Literatura académica sobre el tema "Discurso Caipira"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Discurso Caipira".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Discurso Caipira"

1

Arantes, Otília Beatriz Fiori y Paulo Eduardo Arantes. "Moda Caipira". Discurso, n.º 26 (9 de junio de 1996): 33–68. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8863.discurso.1996.38003.

Texto completo
Resumen
Se existir algo como uma Formação da Pintura Brasileira, os autores estão convencidos de que uma de suas chaves pode ser encontrada na solução que Gilda de Mello e Souza deu ao problema da representação do "homem brasileiro" nas telas regionalistas de Almeida Júnior
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

De Araujo, Lígia Mara Boin Menossi y Marco Antonio Almeida Ruiz. "Estereótipos básicos e estereótipos opostos: Representações do dialeto caipira em discursos institucionais e científicos". Fórum Linguístico 16, n.º 4 (24 de enero de 2020): 4316–27. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n4p4316.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, com base na dimensão representacional da linguística popular, proposta por Achard-Bayle e Paveau (2008), inicialmente, objetivamos testar a fecundidade da teoria dos estereótipos básicos e opostos, proposta por Possenti (2010) em discursos de diferentes campos, produzidos sobre o dialeto caipira. Na sequência, refletimos como essa teoria brasileira de discurso poderia contribuir para o burilamento do olhar sobre esse dialeto no ensino e, por conseguinte, compreender a circulação do estereótipo do caipira em nossa sociedade. Com base nesses objetivos, mobilizamos como corpus de análise, primeiramente um conjunto de enunciados postados em site oficial, destinado a professores de língua portuguesa. Tais enunciados constituem um plano de aula que tem como temática o caipira e seu dialeto. Como corpus auxiliar, frequentamos também alguns dos discursos científicos provenientes dos estudos do Projeto História do Português Paulista, o Projeto Caipira que, nas últimas décadas, produziu trabalhos que buscam a desmistificação do estereótipo do caipira como um sujeito matuto ou ingênuo, bobo ou inteligente etc.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Nascimento, Emanuel Angelo. "Os estereótipos do caipira no discurso do humor". Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978) 46, n.º 3 (21 de noviembre de 2017): 850. http://dx.doi.org/10.21165/el.v46i3.1529.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os estereótipos do caipira em piadas regionalistas, a partir dos pressupostos teóricos da Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Para tanto, levamos em conta, em nossas análises, a noção de estereótipo, a partir de Amossy e Herschberg-Pierrot (1997), além do conceito de cenografia enunciativa, desenvolvido por Maingueneau (1995, 2001, 2006). Mobilizamos, ainda, os estudos de Possenti (1991, 1998, 2010), Freud (1996), Bergson (2007), Raskin (1985) e Skinner (2002), partindo de um corpus composto por um conjunto de piadas sobre caipira. Nosso intuito foi demonstrar como o riso, a ideologia e o humor são articulados enunciativa e discursivamente, considerando o funcionamento do discurso humorístico, bem como a circulação de sentidos construídos sócio-historicamente, a partir da memória discursiva em torno de alguns estereótipos do caipira.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Nascimento, Emanuel Angelo. "Humor, ideologia e discurso: a circulação dos estereótipos do caipira em piadas na internet". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 9, n.º 1 (13 de julio de 2016): 28–47. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.28-47.

Texto completo
Resumen
RESUMO:Inscrito na Análise do Discurso (AD) de linha francesa, este artigo tem por objetivo discutir o funcionamento do discurso do humor relacionado à circulação dos estereótipos do caipira na internet. O corpus é constituído de um conjunto de piadas publicadas no portal Humortardela e no site AnimaTunes, a partir do qual analisamos, com base nos estudos de Possenti (1998, 2010), as condições de produção do discurso do humor. Para análise desse objeto de estudo no espaço digital, leva-se em conta a noção de discurso eletrônico, a partir de Orlandi (2013), além dos estudos de Bergson (2007), Raskin (1985) e Skinner (2002) sobre o riso e o humor. Mobiliza-se, ainda, os conceitos de cenas de enunciação, desenvolvidos por Maingueneau (2008), e de estereótipos, a partir de Amossy & Hershberg Pierrot (1997), a fim de compreender como as representações do caipira emergem nos processos de enunciação humorística. A partir dos resultados das análises, pretende-se verificar como as representações do caipira são interpeladas no interdiscurso e de que forma a internet contribui para a circulação dos estereótipos do caipira na rede em sua relação com o humor.PALAVRAS-CHAVE: estereótipo; caipira; internet;discurso; humor. ABSTRACT: Based on the Discourse Analysis (AD) of French orientation, this article aims at discussing the functioning of the humor discourse associated with the circulation of the stereotypes of the Brazilian caipira on the internet. Thecorpus comprises a set of jokes published on the portal Humortardela and on the website AnimaTunes, from which we analyze, based on studies of Possenti (1998, 2010), the production conditions of the humor discourse. For the analysis of this object of study on the digital environment, we take into account the notion of electronic discourse, from Orlandi (2013), as well as the studies of Bergson (2007), Raskin (1985), Skinner (2002) about laughter and humor. We also put together the concepts of scenes of enunciation, developed by Maingueneau (2008), and stereotypes, of Amossy & Hershberg Pierrot (1997), in order to understand how the representations of the caipira emerge in the processes of humor enunciation. From the analysis results, we intend to verify the way the representations of the caipira are challenged in interdiscourse and how the internet contributes for the circulation of the caipira stereotypes on the web in its relation with humor. KEYWORDS: stereotype; caipira; internet; discourse; humor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santos, Maciel Francisco dos y Telma Domingues da Silva. "Sujeito histórico e amor eterno: a significação da figura materna em músicas sertanejas". RUA 19, n.º 2 (6 de julio de 2015): 151. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v19i2.8638201.

Texto completo
Resumen
Com base na Análise de Discurso francesa, este trabalho busca compreender, nas músicas sertanejas, o funcionamento de um discurso sobre o amor de mãe e um discurso de amor de filho, tomando como corpus cinco canções do estilo que produzem sentidos enquanto discurso amoroso no âmbito da relação filho/mãe. A análise partiu do estudo das condições de produção da música sertaneja e da relação que esta tem com a cultura caipira, por um lado, e, por outro lado, com os processos de urbanização. Procuramos compreender a significação da mãe nas canções analisadas, atentando para o fato de que o sujeito é condicionado sócio-historicamente e, assim sendo, consideramos a produção de música sertaneja e a inserção do locutor sertanejo na cultura caipira como constitutivas dessa significação. Através de recortes, mostramos um locutor sertanejo que, através de canções, demonstra seu amor por sua mãe, e que esse amor é enaltecido devido a fatores como a separação, aparecendo também associado ao discurso religioso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferreira, Cassiano de Andrade, Lucas Notini, Rafaella Cristina Campos y Marco Antonio Villarta-Neder. "Do Caipira Apaixonado ao Sertanejo Universitário: Uma Análise do Discurso". Revista FSA 17, n.º 1 (1 de enero de 2020): 230–51. http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.1.12.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Souza, Pedro Daniel Dos Santos y Amanda Kerolainy Braga Santos. "Urbanização e monitoração estilística: a variação linguística e as representações da fala caipira nas histórias em quadrinhos". Fórum Linguístico 15, n.º 1 (9 de abril de 2018): 2843–59. http://dx.doi.org/10.5007/1984-8412.2018v15n1p2843.

Texto completo
Resumen
No Brasil contemporâneo, gestou-se um discurso fortemente preconceituoso em relação ao falar caipira e à cultura que representa, materializado na dicotomia “certo” e “errado”, quando comparados os usos orais dos espaços rurais e a variante culta dos contextos urbanos. No presente trabalho, objetivamos lançar um novo olhar sobre essa questão, a partir dos contínuos da urbanização e da monitoração estilística propostos por Bortoni-Ricardo (2004, 2011). Como corpus para nossa investigação, utilizamos dados extraídos de edições das revistas em quadrinhos de Chico Bento, de Maurício de Sousa, que supostamente “tipificam” as características do chamado falar caipira. A partir do confronto com resultados de pesquisas sobre a variação linguística do português brasileiro (PB), podemos verificar se os usos linguísticos representados na suposta fala caipira de Chico Bento são marcas do espaço rural ou se, na prática, refletem o modo de falar de muitos brasileiros, independentemente do espaço geográfico a que se associam.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Corrêa, Jussânia Borges. "A viola caipira no Dandô: cultura popular e meio ambiente". Revista da Tulha 2, n.º 2 (5 de julio de 2016): 77–93. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120505.

Texto completo
Resumen
Este artigo investiga o Projeto Dandô - Circuito de Música Dércio Marques, buscando compreender seus significados, bem como o papel da Viola Caipira nesse contexto. O texto discute autores como Geertz (2012), Merriam (1964), Seeger (2008), Blacking (1974), Cambria (2015), Vilela (2013), Brandão (2008, 2009), dentre outros. Foi realizada uma etnografia de dois espetáculos do projeto Dandô em Brasília, com os violeiros João Arruda e Victor Batista, e verificou-se que as músicas apresentadas transmitem um discurso de defesa da cultura popular e do meio ambiente. Este entrelaçamento entre música e natureza nos reporta à Ecomusicologia, que pode oferecer novas abordagens de antigos problemas de música e cultura por meio de estudos conectados a questões ambientais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Lopes, Fernando. "Tradição e modernidade: música caipira e sertaneja na editoria de música da revista Veja". Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, n.º 3 (20 de diciembre de 2017): 57. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.418.

Texto completo
Resumen
A partir da década de 1970, a música caipira iniciou seu processo de urbanização, o que gerou tensões e disputas de narrativa no folclore, na academia e no jornalismo, tensões estas que têm como principal eixo a oposição entre tradição e modernidade. Ao partir da premissa de que o jornalismo é um construtor da realidade, busca-se no presente artigo identificar de que maneira a revista Veja lida, em sua editoria de música, com estas tensões, que ainda perduram. Para os fins específicos deste artigo, serão utilizados alguns dispositivos da análise de discurso aplicados aos cinco textos mais recentes sobre o tema, de modo a oferecer um panorama sobre a questão. Também serão identificados os gêneros jornalísticos utilizados na editoria em questão, de modo a oferecer uma leitura complementar sobre os espaços mantidos na revista para tematização da música caipira e sertaneja.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lopes, Fernando y Karina Janz Woitowicz. "Tradição e modernidade: música caipira e sertaneja na editoria de música da revista Veja". Revista_Mídia_e_Cotidiano 11, n.º 3 (20 de diciembre de 2017): 57. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v11i3.9845.

Texto completo
Resumen
A partir da década de 1970, a música caipira iniciou seu processo de urbanização, o que gerou tensões e disputas de narrativa no folclore, na academia e no jornalismo, tensões estas que têm como principal eixo a oposição entre tradição e modernidade. Ao partir da premissa de que o jornalismo é um construtor da realidade, busca-se no presente artigo identificar de que maneira a revista Veja lida, em sua editoria de música, com estas tensões, que ainda perduram. Para os fins específicos deste artigo, serão utilizados alguns dispositivos da análise de discurso aplicados aos cinco textos mais recentes sobre o tema, de modo a oferecer um panorama sobre a questão. Também serão identificados os gêneros jornalísticos utilizados na editoria em questão, de modo a oferecer uma leitura complementar sobre os espaços mantidos na revista para tematização da música caipira e sertaneja.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Más fuentes

Tesis sobre el tema "Discurso Caipira"

1

Terra, Rosana Ferreira. "As representações do caipira: o discurso da/na música sertaneja raiz". Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2007. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2395.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:55:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Rosana.pdf: 593482 bytes, checksum: b069ec2f4ebfb890a0f41b766c0f6483 (MD5) Previous issue date: 2007-02-13
Caipira music, or the call root Sertaneja music, is heard and/or admired for a few people. This fact occurs due the crystallized image that the society, mainly in the urban zone, has of the countryside man, which it is still seen, in the present, as a caricature. This fact can be seen in the representation of the caipira Nerso da Capitinga in the TV program Zorra Total, of Rede Globo (TV company). Therefore, the objective of this research is to reflect about this representation of the countryside man, rescuing cultural and social elements that had allowed that this image was crystallized from a pejorative and caricatured form. For this, it was used the French branch of Discourse Analysis (DA) underlining the concepts of discursive formations, ideological formations and discursive memory.
A música caipira, ou a chamada música sertaneja raiz, é ouvida e/ou admirada por poucos. Esse fato deve-se à imagem cristalizada que a sociedade, principalmente da zona urbana, tem do homem do campo, o qual ainda é visto, nos dias de hoje, de forma caricaturada, haja vista a representação do caipira Nerso da Capitinga no programa Zorra Total, da Rede Globo. Por isso, objetiva-se nesta pesquisa, refletir sobre esta representação do homem do campo, resgatando elementos culturais e sociais que permitiram que esta imagem se cristalizasse de forma pejorativa e caricaturada. Para isso, utilizou-se da Análise do Discurso de linha francesa (AD), priorizando os conceitos de formações discursivas, formações ideológicas e memória discursiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Castanho, Eli Gomes. "A construção de uma imagem do caipira: cenas de enunciação e ethos discursivo em causos de Cornélio Pires". Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/14583.

Texto completo
Resumen
Made available in DSpace on 2016-04-28T19:34:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Eli Gomes Castanho.pdf: 2050274 bytes, checksum: 818bd883b9c7c237bf957890b563d4f5 (MD5) Previous issue date: 2009-06-19
Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
This dissertation examines the ethos construction of the caipira through the discursive genre tale-story. The corpus of this work is composed by three tales-stories from the book As estrambóticas aventuras de Joaquim Bentinho, o queima-campo (1924), of Cornélio Pires, writer and story-teller from Tietê-SP, who lived in the beginning of twenty century. Our general objective was to examine the scenes of the enunciation and the construction of ethos of the caipira . Our specifics objectives were: to verify the construction of global and generics scenes, characterizers of a type of discourse and genre, respectively; to describe scenographies constructed by the stories-tales; and, through this analytic movement, to observe how is created an image of the caipira , in those scenographies. The caipira s images were historically reconstructed by different medium means. These constants reconstructions brought, in its discourses, different representations of the rural man, since the lazy and alienated man about the economic world, until the bucolic man who lives in peace with the nature and far way the urbans values. Then, it was interesting to us, to notice how the caipira s image was created in that discursive genre. The theorist base of our analysis was upon D. Maingueneau s (2005, 2006c, 2008) perspective. We chose to work with his Global Semantic plans: scenes of the enunciation, ethos and language code. We apprehended in the tale-story as belongs to the literary camp, trough the construction of a global scene that legitimates its; by the generic scene, we understood the story-tale as a discoursive genre; and, according to the scenographics analyses of the three tales-stories, we realized the creation of a relaxing and interaction moment among the planters, in the cold night, in the farm, time to rest after a hard day and enter in other places created by the utterance. After that, we have studied the utterance of the story-tales, we proceeded the study of the caipira s ethos construction kind, in the three texts chosen, that they have as theme: public health, technology and scientific progress and politic. We understood that the construction of the ethos is made by the opposition between the man of the city and the discourses that present the caipira like an antihero. The image constructed presents a countryman characterized by: the resistant and the immunity in the presence of the adversity resultant of the abandonanment of the politics public health; by a particular knowledge that is not less important than the city habitant; and a politic posture. The faces constructed are also confirmed by mechanism of the caipira variant spelling, configuring an own language code. We considered, finally, that the tales-stories draw a countryman ethos that exchanges the antihero for the hero, not accepting, by the humor, a negative and polemic stereotype, since that time until nowadays
Esta dissertação examina a construção do ethos do caipira a partir do gênero de discurso causo. A amostra que integrou o trabalho é composta de três causos publicados na obra "As estrambóticas aventuras de Joaquim Bentinho, o queima-campo" (1924), de Cornélio Pires, escritor do interior paulista, de Tietê-SP, do início do século XX. Nosso objetivo geral foi examinar as cenas da enunciação e a construção do ethos caipira. Foram nossos objetivos específicos: verificar a construção das cenas englobante e genérica caracterizadoras, respectivamente, do tipo de discurso e do gênero; descrever as cenografias construídas pelos causos; e, a partir desse movimento analítico, observar como se dá a construção do ethos caipira nessas cenografias construídas. O caipira foi historicamente reconstruído por vários meios midiáticos. Essa reconstrução constante trouxe, no bojo de seus discursos, diferentes representações do paulista da zona rural, que vão desde o matuto preguiçoso e alienado a questões minimamente necessárias à sua inserção no mundo econômico, ao homem bucólico em paz com a natureza e desapegado dos valores urbanos. Logo, foi-nos interessante perceber a imagem que se construía do caipira, no gênero discursivo causo. Para fundamentar as análises, recorremos ao arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso, na perspectiva de Dominique Maingueneau (2005, 2006c, 2008). Optamos por trabalhar com os seguintes planos da Semântica Global, proposta pelo teórico francês: cenas de enunciação, ethos discursivo e o código linguageiro. Apreendemos o causo como pertencente ao campo literário, a partir da construção de uma cena englobante que o legitima; bem como o caracterizamos, pela apreensão da cena genérica, como um gênero de discurso; e, pela análise dos três causos, observamos a construção de suas respectivas cenografias, da qual percebemos a criação de um espaço de acolhimento, de interação entre os roceiros, na noite fria da fazenda, tempo para distrair-se após o dia árduo e lançar-se a outros espaços criados pela enunciação. Uma vez estudada a natureza enunciativa dos causos, procedemos ao modo de construção do ethos caipira, nos três textos selecionados, cujas temáticas são saúde pública, avanço tecnológico-científico e política. Da leitura que fizemos, pudemos perceber que a construção do ethos se dá pela auto-afirmação em oposição ao homem da cidade e a discursos que pintavam o caipira como um anti-herói. A imagem construída ostenta um camponês caracterizado pela resistência e imunidade ante a adversidade decorrente do abandono às políticas de saúde pública, por um saber que lhe é particular e não menos importante do que a do homem da cidade e por um posicionamento político ante a realidade de seu país. Tais facetas construídas são, também, corroboradas por mecanismos da variante caipira, configurando um código linguageiro próprio. Consideramos, por fim, que os causos procuram construir um ethos caipira capaz de subvertê-lo de anti-herói a herói, não acatando, pelo humor, um estereótipo negativo e polêmico, desde aquela época até os dias de hoje
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Discurso Caipira"

1

TAVARES, Leonardo Vinícius de Souza. "LUGARES RETÓRICOS E MEMÓRIA NAS COMPOSIÇÕES DA DUPLA CAIPIRA ZÉ MULATO & CASSIANO". En I SEMINÁRIO DISCURSO E CULTURA. São Paulo: Editora Blucher, 2018. http://dx.doi.org/10.5151/discult2018-02.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía