? Junto com Latour ou Descola, Tim Ingold e Gisli Palsson lidam com esta questão, propondo quadros teóricos e metodologias específicos. O objetivo da revisão do livro editado por estes dois autores é mostrar que é possível fazer o estudo da vida, do ponto de vista antropológico, partindo de, pelo menos, duas premissas: a integração de dados biológicos na pesquisa etnográfica e a restituição de concepções de vida das sociedades não ocidentais. Exponho também alguns dos problemas epistemológicos que essas abordagens vêm levantando.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Anacleto, Teresa Cristina da Silveira, Anamaria Achtschin Ferreira, José Alexandre Felizola Diniz Filho, and Laerte G. Ferreira. "Seleção de áreas de interesse ecológico através de sensoriamento remoto e de otimização matemática: um estudo de caso no município de Cocalinho, MT." Acta Amazonica 35, no. 4 (2005): 437–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672005000400008.

Full text
Abstract:
A criação de unidades de conservação tem sido a principal estratégia para preservar a biodiversidade. O recente emprego de técnicas como o sensoriamento remoto e a otimização matemática, aliados a dados biológicos, ajudam a definir as áreas prioritárias para conservação, indicando a representação máxima da biodiversidade com base em medidas de complementaridade. O presente trabalho objetivou selecionar áreas de interesse ecológico, com base na heterogeneidade de hábitats, através da integração de imagens de satélite com dados biológicos, em Cocalinho, MT. As 66 parcelas quadradas estabelecidas foram comparadas com base na heterogeneidade e na representatividade mínima (ha) dos ambientes em cada parcela, através do programa SITES. O parque de cerrado é a fitofisionomia predominante em Cocalinho (38,44%). A região central do município concentrou o maior agrupamento de parcelas, indicando a maior heterogeneidade de hábitats do local. Oficialmente, 6% da área total do município estão protegidos em duas unidades de conservação na categoria de Refúgios de Vida Silvestre. Esses refúgios foram demarcados em locais com cobertura vegetal homogênea e sem considerar a composição faunística e florística. O modelo usado neste estudo pode ser uma boa abordagem a ser empregada no processo de indicação de novas unidades de conservação no bioma Cerrado ou em outros biomas do Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Carneiro, Marco Aurélio Carbone, Edicarlos Damacena de Souza, Edésio Fialho dos Reis, Hamilton Seron Pereira, and Watson Rogério de Azevedo. "Atributos físicos, químicos e biológicos de solo de cerrado sob diferentes sistemas de uso e manejo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, no. 1 (2009): 147–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000100016.

Full text
Abstract:
À medida que o conhecimento do sistema plantio direto se amplia, verifica-se que o uso de indicadores químicos isolados não permite melhor caracterização dos solos, sendo necessário utilizar um conjunto de indicadores da qualidade do solo com a entrada de outros atributos, entre eles os físicos e os biológicos. Objetivou-se avaliar os efeitos de sistemas de manejo e uso do solo nos atributos físicos, químicos e biológicos de um Latossolo Vermelho distrófico e um Neossolo Quartzarênico órtico sob Cerrado, no entorno do Parque Nacional das Emas. Os aspectos avaliados no Latossolo foram: Cerrado nativo, pastagem, milheto em preparo convencional, nabo forrageiro em plantio direto e sorgo em plantio direto. No Neossolo: Cerrado nativo, pastagem nativa, integração agricultura-pecuária, pastagem cultivada, plantio direto com soja no verão e plantio direto com milho no verão. As amostras de solo foram coletadas na profundidade de 0 a 10 cm. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco parcelas de 150 m², sendo coletadas 10 subamostras aleatórias. As análises químicas, físicas e biológicas foram realizadas no Laboratório de Solos da UFG/CJ. Os manejos promoveram alterações na densidade do solo, volume total de poros, macroporos e resistência do solo à penetração no Neossolo e no Latossolo, excetuando-se neste o volume total de poros. Houve pequena variação nos atributos químicos nos dois solos, com o Cerrado apresentando maior acidez potencial e menor teor de cátions trocáveis e P. Os atributos biológicos do solo foram alterados pelos sistemas de manejo, sendo mais prejudicados em sistemas com maior revolvimento do solo. A análise canônica dos dados demonstrou que os atributos físicos foram os de menor importância por apresentar maior coeficiente de ponderação nas variáveis canônicas. Os atributos do solo, isoladamente, pouco contribuíram para a avaliação da qualidade do solo: no entanto, quando se usou a análise multivariada, subsidiaram a constatação dos manejos do solo mais sustentáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Souza, Annanda Gabriely Moura de, Vito de Jesus Lameira Neto, and Antonio Pereira Junior. "Revisão integrativa sobre biologia, qualidade da água e a ordem Odonata." Research, Society and Development 10, no. 9 (2021): e24910917605. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.17605.

Full text
Abstract:
Ciências como a Biologia geram informações acerca dos ecossistemas como, por exemplo, os aquáticos, além de promover uma integração com os conhecimentos étnicos associados à Botânica. O objetivo deste trabalho foi a realização de uma revisão integrativa a respeito da inter-relação da biologia com diversas áreas ambientais, sob dois aspectos, a conservação e o equilíbrio, para investigar a relação entre biologia e as pesquisas sobre a qualidade da água e o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade ambiental de corpos hídricos. O método utilizado foi o dedutivo associado a uma abordagem quantitativa e qualitativa de natureza básica. Os dados obtidos e analisados indicaram que os termos biológicos estão presentes na maioria das literaturas selecionadas (n = 46,2%); em relação à qualidade da água, houve uma pequena redução (n = 30,8%); o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade da água ainda é parco (n = 22,9%). Quanto ao emprego de descritores nas pesquisas analisadas, foram identificadas as citações: “Termos biológicos e Qualidade da água” (n = 65,8%); “Odonata e Qualidade da água” (n = 21,1%); “Termos biológicos e Odonata” (n =13,2%). A ordem Odonata, como bioindicadora, está em evolução (Ʃ = 33,3%) e com frequência elevada (fr > 50%) quando comparada à aplicação dos Termos biológicos e Qualidade da água. Então, a aplicação da biologia já é efetiva em áreas ambientais como análise da qualidade da água. Já o uso da ordem Odonata como bioindicadora da qualidade da água ainda não é empregado com muita frequência. Com isso, é recomendado que haja uma maior apreciação dos pesquisadores quanto a essa relação, o que poderá contribuir para a qualificação e o monitoramento desse recurso natural com mais abrangência e eficácia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Alves, Andréa Matias, and Pedro Coura-Filho. "Avaliação das ações de atenção às mulheres sob violência no espaço familiar, atendidas no Centro de Apoio à Mulher (Belo Horizonte), entre 1996 e 1998." Ciência & Saúde Coletiva 6, no. 1 (2001): 243–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232001000100020.

Full text
Abstract:
Este estudo analisou a política de assistência a mulheres vítimas de violência no contexto familiar e assistidas no Programa Cidadania da Mulher, através de seus dois projetos: Centro de Apoio à Mulher - "Benvinda" e Casa Abrigo - "Sempre Viva", em Belo Horizonte, entre 1996-1998. Os dados foram adquiridos através de questionários semi-abertos e pré-testados, obtendo-se a representação mental das equipes técnica e de apoio (N=14), e de 10% de usuárias do Centro de Apoio no período de 1997-1998 (N=70); além de dados biológicos, psicossociais e das condições econômicas das usuárias entre 1996 e 1998 (N=1529); causas e tipos de violência. Os dados revelam que: a) a violência tem aspectos culturais, sociais e econômicas; b) estes indicadores descritos sugerem realizar estudos de casos analíticos dentro e fora do espaço familiar, de forma a aprofundar as questões aqui apresentadas; c) o programa é importante como política social de emergência por ser um serviço de referência para a população de Belo Horizonte e sua região metropolitana, além de cidades do interior do Estado, buscando maior integração entre as famílias destas com as instituições, na preservação dos direitos humanos e na construção da cidadania.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Boff, Eva Teresinha de Oliveira, Bruna Denise Torquetti, and Cristiane Tarine Müller Girotto. "Formação inicial de professores: uma perspectiva integradora dos conteúdos disciplinares e educação para a saúde." Educação, Ciência e Cultura 23, no. 3 (2018): 51. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i3.4564.

Full text
Abstract:
Discute-se neste artigo uma proposta de reorganização curricular, denominada Situação de Estudo (SE), com foco na formação docente e na educação para saúde. O objetivo do estudo foi investigar que aprendizagens foram produzidas, por docentes em formação inicial, no decorrer do desenvolvimento da SE “Alimentos: Produção e Consumo” e como eles/elas significam os conceitos de ciências da natureza na perspectiva da Educação para a Saúde. A SE foi desenvolvida nas aulas de Estágio em Ensino de Ciências: Ensino Fundamental I (Curso de Ciências Biológicas), e os dados empíricos foram produzidos a partir de discussões das aulas e análise de 14 produções textuais, retiradas de diários de bordo dos/as licenciandos/as. Os resultados apontam que ainda existem alguns equívocos conceituais nas escritas em diário de bordo, mas a reflexão sobre seus registros possibilitou a construção de aprendizagens importantes tanto para formação docente quanto para integração dos conteúdos de ciências e educação para a Saúde. Os/as licenciados/as demonstraram, de forma geral, interesse por novos modos de ensinar e aprender e produziram significados mais complexos sobre a alimentação humana pelo entendimento de conceitos químicos, físicos e biológicos articulados com a temática em estudo. Verificou-se que a formação inicial de professores nesta perspectiva contribuiu para constituição de docentes mais críticos e sensíveis aos problemas cotidianos de seus alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Mendonça, Catarina, and Jorge Santos. "A bi-estabilidade nas representações de movimento humano a partir de estímulos visuais e auditivos." Análise Psicológica 28, no. 2 (2012): 321–31. http://dx.doi.org/10.14417/ap.289.

Full text
Abstract:
Pouco se sabe acerca das interacções entre estímulos visuais e auditivos na percepção do movimento biológico. Dados recentes indicam que poderá haver uma área cerebral (STSp), que responde a estimulação de movimento biológico, tanto visual quanto auditiva. É provável que os processos intermodais em movimento biológico tendam para uma maior interacção e integração de pistas que em movimento rígido. Neste trabalho, procurou-se observar a natureza dessas interacções. Para tal, utilizaram-se estímulos visuais bi-estáveis, com um forte viés frontal. Compararam-se condições visuais, auditivas e audiovisuais. Os dados revelam efeitos de interacção entre estímulos. A condição audiovisual apresenta resultados globalmente melhores na redução do viés perceptivo e nas taxas de acerto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Azevedo, Hátylas, Silvia Yumi Bando, Fernanda Bernardi Bertonha, and Carlos Alberto Moreira-Filho. "Redes de interação gênica e controle epigenético na transição saúde-doença." Revista de Medicina 94, no. 4 (2015): 223. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v94i4p223-229.

Full text
Abstract:
<p>A utilização de técnicas de alto desempenho (high-throughput) – como microarranjos de DNA e sequenciamento de nova geração - para o estudo do genoma em doenças complexas (i.e. causadas pela interação de fatores ambientais e genéticos) tem levado à produção massiva de dados e exigido o desenvolvimento de abordagens sistemáticas para a investigação de fenômenos biológicos. Essas abordagens centram-se na integração de dados (expressão gênica global, sequenciamento de DNA, interações proteína-proteína), além da caracterização, modelagem e predição das propriedades emergentes dos sistemas biológicos, ou seja, dos processos que ocorrem em células e tecidos como resposta a mudanças ambientais e genéticas. Um exemplo dessa abordagem é o estudo de alterações transcricionais através da obtenção de redes de co-expressão gênica, ou GCNs (acrônimo para gene coexpression network) e a visualização gráfica dessas redes complexas. A análise das GCNs permite a determinação da topologia dessas redes e a avaliação de como as interações gene-gene são alteradas na transição saúde-doença. É também possível associar as propriedades topológicas dessas redes com a organização funcional do genoma. Mudanças em propriedades das GCNs, como entropia, modularidade, grau de conectividade dos nós e robustez, estão diretamente associadas à patofisiologia de determinadas doenças. As alterações em GCNs na transição saúde-doença e em resposta a fatores ambientais são mediadas por mecanismos epigenéticos – metilação do DNA, acetilação de histonas e RNAs não codificantes - que modulam a expressão dos genes. Assim, o estudo das GCNs e de seu controle por mecanismos epigenéticos têm permitido uma melhor compreensão das alterações dinâmicas envolvidas no estabelecimento e progressão das doenças complexas.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

BRITO, Hermes Dias, Fábio Augusto Gomes Vieira REIS, and Claudia Vanessa dos Santos CORRÊA. "MAPEAMENTO GEOAMBIENTAL COMO SUBSÍDIO À SELEÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE CENTRAIS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: APLICAÇÃO AO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DA CONCEIÇÃO-SP." Geosciences = Geociências 37, no. 4 (2018): 893–908. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v37i4.12225.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o desenvolvimento de um mapeamento geoambiental voltado à seleção adequada de áreas para a implantação de Central de Tratamento de Resíduos Sólidos (CTRSs), tendo como foco de aplicação o município paulista de Santa Cruz da Conceição, que apresenta expressiva inconformidade ambiental em relação à gestão dos resíduos sólidos. A integração de informações obtidas com o levantamento bibliográfico efetuado, a geração de banco de dados (incluindo fatores físicos, biológicos e socioeconômicos) e a análise multicriterial em ambiente SIG conduziram à elaboração do respectivo mapeamento. Este teve como base fundamental estudo prévio de compartimentação fisiográfica da região do local, considerando-se principalmente a permeabilidade, resistência a erosão e estabilidade a movimentos gravitacionais, que foram integrados com dados de fragmentos de vegetação, declividade, áreas de gerenciamento de risco aviário de aeródromos regionais, informações do Plano Diretor e normas técnicas e legais. Entre os resultados obtidos, destaca-se a definição de áreas propícias à implantação de CTRSs, incluindo incineradores, e de aterros sanitários em valas e em camadas. Este estudo oferece elementos para discussões e tomadas de decisão relacionadas ao processo de implantação de Centrais de Tratamento de Resíduos e empreendimentos associados, sendo aplicável a outros municípios brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Frey, Benício Noronha, Luiz Carlos Mabilde, and Cláudio Laks Eizirik. "A integração da psicofarmacoterapia e psicoterapia de orientação analítica: uma revisão crítica." Revista Brasileira de Psiquiatria 26, no. 2 (2004): 118–23. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-44462004000200009.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: A integração entre a psicoterapia e a psicofarmacoterapia tem sido uma questão conflitante na história da psiquiatria. Ainda hoje, observa-se uma dicotomia entre as correntes "biológica" e "psicológica", embora estudos mais recentes venham demonstrando a importância da associação dessas modalidades na prática psiquiátrica atual. O objetivo deste trabalho é revisar os aspectos psicodinâmicos e técnicos, entre outros, que envolvem a integração entre o tratamento medicamentoso e psicoterápico. MÉTODOS: A revisão da literatura foi realizada através da busca on-line das bases de dados MEDLINE, PsychoINFO e Lilacs, no período entre 1966 e setembro de 2002. RESULTADOS: Os estudos revisados demonstraram que a aplicação do tratamento combinado parece ser uma associação positiva. CONCLUSÕES: A eficácia do tratamento combinado depende da capacidade de integração das diferentes formas de tratamento. São necessárias mais pesquisas nesta área.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Marinho, Chayonn, and João Luiz Nicolodi. "Integração de parâmetros geomorfológicos e biológicos no desenvolvimento do Índice Integrado de Sensibilidade do Litoral (IISL) (Integration of geomorphological and biological parameters to develop a Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI))." Revista Brasileira de Geografia Física 12, no. 4 (2019): 1509. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v12.4.p1509-1524.

Full text
Abstract:
No contexto da indústria petrolífera e suas relações com os ecossistemas enquadram-se os instrumentos de políticas públicas, desenvolvidos a fim de prevenir e minimizar os efeitos de acidentes com óleo e derivados, como as Cartas de Sensibilidade Ambiental ao Derramamento de Óleo (Cartas SAO). Dentre as principais informações contidas nas Cartas SAO está o Índice de Sensibilidade do Litoral (ISL). Este índice mede a sensibilidade dos diferentes ambientes costeiros ao contato com óleo de acordo com as características geomorfológicas da região: exposição às forçantes hidrodinâmicas, tipo de substrato e declividade do litoral. Nesse estudo foi desenvolvida uma metodologia específica que integrou dados geomorfológicos e biológicos no desenvolvimento de um Índice Integrado de Sensibilidade do Litoral (IISL). Tal metodologia desenvolveu previamente dois índices distintos, o Índice Geomorfológico de Sensibilidade (IG) e o Índice Biológico de Sensibilidade (IB), os quais tiveram suas variáveis bem definidas permitindo a integração para desenvolvimento do IISL. Três regiões da Bacia de Pelotas, sul do Brasil, foram escolhidas para a aplicação dessa metodologia. Os resultados indicaram alteração nos valores de sensibilidade ao óleo em seis trechos de linha de costa analisados, apurando o mapeamento destas áreas. Assim, o presente estudo buscou apresentar elementos que venham subsidiar o aprimoramento metodológico de mapeamento de sensibilidade ao óleo no país, contribuindo na gestão de incidentes e no gerenciamento costeiro. A B S T R A C TIn the context of oil industry and its relations with ecosystems the instruments of public policy are framed, which are developed to prevent and minimize the effects accidents involving oil and its derivatives, such as the Environmental Sensibility to Oil (ESO charts). The main information in the ESO charts is the Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI), which measures the sensitivity of different coastal environments to contact with oil according to geomorphological characteristics, such as exposure to hydrodynamic forces, substrate type and coastal slope. The concept of sensibility used for the characterization of the coastline does not include in its methodological scope biological information, therefore, a new specific methodology was developed, which integrated geomorphological and biological data to develop a Coastal Integrated Sensitivity Index (CISI). This methodology previously developed two different indexes, the Geomorphological Sensitivity Index (GSI) and Biological Sensitivity Index (BSI), which had their well-defined variables allowing the integration of CISI. Three regions of the Pelotas Basin, south of Brazil, were chosen to test this methodology. The results indicated a change in sensibility values in six coastline segments analyzed, improving the mapping of these áreas. This way, the present study effectively contributed to upgrade the methodology for mapping the sensibility to oil spills, also contributing on the management of accidents involving oil and on coastal management.Keyword: Oil spill, ESO charts, coastal sensitivity, biological and geomorphological data.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Bittencourt, Alexandre Horácio Couto, and Nilson Sérgio Peres Sthal. "Colaboração em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: uma proposta de contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Biologia." Research, Society and Development 10, no. 12 (2021): e364101220445. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i12.20445.

Full text
Abstract:
Os desafios do processo de ensino e aprendizagem em Ciências Biológicas tem aumentado em conjunto com o surgimento das Novas Metodologias para o ensino. O estudo em Biologia mostra que a necessidade de elaborar propostas que busquem uma maior integração entre aluno e professor de forma a dinamizar a construção do conhecimento em Biologia. O objetivo deste trabalho é analisar como ocorre os mecanismos da colaboração na construção do conhecimento em Biologia em ambiente virtual, em acadêmicos de Ciências Biológicas da UEMG Unidade Carangola. Com a utilização de métodos abordados em metodologias usuais da pesquisa qualitativa, foram utilizadas duas questões problemas em acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) Carangola. A coleta de dados foi propiciada pela criação de salas virtuais na Plataforma Moodle. A partir das interações entre os acadêmicos, foram elaborados arquivos que com a utilização do programa NVIVO, permitiram a elaboração de códigos e categorias que propiciaram as discussões do trabalho. Os dados mostram que incentivados por nossa proposta os alunos desenvolveram esquemas em colaboração, de forma espontânea, que permitiram a conclusão da proposta. Fica claro em nossa proposta que o desafio de buscar novas proposições para o processo da construção do conhecimento em Biologia, traz vantagens significativas para os educandos e permitiu ao professor, uma maior integração frente aos conteúdos ensinados em sala de aula. Acreditamos que a proposta contribuiu significativamente para os alunos apreenderem os conteúdos em Biologia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Elia, Patricia Campos, and Marilene Cabral do Nascimento. "A construção do plano local como atribuição das equipes de Saúde da Família: a experiência de três áreas programáticas do Município do Rio de Janeiro." Physis: Revista de Saúde Coletiva 21, no. 2 (2011): 745–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312011000200021.

Full text
Abstract:
As atribuições das equipes de Saúde da Família incluem a elaboração de um plano local, com participação da comunidade, considerando as peculiaridades e necessidades de saúde em cada território. Através de um estudo de caso com abordagem qualitativa, analisou-se o processo de planejamento local em três equipes, situadas em diferentes áreas programáticas do município do Rio de Janeiro. A seleção priorizou maior tempo de implantação e de estabilidade na composição das equipes, considerando a probabilidade de maior integração interna e junto a seus territórios. Participaram todos os profissionais das equipes e seus supervisores regionais. Os dados foram coletados através de observação direta das reuniões das equipes e entrevistas semiestruturadas. Optou-se pela análise de conteúdo com abordagem temática, utilizando as categorias teóricas de risco, vulnerabilidade e planejamento participativo. Os resultados mostraram um processo de planejamento local ainda incipiente, sem definição clara de metas comuns, subutilização de critérios e instrumentos preconizados, tendência normativa e focado em aspectos biológicos. Entre as sugestões para fazer avançar o planejamento, destacaram-se adequação do espaço físico nas unidades de saúde, estabilidade no fornecimento de insumos, regulação da rede de serviços, inclusão de um profissional administrativo em cada unidade de saúde e ações de educação permanente. Entende-se que a formulação e implementação de metodologias e instrumentos básicos capazes de traduzir as diretrizes da Estratégia de Saúde da Família e se adequar às peculiaridades de cada território, junto ao fortalecimento de uma cultura de planejamento participativo, se mostram fundamentais para a integração e qualificação do trabalho nessas equipes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Da Silva, Franciele Fernandes, Marília Wortmann Marques, and Cátia Keske. "CURRÍCULO INTEGRADO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO PROEJA: CONCEPÇÕES ACERCA DO ENSINO POR ÁREA DO CONHECIMENTO." Revista Contexto & Educação 35, no. 112 (2020): 117–33. http://dx.doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.117-133.

Full text
Abstract:
Este trabalho discute questões que permeiam a oferta de Ensino Médio integrado ao PROEJA, no IFFar. Em perspectiva qualitativa, a pesquisa foi desenvolvida em meio à realização de um Estágio da Licenciatura em Ciências Biológicas, com uma turma do Curso Técnico em Edificações Integrado PROEJA. Objetivando problematizar a integração entre Educação Profissional e Ensino Médio e a organização curricular por áreas do conhecimento, o estudo contou com uma entrevista semiestruturada com alunos do curso, para produção de dados, analisados sob as premissas da Análise Textual Discursiva (ATD). Os subsídios teóricos se constituem de documentos legais e institucionais sobre a temática e autores que trabalham com a articulação entre educação e trabalho, formação de professores e processos de ensino e aprendizagem de jovens e adultos. Por meio de categorização, conforme a ATD, foram identificadas concepções de estudantes acerca do processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos e a relação dos conhecimentos da área básica com a técnica. Nesse contexto, a premissa elaborada é que jovens e adultos estudantes do PROEJA reconhecem a articulação entre a formação acadêmica e o mundo do trabalho, indicando que a organização curricular do seu curso tem embasamento nas concepções de currículo integrado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Furquim, Leonnardo Cruvinel, Daniel Noe Coaguila Nuñez, José Mateus Kondo Santini, et al. "Qualidade física, química e biológica do solo e sensoriamento remoto na recuperação de pastagens degradas através de sistemas integrados." Científic@ - Multidisciplinary Journal 5, no. 3 (2018): 145–60. http://dx.doi.org/10.29247/2358-260x.2018v5i3.p145-160.

Full text
Abstract:
A produção pecuária brasileira, baseada no extrativismo e na baixa sustentabilidade, causa produção limitada, viabilidade econômica e degradação do solo. Sistemas integrados são alternativas viáveis, sustentáveis e aplicadas à realidade dos produtores. O objetivo do presente trabalho foi medir a qualidade física, biológica e química do solo e avaliar parâmetros biofísicos por sensoriamento remoto. O experimento foi conduzido em Rio Verde - Goiás, com sete tratamentos: pastagem degradada, pastagem degradada com adubação, reforma convencional de pastagem, integração de plantio florestal (com árvores frutíferas e olivais), integração pecuária-floresta com pastagem, colheita Integração pecuária-floresta com produção de feno e integração lavoura-pecuária-floresta com produção de silagem com consórcio sorgo forrageiro com pastagem. Os parâmetros densidade do solo, porosidade total, macroporos, índice S e capacidade de aeração do solo não diferiram estatisticamente. As pastagens degradadas apresentaram maior microporosidade em relação aos demais tratamentos. Os índices indicam maior retenção de água na pastagem degradada pela maior quantidade de microporos devido aos processos de compactação. Todos os tratamentos estavam abaixo do limite crítico de S de 0,045, cujos valores abaixo indicam degradação da estrutura do solo. Observou-se maior densidade populacional de fungos e bactérias, além de esporos de fungos micorrízicos em solos dos tratamentos sem revolvimento do solo. Os resultados referentes à fertilidade do solo foram responsivos apenas nos tratamentos onde a calagem foi realizada. Os dados de sensoriamento remoto foram precisos na determinação da biomassa atual e da evapotranspiração nos tratamentos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Moraes, Lais Fernandes, Osvaldo André dos Santos Cabongo, and Cristiano Poleto. "Avaliação da rede de monitoramento de uma bacia hidrográfica do Rio Grande do Sul, Brasil." Acta Brasiliensis 2, no. 2 (2018): 74. http://dx.doi.org/10.22571/2526-433893.

Full text
Abstract:
O Rio dos Sinos é um dos rios mais poluídos do Brasil. Este artigo apresenta um levantamento de informações a respeito da rede de monitoramento hidrológico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos, estado do Rio Grande do Sul. Almejou identificar as diversas ações institucionais para avaliação da qualidade de água do rio. Foi realizada uma pesquisa documental por intermédio da qual se identificou os entes responsáveis pelo monitoramento hidrológico do Rio dos Sinos e seus afluentes. Constatou-se que há diversos órgãos responsáveis e que são variadas as frequências de amostragem de qualidade da água. A principal entidade responsável por esse monitoramento é a Fundação Estadual de Proteção Ambiental, que realiza a análise de parâmetros físicos, químicos e biológicos trimestralmente. Os titulares dos serviços de saneamento verificam em frequência horária, diária e mensal a água captada e os padrões dos efluentes lançados no rio. Outras entidades, estaduais e federais, realizam o monitoramento em estações fluviométricas e pluviométricas. Constatou-se, então, que o rio é altamente monitorado, porém não há integração dos dados. Os resultados de qualidade são disponibilizados com lapso temporal de três meses, e os resultados diários não são divulgados pelas companhias de saneamento ao público em geral.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Souza, Aiala Silva, and Daisi Teresinha Chapani. "FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA DE PROFESSORES: A PARTICIPAÇÃO DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM GRUPOS DE PESQUISA." Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, no. 3 (2019): 111–31. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2010.

Full text
Abstract:
Nesse artigo discutimos a formação universitária de professores, a partir da participação de licenciandos de ciências biológicas em grupos de pesquisa. Os dados foram constituídos pelas respostas de líderes de grupos a um questionário e de depoimentos de graduandos em entrevistas semiestruturadas. O tratamento analítico seguiu os preceitos da análise textual discursiva. Notamos as limitações dos grupos no fomento ao interesse pela docência na educação básica, por outro lado, as contribuições apontadas pelos participantes vão desde a aprendizagem de conteúdos conceituais e técnicas de pesquisa a um compromisso ético com questões sociais-ambientais. Os resultados revelaram também alguns problemas relativos ao curso para os quais os graduandos buscam superação por meio da participação em diferentes grupos, como por exemplo, a precária integração entre os conhecimentos específicos das ciências biológicas e o seu ensino
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Souza, Luise Felix de, Maira Deguer Misko, Lucía Silva, Kátia Poles, Maiara Rodrigues dos Santos, and Regina Szylit Bousso. "Morte digna da criança: percepção de enfermeiros de uma unidade de oncologia." Revista da Escola de Enfermagem da USP 47, no. 1 (2013): 30–37. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342013000100004.

Full text
Abstract:
O objetivo deste estudo foi identificar o significado e as intervenções de enfermeiros que atuam em oncologia pediátrica na promoção de morte digna da criança. Utilizaram-se como referencial teórico e metodológico o interacionismo simbólico e a pesquisa de narrativa. Os dados foram coletados junto a oito enfermeiros de uma unidade de oncologia pediátrica de um hospital público de São Paulo, por meio de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados permitiu a identificação de cinco categorias: sentir-se sem autonomia para a tomada de decisão; cuidar da família; oferecer conforto físico; valorizar o cuidado humanizado e aprender a lidar com a morte e o morrer. Este estudo contribui para ampliar a compreensão do processo de cuidar e permite avançar na postulação de um quadro teórico que contemple a integração de saberes e ações que constituem uma assistência integral, transcendendo o atendimento de necessidades apenas clínicas e biológicas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Oliveira, Gabriel de, and Elisabete Caria Moraes. "Validação do balanço de radiação obtido a partir de dados MODIS/TERRA na Amazônia com medidas de superfície do LBA." Acta Amazonica 43, no. 3 (2013): 353–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0044-59672013000300011.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo estimar os componentes do balanço de radiação em duas regiões do estado de Rondônia (sudoeste da Amazônia brasileira), a partir de dados do Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS/TERRA) por intermédio do modelo Surface Energy Balance Algorithms for Land (SEBAL), e validar os resultados com informações adquiridas por torres micrometeorológicas do projeto LBA sob as condições de pastagem (Fazenda Nossa Senhora Aparecida) e floresta (Reserva Biológica do Jaru). A implementação do modelo SEBAL foi realizada diretamente sobre os dados MODIS e incluiu etapas envolvendo o cômputo de índices de vegetação, albedo e transmitância atmosférica. A comparação das estimativas geradas a partir de dados MODIS com as observações resultou em erros relativos para a condição de pastagem variando entre 0,2 e 19,2%, e para a condição de floresta variando entre 0,8 e 15,6%. A integração de dados em diferentes escalas constituiu uma proposição útil para a estimativa e espacialização dos fluxos de radiação na região amazônica, o que pode contribuir para a melhor compreensão da interação entre a floresta tropical e a atmosfera e gerar informações de entrada necessárias aos modelos de superfície acoplados aos modelos de circulação geral da atmosfera.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Nichiata, Lúcia Yasuko Izumi, and Hisako Shima. "Sistema de informação em AIDS: limites e possibilidades." Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, no. 3 (1999): 305–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000300012.

Full text
Abstract:
O artigo faz uma análise do atual Sistema de Informação (SI) em AIDS, apontando as dificuldades com que se defrontou ao buscar caracterizar o modo como ocorria e evoluía em 1995 a epidemia da AIDS na Administração Regional de Saúde de Pirituba-Perus (ARS-8) do município de São Paulo. São enumeradas algumas críticas que a Vigilância Epidemiológica e o SI vêm sofrendo nos últimos anos, tais como a centralização e a desagregação das informações; dados que contemplam aspectos eminentemente biológico e a utilização de formulários complexos. Estas questões somadas às dificuldades que se impuseram ao se buscar caracterizar a epidemia na região, revelou que o sistema, tal como se encontrava estruturado, dificultava a caracterização da epidemia e o acompanhamento sistemático pelos níveis locais de saúde. Chama-se a atenção para a necessidade de revisão da finalidade do SI em AIDS, da natureza e da qualidade dos dados coletados. Reitera-se a importância da integração dos diversos bancos de dados sócio-demográficos e do enfoque microlocalizado do Sl para o Distrito de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Maia, Marcos Felipe Gonçalves, and Rodney Haulien Oliveira Viana. "Coleções biológicas e bibliotecas universitárias: uma proposta para além do desenvolvimento sustentável." Informação & Informação 23, no. 1 (2018): 58. http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2018v23n1p58.

Full text
Abstract:
Resumo: Introdução: O ambientalismo e a ecologia têm ganhado espaço nas discussões e nas práticas cotidianas das bibliotecas universitárias.Objetivo: descrever a importância da integração dos metadados dos registros das coleções biológicas nos catálogos das bibliotecas da Universidade Federal do Tocantins (UFT) como uma ação “ambientalmente contextualizada”, para além do desenvolvimento sustentável.Metodologia: Pesquisa descritivo-explicativa, com abordagem qualitativa, com coleta de dados por meio de pesquisas bibliográfica e documental. Leitura teórica por meio do desconstrucionismo de Jacques Derrida.Resultados: Os conceitos de desenvolvimento sustentável, sustentabilidade institucional e ecologia da informação têm sido usados pelos profissionais da informação de uma maneira acrítica, sem considerar sua perspectiva mercadológica e para manutenção do sistema de exploração da natureza.Conclusões: se os profissionais da informação intentam participar da preocupação pela natureza devem estar atentos para desenvolverem ações para além do desenvolvimento sustentável. Devem ajudar no processo de construção de saberes locais e ajudar na construção de modos de utilização da informação por meio de suas práticas cotidianas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Mondardo, Marcos, and Pamela Staliano. "Saúde na Fronteira Brasileira: Políticas Públicas e Acesso a Serviços / Health on the Brazilian Border: Public Policies and Access to Services." Espaço Aberto 10, no. 1 (2020): 99–116. http://dx.doi.org/10.36403/espacoaberto.2020.29948.

Full text
Abstract:
A saúde na fronteira brasileira é parte do ordenamento das políticas públicas do território nacional. O objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um levantamento de trabalhos sobre saúde na fronteira nas bases de dados da Scientific Electronic Library Online (SciELO) e Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), considerando as categorias organizadas pelo grupo Retis: 1) Perfil de morbimortalidade da população fronteiriça; 2) situação da atenção à saúde na fronteira. Com isso, evidenciou-se uma preocupação com a caracterização epidemiológica das populações, nacional e estrangeira, com destaque para estudos relacionados a doenças de notificação compulsória. Esse dado privilegia questões relacionadas à dimensão biológica em detrimento das questões subjetivas, psicológicas, socioespaciais e integradas na fronteira. Conclui-se que a fronteira brasileira carece significativamente de estudos e atuações interdisciplinares de profissionais de saúde, bem como da criação e manutenção de políticas públicas que promovam a saúde em nível de integração local e regional.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Arantes, Shirley De Lima Ferreira, and Ismailton Ferreira Martins. "Concepções de professores de ciências biológicas sobre as aulas práticas." ACTIO: Docência em Ciências 5, no. 3 (2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/actio.v5n3.12408.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou as concepções de professores sobre aulas práticas no ensino de Ciências Biológicas, visando compreender: i) o papel que atribuem a essas atividades; ii) as dificuldades percebidas; e iii) estratégias utilizadas. Foi aplicado questionário semiestruturado online divulgado por meio da rede social Facebook em grupos de professores de Ciências. Foi realizada análise estatística de frequência simples dos dados quantitativos e análise de conteúdo das respostas discursivas. Participaram da pesquisa 23 professores, a maioria do sexo feminino (61%), até 41 anos de idade (74%), ensino superior completo (95%), e pós-graduação (52%). 95% realizam aulas práticas no ensino de Ciências e avaliam que seu papel principal é complementar as aulas teóricas (52%); motivar os alunos (18%); e desenvolver as aulas (18%). Metade das escolas públicas em que atuam/atuaram não dispõe de laboratório de Ciências, realizando práticas na sala de aula (45%) e área externa (27%), com dificuldades na consecução de insumos (82%). Nas concepções dos professores, a realização de aulas práticas envolve fatores institucionais, a formação e qualificação docente, e características pessoais, como motivação e habilidades de gestão da sala de aula. Esses dados corroboram a literatura de referência, evidenciando, porém, tendência de maior consonância entre as crenças acerca da eficácia das atividades práticas para o ensino de Ciências, e as tarefas efetivamente executadas no cotidiano. Esses resultados sinalizam a urgência de políticas públicas de investimento na infraestrutura das escolas, e importância da difusão do ensino investigativo e experimentação na formação inicial e continuada de professores para a integração das concepções e das práticas no ensino de Ciências.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Cardozo, Ricardo Rodrigues, Karllos Eduardo Gomes Silva, Lucas de Souza Araújo, Rosemberg Fortes Nunes Rodrigues, and Márcio José Dias. "INDÚSTRIA 4.0: EVOLUÇÃO E PERSPECTIVAS." Revista Gestão, Inovação e Negócios 5, no. 2 (2019): 33–51. http://dx.doi.org/10.29246/2358-9868.2019v5i2.p33-51.

Full text
Abstract:
A Indústria 4.0 representa o grande desenvolvimento da relação entre homem e máquina promovendo a integração de sistemas físico-cibernéticos por meio da fusão do mundo real com o mundo digital, unindo sistemas digitais, físicos e biológicos. Com o objetivo de demonstrar as bases estruturais da chamada quarta revolução industrial e suas importâncias, o artigo também apresenta um comparativo da evolução da implantação e implementação entre o Brasil com países referências no setor industrial como a Alemanha e os Estados Unidos, por meio de uma revisão bibliográfica baseada em artigos científicos e dados apresentados por fontes governamentais e órgãos relacionados às indústrias destes países. Os resultados evidenciam que Alemanha e Estados Unidos apresentam um grande desenvolvimento e possuem planos bem definidos para as próximas décadas. Os alemães com incentivos políticos e plataformas de projetos de pesquisa voltadas a indústria 4.0 para continuarem a ser o principal país europeu no mundo industrial e os americanos por intermédio de planos governamentais, com parcerias público-privadas e grandes investimentos em pesquisa e desenvolvimento para voltarem a ser os maiores fabricantes mundiais. Enquanto o Brasil apresenta atraso em seu desenvolvimento industrial devido aos elevados custos de implementação, falta de mão de obra especializada e o receio das empresas nacionais em se qualificarem devido a falta de apoio do governo, porém possui expectativas grandes de desenvolvimento futuro devido aos recursos existentes, os planos que vem sendo introduzidos como a AGENDA BRASILEIRA PARA A INDÚSTRIA 4.0 e o SENAI além da globalização das empresas aqui instaladas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Coelho Miyazawa, Glória Cristina Marques, Rita de Cássia Frenedozo, and Rui Marques Vieira. "Inserção da temática ambiental em um curso de licenciatura em Ciências Biológicas: concepções dos docentes e suas práticas pedagógicas." Pesquisa em Educação Ambiental 14, no. 1 (2019): 89–110. http://dx.doi.org/10.18675/2177-580x.vol14.n1.p89-110.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um trabalho de investigação focado na análise da inserção da temática ambiental em um curso de Ciências Biológicas de uma instituição federal, partindo da percepção da coordenadora e dos docentes. A pesquisa é qualitativa, utilizando entrevistas semi-estruturadas como instrumento de coleta de dados e análise de conteúdo, para a interpretação dos resultados. A maioria dos docentes mostrou uma concepção de meio ambiente antropocêntrica e de educação ambiental, com finalidade de conscientização ou mudança de atitudes. Os docentes relataram que inserem a temática ambiental nas práticas das suas disciplinas, mas na maioria delas de forma esporádica. Não há diálogo entre os docentes para organizar o modo de inserção, ficando sob a responsabilidade de cada um definir como isso se dará na sua disciplina. Os resultados indicam que a temática está inserida no curso, mas que a formação continuada dos docentes e uma maior integração das disciplinas poderia aprimorar ainda mais esse trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Rodrigues, Carlos Alberto Quintão, Simone De Melo Costa, Maisa Tavares de Souza Leite, Danilo Cangussu Mendes, and João Felício Rodrigues Neto. "A vivência dos estudantes de odontologia nas atividades de ensinopesquisa- extensão do PET-Saúde." Revista da ABENO 11, no. 2 (2013): 45–50. http://dx.doi.org/10.30979/rev.abeno.v11i2.63.

Full text
Abstract:
Trata-se de um estudo de caso, descritivo, de base documental, que analisa a participação estudantil nas atividades de ensino-pesquisa-extensão propostas pelo PET-Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde) da Universidade Estadual de Montes Claros e Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG, no período de 2009-2011. A coleta de dados envolveu análise de documentos de participação em eventos científicos e relatórios gerados na condução do PET-Saúde. As atividades científicas analisadas foram aquelas propostas pelo PET-Saúde sob acompanhamento tutorial por professores da Unimontes, preceptores profissionais do serviço vinculadoà Estratégia Saúde da Família e acadêmicos da área da saúde: Odontologia, Medicina, Enfermagem, Ciências Biológicas e Educação Física. Destacam-se os benefícios dos projetos para a formação em saúde dos estudantes, educação permanente dos preceptores, integração ensino serviço tendo em vista a consolidação do Sistema Único de Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Kormann, Tanice Cristina, and Luís Eduardo de Souza Robaina. "INTERFACE ENTRE GEODIVERSIDADE E BIODIVERSIDADE NA RESERVA BIOLÓGICA DO IBIRAPUITÃ, RIO GRANDE DO SUL." Caminhos de Geografia 22, no. 79 (2021): 112–26. http://dx.doi.org/10.14393/rcg227953493.

Full text
Abstract:
O presente trabalho tem por objetivo caracterizar a geodiversidade da Reserva Biológica do Ibirapuitã (REBIO do Ibirapuitã). Situada no município de Alegrete, região sudoeste do Rio Grande do Sul, a área foi instituída por decreto estadual em 1976. Trata-se de uma das poucas Unidades de Conservação de proteção integral situadas no bioma Pampa, sendo este um dos biomas que possuem menor percentual de áreas protegidas. As informações disponíveis a respeito desta unidade de conservação são escassas, sendo que a maior parte se refere a fauna e flora local. Desta forma, o principal objetivo deste trabalho consiste na geração e divulgação de conhecimento a respeito da geodiversidade desta área. O uso de técnicas de geoprocessamento permitiu a integração de informações básicas para a caracterização da área com os dados coletados em campo. Como resultado, o trabalho permitiu identificar formas e feições do relevo, evidenciando estreita relação dos elementos abióticos com os elementos bióticos. Neste sentido, o trabalho contribui com a geração de informações indispensáveis para a elaboração de instrumentos de gestão desta unidade de conservação, bem como para a divulgação do conhecimento científico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Barreto, Amanda Adriane Rocha, Deyvison De Lima Oliveira, Sidiney Rodrigues, Joelson Agustinho de Pontes, and Wellington Silva Porto. "PISCICULTURA INTEGRADA À AGROINDÚSTRIA: UMA PROPOSTA DE FLUXO CONTÁBIL DE ACORDO COM OS CPCS 29 e 16." RACE - Revista de Administração, Contabilidade e Economia 15, no. 3 (2016): 915. http://dx.doi.org/10.18593/race.v15i3.9998.

Full text
Abstract:
<p>Determinadas condições internacionais colocam o Brasil como um dos principais produtores de alimentos de pescados, a indústria alimentícia que mais cresce no mundo. Os peixes são considerados, contabilmente, ativos biológicos consumíveis, e a sua mensuração ocorre pelo valor justo menos a despesa de venda reconhecida no momento inicial e final de cada período de competência. Igualmente, o produto agrícola advindo de ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo menos a despesa no momento em que é colhido. O valor atribuído ao produto é considerado seu custo no momento em que é incorporado à agroindústria, seja o custo de aquisição, seja de fabricação. Nesta pesquisa se visou propor um modelo de fluxo contábil para a piscicultura integrada – nas fases de transformação biológica do ativo e de processamento das carcaças – a partir da identificação das particularidades do manejo. Como abordagem metodológica, adotou-se o estudo de caso único. Para tratamento dos dados, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados permitiram uma proposta de contas para o grupo Estoques, visando à mensuração e à evidenciação do ativo biológico na piscicultura, possibilitando identificar os momentos em que o ativo é mensurado a valor justo e pelo custo histórico. Um fluxo contábil da formação de estoques integrado à agroindústria foi proposto. Adicionalmente, uma proposta de contas do grupo Imobilizado foi apresentada com base na integração produtiva. A contribuição teórico-empírica desta pesquisa e sugestões de pesquisas futuras são apresentadas nas considerações finais. <strong></strong></p><p>Palavras-chave: Ativos biológicos. Valor justo. Piscicultura. Piscicultura integrada. Agroindústria.</p><p align="center"><strong><em> </em></strong></p><p align="center"><strong><em>i</em></strong><strong><em>ntegrated fish farming to</em></strong><strong><em> the agroindustry: a proposal of accounting flow based on CPCs 29 and 16</em></strong><strong><em></em></strong></p><p class="Default" align="center"><em><br /></em></p><p class="Default" align="center"><em>Abstract</em></p><p class="Default" align="center"><em> </em></p><p class="Default"><em>Certain</em><em> international conditions put Brazil as one of the leading producers of fish food, the food industry with the highest growth in the world. Fish are considered, according to the accounting, consumable biological assets, and their measurement should be at fair value less costs to sell on initial recognition and end of each accrual period. Also, the biological assets arising from agricultural product shall be measured at fair value less cost at the time it is harvested. The value assigned to the product is considered cost when it is incorporated into the agricultural industry, either the cost of acquisition or initial manufacturing cost. This research aimed to propose an accounting flow model for integrated fish farming – the stages of biological asset transformation and processing of carcasses – based on the identification of the handling characteristics. As a methodological approach, the study of a single case of an agribusiness was adopted. For data analysis we used the content analysis. The results made possible a disclosure model for the Inventories group, with a view to the measurement and disclosure of biological assets in fish farming, enabling to identify periods when the asset is measured at fair value and historical cost.</em><em> </em><em>A flow</em><em> of inventory formation, integrated to agribusiness was proposed. In addition, we present a proposal of disclosure to the Property group was presented. The theoretical and empirical contribution of this research and future research suggestions are presented in the final considerations.</em></p><p class="Default"><em>Keywords:</em><em> Biological assets. Fair value. Pisciculture. Integrated fish farming. Agroindustry.</em><strong><em></em></strong></p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Lacerda, Cecilia Rosa, Francisco SILVA, and Manuel Bandeira SANTOS NETO. "Contribuições do programa residência pedagógica da Universidade Estadual do Ceará na formação de professores da educação básica." Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores 13, no. 26 (2021): 137–54. http://dx.doi.org/10.31639/rbpfp.v13i26.405.

Full text
Abstract:
Este artigo é resultado de pesquisa que teve como objetivo geral compreender as contribuições do Programa de Residência Pedagógica na formação dos professores da Educação Básica. A abordagem metodológica foi qualitativa, tipo estudo de caso, com a realização de análise documental, aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas com licenciandos dos cursos de Letras/Português, Pedagogia e Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, e, neste texto, são apresentados, somente, os dados expressos nas entrevistas. As discussões da investigação voltaram-se para formação docente, identidade docente e profissão docente. Os resultados indicaram que o Programa apresenta, para os licenciandos, uma maior permanência e aprendizagem no ambiente da escola e integração entre universidade e escola, contribuindo para o processo de formação docente e fortalecimento da articulação entre teoria e prática. Aponta-se uma certa ingenuidade nos posicionamentos dos estudantes, que atribuem uma visão aplicacionista e redentora ao Programa, exigindo uma maior crítica e reflexividade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Furquim, Maria Gláucia Dourado, Márcia Thais de Melo Carvalho, and Estênio Moreira Alves. "Estado da arte da pesquisa em sistemas integrados de produção agropecuária no estado de Goiás." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, no. 3 (2020): 242–50. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.003.0020.

Full text
Abstract:
Os sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) são estratégias de otimização do uso da terra, principal recurso econômico para o produtor rural. Os SIPA exigem uma abordagem holística da atividade produtiva, sendo uma alternativa para alcançar a sustentabilidade tanto econômica quanto ambiental por meio do incremento em biodiversidade. Um dos princípios dos SIPA é a busca por benefícios mútuos entre os componentes de produção, respeitando as especificidades de cada empreendimento rural e não se limitando às questões de escala de produção. Considerando a representatividade das atividades vinculadas ao agronegócio para a socioeconomia do Estado de Goiás e a importância dos recursos naturais para manutenção de sua sustentabilidade, o objetivo deste estudo foi realizar um levantamento sobre os estudos científicos relacionados a SIPA em Goiás. Para isso, foi realizada uma revisão bibliométrica de artigos científicos disponíveis no banco de dados da plataforma SCIELO, portal de acesso aberto de comunicação científica, no período entre 1985 e abril 2019. No período, um total de 560 artigos sobre técnicas de implementação de SIPA foram encontrados, dos quais, apenas 41 estudos foram realizados no estado de Goiás. A predominância dos estudos (83%) foi encontrada com o uso do termo de busca “integração lavoura pecuária”. Entre esses, 32% investigaram o efeito dos SIPA sobre atributos físicos, químicos e biológicos do solo. O restante, 68% dos estudos, investigaram supressão de plantas daninhas, desempenho de plantas de cobertura e forrageiras e avaliação de impactos ambientais. Cabe destacar, que na plataforma e no período analisados não foram identificados estudos que contemplem os custos para a implantação do sistema, o tempo de retorno do investimento, mensuração e valoração dos benefícios ambientais para a coletividade, dentre outros aspectos que reforcem a importância dos SIPA em termos socioambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Keller, Birgit, Ana Maria Braga, and Ricardo Weigert Coelho. "Relação entre a personalidade e lesões musculares em atletas de tênis de campo." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 19, no. 2 (2013): 120–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922013000200010.

Full text
Abstract:
INTRODUÇÃO: A personalidade de um indivíduo é o resultado de uma complexa rede de influências de diversos fatores independentes como a constituição biológica e psicológica, além das influências do meio social, ambiental e cultural em que vive. Ela é a integração dessas partes que interagindo formam o todo. OBJETIVO: Verificar se existe relação causa-efeito entre traços de personalidade, sexo e lesão no esporte. MÉTODO: A amostra foi composta por 60 atletas com idade média de 15,6 (DP =1,5) anos, sendo 35 atletas do sexo masculino e 25 atletas do sexo feminino pertencentes à Categoria Infanto-Juvenil, participantes de torneios de tênis de campo da Federação Paranaense e Catarinense. Para a coleta de dados foi utilizado o Inventário Fatorial de Personalidade - IFP. Para tratamento dos dados utilizou-se uma MANOVA e uma ANOVA a um nível de p < 0,05. RESULTADOS: Apresentaram significância para a variável lesão com Agressão (p = 0,01) e Heterossexualidade (p = 0,00). Para a variável sexo, houve diferença significativa com Intracepção (p = 0,02); Afago (p = 0,02); Dominância (p = 0,004); Autonomia (p = 0,03); Heterossexualidade (p = 0,00). CONCLUSÃO: A agressividade é um importante traço de personalidade a ser considerado para ser controlada para prevenir e diminuir as incidências de lesões em atletas de tênis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

FERREIRA, Michele Guerreiro, and Janssen Felipe da SILVA. "Opção Decolonial e Práxis Curriculares de Enfrentamento do Racismo: diálogos com sujeitos curriculantes de licenciaturas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira." INTERRITÓRIOS 5, no. 8 (2019): 121. http://dx.doi.org/10.33052/inter.v5i8.241595.

Full text
Abstract:
Baseado no Pensamento Decolonial (QUIJANO, 2005, 2007; GROSFOGUEL, 2008, 2016; MIGNOLO, 2005, 2011; MALDONADO-TORRES, 2007, 2016; WALSH, 2008), apresentamos resultados da pesquisa de Doutorado em Educação (UFPE), ao buscarmos elementos de práxis decolonizadora e de enfrentamento do racismo nas práticas curriculares em cursos de formação de professoras/es. O campo da pesquisa foi a UNILAB dado o seu peculiar perfil político e epistêmico de integração e de ponte para diálogos Sul-Sul. Utilizamos a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011; VALA, 1990) para analisar os dados coletados/produzidos nas entrevistas não-diretivas (GUBER, 2001). O objetivo deste artigo é analisar elementos de enfrentamento do racismo presentes nas práticas curriculares apontadas pelos diversos sujeitos curriculantes a partir de suas concepções de racismo que indicam opções teórico-práticas adotadas na direção de enfrentar e superar o racismo, tanto biológico quanto epistêmico. Educação das Relações Étnico-Raciais. Currículo. Racismo. Racismo Epistêmico. Práxis Decolonizadora. Decolonial Option and Curricular Praxis against Racism: dialogues with curriculum relatable subjects majoring in education in the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony ABSTRACT Based on Decolonial Thinking (QUIJANO, 2005, 2007; GROSFOGUEL, 2008, 2016; MIGNOLO, 2005, 2011; MALDONADO-TORRES, 2007, 2016; WALSH, 2008), we present results of the doctorate degree research in Education (UFPE), in which we seek elements of decolonizing praxis and confronting racism in curricular practices in teacher training courses. The research developed in UNILAB given its peculiar political and epistemic profile of integration and bridge to South-South dialogues. We used Content Analysis (BARDIN, 2011; VALA, 1990) to analyze data collected / produced in non-directive interviews (GUBER, 2001). The objective of this article is to show elements of confrontation of racism present in the curricular practices pointed out by the various curriculum subjects from their conceptions of racism that indicate the theoretical-practical options adopted in the direction of facing and overcoming racism, both biological and epistemic. Ethnic-Racial Relations Education. Curriculum. Racism. Epistemic Racism. Decolonizing Praxis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Adriana Maria Cunha, and Natan Silva Pereira. "Distribuição e abundância da meiofauna da Reserva Biológica do Atol das Rocas, Atlântico sul, no nordeste brasileiro." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, no. 3 (2016): 27–39. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.003.0003.

Full text
Abstract:
A meiofuna caracteriza-se por um grupo de organismos de organizações corporais e complexidades estruturais que permitiram sua integração ao ambiente intersticial. A variabilidade temporal da meiofauna ocorre em pequenas, médias e longas escalas e esse estudo objetivou a descrição da meiofauna do Atol das Rocas, ao longo de um ano de amostragens, correspondendo ao período seco e chuvoso, em quatro piscinas internas do Atol, localizadas a sotavento e a barlavento. Foram realizadas duas expedições ao atol, em dezembro de 2011 (período de estiagem) e em maio de 2012 (período chuvoso), ambas com duração de 30 dias. Em cada piscina foram coletadas, através de mergulho livre, quatro amostras de meiofauna, formando um quadrado imaginário de aproximadamente 1m², e uma amostra de sedimento. As amostras de meiofauna foram coletadas utilizando um testemunho de PVC de 10 cm de comprimento e 2,5 cm de diâmetro e formol salino a 4% como fixador. A meiofauna do Atol das Rocas esteve presente com 13 táxons, que seguindo a ordem evolutiva dos grupos, são eles: Cnidária, Nematoda, Polychaeta, Oligochaeta, Tardigrada, Ostracoda, Náuplios, Copepoda, Tanaidacea, Acari, Aplacophora, Bivalve e Larvas de várias espécies. Os grupos Copepoda e Nematoda, representaram 41,72% e 30,67%, respectivamente, do total de organismos encontrados. No que se refere à frequência de ocorrência, os organismos foram classificados em grupos, com distribuição constante dominante: Copepoda, Nematoda, Oligochaeta, Ostracoda e Polychatea; com distribuição constante abundante: Larvas; com distribuição ocasional comum: Bivalve, Tanaidacea, e Tardigrada; e com distribuição ocasional raro: Aplacophora, Cnidaria e Náuplios. Ao analisar os dados utilizando o teste de média Tukey ao nível de 5% de probabilidade, observou-se que a interação dos fatores época e local de coleta, não foram significativos estatisticamente para a variável analisada densidade de meiofauna coletada. Porém, quando foram analisados os fatores separadamente, observou-se que para o fator local de coleta os dados foram estatisticamente significativos, onde o local Piscina Tartaruga, apresentou a maior densidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Victória, Maria Adriana. "La cadena agroalimentaria como contenido del derecho agrario contemporáneo." Revista Eletrônica Direito e Sociedade - REDES 6, no. 1 (2018): 209. http://dx.doi.org/10.18316/redes.v6i1.4361.

Full text
Abstract:
Atualmente, o direito agrário tem um novo desafio: permitir a realização da segurança alimentar, cada vez mais ligada às quantidades de produção de alimentos, mas também, as suas qualidades. O trabalho levanta quais são as orientações contemporâneas do direito agrário que prioriza dados econômicos antes das demandas de Segurança Alimentar. Para tanto, analisa-se o fenômeno agroalimentar e os mercados, bem como a empresa e a cadeia agroalimentar, à luz do direito da Comunidade Europeia. Conclui-se afirmando que o direito agrário não pode mais ser um direito unido apenas para fornecer soluções aos problemas da terra e do produtor ou empresário agrário. Será necessário se concentrar no ciclo biológico, complementado pelo fenômeno dos mercados, nos impactos da atividade agrícola no meio ambiente e no desenvolvimento humano: elos que levam à formulação legal da cadeia agroalimentar. É preciso saber lidar com os impactos da internacionalização, da integração, regionalização, intersetorialidade, interdisciplinaridade, solidariedade, concertação. Como metas a serem atingidas, emergem a qualidade agroalimentar e agroambiental, à luz dos direitos humanos fundamentais, a proteção do meio ambiente, a busca do desenvolvimento sustentável e a promoção da qualidade de vida dos consumidores. Eis aqui uma extensão possível dos propósitos do direito agrário, que traz consigo as novas orientações da disciplina.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Ribeiro, Sandra Fogaça Rosa, Eliana De Fátima Catussi Pinheiro, Cátia Paranhos Martins, and Adriano Rodrigues Ruiz. "CONSIDERAÇÕES SOBRE A DIMENSÃO HUMANA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM." Psicologia em Estudo 22, no. 1 (2017): 15. http://dx.doi.org/10.4025/psicolestud.v22i1.31963.

Full text
Abstract:
O cuidado em saúde é a principal tarefa a que se destina um Curso de Graduação em Enfermagem, ampliando a saúde para além de cuidados ao corpo biológico. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi analisar a concepção de dimensão humana segundo os professores e o Projeto Político-Pedagógico de uma instituição de ensino superior pública, localizada numa cidade no norte do Paraná. A pesquisa foi de caráter qualitativo. Os participantes da pesquisa foram 13 docentes do curso de Enfermagem da instituição pesquisada. Como instrumentos de coleta utilizou-se uma entrevista semiestruturada e análise documental. A análise e interpretação dos dados foram realizadas a partir do referencial teórico interdisciplinar articulando conhecimentos da Saúde Coletiva, Psicologia Social e Educação, procurando explicitar a dimensão humana por meio dessas lentes, permitindo perceber a especificidade dos fenômenos estudados e suas relações com a situação educacional. Os resultados foram apresentados por meio de cinco categorias: Relação Projeto Político-Pedagógico e atividades desenvolvidas, Relações Interpessoais no processo ensino-aprendizagem, Relações interpessoais nas aproximações entre ensino e serviços, Interações entre os professores, Dimensão humana. A dimensão humana foi concebida como uma prioridade, entretanto, a falta de integração entre os professores, compreensão dissociada entre os aspectos humanos e técnicos da formação e as condições de trabalho aquém do necessário desfavoreciam a sua potencialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Campos, Roger Francisco Ferreira de, and Tiago Borga. "Análise da geração de resíduos de serviços de saúde em alguns estabelecimentos do município de Caçador-SC." Revista Monografias Ambientais 15, no. 1 (2016): 247. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819982.

Full text
Abstract:
Atualmente o gerenciamento de resíduos dos serviços de saúde é muito precário em toda a gestão dos municípios, estando relacionados aos problemas de saúde coletiva, sabendo que as diretrizes sobre qualquer tipo de resíduos estão relacionadas com a caracterização gravimétrica. Assim o trabalho possui como objetivo realizar a caracterização física e composição gravimétrica dos resíduos dos serviços de saúde do município de Caçador-SC. O estudo foi realizado em laboratórios de análises clinicas, hospitais, pronto atendimento, clinicas veterinárias, farmácias e posto de saúde abrangentes do município, no período de 01/11/2013 a 02/12/2013, obtendo uma geração de 50.187,56kg mês. Conforme o levantamento o estudo apresentou uma geração de 14.183,79 kg de resíduos biológicos, 3.593,59 kg de resíduos químicos, 0 kg de resíduos radioativo, 15.186,7 kg de resíduos recicláveis, 10.977,33 kg de resíduos comum e 6.246,15 de resíduos perfuro cortante. Para a determinação da composição gravimétrica da desses resíduos foi seguido a NBR 10007:04, amostrando os resíduos conforme descrição da Resolução Nº 358 do CONAMA de 2005. A partir dessa foi possível levantar uma geração de 50.187,56 kg/mês e 1.563.41 kg/dia de RSS. Esses dados futuramente podem ser utilizados no Plano Municipal Integrado de Gestão de Resíduos do município de Caçador, impondo as diretrizes referentes aos resíduos sólidos de serviços de saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Toledo, Eduardo M., Andressa B. Siqueira, Tatiane V. Santosa, Fernanda S. Ribeiro, Ademir J. Camargo, and Solemar S. Oliveira. "Estudo Teórico dos Parâmetros Estruturais da Cafeína no Vácuo Usando Dinâmica Molecular de Car-Parrinello." Revista Processos Químicos 11, no. 21 (2017): 17–24. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v11i21.388.

Full text
Abstract:
A cafeína é uma das substâncias mais utilizadas no mundo. É classificada como um alcaloide que pertence ao grupo das metilxantinas (1,3,7 - timetilxantina). Está presente em várias plantas, é também encontrada nos chás, cacau, café, guaraná e refrigerantes. Quando consumida, afeta quase todos os sistemas, com seus efeitos mais perceptíveis no sistema nervoso central (SNC). Com essas propriedades biológicas observadas, o presente trabalho tem como objetivo estudar os comprimentos e ângulos de ligação da cafeína no vácuo, utilizando o método de Dinâmica Molecular de Car-Parrinello (DMCP). Para os cálculos, a molécula foi disposta em uma caixa cúbica, com aresta de 16 Å. O funcional de energia de troca e correlação foi modelado usando o funcional do gradiente corrigido PBE. Os elétrons do núcleo foram tratados com pseudopotenciais ultrasolf de Vanderbilt, e os de valência foram representados pelo conjunto de funções de base de ondas planas, truncadas em energia cinética de corte de 25 Ry. As simulações de DMCP foram realizadas a uma temperatura de 300 K, com um passo de integração de 5,0 a.t.u. (unidade atômica de tempo) e massa fictícia de 400 a.u. (unidade atômica). Os resultados obtidos para cálculos das propriedades estruturais utilizando DMCP mostram boa concordância com resultados obtidos por outros métodos teóricos e com dados experimentais. Este estudo contribui para a compreensão inicial das propriedades estruturais e da metodologia utilizada que é bastante promissora em estudos de planejamento de fármacos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Alencar, Ana Maria Correia, Bruna Figueiredo Medeiros, Leyde Jenifer Dias Uchôa, Messias Silvano Da Silva Filho, Yara Talita Gomes Pereira, and Patrícia Sobral Luna Quidute. "X CURSO DE VERÃO PESQUISA EM ONCOLOGIA: UMA VIVÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 12, no. 40 (2018): 7. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v12i40.1060.

Full text
Abstract:
Introdução: O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva promove anualmente, desde 2009, o Curso de Verão Pesquisa em Oncologia, que já conta com sua 10ª edição. O objetivo é promover a integração de estudantes de graduação na área de ciências biológicas e saúde com as linhas de pesquisa do INCA através de conceitos, palestras e práticas utilizadas na pesquisa oncológica da instituição com o intuito de despertar o interesse e inserir o acadêmico na pesquisa científica. Objetivo: relatar a experiência adquirida com a participação no X Curso de Verão Pesquisa em Oncologia. Método: o presente estudo descritivo consiste em um relato de experiência vivenciado durante a participação no X Curso de Verão Pesquisa em Oncologia, ocorrido durante os dias 15 a 26 de janeiro. Resultados: O curso de pesquisa em oncologia constitui-se em um curso teórico-prático, onde após uma breve introdução sobre a temática biologia molecular-celular e aspectos genéticos do câncer (que atuou como um nivelamento), teve início os cursos, onde pelo período matutino havia diariamente apresentação de uma das 7 modalidades de minicurso ofertados e pelo período vespertino as atividades práticas segundo cada minicurso. As aulas eram ministradas pelos coordenadores dos minicursos, que eram pesquisadores do INCA, e as práticas realizadas com os mesmos e com um discente responsável, mestrandos e doutorandos da instituição. Optando pelo curso “Fontes de Dados sobre Epidemiologia do Câncer” obtive conhecimento acerca da extração de informações epidemiológicas em câncer, bem como na interpretação dos resultados utilizando as principais bases de dados disponíveis on-line no Brasil e no mundo. Cada minicurso deveria elaborar um projeto de pesquisa com base no que foi aprendido e discutido, e ao final haveria uma culminância com apresentação dos mesmos para uma banca avaliadora. Conclusão: com a participação foi possível ampliar o conhecimento acerca de pesquisas voltadas para oncologia, sobretudo fontes epidemiológicas, desenvolvendo senso crítico e raciocínio científico, que foi fundamental para agregar valores à minha formação acadêmica e pessoal, tais conhecimentos serão incorporados e difundidos dentro das linhas de pesquisa que atualmente integro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Esteves Pereira, Jussara, Lidiane Pinto Lunkes, Thiago Henrique Muniz Morilha, Denise Rossi Foresto Del Col, and Rosângela Fátima da Costa. "CONTRIBUIÇÕES DE WINNICOTT AO PROCESSO DE ADOÇÃO." REVISTA FUNEC CIENTÍFICA - MULTIDISCIPLINAR - ISSN 2318-5287 6, no. 8 (2018): 118–31. http://dx.doi.org/10.24980/rfcm.v6i8.2840.

Full text
Abstract:
O processo terapêutico é um procedimento científico, em que são utilizados técnicas e testes psicológicos, podendo ser individual ou coletivo, com objetivo de intervenção psicológica mediante uma queixa. O principal objetivo desse processo é elucidar e elaborar conteúdos psicológicos, buscando classificar, prever e intervir no curso da queixa em questão. No caso da adoção e do conflito emocional, o processo terapêutico entra como importante instrumento no que concerne a compreensão e as estratégias a serem utilizadas para minimizar o sofrimento e a angústia. O presente trabalho trata-se de um relato de caso de uma criança adotada aos oito meses de vida, onde a principal queixa centralizou-se no comportamento agressivo e dificuldade em lidar com frustração. Os dados foram coletados e interpretados através do referencial psicanalí­tico winnicottiano. Os resultados obtidos no processo terapêutico evidenciaram condições ambientais adversas na fase de dependência absoluta, ocorrendo assim o comprometimento na integração da criança ao meio familiar e social. Isso se deu devido à criança ser gerada em um ambiente intrusivo, marcado por sérios desajustes, como, situação de extrema pobreza, falta de uma gestação planejada e assistida e dependência quí­mica da mãe biológica. Observou-se também, que a famí­lia adotiva não conseguiu desenvolver um ambiente no qual os conflitos inconscientes da criança pudessem ser elaborados, pois o colocavam no lugar de alguém que deveria ser poupado e atendido em seus anseios. Conclui-se que ma das possibilidades para um melhor desenvolvimento emocional dessa criança seria oferecer um ambiente facilitador que possibilitasse a resolução de tais conflitos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Araújo, Maurício Dos Santos, and Samara Silva Siqueira. "INVESTIGAÇÕES SOBRE O ENSINO DE PALEONTOLOGIA E EVOLUÇÃO NO ENSINO MÉDIO." INTERNATIONAL JOURNAL EDUCATION AND TEACHING (PDVL) ISSN 2595-2498 3, no. 1 (2020): 1–19. http://dx.doi.org/10.31692/2595-2498.v3i1.113.

Full text
Abstract:
A Paleontologia atua de forma conjunta com a evolução biológica das espécies, pois fornece evidencias sobre os principais processos evolutivos. Por isso, este estudo teve como objetivo analisar as percepções de estudantes de uma escola pública em São João do Patos/MA, Brasil a respeito do estudo dos fósseis para o entendimento de mudanças evolutivas em populações biológicas. A pesquisa foi desenvolvida com 33 estudantes da 3ª série do Ensino Médio do Centro de Ensino Dr. Paulo Ramos, situada no estado do Maranhão. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas de modo a identificar como os estudantes percebiam a dinâmica da Terra, no que se refere ao estudo das rochas, dos fósseis para a compreensão de mecanismos evolutivos. Observou-se que a maioria dos estudantes demonstrava concepção considerada satisfatória sobre a importância dos registros fósseis para o entendimento da teoria da evolução biológica das espécies, evidenciando que o professor da disciplina de Biologia trabalhou os princípios geológicos e paleontológicos para facilitar a compreensão da evolução. Portanto, é preciso trabalhar de forma interdisciplinar esses conceitos provenientes da Geologia, Paleontologia e Evolução, a fim que o aluno possa construir um conhecimento sólido e integrado, contribuindo então, para a consolidação de uma aprendizagem significativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Fialho Santos, Eliane, Marcelo Soares dos Santos, and Jairo Afonso Henkes. "ESTUDO DE CASO: TRICHOGRAMMA GALLOI NO MANEJO DE DIATRAEA SACCHARALIS NA CULTURA DE SACCHARUM OFFICINARUM EM ULIANÓPOLIS-PA." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, no. 1 (2020): 617. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e12020617-634.

Full text
Abstract:
A Diatraea saccharalis (Lepidoptera: Crambidae) é considerada a principal praga na produção da Saccharum officinarum (cana-de-açúcar) uma das principais culturas que se destaca no Brasil, ressaltando que o Brasil tornou-se o maior consumidor de agrotóxicos uma prática muito difundida e bastante utilizada na atividade agrícola dando efeito em consumir herbicidas, inseticidas e fungicidas. O objetivo deste trabalho foi fazer uma abordagem sobre o controle biológico do Trichogramma galloi no manejo da D. saccharalis em uma usina de açúcar e etanol, localizada no município de Ulianópolis- PA, esta que tem atuação no segmento sucroenergético, atividade essa que causa impactos significativos ao meio ambiente. O período de avaliação foi em agosto de 2017, a metodologia aplicada se baseou em análise de dados como índice de infestação, áreas tratadas e rendimentos de produção, monitoramentos estes executados pelo setor fitossanidade. Os resultados obtidos no presente trabalho comprovaram que o nível de controle de infestação da praga está controlável, não havendo risco de danos na cana-de-açúcar, haja vista que a usina pratica o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e monitoramentos constantes, evidenciou-se que as áreas identificadas por infestação é tratada inicialmente por controle biológico utilizando a liberação do T. galloi com frequência e pouco uso do controle químico e os rendimentos por ton/ha são médios não pelo fato da utilização do controle biológico e controle químico, mas devido falhas identificadas nos processos internos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Cersósimo, Eugênio, Márcia Varella Morandi Junqueira-Franco, and José Eduardo Dutra de Oliveira. "Nutrologia: Análise e Avaliação da Composição e Cinética de Nutrientes em Diversos Compartimentos e Tecidos do Organismo Humano." International Journal of Nutrology 08, no. 04 (2015): 085–94. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705258.

Full text
Abstract:
RESUMONutrologia é uma especialidade médica reconhecida no Brasil pela Associação Médica Brasileira e pelas Autoridades da Saúde Brasileira, que estuda as funções dos nutrientesda alimentação na saúde, nas doenças e na prevenção de doenças. A Nutrologia na prática médica clinica estuda também o relevante papel dos nutrientes no diagnostico clínico, funcional, bioquímico e no tratamento farmacológico, alimentar (dietético) de pacientes e na prevenção das doenças nutricionais (nutropatias). Obesidade, aterosclerose, dislipidemias, diabetes tipo 2, hipertensão, certos tipos de câncer, dislipidemias, deficiências de minerais e vitaminas são alguns exemplos de doenças que envolvem primária ou secundariamente distúrbios na ingestão ou metabolismo de nutrientes. Durante o curso dessas doenças ocorrem distúrbios nutricionais característicos, específicos relacionados à ingestão e ao metabolismo de nutrientes e que podem afetar vários ou partes específicas de nosso organismo e devem necessariamente envolver para a sua avaliação médica clínica, diagnostico e tratamento. Não é possível na clinica, em medicina, em nutrologia fazer o tratamento de doenças sem o diagnostico clinico, funcional e bioquímico.Uma avaliação nutrológica completa e especializada, além da historia médica clínica nutricional, incluem dados específicos sobre a alimentação familiar, atual e pregressa do paciente desde o nascimento, exame médico pertinente com ênfase na funçao e fisiopatologia de nutrientes, na transição da saúde para a doença. Ela requer uma série de exames funcionais, bioquímicos, nutrogenétidos/ nutrogenômicos, histológicos e fisiológicos dos nutrientes nos diversos compartimentos do corpo humano. Nesta análise que deve sempre ser personalisada, procura-se integrar os processos de ingestão, absorção e metabolismo dos macro e micro-nutrientes, assim como a utilização, o armazenamento e a eliminação dos vários produtos e metabolismo nutricional em cada paciente. Tambem é fundamental estabelecer-se as propriedades estruturais e funcionais dos nutrientes com ênfase na relação destes com as funções básicas dos órgãos e tecidos do organismo. Este tipo de conhecimento integrado facilita então investigações mais especificas e precisas de repercussões fisiopatológicas que acompanham os distúrbios dos nutrientes e modificam processos biológicos essenciais à vida. O resultado final desta investigação clínica nutrológica permite uma atualização e um desenvolvimento de programas mais eficazes na prevenção e tratamento clínico de nutropatias, individuais e comunitárias, que estão diretamente ou indiretamente ligadas a distúrbios dos processos orgânicos de nutrientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Herrera Ramírez, Carlos David. "Análisis del control biológico de Trips Frankliniella occidentalis (Thisanoptera: Thripidae) (Pergande) en el cultivo de rosas Rosa spp del Ecuador." SATHIRI, no. 5 (July 5, 2018): 46. http://dx.doi.org/10.32645/13906925.274.

Full text
Abstract:
Dentro de las plagas que afectan al cultivo del rosal los Trips Frankliniella occidentalis poseen una importancia económica especial, ya que su daño directamente afecta la calidad de la flor, especificamente la corola; una flor con presencia de daños ocasionados por esta plaga no es exportable, representando perdidas a nivel económico para las empresas dedicadas a la exportación de rosas. Esta plaga es un insecto polifago, los estadios de ninfas y adultos de trips Frankliniella occidentalis (Pergande) son los que generan daños en el cultivo del rosal, su control se soporta con el uso de la estrategia química; también las prácticas culturales y el control biológico integran los planes de manejo integrado de esta plaga; en el Ecuador se puede encontrar alternativas de control biológico viables para el control de Trips Frankliniella occidentalis (Pergande) en institutos de investigación, universidades o empresas privadas, alternativas entre las que podemos anotar: Orius spp, Amblyseius spp, Metarhizium anisopliae Verticillium lecanii y Beauveria bassiana; para las fincas que adopten este componente biológico en el MIP, deben efectuar investigaciones previas, mediante las cuales evalúen: la adaptación del controlador a los ambientes específicos; efectos colaterales de los controladores y el potencial del organismo como controlador biológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Perito, Maria Eugênia Sampaio, and Jucélia Jeremias Fortunato. "Marcadores Biológicos da Depressão:." Revista Neurociências 20, no. 4 (2001): 597–603. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2012.v20.8235.

Full text
Abstract:
Introdução. A depressão é um dos mais prevalentes transtornos psi­quiátricos e tem sido associada a alterações nas vias de sinalização que regulam a neuroplasticidade e a sobrevivência celular. Objetivo. O objetivo deste estudo foi revisar a relação entre neurotrofinas e mo­delos experimentais de depressão, bem como a forma em que os me­dicamentos antidepressivos podem estar atuando na estimulação da produção dos fatores neurotróficos. Método. Uma revisão de litera­tura através de pesquisa nas bases de dados MEDLINE e SCIELO, utilizando a combinação dos seguintes descritores: modelo animal de depressão, fatores neurotróficos e BDNF, e suas respectivas traduções no idioma inglês. Resultados. Foram apresentados dados que revela­ram que o fator neurotrófico derivado do cérebro apresenta um papel crucial na regulação da atividade sináptica e plasticidade, relacionando a depressão maior com danos nas vias de sinalização celular. Entre­tanto, para a transcrição desta neurotrofina é necessário a ativação de mecanismos de sinalização, incluindo cálcio, CREB, MEK, MeCP2, CaMKII e hormônios. Conclusão. Após esses argumentos foi possível rever o conceito sobre a fisiopatologia e os mecanismos envolvidos para o desenvolvimento da doença e com isso sugerir possíveis estra­tégias a fim de desenvolver novos fármacos para melhorar a eficácia do tratamento.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Paiva, Eduardo Soares, Kate Cerqueira Revoredo, and Fernanda Araujo Baião. "DW-CGU: Integração dos Dados do Portal da Transparência do Governo Federal Brasileiro." iSys - Brazilian Journal of Information Systems 9, no. 1 (2016): 6–32. http://dx.doi.org/10.5753/isys.2016.298.

Full text
Abstract:
Os portais de transparência governamental são ferramentas de consolidação e desenvolvimento da democracia. Porém, a simples disponibilização de informações não garante uma visão unificada dos dados. O fato de os dados apresentados serem oriundos de Sistemas de Informação independentes traz problemas de integração. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma solução de integração de dados para o Portal da Transparência do Governo Federal e sua principal contribuição é a proposta de uma arquitetura capaz de controlar todas as fases do processo de integração dos dados de um portal coorporativo. Os resultados obtidos evidenciaram o potencial de análise que esses dados integrados oferecem. A validação da arquitetura proposta avaliou os resultados do processo de integração de dados não apenas antes da implantação da solução, como também durante toda a fase de operação do sistema. O trabalho evidencia que a integração de dados envolve questões que vão além dos desafios tecnológicos, carecendo de interpretações semânticas dos dados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Carvalho, Juliana dos Santos, Roberta Jeske Kunde, Cristiane Mariliz Stöcker, Ana Cláudia Rodrigues de Lima, and Jamir Luis Silva da Silva. "Evolução de atributos físicos, químicos e biológicos em solo hidromórfico sob sistemas de integração lavoura-pecuária no bioma Pampa." Pesquisa Agropecuária Brasileira 51, no. 9 (2016): 1131–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2016000900012.

Full text
Abstract:
Resumo O objetivo deste trabalho foi avaliar a evolução de atributos físicos, químicos e biológicos de um solo hidromórfico sob sistemas de integração lavoura-pecuária, no bioma Pampa. O estudo foi desenvolvido em área experimental manejada com sistema plantio direto desde 2006, no Município de Capão do Leão, RS, em um Planossolo Háplico eutrófico típico. Três áreas foram utilizadas, com os seguintes tipos de manejo: área de lavoura sem pastejo; área de integração lavoura-pecuária (ILP), com soja e milho alternados em sucessão à pastagem de inverno; e campo nativo pastejado. As coletas de solo foram realizadas em duas épocas, em todas as áreas, às camadas de 0,00-0,05, 0,05-0,10 e 0,10-0,20 m profundidade, para análises dos seguintes atributos do solo: físicos, macroporosidade, microporosidade e densidade; químicos, carbono orgânico total, nitrogênio total e relação carbono/nitrogênio; e biológicos, diversidade e abundância da macrofauna edáfica. Na área com pastejo, a macroporosidade aumentou ao longo do tempo. A densidade do solo diminuiu na camada 0,00-0,05 m, enquanto o carbono orgânico total aumentou na camada de 0,10-0,20 m, em todas as áreas. O sistema de integração lavoura-pecuária favorece a abundância e a diversidade da fauna edáfica do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Suehiro, Ricardo Maisse, Nádia Emi Aikawa, Jozélio Freire de Carvalho, and Clovis Artur A. da Silva. "Terapia com agentes biológicos na criança e no adolescente." Revista Paulista de Pediatria 28, no. 2 (2010): 227–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822010000200016.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Revisar os mecanismos fisiopatológicos e novos alvos terapêuticos, os agentes biológicos disponíveis, principais indicações e a evidência científica atual para o uso de terapias biológicas na população pediátrica. FONTES DE DADOS: Pesquisa na base de dados Medline e SciELO, nas línguas inglesa e portuguesa, entre 2000 e 2009. As palavras-chave usadas foram "agentes biológicos", "crianças" e "adolescentes". SÍNTESE DOS DADOS: Os agentes biológicos são uma importante opção terapêutica para tratar as doenças autoimunes refratárias às terapias convencionais na infância e na adolescência. Com exceção da artrite idiopática juvenil, a maioria dos estudos em outras doenças autoimunes não é controlada. CONCLUSÕES: Os agentes biológicos têm demonstrado eficácia no tratamento de doenças autoimunes pediátricas como artrite idiopática juvenil, miopatias idiopáticas inflamatórias, lúpus eritematoso juvenil, vasculites, uveítes crônicas, doenças inflamatórias intestinais e púrpura trombocitopênica imune crônica, assim como no linfoma não-Hodgkin. Considerando-se o custo elevado e os potenciais eventos adversos, o uso desses agentes deve ser individualizado e acompanhado por especialista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Moreira, Maria Luiza Osório, Levindo Cardoso Medeiros, and Heitor Faria da Costa. "INTEGRAÇÃO DE DADOS MULTIFONTES PARA MAPEAMENTOS TEMÁTICOS." REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA 1, no. 1 (2007): 28. http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v1i1.2965.

Full text
Abstract:
<p>O uso de imagens é fundamental em trabalhos de mapeamento. A composição de imagens multifonte<br />abordada neste trabalho é baseada em alguns métodos já existentes na literatura, como produtos derivados<br />da clássica transformação IHS. Tais técnicas de integração de dados de naturezas diversas, já vêm sendo<br />difundidas desde o final da década de 80 e têm sido utilizadas com muito sucesso até hoje. Avaliar à<br />integração de dados de radar com dados de sensores passivos, mapeamentos temáticos e bases<br />cartográficas constitui o principal objetivo deste trabalho.As técnicas de fusão de dados provenientes de<br />fontes diferentes (multifontes) vêm sendo amplamente utilizadas com intuito de gerar um produto final de<br />boa qualidade visual, para as análises quantitativas e qualitativas e para os procedimentos de interpretação<br />visual. Estes procedimentos são úteis na redução dos prazos e custos dos projetos. Deste modo entendese porque a utilização destas técnicas alcançou uma vasta variedade de aplicações dentro do conjunto de<br />disciplinas das Ciências da Terra.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!