Academic literature on the topic 'Lavagem de solos'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Lavagem de solos.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Lavagem de solos"

1

Oliveira, Luciana Pena de, and Dione Mari Morita. "Tratabilidade de solos tropicais contaminados por resíduos da indústria de revestimentos cerâmicos." Engenharia Sanitaria e Ambiental 13, no. 1 (2008): 97–108. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522008000100013.

Full text
Abstract:
Este trabalho de pesquisa buscou investigar a eficácia da remoção de chumbo (Pb) e zinco (Zn) de uma área contaminada pelo depósito inadequado de resíduos de indústrias de revestimentos cerâmicos do pólo de Santa Gertrudes (São Paulo, Brasil), ocorrido há cerca de trinta anos atrás. Foram avaliados três processos de lixiviação: lavagem com ácido sulfúrico concentrado e por soluções de peróxido de hidrogênio a 30% e de ácido clorídrico 0,1 M. Os resultados obtidos mostraram que o tratamento com peróxido de hidrogênio não removeu Pb e Zn; que a lavagem com ácido sulfúrico concentrado promoveu a redução de 50% dos teores de Zn e a solução de ácido clorídrico 0,1 M reduziu os teores de Pb e Zn em 15% e 10%, respectivamente. O teor remanescente de Zn no solo tratado com ácido sulfúrico concentrado foi de 117 mg/kg e os de Pb e Zn no solo lavado com a solução de ácido clorídrico 0,1 M, de 806 mg/kg e 213 mg/kg, respectivamente, valores estes inferiores aos de intervenção estabelecidos pelo órgão de controle ambiental paulista.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Araujo, Josinaldo Lopes, Pedro Jorge da Silva Severo, Francisco Tarcísio Cartaxo Lucena, Rafael Guimarães Veriato, and Kariolania Fortunato de Paiva. "Enxofre elementar ou sulfato de cálcio para remediação de solos salino-sódicos?" Pesquisa Agropecuária Tropical 45, no. 4 (2015): 388–96. http://dx.doi.org/10.1590/1983-40632015v4537090.

Full text
Abstract:
RESUMO A recuperação de solos com elevada salinidade e alcalinidade requer a utilização de produtos que promovam a redução do pH e diminuam os teores de Na trocável, para melhorar a sua fertilidade. Objetivou-se avaliar o efeito do sulfato de cálcio e do enxofre elementar sobre os atributos químicos de um solo com altos teores de sais solúveis e Na trocável. Dois experimentos foram conduzidos em casa-de-vegetação, utilizando-se amostras de um Neossolo Flúvico sódico sálico de textura franco-arenosa. No primeiro experimento, foram testados quatro tratamentos referentes à correção do solo (sem corretivo, sem corretivo e sem lavagem, corrigido com sulfato de cálcio e corrigido com enxofre elementar). No segundo experimento, os tratamentos compreenderam cinco doses de enxofre elementar (0 kg ha-1, 400 kg ha-1, 800 kg ha-1, 1.200 kg ha-1 e 1.600 kg ha-1). O enxofre elementar e o sulfato de cálcio influenciaram positivamente os atributos químicos do solo, proporcionando melhor fertilidade. O enxofre elementar, além de melhorar os atributos químicos desse solo, é mais eficiente que o sulfato de cálcio na diminuição de sua alcalinidade, contudo, o uso desse produto requer a aplicação de fonte adicional de cálcio ao solo. Devido ao seu baixo teor de argila, a simples lavagem contribui para diminuir a salinidade e sodicidade do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Silva, George B., Mário M. Rolim, Elvira M. R. Pedrosa, Felizarda V. Bebé, and Enio F. F. Silva. "Efeito da aplicação de água residuária da lavagem dos frutos de café sobre as propriedades químicas do solo." Engenharia Agrícola 31, no. 1 (2011): 158–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162011000100016.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações químicas de solos tratados com água residuária de café (ARC). O experimento foi conduzido em colunas de PVC, onde foram avaliadas quatro doses de ARC (0; 174; 522 e 870 t ha-1), em dois Argissolos Amarelos subdivididos em quatro camadas, para dois períodos de incubação (30 e 60 dias). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, em arranjo fatorial, e as variáveis analisadas foram cálcio, magnésio, potássio, sódio, pH e condutividade elétrica do extrato da pasta saturada. As doses de ARC alteraram as propriedades químicas dos solos nos dois períodos de incubação estudados, aumentando os teores de Ca++, Na+ e, principalmente, K+ nos dois solos. A dose de aplicação de 174 t ha-1 de ARC elevou a concentração de K+ no solo para a faixa ideal, de acordo com as exigências nutricionais da cultura. A camada superficial apresentou maior concentração de K+, Na+, Ca++ e, consequentemente, maior CEes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Blanco, Flávio F., and Marcos V. Folegatti. "Recuperação de um solo salinizado após cultivo em ambiente protegido." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 5, no. 1 (2001): 76–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662001000100014.

Full text
Abstract:
O excesso de fertilizantes e o manejo inadequado da irrigação nos cultivos em ambiente protegido, têm levado à salinização dos solos, o que resulta na redução da produtividade das culturas. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes lâminas de lavagem e métodos de aplicação na recuperação de um solo salinizado em ambiente protegido. Foram utilizadas três diferentes frações (2/3, 1 e 3/2) da lâmina calculada, aplicadas por gotejamento e inundação, resultando em um esquema fatorial 2 x 3, com três repetições. Pelos resultados obtidos, concluiu-se que a aplicação por gotejamento foi mais eficiente na lixiviação dos sais acumulados no solo, devendo-se utilizar lâmina relativa de lavagem e coeficiente k de 0,9 e 0,1 para gotejamento e de 1,3 e 0,2 para inundação, respectivamente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Coelho, Ricardo Silva, and Mônica Cristina Teixeira. "Biorremediação de solos contaminados com arsênio por meio de lavagem de solo usando biossurfactantes." Engenharia Sanitaria e Ambiental 25, no. 4 (2020): 543–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522020197400.

Full text
Abstract:
RESUMO A mineração de ouro é uma das principais fontes de contaminação de arsênio (As) no Quadrilátero Ferrífero em Minas Gerais. O As é um elemento tóxico capaz de causar sérios danos à saúde humana. Com o objetivo de investigar formas mais ecológicas e igualmente eficientes para a remoção de As em solos, empregou-se a técnica de lavagem de solos (soil washing) com uso de extratos com biossurfactantes (BS) visando promover a mobilização do As contido em solo de mina de ouro abandonada. Para a produção dos extratos, foram selecionadas duas culturas mistas de bactérias produtoras de BS (MPCB e MPBR) tolerantes a alta concentração de arsênio (8 mg.L-1). Os tensoativos produzidos foram estáveis em ampla faixa de pH, 3-11; temperatura, 28-50ºC e salinidade, 1-5% NaCl (p.v-1). Nos testes de lavagem de solo, em pH 11, as remoções de As obtidas com os extratos MPCB (14,01 e 13,72%) e MPBR (12,04 e 12,31%) foram superiores àquelas obtidas com soluções a 1% (p.v-1) dos surfactantes comerciais SDS (0,87 e 0,71%); saponina (0,57 e 0,55%) e lecitina de soja (2,05 e 2,63%). Os resultados dos testes em coluna foram igualmente influenciados pelo pH e pela proporção sólido:líquido. As maiores remoções de As: 25,43% (MPCB) 22,43% (MPBR) foram obtidas em pH 11, na proporção 1:40 (g.mL-1), após 10 ciclos de extração. Os extratos MPCB e MPBR removeram o As solúvel em água, os íons ligados ao carbonato e aqueles adsorvidos. Ambos os extratos tiveram comportamento semelhante ao ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e ao extrato de cultura microbiana comercial (GorduraKlin®).
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Silva, Waleska G. P. da, Nelson M. B. do Amaral Sobrinho, and Nelson Mazur. "Uso de fosfato para remoção de arsênio de solo contaminado." Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, no. 1 (2010): 101–6. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010000100014.

Full text
Abstract:
Quando da opção do procedimento de remediação de solos contaminados com metais pesados para determinado sítio, deve-se levar em consideração dados do sítio e do contaminante, o grau de contaminação, o uso futuro da área e a viabilidade econômica do processo de remediação. A Cia. Mercantil Ingá, localizada no município de Itaguaí, RJ, extraía zinco da calamina através do processo de hidrometalurgia. Durante 31 anos a empresa dispôs, no seu pátio e de forma inadequada, cerca de 3 milhões de toneladas de resíduo perigoso. Uma das etapas do processo de extração do zinco consistia na adição de trióxido de arsênio para a remoção de impurezas, tendo-se verificado contaminação do solo com arsênio de áreas próximas ao local de disposição do resíduo. Dentro deste contexto se avaliou, no presente estudo, a técnica de remediação ex situ, através da remoção por lavagem de solo contaminado com arsênio, e o tratamento do efluente gerado da lavagem. O fracionamento mostrou que a diminuição do pH aumentou a retenção do arsênio. O diidrogenofosfato de potássio 0,4 mol L-1 mostrou-se eficiente na remoção por dessorção do arsênio presente no solo contaminado, conseguindo dessorver cerca de 70% deste elemento em pH 6,2. O cloreto férrico foi mais eficiente que o sulfato de alumínio para a remoção por coagulação, do arsênio do efluente da lavagem do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Roque, Aline, Edy Lenin Tejeda Montalvan, and Maria Eugenia Gimenez Boscov. "Caracterização mineralógica, química e geotécnica do lodo da estação de tratamento de água Taiaçupeba." Geotecnia, no. 151 (March 12, 2021): 33–52. http://dx.doi.org/10.24849/j.geot.2021.151.03.

Full text
Abstract:
Os lodos de estações de tratamento de água (LETA’s) são resíduos provenientes da lavagem de filtros e decantadores. No Brasil, convive-se com a prática de destinação ambientalmente inadequada do lodo. Entretanto, tem havido a procura de soluções mais sustentáveis, como o seu reaproveitamento misturado a solos naturais em obras geotécnicas, o que requer a caracterização do material. Neste trabalho foram investigadas as características químicas, mineralógicas e geotécnicas do LETA Taiaçupeba, localizada no município de Suzano, Brasil. O lodo tem grande quantidade de matéria amorfa e teor de matéria orgânica de 15,5%, é ácido (pH = 6,4) e apresenta capacidade de troca catiônica mais elevada que a maioria dos solos tropicais brasileiros (CTC = 73,3 mmolc.kg·¹). A predominância da matéria orgânica, a reduzida presença de minerais, a presença de sais metálicos e polímeros e o alto teor de umidade dificultam a execução e interpretação dos ensaios geotécnicos, particularmente a análise granulométrica. Alguns defloculantes foram testados e não conseguiram promover a separação de partículas na sedimentação. Por outro, lado, a granulometria a laser indicou mais de 95% de finos. Foi obtida massa específica dos grãos de 2,42 g/cm³, limite de liquidez de 536%, limite de plasticidade de 236% e o material foi classificado como silte orgânico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Pugliese, Lilian, Carolina Lourencetti, and Maria Lúcia Ribeiro. "IMPACTOS AMBIENTAIS NA PRODUÇÃO DO ETANOL BRASILEIRO: UMA BREVE DISCUSSÃO DO CAMPO À INDÚSTRIA." Revista Brasileira Multidisciplinar 20, no. 1 (2017): 142. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2017.v20i1.472.

Full text
Abstract:
Este trabalho tem como objetivo compilar e apresentar conjuntamente os principais impactos ambientais causados pela produção agrícola e industrial da produção de etanol, assim como apontar medidas de mitigação que têm sido apresentadas na literatura. O delineamento do estudo foi realizado pela análise qualitativa do material obtido em revisão bibliográfica. Durante a produção agrícola, os principais impactos ambientais encontrados foram a compactação dos solos por tratores e implementos agrícolas, a contaminação de corpos d’água e solos pelo uso intensivo de fertilizantes e agrotóxicos, aplicação não controlada de vinhaça, torta de filtro ou escórias de siderurgia e poluição do ar por queimadas da palha da cana-de-açúcar. Durante a produção industrial, os principais impactos ambientais apontados relacionam-se com a poluição de ar proveniente da queima do bagaço e palhada excedente para geração de energia elétrica e cinzas dessa queima, com o descarte inadequados da água de lavagem da cana e de equipamentos, das águas residuais de condensadores e multijatos e das águas residuais domésticas. As discussões apresentadas demonstram que a produção de etanol pode gerar impactos desconhecidos pela maior parte da população, tanto na produção agrícola, quanto na produção industrial, podendo ocasionar poluição atmosférica e dos recursos hídricos. Medidas de mitigação, como biodegradação da vinhaça e produção de gases para geração de energia, diminuição do consumo e reúso da água, também são apontadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Jaime Antonio de, and Paulo Roberto Ernani. "Influencia do solvente, da relação solo/solvente, e da incubação das amostras úmidas na variação do pH de solos Catarinenses." Ciência Rural 26, no. 1 (1996): 81–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000100015.

Full text
Abstract:
O pH do solo é um dos índices mais importantes na avaliação da disponibilidade de nutrientes. Seu valor numa mesma amostra pode variar, entretanto, em função dos cuidados após a amostragem e das técnicas laboratoriais utilizadas. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito do tipo de solvente, da relação solo/solvente, e da incubação de amostras úmidas, nos valores de pH de 49 solos catarinenses. Determinou-se o p H usando-se água (pH-H2O) ou solução de CaCl2 0,01 mol/L (pH-CaCl2 como solvente, nas relações solo/solvente de 1:1 e 1:2,5, nas amostras sem calcário, tanto nas que foram secas após a coleta (não incubadas) como naquelas incubadas úmidas durante 5 meses. O pH foi também determinado nas amostras da curva de neutralização da acidez de alguns solos, após a incubação, antes e depois da lavagem do excesso de sais das mesmas com água destilada. O uso de diferentes relações solo/solvente (1:1 e 1:2,5) não afetou os valores de pH em nenhum dos solventes usados. Houve uma alta associação positiva (r² = 0,96) entre os valores de pH determinados nos dois solventes, sendo que o pH-CaCl2 foi, em média, 0,6 unidades menor que o pH-H2O. A incubação das amostras úmidas diminuiu o pH de vários solos devido à acumulação de sais, e a diminuição foi maior no pH-H2O do que no pH-CaCl2. A percolação de água pelas amostras lavou o excesso de sais e corrigiu parcialmente o decréscimo causado pêlos sais no pH-H2O, porém teve pequeno efeito no pH-CaCl2. A recomendação de calcário para atingir valores de pH pré-estabelecidos foi superestimada quando as quantidades foram obtidas das curvas de pH-H2O das amostras não lixiviadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Garcia, G. O., P. A. Ferreira, A. T. Matos, H. A. Ruiz, and S. Martins Filho. "Alterações Químicas em Três Solos Decorrentes da Aplicação de Águas Residuárias da Lavagem e Despolpa de Frutos do Cafeeiro Conilon." Revista Engenharia na Agricultura - REVENG 16, no. 4 (2008): 416–27. http://dx.doi.org/10.13083/1414-3984.v16n04a05.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Lavagem de solos"

1

Melo, Jos? Fabr?cio Carvalho de. "Remedia??o de solos contaminados com diesel por lavagem com solu??o de tensoativos." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/17667.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:41:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 JoseFCM_DISSERT.pdf: 2061310 bytes, checksum: 67b7e2ece769fac61927cbbd2bd5769a (MD5) Previous issue date: 2012-01-31<br>Coordena??o de Aperfei?oamento de Pessoal de N?vel Superior<br>Combating pollution of soils is a challenge that has concerned researchers from different areas and motivated the search for technologies that aim the recovery of degraded soils. Literature shows numerous processes that have been proposed with the intent of remediating soils contaminated by oils and other by-products of the oil industry, considering that the processes available have, generally, high operating costs, this work proposes a costeffective alternative to the treatment of Diesel-contaminated soils. The washing solutions were prepared using water as aqueous phase, the saponified coconut oil (OCS) as surfactant and n-butanol as co-surfactant. In this study, the soil was characterized by physical and chemical analyses. The study of diesel desorption from the soil was held in bath, using hexane and washing solutions, which had 10 and 20 wt.% active matter (AM - co-surfactant/surfactants) respectively. The study of the influence of active matter concentration and temperature in bath agitated used an experimental planning. The experiment also developed a system of percolation in bed to wash the soil and studied the influence of the concentration of active substance and volume of washing solution using an experimental planning. The optimal times to achieve hexane extraction were 30 and 180 min, while the best results using a 10% AM was 60 min and using a 20% AM was 120 min. The results of the experimental planning on bath showed that the maximum diesel removal was obtained when at a 20 wt.% of AM and under 50 ?C, removing 99.92% of the oil. As for experiments in the system of percolation soil bed, the maximum diesel removal was high when the volume of the washing solution was of 5 L and the concentration of 20% AM. This experiment concluded that the concentration of AM and the temperature were vital to bath experiments for diesel removal, while in the system of percolation soil bed only concentration of AM influenced the soil remediation<br>O combate ? polui??o do solo ? um desafio que tem envolvido pesquisadores de diferentes ?reas na busca de tecnologias que permitam a recupera??o do solo degradado. V?rios processos de remedia??o de solos contaminados por ?leos, e outros produtos da ind?stria do petr?leo, t?m sido propostos na literatura, por?m, estes processos geralmente t?m elevados custos operacionais. Este trabalho tem como objetivo propor uma metodologia eficaz para o tratamento de solos contaminados por ?leo diesel atrav?s de lavagem com solu??o precursora de microemuls?o de baixo custo. As solu??es de lavagem foram preparadas utilizando ?gua como fase aquosa, ?leo de coco saponificado (OCS) como tensoativo e n-butanol como cotensoativo. Neste estudo o solo foi caracterizado atrav?s de an?lises qu?micas e f?sicas. Realizou-se em banho termostatizado com agita??o, o estudo do tempo de dessor??o do diesel do solo com hexano e com as solu??es de lavagem, as quais tinham 10% e 20% de mat?ria ativa (cotensoativo/tensoativo). Foi realizado um estudo planificado da influ?ncia da concentra??o de mat?ria ativa e da temperatura, em banho agitado. Tamb?m foi desenvolvido um sistema de percola??o em leito para lavagem o solo, e estudou-se a influ?ncia da concentra??o de mat?ria ativa (MA) e volume da solu??o de lavagem utilizando um planejamento experimental. Os melhores tempos de dessor??o do diesel no do solo para o hexano foram de 30 e 180 min, enquanto que para a solu??o contendo 10% de MA foram necess?rios 60 min e para a solu??o com 20% de MA os melhores resultados foram obtidos com 120 min. Os resultados do planejamento experimental em banho agitado mostraram que a remo??o do diesel foi m?xima quando se utilizou 20% de MA na temperatura de 50?C, removendo 99,92% e para os experimentos no sistema de percola??o em leito de solo, a remo??o foi m?xima quando o volume da solu??o foi de 5 L e a concentra??o de 20% de MA. Conclui-se que a concentra??o de MA e a temperatura foram par?metros importantes nos experimentos em banho agitado para a remo??o do diesel, enquanto que no sistema de percola??o em leito de solo apenas a concentra??o de MA teve influencia na remedia??o do solo. O trabalho realizado apresenta-se como uma boa alternativa para remedia??o de solo contaminado por Diesel
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lo, Monaco Paola Alfonsa. "Fertirrigação do cafeeiro com águas residuárias da lavagem e descascamento de seus frutos." Universidade Federal de Viçosa, 2005. http://www.locus.ufv.br/handle/123456789/9814.

Full text
Abstract:
Submitted by Marco Antônio de Ramos Chagas (mchagas@ufv.br) on 2017-03-17T17:22:40Z No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 972897 bytes, checksum: 3127a61942b8464ed26ab0f6209dae4e (MD5)<br>Made available in DSpace on 2017-03-17T17:22:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 texto completo.pdf: 972897 bytes, checksum: 3127a61942b8464ed26ab0f6209dae4e (MD5) Previous issue date: 2005-07-15<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico<br>As águas residuárias da lavagem e descascamento dos frutos do cafeeiro (ARC), por serem ricas em material orgânico em suspensão e constituintes orgânicos e inorgânicos em solução, apresentam grande poder poluente para o ambiente. Em vista das condições impostas pela Legislação Ambiental para lançamento de águas residuárias em cursos d’água, torna-se necessário o desenvolvimento de novas formas de tratamento e disposição final desses resíduos no ambiente. Dentre as formas alternativas de tratamento e/ou disposição de águas residuárias ricas em material orgânico está a fertirrigação, cuja técnica prioriza o aproveitamento dos nutrientes presentes na água residuária para substituição de parte da adubação química em áreas agrícolas cultivadas. Com o objetivo de avaliar o estado nutricional do cafeeiro Arábica e as alterações químicas no solo, após a aplicação de diferentes doses de água residuária da lavagem e descascamento dos frutos do cafeeiro (ARC), conduziu-se um experimento na Área Experimental de Hidráulica, Irrigação e Drenagem do Departamento de Engenharia Agrícola em área de 290 m 2 e cerca de 162 plantas de cafeeiro Arábica, cultivar Catuaí. A ARC utilizada no experimento foi coletada na unidade beneficiadora de frutos do cafeeiro da UFV após passar por um processo de filtração, cujo material filtrante era o pergaminho dos frutos do cafeeiro. Com base nas análises de conteúdo de potássio da ARC filtrada, foram estabelecidas as doses de ARC a serem aplicadas ao solo. As doses foram 66,4; 99,6; 132,77; 166,0 e 199,0 gramas de K + , aplicadas durante dois meses. Para avaliar o estado nutricional do cafeeiro, amostras de folhas do cafeeiro foram coletadas nos meses de maio, junho, julho, agosto e dezembro, sendo avaliadas as concentrações de N, P, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu e Mn. Equações de regressão polinomial foram ajustadas para a concentração dos nutrientes em função do tempo. Ao final da aplicação da ARC, amostras de solo foram coletadas, nas profundidades de 0 a 20 cm; 20 a 40 cm; 40 a 60 cm e 60 a 90 cm, para obtenção do valor do pH, condutividade elétrica em solução 1:2,5, e quantificação das concentrações de N total ; P, K, Ca, Mg e; P, Fe, Zn, Cu e Mn disponíveis e soma de bases. Os resultados obtidos com a análise de solo foram utilizados para o ajuste de equações de regressão buscando-se obter modelos de distribuição dos nutrientes e de alterações químicas nas diferentes profundidades do solo. A aplicação da ARC, além de fornecer nutrientes, proporcionou condições para maior absorção de alguns macro e micronutrientes pelas plantas e lixiviação geral de macronutrientes no perfil do solo, além de proporcionar aumento na concentração de potássio trocável até 90 cm, o que proporcionou aumento na condutividade elétrica da solução do solo cultivado com cafeeiro. O aumento na concentração de potássio no solo proporcionou deficiência de cálcio e principalmente de magnésio nas folhas do cafeeiro, tornando-se recomendável o reforço desses macronutrientes em áreas fertirrigadas com ARC. A ARC, quando aplicada em doses maiores e iguais 3,0 vezes à recomendação de potássio para a cultura, provoca sérios problemas ao cafeeiro, em razão da diminuição do potencial osmótico no solo. A ARC não pode ser aplicada em doses estabelecidas com base em requerimentos para irrigação do cafeeiro e a continuidade da aplicação de água no cafeeiro não causou efeitos fisiológicos detectáveis e nem alterou o estado nutricional do cafeeiro.<br>The wastewaters from the washing and husking of the coffee shrub cherries (ARC) are greatly pollutant to the environment for their richness in either suspended organic material and organic and inorganic constituents in solution. Taking into account the conditions imposed by the Environmental Legislation concerning to the release of wastewaters in the watercourses, the development of new ways for the treatment and final disposition of those residues in the environment becomes a need. Among the alternative forms for the treatment and/or disposition of these organic material-rich wastewaters is the fertirrigation, from which the technique prioritizes the use of the nutrients found in the wastewater for substitution of the chemical fertilization in cropped agricultural areas. Aiming at the evaluation of the nutritional state of the Arabic coffee shrub and the chemical alterations in the soil, after applying different doses of wastewater from the washing and husking the coffee shrub cherries (ARC), an experiment was carried out in the Experimental Area for Hydraulic, Irrigation and Drainage pertaining to the Agricultural Engineering Department. A 290 m 2 area and 162 Arabic coffee shrubs, Catuaí cv. were used. The ARC was collected in the UFV coffee processing unit after being subjected to a filtration process, from which the pulped coffee cherries were the filtering material. Based on the potassium content analyses in the filtered ARC, the doses of ARC to be applied to the soil were established. The K + doses corresponding to 66.4, 99.6, 132.77, 166.0 and 199.0 g were applied to the soil for two months. Some coffee shrub leaves were collected on May, June, July, August, and December in order to evaluate the concentration of N, P, K, Ca, Mg, Fe, Zn, Cu and Mn in the coffee shrub. Polynomial regression equations were adjusted for nutrient concentration as a function of time. At the end of the ARC application, some soil samples were collected at depths from 0 to 20 cm; 20 to 40 cm; 40 to 60 cm and 60 to 90 cm in order to obtain the value of pH, electric conductivity in solution 1:2,5, and the quantification of N total , P, K, Ca, Mg and the available P, Fe, Cu and Mn, and the bases total as well. The results obtained from the soil analysis were used for the adjustment of the regression equations, by looking for the obtainment of models for nutrient distribution and chemical alterations at different soil depths. Besides supplying nutrients, the ARC application provided conditions for higher absorption of some macro- and micronutrients by the coffee shrubs and general macronutrient leaching in the soil profile, as well as providing an increase in the concentration of the exchangeable potassium up to 90 cm, which provided an increased electric conductivity in the solution of the soil cropped with coffee plant. The increase in the soil potassium concentration provided some deficiency of calcium and mainly magnesium in the leaves of the coffee shrub, therefore the reinforcement of those macronutrients in the areas fertirrigated with ARC is advisable. When the ARC is applied at doses higher than 3.0 times the K recommended for this crop, it provokes serious problems to the coffee shrub because the decrease in the soil osmotic potential. The ARC fertirrigation may not be applied at established doses based on requirements for coffee shrub irrigation, as well as the continuity of the water application on the coffee shrub caused no detectable physiologic effects neither changed the nutritional state of the coffee shrub.<br>Tese importada do Alexandria
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Nascimento, Luiz Ant?nio do. "Remedia??o de solos contaminados com ?leo diesel utilizando um sistema de lavagem com microemuls?o." Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011. http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/15811.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-12-17T15:01:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LuizAN_DISSERT.pdf: 1380946 bytes, checksum: dc4e735e97a7eeceeab1f285f4673933 (MD5) Previous issue date: 2011-02-21<br>The underground reservoirs of fuel retailing system represent an environmental threat, because once in bad conservation, these tanks allow fuel leakage and infiltration. For soil contaminated with fuel, such as diesel oil, the present study introduces the microemulsion systems used by the method of washing. In tests carried out in column with a sample of sandy soil artificially contaminated and previously characterized as to its void level to porosity, to permeability which is an important parameter concerning the study of the method of washing. While microemulsions were characterized for their viscosity and wettability, a variation of active matter was also done departing from the original formulation. The hydraulic diffusivity of the microemulsion was studied so as the injection of such fluid in a soil with sandy characteristics. The results of the extractions revealed the excellent performance of these systems which get to remove around 95% of diesel fuel. This proves the efficiency of the microemulsion in the process of removal of diesel fuel from the soil with the advantage of being a system easily obtainable and less aggressive to the environment when compared to organic solvents.<br>Os reservat?rios subterr?neos do sistema retalhista de combust?veis representam uma amea?a ambiental, pois em mau estado de conserva??o esses tanques permitem o vazamento e infiltra??o do combust?vel. Para solo contaminado com combust?veis como o ?leo diesel este trabalho apresenta os sistemas microemulsionados aplicados pelo m?todo de lavagem. Em ensaios feitos em coluna com amostra de solo arenoso contaminado artificialmente e previamente caracterizado quanto ao seu ?ndice de vazios, ? porosidade, ? permeabilidade que s?o par?metros importantes no tocante ao estudo do m?todo de lavagem. Enquanto as microemuls?es foram caracterizadas por sua viscosidade e sua molhabilidade, tamb?m foi realizada a varia??o de mat?ria ativa partindo da formula??o original. A difusividade hidr?ulica da microemuls?o foi estudada a fim de que seja avaliada a inje??o deste fluido num solo com as caracter?sticas de arenoso. Os resultados das extra??es mostraram excelente desempenho desses sistemas chegando a retirar em torno de 95% do ?leo diesel. O que comprova a efici?ncia da microemuls?o no processo remo??o do ?leo diesel do solo com a vantagem de ser um sistema de f?cil obten??o e menos agressivo ao meio ambiente quando comparado aos solventes org?nicos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Nicolas Moura. "Avaliação do efeito da lavagem com surfactante na biodegradação de um solo contaminado por óleo diesel." Universidade de São Paulo, 2011. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3147/tde-01112011-123306/.

Full text
Abstract:
O óleo diesel é um dos derivados do petróleo mais consumidos no Brasil e responsável com grande número de áreas contaminadas. Enquanto há técnicas consagradas para a remoção do óleo diesel nas fases livre, vapor e dissolvida, as soluções para a remoção da fase residual ainda carecem de maior eficiência e/ou menor custo. Este trabalho mostra os resultados de uma investigação laboratorial da remoção de HPA de amostras indeformadas de um solo contaminado com óleo diesel por meio de ensaios de lavagem com soluções do surfactante Lauril Sulfato de Sódio (LSS) nas concentrações de 0,6, 1,5 e 3 CMC (concentração micelar crítica), seguido de um ensaio de respirometria para avaliar a capacidade de biodegradação aeróbia. Um equipamento foi desenvolvido especialmente para a realização dos ensaios de coluna utilizando os próprios anéis de amostragem. Os resultados mostraram que apenas na concentração de 3 CMC foi possível remover HPA em concentrações acima do limite de detecção da técnica analítica, e que essa remoção foi inferior a 7,6 % da massa residual no solo. Os resultados de respirometria mostraram que o solo sem a adição de surfactante degradou em média 1% do contaminante inicial, por semana. A influência da lavagem na biodegradação não demonstrou um comportamento regular e durou aproximadamente duas semanas. A biodegradação posterior ao período de influência do surfactante apresentou alta correlação linear com a concentração inicial de contaminante.<br>Diesel fuel is one of the most petroleum derivates consumed in Brazil and responsible with large numbers of contaminated areas. While there are consecrated techniques for the removal of diesel oil-free phases, vapor and dissolved, the solutions to remove the residual phase still need greater efficiency and/or lower cost. This work shows the results of a laboratory investigation of the removal of PAH undisturbed samples of soil contaminated with diesel oil by soil flushing tests with solutions of surfactant Sodium Lauryl Sulfate (SLS) at concentrations of 0,6, 1,5 and 3 CMC (critical micelle concentration), followed by a respirometric test to assess the ability of aerobic biodegradation. A device was developed specifically for the test column using their own sampling rings. The results showed that only the solution with 3 CMC concentration was able to remove PAH concentrations above the detection limit of the analytical technique, and that this removal was less than 7.6% of residual mass in the soil. The results showed in the soil respirometry without the addition of surfactant biodegraded on average 1% per week of the initial contaminant. The influence of flushing on the biodegradation has not established a regular pattern and lasted about two weeks. The biodegradation after the period of influence of the surfactant was highly correlated linearly with the initial concentration of contaminant.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Gonçalves, Rafael Henrique [UNESP]. "Aplicação da metodologia de superfície de resposta na otimização da remediação de um solo arenoso contaminado com cobre." Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2009. http://hdl.handle.net/11449/92744.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2014-06-11T19:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2009-10-09Bitstream added on 2014-06-13T19:13:05Z : No. of bitstreams: 1 goncalves_rh_me_rcla.pdf: 965679 bytes, checksum: c05e92494197dce7544dd639d4fa9e8c (MD5)<br>Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)<br>A contaminação de solos por metais pesados constitui-se em um problema ambiental que, geralmente, produz riscos permanentes à saúde humana e aos sistemas ecológicos, portanto com freqüente necessidade de intervenção por meio de tecnologias de remediação. Uma de tecnologias alternativas para a remediação de solos contaminados com metais pesados é a lavagem de solos in situ, cujo processo de remoção de contaminantes do solo envolve a percolação de uma solução extratora. Este trabalho propõe o emprego da metodologia de superfície de resposta para ajustar um modelo que aponte combinações entre os parâmetros da solução extratora – concentração de etileno diaminotetraacético dissódico (Na2EDTA), volume e pH da solução extratora – que possibilitem reduzir a concentração de cobre de um solo arenoso, a níveis de risco inferiores aos valores de intervenção para os cenários de exposição adotados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Para tanto, realizou-se uma série de ensaios de lixiviação em coluna utilizando-se um Neossolo Flúvico artificialmente contaminado (1257,3 mg kg-1). Os ensaios foram conduzidos em triplicata e configuraram um arranjo experimental do tipo planejamento composto central rotacional, composto por 15 diferentes combinações dos parâmetros da solução extratora e de uma replicata no ponto central. Os resultados obtidos mostraram que a metodologia de superfície de resposta possibilitou o ajuste de um modelo, que aponta combinações de concentração de Na2EDTA, volume e pH da solução extratora que permitem reduzir a concentração de cobre de um determinado Neossolo Flúvico a valores inferiores aos dispostos pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, para os cenários de exposição industrial, residencial, agrícola ou de proteção máxima.<br>The soil contamination by heavy metals is an environmental problem that usually produces permanent risk to human health and ecological systems that often need the intervention through remediation technologies. An alternative remediation technology for soils contaminated with heavy metals is the soil flushing, which the contaminant removing process involves the percolation of an extraction solution. This work proposes the use of response surface methodology to adjust a model that points out combinations among the parameters of the extraction solution –ethylenediaminetetraacetic disodium (Na2EDTA) concentration, volume e pH of extraction solution –to reduce the concentration of copper in a sandy soil to risk levels lower than the intervention levels for exposure scenarios adopted by Environmental Company of Sao Paulo State. Thus, a series of tests in leaching column was carried out using a Fluvisol artificially contaminated (1257,3 mg kg-1). The tests were conducted in triplicate and setup an experimental array of type central composite rotatable design, composed of 15 different combinations of the parameters of the extraction solution and one replicate in the center point. The results showed that the response surface methodology allowed the fit of a model that identifies combinations of Na2EDTA concentration, volume and pH of the extraction solution to reduce the concentration of copper in a Fluvisol to values lower than those adopted by Environmental Company of Sao Paulo State for the exposure scenarios, namely industrial, residential, agricultural or maximum protection.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

MONTEIRO, Adriano Luiz Normandia. "Avaliação de lavagem incompleta de sais em neossolo flúvico utilizando modelagem computacional." Universidade Federal Rural de Pernambuco, 2007. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/4909.

Full text
Abstract:
Submitted by Mario BC (mario@bc.ufrpe.br) on 2016-06-30T12:04:31Z No. of bitstreams: 1 Adriano Luiz Normandia Monteiro.pdf: 2165253 bytes, checksum: a56a08a2a876133289d03517e9c8d77a (MD5)<br>Made available in DSpace on 2016-06-30T12:04:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Adriano Luiz Normandia Monteiro.pdf: 2165253 bytes, checksum: a56a08a2a876133289d03517e9c8d77a (MD5) Previous issue date: 2007-05-31<br>Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES<br>This study has been developed in two locations which are typical of communal agriculture in the Northeast semi-arid, in alluvial valleys: Nossa Senhora do Rosário Farm, municipal district of Pesqueira, in the “agreste” area of Pernambuco State and another in the municipal district of Belo Jardim-PE. The objective was to evaluate a computational model to simulate scenarios involving salinization in alluvial soils in the semi-arid Northeast and to simulate the reduction effect on soil salinity in drainage leaching lisimeters and the precipitation as an element to reduce salt content. Based on numeric simulations with finite elements, using the model HYDRUS-1D, it was evaluated flow and transport of salts. For model calibration, of the model field data of water content and soil water pressure head, electric conductivity of soil solution, in adition to soil water characteristic parameters. Using measured actual evapotranspiration of the crop separated: potential evaporation (Ep) and potential transpiration (Tp), and precipitation, besides irrigation with different leaching depths, it was verified that the model is a satisfactory tool to simulate flow and transport in the studied situations. The leach should be used as handling for reduction of the salinity in the root zone since effective precipitations can drain in the winter periods. Incomplete leaching can be an effective alternative to reduce salinity in the root zone, when rainfall might occur.<br>O presente estudo foi desenvolvido em duas localidades que são modelos típicos de pequena agricultura familiar no semi-árido do Nordeste, em vales aluviais: a Fazenda Nossa Senhora do Rosário, localizada do município de Pesqueira-PE, região Agreste do Estado de Pernambuco, e em lotes irrigados na zona de rural do município de Belo Jardim, região Agreste do Estado de Pernambuco. O objetivo foi calibrar e validar modelo computacional para simular cenários que envolvam o transporte de sais em solos aluviais no semi-árido nordestino, e prever o efeito de lâminas de lixiviação e da precipitação no controle da salinidade do solo em lisímetros de drenagem. Com base em simulações numéricas, utilizando o modelo HYDRUS-1D, avaliou-se o fluxo e o transporte de sais. Para calibração do modelo foram utilizados dados do potencial matricial da água no solo, condutividade elétrica da solução do solo, além de dados da curva característica de retenção de água no solo. Usando medidas de campo de evapotranspiração potencial, e precipitação, foi possível inferir que o modelo apresentou-se como ferramenta adequada nas simulações realizadas, para diferentes cenários de lâminas de lixiviação. Verificou-se experimentalmente e numericamente que a lixiviação incompleta pode ser utilizada como alternativa de manejo para redução da salinidade na zona radicular, desde que precipitações efetivas possam complementar as lavagens.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Marques, Emanuel José Nascimento 1983. "Remediação de solo contaminado com hidrocarbonetos derivados de combustíveis utlizando lavagem oxidativa." [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/249624.

Full text
Abstract:
Orientador: Wilson de Figueiredo Jardim<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Química<br>Made available in DSpace on 2018-08-21T12:42:03Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marques_EmanuelJoseNascimento_M.pdf: 2293976 bytes, checksum: 7be303ab6d3a366873fc9c1c636abfbf (MD5) Previous issue date: 2012<br>Resumo: Neste trabalho foi avaliado um processo de lavagem de solo utilizando solução oxidante, visando a remediação de áreas contaminadas com hidrocarbonetos provenientes combustíveis. O processo foi denominado de lavagem oxidativa e consistiu na mistura de H2O2 com um catalisador de Fenton modificado, chamado Fentox®. A lavagem oxidativa foi aplicada em solo contaminado artificialmente com óleo diesel em laboratório, a fim de avaliar as mudanças ocorridas no perfil de distribuição dos hidrocarbonetos remanescentes no solo tratado e verificar as condições experimentais que resultassem em máxima remoção destes contaminantes. Foi possível obter remoção de 90% para alcanos totais, 69% para hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA) totais, e 86% para hidrocarbonetos totais de petróleo (HTP). O aumento na proporção entre fase líquida e fase sólida resultou em maior eficiência na remoção dos contaminantes. A lavagem do solo utilizando o agente tensoativo dodecil benzeno sulfonato de sódio (DBSS) foi outro aspecto investigado em laboratório. Verificou-se que em solo com baixa concentração inicial de HPA o uso do tensoativo não favoreceu a solubilização dos contaminantes. Além disso, a adição de tensoativo durante a lavagem oxidativa do solo não contribuiu para melhorar o desempenho do processo de remediação. O processo de lavagem oxidativa juntamente com solução de tensoativo foi aplicado em solo contaminado com óleos combustíveis em uma área localizada na cidade de São Paulo, a fim de remover os hidrocarbonetos presentes no local. Foi obtida redução de aproximadamente 87% do parâmetro HPA total, sendo que a extensão da remoção individual dos HPA apresentou variações, principalmente em função da hidrofobicidade característica de cada composto. A lavagem oxidativa mostrou-se uma alternativa viável sob o ponto de vista técnico, considerando que os resultados obtidos em campo foram comparáveis àqueles obtidos em laboratório<br>Abstract: In this work a soil washing process using oxidizing solution was evaluated, aiming the remediation of contaminated areas with hydrocarbons derived from fuels. The selected process was called oxidative soil washing and consists in the use of H2O2 with a modified Fenton¿s catalyst, called Fentox®. The oxidative washing was applied first in a laboratory diesel oil contaminated soil in order to evaluate changes in the distribution profile of hydrocarbons remaining in the treated soil and to set the experimental conditions that resulted in maximum removal of these contaminants. It was possible to obtain removals of 90% for total alkanes, 69% for polycyclic aromatic hydrocarbons (PAH), and 86% for total petroleum hydrocarbons (TPH). The increase in the liquid-solid ratio resulted in increase of the contaminant removal. The oxidative soil washing using the surfactant sodium dodecyl benzene sulphonate (SDBS) was another aspect investigated in the laboratory. It was found that in soil having low initial PAH concentration, the use of surfactant did not increase the contaminants solubilization. Furthermore, the surfactant addition during the soil oxidative washing did not improve the performance of the remediation process. The oxidative soil washing in the presence of the surfactant solution was applied in a fuel contaminated soil to remove hydrocarbons. Results indicated removal around 87 % for total PAH, with different rates according to the hydrophobicity of each compound. Oxidative soil washing proved to be a feasible alternative under the technical point of view, considering that results obtained on site were comparable to the ones obtained under laboratory conditions<br>Mestrado<br>Quimica Analitica<br>Mestre em Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Queiroz, Rosana Nogueira Fernandes de. "Diagnóstico ambiental de águas residuárias de empreendimentos da lavagem de veículos em Mossoró/RN." Universidade Federal Rural do Semi-Árido, 2014. http://bdtd.ufersa.edu.br:80/tede/handle/tede/420.

Full text
Abstract:
Made available in DSpace on 2016-08-16T13:31:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RosanaNFQ_DISSERT.pdf: 1769302 bytes, checksum: 0f0d1958e7b311e2b453db02b50c277a (MD5) Previous issue date: 2014-08-28<br>It is estimated, that is being produced every month in the city of Mossoró, 6096.55 m3 of wastewater from vehicle washing possibly contaminated. In this context, this study aimed to conduct an environmental diagnosis of the wastewater of washing enterprises for vehicles in Mossoró, RN. It was divided into two phases: the first, was conducted the survey city is of the car wash , and identified 34 businesses under the consultancy SEBRAE, within this field sampling were selected, at random, 13 enterprises, applied a questionnaire directed to owners with questions pertaining to the productive process, the source and destination of the water used; in the second stage was held the physico-chemical characterization of wastewater from three of the 13 companies surveyed in the previous step. The parameters analyzed in characterization were: oils and grease, BOD, COD, OD, ST, TSS, turbidity, total Nitrogen, P-total, temperature, Turbidity and pH. The results demonstrate that the wastewater from washing vehicles feature high concentrations of organic matter, oils and greases, turbidity and solid, which are in disagreement with specific environmental legislation. The evaluation demonstrated that although companies performed a primary treatment Water Separators and Oil (SAO), the effluent are not fit to be released into water bodies; It was found that the legal adequacy of companies Lava Jato regarding the treatment of effluents occurs only structurally. The owners are not appropriate of methods and of control standards established by current legislation for effluent discharge<br>Estima-se, que está sendo produzida mensalmente na cidade em Mossoró, 6.096,55m3 de residuárias de lavagem de veículos, possivelmente contaminada. Neste contexto, este trabalho teve como objetivo geral realizar um diagnóstico ambiental das águas residuárias de empreendimentos de lavagem de veículos em Mossoró, RN. Para tanto, foi dividido em duas fases: na primeira, foi realizado o levantamento das empresas de lavagem de veículos da cidade, e identificou-se 34 empresas sob a consultoria SEBRAE, dentro deste campo amostral foram selecionados, aleatoriamente, 13 empreendimentos, empregou-se um questionário dirigido aos proprietários com perguntas referentes ao processo produtivo, a origem e o destino da água usada; na segunda etapa foi realizada a caracterização físico-química das águas residuárias de três das 13 empresas pesquisadas na etapa anterior. Os parâmetros analisados na caracterização foram: óleos e graxas, DBO, DQO, OD, ST, SST, turbidez, Nitrogênio total, P-total, Temperatura, Turbidez e pH. Os resultados demonstram que as águas residuárias de lavagem de veículos apresentam altas concentrações de matéria orgânica, óleos e graxas, turbidez e sólidos, que estão em discordância com a legislação ambiental específica. A avaliação demonstrou que embora as empresas realizem um tratamento primário com Separadores de Água e Óleo (SAO), os efluentes não estão aptos para serem lançados em corpos hídricos; Constatou-se que a adequação legal das empresas Lava Jato quanto ao tratamento dos efluentes gerados ocorre apenas estruturalmente. Os proprietários não estão apropriados de métodos de controles dos padrões estabelecidos na legislação vigente para lançamento de efluentes
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Silva, José Leôncio de Almeida. "Desempenho de equações de lavagem para recuperação de solo salinizado por excesso de fertilizantes em ambiente protegido." Universidade de São Paulo, 2016. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11152/tde-15082016-111809/.

Full text
Abstract:
Em regiões nas quais a irrigação é intensiva, visando o aumento da produção de culturas, a fertirrigação é uma prática muito utilizada como uma alternativa para a adubação, proporcionando o menor grau de risco possível. Entretanto, a aplicação excessiva de adubos, via fertirrigação, pode elevar o risco de salinização dos solos, especialmente pela aplicação indiscriminada de fertilizantes. Nem sempre as chuvas que ocorrem em campo aberto são suficientes para lavar os sais do solo. O volume de água necessário para a lavagem de recuperação de um perfil de solo é calculado em função da salinidade inicial do solo, do nível final desejado, do tipo de solo e da profundidade de solo a recuperar, do método de aplicação da água de irrigação e da concentração de sais da água de lavagem. O objetivo desse trabalho foi avaliar o desempenho de equações empíricas para recuperação de solo salinizado, em sistema de lixiviação contínua e intermitente, para o a caso de lâminas de lavagem de sais fertilizantes. O experimento foi conduzido em lisímetros tubulares com a superfície protegida com plásticos, localizados em uma área a campo aberto, pertencente às dependências do Departamento de Engenharia de Biossistemas da Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz\" - ESALQ/USP, Piracicaba - SP. O estudo consistiu em três etapas: 1) Salinização dos solos armazenados em lisímetros tubulares de concreto, impermeabilizados em seu interior; 2) Recuperação dos solos salinizados; e 3) Medição das concentrações dos sais nos solos após o procedimento de dessalinização e comparação dessas com as previstas por fórmulas empíricas. Os tratamentos foram compostos pela combinação de dois fatores em esquema fatorial de 2x5, sendo duas formas de recuperação do solo (R1=continua e R2=intermitente) em cinco níveis inicias de salinidade no solo (S1=2,0: S2=4,0: S3=6,0: S4=8,0 e S5=10,0 dS m-1). O delineamento experimental adotado para o experimento foi o de blocos ao acaso, com 6 repetições. Tecnicamente, é possível o uso de lavagem de solos salinizados como estratégia de manejo da irrigação, sendo essa bastante satisfatória. Dentre as equações avaliadas, a que apresentou melhor performance na recuperação do solo salinizado foi a de Volobuyev, fornecendo respostas mais coerentes aos resultados obtidos experimentalmente. De maneira geral, as equações testadas foram mais eficientes no sistema de recuperação intermitente; no sistema continuo, os valores calculados para as lâminas de lavagem foram todos subestimados para condições estudadas.<br>In regions where irrigation is intensive, aimed at increasing crop production, fertigation is a practice widely used as an alternative to the fertilizing, with the lowest possible level of risk. However, the excessive application of fertilizers, via fertigation can raise the risk of salinization of soils, especially indiscriminate application of fertilizers. Not always the rains that occur in open country are enough to wash the salts from the soil. The volume of water required for washing recovery of a soil profile is calculated on the basis of initial soil salinity, final level desired, type of soil and depth of soil to recover, method of application of irrigation water and concentration of salts in the wash water. The objective of this work was to evaluate the performance of empirical equations for soil recovery in continuous and intermittent leaching system, for the determination of fertilizer salts wash blades. The experiment was conducted in lysimeters with tubular plastic-protected surface, located in an area in open field, belonging to the Department of Biosystems Engineering from Escola Superior de Agricultura \"Luiz de Queiroz-ESALQ/USP, Piracicaba - SP. The study consisted of three steps: 1) Salinisation of soils stored in lysimeters concrete tubular, waterproofed inside; 2) salinized soil recovery; and 3) measurement of concentrations of salts in the soil after the procedure of desalination and comparison of these with those provided by empirical formulas. The treatments were composed by the combination of two factors in factorial scheme of 2 x 5: two forms of recovery (R1=R2 = continuous and flashing) in five levels of salinity in the soil (S1=2.0: S2=4.0: S3=6.0: S4=8.0 and S5=10.0 dS m-1). The experimental design adopted for this experiment was random blocks with 6 repetitions. Technically, it is possible the use of salinized soils washing as irrigation management strategy, quite satisfactory. Among the equations evaluated, the best presented performance at salinized soil recovery was Volobuyev, providing coherent answers to the results obtained experimentally. In general, the equations tested were more efficient in the intermittent recovery system; the system keep the values calculated are praying all underestimated for studied conditions.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lussier, Karine. "Étude de faisabilité d'un procede de lavage thermique in situ de sols contaminés aux hydrocarbures lourds." Thesis, National Library of Canada = Bibliothèque nationale du Canada, 1998. http://www.collectionscanada.ca/obj/s4/f2/dsk1/tape11/PQDD_0027/MQ46657.pdf.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Conference papers on the topic "Lavagem de solos"

1

Resende, R. S., J. R. A. Amorim, M. A. S. Cruz, and T. N. Meneses. "Distribuição Espacial da Salinidade e Potencial de Lavagem Natural de Sais em Solos do Perímetro Irrigado Califórnia, em Sergipe." In II Inovagri International Meeting. INOVAGRI/INCT-EI/INCTSal, 2014. http://dx.doi.org/10.12702/ii.inovagri.2014-a311.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

SILVA, J. L. A., S. N. DUARTE, D. D. SILVA, and F. A. OLIVEIRA. "DESEMPENHO DE EQUAÇÕES DE LAVAGEM PARA RECUPERAÇÃO DE SOLO SALINIZADO EM SISTEMA DE LIXIVIAÇÃO INTERMITENTE." In IV Inovagri International Meeting. INOVAGRI/ESALQ-USP/ABID/UFRB/INCT-EI/INCTSal/INSTITUTO FUTURE, 2017. http://dx.doi.org/10.7127/iv-inovagri-meeting-2017-res3040870.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

SANTOS, P. D., L. F. CAVALCANTE, H. R. GHEYI, G. S. LIMA, E. M. GOMES, and F. T. C. BEZERRA. "LAVAGEM, GESSO AGRÍCOLA E FONTES ORGÂNICAS EM SOLO SALINIZADO SEGUIDO DE CULTIVO COM GIRASSOL E ARROZ." In IV Inovagri International Meeting. INOVAGRI/ESALQ-USP/ABID/UFRB/INCT-EI/INCTSal/INSTITUTO FUTURE, 2017. http://dx.doi.org/10.7127/iv-inovagri-meeting-2017-res3740562.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

de Lima, Mayana Aquino Correia, Jorge Luiz da Silva-Segundo, Matheus de Sá Gomes Cruz Souza, and Shalom Pôrto de Oliveira Assis. "ESTUDO DE PARASITAS EM HORTALIÇAS COMERCIALIZADAS EM UMA FEIRA LIVRE NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE." In I Congresso Brasileiro de Parasitologia Humana On-line. Revista Multidisciplinar em Saúde, 2021. http://dx.doi.org/10.51161/rems/693.

Full text
Abstract:
Introdução: As parasitoses são causas relevantes de agravo à saúde em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, sendo os parasitas intestinais os principais fatores debilitantes da população, associando-se, frequentemente, a quadros de diarreia crônica e desnutrição. Na transmissão dos parasitas intestinais, destacam-se o solo, o ar, a água, as moscas, as mãos e os alimentos (incluindo as verduras e hortaliças) como os principais elementos do ciclo da cadeia epidemiológica. Objetivo: Estudar a ocorrência de contaminação em hortaliças comercializadas em feira livre na Região Metropolitana do Recife, por formas infectantes de parasitas intestinais humanos. Material e métodos: Para o estudo foram selecionadas a alface lisa (Lactuva sativa L.) e o coentro (Coriandrum sativum L.), cinco amostras de cada, cultivadas em hortas comerciais e/ou de uso coletivo e comercializadas em uma feira livre da Região Metropolitana do Recife, localizada no bairro do Cordeiro, no ano de 2019. Foi estabelecido como unidade amostral para a alface o pé e para o coentro o maço, sendo a pesquisa de parasitas realizada nas partes comestíveis (talos e folhas). Logo após a obtenção das amostras, estas foram armazenadas sob refrigeração por, 48 horas. Em seguida, foram realizados os procedimentos laboratoriais, tais como, lavagem das hortaliças, filtração e sedimentação das amostras (método da sedimentação espontânea) e observação em microscópio, no Laboratório de Parasitologia – UNICAP. Resultados: Protozoários e helmintos foram observados nas hortaliças estudadas, sendo verificada a presença de um total de 8 (oito) diferentes tipos de organismos, distribuídos entre Balantidium coli (trofozoíto), Entamoeba coli (cisto), Endolimax nana (cisto), Ascaris lumbricoides (ovo), Enterobius vermicularis (ovo) e Ancylostoma duodenale (ovo e larva), além dos protozoários de vida livre, Paramecium sp. e Vorticella sp. Conclusão: Conclui-se que, as hortaliças podem ser importantes reservatórios de parasitas patogênicos e não patogênicos, tornando-se veículos de contaminação parasitológica para o homem e representando um relevante problema para a saúde pública.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!