Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Banco de dados - Gerenciamento.

Artículos de revistas sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Banco de dados - Gerenciamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Garcia, Vinícius Salles y Eder Carlos Salazar Sotto. "COMPARATIVO ENTRE OS MODELOS DE BANCO DE DADOS RELACIONAL E NÃO-RELACIONAL". Revista Interface Tecnológica 16, n.º 2 (26 de diciembre de 2019): 12–24. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v16i2.673.

Texto completo
Resumen
O presente artigo consiste em uma pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva que visa informar uma nova área da tecnologia de banco de dados, que emergiu como resposta às dificuldades pelo tradicional modelo relacional do banco de dados ao crescimento exponencial de dados gerados, armazenados e processados atualmente com o surgimento da Web 2.0. Neste contexto, surge um banco de dados de modelo não-relacional, denominada de NoSQL (Not Only Structured Query Language), proposto com o objetivo de atender aos requisitos de gerenciamento de grandes volumes de dados, semiestruturados ou não-estruturados, com alta escalabilidade e de baixo custo, comparando-se ao custo de escalabilidade de um banco de dados de modelo relacional. O objetivo principal é apresentar os sistemas de gerenciamentos de dados não-relacionais como opção para uso de banco de dados para aplicações que demandem por alta escalabilidade, sendo mais voltado para uso com aplicações Web e aplicativos. Espera-se com este artigo, auxiliar a compreensão sobre o modelo não-relacional, para entendimento de seu funcionamento e características, que contribuem para uma nova inovação como atendimento de necessidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Souza, Simone Cristiane, Marcos Sfair Sunye y Dante Da Silva Aléo. "Uma solução para o controle do fluxo das filas de cirurgias eletivas do Sistema Único de Saúde (SUS)". Revista de Saúde Digital e Tecnologias Educacionais 4, n.º 2 (20 de diciembre de 2019): 144–62. http://dx.doi.org/10.36517/resdite.v4.n2.2019.a11.

Texto completo
Resumen
Introdução: A procura pela realização de procedimentos eletivos no Sistema Único de Saúde tem se tornado maior que a capacidade ofertada. Esta realidade torna inevitável a existência de filas, especialmente para realização de cirurgias eletivas. Na maioria dos hospitais públicos, o gerenciamento desta fila é realizado manualmente, por meio de planilhas ou agendas. Esta prática torna a fila vulnerável, passível de falhas. Objetivos: O objetivo deste trabalho foi diagnosticar as vulnerabilidades do manejo no controle das filas de cirurgias eletivas e apresentar uma solução por meio da elaboração de um sistema de gerenciamento usando banco de dados e linguagem de modelagem unificada. Método: Foram elaboradas modelagens dos fluxos de um sistema em tempo real, estabelecendo critérios de prioridades e gerenciamento dos dados fictícios, utilizando a teoria das filas e um protótipo de banco de dados. A inserção do paciente conforme classificação de risco foi estabelecida por meio dos protocolos da liberação anestésica. Resultado: O recurso apresentado promoveu uma significativa melhora no gerenciamento, controle e manuseio das filas de cirurgias eletivas, impactando na redução dos custos e tempo de espera para realização de procedimentos. Conclusão: O sistema de gerenciamento de filas garante a integridade e acessibilidade das filas, facilitando a manuseabilidade das mesmas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Furtado, Marisa Freitas, Reginaldo Macedônio da Silva, Álison Silveira da Silva y Jésun Rigotto Carpeggiani. "Gerenciamento de facilidades na Unidade II do Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo (RS)". Exacta 3 (28 de febrero de 2008): 95–102. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v3i0.637.

Texto completo
Resumen
A partir do crescimento significativo do Centro Universitário Feevale e da preocupação em manter atualizada a estrutura física da instituição e seus recursos, adotou-se o gerenciamentode informações com o uso de geoprocessamento, por meio do programa Archibus/FM. Até o momento, o sistema foi implantado no Setor de Apoio, no qual os colaboradores estão atualizando e gerenciando informações gerais de equipamentos. Além disso, os leiautes de todos os prédios da instituição são alterados no programa Overlay, que estabelece a interface entre o banco de dados gráfico e o banco de dados alfanumérico. Graças a essa atualização permanente, é possível criar relatórios específicos com dados precisos, garantindo o bom desempenho dessa nova ferramenta e rapidamente estendendo o serviço a toda infra-estrutura da instituição. Assim, teremos maior agilidade nos serviços para a tomada de decisões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lima, Marcelo Gomes Ferreira y Luiz Henrique Antunes Rodrigues. "Árvore de decisão aplicada em dados de incubação de matrizes de postura Hy-Line W36". Ciência e Agrotecnologia 34, n.º 6 (diciembre de 2010): 1550–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542010000600028.

Texto completo
Resumen
Incubatório de ovos é um setor de grande importância na Avicultura de postura. Com a redução dos custos dos equipamentos de informática cresce o armazenamento de dados para gerenciamento do processo produtivo. A Mineração de Dados surge como uma técnica para identificar conhecimentos novos e úteis nos bancos de dados. Objetivou-se, neste trabalho, explorar a técnica Arvore de Decisão em banco de dados de incubatórios de matrizes de postura, visando a elaboração de padrões de incubação. Foram disponibilizados, pela empresa Hy-Line do Brasil Ltda, dados de incubação entre os anos de 2002 e 2006 da linhagem Hy-Line W-36. Dois experimentos foram realizados. Em um deles, valores acima dos estabelecidos pela empresa como desejado para o índice "fêmeas nascidas vendáveis" foram identificados como relevantes para a geração das regras. No outro, valores abaixo dos estabelecidos pela empresa foram identificados como relevantes para a geração das regras. Foi utilizado o algoritmo Entropia C 4.5 e o software SAS-Enterprise Miner como ferramenta de análise . Como conclusão deste estudo, foi possível observar que com a técnica estudada, os dados utilizados no gerenciamento de produção são suficientes para identificar conhecimentos novos, úteis e aplicáveis a fim de melhorar a produtividade das empresas incubadoras, atendendo à demanda com diminuição do desperdício.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bérgamo, Luciano y Vitor Coimbra De Oliveira. "BIG DATA EM NUVEM". SITEFA - Simpósio de Tecnologia da Fatec Sertãozinho 2, n.º 1 (19 de diciembre de 2019): 404–11. http://dx.doi.org/10.33635/sitefa.v2i1.59.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente trabalho é apresentar um resultado conclusivo acerca do gerenciamento de banco de dados, no qual pretende ampliar o entendimento coletivo sobre as formas de administrar bancos de dados locais e em nuvem, além de dissertar sobre as novas tecnologias que irão influenciar a forma como as empresas tratam os dados armazenados em seus bancos de dados. O volume de dados armazenados no mundo digital cresce a cada ano, conforme pôde comprovar o CEO da Google em 2010, quando afirmou que a cada dois dias a sociedade mundial gerava a mesma informação que gerou desde os primórdios de sua existência até 2003. Este aumento constante no volume de dados mudou a forma como armazenamos e processamos estes dados, despertando o interesse dos autores deste artigo pelo estudo da tecnologia de computação em nuvem. A Pesquisa Descritiva foi a metodologia escolhida para este trabalho. Serão coletados dados através do conhecimento coletivo disponível para apresentar os fatos através de uma análise detalhada do problema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Jean Pierry Felix da y Ítalo Pinheiro de A. Figueiredo. "MODELO RELACIONAL DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE VAGAS DE ESTÁGIO". HOLOS 4 (8 de febrero de 2010): 136. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2009.356.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é modificar o modelo atual de cadastro de alunos às vagas de estágio, tornando-o mais eficiente e acessível aos usuários que farão uso do novo sistema. Como o modelo atual é feito com fichas de papel, torna-se necessária a sua modificação para abranger um número maior de alunos cadastrados. Serão descritas as etapas para esta modificação, fazendo uso de diversas ferramentas, como Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados, livros didáticos e tutoriais da internet. O desenvolvimento do modelo que servirá de base ao Sistema foi desenvolvido com base nos problemas descritos na análise. A análise levou em conta as necessidades de cada tabela a ser criada, eliminando os campos desnecessários e aprimorando as tabelas para que fosse obtida uma solução mais eficiente. PALAVRAS-CHAVE: vagas de estágio, encaminhamento, cadastro de alunos, sistema de gerenciamento de banco de dados, relacionamentos, forma normal
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

De Vargas, Rogério Rodrigues, Luis David de Nazaré Martins, Alexandre Bernardino Lopes, Robert Martins Da Silva, Ricardo Freddo Neto y Hélio Demarqui Junior. "Desenvolvimento de um sistema de gerenciamento e acesso a informações de redes geodésicas eficiente". Revista Brasileira de Geomática 8, n.º 1 (10 de julio de 2020): 026. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n1.10322.

Texto completo
Resumen
Redes geodésicas são estruturas base para aplicações como mapeamento, projetos de engenharia, georreferenciamento, Cadastro Técnico Multifinalitário e Sistemas de Informações Geográficas. O Sistema Geodésico Brasileiro é composto pelas redes Planimétrica, Altimétrica e Gravimétrica, mantidas pelo IBGE e redes auxiliares mantidas por outras instituições. Apesar da existência destas redes, o adensamento das redes geodésicas no Brasil faz-se necessário para diversas aplicações e o acesso aos dados geodésicos dos pontos materializados deve ser eficaz. Geralmente os dados são obtidos apenas por consulta em sites, como ocorre com o banco de dados geodésicos do IBGE. Assim, este trabalho busca propor um sistema gerenciador de dados geodésicos acessível por dispositivos móveis, composto por: 1) marcos geodésicos com chapas identificadoras com QR-Codes; 2) website utilizado no gerenciamento das informações dos dados geodésicos e; 3) aplicativo móvel RedeGeo, utilizado para obtenção dos dados dos vértices da rede em tempo real. O aplicativo é conectado a um data-base atualizado periodicamente e permite a consulta off-line dos dados. Os primeiros pontos implantados estão no litoral do Paraná e possuem coordenadas geodésicas e altitude ortométrica. O sistema composto pelo banco de dados e aplicativo móvel disponibiliza informações de redes geodésicas de forma instantânea, mesmo o usuário estando off-line.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lee, Huei Diana, Renato Bobsin Machado, Carlos Andres Ferrero, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, João José Fagundes y Feng Chung Wu. "Modelo computacional para o gerenciamento de dados e exames de pacientes para o acompanhamento remoto por meio de conferência multimídia". Revista Brasileira de Coloproctologia 30, n.º 4 (diciembre de 2010): 399–408. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-98802010000400003.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Desenvolver um modelo computacional para aquisição, gerenciamento e armazenamento de dados e exames de pacientes, e definir uma arquitetura de conferência multimídia para o acompanhamento remoto de exames. MATERIAIS E MÉTODOS: Definiu-se uma arquitetura computacional para a aquisição de exames a partir de equipamentos hospitalares, e para o armazenamento e gerenciamento de dados e exames de pacientes foram utilizados o servidor de aplicações Jboss, o sistema gerenciador de banco de dados MySQL, o servidor de páginas Apache e o framework Jboss-Seam para o desenvolvimento de aplicações. Para a conferência multimídia, foi aplicado um estudo de caso utilizando a arquitetura Openmeetings. RESULTADOS: Foram definidos modelos computacionais para o gerenciamento consistente e seguro de dados e exames de pacientes e estudou-se uma arquitetura para conferência multimídia. CONCLUSÃO: Os modelos computacionais, o protótipo implementado e a arquitetura de conferência multimídia avaliada poderão ser aplicados em situações reais da área médica, contribuindo para o acompanhamento remoto de pacientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Jorge, Maria Salete Bessa, Consuelo Helena Aires de Freitas, Maria Fátima Bastos Nóbrega y Maria Veraci Oliveira Queiroz. "Gerenciamento em Enfermagem: um olhar crítico sobre o conhecimento produzido em periódicos brasileiros (2000-2004)". Revista Brasileira de Enfermagem 60, n.º 1 (febrero de 2007): 81–86. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672007000100015.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se analisar a produção científica sobre gerenciamento em Enfermagem, em periódicos brasileiros of enfermagem, por meio do levantamento bibliográfico das publicações ocorridas no período de 2000 a 2004. Estudo bibliográfico por consulta eletrônica em banco de dados e bibliotecas de acesso no período de maio a julho 2005. Dos textos submetidos ao sistema de categorização apreenderam-se as seguintes categorias: considerações gerais sobre gerenciamento; a formação do enfermeiro na área de gerenciamento; modelos de gerenciamento em enfermagem na prática e teorias administrativas; dificuldades no gerenciamento em enfermagem; sugestões de mudanças e soluções a serem buscadas. Os confrontos e as reflexões apontam para a necessidade de transformação do paradigma gerencial voltado para uma postura participativa e flexível valorizando o potencial humano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Conti, Luis Américo, Mariana Cabral de Oliveira, Tiago Egger Moellwald Duque Estrada y Antônio Carlos Marques. "Gerenciamento de dados marinhos no contexto brasileiro". Biota Neotropica 13, n.º 2 (junio de 2013): 21–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-06032013000200001.

Texto completo
Resumen
Em um contexto de franco crescimento de demanda e produção de conhecimento técnico e cientifico a respeito de parâmetros bióticos e abióticos de ambientes marinhos e costeiros, a concepção de programas de desenvolvimento de bancos de dados e geo-portais de disseminação de informação torna-se imperativa. Embora apenas esforços pontuais tenham sido propostos nos últimos anos, a criação de bases de dados de acesso mais amplo parece inevitável tendo em vista as peculiaridades práticas de aquisição e processamento de dados marinhos: caros, complexos e dinâmicos. Este trabalho pretende abordar tal questão contextualizando as necessidades e demandas para projetos desta natureza, focando aspectos teóricos e práticos da implementação de modelos de dados marinhos propondo diretrizes para que esforços futuros sejam estabelecidos visando a disseminação da informação marinha e costeira no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Squissato, Bianca Vazzoler Alves de Oliveira y Chang Hung Kiang. "APLICATIVO PARA USO DE ARCGIS 10 NA ANÁLISE E INTEGRAÇÃO DE DADOS ESPACIAIS PARA GERENCIAMENTO DE ÁREAS CONTAMINADAS". Holos Environment 13, n.º 2 (19 de noviembre de 2013): 141. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v13i2.6316.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa trata do uso de sistemas de informações geográficas no gerenciamento de áreas contaminadas, com ênfase na avaliação de risco à saúde humana. Neste estudo foi desenvolvido um aplicativo em ambiente ArcGIS Desktop 10.0®, com os objetivos de integrar informações geoambientais de uma área, em um único banco de dados, e quantificar o risco à saúde humana em função da presença de contaminantes nesse local. Para essas finalidades, a modelagem do banco de dados e posterior criação foram realizadas utilizando ArcCatalog, o qual possibilitou o cadastro de informações tais como: caracterização dos contaminantes, dos meios afetados e do transporte, dados associados aos receptores e às vias de exposição. O aplicativo de avaliação de risco à saúde humana, denominado de RISCO-CETESB, baseou-se nas Planilhas de Avaliação de Risco da CETESB, assumindo como valores de referência, alerta e intervenção os Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo, estabelecidos pela CETESB. O aplicativo constitui uma importante ferramenta na etapa de análise de risco do gerenciamento de áreas contaminadas, uma vez que permite maior agilidade na manipulação dos resultados. Além disso, o aplicativo gera relatório com os resultados obtidos na simulação, além de destacar espacialmente se uma área de estudo possui risco aceitável ou não.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Rudorff, Bernardo Friedrich Theodor, Luigi Carli Marroni Aulicino y Mauricio Alves Moreira. "Tecnologias geoespaciais no gerenciamento da cultura da maçã". Revista Brasileira de Fruticultura 25, n.º 1 (abril de 2003): 108–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-29452003000100031.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho, foram utilizadas tecnologias geoespaciais visando a auxiliar o gerenciamento e o manejo da cultura da maçã. Um GPS de navegação foi utilizado para delimitar 201 quadras de maçã na Fazenda Rio Verde situada no município de Fraiburgo-SC. As coordenadas dos pontos (waypoints) foram introduzidas num sistema de informações geográficas (SIG), obtendo-se um mapa com a distribuição dos limites das quadras de maçã. Estes limites foram associados a um banco de dados contendo informações cadastrais, tais como: variedade, data de plantio e área. Imagens do sensor ETM+ do satélite Landsat-7, adquiridas em 07 de janeiro de 2000 e 05 de agosto de 2001, foram utilizadas para mapear o uso e ocupação do solo nas áreas restantes da fazenda. O tamanho das quadras de maçã variou entre 0,14 e 5,32 ha. Uma comparação entre a área das quadras estimada pelo GPS de navegação e a área estimada a partir do número de plantas, multiplicado pela área ocupada por planta, apresentou um coeficiente de correlação r=0,97. As classes de uso e ocupação do solo foram: açude, banhado, mato, capoeira, lavoura e reflorestamento. De acordo com os resultados alcançados nesta pesquisa, pode-se chegar às seguintes conclusões: a) o uso do GPS de navegação mostrou-se viável para a obtenção do mapa com o limite das quadras de maçã; b) as imagens do Landsat permitiram identificar as diferentes classes de uso e ocupação do solo; c) o SIG associado a um banco de dados é uma importante ferramenta de gerenciamento das atividades da fruticultura em quadras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Furtado, Marisa Freitas, Reginaldo Macedônio da Silva, Álison Silveira da Silva y Jésun Rigotto Carpeggiani. "Gerenciamento de facilidades na Unidade II do Centro Universitário FEEVALE, Novo Hamburgo (RS) DOI: 10.5585/exacta.v3i0.637". Exacta 3 (28 de febrero de 2008): 95–102. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v3i0.637.

Texto completo
Resumen
A partir do crescimento significativo do Centro Universitário Feevale e da preocupação em manter atualizada a estrutura física da instituição e seus recursos, adotou-se o gerenciamentode informações com o uso de geoprocessamento, por meio do programa Archibus/FM. Até o momento, o sistema foi implantado no Setor de Apoio, no qual os colaboradores estão atualizando e gerenciando informações gerais de equipamentos. Além disso, os leiautes de todos os prédios da instituição são alterados no programa Overlay, que estabelece a interface entre o banco de dados gráfico e o banco de dados alfanumérico. Graças a essa atualização permanente, é possível criar relatórios específicos com dados precisos, garantindo o bom desempenho dessa nova ferramenta e rapidamente estendendo o serviço a toda infra-estrutura da instituição. Assim, teremos maior agilidade nos serviços para a tomada de decisões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Ribeiro, Rildo Santos, Nelson Fraga do Couto, Antonio Carlos Pires Carvalho y Ana Cecília Pedrosa de Azevedo. "Modelo de banco de dados para gerenciamento dos testes de controle de qualidade dos equipamentos de radiologia convencional do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho". Radiologia Brasileira 37, n.º 1 (febrero de 2004): 29–33. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842004000100008.

Texto completo
Resumen
Foi elaborado um sistema para gerenciamento informatizado dos testes de controle de qualidade exigidos pela Portaria 453/98 da Secretaria de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde, visando otimizar sua execução, armazenamento e interpretação. Os testes de controle de qualidade são parte do programa de garantia de qualidade que deve ser implantado em toda instalação de radiodiagnóstico médico e odontológico. Para isso, foi elaborado um banco de dados utilizando o programa Microsoft Access®, permitindo comunicação direta com o sistema informatizado de gerenciamento das manutenções dos equipamentos de raios X, em implantação no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Braga, Maria Cristina Borba y Sonia Iara Portalupi Ramos. "Desenvolvimento de um modelo de banco de dados para sistematização de programas de gerenciamento integrado de resíduos sólidos em serviços de limpeza pública". Engenharia Sanitaria e Ambiental 11, n.º 2 (junio de 2006): 162–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522006000200009.

Texto completo
Resumen
Este estudo foi levado a efeito em 17 municípios do Estado do Paraná, com população de até 250 mil habitantes, escolhidos em função de características peculiares das regiões do Estado em que se localizam. A pesquisa abordou o levantamento de dados em cada um dos municípios em relação aos aspectos físico-ambientais, sócio-econômicos e estruturais, e estendeu-se também aos aspectos administrativos, operacionais e sociais com o objetivo de desenvolver um modelo de banco de dados para sistematizar as operações e serviços de limpeza pública. O desenvolvimento e a organização do banco de dados facilitaram a visualização das informações e a elaboração de um diagnóstico que poderá servir como ferramenta para a tomada de decisões e, também, de apoio à elaboração de projetos de gerenciamento integrado de resíduos sólidos nos âmbitos municipal e estadual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Favero Krzyzanowski, Rosaly, Inês Maria de Morais Imperatriz, Márcia Rosetto y Mariza Leal de Meirelles Do Couto. "Implementação do Banco de Dados DEDALUS, do Sistema Integrado de Bibliotecas da Universidade de São Paulo". Ciência da Informação 26, n.º 2 (mayo de 1997): 168–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651997000200010.

Texto completo
Resumen
Apresenta a experiência do SIBi/USP no desenvolvimento do seu Projeto de Modernização, com ênfase na automação de acervos e serviços, para concretizar a interconectividade com outras instituições, ampliando a abrangência de acesso à informação e otimizando o atendimento das demandas dos usuários. A base principal do trabalho é o aperfeiçoamento da qualidade do seu Banco de Dados Bibliográficos DEDALUS, com a instalação de software de funções integradas (Aleph) e de equipamentos adequados ao seu funcionamento, permitindo, assim, a expansão do formato de intercâmbio (MARC) e a conversão retrospectiva dos registros armazenados no Banco. São incluídos tópicos de gerenciamento do Sistema relativos à manutenção de coleções, à capacitação de recursos humanos, ao trabalho cooperativo e compartilhado, preparando-o para atender as exigências atuais de acesso e intercâmbio da informação, dentro das normas técnicas e políticas tecnológicas internacionais vigentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Germano, Kevin Lucas y Eder Carlos Salazar Sotto. "UMA COMPARAÇÃO ENTRE MONGODB E COUCHDB". SIMTEC - Simpósio de Tecnologia da Fatec Taquaritinga 4, n.º 1 (16 de mayo de 2018): 14. http://dx.doi.org/10.31510/simtec.v4i1.302.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma comparação de performance entre os SGBDs NoSQL MongoDB e CouchDB. O estudo de caso realizado apresenta os tempos de execução de conjuntos de operação de inserção, busca, atualização e exclusão (ações estas denominadas CRUD na linguagem dos bancos de dados), dos dois sistemas de gerenciamento de banco de dados, permitindo obter estas métricas de maneira quantitativa, e apresentá-las em forma de tabelas comparativas para cada operação, comparando a performance de ambos os SGDBs executando o mesmo conjunto de operações. Pelos resultados obtidos no ambiente de teste criado, é evidente a diferença entre o tempo de inserção, busca, atualização e exclusão entre MongoDB e CouchDB, permitindo assim concluir que o MongoDB é o mais performático para ser utilizado em conjunto com a linguagem PHP no desenvolvimento de aplicações Web.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Conrado, Thiago V., Wilson Roberto Maluf, Ernani C. da Silva y Luiz Antônio Augusto Gomes. "Horta Fácil: software para o planejamento, dimensionamento e gerenciamento de hortas em geral". Horticultura Brasileira 29, n.º 3 (septiembre de 2011): 435–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362011000300030.

Texto completo
Resumen
O Horta Fácil é um programa desenvolvido para horticultores e extensionistas com a finalidade de planejar e manejar uma produção de hortaliças pré-programada e contínua ao longo do tempo. Levando em conta os ciclos fenológicos inerentes a cada espécie hortícola, o software realiza, de forma otimizada, o dimensionamento da área a ser cultivada, bem como o número e a dimensão dos módulos de cultivo para cada hortaliça. Este dimensionamento pode ser realizado para uma quantidade variável de espécies de hortaliças em uma mesma horta, a partir da produção semanal estabelecida para cada espécie. Os cálculos são feitos pelo software com base em modelos de cultivo que contêm o ciclo fenológico, o espaçamento recomendado e a produtividade esperada para cada hortaliça, e que estão armazenadas em um banco de dados incluído no software. As informações contidas no banco de dados podem ser editadas, de modo a fornecer dados realistas para condições locais específicas. Além do dimensionamento para uma produção escalonada, o programa fornece também um calendário de cultivo que indica as tarefas a serem realizadas em cada módulo ao longo do tempo, semana por semana. O software é capaz de otimizar a escala de produção garantindo a quantidade correta de cada hortaliça a ser colhida semanalmente, de modo a evitar excessos ou falta de produção, e também estima as necessidades de área e de água para a horta a ser estabelecida. O software permite também a impressão de relatórios para cada horta a ser planejada. É uma ferramenta de trabalho para o extensionista e demais profissionais envolvidos no estabelecimento e gerenciamento de hortas de qualquer porte, sejam elas comerciais, domésticas, escolares, ou comunitárias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Prina, Bruno Zucuni y Romario Trentin. "Bzmaps: aplicativo desenvolvido para realização de estudos de gerenciamento de áreas de risco à inundação". Geografia Ensino & Pesquisa 23 (20 de diciembre de 2019): 29. http://dx.doi.org/10.5902/2236499436842.

Texto completo
Resumen
Inúmeros assuntos que estão em destaque atualmente, tanto na mídia como na comunidade científica referem-se aos desastres naturais, com foco às inundações urbanas. Assim sendo, esse trabalho tem o objetivo de apresentar um aplicativo, denominado como BZMAPS, que realiza a síntese de informações acerca do mapeamento de áreas de risco à inundação. Assim, dividiram-se as etapas metodológicas junto a construção das bases cartográficas, organização do banco de dados, sistematização do aplicativo e análise dos dados. Com a utilização do aplicativo é possível dispor de dados organizados e sintetizados, podendo ser realizado consultas textuais ou numéricas dos dados armazenados. Além disso, a partir das seleções de informações, é possível realizar análises junto ao Google Earth. Dessa forma, verifica-se a importância do BZMAPS dentro da análise de áreas de risco à inundação, sendo uma ferramenta de grande importância para o gerenciamento urbano, podendo ser amplamente utilizada dentro de órgãos públicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Souza, Adilso Nunes de y Francisco Dalla Rosa. "Desenvolvimento de uma plataforma web de apoio ao gerenciamento de acidentes de trânsito". TRANSPORTES 23, n.º 3 (23 de diciembre de 2015): 26. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v23i3.876.

Texto completo
Resumen
<p>A inexistência de informações que caracterizam o trânsito nos municípios brasileiros tem dificultado a realização de ações/projetos para a melhoria do fluxo e diminuição de acidentes nas vias. Dessa forma, este estudo apresenta uma plataforma para a coleta, armazenamento e análise de dados detalhados dos acidentes de trânsito, através de um aplicativo informatizado e vinculado à internet. Utilizou-se a cidade de Passo Fundo/RS como local piloto para teste desse sistema, devido à disponibilidade dos órgãos gestores em fornecer os dados dos registros de acidentes de trânsito. A implementação do banco de dados permitiu centralizar e armazenar todas as informações, para que sejam utilizadas como pesquisa de informação e favoreçam no processo de tomada de decisão pelas autoridades competentes na melhoria do sistema viário. Além disso, o sistema está interligado com as APIs do Google, resultando numa rápida análise geoespacial da distribuição e da classificação dos acidentes ocorridos dentro de um determinado período.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Cupertino, César Medeiros. "Earnings management: estudo de caso do Banco Nacional". Revista Contabilidade & Finanças 17, n.º 41 (agosto de 2006): 110–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772006000200009.

Texto completo
Resumen
Este artigo promove um estudo de caso de uma das maiores instituições financeiras brasileiras da década de 90: o Banco Nacional S.A. (BNSA). O BNSA teve sua intervenção decretada pelo Banco Central do Brasil em 1995, após ser identificada a existência de ativos insolventes, originados por gerenciamento fraudulento dos lucros da entidade. O estudo visa investigar a gestão fraudulenta de lucros do Banco Nacional S.A., tanto nos seus aspectos motivadores, quanto em relação aos seus efeitos na composição patrimonial da entidade. A abordagem metodológica contempla: (i) pesquisa explicativa, quanto aos objetivos do estudo; (ii) estudo de caso, quanto aos procedimentos aplicados e (iii) pesquisa qualitativa, quanto à abordagem do problema. Constatou-se que pode haver interesses inconciliáveis entre o agente e o principal, conforme disciplinado pela teoria da agência. O artigo, ainda, ressalta a importância do conhecimento dos dados financeiros na identificação dos fatos de interesse, dos ajustes pertinentes e da correta evidenciação da situação patrimonial da entidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Bortolini, Everton, Luciene Stamato Delazari y Silvana Philippi Camboim. "Projeto e implementação de sistema de gerenciamento de banco de dados geográficos para a operacionalização de circuitos curtos de comercialização". Revista Brasileira de Geomática 7, n.º 2 (10 de octubre de 2019): 130. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v7n2.9013.

Texto completo
Resumen
Os circuitos curtos de comercialização conceitua-se como a relação comercial na qual o consumidor cria uma ligação direta com o produtor, assim, conhecendo a procedência dos produtos. Nas políticas públicas como o Programa de Aquisição de Alimentos a organização de projetos sob os conceitos de circuitos curtos de comercialização auxilia na gestão dos mesmos. Neste contexto, ao delimitar tais circuitos sobre a dimensão espacial a geoinformação pode ser elemento fundamental. O presente artigo tem por objetivo implementação de soluções de banco de dados geográficos que auxilie a operacionalização de circuitos curtos de comercialização. A metodologia do trabalho é baseada em projetos de mapas e de sistemas de informações geográficos no qual compreendem as seguintes etapas: 1) Descrição dos usuários e suas necessidades; 2) Definição das tarefas e análises espaciais; 3) Projeto da solução em geoinformação para execução das análises espaciais propostas; e 4) Implementação do projeto proposto. Os resultados foram o banco de dados geográficos, bem como o protótipo da interface. O desenvolvimento deste trabalho foi uma iniciação da discussão do conceito no contexto do desenvolvimento de sistemas de informações. Para trabalhos futuros é proposto a delimitação de circuitos curtos de comercialização pela dimensão relacional. Além disso, é fundamental o desenvolvimento de uma solução para dispositivos móveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Francisco Scolastici, Éric, Camila Souza Melo y Alessandra Tomal. "Metodologia de Coleta Semi-Automática de Dados em Mamógrafia Digital e Análises Críticas para um Programa de Garantia de Qualidade". Revista Brasileira de Física Médica 10, n.º 1 (7 de marzo de 2017): 27. http://dx.doi.org/10.29384/rbfm.2016.v10.n1.p27-30.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia aplicada na coleta periódica de dados de um mamógrafo digital dedicado a pacientes oncológicos. A utilização de ferramentas na extração de dados das imagens DICOM possibilita o acompanhamento e análises da qualidade do serviço. Através da aquisição de parâmetros, pré-determinados pelo fabricante do equipamento, é possível a criação de um banco de dados para o gerenciamento e a constante monitoria de indicadores dinâmicos. Dados retrospectivos foram coletados no período de abril de 2015 a março de 2016, com 20850 imagens, adquiridas para 3796 pacientes e durante 4220 procedimentos. Parâmetros apresentados, como a: temperatura do detector, as técnicas radiográficas, dose e a idade do paciente, entre outros, podem ser correlacionados com o desempenho do sistema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Munari, Denize Bouttelet, Lucieli Dias Pedreschi Chaves, Marina Peduzzi, Ana Maria Laus, Fernanda Maria Togeiro Fugulin, Luana Cássia Miranda Ribeiro y Carmen Gracinda Silvan Scochi. "Cenário das pesquisas na pós-graduação na área de enfermagem e gerenciamento no Brasil". Revista da Escola de Enfermagem da USP 45, spe (diciembre de 2011): 1543–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342011000700002.

Texto completo
Resumen
Trata-se de um estudo documental, descritivo, com abordagem quantitativa, com o objetivo de caracterizar a produção da pós-graduação brasileira na área da enfermagem no triênio 2007-2009, com ênfase na temática gerenciamento em enfermagem. As informações foram obtidas no banco de dados da CAPES, que disponibiliza resumos de dissertações e teses. O material foi analisado e categorizado segundo as áreas/campos e respectivas linhas de pesquisa, definidas pela área de Enfermagem. A análise da produção em geral foi descritiva e analítica/crítica no campo organizacional, especificamente, na temática do gerenciamento. Os resultados mostraram algumas mudanças na produção no triênio, quando comparada aos estudos anteriores, destacando-se o crescimento da área/campo assistencial, manutenção da organizacional e queda na área/campo profissional. Na temática de gerenciamento houve o predomínio de estudos sobre avaliação em saúde, concepções/percepções sobre planejamento/organização, do trabalho-serviços e educação permanente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Couto, Nelson Fraga do, Rildo Santos Ribeiro, Ana Cecília Pedrosa de Azevedo y Antonio Carlos Pires Carvalho. "Modelo de gerenciamento da manutenção de equipamentos de radiologia convencional". Radiologia Brasileira 36, n.º 6 (diciembre de 2003): 353–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-39842003000600006.

Texto completo
Resumen
Foi elaborado um modelo de gerenciamento da manutenção dos equipamentos convencionais de raios X no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho. O modelo foi implementado em várias etapas, que incluíram visitas a centros hospitalares que gerenciam seus equipamentos, linha de colaboração com a Fundação Oswaldo Cruz para realização de cursos e treinamento de técnicos de eletrônica do hospital, montagem de uma esquemateca dos equipamentos em uso, criação de um programa de gerenciamento utilizando um banco de dados na plataforma Microsoft Windows 98-Access, levantamento operacional e condições de funcionamento dos equipamentos. A criação de uma nova rotina nas manutenções vai ao encontro das necessidades de reduzir o tempo de atendimento, custos, e de melhoria na qualidade da imagem em um serviço de radiodiagnóstico, atendendo também às exigências da Portaria 453/98 do Ministério da Saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Castro, Meire Cristina Novelli e., Magda Cristina Queiroz Dell'Acqua, José Eduardo Corrente, Denise de Cássia Moreira Zornoff y Lucas Frederico Arantes. "Aplicativo informatizado com o nursing activities score: instrumento para gerenciamento da assistência em unidade de terapia intensiva". Texto & Contexto - Enfermagem 18, n.º 3 (septiembre de 2009): 577–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072009000300022.

Texto completo
Resumen
A gravidade do paciente ou o número de intervenções nem sempre serão proporcionais à carga de trabalho de enfermagem. Este estudo descritivo teve como objetivo demonstrar a trajetória da construção de um aplicativo (software) com o conteúdo do Nursing Activities Score e suas características operacionais. Foi realizado um teste piloto com 12 pacientes seguindo-se a coleta de dados por 90 dias consecutivos em 123 pacientes. Houve compatibilidade na transmissão de dados do Personal Digital Assistent para o computador de mesa, via wireless. A construção do aplicativo resultou em um sistema com coleta e administração de dados e permitiu realizar a interface gráfica. A utilização do aplicativo possibilita o uso de um sistema tecnológico para aplicação diária, com alimentação de um banco de dados sobre as características dos cuidados requeridos. Conhecendo a evolução destas variáveis durante a internação, o enfermeiro poderá planejar, intervir e avaliar a qualidade do cuidado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Soccol, Francisco Junior, Wanderley Cardoso Celeste, Daniel José Custódio Coura, Hélder Roberto de Oliveira Rocha, Luís Otávio Rigo Júnior y Aloísio Ramos da Paixão. "AUTOMATIZAÇÃO DOS PROCEDIMENTOS DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO INTELIGENTE DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS". Latin American Journal of Energy Research 4, n.º 2 (22 de marzo de 2018): 33–43. http://dx.doi.org/10.21712/lajer.2017.v4.n2.p33-43.

Texto completo
Resumen
O conceito Smart Grid, em conjunto com as políticas tarifárias modernas empregadas no Brasil, tem possibilitado o desenvolvimento de diversos sistemas aplicados ao Gerenciamento pelo Lado da Demanda. Entretanto, os resultados encontrados na literatura apresentam condições controladas. Por exemplo, situações que envolvem cargas similares via Monitoramento Não Intrusivo, como apresentado em (PAIXÃO, 2016), que se vale de procedimentos manuais para operar uma plataforma experimental de aquisição de dados, resultando em um banco de dados restrito devido ao tempo de laboratório dedicado à coleta de tais dados. Inserindo-se nesse contexto, como contribuição principal deste artigo, apresenta-se neste artigo o desenvolvimento de um sistema que automatiza os procedimentos experimentais realizados em (PAIXÃO, 2016), proporcionando uma plataforma experimental capaz de gerar, sem a intervenção humana após iniciado o processo de aquisição, conjuntos de dados necessários para o desenvolvimento de sistemas de identificação inteligentes cada vez mais precisos e robustos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Campos, Sérgio, Armindo A. Araújo Júnior, Zacarias X. Barros, Lincoln G. Cardoso y Edson L. Piroli. "Sensoriamento remoto e geoprocessamento aplicados ao uso da terra em microbacias hidrográficas, Botucatu - SP". Engenharia Agrícola 24, n.º 2 (agosto de 2004): 431–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162004000200023.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo identificar e quantificar o uso da terra em dez microbacias ocorrentes na bacia do Rio Capivara, município de Botucatu - SP, a partir da estruturação de um banco de dados utilizando o Sistema de Informações Geográficas (SIG) - IDRISI. Os resultados mostram que as classes de uso da terra, "uso agrícola" e "pastagem", foram as mais significativas, pois ocuparam mais da metade da área das microbacias. O alto índice de uso da terra por pastagens, capoeiras, reflorestamento e matas reflete a predominância de solos arenosos com baixa fertilidade. As imagens obtidas do satélite LANDSAT 5 permitiram o mapeamento do uso da terra de maneira rápida, além de fornecer um excelente banco de dados para futuro planejamento e gerenciamento das atividades agropecuárias regionais. O SIG-IDRISI permitiu identificar, por meio de seus diferentes módulos para georreferenciamento, classificação digital e modelo matemático, as classes de uso da terra com rapidez.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Ribeiro, Bruna Cristina dos Santos y Janaina Vieira Duarte Santos. "DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA PARA CONTROLE DE ESTOQUE E CONSUMO DE MEDICAMENTOS PARA DISPONIBILIDADE DOS CIDADÃOS NOS POSTOS UBS DA REGIÃO CENTRO DE GUARULHOS". Revista Computa��o Aplicada - UNG-Ser 9, n.º 1 (5 de enero de 2021): 15. http://dx.doi.org/10.33947/2316-7394-v9n1-3528.

Texto completo
Resumen
Atualmente, é impossível não se falar em tecnologia da informação (TI). Em todas as áreas, de diferentes formas, a TI está sempre presente. No entanto, não se trata de uma opção, mas sim de um avanço tecnológico inevitável que, no decorrer dos últimos anos, tem sido cada vez maior. A aplicação de um sistema de informação (SI) possibilita um maior gerenciamento e controle de diversas áreas da empresa, tornando suas rotinas cada vez mais ágeis. O presente trabalho tem por objetivo desenvolver um sistema para as UBS da Região Centro de Guarulhos - SP. Em função da falta de um sistema para gerenciar o controle de estoque, esse sistema pretende ampliar e melhorar precisões sobre informações de estoque, visando a melhoria no atendimento para os cidadãos; no desenvolvimento do Sistema utilizou-se o PHP Editor com as plataformas HTML e PHP. Quanto ao banco de dados usou-se o MySQL o qual tem o VertrigoServ um programa que gerencia o servidor do Banco de Dados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Milheira, Rafael Guedes, Luciana da Silva Peixoto, Karen Velleda Caldas y Paula de Aguiar Silva Azevedo. "Manual de gestão da reserva técnica sob a salvaguarda do LEPAARQ - UFPEL". Revista Arqueologia Pública 11, n.º 2 (30 de noviembre de 2017): 25. http://dx.doi.org/10.20396/rap.v11i2.8651103.

Texto completo
Resumen
Este texto apresenta o manual de procedimentos adotados pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ-UFPEL), relativo à gestão das coleções depositadas na Reserva Técnica (RT) sob salvaguarda desta instituição. Os procedimentos de gerenciamento das coleções envolve, desde a sua entrada no ambiente do LEPAARQ, ações relacionadas à etapa de curadoria (higienização, marcação, acondicionamento, armazenamento, elaboração de banco de dados e documentação), assim como procedimentos de manejo das coleções para as atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Tech, A. R. B., A. I. C. Arce, A. C. S. Silva, L. A. M. Pereira y E. J. X. Costa. "Um modelo de gestão baseado em e-science e data warehouse para aplicação no agronegocio." Archivos de Zootecnia 59, n.º 226 (1 de abril de 2008): 161–68. http://dx.doi.org/10.21071/az.v59i226.4730.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como objetivo descrever um sistema de gestão aplicado à pecuária, através do monitoramento e identificação de animal à distância utilizando técnicas de comunicação sem fio. Este sistema permitirá o acompanhamento do animal durante o seu ciclo de vida, permitindo ao gestor inclusive, coletar dados telemétricos em tempo real. Esta coleta poderá ser realizada localmente ou através de um acesso a internet, facilitando assim o gerenciamento e controle de produtividade e qualidade animal, pois o sistema poderá gerenciar determinados elementos, tais como: temperatura, tempo de descanso, tempo em alimentação dentre outros, formando assim um grande banco de dados (data warehouse) que poderá ser acessado por vários pesquisadores criando um sistema e-science.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Trapp, Adriana Cristina Garcia y Luiz J. Corrar. "Avaliação e gerenciamento do risco operacional no Brasil: análise de caso de uma instituição financeira de grande porte". Revista Contabilidade & Finanças 16, n.º 37 (abril de 2005): 24–36. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-70772005000100002.

Texto completo
Resumen
A gestão de riscos é um dos principais fatores para a sobrevivência de qualquer empresa. Tradicionalmente, os Bancos divulgam dados acerca das exposições ao risco de crédito e de mercado, a fim de auxiliar a compreensão do seu perfil de risco. Entretanto, também estão expostos a outros tipos de riscos, tais como o risco operacional, o qual pode prejudicar, significativamente, o desempenho futuro, podendo levá-los até à falência. Logo, verifica-se a importância da divulgação dessas informações para a disciplina de mercado. Buscando proteger o sistema financeiro dos resultados negativos advindos dos riscos inerentes às suas atividades, o Comitê da Basiléia publicou o Novo Acordo de Capital, previsto para entrar em vigor no final de 2006, sendo, que nessa data, as instituições financeiras deverão obedecer a certos padrões mínimos no gerenciamento de seus riscos, entre eles o operacional. Este artigo tem por objetivo analisar a avaliação e o gerenciamento do risco operacional em uma instituição financeira nacional de grande porte, detectando instrumento de medida e análise e o estágio de desenvolvimento quanto ao gerenciamento do risco operacional. Para tanto, utilizou-se a metodologia de Estudo de Caso e as evidências foram obtidas por documentação, registros em arquivos, entrevistas e observação direta. Os resultados sugerem que o Banco pesquisado se encontra em estágio intermediário na administração dos riscos operacionais, contudo, está desenvolvendo técnicas e processos tanto para se adequar às exigências dos órgãos supervisores, quanto para a melhoria de seus resultados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Belisa Marques de Freitas, Hana, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento y Geison Calyo Varela de Melo. "Gerenciamento tributário: análise da influência sobre o custo do capital próprio das empresas brasileiras". REVISTA AMBIENTE CONTÁBIL - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - ISSN 2176-9036 13, n.º 2 (2 de julio de 2021): 20–40. http://dx.doi.org/10.21680/2176-9036.2021v13n2id19788.

Texto completo
Resumen
Objetivo: O presente estudo buscou investigar se o gerenciamento tributário influencia no custo de capital próprio das empresas brasileiras listadas no Brasil, Bolsa e Balcão (B3) no período de 2014 a 2018. Metodologia: O estudo compreendeu a análise da proxie Book-Tax Differences (BTD) como ferramenta de identificação do gerenciamento tributário, como sugerido no trabalho de Moreira e Silva (2019), bem como as variáveis de controle, que são o retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), valor de mercado (QTOBIN), tamanho da companhia (LNAT) e alavancagem financeira da empresa (ALV). Para a coleta de dados utilizou-se o banco de dados da Bloomberg® e o Formulário de Referência disponível no sítio eletrônico do B3. Para tanto, utilizou-se da Regressão Linear Múltipla do tipo dados em painel balanceado, resultando em uma amostra final formada por 630 observações. Resultados: Por meio da proxie BTD, referente à diferença entre lucro contábil e lucro tributário, e utilizado para capturar o gerenciamento tributário nessa pesquisa, não foi possível identificar qualquer relação com o custo de capital próprio. Assim, para fins dessa pesquisa, a adequação teórica e os modelos estatísticos utilizados não evidenciaram que boas práticas de gerenciamento tributário tenham efeito positivo ou negativo no custo de capital próprio. Contribuições do Estudo: Observa-se que os estudos brasileiros não analisaram o efeito do gerenciamento tributário sobre o custo de capital próprio nas empresas brasileiras utilizando o indicador Book-Tax Differences (BTD) como ferramenta de identificação do gerenciamento tributário e a sua influência no custo de capital. Então, a presente pesquisa seguiu a recomendação sugerida por Moreira e Silva (2019), de analisar esse custo com outro indicador, neste caso, Book-Tax Differences (BTD). De acordo com os resultados, não foi possível identificar qualquer relação com o custo de capital próprio, contribuindo, assim, para a consolidação dos achados de Goh et al. (2016) e de Moreira e Silva (2019) que apresentam o CashETR como melhor métrica para o gerenciamento tributário, tendo em vista que os resultados apresentados utilizando as variáveis ETR e BTD, demonstraram que o custo de capital exigido pelos investidores não teve relação com a agressividade fiscal das empresas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Rocha, Tiago Barreto y Carmenlucia Santos Giordano Penteado. "Impactos e benefícios ambientais do gerenciamento de resíduos eletroeletrônicos". LALCA: Revista Latino-Americana em Avaliação do Ciclo de Vida 1, n.º 2 esp. (23 de agosto de 2017): 78. http://dx.doi.org/10.18225/lalca.v1i1.3073.

Texto completo
Resumen
A crescente produção e uso de equipamentos eletroeletrônicos, tem resultado no aumento da geração de resíduos provenientes destes equipamentos descartados em todo o mundo. Os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos (REEE) possuem diversas substâncias perigosas como o chumbo e outros metais pesados, e quando destinados a aterros, ecopontos e mesmo cooperativas de reciclagem sem o devido controle, podem causar diversos impactos ao meio ambiente e à saúde humana. Visando reduzir tais impactos, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) reúne um conjunto de princípios e ações visando à gestão integrada e o gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos, incluindo a obrigatoriedade da logística reversa para os REEE. A logística reversa representa uma alternativa de gerenciamento para redução do impacto ambiental causado pela disposição incorreta dos REEE, bem como para valorização dos resíduos por meio da reciclagem. Por outro lado, para avaliar a sustentabilidade desta alternativa de gerenciamento é preciso verificar se os benefícios superam os impactos da reciclagem. Diante deste contexto, a Avaliação de Ciclo de Vida tem se consolidado como uma técnica capaz de quantificar os impactos ambientais potenciais de produtos ou sistemas, incluindo os sistemas de gerenciamento de resíduos. O objetivo deste estudo foi avaliar os potenciais impactos e benefícios ambientais do gerenciamento de REEE. A unidade funcional adotada foi o gerenciamento de 1t de REEE. Os processos de coleta, transporte, manufatura reversa (desmontagem), reciclagem mecânica dos materiais e disposição final fizeram parte do sistema de gerenciamento avaliado. Os dados para o inventário dos processos de gerenciamento foram obtidos na literatura internacional e banco de dados adaptando-se, na medida do possível, para realidade brasileira. A avaliação do impacto do ciclo de vida foi conduzida utilizando-se o método CML2001 para as categorias depleção de recursos abióticos, mudanças climáticas, depleção da camada de ozônio, eutrofização, acidificação e oxidação fotoquímica e o método USEtox para as categorias de toxicidade e ecotoxicidade. Os cálculos e a modelagem foram realizados no software Simapro 8. Os resultados demonstram que o sistema de gerenciamento avaliado apresenta benefícios ambientais para quase todas as categorias de impacto avaliadas, com exceção das categorias de toxicidade humana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Lopes, Vanessa Cristina, Fausto Miziara y Laerte Guimarães Ferreira. "A PECUÁRIA GOIANA VISTA PELA JANELA DE UM SIG". Geosaberes 11 (10 de abril de 2020): 215. http://dx.doi.org/10.26895/geosaberes.v11i0.819.

Texto completo
Resumen
A produção de dados agropecuários de forma ágil e precisa é uma demanda crescente em setores públicos e privados. Diante disso, técnicas de geoprocessamento ganham força para o gerenciamento dos processos da produção pecuária. Olhando de uma forma superficial para um SIG, este pode ser comparado com um simples banco de dados, porém, pela adição do componente espacial, torna-se um sistema muito mais poderoso. A importância de um SIG está na sua capacidade de multiplicar as concepções e revelar caminhos a serem trilhados pelo pensamento. Este trabalho tem como objetivo, por meio da construção de um cenário sobre a dinâmica da pecuária goiana, a partir da espacialização de dados produzidos pelo IBGE de 1974 a 2017, demonstrar a potencialidade de um SIG para estudar padrões. Neste contexto, o SIG apresenta-se como ferramenta eficiente em proporcionar um conhecimento ágil acerca do espaço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Jacomossi, Fellipe André, Camila Sant´Ana, Estelamaris Reif y Francisco Carlos Fernandes. "Gestão do risco estratégico em instituições bancárias: uma análise no período pós-crise subprime". Revista Grifos 24, n.º 38/39 (2 de agosto de 2016): 113. http://dx.doi.org/10.22295/grifos.v24i38/39.3277.

Texto completo
Resumen
O gerenciamento de riscos é um processo que deve ser contínuo e progressivo, pois o sistema econômico e financeiro mundial encontra-se em constante mudança. Cabe à administração das organizações introduzir estratégias de contingência e de gerenciamento de risco. O presente artigo teve como objetivo analisar as diferenças na abordagem da gestão de risco estratégico nas instituições bancárias estatais e privadas do mercado brasileiro. Compararam-se as práticas utilizadas na gestão de risco estratégico, bem como o crescimento das operações de crédito das respectivas instituições, verificando-se possíveis impactos da crise subprime. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que utiliza da coleta e análise dos dados presentes nos formulários de referência das instituições, com relação ao exercício financeiro de 2013, bem como quantitativa no que diz respeito à análise dos percentuais de evolução no volume de operações de crédito entre os exercícios financeiros de 2008 a 2013. A amostra foi composta pelas seis instituições bancárias com as melhores posições no ranking de operações de crédito e de ativo total, disponibilizados no exercício financeiro de 2013 pelo Banco Central do Brasil, sendo selecionadas as três melhores ranqueadas, tanto de controle privado, como de controle estatal. Os resultados da pesquisa destacam que as principais diferenças entre os bancos estatais e privados, com relação a seus riscos estratégicos, dão-se em relação ao poder controlador do Estado sobre o os bancos estatais, tendo em vista a fomentação das políticas de maior interesse à economia federal e estadual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Tundisi, José Galizia, Takako Matsumura-Tundisi, Daniela Cambeses Pareschi, Anna Paula Luzia, Paulo H. Von Haeling y Eduardo H. Frollini. "A bacia hidrográfica do Tietê/Jacaré: estudo de caso em pesquisa e gerenciamento". Estudos Avançados 22, n.º 63 (2008): 159–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142008000200010.

Texto completo
Resumen
A bacia do Tietê/Jacaré é uma das 22 Unidades de Gestão de Recursos Hídricos (Ugrhis) do Estado de São Paulo. Um estudo desenvolvido de 2005 a 2007 detalhou as principais características dessa bacia hidrográfica, os usos do solo, a cobertura vegetal, as fontes pontuais e não-pontuais de eutrofização e contaminação e as vulnerabilidades da bacia, que conta com 34 municípios e uma população de 1.200.000 habitantes. A montagem de um banco de dados com as informações ecológicas, hidrológicas, climatológicas e econômicas possibilitou estabelecer um programa de planejamento e gestão baseado em vulnerabilidades da bacia hidrográfica, impactos das mudanças globais e futuras perspectivas para a gestão dos recursos hídricos. Um índice de qualidade da bacia hidrográfica foi desenvolvido com a finalidade de apoiar o planejamento de longo prazo e a gestão de águas superficiais e subterrâneas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Rech, Morgana y Eduardo Marques Martins. "DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE ARBORIZAÇÃO URBANA PARA O MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL, RS". Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 11, n.º 4 (21 de diciembre de 2016): 115. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v11i4.63473.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho apresenta o desenvolvimento de um banco de dados geográficos (BDG) para o gerenciamento da arborização urbana em âmbito municipal. O BDG foi criado em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas, e contém uma classe de feições das árvores existentes em praças, parques e vias públicas da área urbana. Foram criadas tabelas alfanuméricas não espaciais para informações sobre: espécies e suas características; avaliações dos exemplares arbóreos; solicitações, deferimentos e indeferimentos, e execução de corte e poda. Essas tabelas foram relacionadas à classe "árvores", o que permitiu consultas e geração de relatórios para diferentes atributos. Foi elaborado um Dicionário de Dados, a fim de descrever a estrutura e facilitar o uso do BDG. A implantação do Sistema de Gerenciamento da Arborização Urbana de Caxias do Sul (SisGAU) poderá: (a) auxiliar no monitoramento e conhecimento da arborização urbana; (b) contribuir para a melhoria dos serviços públicos relacionados à arborização; e (c) fornecer subsídios para ações planejadas na implantação e manutenção da arborização urbana. Além disso, o BDG criado permite disponibilizar na web informações sobre a arborização, o que contribui para o aumento da consciência ambiental da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Janssen, Mariana, Sandra Costa Fonseca y Gisele Caldas Alexandre. "Avaliação da dimensão estrutura no atendimento ao pré-natal na Estratégia Saúde da Família: potencialidades do PMAQ-AB". Saúde em Debate 40, n.º 111 (diciembre de 2016): 140–52. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201611111.

Texto completo
Resumen
RESUMO Esta pesquisa analisou a dimensão estrutura das unidades para a atenção pré-natal em Niterói, realizada pela Estratégia Saúde da Família (ESF). O banco de dados foi o da avaliação externa do 1º ciclo do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) do Ministério da Saúde. Foram entrevistados 69 profissionais, em 27 unidades de saúde. Com base nos resultados, propõe-se melhorar as condições de acessibilidade, qualificar os profissionais, estimular a permanência e o vínculo, ampliar a capacitação das equipes quanto ao gerenciamento do território e dos protocolos de risco. O PMAQ-AB foi corroborado como uma ferramenta para avaliações em saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Silva, Luís Alexandre Estevão da, Claudio Nicoletti de Fraga, Thaís Moreira Hidalgo de Almeida, Marcos Gonzalez, Rafael Oliveira Lima, Mônica Sousa da Rocha, Ernani Bellon et al. "Jabot - Sistema de Gerenciamento de Coleções Botânicas: a experiência de uma década de desenvolvimento e avanços". Rodriguésia 68, n.º 2 (junio de 2017): 391–410. http://dx.doi.org/10.1590/2175-7860201768208.

Texto completo
Resumen
Resumo Sistemas de informação são fundamentais para o gerenciamento dos acervos biológicos das instituições de pesquisas em biodiversidade, uma vez que elas vêm fazendo investimentos significativos nos processos de informatização e digitalização de suas coleções. Os sistemas de bancos de dados de herbários e de jardins botânicos têm evoluído no sentido de disponibilizar online os dados de exsicatas e das coleções correlatas, além de suas imagens. Neste trabalho é apresentada a nova versão do Jabot, o sistema de gerenciamento de coleções botânicas desenvolvido no Jardim Botânico do Rio de Janeiro. O sistema reflete hoje o conhecimento adquirido por uma equipe multidisciplinar composta de botânicos e profissionais da área de computação, em uma década de uso intensivo no gerenciamento do conteúdo digital e na curadoria do herbário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Moura, Ana Maria Mielniczuk de, Rene Faustino Gabriel Junior, Ana Paula Medeiros Magnus, Fernanda Bochi Santos y Verônica Barboza Scartassini. "Panorama das patentes depositadas no Brasil". Brazilian Journal of Information Science 13, n.º 2 (28 de junio de 2019): 59–68. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n2.06.p59.

Texto completo
Resumen
Os documentos de patentes configuram importantes fontes de informação, além de sua relevância industrial e econômica. O presente estudo analisa o depósito de patentes no Brasil, a partir dos maiores depositantes de patentes indexadas na base de dados Derwent Innovations Index (DII), no período de 2004 a 2016. O estudo é patentométrico com abordagem quantitativa e caráter descritivo, tendo o corpus formado pelos registros das patentes depositadas no Brasil, no escritório brasileiro de registro de patentes – Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) –, e que foram indexadas na base DII, no período destacado. A coleta dos dados resultou em um total de 208.064 registros. A partir dos registros coletados, criou-se uma base de dados em MySQL (sistema de gerenciamento de banco de dados) e utilizou-se softwares —Excel, Thesa e Vosviewer — para a padronização dos nomes das instituições depositantes de patentes, análise, mensuração e apresentação dos resultados. Ao longo do estudo, verificou-se predomínio de empresas multinacionais entre as maiores depositantes de patentes no Brasil, vinculadas às áreas da saúde, tecnologia de informação e eletrônica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Brandalize, Thais, Leonardo Flach y Jonatas Dutra Sallaberry. "Análise dos determinantes no grau de evidenciação do risco de crédito em centrais de cooperativas de crédito". Revista de Gestão e Organizações Cooperativas 8, n.º 15 (29 de enero de 2021): 01–34. http://dx.doi.org/10.5902/2359043242461.

Texto completo
Resumen
A transparência dos dados contábeis e financeiros amplia a possibilidade do usuário tomar decisões mais corretivas, minimizando possíveis perdas. Diante disso, buscou-se analisar os determinantes que impactam no grau de evidenciação do gerenciamento de risco de crédito nas centrais cooperativas de crédito. A amostra é constituída pelas Centrais de Cooperativas de Crédito, sendo que o Disclosure do Risco de Crédito (DRC) foi coletado conforme método aplicado por Dantas et al. (2010), enquanto as variáveis financeiras do Banco Central do Brasil. Para análise foram formuladas hipóteses, analisados com estatística descritiva e regressão de dados em painel. A análise dos resultados apresenta contribuições teóricas e empíricas. O nível de DRC foi inferior ao esperado, explicado pelo tamanho e o índice de imobilização, todavia, a rentabilidade não foi significativa para determinar o nível de divulgação, ou seja, níveis de evidenciação não estão relacionados ao desempenho econômico-financeiro nas cooperativas de crédito.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Silva, Lucas Mike Naves, Raquel Freitas Carneiro, Luany Patrícia Liberato De Oliveira, Leonardo Martins Raposo, Thiago Alves De Oliveira y Denis Masashi Sugita. "Levantamento do Custo da Internação por Septicemia com Base em Protocolo Atual de Manejo da Doença". Revista Educação em Saúde 7, n.º 1 (28 de junio de 2019): 47–57. http://dx.doi.org/10.29237/2358-9868.2019v7i1.p47-57.

Texto completo
Resumen
A sepse constitui a principal causa de mortes nas Unidades de Terapia Intensiva e demanda altos custos. A instituição de protocolos pode interferir nos custos totais, além de modificar a mortalidade e a sobrevida do paciente. Objetivo: O objetivo desta pesquisa é descrever as variáveis que interferem no custo financeiro de um paciente séptico em território brasileiro, a partir de novo protocolo de diagnóstico e manejo de sepse. Método: Para isso, foi feito um estudo de análise de custos com a utilização do Sistema de Informação Hospitalar (SIH) do Sistema Único de Saúde, disponível no Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS) em 2015 e 2016, o Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos (SIGTAP) e Banco de Preços em Saúde e adotou-se o fluxograma proposto pelo Centro de Oncologia MD Anderson da Universidade do Texas. Os dados foram registrados e analisados em uma planilha do software Microsoft Excel® 2016. Resultados e Conclusões: A avaliação da distribuição de custos por região geográfica demonstrou que a região Sudeste, apesar de apresentar uma das menores médias de custo diário, possui a média de permanência hospitalar mais alta e o maior número de internações. O cálculo do custo de um paciente séptico depende, entre outras variáveis, de diagnóstico, terapêutica e recursos humanos e físicos. Os dados encontrados nos bancos de dados, baseados no fluxograma utilizado, possibilitaram a elaboração de um instrumento que permite o cálculo, de acordo com o manejo de cada paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Sousa, Allison Manoel de y Alex Mussoi Ribeiro. "A remuneração dos executivos mitiga os accruals discricionários? Uma análise em bancos brasileiros de capital aberto". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 18 (13 de abril de 2020): 25–38. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.2020.42452.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa objetiva analisar a influência da remuneração dos executivos no gerenciamento de resultados nos bancos brasileiros de capital aberto. Para tanto, analisou-se 17 empresas do setor bancário que negociaram ações na B3, entre 2010 e 2018. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da análise multivariada, por meio, da regressão quantílica. Os achados revelam que não houve diferença dos níveis de gerenciamento de resultados e da remuneração dos executivos ao longo dos anos, mesmo em períodos de recessão econômica (2015 e 2016). As evidências indicam que as empresas com os maiores níveis de gerenciamento de resultados são sensíveis à diminuição das práticas de manipulação dos accruals discricionários, quando há o aumento da remuneração dos executivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Santos, Maria Francisca Ferreira dos, Valéria Cristina Rodrigues Pereira, Paulo Renzo Guimarães Júnior y Manoel Pinheiro Lúcio Neto. "Análise do consumo de antimicrobianos em uma farmácia comunitária no ano de 2018". Research, Society and Development 9, n.º 7 (17 de mayo de 2020): e378974278. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4278.

Texto completo
Resumen
É necessária prescrição médica para dispensação de antibacterianos em farmácias comunitárias, utilizados para vários tipos de doenças causadas por agentes bacterianos. O objetivo desta pesquisa foi obter o perfil do consumo de antibacterianos vendidos por uma farmácia comunitária em Teresina–PI. Tratou-se de um estudo de coorte retrospectivo realizado em um banco de dados de um estabelecimento referente a vendas de antibacterianos, por meio de análise documental com análise de conteúdo. Analisou a dispensação de antibacterianos de uma farmácia comunitária da cidade de Teresina–PI, referente a 2018, por meio de dados das vendas relatados ao Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), realizada no banco de dados do Sistema Comercial Integrado (SCI). Os resultados foram apontados em gráficos confeccionados no programa Origin Pro 2016. No período analisado a farmácia comunitária vendeu 247 antibacterianos, prescritos a homens (140) e mulheres (107). A faixa etária populacional que mais necessitou da prescrição medicamentosa foi de adultos entre 21 a 50 anos. A maioria deles vindos de hospitais privados (163) pessoas e de hospitais do SUS (84). A concentração de venda de antimicrobianos foi entre os meses de fevereiro a maio, coincide com período chuvoso em Teresina, e este fator climático está relacionado ao aparecimento de doenças respiratórias. Os antibacterianos mais prescritos foram a amoxicilina (38), azitromicina (28) e tobramicina (28). A partir dos resultados foi possível obter o perfil de consumo de antibacterianos da referida farmácia e destacam-se as fármacos ligados a doenças respiratórias em relação à outras classes de doenças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Villa, Simone Barbosa, Dominique Cunha Bruno, Ana Luisa Trevisan y Camilla Ribeiro Leão Ribeiro Leão. "Como você mora: sistema interativo de avaliação pós-ocupação em meios digitais". Gestão & Tecnologia de Projetos 15, n.º 2 (29 de junio de 2020): 33–51. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v15i2.164344.

Texto completo
Resumen
A relevância da avaliação pós-ocupação para a produção de habitações com maior qualidade já é muito consolidada em pesquisas na área da construção civil. A pesquisa “[COMO VOCÊ MORA] Sistema interativo de APO da qualidade do habitar em meios digitais. ETAPA 2_testes e ajustes no banco de dados” trata-se de um Projeto de Inovação Tecnológica desenvolvido pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design, que consiste no desenvolvimento de um aplicativo interativo intitulado “COMO VOCÊ MORA” e em um banco de dados de gerenciamento de avaliações pós-ocupação (APOs), o “SISTEMA APO DIGITAL”. Trata-se de instrumentos que respaldam a identificação da qualidade de habitações e cuja viabilidade pode ser testada em estudos de caso, fundamentando sua replicação futura em território nacional. Estes instrumentos substituem os questionários tradicionais em papel e buscam o aprimoramento da experiência do usuário, no objetivo de tornar o processo da APO mais eficiente ampliando a qualidade dos dados obtidos, através do uso de interfaces gráficas projetadas para dispositivos móveis. O presente artigo irá tratar de uma análise do desempenho do aplicativo CVM em testes realizados na cidade de Uberlândia, MG. Nessa etapa, o método utilizado para o pré-teste e para a aplicação foram respectivamente o “Think Aloud” ou “Verbalização de Procedimentos”, e a definição de estudos de caso. Como resultado verificou-se que o sistema de avaliação CVM, no que diz respeito a novos formatos das avaliações pós-ocupação, oferece uma conotação mais interativa e permite um alcance maior, podendo impactar direta e positivamente na área de Pesquisa em Habitação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Brito, Juliana Nunes de Sá, Carlos Torres Formoso y Márcia Elisa Soares Echeveste. "Análise de dados de reclamações em empreendimentos habitacionais de interesse social: estudo no Programa de Arrendamento Residencial". Ambiente Construído 11, n.º 4 (diciembre de 2011): 151–66. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212011000400011.

Texto completo
Resumen
O gerenciamento de reclamações é uma prática difundida em muitas emmpresas do setor de manufatura, a fim de proporcionar a melhoria da ualidade de produtos e serviços. No que tange à construção civil, bservam-se poucos estudos sobre a utilização desse tipo de gestão de empreendimentos, sendo poucas as empresas que percebem a utilidade das informações sobre reclamações. O presente trabalho apresenta uma análise de dados de reclamações de usuários de uma amostra de empreendimentos habitacionais de interesse social, com o objetivo de investigar sua utilidade para a retroalimentação do processo de desenvolvimento do produto nesse segmento. Foram analisadas 6.956 reclamações de usuários de 42 empreendimentos habitacionais de interesse social do Programa de Arrendamento Residencial, localizados no estado do Rio Grande do Sul. O trabalho envolveu um tratamento inicial dos dados de reclamações para a montagem de um banco de dados, seguido da aplicação de diversos testes estatísticos. As principais contribuições estão relacionadas com a utilidade dos dados de reclamações, incluindo a geração de indicadores que podem apoiar a tomada de decisão por parte de diferentes agentes envolvidos na produção habitacional, tais como projetistas, construtoras, agentes financiadores e empresas envolvidas na gestão da operação e manutenção. Os indicadores, se bem utilizados, podem contribuir para a melhoria de produtos e serviços que compreendem os empreendimentos habitacionais, possibilitando um aumento na satisfação dos usuários finais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Mercês, Nen Nalú Alves das y Alacoque Lorenzini Erdmann. "Enfermagem em transplante de células tronco hematopoéticas: produção científica de 1997 a 2007". Acta Paulista de Enfermagem 23, n.º 2 (abril de 2010): 271–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21002010000200019.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Identificar as publicações de enfermagem existentes no período de 1997 a 2007 referentes à temática do transplante de medula óssea e suas principais características. MÉTODOS: Estudo bibliométrico das produções científicas indexadas nas bases de dados: BDENF, LILACS, SciElo, CEPEn e Banco de Dissertações e Teses da CAPES, utilizando os descritores: enfermagem e transplante de medula óssea no recorte temporal de 1997 a 2007 RESULTADOS: Foram incluídos 37 trabalhos em âmbito nacional, sendo 17 dissertações, 2 teses e 18 artigos publicados em periódicos brasileiros, que abordam o cuidado de enfermagem, organização e gerenciamento de Serviços de Transplante de Medula Óssea, qualidade de vida, sofrimento psíquico e produção de conhecimento. CONCLUSÕES: A produção científica, mesmo que quantitativamente pequena, está em ascensão. E está baseada em teorias, conceitos e métodos, principalmente de orientação qualitativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Freitas, Myller Claudino, Damires Yluska Souza y Ana Carolina Brandão Salgado. "Mapeamentos conceituais entre os modelos relacional e NoSQL: Uma abordagem comparativa". Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, n.º 28 (31 de diciembre de 2015): 37. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n28p37-50.

Texto completo
Resumen
<p>As atuais perspectivas computacionais, vindas sobretudo da Web, têm gerado novas demandas relacionadas ao gerenciamento de dados, principalmente em termos de volume, heterogeneidade e dinamismo. Uma tendência atual para facilitar o gerenciamento de dados na Web é a utilização dos denominados Sistemas NoSQL, que se diferenciam dos sistemas que seguem o Modelo Relacional por possibilitarem a implementação de estruturas mais flexíveis. Contudo, a maioria dos bancos de dados de aplicações existentes encontra-se em estruturas relacionais, e a migração de uma base que segue o Modelo Relacional para uma NoSQL requer grande esforço dos projetistas diante das diferenças existentes. Nesse panorama, este artigo descreve os modelos citados, em termos de conceitos e estruturas, e apresenta um estudo comparativo apontando possíveis mapeamentos conceituais entre eles. Aborda também, de forma comparativa, trabalhos de conversão de dados existentes, e indica desafios e possibilidades para novas pesquisas sobre o tema.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Machado, Louise de França, Catarina Magalhães Dahl, Maria Cecília de Araújo Carvalho y Maria Tavares Cavalcanti. "Programa de tratamento assertivo na comunidade (PACT) e gerenciamento de casos (case management): revisão de 20 anos da literatura". Jornal Brasileiro de Psiquiatria 56, n.º 3 (2007): 208–18. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852007000300009.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Realizar uma revisão de estudos sobre programa de tratamento assertivo na comunidade (PACT) e case management para verificar se os resultados demonstram desfechos mais favoráveis quando tais modelos são implementados na rede comunitária de assistência para portadores de doença mental grave e persistente. MÉTODOS: A coleta de artigos - publicados entre 1985 e 2005 - foi realizada em duas etapas: a primeira, na base de dados PubMed, com expressões-chave mental health, community care, services evaluation e seleção de artigos cuja temática era PACT e case management, e a segunda, no banco de dados da revista Psychiatric Services, com palavras-chave assertive community treatment, PACT e case management. Foram desconsiderados estudos que analisavam serviços exclusivos para crianças, idosos e pacientes com diagnóstico único de abuso de álcool/drogas; abordavam unicamente os custos da intervenção e se referiam exclusivamente a serviços hospitalares. RESULTADOS: A partir da leitura dos 73 estudos selecionados, os autores descreveram oito categorias nas quais os artigos foram agrupados, visto que um artigo poderia pertencer a mais de uma categoria. CONCLUSÕES: O PACT e o case management são estratégias importantes e reconhecidamente mais eficazes, quando comparados a outros modelos de cuidado, em trazer evoluções favoráveis para indivíduos com doença mental grave e persistente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía