Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Cintura pélvica.

Artículos de revistas sobre el tema "Cintura pélvica"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 43 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Cintura pélvica".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Gouron, R., C. Cretolle, Z. Pejin y C. Glorion. "Malformaciones de la cintura pélvica". EMC - Aparato Locomotor 41, n.º 3 (enero de 2008): 1–5. http://dx.doi.org/10.1016/s1286-935x(08)70921-3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Rubio-Flores, Cristina y Virginia Tarín-Gregori. "Lesiones papulosas cerebriformes agrupadas en la cintura pélvica". Piel 21, n.º 4 (abril de 2006): 199–200. http://dx.doi.org/10.1016/s0213-9251(06)72467-4.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Thomaz, Tatiane, Erica Feio Carneiro Nunes y Gustavo Fernando Latorre. "Reflexões sobre as disfunções sacroilíaca e sexual". Saúde e Pesquisa 9, n.º 3 (29 de marzo de 2017): 579. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p579-585.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi abordar a estudar relação entre disfunções sacroilíacas (DSI) e disfunção sexual (DS). Buscou-se nas bases de dados SciELO e PUBMED por artigos de 2006 a 2012 nas línguas portuguesa e inglesa, com as palavras-chave articulação sacroilíaca e disfunção sexual feminina, resultando em sete artigos. Os resultados mostraram que fraturas da cintura pélvica estão relacionadas à DS feminina. Apesar de as bases teóricas apontarem clara relação entre outras DSI que não fraturas e a DS, esta relação não teve respaldo na literatura. Conclui-se que se necessitam de estudos explorando as alterações anatômicas e biomecânicas da articulação sacroilíaca, especialmente as que gerem fraqueza ou tensão da musculatura do assoalho pélvico como possíveis fatores etiológicos da DS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Souza, Renata Stefânia Olah, Bianca Mesquita De Moraes, Claudia De Oliveira, Patricia Andrade Batista, Rossana Pulcineli Vieira Francisco y Clarice Tanaka. "Recursos fisioterapêuticos na dor pélvica gestacional: revisão da literatura e proposta de manual de orientação". Fisioterapia Brasil 20, n.º 6 (19 de diciembre de 2019): 782. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v20i6.2872.

Texto completo
Resumen
Introdução: Este estudo apresenta uma revisão da literatura a respeito da dor pélvica gestacional, uma dor sentida entre as cristas ilíacas posteriores, as dobras glúteas e as articulações sacroilíacas, podendo irradiar para a região posterior da coxa e ocorrer junto com a dor na sínfise púbica. Objetivos: Fazer uma revisão da literatura, levantando estudos sobre quais intervenções fisioterapêuticas foram mais eficazes no tratamento de mulheres portadoras de dor pélvica gestacional sem associação à dor lombar, e propor um manual de orientação para essas pacientes. Métodos: Revisão da literatura, consultando-se artigos publicados entre os anos 2008 e 2019, nas bases de dados Pedro, Pubmed e Scielo. Resultados: Os resultados desta pesquisa apontam que os recursos fisioterapêuticos encontrados nos estudos amenizaram a dor pélvica gestacional e contribuíram para funcionalidade das gestantes; nenhum, porém, foi capaz de zerar as queixas das pacientes. Conclusão: Existem recursos fisioterapêuticos para a dor pélvica gestacional que reduzem a dor e melhoram a funcionalidade das gestantes; porém, pelo baixo número de estudos sobre essa dor considerada isoladamente da dor lombar, sugerem-se mais pesquisas sobre abordagens fisioterapêuticas que se mostrem mais efetivas para mulheres nessa condição.Palavras-chave: gestação, dor pélvica, dor da cintura pélvica, Fisioterapia, modalidades fisioterapêuticas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sahd, Kaitlyn E., Lisa Ruth-Sahd y Keith G. Brazzo. "Distrofia muscular de la cintura escapular y pélvica: Qué necesitan saber las enfermeras". Nursing (Ed. española) 35, n.º 2 (marzo de 2018): 40–44. http://dx.doi.org/10.1016/j.nursi.2018.03.011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Sallum, Ana Maria Calil y Maria Sumie Koizumi. "Natureza e gravidade das lesões em vítimas de acidente de trânsito de veículo a motor". Revista da Escola de Enfermagem da USP 33, n.º 2 (junio de 1999): 157–64. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62341999000200007.

Texto completo
Resumen
Trata-se de um estudo retrospectivo que teve por objetivo caracterizar a natureza e gravidade da lesão de pacientes hospitalizados, vítimas de acidente de trânsito de veículo a motor através da Abbreviated Injury Scale (AIS). Foram analisadas 220 vítimas internadas em uma Instituição referência para trauma em São Paulo, Brasil. Do total de pacientes, 111 eram pedestres, 83 ocupantes de auto e 26 ocupantes de moto. As lesões mais frequentes localizaram se em membros/cintura pélvica e cabeça/pescoço para toda população do estudo com gravidade de lesão AIS £ 3. Faleceram 45 vítimas, sendo dois terços de pedestres.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Costa, M. D., L. J. Mendes, S. Maruch, P. A. Ramirez, A. C. A. Meneses, T. Martins Neto, J. R. M. Ruas y J. M. A. Chamone. "Efeito da composição genética nas carcaterísticas de conformação em equinos". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 68, n.º 6 (diciembre de 2016): 1629–37. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-8884.

Texto completo
Resumen
RESUMO Objetivou-se verificar o efeito da composição genética nas características morfológicas em equinos com diferentes objetivos de seleção. Foram utilizados 234 equinos sendo 136 da raça Mangalarga Marchador e 90 entre mestiços e puros Quarto de Milha utilizados em vaquejada. Foram mensuradas as medidas lineares de altura na cernelha, na garupa, no dorso, no costado e na cintura pélvica; os comprimentos de corpo, de cabeça, de pescoço, de dorsolombo, de garupa, de espádua, de braço, de antebraço, de canela anterior, de quartela anterior, de coxa, de perna, de canela posterior e de quartela posterior; os perímetros de tórax, de cintura pélvica, de canela anterior e de canela posterior; as larguras de cabeça, de peito e de garupa. O peso corporal foi estimado por meio de fita métrica (em kg). Os ângulos mensurados foram escápulo-solo, escápulo-umeral, úmero-radial, metacarpo-falangiano, pelve-solo, pelve-femoral, fêmur-tíbio-patelar, tíbio-tarso-metatarsiano e metatarso-falangiano descritos. O modelo estatístico considerou os efeitos de sexo, raça e interação sexo*raça com as médias comparadas pleo teste SNK a 5% de significância. Houve interação sexo x raça para as todas as características de alturas e larguras, para as medidas de comprimento do pescoço, do dorsolombo, garupa, espádua, braço antebraço e canela anterior e para as angulações apenas a escápulo-umeral, enquanto a raça teve efeito para todas as medidas angulares (P<0,01) exceto a úmero-radial. Os autores conluíram que os animais das raças Mangalarga Marchador e Quarto de Milha são biótipos geneticamente diferentes em suas medidas lineares e angulares e que as diferenças observadas entre as raças podem estar associadas ao tipo de andamento e à funcionalidade atribuída a cada uma delas induzidas pela seleção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Leite Mansera, Driele Cristina, Claus Gonçalves y Marcelo Adriano Ingraci Barboza. "Avaliação postural por fotogrametria em indivíduos que apresentaram doença de Legg-Calvé-Perthes". ConScientiae Saúde 9, n.º 2 (10 de agosto de 2010): 309–16. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v9i2.2156.

Texto completo
Resumen
Introdução: A doença de Legg-Calvé-Perthes é estudada desde 1910, pois há falta de acompanhamento do paciente ao término da fase residual, em que o indivíduo pode apresentar alterações na geometria da cabeça femoral, acarretando alterações posturais. Objetivo: Avaliar a postura de indivíduos que apresentaram a doença de Legg-Calvé-Perthes através de fotogrametria e correlacionar as possíveis alterações com a doença. Métodos: Sete indivíduos que tiveram a Doença de Legg-Calvé-Perthes há, no mínimo, cinco anos foram recrutados e avaliados através da fotogrametria. As angulações e os valorem alcançados foram realizados através do programa Corel-Draw®. Resultados: Na vista anterior: joelho em valgo em 43%; na vista posterior: a EIPS oposta ao lado acometido mais alta (41%); na vista lateral: aumento da lordose lombar, cifose torácica e lordose cervical. Conclusão: Foram verificadas alterações nas articulações do joelho, cintura pélvica e curvaturas da coluna vertebral, com prevalência nos indivíduos acometidos pela doença no lado esquerdo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Lessa, Thais B., Dilayla K. Abreu, Bruno M. Bertassoli y Carlos E. Ambrósio. "Arquitetura comparativa dos pulmões de camundongos normais e afetados pela Distrofia Muscular de Duchenne". Pesquisa Veterinária Brasileira 35, suppl 1 (diciembre de 2015): 56–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2015001300010.

Texto completo
Resumen
Resumo: A Distrofia Muscular de Duchenne (DMD) é uma doença genética de caráter recessivo que caracterizada por fraqueza muscular progressiva de cintura pélvica e escapular evoluindo para insuficiência respiratória e, ou cardíaca. O camundongo mdx é um modelo amplamente utilizado para estudos da DMD. Apesar do fenótipo destes animais serem mais suave, estes apresentam o principal músculo respiratório, o diafragma com morfologia e bioquímica semelhante à DMD humana, fato este que pode comprometer a função respiratória e consequentemente os pulmões. Foi realizado um estudo anatômico descritivo do parênquima pulmonar dos pulmões de 5 animais modelo mdx comparando estes com os pulmões de 5 camundongos BALB/C57 (Mus musculus). Os pulmões foram analisados macroscopicamente e através de microscopia de luz e eletrônica de varredura. Os achados sugerem que o modelo mdx apresenta morfologia pulmonar semelhante aos camundongos BALB/C57 e que seu uso deve ser cauteloso e criterioso em ensaios clínicos que aborde este órgão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Grisolia, Carlos S., Fabio O. Peluso, Nestor O. Stanchi y Flavio Francini. "Epidemiologia del latrodectismo en la Provincia de Buenos Aires, Argentina". Revista de Saúde Pública 26, n.º 1 (febrero de 1992): 1–5. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101992000100001.

Texto completo
Resumen
El presente trabajo tiene por objeto dar a conecer los resultados del Latrodectismo y su tratamiento especifico, durante un periodo de 10 años (1979-1988) en la Provincia de Buenos Aires. Se suministran datos de la distribución de casos por año, por meses, incidencia según sexo, residencia del accidentado, región corporal de la picadura, sintomatologia presentada, tiempo transcurrido entre el accidente y la aplicación del suero antilatrodectus y captura del animal agresor. Con respecto al año se produjo um pico entre 1982 y 1983 con 38 accidentes, correspondiendo al periodo de 10 años una media de 28,1 accidentes anuales los que presentan mayor incidencia de diciembre a marzo. Con respecto al sexo y residencia del accidentado un 80% corresponde a hombres, siendo principalmente trabajadores rurales los afectados. El mayor porcentaje de accidentados se produjo en antebrazos, cintura pélvica y muslos. Con respecto al tiempo transcorrido desde el accidente hasta la aplicación del suero, el 46% lo realiza entre las tres primeras horas. Sólo un 15% capturó al animal agresor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Velázquez Rivera, I., M. Muñoz Vico, L. Velázquez Clavarana, P. García Velasco, A. Zénner del Castillo y J. Ruiz Olivares. "Comparación de resultados obtenidos en el tratamiento del dolor miofascial de la cintura pélvica con toxina botulínica sola y asociada con lidocaína". Revista de la Sociedad Española del Dolor 21, n.º 5 (octubre de 2014): 242–53. http://dx.doi.org/10.4321/s1134-80462014000500003.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Brech, Guilherme Carlos. "Proposta de tratamento preventivo de pubalgia em jogadores juniores de futsal". Fisioterapia Brasil 10, n.º 5 (16 de diciembre de 2017): 324. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v10i5.1561.

Texto completo
Resumen
A pubalgia é uma síndrome caracterizada por processo inflamatório da sínfise púbica, predominante em esportes que envolvem esforços repetitivos com freqüentes mudanças de direção e arranques, como o futebol e o tênis. Os sintomas são freqüentemente inespecíficos e de difícil diagnóstico. Desta forma, proporcionam longos períodos de afastamento de atividades físicas e esportivas, perpetuando os desequilíbrios funcionais e dificultando o tratamento. A pubalgia pode ser tratada de três formas: preventiva, conservadora, ou cirúrgica. O estudo teve como objetivo propor um protocolo de tratamento preventivo de pubalgia, para prevenir desequilíbrios da musculatura da cintura pélvica. Participaram do presente estudo 13 atletas de futsal do sexo masculino, com idade média de 18 anos, da equipe sub-20 do Sport Club Corinthians Paulista. Todos foram submetidos a duas avaliações, inicial e final, e ao protocolo de tratamento preventivo realizado duas vezes por semana por período de dois meses. Os resultados demonstraram uma melhora de flexibilidade e do fortalecimento da musculatura abdominal nos jogadores. Assim, pode-se concluir que o protocolo se mostrou eficaz na melhora da flexibilidade e do fortalecimento da musculatura abdominal.Palavras-chave: prevenção, sínfise pubiana, futebol.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Detsch, Cíntia y Cláudia Tarragô Candotti. "A INCIDÊNCIA DE DESVIOS POSTURAIS EM MENINAS DE 6 A 17 ANOS DA CIDADE DE NOVO HAMBURGO". Movimento (ESEFID/UFRGS) 7, n.º 15 (4 de diciembre de 2007): 43–56. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.2622.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar a incidência de desvios posturais em escolares. Foram realizadas avaliações posturais estáticas, goniométricas e medições das distancias escapulares em meninas entre 6 e 17 anos de idade (n=154). Os resultados indicaram que é comum a ocorrência de desvios posturais, principalmente a partir dos 10 anos, quando passa a ocorrer também um percentual maior de assimetrias entre as medidas do lado direito e esquerdo da cintura escapular e pélvica. Analisando as faixas etárias como um todo, os desvios mais observados foram: anteriorizaçao da coluna cervical (66,23%), protusão de ombros (47,40%), abdução escapular (80,52%), nipercifose dorsal (10,39%), hiperlordose lombar (31,17%) e cifolordose (29,22%). The objective of this study was to identify the incidence of postural deformity in students. Assessments of static posture, goniometrics and scapular measurements were mada in girls from 6 to 17 years old (n=154). The results indícate that the occurrence of postural deviation is common, specially from 10years old, when also starts to occur i righer percentage of asymmetry between the left and right sides of both the scapular and pelvic girths. The deformities most frequently observed were: anteriorization of the cervical spine
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Da Costa, João Vitor Leme, Nelson Francisco Serrão Júnior, Gustavo José Luvizutto, Thaís Borges De Araujo, Marisete Peralta Safons y Alexandre Luíz Gonçalves De Rezende. "Efeitos da equoterapia sobre o equilíbrio estático e dinâmico no transtorno neurocognitivo maior ou leve devido à Doença de Huntington". Fisioterapia Brasil 19, n.º 2 (11 de mayo de 2018): 215. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i2.2131.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Demonstrar os efeitos da equoterapia sobre o equilíbrio estático e dinâmico em um indivíduo com transtorno neurocognitivo devido a Doença de Huntington. Metodologia: Desenvolveu-se um estudo de caso, com a realização de 12 sessões de equoterapia, com duração de 45 minutos. A amostra foi composta por um indivíduo do sexo masculino, de 52 anos de idade, com diagnóstico comprovado de Doença de Huntington. Os exercícios terapêuticos basearam-se em estímulos para obtenção de equilíbrio, coordenação, flexibilidade, dissociação de cintura pélvica e escapular e estímulos cognitivos. A avaliação foi realizada pré e pós programa de equoterapia, através da Escala de Equilíbrio de Berg, que avaliou os equilíbrio estático e dinâmico. Resultados: Após as 12 sessões de equoterapia, foi possível observar mudanças no escores segundo a Escala de Equilíbrio de Berg. Em pré-equoterapia, o escore foi de 26 pontos e, pós-equoterapia, foi de 45 pontos. Escores abaixo de 35 indicam altos índices de queda. Conclusão: Sugere-se que a prática da equoterapia pode contribuir para a melhoria do equilíbrio corporal de pessoas com transtorno neurocognitivo devido à Doença de Huntington, principalmente nos aspectos relacionados a alcançar, girar, transferir-se e permanecer em pé.Palavras-chave: equoterapia, doença de Huntington, equilíbrio postural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Batista, Sandra Elisa Adami, Juliana Govoni Baccani, Raquel Amarante de Paula e. Silva, Kamila de Paula Ferlin Gualda y Raul José de Andrade Vianna Jr. "Análise comparativa entre os mecanismos de trauma, as lesões e o perfil de gravidade das vítimas, em Catanduva - SP". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 33, n.º 1 (febrero de 2006): 6–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912006000100003.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Realizar uma análise comparativa entre os principais mecanismos de trauma, a gravidade das vítimas e os principais ferimentos que proporcionaram. MÉTODO: Estudo randomizado de 1486 fichas de vítimas traumatizadas atendidas pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros em Catanduva - SP, no período de janeiro/1997 a dezembro/2003. Foi realizada uma avaliação a partir dos itens ferimentos, Revised Trauma Score e mecanismos de trauma, cujas variáveis foram expressas em porcentagens e correlacionadas pelo Teste X². RESULTADOS: Houve predomínio de acidentes motociclísticos com 42,2% dos traumas. As regiões corpóreas mais acometidas foram os membros inferiores/cintura pélvica (32,2%). Os ferimentos superficiais acometeram 88% das vítimas. Para todos os eventos, prevaleceram vítimas com RTS=6 excetuando-se os acidentes envolvendo veículos pesados em que 25% das vítimas obtiveram RTS<2. As quedas representaram 63,4% dos eventos quando excluimos da análise os acidentes de trânsito. Houve correlação estatística somente entre o mecanismo de trauma e a região corpórea lesada (p<0,01). Os membros inferiores/pelve foram mais acometidos em atropelamentos e acidentes de moto. Cabeça/pescoço foram lesados nas agressões, nas quedas e nos acidentes envolvendo veículos pesados e automóveis. Os ciclistas apresentaram similaridade de lesões em cabeça/pescoço e membros inferiores/pelve. CONCLUSÕES: Em Catanduva prevaleceram motociclistas traumatizados, e acometidos, principalmente, os membros inferiores e a pelve. A maioria das vítimas sofreu ferimentos superficiais, decorrentes de traumas leves.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Lobo, Luis Miguel, Diego Carvalho Viana, Rennan Lopes Olio, Amilton Cesar Dos Santos y Celina Almeida Furnaletto Mançanares. "ANÁLISE COMPARATIVA DOS DIFERENTES TIPOS DE DENTIÇÃO EM SERPENTES". Acta Tecnológica 9, n.º 2 (27 de septiembre de 2014): 1. http://dx.doi.org/10.35818/acta.v9i2.196.

Texto completo
Resumen
<p>As serpentes surgiram durante o Cretácio inferior, cerca de 100 a 130 milhões de anos atrás. Os seus ancestrais são os lagartos, dos quais elas foram perdendo os membros ao longo do percurso da evolução biológica; algumas serpentes possuem vestígios de membros posteriores, vestígios externos sob a forma de esporões ou internamente por restos da cintura pélvica. Todas as serpentes apresentam uma função venenosa. O que as diferencia é a capacidade de inocularem o veneno secretado por glândulas salivares especializadas. Deste modo, todas as serpentes são venenosas, mas somente algumas são peçonhentas. As serpentes venenosas são aquelas que secretam veneno, mas não possuem nenhuma estrutura capaz de inoculá-lo; e as peçonhentas são aquelas que apresentam veneno, e ainda um par de dentes especializados na inoculação da peçonha. A dentição das serpentes pode apresentar-se dividida em quatro tipos distintos. Áglifa ou aglifodonte, são as serpentes que não possuem presas. Opistóglifa ou opstoglifodonte, são as serpentes que possuem as pressas na região posterior da boca. Proteróglifa ou proteroglifodonte, são as serpentes que apresentam as pressas na região frontal da boca. Solenóglifas ou solenoglifodontes, são as serpentes que apresentam as presas móveis na região frontal da boca. As diferenças mais notáveis na forma, no tamanho dos dentes e na localização das pesas, reflete na diversidade de comportamentos e adaptações ecológicas e fisiológicas de cada família, gênero e/ou espécie.</p><br />
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Jaque-Almendras, Carlos, Raúl G. Escobar, Alfredo Caicedo-Feijoo, María De Los Angeles Beytía-Reyes, Sergio Correa-Pérez, Roger Gejman-Enríquez, Juan Pablo Cruz-Quiroga, Oscar Contreras-Olea y Daniela Avila Smirnow. "Neuropatía ciática en pediatría: presentación clínica y seguimiento a largo plazo". Revista Chilena de Pediatría 91, n.º 1 (6 de febrero de 2020): 85. http://dx.doi.org/10.32641/rchped.v91i1.1355.

Texto completo
Resumen
La neuropatía ciática es una entidad infrecuente y de difícil diagnóstico en Pediatría. Su evolución a largo plazo no ha sido claramente definida.Objetivo: Analizar la presentación clínica y evolución de un grupo de niños con neuropatía ciática.Pacientes y Método: Análisis retrospectivo de las características clínicas de pacientes pediátricos con neuropatía ciática atendidos en 2 hospitales de Santiago, entre 2014-2018. Se evaluó examen motor, trofismo muscular, reflejos osteotendíneos, marcha, sensibilidad y dolor. Se estudió neuroconducción de nervio ciático, electromiografía (EMG) y en 3 pacientes, Resonancia Magnética (RM).Resultados: Se incluyeron 6 pacientes, edad promedio 11,8 años. Hubo 2 causas traumáticas, 2 compresivas, 1 vascular y 1 tumoral. Los 6 pacientes debutaron con pie caído e hiporreflexia/arreflexia aquiliana; 5 pacientes presentaron dolor neuropático severo. La EMG mostró en todos los casos compromiso en nervios y musculatura dependientes del nervio ciático. En 2 casos se realizó RM de cintura pélvica y extremidades inferiores, mostrando compromiso muscular selectivo en pierna en territorio ciático. En 1 caso, se realizó RM de plexo lumbosacro, y luego estudio histológico, que concluyeron un tumor neural benigno. En los 3 pacientes que tuvieron seguimiento mayor a un año, se observaron secuelas motoras, con marcha alterada.Conclusión: La neuropatía ciática en este grupo fue secundaria a diversas etiologías, predominando las traumático-compresivas. En los 3 casos que tuvieron seguimiento a largo plazo se observaron secuelas motoras significativas. En la mayoría la lesión se asoció a causas prevenibles como accidentes y posicionamiento en niños con compromiso de conciencia, lo que resulta fundamental en la prevención de una patología con alto grado de secuelas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Lisbôa, Hugo R. K., Micheline Souilljee, Cristiane S. Cruz, Luciane Zoletti y Daniela O. Gobbato. "Prevalência de hiperglicemia não diagnosticada nos pacientes internados nos hospitais de Passo Fundo, RS". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 44, n.º 3 (junio de 2000): 220–26. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302000000300006.

Texto completo
Resumen
A prevalência de diabete mélito (DM) tipo 2 em adultos no Brasil é de 7,6%, estimando-se que 46,5% não estejam diagnosticados. O objetivo deste estudo foi rastrear pacientes internados em Passo Fundo, RS, nos quatro hospitais da cidade, para detectar a presença de hiperglicemia em jejum (glicemia >126mg/dl) durante o período de hospitalização. Incluíram-se nele todos os pacientes com idade igual ou superior a 40 anos internados no dia da visita ao hospital, feitas entre setembro de 1997 e fevereiro de 1998. Excluíram-se diabéticos conhecidos, pacientes em uso de corticoesteróides, período agudo de doença isquêmica e pós-operatório. Obtiveram-se identificação, antecedentes pessoais e familiares e nível socioeconômico. Aferiam-se peso, altura, circunferência abdominal e pélvica, a partir dos quais foram obtidos o índice de massa corporal (IMC) e o índice cintura quadril (ICQ). A glicemia capilar foi medida com tiras reagentes e lida em reflectômetro (coeficiente de variação 3,9%). Foram considerados pacientes com hiperglicemia aqueles que apresentassem glicemia igual ou maior que 126mg/dl após oito horas de jejum. Entre os 147 indivíduos elegíveis estudados, encontraram-se seis (4,1%) pacientes com hiperglicemia. A prevalência de pacientes com hiperglicemia foi semelhante nos quatro hospitais. Utilizando-se a análise bivariada, encontrou-se que os pacientes com hiperglicemia tinham ICQ maior que os não-diabéticos (F= 4,2; p= 0,04). Quando todas as outras variáveis foram analisadas através da regressão logística múltipla, não houve associações significativas com a presença de hiperglicemia, embora o IMC (p= 0,20) e a idade (p= 0,36) possam ser um indício de associação. Considerou-se alta a prevalência de 4,1% de indivíduos com hiperglicemia não diagnosticada internados nos hospitais. Esses indivíduos não tinham sido identificados no atendimento primário e, provavelmente, sejam portadores de DM do tipo 2. Provavelmente, indivíduos com maior ICQ, IMC e mais velhos sejam aqueles com maior risco de ter hiperglicemia não diagnosticada quando internados nos hospitais de Passo Fundo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Couto de Sá, Cloud Kennedy. "Efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura de crianças: um estudo piloto". Fisioterapia Brasil 16, n.º 4 (23 de abril de 2016): 312. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v16i4.13.

Texto completo
Resumen
Introdução: Dados epidemiológicos apresentam elevada prevalência de alteração postural em crianças e adolescentes. O Método Pilates vem sendo proposto como meio de exercício capaz de promover harmonia corporal com impacto sobre a sua postura. Objetivo: Verificar o efeito de um programa de exercícios baseado no método Pilates sobre a postura/posicionamento da coluna vertebral e cinturas escapular e pélvica de crianças entre 6 e 12 anos. Material e métodos: Seis crianças (9 ± 1 anos de idade, 34,33 ± 1,62 kg de massa corporal, 1,38 ± 0,5 metros de altura), sendo 50% do sexo feminino, foram submetidas a um programa de exercícios baseado no método Pilates, 2 vezes por semana, uma hora por sessão, totalizando 20 sessões. Antes de iniciar o programa e após a 10ª e 20ª sessão foram submetidas a avaliação postural por fotos digitais das vistas anterior e lateral pelo sistema SAPO. Os dados foram analisados considerando o nível de significância de 5%. Resultados: Verificou-se diminuição da inclinação e anteriorização da cabeça, persistência do desnivelamento de ombros, redução da cifose torácica, da lordose lombar, da anteversão e do desnivelamento pélvico. Conclusão: O programa de exercício foi eficaz para a melhora da postura do grupo de crianças estudadas.Palavras-chave: Pilates, exercícios baseados no Pilates, postura, criança.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Schwaner, Jacyanne Bessa Von, Rafaela Alen Costa Freire, Carlos Alberto Rodrigues Junior, Ray Almeida da Silva Rocha, Hugo de Carlos Maciel Rossoni, Daniela Maria Edilma Japiassu Custodio, Alexsandra Rossi, Danilo Garcia Ruiz, Allethéa Robertha Souza e. Silva y Paulo Geovanny Pedreira. "PIOMIOSITE TROPICAL COMPLICADA COM OSTEOMIELITE: RELATO DE CASO". Revista de Patologia do Tocantins 5, n.º 3 (9 de septiembre de 2018): 44–47. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2018v5n3p44.

Texto completo
Resumen
RESUMO Piomiosite tropical (PT) é uma doença infecciosa dos músculos esqueléticos que apresenta dor na área envolvida e é acompanhada pela formação de abscessos. A PT geralmente é mais predominante em homens e envolve os grandes músculos da cintura pélvica e extremidades inferiores. Aqui relatamos um caso de um paciente de 16 anos de idade, do sexo masculino que apresentou-se com história de dor e edema em joelho direito de início há 12 dias. As investigações laboratoriais não são específicas e raramente são úteis no diagnóstico de piomiosite. Os exames laboratoriais revelaram leucocitose com desvio à esquerda, VHS e PCR aumentados e cultura do sangue negativa. Várias modalidades de diagnóstico não invasivo, como USG, TC e RNM, podem ser utilizadas para avaliar pacientes com suspeita de infecção musculo-esquelética. Neste caso, foi utilizado inicialmente USG, que revelou presença de coleção purulenta em proximidade ao fêmur. Após, foi realizada RNM de joelho e coxa direitos, que revelou volumosa coleção líquida junto à superfície óssea do fêmur, associado a osteomielite extensa.Um grande volume de material purulento foi drenado após a incisão cirúrgica da região do abscesso, seguido do desbridamento do tecido muscular necrótico. As culturas do material de abscesso da coxa direita revelaram Staphylococcus aureus com perfil multi-suscetível, resistente apenas a penicilina. O tratamento com antibióticos apresentou boa resposta clínica. Palavras-chave: Piomiosite tropical; Osteomielite; Reumatologia. ABSTRACT Tropical pyomyositis (TP) is an infectious disease of the skeletal muscles that presents pain in the involved area and is accompanied by the formation of abscesses. TP is generally more prevalent in men and involves the large muscles of the pelvic girdle and lower extremities. Here we report a case of a 16-year-old male patient who presented with a history of pain and edema in the right knee onset 12 days ago. Laboratory investigations are not specific and are rarely useful in the diagnosis of pyomyositis. Laboratory tests revealed left leukocytosis, increased erythrocyte sedimentation rate (ESR) and C-reactive protein, and negative blood culture. Several non-invasive diagnostic modalities, such as USG, CT and MRI, can be used to evaluate patients with suspected musculoskeletal infection. In our case, USG was initially used, which revealed presence of a purulent collection in proximity to the femur. After that, it was performed knee and thigh right MRI, which revealed a large net collection near the bone surface of the femur, associated with extensive osteomyelitis. A large volume of purulent material was drained after surgical incision of the abscess region, followed by debridement of the tissue necrotic muscle. Cultures of the right thigh abscess material revealed S. aureus with a multi-susceptible profile, resistant only to penicillin. Treatment with antibiotics showed good clinical response. Keywords: Tropical pyomyositis; Osteomyelitis; Rheumatology.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

SCOLA, ROSANA HERMINIA, LINEU CESAR WERNECK, FÁBIO MASSAITI IWAMOTO, IARA TABORDA DE MESSIAS y LUINE VIDAL TSUCHIYA. "Análise imunocitoquímica do infiltrado inflamatório na miosite com corpos de inclusão citoplasmática e em outras doenças neuromusculares com vacúolos marginados". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 56, n.º 3A (septiembre de 1998): 388–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1998000300007.

Texto completo
Resumen
Encontramos 16 casos com vacúolos marginados entre 1400 biópsias musculares cujo diagnóstico final foi miosite com corpos de inclusão citoplasmática esporádica (MCIC) (4 casos), atrofia muscular espinhal juvenil (6 casos), miopatias distais (3 casos), distrofia das cinturas pélvica e escapular (2 casos) e neuropatia periférica (1 caso). Foram utilizados anticorpos monoclonais contra linfócitos T totais e subpopulações (CD4+ e CD8+), linfócitos B, macrófagos, células exterminadoras naturais (NK), imunoglobulinas e porção C3 do complemento. A análise foi quantitativa e de acordo com o local de acúmulo (interstício, intra-fibra e perivascular). Linfócitos CD8+ foram encontrados no interstício na maioria dos casos, sendo menos comuns dentro das fibras musculares e raros no espaço perivascular. Os casos de MCIC apresentaram maior número de linfócitos CD8+ se comparados às outras doenças. A proporção de células CD8+/CD4+ foi maior na MCIC do que nas outras doenças. Existiam macrófagos em grande proporção na MCIC, miopatias distais e em um dos casos de distrofia das cinturas pélvica e escapular. Células NK foram frequentes no interstício nos casos de MCIC e mais raras nas outras doenças. Houve maior depósito de imunoglobulinas e complemento nos casos de MCIC do que nas demais doenças. O grande número de células CD8+ e a relação CD8+/CD4+ podem auxiliar no diagnóstico diferencial da MCIC de outras doenças neuromusculares com vacúolos marginados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Dallagnol, Juliana Corrêa, Rosyane Rena de Freitas, André Luiz Soares Crivellaro, Glauco José Pauka Mello, Mário Armani Neto y Geraldo de Freitas Filho. "Reconstrução após ressecção extensa de tumor das cinturas pélvica e escapular: relato de dois casos". Revista Brasileira de Ortopedia 47, n.º 1 (febrero de 2012): 118–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-36162012000100017.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Gonçalves, Márcia Aparecida, Bruna Estima Leal, Gabriella Da Cunha Viegas, Mariana Nunes Lúcio, Giovana Zarpellon Mazo y Elaine Paulin. "Relação entre a mobilidade diafragmática e as curvaturas da coluna vertebral em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica". Fisioterapia e Pesquisa 24, n.º 3 (septiembre de 2017): 245–52. http://dx.doi.org/10.1590/1809-2950/15809024032017.

Texto completo
Resumen
RESUMO Na doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), os pacientes podem apresentar redução da mobilidade diafragmática e uma série de compensações na coluna torácica, nas cinturas escapular e pélvica. No entanto, não está clara a relação da mobilidade diafragmática com alterações posturais na coluna vertebral e na pelve desses indivíduos. Objetivou-se verificar se existe relação entre a mobilidade diafragmática com as curvaturas da coluna vertebral de pacientes com DPOC e em indivíduos aparentemente saudáveis. Foram avaliados 22 pacientes com DPOC e 22 indivíduos aparentemente saudáveis. As avaliações foram: antropometria, espirometria, mobilidade diafragmática e avaliação postural. Foram analisadas quatro alterações posturais: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar, posição pélvica. Não houve diferença estatisticamente significativa entre os grupos, em relação às variáveis idade, massa corporal, estatura e IMC, confirmando que os grupos foram pareados. Não houve diferença estatisticamente significante em nenhuma das variáveis referentes às curvaturas da coluna vertebral e à posição da pelve entre os grupos estudados. No grupo DPOC houve correlação da mobilidade diafragmática com a cifose torácica (r=-0,543; p=0,009). Já em relação ao grupo de indivíduos aparentemente saudáveis, não houve correlação da mobilidade quanto os indivíduos aparentemente saudáveis apresentaram os mesmos ângulos de curvatura da coluna vertebral e a mesma posição da pelve. Contudo, os pacientes com DPOC apresentaram relação entre a mobilidade diafragmática e o ângulo da curvatura torácica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Mansour, Kamila Mohammad Kamal, Cássia da Luz Goulart, Lucas Sidnei Dos Santos, Luana Carvalho, Claudia Maria Schuh y Ana Cristina Sudbrack. "Influência das variáveis antropométricas sobre a força muscular do assoalho pélvico na Incontinência Urinária". Revista Pesquisa em Fisioterapia 8, n.º 3 (17 de septiembre de 2018): 330–35. http://dx.doi.org/10.17267/2238-2704rpf.v8i3.1993.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A Incontinência Urinária (IU) é definida como qualquer perda involuntária de urina. O aumento do peso e as medidas de circunferências elevadas são fatores de risco para o desenvolvimento destes sintomas. OBJETIVO: Avaliar a influência das variáveis antropométricas (VAs) na força muscular do assoalho pélvico de mulheres com IU. MATERIAIS E MÉTODOS: Estudo transversal com amostragem de conveniência. Iniciada a avaliação com a anamnese, após aferição das VAs seguiu-se para avaliação funcional do assoalho pélvico (AFA). Aplicada correlação de Spearman, e para avaliar a influência das VAs na AFA realizou-se regressão linear múltipla. RESULTADOS: Avaliadas 12 voluntárias com IU, média de idade 56,9±13,2 anos e maior frequência 10 (83,3%) de incontinência urinária de esforço. Encontradas correlações moderadas e negativas entre VAs e a AFA [Índice de massa corporal (IMC) vs AFA (r= -0,582 p=0,020); Circunferência da Cintura (CC) vs AFA (r= -0,567 p=0,033); Circunferência do Quadril (CQ) vs AFA (r= -0,593 p=0,050); Circunferência Abdominal (CA) vs AFA (r= -0,657 p=0.001)]. Estes achados foram ratificados através da análise de regressão linear múltipla, onde há influência direta de 37% do IMC e CA na AFA das voluntárias com IU. CONCLUSÃO: Valores elevados das VAs estão relacionadas diretamente com um pior desempenho na AFA, em mulheres com incontinência urinária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Albuquerque, Keila Maruze de França, Isabella Araújo Mota, Larissa Nadjara Alves Almeida, Maria Lucrécia Golveia, Priscilla Alves Nóbrega Gambarra Souto y Alzira Alves de Siqueira Carvalho. "Disfunções na motricidade orofacial em pacientes com Distrofia Muscular de Cinturas R2 por deficiência de disferlina". VITTALLE - Revista de Ciências da Saúde 32, n.º 3 (22 de diciembre de 2020): 128–33. http://dx.doi.org/10.14295/vittalle.v32i3.12086.

Texto completo
Resumen
As distrofias musculares das cinturas constituem um grupo de doenças genéticas musculares progressivas, nas quais a musculatura das cinturas pélvica e ou escapular estão predominantemente envolvidas. Os músculos da face não são comumente afetados nesta patologia, por este motivo não são frequentemente investigados em estudos. Objetivou-se identificar a existência de possíveis alterações na motricidade orofacial (MO) de pessoas com a distrofia muscular de cinturas R2 relacionada à disferlina (LGMDR2). Essa pesquisa é do tipo caso-controle, duplo cego, descritiva e transversal. Foi realizada avaliação estrutural dos órgãos fonoarticulatórios. Os dados foram registrados em um protocolo criado pelas fonoaudiólogas examinadoras, baseado na pesquisa dos sintomas mais presentes na literatura em pessoas com doenças neuromuculares, categorizados e alocados em planilha digital. Posteriormente, as variáveis foram analisadas através do teste Qui-quadrado. Utilizou-se o software estatístico R com nível de significância igual a 5%. Foram avaliados 21 homozigotos e 61 controles para a variante patogênica c.5979 dupA (p. Glu1994Argfs). A alteração da MO foi encontrada em 85,7% dos homozigotos e 27% dos controles (p-valor 0,001%), sendo as alterações da mobilidade de lábios e de assimetria facial estatisticamente significantes. Estas alterações na MO associada a LGMDR2 não foram descritos em estudos multicêntricos, sendo necessário realizar estudos com descrição de protocolo de avaliação e inclusão do fonoaudiólogo na equipe de investigação a fim de detectar se os achados são característicos da variante investigada. Em conclusão, alterações de MO, especificamente a mobilidade de lábios e a simetria facial podem estar associadas à LGMDR2.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Carsten, Ana Lucila Moreira, Paulo José Lorenzoni, Rosana Herminia Scola y Lineu César Werneck. "Distrofia muscular de Emery-Dreifuss: relato de caso". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 64, n.º 2a (junio de 2006): 314–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x2006000200027.

Texto completo
Resumen
A distrofia muscular de Emery-Dreifuss é uma forma de distrofia muscular freqüentemente associada a contraturas articulares e defeitos de condução cardíaca, que pode ser causada pela deficiência da proteína emerina na membrana nuclear interna das fibras musculares. Descrevemos o caso de um homem de 19 anos com diminuição de força muscular, hipotrofia nas cinturas escapular e pélvica, disfagia, contraturas articulares em cotovelos e tornozelos, apresentando história familiar compatível com herança ligada ao cromossomo X. A investigação mostrou creatinaquinase sérica elevada, eletrocardiograma com bloqueio atrioventricular de primeiro grau e bloqueio de ramo direito, eletroneuromiografia normal, biópsia muscular com alterações miopáticas e a análise por imuno-histoquímica mostrou deficiência de emerina. São discutidas as manifestações clínicas e genéticas, alterações laboratoriais e eletroneuromiográficas, bem como, a importância do estudo do padrão de herança no aconselhamento genético destas famílias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Mazo, Giovana Zarpellon, Enaiane Cristina Menezes, Michelli Vitória Silvestre, Tatiana De Bem Fretta, Jéssica Cozza, Anderson Augusto Duarte Severo y Janeisa Franck Virtuoso. "Efeitos do treinamento muscular do assoalho pélvico associado à musculação na perda urinária e nos aspectos psicológicos em mulheres idosas: ensaio clínico randomizadoo". Fisioterapia Brasil 19, n.º 6 (1 de febrero de 2019): 830. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v19i6.2401.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Comparar os efeitos do treinamento muscular do assoalho pélvico (TMAP), associado ou não à musculação, na perda urinária, estado de humor e autoeficácia do tratamento em mulheres idosas com incontinência urinária (IU). Métodos: Ensaio clínico randomizado, cego, realizado com mulheres idosas (≥60 anos), residentes na Grande Florianópolis/SC. Os critérios de inclusão foram: autorrelato positivo de IU de esforço e mista; força muscular do assoalho pélvico (Oxford ≥2); e função cognitiva preservada. Foram selecionadas 31 idosas para distribuição randomizada cega entre Grupo Experimental (GE) (n = 14) e Grupo Controle (GC) (n = 17), 26 idosas concluíram o tratamento (GE = 12 e GC = 14). Foram coletados dados socioeconômicos e de fatores de risco, além de medidas antropométricas (IMC e circunferência da cintura) e satisfação com o tratamento. Os desfechos principais foram: International Consultation on Incontinence Questionnaire – Short Form (ICIQ-SF); Escala de Humor de Brunel (BRUMS); Escala de Autoeficácia para Prática de Exercícios do Assoalho Pélvico (EAPEAP). Todas as idosas realizaram o TMAP e, no GE, foi acrescentada a musculação, durante 12 semanas em ambos os grupos. Resultados: A idade média foi de 64,8 (± 4,7) anos no GE e 66,5 (± 5,6) anos. Os principais fatores de risco ginecológicos, obstétricos, histórico familiar e perfil antropométrico foram semelhantes nos dois grupos. A comorbidade prevalente em ambos os grupos foi a hipertensão arterial (GE = 50,0% e GC = 64,3%). A perda urinária apresentou diferença significativa na comparação intragrupos e entre grupos na pré-intervenção, sem variação significativa no estado de humor e na autoeficácia com o tratamento. Conclusão: O TMAP, associado ou não com musculação no tratamento da IU, foi efetivo para redução da perda urinária, mas não teve melhora significativa no estado de humor e na autoeficácia com o tratamento.Palavras-chave: idoso, mulheres, incontinência urinária, treinamento de resistência, estado de humor, autoeficácia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Tuon, Lisiane. "Utilização da EMG de superfície como método de análise de força muscular e função respiratória em portadores de distrofinopatias". Fisioterapia Brasil 7, n.º 2 (20 de marzo de 2018): 118. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v7i2.1876.

Texto completo
Resumen
As distrofinopatias compreendem as Distrofias Musculares de Duchene (DMD) e Becker (DMB), sendo caracterizadas por degeneração progressiva dos músculos esqueléticos, iniciando nas cinturas escapular, pélvica e tronco, com perda de força muscular, deformidades e perda da deambulação. Estes pacientes possuem diferença significante em relação aos valores de força muscular e dados da função respiratória em comparação com valores considerados de normalidade. O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia da utilização de técnicas de avaliação da força muscular de forma manual e eletromiografia como exame confiável na identificação da evolução de degeneração destes pacientes, bem como comparação dos valores de função respiratória e eletromiografia com índices de normalidade. Demonstrou-se que os testes de força muscular manual comparados com os resultados de eletromiografia são subjetivos e, os valores de Pemax são inferiores a Pimax, sendo significativa a fraqueza expiratória. Com isto, os tratamentos e prognósticos fisioterapêuticos se tornam mais fidedignos.Palavras-chave: distrofia muscular, força muscular, eletromiografia, função respiratória.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Arroba Arroba, César Hernán y Diego Fernando Núñez Núñez. "Evaluación mediante software de la efectividad de los anclajes de cinturón de seguridad de un asiento comercial de autobús según la regulación ECE R14". Enfoque UTE 9, n.º 2 (29 de junio de 2018): 138–48. http://dx.doi.org/10.29019/enfoqueute.v9n2.298.

Texto completo
Resumen
El cinturón de seguridad es un elemento importante para mantener al ocupante sujeto al asiento durante un accidente; sin embargo, si el anclaje del cinturón no resiste durante la colisión, el ocupante es expulsado del asiento, por tanto, es indispensable analizar su efectividad. El objetivo de este trabajo es evaluar la resistencia de los anclajes para cinturones de seguridad de dos y tres puntos de anclaje de un asiento comercial de autobuses, aplicando la Regulación de la Comisión Económica de las Naciones Unidas para Europa (ECE-R14). Las propiedades de los materiales de la estructura del asiento y de los anclajes del cinturón se obtuvieron mediante ensayos de tracción y flexión. Estos valores se utilizaron para elaborar un modelo de elementos finitos utilizando el material Piecewise Linear Isotropic Plasticity de Ansys – LsDyna. Los anclajes se evaluaron aplicando fuerzas en los bloques pélvico y torácico sujetos a través del cinturón según lo especificado en la regulación. En el análisis los anclajes presentaron grandes deformaciones llegando a la ruptura, modificando la forma y posición de los anclajes e incrementando refuerzos estructurales en áreas de mayor solicitación los anclajes cumplieron con la regulación. Este trabajo pretende crear una metodología para la industria de asientos que permita evaluar sus modelos previos a homologaciones.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Reuters, Vaneska Spinelli, Alexandru Buescu, Fabiola A. Aarão Reis, Cloyra Paiva Almeida, Patrícia F. dos S. Teixeira, Antônio J. Leal Costa, Márcia Branco Wagman, Márcia Martins Ferreira, Carmen Lucia N. de Castro y Mario Vaisman. "Avaliação clínica e da função muscular em pacientes com hipotireoidismo subclínico". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 50, n.º 3 (junio de 2006): 523–31. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302006000300016.

Texto completo
Resumen
Alguns sintomas e sinais de hipotireoidismo, bem como alterações laboratoriais, podem estar presentes no hipotireoidismo subclínico (HS). Este trabalho avalia a prevalência de sintomas e sinais de hipotireoidismo e alterações músculo-esqueléticas em pacientes com HS (n= 57) comparado a um grupo controle sem disfunção tireoideana (n= 37). Baseado na presença de sintomas e sinais de hipotireoidismo, os participantes receberam pontuação específica (escore clínico). A força muscular foi aferida pelo teste muscular manual e por dinamômetro de cadeira e a força inspiratória por manovacuômetro. Os níveis de hormônios tireoideanos e enzimas musculares foram dosados. O grupo HS apresentou escore mais elevado (p< 0,01), maior freqüência das queixas de mialgia e fraqueza (p< 0,05) e redução de força das cinturas escapular e pélvica (p< 0,05). Os níveis médios de T4 livre foram menores no HS (p< 0,001). Os resultados sugerem que a presença de sintomas e sinais de disfunção tireoideana e níveis de T4 livre na faixa inferior da normalidade no HS possam estar relacionados e devem ser valorizados na decisão de iniciar LT4.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Scola, Rosana Herminia, Lineu Cesar Werneck y Célia Regina Cavichiolo Franco. "Corpos de inclusão citoplasmática: estudo em diversas doenças e revisão da literatura". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 54, n.º 2 (junio de 1996): 245–59. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1996000200012.

Texto completo
Resumen
Estudamos 16 casos entre 1400 biópsias musculares que apresentavam vacúolos marginados, cujo aspecto histológico sugeria corpos de inclusão citoplasmáticos. Procuramos correlacionar os dados clínicos, laboratoriais e histopatológicos, a fim de determinar a especificidade dos corpos de inclusão citoplasmáticos para determinadas doenças. A creatinaquinase mostrou-se elevada em 10 casos. A eletromiografia foi anormal em todos os casos. A histoquímica muscular em 5 casos revelou uma miopatia, em 7 padrão misto, em dois desinervação e em 2 casos miopatia inflamatória. A microscopia eletrônica demonstrou a presença de filamentos em 8 casos (nucleares, dispersos no citoplasma ou na região subsarcolemal). Os pacientes foram classificados conforme a história clínica, hereditariedade, dados laboratoriais, eletrofisiológicos, histoquímicos e microscopia eletrônica Encontramos miosite com corpos de inclusão citoplasmática (4 casos), atrofia muscular espinhal juvenil (6 casos), miopatias distais (3 casos), distrofia de cinturas pélvica e escapular (2 casos) e polineuropatia periférica (1 caso). Apresentamos revisão sobre a patogenia, formação e possível etiologia dos vacúolos marginados e sua relação com as diversas entidades em que foram detectados, sugerindo que não são específicos para uma única doença.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Álvarez Sáez, Myrian Marta, Tamara Rial Rebullido, Iván Chulvi Medrano, Jose Luis García Soidán y Juan Manuel Cortell Tormo. "¿Puede un programa de ocho semanas basado en técnicas hipopresivas producir cambios en la función del suelo pélvico y composición corporal de jugadoras de rugby? (Can an eight-week program based on the hypopressive technique produce changes in pelvic floo". Retos, n.º 30 (28 de abril de 2016): 26–29. http://dx.doi.org/10.47197/retos.v0i30.37194.

Texto completo
Resumen
La Técnica Hipopresiva (TH) se basa en posturas de estiramiento sostenidas mientras se realizan respiraciones torácicas y apneas intermitentes. Existe poca evidencia sobre sus efectos en la musculatura abdominal y del Suelo Pélvico (SP), así como en otras variables cineantropométricas, especialmente en mujeres deportistas. El objetivo del estudio fue describir los efectos de un programa basado en la TH sobre la composición corporal, contracción del transverso del abdomen (TA) y función muscular del SP de mujeres deportistas. La muestra estuvo formada por 11 jugadoras de rugby (23.3años, SD = 2,69; 23.3; IMC, SD = 1,98) que realizaron ocho posturas de la TH, realizadas en sesiones de 45 minutos, dos veces por semana a lo largo de ocho semanas. Todas las sesiones fueron supervisadas por una fisioterapeuta cualificada. Se evaluó la composición corporal a través de impedancia bioeléctrica y la circunferencia de la cadera y cintura se midieron con cinta antropométrica. La máxima contracción del TA se evalúo con biofeedback de presión. Para analizar la tonicidad y contractilidad muscular del SP se utilizó un pelvímetro Phenix. Se observaron diferencias significativas tras el periodo de entrenamiento en la circunferencia de la cintura, la máxima contracción del TA y en la contractilidad y tonicidad de la musculatura del SP (p<.05). No se encontraron diferencias significativas en los valores de composición corporal y en la circunferencia de la cadera (p>.05). Estos resultados preliminares indican que un programa supervisado de ocho semanas de la TH puede ser utilizado para mejorar la función abdominal y del SP de jugadoras de rugby.Abstract. The hypopressive technique (HT) uses active muscle stretching postures in conjunction with thoracic breathing and intermittent breath holding. There is little evidence about the effects of HT on the deep musculature of the abdomen and the pelvic floor (PF) as well as other kinanthropometric variables, especially in female athletes. The aim of this study was to examine the effects of HT program on body composition, contraction of the transversus abdominis (TA) and PF muscle function in female athletes. 11 female rugby players (23.3yr, SD=2.69; 23.3; BMI, SD=1.98) performed eight HT postures twice per week for 8 weeks with a total duration of 45-minutes per session. All training sessions were supervised by a qualified HT physiotherapist. Body composition was evaluated through bioelectrical impedance and waist and hip circumferences were measured with anthropometric tape. Maximum contraction of the TA was assessed with a biofeedback pressure device. The pelvimetre Phenix was used to analyze tonicity and PF contractility. Following the training period, significant differences were observed in waist circumference, maximum contraction of the TA and contractility and muscle tone of the PF (p<.05). No significant differences were found in body composition and hip circumference (p>.05). These preliminary findings indicate that a supervised 8-week program of HT can be used to enhance abdominal and perineal function in female rugby players.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Lana-Peixoto, Maria Ines de Vilhena, Marco Aurelio Lana-Peixoto y Gilberto Belisário Campos. "Miopatia pseudo-hipertrófica por cisticercose: registro de caso". Arquivos de Neuro-Psiquiatria 43, n.º 4 (diciembre de 1985): 396–402. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-282x1985000400010.

Texto completo
Resumen
O caso de uma paciente com aumento de volume das pernas, dor discreta e dificuldade para deambular é descrito. A eletromiografia mostrou potenciais de unidades motoras gigantes com padrão de interferência completo. A biópsia dos gastrocnêmius direito e esquerdo revelou presença de um cisticerco além de hipertrofia das fibras musculares e infiltrado inflamatório. A revisão da literatura demonstra que apenas 12 casos de miopatia pseudo-hipertrófica causada por cisticercos foram relatados e que a incidência é duas vezes maior no sexo masculino do que no feminino. Em cerca de metade dos casos há história de epilepsia. Dor e fraqueza muscular discretas são frequentes. Em geral a pseudo-hipertrofia ocorre nas cinturas escapular e pélvica simultaneamente. Miotonia é achado raro e nódulos subcutâneos estão presentes na maioria dos pacientes. Nosso paciente difere dos outros relatados na literatura por apresentar pseudo-hipertrofia restrita às pernas, principalmente à esquerda, com eletromiografia revelando potenciais de unidades motoras gigantes. A patogênese desta condição é discutida e o diagnóstico diferencial deve ser feito com distrofia muscular pseudo-hipertrófica, triquinose, miotonia congênita, hipotireoidismo, amiloidose e a forma juvenil da glicogenose do tipo I (doença de Pompe).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Matos, Jennifer da Silva, Luanny Tavares da Silva y Fabiano José da Silva Boulhosa. "ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NEONATAL EM UMA UNIDADE DE CUIDADO INTERMEDIÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA". Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, V13N2 (2021): 1. http://dx.doi.org/10.36692/v13n2-22.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Relatar a abordagem da Fisioterapia Neonatal em uma Unidade de Cuidado Intermediário. Métodos: Trata-se de um relato de experiência do tipo descritivo, de caráter qualitativo, realizado em uma Unidade de Cuidado Intermediário (UCI), em um Hospital de referência Materno Infantil, na cidade de Belém/PA. A vivência foi realizada durante o Estágio Supervisionado Curricular em Neonatologia no período de abril a maio de 2021. Os atendimentos eram iniciados com uma avaliação fisioterapêutica, em que eram testados reflexos neurológicos, verificação da hemodinâmica, perfusão periférica, expansibilidade torácica, padrão respiratório, tônus, trofismo, ausculta pulmonar e cardíaca, posteriormente eram realizadas condutas respiratórias, de reexpansão pulmonar, drenagem autógena assistida, estímulo da tosse e estimulação diafragmática, gerenciamento do controle de O2 em cateter nasal, bem como, fisioterapia motora, com mobilizações, dissociações de cinturas escapular e pélvica, exercícios de alcance e rolamentos, estimulação sensório-motora e por fim, orientações e informações aos familiares. Resultados: Os recém-nascidos apresentaram melhora da capacidade cardiorrespiratória, sensorial e motora, além do aumento de ganho de peso, resultando em um número importante de altas na UCI. Conclusão: Destaca-se a importância dos Fisioterapeutas presentes em uma Unidade de Cuidado Intermediário ao cuidado neonatal, para prevenção de agravos e comprometimentos futuros, melhorando a capacidade motora do recém-nascido e sua funcionalidade, respeitando a particularidade de cada paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Snovarski Mota, Luciana, Caio Willer Brito Gonçalves, Dilomá Bastos Alves Junior, Fernanda Snovarski Mota, Janne Marques Silveira, Andréia Kássia Lemos de Brito y Letícia Urzêdo Ribeiro. "MIOPATIA INFLAMATÓRIA IDIOPÁTICA". DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, n.º 2 (3 de julio de 2020): 137–45. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-8853.

Texto completo
Resumen
A dermatomiosite é uma doença rara caracterizada por fraqueza muscular progressiva e simétrica das cinturas escapular e pélvica proximais, que pode apresentar alterações dermatológicas características como heliotropo e/ou Sinal de Grotton, além de acometimento sistêmico cardiopulmonar, gastrointestinal e articular. Relata-se o caso de um paciente R.L.A.F., 41 anos, masculino, autodeclarado branco, casado, natural de Riachão – MA, residente e procedente de Formoso do Araguaia – TO e deu entrada no Hospital Geral Público de Palmas (HGPP). Durante avaliação inicial realizada pela equipe de reumatologia, foram observadas alterações importantes e características por meio de anamnese e exame físico com evolução de cerca de 1 ano e intensificação 3 meses antes da internação hospitalar. O paciente apresentava-se aparentemente emagrecido, com fácies hipocrática, queixa importante de disfagia e perda nítida da força muscular durante avaliação. Foram solicitados exames específicos e complementares a fim de descartar diagnósticos diferenciais e associação neoplásica. Diante do quadro clínico compatível, iniciou-se profilaxia para estrongiloides e tratamento com metilprednisolona 1g/dia por três dias consecutivos, e consequente aos três dias de pulsoterapia, realizada prednisona 60 mg/dia associada a metotrexato 15mg uma vez por semana e ácido fólico 5 mg duas vezes por semana, além de acompanhamento multidisciplinar. Devido a melhora substancial após tratamento hospitalar instituído, paciente recebeu alta hospitalar com acompanhamento ambulatorial especializado. Considerando que a doença é rara, de difícil diagnóstico, faz se importante relatar o caso deste paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Kobelkowsky, Abraham y Omar Beltrán-Vinalay. "Morfología de la cavidad visceral del pez jorobado Selene vomer (Teleostei: Carangidae)". Revista de Biología Marina y Oceanografía 55, n.º 2 (16 de diciembre de 2020): 150. http://dx.doi.org/10.22370/rbmo.2020.55.2.2500.

Texto completo
Resumen
El pez luna o jorobado Selene vomer es un teleósteo representante de la familia Carangidae con distribución en las costas del Atlántico Occidental, caracterizado por el extremo aplanamiento lateral de su cuerpo. Existen escasos registros de la anatomía de Selene Lacépède, 1802. El objetivo fue la determinación de la relación entre la forma comprimida del cuerpo de S. vomer y la organización de los órganos dentro la cavidad visceral. Mediante disección se determinaron los límites esqueléticos de la cavidad visceral y se analizó, describió e ilustró la anatomía de los órganos contenidos en la misma. La cavidad visceral es aplanada lateralmente, de aspecto lateral trapezoidal, vertical y extendida extra visceralmente mediante las cavidades viscerales secundarias. La vejiga gaseosa es amplia, unicameral, y desarrolla hacia atrás dos lóbulos posteriores. El mesonefros es comprimido y curvado y forma dos lóbulos renales anteriores. El tubo digestivo se dispone verticalmente y muestra un conjunto de ciegos duodenales ramificados. Las gónadas tienen una posición diagonal. Se reconoce una relación directa del aplanamiento lateral del cuerpo con la forma comprimida de la cavidad visceral y de sus órganos. La forma de la cavidad visceral está relacionada con el alargamiento vertical de las cinturas escapular y pélvica, las costillas pleurales y el primer pterigióforo anal. El órgano con mayor número de rasgos anatómicos especiales es la vejiga gaseosa, por sus lóbulos posteriores extraviscerales y por su anclaje a la columna vertebral mediante ligamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Meucci, Rodrigo Dalke, Aline Henriques Perceval, Daniele Ramos de Lima, Ewerton Cousin, Luana Patrícia Marmitt, Paula Pizzato, Priscila Arruda da Silva, Stephanie Jesien y Juraci Almeida Cesar. "Ocorrência de dor combinada na coluna lombar, cintura pélvica e sínfise púbica entre gestantes do extremo sul do Brasil". Revista Brasileira de Epidemiologia 23 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/1980-549720200037.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Objetivos: Estimar a prevalência e caracterizar a ocorrência de dor lombar gestacional (DLG), dor na cintura pélvica posterior (DCPP) e dor na sínfise púbica (DSP) entre gestantes residentes em Rio Grande, RS. Métodos: Estudo transversal realizado com todas as puérperas com parto em 2016. Foram utilizadas duas figuras para investigar a presença de DLG, DCPP e DSP de forma isolada ou combinada. Regressão logística multinomial foi usada para avaliar os fatores associados a cada sintoma. Resultados: DLG foi referida por 42,2% das entrevistadas, DSP por 4,9%, e DCPP por 2%, enquanto DLG + DSP por 9%, DLG + DCPP por 2,8%, DCPP + DSP por 1,1% e dor nas três regiões por 3,9% delas. Quanto maior era a idade da gestante, menor foi o risco de DLG e de DLG combinada a uma das regiões da cintura pélvica e maior o risco de DCPP + DSP. Depressão na gestação aumentou o risco de todas as combinações dos sintomas. Conclusão: Este estudo realizou uma descrição mais detalhada da ocorrência dos desfechos avaliados e de seus fatores associados. Estudos como este são raros no país, sobretudo com baixas taxas de perdas e recusas. A elevada prevalência dos sintomas avaliados sugere que sua investigação seja rotineira nas consultas de pré-natal, atendo-se a idade das gestantes, sintomas depressivos e a dores combinadas e intensas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

CAZULA LOPES, Lucas Kleber y Wagner SIMM. "DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE PONTOS GATILHOS MIOFASCIAS – RELATO DE CASO". DENS 19, n.º 2 (31 de diciembre de 2011). http://dx.doi.org/10.5380/rd.v19i2.24070.

Texto completo
Resumen
Clinicamente o ponto gatilho é um ponto de sensibilidade localizado em um nódulo, em uma banda tensa palpável de fibras musculares. Nos pontos gatilhos ativos a queixa de dor é regional e mal localizada, e aumenta quando são digitalmente comprimidos. A ativação de um ponto gatilho esta associado à sobrecarga muscular que pode ser de forma aguda, sustentada, repetitiva, por outro ponto gatilho, doenças viscerais, articulações artríticas ou stress. Os músculos mais frequentemente afetados por pontos gatilhos ativos são os posturais do pescoço, ombro, cintura pélvica e da mastigação, podendo gerar dois tipos de disfunção: autonômicas ou motoras. O tratamento de pontos gatilhos consiste basicamente em identificar a(s) causa(s) e os fatores perpetuantes, ajudando o paciente a restaurar e manter a função muscular normal. O presente trabalho tem como objetivo relatar um caso clínico de diagnóstico e tratamento de pontos gatilhos através do rompimento mecânico promovido pelo agulhamento seco, em um paciente diagnosticado com dor miofascial com limitação de abertura, através do Research Diagnostic Criteria. Após três sessões de acompanhamento clinico da terapia proposta, o paciente se encontra sob controle, com melhora total dos sinais e sintomas identificados no exame clinico inicial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Vinicius da Silva Boitrago, Marcos y Márcio De Paula e Oliveira. "TREINAMENTO NEUROMUSCULAR PARA PACIENTES COM A SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL". Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa, n.º 2 (3 de agosto de 2018). http://dx.doi.org/10.5102/pic.n2.2016.5594.

Texto completo
Resumen
A síndrome da dor patelofemoral (SDPF) é definida como a queixa dolorosa na região anterior do joelho, se tornando uma das lesões mais comuns na prática clínica ortopédica, com maior prevalência em mulheres. Trata-se de uma lesão multifatorial, que pode estar relacionada à deficiência no controle neuromuscular do tronco, pelve e membros inferiores durante atividades funcionais. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi verificar os resultados da aplicação de um programa de exercícios resistidos e sensório motores para o tratamento de pacientes com diagnóstico de SDPF. Foram submetidas a 6 semanas de um programa de exercícios resistidos e sensório motores para os músculos do tronco, abdutores e rotadores laterais de quadril e extensores de joelho, 4 pacientes do gênero feminino, praticantes de atividade física, com a média de idade 26,4 ± 5,4, estatura 166 ± 4,40 e peso 51,5 ± 5,4. As sessões foram realizadas três vezes semana (n=18) e tinham por objetivo a melhora da força muscular, resposta neuromotora, coordenação e equilíbrio. Anteriormente e após o período de aplicação do programa, as pacientes foram avaliadas para nível dor (EVA), funcionalidade (por meio das Escalas de Atividade de Vida Diária (EAVD) e Atividade Esportiva (EAE), força isométrica dos movimentos trabalhados (dinamometria manual) e análise cinemática 2D, mensurando o valgo dinâmico e a queda da pelve. Os valores médios de queixas iniciais de dor passaram de 6,8 ± 2,2 para 1,2 ± 0,7. Em relação à funcionalidade, a média da classificação funcional para as atividades de vida diária inicialmente era 47 ± 7,48 e passou para 90,8 ± 6,36. Para as atividades esportivas, os valores iniciais foram 40 ± 6,32 e finais 87,8 ± 7,16. Houve aumento da força muscular em ambos membros, para todos os movimentos testados, em média 8,85% para abdução, 15,57 para rotação lateral e 20,26% para extensão. A análise cinemática mostrou uma diminuição média de 44,7% no valgo dinâmico e 34,3% da queda pélvica. Com base nesses resultados, acreditamos que as pacientes com SDPF telvez tenham adquirido melhor aprendizado motor após o treinamento resistido associado a estímulos neuromusculares para evitar o padrão de desalinhamento dos membros inferiores presentes em mulheres com a SDPF.Os resultados encontrados nos permitiram concluir que o programa de tratamento proposto promoveu a melhora da dor e funcionalidade dos pacientes, por meio do aumento da força muscular e melhora no padrão de movimento da cintura pélvica e membros inferiores
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Vinicius da Silva Boitrago, Marcos, Carlos Henryque Ramos Dantas Ferreira y Marcio Oliveira. "Efetividade de um programa de exercícios e treinamento neuromuscular para pacientes com a síndrome da dor patelofemoral: ensaio clínico controlado". Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa 4, n.º 1 (28 de noviembre de 2019). http://dx.doi.org/10.5102/pic.n1.2018.6373.

Texto completo
Resumen
A Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF) é uma das lesões mais comuns observadas na prática ortopédica, correspondendo a 25% a 40% das afecções que acometem a articulação do joelho e afetando cerca de 26% da população em geral. Embora estejam presentes em uma ampla gama de indivíduos, a patologia é prevalente em pessoas mais jovens e ativas, principalmente em mulheres, que são afetadas cerca de duas vezes mais que os homens. A etiologia para desenvolvimento da SDPF é multifatorial e está relacionada com alterações biomecânicas, excesso de atividade física, fraqueza dos músculos do joelho (quadríceps femoral), quadril (glúteo médio e máximo), patela alta e pé pronado. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi verificar os resultados da aplicação de um programa de exercícios resistidos e sensório motores para o tratamento de pacientes com diagnóstico de SDPF. Foi realizado um ensaio clínico com 20 pacientes do gênero feminino, fisicamente ativas, com a média de idade 25,8 (±7,4) anos, peso 61,1(±9,7) kg, estatura 163 (±5,5) cm, clinicamente diagnosticadas com SDPF. A pesquisa foi desenvolvida no Hospital Ortopédico de Medicina Especializada - HOME, Centro Universitário de Brasília - UniCEUB e Instituto Trata Joelho e Quadril / DF. As pacientes foram submetidas a 6 semanas de um programa de exercícios resistidos e sensório motores para os músculos do tronco, abdutores e rotadores laterais de quadril e extensores de joelho. As sessões foram realizadas três vezes semana (n=18) e tinham por objetivo a melhora da força muscular, resposta neuromotora, coordenação e equilíbrio. Anteriormente e após operíodo de aplicação do programa, todas as participantes foram avaliadas em relação ao membro lesionado para o nível de dor (EVA), funcionalidade subjetiva (Escalas de Atividade de Vida Diária (EAVD) e Atividade Esportiva (EAE), força isométrica máxima dos músculos extensores de joelho, abdutores e rotadores laterais de quadril (dinamometria manual digital) e análise biomecânica 2D, mensurando o valgo dinâmico e a queda da pelve. Os resultados encontrados foram estatisticamente significativos para todas as variáveis (p<0,0005). As queixas iniciais de dor diminuíram de 7 para 1 (p<0,0001); a classificação funcional para as atividades de vida diária aumentou de 55 para 90 (p<0,0001) e atividades esportivas de 50 para 82,5 (p<0,0001); a força muscular aumentou de 25,6 para 35,0 (p<0,0001) nos extensores de joelho, 19,1 para 24,8 (p<0,0001) nos abdutores de quadril e 9,3 para 11,2 e rotadores laterais (p<0,0001). A análise biomecânica demonstrou uma diminuição de 7,5° para 4,0° no valgo dinâmico (p<0,0001) e de 4,0° para 2,5° na queda pélvica (p<0,0001). Os resultados encontrados nos permitiram concluir que o programa de tratamento proposto promoveu a melhora da dor e funcionalidade dos pacientes, por meio do aumento da força muscular e melhora no padrão de movimento da cintura pélvica e membros inferiores
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Vinicius da Silva Boitrago, Marcos, Thaiane Araújo Lima y Marcio De Paula e Oliveira. "EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE EXERCÍCIOS E TREINAMENTO NEUROMUSCULAR PARA PACIENTES COM A SÍNDROME DA DOR PATELOFEMORAL". Programa de Iniciação Científica - PIC/UniCEUB - Relatórios de Pesquisa, n.º 3 (7 de diciembre de 2018). http://dx.doi.org/10.5102/pic.n3.2017.5841.

Texto completo
Resumen
A Síndrome da Dor Patelofemoral (SDPF) é uma das lesões mais comunsobservadas na prática ortopédica, correspondendo a 25% a 40% das afecções queacometem a articulação do joelho e afetando cerca de 26% da população em geral.Embora estejam presentes em uma ampla gama de indivíduos, a patologia éprevalente em pessoas mais jovens e ativas, principalmente em mulheres, que sãoafetadas cerca de duas vezes mais que os homens. A etiologia para desenvolvimentoda SDPF é multifatorial e está relacionada com alterações biomecânicas, excesso deatividade física, fraqueza dos músculos do joelho (quadríceps femoral), quadril (glúteomédio e máximo), patela alta e pé pronado. Diante do exposto, o objetivo do presentetrabalho foi verificar os resultados da aplicação de um programa de exercíciosresistidos e sensório motores para o tratamento de pacientes com diagnóstico deSDPF. Foi realizado um ensaio clínico com 20 pacientes do gênero feminino,fisicamente ativas, com a média de idade 25,8 (±7,4) anos, peso 61,1(±9,7) kg,estatura 163 (±5,5) cm, clinicamente diagnosticadas com SDPF. A pesquisa foidesenvolvida no Hospital Ortopédico de Medicina Especializada - HOME, CentroUniversitário de Brasília - UniCEUB e Instituto Trata Joelho e Quadril / DF. Aspacientes foram submetidas a 6 semanas de um programa de exercícios resistidos esensório motores para os músculos do tronco, abdutores e rotadores laterais dequadril e extensores de joelho. As sessões foram realizadas três vezes semana (n=18)e tinham por objetivo a melhora da força muscular, resposta neuromotora,coordenação e equilíbrio. Anteriormente e após o período de aplicação do programa,todas as participantes foram avaliadas em relação ao membro lesionado para o nível de dor (EVA), funcionalidade subjetiva (Escalas de Atividade de Vida Diária (EAVD) e Atividade Esportiva (EAE), força isométrica máxima dos músculos extensores de joelho, abdutores e rotadores laterais de quadril (dinamometria manual digital) e análise biomecânica 2D, mensurando o valgo dinâmico e a queda da pelve. Os resultados encontrados foram estatisticamente significativos para todas as variáveis (p<0,0005). As queixas iniciais de dor diminuíram de 7 para 1 (p<0,0001); a classificação funcional para as atividades de vida diária aumentou de 55 para 90 (p<0,0001) e atividades esportivas de 50 para 82,5 (p<0,0001); a força muscular aumentou de 25,6 para 35,0 (p<0,0001) nos extensores de joelho, 19,1 para 24,8 (p<0,0001) nos abdutores de quadril e 9,3 para 11,2 e rotadores laterais (p<0,0001). A análise biomecânica demonstrou uma diminuição de 7,5° para 4,0° no valgo dinâmico (p<0,0001) e de 4,0° para 2,5° na queda pélvica (p<0,0001). Os resultados encontrados nos permitiram concluir que o programa de tratamento proposto promoveu a melhora da dor e funcionalidade dos pacientes, por meio do aumento da força muscular e melhora no padrão de movimento da cintura pélvica e membros inferiores
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Sánchez Guisado, María del Mar, Rocío González Segura y Elisa Hernández Llorente. "Importancia de las técnicas hipopresivas en la prevención de la incontinencia urinaria postparto". Revista Científica de Enfermería, n.º 8 (15 de mayo de 2014). http://dx.doi.org/10.14198/recien.2014.08.05.

Texto completo
Resumen
Objetivos: 1. Conocer los efectos de las Técnicas Hipopresivas sobre el suelo pélvico y los beneficios de su inclusión en rehabilitación postparto. 2. Aumentar el interés del colectivo de matronas por formarse en Técnicas Hipopresivas y mejorar así la calidad de vida de las mujeres. Métodos: Se realizó una revisión bibliográfica en los buscadores GOOGLE, MEDLINE, INDEX, CINAHL, revisiones sistemáticas de la COCHRANE y literatura nacional así como de estudios presentados en congresos especializados, en castellano e inglés, sin límite de años, incluyendo estudios originales publicados hasta la actualidad. Resultados: Todos los estudios analizados muestran claros beneficios de la práctica regular de las Técnicas Hipopresivas durante el postparto: Incremento del tono de base y del tono de carga de la musculatura del suelo pélvico, incremento del bloqueo perineal al esfuerzo, disminución o incluso desaparición completa de los síntomas de incontinencia urinaria, disminución del diámetro de la cintura. Conclusiones: Se intuye que estas técnicas pueden ser una eficaz herramienta en el entrenamiento de la musculatura abdominoperineal postparto. Los datos disponibles permiten concluir que el método hipopresivo genera beneficios sobre la incontinencia urinaria y sobre la coordinación entre el diafragma, músculos abdominales y suelo pélvico. No obstante, se trata de una metodología relativamente nueva que exige de mayor investigación.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

De Jesus, Ingrid Mesquita, André Luis Gonçalves Montillo, Ricardo Ribeiro y João Carlos Moreno de Azevedo. "Análise postural de trabalhadores do setor administrativo da construção civil". Revista Científica do UBM, 6 de enero de 2020, 101–15. http://dx.doi.org/10.52397/rcubm.v22i42.905.

Texto completo
Resumen
A postura pode ser definida como o alinhamento do corpo, bem como orientação do mesmo no ambiente. O local de trabalho oferece inúmeros fatores que podem contribuir para o surgimento ou piora de problemas posturais, podendo ou não, afetar a qualidade de vida dos funcionários. Objetivo: Identificar o perfil postural dos trabalhadores dos setores administrativos da construção civil e a qualidade de vida. Metodologia: É um estudo observacional não controlado, em que foi realizada avaliação da postura (simetrógrafo e teste de Adams) e da qualidade de vida (WHOQOL-Bref) em funcionários administrativos. Resultados: Foram avaliados 75 voluntários, sendo 46 femininos e 29 masculinos, com idade de 20 a 60 anos, com IMC de 26,99 ± 3,36 kg/cm2. Na avalição postural, mostrou-se desnível das cinturas escapular e pélvica para a direita e no teste de Adams positivo em 48% da amostra, na qualidade de vida os índices e escore foram satisfatórios. Conclusão: Identificados desníveis posturais com predominância para a esquerda sugerindo escoliose, não interferindo na qualidade de vida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía