To see the other types of publications on this topic, follow the link: Qualidade Interna de Codigo.

Journal articles on the topic 'Qualidade Interna de Codigo'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Qualidade Interna de Codigo.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Pimenta, Paulo Roberto Lyrio. "Tratados internacionais em matéria tributária e o art.98 do codigo tributário nacional." Revista do Direito 3, no. 53 (2017): 40. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v3i53.11368.

Full text
Abstract:
O presente artigo busca examinar os problemas proporcionados na aplicação do art. 98 do Código Tributário Nacional. Embora se trate de uma regra vigente há mais de meio século em nosso ordenamento, nem a doutrina nem a jurisprudência encontraram ainda soluções definitivas para uma interpretação desse dispositivo que se adeque com a sistemática prevista para os tratados internacionais na Constituição Federal de 1988. O artigo demonstrará que não existe hierarquia entre os tratados e a legislação infraconstitucional, segundo o modelo constitucional atualmente vigente. Por conseguinte, os tratados internacionais em matéria tributária não têm aptidão para revogar a legislação interna, veiculando, em verdade, norma especial, que afasta a eficácia da lei interna no que dispuser de forma contrária. Como não existe hierarquia, a legislação tributária posterior ao tratado poderá dispor de forma contrária. Apenas os atos infralegais estarão adstritos à observância de tratado anterior. Em qualquer caso, a norma do art. 98 do CTN poderá ser aplicada às duas modalidades de tratados, como já reconhece, inclusive, a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Lélis, Débora Lage Martins, and Laura Edith Taboada Pinheiro. "Percepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor energético." Revista Contabilidade & Finanças 23, no. 60 (2012): 212–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772012000300006.

Full text
Abstract:
A atividade de auditoria interna tem passado por significativa expansão e valorização nos últimos anos. O objetivo do estudo foi avaliar a percepção de auditores internos e auditados em relação às práticas de auditoria interna de uma empresa brasileira do setor energético. A pesquisa, um estudo de caso com a utilização de fontes primárias, analisou diferentes aspectos da atividade de auditoria interna, incluindo a capacitação dos auditores e características associadas a um bom trabalho de auditoria. Auditores internos e auditados apontaram a preparação do auditor, a qualidade das recomendações de auditoria e a orientação para o risco como os fatores de maior influência sobre a qualidade do serviço de auditoria interna, corroborando o disposto na literatura. Também apresentaram percepção positiva sobre a contribuição da auditoria interna para a melhoria do desempenho dos processos, a melhoria da estrutura de controles internos e a melhoria da gestão de riscos da empresa, indicadores relevantes na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. A pesquisa revelou uma considerável divergência perceptiva entre auditores e auditados no que tange à avaliação do comportamento dos auditados, que possuem uma percepção mais positiva sobre esse aspecto em comparação com os auditores. A percepção do uso de boas práticas de auditoria interna por auditores e auditados está, na maioria dos casos, coerente com os atributos de qualidade citados na literatura, indicando a presença desses atributos na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Almeida, Lilian Maria de Souza, Luiz Gonzaga Mariano de Souza, and Carlos Henrique Pereira Mello. "A comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade: estudo de caso em uma empresa global de comunicação." Gestão & Produção 17, no. 1 (2010): 19–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2010000100003.

Full text
Abstract:
Apesar da ampla adoção pelas organizações de sistemas e modelos de gestão da qualidade mundialmente reconhecidos, pouca atenção ainda tem sido dada às práticas de comunicação interna que podem contribuir para a promoção da qualidade. Para se tornarem comprometidos com a entrega de produtos e serviços de qualidade, os membros de uma organização precisam receber informações, que lhes permitam entender e aceitar seus papéis individuais e coletivos nesse processo, exigindo, portanto, comunicação. O artigo busca a compreensão de como a comunicação interna pode ser utilizada como um instrumento de promoção da qualidade. A pesquisa foi conduzida pelo método estudo de caso, contando com a contribuição de uma empresa global de comunicação. Os resultados alcançados permitiram a identificação e a proposição de um conjunto de fatores a serem considerados pelas organizações como determinantes para a efetiva utilização da comunicação interna como um instrumento de promoção da qualidade, com destaque para: segmentação do público interno; coerência da linguagem; utilização estratégica de recursos visuais; comunicação de resultados; desenvolvimento de uma cultura da qualidade e compreensão da comunicação interna sob uma abordagem processual.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Arnold, Esther, and Narbal Silva. "Percepção de gestores e trabalhadores de empresa de transporte coletivo sobre o processo de comunicação interna." Revista de Ciências Gerenciais 17, no. 26 (2015): 113. http://dx.doi.org/10.17921/1415-6571.2013v17n26p113-130.

Full text
Abstract:
<span>Este estudo objetivou responder ao problema de pesquisa: Quais percepções têm os gestores e demais trabalhadores de uma empresa de transporte coletivo, do processo de comunicação interna da gestão da qualidade, por meio da Norma ISO 9001? As informações foram obtidas por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas pelo procedimento de grupo focal. O estudo transcorreu em uma empresa de transporte coletivo certificada pela ISO 9001. O processo da entrevista foi estruturado em três dimensões temáticas: comunicação interna; gestão do sistema da qualidade; e relações entre comunicação interna e gestão do sistema de qualidade. A partir dos resultados obtidos infere-se que predomina o diálogo colaborativo, e a transmissão das informações são realizadas por meio de mural, reuniões, cursos e treinamentos. Foi possível identificar que os geridos possuem clara visão do sistema de gestão da qualidade, denotando que, os canais de comunicação utilizados facilitam a transmissão de informações.</span>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Bueno, Camila Ferreira Delfim, Álvaro Luís de Carvalho Veloso, Daniel Emygdio de Faria Filho, et al. "Torta de mamona destoxificada para alimentação de poedeiras comerciais." Ciência Rural 44, no. 3 (2014): 538–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782014000300024.

Full text
Abstract:
Objetivou-se com este experimento avaliar o efeito da inclusão de torta de mamona destoxificada (TMD) na ração de poedeiras comerciais sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos. Foram utilizadas 200 poedeiras comerciais de 40 a 50 semanas de idade, da linhagem Hy-Line W-36®, com 1543±34g de peso corporal, que foram distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos (0, 5, 10, 15 e 20% de torta de mamona destoxificada na ração) com cinco repetições de oito aves cada. Foram avaliados o consumo de ração, a produção, o peso e a massa de ovos e a conversão alimentar. A qualidade interna foi avaliada por meio da unidade de Haugh, percentual de albúmen e de gema. A qualidade da casca foi medida pela espessura, densidade específica e percentual de casca. As variáveis de desempenho foram afetadas pela inclusão da TMD com resposta linear negativa para o consumo de ração e quadrática para produção de ovos, peso do ovo, massa do ovo e conversão alimentar, com os melhores níveis de 10,5, 5,7, 9,2 e 10,3% respectivamente. Não houve efeito significativo da inclusão da TMD para as variáveis de qualidade interna e externa dos ovos. Concluiu-se que a TMD pode ser incluída na ração de poedeiras em até 5,7% para otimizar o desempenho e não alterar a qualidade interna e externa dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Rodrigues, Josivane Costa, Tiago Mota dos Santos, Jorge Katsumi Niyama, and Acilon Souza. "As ações da auditoria interna da Universidade de Brasília após a instrução normativa nº 3/2017 da Controladoria-Geral da União." Revista Controle - Doutrina e Artigos 18, no. 2 (2020): 109–32. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v18i2.615.

Full text
Abstract:
A Instrução Normativa nº 3, de 9 de junho de 2017, da Controladoria-Geral da União, aprovou o referencial técnico que trata especificamente da Auditoria Interna Governamental no Poder Executivo Federal. Assim, este estudo visa verificar se as ações da Auditoria Interna da Universidade de Brasília estão em conformidade com o Referencial Técnico aprovado por essa instrução normativa. Por meio de um estudo qualitativo, mediante entrevista e análise documental do Plano Anual de Auditoria Interna 2018 e do Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna do exercício de 2018, foi possível identificar a conformidade das ações realizadas pela Auditoria Interna da UnB com a IN 3. Os resultados obtidos sugerem que a Auditoria Interna da Universidade de Brasília tem buscado se adequar aos princípios e diretrizes da IN, por meio das seguintes ações: aprovação de regimento próprio, ocorrida em junho de 2019, no qual foi incorporada parte da IN; aprovação do Plano Anual de Auditoria interna baseado em riscos, conforme os preceitos estabelecidos na IN; execução das ações previstas naquele Plano Anual; apresentação dos resultados das ações no RAINT; e, para as ações futuras, previsão de implantar o Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade até 2020 por meio da implementação de indicadores de qualidade dos trabalhos da Auditoria Interna, ações para capacitação dos gestores e demonstração dos benefícios financeiros e não financeiros oriundos das ações da Auditoria Interna. As ações realizadas pela Auditoria Interna da Universidade mencionadas estão parcialmente em conformidade com a Instrução Normativa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

Silva, Mayra Fernanda Rizzo, Douglas Emygdio de Faria, Paula Wick Rizzoli, Andréa Luciana dos Santos, Márcia Izumi Sakamoto, and Henrique Rosa Baltazar de Souza. "Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais alimentadas com rações contendo diferentes níveis de metionina e lisina." Revista Brasileira de Zootecnia 39, no. 10 (2010): 2246–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001000021.

Full text
Abstract:
Foram avaliados os efeitos dos níveis de metionina e lisina sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos de poedeiras comerciais. Foram utilizadas 256 poedeiras Hisex White com 68 semanas de idade, alojadas individualmente em delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 4 õ 4, com quatro níveis de lisina (0,482; 0,682; 0,882 e 1,082%) e metionina (0,225; 0,318; 0,411 e 0,505%), totalizando 16 dietas, cada uma com quatro repetições de quatro aves. O desempenho foi avaliado por meio das características consumos de ração, lisina, metionina, proteína bruta e de energia, peso, produção e massa de ovos e conversão alimentar. A qualidade interna dos ovos foi avaliada por meio das características peso e porcentagem de albúmen e gema e pela unidade Haugh. As aves apresentaram máxima produção de ovos quando alimentadas com rações contendo 0,444% de metionina total e 0,872% de lisina total. A classificação dos ovos por tipo e as características de qualidade interna e externa dos ovos não foram influenciadas pelos níveis de metionia e lisina da dieta.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Scatolini-Silva, A. M., H. Borba, A. Giampietro-Ganeco, et al. "Qualidade física de ovos armazenados em diferentes condições de embalagens sob temperatura ambiente." Archivos de Zootecnia 62, no. 238 (2012): 247. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i238.667.

Full text
Abstract:
Avaliou-se a qualidade interna de ovos de casca branca, higienizados ou não, armazenados em diferentes condições de embalagens, sob temperatura ambiente. Trezentos ovos foram distribuídos em um DIC em esquema fatorial 3x2x4+1 (3 embalagens: filme PVC, vácuo parcial e vácuo parcial com sequestrantes de gás oxigênio; 4 períodos de armazenamento: 7, 14, 21 e 28 dias; higienizados ou não; e testemunha, ovos frescos, com 4 repetições). As análises foram realizadas ao final de cada período. O vácuo parcial manteve a unidade Haugh dos ovos, e proporcionou os melhores resultados para índice gema. A manutenção de peso dos ovos foi melhor quando embalados em condição de vácuo, com ou sem sachês sequestrantes de O2. Menores valores de atividade de água foram obtidos nos ovos embalados em filme de PVC, e quando realizada a higienização. Conclui-se que a qualidade interna dos ovos decresceu com o tempo de estocagem de forma mais acentuada nos ovos embalados em filme plástico, já que a condição de vácuo preservou algumas características. Com a higienização, as condições de armazenamento dos ovos em filme de PVC devem ser melhoradas, pois a qualidade interna destes foi a mais reduzida.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Xavier, I. M. C., S. V. Cançado, T. C. Figueiredo, et al. "Qualidade de ovos de consumo submetidos a diferentes condições de armazenamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, no. 4 (2008): 953–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000400026.

Full text
Abstract:
Verificou-se a qualidade interna de ovos de consumo armazenados sob diferentes condições, utilizando-se 768 ovos, provenientes de galinhas Hy-line com 40 semanas de idade. Os tratamentos foram dispostos no delineamento inteiramente casualizado em arranjo fatorial 2x4x8 (ovos embalados em filme plástico e não embalados), quatro períodos de estocagem em temperatura ambiente (zero, cinco, 10 e 15 dias) e oito períodos de armazenamento sob refrigeração (zero, cinco, 10, 15, 20, 25, 30 e 35 dias). Foram avaliados os valores das Unidades Haugh (UH) e os de pH do albúmem (pH). Os valores de UH diminuíram com a estocagem, e houve uma queda mais acentuada nos ovos que permaneceram em temperatura ambiente. A embalagem das bandejas de ovos mostrou-se eficaz na preservação da qualidade interna dos ovos, pois os valores de UH mantiveram-se altos por um maior período de estocagem. Os índices de pH aumentaram com o período de armazenamento dos ovos (P<0,05) independentemente da temperatura de estocagem e do uso da embalagem. Foi concluído que a temperatura e o tempo de armazenamento dos ovos exercem influência nos valores de UH, e que a embalagem das bandejas de ovos em filme plástico melhora a qualidade interna dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Pupim, Tulio Lourenço, Ana Dionisia da Luz Coelho Novembre, Maria Laene Moreira de Carvalho, and Silvio Moure Cicero. "Adequação do teste de raios X para avaliação da qualidade de sementes de Embaúba (Cecropia pachystachya Trec.)." Revista Brasileira de Sementes 30, no. 2 (2008): 28–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222008000200004.

Full text
Abstract:
O trabalho foi realizado com o objetivo de adequar o teste de raios X para a avaliação da qualidade de sementes de embaúba e verificar a influência da formação da sua estrutura interna na germinação. As sementes foram expostas à radiação por tempos e intensidades variados, com utilização do equipamento Faxitron X-Ray, modelo MX-20 para definição da melhor combinação para visualização da morfologia interna . Definidas as condições para melhor visualização interna, as sementes foram radiografadas e classificadas em três classes, de acordo com a estrutura interna visualizada nas radiografias, em sementes totalmente formadas, parcialmente formadas e sementes não formadas. Individualmente, as sementes foram devidamente identificadas de acordo com a classe de formação e submetidas ao teste de germinação.. O teste de raios X é eficiente para avaliar as estruturas internas da semente de embaúba e a exposição por 360 segundos na intensidade de 10kV é adequada para a visualização. Há relação entre o nível de formação das sementes e os resultados do teste de germinação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Gusmão de Quadros, Danilo, Thiago Ribeiro de Jesus, Carlos Hideo Kanematsu, et al. "Qualidade de ovos de galinha comercializados em Barreiras, BA, estocados em diferentes condições de temperatura." Revista Acadêmica: Ciência Animal 9, no. 4 (2011): 363. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v9i4.12428.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade interna de ovos vermelhos de galinha de granja comercial e de tipo caipira, mantidos sob diferentes condições de refrigeração e comercializados em supermercados, mercados de bairros e na feira livre de Barreiras, Bahia. Foram adquiridos, semanalmente (sempre no mesmo dia), 60 ovos, simulando um consumidor padrão, sendo 24 ovos vermelhos de granja comercial de dois supermercados, 24 ovos vermelhos de granja comercial de dois mercados de bairro e 12 ovos tipo caipira da feira livre. Os ovos obtidos nos diferentes estabelecimentos foram estocados sob refrigeração no fundo e na porta de um refrigerador doméstico e em temperatura ambiente. A avaliação da qualidade dos ovos foi realizada pelas determinações de peso médio do ovo, altura de albúmen, unidade Haugh, percentual do albúmene da gema. Os dados foram submetidos à análise de variância segundo delineamento inteiramente casualizado, considerando como significativos os valores da probabilidade do valor de F menor que 5%. Com base na qualidade interna dos ovos, concluiu-se que os mercadinhos foram os locais com a menor qualidade dos ovos comercializados, enquanto os supermercados e a feira livre mostraram maior qualidade. O ambiente refrigerado mostrou-se como o local mais adequado para a manutenção da qualidade de ovos armazenados por um período de até 14 dias.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Maxwell de Freitas, Sanderson, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, and Geison Calyo Varela de Melo. "Percepção dos auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna como direcionamento na decisão gerencial." Revista Controle - Doutrina e Artigos 18, no. 2 (2020): 349–83. http://dx.doi.org/10.32586/rcda.v18i2.628.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a percepção dos auditores e auditados de uma empresa do ramo petrolífero localizada em Mossoró-RN, quanto ao trabalho da auditoria interna para o processo de decisão gerencial. O estudo teve abordagem descritiva e qualitativa, a qual foi desenvolvida por meio de levantamento. Para esse fim, realizou-se a aplicação de questionários com os auditores e auditados de uma empresa petrolífera. De posse dos resultados, observou-se que a empresa é bem estruturada no que diz respeito ao setor responsável pelas auditorias internas. Contatou-se ainda que a preparação do auditor, a qualidade das recomendações de auditoria e a orientação sobre o risco foram considerados como fatores de influência sobre a qualidade do serviço de auditoria interna, sob a ótica dos auditores internos e auditados. Por fim, identificou-se percepção positiva sobre a contribuição da auditoria interna para a melhoria do desempenho dos processos, a melhoria da estrutura de controles internos e a melhoria da gestão de riscos da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Figueiredo, T. C., S. V. Cançado, R. P. Viegas, et al. "Qualidade de ovos comerciais submetidos a diferentes condições de armazenamento." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 63, no. 3 (2011): 712–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352011000300024.

Full text
Abstract:
Verificou-se a qualidade interna de 1440 ovos de consumo, provenientes de galinhas de linhagem comercial. O delineamento foi inteiramente ao acaso, em arranjo fatorial 2x2x15, com duas diferentes idades das galinhas (33 e 60 semanas), duas condições de armazenamento (ambiente e refrigerado) e 15 períodos de estocagem (um, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, 10, 11, 12, 13, 14 e 15 dias). Os parâmetros de qualidade dos ovos avaliados foram Unidades Haugh (UH), pH do albúmen (pH), sólidos totais do albúmen (STA) e da gema (STG), e peso e porcentagem de albúmen, gema e casca. Foi observada diminuição da qualidade interna dos ovos durante o armazenamento. Os ovos produzidos por poedeiras velhas e armazenados em temperatura ambiente apresentaram os piores resultados de UH. O pH do albúmen aumentou no decorrer do armazenamento independentemente da idade da ave e da temperatura de estocagem, e os valores de STA aumentaram com o armazenamento em temperatura ambiente. Concluiu-se que a idade da ave, a temperatura e o tempo de armazenamento dos ovos exercem influência sobre os parâmetros de qualidade do ovo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Fernandes, D. P. B., C. Mori, A. C. Nazareno, C. C. Pizzolante, and J. E. Moraes. "Qualidade interna de diferentes tipos de ovos comercializados durante o inverno e o verão." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 67, no. 4 (2015): 1159–65. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-7808.

Full text
Abstract:
Objetivou-se no presente estudo avaliar a qualidade interna de ovos brancos e vermelhos, comercializados durante o inverno e o verão, no estado de São Paulo. Para tal análise, utilizaram-se ovos classificados como tamanho grande, e a avaliação da qualidade interna realizada por meio das seguintes variáveis: massa média do ovo, gravidade específica, unidade Haugh, índice de gema, coloração da gema e incidência de partículas estranhas nos ovos. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em fatorial 2 x 2 (cor da casca x épocas do ano), sendo as cores da casca: branca e vermelha, e as épocas do ano: inverno e verão. Verificou-se que, no verão, foram obtidos os menores valores de massa média do ovo, de unidade Haugh e de índice de gema, o que evidencia maior perda da qualidade do produto, provavelmente devido às elevadas temperaturas, comparativamente ao inverno. Entretanto, durante o inverno, foram observados ovos contendo discos germinativos fecundados. Conclui-se que os ovos comercializados no Vale do Ribeira, SP, apresentaram baixa qualidade e, portanto, estavam impróprios ao consumo e à industrialização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Queluz, Francine Náthalie Ferraresi Rodrigues, Camila Rafael Ferreira Campos, Ligia De Santis, Letícia Isaac, and Elizabeth Joan Barham. "Zarit Caregiver Burden Interview: Evidências de Validade para a População Brasileira de Cuidadores de Idosos." Revista Colombiana de Psicología 28, no. 1 (2019): 99–114. http://dx.doi.org/10.15446/rcp.v28n1.69422.

Full text
Abstract:
A Zarit Caregiver Burden Interview (ZBI) avalia a sobrecarga de cuidadores de idosos. Porém, ainda carece de evidências de validade para o contexto brasileiro, com cuidadores de idades variadas. Neste estudo, foram verificadas evidências de validade do ZBI –interna e baseadas nas relações com qualidade de vida e depressão–. No Estudo 1, participaram 285 cuidadores de idosos com idades entre 18 e 87 anos, que responderam à ZBI. No Estudo 2, 205 dos cuidadores do Estudo 1 também responderam ao Inventário de Depressão de Beck e à Escala de Qualidade de Vida. No Estudo 1, foram testados três modelos por meio de uma análise fatorial confirmatória e o alfa de Cronbach. No Estudo 2, foram medidascorrelações de escores na ZBI com escores de depressão e qualidade de vida. O modelo de três fatores se mostrou o maisadequado, apresentando bons índices de consistência interna. Foram observadas correlações negativas entre a ZBI e qualidade de vida e positivas com depressão. Portanto, este estudo contribuiu para o processo de validação da ZBI no Brasil, com cuidadores de faixa etária ampla.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Figueiredo, Filipe Morais de, and Zenewton André da Silva Gama. "Melhoria da proteção radiológica mediante um ciclo de avaliação interna da qualidade." Radiologia Brasileira 45, no. 2 (2012): 87–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842012000200005.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Determinar o nível de qualidade da proteção radiológica para os pacientes durante a realização de exames radiológicos e avaliar a efetividade de uma intervenção dirigida a melhorar a qualidade. MATERIAIS E MÉTODOS: Realizou-se um ciclo de melhoria em um serviço de radiologia da Administração Geral de Saúde do Algarve, Portugal. Utilizando seis critérios de qualidade, foram efetivadas uma avaliação, uma intervenção focada nos critérios mais problemáticos (durante oito meses) e uma reavaliação. As amostras foram aleatórias (n = 60), possibilitando a inferência sobre as estimativas pontuais e intervalos de confiança do cumprimento de cada critério, assim como o cálculo da significância estatística da melhoria identificada, através do teste Z. RESULTADOS: Na avaliação inicial, todos os critérios de qualidade apresentaram falhas. Após a intervenção, a melhoria relativa mínima foi de 33% em cinco dos seis critérios, sendo significativa (p < 0,05) em dois deles. A frequência absoluta de não conformidades diminuiu de 38 (primeira avaliação) para 21 (segunda avaliação), que corresponde a uma melhoria de 44,7%. CONCLUSÃO: O início do ciclo de avaliação institucional revelou uma margem de melhoria que antes parecia incipiente, porém, a intervenção implementada foi efetiva para estimular boas práticas e aumentar o nível de proteção radiológica para os pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Valerio, Sandra Roselí, Paulo Rubens Soares, Horacio Santiago Rostagno, et al. "Determinação da exigência nutricional de treonina para poedeiras leves e semipesadas." Revista Brasileira de Zootecnia 29, no. 2 (2000): 518–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000200027.

Full text
Abstract:
Desenvolveu-se este experimento com o objetivo de determinar a exigência nutricional de treonina para poedeiras leves e semipesadas no período de 21 a 36 semanas. Foram utilizadas 576 aves, 288 poedeiras leves e 288 semipesadas, durante quatro períodos experimentais de 28 dias cada. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 6 x 2 (níveis x marcas), com seis repetições e oito aves por unidade experimental. Os tratamentos consistiram em uma ração basal contendo 14,2% de proteína bruta, suplementada com cinco níveis de L-treonina (0,025; 0,050; 0,075; 0,100; e 0,125%), resultando em um total de 0,510; 0,535; 0,560; 0,585; 0,610; e 0,635% de treonina. O desempenho produtivo e a qualidade interna dos ovos foram avaliados. Consumo de ração, produção de ovos massa de ovos e o ganho de peso foram superiores para as poedeiras semipesadas. A produção e qualidade interna dos ovos, a conversão alimentar e o ganho de peso não foram influenciados pelos níveis de treonina utilizados. O nível de 0,510% de treonina, que corresponde a 515 mg/ave/dia (0,423% de treonina digestível) e 535 mg/ave/dia (0,440% de treonina digestível), foi suficiente para atender, satisfatoriamente, o desempenho e a qualidade interna dos ovos das poedeiras leves e semipesadas, respectivamente, para as características avaliadas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

Kobori, Nilce Naomi, Sílvio Moure Cicero, and Priscila Fratin Medina. "Teste de raios X na avaliação da qualidade de sementes de mamona." Revista Brasileira de Sementes 34, no. 1 (2012): 125–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222012000100016.

Full text
Abstract:
O crescente interesse pelo uso de combustíveis renováveis nos últimos anos fez com que culturas oleaginosas, como a mamona, se tornassem importante objeto de estudo. No entanto, para a instalação de campos desta cultura, é imprescindível o uso de sementes de alta qualidade. O objetivo da pesquisa contida neste trabalho foi verificar a eficiência do teste de raios X na avaliação da qualidade de sementes de mamona após a colheita e armazenamento. Três lotes de sementes da cv. 'IAC-2028' (provenientes, respectivamente, dos racemos primário, secundário e terciário) e dois lotes da cv. 'Guarani' (lotes comerciais com sementes de todos os racemos misturados) foram avaliados de acordo com a morfologia interna pelo teste de raios X, na intensidade de 20 kV por 60 segundos de exposição. Posteriormente, as sementes radiografadas foram submetidas ao teste de germinação de modo a relacionar a morfologia interna das sementes com as respectivas plântulas normais, anormais ou sementes mortas. Após seis meses de armazenamento acondicionadas em sacos de papel Kraft, em condições não controladas de temperatura e umidade relativa do ar, amostras dessas sementes foram novamente avaliadas pelo teste de raios X. O teste de raios X é eficiente para avaliar a morfologia interna das sementes e seus reflexos no potencial fisiológico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

De Lemos, Marina Jorge, Lígia Fátima Lima Calixto, Túlio Leite Reis, and Ramon Souza Rêgo. "Qualidade de ovos de poedeiras semipesadas de diferentes idades armazenados em diferentes temperaturas." Revista Acadêmica Ciência Animal 12, no. 2 (2014): 133. http://dx.doi.org/10.7213/academica.12.02.ao07.

Full text
Abstract:
Com o objetivo de avaliar a qualidade interna e externa de ovos de poedeiras semipesadas de diferentesidades, armazenados em diferentes condições de temperatura, foram coletados 1000 ovos provenientesde poedeiras semipesadas criadas no setor de avicultura da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(UFRRJ), em um período de sete meses. As variáveis analisadas foram: peso do ovo, unidade Haugh, índicede gema e gravidade específica. De acordo com os resultados obtidos no presente estudo, o peso dos ovos,a gravidade específica e a unidade Haugh foram influenciados pelas diferentes idades das poedeiras semipesadas,ao passo que a qualidade interna e externa dos ovos piorou com o aumento da idade das aves. Atemperatura de armazenamento influenciou apenas a unidade Haugh dos ovos. Foi constatado que houveinteração significativa entre idade da poedeira e a temperatura de armazenamento para variável unidadeHaugh. Este estudo permitiu concluir que o armazenamento sobre refrigeração preservou a qualidade internade ovos de poedeiras semipesadas, independentemente da idade de postura da ave.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Miranda, Claudio de Souza, and João Paulo Resende de Lima. "Percepções sobre o turnover na atividade da auditoria interna: um panorama do contexto brasileiro." REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 11, no. 2 (2019): 220–38. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2019v11n2id16339.

Full text
Abstract:
Objetivo: o presente trabalho tem o objetivo de apresentar e discutir um panorama geral acerca do nível de turnover e qualidade de vida por meio da percepção de profissionais de auditoria interna no contexto brasileiro.
 Metodologia: A coleta de dados foi realizada por meio de um levantamento aplicado com 140 profissionais de auditoria interna, cujos contatos foram captados pelo LinkedIn.
 Resultados: Os profissionais alcançados atuam principalmente em grandes organizações, 61,4% são ex-auditores externos que fizeram a troca de carreira principalmente em função de a carreira anterior não ter equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, e 94% entendem que a troca gerou melhor qualidade de vida. Observa-se um baixo índice de turnover entre os profissionais participantes. Dentre os principais fatores ligados ao turnover estão o recebimento de propostas de trabalhos em outras organizações pela experiência em auditoria, além de outras dentro da própria organização na qual atuam. Em uma escala de 1 a 10, os participantes definem sua qualidade de vida como 6,7 e se dizem valorizados na função.
 Contribuições do Estudo: O presente trabalho contribui com a literatura avançando a discussão sobre turnover e qualidade de vida no ramo da auditoria interna e direciona a discussão para o contexto brasileiro. O trabalho contribui ainda na reflexão sobre a mudança de carreira de auditor externo para auditor interno, tendo em vista que trabalhos anteriores se concentraram no turnover da atividade de auditoria externa, e não avaliam o destino dos profissionais, apresentando uma lacuna a ser preenchida na teoria.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Dal Moro, Rafael Gustavo, Melissa Rosa Braga, and Dalva Maria Pereira Padilha. "Uso do coeficiente alfa de Cronbach na validação de questionários utilizados na pesquisa odontológica." Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 44, no. 2 (2003): 34–36. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.103386.

Full text
Abstract:
Questionários são freqüentemente utilizados na pesquisa odontológica. A validação dos instrumentos de coleta de dados é necessária para a análise dos resultados. A checagem da consistência interna é um dos passos da validação, podendo ser realizada através do cálculo do coeficiente alfa de Cronbach. O objetivo deste estudo é demonstrar o cálculo do coeficiente de consistência interna proposto por Cronbach. Um questionário respondido por 51 idosos, sobre conhecimento em higiene bucal, foi utilizado. Uma vez que o coeficiente obtido foi igual a 0,72, pode-se concluir que o presente instrumento possui boa consistência interna. A confiabilidade dos dados é resultado da qualidade dos instrumentos de coleta de dados. Sendo assim é importante validar estes instrumentos, sendo a checagem da consistência interna uma das etapas da validação.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Cardia, Adriana Nigro. "Comunicação interna e gestão da qualidade total: o caso Volkswagen - unidade Resende." Production 14, no. 2 (2004): 6–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132004000200002.

Full text
Abstract:
O presente estudo visou a investigação da comunicação interna num ambiente de gestão da Qualidade Total, enfocando os procedimentos adotados na transmissão das informações e no processo de comunicação estabelecido com os diversos públicos relacionados à organização estudada. A comunicação formal nas organizações, visando a troca de mensagens, ocorre, especificamente, com vistas à resolução de problemas. Porém, nas últimas duas décadas, um novo paradigma de gestão nas organizações tem sido seguido no Ocidente, a gestão da qualidade, que visa ao reaprendizado de novos processos, através de diferentes formas de relações humanas no trabalho.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva, Maria Narcisa da Costa Gonçalves, Olga Maria Pimenta Lopes Ribeiro, and Daisy Maria Rizatto Tronchin. "Qualidade dos cuidados de enfermagem: construção e validação de um instrumento." Revista Brasileira de Enfermagem 69, no. 5 (2016): 920–26. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2015-0151.

Full text
Abstract:
RESUMO Objetivos: descrever o processo de construção e validação de uma escala para mensurar a percepção dos enfermeiros acerca das atividades que contribuem para a qualidade dos cuidados de enfermagem. Método: estudo de cunho metodológico pautado na revisão da literatura, na opinião de peritos e na experiência dos investigadores. Foi desenvolvido um instrumento contendo seis dimensões e 25 itens, sendo aplicado no formato de questionário a 775 enfermeiros em um hospital do norte de Portugal, no período de maio a julho de 2014. Para a validação empregou-se a análise fatorial exploratória e a avaliação da consistência interna de cada fator/dimensão. Resultados: a análise fatorial indicou para ajustes na composição original da escala, que passou a ser constituída por sete dimensões, mantendo-se os 25 itens, apresentando uma elevada consistência interna (alfa de Cronbach de 0,940). Conclusão: a versão final da escala apresenta adequadas propriedades psicométricas, revelando potencial para utilização em futuros estudos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Carvalho, Maria Laene Moreira de, Claudia Denise da Silva, Luciana Magda de Oliveira, Débora Gabriela Silva, and Carla Massimo Caldeira. "Teste de raios x na avaliação da qualidade de sementes de abóbora." Revista Brasileira de Sementes 31, no. 2 (2009): 221–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222009000200026.

Full text
Abstract:
As sementes de cucurbitáceas apresentam tegumento espesso, o que dificulta a visualização de sua morfologia interna. Para avaliar a eficiência da utilização do teste de raios X na detecção de danos internos e na avaliação da qualidade de sementes de abóbora, foram utilizados dez lotes de diferentes níveis de qualidade. As sementes foram submetidas às intensidades de 40, 45 e 50 kV por 20, 25 e 30 segundos em aparelho de raios X Faxitron HP modelo 43855A. Definidos a intensidade e o tempo de exposição que proporcionaram melhor visualização das estruturas internas das sementes, o teste de raios X foi realizado em quatro repetições de 100 sementes, por lote, para determinar a porcentagem de sementes vazias, cheias e translúcidas. Os sete lotes que apresentaram sementes das três categorias, em quantidade suficiente, foram submetidos ao teste de germinação para avaliação da influência da morfologia interna na qualidade fisiológica. Em uma segunda fase, as sementes dos outros três lotes foram divididas, sendo uma fração radiografada e outra não e ambas armazenados por um ano. O teste de raios X realizado na intensidade de 45 kV por 25 segundos é eficiente para identificar danos internos em sementes de abóbora, que afetam negativamente sua qualidade fisiológica. A exposição das sementes a essa radiação não afeta a sua qualidade fisiológica, avaliada mesmo após seu armazenamento pelo período de um ano.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Nunes, J. K., V. L. Santos, P. Rossi, et al. "Qualidade de ovos e resistência óssea de poedeiras alimentadas com minerais orgânicos." Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 65, no. 2 (2013): 610–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352013000200043.

Full text
Abstract:
Avaliou-se o efeito da utilização de níveis crescente de minerais orgânicos sobre a qualidade externa e interna de ovos e a resistência de ossos da tíbia de poedeiras semi-pesadas. Foram utilizadas 256 aves, com idade inicial de 30 semanas, distribuídas em 64 gaiolas perfazendo quatro aves por gaiola em delineamento inteiramente ao acaso. Os tratamentos consistiram da inclusão de minerais inorgânicos ou níveis crescentes de orgânicos na dieta basal das poedeiras, resultando em quatro tratamentos. Foram avaliados peso do ovo (g), gravidade específica, peso (g) e espessura (mm) da casca, altura do albúmen (mm), unidade Haugh, peso da gema (g) e do albúmen (g) e resistência óssea (kg). Houve diferença significativa (P>0,05) entre as médias para peso do ovo e do albúmen. O fornecimento de dietas suplementadas com minerais orgânicos, em nível intermediário resultou na produção de ovos mais pesados, com maior peso de albúmen, e na manutenção das demais características de qualidade externa e interna dos ovos e de resistência óssea.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Mello, J. L. M., P. A. Souza, A. G. Ganeco, R. C. Dourado, M. P. Berton, and T. I. R. Costa. "Qualidade Interna de Ovos Comerciais Frescos de Casca Branca e Casca Vermelha." Revista Científica de Produção Animal 13, no. 1 (2011): 156–59. http://dx.doi.org/10.15528/2176-4158/rcpa.v13n1p156-159.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Amaral, Rita Goreti, Silvia Helena Rabelo dos Santos, Jamira Machado Ramos Catharino, et al. "Revisão rápida de esfregaços cervicais como método de garantia interna de qualidade." Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 39, no. 2 (2003): 151–55. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442003000200010.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Brackmann, Auri, Sérgio Miguel Mazaro, and Glaucia Bortoluzzi. "Qualidade da maçã "Fuji" sob condições de atmosfera controlada." Ciência Rural 25, no. 2 (1995): 215–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781995000200006.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido no NPP/UFSM durante o ano de 1993. Maçãs da cv. Fuji foram armazenadas durante oito meses em atmosfera controlada com o objetivo de avaliar concentrações de CO2 e O2 para o armazenamento. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com três repetições. Os tratamentos foram combinações de concentrações de CO2 e O2, em alta e baixa umidade relativa do ar (UR) e baixa concentração de etileno. A UR do ar foi mantida em tomo de 97% para tratamentos com alta UR e, em tomo de 75% para aqueles com baixa UR. O tratamento com baixo etileno foi mantido sob constante absorção deste gás com um filtro de permanganato de potássio. Após o armazenamento avaliou-se firmeza de polpa, sólidos solúveis totais (SST), acidez titulável, podridões e degenerescência interna da polpa. Constatou-se que, concentrações de CO2 acima de 1% causaram degenerescência interna dos frutos. Com a redução de 2,0% para 1,0% de O2, em combinação com 0% de CO2, houve maior retenção de firmeza da polpa, acidez titulável e SST, no entanto, não influenciou na manifestação da degenerescência da polpa. A redução da UR para 75% diminuiu a incidência de degenerescência e pelo efeito da desidratação aumentou a firmeza da polpa e os SST. A eliminação do etileno manteve a firmeza da polpa e acidez titulável em valores mais elevados, porém não diminuiu ocorrência da degenerescência. Não houve diferença significativa entre os tratamentos em relação às podridões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Rocha, Railene Hérica Carlos, Selma Rogéria de Carvalho Nascimento, Josivan Barbosa Menezes, Glauber Henrique de Souza Nunes, and Ebenézer de Oliveira Silva. "Qualidade pós-colheita do mamão formosa armazenado sob refrigeração." Revista Brasileira de Fruticultura 27, no. 3 (2005): 386–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452005000300012.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade e vida útil pós-colheita do mamão Formosa 'Tainung 01' armazenado sob temperaturas refrigeradas. Os frutos foram provenientes de um plantio comercial no município de Baraúna-RN. O armazenamento ocorreu em câmaras a 8; 10 e 12ºC ± 1 ºC, mantidas a 90 ± 5% UR durante os períodos de 7; 14; 21 e 28 dias. Após cada período, os mesmos foram transferidos para a condição ambiente (20 ± 1ºC 60 ± 5% UR) onde se simulou um período de prateleira de sete dias. Em seguida, os mamões foram avaliados quanto à aparência externa e interna, coloração da casca, perda de massa e firmeza de polpa. A melhor estimativa para a manutenção da qualidade e aumento da vida útil pós-colheita do mamão Formasa 'Tainung 01' foi observada nos frutos submetidos a 10°C, 90 ± 5% UR até 20 dias, com boa aparência externa e interna (notas acima de 3,0), desenvolvimento da coloração amarela na casca, firmeza de polpa superior a 20 N e perda de massa de 7%. Os frutos submetidos a 8°C e a 10°C, 90 ± 5% UR desenvolveram sintomas de danos pelo frio após 21 dias de armazenamento, agravando-se com a extensão do armazenamento. No armazenamento a 12°C, 90 ± 5% UR, observou-se um amadurecimento acelerado com amolecimento aquoso da polpa a partir de 28 dias. Aos 35 dias, os frutos estavam inaptos para o consumo, havendo grande incidência de Colletotrichum gloeosporioides.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Saccomann, Izabel Cristina Ribeiro, Fernanda Aparecida Cintra, and Maria Cecília Bueno Jayme Gallani. "Qualidade de vida relacionada à Saúde em Idosos com Insuficiência cardíaca: avaliação com instrumento específico." Acta Paulista de Enfermagem 24, no. 2 (2011): 179–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002011000200004.

Full text
Abstract:
OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida relacionada à Saúde em idosos com insuficiência cardíaca. MÉTODOS: Estudo transversal realizado em dois hospitais universitários. Foram entrevistados 170 idosos com insuficiência cardíaca em seguimento ambulatorial. Para avaliar a qualidade de vida, foi utilizado o instrumento Minnesota Living With Heart Failure Questionnaire. RESULTADOS: Os resultados do estudo apontaram menor influência da doença sobre a dimensão emocional da qualidade de vida. Entretanto, as questões vinculadas à dimensão física, que avaliam fadiga e dispneia, apresentaram maior impacto na qualidade de vida dos idosos. A consistência interna do instrumento específico de qualidade de vida foi alta, indicando confiabilidade satisfatória (α >0,80). CONCLUSÃO: Este estudo possibilitou a avaliação da qualidade de vida dos idosos com insuficiência cardíaca e mostrou a dimensão física, como o aspecto mais comprometido. É essencial a implementação de estratégias que melhorem a função física desses pacientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Ferreira, Alexandra Oliveira Matias, and Zenith Rosa Silvino. "Auditoria interna para a estratificação do problema da qualidade das equipes de enfermagem na COVID-19." Research, Society and Development 9, no. 10 (2020): e2789108381. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8381.

Full text
Abstract:
Objetivo: descrever o gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia para análise da qualidade das equipes de enfermagem, por meio de uma auditoria interna, para determinar as não conformidades no cuidado ao doente grave com a COVID-19. Método: trata-se de um relato de experiência da aplicação do modelo de gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia, na auditoria interna da UTI de um hospital universitário, no Rio de Janeiro. O estudo contou com quatro fases, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com formulário, por uma enfermeira especialista no modelo de gestão da qualidade total japonês. Foi empregado o ciclo de Plan, Do, Check e Act (PCDA), a análise descritiva e a análise de Pareto. Resultados: mesmo após a supervisão das equipes interprofissionais de enfermagem pelas coordenadoras da assistência de enfermagem, 94% das equipes não modificaram seu comportamento e estavam em não conformidades, avaliadas pelas evoluções de enfermagem, aprazamento das prescrições médicas, roteiro de passagem de plantão e notificações de eventos adversos sensíveis à assistência de enfermagem. Considerações finais: apesar do controle de qualidade da assistência de enfermagem pelas enfermeiras gerentes ser efetivo, a auditoria interna mostrou que, direta ou indiretamente, as anomalias tinham relação com: a supervisão direta de enfermagem com uso ininterrupto de Equipamento de Proteção Individual (EPI); uso de estratégias de comunicação inefetivas; falta de rigor no processo de avaliação da admissão de novos profissionais de enfermagem; procedimentos operacionais padrões em desconformidade e a péssima capacitação realizada na admissão das equipes interprofissionais para atuar no tratamento da COVID-19 na UTI.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Costa, Fernando Guilherme Perazzo, Janete Gouveia de Souza, José Humberto Vilar da Silva, Carlos Bôa-Viagem Rabello, Cláudia de Castro Goulart, and Raul da Cunha Lima Neto. "Influência do óleo de linhaça sobre o desempenho e a qualidade dos ovos de poedeiras semipesadas." Revista Brasileira de Zootecnia 37, no. 5 (2008): 861–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000500013.

Full text
Abstract:
O experimento foi conduzido para avaliar a influência da adição de óleo de linhaça em substituição ao óleo de soja em rações para poedeiras semipesadas sobre o desempenho e a qualidade interna e externa dos ovos. Utilizaram-se 192 poedeiras da linhagem Bovans Godline com 29 semanas de idade, distribuídas em seis tratamentos, que consistiram de uma dieta controle (sem óleo vegetal) e de cinco dietas contendo 0,0; 0,5; 1,0; 1,5 e 2,0% de óleo de linhaça em substituição, respectivamente, a 100, 75, 50, 25 ou 0% do óleo de soja. Avaliaram-se a produção (PROD), o peso (PO) e a massa de ovo (MO), as conversões por massa (CMO) e por dúzia de ovos (CDZ), os pesos e as porcentagens de albúmen, gema e casca, a gravidade específica, os teores de matéria seca, cinzas e proteína do albúmen e da gema e o teor de colesterol e a coloração da gema. A produção, o peso do ovo, a massa de ovo e as conversões por massa e por dúzia de ovos, bem como a qualidade interna e externa dos ovos, não foram influenciados pelos níveis de óleo de linhaça na ração. Do mesmo modo, não houve efeito da inclusão de óleo de linhaça sobre a composição química dos ovos e somente a coloração da gema foi intensificada quando utilizados níveis acima de 1% de óleo de linhaça na dieta. A adição de até 2% de óleo de linhaça na ração não altera o desempenho de poedeiras semipesadas nem a qualidade interna e externa e o teor de colesterol dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Santos, Graciene Conceição dos, Charlene Karollaine Batista de Castro, Juliana Da Silva Galvão, Suellen Pena de Oliveira, and Raul Da Cunha Lima Neto. "USO DA GEOPRÓPOLIS NA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO OVO EM DIFERENTES AMBIENTES." Revista Agroecossistemas 11, no. 2 (2020): 195. http://dx.doi.org/10.18542/ragros.v11i2.9133.

Full text
Abstract:
A casca do ovo é de fundamental importância para a conservação e qualidade interna, diante disso objetivou-se avaliar a qualidade de ovos de galinha submetidos a tratamento superficial da casca, através da imersão em solução de geoprópolis, armazenados em temperatura ambiente e refrigerado, analisados no 5º e 20º dia de armazenamento. Foram utilizados 120 ovos marrons da linhagem COBB MX. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) com esquema fatorial 3x2x2 correspondendo a três tratamentos (ovos não lavados, ovos lavados e ovos lavados e mergulhados em solução de geoprópolis a 10%) submetidos a duas temperaturas de estocagem (refrigerado e ambiente) e dois dias de avaliações (5º e 20º dia de armazenamento) com 10 repetições. A solução de geoprópolis a 10% correspondia a 90% de etanol e 10% de própolis. Foi avaliado o valor da Unidade Haugh (UH) no 5º e 20º dia de armazenamento. Na avaliação dos ovos do 5º e 20º dia de armazenamento, observou-se diferença (P <0,05) entre os tratamentos de casca para UH. Sob as condições desde experimento conclui-se que a solução de geoprópolis aplicado na casca dos ovos confere menor perda UH durante o período de armazenamento e contribui para a conservação da qualidade dos ovos estocados sob refrigeração. PALAVRAS-CHAVE: Armazenamento, Qualidade interna, Tratamento da casca.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

OLIVEIRA, Luiz R., and Stella R. COSTA. "Fatores que contribuem para a evasão escolar em cursos de nível superior." Espacios 42, no. 11 (2021): 1–10. http://dx.doi.org/10.48082/espacios-a21v42n11p01.

Full text
Abstract:
As instituições privadas de ensino superior buscam a melhoria contínua da qualidade de serviços de ensino aos seus clientes finais. Vencer o desafio da evasão de alunos, elevando os índices de qualidade e satisfação tonou-se vital. A presente pesquisa bibliográfica objetivou contribuir para uma melhoria da operação interna das rotinas para aprimorar o relacionamento com os estudantes. Concluiu-se que o entendimento dessas instituições como agentes transformadores contribuirão para o aumento dos índices de satisfação e fidelização de alunos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Vilela, Daniela Reis, Leticia Souza Silva Carvalho, Naiara Simarro Fagundes, and Evandro de Abreu Fernandes. "QUALIDADE INTERNA E EXTERNA DE OVOS DE POEDEIRAS COMERCIAIS COM CASCAS NORMAL E VÍTREA." Ciência Animal Brasileira 17, no. 4 (2016): 509–18. http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v17i421535.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se com esta pesquisa avaliar a qualidade de ovos de galinhas poedeiras classificados em ovos de casca normal e vítrea, produzidos por galinhas em três idades distintas (30, 50 e 70 semanas). Para cada idade foram amostrados 45 ovos de cada tipo de casca. O peso dos ovos em ambos os tipos de casca aumentou com o avanço da idade da galinha. Maior concentração de cálcio na casca foi encontrada nos ovos de casca normal em relação aos de casca vítrea, o teor de fósforo não foi influenciado pelo tipo de casca. A deposição mineral da casca foi constante. A espessura da casca aumentou independentemente do tipo de casca, ao longo da vida reprodutiva da galinha e diminuiu quando a ave se tornou mais velha. O percentual de albúmen aumentou, enquanto a percentagem de proteína e pH do albúmen diminuiram ao longo das idades. Percentagem da gema, umidade e pH diminuíram com o aumento da idade da poedeira, enquanto proteína bruta e extrato etéreo aumentaram. Os ovos de casca vítrea apresentaram casca de qualidade inferior àqueles de casca normal sem, contudo, haver um comprometimento da qualidade interna dos ovos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Borges, Edna Martins, and Maria Céres Pimenta Spínola Castro. "Qualidade da educação: os desafios de uma escola justa e eficaz." Educação em Foco 23, no. 39 (2020): 8. http://dx.doi.org/10.24934/eef.v23i39.3294.

Full text
Abstract:
Este artigo discute o conceito de qualidade na Educação, mostrando seu caráter polissêmico e sua vinculação às demandas e exigências de um dado tempo histórico e um determinado espaço geográfico. A partir da análise da dinâmica interna do sistema educacional, serão examinados três significados distintos do termo “qualidade de ensino”, que têm circulado na sociedade brasileira, ao longo dos tempos, ancorados nas demandas de democratização do acesso à educação, de permanência na escola e de aprendizagem, sendo esta última associada à aferição de desempenho pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Busca, ainda, relacionar qualidade da educação com dimensões intra e extraescolares que interagem na construção desse conceito e analisar as possibilidades para que a escola seja de qualidade, justa e eficaz.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Couto, Renata Cardoso, Flávia de Jesus Leal, and Guilherme Benjamin Brandão Pitta. "Validação do questionário de qualidade de vida na úlcera venosa crônica em língua portuguesa (Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire – CCVUQ-Brasil)." Jornal Vascular Brasileiro 15, no. 1 (2016): 4–10. http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.003015.

Full text
Abstract:
Resumo Contexto: Instrumentos de qualidade de vida vêm sendo usados nos últimos anos. Para a úlcera venosa, há um importante questionário específico, o Charing Cross Venous Ulcer Questionnaire (CCVUQ), já traduzido para português em recente estudo, mas necessitando do teste de suas propriedades psicométricas e da consequente validação para ser utilizado no Brasil. Objetivos: Validar o questionário de qualidade de vida na úlcera venosa em língua portuguesa, o CCVUQ-Brasil. Métodos: A versão traduzida do questionário foi aplicada em 50 indivíduos. Sua consistência interna foi analisada, sendo posteriormente reaplicado (30 minutos e entre 7 e 15 dias após a primeira aplicação) para testar a reprodutibilidade. Os resultados foram comparados com o 36-Item Short Form Health Survey (SF-36) para testar a validade. Resultados: A versão em português é semântica e culturalmente semelhante à versão original em inglês, tendo consistência interna satisfatória, alta correlação na verificação da reprodutibilidade e validade de constructo significativa. Conclusões: O CCVUQ-Brasil encontra-se validado na língua portuguesa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Silva, Sabrina Rita, and Ramon Amorim Sena. "O Planejamento da Auditoria Interna dentro das Organizações / Internal Audit Planning Within Organizations." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 47 (2019): 595–606. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i47.2051.

Full text
Abstract:
Auditoria é um processo sistemático, que permite, através da coleta de evidências, determinar a confiabilidade e a qualidade da execução das atividades realizadas, de acordo com os critérios de auditoria, requisitos, políticas e procedimentos estabelecidos na organização, para tomada de decisão. É desenvolvida por profissionais que cumprem algumas competências e qualidades, que realizam seu trabalho em total conformidade proporcionando, assim qualidade e confiabilidade de seu trabalho. A necessidade de auditoria interna é manifestada em uma empresa à medida que aumenta seu volume de operações, sua extensão geográfica ou sua complexidade e impossibilita o controle direto das operações pela administração. Então, a auditoria interna é uma ajuda indispensável para a gerência no cumprimento de suas funções e responsabilidades, fornecendo análises objetivas, avaliações, recomendações e todos os tipos de comentários pertinentes sobre as operações examinadas. Por fim, é apresentado ao longo do trabalho diversos autores com suas teorias em torno do tema e suas contribuições significativas na revisão literária.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Nunes, Glauber Henrique de S., João José dos Santos Júnior, Fábia V. Andrade, Francisco Bezerra Neto, Antônio Hélio B. de Almeida, and Damiana Cleuma de Medeiros. "Aspectos produtivos e de qualidade de híbridos de melão cultivados no agropolo Mossoró-Assu." Horticultura Brasileira 22, no. 4 (2004): 744–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362004000400015.

Full text
Abstract:
Dois experimentos foram realizados com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo e qualitativo de híbridos de melão no agropolo Mossoró-Assu. Em ambos os experimentos foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com quatro repetições. O primeiro experimento foi constituído de seis híbridos de melão Gália e dois do tipo Cantaloupe, e o segundo foi composto de sete híbridos de melão Amarelo, um Pele de sapo e três Orange Flesh. Avaliaram-se a produtividade, peso médio do fruto, cavidade interna, espessura da polpa, aparências externa e interna, perda de peso, teor de sólidos solúveis e firmeza da polpa. Considerando as variáveis utilizadas na avaliação, constatou-se variação entre os híbridos nos dois experimentos. Entre os melões Gália, destacaram-se os híbridos DRG 1531 e DRG 1537. Os melões Red Flesh e AFX 700 foram os mais promissores entre os melões do tipo Orange Flesh. Por fim, entre os melões do tipo Valenciano, destacaram-se os híbridos Gold Mine, Gold Pride e Gold Star.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Alcântara Garzin, Ana Claudia, and Marta Maria Melleiro. "Qualidade da assistência de enfermagem em medicina diagnóstica: construção e validação de um instrumento." Aquichan 17, no. 2 (2017): 162–70. http://dx.doi.org/10.5294/aqui.2017.17.2.5.

Full text
Abstract:
Objetivos: construir y validar un instrumento de recolección de datos acerca de la calidad de la asistencia de enfermería en servicios de medicina diagnóstica. Materiales y método: la construcción del instrumento se basó en las etapas teóricas descriptas por Pasquali, y el proceso de validación ocurrió en dos momentos: análisis de contenido, realizada por nueve jueces, y análisis de consistencia interna, que utilizó el alpha de Cronbach en los datos obtenidos tras la aplicación del instrumento a 203 profesionales del personal de enfermería de una institución privada de medicina diagnóstica. Resultados: las 45 proposiciones evaluadas por los jueces alcanzaron niveles satisfactorios relacionados a relevancia, pertinencia, claridad y sensibilidad, lo que demuestra contenido adecuado al objeto del estudio. El alpha de Cronbach obtuvo puntaje de 0,90, lo que caracteriza un buen nivel de consistencia interna. Conclusiones: el instrumento validado brindará subsidios para intervención y organización de los procesos de trabajo asistenciales y gerenciales en este segmento de actuación de la enfermería.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Pleti, Andréa Kammers, Jair José de Lima, and Lys Mary Bileski Candido. "Qualidade interna do ovo de avestruz após estocagem em temperatura ambiente e refrigerada." Ciência Rural 39, no. 6 (2009): 1864–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009005000113.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho foi avaliar as alterações da qualidade interna de três tipos de ovos de avestruzes: frescos, armazenados sob temperatura ambiente (25°C) e sob temperatura de refrigeração (5°C), durante três, sete, 14, 21 e 28 dias de armazenamento. Houve queda significativa na Unidade Haugh, aumento do pH e diminuição da viscosidade em relação ao tempo de armazenamento. Os ovos mantidos em temperatura ambiente apresentaram maiores alterações do que os ovos armazenados sob refrigeração. Houve uma crescente perda de peso durante os dias de armazenamento, tanto sob temperatura ambiente, quanto em temperatura refrigerada, porém a perda de peso foi mais evidente na temperatura ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Pombo, Carolina Riscado, Sérgio Borges Mano, Valéria Moura de Oliveira, José Carlos Albuquerque do Prado Carvalho, Maria Carmela Kasnowski, and Edivaldo Sampaio. "Efeito do termoprocessamento sobre o peso e a qualidade interna de ovos inteiros." Revista Brasileira de Ciência Veterinária 13, no. 3 (2006): 183–85. http://dx.doi.org/10.4322/rbcv.2014.295.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Rosa, Carla Cunha da, and Níssia Carvalho Rosa Bergiante. "Comunicação interna como instrumento de gestão." Revista E-Tech: Tecnologias para Competitividade Industrial - ISSN - 1983-1838 11, no. 1 (2018): 107–20. http://dx.doi.org/10.18624/e-tech.v11i1.990.

Full text
Abstract:
O presente trabalho desenvolveu-se com o objetivo de analisar a comunicação interna uma tradicional Instituição Pública Federal de Ensino, o Colégio Pedro II, localizada no RJ, com intuito de identificar as dificuldades principais e apresentar possíveis ações de melhoria para as práticas de comunicação. A pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa e utilizando como fonte de dados um questionário. Como resultado do estudo, foi apresentado um diagnóstico da realidade da instituição e um com plano detalhado de comunicação interna. Os dados demonstraram que a comunicação acontece com qualidade quando ela é praticada entre os pares e entre gestores e subordinados, mas com relação aos setores e a comunicação da instituição existe uma grande insatisfação. A pesquisa também apontou que organização precisa ter um sistema de diálogo e de participação com intuito de estimular a troca de informações entre os diversos níveis. Este estudo contribuiu para um melhor entendimento de que a comunicação interna fomenta a gestão, mas é necessário que organização tenha a comunicação inserida no seu planejamento estratégico com políticas bem definidas e consolidadas, facilitando a compreensão dos processos e a sinergia de esforços. É imprescindível que os gestores compreendam que a comunicação interna precisa ser gerenciada estrategicamente antes de propor quaisquer ações, pois a ineficácia desta pode representar o fracasso de todo processo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Lacerda, Maria Juliana Ribeiro, Nadja Susana Mogyca Leandro, Maria Auxiliadora Andrade, Juliana Bonifácio Alcântara, Maria Luiza Ferreira Stringhini, and Marcos Barcellos Café. "QUALIDADE FÍSICA E BACTERIOLÓGICA DE OVOS OPACOS DE CODORNAS SANITIZADOS, REFRIGERADOS E CONTAMINADOS EXPERIMENTALMENTE PORSalmonella enterica SER. TYPHIMURIUM." Ciência Animal Brasileira 17, no. 1 (2016): 11–25. http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v17i118546.

Full text
Abstract:
Resumo Objetivou-se estudar a qualidade física, química e microbiológica de ovos de codornas contaminados artificialmente com Salmonella entericaser. Typhimurium, sanitizados e armazenados a diferentes temperaturas (5 e 25 ºC), durante 27 dias. Foram utilizados 768 ovos com cascas opacas e peso médio de 11g. O delineamento foi inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x2x2 (contaminação x sanitização x refrigeração) com seis repetições e um ovo por parcela. Os ovos foram contaminados pelo manuseio com 1,5 x 105unidade formadoras de colônias (UFCs) e, de acordo com os tratamentos, foram sanitizados com solução com 5 ppm de Cl. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste t. A contaminação bacteriana prejudicou o peso do ovo, uH, índice de gema e de albume e pH de gema e de albume, a partir de 18 dias de armazenamento. O tempo de estocagem dos ovos e a temperatura de armazenamento influenciaram a qualidade interna dos ovos de codornas em todas as variáveis estudadas. A pior qualidade interna foi observada em ovos armazenados na temperatura de 25 ºC. A sanitização e a refrigeração reduziram o crescimento daSalmonella nos ovos contaminados. Ovos com casca opaca, quando não refrigerados, devem ser consumidos em até 18 dias após a postura.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

SOUZA, Daniele Santos de, Carlos Alberto SILVA FILHO, Thiers Pascoal PINHO, Verônica Mendes AZEVEDO, Sérgio Muniz OLIVEIRA, and Lígia Fátima Lima CALIXTO. "Níveis de cálcio na manutenção da qualidade interna de ovos de codornas japonesas após armazenamento." Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 16, no. 1 (2015): 139–48. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402015000100015.

Full text
Abstract:
<p>O objetivo com este estudo foi avaliar a influência de níveis crescentes de cálcio na dieta na melhoria da qualidade externa e consequente manutenção da qualidade interna de ovos de codornas em final de produção, armazenados por 14 dias em temperatura ambiente. Foram utilizadas 400 codornas japonesas com 46 a 58 semanas de idade, distribuídas em um delineamento inteiramente casualizado onde foram testados cinco níveis de cálcio: 2,95%, 3,25%, 3,55%, 3,85%, 4,15% Ca. Os parâmetros avaliados foram: espessura de casca, peso e porcentagem de casca, porcentagem de gema, porcentagem de albúmen, peso médio dos ovos e a perda de peso de ovos de codornas. Os resultados mostraram que os níveis crescentes de cálcio promoveram após o período de armazenamento (P<0,05) melhor espessura da casca, maior porcentagem de gema, menor porcentagem de albúmen e aumento no peso dos ovos sem influenciar significativamente o peso, porcentagem de casca e a perda de peso de ovos de codornas após o armazenamento em temperatura ambiente por 14 dias. Concluiu-se que a inclusão de níveis crescentes de cálcio na ração foi eficiente na manutenção da qualidade interna de ovos de codornas japonesas após o armazenamento em temperatura ambiente por 14 dias.</p>
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Santos, Fabiana Cabrera Silva, and Sergio Marcus Nogueira Tavares. "Avaliação da/na educação superior: a contraface da qualidade." Educação & Linguagem 24, no. 1 (2021): 305–19. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1043/el.v24n1p305-319.

Full text
Abstract:
Este artigo se propõe a refletir sobre a avaliação da educação superior que constrói novas semânticas e propõe novas relações para pensar sua qualidade, a partir das reformas da educação superior da década de 1990. Para tal, põe em debate os processos avaliativos engendrados nos discursos neoliberais emergentes pelos reformistas da educação. Evidencia-se que o debate sobre o tema precisa avançar para além do “quanto” (ênfase no quantitativo) e perseguir o “por quê”(ênfase no qualitativo), que apresenta novas narrativas e sugere práxis que enaltecem os processos e não apenas os resultados. Desta forma, o texto objetiva elucidar o potencial pedagógico e institucional da avaliação – interna e externa – no ensino superior quando compreendida como componente do ato educativo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

Castro, Marcelle Maria Lobo Dinis, Yara Hahr Marques Hökerberg, and Sonia Regina Lambert Passos. "Validade dimensional do instrumento de qualidade de vida WHOQOL-BREF aplicado a trabalhadores de saúde." Cadernos de Saúde Pública 29, no. 7 (2013): 1357–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2013000700010.

Full text
Abstract:
O objetivo foi reavaliar a estrutura dimensional da versão brasileira do WHOQOL-BREF, consistência interna e validade fatorial convergente e discriminante. Estudo seccional em 386 trabalhadores de saúde. A análise fatorial confirmatória testou a estrutura do WHOQOL-BREF (24 e 26 itens) e a sugerida pela análise fatorial exploratória. Consistência interna foi aferida via confiabilidade composta; validade convergente e discriminante, pela variância média extraída e correlação entre fatores. O modelo de melhor ajuste foi o sugerido pela análise fatorial exploratória (26 itens) com seis fatores: quatro propostos teoricamente (geral, psicológico, relações sociais e meio ambiente) e dois pela subdivisão do domínio físico. Os itens "energia" e "segurança" (respectivamente, do físico e meio ambiente) foram remanejados para o psicológico. A confiabilidade composta foi boa (> 0,70), à exceção do fator geral. Validade convergente e discriminante foram adequadas para relações sociais e físico 2. Persistem controvérsias sobre a dimensionalidade do WHOQOL-BREF, particularmente sobre o domínio físico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

Claro, Aline Manhago, Cristine Raquel Steffens, Criziane de Bairros dos Santos, et al. "UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE COMUNICAÇÃO INTERNA DA COOPERATIVA DE CRÉDITO CRESOL." SINERGIA - Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis 22, no. 2 (2018): 75–86. http://dx.doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v22n2-8241.

Full text
Abstract:
A comunicação vem adquirindo cada vez maior relevância, pois o mercado tem se mostrado mais exigente diante do cenário econômico. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o processo de comunicação interna da Cooperativa Cresol, localizada no município de Santa Maria/RS. Os objetivos específicos deste estudo são: identificar, por meio de pesquisa, como a comunicação é vista pelos colaboradores e verificar os instrumentos ou meios utilizados pela entidade para se comunicar com o público interno. A pesquisa foi classificada como descritiva com análise quantitativa. O instrumento de pesquisa foi o questionário aplicado aos Colaboradores da cooperativa, buscando analisar a qualidade do processo de comunicação interna, os canais utilizados, bem como a satisfação dos usuários. Com a pesquisa, percebeu-se a existência da comunicação interna entre colaboradores ocorrendo de forma unilateral, sendo os principais instrumentos utilizados e-mail e reuniões gerenciais. Com base nos resultados, sugeriu-se que a instituição fizesse maior uso do instrumento Intranet (Coopnet), já que a mesma é direcionada à comunicação interna que só pode ser acessada pelos seus usuários ou colaboradores internos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Oliveira, Luciana Magda de, Maria Laene Moreira de Carvalho, and Antonio Claudio Davide. "Utilização do teste de raios-X na avaliação da qualidade de sementes de canafístula (Peltophorum dubium (Sprengel) Taubert." Revista Brasileira de Sementes 25, no. 1 (2003): 116–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-31222003000100018.

Full text
Abstract:
Sementes de leguminosas florestais, como canafístula, muitas vezes são alvos de injúrias durante sua extração e processamento, além de apresentarem problemas de má-formação do embrião. Estes danos não são comumente detectados, devido à presença de tegumento espesso e duro que impede a visualização das estruturas internas das sementes. O objetivo deste trabalho foi definir a metodologia e verificar a possibilidade de utilização do teste de raios-X, na avaliação dos danos internos em sementes de canafístula, bem como, verificar o efeito desses danos na germinação das sementes. Sementes de três lotes de canafístula foram expostas a radiação em aparelho de raios-X Faxitron HP modelo 43855A por vários tempos e intensidades. Posteriormente, foram divididas em três categorias, de acordo com a anatomia interna visualizada nas radiografias, em sementes cheias, sementes com pequenos danos e sementes com danos severos. Após tratamento para a quebra da dormência, as sementes das diferentes categorias foram submetidas ao teste de germinação. A morfologia interna de sementes de canafístula pode ser visualizadas, com exposição a raios-X por 60 segundos na intensidade de 25 KVp. Os danos na morfologia interna visualizados em radiografias, classificados como severos (mais de 50% da área do embrião danificada) afetam drasticamente a germinação das sementes, justificando sua remoção para promover a melhoria da qualidade física e fisiológica de lotes de sementes de canafístula.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

Sousa, Thiago Ferreira de, Silvio Aparecido Fonseca, Emília Peixoto Vieira, Ayalla Oliveira Chaves, Juarez Vieira do Nascimento, and Ana Maria Alvarenga. "Validade de constructo da escala Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade (CACAU)." Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 23, no. 3 (2018): 665–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772018000300006.

Full text
Abstract:
O uso de medidas, com propriedades psicométricas satisfatórias, em pesquisas sobre a percepção dos universitários em relação à qualidade das instituições é essencial. O objetivo deste estudo foi estimar a validade de constructo da escala CACAU (Condições do Ambiente e Características de Aprendizagem na Universidade) do questionário ISAQ-A (Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos). As informações deste estudo são derivadas do 1º inquérito do estudo MONISA (Monitoramento dos Indicadores de Saúde e Qualidade de Vida em Acadêmicos), realizado em 2010 com universitários de uma instituição pública do estado da Bahia. Participaram do estudo 1.084 universitários de todos os cursos da instituição. A escala CACAU é composta por 15 itens com quatro opções de resposta (muito boa, boa, ruim e muito ruim). Foi realizada a análise fatorial exploratória, complementada pela análise de consistência interna via Alfa de Cronbach’s (α). Houve a extração de quatro fatores latentes (F1: Oportunidade e motivação para a aprendizagem; F2: Ambiente físico e equipamentos para a aprendizagem; F3: Ambiente social para aprendizagem; e F4: Auto avaliação de conhecimento e relevância da universidade), que explicaram 56,16% e o nível de consistência interna geral foi bom (α: 0,81). Conclui-se que a escala CACAU apresenta capacidade psicométrica satisfatória e os quatro fatores latentes da referida escala explicaram de forma moderada o ambiente e a aprendizagem na universidade.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!