Literatura académica sobre el tema "Desempenho da carteira de alianças"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Desempenho da carteira de alianças".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Desempenho da carteira de alianças"

1

Ribeiro Cordeiro, Jessica y Walter Bataglia. "INVESTIGAÇÃO DA RELAÇÃO ENTRE A CAPACIDADE RELACIONAL E O DESEMPENHO DA CARTEIRA DE ALIANÇAS NO SEGMENTO DE LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS BRASILEIROS". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 13, n.º 2 (5 de junio de 2015): 36–60. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.v13i2.618.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é compreender a relação processual entre as atividades de gestão de alianças, ou seja, a capacidade relacional, e o desempenho da carteira de alianças no segmento de laboratórios de saúde humana no setor farmacêutico brasileiro. Utilizou-se a estratégia de quatro estudos de caso de alianças estratégicas contratuais em empresas distintas a partir de entrevistas com os gestores responsáveis pelas alianças. As entrevistas foram transcritas e analisadas por meio da técnica de análise de conteúdo temática categorial com categorias definidas a priori. Concluiu-se que a capacidade relacional e a experiência prévia com alianças reduzem os custos de transação e podem gerar um desempenho da carteira de alianças que supera os custos de coordenação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Vilela, Nágila Giovanna Silva y Ronaldo De Oliveira Santos Jhunior. "Alianças Estratégicas e Vantagens Competitivas: uma Abordagem Teórico-Empírica sob a Ótica da Visão Baseada em Recursos". JPM - Journal of Perspectives in Management 2, n.º 1 (30 de junio de 2018): 21. http://dx.doi.org/10.51359/2594-8040.2018.235098.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo se pautou em observar as consequências práticas de alianças estratégicas e sua capacidade de geração de vantagens competitivas em diferentes campos de atuação empresarial. Para isso, foram analisadas, além de pesquisas para fundamentação teórica, artigos de cunho empírico da literatura nacional. A perspectiva da Visão Baseada em Recursos considera que quando firmas se associam em alianças, o propósito é que o desempenho e produtividade de cada uma das partes sejam maximizados. A partir da discussão apresentada percebeu-se que diferentes tipos de alianças estratégicas podem influenciar no desempenho e otimização de vantagem competitiva de formas variadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Domenek, Antonio Carlos, Roberto Giro Moori y Moises Ari Zilber. "Colaboração Através das Alianças e seu Impacto no Desempenho Operacional". Revista da Faculdade de Administração e Economia 9, n.º 1 (16 de marzo de 2018): 42. http://dx.doi.org/10.15603/2176-9583/refae.v9n1p42-62.

Texto completo
Resumen
O estudo buscou entender a colaboração na cadeia de suprimentos através das alianças de longo prazo e seu impacto no desempenho da empresa compradora. A pesquisa foi dividida em duas fases. Na primeira, de natureza descritiva, desenvolveu-se um questionário estruturado, fundamentado em autores da cadeia de suprimentos e alianças de longo prazo. A segunda fase objetivou aprofundar as percepções sobre colaboração, comparando com os resultados da primeira fase. Foram realizadas entrevistas em profundidade com gerentes de compras responsáveis pela aquisição de materiais e serviços. Os resultados evidenciaram que a redução de custo, o atendimento ao prazo de entrega e a capacidade de resposta são fatores relevantes para o desempenho. O estudo mostrou a importância da colaboração por meio das alianças de longo prazo e seus resultados em empresas instaladas no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

MOREIRA, FREDERICO G. P., ANA L. V. TORKOMIAN y HERICK MORALLES. "PORTFÓLIO DE ALIANÇAS E DESEMPENHO INOVADOR DA INDÚSTRIA BRASILEIRA". Revista de Administração de Empresas 60, n.º 5 (octubre de 2020): 336–51. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020200504.

Texto completo
Resumen
RESUMO O principal objetivo deste artigo é analisar o relacionamento entre a Diversidade do Portfólio de Alianças (DPA) e o desempenho inovador da firma, especialmente quando esse relacionamento é moderado pela capacidade de P&D (CAPPD) e pelos Ativos Complementares Especializados (ACE) em pontos distintos de sua cadeia de valor, bem como identificar a natureza da relação existente entre tais moderadores. Métodos econométricos foram aplicados a uma base de dados composta por 13.020 empresas da indústria brasileira. Os resultados mostraram relação curvilinear em forma de U-invertido entre a DPA e o desempenho inovador, bem como a efetiva moderação positiva desse relacionamento, por parte da CAPPD e dos ACE. Esta pesquisa contribui para a literatura que aborda o conhecimento da firma, especialmente para as teorias da inovação aberta e da capacidade de absorção (CA), a primeira avançando em direção aos contextos econômicos emergentes e a segunda adicionando uma nova forma de compreender a CA, que pode ser investigada também a partir de suas dimensões espaciais, além das dimensões de habilidades e competências.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Caldeira, João Frois, Guilherme Valle Moura, André Alves Portela Santos y Cristina Tessari. "Seleção de carteiras com modelos fatoriais heterocedásticos: aplicação para fundos de fundos multimercados". RAM. Revista de Administração Mackenzie 15, n.º 2 (abril de 2014): 127–61. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-69712014000200006.

Texto completo
Resumen
A teoria moderna do portfólio é baseada na noção de que a diversificação de uma carteira de investimento gera portfólios com uma melhor relação entre risco e retorno. Ultimamente, gestores vêm tentando ampliar a diversificação de suas carteiras por meio do investimento em cotas de diferentes fundos de investimento que, por sua vez, já contêm portfólios diversificados. Com isso, vem crescendo o interesse acadêmico e de participantes do mercado na seleção de carteiras formadas por fundos de investimento. Neste trabalho, a aplicabilidade e o desempenho fora da amostra de estratégias quantitativas de otimização para a construção de carteiras de fundos serão analisados. O desempenho dessas carteiras de fundos otimizadas será comparado ao desempenho do portfólio ingênuo igualmente ponderado, da carteira teórica do Ibovespa e do Índice de Mercado de Renda Fixa (IRF-M). Para a obtenção de portfólios ótimos, restritos para venda a descoberto, formula-se um problema de otimização de portfólios compostos por 388 fundos de investimento multimercado brasileiros ao longo de cinco anos. Para a modelagem da matriz de covariâncias dos retornos desses 388 fundos, é empregado um modelo fatorial heterocedástico parcimonioso. Tomando como base diferentes frequências de rebalanceamento dos pesos, as medidas de desempenho fora da amostra indicam que as estratégias quantitativas de otimização proporcionam resultados superiores em termos de volatilidade, desempenho ajustado ao risco, turnover e custos de transação ao longo do tempo. Em particular, os resultados obtidos indicam que o índice de Sharpe (IS) da carteira de média-variância e da carteira de mínima-variância foram estatisticamente diferentes (maiores) em relação ao IS do índice de referência de todas as frequências de rebalanceamento utilizadas. Com relação ao desvio padrão, os testes estatísticos mostraram que a volatilidade das carteiras de mínima-variância é estatisticamente diferente (menor) da volatilidade do índice de referência. Resultados semelhantes foram encontrados quando se comparou o desempenho das carteiras otimizadas ao Ibovespa e ao portfólio igualmente ponderado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Da Silva, Terezinha Vitória, Ronaldo Lamounier Locatelli y Wagner Moura Lamounier. "Abertura de capital e retornos aos acionistas: o caso da Companhia de Saneamento de Minas Gerais S/A". Revista Gestão & Tecnologia 16, n.º 1 (28 de abril de 2016): 7. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i1.961.

Texto completo
Resumen
Este estudo apresenta uma avaliação do desempenho da Companhia de Saneamento de Minas Gerais S/A após a oferta pública inicial de ações (initial public offering – IPO), na perspectiva dos acionistas. Para efeito de comparação, foram eleitos dois benchmarks: o desempenho da carteira de mercado, mediante a proxy Ibovespa; e os retornos apresentados pela ação da Sabesp, empresa do mesmo setor. Os retornos desses ativos foram ponderados pelo risco não diversificável de cada um, usando-se os coeficientes betas estimados com o emprego do modelo GARCH. Verificou-se que a ação da Copasa apresentou um desempenho superior ao da carteira de mercado, mas inferior ao da Sabesp. Procurou-se investigar, ademais, se ocorreram os eventos relatados nas experiências internacionais, isto é, subprecificação das ações no curto prazo e desempenho desfavorável entre 03 e 05 anos. As análises permitiram afirmar que, no caso da Copasa, não ocorreu o primeiro fenômeno, mas, confirmou-se o desempenho inferior aos dos benchmarks em um período mais longo. Também, foi mensurado a geração de valor (EVA), e os resultados são preocupantes, pois nos últimos dois anos analisados a empresa destruiu valor, ou seja, os retornos sobre o capital investido não conseguiram cobrir os custos de oportunidade do capital investido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Teixeira, Eduardo Cezar, Raphael Martini, Diones Kleinibing Bugalho y Francieli Morlin. "Índice de sustentabilidade empresarial (ISE): uma análise do setor bancário brasileiro listado na B3". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, n.º 17 (2020): 1183–96. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071711.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa é comparar o desempenho, através de indicadores contábil-financeiros, entre bancos da B3 listados e não listados na carteira do índice de sustentabilidade empresarial que disponibilizaram seus demonstrativos contábeis do período de 2016 a 2018 em endereços eletrônicos. A pesquisa classifica-se como descritiva do tipo documental e uma abordagem quantitativa. Os indicadores econômicos financeiros utilizados nessa pesquisa foram a independência financeira, o retorno sobre o patrimônio líquido, a margem líquida, a margem financeira e a lucratividade dos ativos. As evidências encontradas indicam não existir sinergia suficiente para assegurar que a participação na carteira de sustentabilidade interfere nos indicadores econômico-financeiros das instituições financeiras estudadas. Uma vez que, com os resultados obtidos não foi possível afirmar que a participação na carteira do índice de sustentabilidade empresarial representa superioridade no desempenho financeiro. Além de que, também foi possível concluir que os bancos não pertencentes à carteira, apresentaram melhores resultados nos indicadores de margem financeira e lucratividade dos ativos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Preusler, Taísa Scariot, Priscila Rezende da Costa y Tatiane Baseggio Crespi. "Capacidade relacional em alianças estratégicas de inovação: um ensaio teórico para o desenvolvimento de um modelo conceitual". Exacta 18, n.º 1 (19 de diciembre de 2019): 185–210. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v18n1.8475.

Texto completo
Resumen
É desafiador realizar pesquisa e desenvolvimento (PD) internamente e de forma isolada, devido à demanda de altos recursos financeiros e conhecimentos. Assim, a formação de alianças estratégicas é uma alternativa capaz de propiciar à organização uma complementação da sua base de recursos. No entanto, seu desempenho depende da capacidade relacional, isto é, de um conjunto de rotinas e processos estabelecidos para gerenciar e criar valor a partir da interação estabelecida. Neste artigo tem-se como objetivo desenvolver um modelo conceitual de geração de inovações no contexto de alianças estratégicas por meio da capacidade relacional. Para tanto, realizou-se um ensaio teórico de natureza exploratória mediante revisão bibliográfica. Por fim, são apresentadas contribuições ao campo conceitual da capacidade relacional, envolvendo proposições de pesquisa sobre a formação de alianças estratégicas com instituições distintas (de maior ou menor conexão com o mercado) e também sobre os múltiplos objetivos das alianças (para pesquisa ou desenvolvimento).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Steinhäuser, Vivian y Patricia Ayumi Hodge Viana de carvalho. "Alianças estratégicas: revisão de literatura de 2007 a 2017". Cadernos de Gestão e Empreendedorismo 6, n.º 3 (6 de enero de 2019): 69. http://dx.doi.org/10.32888/cge.v6i3.13288.

Texto completo
Resumen
As últimas décadas apresentaram um crescimento vertiginoso da pesquisa em alianças estratégicas, espelhando um fenômeno mundial de empresas buscando parcerias para fazer frente a mercados cada vez mais competitivos e globalizados. No entanto, esse aumento considerável da produção acadêmica tem como consequência a fragmentação da literatura, tornando árdua a tarefa do pesquisador em acessar o conhecimento acumulado na área. Embora existam revisões de literatura na área, estas são bibliometrias ou meta-revisões, com pouca análise sobre o estado-da-arte no tema. O presente estudo teve como objetivo preencher essa lacuna, realizando uma revisão da produção acadêmica recente sobre alianças estratégicas. Foram analisados 113 artigos das áreas de administração e negócios publicados entre 2007 e 2017 com enfoque em alianças. A revisão desses artigos permitiu a construção de um panorama sobre a pesquisa em alianças no que tange às motivações para sua formação, às formas de governança e ao desempenho, com levantamento de tendências e sugestões para pesquisas futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

ROTELA JUNIOR, PAULO, EDSON DE OLIVEIRA PAMPLONA y FERNANDO LUIZ RIÊRA SALOMON. "OTIMIZAÇÃO DE PORTFÓLIOS: ANÁLISE DE EFICIÊNCIA". Revista de Administração de Empresas 54, n.º 4 (agosto de 2014): 405–13. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-759020140406.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar o comportamento de uma carteira de ativos selecionados por meio da Análise Envoltória de Dados (DEA), otimizada pela abordagem de Sharpe, e compará-la a carteiras de ativos obtidas somente com a DEA ou abordagem de Sharpe. Para isso, utilizou-se o modelo da DEA para avaliar a eficiência de ações da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), empregando retorno, variância e outros indicadores, como variáveis de entrada e saída. Utilizou-se, ainda, a abordagem de Sharpe para otimizar a composição da carteira. Na comparação das carteiras, observa-se que a resultante da combinação de ambos os modelos apresentou melhor desempenho do que as carteiras otimizadas por apenas um dos modelos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Desempenho da carteira de alianças"

1

Pellegrino, Leila Rocha. "O efeito da diversidade da carteira de alianças na indústria farmacêutica brasileira". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/838.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:31:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Leila Rocha Pellegrino.pdf: 927284 bytes, checksum: f9fbc9c94a817e05c4d56c9063fdff32 (MD5) Previous issue date: 2015-11-17
This study aims to explore the relationship between the constructs Relational Capacity, Diversity and Performance Alliances Portfolio, considering the unit busisness level in the Brazilian Pharmaceutical Industry. The diversity of the portfolio of contractual strategic alliances is controversial subject in the literature. The main theoretical contribution of this work is the finding that the diversity of the portfolio does not impact directly on the performance of the portfolio of contractual strategic alliances. Thus, only in the presence of the portfolio management capacity, the benefits of setting up a diversified portfolio may be perceived by the organization. Another contribution of this work was to propose a multidimensional scale of diversity.The universe considered were the companies operating in the Brazilian pharmaceutical industry. The sample was composed by companies operating in São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco and Rio de Janeiro. The level of analysis were the portfolios of contractual strategic alliances formed by companies in the sector. From the sample, latent variables of first and second order are defined and measurable indicators. Data were collected through structured interviews conducted with managers or persons directly linked to the process of management of organization's strategic aliances portfolio. To test the measurement model proceeded to the analysis of structural equation modeling resolved by Partial Least Square Method.
Este estudo tem como principal objetivo explorar a relação entre os construtos Capacidade Relacional, Diversidade e Desempenho da Carteira de Alianças, considerando-se o nível de unidade de negócios na Indústria Farmacêutica Brasileira. A diversidade da carteira de alianças estratégicas contratuais é objeto controverso na literatura. A principal contribuição teórica deste trabalho está na constatação de que a diversidade da carteira não impacta diretamente sobre o desempenho da carteira de alianças estratégicas contratuais. Assim, somente na presença da capacidade relacional de gestão da carteira, os benefícios da constituição de uma carteira diversificada poderão ser percebidos pela organização. Outra contribuição do trabalho, de natureza metodológica, foi a proposição de uma escala multidimensional de diversidade. O universo considerado foram as empresas atuantes no setor farmacêutico brasileiro. A amostra foi composta por empresas atuantes em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco e Rio de Janeiro. O nível de análise foram as carteiras de alianças estratégicas contratuais constituídas pelas empresas do setor. Os dados foram coletados por meio de entrevistas estruturadas realizadas com gestores ou pessoas diretamente ligadas ao processo de gestão da carteira de alianças estratégicas contratuais da organização. Para testar o modelo de mensuração procedeu-se à análise da modelagem de equações estruturais resolvido pelo método Partial Least Square.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Melo, João Luís Peres Albuquerque. "Impacto da participação em alianças sobre o desempenho empresarial". Master's thesis, FEUC, 2010. http://hdl.handle.net/10316/13326.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Pimenta, Ananda Carvalho. "Contribuição para a análise do desempenho das instituições financeiras a partir dos indicadores da carteira de crédito". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2014. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/1097.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-04-25T16:44:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Ananda Carvalho Pimenta.pdf: 1215484 bytes, checksum: 3bc19708a070b8387e436d534c63d9bd (MD5) Previous issue date: 2014-03-26
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
This dissertation aims to assess the possible contribution of methodologies indicators - CAMELS rating and Data Envelopment Analysis (DEA) to performance and efficiency analyzis applied to Brazilian banks considering the loan portfolio indicators in the 2009- 2012 period. This study is based on an extensive literature review on the four cornerstone themes - financial institutions efficiency and performance, credit risk management, rating CAMELS and Data Envelopment Analysis (DEA) that support the methodology definition and the result analysis. The descriptive and dispersion analyzes enabled the data validation and provided the initial understanding of banks' credit portfolio for the banks selected sample. Thereafter i) the CAMELS management and asset quality indicators were calculated to respectively, indicate management s behavior regarding risk and banking management, and overdue loans share in the portfolio, and also ii) the DEA efficiency indicators were obtained to as a measurement of instituitions relative efficiency. Having been held in 2013 secnd semester, the study sampled a total of eight financial institutions and their data for the 2009- 2012 period. Aiming to validate the applicability of both methodologies to the Brazilian financial market, the sample was divided based on their market profile identified from its main equity volums and accounts. Then it was concluded that both indicators have applicability in assessing the efficiency in the Brazilian s financial institutions, including the indication to associate then, in order to have a more detailed analysis due their own specificities. The dissertation also presents insights for future studies on this relevant topic
Esta dissertação busca avaliar a possível contribuição das metodologias de indicadores rating CAMELS e Análise Envoltória de Dados (DEA) à análise de desempenho e eficiência aplicada às instituições financeiras brasileiras a partir dos indicadores da carteira de crédito, no período de 2009 a 2012. Este estudo está fundamentado em uma extensa revisão bibliográfica sobre os quatro temas-suporte da dissertação - desempenho e eficiência de instituições financeiras, gestão do risco de crédito, rating CAMELS e Análise Envoltória de Dados (DEA), com o objetivo de apoiar na aplicação da metodologia e análise dos resultados. As análises descritiva e de dispersão das variáveis estudadas, propiciaram a validação dos dados e forneceram o entendimento inicial acerca da carteira de crédito dos bancos da amostra selecionada. Foram então apurados i) os indicadores de qualidade gerencial e dos ativos do rating CAMELS que evidenciaram respectivamente, o comportamento dos gestores em relação à gestão de riscos e da organização; e a participação dos créditos vencidos na carteira, e ii) apurados os índices de eficiência do DEA que avaliaram as unidades de modo a comparar seus desempenhos fornecendo uma medida de eficiência relativa. Tendo sido realizado no segundo semestre de 2013, o estudo teve como amostra um total de oito instituições financeiras e seus respectivos dados para o período de 2009 a 2012. Visando validar a aplicabilidade das metodologias ao mercado financeiro brasileiro, a amostra de bancos foi segmentada com base em seu perfil de atuação, identificado a partir de suas principais contas patrimoniais. A partir desta segmentação concluiu-se que os indicadores apresentam aplicabilidade na avaliação da eficiência na gestão das instituições financeiras, inclusive com a sinalização de associação destes, em função das especificidades de análise propiciadas por cada um individualmente. A dissertação ainda aponta perspectivas para estudos futuros neste tema de evidência crescente
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Oliveira, Erica. "Testando a influência da confiança nas alianças estratégicas contratuais no setor logístico". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2014. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3217.

Texto completo
Resumen
Submitted by Aline Amarante (1146629@mackenzie.br) on 2017-04-07T00:27:00Z No. of bitstreams: 2 Erica de Oliveira.pdf: 1088471 bytes, checksum: 8e36709e2606836db63366df62f92441 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2017-04-26T15:19:24Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Erica de Oliveira.pdf: 1088471 bytes, checksum: 8e36709e2606836db63366df62f92441 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-04-26T15:19:24Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Erica de Oliveira.pdf: 1088471 bytes, checksum: 8e36709e2606836db63366df62f92441 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2014-08-07
Many researches related trust with transactions performance (for instance, KRISHNA; MARTIN; NOORDERHAVEN, 2006; DAS; TENG, 2001; KROEGER, 2012; TEJPAL; GARG; SACHDEVA, 2013). Those researches directly tested the relationship between trust and performance, and all stated that such an influence occurs through the trust influence on alliance management activities, related to relational capacity. In other words, they argue that trust moderately influences the relationship between relational capacity and performance. However, there is no work directly testing this relationship. In this context, the aim of this research was to test the role of trust between partners in the relationship among relational capacity and alliance performance of cargo agents, as well as importers and exporters in cargo transportation sector. Some hypotheses were tested: the first concerned the related capacity positively influencing an alliance performance. The second concerned the trust positively influencing the relational capacity; the third tested whether the trust positively influenced the alliance performance, the fourth was whether the trust moderated the relationship between relational capacity and performance and the fifth tested whether the relational capacity mediated the relationship between trust and performance and the fifth. This research may add a critical point of view to logistic sector, because there are no other works considering service providers´ opinions (cargo agents) concerning trust in alliances. Many works tested trust perception in clients´ point of view, but not the providers´. The methodology applied in this research was the quantitative. The target population involved cargo agents located in São Paulo State, experienced in strategic alliances, identified in Guia Marítimo Magazine. The questionnaire was applied through telephone, email and personal interview, relating interest constructs. Moreover, the analysis was made through structural equations model. The theoretical contribution of this work was to test the moderate action of trust in the relationship between relational capacity and alliances performance. The research implications for companies’ management are to deep the knowledge of trust impact on cargo agents.
Existem inúmeros trabalhos relacionando confiança com desempenho das transações (como KRISHNA; MARTIN; NOORDERHAVEN, 2006; DAS; TENG, 2001; KROEGER, 2012; TEJPAL; GARG; SACHDEVA, 2013). Esses trabalhos testaram diretamente a relação entre confiança e desempenho, e todos argumentaram que essa influência ocorre pela influência da confiança nas atividades de gestão de alianças, relacionadas à capacidade relacional. Ou seja, levantaram a hipótese de que a confiança exerce uma influência moderadora na relação entre capacidade relacional e desempenho. No entanto, não existem trabalhos que testem diretamente essa relação. Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa foi testar o papel da confiança entre parceiros na relação entre a capacidade relacional e o desempenho das alianças de agentes de carga e importadores e exportadores no setor de transporte de cargas. Algumas hipóteses foram testadas: a primeira se referiu à capacidade relacional influenciando positivamente o desempenho de uma aliança; a segunda à confiança influenciando positivamente a capacidade relacional; a terceira à confiança influenciando positivamente o desempenho da aliança, a quarta hipótese se a confiança moderaria a relação entre a capacidade relacional e o desempenho e a quinta hipótese, se a capacidade relacional mediaria a relação entre confiança e desempenho da aliança. Este trabalho acrescenta um olhar crítico sobre o setor logístico, já que não há trabalhos considerando o ponto de vista dos prestadores de serviço (agentes de carga) em relação à confiança nas alianças. Muitos trabalhos testaram a percepção da confiança do ponto de vista dos clientes, mas não dos fornecedores. A pesquisa foi desenvolvida utilizando a metodologia quantitativa. A população alvo englobou agentes de carga localizados no estado de São Paulo com experiência em alianças estratégicas, identificados pela revista Guia Marítimo. O questionário foi aplicado via fone, e-mail e entrevista presencial, relacionando os construtos de interesse, e a análise foi realizada via modelo de equações estruturais. A contribuição teórica do trabalho foi testar a ação mediadora da capacidade relacional na relação entre confiança e desempenho das alianças. As implicações da pesquisa para a gestão das organizações englobam o aprofundamento do entendimento do impacto da confiança dos agentes de carga.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Roman, Odorico Orestes Ramos. "Análise de mudança de desempenho decorrente da inserção de empresas em redes de cooperação: estudo de caso da Agafarma". Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2007. http://hdl.handle.net/10923/1155.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2013-08-07T18:40:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 000395903-Texto+Completo-0.pdf: 1594601 bytes, checksum: 82633475c3b7483033275e80c4418f57 (MD5) Previous issue date: 2007
The demands of the market lead companies to a permanent search for new business trends to make it possible to increase their levels of competitiveness. The arrangement of small and, many times, medium-sized firms into networks appeared as a very effective alternative to help them to face those demands. The inter-organizational alliances, in its different aspects, have been in expansion in the last few years, and can be found in almost all business areas, either in the industrial, commerce or services field. The evaluation of performance of those companies, acting in cooperation networks, is a relatively new field of studies, and it is derived from the increasing advance of this kind of inter-organizational arrangement. This research intents to investigate the differences of performance observed by businessmen from the pharmaceutical retail commerce branch in their stores, after becoming members of a cooperation network of small drugstores. Starting with a bibliographical research and 12 personal interviews with experienced professionals from that branch of activity, 17 factors of success for pharmaceutical retail commerce small firms were identified. After that, through an intranet self-administered survey directed to network members, those factors were ranked and classified into three groups: Critical Success Factors, Level 2 factors and Level 3 factors.At the same time, there was a measurement of perception of performance change obtained by the units after becoming network members. The effects caused by time as a network member and distance from the head office over sample strata were also considered. This study also verified if there were distinct impacts over groups of factors classified according to the Balanced Scorecard perspectives (BSC). Finally, this work proposes a model for analyzing the effectiveness of the network. The main results achieved were: the factors that are relevant to the pharmaceutical retail commerce segment were ordered according to the importance attributed by the network members; a perception of improvement was detected, in different amplitudes, for all studied factors; time as a network member and distance from the head office have influence in the perception of performance for some factors; the tests do not show imbalance in the changes of performance, caused by the affiliation in the network, in the 4 BSC perspectives; the proposed model was applied and the effectiveness of the network was calculated for the group of studied factors.
As exigências do mercado levam as empresas a buscarem, permanentemente, caminhos que lhes possibilitem aumentar a sua competitividade. Os arranjos de micro, pequenas e, por vezes, médias empresas em redes surgiram como uma alternativa bastante efetiva para auxiliá-las a fazer frente àquelas exigências. As alianças inter-organizacionais, em suas diversas facetas, ganharam dinamicidade nos últimos anos, podendo ser encontradas em quase todas as áreas de negócios, seja no campo da indústria, do comércio ou dos serviços. A avaliação do desempenho de empresas atuando em redes de cooperação é um campo de estudos relativamente novo, sendo derivado do crescente avanço dessa forma de arranjo interorganizacional. O objetivo desta pesquisa é investigar as diferenças de desempenho percebidas por empresários do ramo do comércio varejista de produtos farmacêuticos em seus negócios, decorrentes da participação em rede de cooperação. A partir de pesquisa bibliográfica e de doze entrevistas com pessoas experientes do ramo, foram identificados dezessete fatores importantes para as empresas que atuam no comércio varejista de produtos farmacêuticos. Na seqüência, através de uma survey auto-administrada com os associados da Rede, promoveu-se o ranqueamento dos fatores em três grupos: Fatores Críticos de Sucesso, Fatores de Nível 2 e Fatores de Nível 3.Concomitantemente, mediu-se a percepção de mudança de desempenho obtida pelas unidades com o ingresso da Rede, testando se existiam diferenças de impacto dos efeitos da adesão sobre estratos da amostra como: tempo de rede e distância da sede. O estudo verificou, também, se ocorrem impactos diferenciados sobre blocos de fatores classificados de acordo com as perspectivas do Balanced Scorecard (BSC). Por fim, o trabalho propõe um modelo de análise da efetividade da rede. Os principais resultados foram: ordenação por importância atribuída dos fatores relevantes para o setor de varejo farmacêutico; percepção de melhoria, em diferentes amplitudes, em todos os fatores estudados; constatação de que o tempo de rede e a distância da sede influenciam a percepção de desempenho para alguns fatores; verificação de que não há desequilíbrio nas alterações de desempenho quando os fatores são testados agrupados de acordo com as quatro perspectivas do BSC; aplicação do modelo proposto, com o cálculo da efetividade da rede para o conjunto dos fatores pesquisados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Vicentin, Flavia Oliveira do Prado. "Alianças e a sua contribuição no desenvolvimento da capacidade de absorção e no desempenho inovador das empresas dedicadas à biotecnologia". Universidade de São Paulo, 2015. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-20072015-144106/.

Texto completo
Resumen
Os mercados cada vez mais competitivos fazem com que as empresas busquem novas formas organizacionais e desenvolvam \"capacidades dinâmicas\" a fim de sobreviver no mundo globalizado. Nesse contexto, a inovação se tornou tema central para a competitividade. As fontes de inovação estão cada vez mais diversificadas e dispersas geograficamente, as empresas utilizam fontes internas e externas para o desenvolvimento de soluções inovadoras e modelos de negócios diferenciados. Estudos afirmam, que durante todos os anos, são produzidos milhares de artigos científicos que envolvem a biotecnologia, mostrando que é um dos campos mais promissores do mundo, com implicações importantes para economia global. A biotecnologia é caracterizada por ser baseada na ciência, ser multidisciplinar e o seu desenvolvimento é realizado por meio da interface com diversos atores, sendo altamente dependente do seu ambiente institucional. Assim, dado o contexto da biotecnologia, as lentes da teoria das capacidades dinâmicas são úteis para verificar a construção do conhecimento que conduz ao desenvolvimento de novos produtos, já que as empresas não podem depender somente do desenvolvimento do conhecimento interno, elas devem absorver conhecimentos relevantes de fontes externas. No setor de biotecnologia, verifica-se uma série de casos de alianças para melhoria de competitividade global por meio da inovação em sua forma mais ampla, incluindo desenvolvimento de novos produtos, de novos formatos para negócios, de novos mecanismos organizacionais. Como a capacidade de absorção é vista como um dos elementos das capacidades dinâmicas e tornou-se fator crítico para o sucesso dessas empresas, o presente estudo tem como objetivo verificar se as alianças contribuem para o desenvolvimento da capacidade de absorção e o desempenho inovador das empresas dedicadas à biotecnologia. O estudo é classificado como exploratório-descritivo e foi conduzido em duas etapas: quantitativa e qualitativa. Na etapa qualitativa foram realizados cinco estudos de caso e na quantitativa foram enviados questionários à 270 empresas do setor de biotecnologia, instaladas no Brasil, Portugal e Espanha. Verificou-se, por meio do estudo, a importância das alianças no desenvolvimento das quatro dimensões da capacidade de absorção. Ademais, identificou-se que as alianças também influenciam no desempenho inovador das empresas. Pode-se ainda relatar que a idade das empresas influencia na assimilação do conhecimento e a experiência do gestor influencia tanto a assimilação quanto a transformação do conhecimento. Por fim, verificou-se também que as parcerias no exterior levam as empresas a um desempenho inovador superior. Dessa forma a pesquisa contribuiu para o desenvolvimento da literatura sobre capacidade de absorção, bem como pode auxiliar os gestores das empresas dedicadas à biotecnologia e dos habitats de inovação por meio do modelo proposto para o desenvolvimento da capacidade de absorção e, para o governo, na formulação de políticas e incentivos para o desenvolvimento da biotecnologia.
The increasingly competitive markets mean that companies seek new organizational forms and develop \"dynamic capabilities\" in order to survive in the globalized world. In this context, innovation has become central to competitiveness. Sources of innovation are increasingly diverse and geographically dispersed; companies use internal and external sources for the development of innovative and differentiated business models. Studies claim that during each year produce thousands of scientific articles involving biotechnology, showing that it is one of the most promising fields in the world, with important implications for the global economy. Biotechnology is characterized as a science-based, multidisciplinary and its development is carried out through the interface with different actors, being highly dependent on its institutional environment. Thus, given the biotech context, the dynamic capabilities theory of lenses are useful to verify the construction of knowledge that leads to the development of new products, since it is dependent on new knowledge and business cannot depend on only development of internal knowledge, they must absorb relevant knowledge from external sources. In the biotechnology sector, there are series of alliances to improve global competitiveness through innovation in its broadest form, including development of new products, new formats for business, new organizational mechanisms. As the absorptive capacity has seen as one of the elements of dynamic capabilities and has become critical to the success of these companies, this study aims to determine whether the alliances contribute to the development of absorptive capacity and the innovation performance of dedicated biotechnology firms. The research is classified as exploratory and descriptive study since it was conducted in two phases: quantitative and qualitative. The qualitative analysis was collected from five case studies and quantitative questionnaires were sent to 270 companies in the biotechnology sector, installed in Brazil, Portugal and Spain. It has found the importance of alliances in the development of the four dimensions of absorptive capacity. In addition, we identified also that alliances influence the innovation performance of firms. One can also report that the age of the company influences the assimilation of knowledge and the manager\'s experience influences both the assimilation and the transformation of knowledge. Finally, the study also has found that alliances abroad lead to companies having a higher innovation performance. Thus, the research contributed to the development of literature on absorptive capacity and could assist managers of companies dedicated to biotechnology and innovation habitats through the proposed model to develop absorptive capacity and, to the government, in the formulation of policies and incentives for development of biotechnology.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Rodrigo Alves. "Performance financeira da carteira na avaliação de modelos de análise e concessão de crédito: uma abordagem baseada em aprendizagem estatística". Universidade de São Paulo, 2014. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-04112014-165830/.

Texto completo
Resumen
Os modelos de análise e decisão de concessão de crédito buscam associar o perfil do tomador de crédito à probabilidade do não pagamento de obrigações contraídas, identificando assim o risco associado ao tomador e auxiliando a firma a decidir pela aprovação ou negação da solicitação de crédito. Atualmente este campo de pesquisa tem ganhado importância no cenário nacional - pela intensificação da atividade de crédito no país com grande participação dos bancos públicos neste processo - e internacional - pelo aumento das preocupações com potenciais danos à economia derivados de eventos de default. Tal quadro fez com que fossem construídos e adaptados diversos modelos e métodos à análise de risco de crédito tanto para consumidores como para empresas. Estes modelos são testados e comparados com base na acurácia de previsão ou de métricas de otimização estatística. Este é um procedimento que pode não se mostrar eficiente do ponto de vista financeiro, ao mesmo tempo em que dificulta a interpretação e tomada de decisão por parte da firma quanto a qual o melhor modelo, gerando uma lacuna pelo desprendimento observado entre a decisão de qual o modelo a ser adotado e o objetivo financeiro da empresa. Tendo em vista que o desempenho financeiro é um dos principais indicadores de qualquer procedimento gerencial, o presente estudo objetivou preencher a esta lacuna analisando o desempenho financeiro de carteiras de crédito formadas por técnicas de aprendizagem estatística utilizadas atualmente na classificação e análise de risco de crédito em pesquisas nacionais e internacionais. A pesquisa selecionou as técnicas: análise discriminante, regressão logística, redes bayesianas Naïve Bayes, kdB-1, kdB-2, SVC e SVM e aplicou tais técnicas junto à base de dados German Credit Data Set. Os resultados foram analisados e comparados inicialmente em termos de acurácia e custos por erro de classificação. Adicionalmente a pesquisa propôs o emprego de quatro métricas financeiras (RFC, PLR, RAROC e IS), encontrando variações quanto aos resultados produzidos por cada técnica. Estes resultados sugerem variações quanto a sequência de eficiência e consequentemente de emprego das técnicas, demonstrando a importância da consideração destas métricas para a análise e decisão de seleção de modelos de classificação ótimos.
Analysis and decision credit concession models search for relating the borrower\'s credit profile to the nonpayment probability of their obligations, identifying risks related to borrower and helping decision firm to approve or deny the credit request. Currently this search field has increased in Brazilian scenario - by credit activity intensification into the country with a large public banks sharing - and in the international scenario - by growing concerns about economy potential damages resulting from default events. This position leads the construction and adaptation of several models and methods by credit risk analysis from both consumers and companies. These models have been tested and compared based on prediction of accuracy or other statistical optimization metrics. This proceed is eventually not effective when analyzed by a financial standpoint, in the same time that affects the understanding and decision of the enterprise about the best model, creating a gap in the decision model choice and the firm financial goals. Given that the financial performance is a foremost indicator of any management procedure, this study aimed to address this gap by the financial performance analysis of loan portfolios formed by statistical learning techniques currently used in the classification and credit risk analysis in national and international researches. The selected techniques (discriminant analysis, logistic regression, Bayesian networks Naïve Bayes , 1 - KDB , KDB - 2 , SVC and SVM) were applied to the German Credit Data Set and their results were initially analyzed and compared in terms of accuracy and misclassification costs. Regardless of these metrics the research has proposed to use four financial metrics (RFC, PLR, RAROC and IS), finding variations in the results of each statistical learning techniques. These results suggest variations in the sequence of efficiency and, ultimately, techniques choice, demonstrating the importance of considering these metrics for analysis and selection of decision models of optimal classification.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Alves, Simone Basile. "O valor da capacidade de gestão de alianças estratégicas contratuais no setor de biotecnologia farmacêutica, segmento de saúde humana". Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2012. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/582.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-03-15T19:25:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Simone Basile Alves.pdf: 1982195 bytes, checksum: 167f0712dcb66c27f479920e3d831afc (MD5) Previous issue date: 2012-08-09
Fundo Mackenzie de Pesquisa
The challenge of competing in highly dynamic and complex environments, which involve high technology and knowledge and resources distributed among different agents, encourages organizations to develop strategic alliances contract. Alliances are a way to expand the boundaries and a way to transfer knowledge and to access complementary assets. However, a large number of alliances fail to meet expectations of the partners involved. In this work, there is the question of how the ability to manage strategic alliances contract relates to the performance of alliances. The relevance of the research is to conduct a qualitative study to complement previous theoretical and quantitative studies and seeking to expand the understanding of the relationships between the processes of relational capacity and performance of alliances. To study this question we chose to map the alliances in the sector of pharmaceutical biotechnology, in human health segment. Noteworthy is the fact that the Brazilian government has chosen this sector as a central tenet of its industrial policy through several incentive programs. This sector is highly complex and dependent on multidisciplinary knowledge, and is characterized by the distribution of knowledge and resources needed by the agents, with a large number of alliances involving activities such as research, development, innovation, clinical testing, marketing, which are crucial to the good performance and competitive advantage. For the study we opted for the methodology of multiple case studies. We studied three biotechnology organizations, and one alliance from each organization. We interviewed managers of rank 1 and 2 (directors and managing partners), one manager for each alliance. Data were analyzed through categorical thematic analysis, with categories defined a priori from the literature on the subject. The main categories and cases have been crossed. It was concluded that the business model through alliances is very present in biotechnology sector, and the ability to manage alliances have a value for organizations, as it contributes to the performance of alliances. Another highlight is the importance of the relationship of cooperation and trust between partners, for the good performance of alliances.
O desafio da competição em ambientes altamente dinâmicos, complexos e que envolvem alta tecnologia, com conhecimento e recursos distribuídos entre diferentes agentes, estimula as organizações a desenvolverem alianças estratégicas contratuais. As alianças são uma forma de expandir as fronteiras e um meio de transferência do conhecimento e de acesso a ativos complementares. No entanto, um grande número de alianças não atendem às expectativas dos parceiros envolvidos. Neste trabalho, coloca-se a questão de como a capacidade de gestão de alianças estratégicas contratuais se relaciona com o desempenho das alianças. A relevância da pesquisa está em realizar um estudo qualitativo que complemente estudos teóricos e quantitativos anteriores, buscando ampliar o entendimento das relações processuais entre a capacidade relacional e o desempenho das alianças. Para estudar esta questão optou-se por mapear as alianças no setor de biotecnologia farmacêutica, segmento de saúde humana. Destaca-se o fato do governo brasileiro ter escolhido esse setor como um dos eixos centrais de sua política industrial por meio de diversos programas de incentivo. Esse setor é altamente complexo e dependente de conhecimento multidisciplinar, e se caracteriza pela distribuição dos conhecimentos e recursos necessários pelos agentes, apresentando um grande número de alianças envolvendo atividades como pesquisa, desenvolvimento, inovação, testes clínicos, comercialização, as quais são cruciais para o bom desempenho e para a vantagem competitiva. Para a realização do estudo optou-se pela metodologia de estudos de casos múltiplos. Foram estudadas alianças de três organizações de biotecnologia, sendo uma aliança de cada organização. Foram entrevistados gestores do nível hierárquico 1 e 2 (diretoria e sócios-diretores), sendo um gestor para cada aliança. Os dados foram analisados via análise temática categorial com categorias definidas a priori a partir da literatura sobre o tema. As principais categorias e casos foram cruzados. Concluiu-se que o modelo de negócios via alianças está muito presente no setor de biotecnologia, e que a capacidade de gestão de alianças tem um valor para as organizações, na medida em que contribui para o bom desempenho das alianças. Outro ponto de destaque é a importância da relação de cooperação e de confiança entre os parceiros, para o bom desempenho das alianças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Moreira, Frederico Guilherme Pamplona. "A diversidade de portfólio de alianças e o desempenho das firmas industriais brasileiras em inovação de produto : o papel da capacidade de p&d e dos ativos complementares especializados". Universidade Federal de São Carlos, 2016. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/8425.

Texto completo
Resumen
Submitted by Alison Vanceto (alison-vanceto@hotmail.com) on 2016-12-21T10:41:15Z No. of bitstreams: 1 TeseFGPM.pdf: 3972297 bytes, checksum: ba70acd9aa056c979b23dd7e002157d6 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2017-01-16T18:37:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseFGPM.pdf: 3972297 bytes, checksum: ba70acd9aa056c979b23dd7e002157d6 (MD5)
Approved for entry into archive by Marina Freitas (marinapf@ufscar.br) on 2017-01-16T18:37:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TeseFGPM.pdf: 3972297 bytes, checksum: ba70acd9aa056c979b23dd7e002157d6 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-01-16T18:37:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TeseFGPM.pdf: 3972297 bytes, checksum: ba70acd9aa056c979b23dd7e002157d6 (MD5) Previous issue date: 2016-10-21
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
The objective of this thesis was to analyze (1) the relationship between alliances portfolio diversity (DPA) and firm’s innovative performance and (2) whether firm’s R&D capacity (CAPPD) and specialized complementary assets (ACE) moderates this relationship. Finally, (3) whether CAPPD and ACE variables are complementary or substitute to each other. Thus, it was adopted an econometric method with secondary data. From Brazilian industry, were extracted 13,020 observations/companies from the last two databases PINTEC/IBGE - 2006-2008 and 2009-2011. The results confirmed an inverted U-shaped relationship between DPA and performance. Also confirmed that both moderating variables - CAPPD and ACE - positively moderates this curvilinear relationship. The substitute relationship between CAPPD and ACE was an unexpected result. The result of substitutability can be explained by inertial pressures imposed by firm's business model. These findings contribute to open innovation, in that emphasizes the relative importance of variety and not quantity of partners. The absorptive capacity theory (AC) is extended from the point which is seen as an element that has more than one dimension, not only in terms of skills and competencies, but also in spatial terms. The point of view of this thesis, the AC can manifest itself in areas other than firm’s R&D unit. Thus, the AC, while manifest itself in other internal sub-units can be indirectly connected to the firm’s knowledge and learning based view.
O objetivo desta tese foi analisar (1) a relação entre a diversidade de portfólio de alianças (DPA) e o desempenho inovador da firma e (2) se a capacidade de P&D (CAPPD) e os ativos complementares especializados (ACE) da firma moderam essa relação. Finalmente, (3) analisar se as variáveis CAPPD e ACE são complementares ou substitutas entre si. Para tanto, foi adotado nesta tese, método econométrico com uso de dados secundários. Foram extraídas 13.020 observações/empresas do segmento da indústria brasileira, das duas últimas bases de dados da PINTEC/IBGE – triênios 2006-2008 e 2009-2011. Os resultados confirmaram a relação curvilinear em forma de U-invertido entre a DPA e o desempenho. Confirmaram também que ambas as variáveis moderadoras – CAPPD e ACE – moderam positivamente essa relação curvilinear. A relação entre CAPPD e ACE é de substituição, resultado não esperado. O resultado de substituibilidade, não esperado entre CAPPD e ACE, pode ser explicado pelas pressões inerciais estabelecidas pelo modelo de negócio da firma. Esses achados contribuem para a inovação aberta, na medida em que enfatiza a importância da variedade e não da quantidade de parceiros. A teoria da capacidade de absorção (CA) é estendida a partir do ponto que é vista como elemento que possui mais de uma dimensão, não apenas em termos de habilidades e competências, mas em termos espaciais também. Pelo ponto de vista desta tese, a CA pode se manifestar em outras áreas além da unidade de P&D da firma. Assim, a CA, ao se manifestar em outras subunidades internas, pode ser conectada de forma indireta à visão do conhecimento e do aprendizado da firma.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Park, Jung Chik. "Business cycle and bank loan portfolio performance: empirical evidence from Brazilian banks". reponame:Repositório Institucional do FGV, 2011. http://hdl.handle.net/10438/8903.

Texto completo
Resumen
Submitted by Jung Park (jung.park@hotmail.com) on 2012-01-04T16:33:48Z No. of bitstreams: 1 tese_ingles_finalv161.pdf: 1359481 bytes, checksum: 8c9d69fdfad60ae0fadd9689ce106a17 (MD5)
Approved for entry into archive by Gisele Isaura Hannickel (gisele.hannickel@fgv.br) on 2012-01-04T16:37:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tese_ingles_finalv161.pdf: 1359481 bytes, checksum: 8c9d69fdfad60ae0fadd9689ce106a17 (MD5)
Made available in DSpace on 2012-01-04T16:40:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_ingles_finalv161.pdf: 1359481 bytes, checksum: 8c9d69fdfad60ae0fadd9689ce106a17 (MD5) Previous issue date: 2011-12-13
Este trabalho estuda os efeitos do crescimento econômico e da taxas de juros sobre o desempenho de carteiras de empréstimo dos bancos comerciais brasileiros no período de 2000 a 2010. Os resultados empíricos mostram que o crescimento econômico é o principal 'driver' para o desempenho da carteira de crédito. Não foram encontradas evidências estatísticas sginificativas de mudanças na taxa de juros sobre o desempenho das carteiras de empréstimos. Além disso, há evidências empíricas de que o impacto do crescimento econômico sobre o desempenho da carteria de crédito tem efeito defasado de 2 trimestres. Por fim, os resultados mostram que alterações de PIB impactam de forma mais significativa o desempenho da carteira de crédito dos bancos comerciais brasileiros maiores. Devido ao efeito multiplicador do mercado de crédito, quanto maior o banco, maior a expansão relativa de sua carteira de crédito e, conseqüentemente a taxa de inadimplência da carteira, que é agravada pela concentração do mercado de crédito no Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Desempenho da carteira de alianças"

1

Vargas, Juliano y Andreia Kahler. "Estudo de caso: desempenho comparado da carteira de crédito de uma instituição financeira entre 2016 a 2018". En Gestão de custos: contribuições teóricas e práticas. Editora Conhecimento Livre, 2020. http://dx.doi.org/10.37423/200300490.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía