Academic literature on the topic 'Nabuco de Araújo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the lists of relevant articles, books, theses, conference reports, and other scholarly sources on the topic 'Nabuco de Araújo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Journal articles on the topic "Nabuco de Araújo"

1

Araújo, Ricardo Benzaquen de, and Carmen Felgueiras. "SUBJETIVIDADE, RELIGIÃO E POLÍTICA EM JOAQUIM NABUCO." Sociologia & Antropologia 7, no. 2 (August 2017): 581–607. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752017v7211.

Full text
Abstract:
Resumo Este texto, escrito em 2005, é o primeiro projeto de pesquisa elaborado por Ricardo Benzaquen de Araújo sobre Joaquim Nabuco, e sua importância está, em certa medida, na transição que ele procura efetuar em seus estudos, até então concentrados em autores da geração modernista, para as três últimas décadas do século XIX. Os dois períodos são articulados por, basicamente, dois propósitos do autor. Trata-se de dar continuidade à questão já trabalhada por ele em Guerra e paz: Casa-grande & senzala e a oObra de Gilberto Freyre nos anos 30, da relação da subjetividade, da automodelagem, com o contexto ao qual o autor está referido. Trata-se também de buscar, dialogando com os modernistas e seus epígonos, relativizar a obsessão com a identidade individual e nacional, que representaria tanto uma limitação para a interpretação da nossa história social e quanto um problema para as ações dela derivadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Carvalho, Marcus J. M. de. "O patacho Providência, um navio negreiro: política, justiça e redes depois da lei antitráfico de 1831." Varia Historia 30, no. 54 (December 2014): 777–806. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752014000300009.

Full text
Abstract:
O patacho Providência foi capturado pela marinha brasileira em 1839 por ordem direta do presidente da província de Pernambuco. O promotor que indiciou os envolvidos foi Nabuco de Araújo, então um dependente político dos irmãos Cavalcanti e do regente pernambucano Araújo Lima. Pelo menos outros 22 navios negreiros visitaram Pernambuco naquele mesmo ano. Somente o Providência foi capturado. O caso foi julgado pela justiça pernambucana, tendo como juiz um ex-presidente da Paraíba e depois enviado para a comissão mista no Rio de Janeiro, provocando um intenso debate diplomático, envolvendo portugueses, brasileiros e ingleses. Este caso permite observar os meandros da política local e imperial em relação ao tráfico, as redes do tráfico e ainda nos ajuda a entender como a repressão ou conivência estavam vinculadas às tensões políticas local e imperial em diferentes níveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Carvalho, Marcus Joaquim Maciel de, and Paulo Henrique Fontes Cadena. "A política como “arte de matar a vergonha”: o desembarque de Sirinhaém em 1855 e os últimos anos do tráfico para o Brasil." Topoi (Rio de Janeiro) 20, no. 42 (September 2019): 651–77. http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x02004206.

Full text
Abstract:
RESUMO Em 1855, um navio negreiro desembarcou em Pernambuco. A maioria dos cativos foi apreendida, mas uns 50 desapareceram entre os engenhos próximos, bem como a tripulação, após o capitão conversar com um delegado e senhor de engenho, elogiado pelo cônsul inglês e por uma liderança liberal pela maneira generosa como administrava seus cativos. Também foram indiciados outros proprietários vinculados ao presidente da província e aos senadores Cavalcanti, gerando protestos ingleses e um escândalo político e diplomático que alcançou o parlamento e o gabinete da conciliação, cujo ministro da justiça, Nabuco de Araújo, havia iniciado sua carreira em Pernambuco, à sombra dos Cavalcanti. O caso revela detalhes das resilientes malhas do tráfico na política imperial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Furlani, Carlos E. A., Carlos A. Gamero, Renato Levien, Afonso Lopes, and Rouverson P. da Silva. "Desempenho operacional de uma semeadora-adubadora de precisão, em função do preparo do solo e do manejo da cobertura de inverno." Engenharia Agrícola 24, no. 2 (August 2004): 388–95. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000200018.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o desempenho operacional de campo de uma semeadora-adubadora de precisão, equipada com seis linhas espaçadas de 550 mm, em um solo muito argiloso, classificado como Nitossolo Vermelho Distrófico Latossólico, na semeadura do feijoeiro (Phaseolus vulgaris L.). Os tratamentos consistiram de três métodos de preparo do solo: a) convencional (uma aração com arado de discos e duas gradagens niveladoras); b) escarificação (uma passagem de escarificador conjugado com rolo destorroador), e c) semeadura direta. Esses procedimentos foram combinados com quatro condições de cobertura do solo no inverno (consórcio aveia-preta + nabo forrageiro manejados com rolo-faca, triturador de palhas, herbicida e solo em pousio). Os métodos de preparo do solo e os manejos da cobertura foram repetidos por três anos consecutivos. Os valores de força e pico de força de tração na barra, patinagem dos rodados motrizes e consumo de combustível foram maiores no preparo com escarificador em relação aos obtidos no preparo convencional e na semeadura direta. A capacidade de campo efetiva foi maior na semeadura direta em relação aos outros tratamentos. Os manejos efetuados nas coberturas vegetais e o solo mantido em pousio não influenciaram em nenhuma das variáveis.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Vázquez, Carlos M. "Out-Beale-Ing Beale." AJIL Unbound 110 (2016): 68–73. http://dx.doi.org/10.1017/s2398772300002427.

Full text
Abstract:
In response to the 1991 Supreme Court decision resuscitating the presumption against extraterritoriality [hereinafter “PAE” or “presumption”],EEOC v. Arabian American Oil Co.(Aramco), Larry Kramer described the presumption as an anachronism—a throwback to the strict territorialist approach to choice of law that prevailed before the mid-Twentieth Century but has been mostly abandoned since then. The title of his scathing article,Vestiges of Beale, referred to Joseph Beale, the Harvard Law professor and reporter of the First Restatement of Conflict of Laws, whose since-discredited theories underlay that Restatement’s approach to choice of law. In the cases sinceAramco, the Court has strengthened and expanded the presumption. With its decision inRJR Nabisco v. European Community, it is fair to say, the Court has out-Beale’d Beale.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Schick, J., I. Bertol, O. Batistela, and A. A. Balbinot Júnior. "Erosão hídrica em cambissolo húmico alumínico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo: I. perdas de solo e água." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 2 (June 2000): 427–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000200019.

Full text
Abstract:
O impacto das gotas de chuva e o escoamento superficial são os agentes ativos na erosão hídrica, a qual é fortemente influenciada pela cobertura e rugosidade do solo, tipo de cultura e sistema de preparo. Os preparos conservacionistas diminuem a erosão hídrica em relação aos preparos convencionais, por meio da cobertura e rugosidade superficial. Com o objetivo de quantificar as perdas de solo e água sob chuva natural, nos sistemas de preparo: aração + duas gradagens, escarificação + gradagem e semeadura direta, executados no sentido paralelo ao declive, ambos com rotação e sucessão de culturas, realizou-se um trabalho no Campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), no período de janeiro de 1993 a outubro de 1998. Na rotação, foram utilizadas as culturas de soja, aveia preta, feijão, ervilhaca comum, milho, ervilhaca comum, soja, trigo, feijão, nabo forrageiro, milho e aveia preta e, na sucessão, trigo e soja em todos os anos. O outro tratamento constou de solo sem cultura, preparado com aração + duas gradagens no sentido paralelo ao declive. Utilizou-se um Cambissolo Húmico alumínico argiloso, com 0,102 m m-1 de declividade média. A semeadura direta, na média da rotação e sucessão de culturas, reduziu as perdas de solo em 52, 68 e 98% em relação à escarificação + gradagem, aração + duas gradagens e aração + duas gradagens no solo sem cultura, respectivamente. Na primavera-verão, as perdas de solo foram 63% maiores do que no outono-inverno, na média dos tratamentos estudados. A rotação de culturas reduziu as perdas de solo em 37% em relação à sucessão, na média dos tratamentos de preparo do solo com culturas. O sistema de cultivo influenciou mais fortemente as perdas de solo quando o preparo do solo constou de aração + duas gradagens. As perdas de água comportaram-se de maneira semelhante às perdas de solo, diferindo quanto à magnitude dos seus valores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Schick, J., I. Bertol, A. A. Balbinot Júnior, and O. Batistela. "Erosão hídrica em cambissolo húmico alumínico submetido a diferentes sistemas de preparo e cultivo do solo: II. perdas de nutrientes e carbono orgânico." Revista Brasileira de Ciência do Solo 24, no. 2 (June 2000): 437–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832000000200020.

Full text
Abstract:
A erosão hídrica é uma das principais causas do empobrecimento dos solos, por causa do transporte de nutrientes. Os nutrientes são transportados pela erosão hídrica adsorvidos aos colóides do solo e, ou, solubilizados, podendo variar com o sistema de preparo do solo. Este trabalho foi desenvolvido no Campus do Centro de Ciências Agroveterinárias de Lages (SC), no período de janeiro de 1993 a outubro de 1998, com o objetivo de quantificar as perdas por erosão de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico sob chuva natural, nos seguintes sistemas de preparo: (a) aração + duas gradagens, (b) escarificação + gradagem e (c) semeadura direta executados no sentido paralelo ao declive, com rotação e sucessão de culturas nos três sistemas. Na rotação, foi utilizada a seguinte seqüência de culturas: soja, aveia preta, feijão, ervilhaca comum, milho, ervilhaca comum, soja, trigo, feijão, nabo forrageiro, milho e aveia preta e, na sucessão, trigo e soja em todos os anos. Outro tratamento constou de (d) aração + duas gradagens + solo sem cultura, preparado no sentido paralelo ao declive. Utilizou-se um Cambissolo Húmico alumínico argiloso, com 0,102 m m-1 de declividade média. A concentração de fósforo, potássio, cálcio, magnésio e carbono orgânico no solo foi, em geral, maior nos preparos conservacionistas do que nos convencionais. No entanto, a perda total dos referidos elementos foi, em geral, pouco influenciada pelos sistemas de preparo do solo, relacionando-se fracamente com as perdas de solo e água. As concentrações desses nutrientes no sedimento da erosão correlacionaram-se positivamente com as suas concentrações na camada de 0-0,025 m de profundidade do solo, apresentando uma taxa de enriquecimento próximo a um.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Bertol, Ildegardis, Eva Vidal Vázquez, Antonio Paz González, Neroli Pedro Cogo, Rodrigo Vieira Luciano, and Evandro Luis Fabian. "Sedimentos transportados pela enxurrada em eventos de erosão hídrica em um Nitossolo Háplico." Revista Brasileira de Ciência do Solo 34, no. 1 (February 2010): 245–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832010000100025.

Full text
Abstract:
A quantidade e a distribuição de tamanho dos sedimentos transportados pela enxurrada são influenciadas pelo manejo, cobertura e cultivo do solo e pela chuva, entre outros fatores, constituindo-se em aspecto importante no planejamento conservacionista do solo. O objetivo deste trabalho foi quantificar os sedimentos transportados pela enxurrada e relacioná-los com a velocidade de enxurrada, durante o cultivo da soja, em um experimento de chuva simulada sobre um Nitossolo Háplico alumínico típico, nos sistemas de manejo do solo conduzido desde 1998: semeadura direta em solo nunca preparado e com resíduos queimados (SQ); e uma aração e duas gradagens (AG). Nesses tratamentos, cultivaram-se aveia, soja, ervilhaca, milho, aveia, feijão, nabo forrageiro, soja, ervilhaca, milho e soja, nesta sequência, durante cinco anos e meio. Estudou-se um tratamento adicional, em que o solo foi mantido sem cultivo, porém preparado com uma aração e duas gradagens na mesma época de semeadura das culturas nos demais tratamentos (SC). No último cultivo da soja, cinco testes de chuva simulada foram aplicados sobre os tratamentos, com intensidade variando de 63 a 67 mm h-1 e duração de uma hora, 24 h após ter sido aplicada uma chuva (molhamento) com intensidade de 65 mm h-1 e duração suficiente para iniciar a enxurrada. Os sedimentos foram quantificados em amostras de enxurrada coletadas 10 min antes do término de cada chuva simulada. O tamanho de sedimentos foi influenciado pelo sistema de manejo do solo e pela quantidade de chuva: na condição sem cultivo do solo, houve maior quantidade de sedimentos de maior diâmetro do que na condição em que o solo foi cultivado; na condição de solo cultivado, a quantidade de sedimentos de menor diâmetro foi maior do que no solo sem cultivo; e houve tendência de aumentar a quantidade de sedimentos na enxurrada com o aumento do número de chuva simulada, nas diversas condições de manejo do solo e de tamanhos de sedimento. O modelo exponencial ajustou-se aos dados de quantidade e tamanho dos sedimentos e aos de velocidade da enxurrada e cobertura do solo; a quantidade de sedimentos diminuiu com a redução de tamanho destes, e a velocidade da enxurrada diminuiu com o aumento da cobertura do solo. O modelo potencial ajustou-se aos dados de D50 e velocidade da enxurrada, tendo o D50 aumentado com o aumento da velocidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Almeida, Jaime Antonio de, Ildegardis Bertol, Dirceu Leite, Andre Júlio do Amaral, and Wilson Antonio Zoldan Júnior. "Propriedades químicas de um Cambissolo Húmico sob preparo convencional e semeadura direta após seis anos de cultivo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 29, no. 3 (June 2005): 437–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832005000300014.

Full text
Abstract:
No sistema de preparo convencional, ocorre o revolvimento do solo, incorporando e distribuindo os resíduos vegetais e fertilizantes na camada revolvida. Na semeadura direta, em que não há o revolvimento do solo, por outro lado, os fertilizantes e corretivos são aplicados na superfície e nela são mantidos os resíduos vegetais, o que facilita a formação de gradientes de concentração de nutrientes e de matéria orgânica na camada superficial do solo. Avaliou-se o efeito desses dois sistemas de manejo na modificação de atributos químicos de um Cambissolo Húmico alumínico léptico, em Lages (SC), em 2001, seis anos após o solo ter tido seu pH corrigido, comparados a um sistema com campo nativo. Os tratamentos de manejo do solo, com quatro repetições, foram: preparo convencional executado com uma aração e duas gradagens em rotação (PCR) e em sucessão de culturas (PCS), semeadura direta em rotação (SDR) e em sucessão de culturas (SDS) e campo nativo (CN). No PCR, foram cultivados feijão/pousio/milho/pousio/soja/pousio e, no PCS, milho/pousio. Na SDR, foram cultivados feijão/aveia/milho/nabo/soja/ervilhaca e, na SDS, milho/ervilhaca. Em abril de 2001, foram avaliados os teores de carbono orgânico, P extraível, K, Ca, Mg e Al trocável (Al3+), hidrogênio mais Al (H + Al), capacidade de troca de cátions (CTC) e pH em água, nas profundidades de 0-2,5; 2,5-5,0; 5,0-10,0; 10,0-15,0; 15,0-20,0 e 20,0-30,0 cm. Apesar de as diferenças não terem sido significativas, observou-se tendência à redução dos valores de pH e ligeiro aumento dos teores de H + Al nas camadas mais superficiais da semeadura direta em relação ao preparo convencional. Apesar disso, o incremento significativo dos teores de carbono na semeadura direta naquelas camadas parece ter sido responsável pela ligeira redução dos teores de Al trocável. Não se constataram diferenças nos teores de Ca e Mg entre os sistemas de manejo do solo, apenas ligeiro incremento do Mg em profundidade na semeadura direta. Nesse sistema, constatou-se acúmulo de K e P nos primeiros centímetros superficiais do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Bertol, I., J. A. Albuquerque, D. Leite, A. J. Amaral, and W. A. Zoldan Junior. "Propriedades físicas do solo sob preparo convencional e semeadura direta em rotação e sucessão de culturas, comparadas às do campo nativo." Revista Brasileira de Ciência do Solo 28, no. 1 (February 2004): 155–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832004000100015.

Full text
Abstract:
Em solos que apresentam características naturais favoráveis ao cultivo, o preparo convencional degrada as propriedades físicas, pois o revolvimento rompe os agregados, compacta o solo abaixo da camada preparada e o deixa descoberto. A semeadura direta, em virtude da pequena mobilização do solo, preserva os agregados e a cobertura do solo, porém consolida a camada superficial. Este trabalho foi desenvolvido em um Cambissolo Húmico alumínico léptico, de maio de 1995 a abril de 2001. Os tratamentos de manejo do solo foram: preparo convencional com uma aração+duas gradagens em rotação de culturas (PCR) e em sucessão (PCS), semeadura direta em rotação de culturas (SDR) e em sucessão (SDS) e campo nativo (CN). A seqüência de cultivo nos tratamentos foi: PCR - feijão/pousio/milho/pousio/soja/pousio; PCS - milho/pousio/milho/pousio/milho/pousio; SDR - feijão/aveia/milho/nabo/soja/ervilhaca e, na SDS, milho/ervilhaca/milho/ervilhaca/milho/ervilhaca. No CN, a área foi pastejada até o momento da instalação do experimento, permanecendo em pousio com roçadas periódicas depois disso. Em abril de 2001, foram avaliados a densidade do solo, o volume de macroporos, microporos e total de poros, o teor de carbono orgânico e a estabilidade de agregados em água, nas profundidades de 0-2,5; 2,5-5; 5-10; 10-15; 15-20 e 20-30 cm. Na camada de 0-10 cm, a densidade do solo foi maior na SDS e SDR e igual no PCS e PCR, enquanto o volume total de poros e de macroporos foi igual na SDS e SDR, em relação ao CN. Nessa camada, a relação volume de macroporos/total de poros foi maior no PCS e PCR do que na SDS, SDR e CN. Na média das camadas estudadas, o teor de carbono orgânico e a estabilidade dos agregados foram maiores na SDS, SDR e CN do que no PCS e PCR. No PCS e PCR, o índice de sensibilidade para estabilidade de agregados foi expressivamente menor do que a unidade, enquanto, na SDS e SDR, os valores foram próximos à unidade, indicando a sustentabilidade da semeadura direta no que se refere à estabilidade dos agregados em água. Os sistemas de cultivo não influenciaram as propriedades físicas do solo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Dissertations / Theses on the topic "Nabuco de Araújo"

1

Momesso, Beatriz Piva. "Letras, ideias e culturas políticas: os escritos de Nabuco de Araújo (1843-1876)." Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2015. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9464.

Full text
Abstract:
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
La thèse qui suit a été élaborée à partir du legs documentaire de José Thomaz Nabuco dAraújo (1813-1878), constitué de textes imprimés, manuscrits politiques, lettres et notes produites spécialement dans les décennies de cinquante et soixante du XVIIIe siècle et conservés à lInstitut Historique et Géographique du Brésil, lIHGB (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro). Politicien et homme des lettres, il a fréquenté des bibliothèques et librairies de ces décennies, quand il a eu contact avec les uvres et tendances de la pensée européenne. Les livres de la Faculté de Droit de Recife, où il a obtenu sa licence avec dautres bureaucrates de sa génération en 1835, ont marqué le début des pratiques de lecture et écrit tournés pour lappropriation du contenu et construction intentionnelle des idées politiques exprimées au long de sa riche et complexe trajectoire comme Sénateur et ministre de la Justice dans des cabinets des différentes orientations politiques. Le personnage a utilisé des langages et matrices de la pensée jus naturale, utilitariste, libérale et de lhumanisme civique en menant à bien dimportants débats directement liés à la pratique de la citoyenneté au second Royaume (1831-1889), en soulignant des thèmes comme lémancipation des esclaves, la participation civile des étrangers au Brésil, la liberté de presse, la décentralisation, des réformes électorales et la mission des partis politiques. Dans ce sens, la temporalité des idées présentes au discours met en évidence pas seulement les aspects perpétuels, mais aussi les transictoires de la pensée de Nabuco dAraújo. Certaines transformations et permanences sont perceptibles à la fin des années 1850, occasion dans laquelle le Cabinet de Conciliation finit et donne place, en 1862, à la Liga Progressista (la Ligue Progressiste), une alliance entre les conservateurs modérés et anciens libéraux du Royaume. Létude sur le processus démancipation graduelle des esclaves, spécialement en 1871, moment auquel le politicien fit partie du mouvement Centro Liberal, a aussi constitué une importante opportunité pour vérifier lintroduction des termes comme pessoa (personne) aux écrits de notre personnage. Guidé par ses propres intérêts, ou par des intérêts du gouvernement ou de son propre parti, Nabuco dAraújo contribua pour la formulation de nouveaux concepts et pratiques et, ainsi, influença, ensemble de ses paire, à la configuration de la culture politique réale. Le référentiel théorique basé sur des auteurs du courant de lhistoire des Idées, spécialement Quentin Skinner, et aux études de production de texte de Robert Darnton ont permis la compréhension des limites et intersections entre le libéralisme et le conservatisme politique au second Royaume, en plus de déclencher certains révisionnismes historiques dans luvre Um Estadista do Império, la biographie posthume de José Thomaz de Nabuco Araújo, élaborée par son fils Joaquim Nabuco.
A presente tese foi elaborada a partir do legado documental de José Thomaz Nabuco de Araújo (1813-1878), constituído de textos impressos, manuscritos políticos, cartas e bilhetes produzidos especialmente nas décadas de cinquenta e sessenta do oitocentos e conservados no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Político e homem de letras, frequentou bibliotecas e livrarias daquelas décadas, quando teve contato com obras e tendências do pensamento europeu. Os livros da biblioteca da Faculdade de Direito de Recife, onde se formou bacharel juntamente com outros burocratas de sua geração em 1835, marcaram o início de práticas de leitura e escrita voltadas para a apropriação do conteúdo e construção intencional de ideias políticas expressas no decorrer de sua rica e complexa trajetória como senador e ministro da justiça em gabinetes de diferentes siglas partidárias. O personagem fez uso das linguagens e matrizes do pensamento jusnaturalista, utitilarista, liberal e do humanismo cívico ao protagonizar importantes debates diretamente relacionados à prática da cidadania no Segundo Reinado, com destaque para temas como emancipação dos escravos, a participação civil de estrangeiros no Brasil, a liberdade de imprensa, a descentralização, reformas eleitorais e a missão dos partidos políticos. Nesse sentido, a temporalidade das ideias presentes no discurso evidenciaram não só os aspectos perenes, como também transitórios do pensamento de Nabuco de Araújo. Certas transformações e permanências são perceptíveis no final da década de 1850, ocasião em que o Gabinete da Conciliação deixou de existir e deu passagem, já em 1862, à Liga Progressista, uma aliança entre conservadores moderados e antigos liberais do Império. O estudo sobre o processo de emancipação gradativa dos escravos, especialmente no ano de 1871, ocasião em que o político pertenceu ao Movimento Centro Liberal, também constitui oportunidade ímpar para verificar a introdução de termos como pessoa nos escritos do personagem. Guiado por seus próprios interesses, ou por interesses do Governo e do seu partido, Nabuco de Araújo contribuiu para a formulação de novos conceitos e práticas e, portanto, exerceu influência na configuração da cultura política imperial, junto a seus pares. O referencial teórico fundamentado em autores da História das Ideias, especialmente Quentin Skinner, e nos estudos de produção de texto de Robert Darnton possibilitaram o entendimento dos limites e intersecções entre o liberalismo e o conservadorismo político no Segundo Reinado, além de desencadear certo revisionismo histórico da obra Um Estadista do Império, biografia póstuma de José Thomaz Nabuco de Araújo, elaborada por seu filho Joaquim Nabuco.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles

Books on the topic "Nabuco de Araújo"

1

Nabuco, Joaquim. Un Estadista del Imperio y Otros Textos. Caracas: Editorial Arte, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Nabuco, Joaquim. Un estadista del imperio y otros textos. Caracas, Venezuela: Biblioteca Ayacucho, 1991.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Picanço, Aloysio Tavares. Perfis de ex-presidentes do I.A.B.: José Thomaz Nabuco de Araujo, Alfredo Bernardes da Silva, Levi Fernandes Carneiro, Targino Ribeiro. [Rio de Janeiro?: s.n.], 1985.

Find full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!

To the bibliography