Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Anestesiologia.

Artículos de revistas sobre el tema "Anestesiologia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Anestesiologia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Saruwatari, Michelly y Fernanda Lopes Dos Santos. "PACIENTE ALÉRGICO AO LÁTEX SUBMETIDO A CIRURGIA DE DENOAMIGDALECTOMIA EM AMBIENTE SEGURO AO LÁTEX: RELATO DE CASO". Revista Uningá 55, S1 (10 de octubre de 2018): 18–24. http://dx.doi.org/10.46311/2318-0579.55.euj2613.

Texto completo
Resumen
RESUMO A alergia ao látex aumentou muito nos últimos anos, possivelmente devido à maior utilização de produtos contendo látex em sua composição. Medidas preventivas e terapêuticas surgiram no âmbito da anestesiologia para o adequado manejo de pacientes susceptíveis à alergia ao látex. O artigo descreve a abordagem pré-operatório e intraoperatório de um paciente alérgico ao látex que será submetido à cirurgia de adenoamigdalectomia no Hospital Norte Paranaense (HONPAR) em Arapongas, com ênfase no preparo da sala cirúrgica látex seguro. Também faz breve revisão bibliográfica sobre alergia ao látex e suas implicações para o anestesiologista. PALAVRAS-CHAVE: Alergia ao látex, hipersensibilidade ao látex, ambiente látex seguro, anestesiologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pahim, Alyssa Brum de Souza, Felipe Pratalli Martins, Renata Orlandin, Dimas Dal Magro Ribeiro, Giovanna Bauer Valério y Marília Teresa De Oliveira. "Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária: Relato de experiência". Revista Brasileira de Educação e Saúde 11, n.º 1 (1 de enero de 2021): 102–5. http://dx.doi.org/10.18378/rebes.v11i1.8366.

Texto completo
Resumen
É imprescindível que a comunidade universitária, experiencie os pilares de ensino, pesquisa e extensão, que são bases do ensino superior. Desta forma, o presente trabalho objetivou relatar as experiências de atuação em um projeto de extensão que oferece um serviço inovador na fronteira oeste do Rio Grande do Sul, Brasil, o qual utiliza a metodologia ativa como estratégia de aprendizagem na área de Anestesiologia Veterinária. A metodologia utilizada é descritiva, e feita a partir da vivência dos estagiários protagonistas do projeto Assistência Júnior em Anestesiologia Veterinária (AJAV), desde a sua implantação até o final do primeiro semestre de atendimentos. A partir da participação de forma ativa nos primeiros meses de funcionamento do AJAV já foi identificado o potencial do projeto, o qual beneficiou os tutores dos pacientes com encaminhamento para procedimentos cirúrgicos, com consultas pré-anestésicas gratuitas, proporcionando contribuição social àqueles em condição de vulnerabilidade. E além do serviço oferecido para a comunidade, foi possível integralizar os saberes adquiridos nas disciplinas bases de medicina veterinária, promovendo uma vivência da prática de situações reais, que refletem a rotina de um médico veterinário anestesiologista, contribuindo para o amadurecimento intelectual e crítico dos discentes. Conclui-se que a inserção de uma atividade de extensão que possibilitou a prestação de serviço preparou os acadêmicos para o enfrentamento de problemas reais futuros na área médica e engrandeceu o setor da anestesiologia veterinária do Hospital Universitário Veterinário da Universidade Federal do Pampa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Souza, Renata Cunha de, Acary Souza Bulle Oliveira y Sissy Veloso Fontes. "Anestesiologia e Medicina Complementar e Alternativa para minimizar morbidades". Revista Neurociências 24 (5 de noviembre de 2019): 1–19. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.2016.v24.9947.

Texto completo
Resumen
Introdução. Anestesiologia é uma especialidade médica, cuja principal atribuição é cuidar do paciente no período peri-operatório, utilizando-se de procedimentos anestésicos e monitorando as funções vitais do paciente. O conhecimento de técnicas de Medicina Complementar e Alternativa (CAM) pode ajudar a minimizar o risco de morbimortalidade peri-operatória por se reduzir possíveis efeitos colaterais dos medicamentos anestésicos convencionais e trazer benefícios ao paciente. Objetivo. Revisar na literatura científica técnicas de CAM integradas à medicina convencional em pacientes submetidos à intervenção do anestesiologista e os possíveis riscos e benefícios destas no contexto do paciente cirúrgico. Método. Revisão bibliográfica analítica de artigos científicos indexados e publicados entre e inclusive os anos de 2013 a 2016 nas línguas portuguesa, inglesa ou francesa. Resultados. Foram encontrados dois trabalhos que investigaram o uso de técnicas de CAM em Anestesiologia para o tratamento de ansiedade pré-operatória e prevenção de náusea e vômito pós-operatórios (PONV). Conclusão. existem técnicas de CAM com baixo risco e custo de implementação que podem reduzir o consumo de medicamentos, reduzir o risco de morbidade no peri-operatório, aumentando a segurança e o conforto do paciente, principalmente no que concerne ao tratamento de ansiedade no pré-operatório e na prevenção de náusea e vômito no pós-operatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Sousa, Ana Rafaela Campos y Joana Irene de Barros Mourão. "Burnout em anestesiologia". Brazilian Journal of Anesthesiology 68, n.º 5 (septiembre de 2018): 507–17. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2018.04.002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Torres, Marcelo Luis Abramides. "Especialidades Médicas - Anestesiologia". Revista de Medicina 91 (18 de julio de 2012): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v91i0p5-6.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Brandão Ribeiro de Sousa, José Miguel y Joana Irene de Barros Mourão. "Lesão dentária na anestesiologia". Brazilian Journal of Anesthesiology 65, n.º 6 (noviembre de 2015): 511–18. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2013.04.009.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Andrade, Austeclínio Newton Marinho, Marco Antônio Costa de Albuquerque y Aley Newton Marinho Andrade. "Avaliação do nível de estresse do anestesiologista da cooperativa de anestesiologia de Sergipe". Revista Brasileira de Anestesiologia 61, n.º 4 (agosto de 2011): 490–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000400011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Soares Netto, José Jorge. "Medicina perioperatória em oncologia: papel do anestesiologista no controle da morbidade cirúrgica". Revista Brasileira de Cancerologia 50, n.º 3 (30 de septiembre de 2004): 261–67. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2004v50n3.2034.

Texto completo
Resumen
O anestesiologista contribui decisivamente no período perioperatório da cirurgia oncológica, exercendo atividades médicas na tentativa de minimizar o risco de seqüelas resultantes das respostas metabólicas, hormonais, imunológicas e hematológicas das grandes ressecções cirúrgicas; sempre com o objetivo de implementar estratégias terapêuticas durante o procedimento anestésico para redução das complicações e rápida recuperação pós-operatória, diminuindo os custos hospitalares. O presente estudo descreve os fatores que possam estar relacionados a disfunções orgânicas - cardiovascular, respiratória e nutricional - no pré-operatório; a influência das condutas no per-operatório frente a hipotermia das cirurgias prolongadas, hemorragia, transfusão e imunossupressão; e os cuidados pós-operatórios de relevância, prevenindo e revertendo a hipoxemia, as disfunções cardiovasculares, pulmonares, os estados neurológicos confusionais, o íleo neurogênico e o controle da dor com toda sua expressão na indução de fenômenos deletérios à homeostasia. Ao concluir esta revisão, fica evidente que o anestesiologista desempenha um papel de fundamental importância no controle da morbidade cirúrgica oncológica. As considerações aqui mencionadas visam a atualizar e melhorar os conceitos da medicina perioperatória, sendo passíveis de revisão conforme a evolução da tecnologia e da prática da anestesiologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Villela, Nivaldo Ribeiro y Paulo do Nascimento Júnior. "Uso de dexmedetomidina em anestesiologia". Revista Brasileira de Anestesiologia 53, n.º 1 (febrero de 2003): 97–113. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942003000100013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Nociti, José Roberto. "Projeção mundial da anestesiologia brasileira". Revista Brasileira de Anestesiologia 54, n.º 3 (junio de 2004): 287–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000300001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Soares, Ana Katia, Mayara Daiane Araujo y Elaine Reda da Silva. "Percepção dos preceptores e residentes em anestesiologia em relação ao checklist de cirurgia segura". Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 10, n.º 32 (15 de diciembre de 2020): 33–43. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2020.10.32.33-43.

Texto completo
Resumen
Este estudo objetivou conhecer a percepção da equipe médica, representada por preceptores e residentes em anestesiologia, sobre o checklist de cirurgia segura. Tratou-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado entre dezembro e janeiro de 2019 com 24 profissionais (18 preceptotes e 6 residentes em anestesiologia) que atuavam no Centro Cirúrgico de um Hospital Universitário, localizado no interior de São Paulo. Os resultados evidenciaram que embora os profissionais reconheçam a importância do checklist de cirurgia segura, a maioria referiu adesão parcial ao instrumento. Além disso, verifica-se a necessidade de um novo olhar para o instrumento implantado, visto que a somatória de concordância plena e parcial, relacionadas a falta de dados e a falta de clareza das informações, contidas no checklist de cirurgias seguras, ultrapassaram 50%. Logo, a importância da educação permanente para o desenvolvimento de uma cultura de segurança do paciente e também da compreensão da responsabilidade coletiva.Descritores: Segurança do Paciente, Lista de Verificação, Procedimentos Cirúrgicos Operatórios. Perception of preceptors and residents in anesthesiology in relation to safe surgery checklistAbstract: This study aimed to know the perception of the medical team, represented by preceptors and residents in anesthesiology, about the safe surgery checklist. It was a descriptive study with a quantitative approach, carried out between December and January 2019 with 24 professionals (18 precepts and 6 residents in anesthesiology) who worked in the Surgical Center of a University Hospital located in the interior of São Paulo. The results showed that although the professionals recognize the importance of the safe surgery checklist, the majority reported partial adhesion to the instrument. In addition, there is a need for a new look at the implanted instrument, since the sum of full and partial agreement, related to lack of data and lack of clarity of information, contained in the checklist of safe surgeries, surpassed 50% . Therefore, the importance of lifelong education for the development of a culture of patient safety and also the understanding of collective responsibility.Descriptors: Patient Safety, Verification List, Operative Surgical Procedures. Percepción de los preceptores y residentes en anestesiología en relación al checklist de cirugía seguraResumen: Este estudio objetivó conocer la percepción del equipo médico, representada por preceptores y residentes en anestesiología, sobre el checklist de cirugía segura. Se trató de un estudio descriptivo con abordaje cuantitativo, realizado entre diciembre y enero de 2019 con 24 profesionales (18 preceptos y 6 residentes en anestesiología) que actuaban en el Centro Quirúrgico de un Hospital Universitario, ubicado en el interior de São Paulo. Los resultados evidenciaron que aunque los profesionales reconocen la importancia del checklist de cirugía segura, la mayoría refirió adhesión parcial al instrumento. Además, se verifica la necesidad de una nueva mirada al instrumento implantado, ya que la suma de concordancia plena y parcial, relacionadas con la falta de datos y la falta de claridad de las informaciones contenidas en el checklist de cirugías seguras, superaron el 50% . Por lo tanto, la importancia de la educación permanente para el desarrollo de una cultura de seguridad del paciente y también de la comprensión de la responsabilidad colectiva.Descriptores: Seguridad del Paciente, Lista de Comprobación, Procedimientos Quirúrgicos Operativos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Cros, A. M. "Controllo delle vie aeree in anestesiologia". EMC - Anestesia-Rianimazione 14, n.º 4 (enero de 2009): 1–27. http://dx.doi.org/10.1016/s1283-0771(09)70271-3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Navarro Cassu, Renata y Stelio Pacca Loureiro Luna. "Uso de máscara laríngea em anestesiologia veterinária". Veterinária e Zootecnia 13, n.º 1 (30 de junio de 2006): 18–27. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2006.v13.250.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetivou revisar o emprego da máscara laríngea em animais, abordando asprincipais vantagens e desvantagens, comparativamente à sonda endotraqueal e à máscarafacial, bem como as perspectivas do uso clínico da mesma na anestesiologia veterinária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Baldo, Caroline Floreoto y Newton Nunes. "Dexmedetomidina, uma nova opção na anestesiologia veterinária". Semina: Ciências Agrárias 24, n.º 1 (10 de mayo de 2003): 155. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n1p155.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Oliveira, Carlos Rogério Degrandi y Gilberto Walter Nogueira Arenas. "Exposição ocupacional a poluição sonora em anestesiologia". Revista Brasileira de Anestesiologia 62, n.º 2 (abril de 2012): 257–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942012000200011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Syahrul, Muhammad Zulfadli, Muhammad Ruswan Dachlan, Arif Hari Martono Marsaban y Diatri Nari Lastri. "Perubahan fungsi kognitif dan psikomotor residen anestesiologi dan terapi intensif setelah 32 jam kerja". Majalah Kedokteran Andalas 40, n.º 1 (31 de mayo de 2017): 19. http://dx.doi.org/10.22338/mka.v40.i1.p19-30.2017.

Texto completo
Resumen
Anestesiologis yang bertugas di IGD dapat menjalani jam kerja 24 jam. Anestesiologis yang lelah mempunyai konsekuensi menurunnya fungsi kognitif dan psikomotor. Peserta PPDS Anestesiologi menjalani 32 jam kerja saat bertugas jaga IGD. Tujuan: Untuk mengetahui perubahan fungsi kognitif dan psikomotor PPDS Anestesiologi setelah menjalani 32 jam kerja. Metode: Penelitian ini mengobservasi 69 peserta PPDS Anestesiologi yang menjalani 32 jam kerja. Setiap peserta PPDS diperiksa fungsi kognitif dan psikomotor pada jam kerja ke-0 dan setelah 32 jam. Jumlah tidur ketika bertugas jaga dicatat. Fungsi kognitif diperiksa dengan MoCa-Ina dan psikomotor dengan grooved pegboard. Hasil: Secara statistik didapatkan penurunan bermakna fungsi kognitif (p=0,00) dan psikomotor pada tangan dominan/non-dominan (p=0,00/p=0,00), tetapi secara klinis fungsi kognitif dan psikomotornya masih dalam batas normal. Tidak terdapat pengaruh lamanya tidur dengan fungsi kognitif (p=0,121) dan psikomotor (p=0,282/p=0,317) setelah 32 jam kerja pada peserta PPDS Anestesiologi tidur minimal 5 jam dengan tidur kurang dari 5 jam. Kesimpulan: Fungsi kognitif dan Psikomotor peserta PPDS Anestesiologi setelah menjalani 32 jam kerja terbukti menurun, sedangkan lamanya tidur tidak terbukti mempengaruhi fungsi kognitif dan psikomotor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Soliman, Lucas Alexandre Pedrollo, Marta Campestrini Soliman, Alexandre Carlos Buffon y Mariana Dos Santos Lunardi. "Burnout em residentes de anestesiologia – uma revisão da literatura". Boletim do Curso de Medicina da UFSC 7, n.º 1 (11 de abril de 2021): 2–7. http://dx.doi.org/10.32963/bcmufsc.v7i1.4492.

Texto completo
Resumen
Objetivos: O objetivo desta revisão foi circunstanciar a prevalência do burnout em residentes de Anestesiologia e fatores associados. Métodos: Para a elaboração deste artigo fez-se uma revisão de trabalhos publicados nas bases de dados eletrônicas Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (Medline/PubMed), Google Acadêmico e The Scientific Electronic Library Online (SciELO) até a data de 31 de julho de 2020. O primeiro passo foi a busca pelos descritores “burnout”, "occupational stress”, “residents or residency or trainees" e "Anesthesia or Anesthesiology”. Resultados: Encontrou-se um total de 82 artigos sobre burnout em residentes de Anestesiologia, mostrando que a condição possui alta prevalência por tratar-se de uma condição de aprendizado em ambiente altamente estressor. Destes, 8 artigospreencheram os critérios para inclusão na revisão Conclusão: As características sociodemográficas dos estudos apresentaram grande variabilidade de associação ao burnout, podendo justificar-se com variações culturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Dobler, Guilherme Hammarstrom, Márcio Gonçalves Ferreira, Gustavo Henrique Mendes Bedendo y Fernando Silvério Ferreira Da Cruz. "CONSIDERAÇÕES NA ANESTESIA DE ANIMAIS DE LABORATÓRIO". Revista Contexto & Saúde 19, n.º 36 (11 de julio de 2019): 100–106. http://dx.doi.org/10.21527/2176-7114.2019.36.100-106.

Texto completo
Resumen
A anestesia em animais de laboratório tem como diretriz de conduzir os experimentos científicos com a mais rigorosa maestria, de modo a gerar mínimo estresse aos animais e por outro lado, ter a possibilidade de coletar dados com excelência. A história da medicina possibilita desvendarmos os caminhos pelos quais a anestesiologia se guiou de modo a incorporar a ética humana e animal juntamente com o rigor metodológico e científico. Esta revisão surge a partir de pesquisa nos bancos de dados Pubmed, Scielo e Bireme, juntamente com consulta literária. Os achados apontam para as principais particularidades entre as espécies e técnicas de anestesiologia utilizados nos dias atuais. Foram descritos os principais fármacos e vias para utilização em camundongos, ratos wistar e coelhos. Os resultados encontrados nesta revisão confirmam a necessidade de compreender as diferenças entre as espécies e o conhecimento farmacológico para realizar a conduta anestésica adequada para cada espécie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Stanganelli, Nathanye Crystal, Aryane Apolinario Bieniek, Amanda Salles Margatho, Maria José Quina Galdino, Karoline Hyppolito Barbosa y Renata Perfeito Ribeiro. "Inalação da fumaça cirúrgica: coorte de sinais e sintomas em residentes". Acta Paulista de Enfermagem 32, n.º 4 (agosto de 2019): 382–89. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201900053.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivo Analisar os sinais e sintomas apresentados por médicos residentes das clínicas cirúrgicas e anestesiologia expostos à fumaça cirúrgica. Métodos Estudo de coorte prospectivo realizado com médicos residentes expostos a fumaça cirúrgica em um hospital universitário. Houve um acompanhamento durante 17 meses dos residentes ingressantes nos anos de 2015 e 2016, que atendiam aos critérios de estar regularmente matriculado na residência de clínica cirúrgica ou anestesiologia e não ser tabagista. O instrumento de coleta de dados foi composto de dados sociodemográficos e acadêmicos e dos sinais e sintomas relacionados com a inalação da fumaça cirúrgica, citados na literatura. A análise de dados ocorreu de forma descritiva e inferencial, por testes estatísticos e medidas de efeito. Resultados A amostra foi composta por 39 residentes, cuja maioria era do sexo masculino (56,4%) e idade abaixo dos 30 anos (74,3%). Prevaleceram residentes da ginecologia e obstetrícia (30,8%), seguidos de cirurgia geral (28,2%) e anestesiologia (20,5%). Ardência na faringe (p=0,030), náusea e vômito (p=0,018) e irritação dos olhos (p=0,050) incidiram ainda no primeiro ano de residência. O risco de desenvolver ardência de faringe foi 7,765 vezes (p=0,019) no sexo feminino em relação ao masculino. Conclusão Os sinais e sintomas analisados incidiram em até 12 meses do início da residência e o risco de apresentar ardência de faringe foi maior no sexo feminino, o que indica a exposição aos riscos da inalação da fumaça cirúrgica e, portanto, a necessidade de adoção de medidas de proteção individuais e coletivas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Freitas, Vitória Ramos de, Filipe Costa da Silva, Bárbara Luiza Migueis Nunes, Katlyn Flávia Rodrigues Soares, Catiane Prestes dos Santos, Gustavo Antônio Boff, Vittória Bassi das Neves, Eduarda Santos Bierhals, Thomas Normanton Guim y Martielo Ivan Gehrcke. "A importância da consulta pré-anestésica na percepção do tutor em relação ao anestesiologista". Research, Society and Development 11, n.º 4 (23 de marzo de 2022): e45911427788. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27788.

Texto completo
Resumen
A anestesiologia veterinária é uma área em crescente ascensão dentro da Medicina Veterinária, portanto compreender o papel do anestesiologista é de extrema importância. O objetivo deste estudo é avaliar a importância da consulta pré-anestésica na percepção do tutor em relação ao anestesista e no seu conhecimento acerca desse profissional bem como suas funções e responsabilidades. Um questionário foi aplicado aos responsáveis pelos animais atendidos no HCV/UFPel que passariam pela consulta e avaliação pré-anestésica, os participantes eram divididos em grupo controle onde o questionário era aplicado antes de qualquer contato com o anestesista e o grupo triagem onde o questionário era aplicado após a realização da consulta pré-anestésica e avaliação do paciente pelo anestesista. Ao todo, foram aplicados 63 questionários, a maioria respondido por mulheres. Ambos os grupos do estudo concordaram sobre a necessidade de uma consulta pré-anestésica, bem como ambos se sentiram mais seguros. Ainda, o grupo controle mostrou ter menor conhecimento a respeito do número de pessoas envolvidas em um procedimento cirúrgico, enquanto o grupo triagem demonstrou-se menos confortável ao saber que o procedimento seria realizado em um hospital com um veterinário anestesiologista. Conclui-se que a consulta pré-anestésica é necessária e provê maior segurança ao responsável em relação ao procedimento do seu animal de estimação, porém é necessário aperfeiçoar está de modo que seja melhor informar e esclarecer as funções, responsabilidades e importância deste profissional ao responsável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Rodrigues, Evandro De Oliveira, Fabiana Pavão Da Silva, Fabíola Dalmolin, Gabrielle Coelho Freitas y Gentil Ferreira Gonçalves. "PROJETO DE EXTENSÃO SERVIÇO DE ANESTESIOLOGIA ANIMAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL, CAMPUS REALEZA - PR: EVOLUÇÃO DE 2014 A 2017". REVISTA BRASILEIRA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA 10, n.º 2 (9 de septiembre de 2019): 95–99. http://dx.doi.org/10.24317/2358-0399.2019v10i2.8205.

Texto completo
Resumen
Resumo: O projeto de extensão Serviço de Anestesiologia Animal é uma ação contínua vinculada às atividades desenvolvidas na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza – PR. Entre seus objetivos está o auxílio à realização de procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, proporcionar terapia e controle da dor em diferentes espécies, estimular o envolvimento acadêmico à vivência das técnicas e protocolos anestésicos. Desde a sua criação em 2014, foram realizados mais de 1.160 procedimentos anestésicos divididos em 77,5% procedimentos em caninos, 18,9% em felinos, 1,9% em silvestres, 0,9% em aves e 0,8% em animais de produção. O número de procedimentos anestésicos realizados desde a implantação, bem como o trabalho desempenhado no projeto de anestesiologia animal, evidenciam a necessidade de manutenção e ampliação de projetos similares. Além de proporcionar o crescimento acadêmico e a vivência profissional, o projeto atua efetivamente no bem-estar dos animais e no auxílio à comunidade externa, principalmente a população carente do município e região. Palavras-chave: Anestesia; Bem-estar Animal; Extensão Universitária; Medicina Veterinária Extension project of Animal Anesthesiology Service at the Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza PR: evolution from 2014 to 2017 Abstract: The extension Project Animal Anesthesiology Service is an ongoing action linked to the activities developed at the Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza - PR. Among its objectives is the assistance to the accomplishment of ambulatory and surgical procedures, to provide therapy and control of pain in different species, and to stimulate the academic involvement to the experience of the techniques and anesthetic protocols. Since its creation in 2014, more than 1,160 anesthetic procedures have been performed, divided into 77.5% procedures in canines, 18.9% in felines, 1.9% in wild animals, 0.9% in birds and 0.8% in animals of production. The number of anesthetic procedures performed since the implantation, as well as the work performed in the animal anesthesiology project, evidences the need for maintenance and expansion of similar projects. In addition to providing academic growth and professional experience, the project works effectively on animal welfare and assistance to the outside community, especially the needy population of the municipality and region. Keywords: Anesthesia; Animal welfare; University extension; Veterinary medicine Proyecto de extensión Servicio de Anestesiología Animal en la Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Realeza PR: evolución de 2014 a 2017 Resumen: El proyecto de extensión del Servicio de Anestesiología Animal es una acción continua vinculada a las actividades desarrolladas en la Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Realeza, Paraná, Brasil. Sus objetivos incluyen ayudar a realizar procedimientos ambulatorios y quirúrgicos, proporcionar terapia y control del dolor en diferentes especies, estimular la participación académica en la experiencia de las técnicas y protocolos anestésicos. Desde su inicio en 2014, se han realizado más de 1,160 procedimientos anestésicos, divididos en 77,5% de procedimientos caninos, 18,9% de felinos, 1,9% de animales salvajes, 0,9% de aves de corral y 0,8%. Animales de producción. El número de procedimientos anestésicos realizados desde la implantación, así como el trabajo realizado en el proyecto de anestesiología animal, evidencia la necesidad de mantenimiento y expansión de proyectos similares. Además de proporcionar crecimiento académico y experiencia profesional, el proyecto trabaja efectivamente en el bienestar animal y la asistencia a la comunidad externa, especialmente a la población necesitada del municipio y la región. Palabras-clave: Anestesia; Bienestar animal; Extensión universitaria; Medicina veterinaria
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Massone, Flávio. "A ética e a moral em anestesiologia veterinária". Revista de Educação Continuada em Medicina Veterinária e Zootecnia do CRMV-SP 5, n.º 1 (1 de enero de 2002): 124–33. http://dx.doi.org/10.36440/recmvz.v5i1.3290.

Texto completo
Resumen
O autor define ética e moral e, após três décadas de experiência profissional, discute a moral e a ética nas atividades de pesquisa, didáticas e de extensão, observando as possíveis distorções que ocorrem, sugerindo a conduta técnica e ética que deve ser tomada em cada circunstância, citando autores antigos como Hipócrates e René Descartes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Josue Zarinana Najera, Dr Ian. "INDICADORES DE CALIDAD EN EL SERVICIO DE ANESTESIOLOGIA". International Journal of Advanced Research 10, n.º 04 (30 de abril de 2022): 55–70. http://dx.doi.org/10.21474/ijar01/14517.

Texto completo
Resumen
Introduccion:El objetivo central de todo sistema de atencion a la salud es buscar mejorar el estado de salud y satisfacer las necesidades de la poblacion por ello, los elementos y cada una de las variables de todo modelo para intervenir en la salud generan indirectamente influencia en los resultados alcanzados. La definicion de buena calidad de los servicios de salud es dificil y ha sido objeto de muchos acercamientos. Cuando hablamos de Servicios de Salud, constituye un grave error si no pensamos en retroalimentarnos de como apreciaron los pacientes la atencion recibida, y oir de ellos sus recomendaciones Objetivo: Determinar los principales indicadores de calidad en el servicio de anestesiologia del Centro Medico Naval. Resultados:El citado estudio se encuentra en la ultima fase de recoleccion de datos, por el momento se han obtenido 103 individuos, con el objetivo de relacionar la calidad anestesica mediante los indicadores de calidad basados en proceso y estructura ( indice de quirofanos y Dolor postoperatorio), obteniendo como resultados preliminares la evaluacion de la calidad anestesica con un alto numero de cirugias mensuales con una relacion de 12 quirofanos disponibles, el sintoma postoperatorio mas frecuente ha sido escalofrios y dolor en minima proporcion, como dato esencial la percepcion en la comunicacion con el paciente fue con informacion clara sobre los riesgos anestesicos pero confusion al no identificar al anestesiologo responsable en comparacion con el que realiza la visita pre anestesica. Se obtuvo un total de dos indicadores validados. Un indicador, que es el de tiempo de rotacion optimo entre cirugias y el dolor postoperatorio. Se incluyo el porcentaje de la utilizacion de los quirofanos, retrasos prolongados en el cambio de turno y tiempos de espera para cirugia electiva, asi como los sintomas mas frecuentes asociados al dolor postoperatorio. Conclusiones:En el Centro Medico Naval aun no cuenta con la validacion nacional e internacional estandarizada relacionada con este tipo de indicadores, aun falta ser mejorados y con un mayor numero de herramientas para su evaluacion. Por ello, es necesario uniformar conocimientos relacionados con la generacion de dichos indicadores e iniciar la investigacion cientifica para evaluarlos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Josue Zarinana Najera, Dr Ian. "INDICADORES DE CALIDAD EN EL SERVICIO DE ANESTESIOLOGIA". International Journal of Advanced Research 10, n.º 04 (30 de abril de 2022): 55–70. http://dx.doi.org/10.21474/ijar01/14517.

Texto completo
Resumen
Introduccion:El objetivo central de todo sistema de atencion a la salud es buscar mejorar el estado de salud y satisfacer las necesidades de la poblacion por ello, los elementos y cada una de las variables de todo modelo para intervenir en la salud generan indirectamente influencia en los resultados alcanzados. La definicion de buena calidad de los servicios de salud es dificil y ha sido objeto de muchos acercamientos. Cuando hablamos de Servicios de Salud, constituye un grave error si no pensamos en retroalimentarnos de como apreciaron los pacientes la atencion recibida, y oir de ellos sus recomendaciones Objetivo: Determinar los principales indicadores de calidad en el servicio de anestesiologia del Centro Medico Naval. Resultados:El citado estudio se encuentra en la ultima fase de recoleccion de datos, por el momento se han obtenido 103 individuos, con el objetivo de relacionar la calidad anestesica mediante los indicadores de calidad basados en proceso y estructura ( indice de quirofanos y Dolor postoperatorio), obteniendo como resultados preliminares la evaluacion de la calidad anestesica con un alto numero de cirugias mensuales con una relacion de 12 quirofanos disponibles, el sintoma postoperatorio mas frecuente ha sido escalofrios y dolor en minima proporcion, como dato esencial la percepcion en la comunicacion con el paciente fue con informacion clara sobre los riesgos anestesicos pero confusion al no identificar al anestesiologo responsable en comparacion con el que realiza la visita pre anestesica. Se obtuvo un total de dos indicadores validados. Un indicador, que es el de tiempo de rotacion optimo entre cirugias y el dolor postoperatorio. Se incluyo el porcentaje de la utilizacion de los quirofanos, retrasos prolongados en el cambio de turno y tiempos de espera para cirugia electiva, asi como los sintomas mas frecuentes asociados al dolor postoperatorio. Conclusiones:En el Centro Medico Naval aun no cuenta con la validacion nacional e internacional estandarizada relacionada con este tipo de indicadores, aun falta ser mejorados y con un mayor numero de herramientas para su evaluacion. Por ello, es necesario uniformar conocimientos relacionados con la generacion de dichos indicadores e iniciar la investigacion cientifica para evaluarlos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Bosco, Fabiana Aparecida Penachi y José Reinaldo Cerqueira Braz. "Beta-bloqueadores em anestesiologia: aspectos farmacológicos e clínicos". Revista Brasileira de Anestesiologia 51, n.º 5 (octubre de 2001): 431–47. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942001000500010.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Vale, Nilton Bezerra do. "A farmacobotânica, ainda tem lugar na moderna anestesiologia?" Revista Brasileira de Anestesiologia 52, n.º 3 (junio de 2002): 368–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942002000300013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Duval Neto, Gastão Fernandes. "Anestesiologia na era da Medicina Baseada em Evidências". Revista Brasileira de Anestesiologia 54, n.º 2 (abril de 2004): 141–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000200001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Del Castillo, Ana Sofía y Norma S. Sardi. "Realidade aumentada: poderá enriquecer a prática da anestesiologia?" Revista Brasileira de Anestesiologia 62, n.º 6 (diciembre de 2012): 888. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942012000600015.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Neville, Mariana Fontes Lima, Pedro Paulo Vanzillotta y Vinícius Caldeira Quintão. "Anestesiologia pediátrica e o paradoxo da COVID‐19: opinião do Comitê de Anestesia em Pediatria da Sociedade Brasileira de Anestesiologia". Brazilian Journal of Anesthesiology 70, n.º 2 (marzo de 2020): 187–88. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2020.04.003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Maia, Mirian Vieira y Miriam Struchiner. "Aprendizagem Significativa e o Portfólio Reflexivo Eletrônico na Educação Médica". Revista Brasileira de Educação Médica 40, n.º 4 (diciembre de 2016): 720–30. http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v40n4e0272014.

Texto completo
Resumen
RESUMO A pesquisa-intervenção analisou o uso do portfólio reflexivo eletrônico (PRE) na educação médica, no contexto do internato em Anestesiologia, pela perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa. Objetivos Investigar o papel do PRE na prática reflexiva e no processo de aprendizagem; identificar as percepções dos alunos sobre ele e como as tecnologias de informação e comunicação (TICs) contribuíram nesse processo. A tipologia utilizada na investigação da aprendizagem significativa (AS) baseia-se na avaliação das articulações conceituais feitas pelos alunos para representar e qualificar seus conhecimentos. Resultados 60% dos alunos referiram refletir ao elaborar o PRE e documentaram reflexão em suas narrativas; os portfólios de todos os alunos possibilitaram a recursividade; 60% dos alunos evidenciaram AS em suas narrativas; foi possível conhecer o processo individual de elaboração do PRE, os aspectos positivos e limitantes em seu uso pedagógico, e as contribuições das TICs nesse processo. Esses resultados sugerem que o PRE favorece e estimula a reflexão, facilitando o processo de AS e contribuindo no acompanhamento contínuo do aprendizado consolidado pelo aluno, não só no internato em Anestesiologia, como em outros contextos essencialmente práticos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Oliveira, Raquel Santos de, Talita Quézia Serafim Ribeiro, Yuri Lopes de Aguiar y Fernando de Góes Ladeia. "Dispositivo eletrônico na anestesiologia odontológica: uma revisão da literatura". Research, Society and Development 10, n.º 14 (14 de noviembre de 2021): e586101422438. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i14.22438.

Texto completo
Resumen
O medo de sentir dor durante tratamentos odontológicos é um dos principais motivos pelo qual a sociedade evita se submeter aos mesmos. O uso de anestésicos locais se faz necessário em grande parte desses tratamentos e é com o sucesso dessa técnica que se inicia uma boa relação entre profissional e paciente. Com o avanço da tecnologia na última década, vem surgindo novas técnicas e aparelhos eletrônicos alternativos a fim de aumentar o conforto dos pacientes durante a administração anestésica. O presente trabalho busca relatar os benefícios, vantagens e desvantagens que os dispositivos eletrônicos trazem para a aplicação de anestésicos locais na odontologia bem como a sua diferença para com a tradicional técnica manual de anestesiologia através de uma revisão de literatura. Trata-se de uma revisão de literatura, em que as buscas foram realizadas nas bases de dados bibliográficos mundiais como: Pubmed, Scielo, Lilacs e Cochrane. Foram selecionados artigos e trabalhos publicados entre 2010 e 2020, escritos em Inglês, Português e Holandês. Em virtude disso, o uso dos dispositivos eletrônicos na anestesiologia odontológica é um grande avanço para a odontologia no mundo. Essa modernização tem como intuito facilitar e melhorar a relação cirurgião-dentistas e pacientes, proporcionando um maior conforto durante atendimentos que exigem o uso da anestesia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Fernandes, Cláudia Regina, Alberto Farias Filho, Josenilia Maria Alves Gomes, Washington Aspilicueta Pinto Filho, Glauco Kleming Florêncio da Cunha y Flavio Lobo Maia. "Currículo baseado em competências na residência médica". Revista Brasileira de Educação Médica 36, n.º 1 (marzo de 2012): 129–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000100018.

Texto completo
Resumen
Competência foi definida como uma síntese de conhecimentos, habilidades e atitudes, que, integrados, propiciam ao indivíduo a utilização integrada dos recursos cognitivos e técnicos para diagnosticar, tratar e proporcionar benefício, menor morbidade ao doente e menor custo às instituições. Posteriormente, ampliou-se a definição, que passou a incorporar a dependência do contexto, necessidade de experiência, capacidade de reflexão e de continuar aprendendo. O objetivo deste estudo é descrever o currículo proposto e em implantação na Residência de Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, que foi embasado em seis competências principais: comunicação, documentação, cuidados pré-operatórios, cuidados intraoperatórios, cuidados pós-operatórios e gestão de qualidade e segurança no perioperatório. São também demonstrados os instrumentos que compõem o sistema de avaliação neste currículo: teste cognitivo, instrumento de avaliação de habilidades procedurais por observação direta (Dops), logbook, feedback de múltiplas fontes (MSF) e avaliação dos preceptores pelos residentes. A implantação do currículo e dos processos de avaliação visou ampliar a qualificação do egresso do programa de residência médica em Anestesiologia do HUWC, assim como dos preceptores que participam do processo de formação desses especialistas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Oliveira Filho, Getúlio Rodrigues de, Thomas Rolf Erdmann y Carlos Eduardo Batista Martins. "Traços de temperamento e caráter valorizados por instrutores e médicos residentes em anestesiologia". Revista Brasileira de Educação Médica 37, n.º 1 (marzo de 2013): 46–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022013000100007.

Texto completo
Resumen
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS: Temperamento e caráter possuem estreita relação com desempenho profissional de médicos anestesiologistas. Este estudo teve como objetivo estabelecer uma matriz de fatores contendo traços de temperamento e caráter considerados importantes por instrutores/responsáveis e médicos em especialização (ME) em Anestesiologia. MÉTODO: Um questionário contendo 29 traços foi apresentado a 84 Responsáveis e 1089 ME. Cada traço foi valorizado numa escala Likert de 10 pontos com extremos: absolutamente indesejável e absolutamente desejável a um ME em Anestesiologia e comparado pelos testes Kruskal-Wallis e Mann-Whitney. Utilizou-se análise fatorial para identificar fatores continentes dos traços estudados. RESULTADOS: Os resultados compreenderam as respostas de 35 responsáveis e 164 ME. Houve diferença significativa entre escores atribuídos aos traços confiabilidade (p<0,04) e organização (p<0,04) entre responsáveis e ME. Seis fatores foram identificados, respondendo por 63,74% da variância dos escores do questionário. CONCLUSÕES: Responsáveis e ME valorizaram de forma semelhante os traços. A análise fatorial mostrou que seis dimensões incorporaram os 29 traços. Estes achados sugerem que um instrumento de avaliação não técnica de ME contendo estas dimensões pode demonstrar validade de face e conteúdo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Volquind, Daniel, Airton Bagatini, Gabriela Massaro Carneiro Monteiro, Juliana Rech Londero y Giovani Dani Benvenutti. "Riscos e doenças ocupacionais relacionados ao exercício da anestesiologia". Revista Brasileira de Anestesiologia 63, n.º 2 (abril de 2013): 227–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942013000200013.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Alencar, Arthur Alves Rodrigues, Talita Gabriele de Queiroz Plácido, Gisele Carvalho Silva, Allan Victor Tavares da Silva, Marcelo Andrade Valença, Marcelo Moraes Valença y Juliana Ramos Andrade. "Fatores preditivos na escolha da especialidade na residência médica". Jornal Memorial da Medicina 3, n.º 2 (29 de diciembre de 2021): 6–14. http://dx.doi.org/10.37085/jmmv3.n2.2021.pp.6-14.

Texto completo
Resumen
A escolha da especialidade médica é uma decisão complexa para o estudante, influenciada por diversos fatores, importante para a carreira profissional dos futuros médicos e para o sistema de saúde do país. Buscamos entender quais os fatores influentes na decisão da escolha da especialidade durante a graduação. A pesquisa foi realizada por uma abordagem quantitativa, no estilo Survey, descritiva, por levantamento randomizado, desenvolvida por meio de um questionário online com 22 perguntas, que participaram 232 estudantes do primeiro ao 12º período do curso de Medicina, de Instituições de Ensino Superior de caráter privado e público. As perguntas estavam relacionadas aos aspectos demográficos, especialidade pretendida, influência da remuneração e expectativa de uma qualidade de vida satisfatória, além do local desejado para a vivência da residência médica. A especialidade mais citada foi Cirurgia Geral seguida por Ginecologia e Obstetrícia, Anestesiologia, e Medicina de Família e Comunidade. Especialidades como Cirurgia Pediátrica, Dermatologia, Pediatria, Medicina de Família e Comunidade, e Ortopedia apresentam alta influência do sexo, enquanto as especialidades Anestesiologia e Oftalmologia se destacaram por serem programas de residência com maior retorno financeiro esperado entre os estudantes. A variável com maior poder de explicação na escolha da especialidade foi o fato do acadêmico ter parentesco médico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Furtado, Gil Dutra, Tamara De Moura Mendes, Ellen Monteiro Furtado, Grazielly Diniz Duarte, Soraya Abrantes Pinto de Brito y Felipe Eduardo da Silva Sobral. "PROTOCOLO ANESTÉSICO DENTRO DA DISCIPLINA DE ANESTESIOLOGIA. RELATO DE AULA". ENVIRONMENTAL SMOKE 3, n.º 3 (28 de diciembre de 2020): 31–37. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20203331-37.

Texto completo
Resumen
Todo profissional veterinário deve ter um bom conhecimento dos fármacos terapêuticos, procurando sempre ter uma atualização constante através de consulta a fontes bibliográficas confiáveis. Na anestesiologia, sob a temática de protocolo de intervenção para a realização de uma orquiectomia em cães, é abordada as ações que antecedem a intervenção, procurando oferecer ao paciente canino segurança e bem estar. Para atingir este objetivo é necessário a formação adequada dos acadêmicos de medicina veterinária que tem como alvo primordial uma característica generalista, ter desempenho ético, seguro e apropriado para a responsabilidade de lidar com as vidas dos pacientes animais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Conceição, Mário J. "Revista Brasileira de Anestesiologia included in Thomson-Reuters Database©". Brazilian Journal of Anesthesiology 61, n.º 2 (marzo de 2011): 139–40. http://dx.doi.org/10.1016/s0034-7094(11)70016-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Angelis, Rodrigo Mariano da Costa de, Álvaro Avezum Júnior, Alexandre Biasi Cavalcanti y Rogério Teixeira de Carvalho. "Anestesiologia baseada em evidências: o que é e como praticar". Revista Brasileira de Anestesiologia 54, n.º 4 (agosto de 2004): 582–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000400014.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Nunes, Newton y José Luis Laus. "Técnicas anestésicas destinadas à cirurgia ocular no cão". Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science 32, n.º 3 (3 de septiembre de 1995): 177. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1678-4456.bjvras.1994.52107.

Texto completo
Resumen
Os autores apresentam, de forma cotejativa, procedimentos anestésicos destinados a manobras cirúrgicas intra e extra-oculares no cão. Para tanto, discutem alternativas práticas e exeqüíveis, destinadas a atualizar aqueles que militam nas especialidades de anestesiologia e/ou oftalmologia. Amontam técnicas em anestesia geral, dissociativa e procedimentos outros. Tecem considerações acerca de características relativas à posição do bulbo ocular, diâmetro pupilar, pressão intra-ocular e reflexos óculo-palpebrais. Apontam para técnicas de indução, bem como para vantagens do monitoramento do paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Aquino, Régis Borges y Maria Cristina Smania. "Uso da simulação no ensino da anestesiologia em escola de medicina". Scientia Medica 28, n.º 1 (27 de febrero de 2018): 28348. http://dx.doi.org/10.15448/1980-6108.2018.1.28348.

Texto completo
Resumen
AIMS: To report the experience with teaching of anesthesiology to medical students in a practical and interactive way, using simulators in clinical scenarios of anesthesia with predetermined tasks.EXPERIENCE REPORT: In the Medical School of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul simulated clinical settings are used in general anesthesia and anesthetic blockage teaching. Complete equipment and drugs specific to each simulation are available. Students have direct performance in the simulator to perform in the presented situations. For each conduct, choice of drugs and doses required, filming are performed with the purpose of fixing and improve knowledge.CONCLUSIONS: Medical teaching of anesthesiology with the use of simulators tends to be increasingly used, since it inserts the student in simulated situations close to the reality of the anesthetic process, in an interactive and attractive way without the real risk. Clinical situations of anesthesia or complications can be repeated until the fixation of knowledge and skills, before facing a situation with real patients.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Doğan, Güvenç y Onur Karaca. "Análise bibliométrica no campo da anestesiologia no período de 2009‐2018". Brazilian Journal of Anesthesiology 70, n.º 2 (marzo de 2020): 140–52. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2020.02.003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Carvalho, José Carlos Almeida. "Revista Brasileira de Anestesiologia bilingue e on-line: exposição e responsabilidade". Revista Brasileira de Anestesiologia 54, n.º 6 (diciembre de 2004): 753–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942004000600001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Conceição, Mário J. "Revista Brasileira de Anestesiologia incluída no Thomson-Reuters Data Base©". Revista Brasileira de Anestesiologia 61, n.º 2 (abril de 2011): 140. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000200001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Duarte, Nádia Maria da Conceição. "Recomendações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia: nova abordagem para antigos desafios". Revista Brasileira de Anestesiologia 61, n.º 5 (octubre de 2011): 531–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000500002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Fernandes, Cláudia Regina, Neuber Martins Fonseca, Deise Martins Rosa, Cláudia Marquez Simões y Nádia Maria da Conceição Duarte. "Recomendações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia para segurança em anestesia regional". Revista Brasileira de Anestesiologia 61, n.º 5 (octubre de 2011): 679–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942011000500016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Fleury, Bruno Antonio Gonçalves, Ludimila de Macedo Dalla Corte, Gabriel França Costa, Juliano de Carvalho Villa y Denis Carvalho Parry. "Anestésicos e anestesia locais: revisão narrativa de literatura para a prática clínica". Comunicação em Ciências da Saúde 31, n.º 04 (9 de abril de 2021): 61–70. http://dx.doi.org/10.51723/ccs.v31i04.545.

Texto completo
Resumen
Objetivo: revisar a literatura sobre elementos-chave para a utilização correta dos anestésicos locais. Método: revisão narrativa de 41 trabalhos disponíveis na bases de dados Medline/PubMed, BIREME e publicações da Sociedade Brasileira de Anestesiologia (SBA). Resultados: foram descritos os mecanismos de ação, a farmacocinética, a farmacodinâmica, as doses máximas, a técnica de diluição, as situações de alerta e as condutas frente à suspeita de intoxicação. Também foram descritas as particularidades de grupos como neonatos, gestantes e idosos. Conclusão: os resultados deste estudo compõe o acervo de conhecimento que tornam o profissional mais capacitado para o uso do anestésico local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Vieira, Joaquim Edson, Marcelo Luís Abramides Torres, Regina Albanese Pose y José Otávio Costa Auler Junior. "Avaliação do clube de revista de anestesiologia por meio de mudanças semânticas". Brazilian Journal of Anesthesiology 64, n.º 4 (julio de 2014): 258–62. http://dx.doi.org/10.1016/j.bjan.2013.11.003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Braz, José Reinaldo Cerqueira, Pedro Thadeu Galvão Vianna, Yara Marcondes Machado Castiglia, Luiz Antonio Vane, Flávio Massone, Lino Lemonica y Gladys Bastos de Castro. "Pós-graduação stricto sensu em anestesiologia: experiência de dez anos na UNESP". Revista Brasileira de Anestesiologia 55, n.º 4 (agosto de 2005): 470–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942005000400012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Meurer, Gustavo Henrique, Henrique Kozuki y Getúlio R. de Oliveira Filho. "Avaliação do interesse na carreira acadêmica dos médicos em especialização em Anestesiologia". Revista Brasileira de Anestesiologia 60, n.º 6 (diciembre de 2010): 572–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-70942010000600002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Freitas, Jefferson Alves, Maria Aline Soares de Sousa y Abraão Ferreira de Sousa Neto. "Desafios da anestesiologia em procedimentos cirúrgicos não-obstétricos durante o período gestacional". Research, Society and Development 11, n.º 14 (19 de octubre de 2022): e69111431502. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.31502.

Texto completo
Resumen
As intervenções cirúrgicas não obstétricas em gestantes apesar de terem baixa incidência, acontecem, e necessitam de maiores estudos quanto ao manejo anestesiológico, devido a gestação ser um período marcado por alterações fisiológicas, hormonais e anatômicas para as mães, e de grande diferenciação celular e crescimento para os embriões e/ou fetos, o que a exposição destes a fármacos pode ser um fator de risco ao desenvolvimento. O objetivo deste estudo é analisar as implicações do manejo anestésico em cirurgias não obstétricas durante a gestação. Este trabalho é uma revisão sistemática da literatura, realizada através de artigos publicados na língua inglesa, entre 2017 e 2022, publicados nas bases de dados PUBMED e BVS, tendo por descritores: gravidez, anestesia, anormalidades congênitas. Constatou-se que: as anestesias neuroaxiais são mais indicadas no primeiro trimestre, devido a menor toxicidade; baixo peso fetal associado a anestesia geral; maioria das cirurgias são abdominais e ocorreram no segundo trimestre sob anestesia geral; maior prevalência de partos prematuros em gestantes que realizaram cirurgia no terceiro trimestre; necessidade de planejamento cirúrgico, manejo anestésico e monitorização fetal de acordo com as particularidades fisiológicas de cada gestante; e neurotoxicidade cerebral comprovada em testes animais. O planejamento anestesiológico é indispensável para minimizar os riscos da exposição fetal a toxicidade e a teratógenos, todavia é válido evidenciar que os anestésicos desde que aplicados nas dosagens padrão não apresentam riscos graves ao desenvolvimento do feto, porém além do cuidado multidisciplinar, é imprescindível que novos estudos sejam realizados para avaliar a neurotoxicidade cerebral desses fármacos nos fetos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía