Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Eficiência; Ambiente Urbano.

Artículos de revistas sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Eficiência; Ambiente Urbano".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Gallardo, Nuria Pérez, Antonio Carlos Nascimento Passos de Oliveira, Alan Monteiro Borges, Flaviany Luise Nogueira de Sousa y Stéfane Mireles da Silva Costa. "Redução da amplitude térmica por meio de tecnologia verde: estudo de caso no inverno de São Carlos/SP". Technology Sciences 2, n.º 1 (7 de enero de 2020): 73–78. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2674-6425.2020.001.0013.

Texto completo
Resumen
A intensificação da densificação urbana vem produzindo uma concentração de edifícios nos centros urbanos que têm aumentado a incidência de impactos ambientais negativos, os quais afetam tanto no microclima urbano quanto nas temperaturas internas das habitações. A vegetação é um indicativo de qualidade ambiental do ambiente construído devido as inúmeras propriedades que auxiliam na redução dos efeitos negativos da densificação nas urbes. O uso de vegetação na arquitetura é uma técnica capaz de proporcionar benefícios térmicos fomentando ambientes internos mais agradáveis e com maior eficiência energética. Considerando isso, esse trabalho objetiva analisar e delimitar os benefícios térmicos que os sistemas vegetais podem oferecer aos ambientes internos. Para isso, foi realizado um estudo experimental com o intuito de compreender o comportamento térmico de quatro células de teste: um protótipo sem vegetação e três protótipos com diferentes combinações nas coberturas e fachadas, instalados numa região de clima tropical, na cidade de São Carlos/SP. Com base nos registros das temperaturas superficiais internas e da temperatura interna do ar foi possível obter a diferença de temperatura entre as células de teste (2,5°C) e mensurar capacidade da vegetação de isolar termicamente. Os resultados apontam que as células que apresentam vegetação possuem amplitudes térmicas menores, o que significa um comportamento mais constante e temperaturas mais atenuadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Netto, Vinicius M. y Romulo Krafta. "A forma urbana como problema de desempenho: o impacto de propriedades espaciais sobre o comportamento urbano". Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais 11, n.º 2 (30 de noviembre de 2009): 157. http://dx.doi.org/10.22296/2317-1529.2009v11n2p157.

Texto completo
Resumen
O artigo traça crítica a indicadores urbanos usuais, baseados na intensidade de presença de características ou propriedades, e aponta a necessidade de indicadores de comportamento definidos pelo conhecimento do impacto da trama de propriedades espaciais sobre as dinâmicas da cidade – indicadores verdadeiramente de desempenho, aptos a avaliara cidade como fenômeno dinâmico e relacional, no qual seus componentes e dimensões têm efeitos uns sobre os outros. Indicadores capazes de capturar, por exemplo, os modos como diferentes padrões de morfologia podem impactar a vida microeconômica, a sociabilidade urbana ou o ambiente em níveis de influência sobre tendências de menor ou maior dependência veicular na movimentação intraurbana. Para tanto, lança os fundamentos teóricos e metodológicos para um novo sistema de indicadores arranjados em dois eixos: metaindicadores de desempenho(equidade, eficiência, qualidade espacial e sustentabilidade) e dimensões urbanas(morfologia, dinâmica socioeconômica, limiares urbanos e relações cidade–ambiente). Palavras-chave: desempenho e comportamento urbano; indicadores sistêmicos; planejamento. Abstract: The present work proposes concepts and indicators intended to grasp features and effects of urban form; in fact, systemic indicators defined to tackle cityscapes as relational processes whose constituents are pervaded by mutual effects. Firstly, it brings a critique of indicators found in the literature, asserting that most indicators are feature indicators rather than performance indicators. Secondly, it advances theoretical and methodological grounds for new indicators geared to assess the impacts of urban structure on aspects of social life, equity in the access to jobs and facilities, the efficiency of locational patterns in economic interactions, and the sustainability of urban reproduction. Thirdly, anew set of indicators is proposed and arranged in two major groups: (i) performance indicators (spatial quality, urban equity, efficiency and sustainability), and (ii) meta-indicators for urban dimensions (general indicators of urban morphology, socioeconomy, criticality, and city environment relations). Finally, the paper discusses possibilities of application and further development, and brings mathematical definitions of the systemic indicators. Keywords: urban performance; systemic indicators; criticality.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Farina, Flávia C. "Abordagem sobre as técnicas de geoprocessamento aplicadas ao planejamento e gestão urbana". Cadernos EBAPE.BR 4, n.º 4 (diciembre de 2006): 01–13. http://dx.doi.org/10.1590/s1679-39512006000400007.

Texto completo
Resumen
Nas últimas décadas, as discussões em torno do tema urbanização têm enfatizado a preocupação com o meio ambiente, a renovação dos instrumentos tradicionais de planejamento urbano e a necessidade de utilização de novas técnicas para monitorar e avaliar a expansão urbana. Este estudo visa contribuir para o planejamento e gestão da ocupação urbana, demonstrando as possibilidades técnicas de melhor organizar a expansão territorial das cidades, observados critérios ambientais. Neste sentido, são feitas considerações sobre a evolução dos métodos de planejamento e a inserção da variável ambiental na gestão urbana. São expostas algumas contribuições das técnicas de geoprocessamento como ferramenta para auxiliar no problema da expansão urbana. A utilização das técnicas de geoprocessamento propicia eficiência na obtenção, armazenamento, atualização, recuperação e cruzamento dos dados necessários à gestão urbana. Os resultados demonstram que a utilização dessas técnicas é eficaz para o levantamento dos recursos naturais e das atividades humanas, desenvolvimento de banco de dados ambientais georreferenciado, monitoramento das transformações ambientais e planejamento do uso e ocupação territorial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Alvarez, Ivan André, Demóstenes Ferreira da Silva Filho, Hilton Thadeu Zarate do Couto y Jefferson Lordello Polizel. "Comparação entre videografia e fotografia aérea para diagnóstico da vegetação em ambiente urbano de Piracicaba, SP". Revista Árvore 34, n.º 4 (agosto de 2010): 691–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000400014.

Texto completo
Resumen
No planejamento urbano, um bom diagnóstico da presença de vegetação serve como subsídio na elaboração de um plano de ação para implantar espaços verdes e administrar a cobertura arbórea existente. Este estudo compara a eficiência das técnicas de videografia e fotografia aérea para caracterizar vegetação urbana por meio do Índice de Cobertura Vegetal em Áreas Urbanas (ICVAU) e do Índice de Verde por Habitante (IVH). O local do estudo situa-se na cidade de Piracicaba, Estado de São Paulo, Brasil. Para validar os métodos, foram utilizados Exatidão Geral e Índice de Kappa. A Exatidão Global foi de 88% para a fotografia aérea e de 93% para a videografia, enquanto que o Índice de Kappa foi acima de 85%, para as duas técnicas. Esses valores mostraram que caracterização da vegetação urbana foi feita de maneira coerente com a realidade, tanto para fotografia aérea, como para videografia. Os valores obtidos foram: ICVAU = 18,41% (fotografia aérea) e 16,48% (videografia); IVH = 116,93m2/hab (fotografia aérea) e 65,21 m2/hab (videografia). O ICVAU e o IVH mostraram que essa é uma área com uma porcentagem razoável de verde. A videografia foi mais eficiente para calcular o (ICVAU) e o (IVH) que a fotografia aérea. A videografia também foi o método mais adequado para avaliação para o estudo de árvores de calçadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Dos Santos Junior, Antonio, Érica Da Silva Lacerda y Wellisson Oliveira Gomes. "A ARBORIZAÇÃO PÚBLICA E A EFICIÊNCIA DO SOMBREAMENTO DA SUPERFÍCIE URBANA EM BAIRROS RESIDENCIAIS DE PORTO VELHO, RO". Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 8, n.º 3 (1 de mayo de 2019): 108. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v8i3.66440.

Texto completo
Resumen
A arborização pública da cidade de Porto Velho apresenta alguns problemas decorrentes da falta de planejamento. Para superar estes problemas e aumentar os benefícios esperados da arborização este estudo teve como objetivos: 1) descrever e quantificar as espécies que compõem a arborização pública dos bairros residenciais Liberdade, Costa e Silva e Conjunto Marechal Rondon em Porto Velho; 2) investigar entre as espécies mais abundantes a eficiência do sombreamento da superfície urbana em uma cidade situada na região amazônica. Foi utilizado o método Densidade Metro Linear (DML) para o estudo quali-quantitativo. A eficiência do sombreamento foi investigada com aparelhos do tipo termo-higromêtro. Foram identificadas 18 espécies pertencentes a 13 famílias. As espécies dominantes foram Mangifera indica, Syzygium malaccense e Ficus benjamina. Aproximadamente 44% das espécies são frutíferas. Estima-se que exista uma árvore a cada 50 m de passeio público. Os resultados revelam que cada indivíduo das três espécies dominantes, quando sadio, arrefece a superfície urbana em 7 ºC. Não existe diferença significativa na eficiência de sombreamento entre as três espécies testadas. Identificar as espécies que mais contribuem para o arrefecimento do ambiente urbano em uma cidade na região tropical é uma informação crucial a ser considerada no planejamento da arborização pública da cidade em longo prazo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Beck, Donizete Ferreira, Wilson Levy Braga Da Silva Neto, Antônio Joelson Rodrigues Bezerra, Victória De Melo Araújo y Carla Gomes Rodrigues Távora. "Um framework teórico sobre a dimensão social da inteligência das Cidades Inteligentes". Revista de Arquitetura IMED 9, n.º 2 (31 de diciembre de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109.2020.v9i2.3748.

Texto completo
Resumen
Sob a globalização e o uso em larga escala das Tecnologias da Informação e Comunicação, as Cidades Inteligentes surgiram para melhorar a qualidade de vida da população e o contexto socioespacial com políticas públicas e sistemas urbanos eficientes. Este artigo identifica e explora a dimensão social das cidades inteligentes. O método utilizado foi a revisão de literatura, sob análise qualitativa e exploratória. Criou-se um framework teórico da dimensão social das cidades inteligentes, em que seu núcleo é uma governança urbana que dispõe dos mecanismos da participação social e das Tecnologias de Informação e Comunicação para produzir valor social, e assim, beneficiar a sociedade pela transformação do ambiente urbano nas Cidades Inteligentes. Também, identificou-se os atores sociais desse processo: o poder público, a indústria, as empresas, a sociedade e a academia. Os principais aspectos sociais identificados foram o fortalecimento dos laços comunitários, melhor segurança pública e acessibilidade urbana. A interação entre o núcleo da dimensão social (governança, Tecnologias da Informação e Comunicação e valores sociais), os aspectos sociais e os atores sociais enfatizam: a eficiência dos serviços públicos, o desenvolvimento urbano sustentável, a inovação dos sistemas públicos, a modernização estrutural e o desenvolvimento educacional e humano. Também, foram sugeridas implicações de estudos futuros, inclusive que o framework proposto pode ser utilizado em estudos de casos para análise da dimensão social em cidades inteligentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Medeiros, Gerson Araujo de y Kariny Kimiko Diz Furuta. "Agricultura urbana: desenvolvimento de um protótipo para o cultivo de hortaliças em ambiente residencial". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 3 (13 de enero de 2021): 651–63. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0052.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento de tecnologias e processos para a produção de alimentos em residências e na área urbana, tem sido uma tendência emergente nas áreas metropolitanas. O objetivo do presente trabalho foi o desenvolvimento e teste de um protótipo para o cultivo de hortaliças em ambiente residencial, para promover a segurança alimentar no meio urbano. Esse protótipo foi baseado nos princípios de um lisímetro de nível freático constante, pois permitiria um fluxo contínuo de água para a cultura pelo princípio da capilaridade, não demandava energia, e foi construído com materiais disponíveis para comercialização no meio urbano, como tubos, acessórios e conexões de PVC, e reservatórios de plástico. A instalação e testes hidráulicos do lisímetro foram realizados em uma residência na cidade de Sorocaba, reproduzindo as condições para a finalidade de produção residencial de alimentos. Após a construção e teste hidráulico, procedeu-se ao plantio da salsa (Petroselinum crispum). Três plantios foram realizados para se determinar a melhor profundidade do lençol freático, a qual foi de 0,20 m. Posteriormente, procedeu-se ao plantio do espinafre (Tetragonia expansa). Nesse experimento, além da matéria seca na época da colheita, foi levantada a cobertura vegetal e a altura do espinafre, ao longo do ciclo. As condições de umidade do solo permitiram um crescimento potencial da cultura, como pôde ser constatado por meio da avaliação visual e fotográfica da planta colhida, além dos dados de altura da planta, a qual atingiu 21 cm. Na colheita, a produtividade alcançou 1.265,1 kg.ha-1, considerando a matéria seca. Ao longo do ciclo da cultura do espinafre, o consumo de água foi monitorado e atingiu 74 mm, correspondendo a uma eficiência do uso da água de 0,25 kg.m-3, ou 17,10 t.ha-1.mm-1. A simplicidade construtiva e operacional, além da independência do suprimento de energia, demonstrou que o sistema foi adequado para o uso em residências, contribuindo para o planejamento do uso de recursos naturais voltados a promover a soberania e segurança alimentar no meio urbano.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Gabrielle Diniz dos. "AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE DESCONFORTO TÉRMICO (IDT) EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL EM UMA CIDADE DO NORDESTE BRASILEIRO". ENVIRONMENTAL SMOKE 1, n.º 2 (31 de diciembre de 2018): 86–109. http://dx.doi.org/10.32435/envsmoke.20181286-109.

Texto completo
Resumen
O conforto térmico é um tema de extrema importância, porém ainda de pouca relevância no meio acadêmico. Visto que as temperaturas ambientais vêm sendo atenuadas com as atividades humanas, o meio urbano também vem sendo afetado por estes fatores, devido a grande taxa de urbanização sem o devido cuidado com o ambiente em que são inseridos os elementos urbanos, sendo assim tais fatores vem causando aumento das temperaturas no meio urbano no âmbito externo e por consequência no ambiente interno, devido os elementos de cobertura do solo e das superfícies das construções. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo a avaliação do conforto térmico em quatro escolas públicas municipais de tempo integral da cidade de João Pessoa/PB. Sendo elas Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Conego João de Deus, EMEF Radegundis Feitosa, EMEF Ana Cristina Rolim Machado e EMEF Chico Xavier. Para a obtenção dos dados foram utilizados os termohigrômetros do tipo HOBO U-10, que foram alocados na sala mais desconfortável de cada escola analisada, os dados foram coletados durante 15 dias do período letivo do mês de Dezembro, tido como início do período seco da região. Após a obtenção dos dados, os mesmos foram processados e analisados de acordo com o índice de desconforto (IDT) de Thom e suas faixas de classificação adaptadas por Santos em 2011 para regiões de clima tropical. Os resultados mostraram que a escola com maior índice de Desconforto Térmico foi a Escola EMEF Conego João de Deus e este resultado se deu devido as configurações da sala de aula observada e do entorno bastante urbanizado. A escola com IDT mais ameno foi a escola Ana Cristina Rolim Machado e este resultado se deu devido a maior concentração de área arborizado no entorno da sala, bem como a estrutura do prédio que impede a entrada direta do sol na sala de aula. É possível afirmar também que todas as escolas demonstram altas taxas de desconforto térmico, e que está associado as configurações da sala de aula e sua localização em relação ao prédio da escola, bem como a falta de planejamento visando o clima da região para a construção de ambientes com maior eficiência energética e conforto térmico que possam favorecer o processo de aprendizado nesses ambientes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Beck, Donizete Ferreira, Wilson Levy Braga da Silva Neto y Diego De Melo Conti. "O turismo sob a ótica das cidades inteligentes e sustentáveis". Organizações e Sustentabilidade 8, n.º 2 (29 de junio de 2020): 103. http://dx.doi.org/10.5433/2318-9223.2020v8n2p103.

Texto completo
Resumen
O Turismo tem papel importante no desenvolvimento econômico urbano e regional. A literatura sobre Turismo em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (CIS) é incipiente. Assim, de caráter qualitativo e exploratório, por meio da revisão de literatura, o presente artigo identificou diretrizes gerais para futuras análises de estudos de caso do turismo em CIS. Na discussão considerou-se fatores estruturais, políticos, serviços, inovação e empreendedorismo, relação econômica, esfera pública e privada, desenvolvimento inter-regional e nacional atual e futuro. Constatou-se que o fornecimento de produtos e serviços personalizados é fator central do turismo em CIS, pois aumentam a experiência do turista; a qualidade de vida das gerações atual e futura dos moradores da cidade turística; o desenvolvimento comercial e da indústria turística local; a proteção da fauna flora e meio ambiente; a eficiência no gasto e uso de recursos; o fortalecimento da sociedade civil; gera empregos, melhora a governança pública e privada, e desenvolve o polo técnico-científico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Adão, Nilton Manoel Lacerda y Marcus Polette. "Sistema de indicadores de qualidade ambiental urbana para metrópoles costeiras (SIMeC)". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 9 (25 de abril de 2019): 284–301. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v9i0.2066.

Texto completo
Resumen
O presente artigo objetiva associar o Sistema de Indicadores de Qualidade Ambiental Urbana para as Metrópoles Costeiras (SIMeC) com as políticas públicas incidentes para reforçar uma análise sistêmica e efetiva dos resultados monitorados por cada indicador. Trata-se de um sistema já aplicado nas Regiões Metropolitanas do Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e no aglomerado urbano costeiro de Joinville (SC) e que, neste estudo, os seus indicadores foram associados à 19 políticas públicas incidentes em regiões metropolitanas e aglomerados urbanos costeiros. Este tipo de relação tem o intuito de contribuir para reduzir a lacuna existente no que se refere a monitorar as regiões metropolitanas e aglomerados urbanos geograficamente localizados em áreas costeiras e a eficiência da aplicação das Políticas Públicas. Destarte, a contribuição deste artigo está em associar a Qualidade Ambiental Urbana com as especificidades das áreas costeiras e apresentar um instrumento para gestão costeira integrada diretamente associado às políticas públicas ambientais, urbanas e setoriais. Palavras-chave: Gestão Costeira. Políticas Públicas. Qualidade Ambiental Urbana. Indicadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cristina Augusto Shams, Juliana, Daniele Cristina Giacomeli y Nivia Maria Sucomine. "EMPREGO DA ARBORIZAÇÃO NA MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO NOS ESPAÇOS LIVRES PÚBLICOS". Revista da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana 4, n.º 4 (1 de mayo de 2019): 01. http://dx.doi.org/10.5380/revsbau.v4i4.66445.

Texto completo
Resumen
A urbanização acelerada nos grandes centros tem incitado sérios danos à condição ambiental, bem como consideráveis prejuízos econômicos, sociais e de qualidade de vida às comunidades urbanas. Em se tratando da qualidade climatológica, nota-se significativo aumento da temperatura dos centros urbanos em relação às áreas rurais adjacentes, sendo este aumento apontado como efeito denunciador das alterações climáticas produzidas pelo ambiente construído, onde os grandes responsáveis por essas alterações são as diferenças existentes entre as características térmicas dos materiais de construção e da vegetação. A partir da análise de trabalhos relacionados aos espaços livres públicos e à arborização urbana, realizada neste artigo, nota-se que, referente aos aspectos do conforto humano as preferências, para realização de atividades, se voltam para ambientes confortáveis termicamente e que a presença da arborização urbana tem comprovado a eficiência para mitigar as temperaturas nos locais de maior concentração populacional, proporcionando estabilidade microclimática devido à redução das amplitudes térmicas, redução da insolação direta, ampliação das taxas de evapotranspiração e redução da velocidade dos ventos, desempenhando assim um importante papel na melhoria da condição ambiental das cidades e conseqüente melhora na qualidade de vida de seus habitantes, além de tornar mais efetiva a utilização dos espaços públicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Freitas, Ruskin y Jaucele Azerêdo. "Do natural ao construído: proposta para estimar acúmulo de calor em metrópoles". Cadernos Metrópole 23, n.º 50 (abril de 2021): 331–54. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5013.

Texto completo
Resumen
Resumo A transformação de um ambiente natural em um ambiente construído ocasiona a formação de diferentes climas urbanos, de acordo com geometria urbana, materiais e atividades. O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para se estimar o acúmulo de calor em recintos urbanos, considerando a influência de dez fatores climáticos, avaliados através de uma escala graduada em cinco níveis: acúmulo de calor negativo, nulo, baixo, médio e alto, podendo chegar a um total de seis graus positivos (+6,0 °C), em relação àquele valor verificado na estação meteorológica de referência. A aplicação dessa metodologia, desenvolvida a partir de pesquisas diversas, poderá embasar comparações entre metrópoles e orientar intervenções que visem à satisfação do usuário, à eficiência dos espaços e à sustentabilidade ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Freitas, Ruskin y Jaucele Azerêdo. "From natural to constructed: a proposal to estimate heat accumulation in metropolises". Cadernos Metrópole 23, n.º 50 (abril de 2021): 331–54. http://dx.doi.org/10.1590/2236-9996.2021-5013.e.

Texto completo
Resumen
Resumo A transformação de um ambiente natural em um ambiente construído ocasiona a formação de diferentes climas urbanos, de acordo com geometria urbana, materiais e atividades. O objetivo deste artigo é apresentar uma metodologia para se estimar o acúmulo de calor em recintos urbanos, considerando a influência de dez fatores climáticos, avaliados através de uma escala graduada em cinco níveis: acúmulo de calor negativo, nulo, baixo, médio e alto, podendo chegar a um total de seis graus positivos (+6,0 °C), em relação àquele valor verificado na estação meteorológica de referência. A aplicação dessa metodologia, desenvolvida a partir de pesquisas diversas, poderá embasar comparações entre metrópoles e orientar intervenções que visem à satisfação do usuário, à eficiência dos espaços e à sustentabilidade ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

CARVALHO, Mariana Barbosa de, Nelson GIOVANINI JÚNIOR, José Augusto de LOLLO y César Gustavo da Rocha LIMA. "PRÉ-SELEÇÃO DE ÁREAS PARA IMPLANTAÇÃO DE ATERROS SANITÁRIOS: ABORDAGEM COMPOSTA APLICADA AO MUNICÍPIO DE MIRANDÓPOLIS, SP". Geosciences = Geociências 38, n.º 3 (19 de diciembre de 2019): 717–29. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v38i3.13315.

Texto completo
Resumen
O elevado crescimento populacional e o consequente aumento da produção de resíduos têm sido motivo de preocupação no gerenciamento e disposição de material, especialmente devido à constante diminuição de áreas ambientalmente adequadas e logisticamente viáveis para a implementação de aterros sanitários. Para a seleção do local de instalação de um aterro sanitário devem considerados variados aspectos técnicos, legais e ambientais, que se não forem bem definidos podem resultar problemas para a administração pública, para a população, e para o meio ambiente. Dessa forma, é de interesse geral que sejam elaborados métodos para simplificar a tomada de decisão quanto à instalação de depósitos de resíduos sólidos mantendo a eficiência do processo de análise. Este trabalho desenvolveu uma análise de decisão multicritério para seleção de área aptas para a instalação de um aterro sanitário no município de Mirandópolis - SP, fazendo-se o uso de Sistema de Informações Geográficas (SIG), aplicação da lógica Fuzzy, e métodos de ponderação algébrica de mapas. Na análise, foram primeiramente considerados critérios restritivos, dividindo a área do município em parcelas aptas e não aptas, posteriormente realizou-se a classificação das áreas aptas para identificar quais seriam as mais adequadas à instalação do aterro, com base em parâmetros e ponderações encontrados na literatura. Verificou-se que menos de 40% da área total do município é apta para a instalação de aterro sanitário, e que as áreas mais adequadas se encontram no entorno do perímetro urbano, especialmente a nordeste e sudoeste deste. A principal vantagem da abordagem adotada é ter sua base em dados digitais disponíveis e de fácil acesso público, o que, associado a técnicas digitais de análise espacial, proporcionou grande agilidade ao processo. A natureza objetiva da abordagem utilizada permite sua aplicação a outros municípios, tornando-a uma ferramenta de grande potencial de uso para a administração pública municipal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Silva, Leandro Mendes da y Loyde Vieira de Abreu-Harbich. "Metodologia simplificada para avaliação do potencial de energia eólica em centros urbanos". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 8, n.º 1 (30 de marzo de 2017): 46. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v8i1.8648501.

Texto completo
Resumen
Com o crescimento das cidades, produção de eletricidade e calor podem não ser suficientes para atender às novas demandas. A forma urbana pode promover possibilidades de geração de energias alternativas nas cidades. Este trabalho verifica o potencial do uso de energia eólica em centros urbanos a partir de um método simplificado que envolve análises qualitativas da forma urbana e quantitativas de dados meteorológicos para Goiânia. O método é caracterizado pelas seguintes etapas: a) Seleção da área de estudo; b) Desenvolvimento de um mapa temático onde cada zona se estabelece a partir de padrões de semelhança da topografia, altura das edificações, presença de vegetação, tipo de uso e ocupação; c) Análise do potencial de energia eólica para cada zona, segundo a NBR 6123; d) Desenvolvimento de diretrizes de desenho urbano que promovam a instalação de turbinas eólicas em edifícios de algumas zonas da cidade. Foram identificadas nove zonas com formas urbanas distintas, sendo que aquelas com alta densidade de ocupação apresentaram maior potencial para geração de energia eólica durante os meses de agosto a outubro - meses com maior demanda de energia para aclimatação de ambientes internos, o que sugere que a implantação de edifícios com mais de 40 pavimentos em áreas com baixa densidade pode melhorar a capacidade de micro geração de energia eólica nas cidades. Diretrizes de planejamento que visam a eficiência energética e, principalmente, sustentabilidade urbana, dependem da avaliação de múltiplos critérios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Pezzica, Camilla, João Ventura Lopes y Alexandra Claudia Rebelo Paio. "INFORMED DESIGN DECISION-MAKING: FROM DIGITAL ANALYSIS TO URBAN DESIGN". Gestão & Tecnologia de Projetos 12, n.º 3 (22 de noviembre de 2017): 9. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i3.133936.

Texto completo
Resumen
Este artigo descreve uma nova abordagem ao desenho do espaço público aberto, baseada numa análise multidimensional orientada para a tomada de decisão e para o desenvolvimento de soluções arquitetônicas assentes em evidências. Apresenta uma visão geral das variáveis mais relevantes de projeto e suas restrições, fornecendo assim informações úteis para o desenvolvimento de um desenho urbano mais sustentável, que considera os valores sociais e culturais locais. Este trabalho propõe fornecer uma ferramenta de orientação holística para o desenvolvimento de melhores propostas de projeto em ambientes urbanos contemporâneos; mais especificamente, visa caracterizar de forma síncrona os espaços urbanos através de análises multiescala e multidimensional, quantitativas e qualitativas, incorporando as contribuições da sintaxe espacial, dos estudos de vida pública, da ciência da construção e da análise ambiental/conforto em espaços públicos abertos. Várias ferramentas digitais avançadas são utilizadas para gerir os dados, gerar e testar iterativamente as diferentes propostas do projeto. A metodologia proposta se baseia em diversos testes e análises executados no processo de desenvolvimento de um novo projeto experimental desenvolvido para o Largo da Graça, uma praça urbana localizada no centro histórico de Lisboa que permitiu o teste de diferentes tipos de propostas. Este experimento gerou uma estrutura processual digital para o desenho urbano da praça, no qual se registaram todas as etapas relativas à resolução de vários problemas de projeto, incluindo os objetivos de eficiência (centralidade, conectividade, compacidade, conforto térmico, segurança, igualdade e interação). O processo abarca uma sequência de propostas testadas e comparadas, bem como as escolhas feitas em relação às informações latentes, subjacentes às condições de mudança no uso do espaço público e à adaptabilidade programática da praça portuguesa. A estratégia de projeto adotada e os exemplos extraídos da estrutura processual digital são usados para ilustrar a abordagem prática da metodologia proposta, pretendendo assim demonstrar como o vínculo entre investigação aplicada e desenho urbano sustentável pode ser o adequado para o planejamento e o desenvolvimento de melhores soluções de espaço público.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Feitosa, Anny Kariny, Júlia Elisabete Barden, Odorico Konrad y Manuel Arlindo Amador Matos. "Avaliação da Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos em um Município do Nordeste Brasileiro". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 9, n.º 1 (4 de marzo de 2020): 293–315. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2020v9i1.p293-315.

Texto completo
Resumen
A geração e o acúmulo de resíduos sólidos urbanos tem sido uma dificuldade recorrente para os municípios brasileiros, que necessitam de orientações, subsídios e diretrizes para elaboração e implementação dos Planos de Gestão de Resíduos Sólidos. Com o intuito de corroborar com a temática, este artigo aborda uma avaliação da gestão de Resíduos Sólidos Urbanos – RSU em Juazeiro do Norte, Ceará, Nordeste do Brasil, com base nos pilares da sustentabilidade ambiental, econômica e social, bem como na aplicação de indicadores da gestão sustentável de resíduos sólidos. Os métodos utilizados foram pesquisa bibliográfica, documental e pesquisa de campo. Constatou-se que o município necessita melhorar seus processos, operacionais e gerenciais, para dispor de uma estrutura mais eficiência, adequada aos preceitos da gestão sustentável de resíduos. Deve-se promover a coleta seletiva, a educação ambiental, destacando a importância da participação e envolvimento popular para que os projetos voltados ao meio ambiente possam efetivamente funcionar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Demanboro, Antonio Carlos, Janaina do Prado Miñarro, Regina Marcia Longo y Sueli do Carmo Bettine. "PROPOSTA DE RÓTULO AMBIENTAL COMO INDICADOR DE EFICIÊNCIA HÍDRICA PARA TORNEIRAS". Revista Cerrados 16, n.º 01 (13 de marzo de 2020): 75–102. http://dx.doi.org/10.22238/rc244826922018160175102.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo a proposição de rótulo ambiental de eficiência hídrica para torneiras. Parte-se da constatação que a água é um recurso finito e fundamental para a manutenção da vida e que as ações antrópicas inadequadas quanto à sua preservação e gerenciamento têm acarretado crises hídricas, principalmente nos grandes centros urbanos. Discute-se a eficiência hídrica de torneiras nacionais e propõe-se a adoção de selo a ser estampado em suas embalagens. A rotulagem das torneiras visa informar, de forma objetiva e clara à população, o volume de água despendido no uso, oferecendo ao consumidor subsídios para uma escolha consciente quanto ao equipamento a ser adquirido. Conclui-se que a adoção da rotulagem ambiental, através do selo hídrico proposto, pode ser um importante instrumento para se alcançar o uso racional da água. Palavras- chave: Rotulagem ambiental. Torneiras. Conservação de água. PROPOSAL OF ENVIRONMENTAL LABELLING AS INDICATOR OF THE HIDRIC EFICIENCY OF WATER TAPS ABSTRACT This work has the objective of proposing an environmental label of water efficiency for faucets. It is based on the observation that water is a finite and fundamental resource for the maintenance of life and that inadequate anthropic actions regarding its preservation and management have led to water crises, especially in large urban centers. The water efficiency of national taps is discussed and it is proposed to adopt a seal to be stamped on its packaging. The labeling of faucets aims to inform the population, in an objective and clear way, the volume of water consumed, giving the consumer subsidies for a conscious choice as to the equipment to be purchased. It is concluded that the adoption of environmental labeling, through the proposed water seal, can be an important instrument for the rational use of water. Keywords: Environmental labeling. Tap. Water preservation. PROPUESTA DE ETIQUETAS AMBIENTALES COMO UN INDICADOR DE GRIFOS EFICIENTES DEL AGUA RESUMEN Este trabajo tiene como objetivo la proposición de etiqueta ambiental de eficiencia hídrica para grifos. Se parte de la constatación que el agua es un recurso finito y fundamental para el mantenimiento de la vida y que las acciones antrópicas inadecuadas en cuanto a su preservación y gestión han acarreado crisis hídricas, principalmente en los grandes centros urbanos. Se discute la eficiencia hídrica de grifos nacionales y se propone la adopción de sello a ser estampado en sus embalajes. El etiquetado de los grifos pretende informar, de forma objetiva y clara a la población, el volumen de agua gastado en el uso, ofreciendo al consumidor subsidios para una elección consciente en cuanto al equipo a ser adquirido. Se concluye que la adopción del etiquetado ambiental, a través del sello hídrico propuesto, puede ser un importante instrumento para alcanzar el uso racional del agua. Palabras clave: Etiqueta ambiental. Grifos. Conservación del agua.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Antunes, Luiz Fernando de Sousa, Rafael Girelli de Souza, Julia de Lima Krahenbuhl, Guilherme Rocha Dias, Dione Galvão da Silva y Maria Elizabeth Fernandes Correia. "EFICIÊNCIA DE GONGOCOMPOSTOS OBTIDOS A PARTIR DE DIFERENTES RESÍDUOS VEGETAIS E SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE MUDAS DE ALFACE". Nativa 9, n.º 2 (23 de abril de 2021): 147–56. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v9i2.9432.

Texto completo
Resumen
O uso do gongocomposto pode contribuir para suprir a crescente demanda por substratos destinados à produção de mudas de hortaliças em ambientes rurais e urbanos. Nesse contexto, objetivou-se com este trabalho verificar a eficiência dos gongocompostos obtidos em dois diferentes sistemas de produção, situados em regiões de ambientes distintos (estados do RJ e SP) e com a utilização de resíduos orgânicos e espécies de diplópodes diferentes entre si, na produção de mudas de alface. Inicialmente foi realizada uma minuciosa caracterização dos substratos avaliados, caracterizando as propriedades físicas, físico-químicas e químicas. O desempenho dos diferentes substratos na produção de mudas de alface foi avaliado por meio da semeadura de alface crespa cultivar Grand Rapids em bandejas de poliestireno expandido de 200 células. As mudas foram avaliadas aos 30 dias após a semeadura. Os gongocompostos produzidos no estado do RJ e SP apresentam diferenças em suas propriedades físicas, físico-químicas e químicas. No entanto, ambos produziram mudas de alface com qualidade semelhante, cujos parâmetros fitotécnicos foram superiores ao substrato comercial. Pode-se concluir que ambos os gongocompostos são eficientes como substrato na produção de mudas de alface, os quais podem ser produzidos em ambientes rurais e urbanos, atendendo à necessidade atual por insumos agrícolas sustentáveis. Palavras-chave: resíduos agrícolas e urbanos; diplópodes; gongocompostagem; substratos orgânicos; horticultura. Efficiency of millicomposts obtained from different vegetable residues and production systems in the development of lettuce seedlings ABSTRACT: The use of millicompost can contribute to the growing demand for substrates for vegetable seedling production in rural and urban environments. In this context, the objective of this work was to verify the efficiency of millicomposts obtained in two different production systems, located in regions of different environments (states of RJ and SP) and with the use of organic residues and different species of diplopods, in the production of lettuce seedlings. Initially, a thorough characterization of the evaluated substrates was performed, characterizing the physical, physicochemical and chemical properties. The performance of different substrates in the production of lettuce seedlings was evaluated by sowing crisp lettuce cultivar Grand Rapids in 200-cell expanded polystyrene trays. The seedlings were evaluated at 30 days after sowing. Millicomposts produced in the states of RJ and SP show differences in their physical, physicochemical and chemical properties. However, both produced similar quality lettuce seedlings, whose phytotechnical parameters were superior to the commercial substrate. It can be concluded that both millicomposts are efficient as a substrate in the production of lettuce seedlings, which can be produced in rural and urban environments, meeting the current need for sustainable agricultural inputs. Keywords: agricultural and urban wastes; diplopods; millicomposting; organic substrates; horticulture.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Zorzi, L. M. y G. C. Grigoletti. "Contribuições da arborização para o conforto ambiental e a eficiência energética urbana". Revista de Arquitetura IMED 5, n.º 2 (16 de diciembre de 2016): 75–84. http://dx.doi.org/10.18256/2318-1109/arqimed.v5n2p75-84.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Faria, Ana Cristina de, Rômulo Do Amaral Russi, Angélica Felicidade Guião Marcato y João Alexandre Paschoalin Filho. "Sustentabilidade urbana e o desenvolvimento da cidade de São Francisco (EUA)". DRd - Desenvolvimento Regional em debate 7, n.º 1 (12 de mayo de 2017): 214–35. http://dx.doi.org/10.24302/drd.v1i1.1406.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetiva identificar e descrever as práticas sustentáveis adotadas pela Administração Pública da cidade de São Francisco (EUA). Esta pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental sobre a cidade de São Francisco, localizada no Estado da Califórnia (EUA) e destacada entre as cidades mais sustentáveis do mundo. Foram descritas as práticas sustentáveis empregadas pela Administração Pública da cidade de São Francisco, contemplando questões ambientais, econômicas e sociais, para o desenvolvimento sustentável da referida metrópole. Constatou-se na pesquisa práticas relacionadas à Bay Area, às áreas verdes, aos espaços verdes livres, às Construções Verdes ou Sustentáveis, a questão da Eficiência Energética, a Mobilidade Urbana e a gestão dos resíduos sólidos urbanos, com a implantação do Zero Waste, entre outras questões. A cidade de São Francisco, também tem implementado várias campanhas educacionais focadas em conscientizar os grupos vulneráveis sobre os cuidados ambientais. Os planos diretores desenvolvidos nos últimos anos contêm orientações para uso de terra mista, densificação, reciclagem urbana, preservação ambiental etc.; medidas que, além disso, contemplam a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e a otimização da eficiência econômica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Silva, Pablo Ignacio Marambio, Marcio Nannini da Silva Florêncio y Rogério Patrício Chagas do Nascimento. "CISSA: Modelo Conceitual de Cidade Inteligente e Segura Baseado em Sistema Autoadaptativo". Research, Society and Development 9, n.º 9 (23 de agosto de 2020): e422997184. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7184.

Texto completo
Resumen
As cidades inteligentes representam ambientes urbanos inovadores que fazem uso intensivo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) que aliadas ao paradigma de Internet of Things (IoT) visam aumentar a eficiência na prestação de serviços públicos e possibilitam que os cidadãos tenham suas demandas atendidas quase que em tempo real. Um dos principais desafios da governança urbana é a Segurança Pública que emerge como um componente indispensável para que a cidade possa atingir o seu objetivo estratégico de melhorar as condições de vida da população. Em função do exposto, este trabalho teve como principal objetivo desenvolver um modelo conceitual aqui denominado Cidade Inteligente e Segura baseado em Sistema Autoadaptativo (CISSA). Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica com abordagem metodológica qualitativa. O modelo CISSA está organizado em três camadas: conceito, demandas e infraestrutura. As camadas de conceito e demandas abordam uma definição própria de cidade inteligente e apresentam uma estrutura de identificação e classificação das demandas de segurança pública. Essas camadas contribuem para fornecer diretrizes sobre as quais a camada de infraestrutura por meio do sistema autoadaptativo monitora o ambiente e gerencia autonomamente o processo de seleção das soluções, adaptando quando necessário o seu comportamento para resolver os desafios da segurança pública na cidade. Com os resultados obtidos percebeu-se que o modelo CISSA pode guiar os administradores das cidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Veiga, Carlos Veloso. "A "favela dos ricos". Processos de urbanização na encosta de uma cidade do Noroeste de Portugal / The “favela of the rich”. Urbanization processes on the hill of a city in the Northwest of Portugal". Caderno de Geografia 28, n.º 54 (3 de julio de 2018): 769–92. http://dx.doi.org/10.5752/p.2318-2962.2018v28n54p769-792.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta os resultados do estudo realizado na área da expansão urbana da cidade de Braga, situada na região do Minho, Norte de Portugal, para os terrenos rurais da encosta do Bom Jesus. Essa expansão tem sido feita com base em casas de luxo predominantemente construídas pelos seus proprietários. Com base num questionário aplicado a uma amostra de habitantes da aqui chamada “favela dos ricos”, este artigo teve como objetivo expressar os aspectos sociais, arquitetónicos e urbanos em sua estrita relação com o ambiente onde estão localizados. A análise focaliza-se nas formas de ocupação do espaço e de transformação da paisagem levada a cabo por uma nova elite, que faz da moradia o símbolo mais visível da sua ascensão social. Mostramos também o modo como nos processos de urbanismo os custos da energia e os fatores energéticos de eficiência e sustentabilidade ambiental estão incorporados nas percepções e hábitos dos seus proprietários e refletidos no projetos de construção das suas moradias.Palavras-chave: urbanização; encosta; favela; elite; questões energéticas.AbstractThis article presents the results of the study carried out in the area of urban expansion of the city of Braga, located in the Minho region of northern Portugal, to the rural lands of the Bom Jesus slope. This expansion has been made based on luxury homes predominantly built under the direction of their own residents. Based on a questionnaire applied to a sample of inhabitants of the so-called "favela of the rich", this article aims to express social, architectural and urban aspects in their strict relation with the environment where they are located. The analysis focuses on the forms of occupation of space and transformation of the landscape developed by a new elite, that makes the house the most visible symbol of its social ascent. We also show how urbanization processes energy costs and energy factors, efficiency and environmental sustainability, are incorporated into the perceptions and habits of their homeowners and reflected in the construction projects of their houses.Keywords: urbanization; slope; favela; elite; energy issues
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Pinheiro, Carlos Alberto Kuster, Claudia Câmara Vale y André Luiz Nascentes Coelho. "Avaliação da fragilidade emergente na bacia do rio São Mateus e o enquadramento da APA de Conceição da Barra (ES)". Revista Brasileira de Geografia 62, n.º 2 (16 de abril de 2018): 123–38. http://dx.doi.org/10.21579/issn.2526-0375_2017_n2_p123-138.

Texto completo
Resumen
O trabalho que ora se apresenta consiste no mapeamento das classes de fragilidade ambiental emergente da bacia do rio São Mateus, abrangendo terras dos municípios de Ecoporanga, Ponto Belo, Boa Esperança, Vila Pavão, Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Mantenópolis, Nova Venécia, Jaguaré, Conceição da Barra e São Mateus. Tais classes de fragilidade foram extraídas a partir da modelagem em ambiente de SIG utilizando ainda produtos, técnicas de sensoriamento remoto e validação do mapeamento com base em registros documentais, fotográficos e trabalhos de campo. Buscou-se também inserir a APA de Conceição da Barra no mapa de fragilidade ambiental para verificar o nível de fragilidade em que a mesma se encontra. Os resultados permitiram delimitar e calcular as áreas em graus e percentuais de fragilidade, comprovando sua eficiência nos registros e dados obtidos no campo. Tal metodologia possibilitou delimitação de outras áreas de bacias hidrográficas, municípios e regiões do Brasil, constituindo-se numa importante informação no auxílio das tomadas de decisões a exemplo dos planos de drenagem urbana e/ou manejo de bacias hidrográficas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Lopes, António. "O sobreaquecimento das cidades. Causas e medidas para a mitigação da ilha de calor de Lisboa". Territorium, n.º 15 (25 de agosto de 2008): 39–52. http://dx.doi.org/10.14195/1647-7723_15_4.

Texto completo
Resumen
As ilhas de calor urbano (ICU) são o exemplo mais evidente de modificações climáticas inadvertidamente provocadas pelo homem, tendo sido observadas em praticamente todas as cidades do mundo. Este padrão térmico sugere a existência de uma cidade quente rodeada pelo campo mais fresco. A ICU pode ser vista como um recurso energético (em climas frios evitando o consumo excessivo de energia no Inverno), mas também como uma limitação (nos climas quentes), porque pode levar ao consumo de energia suplementar na refrigeração dos ambientes urbanos. Do ponto de vista económico, os raros estudos sobre o assunto em cidades mediterrânicas mostram que a poupança de energia para aquecimento no Inverno é menor do que os custos do arrefecimento durante o Verão. Neste trabalho são descritos os vários tipos de ilhas de calor urbano, a sua relação com parâmetros de morfologia dos espaços edificados e tamanho das cidades. São apresentadas as modificações do balanço energético em meio urbano, bem como outros factores para explicar a existência, ritmo e intensidade deste padrão térmico nas cidades. Vários estudos desde há 20 anos elaborados por investigadores da área deGeo-ecologia do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa são apresentados. São ainda descritas algumas medidas gerais para a mitigação da ilha de calor de Lisboa, como contributo para o aumento da eficiência energética na cidade, visando o desenvolvimento urbano sustentado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Silva, Diego Marques da, Renata Albergaria de Mello Bandeira y Vania Barcelos Gouvêa Campos. "Avaliando a sustentabilidade alcançada por meio de entregas noturnas: o caso da distribuição de combustíveis na cidade do Rio de Janeiro". TRANSPORTES 26, n.º 2 (31 de agosto de 2018): 54–69. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v26i2.1437.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem como objetivo analisar o impacto que a implantação de iniciativas para aumentar o desempenho do transporte de carga pode gerar na distribuição de combustíveis em áreas urbanas, em relação à sustentabilidade ambiental e econômica, bem como à eficiência da operação. Desta forma, o artigo propõe uma metodologia a ser ­ das iniciativas com maior potencial, em termos de custo e eficiência, para contribuir para o processo de distribuição de combustíveis em áreas urbanas, bem como para a avaliação do impacto de sua implantação, em termos econômicos e ambientais. O resultado apontou a entrega noturna como a prática com maior potencial de ganhos para o setor, de modo que a metodologia proposta é aplicada para avaliar os resultados de um experimento de entregas noturnas de combustíveis na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, em uma das maiores distribuidoras do Brasil. Os resultados do período de teste de entregas noturnas foram comparados em relação às entregas diurnas, prática padrão da empresa. Foram observados diversos resultados positivos durante o processo de entrega noturna, tais como:, 9% de redução no consumo de combustível; 66% de aumento na velocidade média operacional dos caminhões; redução média de 31% no tempo de viagem, possibilitando o aumento do número de viagens diárias por veículo com a utilização de um mesmo motorista; além da redução média de 13% na emissão de poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa no meio ambiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Jorge, Nayara Luciana y Frederico Yuri Hanai. "GESTÃO ÁGUAS PLUVIAIS URBANAS: POTENCIALIDADES DA ADOÇÃO DE SISTEMAS DE TRATAMENTO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS PARA O FIRST FLUSH". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 9, n.º 2 (17 de julio de 2020): 483. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v9e22020483-497.

Texto completo
Resumen
O escoamento superficial de águas pluviais urbanas transporta materiais e resíduos para os corpos d’água, comprometendo a qualidade de suas águas pela recepção dos volumes de água no first flush, que possuem as maiores concentrações de poluentes. Assim, a retenção e o tratamento das águas pluviais são de extrema importância, proporcionando o lançamento de águas pluviais no corpo hídrico receptor com menor carga poluidora e melhor qualidade. A presente pesquisa teve como o objetivo identificar e analisar sistemas de tratamento de águas residuárias que possam ser adotados no tratamento de águas do first flush, visando contribuir com a gestão de águas pluviais urbanas e a manutenção da qualidade ambiental de córregos urbanos. A pesquisa empregou as seguintes etapas metodológicas: levantamento bibliográfico, caracterizando as águas pluviais urbanas e identificando as principais técnicas existentes de tratamento e disposição de águas residuárias; avaliação das técnicas e métodos identificados, estabelecendo-se critérios, marcos legais e padrões; e análise comparativa dos métodos e técnicas de reservação, tratamento e disposição de águas pluviais urbanas por meio do método SWOT. Foram realizadas análises de eficiência para o tratamento com base na literatura e a partir da aplicação da análise SWOT sobre as técnicas identificadas com melhor eficiência no tratamento do first flush, foi possível estabelecer seus pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades. Sendo assim, sugere-se a aplicação da combinação de Wetland e Semente de Moringa para o tratamento do first flush, tendo em vista a possível eficiência de tratamento dos parâmetros observados. Destaca-se sobretudo, a importância da implantação de sistemas que visem o manejo adequado das águas pluviais potencialmente poluidoras, para melhorar a qualidade de vida da população e reduzir os impactos ambientais gerados na bacia hidrográfica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Amaral, Cisnara Pires y Diosnel Antonio Rodriguez Lopez. "IMPACTOS SOCIAIS E AMBIENTAIS: A VULNERABILIDADE DO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS." Revista Eletrônica de Gestão e Tecnologias Ambientais 6, n.º 2 (21 de septiembre de 2018): 13. http://dx.doi.org/10.9771/gesta.v6i2.23967.

Texto completo
Resumen
<p><span>Os seres humanos sempre exploraram os recursos naturais para sobreviver. Enquanto as populações eram pequenas e as formas de coleta eram mais simples, esse processo ocorria de forma sustentável. Atualmente, ocorre a exploração de forma rápida e intensa, gerando resíduos que impactam o meio ambiente. Esta pesquisa tem como objetivo realizar a avaliação do impacto ambiental e social do sistema de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos (SGRSU) de três municípios do estado do Rio Grande do Sul, determinado o diagnóstico de tais impactos por meio da utilização da ferramenta ACV; além de verificar a integração dos catadores na gestão dos resíduos. A metodologia do trabalho busca diagnosticar a inserção dos catadores nos SGRSU, através de simulações de dados, por meio do programa computacional Umberto NXT LCA, bem como analisar o impacto ambiental de todas as atividades envolvidas no gerenciamento dos resíduos. Quanto ao impacto social, observou-se que todos os municípios apresentam dificuldade no estabelecimento de metas relacionadas à coleta seletiva e à inserção dos catadores informais em cooperativas, fator preponderante para estimular o preconceito, a falta de higiene e insalubridade. Quanto aos impactos ambientais, notou-se que estes ocorrem, principalmente, nas etapas de coleta e disposição final, nos três municípios analisados, sendo que os impactos mais relevantes foram mudanças climáticas, depleção de recursos abióticos e potencial de eutrofização. Estes dados demonstram que o consumo do veículo, sua manutenção, a quantidade de lixo produzido e coletado, a distância percorrida pelos veículos e a eficiência na coleta são fatores que contribuem para alterações dos impactos ambientais. </span></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Maciel, Estéfani Barros, Marcília Martins da Silva, Luana de Castro Pereira, Luzirany Soares Lopes, Cecília de Souza Carvalho, Raiane Oliveira de Souza y Patrine Nunes Gomes. "Eficiência da estação de tratamento de efluentes do Município de Corrente, Estado do Piauí, Nordeste do Brasil". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 8, n.º 19 (2021): 883–94. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2021)081916.

Texto completo
Resumen
Atualmente o crescimento populacional e o desenvolvimento de novas atividades têm aumentado a demanda ao uso da água, recurso fundamental à vida, e seu uso doméstico pode influenciar no aumento da geração de efluentes, que quando não tratados corretamente afetam diretamente a qualidade socioambiental. Neste sentido, a fim de assegurar a disponibilidade da água aos presentes e futuras gerações, torna-se de grande valia manter a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, e, além disso, reduzir os impactos ambientais em decorrência das ações antrópicas, cabendo aos órgãos governamentais buscar fins que proporcionem a qualidade para o lançamento correto dos efluentes em corpos hídricos. Visto isso, o presente estudo objetivou analisar a eficiência da Estação de Tratamento de Efluentes do Município de Corrente, Estado do Piauí, Nordeste do Brasil. As coletas foram efetuadas em abril de 2019, durante período chuvoso. As variáveis analisadas foram oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio, amônia, nitrito, nitrato, fósforo total, coliformes totais, temperatura e pH. Com base nos resultados obtidos, observou-se que temperatura, amônia, nitrito, nitrato, oxigênio dissolvido, demanda bioquímica de oxigênio e pH estão de acordo com os padrões estabelecido nas resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). Fósforo e coliformes não apresentaram valores adequados que permitam que os efluentes sejam lançados no corpo receptor (Rio Corrente). Conclui-se assim que apesar da estação possuir eficiência na maioria das variáveis analisadas, há a necessidade de melhorar sua estrutura, com finalidade de atender toda a população urbana. Bem como seria de suma importância que o município possuísse um sistema de coleta separativo, no intuito de apartar as águas pluviais do esgotamento sanitário, a fim de obter maior eficiência do tratamento no período chuvoso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Nadaleti, Willian Cézar, Vitor Alves Lourenço, Gabriel Borges dos Santos, Eduarda Gomes de Souza, Gabriel Américo Alves dos Santos, Anaís França de Matos Oliveira, Anderson Gabriel Corrêa et al. "Produção de biogás através de codigestão anaeróbia de resíduos orgânicos industriais e urbanos". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, n.º 6 (6 de julio de 2020): 428–39. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.006.0035.

Texto completo
Resumen
Visando minimizar os impactos ambientais, como a contaminação de solo, água e atmosfera, causados pela geração de resíduos da agroindústria, pecuária e dos centros urbanos, o aproveitamento energético destes resíduos surge como alternativa. Caracterizada como uma tecnologia de tratamento biológico, a biodigestão anaeróbia além de reduzir o teor de matéria orgânica do resíduo, produz biogás capaz de gerar energia. Por conta de diversas variáveis e condições afetarem a produção deste biocombustível, a codigestão de resíduos orgânicos agrega positivamente, em muitos casos, na eficiência da produção de biogás, levando-se em consideração o alcance de uma melhor condição de nutrientes, bem como a temperatura é fator de grande importância. O objetivo deste trabalho, portanto, foi determinar o potencial de geração de biogás proveniente da codigestão de efluente oriundo da produção de arroz parboilizado com resíduos sólidos orgânicos oriundos do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Pelotas e outra codigestão utilizando apenas os resíduos gerados pelo Restaurante Universitário. O experimento foi realizado durante 252 horas em temperatura ambiente e à 35°C. Como principal resultado observou-se que a codigestão com efluente oriundo do processo de parboilização do arroz mantida à 35° C apresentou maior eficiência na produção de biogás com volume de aproximadamente 7,45 dm³.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Bega, João Miguel Merces, Jefferson Nascimento de Oliveira, Liliane Lazzari Albertin y William Deodato Isique. "Uso da cafeína como indicador de poluição por esgoto doméstico em corpos d’água urbanos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, n.º 2 (abril de 2021): 381–88. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190084.

Texto completo
Resumen
RESUMO Nos centros populacionais, os ambientes aquáticos estão em constante degradação em consequência das atividades desenvolvidas nas bacias de drenagem, sendo o despejo de esgoto doméstico uma das maiores fontes de poluição. Monitoramentos ambientais de qualidade da água refletem os poluentes gerados nas áreas de influência e dão indícios das prováveis origens. Todavia, são as substâncias de uso exclusivamente antrópico que podem comprovar a existência do lançamento de tais cargas poluidoras. Nesse contexto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência da cafeína como indicador de poluição por esgoto doméstico. O método analítico utilizado para a sua identificação foi a cromatografia líquida de alta eficiência. Com o intuito de relacionar os resultados obtidos para a cafeína com a diluição e as fontes difusas de poluição, foram aferidos, ainda, dados de precipitação, oxigênio dissolvido e demanda bioquímica de oxigênio. A cafeína foi encontrada em todas as amostras analisadas, com concentrações variando de 0,01 a 7,80 mg.L−1. Os maiores valores foram observados no período chuvoso, relacionados ao transbordamento e ao vazamento de esgoto doméstico. Este estudo inferiu a utilização da cafeína como eficiente indicador de poluição por esgoto doméstico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Silva, Emanuel Rodrigo Reis da, Humberto Denys de Almeida Silva, Samuel Jônatas de Castro Lopes, Hitalo de Jesus Bezerra da Silva, Raiany Sena de Oliveira, Antônio Alves de Carvalho Júnior, Kelson de Sousa Leite et al. "Acessibilidade e mobilidade urbana: O ambiente construído como instrumento do direito fundamental de ir e vir". Research, Society and Development 10, n.º 7 (22 de junio de 2021): e29310716526. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16526.

Texto completo
Resumen
É dever do Estado promover o bem comum sem quaisquer formas de discriminação, a fim de que seja cumprida com eficiência a função social da cidade, tendo em vista que tal função constitui-se pela seguridade de que todos gozem de moradia, do lazer, dos serviços públicos e da circulação nas vias. Entretanto, a presença de barreiras impostas por projetos arquitetônicos equivocados ainda é bastante comum nas edificações do país. Assim, assegurar a cidadania e a dignidade de todos os brasileiros resultam vislumbrar no projeto arquitetônico as edificações como instrumentos garantidores do direito de ir e vir. A partir desta perspectiva, essa pesquisa teve por objetivo discutir a acessibilidade como instrumento de inclusão social no ambiente construído, de modo que se evidencie o préstimo de se considerar a acessibilidade universal como direito fundamental. Adotou-se como metodologia de investigação o modelo de pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa. Desta forma, foi possível concluir que a garantia de um ambiente acessível é de grande importância para a vida social das pessoas portadoras de necessidades especiais ou com mobilidade reduzida, pois promove qualidade de vida e garante o exercício pleno de sua cidadania.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Soares, Rayme Vasconcellos y Jerisnaldo Matos Lopes. "Resíduos sólidos urbanos: viabilidade técnica do processo produtivo do biometano". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 6, n.º 12 (2019): 209–16. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.061217.

Texto completo
Resumen
Fazendo uso das abordagens qualitativa e quantitativa, este trabalho é lastrado em investigação bibliográfica e documental, empregando a pesquisa exploratória e explicativa, de modo a possibilitar a análise da viabilidade técnica do processo produtivo do biometano a partir de resíduos sólidos urbanos, considerando o aterro sanitário como estrutura fundamental para a disposição dos resíduos, matéria-prima básica para o processo de produção do biogás. Há de se validar, contudo, a eficiência de um aterro sanitário projetado adequadamente, cuja composição possui, dentre outros elementos o sistema de drenagem de águas, o sistema de drenagem de gases, a camada de cobertura e um sistema de monitoramento, que visa a garantir a preservação do meio ambiente, a salubridade da população em torno e a segurança da obra, basicamente. O biometano é resultado da purificação do biogás que compreende a dessulfurização, o processo de secagem e a remoção do CO2, visando a alcançar um teor de metano de mais de 95%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Soares, Fabio Rubens, Emilia Satoshi Miyamaru Seo y Luana Assis Silva. "IDENTIFICAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE MELHORIA DO DESEMPENHO AMBIENTAL DOS PROCESSOS DE BIODIGESTÃO ANAERÓBIA E INCINERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS". Holos Environment 15, n.º 2 (12 de noviembre de 2015): 116. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v15i2.9886.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo identificar as oportunidades para melhoria do desempenho ambiental dos processos de geração de energia pela biodigestão anaeróbia e incineração a partir do tratamento de resíduo sólido urbano - RSU com o uso da ferramenta avaliação do ciclo de vida. Para biodigestão anaeróbia dos RSU a etapa que apresentou impactos mais significativos foi a disposição dos rejeitos em aterro sanitário; enquanto que, a incineração propriamente dita, foi a etapa nos quais os impactos foram mais preponderantes. Os resultados das análises comparativas, apontam para necessidades de melhorias no desempenho ambiental do processo de incineração, pois este se mostrou mais impactante, considerado também, que o processo de incineração apresenta maior eficiência energética. Observou-se que se fazem necessários investimentos em tecnologias que possibilitem a redução desses impactos, para que a incineração seja uma possível solução sustentável para tratamento dos RSU associado à geração de energia, pela sua eficiência tanto para geração de energia, quanto para a redução do volume, massa e periculosidade dos resíduos. Portanto, recomenda-se a utilização das tecnologias de recuperação energética, tais como, incineração, biodigestão e captação e utilização de biogás de aterros, associados à reciclagem, de forma a integrar seu objetivo principal, de tratamento dos resíduos à geração de energia elétrica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Correia, Laís Ariane M. Barbosa, Maria Luiza Medeiros Galvão y André Luis Calado Araújo. "GEOPROCESSAMENTO APLICADO A GESTÃO TERRITORIAL URBANA DE PEDRO VELHO/RN". GEOCONEXÕES 1, n.º 1 (17 de diciembre de 2014): 44. http://dx.doi.org/10.15628/geoconexoes.2015.2648.

Texto completo
Resumen
Consta no trabalho breve discussão acerca do uso do geoprocessamento aplicado à gestão do território, particularizado como estudo de caso a Lagoa de Estabilização localizada na cidade de Pedro Velho (Rio Grande do Norte/ Brasil). Apresenta uma síntese dos resultados, quanto à condição da lagoa da cidade, identificados pelo projeto “O uso de geoprocessamento aplicado à gestão de lagoas de estabilização no Rio Grande do Norte (Brasil)” no ano de 2010. Tais resultados indicam contradição técnica, quanto à eficiência do sistema de tratamento de esgoto, uma vez que ao diferenciar as amostras que atestam a adequabilidade da água em bruta e filtrada, verifica-se que estão em desacordo o que estabelece a resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), para operação das lagoas. A discussão apresentada está embasada nos conceitos de Geoprocessamento - Silva (2007), Camargo (1997), Polidoro & Barros (2010), Fitz (2008); Planejamento e Gestão Territorial - Clementino (2008), Carlos (2007); e Território - Santos (1994); contemplando ainda breves considerações acerca das Lagoas de Estabilização em Andrade (2006) e Araújo (et al, 2011).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Tassi, Rutinéia, Lucas Camargo da Silva Tassinari, Daniel Gustavo Allasia Piccilli y Cristiano Gabriel Persch. "Telhado verde: uma alternativa sustentável para a gestão das águas pluviais". Ambiente Construído 14, n.º 1 (marzo de 2014): 139–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212014000100012.

Texto completo
Resumen
O crescimento da população urbana tem gerado impactos negativos muito mais significativos sobre o meio ambiente, tais como as enchentes, que se mostram cada vez mais severas em decorrência da impermeabilização do solo com a falta de um plano de manejo das águas pluviais, e o emprego excessivo de canalizações. Diante da necessidade de uma mudança de paradigma na concepção das obras de drenagem pluvial, surgiu o conceito de Desenvolvimento de Baixo Impacto (DBI), cujo princípio é a gestão das águas pluviais próximo a sua origem, buscando a utilização de técnicas que permitam mimetizar funções naturais que são perdidas com a urbanização. Nesse contexto, os telhados verdes vêm sendo empregados, pois, além de outros benefícios, contribuem para o controle quali-quantitativo das águas pluviais. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo de longo prazo sobre a eficiência de um telhado verde no controle quantitativo das águas pluviais. Foi possível reduzir, em média, 62% do escoamento superficial, promovendo um retardo no escoamento e reduzindo as vazões de pico, o que gerou o controle desejado. No entanto, sua eficiência é altamente influenciada pelas condições climáticas e de umidade do solo que antecedem cada evento chuvoso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Guedes, Rosana Cintia de Moraes, Antonio Manoel dos Santos Oliveira y Ivan Claudio Guedes. "Análise geoambiental do método de Educação Ambiental VERAH". Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA) 8, n.º 2 (6 de febrero de 2014): 63–76. http://dx.doi.org/10.34024/revbea.2013.v8.1737.

Texto completo
Resumen
O método de educação ambiental denominado VERAH (V-Vegetação; E–Erosão; R-Resíduos; A-Água; H-Habitação) foi idealizado por pesquisador da Universidade Guarulhos – UnG e vem sendo aplicado desde 2004. Tal método busca empreender a educação ambiental dos envolvidos a sua aplicação aliada a um processo de gestão ambiental desenvolvido em microbacias urbanas de uso não consolidado, enfatizando áreas periféricas com ocupação de comunidade de baixa renda. Os aplicadores deste método têm sido estudantes de graduação, pós-graduação bem como discentes do ensino médio da rede pública estadual de São Paulo. Os resultados da análise da aplicação do método VERAH, tanto no município de Guarulhos pela Universidade Guarulhos (UnG) quanto em Cuiabá e na Chapada dos Guimarães pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) demonstraram a eficiência do método em seu propósito de educação e gestão ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Martins Bacovis, Tiago y André Nagalli. "AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HIDROLÓGICO DE PROTÓTIPO DE TELHADO VERDE EXTENSIVO Evaluation of hydrological performance of a green roof extensive prototype". Revista Acadêmica Ciência Animal 11 (21 de octubre de 2013): 35. http://dx.doi.org/10.7213/academica.10.s01.ao04.

Texto completo
Resumen
As inundações, consequência da ocupação do solo inadequado e de sua impermeabilização excessiva, se tornaram constantes na vida da população urbana. O processo de expansão das cidades, sem qualquer tipo de gestão ambiental, tornaram os ambientes vulneráveis a alagamentos em eventos pluviais. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho hidrológico de telhados verdes em comparação às coberturas convencionalmente usadas (telhas de fibrocimento, de cerâmica, aço galvanizado e lajes impermeáveis) perante eventos de chuva, a partir da realização de um experimento em escala reduzida. Foram construídos e investigados dois protótipos de mesmas dimensões, 2,2 m x 1,1 m, sendo um de telhado verde e o outro representando um telhado impermeável qualquer. Os protótipos foram submetidos a testes hidrológicos, simulações de chuva de 43,6 mm com tempo de duração de 16min, de forma a permitir verificar a eficiência do protótipo de telhado verde na atenuação dos picos de seu hidrograma perante três situações iniciais distintas de saturação do sistema. Foi avaliado o desempenho hidrológico, no âmbito do escoamento superficial e infiltração, avaliando-se e discutindo-se o funcionamento de cada protótipo. Os resultados demonstraram que a capacidade de retenção de água pluvial do telhado verde varia em função da condição de saturação do mesmo, com evidente antecipação do pico de cheia, de modo que se pode concluir que telhados verdes podem vir a contribuir para a atenuação de enchentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Godecke, Marcos Vinicius y Vandressa Siqueira Walerko. "GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ESTUDO DO CASO DA RECICLAGEM EM PELOTAS, RS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4, n.º 1 (1 de junio de 2015): 104. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e12015104-128.

Texto completo
Resumen
Diante das evidências relacionadas ao baixo índice de reaproveitamento dos materiais recicláveis no Brasil, este estudo toma o caso do município de Pelotas, região sul do estado do Rio Grande do Sul, para discutir programas que possam ser implementados para a ampliação da eficiência do serviço de coleta seletiva domiciliar de recicláveis. Além de referenciais bibliográficos e documentais, utiliza pesquisa de campo e entrevistas com os principais agentes envolvidos, incluindo técnicos municipais, cooperativas de recicladores e a população, usuária do serviço. Como resultado são propostos dois programas: a ampliação do convênio com as cooperativas de recicladores, capacitando-as para a coleta porta-a-porta dos recicláveis, e a educação ambiental da população, visando elevar o nível de adesão à segregação e correta destinação dos recicláveis nos domicílios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Berticelli, Ritielli, Adalberto Pandolfo y Eduardo Pavan Korf. "GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: PERSPECTIVAS E DESAFIOS". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 5, n.º 2 (16 de noviembre de 2016): 711. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v5e22016711-744.

Texto completo
Resumen
A gestão integrada dos resíduos sólidos urbanos (RSU) justifica-se devido à situação de esgotamento e comprometimento de recursos naturais, dos problemas sociais, ambientais e econômicos de disposição final. A deficiência dos serviços de gestão de RSU tem gerado impactos negativos nas condições de vida e de bem-estar da população. Constatando os impactos ambientais que os RSU podem causar e a precariedade da situação atual em vários municípios brasileiros, alternativas são necessárias visando a melhoria da sua gestão, ao aumentar a eficiência e reduzir seus custos, colaborando com a preservação do meio ambiente. O presente trabalho tem por objetivo apresentar as principais tecnologias de gestão, valorização, tratamento e/ou disposição dos RSU utilizadas no Brasil e apontar alguns municípios do Sul do Brasil com modelos de gestão eficazes. A metodologia consistiu em uma revisão bibliográfica sobre as principais vantagens e desvantagens das tecnologias, abordando uma conceituação, características do processo e aspectos econômicos. Também foram pesquisados artigos sobre o tema e municípios com modelos de gestão eficazes na região Sul. Conclui-se que os municípios são propulsores do desenvolvimento socioeconômico e devem adotar as diretrizes aprovadas como forma de implementar suas ações nessa área, sendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos um instrumento norteador.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Araújo de Sousa Júnior, Edvan, Cristiane De Paula Guilherme y Paulo Eduardo Da Silva Costa. "AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO AMBIENTAL DAS CAPITAIS BRASILEIRAS POR MEIO DO ÍNDICE DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA DOS SERVIÇOS DE LIMPEZA URBANA (IQESLU)". Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica 13, n.º 1 (6 de abril de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2020.13.1.62984.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Farias, Danielle De Lima, Karla Karoline Leite do Rosário, Mateus Souza Morais, Fábio Sergio Lima Brito y Carlos Eduardo Aguiar de Souza Costa. "POLÍTICAS PÚBLICAS DE GESTÃO AMBIENTAL EM UMA ÁREA URBANA DA AMAZÔNIA: DA TEORIA À PRÁTICA". HOLOS 8 (31 de diciembre de 2020): 1–14. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2020.9662.

Texto completo
Resumen
Uma das principais fragilidades dos municípios em relação às questões ambientais é a ausência de uma estrutura institucional adequada ou mesmo a já ineficiente gestão empregada. Fazer a análise dessas variáveis contribui com o desenvolvimento regional, podendo ser capaz de promover a melhoria da qualidade de vida da população e tornar a gestão pública mais eficiente. Assim, o estudo objetivou realizar uma análise crítica acerca da eficiência da aplicação de políticas públicas na gestão ambiental do município de Castanhal-PA., avaliando a mesma, observando se as políticas existentes vêm sendo cumpridas, analisando também como a sociedade civil se comporta diante dos possíveis problemas ambientais gerados. Os procedimentos metodológicos são constituídos de fatores que apresentam um delineamento qualitativo, baseado em pesquisas de campo, bibliográfica e coleta de dados. Os resultados mostraram que ainda há muito que se avançar dentro do Município, que possui uma base teórico muito contundente com relação a alcançar essa boa gestão, porém, eles não se aplicam na prática, levando em consideração que o Plano Diretor não atende de fato as necessidades do município. Por fim, as políticas públicas ambientais sofreram alguns avanços no município estudado, mas essas ainda são o bastante para suprir suas necessidades.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Neves, Geraldo Aparecido Rodrigues, José De Souza Nogueira, Marcelo Sacardi Biudes, Paulo Henrique Zanella de Arruda, João Basso Marques y Rafael Da Silva Palácios. "Desenvolvimento e Calibração de um Termohigrômetro para uso em Pesquisas de Micrometeorologia, Agrometeorologia e Clima (Development and calibration of a Thermohygrometer for use in Research Micrometeorology, Agrometeorology and Climatological)". Revista Brasileira de Geografia Física 8, n.º 1 (23 de septiembre de 2015): 136. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v8.1.p136-143.

Texto completo
Resumen
A utilização de sensores para medidas de temperatura e umidade relativa do ar (UR) são fundamentais para o desenvolvimento da micrometeorologia, na agrometeorologia para o manejo de irrigação, clima urbano, pesquisas ambientais de microclima e climatologia. Apesar de simples, o alto custo desses sensores dificulta sua aquisição para que haja a disponibilidade de séries temporais, dessas variáveis, nas cidades, campo e florestas brasileiras. Nesse contexto, desenvolvemos um termohigrômetro, utilizando o chip sensor SHT75, para medir a Temperatura e Umidade Relativa do Ar em ambientes externos, de acordo com a (WMO) e com eficiência compatível com os mais conceituados disponíveis no mercado. Após o desenvolvimento, foram feitas as calibrações dos sensores, utilizando equipamentos similares comerciais certificados. Realizamos comparações através do ajuste de modelos lineares dos dados. Os resultados mostraram que houve alta correlação entre os valores obtidos pelos sensores, construídos e os de referencia, com R2 acima de 99% e redução de custos de até 90%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Gonçalves, Flávia Maria y Renata Salgado Leme. "LOGÍSTICA REVERSA: QUAL É O PAPEL DOS MUNICÍPIOS NO CENÁRIO DA POLÍTICA DE RESÍDUOS SÓLIDOS?" Revista Jurídica da FA7 15, n.º 1 (9 de junio de 2018): 63–87. http://dx.doi.org/10.24067/rjfa7;15.1:516.

Texto completo
Resumen
O crescimento da população e o consumo desenfreado como um reflexo de uma economia em constante desenvolvimento exige que a prevenção, a geração e a destinação dos resíduos sólidos sejam incorporadas como práticas de uma gestão pública e privada de modo a se garantir a eficiência da coleta dos resíduos sólidos urbanos e, via de consequência, uma sadia qualidade de vida das pessoas nas cidades, na medida em que resíduos dispostos de maneira irregular causam sérios danos ao meio ambiente e à saúde pública. Este artigo pretende enfocar como os Municípios devem se posicionar frente aos aspectos específicos do marco regulatório da Lei Federal 12.305/​2010 e Decreto Federal 7.4040/​2010, relativos à logística reversa, um dos principais instrumentos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, relacionada à responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos listados no artigo 33 da referida lei, buscando-se sejam os mesmos reutilizáveis e recicláveis, como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Colares, Gustavo Stolzenberg, Luciara Bilhalva Corrêa, Juliana Carriconde Hernandes, Érico Kunde Corrêa y Vanessa Sacramento Cerqueira. "Avaliação do programa de coleta seletiva de resíduos sólidos de Pelotas - RS". Revista Monografias Ambientais 15, n.º 1 (15 de enero de 2016): 141. http://dx.doi.org/10.5902/2236130819734.

Texto completo
Resumen
No Brasil, o crescimento urbano desordenado associado ao estilo de vida consumista da sociedade moderna tornou um desafio para os gestores públicos que visam a sustentabilidade econômica, ambiental e social do gerenciamento de seus resíduos sólidos. Nesse contexto, o município de Pelotas tem buscado alternativas a fim de melhorar a eficiência de sua gestão integrada de resíduos sólidos, na qual a coleta seletiva se apresenta como um importante instrumento para a reciclagem e a destinação correta. Esse estudo teve como objetivo identificar fragilidades e potencialidades presentes no programa de coleta seletiva do município, visando a proposição de ferramentas técnicas quando possível. A metodologia aplicada foi: estudos da literatura e modelos de coleta seletiva, somados a entrevistas com os técnicos e o engenheiro responsáveis pelo programa no município e documentos oficiais. As principais fragilidades identificadas foram em relação à educação ambiental e sensibilização da população, resultando na segregação inadequada, ausência de dispositivos para o acondicionamento dos resíduos a serem coletados, veículos coletores inadequados para a função entre outras. Em relação aos aspectos positivos, foram identificados o Programa Adote uma Escola, o Núcleo de Educação Ambiental em Saneamento, subsídios da prefeitura às cooperativas de catadores, etc. Posteriormente, proposições técnicas foram realizadas referentes às fragilidades encontradas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Ferreira, Denise Helena Lombardo y Paula Venticinque Mendes. "UMA APLICAÇÃO DA PESQUISA OPERACIONAL EM ATERROS SANITÁRIOS". Engevista 19, n.º 3 (27 de julio de 2017): 667. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i3.886.

Texto completo
Resumen
Os resíduos sólidos gerados por centros urbanos devem ser acomodados corretamente de forma a atender questões ambientais, operacionais e econômicas. Um dos problemas é determinar o local que servirá como aterro sanitário levando em conta o impacto ambiental, a logística de transporte e o custo envolvido. Este artigo tem como objetivo aplicar a Pesquisa Operacional na avaliação dos melhores locais para os aterros sanitários e dos melhores fluxos de resíduos entre algumas cidades do Estado de São Paulo. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental é a responsável por avaliar uma unidade receptora deste Estado quanto a sua qualidade e sua eficiência ao analisar seu respectivo IQR (Índice de Qualidade de Aterro de Resíduos), que classifica as condições de um município como inadequadas, controladas ou adequadas. A partir dos resultados encontrados, conclui-se que, caso a conscientização e a educação ambiental fossem plenas, as opções de localização de unidades receptoras seriam restringidas àquelas cujos IQRs são melhores e que, portanto, apresentam condições adequadas para acomodar os resíduos. Entretanto, isso pode acarretar maior custo, pois nem todos os municípios têm tais condições para acomodar seu próprio resíduo, sendo necessário transportá-lo para outros locai
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Fonseca, Wagner Cleyton y Carlos Eduardo Junqueira de Azevedo Tibiriçá. "Avaliação da influência da estação de tratamento de efluente de Catanduva (SP) na qualidade da água do rio São Domingos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, n.º 1 (febrero de 2021): 181–91. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220180157.

Texto completo
Resumen
RESUMO O efluente sanitário bruto é um dos responsáveis pela poluição de rios urbanos, e a instalação de estações de tratamento de efluentes (ETE) exige uma avaliação comparativa do comportamento desses rios antes e depois da ETE. Este trabalho objetivou avaliar a qualidade da água do rio São Domingos (RSD) após o início da operação da ETE Catanduva (SP), cujas eficiências médias de remoção foram: demanda bioquímica de oxigênio (93,71%), nitrogênio amoniacal (73,12%), fósforo total (25,70%), turbidez (85,16%) e ST (31,75%). Foram utilizados 768 dados coletados pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo a montante e a jusante de Catanduva (SP). Obras de dragagem realizadas durante o período avaliado foram responsáveis por um significativo decréscimo temporário na qualidade da água do RSD em Catanduva. Após dois anos do início da operação da ETE, houve significativa melhoria na qualidade do RSD, com redução das concentrações médias de DBO (de 20,97 para 5,73 mg.L−1), nitrogênio amoniacal (de 3,84 para 0,99 mg.L−1) e Escherichia coli (de 105 para 104 UFC.100 mL−1) e aumento da concentração de oxigênio dissolvido (de 0,90 para 3,12 mg.L−1). A análise de componentes principais indicou que a qualidade do rio a jusante de Catanduva está-se aproximando da boa qualidade verificada a montante da cidade. Esses dados sugerem que o RSD pode futuramente ser classificado como Classe 3 (Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente — CONAMA n° 357/05) e até ser utilizado para abastecimento humano, reduzindo a elevada demanda de água subterrânea na região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Souza, Robison Costa, Mariangela Soares Azevedo y Eloiza Della Justina. "Monitoramento Ambiental do Dióxido de Nitrogênio (NO2) na Área Urbana de Porto Velho – RO utilizando Amostradores Passivos". GEOGRAFIA (Londrina) 30, n.º 1 (30 de diciembre de 2020): 387. http://dx.doi.org/10.5433/2447-1747.2021v30n1p387.

Texto completo
Resumen
O custo de realização é um dos aspectos que interferem na quantidade de pesquisas sobre a qualidade do ar no Estado de Rondônia. Em Porto Velho, essa estatística negativa se mantém, o que dificulta o acesso dos interessados aos índices de gases nocivos. Partindo desse pressuposto, esse trabalho teve como objetivo realizar o monitoramento ambiental da qualidade do ar em Porto Velho, utilizando, para isso, a metodologia dos Amostradores Passivos, a fim de mensurar os níveis de dióxido de nitrogênio. As principais fontes do NO2 são da queima de biomassa e de veículos, o gás é responsável por problemas respiratórios e alergias. Na pesquisa foram selecionados cinco pontos e os resultados comparados à legislação ambiental brasileira. Nos resultados, os pontos 1,2,3,4 e 5 obtiveram médias de 6,82 µg/m³; 7,21µg/m³; 10,77µg/m³; 8,79µg/m³; 9,82µg/m³, respectivamente, demonstrando que os níveis durante a pesquisa estiveram dentro dos padrões ambientais de 100µg/m³. Nos resultados, demonstrou-se a eficiência da metodologia, comparando-a com testes realizados por equipamentos ativos. Foi possível concluir que os amostradores passivos são uma alternativa acessível tanto para detectar diversos gases quanto para monitorar a qualidade do ar nas cidades do Estado de Rondônia e de todo Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Pereira, Marina Morhy, Gabriel Villas Boas de Amorim Lima, Diêgo Lima Crispim y Lindemberg Lima Fernandes. "Análise de sustentabilidade no município de Parauapebas – Amazônia, Pará, Brasil". Research, Society and Development 9, n.º 3 (1 de enero de 2020): e53932343. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i3.2343.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem por finalidade analisar o grau de Desenvolvimento Sustentável do município de Parauapebas, localizado no estado do Pará em uma região de grande importância de exploração mineral na Amazônia. Nesse contexto, análises de sustentabilidade urbana são de difícil execução, dificultando a implantação de políticas públicas orientadas ao desenvolvimento sustentável no município. Diante dessa problemática, elaborou-se uma análise de caráter quantitativo por meio do cálculo do Índice de Desenvolvimento Sustentável Municipal (IDSM) das três dimensões que compõe o tripé da Sustentabilidade: Social, Econômica e Ambiental. Para isso, utilizou-se uma metodologia de cálculo comparativo envolvendo variáveis coletadas em bases oficiais que representam os cenários em níveis municipal e estadual, possibilitando um confronto de realidades regionais com a cidade estudada. Os resultados evidenciaram um valor de IDSM médio de 0,71, medida classificada como aceitável. Por fim, analisou-se a eficiência da metodologia utilizada em relação ao demonstrativo real do cenário social, econômico e ambiental encontrado no município que possui uma das maiores riquezas minerais da América Latina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Oliveira, Woslley Sidney Nogueira de, Caio Franklin Vieira de Figueiredo, Aliane Cristiane de Sousa Formiga, Francisco Fabrício Damião de Oliveira, Glaucio de Meneses Sousa, Saul Ramos de Oliveira, Rodolpho Luiz Barros de Medeiros y Romario Oliveira de Andrade. "Avaliação do desempenho de filtros no tratamento de águas cinza do Sertão Paraibano". Research, Society and Development 9, n.º 10 (20 de septiembre de 2020): e1059108311. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i10.8311.

Texto completo
Resumen
A escassez de água nos grandes centros urbanos, onde a demanda cada vez maior tende a suplantar a oferta, vem sendo motivo de alerta. Uma alternativa para economia do insumo é o seu reuso que vem sendo estimulado principalmente devido à lei de recursos hídricos. O objetivo com este trabalho é avaliar o desempenho de filtros no tratamento de águas cinza. Foi realizado estudo na Universidade Federal da Paraíba com o tratamento de água cinza que foi analisada através de filtros de brita e areia de diferentes granulometrias. Foram realizadas análises dos parâmetros físicos, químicos e microbiológicos para as amostras de águas cinza in natura e dos efluentes dos três filtros. Pode-se observar uma eficiência na remoção de aproximadamente 30 a 98% de turbidez e 30 a 95% de cor. Os resultados obtidos nas análises foram comparados com os estabelecidos na resolução Conselho Nacional do Meio-Ambiente (CONAMA) 357/2005 complementada e alterada pela resolução 430/2011, para padrões de lançamento de efluentes em corpos receptores. Constatou- se que os valores de pH, temperatura, materiais sedimentáveis e nutrientes apresentaram níveis aceitáveis para o descarte. A eliminação de coliformes pode ser obtida através da desinfecção. Conclui-se que o sistema de filtros pode ser aplicado tanto para o tratamento de águas cinza para disposição em corpos receptores como para o reúso na irrigação de certas culturas, sem agredir o meio ambiente e a saúde das pessoas, plantas e animais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía