Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Coleta de resíduos animais.

Artículos de revistas sobre el tema "Coleta de resíduos animais"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Coleta de resíduos animais".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Silva, Rosa Adeyse, Karla Kallyana Filgueira Felix, Maria Juliana Jamille Barra de Souza y Elisabete Stradiotto Siqueira. "A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL". Gestão e Sociedade 8, n.º 20 (3 de febrero de 2015): 593. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v8i20.1992.

Texto completo
Resumen
A pesquisa tem como objetivo investigar como a população de um assentamento rural do Nordeste trata a questão do resíduo gerado na comunidade. Secundariamente analisa se há conscientização sobre os danos que a queima dos resíduos pode causar ao meio ambiente, aos solos destinados a produção agrícola e a saúde dos assentados. Foram realizadas entrevistas com 54 famílias em sete agrovilas, número determinado por exaustão dos dados e por acessibilidade. Na pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, percebeu-se que o poder público não realiza um serviço de coleta de resíduos no assentamento e que os assentados, apesar de serem conscientes dos problemas ocasionados pelas queimadas, ainda assim as realizam. Os assentados afirmam ser essa a única alternativa para o descarte dos resíduos. Considerando os dados foi possível identificar o aproveitamento dos resíduos orgânicos para alimentar os animais, e em alguns casos na utilização para adubo orgânico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Oliveira Filho, Luís Carlos Iuñes, Luciana Ferro Schneider, Juliano Silva Teles, Silvia Danieli Werter y Julio Cesar Pires Santos. "FAUNA EDÁFICA EM ÁREAS COM DIFERENTES MANEJOS E TEMPOS DE DESCARTE DE RESÍDUOS ANIMAIS". Scientia Agraria 19, n.º 1 (10 de abril de 2018): 113. http://dx.doi.org/10.5380/rsa.v19i1.54466.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar a presença da fauna edáfica sob diferentes manejos e tempos de descarte de resíduos animais. As áreas utilizadas para o estudo foram diferenciadas pelos seguintes manejos: mata nativa, pastagem nativa sem descarte e as áreas de uso agrícola: pastagem de azevém com 5 e 17 anos de descarte de resíduos animais, milho para silagem com 9 e 22 anos de descarte, pastagem sem pastejo com 22 anos de descarte. Em cada época de coleta foram amostrados 9 pontos por área, com espaçamento de 30 metros entre cada ponto. Foram realizadas avaliações da fauna (método do Berllese e TSBF) e atributos físicos e químicos. Utilizou-se a curva de resposta principal (CRP) para observar o comportamento das áreas ao longo do tempo e análise de redundância (ADR) para os atributos que explicaram a variabilidade dos grupos da fauna edáfica. A área de pastagem com 22 anos se mostrou mais estável em relação as demais (exceto a mata nativa) quanto ao comportamento da densidade dos organismos ao longo do tempo pela CRP. Os atributos MO e Cu foram variáveis explicativas significativas na ADR para as duas metodologias considerando todas as épocas de coleta. O descarte continuado de resíduos animais no solo ocasiona mudanças no ambiente influenciando as populações da fauna edáfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

França, Rosiléa Garcia y Édina Cristina Rodrigues Ruaro. "Diagnóstico da disposição final dos resíduos sólidos urbanos na região da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI), Santa Catarina". Ciência & Saúde Coletiva 14, n.º 6 (diciembre de 2009): 2191–97. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232009000600026.

Texto completo
Resumen
O objetivo desse estudo foi diagnosticar o destino dos resíduos sólidos urbanos na região da AMAI (SC), composta por catorze municípios. Foram aplicados questionários às prefeituras e realizadas visitas nos municípios para mapear tanto lixões ativos e desativados como aterros controlados e sanitários. Os parâmetros utilizados foram: existência de cercas; tipo de cobertura; retirada dos resíduos antes da cobertura; proximidades com águas superficiais; presença de catadores ou animais; monitoramento e coleta de chorume e gás; distância de moradias e existência de coleta seletiva. A partir da pesquisa, foram localizados vinte e sete lixões desativados, sendo que dezoito deles receberam algum tipo de remediação; porém, em nenhum deles ocorreu de forma padrão. Detectou-se precariedade na remediação nos lixões desativados, pois a simples cobertura com terra não é suficiente, já que o material ali depositado continua poluindo através do chorume produzido. Atualmente, todos os municípios depositam os seus resíduos sólidos urbanos em aterros sanitários localizados em Xanxerê e Xaxim. Dos quatorze municípios, somente um possui coleta seletiva e ainda de forma precária. Atualmente, coleta-se 54,15 ton/dia de resíduos, totalizando-se uma média de 0,610 g/hab.dia de lixo, a um custo de R$ 1,78/hab para os cofres públicos mensalmente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira Filho, Francisco Sales. "Destino final dos resíduos sólidos do Distrito Lagoa da Cruz, municípios de Princesa Isabel (PB) E Quixaba (PE)". Revista de Agroecologia no Semiárido 1, n.º 1 (17 de abril de 2018): 34. http://dx.doi.org/10.35512/ras.v1i1.1638.

Texto completo
Resumen
<p>Muitos municípios brasileiros enfrentam problemas com gestão de resíduos sólidos, especialmente no Nordeste, pois maioria deles não possui tratamento e disposição adequada dos resíduos sólidos. O presente trabalho foi desenvolvido no Distrito Lagoa da Cruz, localizado entre os municípios de Quixaba (Pernambuco) e Princesa Isabel (Paraíba). A pesquisa verifica a problemática da gestão de resíduos sólidos no Distrito, avaliando os fatores intervenientes, impactos ambientais e medidas mitigadoras para os problemas identificados. Foram aplicados questionários aos atores envolvidos, aqueles que produzem os resíduos, os que coletam os resíduos, e os que utilizam esses resíduos como fonte de renda. A maior parte das residências produz por dia entre 1 e 2 kg de lixo, e a maior parte da população disponibiliza seus resíduos para ser coletado, tanto na Paraíba com 78,2%, como em Pernambuco com 81,4%, entretanto, a disposição do lixo é inadequada, já que são utilizados os lixões. A presença de animais nos lixões é frequente, já que muitos se alimentam dos resíduos orgânicos depositados. O escoamento do lixiviado gera significativos problemas de saúde pública, pois contamina o manancial que abastece Lagoa da Cruz. Detectou-se impactos ambientais como poluição dos solos, das águas superficiais e subterrâneas, do ar, problemas respiratórios, poluição visual, perda de vegetação nativa e de habitat. Como medidas mitigadoras sugerem-se aplicação da educação ambiental em escolas e associações, orientação quanto à separação de resíduos, elaboração de um plano de gerenciamento dos resíduos sólidos integrado, coleta seletiva, instalação de usina de reciclagem, compostagem ou biodigestores.<strong></strong></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Coelho, Juliana Penteado, Marta Regina Lopes Tocchetto y Erny Lauro Meinhardt Júnior. "Centrais de triagem de resíduos (CTR): uma solução para o gerenciamento em municípios de pequeno porte". Revista Monografias Ambientais 13, n.º 2 (14 de marzo de 2014): 3019–25. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810930.

Texto completo
Resumen
No Brasil, os resíduos sólidos urbanos (RSU) ainda são depositados em locais irregulares. Algumas estratégias de gerenciamento podem mudar este cenário, como a redução da geração e a reciclagem de materiais, com a consequente disposição em aterro apenas do rejeito. A construção e o gerenciamento de aterros por municípios de pequeno porte é sempre difícil por apresentarem limitações financeiras e técnicas. As Centrais de Triagem de Resíduos (CTR) se constituem em uma solução viável considerando a possibilidade de melhorar a segregação e valorização dos materiais. O material triado é encaminhado à reciclagem ou à disposição em aterro. Esta solução pode ser consorciada, possibilidade regulamentada na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305 (BRASIL, 2010). O contexto apresentado motivou o presente trabalho que foi realizado em parceria, UFSM e FEPAM Regional Santa Maria/GERSEN. O objetivo traçado foi desenvolver um estudo para viabilizar a implantação de CTR em municípios de pequeno porte. Para conhecermos o perfil de geração dos pequenos municípios foram analisadas duas regiões localizadas no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Cada uma dessas regiões foi composta por seis municípios. Os resultados demonstraram que o resíduo oriundo das áreas rurais é essencialmente reciclável, pois a fração orgânica que é separada na origem é reaproveitada e utilizada para produção de adubo ou é misturada à alimentação de animais. Assim, a parcela coletada e encaminhada à central de triagem apresenta alto aproveitamento, considerando posterior envio às empresas de reciclagem. Por outro lado, o resíduo gerado pela população urbana carece de uma melhor separação, a fim de reduzir o desperdício de materiais enviados para aterro. Este estudo permite afirmar que a implantação de CTR reduz os custos de gerenciamento de resíduos para os municípios, especialmente os de pequeno porte, pois é uma oportunidade de agregar valor à fração coletada e reduzir o volume a ser encaminhado ao aterro. A organização do setor a partir das Centrais, possibilita a implantação de programas de coleta seletiva e de educação ambiental, além do atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Monteiro, Hélida Christine de Freitas, Reinaldo Bertola Cantarutti, Domicio do Nascimento Junior, Adair José Regazzi y Dilermando Miranda da Fonseca. "Dinâmica de decomposição e mineralização de nitrogênio em função da qualidade de resíduos de gramíneas e leguminosas forrageiras". Revista Brasileira de Zootecnia 31, n.º 3 (junio de 2002): 1092–102. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000500005.

Texto completo
Resumen
O experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar a dinâmica de decomposição e mineralização de nitrogênio de resíduos de algumas gramíneas e leguminosas forrageiras. Utilizaram-se quatorze resíduos, que variaram quanto à procedência e ao local de coleta, e a seleção foi realizada baseando-se nas características qualitativas desses resíduos e utilizando a distância euclidiana média, como medida de dissimilaridade. Desse modo, foram selecionados os resíduos de B. humidicola, B. brizantha, A. pintoi, D. ovalifolium, L. leucocephala, S. guianensis e C. pubescens. A decomposição dos resíduos selecionados foi medida por meio da liberação de C-CO2. Para a análise dos dados de decomposição, adotou-se o esquema de parcelas subdivididas, em que os resíduos constituíram as parcelas e as avaliações no tempo, as subparcelas. Às quantidades de CO2 evoluídas em função do tempo (horas) ajustou-se uma função logística. Para o ensaio de mineralização, foram realizadas amostragens semanais de nitrogênio amoniacal e nítrico, por um período de sete semanas. Observou-se que o teor de polifenóis e a capacidade destes em complexarem proteínas foram os atributos qualitativos que mais afetaram os processos de decomposição e mineralização líquida de nitrogênio. Os resíduos vegetais que apresentaram carbono orgânico mais facilmente degradável apresentaram maior taxa de decomposição (evolução do CO2) e mineralização líquida de N. Os resíduos de C. pubescens e A. pintoi apresentaram as maiores taxas de decomposição e mineralização líquida de N. O resíduo de B. brizantha também apresentou alta taxa de decomposição. A nitrificação no solo foi mais intensa sob as condições de mineralização do resíduo de A. pintoi.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Rosa, Angélica Ferreira y Angela Cassia Costaldello. "OS SETORES PÚBLICO E PRIVADO NO PROCESSO DE INOVAÇÃO NO TRANSPORTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS: CAVALO ELÉTRICO1 COMOCOADJUVANTE NA PROMOÇAO DOS DIREITOS DOS ANIMAIS". Novos Estudos Jurí­dicos 24, n.º 3 (9 de diciembre de 2019): 803. http://dx.doi.org/10.14210/nej.v24n3.p803-829.

Texto completo
Resumen
O presente artigo apresenta o projeto de vanguarda, o “cavalo elétrico”, como possível substituição das carroças, das charretes e dos carrinhos para coleta e transporte de lixo reciclável no Município de Guarapuava, Paraná. A proposta foi desenvolvida por uma Empresa Júnior mediante parceria do setor público e a iniciativa privada, objetiva a construção de carros de coleta de tração elétrica como substituição para os profissionais de coleta e reciclagem de lixo e é objeto de projeto de lei municipal a ser apresentado ao Legislativo municipal, a fim de promover o bem-estar animal ao substituir, de maneira sustentável, os veículos de tração animal. Essa iniciativa encontra respaldo nos objetivos da Organização das Nações Unidas, que entende que o desenvolvimento sustentável está apoiado em três pilares - o econômico, o social e ambiental -, por isso ela tem o condão de atender cada um desses setores, demonstrando a indispensabilidade do projeto de lei municipal que, depois de aprovado, deverá ser implantado pela Administração Pública de Guarapuava.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Franchini, Júlio Cezar, Anderson Rotter Meda, Marcelo Elias Cassiolato, Mário Miyazawa y Marcos Antonio Pavan. "Potencial de extratos de resíduos vegetais na mobilização do calcário no solo por método biológico". Scientia Agricola 58, n.º 2 (junio de 2001): 357–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90162001000200020.

Texto completo
Resumen
O calcário aplicado na superfície do solo apresenta baixa eficiência na correção da acidez subsuperficial. A eficiência pode ser melhorada através de compostos orgânicos hidrossolúveis liberados pelos resíduos vegetais. Foi avaliado um método biológico para testar a capacidade de extratos vegetais na mobilização do calcário no solo. O método consiste das seguintes etapas: coleta e preparo do material vegetal; extração dos compostos orgânicos hidrossolúveis; preparo da coluna de solo; aplicação do calcário na superfície do solo; aplicação do extrato vegetal; irrigação com água destilada; teste biológico com a planta indicadora de trigo cv. Anahuac e avaliação do crescimento radicular. A calagem sem resíduo vegetal aumentou o pH e o teor de Ca e diminuiu o teor de Al apenas na camada 0 a 5 cm de profundidade. A calagem com resíduos de aveia preta e nabo forrageiro aumentou o pH e o teor de Ca e diminuiu o teor de Al na camada de 0 a 20 cm de profundidade. Por outro lado, a calagem com resíduos de trigo não afetou a mobilidade do calcário no solo. O crescimento das raízes acompanhou os efeitos na química do solo: calagem sem resíduo e calagem com resíduo de trigo apresentaram crescimento das raízes até 10 cm de profundidade enquanto a calagem com resíduos de aveia e nabo favoreceu o crescimento das raízes até 20 cm de profundidade. O teste biológico foi adequado para avaliar a eficiência de resíduos vegetais na mobilização do calcário no solo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Souza, Laissa Nascimento Bernardes, Jacqueline Souza Dutra Arruda, Paula Gabriela Melges de Morais, Lissa Araújo Soares, Arrízia Amaral Prado Oliveira de Castro, Gioconda Gambogi Foresti, Fabiana de Carvalho Souto, Jacqueline Domingues Tibúrcio y Stênio Nunes Alves. "Percepção da população do município de Divinópolis (MG) sobre o acondicionamento de lixo e a relação com doenças". Conexão Ciência (Online) 13, n.º 2 (29 de junio de 2018): 49–58. http://dx.doi.org/10.24862/cco.v13i2.947.

Texto completo
Resumen
Introdução: A ausência de coleta, associada ao manuseio e a disposição inadequados dos resíduos sólidos municipais, são importantes fatores de risco para a saúde pública. Objetivos: O presente estudo verificou a percepção das condições do lixo e o nível de conhecimento da população em relação a diferentes questões relacionadas. Metodologia: Foram entrevistados 1281 moradores dos bairros de Divinópolis-MG. A coleta das informações foi realizada através de um questionário estruturado, padronizado e testado, com perguntas fechadas e pré-codificadas. Verificou-se questões sociodemográficas, indicadores do abastecimento e uso da água e do escoamento do esgoto; o uso e destinação do lixo e da relação do lixo com vetores de doenças. Posteriormente foi feita análise estatística. Resultados: Observou-se que da população estudada, 91% perceberam insetos ou ratos no lixo e 98,2% relataram existir serviço de coleta de lixo, mas 89,7% informaram que não há serviço de limpeza de rua e 59,5% que há algum foco de doença no bairro. A maioria da população também relatou que alguma doença está relacionada ao lixo e que já visualizou insetos e ratos no lixo. Conclusão: Diante da percepção da população sobre o lixo e vetores a ele relacionado, sugere-se que haja um direcionamento nas campanhas sobre o tema, indicando práticas corretas de armazenamento de resíduos, contribuindo assim para diminuir a presença de animais vetores de doenças no lixo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Fidelis-Medeiros, Francisco Hiályson, Vitor de Oliveira Lunardi y Diana Gonçalves Lunardi. "Proposta de Gestão Adequada de Resíduos Sólidos Domiciliares em Comunidades Rurais Utilizando Análise Espacial". Revista Brasileira de Geografia Física 13, n.º 2 (7 de abril de 2020): 527. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v13.2.p527-543.

Texto completo
Resumen
Os resíduos sólidos rurais representam um grande entrave ao desenvolvimento sustentável pautado na sustentabilidade ambiental, social e econômica. A destinação incorreta dos resíduos sólidos promove impactos negativos à saúde humana e aos sistemas ambientais. Portanto, os objetivos desta pesquisa foram descrever a forma de disposição final dos resíduos sólidos domiciliares em sete comunidades rurais inseridas na Zona de Amortecimento do Parque Nacional da Furna Feia, RN, e apresentar uma proposta de gestão adequada de resíduos sólidos produzidos nestas comunidades. A metodologia foi pautada na observação não participante, com base na lógica de investigação fenomenológica, e na pesquisa-ação, visando contribuir com a gestão dos resíduos sólidos domiciliares. Para a espacialização dos elementos de logística e infraestrutura do modelo de gestão proposto neste estudo, que inclui rotas e pontos de coleta de materiais recicláveis, utilizou-se um sistema de informação geográfica, o Quantum GIS, com o auxílio do módulo de digitalização. Os dados indicaram que em todas as residências avaliadas ocorre a queima de resíduo sólido, enquanto a reutilização de materiais recicláveis foi registrada em 57,5% das residências. O resíduo orgânico, compreendido por sobras de alimento, foi destinado à alimentação de animais domésticos e de produção. Com base nestes dados, é apresentada uma proposta de gestão adequada dos resíduos sólidos domiciliares, com foco na reutilização de materiais recicláveis, com possibilidade de geração de renda, por meio de cooperativas e/ou associações. Para os rejeitos, elaborou-se uma proposta de coleta intermunicipal, visando diminuir gastos operacionais e possibilitar a sustentabilidade socioambiental. Proposed Appropriate Management of Household Solid Waste in Rural Communities Using Spatial Analysis A B S T R A C TRural solid waste represents a major obstacle to sustainable development based on environmental, social and economic sustainability. Incorrect disposal of solid waste causes negative impacts on human health and environmental systems. Therefore, the objectives of this study were to describe the form of final disposal of household solid waste in seven rural communities inserted in the buffer zone of Furna Feia National Park, RN, Brazil, and present a proposal for appropriate management of solid waste produced in these communities. The methodology was based on non-participant observation, through of the logic of phenomenological research, and action research, aiming to contribute to the management of household solid waste. For the spatialization of the logistics and infrastructure elements of the management model proposed in this study, which includes routes and collection points for recyclable materials, we used a geographic information system, Quantum GIS, with the aid of the digitization module. Data indicated that in all households evaluated, solid waste is burned, while the reuse of recyclable materials was recorded in 57.5% of households. The organic waste, comprised of food scraps, was destined to feed domestic and farm animals. Based on these data, we present a proposal for the appropriate management of household solid waste, focusing on the reuse of recyclable materials, with the possibility of generating financial resources through cooperatives and/or associations. For the tailing, we elaborated a proposal for intercity collection, aiming to reduce operating expenses and enable social and environmental sustainability.Keywords: Geoprocessing; Environmental management; Public policy; Sustainability; Protected area.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Gonçalves, Andreia Fernandes, Jaqueline Prestes de Cristo y Antonio Pereira Junior. "A coleta de resíduos orgânicos domésticos para o controle de doenças sinantrópicas transmitidas por vetores no município de Ipixuna do Pará, nordeste paraense". Research, Society and Development 10, n.º 6 (3 de junio de 2021): e37010615556. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15556.

Texto completo
Resumen
A coleta de resíduos orgânicos é importante para garantir o bem-estar da comunidade, quando esse serviço não ocorre ou são feitos de forma inadequada, desencadeiam uma série de problemas à população e ao meio ambiente. O objetivo dessa pesquisa a realização de uma análise qualitativa e quantitativa acerca da influência do lixo na proliferação de vetores causadores de patologias que agravam a saúde pública. Para isso, empregou-se o método comparativo, com abordagem quantitativa e qualitativa. Os dados primários foram obtidos in sito. Para obtenção dos dados secundários fez-se um levantamento dos dados documentais em links de acesso livre como o portal de periódicos da Coordenação de Pesquisa do Ensino Superior (CAPES) e Scientific Eletronic Library Online (SciELO), e limitou-se o recorte temporal entre 2008 e 2020. Os dados obtidos e analisados indicaram que: (1) a coleta do lixo é eficiente quando se trata de um bairro próximo a grandes pontos comerciais, porém nos bairros periféricos esses serviços são precários; (2) ocorre o acúmulo de lixo em locais inadequados e influencia consideravelmente no aparecimento de vetores. Conclui-se que existe a falta de sensibilização da população, com relação ao lixo, já que muitos moradores mesmo tendo a coleta de segunda a sexta, promovem disposição final do lixo em locais inapropriados; outro fato é a embalagem inadequada, ou seja, em sacolas plásticas, quando disposto à coleta municipal, o que facilmente pode ser rasgadas por animais e, com isso, atraem vetores com mais facilidade, o que incrementa a disseminação de doenças na comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Silva, T. M., G. G. L. Araújo, R. L. Oliveira, F. R. Dantas, A. R. Bagaldo, D. R. Menezes, A. F. Garcez Neto y G. D. G. Ferreira. "Degradabilidade ruminal e valor nutritivo da maniçoba ensilada com níveis do resíduo vitivinícola." Archivos de Zootecnia 60, n.º 229 (2 de abril de 2009): 93–103. http://dx.doi.org/10.21071/az.v60i229.4693.

Texto completo
Resumen
Foi avaliado o melhor nível de inclusão do resíduo vitivinícola (0, 8, 16 e 24%) como aditivo na silagem de maniçoba, através da degra-dabilidade in situ, estimativa das frações energéticas (NDT, ED, EM, ELg e ELm) e índice de valor forrageiro (IVF). O experimento foi conduzido na Embrapa Semi-árido, em Petrolina, Estado de Pernambuco. Para a degradabilidade in situ utilizou-se quatro ovinos com fístulas ruminais, com tempo de incubação de 0, 3, 6, 24, 48 e 72 horas. Utilizou-se o delineamento experimental quadrado latino com quatro animais, quatro tratamentos e quatro períodos de coleta. As estimativas energéticas foram determinadas por meio de equações de predição com base na composição química. O IVF foi determinado com base nas estimativas do consumo e digestibilidade que tem como fatores os teores de fibra em detergente neutro e fibra em detergente ácido do alimento. A fração prontamente solúvel (a) reduziu linearmente com adição do resíduo vitivinícola enquanto que, os parâmetros b e c não foram influenciados. A degradabilidade potencial e efetiva com taxas de passagem de 2, 5 e 8%/h, assim como os valores energéticos e o IVF foram influenciados negativamente com a inclusão dos diferentes níveis de resíduos na silagem, indicando que o seu emprego como aditivo no processo de confecção de silagem de maniçoba não é viável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Franqueto, Rafaela, Ester Kelly Starick y Joel Dias da Silva. "DETERMINAÇÃO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA BIODIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS DA CULTURA DA BANANA INOCULADO COM DEJETO ANIMAL EM ENSAIO BMP". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9 (21 de febrero de 2020): 478. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e02020478-493.

Texto completo
Resumen
Rafaela Franqueto[1]Ester Kelly Starick[2]Joel Dias da Silva[3] RESUMOOs resíduos do agronegócio apresentam potencial de reaproveitamento, em especial, por seu valor energético, na utilização como matéria-prima (biomassa) para produção de biogás. Neste processo de reaproveitamento, o ensaio do Potencial Bioquímico de Metano (BMP) pode ser utilizado na determinação de quão representativo é este potencial, ajudando na tomada de decisão na escolha de processos de valorização. O BMP é um ensaio efetuado em laboratório, em condições controladas, segundo recomendações de normas técnicas. Neste contexto, o presente estudo buscou determinar o potencial de geração de biogás a partir de resíduos de cultura de banana inoculado com dejetos animais em diferentes proporções utilizando BMP. O trabalho constituiu-se, inicialmente, de uma revisão bibliográfica, e posteriormente de ensaio experimental. Na etapa experimental, realizou-se: coleta e secagem dos resíduos (folha de bananeira e dejeto bovino), a realização de análises (série de sólidos, umidade, pH), que permitiram determinar as proporções a serem trabalhadas no ensaio experimental, montagem e o monitoramento dos reatores BMP por 60 dias por meio da verificação da variação de temperatura e pressão. Após os 60 dias, os resultados foram analisados levando em consideração a configuração (dejeto bovino:folha de bananeira), quando por fim foi possível determinar que o reator C (10:1) foi aquele que apresentou os melhores resultados para a geração de biogás quando comparado com os demais reatores, com uma produção máxima de 0,83 NmL de biogás no 36º. dia. O reator A (proporção 1:1) e reator B (proporção 4:1) alcançaram a produção máxima no 7º. dia e 8º. dia; respectivamente, ambos com 0,35 NmL.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Piccoli, Carmela, Sandra Márcia Tietz Marques, Gabriela Appel, Elissandra Da Silveira, Gabriela Bernardino Siqueira, Daiene Elisa Loos y Mary Jane T. Mattos. "HELMINTOS INTESTINAIS EM CAVALOS DE TRABALHO E DE LAZER DE PORTO ALEGRE/RS". Science And Animal Health 3, n.º 1 (20 de marzo de 2015): 56. http://dx.doi.org/10.15210/sah.v3i1.4227.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar a ocorrência de helmintos intestinais em cavalos de trabalho utilizados em carroças na coleta de resíduos recicláveis e comparar com cavalos de lazer criados no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, através de exames parasitológicos executados nos anos de 2009 a 2012. Foram incluídos nesta investigação 276 cavalos, 131 animais de trabalho do Projeto Carroceiro e 145 cavalos utilizados para lazer. Amostras fecais foram coletadas e processadas pela técnica de flutuação com solução de cloreto de sódio (D=1.20). A positividade foi de 73% (202/276), com 64,8% (94/145) e 82,4% (108/131), respectivamente, para cavalos de lazer e de trabalho, com maior frequência de ovos da família Strongylidae e baixa ocorrência de Parascaris equorum, Strongyloides westeri e Anoplocephala spp. Nas duas categorias a positividade foi alta mostrando que medidas profiláticas, terapêuticas e orientação aos proprietários quanto ao controle da verminose equina são necessárias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Ruiz, Urbano dos Santos, Maria Cristina Thomaz, Melissa Izabel Hannas, Alessandro Luís Fraga, Pedro Henrique Watanabe y Susana Zaneti da Silva. "Complexo enzimático para suínos: digestão, metabolismo, desempenho e impacto ambiental". Revista Brasileira de Zootecnia 37, n.º 3 (marzo de 2008): 458–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982008000300011.

Texto completo
Resumen
Foram conduzidos dois experimentos para avaliar a suplementação enzimática (amilase, pentosanase, celulase, protease e a-galactosidase) em rações à base de milho e farelo de soja para suínos. No Exp 1, foram determinadas as digestibilidades aparentes da energia, matéria seca, proteína e das fibras das rações, com ou sem o complexo enzimático, para suínos machos castrados, com 19,96 ± 2,90 kg de peso vivo. Foi utilizado o método da coleta total de fezes e as rações foram formuladas com níveis reduzidos de energia, proteína e aminoácidos. No Exp 2, foram mensurados o desempenho, a excreção de sólidos totais e voláteis, matéria mineral, nitrogênio, macro e microminerais nas fezes, em relação ao desempenho, de suínos machos castrados dos 50 aos 151 dias de idade, com peso médio inicial de 18,34 ± 1,35 kg. Foram utilizadas três dietas, sendo uma ração formulada para atender ou exceder as exigências nutricionais dos animais, de acordo com o NRC (1998), e outras duas com níveis reduzidos de energia, proteína e aminoácidos, suplementadas ou não com o complexo enzimático. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados. A suplementação enzimática em rações contendo milho e farelo de soja não promoveu incrementos na digestibilidade de nutrientes, não melhorou o desempenho dos animais e também não reduziu a excreção de resíduos pelas fezes. Mais estudos são necessários para testar novas matrizes e diferentes níveis do complexo enzimático.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Nóbrega, D. B., H. Langoni, J. G. F. Joaquim, A. V. da Silva, P. Y. Faccioli, A. V. R. de Matos y B. D. Menozzi. "UTILIZAÇÃO DE COMPOSTO HOMEOPÁTICO NO TRATAMENTO DA MASTITE BOVINA". Arquivos do Instituto Biológico 76, n.º 4 (diciembre de 2009): 523–37. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v76p5232009.

Texto completo
Resumen
RESUMO A mastite é uma resposta inflamatória da glândula mamária, sendo a infecção mais frequente do gado destinado a produção leiteira. A utilização de antimicrobianos é prática rotineira para o tratamento desta afecção. O alto custo dos medicamentos e a presença destes como resíduos no leite são fatores que devem ser considerados na terapia convencional. A homeopatia é uma possibilidade de tratamento, que se adequa às mastites, e praticamente a única opção para a obtenção de produtos orgânicos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do tratamento homeopático, pela realização da prova do Tamis diariamente, e pela contagem de células somáticas, California Mastitis Test – CMT, contagem de unidades formadoras de colônias – UFC, e pela análise da produção diária de leite. Foram selecionados 2 lotes de 50 animais em fase de lactação, estabelecidos previamente pelo proprietário, categorizados como grupo controle e experimental. Foram realizadas quatro coletas de leite, antes da utilização do tratamento, quatro coletas durante o período de tratamento, e uma coleta duas semanas após o seu término. Não foram observadas diferenças significativas quanto a UFC e CCS. Quanto ao CMT, observou-se redução nos casos de mastite subclinica no grupo experimental. O agente mais comumente isolado foi Corynebacterium bovis em ambos os grupos durante todo o experimento. Quanto à produção de leite, não houve diferença significante estatisticamente entre os dois grupos. Os resultados obtidos no presente trabalho sugerem a utilização de métodos alternativos de tratamento das mastites, e por outro lado mostram a necessidade de novos estudos para se avaliar a eficácia da homeopatia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Dal Santo, Alícia, Edemar Aniecevski, Felipe Leite, Caroline Schmidt Facchi, Paulo César Guarnieri, Gilnei Elmar Bosetti, Fernanda Danieli Antoniazzi Valentini et al. "Digestibilidade aparente e valor energético do ovo integral em pó para frangos de corte". Research, Society and Development 9, n.º 9 (12 de agosto de 2020): e78996672. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6672.

Texto completo
Resumen
Com a necessidade de buscar alimentos alternativos que visam baratear os custos na ração de frangos de corte e reaproveitar os resíduos de incubatório que compreendem material residual do processo de incubação, objetivou-se avaliar a digestibilidade e valor energético do ovo em pó desidratado para frangos de corte. Foram utilizados 300 frangos machos da linhagem COBB, distribuídos em delineamento experimental inteiramente casualizado, composto por dois tratamentos constituídos por cinco repetições, com três animais em cada repetição. O experimento foi composto por um tratamento controle (ração referência) e um tratamento composto por ração referência + 15% de ovo desidratado em pó. Foi utilizado o método de coleta total de excretas para realizar as análises. Nas avaliações foram constatadas 7,010Kcal/kg de energia metabolizável e coeficiente de digestibilidade da proteína bruta e da matéria seca de 86,81% e 72,17%, respectivamente. Conclui-se que o Ovo em pó integral desidratado pode ser utilizado adequadamente na alimentação de frangos de corte, pois possui alto valor energético e boa digestibilidade, assim seguindo os parâmetros nutricionais descritos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Gotardo, Rafael, Adilson Pinheiro y Vander Kaufmann. "EFICIÊNCIA DO TRATAMENTO ANAERÓBIO NA REMOÇÃO DE HORMÔNIOS VETERINÁRIOS DO DEJETO LÍQUIDO SUÍNO". Evidência - Ciência e Biotecnologia 15, n.º 2 (7 de junio de 2016): 97. http://dx.doi.org/10.18593/eba.v15i2.8832.

Texto completo
Resumen
<p> A contribuição de hormônios ao meio ambiente está ligada diretamente à eficiência da remoção de tais moléculas nas plantas de tratamento de águas residuárias. A remoção depende das características do efluente e dos processos adotados. O dejeto líquido suíno é o principal contribuinte de hormônios entre os resíduos do agronegócio. Sua concentração pode variar entre empresas integradoras, manejo, fase de criação, sexo e idade dos animais. Atualmente, a maior parte dos dejetos suínos é armazenada em esterqueiras por um período de 120 dias estabelecido pela legislação, e é posteriormente aplicada em lavouras como fertilizantes. Diante disso, neste trabalho objetivou-se avaliar a variabilidade das concentrações de hormônios durante a fase de terminação dos suínos, para diferentes manejos de empresas integradoras e a eficiência de remoção no sistema de tratamento (esterqueiras). O trabalho consistiu na seleção de três granjas produtoras de suínos de diferentes empresas, com criação de suínos na fase de terminação, instaladas no Município de Piratuba, SC. As coletas foram realizadas entre fevereiro e maio de 2013, durante o período de terminação dos suínos, que variou de 115 a 120 dias. As amostras foram coletadas em triplicata nas calhas coletoras de dejeto (resíduo líquido não tratado), e uma última coleta foi realizada na esterqueira após os 120 dias de armazenamento. Para cada uma das amostras foi avaliada a concentração dos hormônios 17α-estradiol, 17β-estradiol, 17α-etinilestradiol, progesterona e mestranol. Nota-se que a tecnificação influenciou nas concentrações médias dos hormônios analisados. A molécula 17α-estradiol apresentou um aumento em suas contrações durante o ciclo. As demais moléculas não tiveram variação significativa ou não foram quantificadas ao longo do tempo. As esterqueiras apresentaram eficiência de 8,93% na remoção das concentrações de 17α-estradiol; em compensação, ocorreu um aumento de 54,21% nas concentrações de 17β-estradiol. Acredita-se que durante o processo de tratamento pode ter ocorrido conversão do 17α-estradiol em 17β-estradiol.</p><p>Palavras-chave: Suinocultura. Poluentes emergentes. Tratamento de águas residuárias.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Silva, Thiago Alves Lopes, Narcisa Silva Soares y Haienny Araújo da Silva. "DIAGNÓSTICO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS E PROPOSTA DE RECUPERAÇÃO DE UMA ÁREA URBANA DEGRADADA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITUMBIARA-GO." Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, n.º 1 (12 de mayo de 2016): 181. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e12016181-206.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou identificar os impactos ambientais de uma área degradada, localizada no perímetro urbano do município de Itumbiara-GO, bem como propor ações para recuperação da mesma. Utilizou-se como mecanismos de coleta de dados, os registros fotográficos, observações sistematizadas e anotações em diário de campo. A caracterização do meio físico e biológico deu-se por meio da observação direta e do levantamento bibliográfico das características do relevo, hidrografia, clima e vegetação da região de Itumbiara, na qual se encontra localizada a área em estudo. Já a identificação dos impactos ambientais e as medidas para recuperação da área foram elaboradas utilizando como referência para observação, as condições do solo, cobertura vegetal nativa existente, despejo de lixo, presença de animais e as condições das nascentes. Os principais impactos ambientais visualizadas na área foram: declividade do terreno, compactação do solo em alguns locais, retirada da cobertura vegetal nativa, embalagens plásticas espalhas por vários locais, presença de animais pastando, esgoto doméstico lançado junto a uma das nascentes e construção de um poço na outra nascente, a qual estava sendo direcionada como bebedouro aos animais que pastavam na área. As principais medidas para recuperação e manutenção da propriedade consistem no isolamento da área, remoção dos resíduos sólidos, planificação e descompactação do terreno, alocação de placas indicativas de proibição da entrada de animais e deposição de lixo, controle mecânico das espécies vegetais invasoras, plantio e manutenção de espécies nativas e conscientização da comunidade circunvizinha sobre a necessidade de preservação. Pode-se concluir, que a área em estudo apresentava impactos ambientais que atingiam o meio biótico e abiótico provenientes da ação humana e que as medidas de recuperação e manutenção da mesma só serão efetivas por meio da conscientização da população circunvizinha da importância de preservação dos recursos naturais em prol garantia de uma melhor qualidade de vida. Por fim, vale ressaltar que este estudo pode subsidiar a implantação de medidas de recuperação em outras áreas que apresentem perfil físico e biológico semelhante ao da área estudada. Palavras-chave: Diagnóstico. Recuperação. Impactos ambientais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Gandra, Érika Rosendo de Sena, Jean Kaique Valentim, Andrea Maria De Araújo Gabriel, Euclides Reuter De Oliveira, Orlando Filipe Costa Marques, Adrielly Aparecida Do Carmo, Elaine Barbosa Muniz, Danielle Sabrina Manganelli Pereira, Natalia Alvarenga Da Silva y Jefferson Rodrigues Gandra. "Rabbit breeding as a sustainable production alternative in the Itamarati/MS Settlement". RealizAção 8, n.º 15 (16 de agosto de 2021): 81–91. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13031.

Texto completo
Resumen
Os resíduos energéticos oriundos da pecuária representam um recurso valioso e disponível para o setor agronômico, principalmente na agricultura orgânica, que demanda fertilização não química. Dessa forma os dejetos dos animais, quando utilizados de maneira apropriada, tem o potencial de vir a substituir os fertilizantes comumente utilizados devido a sua valiosa composição nutricional para os vegetais. A cunicultura é uma atividade que apresenta vários benefícios, coprodutos e subprodutos, como suas fezes que podem ser transformados em substratos orgânicos utilizados para adubação. Com intuito de verificar o aproveitamento destes dejetos, estes foram coletado da criação de coelhos implementada no Núcleo de Agroecologia do Assentamento Itamarati com a doação de fêmeas aptas à reprodução, oriundos da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD e foi dada ênfase a compostagem dos dejetos para serem usados na horta. Foi realizado um acompanhamento da produção do assentamento de janeiro a abril de 2020 e os animais continuam recebendo diariamente hortaliças como complemento em sua alimentação e já foi efetuada a coleta de dejetos e compostagem. Pode-se observar que a cunicultura ganha extrema importância social e ambiental, pois pode contribuir para melhoria da alimentação da população, pois, além de oferecer uma fonte proteica de alta qualidade nutricional oriunda de sua carne, por meio compostagem de restos orgânicos produzidos pela criação, viabiliza a produção de hortaliças de modo orgânico. O esterco oriundo da produção de coelhos se mostrou altamente eficiente para produção de vegetais em sistema agroecológico, garantindo maior sustentabilidade no ciclo de produção animal e vegetal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Rêgo, Rita de Cássia Franco, Maurício L. Barreto y Cristina Larrea Killinger. "O que é lixo afinal? Como pensam mulheres residentes na periferia de um grande centro urbano". Cadernos de Saúde Pública 18, n.º 6 (diciembre de 2002): 1583–91. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2002000600012.

Texto completo
Resumen
O lixo urbano constitui-se hoje uma preocupação ambiental nos grandes centros urbanos e ainda pouco se conhece sobre os efeitos à saúde causados pela disposição do mesmo a céu aberto, coleta inadequada e as práticas sanitárias da população em relação a estes resíduos. Como etapa inicial de um estudo epidemiológico que buscou a relação entre exposição ao lixo e diarréia em crianças, desenvolveu-se este estudo com o objetivo de conhecer como mulheres, residentes na periferia de um grande centro urbano, definem lixo, bem como as mesmas percebem a relação entre lixo e doença e entre lixo e outros aspectos ambientais. Em 1999, realizaram-se entrevistas com treze mulheres, em um bairro da periferia de Salvador, utilizando-se um roteiro semi-estruturado. Para a análise das entrevistas utilizou-se o aplicativo "diaricamp" do programa FileMaker. As entrevistadas definem o lixo como tudo que não serve para ser utilizado e o consideram como um problema quando este se encontra acumulado no ambiente, sendo capaz de provocar incômodos como mau cheiro ou poluição visual;quando serve como foco da presença de animais; provoca doenças em crianças e adultos, ou quando o poder para a solução do problema se desloca da esfera individual para o âmbito coletivo ou institucional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Guedes, Jerson Vanderlei Carús y José Roberto Postali Parra. "Oviposição dos curculionídeos-das-raízes dos citros (Coleoptera: Curculionidae)". Ciência Rural 34, n.º 3 (junio de 2004): 673–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000300004.

Texto completo
Resumen
A oviposição dos curculionídeos-das-raízes dos citros das espécies Naupactus cervinus Boheman, Naupactus versatilis Hustache, Naupactus tarsalis Boheman, Parapantomorus fluctuosus Boheman e Teratopactus nodicollis Boheman foi estudada neste trabalho. Os insetos e os substratos vegetais (frutos, folhas, ramos, solo e resíduos) foram coletados em pomares de laranja, em Itapetininga, SP, e, no laboratório, foram montados seis experimentos, em caixas plásticas, com dimensões de 10,0 x 20,0 x 30,0cm, mantidas à temperatura do ar de 25 ± 1ºC, 60 ± 10 % de UR e fotofase de 14h. Foi avaliada a preferência de oviposição por folhas, frutos ou papel parafinado, com livre escolha no experimento A e sem chance de escolha no experimento B; preferência por três colorações de frutos (verde, verde amarelado e amarelo) no experimento C; três distâncias da casca ao cálice [aderido, intermediário (= 1,5mm) e distante (> 1,5mm)] no experimento D; e por folhas, frutos, solo umedecido ou resíduos vegetais de gramíneas no experimento E. As espécies de curculionídeos-das-raízes dos citros apresentaram diferenças nas características de oviposição. Os curculionídeos-das-raízes dos citros ovipositam em frutos, independentes de sua cor, e em papel parafinado sanfonado. O papel parafinado constitui-se em alternativa para a coleta de ovos em laboratório. Algumas espécies de curculionídeos ovipositam no solo ou em resíduos presentes na superfície do solo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Mendonça, Zaine Lyra, Ana Lúcia Bezerra Candeias, Vanice Fragoso Selva, Marlene Maria Silva, Gilberto Gonçalves Rodrigues y Simone Machado Santos. "Aspectos Sanitários e de Uso da Água em Pequenas Comunidades Rurais do Semiárido Pernambucano (Aspects of Sanitation and Use of Waterin Small Rural Communities of Pernambuco’s Semiarid)". Revista Brasileira de Geografia Física 5, n.º 5 (6 de enero de 2013): 1191. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i5.232897.

Texto completo
Resumen
Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa sobre as condições sanitárias de algumas comunidades rurais, situadas no alto trecho do rio Pajeú, semiárido pernambucano. Nos períodos de estiagem, os açudes e poços são as fontes de águas mais utilizadas para o abastecimento das cisternas, equipamento de reservação presente em 100% das residências visitadas. As águas de três dessas fontes foram classificadas como doces, de acordo com a legislação em vigor.A forma de tratamento mais usada para as águas de consumo doméstico foi a aplicação de hipoclorito. Quanto aos resíduos gerados pelas famílias, onde a coleta pública municipal não está presente, o principal destino dos resíduos é a queima a céu aberto. Os dejetos de animais são, em sua maioria, utilizados como fertilizantes, embora tenha sido observada a presença desses resíduos em algumas nascentes. De forma geral, as principais práticas sanitárias encontradas nas comunidades visitadas, em sua maioria, são caracterizadas pela individualidade, devido à ausência de serviços públicos coletivos. Algumas práticas, como a queima de resíduos sólidos é diretamente nociva à saúde das pessoas, além de poder se constituir em uma importante fonte de poluição, à medida que a população e a quantidade de resíduos aumentam. Por outro lado, as famílias entrevistadas apresentaram certo nível de conhecimento quanto à necessidade de descontaminação da água usada para beber e cozinhar, e o aproveitamento agrícola dos nutrientes contidos nos dejetos de animais.Palavras-chave: saneamento básico; comunidades rurais; semiárido. Aspects of Sanitation and Use of Waterin Small Rural Communities of Pernambuco’s Semiarid ABSTRACTThis article shows the results of a research about the health conditions of some rural communities, located on the upper course of Pajeú River, in the semiarid region of Pernambuco State, Brazil. In periods of drought, dams and wells are the most used sources of water for the supply of cisterns, which are tanks or containers, for storing or holding water that are present in 100% of the visited homes. The water from three of those sources was classified as freshwater, according to the legislation. The most widely used form of treatment of water for domestic consumption was the use of hypochlorite. The waste generated by households where the municipal public collection is not available is, most of the time, burned in the open air. Animal manure is commonly used as fertilizer, although its presence has also been observed in some river sources. Overall, the main sanitary practices found in the communities visited are, in their majority, characterized by individuality, due to the absence of collective public services. Some practices, such as burning solid waste, is directly harmful to people's health, and can constitute an important source of pollution, as the population and the amount of waste increase. On the other hand, the families that were interviewed had some level of knowledge on: (i) the need for decontamination ofwater used for drinking and cooking; and (ii) the use of the nutrients contained in animal manure in agriculture.Keywords: sanitation; rural communities; semiarid.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Dantas Fernandes, Ane Josana, Jordannyele Raiza De Almeida Oliveira, Elizabeth Luiza Sales Gomes, Maria Larissa Morais Ferreira, Cristiano Cabral Santos y Maria Mônica Lacerda Martins Lúcio. "Avaliação de parâmetros físico-químicos da água dos maceiós do Bessa e Intermares / PB". Revista Principia - Divulgação Científica e Tecnológica do IFPB 1, n.º 36 (10 de agosto de 2017): 29. http://dx.doi.org/10.18265/1517-03062015v1n36p29-41.

Texto completo
Resumen
Os ambientes lagunares fluviomarinhos, conhecidos regionalmente por maceiós, são áreas utilizadas para prática de atividades pesqueiras e recreação, além do turismo. Sabe-se, porém, que a qualidade da água em muitos desses maceiós está comprometida, resultado do lançamento de efluentes e da falta de educação dos moradores que descartam resíduos nas margens, podendo causar doenças e acidentes a banhistas e animais marinhos. Este trabalho visa contribuir para o diagnóstico e caracterização desse ambiente, avaliando-se a qualidade da água dessas regiões por meio de análises físico-químicas de pH, temperatura, condutividade elétrica, turbidez, dureza total, dureza de cálcio e magnésio, oxigênio dissolvido, amônia, nitrito e fosfato, seguindo-se o Standard Methods of Water and Wastewater. O projeto foi desenvolvido no maceió localizado na antiga foz do Rio Jaguaribe, em Cabedelo-PB e em outro maceió, em João Pessoa/PB, na praia do Bessa, que também recebe água do Rio Jaguaribe. Definiram-se três pontos de coleta em cada área: o primeiro localizado no rio que desemboca no Maceió [amostras BR e IR(1,2,3)]; o segundo no próprio maceió [amostras BM e IM(1,2,3)]; e o terceiro na água do mar [amostras BS e IS(1,2,3)]. Realizaram-se cinco coletas, em triplicata autêntica, durante os meses de julho/2015 a abril/2016. Os resultados sugeriram que as amostras coletadas nos pontos do rio e maceió do Bessa apresentam uma maior concentração de poluentes que as do Intermares, devido ao fato de apresentarem concentrações mais elevadas dos nutrientes avaliados. A concentração do oxigênio dissolvido foi muito baixa em todas as amostras coletadas nos pontos do rio e maceiós do Bessa e Intermares, encontrando-se inferior aos 4 mg/L, preconizado pela resolução Nº 357/2005. A turbidez, condutividade elétrica e dureza total tiveram seus valores aumentados gradativamente no sentido rio, maceió e mar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Silva, Joedna, Ivo Jucksch, Chrystian Iezid Maia e. Almeida Feres y Rodrigo de Castro Tavares. "Fauna do solo em sistemas de manejo com café". Journal of Biotechnology and Biodiversity 3, n.º 2 (16 de mayo de 2012): 59–71. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v3n2.silva.

Texto completo
Resumen
Com esta pesquisa, objetivou-se avaliar a abundância e a equidade da macro e mesofauna da frente isolada para o tipo de manejo agrícola em áreas de plantio de café sob três tipos de manuseio: sistema convencional-CONV, agroecológico-AGRO, agroflorestal. SAF avaliado em dois períodos de coleta. Para a avaliação do macro e do solo hipogaeico mesofaunal foram coletados blocos de solo de 20 x 20x 10 cm, sendo coletados, primeiramente, todo o resíduo vegetal na superfície do solo. O solo e o lixo foram colocados nos funis berleses por sete dias, e as armadilhas permaneceram no campo por 72 horas. Medido quanto à abundância, riqueza, diversidade de animais no solo e grupos funcionais. Finalmente, conclui-se que os tempos de coleta influenciam a abundância de vida silvestre e a diversidade de grupos; os grupos coletados da fauna coletada estão presentes em todos os sistemas de manejo com café, com exceção do grupo parasitóide; nas armadilhas armadilhas, os grupos de riqueza total são maiores em relação aos compartimentos do solo, a família Formicidae e os micrófagos são dominantes nos agroecossistemas avaliados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Mesquita, Marilise Oliveira, Graziella Chaves Trevilato, Luiza de Holleben Saraiva, Michelle da Silva Schons y Maria Isabel Ferreira Garcia. "Material de educação ambiental como estratégia de prevenção da leptospirose para uma comunidade urbana reassentada". Cadernos Saúde Coletiva 24, n.º 1 (marzo de 2016): 77–83. http://dx.doi.org/10.1590/1414-462x2016000x0428.

Texto completo
Resumen
Resumo A leptospirose é uma doença comum em locais urbanizados sem saneamento básico. A bactéria causadora é transmitida pelos roedores e pode contaminar os cães e estes, as pessoas, sendo a enfermidade considerada zoonótica. O objetivo deste estudo foi conhecer os riscos ambientais à saúde dos moradores de um novo reassentamento urbano, identificando problemas e construindo possíveis soluções, concretizadas em um material de educação ambiental com as demandas específicas encontradas nessa comunidade. Foram realizadas entrevistas domiciliares com perguntas sobre os hábitos e costumes das pessoas com relação aos cuidados com os animais de estimação, presença de animais sinantrópicos nos domicílios e manejo dos resíduos sólidos domésticos. Também foram efetuadas 142 coletas de amostras de sangue nos cães destes domicílios, para sorologia anti-leptospira, das quais 26 (18,3%) foram soropositivas; as sorovariedades mais frequentes foram Icterohaemoragiae (46%) e Canicola (26,9%). A partir dos dados obtidos nas entrevistas domiciliares e dos resultados das análises sanguíneas dos cães, foi possível perceber os principais problemas ambientais e os riscos à saúde a que essa comunidade estava exposta. Foi então elaborado um material educativo para dar respostas e orientações aos problemas ambientais específicos observados e apontados pela comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Camargo, Angélica Gonçalves de y Jairo Afonso Henkes. "ESTUDO DE QUESTÕES AMBIENTAIS NO RIO GRANDE DO SUL: ENFOQUE ESPECIAL AO RIO DOS SINOS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, n.º 2 (9 de octubre de 2015): 568. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e22015568-587.

Texto completo
Resumen
Este trabalho de pesquisa apresenta orientações referentes à conservação e a educação ambiental, visando proporcionar metodologias para enfrentamento dos problemas ambientais no Rio Grande do Sul, orientados por princípios e valores necessários para melhorar a qualidade da água, especificamente do Rio dos Sinos. Além desta abordagem, pretende-se aqui apresentar as questões ambientais da atualidade e a sua gestão, conhecendo a importância do tratamento do lixo, sua classificação, causas e consequências e ao final, a reciclagem como exemplo de cidadania, contribuindo para conscientização e melhoria quanto à decomposição e reaproveitamento dos resíduos, assim como para a conservação do meio ambiente. Objetiva-se explicar e fazer com que a população compreenda que a poluição pode ser considerada como um dos maiores males da sociedade, pois o que encontramos são: animais indefesos, o clima e recursos naturais sendo destruídos em virtude de interesses particulares, geralmente econômicos. A metodologia utilizada foi a de observação direta e pela coleta de depoimentos, além da pesquisa bibliográfica em documentos, livros e sites de órgãos fiscalizadores como FEPAM, IBAMA e secretarias públicas da região. A natureza é um patrimônio de todos devendo ser respeitado acima de qualquer interesse econômico. Este estudo procura demonstrar que se pode mudar este cenário, contribuir com a preservação ambiental, reaproveitar, reutilizar, reciclar, repensar os hábitos de consumo e descarte reduzindo o consumo desnecessário dos materiais, salientando a importância de implementar a sustentabilidade no nosso dia-a-dia, de forma simples e com grandes resultados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Oliveira, Wallacy Augusto de, Maurício Scoton Igarasi, Marcos Nunes de Freitas, Jonathan De Oliveira Gonçalves y Lucas Vieira Silva. "CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DAS UPL’s E FATORES CONDICIONANTES DA QUALIDADE DO LEITE ATÉ A INDÚSTRIA NO TRIÂNGULO MINEIRO". Revista Científica Rural 23, n.º 1 (27 de mayo de 2021): 183–200. http://dx.doi.org/10.30945/rcr-v23i1.4003.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar as características das Unidades Produtoras de Leite (UPL’s) e demais fatores que influenciam a qualidade do produto até o laticínio. O presente trabalho foi realizado na região do Triângulo Mineiro, durante o período de 90 dias, abrangendo uma quantidade de 155 fazendas em 12 municípios. O levantamento de dados nas propriedades foi embasado em um formulário que teve como intuito a obtenção de dados individuais de CCS (Contagem de Células Somáticas), CPP (Contagem Padrão em Placas) e informações da UPL e de seu rebanho (idade dos produtores, área da propriedade, número de vacas lactantes, número de vacas secas, número de animais em recria, produção média diária e manejo). Para a avaliação dos fatores condicionantes na qualidade, foi realizado o acompanhamento desde a coleta do leite nas propriedades até a chegada na indústria. Dentre eles, foram destacados os cuidados durante a coleta, local e condições de refrigeração, presença de resíduos estranhos a composição, aferição da temperatura do leite no tanque e após a chegada no laticínio, armazenamento, refrigeração das amostras até o a empresa e a higienização dos caminhões. Foi realizada a análise estatística descritiva e nas características quantitativas, foi realizada correlação de Pearson, submetidas à análise de variância (ANOVA; P=0,05). Foi verificado a significância (p<0,001) entre CCS e CPP, além de correlações positivas entre CCS e VS (Vaca Seca) (r2 = 0,139) com significância (p<0,05). Foi diagnosticado 83% de tanques com temperatura desregulada; 96% das bocas dos caminhões chegaram com leite em temperatura acima do exigido de até 7,0°C e quando avaliada a média das temperaturas das amostras apresentou como resultado 4,7±3,4°C. Diversas falhas até a chegada do leite na indústria foram diagnosticadas e descritas no presente trabalho, concluindo que há uma grande variação de características entre as UPL’s do Triângulo Mineiro em relação aos dados qualitativos e quantitativos e que ainda há diversos problemas no transporte que interferem na qualidade do produto final até o laticínio. Palavras-chave: instruções normativas, transporte lácteo, capacidade produtiva
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Detmann, Edenio, Paulo Roberto Cecon, Mário Fonseca Paulino, Joanis Tilemahos Zervoudakis, Sebastião de Campos Valadares Filho y Cláudio Vieira de Araújo. "Estimação de parâmetros da cinética de trânsito de partículas em bovinos sob pastejo por diferentes seqüências amostrais". Revista Brasileira de Zootecnia 30, n.º 1 (febrero de 2001): 222–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000100031.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se, neste estudo, avaliar a capacidade de ajustamento de um modelo não-linear no processo de estimação dos parâmetros da cinética de trânsito de partículas de bovinos em pastejo, empregando-se diferentes seqüências de amostragem fecal. Foram utilizados cinco novilhos F1 Limousin x Nelore, fistulados no esôfago e rúmen, sob pastejo de Brachiaria decumbens, com suplementação concentrada, durante o período das águas. O experimento constituiu de três períodos experimentais, conduzido em delineamento em blocos casualizados. Empregou-se como indicador o cromo mordante, produzido a partir de amostras de extrusa. Ajustou-se às curvas de excreção fecal do indicador o modelo duplo exponencial tempo-dependente, empregando-se as seguintes seqüências amostrais: SEQ 1 - 22 coletas (seqüência amostral completa); SEQ 2 e SEQ 3 - 17 coletas (redução de pontos de coleta nas fases ascendente e descendente da curva, respectivamente); e SEQ 4 e SEQ 5 - 13 e 10 coletas fecais (redução do número de coletas em todo o perfil da curva). As seqüências reduzidas foram produzidas a partir da omissão de pontos específicos da seqüência amostral completa (SEQ 1). A comparação entre as estimativas dos parâmetros cinéticos e da excreção fecal; a análise descritiva do número de iterações necessário à convergência do modelo e do coeficiente de determinação; e a avaliação de falta de ajustamento não apontaram diferenças entre as seqüências. A análise residual apontou, contudo, melhorias quanto ao comportamento gráfico e perfil de corridas de sinal dos resíduos com a redução do número de coletas para SEQ 4 e SEQ 5. Em função de pequena perda de eficiência, avaliada frente à variância residual, observada em SEQ 5, recomenda-se o emprego de 13 coletas fecais (SEQ 4) para avaliação da curva de excreção fecal do indicador em estudos desta natureza.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Boscolo, Wilson Rogério, Carmino Hayashi, Fábio Meurer, Aldi Feiden y Robie Allan Bombardelli. "Digestibilidade aparente da energia e proteína das farinhas de resíduo da filetagem da tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) e da corvina (Plagioscion squamosissimus) e farinha integral do camarão canela (Macrobrachium amazonicum) para a tilápia do Nilo". Revista Brasileira de Zootecnia 33, n.º 1 (febrero de 2004): 8–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000100002.

Texto completo
Resumen
O experimento foi conduzido objetivando determinar os coeficientes de digestibilidade aparente (CDa) da energia bruta (EB) e proteína bruta (PB), das farinhas de peixe obtidas a partir de resíduos de filetagem da corvina (FC), resíduos da filetagem da Tilápia (FT) e farinha integral de camarão canela (FM) para tilápia do Nilo. Foram utilizados 40 peixes revertidos sexualmente, com peso médio de 40 g, acondicionados em um tanque de alimentação de 500L. A coleta de fezes foi feita em duas cubas cilíndricas com fundo cônico, de 150L. A determinação dos CDa foi feita por metodologia indireta, tendo sido utilizado 0,1% de óxido crômico (Cr2O3), como indicador incorporado à ração. As médias de temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica, durante o período experimental, foram de 28,5 ± 0,5ºC; 3,57 ± 0,12 mg/L; 7,21 ± 0,03; e 0,18 ± 0,01 mS/cm, respectivamente. Os CDa para a PB e EB foram de 70,67 e 54,45 para FC; 67,09 e 48,52 para FT; e 88,79 e 68,38 para FM, apresentando valores de proteína (%) e energia (kcal/kg) digestíveis, na matéria natural, de 37,50 e 2107,46 para FC; 28,72 e 1927,18 para a FT; e 53,74 e 2763,23 para FM, respectivamente. Os alimentos estudados têm potencial para utilização na alimentação da tilápia do Nilo, sendo necessária a determinação dos seus níveis de inclusão em rações para as diferentes fases de cultivo da espécie.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Torres, Leandro Marques, Lorena Fernanda Araújo Soares, Sarah Dias Azevedo, Suzana Romeiro Araújo y Regilene Angélica da Silva Souza. "Biocarvão de caroço de açaí no desenvolvimento de mudas de paricá [Schizolobium parahyba var. amazonicum (Huber ex Ducke) Barneby]". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 1 (15 de septiembre de 2020): 615–24. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.001.0049.

Texto completo
Resumen
No município de Belém há elevada produção de resíduos advindos do beneficiamento do caroço de açaí, em virtude deste fruto ser um produto que mobiliza o setor econômico da capital. Sabe-se que este resíduo pode servir como matéria-prima para a confecção de filtros no tratamento de água, na fabricação de alimentos à animais, na composição de artesanatos, além de servir como componente na preparação de substratos para desenvolvimento de plantas. Objetivou-se com este trabalho avaliar semanalmente o desenvolvimento de mudas de Paricá (Shizolobium amazonicum) em Latossolo Amarelo de textura média misturado em diferentes proporções com Biocarvão de Caroço de Açaí (BCA) por 40 dias. Os experimentos foram dispostos em casa de vegetação com delineamento inteiramente casualizado, totalizando dez tratamentos e quatro repetições. As variáveis analisadas foram altura da parte aérea (APA), diâmetro do coleto (DC), matéria seca da parte aérea (MSPA) e matéria seca de raiz (MSR). Os tratamentos constaram de diferentes proporções de solo e BCA (350°C). Os dados foram tratados e submetidos à análise de variância (ANOVA) (p<0,05) e comparados pelo teste t, por meio do software ASSISTAT Versão 7.7. Após 7 dias do transplantio das mudas, todos os tratamentos que continham biocarvão (350°C) tiveram suas bases do coletos queimadas e não se desenvolveram. o tratamento T3 (100% solo com calagem, sem adubação) proporcionou melhor desenvolvimento das mudas de Paricá, com maior crescimento em altura (23, 37 cm), diâmetro do coleto (3,89 mm), MSPA (1,68g), MSR (0,67g), MST (2,36g), assim como um índice de qualidade de Dickson (0,27) considerado adequado. Logo, verificou-se que o BCA não propiciou bom desenvolvimento nas espécies quando misturado ao solo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Gibaldi, Norma dos Santos, Cecília Bueno y Natalie Olifiers. "Perfil dos visitantes e seus impactos negativos no Parque Natural Municipal Chico Mendes, Rio de Janeiro - RJ, Brasil". Research, Society and Development 9, n.º 10 (9 de octubre de 2020): e5849107904. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.7904.

Texto completo
Resumen
Os visitantes de áreas naturais urbanas podem causar impactos antrópicos negativos nos organismos e no ambiente. Considerando a importância das Unidades de Conservação urbanas para a conservação da biodiversidade e serviços ecossistêmicos, o objetivo deste trabalho foi caracterizar o perfil dos visitantes, as atividades por eles realizadas e seus impactos negativos no Parque Natural Municipal Chico Mendes, Rio de Janeiro, Brasil. Em 2018, foram realizadas entrevistas com 100 visitantes e 3 funcionários do parque para obter o perfil dos visitantes e as atividades desenvolvidas por eles. A maioria dos visitantes era proveniente da região (59%), possuía no mínimo nível superior incompleto (52%) e frequentava o parque nos finais de semana e feriados (80%). Metade dos visitantes tinha entre 31 e 50 anos de idade e a maioria eram mulheres (69%), sendo a principal motivação para a visita o contato com a natureza (68%). As atividades danosas/proibidas relatadas com maior frequência foram o uso de trilhas não oficiais, presença de animais exóticos, resíduos sólidos inapropriadamente descartados no parque, alimentação da fauna e coleta de plantas. Ainda, os visitantes com maior grau de escolaridade realizavam atividades danosas/proibidas com menos frequência que os demais (P=0,0021). Recomenda-se a realização de ações de educação ambiental que ressaltem a importância de se respeitar as regras do parque, principalmente para os visitantes com menor grau de escolaridade. A caracterização do perfil dos visitantes e o monitoramento de seus impactos negativos ao longo do tempo devem integrar um plano de manejo adaptativo para o parque.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Rosa, Alessandro Samuel y Ricardo Simão Diniz Dalmolin. "Fauna edáfica em solo construído, campo nativo e lavoura anual". Ciência Rural 39, n.º 3 (junio de 2009): 913–17. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000300044.

Texto completo
Resumen
A fauna edáfica é usada para o monitoramento da qualidade de sistemas agrícolas; em aterros encerrados de resíduos sólidos urbanos (RSU), o seu estudo, especialmente no Brasil, ainda é incipiente. Foi conduzido um estudo da fauna edáfica do solo construído (SC) sobre um aterro encerrado, em Santa Maria - RS, e em outras duas áreas, sob diferentes usos: campo nativo (CN) e lavoura anual (LA) com manejo ecológico, com vistas a avaliar a qualidade ambiental e a estabilidade desses sistemas. Foram duas coletas, realizadas em janeiro e fevereiro de 2007, tendo sido instaladas, aleatoriamente, oito armadilhas do tipo PROVID, em cada área, por três dias. Houve um predomínio de colêmbolos, himenópteros, ácaros e coleópteros na composição da fauna edáfica dos ambientes estudados. O SC teve a maior abundância de indivíduos, com dominância da Classe Collembola (17,6 vezes maior que em LA), assim como no CN. Na LA, a Ordem Hymenoptera foi a de maior expressão. As alterações meteorológicas durante as épocas de coleta, influenciaram o comportamento dos atributos da fauna edáfica, especialmente em SC e CN. Já em LA foram as alterações na vegetação que determinaram o comportamento da fauna edáfica. A seqüência LA>CN>SC foi a mais representativa para ilustrar as condições qualitativas dos ambientes estudados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Silveira, Roselene Nunes da, Telma Teresinha Berchielli, Djalma de Freitas, Ana Karina Dias Salman, Pedro de Andrade, Alexandre Vaz Pires y Juliano José de Resende Fernandes. "Fermentação e Degradabilidade Ruminal em Bovinos Alimentados com Resíduos de Mandioca e Cana-de-Açúcar ensilados com Polpa Cítrica Peletizada". Revista Brasileira de Zootecnia 31, n.º 2 (2002): 793–801. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982002000300030.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho foi conduzido com o objetivo de avaliar a degradabilidade ruminal da matéria seca (MS), fibra em detergente neutro (FDN) e amido, além de pH, amônia e ácidos graxos voláteis ruminais, em bovinos alimentados com silagens de milho (SMi), de raspa de mandioca com polpa cítrica (SRp), de casca de mandioca com polpa cítrica (SCc) e de cana-de-açúcar com polpa cítrica (SCn). Foram utilizados quatro novilhos, mestiços, castrados, canulados no rúmen e duodeno, em quatro períodos experimentais, com 11 dias de adaptação à dieta e oito dias de coleta. O delineamento experimental foi o quadrado latino 4x4. Foram adotados oito horários para a incubação das silagens: 3, 6, 12, 24, 48, 72, 96 e 120 horas. A SRp apresentou maior degradação efetiva (Kp 5%) da MS e da FDN (48,44 e 45,78%, respectivamente), quando comparada com a SMi (45,50 e 23,75%), a SCc (43,87 e 24,20%) e a SCn (40,76 e 25,78%). Para todos os tratamentos, o pH e a concentração de N-NH3 ruminal foram adequados para o crescimento dos microrganismos ruminais. Os valores de AGV para os tratamentos de SMi, SRp e SCc foram semelhantes entre si e superiores aos do tratamento com SCn.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Véras, Robson Magno Liberal, Sebastião de Campos Valadares Filho, José Augusto Gomes Azevêdo, Edenio Detmann, Mário Fonseca Paulino, Mozart Alves Fonseca y Cláudia Batista Sampaio. "Níveis de proteína na dieta de bovinos Nelore de três condições sexuais: consumo, digestibilidades total e parcial, produção microbiana e parâmetros ruminais". Revista Brasileira de Zootecnia 36, n.º 4 suppl (agosto de 2007): 1199–211. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000500029.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de avaliar os consumos, as digestibilidades total e parcial de MS, MO, PB, EE, FDN e CNF, a produção microbiana, as degradabilidades da silagem de milho, do fubá de milho e do farelo de algodão e os parâmetros ruminais, 12 bovinos Nelore fistulados no rúmen e duodeno foram distribuídos em três quadrados latinos 4 <FONT FACE=Symbol>´</FONT> 4 (quatro animais, quatro níveis de PB: 7, 10, 13 e 15% e quatro períodos). Cada quadrado latino foi composto por uma condição sexual (CS): fêmeas, machos castrados e machos não-castrados, com peso corporal médio de 254,8; 285,1; e 265,6 kg, respectivamente. As amostras foram incubadas em um animal de cada CS para estimativa da degradabilidade dos ingredientes e posterior determinação dos teores de MS, PB e FDN dos resíduos da incubação. O pH e a concentração de amônia foram determinados imediatamente antes e após a alimentação. Para isolar os microrganismos ruminais, coletas de digesta ruminal foram feitas 6 horas após o fornecimento da dieta. As concentrações de uréia foram analisadas na urina (UU) e no soro sangüíneo (US). Observaram-se menores taxas de degradação da MS e PB para a silagem de milho em comparação aos outros ingredientes. Não houve efeito significativo da interação condição sexual (quadrado latino) <FONT FACE=Symbol>´</FONT> nível de PB na dieta sobre o consumo de nenhum dos nutrientes. Os consumos diários de todos os nutrientes, exceto EE e CNF, foram influenciados pelos níveis de PB das dietas. As digestibilidades totais da MS, MO, PB, FDN e CNF foram influenciadas pelos níveis de PB nas dietas. As concentrações de US, NUS e UU aumentaram com o incremento dos níveis de PB nas dietas. Ao contrário do observado para o pH, houve efeito da interação níveis dietéticos de PB <FONT FACE=Symbol>´</FONT> tempos de coleta sobre o NH3 ruminal. A condição sexual não afetou os consumos e as digestibilidades da maioria dos nutrientes avaliados, que aumentaram com o incremento dos níveis de PB nas dietas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Pereira, Patrícia Conceição Amaral, Suelen Gualtieri, Kaisa Freitas de Araujo y Sandro Vargas Schons. "Uso de agrotóxicos em áreas antropizadas da Amazônia Ocidental pela agricultura familiar". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 9, n.º 8 (14 de mayo de 2019): 39–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2018.008.0004.

Texto completo
Resumen
A região amazônica tem sido cenário de acontecimentos que produzem consequências complexas para a biodiversidade, o ambiente e as sociedades humanas, sobretudo pelo desmatamento para a implantação da agropecuária e contaminação ambiental por resíduos decorrentes da produção, sobretudo os agrotóxicos. Em decorrência desta problemática, envolvendo a produção animal, vegetal e o ambiente, este trabalho teve por objetivo identificar as práticas adotadas com uso de agrotóxicos em áreas antropizadas pela agricultura familiar na microrregião de Cacoal (RO). Para tal, foram visitadas propriedades rurais para a coleta de dados sobre as características zootécnicas de produção, enfermidades recorrentes, adoção de práticas terapêuticas com antiparasitários e uso de defensivo agrícola. Foram visitadas 227 (1,34%) propriedades de um total de 16.856 pertencentes à microrregião de Cacoal (RO). As ectoparasitoses, como os carrapatos (92,45%) e a mosca-dos-chifres (77,36%), foram as enfermidades mais recorrentes em bovinos, no qual o controle é realizado através do uso de agrotóxicos. Foram identificadas nove bases químicas diferentes utilizadas para o controle de tais enfermidades, entre estas, as mais utilizadas eram os piretroídes, organofosforados e avermectinas. Além do que, as primeiras apresentaram alta frequência de uso, em 47,8% e 41,2% das propriedades visitadas, e estavam associadas à resistência dos carrapatos aos carrapaticidas. Quanto ao uso de agrotóxicos em cultivos, observou-se a utilização destes em 116 propriedades (59,7%), principalmente para o controle de plantas invasoras. O ácido piridinocarboxílico era o mais utilizado, seguido do ácido aniloxialcanoico e os Fenoxiácidos, sendo os dois primeiros extremamente tóxicos para o homem e animais. Além disso, o ácido piridinocarboxilico, usado em 41% das propriedades, apresenta alto potencial de periculosidade ambiental. Os resultados deste trabalho demonstram um risco associado ao uso de agrotóxicos em ambientes antropizados da floresta amazônica para a biodiversidade e alto grau de risco de intoxicação humana e/ou propagação destes, através de produtos de origem animal advindo da região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Amaral, Claudino da Silva, Jucelane Salvino de Lima, Kedes Paulo Pereira, José Teodorico de Araújo Filho, Izabelle Crystine Almeida Costa y Manoel Gustavo Paranhos da Silva. "Perfil metabólico de ovinos alimentados com silagem de subproduto de maracujá". Diversitas Journal 6, n.º 1 (2 de febrero de 2021): 1711–20. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v6i1-1696.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O trabalho teve como objetivo avaliar o perfil metabólico em ovinos sem padrão de raça definido, consumindo dietas compostas de silagem de subprodutos de maracujá em substituição ao feno de Tífton. O trabalho foi realizado no Campus de Engenharias e Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, utilizando-se 28 ovinos, com peso corporal médio de 25 kg. Com período experimental de 60 dias sendo 15 para adaptação do ambiente e manejo, e 45 dias para coleta de dados. A dieta tinha como volumoso feno de Tífton (Cynodon ssp.) e silagem de subproduto (cascas) de maracujá (Passiflora edulins), e como concentrado, farelo de soja (Glycine max), farelo de milho (Zea mays) e sal mineral, fornecidos ad libitum. Os tratamentos foram constituídos de níveis de resíduo de maracujá em substituição ao feno de Tífton (0, 20, 40 e 60%) em dietas cuja proporção foi 60% de volumoso e 40% de concentrado. Os animais foram alojados em baias individuais, identificadas, providas de comedouro e bebedouro. Foram pesados no início e fim do período experimental. A coleta de urina spot, bem como o sangue, foi efetuada quatro horas após o fornecimento da alimentação. O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, os dados foram interpretados por meio de análise de variância e regressão por meio do programa estatístico SAS (2001). Para o consumo de matéria seca e os pesos corporais foram observados comportamento linear crescente. O volume urinário também apresentou o mesmo comportamento. O perfil metabólico dos ovinos apresentou um comportamento linear crescente, bem como a síntese de proteína microbiana para os níveis de substituição. A substituição do feno de Tífton pela silagem do resíduo de maracujá apresenta melhores perfis metabólicos e proteína microbiana em ovinos confinados. PALAVRAS-CHAVE: Cordeiros, Ruminantes, Metabolismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Araujo, Marcelle Santana de, Sergio Luiz de Toledo Barreto, Paulo Cezar Gomes, Juarez Lopes Donzele, Will Pereira de Oliveira y Matheus Henrique Valeriano. "Composição química e valor energético de alimentos de origem animal utilizados na alimentação de codornas japonesas". Revista Brasileira de Zootecnia 40, n.º 2 (febrero de 2011): 331–35. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982011000200014.

Texto completo
Resumen
Avaliaram-se a composição química e o valor energético de farinhas de resíduos de abatedouro para machos de codornas japonesas (Coturnix coturnix japonica). Foram utilizadas 320 codornas machos, com 32 dias de idade, distribuídas em delineamento experimental inteiramente ao acaso, com cinco dietas (uma referência e quatro dietas-teste), cada uma avaliada com oito repetições de oito aves por unidade experimental. As farinhas substituíram 25% da dieta-referência e seus valores de energia metabolizável, assim como os coeficientes de metabolizabilidade, foram determinados pelo método de coleta total de excretas. Os valores de energia metabolizável aparente (kcal/kg) e aparente corrigida para balanço de nitrogênio (kcal/kg) são, respectivamente, de 2.152 e 2.142 para a farinha de carne e ossos; de 3.139 e 3.137 para a farinha de penas; de 2.658 e 2.651 para a farinha de peixe; e de 3.692 e 3.668 para a farinha de vísceras de aves. Os coeficientes de metabolizabilidade são de 60,51% para farinha de carne e ossos; 59,25% para a farinha de penas; 64,09% para farinha de peixe; e 78,64% para a farinha de vísceras de aves.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Silva, Edney Pereira da, Demósthenes Arabutan Travassos da Silva, Carlos Bôa-Viagem Rabello, Rodrigo Barbosa Lima, Michele Bernardino Lima y Jorge Vitor Ludke. "Composição físico-química e valores energéticos dos resíduos de goiaba e tomate para frangos de corte de crescimento lento". Revista Brasileira de Zootecnia 38, n.º 6 (junio de 2009): 1051–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000600012.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se determinar a composição físico-química e o valor energético dos farelos de goiaba e de tomate para frangos de corte de crescimento lento. Analisou-se a composição químico-fisica e, em seguida, realizou-se ensaio de metabolismo utilizando-se 60 frangos da linhagem Caipirão, com 65 dias de idade, distribuídos ao acaso em três tratamentos e cinco repetições de quatro aves por unidade experimental. Os tratamentos consistiram de uma ração-referência e duas rações-teste, formuladas com 70% da ração-referência e 30% de farelo de goiaba ou tomate. O experimento teve duração de dez dias, cinco para adaptação das aves às rações e cinco para coleta total das excretas. A composição químico-física dos farelos de tomate e de goiaba (na matéria natural) foi: 90,81 e 91,96% de matéria seca (MS); 10,09 e 21,74% de proteína bruta (PB); 11,71 e 12,01% de extrato etéreo (EE); 1,25 e 4,76% de matéria mineral (MM); 55,62 e 43,66% de fibra bruta (FB); 64,06 e 51,53% de fibra em detergente neutro (FDN); 57,38 e 42,22% de fibra em detergente ácido (FDA); 6,67 e 9,32% de hemicelulose; 4.290 e 4.368 kcal/kg de energia bruta (EB), 576,32 e 201,90 g/L de densidade; e 1.271,56 e 1.092,66 µm de diâmetro geométrico médio, respectivamente. Para os aminoácidos, os valores encontrados foram: 0,17 e 0,33% de metionina; 0,32 e 0,30% de cistina; 0,16 e 1,12% de lisina; 0,23 e 0,75% de treonina; 1,47 e 1,57% de arginina; 0,32 e 0,78% de isoleucina; 0,71 e 1,27% de leucina; 0,39 e 0,90% de valina; 0,25 e 0,43% de histidina; 0,44 e 0,93% de fenilalanina; 0,85 e 1,08% de glicina; 0,42 e 0,99% de serina; 0,30 e 1,05% de prolina; 0,35 e 0,945 de alanina; 0,97 e 2,19% de ácido aspartico; 1,91 e 3,105 de ácido glutâmico, respectivamente. Os valores de energia metabolizável aparente corrigida, com base na matéria natural, foram 1.436 e 1.969 kcal/kg, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Oliveira, Marinez Moraes de, Maria Emília de Sousa Gomes Pimenta, Antônio Cleber da Silva Camargo, Carlos José Pimenta y Priscila Vieira Rosa Logato. "Silagem ácida de resíduos da filetagem de tilápias para girinos de rã-touro (Rana catesbeiana Shaw,1802): Digestibilidade e desempenho". Ciência e Agrotecnologia 32, n.º 2 (abril de 2008): 618–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000200042.

Texto completo
Resumen
Os experimentos foram realizados para avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia bruta da silagem ácida de resíduos da filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), para girinos de rã-touro (Rana catesbeiana) e o desempenho dos girinos recebendo níveis crescentes (0, 15, 30%) da silagem ácida em substituição à farinha de peixe na ração. Na digestibilidade foram utlizados 200 girinos, medindo em média 7 cm e peso médio de 3 g, acondicionados em aquários de 40 litros. A coleta de fezes foi feita em 7 dias e a determinação dos coeficientes de digestibilidade aparentes e energia digestível aparente foi feita por metodologia indireta, tendo sido utilizado 1,0% de Cr2O3 como indicador incorporado à ração. No desempenho foram utilizados 240 girinos, com peso médio de 2,5 g acondicionados em aquários de 40 litros. As variáveis analisadas foram: ganho de peso final (GPF); consumo de ração total (CRT); e conversão alimentar aparente (CAA). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 3 tratamentos e 16 repetições. Os valores de digestibilidade encontrados foram: coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca 95,48; coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta 95,90; coeficiente de digestibilidade aparente do extrato etéreo 99,25; coeficiente de digestibilidade aparente da energia bruta 95,75 e o coeficiente da energia digestível aparente (kcal/kg) 2418,04. Observou-se uma diminuição linearmente (P<0,01) para o ganho de peso final e consumo de ração total. Concluiu-se que este alimento prejudicou o desempenho, apesar dos altos coeficientes de digestibilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Silva, Vinícius Pimentel, Fernando Queiroz de Almeida, Eliane da Silva Morgado, Almira Biazon França, Henrique Torres Ventura y Liziana Maria Rodrigues. "Digestibilidade dos nutrientes de alimentos volumosos determinada pela técnica dos sacos móveis em eqüinos". Revista Brasileira de Zootecnia 38, n.º 1 (enero de 2009): 82–89. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982009000100011.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se estimar a digestibilidade de nutrientes de forrageiras em eqüinos utilizando-se a técnica de sacos de náilon móveis. Foram avaliados alfafa (Medicago sativa), amendoim forrageiro (Arachis pintoi), desmódio (Desmodium ovalifolium), estilosantes (Stylosanthes guianensis), guandu (Cajanus cajan), macrotiloma (Macrotyloma axillare) e capim-coastcross (Cynodon dactylon cv. coastcross). O delineamento foi em blocos inteiramente casualizados com sete alimentos e cinco blocos (animais). Foram utilizados cinco eqüinos mestiços com 17 a 27 anos de idade e peso vivo médio de 350 kg. O ensaio teve duração de 12 dias: três para a adaptação às baias, cinco para inserção gástrica dos sacos através de sonda nasogástrica e quatro de coleta dos sacos nas fezes. No período pré-experimental de 30 dias, os animais foram mantidos em piquetes com dieta composta de 80% de feno de coastcross e 20% de concentrado. Na confecção dos sacos, utilizou-se náilon com porosidade de 45 µ e dimensão de 7,5 × 2 cm. Em cada saco, foram inseridos 510 mg de matéria seca de amostra do alimento. Os coeficientes de digestibilidade dos nutrientes das forragens foram calculados considerando o resíduo obtido no saco. A digestibilidade dos nutrientes do amendoim, estilosantes e macrotiloma foram superiores à da demais forrageiras, com destaque para a digestibilidade da proteína bruta, cujos valores foram de 91,4; 94,9 e 97,0%, respectivamente. O amendoim e macrotiloma apresentaram digestibilidade da fibra em detergente neutro de 72,3 e 65,2% e da fibra em detergente ácido de 70,9 e 59,4%, respectivamente. O amendoim forrageiro, macrotiloma e estilosantes apresentam digestibilidade dos nutrientes satisfatória e têm potencial para o uso em dietas para eqüinos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Pimenta, Maria Emília de Sousa Gomes, Marinez Moraes de Oliveira, Priscila Vieira Rosa Logato, Carlos José Pimenta y Thiago Archangelo Freato. "Desempenho produtivo e digestibilidade pela tilápia do NILO (Oreochromis niloticus Linnaeus, 1758) alimentada com dietas suplementadas com níveis crescentes de silagem ácida de pescado". Ciência e Agrotecnologia 32, n.º 6 (diciembre de 2008): 1953–59. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542008000600039.

Texto completo
Resumen
Conduziram-se estes experimentos para avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia bruta da silagem ácida de resíduos da filetagem de tilápias e o desempenho produtivo da tilápia alimentada com dietas contendo (0, 10, 20, 30 e 40%) da silagem ácida em substituição à farinha de peixe. Na digestibilidade foram utilizados 200 alevinos revertidos sexualmente, com peso médio de 5,0 g e acondicionados em aquários de 40 litros. A coleta de fezes foi feita por metodologia indireta, utilizando-se 1,0% de Cr2O3 como indicador, incorporado à ração. No desempenho foram utilizados 2000 alevinos de tilápia nilótica, com peso médio inicial de 0,525g, acondicionados em hapas de 1m², dispostos em 1 viveiro escavado. As variáveis analisadas foram: ganho de peso final (GPF), consumo de ração total (CRT), conversão alimentar aparente (CAA) e acréscimo em comprimento (AC). O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e quatro repetições. Os valores de digestibilidade encontrados foram: coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca (CDA), 95,5%; CDA da proteína bruta, 96,7%; CDA do extrato etéreo, 97,2% e CDA da energia bruta, 95,4%. Não houve diferença significativa no consumo de ração total. Observou-se efeito quadrático para ganho de peso final, conversão alimentar aparente e acréscimo em comprimento. Conclui-se que este alimento pode ser eficientemente utilizado pela tilápia nilótica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Martins, NRS. "Influenza Aviária: Uma Revisão dos Últimos Dez Anos". Revista Brasileira de Ciência Avícola 3, n.º 2 (mayo de 2001): 97–140. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-635x2001000200001.

Texto completo
Resumen
A influenza aviária é doença exótica no Brasil. O sistema de vigilância implementado pelo Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) mantém monitoração permanente das aves das principais espécies domésticas, tanto do material genético importado para a indústria avícola, por exemplo, da espécie das galinhas (Gallus gallus formadomestica), perus (Meleagris gallopavo formadomestica), codornas (Coturnix coturnix japonica), patos (Anas), primários (elite), bisavós e avós para postura ou corte, como aves de espécies de exploração mais recente, exóticas, por exemplo avestruzes (Struthio camelus) ou nativas, por exemplo emas (Rhea americana). Os plantéis de reprodutores em produção são também acompanhados por amostragens periódicas, conforme previsto no PNSA, além da monitoração das respostas aos programas de vacinação, por exemplo, contra bronquite infecciosa e doença infecciosa bursal. O PNSA estabelece as normas de atuação para o controle e erradicação da doença de Newcastle (ND) e Influenza Aviária (AI) (Projeto de Vigilância, 2001), a saber: I - Notificação de focos da doença (e confirmação laboratorial no LARA-Campinas); II - Assistência a focos; III - Medidas de desinfecção; IV - Sacrifício sanitário; V - Vazio sanitário; VI - Vacinação dos plantéis ou esquemas emergenciais; VII - Controle e fiscalização dos animais susceptíveis; VIII - Outras medidas sanitárias; A vigilância e atenção ao foco exige o diagnóstico laboratorial e diferencial de AI e ND, que segue as normas do PNSA, conforme o sumário abaixo: 1- Interdição e coleta de materiais para exame laboratorial oficial; 2- Registro das aves: espécie(s), categoria(s), número(s), manutenção de aves; utensílios e produtos no local; proibição de trânsito de e para a(s) propriedade(s) em um raio de 10 km; controle de todos os animais e materiais possíveis fontes de propagação; desinfecção de vias de entradas e saídas à(s) propriedade(s); inquérito epidemiológico. 3- Confirmação laboratorial: isolamento de agente letal hemaglutinante em ovos embrionados de galinhas SPF, não inibido (inibição da hemaglutinação) ou não neutralizado (soroneutralização) por soro específico para o vírus da doença de Newcastle; caracterização do agente como vírus da influenza aviária (AIV) por detecção de antígenos da nucleoproteína e/ou matriciais de AIV e de seu subtipo por ensaios específicos para a caracterização da hemaglutinina e neuraminidase (imunodifusão, imunoenzimáticos ou moleculares). 4- Abate e destruição imediata (cremação) de todas as aves, resíduos, carnes e ovos da(s) propriedade(s) atingida(s) e vizinhas (raio de 3 km); limpeza e desinfecção das instalações; vazio sanitário (mínimo 21 dias); 5- Permitir o transporte para o abate ou incubação dentro da zona de vigilância (raio de 10 km). 6- Proibir feiras, exposições, mercados na zona de vigilância (10 km). 7- Aplicar estas medidas por mínimo de 21 dias após a destruição das fontes de propagação e desinfecção das instalações, proibir a retirada de aves e produtos na zona de proteção (3 km) por 21 dias e 15 dias na zona de vigilância (10 km). A certificação de área livre segue as normas da OIE e PNSA, considerando AI exótica no Brasil (país livre), e exige: 1- AI de alta patogenicidade não diagnosticada pelo sistema de vigilância pelos últimos 3 anos; 2- Um período de 6 meses após o abate, destruição das aves e resíduos e desinfecção após surto; O sistema de criação da avicultura predominante no Brasil (galinhas e perus) emprega a mais atual tecnologia e conhecimento científico na produção, no qual os plantéis são gerenciados com biossegurança, avaliação permanente dos pontos críticos, sistema de qualidade total e programas de vacinações que garantem a prevenção de inúmeros problemas sanitários. A prevenção de influenza aviária é especialmente favorecida por essas características. O sistema e tipo de construção (galpões) para o alojamento dos plantéis dessas espécies dificultam também o desafio eventualmente imposto pelas aves de vida livre. A localização geográfica da avicultura nacional, localizada fora das rotas migratórias das aves-reservatório, pode também exercer papel importante na ausência de focos de influenza no Brasil. Além disso, o baixo índice de replicação dos AIV nas aves migratórias durante a estada na região subtropical também influi para a menor ocorrência. As espécies de aves domésticas de importância comercial mais sensíveis à infecção e potencialmente envolvidas no papel de fonte de infecção, conforme citadas na literatura internacional, perus e patos, são mantidas em galpões industriais com sistema de biossegurança e de distribuição geográfica bastante restrita, em contraste com as criações dos países com relatos permanentes de surtos, em que se associam as condições de desafio naturais geográficas ditadas pelas rotas migratórias, mais alta replicação na ave na estação (países temperados) e a criação em campo aberto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Oliveira, Marinez Moraes de, Maria Emília de Sousa Gomes Pimenta, Carlos José Pimenta, Antonio Cleber da Silva Camargo, João Evangelista Fiorini y Priscila Vieira Rosa Logato. "Digestibilidade e desempenho de alevinos de tilápia do nilo (Oreochromis Niloticus) alimentados com dietas contendo diferentes níveis de silagem ácida de pescado". Ciência e Agrotecnologia 30, n.º 6 (diciembre de 2006): 1196–204. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542006000600024.

Texto completo
Resumen
Os experimentos foram conduzidos para avaliar os coeficientes de digestibilidade aparente dos nutrientes e da energia bruta da silagem ácida de resíduos da filetagem de tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) para alevinos de tilápia nilótica e o desempenho dos alevinos recebendo níveis crescentes (0, 10, 20, 30, 40 %) da silagem ácida em substituição à farinha de peixe na ração. Na digestibilidade foram utilizados 200 alevinos revertidos sexualmente, com peso médio de 2,0 g e acondicionados em aquários de 40 litros. A coleta de fezes foi feita durante 7 dias seguintes e a determinação dos coeficientes de digestibilidade aparente e energia metabolizável aparente foi feita por metodologia indireta, tendo sido utilizado 1% de Cr2O3 como indicador incorporado à ração. No desempenho, foram utilizados 2000 alevinos revertidos sexualmente com peso médio de 0,45 g, acondicionados em "hapas" de 1m², dispostos em um viveiro escavado. As variáveis analisadas foram: ganho de peso final (GPF), consumo de ração total (CRT), conversão alimentar aparente (CAA), acréscimo em altura (AA) e em comprimento (AC). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado, com 5 tratamentos e 4 repetições. Os valores de digestibilidade encontrados foram: coeficiente de digestibilidade aparente da matéria seca, 95,49%; coeficiente de digestibilidade aparente da proteína bruta, 96,66%; coeficiente de digestibilidade aparente do extrato etéreo, 97,18%; coeficiente de digestibilidade aparente da energia bruta, 95,44%, e energia digestível aparente 2.880,02 kcal/kg. Não houve diferença significativa (P> 0,05) para ganho de peso final, consumo de ração total, conversão e acréscimo em altura. Observou-se aumento linear (P<0,01) para o comprimento. Conclui-se que este alimento pode ser eficientemente utilizado pela tilápia nilótica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Matos, Tássio F. L. y Valdir Schalch. "Composição dos resíduos poliméricos, pós-consumo, gerados no município de São Carlos, SP". Polímeros 17, n.º 4 (diciembre de 2007): 346–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282007000400016.

Texto completo
Resumen
Os resíduos poliméricos pós-consumo - embalagens plásticas - se destacam nos resíduos sólidos domiciliares, por apresentarem crescimento de participação no lixo urbano e possuírem características como degradação lenta e volumetria elevada, o que compromete a vida útil dos aterros sanitários. Ressalta-se, ainda, o potencial econômico para reutilização e reciclagem dos resíduos poliméricos. Este trabalho tem por objetivo apresentar a composição percentual, mássica, dos resíduos poliméricos no município de São Carlos, SP. O método adotado para caracterização, para determinação da composição, foi por amostragem, na coleta regular, e pela massa total coletada, na coleta seletiva. Na coleta regular, o número de amostragem compreendeu todos os quinze setores, sendo a massa da amostra obtida por quarteamento. Foi feita uma caracterização no inverno e outra no verão. Destacam-se, nos resultados da coleta regular, os percentuais em massa de 10,47% de resíduos poliméricos, o PET com maior participação (35,96%) nas resinas e o uso preferencial em embalagens para alimentação (56,42%), e, na coleta seletiva, os percentuais de 20,60% de resíduos poliméricos, a resina PET com maior participação (50,64%) e uso preferencial em embalagens para alimentação (66,06%). Os resultados evidenciam a tendência de crescimento de resíduos de PET e do uso preferencial dos polímeros termoplásticos em embalagens para alimentação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Meireles, Jaqueline Fernanda y Alessandra Ribeiro de Moraes. "CARACTERIZAÇÃO DA COLETA SELETIVA EM MUNDO NOVO/MS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, n.º 3 (3 de octubre de 2018): 129. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e32018129-149.

Texto completo
Resumen
Diante do volume crescente de resíduos sólidos gerados e dos diversos impactos negativos decorrentes da disposição inadequada dos mesmos, torna-se necessária a adoção de estratégias para a gestão integrada, sendo a coleta seletiva e, posteriormente, a reciclagem prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. No município de Mundo Novo/MS, a coleta seletiva é realizada por integrantes da Associação dos Recicladores Ambientais Mundonovenses (ARAM). Entretanto, não há informações sistematizadas sobre o material coletado e a destinação do mesmo. Assim, vislumbrou-se a pertinência de caracterizar os resíduos sólidos coletados pelos integrantes da ARAM em 2015. Foram realizadas entrevistas aos atores envolvidos e visitas aos locais de manejo dos resíduos. Do total de resíduos produzidos no município, aproximadamente 12% é coletado pelos integrantes da ARAM. A coleta seletiva ocorre apenas para resíduos de papel, metal e plástico, que totalizaram 596,2 toneladas em 2015, sendo 56,3, 32,2 e 11,5% a contribuição de cada material, respectivamente. A coleta seletiva realizada em Mundo Novo/MS contribuiu de maneira significativa para o desvio de materiais que seriam destinados ao aterro municipal, representando um potencial de redução no consumo de recursos naturais e de poluição ambiental. Recomenda-se que o município proporcione condições para o aperfeiçoamento da coleta seletiva realizada pelos catadores contribuindo para a gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Mancini, Sandro D., Alex R. Nogueira, Dennis A. Kagohara, Jonas A. S. Schwartzman, Tânia de Mattos y André H. Rosa. "Influência do tipo de coleta (comum ou seletiva) na reciclagem de filmes de poliolefinas pós-consumo". Polímeros 18, n.º 4 (2008): 289–96. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282008000400006.

Texto completo
Resumen
Filmes de polipropileno (PP) e de polietilenos de alta (HDPE) e baixa densidades (LDPE) foram estudados avaliando-se a presença de impurezas e o efluente da lavagem de seus resíduos provenientes tanto de coleta comum (resíduos misturados) quanto seletiva (resíduos separados). Os resultados apontam que os filmes estavam impregnados com, no mínimo, 30% de impurezas quando provenientes de coleta comum e com, no máximo, 10% quando de coleta seletiva. Esses resultados, associados aos da turbidez do efluente de lavagem, indicam que dos filmes de coleta seletiva, preferidos pelos recicladores, se obtém pelo menos 20% mais material e tem-se uma lavagem mais fácil, por envolver praticamente só a retirada de sólidos, ao contrário da coleta comum, associada a resíduos úmidos impregnados. Os efluentes foram também avaliados segundo sólidos totais, sólidos sedimentáveis e o teor de nove metais. Os resultados indicaram que os dois tipos de coleta geram efluentes semelhantes e que no máximo duas etapas devem ser suficientes para seus tratamentos: decantação e diluição do efluente no corpo d'água receptor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Silva, Ana Maria Veríssimo da, Fernanda Carolina Monteiro Ismael, Everaldo Barbosa da Silva, Hernando Nunes da Silva, Daniele Aparecida Monteiro Ismael y Thâmara Martins Ismael de Sousa. "Proposição de medidas para coleta seletiva na Comunidade Cavalhada, município de Flores - PE". Revista Práxis: saberes da extensão 6, n.º 13 (11 de noviembre de 2018): 77. http://dx.doi.org/10.18265/2318-23692018v6n13p77-86.

Texto completo
Resumen
<p class="XCIIPAutores">Um dos problemas ambientais que a Comunidade Cavalhada, situada na área rural do município de Flores - PE enfrenta atualmente é a disposição inadequada de resíduos sólidos. Um dos fatores que acarreta esse problema é a inexistência dos serviços de coleta seletiva na referida comunidade. Diante disso, desenvolvemos um projeto com objetivo de fazer uma pesquisa e analisar as formas e estratégias necessárias à implantação de coleta seletiva para solucionar o problema. A metodologia adotada consistiu, basicamente, em: visitas a algumas residências da comunidade, onde foi realizada a identificação dos principais tipos de resíduos e a quantificação dos resíduos gerados pela comunidade. Também foi realizada a estimativa do número de containers necessário à coleta seletiva, para tanto, calculou-se o volume de resíduos gerado na área estudada. Por fim, foram indicadas especificações técnicas acerca da coleta na área de estudo, tendo como base a literatura técnica publicada sobre a temática. Entre os resultados encontrados, destaca-se que o principal tipo e a quantidade de resíduos gerada diariamente é, respectivamente, o plástico 44,53 kg/dia. Percebeu-se também que três <em>containers</em> de 1000L são suficientes para a coleta. Além disso, verificou-se que o tipo de coleta mais apropriado para a área estudada é aquela onde se faz a separação dos resíduos secos dos molhados.</p><p><strong> </strong></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Da Silva dos Santos, Jorge Edmir y Ana Ghislane Henriques Pereira van Elk. "POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS: BREVE ANÁLISE DO LEGADO DE UMA DÉCADA". Revista Internacional de Ciências 11, n.º 2 (31 de agosto de 2021): 229–42. http://dx.doi.org/10.12957/ric.2021.54052.

Texto completo
Resumen
A Política Nacional de Resíduos Sólidos completou a sua primeira década de existência, portanto é relevante que se avalie os principais resultados para o setor obtidos pela lei. Com esse objetivo, os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil publicados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Urbana e Resíduos Especiais foram analisados. A breve análise do desempenho dos indicadores selecionados (despesa municipal, geração, coleta, coleta seletiva, disposição final e reciclagem) permitiu concluir que a evolução da gestão de resíduos sólidos no período foi discreta. O Brasil atualmente é um dos maiores geradores de resíduos sólidos do mundo, milhares de toneladas de resíduos sólidos são dispostos diariamente em lixões e a reciclagem é um grande desafio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Giannotti, Oswaldo. "Resíduos de defensivos agrícolas nos alimentos". Revista do Serviço Público 40, n.º 4 (4 de julio de 2017): 177–86. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i4.2164.

Texto completo
Resumen
A descoberta e o rápido desenvolvimento do uso dos defensivos organossintéticos nos últimos anos, cuja enorme importância sobre a produtividade agrícola é sobejamente conhecida, ao lado das vantagens que proporcionaram no combate aos insetos nocivos, fungos e outros patógenos e ervas daninhas, reavivaram certos problemas até então não pesquisados suficientemente e cuja significação à saúde do homem não foi levada na devida consideração. Entre eles, deve-se destacar o que se refere aos possíveis resíduos tóxicos deixados nas plantas e nos animais que se destinam à alimentação do homem. A possibilidade de que a população em geral e os animais domésticos, como decorrência de contaminação do meio ambiente, venham a ingerir pequenas quantidades de inseticidas juntamente com seus alimentos, de forma a causar prejuízos à saúde, tem determinado certa apreensão entre pesquisadores e leigos. É isto perfeitamente justificável, tendo-se em vista pesquisas realizadas nos Estados Unidos da América do Norte, Canadá, América do Sul e na Europa, que demonstraram a existência de significativas quantidades de determinados praguicidas, tais como, DDT, aldrin, dieldrin e BHC, na natureza em geral, como rios, lagos, no solo, nos animais domésticos e silvestres, nos alimentos e finalmente no próprio homem. É preciso ficar bem esclarecido que, de um modo geral, os inseticidas são tóxicos, podendo determinar profundas modificações nas reações básicas e normais do organismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía