Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: ComunicaÃÃo integrada.

Artículos de revistas sobre el tema "ComunicaÃÃo integrada"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "ComunicaÃÃo integrada".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Nascimento, Virgínia Glória, Fernando António Baptista Pereira, António Candeias y Alice Nogueira Alves. "An integrated safeguard project: preservation and communication strategies of altarpieces integrated in hermitages". Conservar Património 27 (2018): 103–10. http://dx.doi.org/10.14568/cp2016041.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Neiva Santos de Oliveira, Filipa. "Comunicação das Organizações: Um olhar sobre a importância da Comunicação Interna". Media & Jornalismo 18, n.º 33 (9 de noviembre de 2018): 61–74. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_33_4.

Texto completo
Resumen
A importância das organizações é conhecida por todos: a solidez de uma empresa, da marca que representa, o peso que tem para o setor e a relevância para a sociedade. Do outro lado da equação ficam os intermediários para esse sucesso, imprescindíveis para o crescimento e funcionamento de qualquer organização. Numa perspetiva integrada na gestão de recursos humanos e na gestão da comunicação, este artigo abarca alguns conceitos da comunicação das organizações e a importância da sua estratégia para uma empresa mais solidificada, uma marca mais ativa, colaboradores mais motivados e integrados num espírito de envolvência no seu trabalho. Após leitura de várias referências bibliográficas de autores da área, e de modo a compreender a origem e posteriormente a importância desta vertente da comunicação, foi analisada a sua perspetiva estratégica, levando o conceito à comunicação interna, essencial ao crescimento das empresas e das comunidades locais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Luvizotto, Caroline Kraus, Fábio Alves Silveira, Kátia Viviane da Silva Vanzini y Priscila Santana Caldeira. "Mobilização social online da APP-Sindicato". Revista Extraprensa 10, n.º 2 (26 de julio de 2017): 247. http://dx.doi.org/10.11606/extraprensa2017.119407.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa como a APP-Sindicato (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná) utilizou as plataformas online Facebook, YouTube e o website da entidade para divulgação de suas demandas e da mobilização social durante a greve dos professores do Paraná em 2015, avaliando se as iniciativas são apresentadas de forma integrada e se buscam incentivar a participação popular em suas ações. Além da revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos que envolvem a temática, fizemos uso da análise descritiva e examinamos a utilização das plataformas. A análise indica que o uso das plataformas não seguiu um formato integrado de disponibilização, o que indicaria a falta de um plano integrado de gestão de comunicação pública através das mídias sociais e do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cardoso, João Batista Freitas, Nadson Jaime Ferreira Alves y Isabel Cristina dos Santos. "A Metáfora Visual no Relato Integrado: uma análise semiótica". Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 42, n.º 2 (agosto de 2019): 65–88. http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201924.

Texto completo
Resumen
RESUMO O Relato Integrado é uma recém-incorporada prática de comunicação corporativa, concisa e inovadora, que recorre a símbolos da linguagem visual na apresentação das informações. Dada a novidade, este artigo explora a comunicação visual nos Relatos Integrados das empresas participantes do Programa Piloto brasileiro, com foco no uso de um tipo de signo específico, a metáfora visual. Trata-se de pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritiva e delineamento documental. No que se refere ao uso da metáfora visual, a pesquisa visa responder à seguinte pergunta: qual o padrão dominante da linguagem visual das informações econômico-financeiras e não financeiras nos Relatos Integrados das empresas participantes do Programa Piloto no Brasil? A análise apoia-se nos temas previstos na Estrutura Conceitual do Relato e nas categorias sígnicas de Peirce.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Correia, Débora Vasconcelos y Attanna Thuanna Ferreira de Andrade. "Avaliação integrada da fluência: uma perspectiva ampliada do cuidado fonoaudiológico". Distúrbios da Comunicação 31, n.º 3 (28 de octubre de 2019): 437–45. http://dx.doi.org/10.23925/2176-2724.2019v31i3p437-445.

Texto completo
Resumen
A fluência é uma habilidade que envolve a participação de múltiplos sistemas neurais, principalmente, dos processamentos da linguagem, fala, voz e audição. Tais interfaces justificam a necessidade de considerar na dinâmica avaliativa fonoaudiológica, suas interações com os demais conteúdos específicos da Fonoaudiologia. O presente artigo de cunho teórico, consiste em uma revisão não-sistemática da literatura que objetiva discutir acerca do processo de avaliação fonoaudiológica da fluência, mediante uma perspectiva de integralidade do cuidado. Tal discussão visa contribuir para a consolidação do caráter transversal da fluência na literatura nacional, coerente com a complexidade da sua natureza neurofisiológica; bem como favorecer ao fonoaudiólogo, informações e reflexões necessárias para a sua aplicabilidade em contexto prático. Para isso, estruturou-se esta comunicação em duas principais seções: apresentação do processo de avaliação da fluência, e discussão acerca da avaliação integrada da fluência. Dessa forma, conclui-se que, para uma avaliação fonoaudiológica integrada da fluência é necessário ir além da identificação das rupturas e realização dos cálculos de velocidade de fala. Requer conhecimento aprofundado sobre a natureza da fluência, enquanto habilidade e área da Fonoaudiologia, para o exercício do raciocínio clínico integrado que contemple a unicidade de cada sujeito, bem como suas necessidades comunicativas para além da queixa, vislumbrando a saúde da sua comunicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Luíza Mônica Assis da. "A COMUNICAÇÃO DO PCN BRASIL: COMO AS ESTRATÉGIAS E OS INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA EFICÁCIA DA AGÊNCIA?" Conduta Empresarial Responsável e Acordos de Investimento, n.º 29 (4 de agosto de 2021): 53–67. http://dx.doi.org/10.38116/bepi29art3.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo verificar se os requisitos relativos aos indicadores sobre comunicações, definidos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no âmbito das Diretrizes sobre Conduta Empresarial Responsável de Empresas Multinacionais, são atendidos pelo Ponto de Contato Nacional brasileiro (PCN Brasil) e analisar qualitativamente os Instrumentos de Comunicação Institucional (ICIs) com vistas ao aprimoramento dos processos comunicacionais da agência. O referencial teórico utilizado é o da comunicação organizacional integrada, com destaque para a importância do papel dos instrumentos de comunicação pública nos processos comunicacionais. Adota-se uma metodologia qualitativa e observacional para exame dos ICIs presentes na página do PCN Brasil: site, textos oficiais sobre as Diretrizes, vídeo, Manual de Procedimentos para Instâncias Específicas e relatórios. Os resultados indicam que a agência cumpre a maioria dos quesitos obrigatórios e recomendados pela OCDE. Entretanto, percebe-se a ausência de planejamento estratégico e integrado direcionado aos diferentes públicos e partes interessadas. Conclui-se que é necessário definir uma política de comunicação; dar maior autonomia à equipe técnica do PCN Brasil; aprimorar e avaliar os instrumentos de comunicação, em especial a arquitetura de informação do site; e aumentar a sinergia com as áreas de comunicação e tecnologia da informação do Ministério da Economia. Além disso, deve-se reforçar o entendimento comum do mandato do PCN Brasil junto às agências interministeriais, outros setores governamentais e partes interessadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Corrêa, Hércules Tolêdo y Daniela Rodrigues Dias. "MULTILETRAMENTOS E USOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COM ALUNOS DE CURSOS TÉCNICOS". Trabalhos em Linguística Aplicada 55, n.º 2 (agosto de 2016): 241–62. http://dx.doi.org/10.1590/010318134964176471.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com professores e alunos de dois cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, inseridos no contexto da disciplina de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - IFMG Campus Ouro Preto. A pesquisa buscou identificar os usos pedagógicos dessas tecnologias digitais em sala de aula; os usos no cotidiano dos alunos, dentro e fora da escola, bem como contribuir para a utilização das TDIC de forma integrada ao conteúdo curricular. Fundamentamos-nos teoricamente nos estudos desenvolvidos por pesquisadores das áreas dos letramentos, multiletramentos e das TDIC. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que utilizou o estudo de caso e a pesquisa-intervenção como procedimentos metodológicos. Os dados coletados evidenciam que as TDIC, com forte presença no cotidiano dos alunos, têm sido pouco exploradas dentro da sala de aula, apesar de os alunos acreditarem na sua contribuição para o ensino-aprendizagem das diferentes disciplinas. Os dados coletados também apontam para a importância do desenvolvimento dos multiletramentos e usos das TDIC por meio de projetos integrados com o conteúdo curricular, proporcionando aos professores formas efetivas de trabalhar conteúdos relevantes e aos alunos o desenvolvimento da autonomia e da criatividade, com trabalhos em equipe, pesquisas e seleções de informações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Holanda, Ana Emília Galvão y Pâmela de Medeiros Brandão. "COMUNICAÇÃO INTEGRADA EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA: um modelo para análise situacional na perspectiva da teoria da comunicação integrada e da análise de redes sociais". Revista Observatório 5, n.º 4 (1 de julio de 2019): 502–24. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v5n4p502.

Texto completo
Resumen
Esse artigo apresenta um modelo para análise situacional da comunicação integrada em uma Universidade pública fundamentado na perspectiva da Teoria da Comunicação Organizacional Integrada e da Análise de Redes Sociais. O modelo proposto comporta conceitos, finalidades e procedimentos para o aprimoramento dos processos da comunicação organizacional deste tipo de organização pública. Trata-se de um estudo teórico, desenvolvido por meio de uma pesquisa bibliográfica que considera as especificidades da comunicação pública, tomando como parâmetro de referência um composto da comunicação organizacional integrada em uma Universidade pública, formado por três dimensões: Comunicação Institucional, Comunicação Interna e Comunicação Relacional, o qual é adaptado do composto desenvolvido por Kunsch (2003). PALAVRAS-CHAVES: Comunicação Organizacional Integrada; Comunicação Pública; Análise de Redes Sociais. ABSTRACT This article presents a model for situational analysis of integrated communication in a public university based on the perspective of the Theory of Integrated Organizational Communication and Analysis of Social Networks. The proposed model includes concepts, purposes and procedures for the improvement of organizational communication processes of this type of public organization. This is a theoretical study, developed through a bibliographical research that considers the specificities of public communication, taking as reference benchmark a composite of organizational communication integrated in a public university, formed by three dimensions: Institutional Communication, Internal Communication and Relational Communication, which is adapted from the compound developed by Kunsch (2003). KEYWORDS: Integrated Organizational Communication; Public Communication; Analysis of Social Networks. RESUMEN Este artículo presenta un modelo para análisis situacional de la comunicación integrada en una Universidad pública fundamentada en la perspectiva de la Teoría de la Comunicación Organizacional Integrada y del Análisis de Redes Sociales. El modelo propuesto comporta conceptos, finalidades y procedimientos para el perfeccionamiento de los procesos de la comunicación organizacional de este tipo de organización pública. Se trata de un estudio teórico, desarrollado por medio de una investigación bibliográfica que considera las especificidades de la comunicación pública, tomando como parámetro de referencia un compuesto de la comunicación organizacional integrada en una Universidad pública, formado por tres dimensiones: Comunicación Institucional, Comunicación Interna y Comunicación Relacional, el cual es adaptado del compuesto desarrollado por Kunsch (2003). PALABRAS CLAVES: Comunicación Organizacional Integrada; Comunicación pública; Análisis de Redes Sociales.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Bertoldo, C. P. "Comunicação Integrada, Fator de Eficiência das Organizações". Comunicação & Sociedade 23, n.º 36 (31 de diciembre de 2001): 158–60. http://dx.doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v23n36p158-160.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Miklos, Jorge y Agnes De Sousa Arruda Rocco. "Ecologia da comunicação: desafios para a concepção de uma comunicação social cidadã". PAULUS: Revista de Comunicação da FAPCOM 2, n.º 3 (26 de febrero de 2018): 93. http://dx.doi.org/10.31657/rcp.v2i3.44.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho pretende-se pensar a interseção entre comunicação e cidadania na perspectiva integrada com as ecologias: profunda, integral, dos saberes e da comunicação. Os estudos tradicionais de comunicação são moldados no paradigma cibernético e cartesiano e não permitem ponderações integrativas acerca da comunicação. Propõe-se pensar a “ecologia da comunicação” como um desafio e uma possibilidade de revigorar os vínculos humanos sociais e robustecer a cidadania. Este estudo se baseia, essencialmente, em três autores: Boff (1995; 1996); Romano (2004) e Santos (2010), fazendo ainda aproximações teóricas com Contrera (2010), Morin (1979) e Wulf (2014).Palavras-Chave: Comunicação cidadã. Ecologia integral. Ecologia da comunicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Nassar, Paulo. "Comunicação Organizacional, entre Apolo e Dionísio". Organicom 6, n.º 10-11 (18 de diciembre de 2009): 154. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139019.

Texto completo
Resumen
Um dos impactos da tecnologia no modo de vida no começo do século XXI foi tornar o ambiente social mais complexo e exigir, nas organizações, comunicadores mais sofisticados nos seus saberes, o que não foi seguido pela universidade, que cria especialistas nas partes da Comunicação. Já nos anos 1980 falava-se em comunicação integrada e em pensamento sistêmico como visão de mundo; na década de 1990, viu-se a extrapolação das responsabilidades das organizações até nos anos 2000, quando esses conceitos começaram a ser substituídos e a memória e a história passaram a ser a base da narrativa empresarial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Alves, Victor Hugo Lima. "Convergência midiática na Comunicação de Mercado:". Revista Comunicação Midiática 15, n.º 1 (1 de junio de 2020): 8–23. http://dx.doi.org/10.5016/cm.v15i1.452.

Texto completo
Resumen
O artigo é um relato de pesquisa que evidencia a convergência de mídias entre duas especialidades da Comunicação de Marketing Integrada – CIM. Especificamente, como a embalagem reproduz a mensagem da publicidade televisiva no ponto de venda, detalhando a sistematização do processo de seu uso como suporte de campanhas publicitárias. O procedimento metodológico consiste no método qualitativo, de caráter descritivo, para o qual se aplica as técnicas Pesquisas bibliográfica e documental, e Entrevista. Concluímos que a função de comunicação da embalagem permite a reprodução da mensagem da publicidade televisiva no ponto de venda por meio da unificação de elementos visuais e de linguagem entre as mensagens veiculadas na publicidade e na embalagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Serradas, André. "Embedded librarian: relato de uma experiência na Psicologia brasileira". Psicologia USP 22, n.º 2 (junio de 2011): 437–43. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65642011000200009.

Texto completo
Resumen
O presente relato apresenta as principais atividades e desafios de um embedded librarian, ou bibliotecário integrado, junto aos diversos grupos envolvidos nos processos de comunicação científica e, mais especificamente, relacionados aos periódicos científicos da área de Psicologia. A existência de um bibliotecário integrado a esses grupos favoreceu a comunicação e interação entre eles e contribuiu também para a qualificação de um conjunto de periódicos científicos da área.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Queiroz, Renata Steffanoni Bernardes de, Mauricio Jucá Queiroz, Mitsuru Higuchi Yanaze y Marcos Rogério Mazieri. "Modelo Conceitual para Avaliação da Comunicação de Marketing em Franquias de Bens de Consumo". Revista Brasileira de Marketing 17, n.º 2 (23 de marzo de 2018): 264–77. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v17i2.3978.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Analisar a relao entre a comunicao de marketing integrada e suas vantagens para empresas com estratgia de diferenciao via processo de franqueamento.Mtodo: Qualitativo, estudo de dois casos.Originalidade/Relevncia: A mensurao dos retornos econmico-financeiros, como o comportamento do volume de vendas e faturamento permanece relevante na literatura sobre a comunicao de marketing, no entanto, os indicadores considerados de mdio e longo prazo, baseados, por exemplo, no retorno incremental que os clientes atuais e potenciais vo trazer para a empresa ou aprofundamentos do retorno obtido pelo Client Lifetime Value ainda no esto bem compreendidos no contexto das empresas que se diferenciam por meio de franquias.Resultados: Foram definidas trs dimenses para o planejamento da comunicao integrada de marketing, sendo a dimenso do cliente, do franqueador e do franqueado, separando os elementos de cada dimenso e discutindo as implicaes para o aumento do ROI da comunicao de marketing.Contribuies tericas/metodolgicas: O trabalho contribui com a teoria de customer equity, especialmente sobre a comunicao de marketing e a mensurao dos retornos sobre os investimentos, na medida em que apresenta um modelo conceitual que sustenta a comunicao integrada.Contribuies sociais / para a gesto: Apresentar a proposta de como integrar as informaes para o planejamento da comunicao de marketing integrada, envolvendo franqueados, clientes e franquias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Weber, Maria Helena. "Comunicação Organizacional, a síntese. Relações Públicas, a gestão estratégica". Organicom 6, n.º 10-11 (18 de diciembre de 2009): 70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2009.139006.

Texto completo
Resumen
Este texto integra o debate sobre Comunicação Organizacional e Relações Públicas a partir de argumentos que defendem a complementaridade das duas denominações, analisadas sob perspectivas teóricas e pragmáticas. Assim Comunicação Organizacional é o resultado de todas ações institucionais, promocionais e mercadológicas utilizadas pelas organizações para gerar comunicação, apoio, visibilidade e imagem pública. Na mesma linha, Relações Públicas é a principal profissão com habilidades e competência para administrar estrategicamente essas ações para a construção integrada da imagem pública das organizações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rizzo Lousa da Cunha, Marina Roriz, Eliseu Vieira Machado Júnior y Gabriel Bomtempo dos Reis. "PLANEJAMENTO EFICAZ DE COMUNICAÇÃO DE MARKETING NO AMBIENTE DIGITAL". Panorama 6, n.º 2 (30 de diciembre de 2016): 115. http://dx.doi.org/10.18224/pan.v6i2.3833.

Texto completo
Resumen
Diante das dimensões alcançadas pela internet e comércio virtual e pelas transformações no comportamento do consumidor, a gestão de marketing e comunicação têm pesquisado formas de obter, nos canais virtuais, a mesma eficiência e eficácia das ações off-line. Um planejamento adequado às particularidades do ambiente online se torna obrigatório. Este artigo apresenta um modelo de planejamento de comunicação integrada de marketing desenvolvido a partir das necessidades deste ambiente. Palavras-chaves: Planejamento de comunicação de marketing; marketing digital; ambiente virtual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Furnielis, Claudemir Bertuolo, Nadson Jaime Ferreira Alves, Edson Keyso de Miranda Kubo y Eduardo De Camargo Oliva. "Aspectos da gestão de pessoas e do capital humano evidenciados no relato integrado". Revista Brasileira de Administração Científica 8, n.º 3 (14 de septiembre de 2017): 59–72. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-684x.2017.003.0005.

Texto completo
Resumen
Partindo da premissa de que o capital humano é crucial para o desenvolvimento de uma organização, sua evidenciação é relevante para avaliar e compreender a criação de valor em termos de competitividade e longevidade, zona de interesse do Relato Integrado (RI), um instrumento de comunicação da organização junto a seus stakeholders, que conecta informações financeiras (contabilidade) e “não financeiras”, pelo uso de seis tipos capital que uma empresa gerencia e/ou impacta: financeiro, intelectual, de manufatura, de relacionamento, natural e humano. Diante desse contexto, o propósito deste artigo é avaliar como o capital humano está sendo evidenciado no Relato Integrado, por meio da frequência dos termos oriundos das referências de Demo et al. (2011) sobre gestão de pessoas e dos fundamentos do Relato Integrado. Para tanto, foram analisados os Relatos Integrados de onze empresas que fazem parte do programa piloto de RI no Brasil. A pesquisa é qualitativa e exploratória com análise de dados realizados por meio do software Atlas Ti 6.2. Os resultados indicam que oito das onze empresas analisadas contemplam políticas e práticas de Gestão de Pessoas (GP) nos seus relatórios, independentemente da denominação do relatório. Outra constatação é que, dos itens de GP abordados no referencial teórico, os dois com maior frequência nos relatos são treinamento e avaliação de desempenho, e os menos frequentes são recompensas e recrutamento & seleção. Por fim, Governança e Ética não são os itens que mais se destacam como motivadores do Capital Humano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Ruão, Teresa. "A comunicação organizacional e a gestão dos recursos humanos". Comunicação e Sociedade 1 (29 de enero de 1999): 179–94. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.1(1999).1444.

Texto completo
Resumen
É amplamente reconhecido que a comunicação é essencial ao funcionamento de qualquer organização. No entanto, a forma como a maioria destas pensa os seus sistemas de comunicação é excessivamente redutora. O propósito deste artigo é reafirmar a importância do desenvolvimento e implementação de políticas globais de comunicação, que integrem todos os sectores e funções da gestão actual. Destaca-se, particularizando, o papel de uma comunicação global ou integrada na gestão dos recursos humanos. Adianta-se a hipótese que esta última será mais eficiente se aplicar e integrar a política global de comunicação da organização como um todo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Cabral Filho, Adilson Vaz y Eula Dantas Taveira Cabral. "Cultura e comunicação como direitos humanos: aproximações diante da nova onda neoliberal". Liinc em Revista 16, n.º 1 (30 de mayo de 2020): e5082. http://dx.doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5082.

Texto completo
Resumen
RESUMO Diante da nova onda neoliberal posta em marcha em todo mundo e, particularmente na América Latina, busca-se investigar a afirmação de políticas públicas que aproximem a Cultura e a Comunicação como direitos humanos. Com base nas pesquisas bibliográfica e documental, são abordadas propostas de formulação e implementação de políticas culturais e de comunicação no continente, proporcionando uma compreensão ampla e integrada em relação a segmentos sociais distintos, evidenciando possíveis articulações para a construção de políticas democráticas alternativas. Palavras-chave: Direito Humano à Comunicação; Diversidade Cultural; Políticas de Comunicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Freitas, Renata Suely de. "Lendrevie, J.; Baynast, A.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2010), Publicitor: comunicação 360º online offline, Lisboa: Dom Quixote Brochand, B.; Lendrevie, J.; Rodrigues, V.; Dionísio, P. (1999), Publicitor, Lisboa: Dom Quixote". Comunicação e Sociedade 19 (1 de junio de 2011): 361–64. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).917.

Texto completo
Resumen
Com a inclusão das palavras “comunicação 360º online offline”, a nova edição do livro Publicitor, de Setembro de 2010, trouxe como desafio compilar tudo o que influencia a comunicação integrada e estratégica na sociedade contemporânea, marcada pela alta demanda de informações e instantaneidade, com um público receptor da mensagem publicitária que também cria e compartilha informações, muitas vezes em redes...
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Kich, Juliane Ines Di Francesco y Maurício Fernandes Pereira. "A influência da liderança, cultura, estrutura e comunicação organizacional no processo de implantação do planejamento estratégico". Cadernos EBAPE.BR 9, n.º 4 (diciembre de 2011): 1045–65. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512011000400007.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem o objetivo de avaliar como os fatores organizacionais, estrutura, liderança, cultura e comunicação influenciam no processo de implantação do Planejamento Estratégico, através de um estudo de caso. O embasamento teórico que norteou a pesquisa utilizou-se dos discursos sobre o Planejamento Estratégico, com foco no seu processo de implantação, assim como o que foi publicado sobre cultura, estrutura, liderança e comunicação e o envolvimento desses temas com o Planejamento Estratégico. Tais referenciais auxiliaram no entendimento desses conceitos no campo de estudo. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso único, com enfoque qualitativo, em que foram utilizados como instrumentos de coleta de dados: análise documental, entrevistas semiestruturadas em profundidade, questionário e observação sistemática; os dados foram analisados de forma qualitativa. A empresa analisada foi a Santa Luzia Laboratório Médico, devido a sua relevância na área em que atua. Por meio dos dados coletados, pode-se observar que para uma empresa implantar seu Planejamento Estratégico de forma eficaz, é preciso que tal planejamento esteja alinhado com sua cultura e integrado a sua estrutura, além de contar com uma comunicação eficaz e com a presença na organização de uma liderança envolvida no processo; esses aspectos foram citados na teoria e encontrados no estudo empírico. Pode-se concluir que, apesar de estarem integrados entre si, os fatores organizacionais estudados - estrutura, cultura, liderança e comunicação - atingiram o processo do Planejamento Estratégico na empresa analisada em diferentes intensidades, tanto no que tange à contribuição para sua efetiva implantação, quanto no que diz respeito a determinadas limitações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

De Assis, Francisco. "Memória viva das ciências da comunicação". Revista FAMECOS 15, n.º 37 (27 de enero de 2009): 133–34. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4811.

Texto completo
Resumen
O campo científico da comunicação talvez seja a arena mais controversa entre as ramificações da ciência. Refutado por diferentes níveis hierárquicos dentro do sistema formal de produção acadêmica, a área teve, em várias ocasiões e especialmente no Brasil, sua própria legitimidade colocada à prova. "Afinal, comunicação é ciência?", questionam os apocalípticos (e até mesmo alguns integrados, para citar Umberto Eco), pondo em dúvida o real valor do saber gerado nesse eixo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Mesquita, Giovana y Carolina Paz. "Integrando Comunicação e Medicina no ensino da Comunicação Comunitária: uma experiência brasileira inovadora". Contratexto, n.º 033 (junio de 2020): 153–69. http://dx.doi.org/10.26439/contratexto2020.n033.4787.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Henriques, Márcio Simeone. "Formação em Comunicação Social, currículo e práticas de extensão universitária". +E, n.º 6.Ene-Dic (8 de marzo de 2017): 138–45. http://dx.doi.org/10.14409/extension.v1i6.6322.

Texto completo
Resumen
O artigo discute o papel das práticas extensionistas para a formação em Comunicação Social no Brasil, diante das intensas trans formações nas formas contemporâneas de comunicação e na prática deste campo profissional, bemcomo do contexto de implantação de novas diretrizes curriculares nacionais para os cursos da área. Partindo da ideia de uma relação intrínseca entre extensão e comunicação, destaca uma posição privilegiada que a prática comunicacionalocupa na produção e efetividade das ações de extensão e, em sentido inverso, as possibilidades e limites para uma visão mais integrada e orgânica da extensão aos projetos pedagógicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

De Oliveira, Adilson Vagner. "A comunicação organizacional: conceitos e perspectivas contemporâneas". Revista Sítio Novo 3, n.º 2 (1 de julio de 2019): 56. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2019.v3.i2.56-67p.

Texto completo
Resumen
<p>Este trabalho discute questões conceituais sobre os elementos fundamentais da comunicação organizacional e algumas perspectivas atuais sobre a importância da comunicação na construção de imagens e identidades institucionais. Em termos objetivos, o texto traça um panorama teórico acerca de concepções mais tradicionais das ações comunicativas nas empresas, em contraste com novas vertentes que tomam a tecnologia da informação, a comunicação integrada em rede e seu papel preponderante nos planos estratégicos de gestão na contemporaneidade, com destaque às diferentes formas de comunicação organizacional, tais como a comunicação interna, a administrativa, a mercadológica e a institucional. No que se refere aos procedimentos metodológicos, trata-se de um texto baseado na revisão de literatura a fim de consolidar pontos cruciais para se pensar a gestão contemporânea.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Comunicação organizacional. Gestão estratégica. Tecnologia. Rede.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Caio de Matos, Lucas y Gustavo Henrique Del Vechio. "COMUNICAÇÃO E ATENDIMENTO AO PÚBLICO". Revista Interface Tecnológica 17, n.º 2 (18 de diciembre de 2020): 55–66. http://dx.doi.org/10.31510/infa.v17i2.862.

Texto completo
Resumen
Muito mais do que apenas informar sobre ações, produtos e serviços, as organizações, sejam elas privadas ou públicas, devem saber se comunicar com seus públicos de interesse. Posto desta forma, este estudo procura avaliar os benefícios no processo de comunicação, sobretudo tendo-se em vista o contínuo crescimento do universo digital, uso dos dispositivos móveis e mídias sociais. Para verificar a pertinência destes conceitos, o estudo apresenta o caso da Prefeitura de Santo André/SP, um órgão público que recentemente decidiu investir em melhorias no relacionamento com os munícipes, substituindo seu fluxo de atendimento manual por um sistema integrado e automatizado, capaz de facilitar consideravelmente o contato entre munícipes e setores de atividade, tanto para estes se comunicarem quanto para abrirem novos chamados, com vistas à resolução de problemas em seus bairros. O que se verifica, a partir deste estudo, é que quanto mais as organizações souberem se comunicar, mais elas podem obter vantagens em termos de proximidade e relacionamento duradouro com os públicos de interesse.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Dellazzana, Angela Lovato. "A saúde na perspectiva da comunicação institucional e mercadológica". Organicom 9, n.º 16-17 (6 de noviembre de 2012): 199. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2012.139138.

Texto completo
Resumen
O presente estudo baseia-se em um levantamento bibliográfico das pesquisas publicadas em 2011 com o tema comunicação e saúde, nos portais da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós). Apresenta-se uma pesquisa exploratória, de caráter quantitativo e qualitativo, da diversificada bibliografia encontrada sobre o tema, relacionando-a com o conceito de comunicação organizacional integrada, desenvolvido por Margarida Kunsch. O primeiro passo foi identificar as possíveis relações que podem ser estabelecidas entre os termos comunicação e saúde. Percebe-se que o tema engendra vieses os mais diversos e que, na maioria dos casos, a comunicação organizacional em saúde privilegia o aspecto institucional em detrimento do mercadológico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Terossi, Karen. "Abordagem comunicacional da estratégia nas organizações". Organicom 18, n.º 35 (12 de julio de 2021): 132–35. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.186092.

Texto completo
Resumen
Reflexões teóricas e práticas, experiências, casos e caminhos para a comunicação estratégica são apresentados no livro “Comunicação estratégica e integrada: visão de renomados autores de 5 países”, que reúne textos de pesquisadores e profissionais atuantes nessa área, do Brasil, México, Chile, Espanha e Portugal. E apesar das diferentes escolhas e caminhos apontados, os autores possuem em comum a busca por uma abordagem comunicacional da questão da estratégia nas organizações. Isso significa, em essência, posicionar o ser humano e o paradigma relacional no centro da gestão da comunicação organizacional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Pereira, Vitória, Carlos Alberto Badke, Graziela Frainer Knoll y Taís Steffenello Ghisleni. "Feira do Livro de Santa Maria 2019: práticas de comunicação integrada". Disciplinarum Scientia - Ciências Humanas 21, n.º 1 (2020): 53–64. http://dx.doi.org/10.37780/dsch.v21n1-005.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Chaves, João Paulo, Thales Araújo y Arandi Campelo. "COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL: FONTE DE ESTÍMULO À PRODUTIVIDADE". Revista Vox Metropolitana, n.º 4 (febrero de 2021): 40–55. http://dx.doi.org/10.48097/2674-8673.2021n4p04.

Texto completo
Resumen
O tema deste artigo aborda a comunicação, conflitos na organização, clima organizacional e produtividade na empresa KarneKeijo Logística Integrada. O estudo teve como objetivo identificar os métodos de comunicação entre os colaboradores, analisando a forma como a comunicação entre setores contribui para a produtividade empresarial, além de observar a causa de conflitos na empresa, sugerindo uma forma de conciliação, visando o bem comum a todos. O levantamento e a análise foram feitos por meio da pesquisa de campo através de um questionário semiaberto aplicado entre 21/10/2019 a 24/10/2019. Das 76 pessoas envolvidas entre o setor comercial e de transporte da empresa, 19 (25%) participaram do questionário. O estudo revelou que a comunicação é fundamental para uma empresa ser produtiva, pois ela abrange todas as etapas do processo e do relacionamento entre pessoas, criando também um ambiente favorável a se trabalhar quando feita de maneira correta. Também foi observado que existem sempre conflitos na empresa, porém não são tão relevantes na maioria dos casos e a forma de resolvê-los é muito rápida e eficaz.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Pereira, Else Lemos Inácio. "Comunicação integrada, relações públicas e gestão da reputação em ambientes digitais: uma perspectiva crítica". Organicom 12, n.º 22 (16 de junio de 2015): 198. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139278.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute possibilidades e desafios para a gestão da reputação em ambientes digitais sob a perspectiva dacomunicação integrada. A permanente orientação para a gestão de riscos de imagem e a promessa de simetria e interatividadesão desafios para a gestão da comunicação digital, e as relações públicas têm papel essencial na proposição de espaços dediálogo com os interagentes que compõem o ecossistema relacional das organizações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Comassetto, Leandro Ramires y Valmor Rhoden. "Da assessoria de imprensa à comunicação integrada: os desafios do cenário digital". Dito Efeito - Revista de Comunicação da UTFPR 8, n.º 12 (31 de diciembre de 2017): 96. http://dx.doi.org/10.3895/rde.v8n12.5699.

Texto completo
Resumen
Este artigo discorre sobre a assessoria de imprensa, seu início e evolução, sob a perspectiva de ensino no Jornalismo e nas Relações Públicas, as duas áreas da Comunicação que mais têm se dedicado à formação para o exercício da atividade. Tece considerações sobre as competências para atuar no campo da assessoria, enfocando sobretudo as transformações que vêm ocorrendo em razão do cenário digital. Conclui que o ensino superior precisa acompanhar as mudanças e dedicar mais atenção aos aspectos da comunicação integrada, de forma a melhor habilitar os profissionais para responder às demandas da atualidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Fernandes, Cláudia Regina, Alberto Farias Filho, Josenilia Maria Alves Gomes, Washington Aspilicueta Pinto Filho, Glauco Kleming Florêncio da Cunha y Flavio Lobo Maia. "Currículo baseado em competências na residência médica". Revista Brasileira de Educação Médica 36, n.º 1 (marzo de 2012): 129–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-55022012000100018.

Texto completo
Resumen
Competência foi definida como uma síntese de conhecimentos, habilidades e atitudes, que, integrados, propiciam ao indivíduo a utilização integrada dos recursos cognitivos e técnicos para diagnosticar, tratar e proporcionar benefício, menor morbidade ao doente e menor custo às instituições. Posteriormente, ampliou-se a definição, que passou a incorporar a dependência do contexto, necessidade de experiência, capacidade de reflexão e de continuar aprendendo. O objetivo deste estudo é descrever o currículo proposto e em implantação na Residência de Anestesiologia do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) da Universidade Federal do Ceará, que foi embasado em seis competências principais: comunicação, documentação, cuidados pré-operatórios, cuidados intraoperatórios, cuidados pós-operatórios e gestão de qualidade e segurança no perioperatório. São também demonstrados os instrumentos que compõem o sistema de avaliação neste currículo: teste cognitivo, instrumento de avaliação de habilidades procedurais por observação direta (Dops), logbook, feedback de múltiplas fontes (MSF) e avaliação dos preceptores pelos residentes. A implantação do currículo e dos processos de avaliação visou ampliar a qualificação do egresso do programa de residência médica em Anestesiologia do HUWC, assim como dos preceptores que participam do processo de formação desses especialistas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Prado, Cláudia, Christiane Pereira Martins, Luciana França, Maria Madalena Januário Leite y Heloísa Helena Ciqueto Peres. "Metodologia de utilização do chat na enfermagem". Revista Brasileira de Enfermagem 62, n.º 4 (agosto de 2009): 594–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000400017.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi descrever a metodologia da utilização do bate-papo (Chat) para comunicação em tempo real em um grupo de pesquisa em enfermagem. O papel do coordenador compreende as dimensões de planejamento, mediação e tecnológica. Cada dimensão pode determinar o sucesso ou o fracasso da comunicação. Elas devem ser vistas de forma integrada e a modificação em alguma delas interfere na qualidade do resultado final da atividade. O software de comunicação adotado foi o Skype® por permitir comunicação grátis entre muitos usuários em tempo real. Para a execução do Chat foram estabelecidas cinco etapas: abertura, acolhimento/ aquecimento, desenvolvimento da pauta, síntese e encerramento. A metodologia permitiu otimização e flexibilização de tempo, organização das atividades e alcance dos objetivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Poeta, Alexandre Dinis, Isolina Poeta, Artur Cristóvão y Dulce Vilas Boas. "Estrangulamentos, potencialidades e iniciativas para o desenvolvimento do Interior Norte: a perspectiva das instituições locais e regionais". Gestão e Desenvolvimento, n.º 8 (1 de enero de 1999): 31–44. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.1999.667.

Texto completo
Resumen
As principais potencialidades, estrangulamentos, prioridades e iniciativas para o desenvolvimento local, nomeadamente no interior Norte, apresentadas nesta comunicação, são o resultado da perspectiva das Instituições sobre esta matéria. O trabalho desenvolvido reflecte a visão integrada dos intervenientes (Instituições), deixando pistas para a intervenção estratégica a seguir, num futuro próximo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Cyrino, Antonio Pithon y Eliana Goldfarb Cyrino. "Integrando comunicação, saúde e educação: experiência do UNI-Botucatu". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 1, n.º 1 (agosto de 1997): 157–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32831997000200012.

Texto completo
Resumen
Relata-se experiência inicial de trabalho com as áreas de Comunicação e Educação em Saúde em projeto de cooperação entre universidade, serviços de saúde e organizações comunitárias para o desenvolvimento integrado de modelos inovadores de ensino, de sistemas locais de saúde e de ação comunitária. Apresenta-se proposta de operacionalização de ações de Comunicação e Educação em Saúde, com ênfase na interação serviços-comunidade. Nesta busca-se não só fortalecer as instâncias formais de participação dos usuários, mas ainda desenvolver outros espaços de comunicação e interação serviços-comunidade, procurando, assim, transformar progressivamente "pacientes" em "usuários-cidadãos".
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Shitsuka, Ricardo, João Uilson Vieira Filho y Ronilson de Sousa Lopes. "Informática e Filosofia: O Desenvolvimento de um Jogo Computacional como Processo de Aprendizagem". Research, Society and Development 8, n.º 11 (24 de agosto de 2019): e148111446. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i11.1446.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta didático-pedagógica, realizada no Campus Avançado de Carmo de Minas, sob o viés Vygotskyano. Esta experiência consiste no cumprimento do Projeto Integrador (ação interdisciplinar) do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Informática Integrado ao Ensino Médio. A discussão dela vem responder ao seguinte problema de pesquisa: é possível estudar e aprender filosofia por meio do desenvolvimento de um jogo eletrônico, utilizando linguagem de programação? A análise se deu por meio de uma revisão de literatura e pela resposta de um questionário aplicado aos alunos com questões objetivas e uma discursiva. Com base no referencial teórico, onde autores fazem uma defesa do uso das tecnologias no ambiente educacional formal, entende-se a plausibilidade da realização do Projeto em destaque, sobretudo, pela implementação na sala de aula das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Portanto, esta pesquisa, possibilita uma reflexão aberta aos leitores, professores, alunos e pesquisadores, sobre os benefícios, como os facilitadores, isto é, a acessibilidade aos meios tecnológicos, e os desafios em fazer uso das TDIC como mediação no ensino e aprendizagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Pellizzoni, Lívia Nogueira, Janayna Souto Leal, Bruna Lourena de Lima Dantas, Nelsio Rodrigues de Abreu y Renata Francisco Baldanza. "A Comunicação Integrada Reinventada: Linguagem, Irreverência e Causas Sociais em Instituições Públicas". Revista FSA 16, n.º 4 (1 de julio de 2019): 83–109. http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.4.5.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Matraca, Marcus Vinicius Campos, Gert Wimmer y Tania Cremonini de Araújo-Jorge. "Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria". Ciência & Saúde Coletiva 16, n.º 10 (octubre de 2011): 4127–38. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232011001100018.

Texto completo
Resumen
Apresentamos e debatemos a Dialogia do Riso, um conceito baseado na prática da educação popular em saúde desenvolvida com alegria. Saúde entendida como um recurso para a vida e não como um objetivo de viver; promoção da saúde como uma reação positiva que leva a uma percepção ampliada, integrada, complexa e intersetorial: articula ambiente, educação, pessoas, estilo e qualidade de vida. O riso pode então ser incorporado como ferramenta de promoção da saúde, tese que defendemos. Para isso apresentamos considerações sobre o diálogo, o riso, a alegria e o palhaço, conceituando a Dialogia do Riso. O diálogo, fala entre duas ou mais pessoas para entendimento de alguma ideia mediada pela comunicação, é uma metodologia de reflexão conjunta, que visa melhorar a produção de novas ideias e compartilhar significados, essência da comunicação. O riso é um fenômeno universal, condicionado a aspectos da cultura, da filosofia, da história e da saúde; é dialógico, porque, através do humor nos deparamos com a comédia e o escárnio que existe por traz de cada riso, um código de comunicação inerente à natureza humana. Arrolamos argumentos para defender a alegria como estratégia para a promoção da saúde, e adotamos o palhaço, e usamos sua arte como ferramenta educacional que pode ser integrada como tecnologia social.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Pessanha Cabral, Cely, Karla Osiris Freire Leal Viana, Patrícia Seixas Tinoco Rabelo, Patrícia Pinheiro Cardoso do Nascimento, Ana Raquel De Souza Pourbaix y Teresa Claudina De Oliveira Cunha. "COMUNICAÇÃO E MÚLTIPLAS LINGUAGENS: VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM PROJETO INTEGRADOR". Humanas & Sociais Aplicadas 10, n.º 28 (23 de junio de 2020): 60–79. http://dx.doi.org/10.25242/8876102820202017.

Texto completo
Resumen
A Comunicação e as diferentes manifestações da linguagem estão na ordem do dia, constituem nosso cotidiano. Na área educacional, é crescente o número de estudos e de vivências pedagógicas envolvendo o ato de comunicar e seus diferentes formatos na Era das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Neste contexto, apresenta-se no presente artigo uma pesquisa de natureza qualitativa, sob a forma de amostragem, de um projeto integrador, realizado em um curso de Pedagogia, no semestre 2019.2. Como metodologia de trabalho, trabalhou-se com a coleta de dados a partir das experiências de sala de aula, em diferentes disciplinas que compõem a matriz curricular do curso. Nossa hipótese é a de que comunicar, usando as linguagens é parte da arquitetura da Educação ao longo da história sendo que, cada tempo sugere um novo estilo de expressão. O objetivo desse Objetivou-se socializar práticas e estratégias pedagógicas trabalhadas de forma interdisciplimar, com metodologias ativas, a partir de movimentos comunicativos, capazes de tornar mais dinâmico e significativo o processo de ensino-aprendizagem
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Oshiro, Ana Lúcia De Alcântara. "As narrativas da Comunicação Organizacional da empresa de ERP - estudo de caso SAP". Organicom 5, n.º 9 (16 de diciembre de 2008): 166. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138991.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa as narrativas do discurso informativo de reputação da comunicação organizacional da indústria de sistemas de gestão integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning), tendo como estudo de caso a empresa global SAP. Este discurso embute em suas narrativas os conceitos da economia informacional de Manuel Castells e de rede, de Shapiro e Varian – que foram assumidos pelo pesquisador como valores informacionais do ERP. Como referencial teórico dos indicadores de reputação das narrativas analisadas, tomouse por base o estudo desenvolvido por Morten Thanning Vendelo (1998), além dos indicadores da reputação da comunicação organizacional presentes no estudo de Norberto Minguéz (1999).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Breda, Fernanda, Cassiana Maris Lima Cruz, Lisiane Caroline Rodrigues Hermes y Janine Fleith de Medeiros. "Plano de Desenvolvimento Institucional em Instituições de Ensino Superior Brasileiras e a Gestão da Comunicação Integrada de Marketing no Ambiente On-Line". Desenvolvimento em Questão 18, n.º 51 (24 de abril de 2020): 331–54. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.51.331-354.

Texto completo
Resumen
Esse estudo teve como objetivo analisar a relação entre o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras e a gestão da Comunicação Integrada de Marketing (CIM) no ambiente on-line, de acordo com o proposto por Gurau (2008). A pesquisa foi realizada com base no método exploratório, seguindo as premissas da narrativa e abordagem qualitativa, por meio de entrevistas estruturadas com gestores das Universidades investigadas, que propõe três etapas para a adaptação das mensagens online: aos valores corporativos, aos objetivos estratégicos e táticos da comunicação, bem como customização. A investigação corroborou quanto aos valores corporativos e, também apresentou discrepâncias de achados frente as estratégias e táticas de comunicação e a customização. Ainda, agregou novas perspectivas ao processo da CIM no ambiente on-line das Universidades, enfatizando a importância da comunicação interna como uma ferramenta de suporte a gestão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Baesse, Deborah de Castro e. Lima, Raul Lamarca Fortes Braga Portela e. Silva y Seane Alves Melo. "COMUNICAÇÃO INTEGRADA NO PORTO DO ITAQUI: DA INFORMAÇÃO À GERAÇÃO DE VALOR PARA O NEGÓCIO". Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios 14, n.º I (27 de mayo de 2021): 209. http://dx.doi.org/10.19177/reen.v14ei2021209-230.

Texto completo
Resumen
Neste relato, apresentamos o processo de diagnóstico e revisão estratégica da comunicação da Empresa Maranhense de Administração Portuária – EMAP, autoridade portuária gestora do Porto do Itaqui. O estudo partiu de diagnóstico da situação problema, no qual identificou-se que a comunicação não alcançava e não estava a serviço do ecossistema portuário, limitando-se ao público interno da autoridade portuária e à publicidade externa. Após a implantação de novos canais, replanejamento de conteúdos e reengenharia dos canais existentes, reposicionamos a comunicação organizacional no porto, alinhando-a ao negócio da empresa, integrando ao ecossistema portuário e focando nas experiências de stakeholders cuidadosamente mapeados e estruturados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Deuze, Mark. "O jornalismo e os novos meios de comunicação social". Comunicação e Sociedade 9 (20 de diciembre de 2006): 15–37. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.9(2006).1152.

Texto completo
Resumen
Este artigo é uma tentativa de contextualizar as consequências da digitalização online do jornalismo, com uma tónica particular para a natureza em constante mutação do trabalho dos jornalistas e da indústria mediática. É aqui oferecida uma perspectiva sobre a formação dos jornalistas online, acentuando a contextualização das mudanças e desafios trazidos pela mudança do jornalismo para um ambiente online. Para além disto, este artigo tenta identificar as tendências e desenvolvimentos mais influentes na transição das indústrias mediáticas offline para indústrias criativas online ou integradas, tal como assinalado pelo esbatimento das fronteiras entre produção e consumo online. O resultado esperado seria uma nova visão sobre o significado que o trabalho mediático tem para os profissionais mediáticos de hoje (e de amanhã).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Miani, Rozinaldo Antonio, Suellen Do Carmo y Angélica Tamy Nakane. "Análise de uma experiência em formação para a comunicação popular e comunitária junto às lideranças de movimentos sociais em Londrina/PR". Serviço Social em Revista 20, n.º 1 (29 de marzo de 2018): 59. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2017v20n1p59.

Texto completo
Resumen
Como parte da realização de um projeto integrado de pesquisa e extensão cadastrado junto à Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi realizado o Curso de Formação em Comunicação Popular e Comunitária durante o ano de 2016. A atividade foi realizada em quatro etapas e direcionada às lideranças e ativistas dos movimentos sociais de Londrina e região com o objetivo de proporcionar um espaço de formação em relação à importância da comunicação para a concretização dos objetivos estratégicos de movimentos sociais e movimentos populares. Os principais temas discutidos foram “Papel Estratégico da Comunicação”, “Política de Comunicação” e “Planejamento Participativo”. Nesse sentido, esse artigo tem como objetivo apresentar e analisar a referida experiência e refletir sobre a importância política da comunicação para a promoção de processos de participação popular.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Alcântara, Fabíola Alves. "Dilemas éticos em cuidados paliativos: revisão de literatura". Revista Bioética 28, n.º 4 (diciembre de 2020): 704–9. http://dx.doi.org/10.1590/1983-80422020284434.

Texto completo
Resumen
Resumo Em qualquer sociedade, assuntos concernentes ao início e fim da vida são imenso desafio, pois envolvem diversos conceitos relacionados a ciência e religião, de caráter humanístico, social, jurídico, bioético e moral. O objetivo deste estudo é apresentar os dilemas éticos explicitados por profissionais de saúde ao enfrentar processos de finitude. Dentre os diversos tipos de dilemas éticos encontrados, os principais perpassam a limitação de recursos, a dificuldade de comunicação e a dificuldade em tomar decisões. Esses dilemas levam a refletir sobre uma série de cuidados necessários, como estabelecer comunicação integrada, sempre dizer a verdade e entender renúncias, descontinuações e recusas ao tratamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Azevedo, Gil Floro Popoire. "Pesquisas de desenvolvimento da Telebrás". Revista do Serviço Público 40, n.º 3 (6 de julio de 2017): 57–58. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v40i3.2206.

Texto completo
Resumen
O Centro de Pesquisas de Desenvolvimento da Telebrás, em Campinas, desenvolve produtos desde sistemas de comunicação por satélites até a microeletrônica, compreendendo dispositivos e circuitos integrados como insumos para as nossas atividades, passando por sistemas de transmissão digital, comunicação de dados, centrais telefônicas controladas por computador, sistema de comunicação ótica utilizando laser e fibras óticas, enfim, trabalha com tecnologia de ponta na área de eletrônica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Mangini, Eduardo Roque, Alessandra Fernandes Cezar Mangini y Tatiana Ferrara Barros. "Desenvolvimento de plano de comunicação integrada de marketing para um salão de beleza". Desenvolve Revista de Gestão do Unilasalle 9, n.º 2 (30 de julio de 2020): 139. http://dx.doi.org/10.18316/desenv.v9i2.6781.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo tecnológico consistiu no desenvolvimento e aplicação de Plano de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) para pequena empresa prestadora de serviços de beleza e estética. O método empregado foi de natureza qualitativa, com uso de pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa-ação. Com o desenvolvimento e aplicação do plano de CIM foi possível verificar aumento da base de clientes, com aumento do faturamento e melhoria do comprometimento organizacional dos funcionários. Outro resultado foi o aumento do conhecimento da marca pelos clientes potenciais a partir da revitalização da marca. Ressalta-se a importância do plano de CIM como potencializador sinérgico das diversas áreas da empresa bem como o fortalecimento do relacionamento da empresa com o público alvo, e melhoria do fluxo de trabalho e do controle financeiro. O estudo propiciou o uso do Service Blueprint como ferramenta de diagnóstico para o desenvolvimento das ações planejadas e empregadas no plano de CIM.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Alcântara, Lívia Moreira de. "Ciberativismo e a dimensão comunicativa dos movimentos sociais: repertórios, organização e difusão". Política & Sociedade 15, n.º 34 (22 de diciembre de 2016): 315. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n34p315.

Texto completo
Resumen
DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7984.2016v15n34p315Importantes atualizações das Teorias dos Movimentos Sociais a partir dos aspectos comunicativos da ação coletiva vêm sendo realizadas em torno das discussões referentes ao ciberativismo – reduzindo o abismo existente entre os estudos em comunicação e movimentos sociais. No entanto, boa parte dos trabalhos pode ser caracterizada por um foco excessivo nas tecnologias e pela instrumentalização da noção de comunicação. Esse artigo repensa as teorizações da ação coletiva e dos movimentos sociais a partir da comunicação, realizando dois esforços: primeiro por meio de uma análise de caráter histórico, que busca demonstrar a centralidade da dimensão comunicativa nas práticas dos movimentos sociais em momentos anteriores a internet, construindo uma perspectiva não instrumental da comunicação; segundo, propõe uma interpretação de viés teórico que possibilita olhar de forma integrada para três eixos analíticos das teorias da ação coletiva e dos movimentos socais: os repertórios de ação coletiva, os processos de organização e as dinâmicas de difusão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Carpentier, Nico. "Comunicando o conhecimento acadêmico além do texto acadêmico escrito: uma análise autoetnográfica do experimento da instalação Mirror Palace of Democracy". MATRIZes 14, n.º 2 (31 de diciembre de 2020): 75–99. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p75-99.

Texto completo
Resumen
O artigo discute inicialmente cinco abordagens que visam transcender, complementar ou desestabilizar a hegemonia do texto acadêmico escrito. Na segunda parte, o experimento da instalação Mirror Palace of Democracy, que tinha o objetivo explícito de ir além do texto acadêmico escrito, permanecendo no domínio da comunicação do conhecimento acadêmico, é analisada autoetnograficamente. A experiência permitiu refletir sobre o caráter integrado e iterativo da comunicação acadêmica, sobre a identidade híbrida acadêmico-artística e sobre a diversificação de públicos. Tanto a discussão teórica como a instalação Mirror Palace of Democracy fazem parte de um apelo a mais experimentação e teorização da comunicação acadêmica multimodal e/ou baseada nas artes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía