Academic literature on the topic 'Método para determinação de "alfa"- metildopa'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Método para determinação de "alfa"- metildopa.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Método para determinação de "alfa"- metildopa"

1

Silva, Anne Karoline Mendes da, Natan Dias de Oliveira, Elber Gomes Sousa, Valéria Magro Octaviano Bernis, and Walter Octaviano Bernis Filho. "Análise da presença da atividade da enzima alfa-amilase salivar em cães." Caderno de Ciências Agrárias 12 (December 31, 2020): 1–5. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25948.

Full text
Abstract:
A alfa-amilase salivar é uma enzima unida ao cálcio que inicia a digestão de carboidratos tanto na cavidade oral como no vestíbulo da boca. Em animais, a alfa-amilase é secretada pelo tecido pancreático de todos os vertebrados e pela glândula salivar de alguns, entretanto, estudos sobre a presença da atividade da alfa-amilase na saliva de cães são escassos e contraditórios entre literaturas. Diante isso, o objetivo dessa pesquisa foi identificar a presença da atividade da enzima alfa-amilase salivar em cães. O protocolo usado para a determinação da enzima foi o descrito no kit colorimétrico específico e adaptado, sendo utilizado como base o método colorimétrico. Nesta metodologia, foi utilizado um kit de reagentes para determinação da atividade da amilase, onde a amostra de saliva foi incubada com o substrato amido e aquecida em temperatura de 38,9°C, para simular a temperatura média do corpo de um cão. Pela adição da solução iodada, o amido não hidrolisado adquire coloração azul que diminui proporcionalmente à atividade enzimática, sendo comparado com um controle. Com os resultados obtidos dessa pesquisa, é possível concluir que, ao realizar a análise laboratorial das amostras colhidas, foi possível observar que não há presença significativa da alfa-amilase na saliva de cães que seja capaz de hidrolisar o amido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Gomes, Cristiano Mauro Assis. "A estrutura fatorial do inventário de características da personalidade." Estudos de Psicologia (Campinas) 29, no. 2 (2012): 209–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-166x2012000200007.

Full text
Abstract:
Este artigo discute a natureza valorativa dos traços do modelo big five e investiga a validade do Inventário de Características da Personalidade, analisando sua estrutura fatorial. Fizeram parte da amostra 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola particular de Belo Horizonte. Foi empregada a Análise Fatorial Exploratória, com extração pelo método da máxima verossimilhança e rotação Geomin. Foram empregados o alfa de Cronbach e o índice de determinação do fator. Foram estipulados critérios para a eliminação de itens. A solução escolhida entre as diversas obtidas foi aquela com oito fatores (χ²=345,39, gl=163, índice comparativo de ajuste=0,99, raiz quadrada média do erro de aproximação=0,04, raiz quadrática média residual estandartizada=0,02). Os oito traços identificados são: abertura a novas experiências, extroversão, mutabilidade, estabilidade, foco em relações humanas, introversão, foco no objeto e foco no objetivo. O alfa dos fatores variou de 0,59 a 0,80, e a determinação do fator variou de 0,80 a 0,92. Implicações são discutidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Oliveira, Natan Dias de, Anne Karoline Mendes da Silva, Valéria Magro Octaviano Bernis, and Walter Octaviano Bernis Filho. "Análise da presença da atividade da enzima alfa-amilase salivar na espécie bovina." Caderno de Ciências Agrárias 13 (March 20, 2021): 1–7. http://dx.doi.org/10.35699/2447-6218.2021.26074.

Full text
Abstract:
A principal enzima salivar responsável pela digestão dos carboidratos é a alfa-amilase. Entretanto, estudos sobre a presença desta enzima em bovinos são escassos e as vezes contraditórios. Diante disso, o objetivo dessa pesquisa foi verificar a presença da atividade da enzima alfa-amilase em bovinos. O método usado para a determinação da enzima foi o colorimétrico modificado, utilizando para tal o kit comercial “Amilase Colorimétrica K003” ( Bioclin, Quibasa Química Básica Ltda, Belo Horizonte, MG, Brasil). A análise foi realizada mediante a visualização macroscópica da coloração após a amostra ser incubada com o substrato amido, e pela adição do iodo; o amido não hidrolisado adquire coloração azul/preta que diminui proporcionalmente à atividade enzimática, sendo comparado com um controle. Observou-se que nenhuma amostra apresentou resultados colorimétricos que apontam a presença da alfa amilase, sendo assim possível sugerir que, não há presença significativa desta proteína na saliva de bovinos que seja capaz de hidrolisar o amido.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Rodrigues, Alexandre Couto, Flávio Gilberto Herter, Valtair Veríssimo, Geraldo Chavarria, João Peterson Pereira Gardin, and Ângela Diniz Campos. "Determinação por cromatografia gasosa de açúcares em frutíferas de clima temperado." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 1 (2005): 173–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000100046.

Full text
Abstract:
As frutíferas de clima temperado apresentam o fenômeno da dormência. Na saída da dormência, há a conversão do amido para açúcares solúveis, como substrato para a retomada de crescimento na primavera. Visando à maior compreensão da fisiologia das plantas em respostas a eventos, como as variações climáticas, estresses e problemas de adaptação, desenvolveu-se este trabalho, no Laboratório de Fisiologia Vegetal da Embrapa Clima Temperado, com o objetivo de descrever uma metodologia para a determinação das concentrações dos açúcares solúveis (frutose, sorbitol, alfa-glicose, beta-glicose e sacarose), em tecidos vegetais de frutíferas, via cromatografia gasosa. O cromatógrafo utilizado para as análises dos açúcares por essa metodologia é o GAS CHROMATOGRAPH e a coluna do tipo Packed Column J. K. de 3,2mm de diâmetro por 2m de comprimento, empacotada com Silicone SE-52 Uniport HP 80/100 mesh. Através da cromatografia gasosa, obtêm-se eficiência e resolução cromatográfica, para análises de açúcares solúveis, sendo, desta forma, vantajoso e executável esse tipo de análise pelo método descrito.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Mingote, Raquel Maia, and Heliana Ferreira da Costa. "Avaliação do método de espectrometria por cintilação em meio líquido para a medida das atividades alfa e beta total em água: aplicação a águas de abastecimento público no estado de Goiás, Brasil." Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, no. 3 (2016): 569–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141973.

Full text
Abstract:
RESUMO Uma revisão da determinação de alfa e beta total em água, usando espectrometria de cintilação em meio líquido, é apresentada. Foram identificados os principais fatores que influenciam a exatidão e a repetibilidade dos resultados analíticos: pré-concentração térmica, tipo de ácido, janela de contagem e padrão de calibração. Um procedimento analítico foi estabelecido e aplicado a amostras de água de abastecimento público do estado de Goiás para avaliação das radioatividades alfa e beta total. O resumo estatístico dos dados foi realizado por meio dos métodos de análise de dados censurados. Os resultados estão consistentes com os valores de referência do Ministério da Saúde.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Granja Filho, Paulo Cesar N., Fernando A. M. S. Pompeu, and Alair Pedro Ribeiro de Souza e. Silva. "A acurácia da determinação do VO2max e do limiar anaeróbio." Revista Brasileira de Medicina do Esporte 11, no. 3 (2005): 167–71. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86922005000300003.

Full text
Abstract:
São raros estudos que tratam da acurácia de parâmetros de trocas gasosas durante o esforço, com a população brasileira. OBJETIVO: Determinar a confiabilidade do consumo máximo de oxigênio (VO2max) e do limiar anaeróbio (LAn), assim como, a objetividade do segundo (LAn) em adultos jovens saudáveis. MÉTODOS: Foram aplicados dois testes de esforço máximo, a partir dos quais dois observadores independentes determinaram o LAn através do método de inspeção visual. Os dados foram tratados por meio da análise de regressão, coeficiente de correlação intraclasse (CCI), ANOVA com dois fatores com teste post hoc de Tukey e teste t pareado para alfa < 0,05. As variações intra-observadores e intra-sujeitos foram determinadas por meio do erro típico (s) e coeficiente de variação (CV). RESULTADOS: Não houve diferença significativa entre os testes para o VO2max e LAn. Não foram observadas diferenças significativas entre testadores para a determinação do LAn. O VO2max apresentou entre os dois testes CCI = 0,97, s = ± 0,14L • min-1 e CV = ± 5,5% e para o LAn o CCI = 0,90, s = ± 0,14L • min¹, e CV = ± 9,2%. A determinação do LAn interobservadores apresentou CCI = 0,95, s = ± 0,10L • min-1 e CV = ± 5,6%. CONCLUSÃO: O VO2max e o LAn foram medidas satisfatoriamente precisas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Coêlho, Eugênio Ferreira, Dani Or, and Valdemício Ferreira de Sousa. "Avaliação de parâmetros hidráulicos para modelos de distribuição de água no solo sob gotejamento." Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, no. 4 (1999): 651–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000400017.

Full text
Abstract:
As soluções analíticas de distribuição de água para ponto fonte e regime de fluxo não- permanente são dependentes de parâmetros de solos considerados constantes em suas deduções. Erros na determinação desses parâmetros implicam insucesso dessas soluções. Este trabalho teve por objetivo avaliar o comportamento dos parâmetros alfada equação de Gardner k(h) = Ks ealfah e o parâmetro de linearização k = dK(teta)/dteta em diferentes posições do bulbo molhado, considerando os processos de infiltração isolado e seguido de redistribuição de água, à semelhança de um ciclo de irrigação. Dados de potencial matricial foram coletados em diversas posições do bulbo molhado em duas situações:(i) início da irrigação até atingir regime permanente em todo o bulbo molhado (infiltração); e (ii) durante dois ciclos de irrigação envolvendo infiltração e redistribuição de água. Os resultados mostraram que os parâmetros alfa e k variaram nas posições do bulbo molhado em relação ao gotejador, de acordo com o regime de umidade a que tais posições estiveram sujeitas. A obtenção desses parâmetros pelo método inverso requer testes que considerem as fases de infiltração e redistribuição em pelo menos dois ciclos de irrigação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Brandt, Carlos Teixeira, Carlos Roberto Carvalho Leite, Célia M. M. B. de-Castro, Raul Manhães-de-Castro, and Carlos Brandt Filho. "Esquitossomose mansônica hepatoesplênica humana: produção de TNF-alfa em monócitos." Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 30, no. 6 (2003): 447–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912003000600008.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Investigar os níveis de liberação de TNF-alfa?em cultura de monócitos em portadores humanos da forma hepatoesplênica de esquistossomose mansônica. MÉTODO: Foram incluídos aleatoriamente, no estudo, 39 voluntários de idades variando entre 15 e 31 anos, 19 homens e 20 mulheres, divididos em três grupos. Grupo 1 (GC) 12 indivíduos sadios, sem esquistossomose. Grupo 2 (AI) 18 indivíduos portadores de esquistossomose mansônica na forma hepatoesplênica, que tinham se submetido a esplenectomia, ligadura da veia gástrica esquerda e auto-implante de tecido esplênico no omento maior, quando tinham idades entre 7 e 16 anos. Esses pacientes receberam oxaminiquine na dose de 20mg/kg 30 dias antes do procedimento cirúrgico. O seguimento médio atual é de cerca de 8 anos. Grupo 3 - pacientes esplenectomizados sem auto-implante esplênico (ESAI) constituído de nove adultos jovens que tinham se submetido à esplenectomia sem auto-implante esplênico e desconexão ázigo-porta. Os pacientes esquistossomóticos dos grupos 2 e 3 tiveram confirmação dessa doença pela presença de fibrose de Symmers nas biópsias hepáticas realizadas durante o ato cirúrgico. Foram colhidos 6 ml de sangue periférico de cada um dos voluntários incluídos no presente estudo, cujos monócitos foram separados por centrifugação e cultivados no meio de cultura CultilabÒ). Amostras de 100ml do sobrenadante da cultura de monócitos (10(6) células/ml), de cada indivíduo dos três grupos, eram colhidos para determinação das concentrações de TNF-alfa. Essa concentração era mensurada pelo estudo colorimétrico de ELISA para citocinas (QuanticininasTM - Sistema R&D), após 4 horas de estimulação com PMA e incubação, em uma atmosfera úmida com 5% de CO² a 37ºC. RESULTADOS: As concentrações de TNF-alfa? não diferiram significantemente nos três grupos estudados [(GC 135,0 ± 51,6 pg/ml; AI 97,0 ± 25,4 pg/ml e ESAI 107,0 ±. 52,1 pg/ml) - ANOVA, F = 0,210; p = 0,813]. CONCLUSÃO: Os achados contribuem para hipótese de que após esplenectomia com ou sem auto-implante esplênico a função dos monócitos, com relação a produção de TNF-alfa, mantém-se preservada.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Veras, Moacir Medeiros, Carlos Adolpho Magalhães Baltar, João Bosco Araújo Paulo, and José Yvan Pereira Leite. "Caracterização de Bolhas com Uso de Espumante MIBC e ALFA-TERPINEOL em Coluna de Flotação Aplicando Técnica de HYDROMESS." HOLOS 3 (January 5, 2010): 42. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.322.

Full text
Abstract:
No processo de flotação, empregado na separação seletiva com base nas propriedades superficiais das espécies minerais, o contato entre as bolhas de ar e as partículas dispersas tem papel fundamental. O Tamanho das bolhas pode variar devido ao fenômeno da coalescência, sobre o qual tem influência a concentração do reagente espumante, resultando em uma não uniformidade do diâmetro das bolhas. Para entender melhor este comportamento, estudou-se a influência da concentração do metil-isobutil-carbinol (MIBC) e alfa-terpineol (ÓLEO DE PINHO) no diâmetro médio das bolhas. Para a medição do tamanho das bolhas, utilizou-se uma nova metodologia adaptada de uma técnica, desenvolvida pela TUClausthal (Technische Universität Clausthal) Alemanha, que faz uso da combinação de um capilar de vidro e uma sonda fotoelétrica que pode caracterizar as bolhas em termos de distribuição volumétrica, superficial e numérica, com base no índice de refração das fases presentes. Os experimentos foram realizados com água destilada e espumante cuja concentração variou de 0 a 16,3 ppm. Os diâmetros das bolhas apresentaram tamanhos variando de 2,27 a 2,67 mm em sistema ar/água. Para a determinação dos diâmetros das bolhas é necessário que o sistema forme bolhas compatíveis com os limites de dimensões dos capilares de vidro dispostos pelo equipamento. O método empregado para medida do diâmetro de bolhas de ar pelo índice de refração representa uma alternativa aos métodos de análise de imagem aplicados em estudos similares.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Lopes, Josiane, Damacio Ramón Kaimen Maciel, and Tiemi Matsuo. "Adaptação Transcultural e Validação da Escala de Impacto de Esclerose Múltipla." Revista Neurociências 19, no. 3 (2001): 433–40. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2011.v19.8349.

Full text
Abstract:
Introdução. A maioria dos instrumentos que avaliam a Qualidade de Vida (QV) de indivíduos com Esclerose Múltipla (EM) apresenta falhas psicométricas. A escala “Multiple Sclerosis Impact Scale (MSIS29)” é o instrumento mais adequado para avaliar o impacto da EM na saúde com abordagem funcional da QV. Objetivo. Realizar a adaptação transcultural e validação do instrumento MSIS-29 para a língua portuguesa (Brasil). Método. O MSIS-29 foi traduzido para o português, retrovertido para o inglês e analisadas as versões com aplicação em dois grupos de 15 indivíduos com EM até obtenção da versão final (MSIS-29-BR). A escala de Determinação Funcional da Qualidade de Vida (DEFU) e MSIS-29-BR foram aplicadas em 137 portadores de EM com reteste após 30 dias. Foi determinada a reprodutibilidade, validade (coeficiente de correlação de Pearson), consistência interna (teste Alfa de Cronbach) e a sensibilidade do MSIS-29-BR (teste de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). Resultados. O MSIS-29-BR apresentou reprodutibilidade com forte correlação (94,7%), consistência interna > 0,90, validade com excelente concordância (0,69 – 0,88) na maioria dos domínios e nível de sensibilidade > 78% para identificar grupos com diferentes limitações. Conclusão. O MSIS-29-BR é um instrumento válido com propriedades psicométricas aceitáveis para mensurar o impacto da EM na saúde de portadores brasileiros.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
More sources

Dissertations / Theses on the topic "Método para determinação de "alfa"- metildopa"

1

Batista, Debora Cristina Dalla Villa. "Metodo cinetico para a determinação quantitativa de "alfa" - metildopa em preparações farmaceuticas." [s.n.], 2004. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/248846.

Full text
Abstract:
Orientadores: Matthieu Tubino, Jose Augusto Rosario Rodrigues<br>Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Quimica<br>Made available in DSpace on 2018-08-04T01:34:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Batista_DeboraCristinaDallaVilla_M.pdf: 10224996 bytes, checksum: ea4ff4c47664a532b4582fb43f347efd (MD5) Previous issue date: 2004<br>Mestrado<br>Mestre em Química
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!