Literatura académica sobre el tema "Água - Uso - Paraná III, Rio, bacia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Água - Uso - Paraná III, Rio, bacia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Água - Uso - Paraná III, Rio, bacia"

1

Emed Kauano, Érico y Everton Passos. "ANÁLISE DO USO DA TERRA EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO DA GAMA, TIJUCAS DO SUL, PARANÁ". Revista Acadêmica: Ciência Animal 6, n.º 2 (15 de abril de 2008): 181. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v6i2.10466.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo realizar o levantamento do uso da terra em áreas de preservação permanente relativas à proteção dos cursos de água da Bacia Hidrográfica do Rio da Gama, município de Tijucas do Sul, Paraná, por meio de técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. As modalidades de uso da terra estabelecidas na área de estudo foram enquadradas em seis classes: florestas nativas, reflorestamentos de pinus, campos e pastagens, áreas de solo exposto e corpos de água (rios e lagos). Os resultados mostraram que existe uma grande diferença entre a realidade e aquilo que prescreve o Código Florestal, sobretudo no que se refere às Áreas de Preservação Permanente. Concluiu-se que há a necessidade de adequação do uso da terra na Bacia Hidrográfica do Rio da Gama a fim de se atender a legislação vigente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Maria Gineste, Denise y Edilberto Nunes de Moura. "UM ESTUDO DIAGNÓSTICO DO CONSUMO DE ÁGUA PELA IRRIGAÇÃO NA BACIA DO RIO MIRINGUAVA, REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA, PARANÁ". Revista Acadêmica: Ciência Animal 4, n.º 1 (15 de enero de 2006): 21. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v4i1.9255.

Texto completo
Resumen
A principal finalidade da irrigação é fornecer água às plantas de forma sustentável sem comprometer o meio ambiente. Em nível mundial, a agricultura irrigada é a atividade que mais utiliza água doce, demandando mais de 70% dos recursos hídricos disponíveis, porém, nem sempre toda a água é utilizada de forma adequada. Métodos de irrigação mal projetados, má distribuição das chuvas e o fornecimento de água às plantas em quantidades maiores das quais realmente necessitam são alguns dos principais problemas do uso inadequado desse recurso natural tão precioso. Os objetivos deste trabalho são estimar o consumo de água utilizada pelos agricultores residentes ao longo da Bacia do Rio Miringuava, Município de São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, identificar os sistemas de irrigação utilizados, relacionar o uso adequado destes sistemas com o consumo de água correspondente e verificar se existe um manejo adequado da água utilizada pelos sistemas irrigantes ali encontrados. Um estudo de caso foi utilizado, em que foram escolhidas aleatoriamente 33 propriedades rurais em comunidades localizadas ao longo da Bacia e submetidas a um questionário para identificar os procedimentos referentes à irrigação no local. Após constatações em campo, verificou-se que as propriedades rurais possuem áreas entre 3 a 7 hectares e que mais da metade delas apresentam áreas irrigadas iguais ou superiores a 50%. A água é captada principalmente de reservatórios, por meio de bombas hidráulicas acionadas por motores movidos por energia gerada por óleo diesel. O método de irrigação mais utilizado é a aspersão convencional, encontrado em 91% das propriedades. A Bacia do Miringuava é uma localidade significativa na produção de hortaliças no país. A técnica da irrigação se justifica na região devido as constatações de má distribuição da precipitação ao longo do ano. O uso da água pelos agricultores se faz de maneira rudimentar, sem programas específicos baseados em critérios técnicos, causando um consumo acima do necessário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Paulo Sergio da, Gilsemara Dos Santos Cagni, Maria De los Angeles Perez Lizama y José Eduardo Gonçalves. "Avaliação da qualidade de água: concepção hidrossanitária da Bacia do Rio do Campo, Paraná, Brasil". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, n.º 8 (14 de mayo de 2019): 26–38. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0003.

Texto completo
Resumen
O Rio do Campo é responsável por 80% do abastecimento público do município de Campo Mourão (PR). Sua área compreende, aproximadamente, 170km². O uso do solo no entorno da bacia é predominado pela agricultura, com culturas anuais. O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade da água por meio dos parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e determinação dos índices de qualidade da água (IQA) e estado trófico (IET), da bacia do rio do Campo, além da identificação e quantificação de agroquímicos por cromatografia em fase gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG/EM). Foram selecionados 3 pontos de coleta a montante da captação, um ponto no perímetro urbano e dois a jusante. Os resultados obtidos nas análises físico, químico, microbiológico, DBO, nitrogênio e fósforo totais, classificou a água bruta do rio do Campo (na extensão analisada) em função do IQA como ruim e IET como mesotrófico. As análises de 29 agroquímicos por CG/EM, para as amostras de águas coletadas nos seis pontos, mostraram a presença desses analitos em 16 amostras das 30 analisadas, sendo que 17 agroquímicos foram detectados abaixo da faixa de concentração mínima 0,01μg/L-1 (Alaclor, Aldrin, Atrazina, Clordano, DDD, DDE, DDT, Diedrin, Endrin, Endossulfan α, Endossulfan β, Heptacloro, Heptacloro epóxido, Lindano, Metalocloro, Pendimetalina e Permetrina) e 10 quantificados (Aldrin, DDD, DDE, Diedrin, Endossulfan α, Endrin, Heptacloro, Heptacloro epóxido, Metalocloro e Permetrina). A presença destes agroquímicos na bacia do rio do Campo podem comprometer a vida aquática e afetar a saúde humana, uma vez que estes compostos são considerados poluentes orgânicos persistentes com elevado tempo de degradação. Assim, um monitoramento frequente da qualidade da água e das atividades desenvolvidas no entorno devem ser realizadas, para possibilitar maior conservação hídrica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Janielson da Silva, Dorisvalder Dias Nunes y Tatiane Emilio Checchia. "Aplicação do modelo SWAT como ferramenta para análises hidrossedimentológicas na bacia hidrográfica do Rio Mutum Paraná – RO". Geosul 36, n.º 78 (8 de abril de 2021): 434–53. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e66199.

Texto completo
Resumen
O uso de modelos na previsão de produção de água e sedimento apresenta um grande potencial para serem utilizados no planejamento dos recursos hídricos, sendo que através desta ferramenta é possível estimar impactos causados pelas atividades antrópicas. Com base nessa premissa, utilizamos o modelo SWAT (Soil and Water Assessment Tools) em uma bacia rural (771,2 km²) localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré, denominada Sub bacia Mutum Paraná. Sua área tem influência direta da usina hidrelétrica de Jirau, e seu exutório localiza-se à montante da barragem. Neste contexto, o monitoramento e a modelagem fornecem suporte ao manejo hidrossedimentológico de bacias hidrográficas. Os métodos aplicados foram monitoramento hidrológico, geração de dados matriciais e tabulares, delimitação de sub bacias, validação do modelo, análises estatísticas e avaliação espacial da produção de água e sediment. O modelo SWAT gerou dados simulados que representaram os processos observados em campo, como de produção de água e sedimento. A partir das simulações foi possível conhecer as sub bacias que produziram maior quantidade de água e sedimentos. Os valores de escoamento superficial e sedimento máximos respectivamente encontrados são de 96,7 (mm/ano) e 3,35(ton/ha/ano).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Decauita Poliana Peixoto da, Nara Luisa Reis de Andrade y Alberto Dresh Webler. "Qualidade da água de nascentes urbanas: estudo de caso em microbacia Amazônica, município de Ji-Paraná/RO". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, n.º 3 (17 de julio de 2019): 90–102. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.003.0009.

Texto completo
Resumen
A consolidação dos núcleos urbanos de forma desordenada provoca alterações significativas nos fluxos hídricos das cidades, a exemplo da canalização de igarapés e emissão direta de esgotos e retirada da vegetação. Desta forma, o objetivo do estudo foi associar os impactos ambientais de nascentes urbanas do município de Ji-Paraná/RO com o uso e ocupação, mediante a análise de variáveis físico-químicas e microbiológicas da água. Foram selecionadas oito nascentes do igarapé Dois de Abril com diferentes condições de uso e ocupação, sendo este um afluente da bacia do rio Ji-Paraná, que por sua vez compõe a bacia Amazônica. Foram realizadas ao longo de um ano, análises laboratoriais da qualidade da água abrangendo as variáveis: Oxigênio Dissolvido (OD), pH, Turbidez, Resíduos Totais, Fósforo Total, Nitrato, Nitrito, Amônia, Coliformes Totais e Fecais. Foram identificados impactos negativos na qualidade da água em todas as nascentes. O OD esteve abaixo de 5 mg/L em todas as nascentes, em pelo menos um dos períodos sazonais analisados, e mesmo as médias mais baixa de Fósforo Total foram superiores ao estabelecido pela Resolução CONAMA 357/05, que é 0,1 mg/L, bem como o pH e Coliformes Totais que também estiveram em desconformidade com a norma.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Salla, Marcio Ricardo, Nathália Barcelos Cunha y Sérgio Siqueira Prado Soares. "Modelagem de qualidade da água no rio São Marcos, bacia hidrográfica do alto Paraná". Revista DAE 221, n.º 68 (10 de diciembre de 2019): 20–41. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.003.

Texto completo
Resumen
A bacia hidrográfica do rio São Marcos, localizada no alto Paraná entre os estados de Goiás e Minas Gerais e o Distrito Federal, apresenta conflito hídrico de grande relevância entre o setor hidrelétrico (operação em cascata das centrais hidrelétricas Batalha – potencial de 52,5 MW e Serra do Facão – potencial de 210 MW) e o setor agrícola (total outor- gado de 65,7 hm3/mês em meados de 2017). O objetivo deste artigo foi avaliar a carga máxima afluente de amônia, nitrato e fósforo total que os reservatórios suportam para ainda se enquadrar aos limites definidos na Resolução Co- nama 357:2005. A calibração do modelo a partir da ferramenta AQUATOOL, entre outubro de 2014 e setembro de 2017, forneceu bom ajuste entre as simulações e os dados medidos (para os parâmetros OD, DBO, nitrogênio orgâni- co, amônia, nitrato e fósforo total) em quatro postos de monitoramento. Os cenários mostraram capacidade máxima de aporte de 4,19, 9,18 e 0,055 ton/km2.mês de amônia, nitrato e fósforo total, respectivamente, para as sub-bacias de contribuição de Batalha e de 1,30, 3,34 e 0,019 ton/km2.mês de amônia, nitrato e fósforo total, respectivamente, nas sub-bacias de contribuição de Serra do Facão, todas a jusante do reservatório de Batalha. De forma geral, o estu- do contribui para o planejamento e gestão de uso e ocupação do solo na bacia hidrográfica do rio São Marcos. Palavras-chave: Modelagem. Conflito hídrico. AQUATOOL. Rio São Marcos. Uso e ocupação do solo. São Marcos river watershed is located in the state of Paraná, Brazil, between the states of Goiás, Minas Gerais and the Federal District. It presents a relevant hydric conflict between the hydroe-lectric sector (cascade operation of the Batalha hydroelectric plant - 52.5 MW of potential and Serra do Facão - 210 MW of potential) and the agricultural sector (grant- ed of 65.7 hm3/month in 2017). This article aimed to assess the maximum affluent total load of ammonia, nitrate and phosphorus that the dams support and still be framed within the limits defined in the 357:2005 Conama Resolution. The model's calibration in AQUATOOL computational tool, between October 2014 and September 2017, provided a good ad- justment between the simulations and the measured data ( for the OD, DBO, organic nitrogen, ammonia, nitrate and total phosphorus) in four monitoring positions located in São Marcos River. The scenario has showed a maximum contribution capacity of 4.19, 9.18 e 0.055 ton/km2.month of ammonia, nitrate and total phosphorus, respectively, in the contribu- tions sub watersheds in Batalha and of 1.30, 3.34 and 0.019 ton/km2.month of ammonia, nitrate and phosphorus in the contributions sub watersheds in Serra do Facão. In general, the study contributed for the planning and management of the soil use and occupation on the watershed.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Andrade, Ricardo Mauricio de Freitas y Celimar Azambuja Teixeira. "Análise temporal da qualidade da água e informações geográficas na bacia hidrográfica do Rio Passaúna". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, n.º 6 (6 de julio de 2020): 315–31. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0026.

Texto completo
Resumen
As Áreas de Proteção Ambientais (APA’s) criadas na Região Metropolitana de Curitiba visam à proteção das bacias contribuintes das represas de abastecimento público, atuais e futuras, dentre as quais a APA do Passaúna tem um importante papel. Este trabalho teve o objetivo de avaliar a relação entre o uso e ocupação do solo e a densidade demográfica na qualidade da água para três sub-bacias hidrográfica do Rio Passaúna. Para tanto, utilizaram-se os dados históricos de parâmetros de qualidade da água das estações de amostragem do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) disponíveis na área de pesquisa, disponíveis entre os anos de 1991 a 2016, no período da Primavera, através do quais se obteve o indicador da AIQA (Avaliação Integrada da Qualidade da Água). Tendo como referência a localização dessas estações de amostragem, definiram-se as áreas das sub-bacias que correspondem as suas respectivas áreas de escoamento. Para os anos de 2000, 2010 e 2016 foram definidas para as áreas destas sub-bacias, a densidade demográfica, o uso do solo e do atendimento da rede coletora de esgoto, os quais foram comparados aos parâmetros de qualidade da água. Na sub-bacia SB 28, onde não foi verificada a presença de áreas urbanizadas, a maior cobertura por áreas de vegetação arbórea e a melhor preservação de vegetação ripária, indicaram uma relação desses fatores com a melhor condição de qualidade verificada neste ponto de monitoramento em comparação aos demais. Na sub-bacia SB 11, fora do perímetro da APA do Passaúna, verificou-se uma pior condição de qualidade da água em relação às sub-bacias a montante a jusante da represa. Essa piora está relacionada a maior permissividade de usos e de maior presença de áreas urbanizadas e industriais. Na sub-bacia Sb 11, ainda que a condição de qualidade tenha se mantida com poluída na maior parte do tempo, apesar do aumento da urbanização e da densidade demográfica, observou-se que a ampliação do atendimento da rede de coleta de esgoto sanitário contribuiu para a melhora ou manutenção na qualidade das águas nos anos avaliados. Os resultados advertem sobre a necessidade de implementação de medidas mitigadoras de poluição como a conscientização da população, aumento dos mecanismos de controle e fiscalização dessas áreas, assim como a ampliação da rede de coleta e de tratamento de esgoto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cesário Justino, Rodrigo, Guilherme Augusto Verola Mataveli, Fernando Shinji Kawakubo, João Vítor Roque Guerrero y Michel Eustáquio Dantas Chaves. "MAPEAMENTO DO USO DA TERRA E ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APP) NAS BACIAS HIDROGRÁFICAS DOS RIOS SÃO TOMÉ E MACHADO, SUL DE MINAS GERAIS". Revista de Geografia - PPGEO - UFJF 9, n.º 1 (13 de diciembre de 2019): 50–65. http://dx.doi.org/10.34019/2236-837x.2019.v9.29257.

Texto completo
Resumen
As áreas de Proteção Permanente (APPs) exercem importante papel no funcionamento dosecossistemas. Em razão disto, o presente estudo tem como objetivo mapear os diferentes tipos deuso da terra nas áreas de APP das bacias hidrográficas dos rios São Tomé e Machado, localizadasno sul de Minas Gerais. Para a realização do presente estudo, foram utilizadas imagens orbitais dosensor IRS-LISS III a bordo do satélite ResourceSat-2. Cinco classes de uso da terra (Água, Café,Pasto, Solo Exposto e Mata) foram mapeadas utilizando o classificador Distância Mínima. As áreasde APP analisadas incluíram os entornos dos rios e cabeceiras cujas distâncias foram definidassegundo o Código Florestal Brasileiro. Este estudo também avaliou se o fato de a bacia do rioMachado estar localizada dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) intensifica ou não aproteção das áreas de APPs. Os resultados obtidos aqui apontaram um intenso uso da terra nasAPPs em detrimento da cobertura vegetal nativa. Para ambas as bacias estudadas, a classepredominante foi o Café, seguida pela classe Mata. Os resultados mostraram também que APAexerce pouco efeito na proteção da bacia do Rio Machado, já que a ocupação das APPs poratividades agrícolas e pastos foi quase tão intensa quando na bacia do rio São Tomé.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bittencourt, Simone y Eduardo Felga Gobbi. "Carga máxima de fósforo admissível ao reservatório Piraquara II, uma aplicação do processo TMDL". Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, n.º 3 (junio de 2006): 595–603. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000300019.

Texto completo
Resumen
Para implementação e operacionalização da política brasileira de recursos hídricos, é imprescindível o uso de ferramentas de planejamento que considerem o efeito de todas as atividades ou processos que causam ou contribuem para a degradação da qualidade de um corpo d'água. Neste sentido, aplicou-se o processo TMDL (total maximum daily load), desenvolvido pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA), para o P, na área de drenagem de contribuição ao futuro reservatório Piraquara II, bacia hidrográfica do rio Piraquara, Paraná. O processo TMDL determina a quantidade máxima de cargas de um poluente que um corpo d'água pode receber sem violar os padrões estabelecidos de qualidade da água e aloca cargas deste poluente entre fontes de poluição pontuais e difusas. No presente estudo, utilizou-se o método TMDL, com o objetivo de demonstrar ser ele uma ferramenta útil no processo de gestão dos recursos hídricos. Simularam-se cenários de uso do solo, por meio de modelagem matemática, até obter-se uma concentração de P total no reservatório abaixo da faixa limite para ocorrência de eutrofização, de 0,025 a 0,10 mg L-1, estabelecida no estudo. Realizou-se uma simulação de uso atual do solo, visando prever a condição inicial de qualidade da água no corpo d'água, na qual a concentração de P total no reservatório resultante não atendeu ao padrão estabelecido. Procedeu-se a uma segunda simulação com adoção das medidas de controle, recomposição de mata ciliar e plantio direto, para reduzir a exportação de carga de P total da bacia. Obteve-se uma melhoria na qualidade da água do reservatório, indicando que as medidas adotadas foram suficientes para atingir o padrão estabelecido, o que demonstra a aplicabilidade do método.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

SCHUSSEL, ZULMA y PAULO NASCIMENTO NETO. "GESTÃO POR BACIAS HIDROGRÁFICAS: DO DEBATE TEÓRICO À GESTÃO MUNICIPAL". Ambiente & Sociedade 18, n.º 3 (septiembre de 2015): 137–52. http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc838v1832015.

Texto completo
Resumen
ResumoOs debates a cerca da conservação e preservação dos recursos hídricos tem se tornado recorrente nos estudos urbanos, visando a compatibilização do desenvolvimento urbano com a manutenção da qualidade e controle do uso da água. Estes objetivos, transformados em instrumental de gestão municipal, se traduzem nos Planos Municipais de Recursos Hídricos (PMRH), que passaram a ser desenvolvidos no Paraná desde 2008. Impõe-se assim aos gestores públicos uma série de desafios a fim de desenvolver uma sistemática que balize com consistência a atuação pública. Neste artigo procura-se apresentar a experiência do PMRH do Município de Rio Negro (PR), onde foi desenvolvido um instrumental analítico próprio, adequando-se as variáveis de avaliação necessárias à capacidade - via de regra, restrita - de municípios de pequeno porte em coletar e tratar dados ambientais. Tem-se por objetivo fim demonstrar a viabilidade de implementação de uma sistemática de monitoramento municipal tendo a bacia hidrográfica como unidade de planejamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Água - Uso - Paraná III, Rio, bacia"

1

Rodrigues, Katia Fabiane. "Água como fator de crescimento econômico: um estudo de caso da agropecuária nos municípios da bacia do Paraná III". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2011. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2278.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Katia Fabiane Rodrigues.pdf: 601307 bytes, checksum: ca2f1687ff2ff415cd8789529fe4ce81 (MD5) Previous issue date: 2011-05-30
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This paper examines water as factor of economic growth in the municipalities of Paraná Basin III located in the western region of Paraná, from the region's main economic activity is agriculture. To this end, it was estimated that the basin water availability, water demand for irrigation and livestock, and finally estimate the production function of the sector with three production factors (capital, labor and water resources). The theoretical framework relied on the theory of sustainable development of Sachs. On the other hand also presents a descriptive analysis of the socioeconomic structure of the twenty-eight counties of the basin. This scenario revealed that the main productive activities in the area are soybeans, corn, poultry and swine, which are heavily concentrated in the cities of Cascavel and Toledo. These cities also account for a significant portion of the population and GDP of the basin. In short, the hydrologic modeling applied revealed a satisfactory water availability to fulfill the demand of water in agriculture, while pointing out that the municipalities of Cascavel and Toledo in that period had the highest participation in agricultural production, were also the most water consumed in the production process . As a corollary proved to be some critical points in water quality in the basin, mainly in the municipalities of Cascavel and Toledo Marechal Cândido Rondon, where the swine and poultry are more dynamic. And all these factors corroborate the idea that the problem of water resources in the region is related to the quality of this resource. Revealing that on the one hand the levels of environmental sustainability in the area are alarming and the other water quality can affect the long-term dynamics of this river basin farming, as well as the expansion of its economy. Finally, the classical production function, at first revealed an inefficient allocation of resources in agricultural production, resulting in diminishing returns. And a second time pointed out that capital is the most widely used factor of production in the field of agriculture. Meanwhile water resources complement the efficiency of capital, and bearing accounts, together with other factors of economic growth in the region.
O trabalho analisa a água como fator de crescimento econômico nos municípios da bacia do Paraná III situada na região Oeste do Paraná, partindo da principal atividade econômica da região, que é a agropecuária. Para tanto, estimou-se a disponibilidade hídrica da bacia, a demanda de água na pecuária e na irrigação e, por fim, estimou-se a função de produção do setor com três fatores de produção (capital, trabalho e recursos hídricos). O referencial teórico apoiou-se na teoria de desenvolvimento sustentável de Sachs. Por outro lado, apresenta-se também uma análise descritiva da estrutura socioeconômica dos 28 municípios da bacia. Esse cenário revelou que as principais atividades produtivas da região são os cultivos de soja e de milho, a avicultura e a suinocultura, que estão fortemente concentrados nas cidades de Cascavel e Toledo. Essas cidades também respondem por significativa parcela da população e do PIB da bacia. Em suma, a modelagem hidrológica aplicada revelou uma disponibilidade hídrica satisfatória frente à demanda de água na agropecuária, além de apontar que os municípios de Cascavel e Toledo, que, no período, tiveram a maior participação na produção agropecuária, foram também os que mais consumiram água no processo produtivo. Como corolário do estudo, revelaram-se alguns pontos críticos na qualidade da água na bacia, principalmente nos municípios de Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon, onde a suinocultura e a avicultura são mais dinâmicas. E todos esses fatores corroboram com a ideia de que a problemática dos recursos hídricos na região está relacionada à qualidade desse recurso. Revela-se, assim, que, por um lado, os níveis de sustentabilidade ambiental da área são preocupantes e, por outro, que a qualidade da água pode, em longo prazo, afetar a dinâmica da agropecuária da região hidrográfica, bem como a expansão de sua economia. Por fim, o modelo clássico da função de produção, num primeiro momento, revelou uma ineficiência na alocação dos recursos na produção agropecuária, resultando em retornos decrescentes. E, num segundo momento, apontou que o capital é o fator de produção mais empregado no ramo da agropecuária. Entrementes, os recursos hídricos complementam a eficiência do capital, e, portando, respondem, junto com os demais fatores, pelo crescimento econômico da região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Leonardo, Hudson Carlos Lissoni. "Indicadores de qualidade de solo e água para a avaliação do uso sustentável da microbacia hidrográfica do Rio Passo Cue, região oeste do estado do Paraná". Universidade de São Paulo, 2003. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-27112003-094029/.

Texto completo
Resumen
O principal objetivo deste estudo foi avaliar a saúde da microbacia hidrográfica do rio Passo Cue, região oeste do estado do Paraná, por meio do uso de indicadores de qualidade de solo e água. Esse rio é afluente da margem esquerda do reservatório de Itaipu e pertence à bacia hidrográfica do Paraná III. Como indicadores de qualidade de água foram utilizadas variáveis físicas, químicas e biológicas. Para avaliação da qualidade do solo, foram analisados os atributos textura, densidade, porosidade, carbono orgânico, biomassa microbiana, respiração basal, quocientes metabólico e microbiano, macro e micronutrientes, pH e saturação por alumínio. Os indicadores que se mostraram mais eficientes foram a densidade do solo e o quociente metabólico. O solo sob plantio direto apresentou melhor qualidade física, química e biológica em relação ao cultivo mínimo sem rotação de culturas. O solo sob plantio direto apresentou melhor qualidade biológica do que o solo sob fragmento florestal. A qualidade da água na microbacia do rio Passo Cue piorou da montante para a jusante em função do seu uso agropecuário.
The main purpose of this study was to evaluate the conditions of the Passo Cue river watershed, in western Paraná, through soil and water quality indicators. The river is an affluent of the left bank of the Itaipú reservoir and is a part of the Paraná III watershed. Physical, chemical and biological variables were used as water quality indicators. To evaluate the soil quality, texture, density, porosity, organic carbon, microbial biomass, basal respiration, metabolic and microbial quotients, macro and micronutrients, pH and aluminum saturation were analyzed. The more efficient indicators were soil density and metabolic quotient. No-tillage soil showed better physical, chemical and biological quality in relationship with the minimum tillage one with no crop rotation. The soil under no tillage had better biological quality than under forest fragment. The water quality of the Passo Cue river worsened downstream in view of the agricultural use.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía