Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Educação e Estado - Maringá (PR).

Artículos de revistas sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Educação e Estado - Maringá (PR)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Silveira, Fabiano José Teixeira y Bruna Muller Cardoso. "CLASSIFICAÇÃO DOS INGRESSOS NA GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA REFERENTE AOS CONTEÚDOS DA CULTURA CORPORAL". Revista Cesumar – Ciências Humanas e Sociais Aplicadas 22, n.º 1 (29 de junio de 2017): 19. http://dx.doi.org/10.17765/1516-2664.2017v22n1p19-37.

Texto completo
Resumen
A educação escolar é o meio pelo qual os conhecimentos e as experiências acumuladas pelas gerações anteriores são transmitidos de maneira sistematizada. A educação física como disciplina escolar busca a compreensão e a utilização da linguagem corporal, reconhecendo manifestações corporais. Para os ingressos na graduação em educação física, que já concluíram o ensino médio, essa reflexão objetivada pelas diretrizes da educação em nosso Estado ficou bem definida ou eles entenderam apenas a “parte prática”? Assim, este estudo visa classificar o conhecimento sobre a cultura corporal dos acadêmicos ingressantes no curso de educação física da UniCesumar, de acordo com as diretrizes da educação para o Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com amostra de 57 acadêmicos matriculados no primeiro ano da graduação em educação física da UniCesumar - unidade de Maringá – PR. O instrumento para coleta de dados foi um questionário validado, aplicado pelo autor, após a assinatura do TCLE, depois da aprovação pelo CEP. Os dados foram tabulados por meio da estatística descritiva e discutidos na tentativa de responder as questões iniciais. Por fim, podemos classificar o conhecimento da amostra pelos itens que demonstram mais conhecimentos na seguinte ordem: jogos e brincadeiras, dança, esportes, lutas e ginástica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Huss, Silvana Rodrigues Malheiro y Maria Cristina Gomes Machado. "O processo de escolarização no município de Mandaguari-PR". Revista HISTEDBR On-line 12, n.º 45e (16 de agosto de 2012): 213. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v12i45e.8640118.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como propósito apresentar os resultados finais do trabalho dissertativo desenvolvido no mestrado em Educação, ofertado pela Universidade Estadual de Maringá no período de 2010 a 2012. Pretendeu-se, neste estudo, responder a seguinte indagação: Como ocorreu o processo de escolarização no município de Mandaguari-PR durante o período de 1949 até o ano de 1988?. Para tanto, discutiu-se a colonização norte paranaense e a história do município de Mandaguari, focalizando o debate acerca da formação dos grupos escolares brasileiros e paranaenses, visto que a sua constituição contribuiu para o processo de institucionalização dos primeiros estabelecimentos escolares mandaguarienses. A realização do trabalho dissertativo contribuiu para a história da educação e não apenas para a educação em Mandaguari-PR, por reunir apontamentos para outros pesquisadores que desejam aprofundar estudos sobre como ocorreu o processo educacional, histórico e econômico no norte novo paranaense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Souza, Viviane Barbosa de, Simone Roecker y Sonia Silva Marcon. "Ações educativas durante a assistência pré-natal: percepção de gestantes atendidas na rede básica de Maringá-PR". Revista Eletrônica de Enfermagem 13, n.º 2 (30 de junio de 2011): 199–210. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v13i2.10162.

Texto completo
Resumen
A dimensão educativa é parte integrante e inovadora na assistência pré-natal. Desta forma o estudo objetivou conhecer a percepção de gestantes usuárias da rede básica de saúde de Maringá/PR sobre educação em saúde e como ela ocorre. Estudo de natureza qualitativa, do qual participaram 25 gestantes de cinco unidades básicas de saúde do município. Os dados foram coletados em novembro de 2009, por meio de entrevistas semiestruturadas e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, das mulheres em estudo, grande parte delas conhecem e identificam as ações de educação em saúde realizadas pelos profissionais. De forma geral atribuem grande importância a estas ações, principalmente para a prevenção de doenças e agravos durante a gestação e também para aprender sobre os cuidados com o bebê após o parto. Concluiu-se que ainda existe uma lacuna no que concerne às ações educativas direcionadas a assistência pré-natal na atenção primária à saúde.Descritores: Educação em Saúde; Enfermagem; Gestantes; Atenção Primária à Saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Kravchychyn, Claudio, Amauri Bássoli De Oliveira y Sônia Maria Vicente Cardoso. "IMPLANTAÇÃO DE UMA PROPOSTA DE SISTEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO". Movimento (ESEFID/UFRGS) 14, n.º 2 (4 de septiembre de 2008): 39–62. http://dx.doi.org/10.22456/1982-8918.5753.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa de caráter de pesquisa-ação objetivou sistematizar os conteúdos da área e propor o seu desenvolvimento baseada nos pressupostos da pedagogia histórico-crítica. Foram sujeitos do estudo: gestoras, professor e estudantes do Ensino Médio de uma escola particular de Maringá-PR. As ações centraram-se em diagnóstico inicial, através de entrevistas com gestoras e professor e questionário aplicado aos alunos; montagem do currículo, planejamento e desenvolvimento das aulas durante um semestre; avaliação através de observação, novas entrevistas e questionários. Como resultados, obteve-se a aprovação dos participantes ao novo formato, assim como a valorização do componente curricular para suas vidas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Roecker, Simone y Sonia Silva Marcon. "Trabalho educativo do enfermeiro na Estratégia Saúde da Família na 10ª Regional de Saúde do Paraná". Revista de Enfermagem da UFSM 1, n.º 2 (6 de abril de 2011): 306. http://dx.doi.org/10.5902/217976922515.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi compreender a percepção dos enfermeiros sobre o trabalho educativo desenvolvido na Estratégia Saúde da Família (ESF), no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Estado do Paraná. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa aprovada pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Maringá/PR (659/2009). Os dados foram coletados junto a 20 enfermeiros que atuam na ESF por meio de entrevistas semiestruturadas, durante o mês de abril de 2010 e submetidos à análise de conteúdo categorial (Bardin). Os resultados demonstram que os enfermeiros compreendem o conceito de educação em saúde e reconhecem a sua relevância, especialmente no tocante à atenção primária à saúde, contudo, as ações educativas por eles realizadas ainda estão aquém do preconizado pela ESF e, em sua maioria, atreladas ao modelo tradicional de educação em saúde. São enfrentados diversos obstáculos na realização da prática educativa devido ao desconhecimento das tendências pedagógicas e da falta de sistematização das ações que guiam o fazer educativo dos enfermeiros. Além desses obstáculos, os enfermeiros enfrentam diversas dificuldades no desenvolvimento da educação em saúde referente aos usuários, aos membros da equipe multiprofissional, aos gestores e à insuficiência de recursos físicos, materiais e financeiros. Nesse sentido, ressalta-se a necessidade de se esclarecer melhor os objetivos da ESF relacionados com a educação em saúde aos profissionais atuantes neste modelo assistencial, estabelecendo um processo de capacitação e de educação permanente, além de desenvolver meios de sistematizar a educação em saúde desde a formação profissional. Desse modo, a educação em saúde não deve ser considerada apenas como mais uma atividade a ser realizada na ESF, mas sim, uma prática que alicerça e reorienta toda a atenção primária, a fim de promover a saúde dos indivíduos, das famílias e da comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Huran Araújo, Alexandra, Mateus Dias Antunes, José Roberto Andrade do Nascimento Júnior, Paolo Marcello Da Cunha Fabro y Daniel Vicentini de Oliveira. "Informações dos profissionais de educação física em programa de exercícios físicos para indivíduos com condromalácia patelar". Caderno de Educação Física e Esporte 15, n.º 2 (8 de diciembre de 2017): 115–20. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2017.v15.n2.p115.

Texto completo
Resumen
O objetivo do estudo foi investigar informações de profissionais de Educação Física sobre a prescrição de exercício físico para portadores de condromalácia patelar. Trata-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 50 profissionais de Educação Física, atuantes em salas de musculação de academias no município Maringá - PR. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado pelos próprios autores, composto por questões referentes a dados sociodemográficos, conhecimento clínico sobre condromalácia patelar e sobre exercícios físicos para portadores da doença. A análise foi realizada mediante uma abordagem de estatística descritiva. Para a apresentação dos resultados, foi utilizado frequência e percentual para as variáveis categóricas e, média e desvio-padrão para as variáveis numéricas. Dos profissionais participantes, prevaleceu egressos de instituição privada do sexo feminino (64%) com idade de 26 a 30 anos (46%). A maioria dos profissionais tinha se formado há 5 anos (86%), não cursou outra graduação (86%) ou especialização (74%), tiveram algum conteúdo sobre condromalácia patelar durante a graduação (54%), foi apontada como uma patologia do joelho (82%), sendo o músculo quadríceps femoral o principal músculo envolvido na patologia (78%), e 80% dos participantes reconheceram as fibras oblíquas do músculo vasto medial têm como medializadora da patela. Grande parte dos profissionais de Educação Física que atuam nas salas de musculação das academias do município de Maringá, relataram ter tido na graduação informações sobre condromalácia patelar, possuem conhecimento básico da patologia e dos cuidados que ela exige.ABSTRACT. Information of professionals of physical education in program of physical exercises for individuals with patelar condromalácia. The aim of this study was to investigate information from Physical Education professionals about the prescription of physical exercise for patients with patellar chondromalacia. This is a cross-sectional study. The sample consisted of 50 Physical Education professionals, who worked in gym rooms in Maringá - PR. Data collection was performed through a questionnaire semi-structured by the authors, consisting of questions regarding sociodemographic data, clinical knowledge about patellar chondromalacia and about physical exercises for patients with the disease. The analysis was performed using a descriptive statistics approach. For the presentation of the results, frequency and percentage were used for the categorical variables and, mean and standard deviation for the numerical variables. Of the professionals participating, there was a prevalence of female students (64%) aged 26 to 30 years (46%). Most of the professionals had graduated 5 years (86%), did not attend another undergraduate (86%) or specialization (74%), had some content on patellar chondromalacia during graduation (54%), was knee (82%), the quadriceps femoris muscle being the main muscle involved in the pathology (78%), and 80% of the participants recognized the oblique fibers of the vastus medialis muscle as mediating the patella. Most of the Physical Education professionals who work in the gymnasium rooms of the municipalities of Maringá, reported having undergraduate information about chondromalacia patelar, have basic knowledge of the pathology and the care it requires.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Moré, Nilson Carlos y Pedro Alejandro Gordan. "A Percepção dos Professores do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá sobre Suas Dificuldades e Necessidades Educacionais para o Desenvolvimento do Ensino Médico". Revista Brasileira de Educação Médica 28, n.º 3 (diciembre de 2004): 215–22. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v28.3-028.

Texto completo
Resumen
Resumo: A boa formação didático-pedagógica do professor de Medicina é importante para contribuir decisivamente para a formação do futuro profissional. Considerando que a maioria dos professores de Medicina não é formalmente capacitada em educação, foi realizado um estudo exploratório por meio de questionário estruturado com abordagem de domínios do processo educacional, com a finalidade de avaliar a percepção dos médicos docentes do Departamento de Medicina da Universidade Estadual de Maringá (PR) sobre suas dificuldades e necessidades nas atividades educacionais. A maioria dos professores participantes do estudo não tem treinamento formal em educação e se baseia em modelos de professor que conheceram. Houve grande porcentagem de discordância ou de ausência de opinião formada em relação a se sentir capacitado nos diversos domínios das atividades educacionais, indicando necessidade de apoio. A avaliação de necessidades educacionais é difícil e, para ser completa, não pode prescindir da conjunção de vários métodos. Ao se avaliar a percepção por meio da metodologia do questionário, transparecem os aspectos nos quais os professores sentem maiores dificuldades e necessitam de reforço.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Endlich, Angela Maria y Pedro Henrique Carnevalli Fernandes. "EDITORIAL". Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE/UEM) 12, n.º 2 (11 de diciembre de 2020): 1–3. http://dx.doi.org/10.4025/geoinga.v12i2.57049.

Texto completo
Resumen
Caríssimos(as) leitores(as). A Geoingá: Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PGE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) apresenta a publicação do segundo número do 12º volume. Com essa publicação, a revista encerra este ano, que embora tão conturbado teve a conquista de implantação do DOI em suas publicações. Neste número temos oito artigos, além da entrevista. No primeiro artigo, Silva e Ludka enfatizam o turismo pedagógico como ferramenta para o Ensino de Geografia, tendo como cenário o Santuário de São Miguel Arcanjo no município de Bandeirantes, estado do Paraná. Para as autoras, o turismo pedagógico se tornou uma importante ferramenta no Ensino da Geografia para estudar e compreender os fenômenos sociais, culturais que ocorrem no espaço e que transformam a paisagem. Santos e Rocha, no segundo artigo, debatem o fluxo de mobilidade escolar do Aglomerado Urbano de Maringá e a sua articulação com as principais Políticas Públicas Educacionais. Os autores consideram que os principais estímulos à mobilidade escolar são as Políticas Públicas Educacionais que proporcionam o ingresso de jovens e adultos à rede superior de ensino. Na sequência, Soares e Ferreira, apresentam aspectos biogeográficos relacionados à vegetação arbórea nas vias públicas no município de Maringá-PR, a partir de uma escala temporal entre os anos de 1940 e 2015. Segundo os autores, o processo de arborização viária de Maringá, a partir do plantio original no Plano Piloto, seguiu a dimensão estética da floração e passou a priorizar o aspecto do sombreamento, amenizar a temperatura e oportunizar qualidade de vida no ambiente urbano aos seus citadinos. O quarto artigo, de Eduvirgem, Parolin e Villwock, apresenta a aplicação do Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI) e o Índice de Vegetação ajustado ao Solo (SAVI), no Parque Estadual de Vila Velha, localizado no município de Ponta Grossa, Paraná. Assim, os autores avaliaram a cobertura vegetal, com a finalidade de verificar se houve degradação da vegetação, regeneração ou mesmo nenhuma alteração com base em imagens Lansat correspondentes a julho de 2007, 2013 e 2019. Com os resultados, os autores do artigo recomendam que as avaliações espaciais sejam continuadas para verificação das alterações e do desenvolvimento da vegetação, tanto do estrato herbáceo quanto dos estratos superiores. Em seguida, Albertin, Silva e Viotto avaliaram o aterro sanitário da cidade de Sarandi-PR, a fim de apontar potencialidades e fragilidades. Segundo os autores, até meados do ano de 2006 a cidade de Sarandi-PR depositava seus resíduos sólidos urbanos em um lixão a céu aberto, então, no ano de 2008, deu-se início a um projeto para a instalação de um Aterro Sanitário no município, de responsabilidade de uma empresa privada. Já Bertolino e Bortolo, no sexto artigo, refletem acerca da mobilidade urbana na vertente das calçadas como espaços de uso público a partir de uma análise de determinados locais na cidade de Montes Claros-MG. Nas observações empíricas, os autores constataram que muitos espaços não obedecem às normas e aos critérios municipais e federais no que se refere à calçada corretamente construída. O sétimo artigo, Viceli demonstra as dinâmicas geoeconômicas da cadeia produtiva do suco de laranja na Mesorregião do Norte Pioneiro do Paraná e a sua relação com o capital de crédito oriundo do Bando Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os resultados apontam, segundo o autor, para novas dinâmicas geoeconômicas na região a partir da implantação da planta industrial de processamento de suco de laranja da Cooperativa Integrada em Uraí e a dinamização de demais elementos da referida cadeia no Norte Pioneiro e em outras localidades do Paraná e do Estado de São Paulo. Por fim, Schmitt, busca identificar os principais conteúdos de Geografia em que a Educação Ambiental é trabalhada nas Escolas do Campo pertencentes ao Núcleo Regional de Educação de Francisco Beltrão. Segundo a autora, não se pode pensar em mudar a Escola do Campo apenas teoricamente no Projeto Político Pedagógico, mas tanto a escola como o professor precisam ter clareza na opção político-pedagógica que referencia os seus saberes e práticas educativas. Logo, Schmitt entende que a formação política pedagógica do professor se apresenta em sua intencionalidade e finalidade e é o que caracteriza decisivamente sua práxis. A seção Conversa na sala do café chega à sétima entrevista. Nesta edição, o Prof. Dr. Pedro Henrique Carnevalli Fernandes entrevistou a Profa. Dra. Jaqueline Telma Vercezi, docente do Departamento de Geociências da Universidade Estadual de Londrina (UEL), estudiosa da temática metropolitana. Desejamos que este número da Revista Geoingá promova inquietações e reflexões acerca do espaço geográfico e, de modo geral, sobre a condição em que nos encontramos quando esta edição é publicada. Boa leitura! Cuidem-se! Maringá (PR), 11 de dezembro de 2020.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Montanher, Juliane Daiane da Silva. "ESTUDO DE CASO NO MUNÍCIPIO DE MARINGÁ-PR: AS CRIANÇAS HAITIANAS E SUAS EXPERIÊNCIAS PREGRESSAS EM SEU PAÍS DE ORIGEM". Revista Inter Ação 46, n.º 2 (31 de agosto de 2021): 746–61. http://dx.doi.org/10.5216/ia.v46i2.68514.

Texto completo
Resumen
O artigo advém de um recorte de pesquisa de Mestrado que tem como questão-problema: Quais as experiências das crianças migrantes haitianas sobre suas vidas pregressas em seu país de origem? O objetivo incide em analisar os relatos de crianças migrantes haitianas sobre suas vidas pregressas em seu país de origem. Os dados foram constituídos a partir de Oficinas Lúdicas realizadas em dezenove encontros semanais envolvendo brincadeiras, jogos e roda de conversa. Os resultados revelaram que as crianças migrantes haitianas apresentam sentimentos ambivalentes em relação ao país de origem, pois disseram sentir alegria de brincar na rua do Haiti, mas apontam receio da violência vivida no país. Apresentaram nas vivências as brincadeiras de meninos e meninas (divisão por gênero) e a escola para elas está relacionada à violência física e moral. Concluímos que as experiências das crianças migrantes haitianas sobre o país natal são similares à bibliografia do Haiti como exemplo de contrastes. PALAVRAS-CHAVE: Educação. Haiti. Crianças. Migrantes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Ballani, Tanimária da Silva Lira y Magda Lúcia Félix de Oliveira. "Uso de drogas de abuso e evento sentinela: construindo uma proposta para avaliação de políticas públicas". Texto & Contexto - Enfermagem 16, n.º 3 (septiembre de 2007): 488–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-07072007000300015.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou operacionalizar o procedimento de vigilância epidemiológica de evento sentinela a partir da internação de jovens com diagnóstico de intoxicação aguda ou efeitos secundários decorrentes do uso de drogas de abuso. O estudo, do tipo retrospectivo, exploratório descritivo, foi desenvolvido no município de Maringá - PR, com jovens internados e cadastrados no Centro de Controle de Intoxicações, nos meses de fevereiro a julho de 2006. As fontes de dados foram a ficha de ocorrência toxicológica, o prontuários hospitalar de pacientes e um roteiro para entrevista domiciliar. A análise foi feita por meio de estudo de casos múltiplos, utilizando o modelo de investigação de eventos sentinela. Foram investigados 10 casos. Fatores de risco em várias áreas e a interface entre políticas de educação, segurança pública, assistência social, economia e saúde, inadequadas e deficientes, parecem determinar a ocorrência do uso de drogas de abuso nos casos investigados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Pires, Lidiana Antonioli Dal Bem, Arthur Gualberto Bacelar da Cruz Urpia y Ely Mitie Massuda. "Análise das práticas de gestão do conhecimento de recursos humanos em uma clínica de imagem". Research, Society and Development 10, n.º 10 (14 de agosto de 2021): e385101018587. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18587.

Texto completo
Resumen
Na ‘Era da informação’, as organizações passaram a implementar práticas de Gestão do Conhecimento (GC) para obterem vantagens competitivas. Diante disso, esta pesquisa objetivou diagnosticar o nível de implantação e de alcance das práticas de GC de Recursos Humanos em uma empresa do ramo de saúde que realiza exames de diagnóstico por imagem na cidade de Maringá (PR), Brasil. Metodologicamente, a pesquisa se caracteriza como um estudo de caso, com abordagens quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados foi aplicado um questionário desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e foi também realizada uma análise documental. Como resultado, observou-se que o nível efetivo de implantação e o nível de amplitude do alcance das práticas de GC de Recursos Humanos foram altos e que apenas a prática Educação Corporativa está sendo utilizada abaixo de suas potencialidades. Com isto, algumas ações foram sugeridas a fim de consolidar as práticas estudadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Becchi, Anne Cristine, Adriana Lenita Meyer Albiero, Fernanda de Oliveira Pavão, Inácio de Souza Pinto, Aline Veloso de Godoi, Beatriz Caroline Dias, Eliane Cristina de Andrade Gonçalves y Rodolfo Fonseca Cavalhero. "Perspectivas atuais de cogestão em saúde: vivências do Grupo de Trabalho de Humanização na atenção primária à saúde". Saúde e Sociedade 22, n.º 2 (junio de 2013): 653–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902013000200032.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste artigo é relatar a experiência da criação de um Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) como dispositivo para a materialização e operacionalização de espaços de cogestão na atenção primária à saúde, baseado nos princípios da Política Nacional de Humanização. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa, envolvendo a observação participante abrangendo o Núcleo Integrado de Saúde Pinheiros (NIS-Pinheiros) da cidade de Maringá, PR. O NIS conta com sete Equipes de Saúde da Família, sendo referência para o atendimento de aproximadamente 35 mil usuários. A coleta dos dados foi realizada por meio da análise documental, utilizando-se os registros das atas das reuniões do GTH e atas das reuniões gerais, os registros da caixa de sugestões da unidade e os registros da observação participante do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) do Ministério da Saúde, desenvolvido por meio da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no NIS-Pinheiros. Os resultados constatados apontam que as reuniões do GTH e sua ampliação, intitulada de "Reunião Geral", passaram a ser dispositivos de participação e construção coletiva na cogestão do NIS-Pinheiros, além de conferir responsabilidade para todos os atores sociais envolvidos (trabalhadores, gestores e usuários), que passaram a participar do planejamento e organização da unidade, intervindo na melhoria dos processos de trabalho e na qualidade da produção de saúde na atenção primária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Yavorski, Rosely, Maria Lucia Ribeiro y Flávia Cristina Sossae. "Análise de temas ambientais desenvolvidos por professores do 1º ao 5º do ensino fundamental". Revista Brasileira Multidisciplinar 24, n.º 2 (1 de mayo de 2021): 49–66. http://dx.doi.org/10.25061/2527-2675/rebram/2021.v24i2.1290.

Texto completo
Resumen
Este trabalho teve como objetivo avaliar a abordagem de temas ambientais pelos professores do Ensino Fundamental I, com formação em Pedagogia, da rede municipal da cidade de Maringá-PR. Como fonte de coleta de dados foi elaborado e aplicado questionários semiestruturados, com perguntas abertas e fechadas, a 30 professores. Os dados foram organizados em categorias procurando-se estabelecer similaridades e diferenças, as quais pudessem estabelecer um perfil das escolas estudadas e que indicasse a abordagem dos temas ambientais nas escolas em estudo. A Secretaria Municipal de Educação de Maringá, como órgão oficial de ensino, procura favorecer a atuação do professor frente às discussões dos temas ambientais. As escolas pesquisadas apresentam temas ambientais e práticas pedagógicas similares, independentemente de sua localização, população atendida e formação inicial de seus professores. Constatamos em nossas análises que esses assuntos não são eficientemente contemplados nas aulas e geralmente são apresentados pontualmente em datas comemorativas. Os professores encontram dificuldades para discutir temas ambientais de forma interdisciplinar por não estarem preparados adequadamente para a aplicação desses conteúdos. Na tentativa de justificar o despreparo, apontam dificuldades em relação ao aluno, à infraestrutura da escola e aos planos escolares, e ao mesmo tempo apresentam muitas ambiguidades frente a esses temas. A interdisciplinaridade não é contemplada e os temas discutidos nas escolas geralmente são abordados pelos professores de Ciências.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Vendrame, Eliandra Cardoso dos Santos, Ercília Maria Angeli Teixeira De Paula, Lucas Tagliari Da Silva y Marcos Antonio Dos Santos. "Era Uma Vez: A Contação de Histórias Como Ação Humanizadora no Hemocentro". CADERNOS DE PESQUISA: PENSAMENTO EDUCACIONAL 12, n.º 30 (2 de junio de 2017): 176–90. http://dx.doi.org/10.35168/2175-2613.utp.pens_ed.2017.vol12.n30.pp176-190.

Texto completo
Resumen
A contação de histórias é um dos recursos utilizados pelos seres humanos para reproduzirem a cultura e reinventá-la possibilitando a humanização por meio do imaginário e da fantasia. Este estudo trata de experiências vivenciadas no Hemocentro Regional de Maringá - PR com pacientes quepossuem doenças do sangue (hemofilia, talassemia, anemia falciforme) e seus familiares que participam dos momentos de atendimento médico especializado com objetivo de garantir a profilaxia aos usuários. As ações fazem parte do Projeto de Extensão: “Arte, Brincadeiras e Literatura: Educação Social em Saúde”. O objetivo deste estudo é de compreender a contação de histórias como uma ação humanizadora e promotora da leitura junto a pacientes e seus familiares no ambiente ambulatorial do hemocentro.A metodologia consiste em um estudo bibliográfico sobre a contação de histórias e as doenças do sangue, e a pesquisa ação como base para a atuação. O Projeto tem contribuído para o desenvolvimento social, cognitivo, e pedagógico das crianças e adolescentes, tendo em vista que os mesmoseles têm apresentado uma maior desenvoltura desde o início do projeto, não apenas com os participantes do Projeto, mas também nas relações estabelecidas com toda a equipe de profissionais do Hemocentro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Dantas, Karen Fernanda de Deus, Tamara Fadoni Sahyun Abdalla, Mirian Ueda Yamaguchi, Tânia Maria Gomes Silva y Marcelo Picinin Bernuci. "ATUAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE NA PREVENÇÃO DE NEOPLASIAS DO COLO DO ÚTERO". Saúde e Pesquisa 12, n.º 3 (21 de octubre de 2019): 601. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9206.2019v12n3p601-610.

Texto completo
Resumen
Estudo descritivo de corte transversal realizado com mulheres (n= 61) que atuam no setor de limpeza de uma instituição de ensino superior privada no município de Maringá-PR. O objetivo foi avaliar a percepção delas sobre a prevenção da neoplasia do colo do útero. Foram aplicados questionários semiestruturados, elaborados com base nas informações do Instituto Nacional do Câncer. Verificou-se que 8,20% das funcionárias nunca realizaram o preventivo (grupo NR); 26,23% realizaram há mais de dois anos (grupo R+2); 65,57% há menos de dois anos (grupo R-2). Para NR, 20% reconhecem o HPV como fator necessário para o câncer, 43,75% para NR, e 40% para R+2. Para NR, 60% reconhecem que o preventivo auxilia no diagnóstico, 70% para R+2, e 80% para R-2. Para R+2, 25% reconhecem que toda mulher entre 25 e 64 anos de idade deve fazer o exame, e 7,5% para R-2. Para R+2, 12,5% têm hábito de realizar exames rotineiramente, e 30% para R-2. Conclui-se que a adesão ao exame preventivo é intuitiva e o conhecimento sobre a doença é limitado, ressaltando a necessidade de educação em saúde.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Caniato, Angela, Adriana Rodrigues, Juliana Silva, Karina Quilice, Lara Santos, Luis Fernando Corazza, Mateus Castro et al. "Phenix: a ousadia do renascimento da subjetividade cidadã". Psicologia & Sociedade 14, n.º 2 (diciembre de 2002): 95–132. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-71822002000200006.

Texto completo
Resumen
Este é um projeto de Pesquisa-intervenção vinculado à Universidade Estadual de Maringá (UEM). Enquanto projeto de Pesquisa-intervenção (Thiollent, 1981 e Brandão, 1981 e 1984) pressupõe a práxis como o lócus da produção do conhecimento e critério de verdade. A população com a qual interagimos é atendida pelo Núcleo Social Papa João XXIII, localizado na periferia de Maringá/PR/Brasil. A nossa inserção neste agrupamento humano está sustentada na premissa-denúncia de Martín-Baró (1987 e 1989) de que vivemos sobre o "império da desvalorização da vida humana", forjado pelo autoritarismo socioeconômico do capitalismo e da sociedade de consumo de massas por ele engendrada (Caniato, 1997; Martin & Schumann, 1999 e Beinstein, 1999). Seus reflexos excludentes são escamoteados pelos discursos demagógicos e ideológicos dos regimes políticos democráticos atuais. Partimos dos ensinamentos de Theodor Adorno (1965) em A Personalidade Autoritária de que tendências preconceituosas, nem sempre conscientizadas pelos indivíduos, dão sustentação subjetiva a formas de organização conduzentes à barbárie. Trilhando pelos estudos de Adorno, em especial agrupados em suas obras Dialética do Esclarecimento... (1985) e Educação e Emancipação (1995) - interagimos desde outubro de 2000 com a população do Núcleo Social, atravessando com eles o sofrimento psicossocial decorrente da banalização da violência (Arendt, 2000), e da injustiça (Dejours, 1999) sociais e de certas formas de inserção social marcadas pelo fatalismo e pela alienação psicossocial (Martín-Baró, 1987 e Chauí, 1993). A coordenação e os acadêmicos do Curso de Psicologia da UEM participantes deste projeto interagem, semanalmente, com a população do Núcleo Social, levantando questões-demanda que vêm estando vinculadas, principalmente, a sua situação de excluídos. Estas questões são estudadas teoricamente pelos integrantes do projeto e voltam a ser discutidas com a população, não se perdendo de vista a análise contextual e das condições concretas de vida daqueles indivíduos sob as quais estas demandas de compreensão emergiram. Nesta oportunidade é ampliado o conhecimento que nós-eles obtivéramos anteriormente e, assim, ocorre sucessivamente em novos encontros. Pudemos constatar nesta convivência com este grupo, a imersão destes indivíduos nos valores imputados pela sociedade de massa e até certa resistência em estar exercendo a verdadeira cidadania. Como a "consciência do povo daqui é o medo dos homens de lá...", é somente a partir do desenvolvimento da consciência crítica, principalmente, das denominadas "populações de risco" que haverá a ação transformadora da realidade psicossocial (Martín-Baró, 1987).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Rocha, Francielli Ferreira da, Viviane Aparecida Pereira dos Santos, Andressa Ribeiro Contreira, Gislaine Contessoto Pizzo, Pâmela Norraila da Silva, Paulo Vitor da Silva Romero y José Luiz Lopes Vieira. "Análise do desempenho motor e maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR)". Saúde e Pesquisa 9, n.º 3 (29 de marzo de 2017): 507. http://dx.doi.org/10.17765/1983-1870.2016v9n3p507-515.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se analisar o desempenho motor e a maturidade cognitiva de pré-escolares de Maringá (PR) em função da idade. Participaram 89 crianças com 04 e 05 anos, matriculados regularmente em Centros de Educação infantil (CMEI) do município de Maringá (PR). Os instrumentos foram a Bateria de Avaliação do Movimento para Crianças (MABC-2) e a Escala de Maturidade Mental Colúmbia. Para análise dos dados foram utilizados os testes de Friedman, “U” de Mann Whitney e coeficiente de correlação de Spearman, adotando-se p
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Roncada Pupulim, Antônio Guilherme, Udelysses Janete Veltrini Fonzar y Helio LAngoni. "Raiva canina no município de Maringá-PR, 2016". Veterinária e Zootecnia 26 (4 de junio de 2019): 1–5. http://dx.doi.org/10.35172/rvz.2019.v26.332.

Texto completo
Resumen
A raiva é uma antropozoonose transmitida pela inoculação do vírus contido na saliva de animais infectados. Em praticamente 100% dos casos, a raiva provoca encefalite aguda e leva seu hospedeiro ao óbito, representando um problema grave de saúde pública. Observa-se que o perfil epidemiológico da doença está se modificando ao longo dos anos, devido à transmissão significativa pelos morcegos. Relata-se um caso de raiva em um canino no município de Maringá-PR, com histórico pregresso de viagem para o estado de Macapá-AP, sem atender às medidas de prevenção à transmissão do vírus rábico
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Gutierrez, Gustavo Luis. "Um olhar histórico e multidisciplinar da educação física entrevista com professor : Ademir Gebara". Conexões 6, n.º 2 (1 de agosto de 2008): 93–97. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v6i2.8637807.

Texto completo
Resumen
O Professor Ademir Gebara é neto de imigrantes libaneses por parte de pai e italianos por parte de mãe. Nasceu em São João da Boa Vista, divisa de Minas Gerais no interior do Estado de São Paulo. Morou em Águas da Prata, cidade vizinha a São João da Boa Vista e Maringá Velho no norte do Paraná, um vilarejo que concentrava um grande número de trabalhadores na construção da cidade de Maringá.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Santos, Alex Sandro. "OS PROCESSOS DE POLÍTICAS PÚBLICAS E DE ACOLHIMENTO PARA HAITIANOS EM MARINGÁ PR." Alamedas 8, n.º 1 (14 de agosto de 2020): 232–44. http://dx.doi.org/10.48075/ra.v8i1.24911.

Texto completo
Resumen
RESUMO O ano de 2010 marcou o início da imigração haitiana no Brasil. A entrada dos haitianos via Tabatinga, no Amazonas, começou a ser notada em fevereiro de 2010, logo após o terremoto, que sacudiu violentamente o Haiti, e em particular a capital, Porto Príncipe. O primeiro grupo de haitianos chegou à na cidade de Maringá, no Estado do Paraná em 2010, seguidos por outros fluxos migratórios internacionais. O Objetivo da pesquisa é discutir a presença dos migrantes haitianos na região metropolitana de Maringá, seus desdobramentos e por fim mostrar atuação das políticas Públicas e assistencialismo social local frente a este grupo. A metodologia adotada consistiu na pesquisa bibliográfica, histórica e na observação in loco do fenômeno, mormente, na cidade de Maringá PR. Por fim, o estudo procurou avaliar os principais aspectos da problemática, que é identificar quais as políticas públicas locais e ações de acolhimentos voltadas aos Haitianos. O resultado final da pesquisa demonstrou que há na cidade de Maringá, apenas ações não Governamentais de acolhidas aos migrantes Haitianos e que ação de punho político nas ações pública, ainda está em fase inicial de criação de projetos voltados para políticas públicas para esse grupo de migrantes na cidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Lara, Ângela Mara de Barros y Tânia dos Santos Alvarez da Silva. "Lar Betânia: O atendimento à infância abandonada em Maringá – PR". Revista HISTEDBR On-line 10, n.º 38 (23 de agosto de 2012): 92. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v10i38.8639692.

Texto completo
Resumen
O presente artigo discute as políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescenteem situação social de risco, na cidade de Maringá-PR, por meio da história do Lar Betânia,um abrigo fundado em 1965, no sistema casa-lar. A instituição que, em muitos períodos desua história chegou a atender, simultaneamente, 100 crianças vive hoje, a possibilidade desucumbir diante da atual filosofia do Estado de priorizar a permanência do menor junto àfamília biológica e, na impossibilidade dessa convivência, encaminhá-lo para acolhimento,junto às famílias cadastradas e preparadas para atuarem como famílias temporárias. Estadiscussão só foi possível a partir do estudo dos pressupostos que evidenciam o papel doEstado e dos direitos sociais na sociedade em que vivemos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Gomes, Marco Antônio De Oliveira. "O programa Mais Educação em Maringá: apontamentos iniciais da proposta burguesa de educação integral". Revista Exitus 8, n.º 3 (1 de septiembre de 2018): 58. http://dx.doi.org/10.24065/2237-9460.2018v8n3id639.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem por objetivo identificar historicamente a construção das propostas de educação integral, suas respectivas matrizes e analisar as propostas em curso no município de Maringá. Trata-se de uma análise documental, bibliográfica e de levantamento de dados fundamentada no materialismo histórico e dialético, que se expressa na Pedagogia Histórico-Crítica. O artigo aponta para os limites das propostas em curso que incorporam ações marcadas pela descontinuidade com destaque para a redução da responsabilidade do Estado diante da educação básica. Palavras-chave: Programa Mais Educação. Tempo Integral. Educação integral.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Alvarenga, Maria Eduarda y Leonor Dias Paini. "A Contribuição da ludicidade na educação infantil". Cadernos de Pós-graduação 20, n.º 1 (29 de junio de 2021): 253–67. http://dx.doi.org/10.5585/cpg.v20n1.18481.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa buscou compreender de que modo os professores se apropriam do conhecimento sobre ludicidade e como se instrumentalizam para a prática pedagógica. Como procedimento metodológico, nos utilizamos de uma pesquisa qualitativa, de caráter teórico-prático, com os seguintes passos: seleção, leitura de artigos e obras sobre a ludicidade; coleta de dados por meio da aplicação de um instrumento de pesquisa (questionário) em 30 (trinta) professoras atuantes em Centros de Educação Infantil do município de Maringá-PR., e posteriormente realizamos a análise de dados dos sujeitos pesquisados. Como resultado, constatamos que foi possível aprofundar os estudos sobre o significado da ludicidade e verificar a sua relevância na prática pedagógica no contexto escolar e permite uma maior interação e socialização dos alunos, na perspectiva do educador infantil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Munhoz, Raquel Riccomini, Magda Pires Correa Rivabene Aquino, Isabelle Zanquetta Carvalho y Alexandra Perdigao Maia de Souza. "AVALIAÇÃO DO CONSUMO DE DERIVADOS DE TRIGO POR MEIO DE QUESTIONÁRIO DE FREQUÊNCIA DO CONSUMO ALIMENTAR EM MARINGÁ, PR". Iniciação Científica Cesumar 19, n.º 1 (27 de junio de 2017): 67. http://dx.doi.org/10.17765/1518-1243.2017v19n1p67-74.

Texto completo
Resumen
O trigo é amplamente utilizado na alimentação humana e ocupa o primeiro lugar em volume de produção mundial. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o consumo de derivados de trigo pela população de Maringá, Paraná, e sua correlação com fatores demográficos e estado nutricional. A pesquisa foi de natureza quantitativa com coleta de dados transversal. Foram avaliados 270 indivíduos adultos com idade entre 20 a 59 anos, de ambos os sexos. Os indivíduos foram abordados nos supermercados da cidade de Maringá, Paraná. Utilizaram-se dois questionários para coleta de dados. No primeiro continham perguntas sobre o perfil dos indivíduos entrevistados (sexo, idade, cor, escolaridade, renda familiar, peso, estatura e Índice de Massa Corporal – IMC). No segundo continha o Questionário de Frequência Alimentar Quantitativo (QFA), utilizado para avaliar o consumo de derivados de trigo. As informações de peso e estatura serviram para o cálculo do IMC: peso (kg)/estatura(m)2, e então se detectou o estado nutricional segundo os pontos de corte estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). As associações entre o consumo de derivados de trigo e fatores demográficos e estado nutricional foram realizadas por meio de análise estatística, para a qual se utilizou o programa Epi Info versão 7.2.0.1. Os dados foram submetidos ao teste de Mann-Whitney (p
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Velho, Ana Paula Machado, Tiago Franklin Rodrigues Lucena, Débora Cristina Arcanjo, Sônia Cristina Soares Dias Vermelho y Lara Beatriz Natalie Arantes. "Comunicação em saúde no Hospital Universitário Regional de Maringá". Paradoxos 4, n.º 1 (2 de diciembre de 2019): 5–19. http://dx.doi.org/10.14393/par-v4n1-2019-51851.

Texto completo
Resumen
O artigo relata o processo de organização do Setor de Comunicação do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM) da Universidade Estadual de Maringá-PR, detalhando as informações que subsidiaram a elaboração de um projeto de comunicação e educação em saúde. Para a discussão, o fio condutor foi a analise dos caminhos que levaram a produção do programa “Sintonia HUM” vinculado na rádio UEM-FM e em redes sociais on-line: Facebook. O programa ajuda a promover a importância do Hospital como unidade de assistência exclusiva do Sistema Único de Saúde (SUS) e como hospital-escola. Dados de acesso aos conteúdos nas redes sociais e feedback da comunidade indicam um estreitamento positivo entre a Instituição e seu público-alvo, tornando-os parceiro na disseminação de informações positivas, produzidas pela equipe.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Inocêncio, Adalberto Ferdnando y Rosana Figueiredo Salvi. "Escavando saberes: a análise arqueológica como estratégia para uma Educação Ambiental pós-moderna". Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 12, n.º 4 (29 de septiembre de 2017): 165–79. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2017.v12.2300.

Texto completo
Resumen
O presente artigo visa trazer um recorte analítico que compôs uma dissertação de mestrado que consistiu em uma investigação dos discursos anunciados por professores do município de Maringá-PR a respeito de EA e alguns de seus desdobramentos. Para isso, contou, no âmbito metodológico, com a entrevista estruturada. Os focos apresentados são analisados com base nas teorizações do filósofo francês Michel Foucault, mais precisamente considerando seu primeiro domínio – o arqueológico. Nota-se a prevalência de direcionamentos de discursos que se forjaram na modernidade, sendo que, quando confrontados pela crise ambiental contemporânea tais discursos se imiscuem em posicionamentos políticos não nítidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Albertin, Ricardo Massulo, Daniel Cirilo Augusto, Boaventura Almeida Mubai, Bruno Luiz Domingos De Angelis, Márcia Da Silva, Frederico Fonseca Silva y Fabio Angeoletto. "HORTAS URBANAS DE MARINGÁ (PR): ESTUDO SOCIOECONÔMICO DOS PRODUTORES E PERCEPTIVO DOS TRANSEUNTES". Boletim de Geografia 34, n.º 2 (23 de diciembre de 2016): 98. http://dx.doi.org/10.4025/bolgeogr.v34i2.23600.

Texto completo
Resumen
A urbanização resulta numa gama diversificada de impactos sociais negativos, dentre eles a insegurança alimentar. Uma forma de minimizar ou compensar a ocorrência e a intensificação deste impacto seria a implementação da agricultura urbana e periurbana, na qual se enquadra as hortas urbanas. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar os aspectos socioeconômicos dos produtores de hortaliças e identificar a percepção dos transeuntes do entorno das hortas urbanas, denominada de hortas comunitárias de Maringá (PR). Através da percepção existente entre os trabalhadores das hortas e aquelas pessoas do seu entorno, realizou-se um estudo socioeconômico da atuação destas hortas urbanas enquanto política pública de promoção à qualidade de vida. O estudo de caso foi realizado em cinco (05) hortas comunitárias localizadas na zona Norte da cidade de Maringá, Estado do Paraná. Os resultados demonstraram que no caso das hortas, as atividades envolvidas neste contexto, bem como a atuação do poder público, caracterizaram estas hortas como políticas públicas e não como mera política de governo. A evidência para explicar tal conjuntura, foram as respostas obtidas pelos transeuntes a partir da aplicação de questionários. Resultados destes questionários evidenciaram que a política pública de criação e consolidação das hortas urbanas em Maringá se caracterizou como uma maneira de promover a qualidade de vida. Verificou-se que o projeto de hortas comunitárias tem um expressivo valor socioeconômico e paisagístico, mas também, sentimental tanto para os produtores quanto para transeuntes. Os produtores optam pela diversidade de produção, consumo próprio e venda das hortaliças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Crisostimo, Ana Lúcia, Sandro Aparecido Dos Santos, Vantielen Da Silva Silva y Sonia Cristina Ferrari. "CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL (PDE/UNICENTO-PR) NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA". e-Mosaicos 7, n.º 14 (14 de mayo de 2018): 89–103. http://dx.doi.org/10.12957/e-mosaicos.2018.28457.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objeto de análise o Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE/PR), constituído a partir da parceria entre a Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR, a Secretária de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI/PR e as Instituições Públicas de Ensino Superior do Paraná – IPES. O referido programa de formação continuada objetiva a profissionalização de educadores da educação básica no estado do Paraná. Particularmente o presente artigo analisa as contribuições e desafios do PDE/PR para a melhoria da prática pedagógica dos professores da educação básica participantes da 1ª e 2ª edições, ofertadas em 2007 e 2008, no âmbito da Universidade Estadual do Centro-Oeste-PR, particularmente das áreas de Ciências e Biologia. A pesquisa é de cunho qualitativo e os dados foram coletados por meio de um questionário semiestruturado encaminhado a 37 professores PDE/UNICENTRO de Ciências e Biologia. O texto aponta a formação continuada como elemento crucial para o desenvolvimento profissional de professores e reforça a importância do professor como agente de mudanças que levem à melhoria da qualidade do ensino público no Paraná.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Rodrigues, Adalgisa Silva y Ednéia Regina Rossi. "Educação de jovens e adultos: memórias do grupo escolar noturno Visconde de Nácar em Maringá (1947-1958)". Revista HISTEDBR On-line 9, n.º 35 (23 de octubre de 2012): 29. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v9i35.8639612.

Texto completo
Resumen
O presente artigo busca recuperar o movimento de constituição da modalidade de educaçãobásica e pública para jovens e adultos, por meio de um recorte regional, qual seja, Maringá,no período de 1947-1958. Foram utilizadas fontes iconográficas e orais. A recuperaçãohistórica dessa instituição se fez por meio de depoimentos de ex-alunos, ex-professores eex-diretores que estudaram e trabalharam no período noturno. O resultado da investigaçãoevidenciou práticas escolares próprias da época em que o desenvolvimento de Maringá eramuito intenso. Os depoimentos dos entrevistados permitiram observar o uso de táticas eestratégias pelos sujeitos em respostas às exigências de instâncias superiores. Também foipossível observar o valor que a sociedade maringaense atribuía ao Grupo Escolar Viscondede Nácar e a pequena participação do Estado do Paraná, em termos de recursos financeiros,à educação elementar de adultos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Vicente, Vinicius Renan Rigolin de y Jani Alves da Silva Moreira. "UMA ANÁLISE DO ENSINO DE GEOGRAFIA EM MATERIAIS DIDÁTICOS DA EJA". InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade 3, n.º 8 (14 de agosto de 2017): 52. http://dx.doi.org/10.18764/2446-6549.v3n8p52-69.

Texto completo
Resumen
AN ANALYSIS OF THE TEACHING OF GEOGRAPHY IN DIDACTIC MATERIALS OF EJAUN ANÁLISIS DE LA ENSEÑANZA DE LA GEOGRAFÍA EN MATERIALES DIDÁCTICOS DE LA EJATrata-se de uma análise crítica que prioriza uma compreensão histórica sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA. Discute-se sobre o processo de institucionalização da EJA, ora presente e ora ausente nos documentos oficiais do Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, apresentam-se uma compreensão e uma análise dos materiais didáticos para o ensino fundamental da EJA, disponibilizados por uma instituição pública no município de Maringá-PR. A análise examina de maneira crítica como os temas da disciplina de Geografia estão dispostos e como são esenvolvidos. Interpretam-se as atividades propostas no material a fim de evidenciar quais são as dificuldades de compreensão do ensino de Geografia expostas pelos alunos adultos.Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos; Ensino Geográfico; Materiais Didáticos.ABSTRACTThis is a critical analysis that prioritizes a historical understanding about Youth and Adult Education (Brazilian Portuguese: Educação de Jovens e Adultos – EJA). It discusses about the process of institutionalization of AYE, sometimes present and sometimes absent in the official documents of Brazil. Next, we discussed about teaching materials for elementary schools, available to students and young adults in a public institution in Maringá-PR. The analysis examines how the topics covered by geography discipline are arranged and how they are developed and taught, and interprets the activities proposed in the material, pointing out the difficulties that EJA students have in understanding Geography.Keywords: Youth and Adult Education; Geography Teaching; Teaching Materials.RESUMENUn análisis crítico es el que prioriza un acuerdo histórico sobre el modalidad de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA. Es hablado de en el proceso de institucionalización de EJA, algunas épocas actuales y las otras épocas en que él / ella están ausentes en los documentos oficiales de Brasil. Pronto después, las observaciones son comprendidas en relación con los materiales didácticos para la enseñanza fundamental, hicieron disponible los estudiantes Juventud y adultos de una institución pública en el distrito municipal de Maringá-PR. El análisis examina en una manera crítica, cuando los temas de la disciplina de geografía son voluntarios y cuando son desarrollados. Es interpretado las actividades propusieron matrimonio en la tela en orden a pruebas de a pruebas, cuál son los apuros del conocimiento de la enseñanza de geografía presentado por los estudiantes.Palabras clave: Educación y Jóvenes y Adultos; Educación Geográfica; Materiales de Enseñanza.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Marconi, Amanda, Analete Regina Schelbauer y Simone Burioli Ivashita. "Apontamentos sobre a educação profissional no norte do Paraná: história do Senac de Maringá (1955-1982)". Educação e Fronteiras 10, n.º 28 (22 de noviembre de 2020): 189–201. http://dx.doi.org/10.30612/eduf.v10i28.13037.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como objetivo tecer apontamentos e reflexões em torno da educação profissional em Maringá, cidade situada na região Norte do Paraná, a partir da pesquisa que teve como foco o olhar para a história e a memória institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Neste sentido, analisaremos aspectos da identidade cultural desta instituição educativa e, para tanto, aborda-se o processo histórico de criação, institucionalização e consolidação da instituição, com a finalidade de compreender quais as motivações que possibilitaram sua criação e seu percurso no município, gerando a expansão da instituição no Estado do Paraná. A delimitação temporal abrange o período de 1955, ano que o Senac inicia suas atividades em Maringá e se estende até 1982, período em que a pesquisa ofereceu indícios de sua consolidação. O artigo busca contribuir com o campo de estudos e pesquisas sobre a história da educação, suas instituições educativas e, mais especificamente, para a preservação da história e da memória do Senac.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Wenczenovicz, Thaís Janaina y Camila Tais Menegoto. "A educação no sistema prisional: experiência educacional na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR". Reflexão e Ação 28, n.º 3 (28 de agosto de 2020): 66–80. http://dx.doi.org/10.17058/rea.v28i3.13984.

Texto completo
Resumen
A educação prisional é tratada como programa eventual de governo ao invés de uma política pública de Estado. Costumeiramente a falta estrutura física, material pedagógico adequado e professores comprometem a efetividade desse direito. O estudo aborda o acesso à educação pelos apenados no Estado do Paraná por meio de pesquisa de campo realizada na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR. A educação é dever do Estado, tratando-se de um direito universal e, aos apenados assenta-se na Lei de Execução Penal (nº 7.210/1984). Enquanto procedimento metodológico utiliza-se o estudo de caso e a história oral temática, a fim de evidenciar fatos concretos do sistema prisional brasileiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Angelo Borges, Julio Cesar y Lígia Flávia Antunes Batista. "Índice de vegetação e temperatura de superfície terrestre: comparativo entre formação de ilhas de calor nos perímetros urbanos de Londrina e Maringá no PR". Revista Brasileira de Geomática 8, n.º 4 (28 de octubre de 2020): 256. http://dx.doi.org/10.3895/rbgeo.v8n4.12478.

Texto completo
Resumen
As áreas urbanas influenciam o microclima local em virtude da supressão da vegetação ou substituição dos campos agrícolas por áreas altamente impermeabilizadas. Essas modificações da paisagem afetam a temperatura de superfície terrestre (TST), que pode ser estimada por dados do infravermelho termal. No que se refere a áreas verdes, podem ser analisadas com o Índice de Vegetação de Diferença Normalizada. Ao espacializar estes índices com dados de imagens do satélite Landsat 8, pôde-se avaliar a relação entre eles nos perímetros urbanos de Maringá e Londrina, estado do Paraná. Foi possível determinar o grau de interferência da vegetação sobre a temperatura de superfície, quantificada por meio do Índice de Correlação de Spearman e da autocorrelação espacial global e local. Os resultados revelaram grau de correlação bem semelhante para as duas áreas, sendo de -0.81 e -0.84, respectivamente, para Maringá e Londrina, indicando que em ambas cidades os parâmetros estão fortemente correlacionados. Em termos espaciais, no entanto, verificou-se que em Londrina não há concentração de áreas verdes suficiente para atenuar a TST nas regiões mais urbanizadas, diferentemente do que ocorre em Maringá, em que a presença de cobertura vegetal atenua as altas temperaturas, influenciando o microclima local e contribuindo para o conforto térmico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Moreira, Fábia Rosas y Ricardo Dias Silva. "Habitação de Interesse Social rural na região metropolitana de Maringá, PR: avaliação pós-ocupação". Ambiente Construído 17, n.º 3 (julio de 2017): 235–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212017000300173.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo apresenta um estudo do projeto arquitetônico da unidade de habitação do programa Vila Rural (VR), implantado no estado do Paraná entre os anos de 1995 e 2002. O método utilizado foi a avaliação pós-ocupação (APO), e teve como instrumentos: walkthrough, entrevistas, questionário e medições físicas, por meio dos quais foi possível obter informações que dizem respeito à real apropriação que as famílias de moradores rurais fizeram de suas unidades com o passar do tempo, sendo observadas alterações significativas feitas em suas residências. A maioria dos moradores alteraram suas unidades de forma a quase não mais ser possível a identificação do projeto inicial. Os resultados apontam quais ambientes sofreram alterações, como a planta evoluiu em área e a técnica construtiva empregada nessas reformas. A metragem quadrada por morador obteve um grande acréscimo de seu valor. Assim, é possível afirmar que o projeto arquitetônico original e o programa habitacional não atenderam as reais necessidades dos usuários ao não considerarem seu modo de vida e as especificidades da moradia rural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Faria Junior, Cleonir Andrade, Rivanildo Dallacort, Paulo Sérgio Lourenço de Freitas, João Danilo Barbieri, Roberto Rezende y William Fenner. "COEFICIENTE DUAL DE CULTIVO DO MILHO PIPOCA EM TANGARÁ DA SERRA – MT". IRRIGA 24, n.º 3 (27 de septiembre de 2019): 473–85. http://dx.doi.org/10.15809/irriga.2019v24n3p473-485.

Texto completo
Resumen
COEFICIENTE DUAL DE CULTIVO DO MILHO PIPOCA EM TANGARÁ DA SERRA – MT CLEONIR ANDRADE FARIA JUNIOR1; RIVANILDO DALLACORT2; PAULO SERGIO LOURENÇO DE FREITAS3; JOÃO DANILO BARBIERI4; ROBERTO REZENDE5 E WILLIAM FENNER6 1Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual De Maringá, Av. Colombo, nº 5790 – Zona 07, bloco j45, 2º piso, CEP - 87020-900, Maringá/PR/Brasil, cleonir.junior@hotmail.com 2Professor do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Sistema de Produção Agrícola, Universidade do Estado de Mato Grosso, Rodovia MT 358, Km 07 (s/n) – Jardim Aeroporto, CEP: 78300-000, Tangará da Serra/MT/Brasil, rivanildo@unemat.br 3Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual De Maringá, Av. Colombo, nº 5790 – Zona 07, bloco j45, 2º piso, CEP - 87020-900, Maringá/PR/Brasil, pslfreitas@uem.br 4Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual De Maringá, Av. Colombo, nº 5790 – Zona 07, bloco j45, 2º piso, CEP - 87020-900, Maringá/PR/Brasil, jd.barbieri@hotmail.com 5Professor no Programa de Pós-Graduação em Agronomia, Universidade Estadual De Maringá, Av. Colombo, nº 5790 – Zona 07, bloco j45, 2º piso, CEP - 87020-900, Maringá/PR/Brasil, rrezende@uem.br 6Doutor no programa de Pós-Graduação em Agricultura Tropical, Universidade Federal de Mato Grosso, Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367, Bairro Boa Esperança, CEP – 78060-900, Cuiabá/MT/Brasil. fennerwilliam@gmail.com 1 RESUMO O objetivo deste trabalho foi determinar o coeficiente duplo da cultura do milho pipoca para o município de Tangará da Serra - MT, utilizando lisímetros de pesagem. O experimento no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT, sendo o solo classificado como Latossolo Vermelho distroférrico, com textura muito argilosa. A semeadura foi realizada no dia 02/05/2015, nos seis lisímetros de pesagem, previamente calibrados com coeficientes de determinação acima de 0,99, para a bordadura foi utilizada uma semeadora de plantio direto, com espaçamento entre linhas de 0,45 m, a colheita foi realizada manualmente no dia 16/08/2015. As irrigações foram realizadas conforme a evapotranspiração potencial calculada diariamente pelos lisímetros e irrigados quando necessário por sistema de aspersão composto de 6 aspersores, com coeficiente de uniformidade de distribuição de 86%. Durante o desenvolvimento da cultura foram medidos diariamente a variação de massa dos microlisímetros por meio de pesagem, determinando a evaporação de água no solo em todas as fases da cultura. Durante o ciclo da cultura a temperatura média foi de 24,5°C e um aporte hídrico total de 571,4 mm. Os valores médios de Kcb obtidos na fase inicial, pleno desenvolvimento e maturação, foram de 0,7, 1,10 e 0,3 respectivamente. Palavras-Chave: evapotranspiração, Zea mays L. subsp. everta, lisímetro de pesagem. FARIA JUNIOR, C. A.; DALLACORT, R.; FREITAS, P. S. L. DE; BARBIERI, J. D.; REZENDE, R.; FENNER, W. DUAL CROP COEFFICIENT OF MAIZE CORN OF TANGARÁ DA SERRA – MT 2 ABSTRACT The objective of this work was to determine the double coefficient of maize corn crop for the municipality of Tangará da Serra - MT, using weighing lysimeters. The experiment was conducted in State University of Mato Grosso – UNEMAT’s campus, and the soil was classified as dystroferric Red Latosol, with very clayey texture. Sowing was carried out on May 2, 2015, in the six weighing lysimeters, previously calibrated with determination coefficients above 0.99. For the border, a no-till seeding with row spacing of 0.45 m was used. Harvest was performed manually on 08/16/2015. Irrigations were performed according to the potential evapotranspiration calculated daily by the lysimeters and irrigated when necessary by a sprinkler system composed of 6 sprinklers, with distribution uniformity coefficient of 86%. During the development of the culture, mass variation of microlysimeters was measured daily by weighing, determining the evaporation of water in the soil in all phases of the culture. During the culture cycle the average temperature was 24.5 ° C and the total water supply was 571.4 mm. The average Kcb values obtained in the initial phase, full development and maturation phases were 0.7, 1.10 and 0.3 respectively. Keywords: evapotranspiration, zea mays l. subsp. everta, weighing lysimeter.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Pittner, E., E. Voltarelli, T. F. Perles, S. M. A. A. Arraes, T. G. V. Silveira y M. V. C. Lonardoni. "Ocorrência de leishmaniose tegumentar em cães de área endêmica no Estado do Paraná". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 61, n.º 3 (junio de 2009): 561–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352009000300006.

Texto completo
Resumen
Investigou-se a infecção por parasitas do complexo Leishmania braziliensis em 50 cães da cidade de Maringá, PR, onde ocorreram casos humanos de leishmaniose tegumentar americana (LTA), entre agosto e dezembro de 2006. Os casos humanos de LTA ocorreram nos anos de 2003 a 2004. Nenhum animal apresentou lesão, mas 12 (24,0%) tinham sorologia e/ou PCR positivas, e a positividade tanto da IFI como da PCR foi de 14,0%. Trinta e cinco animais eram de residências, e oito deles (22,8%) tiveram testes laboratoriais para LTA positivos. Os outros 15 eram cães errantes, sendo que quatro deles (26,7%) apresentaram PCR positiva. A presença de animais com infecção assintomática por Leishmania em área onde a LTA é endêmica pode ser um indicador do potencial de sua transmissão para o homem e uma referência para a implantação de medidas de controle e prevenção da doença.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Mansano, Fernanda Helen, Leonardo Da Costa Urt y Marcelo Farid Pereira. "A IMPORTÂNCIA DA REGIÃO NORTE NA ECONOMIA PARANAENSE". A Economia em Revista - AERE 24, n.º 1 (1 de septiembre de 2016): 103. http://dx.doi.org/10.4025/aere.v24i1.25080.

Texto completo
Resumen
O crescimento e o desenvolvimento econômico de uma sociedade esta cada vez mais relacionado ao desempenho do produto e da renda, dos níveis de educação e saúde de uma cidade, assim, se torna fundamental entender como medir o crescimento econômico e suas características como também, além de medir, saber distinguir o que é desenvolvimento econômico e como impacta o bem-estar social. O Estado do Paraná situado na região sul do Brasil é o quinto Estado brasileiro em termos de PIB e o sexto em população, representando 5,8 e 5,5% respectivamente e esta entre os 8 maiores PIB per capita dos Estados brasileiros. O Paraná é dividido em dez regiões, sendo a capital Curitiba e outras cidades importantes como Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Diante disso, o objetivo de desenvolver esse trabalho foi o de analisar a importância da região norte do Estado, e respectivas cidades que geram um grau de influencia maior nas outras cidades e regiões. Para se chegar ao objetivo, foram analisados dados do IBGE (2011) como a participação do PIB e a população das regiões em relação ao Estado como também a países latino-americanos. Por uma ótica qualitativa, foram analisados os dados do IDH dos últimos dez anos das principais cidades do Estado, Maringá, Londrina, Curitiba e Ponta Grossa, como também foi verificado o nível de influencia que esses municípios exercem sobre os outros municípios e regiões. Através dos dados analisados, pode-se concluir a importância do norte em termos de crescimento e desenvolvimento econômico para o Estado do Paraná.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Fiorillo Nunes, Livia y Fernando Luiz De Paula Santil. "A segregação socioespacial gerada pela produção do espaço habitacional na cidade de Maringá/PR". Geografia em Atos (Online) 3, n.º 18 (10 de agosto de 2020): 78–100. http://dx.doi.org/10.35416/geoatos.v3i18.6980.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta considerações sobre as relações das habitações sociais no processo de produção do espaço urbano brasileiro. De modo mais preciso, quais as possíveis relações entre o Programa Minha Casa, Minha Vida, sua parceria com os grandes agentes e os processos de segregação socioespacial. Ao promover grandes reassentamentos populacionais e novas formações socioespaciais, no caso das metrópoles e de cidades médias brasileiras, os sujeitos ficam submetidos a um processo de segregação socioespacial. É o que acontece no município de Maringá no Estado do Paraná e em seus distritos – Floriano e Iguatemi. Apesar do programa habitacional fornecer acesso à moradia, os indivíduos acabam sendo enfraquecidos social e territorialmente, pois o direito à cidade não acompanha o benefício. Na medida em que, são realocados para residir em áreas periféricas afastadas dos grandes centros, de modo que acaba dificultando o acesso à cidade, além de também gerar grandes vazios urbanos. Nesse sentido, o presente artigo busca mostrar os efeitos territoriais existentes ligados as habitações sociais que são destinadas às classes de menor renda. No caso, as habitações do Programa Minha Casa, Minha Vida no distrito de Floriano. A partir de estudos sobre produção do espaço urbano maringaense e de uma visita de campo se buscou analisar a dinâmica socioespacial do perímetro, foi possível constatar a falta de equipamentos públicos e privados, mesmo após a implementação de três conjuntos habitacionais. Essa dinâmica urbana atrelada ao valor do terreno e a renda dos indivíduos, acaba fortalecendo desigualdades territoriais entre diferentes áreas do município. Palavras-chave: Segregação Socioespacial; Programa Minha Casa, Minha Vida; Habitações Sociais; Maringá.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Roehrig, Silmara Alessi Guebur y Sérgio Camargo. "Educação com enfoque CTS em documentos curriculares regionais: o caso das diretrizes curriculares de física do estado do Paraná". Ciência & Educação (Bauru) 20, n.º 4 (diciembre de 2014): 871–87. http://dx.doi.org/10.1590/1516-73132014000400007.

Texto completo
Resumen
Acreditando que a consolidação do movimento que prioriza as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) na educação científica perpassa as decisões curriculares, buscamos compreender como esta vertente se insere nas Diretrizes Curriculares de física do Estado do Paraná (DCE/PR). Após caracterizarmos Educação com enfoque CTS, a partir de Ziman, Aikenhead e Yager, utilizamos a metodologia da Análise Textual Discursiva para estabelecer categorias de análise. A constituição dos dados se deu a partir da análise documental das DCE/PR de Física e de entrevistas com autores. Deste processo, emergiram as seguintes categorias de análise: aplicação da ciência, interdisciplinaridade, enfoques histórico, filosófico e sociológico, problematização, contextualização, tomada de decisões, currículo orientado no aluno, e cidadania. Os resultados apontam que, mesmo não tendo sido elaboradas com o propósito de favorecer a Educação com enfoque CTS, as DCE/PR de Física contemplam elementos que remetem às dimensões supracitadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Gouveia, Andréa Barbosa. "Orçamento participativo da educação: limites e possibilidades na experiência de União da Vitória/PR". Educar em Revista, n.º 22 (diciembre de 2003): 221–40. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.319.

Texto completo
Resumen
O presente artigo discute a questão da democratização do Estado a partir da análise da experiência da cidade de União da Vitória/ PR no desenvolvimento do Orçamento Participativo (OP) e, especialmente, do Orçamento Participativo da educação. Este desdobramento temático no campo da educação, confere uma peculiaridade a esta experiência e provoca o debate, tanto em relação à efetividade do controle popular sobre o Estado, quanto em relação à possibilidade do OP instituir uma discussão mais substantiva da política pública. Ao longo do texto procura-se cotejar os limites e as possibilidades deste processo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Sampaio, André Cesar Furlaneto, Paulo José Moraes Monteiro e. Teixeira Germano, Bruno Luiz Domingos De Angelis y Maicon José Nocchi. "CLASSIFICAÇÃO AMBIENTAL DOS FRAGMENTOS FLORESTAIS DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ-PR, BRASIL: PRIMEIRAS ETAPAS". Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 11, n.º 1 (29 de marzo de 2018): 253. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2018v11n1p253-276.

Texto completo
Resumen
O Estado do Paraná sofreu grande degradação de suas florestas, sendo a Floresta Estacional Semidecidual a mais afetada. Essa degradação ocasionou uma fragmentação florestal que causa prejuízos para a biodiversidade e o equilíbrio ambiental. O presente artigo demonstra a metodologia e os resultados das primeiras etapas de um protocolo para avaliar a qualidade dos remanescentes florestais nativos na área rural do município de Maringá-PR, Brasil. O protocolo visa ser uma ferramenta para determinações de políticas públicas de conservação ambiental, classificando os remanescentes florestais (fragmentos) em níveis de importância para conservação ambiental. No presente trabalho, se quantificou e qualificou por meio de sensoriamento remoto, cálculo de índices e métricas da paisagem, e avaliação de atributos físicos e biológicos todos os fragmentos. Verificou-se uma área rural com cobertura florestal de 9,81%, constituída por 161 fragmentos, sendo a maioria pequenos (menores que 50 ha) e com baixa conectividade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Dos Reis, Diego Geovan, Poliana Fabíula Cardozo y Viviane Cristina Princival. "Educação patrimonial histórico-crítica: modelo de proposta pedagógica para Irati-PR". Crítica Educativa 3, n.º 3 (19 de enero de 2018): 311. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i3.233.

Texto completo
Resumen
Este estudo analisa e correlaciona os embasamentos teóricos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Educação Patrimonial objetivando mostrar como a metodologia dos estudos patrimoniais pode ser compreendida e aplicada no contexto histórico-crítico. É realizada também uma investigação do plano municipal de ensino da cidade de Irati, estado do Paraná e por fim é proposto um modelo didático de como a Educação Patrimonial Histórico-Crítica pode ser aplicada na educação formal do município. A metodologia utilizada é dialética-materialista tendo como princípio ontológico a análise da condição histórica dos alunos. Conclui-se que não há estudos patrimoniais no plano do município e que é possível incluir a Educação Patrimonial em um contexto histórico crítico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Flores, Maria Luiza Rodrigues y Gisele Rodrigues Soares. "Expansão da oferta de educação infantil no Rio Grande do Sul: desafios no contexto do novo Plano Nacional de Educação". EccoS – Revista Científica, n.º 37 (3 de junio de 2015): 43–57. http://dx.doi.org/10.5585/eccos.n37.5569.

Texto completo
Resumen
O trabalho apresenta dados de pesquisa que monitorou o alcance da meta nacional de atendimento para a Educao Infantil no Estado do Rio Grande do Sul, considerando-se o estabelecido no Plano Nacional de Educao 2001-2010. A metodologia do estudo envolveu anlise de dados censitrios, demogrficos e educacionais no perodo de 2006 a 2012 e anlise documental das Radiografias da Educao Infantil elaboradas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/RS, 2007, 2010, 2011, 2012, 2013). A ampliao do atendimento faixa etria da Educao Infantil no estado cresceu no perodo analisado, atingindo em 2012 o percentual de atendimento de 25,46% para a subetapa Creche e de 67,84% em relao Pr- escola. A anlise dos dados projeta desafios para este estado no que se refere ao decnio 2014-2024, prazo de vigncia do novo Plano Nacional de Educao para que sejam alcanados os percentuais previstos para ambos os agrupamentos etrios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Aizava, Paulo Vitor Suto, Marcio Cristiano dos Santos Rodrigues, Ana Flávia Lopes Freitas -Silva, Caroline Carneiro Xavier, Daniel Vicentini de Oliveira, Igor Fabricio dos Santos Oliveira, Jaqueline Gazque Faria y Lenamar Fiorese. "Estresse e ansiedade estado em atletas profissionais de futebol masculino lesionados e não lesionados da Cidade de Maringá –PR / Stress and state anxiety in male soccer athletes injured and non-injured of Maringá – PR". Brazilian Journal of Health Review 4, n.º 2 (19 de abril de 2021): 8835–45. http://dx.doi.org/10.34119/bjhrv4n2-394.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Pichiteli, Milaine Aparecida y Claudivan Sanches Lopes. "Proposta metodológica de leitura da paisagem geográfica para o ensino fundamental II". Geografia Ensino & Pesquisa 23 (31 de diciembre de 2019): 40. http://dx.doi.org/10.5902/2236499437653.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, apresenta-se parte dos resultados obtidos por meio do desenvolvimento e implementação de uma proposta metodológica de leitura e análise da paisagem geográfica para o Ensino Fundamental II. Com intenção de permitir ao aluno a apropriação/desenvolvimento e uso consciente do conceito científico de paisagem, essa pesquisa orientou-se pela abordagem colaborativa, sendo assim, duas professoras da rede básica de ensino do Núcleo Regional de Educação de Maringá- PR, foram convidadas a contribuir durante todas as etapas de desenvolvimento da proposta metodológica, como também na implementação e análise dos resultados. Por meio dessa proposta deseja-se contribuir no ensino-aprendizagem dos conteúdos geográficos e que por meio destes, o aluno se torne cada vez mais crítico e engajados na sociedade a qual está inserido.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Esteves, João Victor Del Conti, Leonardo Vidal Andreato, Solange Marta Franzói de Moraes y Alessandra Regina Carnelozzi Prati. "Estilo de vida de praticantes de atividades físicas em academias da terceira idade de Maringá - PR". Conexões 8, n.º 1 (1 de abril de 2010): 119–29. http://dx.doi.org/10.20396/conex.v8i1.8637758.

Texto completo
Resumen
O aumento da longevidade nas populações representa desafios importantes para a sociedade. O estilo de vida pode contribuir para que doenças se manifestem cada vez mais cedo, mas, por outro lado, o estilo de vida saudável pode ser o início da manutenção da saúde e prevenção de doenças. Acredita-se que atividade física regular, alimentação equilibrada e variada, boas relações sociais, assim como manutenção de comportamentos preventivos e controle de estresse sejam importantes para manter um estilo de vida saudável e equilibrado. Assim, esse trabalho teve como objetivo analisar o perfil do estilo de vida de praticantes de atividades físicas em Academias da Terceira Idade (ATI) da cidade de Maringá. Foram selecionados 45 indivíduos praticantes de atividades físicas na ATI de Maringá-PR. Como instrumento de medida foi utilizado o Pentáculo do Bem-estar (NAHAS, BARROS, FRANCALACCI, 2000), onde componentes como Nutrição (N), Atividade Física (AF), Comportamento Preventivo (CP), Relacionamento Social (RS) e Controle do estresse (CS) são parâmetros para diagnosticar o perfil do estilo de vida. A escala utilizada para análise dos dados indica como valores de: 0 a 1 = insuficiente (estilo de vida inadequado); 1 a 2 = regular; 2 a 3 = adequado (estilo de vida saudável). Os resultados, em média, foram: N = 1,80; AF = 2,06; CP = 2,48; RS = 2,05 e CS = 2,11. Nota-se que o perfil do estilo de vida pode ser considerado moderado à positivo e, somente no componente nutrição o resultado foi considerado insatisfatório. Assim, espera-se que a atuação do profissional de Educação Física possa proporcionar consciência aos usuários, da necessidade de se ter hábitos saudáveis de vida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Ozelame, Diego Machado. "CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PARANÁ: O CASO DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA". HOLOS 2 (20 de abril de 2016): 389. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2016.3632.

Texto completo
Resumen
O objetivo dessa investigação foi o de estudar as concepções de professores da Rede Estadual da Educação do Estado do Paraná, sobre a utilização de tecnologias educacionais no ensino de Ciências da Natureza. As discussões foram realizadas com base no Programa Paraná Digital e no material disponível no Portal “Dia a Dia Educação”, concebido pela Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná (SEED/PR). A coleta dos dados foi baseada em questões dissertativas e as narrativas dos sujeitos foram tratadas por meio da Análise Textual Discursiva. A investigação identificou que os professores não utilizam os computadores. Embora o Portal “Dia a Dia Educação” se mantenha atualizado, especialmente com material de Ciências da Natureza, a investigação apontou a falta de manutenção dos computadores por parte das Coordenações Regionais de Tecnologia na Educação (CRTE), o que compromete o uso desse material pelos professores na Escola.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Gelinski, Adriana. "O espaço composto através da lógica do vigiar e punir divino nos discursos Cristãos Fundamentalistas das Lideranças Religiosa das Igrejas Evangélicas de Ponta Grossa, PR". Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, n.º 1 (17 de enero de 2021): 1229–37. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p1229.

Texto completo
Resumen
A presente reflexão está norteado pela seguinte questão central: como o espaço compõe a lógica do vigiar e punir divino nos discursos cristãos fundamentalistas das lideranças religiosas das igrejas evangélicas de Ponta Grossa, PR? Os caminhos estabelecidos de reflexão buscam identificar como as experiências espaciais são ditadas pelo discurso religioso das lideranças religiosas das primeiras igrejas evangélicas de Ponta Grossa, PR. Identificar as compreensões de uma lógica vigiar e punir divino das lideranças religiosas das primeiras Igrejas Evangélicas de Ponta Grossa, PR. E compreender como se estruturam as perspectivas teológicas das lideranças religiosas das primeiras igrejas evangélicas de Ponta Grossa, PR. Este trabalho é resultado da vivência em Igrejas Evangélicas nas cidades de Carambeí, Curitiba e Maringá no estado do Paraná. Vivências e pesquisas desenvolvidas entre os anos de 2012 a 2017. Além da realização de quatro entrevistas com lideranças de Igrejas Evangélicas do município de Ponta Grossa, PR no ano de 2017. Evidenciou-se que nas pregações, as lideranças religiosas tanto da igreja como as lideranças dos jovens pautavam suas falas em 'ser exemplo' para as outras pessoas, para se vigiar constantemente, pois o divino tudo vê e o pecado estava nas músicas, nas práticas e nos espaços do ‘mundo’. Assim ao vivenciar práticas entendidas como desagradáveis aos olhos do divino estariam sujeitas a punição, deixando assim de ser ‘abençoados’.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Vieira, José Luiz Lopes, Mauro Porcu y Viviane Aparecida dos Santos Buzzo. "A prática da hidroginástica como tratamento complementar para pacientes com transtorno de ansiedade". Jornal Brasileiro de Psiquiatria 58, n.º 1 (2009): 8–16. http://dx.doi.org/10.1590/s0047-20852009000100002.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Analisar a efetividade da hidroginástica, como auxiliar terapêutico à redução do nível de ansiedade, em mulheres diagnosticadas com transtorno de ansiedade. MÉTODOS: Este ensaio clínico teve a participação de pacientes com ansiedade, sendo a depressão a comorbidade existente, do programa de Residência Médica em Psiquiatria do Hospital Universitário de Maringá, todas em tratamento com medicamentos (n = 16: grupo experimental = 8; grupo-controle = 8). O experimento foi realizado na piscina aquecida do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá. O delineamento do estudo foi elaborado com duas sessões de hidroginástica por semana, durante 12 semanas. Os instrumentos utilizados foram: o Inventário de Ansiedade de Beck (BAI) e o Perfil de Estado de Humor (POMS). Para análise estatística, foram utilizados o teste de Friedman, o Teste de Wilcoxon, o Teste de Mann-Whitney e Comparações Múltiplas, adotando significância em 5%. RESULTADOS: Os escores do transtorno de ansiedade tiveram redução no grupo experimental, após 12 semanas de intervenção (19,12 ± 3,12 para 8,37 ± 4,60 pontos, P = 0,0005*), e no grupo-controle (17,87 ± 14,32 para 12,12 ± 9,58 pontos, P = 0,254). Para o perfil do estado de humor, o grupo experimental evidenciou perfil de saúde mental positiva, enquanto o grupo-controle demonstrou perfil negativo de estado de humor. CONCLUSÕES: Portanto, as pacientes do grupo experimental evidenciaram significativa redução do nível de ansiedade em relação às pacientes do grupo-controle, que utilizaram apenas o tratamento convencional com medicamentos. Para o perfil do estado de humor, foram encontradas alterações no decorrer do estudo; o grupo-controle experimentou alteração negativa de humor durante o ensaio clínico, enquanto os pacientes do grupo experimental evidenciaram perfil positivo de estado de humor com redução da tensão, depressão, raiva, confusão e aumento do vigor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Beltrami, Flávia Gurniski y Nerli Nonato Ribeiro Mori. "Arte e Educação Especial: narrativas e criações artísticas". Revista Educação Especial 32 (12 de septiembre de 2019): 81. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x37784.

Texto completo
Resumen
Este trabalho apresenta parte da pesquisa de Mestrado em Educação que discute a arte como forma de conhecimento e sensibilidade no processo de criação artística na Educação Especial em um contexto de inclusão. A pesquisa justifica-se pela necessidade de estudos que contribuam com a percepção de mundo, com a interação de uns com os outros de forma que o processo de criação artística seja concebido como fonte de humanização, considerando determinações sociais, históricas e culturais. Nossa investigação parte da seguinte indagação: como ocorre o desenvolvimento de narrativas e criações artísticas por meio da arte? Para respondermos a essa questão, tivemos, como objetivo geral, investigar o desenvolvimento de narrativas e criações artísticas por meio da arte mediante intervenção educacional que integra um grupo de alunos com necessidades especiais, da sala de recursos multifuncionais de uma escola municipal, no Município de Maringá-PR. A pesquisa está fundamentada na teoria Histórico Cultural, objetivando: evidenciar a arte como fonte de humanização; discutir de forma breve o ensino de Arte no Brasil e Educação Especial; destacar a arte popular e a importância das narrativas; promover encontros mobilizando o processo de criação artística e análise, exemplificando uma produção artística. A metodologia da pesquisa é qualitativa, envolvendo estudos bibliográficos e pesquisa participante. Em nossas considerações finais, com os resultados alcançados no trabalho realizado, defendemos a importância do ensino de Arte para o desenvolvimento cognitivo e sensível do aluno, pois este viabiliza a construção do pensamento e um espaço de discussão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía