To see the other types of publications on this topic, follow the link: Setor logístico.

Journal articles on the topic 'Setor logístico'

Create a spot-on reference in APA, MLA, Chicago, Harvard, and other styles

Select a source type:

Consult the top 50 journal articles for your research on the topic 'Setor logístico.'

Next to every source in the list of references, there is an 'Add to bibliography' button. Press on it, and we will generate automatically the bibliographic reference to the chosen work in the citation style you need: APA, MLA, Harvard, Chicago, Vancouver, etc.

You can also download the full text of the academic publication as pdf and read online its abstract whenever available in the metadata.

Browse journal articles on a wide variety of disciplines and organise your bibliography correctly.

1

Silva, Alexandre Navarro da, João Eustáquio de Lima, and Ronaldo Perez. "Caracterização e desempenho logístico das indústrias laticinistas da Zona da Mata e Campo das Vertentes em Minas Gerais, Brasil." Ciência Rural 43, no. 7 (2013): 1337–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013005000078.

Full text
Abstract:
Objetivando avaliar a atividade logística nas empresas do setor laticinista atuantes nas regiões Zona da Mata e Campo das Vertentes no estado de Minas Gerais, foram promovidas pesquisas com 40 indústrias que representam o setor avaliado. Os questionários respondidos pela gerência das empresas continha variáveis que possibilitaram caracterizar as empresas quanto à sua produção, logística de captação e distribuição, gestão interna, além de mercado e comercialização. O uso da análise estatística multivariada fatorial foi de grande relevância ao possibilitar a construção de um índice que representou o desempenho logístico de cada uma das empresas, sendo também utilizada para realizar o agrupamento dessas indústrias em 4 grupos que continham características similares. O índice logístico (IL) mostrou que as empresas estudadas da região precisam melhorar as atividades que constituíram sua medida, a fim de tornar os aspectos logísticos um meio de vantagem competitiva. Além disso, os grupos formados também possibilitaram avaliar que não é suficiente atuar na melhoria de apenas uma parte das atividades logísticas, mas sim no conjunto de variáveis que pode influenciar positivamente no resultado final no quesito competitividade e liderança logística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
2

Amorim, Apolo Simões, Rillary Lopes Cunha, Gabriele Roberto Simonetti, Márcia Ribeiro Maduro, and Wlademir Leite Correia Filho. "A Evolução E O Impacto Dos Operadores Logísticos Na Cadeia De Suprimentos." IOSR Journal of Business and Management 26, no. 12 (2024): 01–08. https://doi.org/10.9790/487x-2612060108.

Full text
Abstract:
Os operadores logísticos desempenham um papel fundamental na cadeia de suprimentos moderna, fornecendo uma ampla gama de serviços especializados, como transporte, armazenagem, gestão de estoques e distribuição física. Este artigo apresenta uma análise detalhada do conceito de operador logístico, sua evolução histórica e sua relevância em diferentes setores, como o varejo e a logística portuária. A pesquisa destaca as diferentes classificações de operadores logísticos, incluindo 1PLs, 2PLs, 3PLs, 4PLs e 5PLs, cada qual com funções específicas na gestão da cadeia de suprimentos. Também se discute o aumento da demanda por operadores logísticos no setor varejista, impulsionada especialmente pela expansão do comércio eletrônico. Além disso, o estudo aborda os critérios essenciais para a decisão de contratar um operador logístico, considerando tanto a perspectiva dos clientes quanto das empresas contratantes. Aspectos como eficiência operacional, adoção de tecnologias, sustentabilidade e gestão de riscos são identificados como fatores críticos e oportunidades relevantes para futuras pesquisas no campo da logística. Assim, este estudo fornece uma visão abrangente sobre o papel dos operadores logísticos na cadeia de suprimentos, ressaltando sua importância para a economia global e apontando áreas estratégicas para o desenvolvimento e a inovação no setor
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
3

Barboza, Sinara Lúcia, Roberto Giro Moori, and Adriana Beatriz Madeira. "Fatores que colaboram para o desenvolvimento da logística verde nos operadores logísticos." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 9, no. 2 (2019): 20–29. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v9i2.738.

Full text
Abstract:
Em 2018, segundo a Confederação Nacional do Transporte – CNT, o modal rodoviário brasileiro representa, aproximadamente, 61% da matriz de transporte de cargas, além de envolver de um a dois terços dos custos logísticos. Trata-se de um recurso importante para as cadeias de suprimentos para a união de mercados e a integração de regiões e estados. Ainda, segundo a Agência Brasil, o setor de transporte contribui com um quarto das emissões globais de CO2 e com ritmo crescente desde 2000. Nesse sentido, este estudo de natureza exploratória do tipo qualitativo, investigou a legislação ambiental como fator que colabora para a relação entre gestão logística verde e desempenhos logístico e ambiental em empresas operadoras logísticas, localizadas na região de Foz do Iguaçu, PR. O estudo se utilizou de entrevistas em profundidade para coletar dados junto a uma amostra com 10 gestores. Os dados coletados, tratados pela análise de conteúdo, revelaram que a legislação ambiental constituiu fator que colaborou para a gestão logística verde para atender desempenhos logístico e ambiental. Diante disso, pode-se inferir a importância da legislação ambiental para equilibrar a eficiência de custo dos operadores logísticos e a preservação do meio ambiente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
4

Gonçalves, Sérgio Pereira, and Camila Tavares da Cunha. "Modelagem matemática na logística humanitária." Revista Femass, no. 3 (June 2, 2021): 80–90. http://dx.doi.org/10.47518/rf.v3i3.46.

Full text
Abstract:
Resumo: A pandemia que assola o mundo e as vulnerabilidades que ela expôs, especialmente no setor logístico, fez grandes empresas voltarem suas análises para logísticas emergenciais. Dessa forma, desperta-se uma preocupação com a logística humanitária, que opera na precariedade da logística emergencial já que não possui a devida atenção em termos de recursos e pesquisas, especialmente nos países mais pobres. Uma logística mais flexível e responsiva se faz necessária, porém, devido à complexidade e aleatoriedade dos eventos, modelos matemáticos genéricos não se aplicam de forma eficiente. O presente trabalho busca, então, apresentar uma sequência lógica que possibilite a elaboração de uma função-objetiva a ser desenvolvida por meio da otimização, auxiliando a tomada de decisão, visando otimizar custos logísticos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
5

Belo, Cezar dos Santos, Tyago Benjamim Silva, Warleson Ribeiro, Elder Lacerda, and Rayra Brandão. "Análise do sistema logístico de uma empresa do setor farmacêutico: Um estudo de caso no município de Tomé-Açu, Amazônia, Pará, Brasil." Revista Gestão em Conhecimento 5, no. 5 (2021): 1–13. http://dx.doi.org/10.56798/rgc-05-2021-09.

Full text
Abstract:
A grande competitividade do mercado atualmente tem exigido cada vez mais que as organizações busquem formas de otimizar a realização de suas atividades. Neste cenário alogística surge como um dos principais meios de alcançar vantagens competitiva.Deste modo o objetivo deste artigo foi realizar um diagnóstico das atividades logísticas deuma empresa do setor farmacêutico localizada na região de Tomé-Açu/PA, com o intuito de conhecer como funciona a logística e a cadeia de suprimentos da organização. A metodologia utilizada foi um estudo de caso, realizado mediante um levantamento bibliográfico e pesquisa de campo para captação dos dados necessário para a realização do diagnóstico através de entrevistas realizadas como gerente responsável pela gestão do processo logístico. A partir desse estudo diagnosticou-se que a organização possui como política ofertar os melhores preços a seus clientes e visando a efetivação dessa política utiliza algumas ferramentas dentro do sistema logístico como a realização do controlede estoque por meio sistema de duas gavetas e a aplicação de logística reversa em determinados produtos de seu portfólio, tendo essas ações o intuito de reduzir os seus custos. As variáveis explanadas no presente estudo, buscam possibilitara os gestores uma visão holística do sistema logísticos da organização e consequentemente contribuir para a longevidade da organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
6

Barbosa, Danilo Hisano, and Marcel Andreotti Musetti. "Levantamento do desempenho logístico das PMEs da indústria de bens de capital: uma análise comparativa." Production 22, no. 2 (2012): 249–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000016.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta os resultados de um levantamento sobre o desempenho logístico das PMEs da indústria de bens de capital. O desempenho logístico foi avaliado com base no grau de concordância das empresas frente às afirmações acerca das dimensões do desempenho logístico identificadas na literatura. Os resultados indicaram uma concordância maior das empresas frente a essas afirmações. Nas análises comparativas, foi observado que as médias de desempenho das PMEs pesquisadas distanciaram-se significativamente do padrão de excelência em logística. Adicionalmente, foram constatadas diferenças entre as médias de desempenho logístico nas comparações por segmento, porte e origem de capital das PMEs. Entre as implicações práticas e teóricas, destacam-se a necessidade de criação de parcerias entre as PMEs nacionais e estrangeiras e a oportunidade de se sistematizar as práticas de excelência em logística do setor, visando a sua transferência para as empresas de menor desempenho logístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
7

De Vales, Juliana Ferreira, Wilson Dos Santos Da Silva, Wilson Roberto Freitas Junior, and Adriano Poliszuk Pio. "ATIVIDADES LOGÍSTICAS:." South American Development Society Journal 4, no. 11 (2018): 109. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.v4i11p109-120.

Full text
Abstract:
Em linhas gerais a logística possui como finalidade disponibilizar o serviço certo, no lugar e no tempo correto e nas condições contratadas e desejadas. O presente artigo tem como objetivo analisar e observar o setor logístico de uma empresa X do segmento de distribuição de alimentos. Para uma melhor compreensão do assunto abordado foi efetuado pesquisa com pessoas que trabalham em empresas localizadas na região leste da cidade de São Paulo, para enfim conhecer o setor logístico dessas empresas. Os procedimentos metodológicos utilizados para elaboração deste artigo foram: pesquisas bibliográficas, pesquisa qualitativa e quantitativa. Após analisar e observar todos os relatos coletados fica evidente a necessidade de uma melhor qualificação e profissionalização do segmento da logística nas empresas da zona leste, mostrando a importância e as possíveis melhorias que uma gestão adequada em logística pode trazer para a empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
8

Moura, Saulo Roberto da Silva, José Carlos Alves Roberto, and Daniel Barroso Oliveira. "Proposta de implementação de treinamento para desenvolvimento de competências no setor logístico: estudo de caso na Empresa Gemar Supermercado." Núcleo do Conhecimento 03, no. 11 (2021): 05–28. https://doi.org/10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/administracao/gemar-supermercado.

Full text
Abstract:
O presente artigo teve como propósito realizar um estudo de caso na empresa Gemar Supermercado, que atua na área de serviços de comercialização varejista e de mercadorias em geral, com dominância de produtos alimentícios. Com base na pesquisa realizada através do diagnóstico organizacional, identificou-se a área da logística como a mais crítica, principalmente, no que se refere à capacitação dos colaboradores. Diante disso, levantou-se o seguinte questionamento: como as políticas de capacitações operativas podem proporcionar melhorias contínuas no processo logístico? O objetivo geral do artigo é propor a implementação de um programa de gestão por competências com práticas e técnicas a fim de aperfeiçoar o desempenho dos colaboradores nos processos logísticos do Gemar Supermercado. A metodologia utilizada na pesquisa foi aplicada e qualitativa, de caráter exploratório, realizando levantamento de dados com colaboradores e gestores. Como resultados, foi proposto um conjunto de ações interventivas que permitem a estruturação de processos de reciclagem constante, visando a melhora da capacidade operativa dos colaboradores que atuam no departamento de logística. As ações foram gerenciadas, em sua introdução, pela ferramenta da qualidade 5W2H. Por fim, concluímos que através das políticas de capacitação e treinamento constante dos colaboradores utilizando estratégias da gestão por competência, é possível que haja melhorias no desenvolvimento logístico do supermercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
9

Peinado, Jurandir, and Alexandre Reis Graeml. "A recomendação MMOG/LE: uma análise da influência prática de sua adoção na melhoria de processos logísticos." REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre) 18, no. 3 (2012): 607–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-23112012000300002.

Full text
Abstract:
Este artigo analisa a influência prática de uma ferramenta de avaliação do desempenho logístico de empresas do setor automotivo no Brasil. Os participantes, que receberam treinamento e implantaram a recomendação MMOG/LE (Materials Management Operating Guideline/Logistics Evaluation) em suas empresas, responderam a um questionário com perguntas de escala Likert. Foi utilizado um conjuntos de variáveis constituído por 32 perguntas elaboradas de forma a cobrir as diversas áreas de preocupação da MMOG-LE e os processos logísticos a elas relacionados, na tentativa de compreender a sua influência na melhoria dos processos logísticos das empresas pesquisadas, a partir da percepção dos respondentes. Também se buscou identificar "dimensões logísticas" em torno das quais os participantes percebem contribuição mais efetiva da MMOG/LE. O principal resultado consistiu na identificação de três dimensões logísticas valorizadas pelos respondentes. Os respondentes evidenciaram ter percepções alinhadas para três grupos (fatores) de variáveis: (1) preocupações com os processos produtivos e logísticos; (2) preocupações com os detalhes do relacionamento com os clientes; e (3) preocupações com uma visão sistêmica da importância das operações e logística no contexto de suas organizações e com o alinhamento dos objetivos funcionais à estratégia das empresas. Os respondentes consideram que a MMOG/LE foi mais importante no sentido de proporcionar a visão sistêmica sobre os processos logísticos, tão necessária quando estes começam a ficar mais complexos e envolver uma quantidade maior de partes envolvidas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
10

Wanke, Peter. "Impactos da sofisticação logística de empresas industriais nas motivações para terceirização." Gestão & Produção 11, no. 3 (2004): 455–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2004000300016.

Full text
Abstract:
O objetivo desta pesquisa é avaliar o impacto das diferentes dimensões de sofisticação da organização logística das empresas brasileiras do setor industrial, nas motivações para a terceirização de atividades logísticas. Para isto, foram definidas e operacionalizadas, com base em revisão de literatura, variáveis relacionadas à sofisticação da organização logística e aos principais motivos relacionados à decisão de terceirização. Foram enviados questionários para 218 empresas do setor industrial, listadas no Ranking da Revista Exame. A partir dos 93 questionários recebidos, foi possível identificar dois grupos distintos de empresas e suas diferentes motivações para a terceirização: (1) empresas com maiores níveis de formalização organizacional e baixos níveis de adoção de tecnologias de informação; e (2) empresas com menores níveis de formalização organizacional e adoção intensiva de tecnologias de informação. Os resultados são discutidos sob o prisma de oportunidades para um posicionamento mais adequado dos prestadores de serviço logístico, na oferta de seus serviços a estes dois grupos de empresas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
11

Maciel Oliveira, Luis Henrique, Rafael De Souza Junior, Marcus Vinícius do Nascimento, and Reinaldo Fagundes dos Santos. "OTIMIZAÇÃO DE RECURSOS DE EMBALAGEM PARA REDUÇÃO DO CUSTO LOGÍSTICO." CIMATech 1, no. 6 (2019): 397–407. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.251.397-407.

Full text
Abstract:

 RESUMO: O presente artigo tem como tema o estudo dos processos logísticos de uma empresa do setor aeronáutico, com foco na melhoria do gerenciamento dos recursos de embalagens utilizados. O processo em questão é voltado para a logística internacional, onde ocorrem processos de exportação e importação entre unidades de uma mesma empresa. Diante desse contexto, o objetivo deste artigo é identificar um modelo de embalagem mais adequado ao processo. Atualmente a empresa utiliza um modelo que não é reutilizável confeccionado em madeira. Esse modelo de embalagem requer tratamento específico e descarte no destino, o que eleva os custos despendidos no processo. O artigo avalia, com uso de análise SWOT, os problemas intrínsecos que impactam diretamente no processo em estudo, que resultam na elevação dos custos logístico afetando a competitividade da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
12

Almeida, Thairone Ezequiel de. "Desafios na gestão logística de uma microempresa fabricante de biscoitos na perspectiva da integração das atividades primárias e de apoio." Research, Society and Development 9, no. 8 (2020): e722986023. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.6023.

Full text
Abstract:
Desde a origem até o consumo, a gestão logística acompanha a entrega de bens e serviços com a finalidade de responder as necessidades dos clientes. Todavia, a ineficiência na integração das atividades logísticas poderá contribuir de forma negativa na lucratividade do empreendimento. O elemento central deste artigo foi identificar quais os principais desafios na gestão logística de integração das atividades primárias e de apoio em uma microempresa fabricante de biscoitos. O estudo justifica-se em função da expansão acelerada que contribuiu para o não planejamento efetivo do setor logístico, além da queda no desempenho da empresa ante aos clientes. Nesse contexto, buscou-se desenvolver uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa e objetivo exploratório. O procedimento técnico utilizado foi o estudo de caso. A pesquisa consistiu em (i) definir a estrutura conceitual-teórica; (ii) planejar o caso; (iii) conduzir o teste piloto; (iv) coletar os dados; (v) analisar os dados; e (vi) gerar o relatório. Foram evidenciados múltiplos desafios durante a análise, como por exemplo, atrasos nas entregas das mercadorias aos clientes. Sugere-se a contratação de um operador logístico na fábrica de biscoitos para auxiliar a criação, planejamento, implementação, desenvolvimento e gestão das atividades de transportes, manutenção de estoques e processamento de pedidos. As conclusões provenientes do estudo destacam que a presença e atuação do operador logístico na microempresa poderá gerar benefícios como o aumento na qualidade do nível de serviço ao cliente e obtenção de vantagem competitiva perante a concorrência.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
13

Silveira, Stelacelly Coelho Toscano, Hélio Raymundo Ferreira Filho, Harllen dos Santos Lopes, Fábia Maria de Ferreira Filho, and Patrícia Danielle Feitosa Lopes Soares. "Cadeia de suprimentos em saúde: contribuições e impactos da logística para rede de frio da COVID-19." Revista Eletrônica Acervo Saúde 24, no. 8 (2024): e15019. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e15019.2024.

Full text
Abstract:
Objetivo: Analisar o alinhamento da Cadeia de Suprimentos da rede de frio do plano paraense de vacinação da COVID-19, quanto à operacionalização logística nacional. Revisão bibliográfica: A cadeia de Suprimentos (CS) é um ramo da logística responsável pela movimentação e fornecimento estratégico de insumos e garantia das melhores condições possíveis do serviço. A Rede de Frio (RF) contempla as etapas de distribuição, transporte e manipulação dos imunobiológicos, logo necessita de uma dinâmica eficaz e fluida. Após a pandemia da COVID-19 houve a necessidade de reestruturação da sua CS de forma efetiva para a garantia dos serviços prestados pelo setor de saúde. Emergiram então, duas categorias de discussão: organização dos processos logísticos na vacinação da Covid-19 e seu alinhamento operacional quanto a rede de frio. Considerações finais: Apesar do alinhamento e compatibilidade entre os planos de vacinação, é notória a superficialidade dos dados, quanto à rede de frio e sua cadeia de suprimentos, havendo necessidade de favorecer um sistema logístico mais estruturado e integralizado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
14

Borges, Kelly Teixeira, Vanessa Damasceno Melo, and Pedro Xavier da Penha. "A CONTRIBUIÇÃO DA GESTÃO MERCADOLÓGICA PARA O DESENVOLVIMENTO DO MARKETING DE UMA PEQUENA TRANSPORTADORA." REVISTA FOCO 18, no. 1 (2025): e7548. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n1-084.

Full text
Abstract:
O artigo se caracteriza por um estudo de caso de abordagem qualitativa e pesquisa descritiva, com o objetivo de investigar ações de marketing e logística em uma pequena empresa de transportes no Centro-Oeste mineiro. Por meio de pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com os colaboradores da organização, foi possível identificar estratégias de marketing utilizadas, mapeando ações de marketing digital e identificando ações logísticas de transporte. Dessa forma, foi possível sugerir ações que podem contribuir para resultados melhores na prospecção de clientes. Foi identificado que a empresa estudada não possui planejamento mercadológico e estratégias de marketing bem definidas. O setor logístico é de extrema importância para o país, e a utilização de um marketing bem estruturado estrategicamente na gestão mercadológica pode trazer resultados positivos, gerando uma maior competitividade para a organização.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
15

Leão, Airton Pereira da Silva, Jhon Carlos Silva Cruz, Vinicius Vasconcelos Da Silva, Carlos da Cunha Sena, and Francisco Aurélio Vilarins Oliveira Júnior. "O APRIMORAMENTO LOGÍSTICO DO SETOR VIDREIRO NO SUL DO MARANHÃO UTILIZANDO O SISTEMA DE INFORMAÇÕES." REVISTA FOCO 16, no. 7 (2023): e2469. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v16n7-082.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo principal investigar e aprimorar a logística em uma empresa de têmpera de vidros por meio da implementação de sistemas de informações. Para isso, foi realizado um estudo de caso na empresa VitralLux, onde se analisou os processos logísticos e identificou-se as principais dificuldades e desafios enfrentados na gestão da expedição de materiais. A partir dos dados coletados e das análises realizadas, desenvolveu-se e implementou-se o SLA (Service Level Agreement), uma ferramenta que busca aprimorar a eficiência e a qualidade dos processos logísticos, com foco na redução do tempo de entrega e na melhoria da organização das atividades. Através da implementação do SLA, observou-se uma significativa melhoria de 40% no tempo de entrega dos produtos, o que demonstra o impacto positivo da utilização de sistemas de informações na logística de uma empresa de têmpera de vidros. Os resultados obtidos neste estudo fornecem insights valiosos para o aprimoramento da gestão logística, destacando a importância de utilizar sistemas de informações como ferramentas estratégicas para otimizar os processos de expedição de materiais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
16

Arantes, Breno Bergantini, Adriano Reis de Paula E Silva, and Vitor Ribeiro Filho. "LOGÍSTICA VERDE E A GEOGRAFIAESTRATÉGIAS SUSTENTÁVEIS PARA A TRANSFORMAÇÃO AMBIENTAL." ARACÊ 7, no. 3 (2025): 13353–67. https://doi.org/10.56238/arev7n3-187.

Full text
Abstract:
A logística verde tem se destacado como uma abordagem essencial para reduzir os impactos ambientais das atividades logísticas, promovendo a sustentabilidade e a eficiência operacional. O pensamento geográfico, por sua vez, oferece uma visão estratégica para compreender as interações espaciais e suas influências sobre o meio ambiente. O objetivo deste estudo foi analisar a relação entre logística verde e geografia, demonstrando como a integração desses conhecimentos pode otimizar a gestão de recursos e minimizar os danos ambientais. Para isso, foi utilizada uma abordagem metodológica baseada em revisão bibliográfica, com a análise de estudos e dados sobre práticas sustentáveis no setor logístico. Os resultados indicam que a implementação da logística verde, associada ao pensamento geográfico, permite a escolha de rotas mais eficientes, a redução das emissões de poluentes e a otimização dos processos de transporte e distribuição. Além disso, a pesquisa demonstrou que a adoção de práticas sustentáveis na logística é fundamental para enfrentar desafios ambientais contemporâneos, como as mudanças climáticas e a degradação dos recursos naturais. Conclui-se que a combinação entre logística verde e geografia representa uma estratégia viável para minimizar impactos ambientais, melhorar a eficiência logística e contribuir para o desenvolvimento sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
17

Mota, Leiciene Alves, and Thiago Sousa Silva. "A Evolução das Mulheres nas Operações Logísticas em uma Empresa de Transporte Ferroviário em Imperatriz – MA." ID on line. Revista de psicologia 17, no. 66 (2023): 489–503. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v17i66.3747.

Full text
Abstract:
Este estudo visou demonstrar a importância das mulheres no âmbito logístico, mencionando um pouco da história vivenciada por elas até os dias de hoje, todas as dificuldades enfrentadas, avanços do mercado de trabalho e acima de tudo conquistas percorridas através de muita persistência e lutas por equidade de gênero dentro da organização. No início a logística, era um setor no qual era visto exclusivo para o sexo masculino, e para as mulheres como profissionais era visto como uma resistência perante as empresas, e com o passar dos tempos elas foram conquistando cada vez mais espaço e reconhecimento em atuação dentro do mercado de trabalho. Diante deste contexto, esse trabalho visa constatar a relevância da inserção da mulher dentro das operações logísticas e os benefícios que ela proporciona de forma igualitária aos homens. Para esse proposito foi utilizado o método de pesquisa qualitativo, utilizando como técnica um questionário para coleta de dados por meio da plataforma microsoft forms, desta forma conclui-se como resultado o aumento das mulheres dentro dos cargos logísticos, e a demonstração do espaço que vem sendo conquistado por elas, a fim de mostrar a capacidade de exercer qualquer cargo e mitigar o índice de preconceitos e exclusão contra as mulheres.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
18

MENEZES, Ana Aguida, Bruno de Oliveira VALIM, Hillary Elisa SANTOS, Marcela Silva OLIVEIRA, Ronaldo Peliciari JUNIOR, and Alexandre Iartelli Orientador:. "ESTUDO DE CASO: APLICAÇÃO DO MÉTODO LEAN NA LOGÍSTICA DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO." REVISTA FT 28, no. 128 (2023): 54. https://doi.org/10.5281/zenodo.10177254.

Full text
Abstract:
Este artigo busca mostrar como percebeu-se em uma fábrica do ramo de varejo têxtil que na sua cadeia logística não havia uma metodologia de processos utilizada de forma clara, os procedimentos operacionais ficavam em suas respectivas áreas e não eram padronizados. Como entendemos que era necessário aplicar um método que contribuísse para o desempenho da logística e desenvolvimento profissional das pessoas com foco em processos, de modo que a administração logística fosse construída com o foco em gestão pelos processos e resultados organizacionais. Para adequação às novas demandas, a alta administração do setor construiu o plano estratégico logístico, e os planos para adaptação aos trabalhos de consultoria. Neste plano, foi proposto por Melhoria Contínua e aceito pela nova diretoria a implantação do método Lean para a logística, para que atuasse com foco total em suprir as necessidades de um novo modelo de negócio. O tema apresentado busca por meio de um estudo de caso, os benefícios da implantação da metodologia Lean Six Sigma em uma empresa do ramo logístico promocional situada na cidade de Guarulhos, evidenciando as vantagens propiciadas pela solução e o retorno de investimento do projeto.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
19

Wang, Huang, Luis Henrique Pereira, and Claudia Maria Simões Scavroni. "CHALLENGES FOR LOGISTICS TECH STARTUPS IN THE SINO-BRAZILIAN E-COMMERCE MARKET." Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração 11, no. 2 (2021): c18. http://dx.doi.org/10.12660/gvcasosv11n2c18.

Full text
Abstract:
O comércio eletrônico transfronteiriço é um fenômeno moderno que vem crescendo rapidamente. A China, líder global do mercado de comércio eletrônico, está exportando uma grande quantidade de bens de consumo com seus preços atraentes e grande variedade. Embora o mercado sino-brasileiro de e-commerce esteja crescendo a um ritmo sem precedentes, apenas os Correios (empresa estatal) têm o privilégio de isenção fiscal, bloqueando o caminho para o desenvolvimento do mercado por startups de tecnologia logística. Este caso de ensino elabora os desafios no setor logístico no Brasil e propõe discussões gerenciais e estratégicas para as startups de tecnologia logística.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
20

Moura, Larissa Pereira, and Cejana Marques Borges. "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: FERRAMENTAS DE GESTÃO EM UMA EMPRESA DE LOGÍSTICA EM PALMAS-TO." Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 9, no. 6 (2023): 684–704. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v9i6.10252.

Full text
Abstract:
Este artigo apresenta um estudo realizado sobre as Ferramentas de Gestão em uma empresa de Logística localizada em Palmas – TO. O objetivo principal foi investigar de que maneira essas ferramentas contribuem, facilitam e aprimoram o gerenciamento da empresa em questão. Os resultados destacaram a importância do uso das Ferramentas de Gestão na empresa de Logística para impulsionar o sucesso e a competitividade no mercado atual. Essas ferramentas permitem a otimização dos processos, a melhoria da eficiência operacional e embasam decisões em dados precisos, tornando a empresa mais ágil, eficiente e preparada para enfrentar os desafios do setor logístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
21

Akasaka, Yuka, and Márcio De Almeida D'Agosto. "Modelo conceitual do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 2 (2015): 101–20. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.002.0008.

Full text
Abstract:
A logística reversa do resíduo sólido urbano vem recebendo importância ao longo dos últimos anos devido ao aumento da geração de resíduos em países em desenvolvimento e da necessidade de estruturação neste setor. Estruturas e resultados diversos da gestão de resíduos podem ser observados mundo a fora. Este artigo analisa as características da estruturação deste sistema através da revisão bibliográfica narrativa. Foi observado que mesmo as estruturas sendo diversas, existem semelhanças nas suas atividades e características, possibilitando o desenvolvimento do modelo conceitual do sistema logístico reverso do resíduo sólido urbano como conclusão deste artigo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
22

Santos, Pedro Vieira Souza, and Maurílio Arruda de Araújo. "Aplicação de Ferramentas Lean no setor de Logística: um estudo de caso." Revista Gestão em Análise 7, no. 2 (2018): 168. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p168-183.2018.

Full text
Abstract:
A logística, além de responsável por atender às necessidades de clientes e empresas, também acrescenta valor ao produto, pois os clientes valorizam o fato de um produto estar disponível no momento preciso e, também, no local adequado. Entende-se então, que para gerenciar a cadeia de suprimentos de forma lean, com menos desperdícios, é fundamental possuir uma logística lean. Nesse contexto, este artigo teve como objetivo analisar melhorias no nível de serviço logístico de uma empresa a partir da aplicação das ferramentas lean. Diante disso, qualifica-se esse estudo de caso como pesquisa-ação, em que o pesquisador faz uso da observação e da intervenção no objeto em análise, contribuindo diretamente em forma de ações para a resolução dos problemas. Nesse sentido, o trabalho demonstrou de forma clara que, para otimizar indicadores no setor de logística, a filosofia lean é viável de ser implantada, quando, por meio da identificação dos problemas mais recorrentes na distribuição da empresa em estudo, foi possível aplicar algumas ferramentas como o Kaizen e planos de ação, os quais revelaram uma significativa melhora nos indicadores locais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
23

Wanke, Peter Fernandes, and Camila Rodrigues Affonso. "Determinantes da eficiência de escala no setor brasileiro de operadores logísticos." Production 21, no. 1 (2010): 53–63. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132010005000045.

Full text
Abstract:
O artigo foca o setor brasileiro de operadores logísticos (OLs) que, frente a um cenário altamente competitivo, oferece a seus clientes uma gama de serviços e de tecnologias de informação em busca de níveis maiores de eficiência. Seu objetivo principal é determinar as variáveis que apresentam impacto significativo na eficiência de escala dos OLs, por meio de modelagem de DEA (Data Envelopment Analysis - análise envoltória de dados) em dois estágios. Dados (2001-2008) da pesquisa anual feita pela Revista Tecnologística foram utilizados em um modelo de painel incompleto. Os inputs e outputs necessários para essa análise foram identificados, assim como as variáveis contextuais que podem impactar na eficiência de escala dos OLs. Os resultados corroboram evidências na literatura sobre o papel dos processos de coordenação no desempenho logístico.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
24

Borges, Fabricio Quadros, and Fabrini Quadros Borges. "Plataforma logístico-cooperativa na gestão econômica do setor elétrico brasileiro." Desenvolvimento em Questão 12, no. 26 (2014): 206. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2014.26.206-229.

Full text
Abstract:
Esta investigação questiona se a implantação dadinâmica proposta pela plataforma logístico-cooperativa poderia ser utilizadacomo contribuinte ao planejamento da matriz elétrica brasileira. A metodologia baseou-seem uma análise da identificação dos principais insumos e componentesindustriais utilizados em comum pelas cadeias produtivas de geração deeletricidade e na aplicação da Matriz de Kraljic, onde estes insumos ecomponentes são analisados através de quadrantes que identificam os meandros deseus ambientes de negociação. O estudo concluiu que o uso da plataformalogístico-cooperativa poderá contribuir ao processo de planejamento da matrizelétrica brasileira.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
25

Graeml, Alexandre Reis, Jurandir Peinado, and Marcelo Imay. "A importância dos agentes de carga no fluxo logístico internacional: um estudo com exportadores do setor madeireiro." Revista Gestão da Produção Operações e Sistemas, no. 4 (January 21, 2013): 103. http://dx.doi.org/10.15675/gepros.v0i4.644.

Full text
Abstract:
Este artigo tem o objetivo de discutir a importância dos agentes de cargas internacionais, também conhecidos como International Freight Forwarders (IFFs), para a exportação de madeira, na visão dos próprios exportadores. Para isso, foi realizada uma pesquisa survey com 31 empresas exportadoras do produto do Brasil, que representam cerca de 35% do volume de exportação nacional do setor madeireiro, dentre as quais estão os principais exportadores com saídas pelos principais portos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O estudo permitiu concluir que os exportadores reconhecem que os agentes de cargas facilitam o fluxo logístico internacional e agilizam o trâmite burocrático envolvido, mas também revelou certa desconfiança dos exportadores quanto à segurança e confidencialidade das informações sobre seus clientes e processos repassadas aos agentes. Palavras-chave: Logística; Agentes de Cargas Internacionais; Setor adeireiro.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
26

Lacerda, Matheus, and Ruan Diego Bevilaqua. "Prospecção Tecnológica de Sistemas de Controle de Acesso Utilizando Tecnologia OCR em Áreas Alfandegadas." Caderno de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia 4, no. 1 (2022): 5–17. http://dx.doi.org/10.21166/cpitt.v4i1.2926.

Full text
Abstract:
Dada a importância econômica do setor logístico nas cadeias produtivas do mundo globalizado, é imprescindível encontrar maneiras de adequar as tecnologias recentes à legislação vigente. Este trabalho aborda o cenário logístico brasileiro, em relação à quantidade de Recintos Alfandegados, RAs, e faz uma prospecção tecnológica do cenário patentário nacional e internacional em relação a sistemas de controle de acesso baseados na tecnologia Optical Character Recognition, OCR, conforme portaria N°143 da Receita Federal Brasileira, que regulamenta a utilização destes sistemas para controle de acesso em RAs. Foram feitas buscas na base de patentes do INPI, nacionalmente e, internacionalmente, na base lens.org. Os resultados da busca patentária foram condensados, conforme escopo da pesquisa. Foi feita uma análise quantitativa dos pedidos de patentes nacionais e internacionais, e uma análise qualitativa dos pedidos cedidos, para compreender o estado da arte na utilização de OCR para reconhecimento de placas de veículos. Os resultados mostram uma lacuna a ser preenchida pela exploração da Propriedade Intelectual no que tange à integração de sistemas logísticos aos sistemas de OCR, com base na legislação vigente.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
27

Pereira, Adalmiro Andrade, Tânia Teixeira, Ana Alexandra Costa Freitas, Carine Gonçalves, and Cátia Ribeiro. "Análise da empresa Luís Simões Logística Integrada, S.A." Revista de Gestão e Secretariado (Management and Administrative Professional Review) 14, no. 3 (2023): 2610–29. http://dx.doi.org/10.7769/gesec.v14i3.1736.

Full text
Abstract:
O presente trabalho consiste em analisar o contexto e a indústria onde a Luís Simões Logística Integrada S.A se insere, de forma a apesentar e enquadrar a empresa com uma breve descrição, a sua história, e evolução ao longo de 74 anos de existência e referir, essencialmente, o seu papel no setor dos transportes que atua a nível rodoviário. Será também descrito o processo logístico, os centros onde opera e que softwares são utilizados pela empresa, sendo feita uma análise sucinta do mercado onde atua, da sua concorrência e situação financeira assim como na apresentação do relatório de contas referente ao ano de 2021.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
28

Silva, Aline, Claudenize Soares, Elias Brito, Leticia Silva, and Susimary Leitão. "A LOGÍSTICA REVERSA CONTRIBUINDO PARA A MITIGAÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS: UM ESTUDO DE CASO." Revista Vox Metropolitana, no. 5 (August 2021): 183–98. http://dx.doi.org/10.48097/2674-8673.2021n5p13.

Full text
Abstract:
RESUMO O presente artigo tem como objetivo apresentar os benefícios econômicos e ambientais obtidos com a implantação da Logística Reversa no grupo Meta 55 / Net Distribuidora. Para tanto, de forma exploratória, conduziu-se um estudo de caso, escolhendo como objetivo de análise o Centro de Distribuição da Meta 55. Foi realizada uma visita técnica guiada e entrevista aberta com os responsáveis pelo setor logístico da empresa. Verificou-se comparativamente a leitura existente e a realidade de sua aplicação na empresa. Ao final, apesar de não permitir conclusivamente pela natureza da pesquisa, foi possível identificar, mesmo assim, que o processo de logística reversa é resultado do comprometimento da empresa com seus ambientes interno e externo. Este artigo enumerou algumas razões para a empresa adotar esta prática de Logística Reversa, sendo uma fonte de vantagem competitiva para uma estratégia empresarial, chegando, assim, a obter redução de custos, de espaço e tempo em suas atividades. Palavras-chave: Logística reversa. Fraldas descartáveis. Impactos ambientais.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
29

Reis, Samara Rocha da Silva, Darliane Ribeiro Cunha, and Marcelo de Santana Porte. "Evidenciação das informações ambientais: um estudo com empresas do setor logístico." International Journal of Scientific Management and Tourism 9, no. 4 (2023): 2085–105. http://dx.doi.org/10.55905/ijsmtv9n4-010.

Full text
Abstract:
A sociedade tem pressionado as empresas para que estas não somente incorporem comportamentos ambientalmente responsáveis, mas também comuniquem de forma efetiva essas atividades a sociedade. A Contabilidade, por sua vez, deve auxiliar no processo de evidenciação das informações ambientais nos relatórios contábeis. Nesse contexto, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2004, sancionou a Norma Brasileira de Contabilidade Técnica 15 (NBC T 15), que especifica procedimentos para a evidenciação de informações sociais e ambientais. Assim, o objetivo deste artigo é verificar, a partir das demonstrações contábeis de empresas do setor logístico de capital aberto do ano de 2020, as informações ambientais divulgadas conforme a NBC T 15. A fim de analisar e processar as demonstrações contábeis, empregou-se uma abordagem metodológica qualitativa, valendo-se da técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que as empresas estudadas não proporcionam uma exposição satisfatória das informações ambientais, visto que os requisitos sugeridos pela norma estão sendo divulgados de forma limitada pela maioria das organizações investigadas neste estudo.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
30

Souza, Guilherme Alonso Seixas Sampaio, Hermes Bernardes Botelho Neto, and Anderson Figueiredo da Costa. "Tecnologia disruptiva: transformando o setor logístico brasileiro com a CTK Transportes." Caderno Pedagógico 21, no. 6 (2024): e5030. http://dx.doi.org/10.54033/cadpedv21n6-182.

Full text
Abstract:
O universo da logística e transporte é uma peça essencial, interligando produtores e consumidores por meio de intricadas redes de distribuição. Contudo, enfrenta desafios notáveis, sobretudo no que tange à eficiência e transparência na contratação de serviços de frete. Nesse cenário, desponta a CTK Transportes como uma transportadora digital inovadora, destinada a transformar esse espaço, ao oferecer soluções tecnológicas avançadas para uma questão premente: a ineficiência na interação entre Embarcadores e Caminhoneiros Autônomos. Estudos indicam que a ineficiência no transporte de cargas é complexa, envolvendo desde a subutilização da capacidade dos veículos até a falta de transparência na formação de preços (International Transport Forum, OECD, 2021). Ademais, as dificuldades de acesso a cargas para caminhoneiros autônomos e a complexidade na gestão de contratos e pagamentos representam obstáculos significativos. Essa ineficiência não apenas eleva os custos logísticos para os embarcadores, mas também impacta negativamente a sustentabilidade e rentabilidade dos caminhoneiros autônomos. O transporte rodoviário de cargas é crucial para a economia, representando até 70% do volume total de mercadorias transportadas em alguns países, incluindo o Brasil (World Bank, 2020). Entretanto, a subutilização da capacidade dos veículos chega a 20%, acarretando não só perdas econômicas, mas também um aumento desnecessário das emissões de CO2. A fragmentação do setor, com 631 mil caminhoneiros autônomos operando sem acesso direto a um mercado amplo de cargas (ANTT, 2023), evidencia a urgência de soluções inovadoras. Assim, a CTK Transportes propõe uma plataforma digital robusta que conecta diretamente embarcadores e caminhoneiros autônomos, facilitando a contratação de frete de maneira eficiente, transparente e sustentável.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
31

Silva, Anderson Jesus da, Elen Yanina Aguirre Rodríguez, Claudemir Leif Tramarico, and Fernando Augusto Silva Marins. "Revisão de processos na logística interna em uma empresa do segmento automotivo." Revista Produção Online 23, no. 3 (2024): 4968. http://dx.doi.org/10.14488/1676-1901.v23i3.4968.

Full text
Abstract:
As organizações buscam cada vez mais o desenvolvimento de diferenciais de mercado, no qual a logística posiciona-se como setor responsável pela agregação de valor ao produto proporcionando a satisfação dos clientes por meio da eficiência de suas operações. Tais condutas demandam a responsabilidade de planejar e controlar de modo a manter a eficiência do fluxo e armazenagem de bens e serviços. Por isso, compreende-se ser a logística um setor estratégico para as organizações. O objetivo geral deste artigo foi, por meio da aplicação do método de pesquisa-ação, propor uma nova sistemática de gestão logística para uma empresa do segmento automotivo, com foco na melhoria do processo de carregamento e abastecimento. As atividades foram realizadas a partir de uma agenda organizada em conjunto com a alta direção da empresa, para os cinco dias de workshop, cada qual contendo atividades diversas. Foi realizado um tour pela fábrica, com atividades das equipes Kaizen e discussões sobre melhorias na área de trabalho e de “mão na massa”, com seus respectivos testes e relatórios. Constatou-se que, com o uso de ferramentas tradicionais de gestão, houve melhorias importantes no desempenho logístico da empresa estudada, redução dos seus custos operacionais e consequentemente, aumentou-se a rentabilidade da empresa.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
32

Fortes, Kamile Beny Silva, Ivani Souza Mello, and Danielle Guimarães Silva Coiado. "ESTUDO DE CASO: LOGÍSTICA REVERSA DO PAPEL EM UMA GRÁFICA DA BAIXADA CUIABANA E SUA DISPOSIÇÃO FINAL NA CADEIA DE SUPRIMENTOS." REVISTA FOCO 17, no. 12 (2024): e7142. https://doi.org/10.54751/revistafoco.v17n12-061.

Full text
Abstract:
Esta pesquisa foi realizada no curso de Engenharia de Produção da Universidade de Cuiabá, com o objetivo de obter o título de Bacharel em Engenharia de Produção. O estudo aborda um caso em uma empresa de reciclagem que coleta resíduos de uma gráfica na baixada cuiabana. O foco foi acompanhar todo o processo de descarte no aterro municipal e conhecer os trabalhadores responsáveis pela logística reversa. Observou-se que muitos catadores desconhecem conceitos de logística reversa e há escassez de referências teóricas na área. O setor gráfico precisa aprimorar a disposição final de seus produtos, pois falhas no processo levam ao descarte e não ao reaproveitamento. Também se constatou a falta de apoio técnico e logístico para catadores e cooperados, evidenciando a necessidade de programas governamentais para treinamento e suporte, visando a reciclagem e a redução da poluição dos solos e águas.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
33

Miguel, Priscila Laczynski de Souza, and Artur ACCIOLY DE ALMEIDA CAVALCANTE. "As Diferentes Percepções Sobre a Operação na Tríade Logística: análise empírica do segmento de tintas do nordeste do Brasil." Revista Gestão & Tecnologia 24, no. 3 (2024): 155–74. https://doi.org/10.20397/2177-6652/2024.v24i3.2450.

Full text
Abstract:
Objetivo: O presente relato técnico teve como objetivo analisar as diferentes percepções sobre as operações na tríade logística da indústria de tintas do Nordeste do Brasil.Metodologia: O estudo foi baseado em 36 entrevistas qualitativas, com executivos dos três diferentes elos da tríade logística: indústria, cliente e prestador de serviço logístico.Relevância: O setor de tintas do Brasil apresentou crescimento anual maior que o Produto Interno Bruto - PIB brasileiro. Para atender este crescimento, em especial na região Nordeste, há necessidade de entender em profundidade, como a operação na tríade logística é percebida pelos diferentes elos (indústria, cliente e prestador de serviço logístico) e quais as oportunidades de melhoria.Contribuições: Os resultados sugerem uma preocupação comum na tríade sobre a gestão de custos e a falta de comunicação entre as partes, enquanto apenas clientes percebem a importância da qualidade da operação na satisfação dos clientes. O estudo ainda apresenta algumas recomendações para superar as lacunas existentes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
34

Goes, Gustavo Antiqueira, Rafael Augusto Oliva, Roberto Gabriel Ronqui, Timóteo Ramos Queiroz, and Eduardo Guilherme Satolo. "DESCRIÇÃO DO SISTEMA LOGÍSTICO DE TRANSPORTE: UMA ANÁLISE CONCEITUAL ENVOLVENDO PISCICULTURA." South American Development Society Journal 01, no. 02 (2017): 100–115. https://doi.org/10.5281/zenodo.13975958.

Full text
Abstract:
A Piscicultura no Brasil det&eacute;m aspectos relevantes para o produtor, devido sua extens&atilde;o de &aacute;guas. Por&eacute;m, para que este ramo se desenvolva e seja competitivo frente aos concorrentes, deve-se atentar aos fatores para o desenvolvimento adequado deste setor do Agroneg&oacute;cio brasileiro. Os fatores log&iacute;sticos, que envolvem a cadeia de suprimentos de forma integrada, desde o fornecedor de mat&eacute;ria-prima at&eacute; o consumidor final, devem ser gerenciados de maneira profissional. No setor de transportes, ponto chave deste artigo, os controles e manejos necess&aacute;rios devem obedecer a procedimentos para agregar qualidade ao produto final, obtendo-se, assim, adequado n&iacute;vel de servi&ccedil;os aos clientes, no que tange aspectos de produtos acabados e, tamb&eacute;m, servi&ccedil;os de transportes e manejo. &nbsp;Nesse sentido, o artigo aborda os aspectos necess&aacute;rios para a realiza&ccedil;&atilde;o do transporte de peixe vivo para produ&ccedil;&atilde;o, e abarca informa&ccedil;&otilde;es com rela&ccedil;&atilde;o &agrave;s etapas do desenvolvimento das esp&eacute;cies, com foco na diminui&ccedil;&atilde;o da mortalidade por estresse, e, como consequ&ecirc;ncia, fatores que influenciam para que este setor se desenvolva e auxilie em alcan&ccedil;ar, superar e manter a meta da OMS de consumo&nbsp;<em>per capita</em> de peixes, al&eacute;m de analisar a infraestrutura log&iacute;stica.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
35

Silva, Vicente Jacó Alves da, and Alyne Leite de Oliveira. "Análise do Nível de Serviço Logístico nas Entregas de Mercadorias em uma Empresa de Bebidas na Cidade de Juazeiro do Norte-CE." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, no. 43 (2018): 761–83. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i43.1562.

Full text
Abstract:
A logística pode ser definida como o processo do planejamento, implementação e o eficiente controle do fluxo de estoque, armazenagem e entrega de mercadorias (BALLOU, 2010). Com um mercado cada vez mais competitivo, as empresas buscam um diferencial no que diz respeito ao Nível de Serviço Logístico prestado, buscando atender e cumprir a missão da logística que é dispor da mercadoria no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo analisar o nível de serviço logístico na entrega de mercadorias em uma empresa de bebidas na cidade de Juazeiro do Norte – CE. A coleta de dados foi dividida em duas etapas: Inicialmente realizou-se uma entrevista com o gestor do setor de logística da organização em estudo, em seguida foi aplicado um questionário com 32 distribuidores que atuam na cidade de Juazeiro do Norte-CE, utilizando-se o critério de acessibilidade. A partir dos resultados obtidos pode-se perceber que 69% dos entrevistados são clientes fidelizados que compram mais de uma vez por mês; a pesquisa mostra também que 91% dos distribuidores afirmam que a mesma consegue entregar todos os produtos com qualidade sem nenhum dano, e que preza pelo cumprimento dos prazos determinados. Endeavor Brasil (2015) destaca que esse é um dos indicadores mais observados pelos clientes. Desse modo, a realização da pesquisa favoreceu não apenas o conhecimento acerca da importância do delineamento do NSL a ser oferecido, como também que indicadores são mais utilizados e percebidos pelos consumidores, o que permite o reconhecimento dessas no tocante a excelência no mercado.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
36

Robles, Leo Tadeu, Sérgio Sampaio Cutrim, and Carlos João Dias. "Cadeia logística integrada e vantagem competitiva: o caso carvão do mineral em beira – Moçambique." Revista de Ciência & Tecnologia 20, no. 39 (2017): 17. http://dx.doi.org/10.15600/2238-1252/rct.v20n39p17-32.

Full text
Abstract:
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre a estratégia de integração logística na exportação de carvão no Porto de Beira, Moçambique da VALE. Esta integração se dá no sistema mina, ferrovia e porto e nas dimensões técnica; logística e institucional/legal do transporte de carvão da Mina de Moatize até o Terminal de Carvão do Cais 8 do Porto da Beira. A VALE adota como estratégia a verticalização de suas cadeias logísticas de exportação como fonte de sua competitividade nos mercados internacionais em que atua, a exemplo do minério de ferro do Brasil. Em Moçambique, na primeira fase de exploração de concessão de mina de minério de carvão, a empresa adotou um sistema logístico parcial de integração com o controle das operações na mina, recuperação para operação da ferrovia existente até o Porto da Beira e a operação contratada do terminal portuário. A VALE está implantando o Corredor Nacala (Norte de Moçambique) composto por uma ferrovia de 912 km, que atravessa o Malauí e dá acesso a um porto de águas profundas. Durante a implantação, a VALE está utilizando a alternativa do Porto da Beira através de ferrovia existente remodelada. Esta solução logística apresenta riscos, por exemplo, menor controle sobre prazos de entrega e qualidade do carvão; não atendimento dos volumes anuais programados, o que implica em gerenciamento estreito e permanente das suas dimensões. A empresa considera estratégico atuar no setor de carvão e para operação no país vem investindo em infraestrutura e capacitação de pessoas e fornecedores.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
37

Batista, Fabiano Ferreira. "Vol.9, n.2, 2019." REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade 9, no. 2 (2019): i. http://dx.doi.org/10.18696/reunir.v9i2.983.

Full text
Abstract:
&#x0D; Artigo 1: Análise do controle interno no setor de almoxarifado de uma empresa de transporte à luz da metodologia COSO, de autoria de Jaqueline de Jesus Custódio, Tatyane Yukari Fukuro, Juliane Andressa Pavão e Jorge Leandro Delconte Ferreira que avaliou se os princípios da metodologia COSO são utilizados no controle interno do setor de almoxarifado de uma empresa de transportes, além de sugerir melhorias para o aperfeiçoamento do controle interno deste setor.&#x0D; &#x0D; Artigo 2: Programa Nacional de Crédito Fundiário no Nordeste Brasileiro, dos autores Maria Silne da Silva Galdino, João Bosco de Noronha Filho, Elayne Ingrid Alves Gomes e Eliane Pinheiro de Sousa, que analisaram os resultados do referido programa na região nordeste no período de 2005 a 2015.&#x0D; &#x0D; Artigo 3: Fatores que colaboram para o desenvolvimento da logística verde nos operadores logísticos, de autoria de Sinara Lúcia Barbosa, Roberto Giro Moori e Adriana Beatriz Madeira, que investigaram a legislação ambiental como fator que colabora para a relação entre gestão logística verde e desempenhos logístico e ambiental em empresas operadoras logísticas, localizadas na região de Foz do Iguaçu, PR.&#x0D; &#x0D; Artigo 4: TI verde: processo de gestão de descarte de equipamentos de informática na Universidade Federal de Rondônia, de autoria de Washington da Silva Batista e Mariluce Paes de Souza, cujo objetivo foi de compreender o processo de gestão de descarte responsável de equipamentos de informática na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus José Ribeiro Filho, com vistas a propor melhorias, com base em premissas de TI Verde para a sustentabilidade, mais especificamente, quanto a premissa que inclui o descarte responsável.&#x0D; &#x0D; Artigo 5: Relação entre carga tributária e valor adicionado, de autoria de Cátia Gassen e Marivane Ely Ludwig e Andressa Michels, cujo objetivo foi de avaliar qual a relação entre a carga tributária e o valor adicionado do setor cíclico e não cíclico das empresas listadas na BM&amp;FBovespa.&#x0D; &#x0D; Artigo 6: Conformidade na Evidenciação do Ativo Imobilizado: um estudo sob a ótica da Teoria Institucional, de autoria de Danieli Moraes da Costa Torma, Kélim Bernardes Sprenger, Clóvis Antônio Kronbauer, cujo objetivo foi de identificar o índice de conformidade do segmento industrial quanto à evidenciação proposta pela NBC TG 27 (R4), nas empresas com sede no Rio Grande do Sul, sob a ótica da teoria institucional.&#x0D; &#x0D; Artigo 7: As Contribuições da Accountability aos Beneficiários para a Eficácia Organizacional: Um Estudo nas Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Paraíba, de autoria de Ahme Mércia de Lima Pereira, Simone Bastos Paiva e Elenildo Santos Bezerra que objetivou analisar analisar as contribuições da accountability aos beneficiários para a eficácia das Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) da Paraíba.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
38

Magnani, Maira, and Daniel Sanfelici. "O e-commerce e os fundos imobiliários logísticos: estratégias de captura de rendas imobiliárias." Cadernos Metrópole 24, no. 53 (2022): 173–98. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2022-5307.

Full text
Abstract:
Resumo O volume de recursos direcionados para o mercado imobiliário comercial cresceu rapidamente nos últimos anos com o advento da financeirização. Neste trabalho, examinamos o processo de financeirização do setor logístico brasileiro, argumentando que ele está relacionado com a atuação de fundos de investimento imobiliário. Procuramos mostrar que esses atores financeiros desenvolveram estratégias de extração de rendas imobiliárias se aproveitando de dois processos concomitantes: de um lado, a crescente demanda de empresas varejistas por espaços logísticos – acelerada com a pandemia da Covid-19 –; e, de outro, da procura dos investidores brasileiros por investimentos tidos como “alternativos”. Concluímos que esses atores possuem critérios particulares de risco e retorno que resultam em investimentos altamente seletivos, tanto em localização, como em características construtivas e de escolha de locatários.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
39

Longaray, André Andrade, Paulo Roberto Munhoz, and Kizy Sorato Tavares. "Análise do nível de utilização de Indicadores de Desempenho Logístico: um estudo de caso no cluster portuário-marítimo de Rio Grande." Exacta 13, no. 1 (2015): 67–79. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v13n1.5379.

Full text
Abstract:
Neste artigo, analisou-se o nível de utilização dos indicadores de desempenho logístico em organizações do setor portuário-marítimo brasileiro. A pesquisa se caracteriza como de diagnóstico e foi conduzida por meio de um estudo de caso realizado em empresas de um cluster portuário-marítimo, tendo o questionário como instrumento de coleta de dados. A análise dos dados foi predominantemente quantitativa e fez uso da estatística descritiva e inferencial. Percebeu-se que 60% das empresas avaliadas utilizam entre 15 e 30 indicadores de desempenho, e, dos 39 indicadores apresentados, todos são usados por pelo menos quatro organizações. Foi observado, também, que, para a maior parte das empresas, os indicadores logísticos estão identificados; porém, poucas os empregam para apoiarem suas decisões.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
40

Ricardo, Luciene Galdino, Tanatiana Ferreira Guelbert, Ana Paula Silva, Marcelo Guelbert, and Daniel Bonete Ricardo. "Gestão por Processos e sua aplicação em uma empresa do setor Logístico." Brazilian Journal of Development 6, no. 5 (2020): 27372–84. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n5-257.

Full text
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
41

Silva, Beatriz Pedrosa da, Laís Cecília Gomes Monteiro, Julia Reis Meireles, et al. "Otimização logística como diferencial competitivo: estratégias para aprimorar a eficiência operacional e a rentabilidade da Tecnocell." Cuadernos de Educación y Desarrollo 17, no. 4 (2025): e8048. https://doi.org/10.55905/cuadv17n4-087.

Full text
Abstract:
A otimização da logística tornou-se um diferencial competitivo decisivo para organizações que priorizam a eficiência de processos e a redução de despesas. No contexto empresarial, a gestão eficiente da cadeia logística impacta diretamente na rentabilidade e na satisfação dos clientes, tornando-se essencial para os profissionais da administração. Diante disso, este estudo investiga estratégias para aprimorar a eficiência operacional da Tecnocell, uma empresa do setor logístico. Pergunta Problema: Otimização logística como diferencial competitivo: estratégias para aprimorar a eficiência operacional e a rentabilidade da Tecnocell. Objetivo Geral: Propor estratégias para otimizar a cadeia logística da Tecnocell, visando a melhoria da eficiência operacional e a redução de custos. Metodologia: A pesquisa é aplicada, descritiva e utiliza pesquisa bibliográfica e estudo de caso para analisar e otimizar a logística da Tecnocell, combinando teoria e prática para soluções eficientes. Conclusão: Os resultados esperados incluem a identificação de gargalos operacionais, a proposição de soluções tecnológicas como Inteligência Artificial e Blockchain para rastreamento, além de estratégias colaborativas para otimização da cadeia de suprimentos. Como estudo bibliográfico, este trabalho pretende deixar um legado acadêmico, fornecendo subsídios teóricos para gestores e acadêmicos da administração sobre a importância da inovação logística para a competitividade empresarial.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
42

Mello, Isaac de Paula, Vitor Soares dos Santos, and Júlio Afonso Alves Dutra. "O processo de inovação tecnológica no CCT logístico da cana de açúcar." Brazilian Journal of Development 11, no. 1 (2025): e76611. https://doi.org/10.34117/bjdv11n1-031.

Full text
Abstract:
Este estudo tem como objetivo analisar e salientar os processos inovativos adotados pelas empresas no setor de cana-de-açúcar, bem como detalhar o funcionamento e eficiência do processo CCT (corte, carregamento e transporte) logístico da cana-de-açúcar ao longo das décadas. No que tange à metodologia cientifica, utilizou-se o método descritivo, e para obtenção de dados foram realizadas pesquisas bibliográficas, conceitos legais sobre a cana-de-açúcar, além do estudo de teses, artigos, matérias jornalísticas, estudo de campo e publicações em sites considerados referências no tema exposto. Vislumbrou-se que a cana-de-açúcar faz parte do contexto histórico do Brasil e com a evolução do agronegócio brasileiro a cana-de açúcar está inserida nos setores alimentícios, no ramo de combustível e eletricidade, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país. Aliada ao processo de modernização tecnológica e os altos investimentos no setor, inovações são fundamentais para a eficiência nos processos de corte, carregamento e transporte da cana e seus derivados.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
43

Bruna, Lima Marquesini, Martins Lima do Nascimento Esthefani, and de Oliveira Araujo Roberto. "A INEFICIÊNCIA DO SETOR LOGÍSTICO E SUAS CONSEQUÊNCIA NA COMPETITIVIDADE DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO." Revistaft 26, no. 116 (2022): 24. https://doi.org/10.5281/zenodo.7339724.

Full text
Abstract:
O presente artigo visa analisar a log&iacute;stica e sua import&acirc;ncia para o bom funcionamento das trocas comerciais. Uma m&aacute; administra&ccedil;&atilde;o do setor leva a perdas de competitividade em diversos mercados, a inefici&ecirc;ncia no setor reflete no comercio local e entre os demais pa&iacute;ses. No Brasil enfrentamos entraves em rela&ccedil;&atilde;o a infraestrutura, utiliza&ccedil;&atilde;o desigual dos modais, burocracia estatal, roubo e perda de cargas, falta de m&atilde;o-de-obra qualificada o que reflete em estrat&eacute;gias de mercado ultrapassadas, o pa&iacute;s &eacute; extremamente burocr&aacute;tico e isso faz o processo ser molesto, falhando nos principais pilares essenciais para um bom desenvolvimento da log&iacute;stica e consequentemente da economia,&nbsp; ocorre a entrega fora do prazo e/ou com perdas significativas da mercadoria afetando a lucratividade. Os autos impostos e custos entre as trocas interestatais retardam o crescimento econ&ocirc;mico e refletem em aumento do pre&ccedil;o final para os consumidores, diante dos principais produtos nos quais sustentam a economia brasileira.&nbsp;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
44

Oliveira, Felipe Escolaro, Erick Rodrigo De Lima, and Rosilda do Rocio Do Vale. "Redução do tempo de produção em uma indústria farmacêutica / Production time reduction in a pharmaceutical industry." Brazilian Journal of Business 3, no. 4 (2021): 2996–3008. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n4-016.

Full text
Abstract:
O presente estudo é uma pesquisa de campo, realizado em uma empresa do ramo farmacêutico, a qual está localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná, e teve como objetivo reduzir o tempo de produção e atender a meta estipulada pela empresa que é de 40 minutos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista informal com o gerente logístico, a observação participativa realizada por um dos autores que trabalha na empresa, pesquisa documental em documentos fornecidos pela empresa e brainstorming entre os autores e a equipe de logística e de produção, foram identificadas doze causas, sendo que cinco foram priorizadas utilizando a Matriz GUT. Para buscar alternativas de soluções para elaborar o plano de ação foi realizado o benchmarking em uma empresa do ramo logístico, brainstorming entre os autores e equipe de logística e produção e pesquisa em artigo científico e foi utilizado o 5W2H para elaborar o plano de ação. Das seis ações apresentadas, já foi atualizado os critérios da cronoanálise, adquirida uma paleteira semi automática, substituidos os documentos manuais do procedimento de controle de qualidade para planilhas eletrônicas e foi contratado um colaborador para o setor de compras. Porém as ações reorganizar o layout do armazém e elaborar um fluxo de compra simplificado, estão prevista para serem implantadas em 2021. Com a implantação dessas quatro ações o tempo médio de produção reduziu de 53 minutos para 20 minutos, apresentando um ganho de 33 minutos o que correspode a 62% e ficando 50% abaixo da meta definida pela empresa que é 40 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
45

Oliveira, Felipe Escolaro, Erick Rodrigo De Lima, and Rosilda do Rocio Do Vale. "Redução do tempo de produção em uma indústria farmacêutica / Production time reduction in a pharmaceutical industry." Brazilian Journal of Business 3, no. 4 (2021): 2996–3008. http://dx.doi.org/10.34140/bjbv3n4-016.

Full text
Abstract:
O presente estudo é uma pesquisa de campo, realizado em uma empresa do ramo farmacêutico, a qual está localizada na cidade de São José dos Pinhais no estado do Paraná, e teve como objetivo reduzir o tempo de produção e atender a meta estipulada pela empresa que é de 40 minutos. Para a coleta de dados foi realizada uma entrevista informal com o gerente logístico, a observação participativa realizada por um dos autores que trabalha na empresa, pesquisa documental em documentos fornecidos pela empresa e brainstorming entre os autores e a equipe de logística e de produção, foram identificadas doze causas, sendo que cinco foram priorizadas utilizando a Matriz GUT. Para buscar alternativas de soluções para elaborar o plano de ação foi realizado o benchmarking em uma empresa do ramo logístico, brainstorming entre os autores e equipe de logística e produção e pesquisa em artigo científico e foi utilizado o 5W2H para elaborar o plano de ação. Das seis ações apresentadas, já foi atualizado os critérios da cronoanálise, adquirida uma paleteira semi automática, substituidos os documentos manuais do procedimento de controle de qualidade para planilhas eletrônicas e foi contratado um colaborador para o setor de compras. Porém as ações reorganizar o layout do armazém e elaborar um fluxo de compra simplificado, estão prevista para serem implantadas em 2021. Com a implantação dessas quatro ações o tempo médio de produção reduziu de 53 minutos para 20 minutos, apresentando um ganho de 33 minutos o que correspode a 62% e ficando 50% abaixo da meta definida pela empresa que é 40 minutos.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
46

Luz, Evandro Moritz, and Carlos Manuel Taboada Rodriguez. "O PORTO COMO INTEGRANTE DA CADEIA LOGÍSTICO-PORTUÁRIA: UM ESTUDO DE CASO EM SC." Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 13, no. 0II (2020): 116. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v13e0ii2020116-148.

Full text
Abstract:
O objetivo deste trabalho é identificar o porto como um integrante de uma cadeia logístico-portuária de produtos refrigerados e/ou congelados no Estado de Santa Catarina. Nos procedimentos metodológicos utiliza-se elementos de estudo de caso aplicado em SC, e como instrumento de pesquisa utiliza-se um questionário para legitimar a proposta de reconhecer na cadeia o porto como um integrante, com experts no setor. Os objetivos propostos foram alcançados ao se estabelecer a construção por intermédio de uma sustentação teórica e legitimada com experts do mercado profissional, da formação de uma cadeia logístico-portuária em um cenário com informações de um caso em SC, reconhecendo o porto como um elemento integrante desta cadeia.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
47

LIMA, Mildiane de Sousa Ferreira, SILVA Vitória Rego DA, and Danielle Jacob Serra do Nascimento REZENDE. "A IMPORTÂNCIA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO DE CARGAS PARA O SETOR LOGÍSTICO NO BRASIL." REVISTA INOVAÇÃO SOCIAL 5, no. 1 (2023): 1–7. https://doi.org/10.5281/zenodo.7777839.

Full text
Abstract:
A proposta deste artigo &eacute; descrever e analisar a import&acirc;ncia do transporte rodovi&aacute;rio de cargas em n&iacute;vel log&iacute;stico no Brasil. O modal rodovi&aacute;rio de cargas &eacute; o transporte mais utilizado em &acirc;mbito brasileiro devido ao escoamento de produ&ccedil;&otilde;es, desse modo &agrave; log&iacute;stica vem ganhando prest&iacute;gio nesse setor, o qual gera um faturamento anual em torno de 7%. Trata-se de uma pesquisa bibliogr&aacute;fica, com abordagem descritiva e qualitativa. Dessa forma, ficou demonstrado que o transporte de carga &eacute; mais adequado para o deslocamento por rodovias, devido aos produtos de maior valor agregado ou perec&iacute;veis. No Brasil, o transporte de carga &eacute; meramente dependente do modal rodovi&aacute;rio. A escolha do modal de transporte &eacute; uma das formas de se conseguir vantagem competitiva atrav&eacute;s dos custos. Um servi&ccedil;o de transporte decorre em uma sequ&ecirc;ncia de custos, tais como, manuten&ccedil;&atilde;o, combust&iacute;vel e outros. Uma das grandes dificuldades para as empresas que trabalham com transportes est&aacute; no equil&iacute;brio em alcan&ccedil;ar o interesse do cliente e sua sustentabilidade do valor do frete. Por fim, considerando todos os achados, conclui-se que a manuten&ccedil;&atilde;o dos ve&iacute;culos, a eleva&ccedil;&atilde;o dos custos operacionais e de frete, s&atilde;o os principais gargalos presentes no setor de log&iacute;stica de transporte rodovi&aacute;rio de carga no Brasil.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
48

FIGUEIREDO, KLEBER, REBECCA ARKADER, CESAR LAVALLE, and MARIA FERNANDA HIJJAR. "Diferenças Regionais na Avaliação do Serviço Logístico: uma Pesquisa no Setor de Supermercados em Cinco Capitais Brasileiras." RAM. Revista de Administração Mackenzie 3, no. 2 (2002): 117–36. http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712002/administracao.v3n2p117-136.

Full text
Abstract:
RESUMO O objetivo deste artigo é investigar a existência de diferenças regionais nas expectativas e percepções de varejistas no setor de supermercados de cinco capitais brasileiras quanto ao desempenho no serviço logístico proporcionado pelos seus fornecedores industriais. As diferenças foram investigadas a partir de cinco atributos do serviço logístico, representando as quatro dimensões de serviço mais valorizadas pelos varejistas. No que se refere às expectativas, os resultados revelaram uniformidade em três atributos e marcantes diferenças em dois outros. Quanto às percepções de desempenho, foram encontradas diferenças significativas em diversos atributos nas cinco regiões estudadas, tanto no que se refere à melhor prática quanto à prática média do mercado. Os resultados sugerem que os fornecedores podem obter melhores resultados competitivos se levarem em conta as diferenças entre as distintas regiões do país no momento de definir os níveis de serviço que irão proporcionar a seus clientes.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
49

Altaf, Joyce Gonçalves, Márcio Moutinho Abdalla, Irene Raguenet Troccoli, and Mara Bastos Moreira. "EQUIPAMENTOS MECÂNICOS MULTI-FUNCIONAIS E CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO REVERSA: O CASO SUCATRANS." Revista Pensamento Contemporâneo em Administração 5, no. 2 (2011): 95. http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v5i2.31.

Full text
Abstract:
Este artigo visa a mostrar que a utilização de mecanismos operacionais pode proporcionar benefícios em termos de custos e de desempenho no transporte de materiais. Inicialmente apresenta-se levantamento bibliográfico relativo a aspectos de logística reversa e de transportes. Em seguida, apresenta-se o caso específico de uma empresa de transporte rodoviário de Minas Gerais - a Sucatrans Ltda. - no negócio de fluxo reverso (reaproveitamento) de materiais ferrosos como matéria-prima secundária para o setor siderúrgico. Com esta reflexão da prática, por meio da análise da capacidade de cargas transportadas em veículos longos, e da demonstração de que a utilização de veículos semipesados trucks minimiza os custos e otimiza a receita, quantificam-se aqueles benefícios. Na conclusão, consolida-se a visão de que um sistema logístico eficiente é capaz de estabelecer diferencial competitivo no ambiente globalizado onde as empresas ora se encontram.
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
50

De Carvalho, Wallace Terra, Oduvaldo Vendrametto, Arias Alessandro Wendel Borges De Lima, and Rodrigo Franco Gonçalves. "LOGÍSTICA REVERSA DE VASILHAMES DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO ESTADO DE GOIÁS." South American Development Society Journal 4, Esp01 (2018): 118. http://dx.doi.org/10.24325/issn.2446-5763.vespi1p118-136.

Full text
Abstract:
A preocupação com as operações de pós-venda e pós-venda avançou nos últimos anos no setor de embalagens de bebidas. Como redução da taxa de descarte e aumento da reutilização de produtos e das embalagens quando possíveis, atendendo ao estabelecido na Lei nº 12305/2010, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que trata do processamento e redução de resíduos no Brasil. A logística reversa pode ser apropriada para o retorno das embalagens retornáveis a produção, deixando as empresas obterem vantagens competitivas e redução de resíduos contaminantes do meio ambiente, além disso, permite a redução do uso de matéria-prima, para novos vasilhames de vidro. O objetivo deste trabalho foi mostrar a maneira abordada por uma empresa distribuidora de bebidas em vasilhames de vidro, utilizando a logística inversa da garrafa de bebida de vidro no estado de Goiás. Esta pesquisa mostra os diferentes fatores e a taxa de retorno de cada parceiro comercial para o processo logístico no estado de Goiás. Desse modo o fluxo de materiais e de informações com fornecedores e clientes ocorre de forma diferente, como também se alteram em cada caso na politica de logística reversa a ser utilizada com os parceiros comerciais.&#x0D;
APA, Harvard, Vancouver, ISO, and other styles
We offer discounts on all premium plans for authors whose works are included in thematic literature selections. Contact us to get a unique promo code!