Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Citopatologia.

Artículos de revistas sobre el tema "Citopatologia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Citopatologia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Vilaça, Fabiana Aparecida, Ana Claudia Siqueira y Rita Cássia Frenedozo. "O ENSINO DE CITOPATOLOGIA NO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO: UM OLHAR PARA A PRODUÇÃO/PUBLICAÇÃO ACADÊMICA E SUA EMPREGABILIDADE COMO AÇÃO PRÁTICA DE ENSINO". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, n.º 3 (21 de junio de 2019): 168–87. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i3.2437.

Texto completo
Resumen
Como promover um Ensino de Citopatologia de forma estruturada e dinâmica que, de fato possa corroborar com a formação dos profissionais das áreas da saúde? Podemos categoricamente afirmar que, o docente quando age por meio da dinamização e efetividade de sua metodologia, mais especificamente para com as técnicas laboratoriais, ratifica um trabalho em que os resultados serão claramente positivos. Com vistas a esta dinamização o referido artigo tem o objetivo de identificar as técnicas de Citopatologia que são tendências nas produções acadêmicas e, de posse destas estabelecer relação sobre a possibilidade de emprego destas técnicas nas aulas práticas da disciplina de Citopatologia. O método empregado para mapear essas produções foi o da Análise de Conteúdo e, para tanto, elencamos como Focos temáticos: A quantidade de trabalhos e sua produção anual; A classificação dos trabalhos em suas áreas; Os IES de origem das pesquisas; O Foco temático em que os trabalhos/pesquisas foram aplicados; Os objetivos/pretensões dos trabalhos; Técnicas da Citopatologia; Técnica da Citopatologia e sua relação com a área de ensino. Os resultados revelam que é uma tendência nas publicações àquelas que se referem ao Câncer de Colo de Útero, mas que, esta não é a única empregabilidade da citopatologia. Ratificamos, portanto, a partir dos resultados que o ensino de citopatologia deve se pautar em objetivos que estejam para além da teoria, mas sim, que enalteça e intensifique ao máximo a construção das habilidades práticas que conduza ao diagnóstico.Palavras-chave: Citopatologia. Ensino. Mapeamento. Estratégias de Ensino
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Faria, Marcelo Antonio Serra de y Luiz Augusto Casulari. "Comparação das classificações dos nódulos de tireoide ao Doppler colorido descritas por Lagalla e Chammas". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 53, n.º 7 (octubre de 2009): 811–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302009000700004.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar as classificações da vascularização dos nódulos de tireoide ao Doppler colorido descritas por Lagalla e cols. e Chammas e cols. MÉTODOS: Foram estudados 265 nódulos de tireoide com Doppler colorido e citopatologia. RESULTADOS: No diagnóstico de nódulos com citopatologia maligna, os padrões IV e V de Chammas mostraram sensibilidade de 16,7%, especificidade de 97,6%, valor preditivo positivo de 33,3%, valor preditivo negativo de 94,1% e acurácia de 92,1%. O padrão III de Lagalla mostrou sensibilidade de 44,4%, especificidade de 19,4%, valor preditivo positivo de 3,9%, valor preditivo negativo de 82,8% e acurácia de 21,1%. CONCLUSÃO: A classificação de Lagalla mostrou baixas sensibilidade e acurácia na detecção de nódulos com citopatologia maligna, enquanto a classificação de Chammas mostrou alta acurácia, porém baixa sensibilidade. O Doppler colorido mostrou-se insuficiente para substituir a punção com agulha fina e o estudo citopatológico no diagnóstico dos nódulos malignos da tireoide.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

PINTO, Tatiana Andréia Soares, Onofre Francisco de QUADROS y Pantelis Varvaki RADOS. "Leucoplasia: condutas de diagnóstico e controle clínico". Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 42, n.º 1 (15 de octubre de 2001): 38–43. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7777.

Texto completo
Resumen
Leucoplasia é um termo clínico que se refere a uma alteração localizada nas mucosas, com aspecto de mancha ou placa branca firmemente aderida, não removida por raspagem. Essa lesão pode apresentar áreas eritroplásicas e é considerada cancerizável devido ao risco de transformação maligna. Assim sendo, é necessário o estabelecimento do diagnóstico correto e precoce, além do tratamento adequado para prevenção do câncer bucal. A citopatologia é um exame baseado na observação microscópica de células obtidas por raspagem da mucosa. O controle periódico dos pacientes que apresentam leuclopasias é extremamente importante, e pode ser realizado através da citopatologia. O presente trabalho tem como objetivo revisar a literatura sobre o tema leucoplasia e apresentar um caso clínico em que foi realizado o estudo citopatológico pré-biópsia e o seu acompanhamento nos primeiros 3 meses pós-operatórios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Tavares, Lara Cristina de Carvalho, Karina Munhoz de Paula Alves Coelho, Paulo Henrique Condeixa da França, Giuliano Stefanello Bublitz, Marcio Franciski, Jaqueline Stall y Hercílio Fronza Júnior. "Avaliação da Utilidade da Razão ASC/SIL como Indicador de Qualidade em Citopatologia". Revista Brasileira de Cancerologia 61, n.º 1 (31 de marzo de 2015): 31–36. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2015v61n1.758.

Texto completo
Resumen
Introdução: Atipia de células escamosas (ASC, atypical squamous cells) é a anormalidade epitelial mais frequente nos resultados de análises colpocitológicas e corresponde essencialmente a um grupo epidemiológico de incerteza. A razão entre as taxas de ASC e de lesões intraepitelias escamosas (SIL, squamous intraepithelial lesion) tem sido utilizada como uma ferramenta de controle de qualidade por muitos laboratórios de citopatologia. Objetivo: Avaliar a razão ASC/SIL anual, em um serviço de anatomia patológica de grande porte durante um período de dez anos, comparando com os valores preconizados pelo Colégio de Patologistas Americanos (CAP, College of American Pathologists); e averiguar sua utilidade como ferramenta de garantia da qualidade na interpretação citológica de ASC no laboratório de citopatologia. Método: Estudo transversal e retrospectivo (2002 a 2011) realizado com base nos registros de ASC e SIL do banco de dados de um serviço de anatomia patológica, em Joinville/SC. Todos os exames foram contabilizados, incluindo as citologias convencionais e as citologias em meio líquido. Foi estabelecida a razão ASC/SIL por ano e os resultados foram comparados com os índices preconizados pelo CAP. Resultados: Os índices encontrados da relação ASC/SIL apresentam-se dentro dos valores preconizados pelo CAP, com média de 1,467. Conclusão: A relação ASC/SIL oferece uma informação simples e eficaz para o laboratório de citopatologia sobre o uso de ASC como categoria diagnóstica, indicando a necessidade de adequações para elevação ou redução do índice sempre que necessário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Lima, Wybson Fontinele, Sara Léa Fortes Barbosa y Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. "Perfil de exames de citopatologia ginecológica realizados em uma clínica do norte do Piauí: análise documental". Research, Society and Development 9, n.º 7 (14 de mayo de 2020): e325974440. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4440.

Texto completo
Resumen
Objetivo: analisar o perfil dos exames de citopatologia ginecológica encontrados em um município do norte do Piauí. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e de natureza documental no qual foram utilizados dados de registros secundários de um laboratório de citopatologia ginecológica do norte do Piauí, do período de julho a outubro de 2019. Resultados: observou-se uma maior expressão de alterações na faixa etária de 51 anos ou mais sobre a quantidade de mulheres assistidas no período estudado, além da prevalência de cocos e lactobacilos. O exame citopatológico é uma das prioridades do Ministério da Saúde, sendo importante na detecção de lesões que possam acarretar câncer do colo do útero. Conclusão: ações de divulgação e incentivo à realização deste exame pode reduzir o número de casos de câncer de colo de útero no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva Araújo, Eduardo, Flávia Moreira Barbosa, Cinara Zago Silveira Ázara, Tatyana Xavier Almeida Matteucci Ferreira, Suelene Brito do Nascimento Tavares y Rita Goreti Amaral. "Avaliação do Seguimento de Mulheres com Exames Citopatológicos Alterados de acordo com as Condutas Preconizadas pelo Ministério da Saúde do Brasil em Goiânia, Goiás". Revista Brasileira de Cancerologia 60, n.º 1 (31 de marzo de 2014): 7–13. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2014v60n1.486.

Texto completo
Resumen
Introdução: O adequado seguimento para mulheres com exames citopatológicos alterados e importante para o tratamento das lesões precursoras em sua fase inicial. Objetivo: Avaliar se as mulheres atendidas nas Unidades de Atenção Básica com exames citopatológicos alterados foram submetidas adequadamente as condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde. Método: O estudo analisou 12.208 resultados de exames citopatológicos de mulheres atendidas nas Unidades de Atenção Básica à Saúde em Goiânia, no período de 2006 a 2008, através dos prontuários das Unidades de Atenção Básica e Média Complexidade. O programa Epi-info 3.5.1 foi utilizado para análise dos dados. Resultados: Dos 12.208 resultados analisados, 90,74% foram classificados como negativos, 1,88% como insatisfatórios, 4,74% como lesões menos graves, e 2,43% como lesões de média gravidade. Do total de 579 mulheres com exames citopatológicos classificados como células escamosas atípicas de significado indeterminado, possivelmente não neoplásicas/lesão intraepitelial de baixo grau, 41,62% realizaram citopatologia de seguimento, 14,85% e 10,19% realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Das 297 mulheres com resultados citopatológicos classificados como células escamosas atípicas de significado indeterminado, não se pode excluir lesão de alto grau/lesão intraepitelial de alto grau, 42,76% realizaram citopatologia de seguimento, 35,02% e 28,96% realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Das 24 mulheres com resultado citopatológico classificado como células glandulares atípicas/adenocarcinoma invasor, 20,83% realizaram citopatologia de seguimento, e 16,67% e 12,50% das mulheres realizaram colposcopia e biópsia, respectivamente. Conclusão: A maioria das mulheres com exames citopatológicos alterados possivelmente não foi submetida às condutas preconizadas conforme as recomendações do Ministério da Saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Lima, Wybson Fontinele, Marcos Roberto Nascimento Sousa, Marcelo da Silva, Ana Paula Melo Oliveira, Sabrina Sousa Barros, Gabriel Mauriz de Moura Rocha, Rossandra Ribeiro Marreiros de Araújo, Genyvana Criscya Garcia Carvalho, Neirigelson Ferreira de Barros Leite y Guilherme Antônio Lopes de Oliveira. "Perfil de exames citopatológicos realizados pelo Centro de Saúde da Mulher de Piripiri, Piauí do período de outubro de 2018 a outubro de 2019". Research, Society and Development 10, n.º 4 (8 de abril de 2021): e22310413984. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13984.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Definir o perfil dos exames de citopatologia ginecológica realizados no Centro de Saúde da Mulher de outubro de 2018 a outubro de 2019. Metodologia: trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e de natureza documental, no qual foram utilizados dados de registros secundários no período analisado, sendo consideradas as informações da quantidade de alterações vistas nos exames realizados, casos relacionados ao vírus HPV, a quantidade de biópsias realizadas e as faixas etárias das pacientes assistidas nos meses escolhidos. Resultados: observou-se que uma maior expressão de alterações ASC-US detectadas nos exames registrados, além de detecção de HPV em quase todos os meses analisados. Conclusão verifica-se a necessidade de acompanhar e dar valor aos dados e informações sobre os serviços assistenciais da área da citopatologia, para evitar subnotificações e proporcionar um maior controle desses dados reforçando a busca ativa de patologias relacionadas ao colo uterino, como o câncer.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Robaina, Tatiana Ferreira, Antonio Carlos de Azeredo Coutinho, Carla Peixoto Valladares, Eliane Pedra Dias y Simone de Queiroz Chaves Lourenço. "Correlação entre os diagnósticos citopatológicos e histopatológicos das lesões da mucosa oral após a punção aspirativa por agulha fina". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 34, n.º 5 (octubre de 2007): 285–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912007000500002.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Fazer um estudo retrospectivo, correlacionando os diagnósticos citopatológicos obtidos por punção aspirativa por agulha fina (PAAF) com os diagnósticos histopatológicos de lesões da região bucomaxilofacial, de pacientes que foram atendidos no Serviço de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do Hospital Universitário Antonio Pedro/UFF, entre maio de 1999 e maio de 2004. MÉTODO: Foram analisados os laudos cito e histopatológicos emitidos pelo Serviço de Anatomia Patológica (SAP-HUAP), de quarenta e cinco pacientes submetidos à a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) por apresentar lesão na região bucomaxilofacial. RESULTADOS: Foi obtida uma precisão diagnóstica da citopatologia a partir da PAAF de 77,8% (35 casos), e especificidade e sensibilidade da técnica de 100%, não havendo nenhum resultado falso-positivo e falso-negativo. CONCLUSÃO: A citopatologia realizada a partir da PAAF é um método diagnóstico inicial eficiente, de baixo custo, praticamente indolor e rápido de ser realizado, que contribui para a identificação da natureza da lesão proporcionando um melhor planejamento terapêutico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Risati, Ana Carolina, Edmilson Rodrigo Daneze y Geórgia Modé Magalhães. "COMPARAÇÃO ENTRE OS DIAGNÓSTICOS CITOPATOLÓGICO E HISTOPATOLÓGICO EM NEOPLASIAS MAMÁRIAS DE CADELAS". Science And Animal Health 4, n.º 1 (13 de mayo de 2016): 67. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v4i1.5225.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar os resultados obtidos em análises de citopatologia com os de histopatologia no diagnóstico de neoplasias mamárias de cadelas atendidas na rotina do Departamento de Clínica e Cirurgia do Hospital Veterinário da Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM/FE) e da Clínica Veterinária Faro Animal. Num período de seis meses, foi analisado material proveniente de nove cadelas, quatro Terrier Brasileiro, três Poodle e duas sem raça definida. A idade das cadelas variou entre sete e 16 anos. Duas eram castradas e as demais foram castradas durante o procedimento de mastectomia. Uma cadela apresentava três lesões distintas na cadeia mamária, outra, duas lesões, e as demais, uma lesão. Das doze amostras de neoplasias mamárias, sete (58,3%) tiveram o diagnóstico sugerido pelos achados do exame citopatológico confirmado no histopatológico, enquanto que em cinco amostras (41,7%) não houve confirmação. Os dados deste trabalho permitem concluir que a citopatologia apresentou limitações como técnica diagnóstica nos casos de neoplasias mamárias em cadelas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Tavares, Suelene Brito do Nascimento, Rita Goreti Amaral, Edna Joana Cláudio Manrique, Nadja Lindany Alves de Sousa, Zair Benedida Pinheiro de Albuquerque y Luiz Carlos Zeferino. "Controle da Qualidade em Citopatologia Cervical: Revisão de Literatura". Revista Brasileira de Cancerologia 53, n.º 3 (28 de septiembre de 2007): 355–64. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2007v53n3.1803.

Texto completo
Resumen
O exame citopatológico é importante ferramenta para a detecção das lesões precursoras do câncer do colo uterino que, naquele momento, são tratáveis, resultando em significante decréscimo da mortalidade. Entretanto, o exame citopatológico apresenta falhas, pois a taxa de resultados falso-negativos pode variar de 2% a 50%. Os resultados falso-negativos ocorrem principalmente devido a erro de coleta, de escrutínio e de interpretação. O controle interno e o externo da qualidade na rotina dos laboratórios têm como objetivo final melhorar o desempenho diagnóstico do exame citopatológico, além de possibilitar a avaliação do desempenho do escrutinador e a identificação de causas de erros relacionados à coleta. O controle interno da qualidade pode ser realizado regularmente e abrange o monitoramento da adequabilidade da amostra, a observação do tempo de escrutínio, o controle da carga de trabalho do escrutinador, a revisão hierárquica dos esfregaços e a revisão dos esfregaços negativos. O controle interno de qualidade também pode compreender a análise da correlação cito-histológica, a revisão de exames anteriores, o monitoramento estatístico da freqüência das lesões e da adequabilidade da amostra, a inclusão proposital de esfregaços anormais na rotina. Educação continuada, qualificação do pessoal e exame de proficiência periódico são estratégias a serem adotadas. Revisão aleatória ou total dos exames, revisão rápida ou detalhada são métodos que têm vantagens e desvantagens na detecção dos resultados falso-negativos. Cabe ao laboratório definir a melhor estratégia de controle interno da qualidade que permita a melhoria do processo técnico e, conseqüentemente, da qualidade do serviço dos laboratórios de citopatologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Loreto, C. di, M. Y. S. Maeda, M. L. Utagawa, A. Longatto Filho y V. A. F. Alves. "Garantia de qualidade em citopatologia: aspectos da correlação cito-histopatológica". Revista da Associação Médica Brasileira 43, n.º 3 (septiembre de 1997): 195–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-42301997000300005.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Thuler, Luiz Claudio Santos, Lucilia Maria Zardo y Luiz Carlos Zeferino. "Perfil dos laboratórios de citopatologia do Sistema Único de Saúde". Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 43, n.º 2 (abril de 2007): 103–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442007000200006.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Braz, Paulo H., Karine B. Brum, Alda I. Souza y Maria A. G. S. Abdo. "Comparação entre a citopatologia por biopsia com agulha fina e a histopatologia no diagnóstico das neoplasias cutâneas e subcutâneas de cães". Pesquisa Veterinária Brasileira 36, n.º 3 (marzo de 2016): 197–203. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2016000300008.

Texto completo
Resumen
Resumo: Os neoplasmas cutâneos estão entre os mais diagnosticados em medicina veterinária, diante disso busca-se que o diagnóstico desses tumores seja rápido e eficaz. Em medicina veterinária o uso da citopatologia como método para diagnóstico tornou-se crescente. Diante disso, é necessário que estudos comprovem a eficiência da técnica para que a mesma possa ser usada de maneira isolada. Este trabalho teve como objetivo comparar o diagnóstico obtido pelas técnicas citopatológica e histopatológica de tumores cutâneos e subcutâneos de cães, determinar qual o tipo neoplásico mais facilmente diagnosticado pela citopatologia e a neoplasia mais prevalente nesses animais, atendidos em dois hospitais veterinários de Campo Grande/MS, no período de março de 2012 a dezembro de 2013. Foram coletadas amostras celulares de tumores de 91 cães, através de punção aspirativa por agulha fina e punch cirúrgico Os resultados citopatológicos demonstraram uma eficácia de 69,69%, em relação à histopatologia. Para a diferenciação entre tumores neoplásicos e não neoplásicos, a eficiência aumenta, com resultados iguais em 91,91%. Para diferenciar tumores benignos de malignos, foi possível chegar a uma concordância na ordem de 68,13%. Os tumores mais prevalentes foram o mastocitoma, seguido do lipoma, fibrossarcoma e tumor de célula basal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Magalhães, Adelaide M., Regina R. Ramadinha, Cláudio S. L. Barros y Paulo V. Peixoto. "Estudo comparativo entre citopatologia e histopatologia no diagnóstico de neoplasias caninas". Pesquisa Veterinária Brasileira 21, n.º 1 (marzo de 2001): 23–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2001000100006.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um estudo comparativo entre os diagnósticos citológico e histopatológico em diversas neoplasias de 150 cães, pelas colorações de Wright, May-Grünwald-Giemsa, Novo Azul de Metileno e Papanicolau. Colorações histológicas como Hematoxilina-Eosina, van Gieson, Sudan, Azul de Toluidina e Ácido Periódico de Schiff também foram empregadas. Os dados revelaram uma eficácia de ordem de 85,3% no diagnóstico citopatológico, considerando-se os resultados histopatológicos como corretos. Em 4,0% dos casos somente a origem embrionária das neoplasias foi estabelecida. Em 1,3% das neoplasias apenas o prognóstico foi determinado; o diagnóstico citológico diferiu da histopatologia em 8,1% dos casos. Em dois casos (1,3%) o diagnóstico citológico diferiu do histológico, mas um reexame determinou que o primeiro estava correto, o que elevou a sua eficácia para 86,6%. Entre as técnicas utilizadas, a punção aspirativa por agulha fina foi o melhor método para obter amostras. A citologia não foi adequada para o diagnóstico de neoplasias mamárias, dadas às variações morfológicas em diferentes áreas. A impressão em lâmina não é recomendada para análise de tumores mesenquimais e deve ser substituída pela citologia esfoliativa. O Wright revelou-se o método de coloração mais eficiente. As colorações adaptadas da histopatologia, van Gieson em leiomiomas e leiomiossarcomas, Sudan em lipomas e lipossarcomas, e Ácido Periódico de Schiff e Azul de Toluidina em mastocitomas, foram empregadas com sucesso fornecendo assim maior clareza de detalhes para as diversas neoformações de origem epitelial e mesenquimal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Fernandes Teixeira, Vânia Maria, Fátima Meirelles Pereira Gomes, Célia Regina Pierantoni y Tânia França. "Mapeamento dos Trabalhadores de Nível Técnico na Área de Citotecnologia no Brasil". Revista Brasileira de Cancerologia 58, n.º 4 (9 de octubre de 2019): 663–73. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2012v58n4.569.

Texto completo
Resumen
Introdução: Este artigo busca contribuir para a discussão da política de recursos humanos na área de Citotecnologia com ~ênfase na atenção as neoplasias do colo do útero e na Educação Profissional na área. A escolha do tema justifica-se devido a falta de informações específicas desse trabalhador e o seu papel importante na atenção ao câncer do colo do útero. Objetivos: Mapear os profissionais que realizam exames citopatológicos no Brasil; descrever e examinar a produção e a distribuição geográfica de exames citopatológicos com relação às características dos trabalhadores encontrados; e identificar a oferta de cursos de educação profissional na área laboratorial no Brasil. Método: Estudo do tipo descritivo, exploratorio, quantitativo, em bases de dados oficiais do Brasil. Resultados: Foram encontrados 10.372 trabalhadores realizando exames citopatológicos; dos quais, 5.871 (57%) de nível superior, 3.256 (31%) técnico e 1.245 (12%) fundamental, com predominio do gênero feminino. Dos 1.052 laboratórios de citopatologia/anatomia patológica com produção no Sistema Único de Saúde, 899 processaram menos de 15 mil exames/ano. Dos cursos ofertados por subárea de formação, foram encontrados 167 em Farmácia, 159 em Análises Clínicas, 12 em Biodiagnóstico e 4 em Citopatologia. Conclusão: Este estudo permitiu mapear que os trabalhadores de nivel técnico que realizam o escrutínio do exame citopatológico não tem formação específica para análise citomorfológicas dos exames, de acordo com as normas de cursos de técnicos do Ministerio de Educação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Araujo Júnior, Mario Lucio Cordeiro de, Daniela Alves Santana, Lívia Braga de Almeida, Shiley Borges de Souza Qunintana, Maria Conceição da Silva Maia, Priscila Souza Ferreira y Claudia Lopes Pires. "Razão ASC/SIL como Indicador de Qualidade em Citotecnologia". Revista Brasileira de Cancerologia 61, n.º 2 (30 de junio de 2015): 99–103. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2015v61n2.270.

Texto completo
Resumen
Introdução: A razão entre células escamosas atípicas (ASC) e lesão intraepitelial escamosa (SIL) entre os citotecnologistas é um dos indicadores de qualidade no processo de trabalho de rastreamento colpocitológico e, de acordo com a literatura, seu índice não deve ser superior a três. Objetivo: Avaliar a razão ASC/SIL da Seção Integrada de Tecnologia em Citopatologia do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (SITEC/INCA) como indicador de desempenho e qualidade entre citotecnologistas. Método: Análise retrospectiva e quantitativa da razão ASC/SIL. As informações foram extraídas do sistema informatizado da SITEC/INCA, instituição de referência em citopatologia oncológica, no período de julho de 2013 até junho de 2014. A amostra está representada por 35 citotecnologistas que participaram da rotina de primeira leitura de exames colpocitológicos, obtendo um total de 7.585 ASC e 3.829 SIL. Os dados obtidos para análise foram organizados em tabelas utilizando-se o programa Microsoft Excel 2010. Resultado: A média da razão ASC/SIL entre os citotecnologistas no período analisado foi de 2,2% e a mediana 1,9%. Conclusão: Os resultados demonstram que a razão ASC/SIL entre os citotecnologistas é um importante dado no Monitoramento Interno da Qualidade (MIQ) permitindo um planejamento adequado de educação permanente e que os profissionais tenham dados para reflexão sobre a qualidade do processo de trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Mazzuco, Tânia L., Maria Heloísa B. S. Canalli, Marisa Helena C. Coral, Ivo S. Garzel Júnior y Horácio S. Chikota. "Incidentalomas de tiróide: comparação dos achados ultra-sonográficos com o diagnóstico citopatológico". Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 45, n.º 3 (junio de 2001): 240–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302001000300005.

Texto completo
Resumen
Nódulos tireoideanos impalpáveis, descobertos principalmente por ultra-sonografia (USG), são denominados "incidentalomas". Sua importância, além da alta prevalência, está na possibilidade da detecção de "carcinoma oculto". Este trabalho objetiva estudar características ultra-sonográficas dos incidentalomas de tiróide confrontadas com diagnóstico citopatológico obtido pela punção-biópsia aspirativa por agulha fina (PBAAF) guiada por USG. Realizou-se um estudo transversal descritivo dos nódulos tireoideanos classificados como "incidentalomas", cujos pacientes, sabidamente portadores dos mesmos por exames prévios, foram submetidos à PBAAF-USG, de janeiro/1996 a maio/1998, em clínica radiológica. Os estudos ultra-sonográfico e citopatológico foram realizados pela mesma equipe médica, considerando-se a citopatologia como padrão-ouro. Nódulos > 1,5cm foram excluídos. No período de estudo, 110 nódulos foram examinados (95 pacientes, alguns portadores de nódulos múltiplos). À citopatologia, 74% dos nódulos eram benignos, 10% malignos e 16% com citodiagnóstico de lesão indeterminada (desconsiderados da análise estatística). Os nódulos malignos apresentaram predomínio das seguintes características à USG: conteúdo sólido (100%), margens irregulares (54%) e microcalcificações (54%), com diferenças estatisticamente significantes dos benignos. Em 72% dos nódulos malignos, havia pelo menos 3 das 5 características indicativas de malignidade: hipoecogenicidade, conteúdo sólido, halo ausente, margem irregular e microcalcificações. A maioria dos incidentalomas estudados foi benigna. As características ultra-sonográficas - conteúdo sólido, margens irregulares e microcalcificações, principalmente quando associadas, devem ser valorizadas ao se investigar malignidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Arcuri, Roberto Alfonso, Katia Cilene Ferreira da Cunha, Elizabeth de Carvalho Alves, Antonio Alexandre de Castro, Regina Ávila Maciel, Ana Cristina Rosmanino, Priscila Louise da Silva y Gisela Camelier Xavier. "Controle interno da qualidade em citopatologia ginecológica: um estudo de 48.355 casos". Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial 38, n.º 2 (2002): 141–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1676-24442002000200011.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Bortolon, Paula Chagas, Marcos André Felix da Silva, Flávia de Miranda Corrêa, Maria Beatriz Kneipp Dias, Virginia Maria de Azevedo Oliveira Knupp, Mônica de Assis y Itamar Bento Claro. "Avaliação da Qualidade dos Laboratórios de Citopatologia do Colo do Útero no Brasil". Revista Brasileira de Cancerologia 58, n.º 3 (28 de septiembre de 2012): 435–44. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2012v58n3.600.

Texto completo
Resumen
Introdução: O exame citopatológico é a estratégia mais adotada no mundo para o rastreamento do câncer do colo do utero e a única que teve impacto comprovado na redução da incidência e da mortalidade por essa doença. Garantir a qualidade desse procedimento e uma prioridade para a efetividade do Programa de Controle do Cancer do Colo do Útero no Brasil. Objetivo: Apresentar o perfil dos laboratorios de citopatologia cervicouterina no ano de 2010 para todos os Estados brasileiros e o Distrito Federal, analisando alguns indicadores de Monitoramento Interno da Qualidade (MIQ). Método: As informações contidas no Sistema de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO ) referentes a 2010, por Unidade da Federação, foram utilizadas para o cálculo dos indicadores de qualidade estudados. Resultados: O Brasil possui um grande quantitativo de prestadores de serviço de citopatologia concentrados em faixas de positividades abaixo de 2,0%. Parte dos casos positivos registrados no sistema não traziam conclusão diagnóstica devido aos elevados percentuais de atipias de significado indeterminado em células escamosas. Outra evidencia constatada foi a baixa capacidade da rede laboratorial para a identificação de lesões intraepiteliais de alto grau. Conclusão: Os resultados apontam para o risco de não identificação dos casos sugestivos de alteração celular e alertam para a possibilidade de emissão de laudos falsos -negativos. E importante implementar programas de controle de qualidade do exame citopatológico. O estudo serve de auxílio aos gestores na organização da rede de laboratorios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Filgueira, Kilder Dantas, Maria Carolina Catai Chalita, Fábio Parra Sellera y Archivaldo Reche-Júnior. "Cytopathology of cutaneous and subcutaneous neoplasms in feline species: a retrospective study". Acta Veterinaria Brasilica 16, n.º 3 (16 de agosto de 2022): 220–26. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2022.16.3.10717.

Texto completo
Resumen
It is estimated that a quarter of all feline neoplasms affect the integumentary system. Cytological examination is of admirable importance for detection of neoplasms in companion animals, being considered a simple and non-invasive method. To date, there are limited information regarding the prevalence of feline skin cancer as well as the use of cytopathology as a diagnostic tool. In this sense, the study aimed to characterize cutaneous and subcutaneous tumors in 192 cats from the archives of a private clinic in São Paulo-SP, Brazil, specialized in the care of felines. Data regarding the animal (breed definition, sex, and age group) and tumor characteristics (biological behavior, cytomorphological category of neoplasm, and cytological suggestion for neoplasm) were obtained in a five-year period. A 95% confidence interval (CI) was estimated to verify the statistical difference between the animal and tumor characteristics. The chi-square test was carried out to verify the association between the tumor biological behavior and animal variables, as well as other tumor characteristics. Most cats were mixed breed and aged 11 to 15 years. Malignant tumors were predominant. A statistical association was observed between cytomorphological category of neoplasm and biological behavior (p<0.001). Mesenchymal (24.5%) and epithelial tumors (25%) presented the highest frequency among those benign and malignant, respectively. The cytological suggestion for neoplasm was also statistically associated with biological behavior (p<0.001). The highest percentage of occurrence of benign and malignant tumors consisted of lipomas (22.9%) and sarcomas (19.3%), respectively.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Moreno, Marcelo, Mario Henrique Furlanetto Miranda y Clineu Gaspar Hernandes Júnior. "Utilização da ultrassonografia para o seguimento de lesões mamárias benignas avaliadas por citopatologia". Revista Brasileira de Mastologia 25, n.º 4 (12 de diciembre de 2015): 125–30. http://dx.doi.org/10.5327/z201500040003rbm.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

LORENZONI, PAULO JOSÉ, MARIA ILIZABETI DONATTI, PAULO DE TARSO MULLER y PEDRO NANGO DOBASHI. "Endoscopia respiratória em 89 pacientes com neoplasia pulmonar". Jornal de Pneumologia 27, n.º 2 (marzo de 2001): 83–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-35862001000200005.

Texto completo
Resumen
Objetivos: As neoplasias pulmonares são uma das mais freqüentes causas de mortalidade no Brasil. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o diagnóstico dessas neoplasias através da fibrobroncoscopia. Método: Foram analisados, retrospectivamente, 89 pacientes no período de cinco anos, divididos em dois grupos: grupo 1 (n = 53) -- presença de lesão visível à endoscopia, grupo 2 (n = 36) -- ausência de lesões na endoscopia. Na revisão dos prontuários retiraram-se os dados epidemiológicos, os achados endoscópicos, os exames cito e anatomopatológicos, bem como o exame que proporcionou o diagnóstico final. Resultados: Os achados endoscópicos indiretos de neoplasia corresponderam a 59,5% e a presença de tumor na luz brônquica a 48,8%. O tipo histológico mais freqüente foi o carcinoma epidermóide (59,5%), seguido do adenocarcinoma (15,7%), carcinoma indiferenciado de pequenas células (10,1%) e outros (14,7%). Nos tumores visíveis ou não na endoscopia o estudo anatomopatológico da biópsia brônquica e/ou da citopatologia do lavado e do escovado brônquico mostrou sensibilidade de 83,1% no diagnóstico de neoplasia pulmonar. Quando a lesão era visível à inspeção endoscópica, a sensibilidade atingiu percentual de 96,2%, sendo a biópsia positiva em 94,2% e a citologia em 43,75%. Quando não se observava lesão brônquica o rendimento foi sensivelmente menor (63,8%): a biópsia mostrou percentual de 72,7% e a citopatologia de 38,4%. As complicações menores decorrentes do exame endoscópico ocorreram em 11,2% dos pacientes; não ocorreram complicações graves. Conclusão: A fibrobroncoscopia foi um excelente método para investigação de pacientes com suspeita de neoplasia pulmonar com sensibilidade de 83,1%; sua sensibilidade foi maior nas lesões visíveis. Nas lesões não visíveis a sensibilidade aumentou com a biópsia endobrônquica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Carvalho, Fabiana Carvajal de, Tamyres Izarelly Barbosa da Silva, Patrícia Fernandes Nunes da Silva Malavazi y Leonardo Augusto Kohara Melchior. "Mucosa cytopathology for research of Sinegaglia-Lentz corpuscles in canine distemper". Acta Veterinaria Brasilica 14, n.º 2 (30 de junio de 2020): 45–48. http://dx.doi.org/10.21708/avb.2020.14.2.9315.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Silva, Maria da Conceição Andrade e. y Pantelis Varvaki Rados. "Citopatologia: um recurso auxiliar na prevenção do câncer bucal em paciente do sexo masculino". Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 38, n.º 2 (5 de mayo de 1997): 3–10. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.7806.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a influência do fumo sobre a mucosa bucal em pacientes do sexo masculino, acima dos 30 anos. Realizou-se uma avaliação citológica qualitativa (observação dos critérios de malignidade celular de Papanicolaou) e quantitativa (contagem de células de diferentes graus de maturação esfoliadas da mucosa bucal). Foram examinados 100 pacientes, sendo 50 fumantes (com no mínimo 10 anos de hábito) e 50 não-fumantes, com idade variando entre 30 e 79 anos, e mucosa bucal clinicamente normal. As áreas selecionadas foram vermelhão do lábio inferior, borda da língua (lado direito) e assoalho bucal (lado esquerdo). As lâminas foram coradas pela técnica de Papanicolaou modificada e observadas em microscópio óptico binocular no aumento de 400X. Não foram observadas características citológicas de malignidade, nas regiões anatômicas pesquisadas. O número de esfregaços inflamatórios (classe II) foi maior no grupo dos fumantes. Além de observar-se um aumento da velocidade de maturação celular ou menor adesividade nas células epiteliais. Pelo exposto concluímos que o fumo altera o padrão citológico das áreas anatômicas avaliadas interferindo no processo de maturação celular. Tais alterações podem ser entendidas como uma adaptação do epitélio de revestimento bucal às agressões provocadas pelos agentes físico-químicos do fumo percebidas pela citologia mas ainda sem manifestações clínicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Lins, Severina Rodrigues de Oliveira, Eliel De Souza y Michael Gabriel Agustinho Barbosa. "Avaliação tríplice da mama: a importância da análise citológica preliminar". Brazilian Journal of Health Review 5, n.º 5 (18 de octubre de 2022): 21111–26. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv5n5-263.

Texto completo
Resumen
Quando detectado e tratado precocemente, o câncer de mama tem bom prognóstico. Estudos demonstram que um atraso de mais de três meses entre a identificação dos sintomas e o tratamento está associado a uma redução de 12% na sobrevida para pacientes com câncer de mama. A avaliação preliminar de materiais obtidos de nódulos palpáveis na mama, na primeira consulta, pode ter um impacto positivo sobre o tempo e a precisão dos procedimentos diagnósticos. Objetivou-se, com esta pesquisa, investigar a importância e aspectos positivos da análise citológica preliminar de material colhido por PAAF, em nódulos palpáveis de mama para antecipar o tempo decorrido entre a primeira consulta e os tratamentos, em casos positivos, bem como para evitar danos emocionais nas pacientes com resultados preliminares positivos. Foi realizado uma revisão sistemática da literatura utilizando-se artigos publicados em português ou em inglês, encontrados a partir dos seguintes descritores em saúde: “citologia aspirativa por agulha fina”, “câncer de mama”, “Citopatologia” e “panóptico”. Os resultados apontam que a análise preliminar de nódulos palpáveis de mama, obtidos por Punção Aspirativa por Agulha Fina - PAAF é um meio eficaz de maximizar as chances de sucesso na aquisição células tumorais adequadas para diagnóstico e estudos. Há concordância dos autores quanto a importância do citopatologista auxiliar o mastologista na primeira consulta para realizar análise imediata do material colhido por PAAF, pois além de agilizar o estadiamento da doença, reduz os danos emocionais, nas pacientes, causados pela expectativa de resultados laboratoriais, além de evitar custos econômicos e transtornos de viagens para mulheres que residem distante de locais de atendimento clínico. Ademais, há relatos de que a análise preliminar tem favorecido a celeridade dos procedimentos necessários nos casos que necessitam de cirurgias, garantindo as chances de cura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

AGUIAR ROQUE, JULIANO. "CITOLOGIA, COLPOSCOPIA E HISTOLOGIA". Revista de Patologia do Tocantins 9, n.º 3 (30 de diciembre de 2022): 47–50. http://dx.doi.org/10.20873/10.20873/uft.2446-6492.2022v9n3p47.

Texto completo
Resumen
Introdução: O câncer do colo do útero (CCU) é considerado como um grave problema de saúde pública em todo o mundo, sendo que o número de casos é de aproximadamente 570 mil, com 311 mil mortes. No Brasil, no biênio 2018-2019, o câncer do colo do útero foi responsável por aproximadamente 16.370 casos para cada ano. Para o rastreamento CCU é utilizado, desde 1943, o Papanicolaou ou exame citopatológico Objetivo: avaliar a concordância entre os métodos de rastreamento do câncer do colo do útero: citologia, colposcopia e histologia. Métodos: Estudo do tipo coorte transversal, realizado no Complexo Laboratorial da Saúde, Unidade de Anatomia Patológica e Citopatologia, referência em citopatologia e histologia em Palmas-TO. A pesquisa compreendeu os anos de 2019, 2020 e 2021. Foram incluídos neste estudo um total de 926 amostras, todas positivas já confirmadas na citologia, colposcopia e histologia, sendo 359 referente ao ano de 2019, 272 referente ao ano de 2020 e 295 referente ao ano de 2021. Resultados: A citologia apresentou 64% (n=595) de resultados positivos e 36% (n=331) de negativas (não concordantes com resultado da histologia posterior à citologia em grau de lesão, NIC I, NIC II, NIC III e outras, porém positivas). 85% (n=783) apresentaram achados colposcopicos maiores e 15% (n=143) apresentaram achados colposcopicos menores. Quando a citologia foi comparada à histologia, observou-se que a citologia apresentou 64% (n=595) de resultados positivos e 36% (n=331) de resultados negativos (Não concordantes com resultado da histologia posterior à citologia em grau de lesão, NIC I, NIC II, NIC III e outras, porém positivas) e o exame histopatológico foi alterado em 100% (n=926) dos exames analisados. Foram encontrados achados colposcópicos anormais em 100% (n=926) das mulheres com o histopa­tológico alterado. Conclusão: A citologia, quando bem realizada, produz resultados com altos índices de concordância com a colposcopia e a histologia, favorecendo o diagnóstico das neoplasias do colo do útero e o tratamento eficaz e seguro. Palavras-chave: Colo do Útero; Diagnóstico; Rastreamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Fontanive, Paulo Vinícius Nascimento, João Henrique Godinho Kolling, Eno Dias De Castro Filho y Erno Harzheim. "Cobertura da Estratégia Saúde da Família e de citopatologia de colo uterino no Rio Grande do Sul". Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 4, n.º 14 (17 de noviembre de 2008): 119–28. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc4(14)194.

Texto completo
Resumen
O Rio Grande do Sul apresentou nos últimos cinco anos aumento significativo na cobertura populacional da Estratégia Saúde da Família (ESF). A mudança na organização da Atenção Primária à Saúde (APS) proposto pela ESF já demonstrou, em grandes centros, melhora no acesso e em outros atributos da APS, conforme estudos que avaliaram indicadores de saúde infantil ao comparar a ESF com a Atenção Básica Tradicional. Buscou-se analisar a associação entre a cobertura populacional da ESF com a cobertura de citopatológico de colo uterino entre mulheres de 25 a 59 anos nos municípios do Rio Grande do Sul. Este é um estudo ecológico que usou base de dados secundários do DATASUS oriundos do SISPACTO no período de janeiro a dezembro de 2006. Para avaliar o acesso a ações em saúde da mulher foi escolhido um dos indicadores do pacto pela saúde, a razão de exames citopatológicos, que diz respeito ao número de exames citopatológicos cérvico-vaginais (CP) realizados na população de interesse. Os dados foram estratificados em seis grupos conforme cobertura populacional dos municípios (sem ESF, até 20%, de 20% a 40%, de 40% a 60%, de 60% a 80% e mais de 80% de cobertura). Para avaliar a influência do porte populacional, os municípios com menos de 10 mil foram comparados com os demais. Na análise utilizou-se o programa SPSS v13.0, realizando a análise de variância e teste post hoc (Tukey) para comparação entre os grupos de cobertura e teste T para comparação de médias conforme o porte populacional. Como resultado, um grupo de maior cobertura apresentou diferença estatisticamente significativa com osgrupos de cobertura menor que 60% (p<0,05). Nota-se que nos grupos de cobertura há diferença estatisticamente significativa entre as razões de CP de acordo com o porte populacional. Quando apenas analisamos os municípios com mais de 10 mil habitantes, observamos que os municípios com mais de 60% de cobertura apresentaram uma razão de exames de CP estatisticamente maior que aqueles com até 20% (p<0,01). De acordo com os achados percebe-se que mudanças no modelo de organização do cuidado por meio da maior cobertura municipal da ESF também se associam com melhora em indicadores de ações em saúde da mulher.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Oliveira, Zenóbio Fernandes Rodrigues de. "Comparação do desempenho entre a citopatologia-colposcopia e os achados da histopatologia nas lesões do colo uterino". Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia 30, n.º 9 (septiembre de 2008): 0. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-72032008000900009.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Silveira, R. L., R. B. Ribeiro, A. C. M. Cruz, L. G. Almeida y E. C. Q. Carvalho. "Demodicose suína no norte do estado do Rio de Janeiro: relato de caso". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 64, n.º 3 (junio de 2012): 555–58. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352012000300005.

Texto completo
Resumen
Um leitão oriundo de um criatório do norte do estado do Rio de Janeiro, mantido no biotério do Hospital Veterinário da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro e utilizado como caso piloto de projeto de pesquisa para investigações sobre o acesso videolaparoscópico retal (NOTES - Natural Orifice Translumenal Endoscopic Surgery), foi eutanasiado e necropsiado. Amostras do ponto de acesso do tubo de inserção na região mucocutânea anal foram colhidas, fixadas em formalina neutra tamponada a 10%, processadas por inclusão em parafina e coradas pela hematoxilina e eosina para histologia. Observou-se o comprometimento de folículos que, dilatados, exibiam formações que lembravam Demodex spp. cortados em vários sentidos e, por se tratar de ácaros espécie-específicos, concluiu-se como D. phylloides. Na citopatologia, o ácaro foi recuperado e identificado a fresco, mostrando-se alongado, com quatro pares de patas ventrais e no terço anterior do corpo. Este se refere ao primeiro registro de demodicose suína no estado do Rio de Janeiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silva, Bianca Tebcherani Maloper da y Henri Donnarumma Levy Bentubo. "Esporotricose localizada em felino jovem: relato de caso". Research, Society and Development 10, n.º 17 (24 de diciembre de 2021): e186101724648. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i17.24648.

Texto completo
Resumen
Relata-se um caso de esporotricose em um felino, macho, sem raça definida, com quatro meses de idade e que não tinha contactante ou acesso à rua, em que houve aparente acometimento humano. Paciente apresentava lesão edematosa, ulcerativa, com pontos necróticos e exsudato sero-sanguinolento no dígito do membro torácico direito. A citopatologia da lesão revelou a presença de estruturas leveduriformes compatíveis com Sporothrix sp. A radiografia evidenciou osteólise no dígito do membro torácico direito. O uso isolado de itraconazol se mostrou eficaz no tratamento. A remissão completa das lesões ocorreu em 12 semanas. O tutor foi encaminhado para atendimento médico e foi, devidamente, tratado. A esporotricose demanda tempo prolongado de tratamento e esclarecimento de proprietários acerca dos cuidados no manejo do animal. No presente caso, os tutores demonstraram resistência em comparecer às consultas de acompanhamento clínico presencial, condição agravada pelo diagnóstico positivo de SARS-CoV-2 (COVID-19) em um dos tutores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Pena, Cáris de Rezende, Aline Amaral Fulgência da Cunha, Ana Pinta Coelho Ferolla, Ana Márcia de Miranda Cota, Cristina Vaz Rodrigues, Daniela Alves Rodrigues Pereira, Bárbara Campolina Carvalho Silva y Roberto Junqueira de Alvarenga. "Punção Aspirativa da Tireóide por Agulha Fina. Correlação Cito-Histológica: Estudo Baseado em 50 Casos". Revista Brasileira de Cancerologia 46, n.º 1 (16 de enero de 2023): 87–92. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2000v46n1.3405.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi o de avaliar a eficácia da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) da tireóide comparando-a com o diagnóstico histopatológico. Os autores avaliaram os resultados citológicos de 50 pacientes atendidos no período de dezembro de 1995 a julho de 1997, nos Departamentos de Citopatologia, Anatomia Patológica e Cirurgia da Santa Casa de Belo Horizonte, Minas Gerais. No mesmo período foram realizados 256 PAAF de tireóide, sendo que somente 50 pacientes foram à cirurgia e puderam ter os diagnósticos citológicos comparados aos histológicos. O grupo estudado consistiu em 40 mulheres e 10 homens, com idades variando entre 10 e 79 anos, sendo a maior incidência observada nas 4ª e 5ª décadas. Baseando-se na comparação dos diagnósticos, os autores obtiveram as taxas de sensibilidade (80%), especificidade (100%), valor preditivo positivo (100%), valor preditivo negativo (89,5%) e acurácia (92,6%). De acordo com estes resultados, pôde-se concluir que a PAAF é um método seguro, eficiente e confiável no diagnóstico dos nódulos tireoidianos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Zeferino, Luiz Carlos, Abimael Martins Costa, Maria Gabriela L. D’Ottaviano Morelli, Julia Tambascia, Kazue Panetta y José Aristodemo Pinotti. "Programa de detecção do câncer do colo uterino de Campinas e Região: 1968-1996". Revista Brasileira de Cancerologia 45, n.º 4 (11 de julio de 2022): 25–33. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.1999v45n4.2788.

Texto completo
Resumen
O Programa de Controle do Câncer do Colo Uterino (PCCCU) de Campinas e região foi iniciado em 1968, por iniciativa do Departamento de Tocoginecologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, integrando a Universidade com as unidades da rede básica de saúde. O Programa foi expandido para 47 municípios da região e conta com vários centros de complexidade secundária e terciária, que servem de referência para o PCCCU. Com base nos dados do Laboratório de Citopatologia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Campinas, foi estimada a cobertura do Programa em 1996. Os resultados mostraram que a cobertura foi maior que 20% em 21% dos municípios, maior que 15% em 53% dos municípios e menor que 10% em 15% dos municípios. Concluímos que a cobertura está baixa na quase totalidade dos municípios. Como os dados disponíveis referem-se apenas aos serviços públicos, a cobertura real deve ser maior devido a participação dos serviços privados, que em alguns municípios chegam a atender cerca de 50% da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Camandaroba, Marcos Pedro Guedes, Lucas Sampaio Mata, Leonardo Brito de Almeida, Júlia Souto Miranda y Murilo Pedreira Neves. "Carcinoma Papilífero da Tireoide Associado à Tireoidite de Hashimoto: uma Série de Casos". Revista Brasileira de Cancerologia 55, n.º 3 (30 de septiembre de 2009): 255–61. http://dx.doi.org/10.32635/2176-9745.rbc.2009v55n3.1615.

Texto completo
Resumen
Estudo que teve como objetivo quantificar a coexistência da tireoidite de Hashimoto no carcinoma papilífero da tireoide, correlacionando-a com os dados demográficos, informações clínicas e diagnósticos anatomopatológicos prévios. Realizou-se um estudo de série de 347 casos de pacientes com diagnóstico anatomopatológico de carcinoma papilífero da tireoide no serviço de Anatomia Patológica e Citopatologia do Hospital São Rafael, de janeiro de 2000 a dezembro de 2007. Foram feitas aplicações de formulários aos casos, visando a coletar os dados demográficos e as informações clínicas; os exames anatomopatológicos foram diagnosticados pelos dois patologistas deste estudo. O estudo apresentou uma coexistência de 31,4% de tireoidite de Hashimoto em pacientes com carcinoma papilífero da tireoide. No sexo feminino houve um total de 96 casos (88,1%), o que demonstra maior frequência quando comparado com os casos sem a coexistência. A série de casos apresentada mostrou uma frequência de 31,4% de tireoidite de Hashimoto nos casos de carcinoma papilífero da tireoide, sugerindo uma associação não apenas casual, mas que levanta a possibilidade de uma relação de causa e efeito entre a tireoidite e o desenvolvimento do carcinoma. No entanto, necessita-se de mais estudos, seccionais ou de coorte, para essa comprovação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

CORDEIRO, SAMUEL ZUÍNGLIO DE BIASI y PAULO DE BIASI CORDEIRO. "Síndrome de veia cava superior". Jornal de Pneumologia 28, n.º 5 (septiembre de 2002): 288–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-35862002000500009.

Texto completo
Resumen
A obstrução ao fluxo sanguíneo na VCS e suas manifestações clínicas têm hoje como causa principal o câncer de pulmão. A história relata que no século XVIII a sífilis e a tuberculose eram responsáveis por 40% dos casos conhecidos. O conhecimento das alterações hemodinâmicas compreendidas nesta síndrome assim como a apuração das técnicas de diagnóstico de imagem e de citopatologia permitem hoje que o médico possa tratar de seu paciente com mais segurança e conforto do que há 10 anos. A TC contrastada e a RM auxiliam no diagnóstico de localização da obstrução e técnicas mais antigas como a cavografia puderam ser abandonadas. O diagnóstico de obstrução da VCS e o estudo por Doppler realizado à beira do leito em muito contribuem para a realização de procedimentos de desobstrução como a angioplastia transluminal percutânea nos casos de trombose ou estenose do vaso. Também a utilização de próteses como PTFE é de importância fundamental na condução de casos de lesão traumática da VCS durante cirurgias para câncer pulmonar ou mediastinal. No campo da radioterapia, a técnica de fracionamento permite que altas doses de irradiação sejam administradas aos pacientes portadores de neoplasias malignas, com benefícios em 70% dos casos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Ventura, Rodolfo F. A., Marcia M. Colodel y Noeme S. Rocha. "Exame citológico em medicina veterinária: estudo retrospectivo de 11.468 casos (1994-2008)". Pesquisa Veterinária Brasileira 32, n.º 11 (noviembre de 2012): 1169–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012001100016.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um estudo retrospectivo dos resultados dos exames citológicos provenientes dos arquivos do Serviço de Citopatologia do Laboratório de Patologia Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade Estadual Paulista, Botucatu, São Paulo, entre janeiro de 1994 e dezembro de 2008. Do total de 139.986 animais atendidos no Hospital Veterinário da instituição, 11.468 (8,2%) foram encaminhados para exame citológico. Desses diagnósticos, 57,28% corresponderam a lesões neoplásicas, 19,28% a lesões inflamatórias e 14,79% a processos não neoplásicos (imunológicos, degenerativos, hiperplásicos ou displásicos). Não foi possível concluir o diagnóstico por meio do exame citológico em 7,28% dos casos e não haviam informações diagnósticas registradas em 1,37% dos casos. Dentre os animais que mais receberam indicação para exame citológico destacaram-se os caninos (92,06%), seguidos pelos felinos (4,08%), bovinos (1,77%) e equinos (1,30%). Lesoes neoplásicas foram as mais comumente observadas e foram mais prevalentes nos cães (59,18%), afetando principalmente animais com idade média de 119,60 meses e principalmente fêmeas (61,61%). O incremento anual observado ao longo dos 15 anos de aplicação da citologia demonstra que o exame citológico é um método de suma importância para confirmar, sugerir ou afastar o diagnóstico de diversas afecções, inclusive neoplasia, em todas as espécies animais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Castro Junior, Miguel Angelo Martins de, Nelson Perelman Rosenberg y Ivo Leuck Jr. "Antígeno carcinoembrionário no diagnóstico diferencial dos derrames pleurais". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 32, n.º 1 (febrero de 2005): 15–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912005000100005.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Analisar a sensibilidade e a especificidade da dosagem do CEA no diagnóstico diferencial do derrame pleural de pacientes portadores de doenças benígnas e malígnas. MÉTODO: Estudo contemporâneo de série de casos, realizado do Serviço de Cirurgia Torácica do Hospital Nossa Senhora da Conceição, Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Entre julho de 2000 e julho de 2001, 64 pacientes foram submetidos à investigação etiológica de efusão pleural,e submetidos aos seguintes exames: pH, LDH, dosagem protêica, densidade, glicose, citologia diferencial, pesquisa de fungos e BAAR, gram e cultura com antibiograma, citopatologia, dosagem de CEA e biópsia pleural. RESULTADOS: Pacientes com derrames de etiologia maligna (n=26) tiveram resultado do CEA variando de zero a 5000ng/ml, enquanto nos de etiologia benígna os valores variaram de zero a 4,8ng/ml. Nível médio de CEA na efusão carcinomatosa foi de 431 ± 1237 ng/ml (média ± desvio padrão), significativamente maior que nos benignos (1,1 ± 1,0 ng/ml; p<0,001). A sensibilidade, para um ponto de corte de 5 ng/ml, foi de 61,5% e a especificidade de 100%. CONCLUSÃO: Em pacientes com efusão pleural, quando investigados do ponto de vista etiológico, a dosagem do CEA pode ser útil para critério diagnóstico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Aquino, Estela Maria Leão de, Antonio Ivo de Carvalho, Eduardo Faerstein y Dora Chor de Souza Ribeiro. "Situação atual da detecção precoce do câncer cérvico-uterino no Brasil". Cadernos de Saúde Pública 2, n.º 1 (marzo de 1986): 53–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1986000100005.

Texto completo
Resumen
As neoplasias malignas foram responsáveis, em 1980, por 9,5% das mortes registradas no país. Entre as mulheres acima de 15 anos, constituíram a segunda causa de mortalidade proporcional, sendo superadas apenas pelas doenças do aparelho circulatório. O câncer cérvico-uterino ocupou posição de destaque, correspondendo a quase 10% dos óbitos nesse grupo. A experiência internacional tem demonstrado a eficácia da detecção precoce através da citopatologia vaginal no controle desta neoplasia. No Brasil, no entanto, avaliação realizada, em 1984, evidenciou que as Secretarias Estaduais de Saúde desenvolvem esta atividade em apenas 7% das unidades da rede básica, não alcançando 2% de cobertura das mulheres adultas. O INAMPS, maior prestador de cuidados médico-assistenciais no país, não tem informações sobre os exames citológicos realizados. A cobertura da assistência ginecológica é de apenas 15% das mulheres acima de 15 anos. É portanto necessário um amplo esforço de articulação interinstitucional para superação do estágio rudimentar em que se situa o controle do câncer cérvico-uterino no país. A definição de estratégias comuns no aproveitamento dos recursos existentes e a inserção da atividade de detecção precoce na assistência integral à saúde da mulher podem resultar em expressiva expansão da cobertura, garantindo-se, ainda, o aumento dos graus de efetividade e eficiência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Pioli, Eliane Regina, Neide M. de Oliveira y Alonso G. de Rezende. "Caracterização da demanda de pacientes com carcinoma de colo uterino no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, 1984-1988". Cadernos de Saúde Pública 9, n.º 4 (diciembre de 1993): 421–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1993000400002.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um estudo retrospectivo de 180 casos de carcinoma de colo uterino internados no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, no período de 1984 a 1988, segundo variáveis pessoais e de tempo. Encontrou-se um aumento gradativo com o tempo e uma maior freqüência entre 35 e 60 anos de idade. Aproximadamente 51% das pacientes eram provenientes de outras cidades e estados. Verificou-se uma maior freqüência em multíparas e em mulheres que iniciaram sua vida sexual antes dos 20 anos. Grande parte das mulheres (45%) ainda não tinha tido a menopausa. As manifestações clínicas mais freqüentes foram sangramento genital irregular e dor em baixo ventre. A citopatologia evidenciou Papanicolaou de graus III em 60,5% dos casos. A proporção de carcinoma in situ (20,6%) foi pequena em relação aos estágios mais avançados IIb (31,6%), Ib (14,5%), e IIIa, IIIb e IV (18,9%), os quais, havendo uma orientação mais sistematizada de prevenção, podem ser encontrados com menor freqüência. A relação carcinoma invasor/carcinoma in situ foi de 2,52 no período de 1984 a 1986, aumentando para 4,75 entre 1987 e 1988, o que indica não terem sido atingidos níveis satisfatórios de prevenção da doença na cidade e na região no período estudado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Bezerra, Carlos Felipe Saraiva, Luiz Roberto de Oliveira, Teresa Neuma Albuquerque Gomes, José Gomes Bezerra Filho, José Moacyr Andrade Neto y Paulo de Tarso Ponte Pierre Filho. "Punção aspirativa por agulha fina em lesão nodular de tireóide". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 30, n.º 3 (junio de 2003): 164–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912003000300002.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: O presente trabalho se propõe a analisar a precisão da punção aspirativa por agulha fina (PAAF) em pacientes avaliados no Departamento de Cirurgia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), portadores de lesões nodulares da tireóide. MÉTODO: A avaliação contemplou 130 pacientes que apresentavam nódulos de tireóide clinicamente palpáveis, com indicação de tratamento cirúrgico, segundo critérios clínicos e citopatológicos. Utilizaram-se seringas descartáveis de 10ml, agulhas descartáveis 25x06, lâminas esmerilhadas para microscopia, frascos para lâmina e álcool a 95%. RESULTADOS: A análise citopatológica mostrou nódulos benignos - 58 (44,6%); indeterminados (lesões foliculares e suspeitos) - 38 (29,2%); malignos - 21 (16,2%) e insatisfatório - 13 (10,0%). Através do exame histopatológico, foram identificadas 45 neoplasias malignas e 85 lesões benignas. Foram observados os seguintes índices na análise da associação entre os dados obtidos com citopatologia e histopatologia: sensibilidade de 74%; especificidade de 98%; valor preditivo positivo de 95,2%; falso-positivo de 1,9%; valor preditivo negativo de 87,9%; falso-negativo de 25,9% e acurácia de 89,8%. Quando foram incluídos os resultados indeterminados (suspeito e lesão folicular) como positivo para neoplasia maligna, na mesma seqüência anterior, os resultados foram: 82,5%; 66,2%; 55,9%; 33,7%; 87,9%; 17,5% e 71,8%. A avaliação dos grupos supracitados mostrou significância estatística (p = 0,00), aplicando-se o teste exato de Fisher. CONCLUSÕES: Os resultados apresentados confirmam a precisão da PAAF na abordagem dos pacientes com lesões nodulares da tireóide, no HUWC-UFC.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Soares Pinto, Tatiana Andrea, Pantelis Varvaki Rados, Manoel Sant'Ana Filho y João Jorge Diniz Barbachan. "Avaliação quantitativa de núcleo/citoplasma e AgNORs em células da mucosa bucal de fumantes e não-fumantes". Revista da Faculdade de Odontologia de Porto Alegre 44, n.º 2 (1 de junio de 2003): 12–16. http://dx.doi.org/10.22456/2177-0018.103347.

Texto completo
Resumen
A citopatologia bucal é um método de diagnóstico baseado em células obtidas por raspagem. Com a finalidade de constatar quantitativamente as alterações celulares ocasionadas pelo fumo em mucosa bucal normal, durante a Campanha de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo/RS de 2000, foram selecionados todos os indivíduos homens, fumantes e não-fumantes, acima de 40 anos e sem lesão bucal aparente. O processo de seleção resultou em um total de 13 fumantes e 9 não-fumantes. Os sítios bucais estudados foram: lábio, soalho bucal e língua. De cada sítio estudado foram obtidos dois esfregaços, sendo o primeiro submetido à técnica de impregnação pela prata (AgNORs) para avaliação quantitativa via IMAGELAB e o segundo ao método de Papanicolaou Modificado para confirmação de normalidade. Através do teste estatístico Mann-Whitney (p =0,05) foram obtidos os seguintes resultados: (1) em soalho, o numero de AgNORs por núcleo foi superior em fumantes comparado ao grupo não-fumantes; (2) em língua, a relação núcleo/citoplasma em fumantes é maior em comparação aos não-fumantes; (3) em lábio, o grupo com média acima de 3 AgNORs/núcleo apresentou área nuclear maior. Considerando que cada sítio possui comportamento específico frente às injúrias ocasionadas pelo fumo, concluímos que as referências quantitativas de relação núcleo/citoplasma e número de AgNORs/núcleos são eficazes para o controle de alterações celulares prévias à lesão bucal visível.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Santos, Maria Aparecida dos, Rita De Cássia Audickas, Sandra Cristina Coutinho, Janete Da Silva y Lígia Do Nascimento Souza. "A importância da prevenção do câncer do colo uterino: em pauta o exame de papanicolaou". Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem, n.º 12 (15 de diciembre de 2014): 15. http://dx.doi.org/10.24276/2358-3088.2014.4.12.15-20.

Texto completo
Resumen
Resumo: No Brasil, o câncer do colo de útero é a segunda neoplasia em mulheres e quando diagnosticado e tratado precocemente, a causa morte é evitável, sendo o papanicolaou método diagnóstico eficaz. Identificar na literatura o conhecimento das mulheres sobre a importância da realização do exame de papanicolaou para a prevenção do câncer de colo uterino. Pesquisa de revisão bibliográfica. Papanicolaou ainda é uma estratégia eficaz, de baixo custo, oferecido pela rede pública de saúde para a detecção precoce do câncer de colo uterino. A situação socioeconômica desfavorável influencia no conhecimento da mulher sobre a importância do exame preventivo, o medo e a falta de sintomas influenciam no adiamento da realização do exame. Oferta do exame ampliada, ações educativas direcionadas, maior participação dos profissionais de saúde, do poder público e da comunidade, constitui fonte de sucesso para diminuição da morbimortalidade deste agravo.Descritores: Papanicolaou, Citopatologia, Prevenção, Câncer de Colo do Útero. The importance of prevention of cervical cancer: on the agenda the pap smearAbstract: In Brazil, cervical cancer is the second cancer in women who were diagnosed and treated early, cause death is preventable, with the Pap smear method effective diagnosis. The literature for women's knowledge about the importance of holding the Pap smear for the prevention of cervical cancer. Research literature review. Pap smear is still an effective strategy, low cost, offered by the public health system for the early detection of cervical cancer. The unfavorable socioeconomic status influences the knowledge of women about the importance of preventive screening, fear and lack of symptoms influence the postponement of the examination. Offer expanded examination, targeted educational activities, increased participation of health professionals, the government and the community is successful source to decrease morbidity and mortality of this disease.Descriptors: Pap Smear, Cytopathology, Prevention, Cancer of the Cervix. La importancia de la prevención del cáncer de cuello utreino: en la agenda de la prueba de papanicolaouResumen: En Brasil, el cáncer de cuello uterino es el segundo cáncer en las mujeres que fueron diagnosticados y tratado a tiempo, causa la muerte es evitable, con el método de Papanicolaou diagnóstico eficaz. Identificar los conocimientos de la literatura de las mujeres sobre la importancia de la celebración de la prueba de Papanicolaou para la prevención de cáncer de cuello uterino. Revisión de la literatura de investigación. Papanicolaou sigue siendo una estrategia eficaz, de bajo costo, que ofrece el sistema de salud pública para la detección precoz del cáncer de cuello uterino. La influencia desfavorable la situación socioeconómica del conocimiento de las mujeres sobre la importancia de la detección preventiva, el miedo y la falta de síntomas influyen en el aplazamiento del examen. Actividades educativas oferta examen ampliado, dirigido, una mayor participación de profesionales de la salud, el gobierno y la comunidad es fuente de éxito para disminuir la morbilidad y la mortalidad de esta enfermedad. Descriptores: Papanicolaou, Citopatología, Prevención, Cáncer de Cuello de Útero.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Santos, Maria Aparecida dos, Rita De Cássia Audickas, Sandra Cristina Coutinho, Janete Da Silva y Lígia Do Nascimento Souza. "A importância da prevenção do câncer do colo uterino: em pauta o exame de papanicolaou". Revista Recien - Revista Científica de Enfermagem 4, n.º 12 (10 de diciembre de 2014): 15. http://dx.doi.org/10.24276/rrecien2358-3088.2014.4.12.15-20.

Texto completo
Resumen
Resumo: No Brasil, o câncer do colo de útero é a segunda neoplasia em mulheres e quando diagnosticado e tratado precocemente, a causa morte é evitável, sendo o papanicolaou método diagnóstico eficaz. Identificar na literatura o conhecimento das mulheres sobre a importância da realização do exame de papanicolaou para a prevenção do câncer de colo uterino. Pesquisa de revisão bibliográfica. Papanicolaou ainda é uma estratégia eficaz, de baixo custo, oferecido pela rede pública de saúde para a detecção precoce do câncer de colo uterino. A situação socioeconômica desfavorável influencia no conhecimento da mulher sobre a importância do exame preventivo, o medo e a falta de sintomas influenciam no adiamento da realização do exame. Oferta do exame ampliada, ações educativas direcionadas, maior participação dos profissionais de saúde, do poder público e da comunidade, constitui fonte de sucesso para diminuição da morbimortalidade deste agravo.Descritores: Papanicolaou, Citopatologia, Prevenção, Câncer de Colo do Útero. The importance of prevention of cervical cancer: on the agenda the pap smearAbstract: In Brazil, cervical cancer is the second cancer in women who were diagnosed and treated early, cause death is preventable, with the Pap smear method effective diagnosis. The literature for women's knowledge about the importance of holding the Pap smear for the prevention of cervical cancer. Research literature review. Pap smear is still an effective strategy, low cost, offered by the public health system for the early detection of cervical cancer. The unfavorable socioeconomic status influences the knowledge of women about the importance of preventive screening, fear and lack of symptoms influence the postponement of the examination. Offer expanded examination, targeted educational activities, increased participation of health professionals, the government and the community is successful source to decrease morbidity and mortality of this disease.Descriptors: Pap Smear, Cytopathology, Prevention, Cancer of the Cervix. La importancia de la prevención del cáncer de cuello utreino: en la agenda de la prueba de papanicolaouResumen: En Brasil, el cáncer de cuello uterino es el segundo cáncer en las mujeres que fueron diagnosticados y tratado a tiempo, causa la muerte es evitable, con el método de Papanicolaou diagnóstico eficaz. Identificar los conocimientos de la literatura de las mujeres sobre la importancia de la celebración de la prueba de Papanicolaou para la prevención de cáncer de cuello uterino. Revisión de la literatura de investigación. Papanicolaou sigue siendo una estrategia eficaz, de bajo costo, que ofrece el sistema de salud pública para la detección precoz del cáncer de cuello uterino. La influencia desfavorable la situación socioeconómica del conocimiento de las mujeres sobre la importancia de la detección preventiva, el miedo y la falta de síntomas influyen en el aplazamiento del examen. Actividades educativas oferta examen ampliado, dirigido, una mayor participación de profesionales de la salud, el gobierno y la comunidad es fuente de éxito para disminuir la morbilidad y la mortalidad de esta enfermedad. Descriptores: Papanicolaou, Citopatología, Prevención, Cáncer de Cuello de Útero.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Teixeira, Vitória Regina Silva, Beatriz Souza da Costa, Deliane Silva de Souza, Luana Cavalcante Cardoso Caetano, Marluce Pereira dos Santos y Isis Maria Martins Costa. "A Segurança do Paciente diante da Assistência de Enfermagem na coleta do exame Papanicolau em uma Estratégia Saúde da Família: um relato de experiência". Revista Eletrônica Acervo Saúde 11, n.º 3 (29 de diciembre de 2018): e205. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e205.2019.

Texto completo
Resumen
Introdução: A segurança do paciente, tema atual nos dias de hoje, apesar de bem discutida no Brasil, ainda apresenta diversas barreiras. Dentre estas, observa-se dificuldades tanto à nível de estrutura do local provedor da assistência quanto à nível de conduta do profissional. O Papanicolau (PCCU) é um exame que necessita de perfeita execução, estrutura e materiais adequados para o resultado correto e para o alcance de seu objetivo detectando preventivamente o Câncer de Colo de Útero e o enfermeiro representa um fator chave no sucesso do exame PCCU. Relato de experiência: O estudo deu-se em uma Estratégia Saúde da Família (ESF), localizada no município de Belém/PA. O objeto de estudo foi escolhido, observado e comparado à literatura atual, sendo o material do Laboratório de Anatomia Patológica, imuno-histoquímica e Citopatologia (LABPAC) utilizado para embasamento teórico. Estes materiais deram subsídios às autoras para a observação quanto à conduta e à estrutura do local, de forma crítica. Após exaurida a literatura, foram criados quatro segmentos (“demanda”, “materiais auxiliares necessários”, “materiais para a coleta”, “condutas do profissional”), ou seja, parâmetros de segurança que foram avaliados e confrontados diante das recomendações da atual conjuntura. Discussão: Para realização de uma coleta citológica correta, o enfermeiro deve assegurar-se de todo material necessário, bem como conhecimentos e experiências específicas. Conclui-se que há deficiência no que diz respeito à segurança do paciente no exame de PCCU na ESF analisada, porém essa deficiência é presente devido à falta de recursos financeiros e físicos, e não à falta de conhecimento profissional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Dos Santos, Mariano Antonio y Daniela Etlinger-Colonelli. "Análise dos indicadores de qualidade dos exames de citologia cervical do município de Caruaru/PE: Uma estratégia para incentivar o monitoramento da qualidade". Revista de Ensino, Ciência e Inovação em Saúde 3, n.º 3 (28 de diciembre de 2022): 25–31. http://dx.doi.org/10.51909/recis.v3i3.237.

Texto completo
Resumen
No Brasil, a detecção precoce do câncer de colo uterino é recomendada através da realização periódica do exame citopatológico. A Portaria 3.388/2013 (QualiCito) determina padrões e propõe a análise de indicadores para monitoramento da qualidade dos exames. O objetivo deste estudo foi avaliar os indicadores de qualidade dos exames citopatológicos realizados no município de Caruaru-PE, em 2019. Os dados foram obtidos a partir dos registros de exames no Siscan, tabulados em Excel e foram calculados os indicadores de qualidade propostos pelo Ministério da Saúde. Dos 17.316 exames realizados, 226 (1,3%) foram rejeitados na fase pré-analítica e 370 (2,1%) foram insatisfatórios para avaliação. O erro de identificação de amostras e excesso de piócitos foram as causas principais de rejeição pré-analitica e avaliação insatisfatória. Dos 16.824 exames satisfatórios, o índice de positividade foi de 9,4%, o índice atipia/exames satisfatórios foi 6,5%; atipias /exames alterados 68,9%, razão atipias/lesões 3,2% e o percentual de Hsil foi 0,4%. O índice de positividade apresentou-se no limite superior de referência (3 a 10%). Os indicadores relacionados a categoria ASC apresentaram valores acima da referência. Má fixação do material na coleta ou dificuldade dos profissionais que realizam a leitura das lâminas em interpretar as células podem interferir na análise e refletir em elevação dos índices. Os resultados ressaltam a necessidade de treinamento e reciclagem dos profissionais envolvidos na coleta e diagnóstico. O monitoramento periódico da qualidade nos laboratórios de citopatologia é fundamental para a melhoria da qualidade do serviço prestado à população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Augusto Ramos dos Santos, César, Emerson Gonçalves Martins de Siqueira y Guilherme Thizen. "UTILIZAÇÃO DA MANUFATURA ADITIVA (IMPRESSÃO EM 3D) NO TRATAMENTO DE OSTEOSSARCOMA VERTEBRAL EM CÃO SUBMETIDO A VERTEBRECTOMIA LOMBAR: RELATO DE CASO". Veterinária e Zootecnia 29 (27 de septiembre de 2022): 1–6. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2022.v29.890.

Texto completo
Resumen
O osteossarcoma é uma das neoplasias ósseas mais comumente relatadas na medicina veterinária, principalmente em cães de raça grande e gigante, sendo que a forma vertebral possui importante cenário clínico apresentando 5% do total de relatos. Este possui um prognóstico desfavorável e tempo de sobrevida pequeno. A apresentação clínica é variável e podem ser observados sinais de dor intensa a déficits neurológicos em decorrência do envolvimento medular progressivo. O diagnóstico pode ser realizado por imagens através de radiografia ou tomografia computadorizada, e por análises laboratoriais de citopatologia ou histopatologia, sendo o último preferível para classificação de tumores. A ressecção tumoral parcial é uma forma paliativa de tratamento, indicada em alguns casos para aliviar temporariamente os sinais clínicos relacionados a dor e déficits neurológicos. Contudo, quando há possibilidade terapêutica, a excisão completa fornece melhor prognóstico e tempo de sobrevida, principalmente quando associada a quimioterapia ou radioterapia. Mediante procedimento de vertebrectomia, a estabilização cirúrgica é necessária, podendo ser realizada respeitando os princípios para estabilização vertebral por trauma, sendo necessário a colocação de um espaçador vertebral para evitar o colabamento medular. Diversos materiais foram propostos para a confecção do espaçador vertebral. A manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, tem transformado o conceito de prototipagem rápida em realidade, devido a habilidade de fabricar peças geométricas específicas de alta complexidade e de forma rápida, permitindo elaborar protótipos para uso pré ou transoperatórios em cirurgias ortopédicas de alta complexidade. O polietileno tereftalato glicol (PETG), por ser um termoplástico de alta resistência, não-biodegradável, biocompatível e de baixo custo é foco desse trabalho no desenvolvimento do espaçador vertebral como estabilizador em um procedimento de vertebrectomia em cão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Botton, Sônia A., Laura Helena V. G. Gil, Adriana M. da Silva, Eduardo F. Flores, Rudi Weiblen, E. Maristela Pituco, Paulo M. Roehe, Valéria Moojen y Ana Cristina Wendelstein. "Caracterização preliminar de amostras do vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) isoladas no Brasil". Pesquisa Veterinária Brasileira 18, n.º 2 (abril de 1998): 84–92. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x1998000200008.

Texto completo
Resumen
O presente artigo relata a caracterização inicial de 19 amostras do vírus da Diarréia Viral Bovina (BVDV) isoladas no Brasil, com relação a aspectos biológicos, antigênicos e moleculares. Onze amostras foram isoladas de fetos bovinos, seis foram obtidas do sangue de animais clinicamente saudáveis de rebanhos com problemas reprodutivos e duas amostras foram isoladas de casos clínicos de enfermidade gastrentérica. Os casos de doença entérica afetaram animais jovens e cursaram com diarréia, às vezes sanguinolenta, erosões e ulcerações na mucosa oronasal e do trato digestivo, e eventualmente hemorragias digestivas e petéquias na vulva. Dezesseis amostras (84,2%), incluindo aquelas isoladas de fetos e dos casos clínicos, pertencem ao biotipo não-citopático (ncp). A replicação de outras três amostras (15,8%), foi caracterizada pelo aparecimento de vacuolização e destruição progressiva do tapete celular. A análise das amostras que produziram citopatologia, após clonagem, revelou tratar-se de populações mistas composta de vírus citopáticos (cp) e não-citopáticos. A análise de polipeptídeos virais através de SDS-PAGE seguida de "Western-immunoblot" revelou a produção da proteína não-estrutural NS3/p80 em células infectadas com as amostras cp. Em contraste, não se evidenciou a geração da NS3/p80 em células infectadas com as amostras ncp que produziram apenas o polipeptídeo precursor NS23/p125. A subsequente análise de reatividade frente a um painel de 15 anticorpos monoclonais (AcMs) revelou uma diversidade antigênica marcante entre os isolados, sobretudo na glicoproteína E2/gp53. Embora um AcM contra essa glicoproteína reagiu com 18 isolados (94,7%), outros nove AcMs anti-E2/gp53 reconheceram entre zero e 57,9% das amostras brasileiras. A grande variabilidade antigênica detectada entre as amostras brasileiras do BVDV pode ter importantes implicações para o diagnóstico e estratégias de controle e imunização contra o vírus.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Venturo B., Renzo y Siever Morales-Cauti. "Concordancia entre la técnica de cultivo micológico frente a la técnica citopatológica en el diagnóstico de dermatofitosis en cuyes de crianza intensiva". La Granja 32, n.º 2 (28 de agosto de 2020): 106–13. http://dx.doi.org/10.17163/lgr.n32.2020.08.

Texto completo
Resumen
La dermatofitosis es una enfermedad que afecta al estrato córneo de la piel, pelo y uñas de los cuyes, causando un mal aspecto en la carcasa, afectando su comercialización, y generando pérdidas económicas. Se colectaron 189 muestras de cuyes con lesiones dermatológicas en granjas de crianza intensiva; las cuales fueron analizadas mediante cultivo micológico y citopatología en el Laboratorio de Microbiología y Microscopía de la Universidad Científica del Sur. Se halló una frecuencia de dermatofitosis de 18,5+-5.5% por cultivo micológico y 43 +-7,1% por citopatología; según el estrato etario la frecuencia de dermatofitosis fue de 0% / 0% en lactantes, 25,6% / 62% en recría y 4,8% / 6% en reproductores, por cultivo micológico y citopatología, respectivamente. Según la ubicación de la lesión la frecuencia de dermatofitosis fue mayor en las regiones frontal y nasal, con 41,7% / 70% y 28,1% / 67%, por cultivo micológico y citopatología, respectivamente; en cuanto al tipo de instalación, se presentó una frecuencia de 0% / 0% en animalescriados en jaulas, y 26,5% / 61% en animales de crianza en poza, por la técnica de cultivo micológico y citopatología, respectivamente. Al evaluar el grado de concordancia entre ambas técnicas se halló un valor de Kappa (k) igual a 0,46, considerada moderada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Franco, Carmen. "Citopatología de tiroides. Punción por aguja fina". Revista Médica Clínica Las Condes 29, n.º 4 (julio de 2018): 435–39. http://dx.doi.org/10.1016/j.rmclc.2018.05.006.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Puerto, Miryam, Carlos Moreno, Gina Camacho Delgado y Caterine Ruíz Sierra. "Evaluación de la necesidad de un diccionario terminológico de citopatología". Revista Repertorio de Medicina y Cirugía 11, n.º 3 (1 de septiembre de 2002): 80–82. http://dx.doi.org/10.31260/repertmedcir.v11.n3.2002.289.

Texto completo
Resumen
Los diccionarios terminológicos son un eficaz auxiliar en la elaboración de cualquier obra científica. Aún así, en nuestra sociedad los diccionarios son libros poco empleados como complemento y soporte de los conocimientos que brindan los libros especializados. En el caso particular del personal que labora en los departamentos de patología y citología, es usual la utilización de diversos términos para la descripción morfológica y funcional de la célula, lo cual conlleva, en algunos casos, al uso de descripciones poco específicas y/o limitadas, en parte debido a la ausencia de un diccionario especializado en esta área. Es así, cómo surge la idea de la elaboración de un diccionario de citopatología, que permita extender el área de descripción de la morfología celular y sea una ayuda eficaz y un auxiliar en el estudio de los libros específicos en citopatología. Para establecer la necesidad de tal herramienta, se elaboró una encuesta específica, que fue entregada a 50 personas (patólogos, citólogos y estudiantes de citohistología) y en la cual la pregunta más relevante fue la necesidad de la elaboración de un diccionario de citopatología. Al respecto, los resultados mostraron cómo un 90% de los encuestados estaba a favor y un 6,0% en contra, de manera que se hace imperiosa la elaboración del mismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Lima Silveira, Edvaldo Lima y Yan Santos Silveira. "PERFIL CLÍNICO E CITOPATOLÓGICO CONTIDO EM AMOSTRAS DE PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA DE NÓDULOS TIREOIDIANOS". Revista de Patologia do Tocantins 5, n.º 3 (9 de septiembre de 2018): 18–23. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2446-6492.2018v5n3p18.

Texto completo
Resumen
RESUMO A malignidade de nódulos tireoidianos é identificada em aproximadamente 10% dos indivíduos e, apesar de pouco frequente, é a principal causa de neoplasia endócrina. Variáveis clínicas como idade, gênero e achados ultrassonográficos são determinantes ao risco de malignidade, e tal determinação é peculiar para cada população estudada, ficando evidente a necessidade de se avaliar tais variáveis em níveis regionais. A partir disso, o estudo buscou investigar o perfil clínico e citopatológico de amostras de Punção Aspirativa por Agulha Fina de nódulos tireoidianos em um laboratório particular de Belém-PA, recebidas entre janeiro de 2016 a dezembro de 2017. Para isso, o estudo contou com a análise de 486 resultados de amostras de Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF) de nódulos tireoidianos. A maioria das amostras analisadas era de indivíduos do sexo feminino (92,4%), entre 46-65 anos (47%) e com níveis normais de TSH (83,5%). O tamanho do nódulo e a ecogenicidade apresentou influência sobre os grupos de amostras benignas (93,6%) e não benignas (6,4%). Conclui-se que é fundamental a busca pelos perfis de cada população individualmente, identificando quais fatores estão relacionados à maior ou menor risco de malignidade. Palavras-chave: Nódulo da glândula tireoide; Citopatologia; Ultrassonografia; Biópsia por agulha. ABSTRACT The malignancy of thyroid nodules is identified in approximately 10% of the individuals and, although infrequent, is the main cause of endocrine neoplasia. Clinical variables such as age, gender and ultrasonographic findings are determinant to the risk of malignancy, and this determination is peculiar to each population, making evident the need to evaluate such variables at regional levels. From this, the study investigated the clinical and cytopathological profile in samples of Fine-needle Aspiration of thyroid nodules in a private laboratory from Belém-Pará, received between January 2016 and December 2017. For this, the study analyzed 486 results of Fine-needle Aspiration Biopsy of thyroid nodules. Most of the samples analyzed were female (92,4%), 46-65 years old (47%) and normal TSH levels (83,5%). The nodule size and echogenicity had an influence on groups of benign samples (93,6%) and non-benign samples (6,4%). It is fundamental to search for the profiles of each population individually, identifying which factors are related to the greater or lesser risk of malignancy. Keywords: Thyroid nodules; Pathology; Ultrasonography; Biopsy, Fine-Needle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía