Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Desigualdades socioterritoriais.

Artículos de revistas sobre el tema "Desigualdades socioterritoriais"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 26 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Desigualdades socioterritoriais".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Faria, Rivaldo Mauro. "OS DESIGUAIS LIMITES DA PORTA DE ENTRADA DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) EM POUSO ALEGRE-MG, BRASIL." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 29 (December 6, 2013): 135. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v29i0.30624.

Texto completo
Resumen
O planejamento territorial dos serviços de atenção primária à saúde é um processo fundamental para se definir a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A atenção primária é a própria porta de entrada, mas o que a define são seus limites territoriais. Por isso, ter um território definido e uma população adscrita é uma normativa para a organização dos serviços nas unidades de atenção primária. Entretanto, uma porta de entrada mal desenhada pode comprometer a entrada, de um lado, e a coordenação dos fluxos, de outro. Do que derivam custos sociais (iniquidades) e econômicos (ir
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Abascal, Eunice Helena S., and Carlos Abascal Bilbao. "Em busca da escala local: Operação Urbana Consorciada Porto Maravilha, atualidade e perspectivas." Estudos Avançados 35, no. 102 (2021): 95–110. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35102.006.

Texto completo
Resumen
RESUMO O artigo problematiza o ideário e a prática contemporâneos do Projeto Urbano, enfocando a Operação Urbana Consorciada (OUC) Porto Maravilha, Rio de Janeiro. A evolução dessa intervenção de 2009 até o presente permite argumentar que os descompassos entre planos e projetos que configuram a política urbana carioca impediram o desenvolvimento de uma escala local para a área de interesse dessa OUC, e seu Projeto Urbano. Identificando eventos, processos e resultados ambientais, evidencia-se a condição excludente e desigualdades socioterritoriais na área, obstando a escala local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Leite de Araujo da Silva, Gustavo, and Eveline Algebaile. "OS TRABALHADORES DO SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUAS): UMA NOVA FORÇA SOCIAL EM QUESTÃO." REVES - Revista Relações Sociais 1, no. 4 (2018): 0555–68. http://dx.doi.org/10.18540/revesvl1iss4pp0555-0568.

Texto completo
Resumen
A implantação do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, a partir da Política Nacional de Assistência Social – PNAS/2004, vem resultando em alterações significativas no campo social, inclusive nas relações de trabalho desse setor de atuação do Estado. A estrutura sistêmica desenhada possui bases institucionais e corpo técnico próprios, atuando em ampla escala no contexto das acentuadas desigualdades socioterritoriais do Brasil. Desta forma, tendo um aporte teórico de autores de perspectiva crítica, com destaque para Antônio Gramsci e análise de documentos normativos, este trabalho pretende
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

CORIOLANO, Germana Pires, Waldecy ROGRIGUES, and Adão Francisco De OLIVEIRA. "Estatuto da Cidade e seus instrumentos de combate às desigualdades socioterritoriais: o Plano Diretor Participativo de Palmas (TO)." URBE - Revista Brasileira de Gestão Urbana 5, no. 480 (2013): 131. http://dx.doi.org/10.7213/urbe.05.002.ac04.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sguizzardi Abascal, Eunice Helena, and Carlos Abascal Bilbao. "Planos, Projetos Urbanos e redes: os distritos tecnológicos de Zorrozaurre (Bilbao) e Parque dos Patrícios (Buenos Aires), no contexto metropolitano." Redes 25, no. 3 (2020): 1322–51. http://dx.doi.org/10.17058/redes.v25i3.14724.

Texto completo
Resumen
Assiste-se ao desenvolvimento em rede da economia em âmbito urbano-regional, e uma importante questão reside em como as cidades vêm enfrentando o esvaziamento e a desfuncionalidade econômica, fruto de processos de desindustrialização ou de uma nova localização industrial periurbana, e de como tais fenômenos são compreendidos pelo planejamento e enfrentados por planos e Projetos Urbanos. Sistemas em rede articulam atividades em âmbito urbano-regional, procurando a complementaridade da indústria tradicional e de novas formas de economia, economia criativa e atividades 4.0 (TIC), suprindo tanto a
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Viveiros, Daniely Silva de, Gustavo Leite Araujo da Silva, and Diana Jenifer Ribeiro de Almeida. "A categoria território na política de assistência social: notas sobre desigualdade territorial e o acesso aos bens e serviços públicos." Serviço Social em Revista 23, no. 1 (2020): 236. http://dx.doi.org/10.5433/1679-4842.2020v23n1p236.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho realiza uma análise crítica da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), procurando estabelecer uma aproximação das categorias de território e acesso, tanto em sua base normativa quanto na prática de planejamento e gestão desta política. Este trabalho objetiva qualificar dois aspectos principais: a definição dos direitos sociais e do acesso aos bens e serviços públicos no contexto brasileiro e como a categoria território emerge como elemento norteador da política de assistência social. A partir deste modelo desenha-se o cerne da discussão e questões objetivas a serem
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Devides Oliveira, Ricardo. "Assim nasce a geografia da pandemia: aportes teóricos, enfoques e temas para pensar o território." FORHUM International Journal of Social Sciences and Humanities, no. 3 (July 31, 2020): 13–21. http://dx.doi.org/10.35766/jf20232.

Texto completo
Resumen
Este artigo objetiva discutir o nascimento de uma geografia da pandemia, considerando que a crise do novo coronavírus é multiescalar e multidimensional, se desenvolve em um tempo-espaço específico e impacta profundamente os territórios. Com base em ampla pesquisa bibliográfica, na observação empírica da realidade brasileira e utilizando-se do plural arcabouço conceitual e teórico-metodológico da Geografia Humana, apresenta e problematiza um conjunto de abordagens, temas e perspectivas de análise visando a compreensão e o combate da Covid-19, ou seja, demarca a necessidade da ciência geográfica
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Tinedo, Luis. "La desigualdad socioterritorial y el bienestar económico: Una propuesta metodológica." Revista Científica Pakamuros 8, no. 3 (2020): 80–91. http://dx.doi.org/10.37787/pakamuros-unj.v8i3.140.

Texto completo
Resumen
Este artículo científico detalla el análisis de la desigualdad desde una perspectiva socioterritorial e integra los principales paradigmas que limitan el bienestar económico de las regiones, no obstante, el propósito es construir un esquema metodológico que relaciona las dimensiones de las desigualdades socioterritoriales y el bienestar económico. Para ello, se presenta un análisis inductivo deductivo que involucra la técnica documental y observacional. De esta forma se identifica claramente que la pobreza y la vulnerabilidad tienen una relación estrecha con la desigualdad social y territorial
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Veiga, Danilo. "Fragmentación Socioterritorial y Desigualdades en el Área Metropolitana de Montevideo." PAMPA, no. 4 (March 31, 2008): 11–36. http://dx.doi.org/10.14409/pampa.v1i4.3150.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Longhi, Fernando, and Ariel Osatinsky. "Estructura productiva, pobreza y problemas de empleo en las provincias pampeanas y norteñas de Argentina en los primeros años del siglo XXI." Cuadernos de Geografía: Revista Colombiana de Geografía 26, no. 1 (2017): 77–99. http://dx.doi.org/10.15446/rcdg.v26n1.51011.

Texto completo
Resumen
Argentina, históricamente, ha presentado profundas desigualdades socioeconómicas regionales. Las provincias del Noroeste mostraron notorias diferencias respecto a las pampeanas en la producción de riqueza. Así, a fines del siglo XX, mientras en las provincias pampeanas la pobreza alcanzaba al 32,9% de su población, en el norte estas privaciones se duplicaban. Este artículo tiene por objeto analizar comparativamente las características de estas privaciones —considerando escalas provinciales y departamentales—, vinculándolas a su vez con las transformaciones económicas y productivas y con los pr
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Bodart, Cristiano das Neves. "Estudo socioterritorial e investimentos públicos: o processo de alocação de recursos do orçamento participativo em Serra/ES." Revista do Serviço Público 62, no. 1 (2014): 25–50. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v62i1.60.

Texto completo
Resumen
O presente artigo busca, a partir de um estudo de caso, identificar se o Orçamento Participativo (OP) tem sido instrumento de gestão pública capaz de mitigar as desigualdades socioespaciais, rompendo com o “princípio de causação circular”, este caracterizado como o beneficiamento prioritário de áreas de alto status social a partir da ação do poder público por meio de obras de infraestrutura. O estudo está centrado na prática do OP realizado no município de Serra/ES (1997 – 2008). Além da fundamentação teórica, a metodologia utilizada baseou-se, inicialmente, em caracterizar os espaços urbanos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Leite, Carlos, Claudia Acosta, Tereza Herling, Ligia Barrozo, and Paulo Saldiva. "Indicadores de desigualdade para financiamento urbano de cidades saudáveis." Estudos Avançados 33, no. 97 (2019): 37–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-4014.2019.3397.003.

Texto completo
Resumen
resumo Neste artigo analisamos as condições de vulnerabilidades social e em saúde e a segregação residencial no município de São Paulo e o potencial uso de medidas científicas para instrumentos de financiamento urbano enquanto política pública promotora de inclusão socioterritorial. A pesquisa investiga quatro problemas complementares, com enfoques inter e multi-disciplinares, ao analisar: (i) as evidências que vinculam as condições de saúde e vulnerabilidade socioespacial no território; (ii) os principais indicadores das condições de segregação residencial e desigualdades socioespaciais; (iii
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Nunes, Fabrizia Gioppo. "Território digital: detecção dos padrões espaciais da desigualdade socioterritorial do município de Aparecida de Goiânia – GO." Ateliê Geográfico 11, no. 2 (2017): 112. http://dx.doi.org/10.5216/ag.v11i2.40137.

Texto completo
Resumen
ResumoA presente pesquisa está atrelada ao procedimento teórico-metodológico da distribuição espacial, de índices censitários da desigualdade socioterritorial, do município de Aparecida de Goiânia. Após o delineamento das utopias que indicam a exclusão/inclusão social, foram confeccionados mapas coropléticos, que medem o grau de autocorrelação espacial, destes índices. Tais mapas foram gerados a partir da aplicação da técnica de Análise Espacial, em plataforma de Sistema de Informação Geográfica (SIG) e, tendo como premissa o conceito de território digital. Dos resultados obtidos foi testada c
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Baltrusis, Nelson, and Maria Camila Loffredo D'Ottaviano. "Ricos e pobres, cada qual em seu lugar: a desigualdade socio-espacial na metrópole paulistana." Caderno CRH 22, no. 55 (2009): 135–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792009000100008.

Texto completo
Resumen
As favelas e os condomínios fechados expressam a dualidade das formas de morar de ricos e pobres na metrópole paulistana. As ocorrências desses assentamentos acontecem desde a primeira metade do século XX, no caso das favelas, e a partir dos anos 1970, no caso dos condomínios e loteamentos fechados. Este trabalho pretende analisar e identificar tanto os espaços das moradias em condição de extrema vulnerabilidade, particularmente as favelas e unidades habitacionais localizadas em assentamentos periféricos precários, bem como as formas de estruturação do espaço de morar dos ricos e da classe méd
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Rodríguez, María Carla. "Urbanismo “pasito a pasito”. Villas y reconfiguración de la centralidad metropolitana en Buenos Aires, Argentina." Andamios Revista de Investigación Social 16, no. 39 (2019): 15. http://dx.doi.org/10.29092/uacm.v16i39.673.

Texto completo
Resumen
El artículo analiza políticas urbanas que involucran dos barrios originados en la autoproducción informal –las villas 31-31 bis y Rodrigo Bueno–, localizados en el área costera de Retiro-Puerto Madero, en la ciudad de Buenos Aires (caba). Presenta evidencia sobre los modos en que la planificación por proyectos despliega una perspectiva estratégica consistente con la expansión del mercado inmobiliario, partiendo de una gran flexibilidad táctica; alienta procesos simultáneos de “producción local de lo global” y dinamización del mercado inmobiliario informal sustentados en la privatización del su
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Münzenmayer Henríquez, Joseph. "La expansión urbana y la segregación socio-espacial en Santiago. Dimensiones territoriales del fenómeno contemporáneo." Espacios 7, no. 14 (2018): 4. http://dx.doi.org/10.25074/07197209.14.868.

Texto completo
Resumen
<p>La ciudad es un fenómeno complejo y multidimensional que para comprenderla se hace necesario remontar hacia la época premoderna en Europa, periodo que fue decisivo para consolidar estos espacios tal como los conocemos actualmente. La llegada de la Revolución Industrial en el siglo XVIII reconfiguró estos espacios por la masiva migración campo-ciudad y por los cambios en los modos de producción. Para el siglo XIX y principios del XX, la ciudad se estableció como un espacio de exhibición, a través de un urbanismo que buscó impresionar, en el que se demarcaron las desigualdades socioespa
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Nunes Alves, Cristiano. "GEOGRAFIA DOS SONS NÃO ESQUIZOFÔNICOS NA REGIÃO DO RECIFE: CULTURA POPULAR E COTIDIANO URBANO - DOI 10.5216/bgg.v36i1.40377." Boletim Goiano de Geografia 36, no. 1 (2016): 141. http://dx.doi.org/10.5216/bgg.v36i1.40377.

Texto completo
Resumen
Este artigo aborda a espessura de manifestações da cultura popular recifense, os chamados sons não esquizofônicos, surgidos e disseminados a despeito das possibilidades técnicas que constituem o fenômeno da esquizofonia – o rompimento entre a origem e a emissão sonora. Durante a pesquisa, foram fundamentais, além do levantamento bibliográfico, os trabalhos de campo: visitas técnicas e entrevistas semiestruturadas. Foram abordadas a tipologia e a topologia das manifestações não esquizofônicas no Recife, abrigadas, sobretudo, na periferia metropolitana. Enfocou-se o recente adensamento em torno
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

García-Hernández, Juan Samuel, Mª del Carmen Díaz-Rodríguez, and Luz Marina García-Herrera. "Auge y crisis inmobiliaria en Canarias: desposesión de vivienda y resurgimiento inmobiliario." Investigaciones Geográficas, no. 69 (June 13, 2018): 23. http://dx.doi.org/10.14198/ingeo2018.69.02.

Texto completo
Resumen
La región canaria es un caso particular del modelo de acumulación basado en la financiarización del medio construido, responsable de importantes transformaciones socioterritoriales y de la pérdida de la vivienda por parte de numerosas familias. Se analiza, a escala insular e intrainsular, la vinculación del desarrollo inmobiliario de la década de 1997-2007 con los procesos de desposesión de vivienda a partir de la crisis y la reciente reactivación de la estrategia inmobiliaria en los espacios más afectados por las ejecuciones hipotecarias. Los datos relativos a la producción y precios de las v
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Domingos da Silva, Emilly, Maria Cecília Cordeiro de Brito, and Hugo Arruda de Morais. "A violência no bairro Nossa Senhora da Apresentação em Natal/RN: uma análise da constituição do território da violência em ambiente de medo." Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais 8, no. 1 (2019): 160. http://dx.doi.org/10.51359/2238-8052.2019.242271.

Texto completo
Resumen
Este artigo propõe reflexões acerca da violência, do medo e da pobreza enquanto fenômenos articulados que fazem parte do território urbano hodierno. A partir deste quadro de referências, foi possível verificar que a desigualdade socioterritorial constitui a principal causa, também nos grandes centros urbanos, do crescimento da violência em ambiente de medo. Partindo de uma análise territorial, espacializa-se esses fenômenos a fim de observar a dimensão da influência e dos impactos provocados pela disseminação cada vez mais notável da violência “urbana” e, consequentemente, de um medo que já se
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Alves, Cristiano Nunes. "RECIFE, DINÂMICA URBANA E CENA MANGUEBEAT." Raega - O Espaço Geográfico em Análise 35 (April 3, 2016): 95. http://dx.doi.org/10.5380/raega.v35i0.39568.

Texto completo
Resumen
Cidade marcada a um só tempo pela desigualdade socioterritorial e pelo seu caráter cosmopolita, o Recife fora o lugar de surgimento do manguebeat ou manguebit, movimentação artística difundida alhures no início dos anos 1990. Sinalizando para a fusão entre a música elétrica e os ritmos negros de matriz brasileira, o manguebeat contribuiu decisivamente para a constituição de um olhar especial sobre a cultura do Recife e de Pernambuco. Operacionalizando a noção de “cena musical”, objetiva-se analisar os nexos entre a dinâmica urbana do Recife e o manguebeat. Abordam-se os contornos da Cena Mangu
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Ribeiro, Raquel, and Ana C. Santos. "Financeirização da habitação e desigualdades socioterritoriais: um estudo comparado das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto." Análise Social LIV, no. 4 (2019). http://dx.doi.org/10.31447/as00032573.2019233.03.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

VALENTE SANTANA, JOANA, and BENEDITO DE JESUS PINHEIRO FERREIRA. "CRISE DO CAPITAL E IMPACTO DA COVID-19 NA VIDA DOS TRABALHADORES: DESIGUALDADES SOCIOTERRITORIAIS NA PERIFERIA E EM REGIÕES DO BRASIL." O SOCIAL EM QUESTÃO 1, no. 49 (2021). http://dx.doi.org/10.17771/pucrio.osq.51117.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Carreiras, Marina Gaboleiro. "INTEGRAÇÃO SOCIOESPACIAL DOS BAIRROS DE HABITAÇÃO SOCIAL NA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA: EVIDÊNCIAS DE MICRO SEGREGAÇÃO." Finisterra 53, no. 107 (2018). http://dx.doi.org/10.18055/finis11969.

Texto completo
Resumen
Este artigo reflete sobre a condição urbana dos bairros de habitação social na Área Metropolitana de Lisboa (AML), no que se refere à integração socioespacial e relações desta com o desenvolvimento urbano, as políticas públicas e estratégias locais de atuação nos bairros. O estudo assume uma perspetiva multiescalar, que parte de uma análise extensiva dos bairros sociais no país e na AML, para chegar a um estudo intensivo da situação de três bairros localizados em municípios distintos da Grande Lisboa. Para a concretização da investigação, para além da análise bibliográfica, recorre-se a uma co
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Cariola, Cecilia, and Miguel Lacabana. "Globalización y desigualdades socioterritoriales: la expansión de la periferia metropolitana de Caracas." EURE (Santiago) 29, no. 87 (2003). http://dx.doi.org/10.4067/s0250-71612003008700001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Gaspar Silva, Diogo. "SEGREGAÇÃO SOCIOESPACIAL E CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÓMICAS DA ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA: O CASO DOS IMIGRANTES DOS PAÍSES AFRICANOS DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA." Cadernos de Estudos Sociais 33, no. 2 (2019). http://dx.doi.org/10.33148/ces2595-4091v.33n.220181770.

Texto completo
Resumen
A desigualdade socioeconómica e a sua expressão espacial parecem estar em crescimento na maioria das áreas metropolitanas europeias, devendo considerar-se as migrações internacionais como um dos processos que lhes é inerente. Sendo frequentemente percecionada como uma ameaça para a coesão socioterritorial, existe ainda algum défice nos estudos sobre as dimensões socioeconómicas da desigualdade nas áreas metropolitanas, sobretudo as que se associam a dinâmicas globais como as migrações. Este artigo procura compreender a distribuição espacial dos imigrantes naturais dos Países Africanos de Língu
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Martner-Peyrelongue, Carlos Daniel. "Metamorfosis regional acelerada, articulación territorial y financiarización en una ciudad intermedia mexicana: el caso de Querétaro." Territorios, no. 43-Esp. (October 5, 2020). http://dx.doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/territorios/a.8285.

Texto completo
Resumen
En décadas recientes algunas ciudades intermedias mexicanas manifiestan un elevado dinamismo económico cuya expresión territorial más evidente ha sido una expansión dispersa y difusa en espacios cada vez más amplios, los cuales solían considerarse eminentemente rurales. Este es el caso de la ciudad de Querétaro, y su área de expansión dispersa sobre espacios rurales de El Marqués y, especialmente, de Colón. En este sentido, el presente trabajo tiene como propósito analizar y caracterizar la transformación socioterritorial de esta zona de expansión de una ciudad intermedia mediante un enfoque t
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!