Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Efluentes - Tratamento - Floculação.

Artículos de revistas sobre el tema "Efluentes - Tratamento - Floculação"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 41 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Efluentes - Tratamento - Floculação".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Bender, Ana Flávia, Jeanette Beber de Souza y Carlos Magno de Sousa Vidal. "Tecnologias avançadas de tratamento visando à remoção de cor e fenol de efluente de indústria de celulose e papel". Ciência Florestal 29, n.º 2 (30 de junio de 2019): 571. http://dx.doi.org/10.5902/1980509832503.

Texto completo
Resumen
Na produção de celulose e de papel são utilizados elevados volumes de água, madeira e ampla variedade de produtos químicos, gerando efluentes com características diversas em termos quantitativos e qualitativos, a depender do processo produtivo empregado. Trata-se de um efluente parcialmente biodegradável, entretanto, parte considerável dos componentes presentes nesses efluentes são dificilmente removidos em processos biológicos convencionais de tratamento de águas residuárias. Assim, estudar formas de melhoria da qualidade final desses efluentes, a partir de tecnologias mais avançadas de tratamento, vai de encontro à inovação tão almejada por esse setor altamente competitivo e globalizado, que é o mercado da celulose e papel. O presente artigo teve como enfoque a remoção de cor e fenol a partir do emprego da coagulação/floculação/sedimentação empregando tanino vegetal como agente coagulante, em detrimento ao uso de coagulantes sintéticos convencionais e filtração em carvão ativado granular (CAG). Os principais resultados obtidos foram remoções de: 89% da cor e 60% do fenol no tratamento por coagulação, floculação e sedimentação; 45% da cor e 47% do fenol no tratamento por filtração em carvão ativado e 99% da cor e acima de 93% de fenol ao tratar o efluente por ciclo completo (coagulação, floculação, sedimentação seguido de filtração). Com esse último tratamento foi possível obter efluente final com elevada qualidade e atender à legislação ambiental sob diversos aspectos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lucyk, Natália, Eliane Hermes, Samaila Pujarra, Rafaela Pachega da Silva, Renato José Simioni y Dilcemara Cristina Zenatti. "USO DE COAGULANTES NATURAIS NO TRATAMENTO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE ABATEDOURO DE AVES". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 4 (16 de diciembre de 2015): 576. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v4e02015576-587.

Texto completo
Resumen
Os abatedouros de aves caracterizam-se pelo elevado consumo de água, proveniente do abate e desinfecção das instalações e equipamentos, promovendo alta geração de efluentes com elevada carga orgânica. O uso de coagulantes naturais no tratamento primário destes efluentes apresenta vantagens em relação à biodegradabilidade, baixa toxicidade e baixo índice de produção de lodo. O presente trabalho teve por objetivo avaliar a eficiência de remoção de cor e turbidez no tratamento de coagulação/floculação de efluente proveniente de um abatedouro de aves da região Oeste do Paraná. Foram aplicados quatro coagulantes diferentes, estes utilizados em duas concentrações, sendo o tempo do processo de 2 minutos para coagulação, 20 minutos para floculação e 40 minutos para sedimentação. Os tratamentos que utilizaram Tanino SG e SL, na concentração de 100 mg L-1, apresentaram melhores resultados na remoção de cor e turbidez, com 84,67% e 81,00% de remoção de cor, respectivamente e 94,33% e 92,33% de remoção de turbidez, respectivamente. O uso de coagulantes naturais é uma alternativa viável ao tratamento de efluentes, evitando o uso de coagulantes químicos que geram maior quantidade de lodo contendo poluentes que necessitam de tratamento adequado prévio a sua destinação final.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Azevedo, Paulo Gabriel Ferreira de, Débora Carvalho da Silva Oliveira y Luiz Antonio Pimentel Cavalcanti. "Processos físicos e químicos para o tratamento de efluentes: uma revisão integrativa". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, n.º 17 (2020): 1667–78. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071740.

Texto completo
Resumen
O aumento da produção industrial, provocado pelo crescimento da população mundial, tem gerado uma maior carga de poluentes, dentre eles, os efluentes, comprometendo recursos hídricos. A fim de mitigar os impactos ao meio ambiente, métodos de tratamentos de efluentes têm sido amplamente estudados, sendo os físicos (adsorção, coagulação/floculação) e os químicos (processos oxidativos) os principais. O presente trabalho traz uma revisão integrativa e principais resultados encontrados na literatura especializada para esses métodos, no tratamento de diversos tipos de efluentes. Diante disso, esse trabalho poderá servir de base para fundamentação teórica para pesquisas sobre tratamentos de efluentes, uma vez que foram reunidos e discutidos conceitos e resultados acerca destes tratamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Martins, Luísa Roberto, Márcia Teresinha Veit, Soraya Moreno Palácio, Gilberto Da Cunha Gonçalves y Jordana Dorca dos Santos. "ASSOCIAÇÃO ENTRE COAGULANTES E COPOLÍMERO PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE PROVENIENTE DO PROCESSAMENTO ARTESANAL DE PELE DE PEIXE". Revista Eletrônica Perspectivas da Ciência e Tecnologia - ISSN: 1984-5693 10 (6 de agosto de 2018): 1. http://dx.doi.org/10.22407/1984-5693.2018.v10.p.1-14.

Texto completo
Resumen
O processo de curtimento de pele de peixes possibilita, a partir do reaproveitamento desse resíduo da indústria de pescado, o desenvolvimento de novos produtos. Contudo, a transformação da pele em couro gera efluentes que necessitam de tratamento para seu descarte. Neste trabalho foi avaliada a eficiência de remoção de cor e turbidez deste tipo de efluente aplicando coagulante natural e inorgânico individualmente e, também, em associação com copolímero de acrilamida. Ensaios de coagulação/floculação/sedimentação (C/F/S) apresentaram como melhor condição experimental 10 minutos de sedimentação. A combinação da concentração de coagulante, com diferentes quantidades de copolímero, resultou em maiores remoções de cor e turbidez do que se utilizado apenas o coagulante (200 mg L-1), demonstrando a influência da adição deste auxiliar de floculação na amostra de efluente. Estes resultados motivam maiores estudos em relação à dosagem de coagulante na C/F/S, de modo a promover melhorias no desempenho do tratamento primário deste tipo de efluente quanto a remoção dos parâmetros de qualidade. Portanto, um apropriado tratamento de efluentes permitirá a convivência ecologicamente sustentável desta atividade artesanal e promoverá benefícios como agregação de valor a um resíduo industrial e geração de renda com o desenvolvimento de novos produtos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Bombardelli, Deisi Baudini y Marcelo Hemkemeier. "PÓS-TRATAMENTO FÍSICO QUÍMICO DE EFLUENTE DE UMA RETÍFICA DE MOTORES DO SUL DO BRASIL". Revista CIATEC-UPF 7, n.º 2 (26 de enero de 2016): 52. http://dx.doi.org/10.5335/ciatec.v7i2.4353.

Texto completo
Resumen
No processamento industrial de retificação de motores são gerados resíduos poluentes causadores de impactos ambientais negativos. No entanto, a questão mais relevante no processo de retífica é a geração de efluentes. O uso de processos físico-químicos mostra-se como uma alternativa atual para o tratamento das águas residuárias geradas, mas ainda pouco pesquisado a nível mundial. O presente trabalho apresenta uma proposta de avaliação da eficiência do processo físico-químico como pós-tratamento de efluentes de retífica de motores, baseado em processos de coagulação e floculação, através da caracterização do efluente bruto e análises dos efluentes tratados. Além disso, realizou-se a seleção do melhor coagulante/floculante, verificando qual dos reagentes apresenta melhor custo-benefício para o tratamento deste tipo de efluente. O experimento testou três tipos de coagulante/floculante, os quais tiveram como variáveis de resposta, Demanda Química de Oxigênio (DQO), Fósforo (P), Turbidez, pH, Temperatura e Óleos e Graxas (O&G). O coagulante que apresentou melhor resultado, considerando os aspectos qualitativos, quantitativos e econômicos foi o Coagulante orgânico, sendo o reagente que demonstra melhor custo-benefício para o tratamento físico-químico de efluentes da retificação de motores automotivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Costa, Orlene S., Neemias C. Fernandes, Sérgio B. Oliveira, Alessandro R. Sousa y Eduardo Q. Siqueira. "Proposta de Tratamento para Remoção de Cor da Água Residuária de Indústria Farmacêutica de Cápsulas Coloridas de Gelatina". Revista Processos Químicos 3, n.º 5 (2 de enero de 2009): 31–43. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v3i5.85.

Texto completo
Resumen
Efluentes de indústrias farmacêuticas de cápsulas coloridas de gelatina apresentam cor, turbidez e carga orgânica elevadas, devendo ser tratadas conforme legislação ambiental antes de dispostas no ambiente. A remoção de cor desse efluente foi testada em jar test. Os resultados mostraram-se promissores para processo oxidativo avançado aliado à coagulação, floculação e flotação com eficiência de aproximadamente 87,5 %. A avaliação de desempenho da estação de tratamento de efluente permitiu: identificar os azo-corantes como substâncias causadoras da cor elevada que tornam o efluente resistente ao tratamento biológico convencional; e definir nova sequência de reatores para melhoramento do desempenho da ETE avaliada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Castro, Anelise Passerine de, Fábio Yamashita y Sandra Márcia Cesário Pereira da Silva. "Adição de polieletrólito ao processo de floculação no pós-tratamento de lixiviado por coagulação-floculação-sedimentação". Engenharia Sanitaria e Ambiental 17, n.º 1 (marzo de 2012): 25–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522012000100006.

Texto completo
Resumen
A adição de polieletrólito ao processo de floculação no tratamento físico-químico por coagulação-floculação-sedimentação de efluentes tem sido uma alternativa para a obtenção de clarificados de boa qualidade em menor tempo devido ao aumento da velocidade de sedimentação. Deste modo, este artigo, objetivou determinar as inter-relações entre as variáveis pH, gradiente de floculação, dosagem de ferro e tipo de polieletrólito e avaliar o efeito desta adição na remoção de cor, DQO e turbidez no pós-tratamento do lixiviado submetido a tratamento biolõgico. Através do uso da técnica de planejamento e analisando-se os resultados obtidos, pôde-se verificar que o polímero de carga catiônica apresentou-se como o mais eficiente, obtendo remoções de até 97,70% para cor verdadeira, 81,52% para DQO e 92,18% para turbidez.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Bordonalli, Angela Cristina Orsi y Carlos Gomes da Nave Mendes. "Reúso de água em indústria de reciclagem de plástico tipo PEAD". Engenharia Sanitaria e Ambiental 14, n.º 2 (junio de 2009): 235–44. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522009000200011.

Texto completo
Resumen
A discussão acerca da viabilidade técnica, econômica e ambiental do reúso da água em processos industriais tem sido uma preocupação constante. Neste trabalho propõe-se uma alternativa simplificada para o tratamento de efluentes com vistas ao seu reúso em uma indústria de reciclagem de plásticos. A água, no presente caso, é componente fundamental para o processo, já que participa como elemento de remoção de detritos e impurezas que contaminam a matriz da matéria-prima utilizada, proveniente, principalmente, de aterros sanitários e lixões. As embalagens plásticas recicladas pela indústria em questão são, em sua grande maioria, de uso doméstico e, em menor escala, frascos contaminados com óleos lubrificantes. Os resultados demonstraram a viabilidade do tratamento através de processo físico-químico por coagulação, floculação, decantação e filtração em manta geotêxtil, com o uso do hidroxicloreto de alumínio (PAC) como coagulante, soda cáustica (50%) como alcalinizante e polieletrólito como auxiliar de floculação e desidratação do lodo, bem como a exequibilidade do reúso dos efluentes em circuito fechado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Volpato, Samira Becker, Antuni Crescencio, Carlyle Torres Bezerra de Menezes y Andre Escobar. "Tratamento de efluentes ácidos para a remoção do manganês e de metais pesados associados aos efluentes da mineração de carvão por meio dos processos de floculação e flotação por ar dissolvido". Revista Brasileira de Ciências Ambientais (Online) 55, n.º 4 (2020): 536–51. http://dx.doi.org/10.5327/z2176-947820200632.

Texto completo
Resumen
Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de avaliar os processos de tratamento de efluentes provenientes da mineração de carvão mineral, bem como sua eficiência na remoção de manganês e de outros metais pesados. Os procedimentos consistiram na aplicação dos métodos de tratamento de efluentes de mineração por meio do processo de neutralização, seguido de floculação e sedimentação (NFS) e flotação por ar dissolvido (FAD) em escala de bancada. O ensaio via NFS apresentou eficiência de 99,58% na remoçãodo manganês dissolvido no efluente, com a elevação de pH até 9,95. Para os ensaios por FAD, a eficiência média da remoção de manganês foi de 97,12% e o pH 9,4. Para os outros metais, a NFS apresentou remoção de 99,79% para o alumínio total, 99,32% para o zinco e 97,79% para o ferro solúvel, enquanto a FAD apresentou remoção média de 96,33% para o alumínio total, 97,02% para o zinco e 97,26% para o ferro solúvel. Todos os ensaios se enquadraram nos limites estabelecidos pela legislação ambiental no que diz respeito à concentração em metais tóxicos. Isso comprova que o processo de tratamento do efluente proveniente de uma empresa carbonífera em estudo apresentou eficiência para a remoção dos metais analisados, sobretudo ferro, zinco e manganês. Resta a necessidade de ajustes em futuros trabalhos de pesquisa a adequação do manganês a valores de pH abaixo de 9. Constatou‑se ainda que, além da NFS, a técnica de tratamento por FAD constitui uma alternativa para o tratamento de efluentes ácidos de mina, corroborando trabalhos anteriores e justificando a possível reintrodução futura nos sistemas de tratamento da drenagem ácida de mina na região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lima, Bruna Caroline de, Gigliolla Caroline Biason Pinguelo, Laís Gimenes Vernasqui, Nelson Consolin Filho, Marcilene Ferrari Barriquello Consolin, Patrícia Valderrama y Flávia Vieira da Silva Medeiros. "Aplicação do extrato de Abelmoschus esculentus (L.) Moench como floculante para a remoção de cor no tratamento de águas com corante têxtil". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, n.º 4 (30 de abril de 2020): 424–31. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.004.0035.

Texto completo
Resumen
A indústria têxtil consome muita água em seus processos e gera efluentes que podem contaminar os corpos hídricos e afetar a vida aquática. A coagulação e a floculação são técnicas utilizadas no tratamento destes efluentes, e o quiabo pode ser utilizado como auxiliar de floculação. Assim, a partir de planejamento fatorial 23 buscou-se determinar as melhores concentrações, considerando a remoção de cor e geração de lodo como parâmetros. A partir de análise multivariada verificou-se que os melhores resultados de remoção de cor e formação de lodo foram alcançados com níveis inferiores, tanto de corante, quanto de coagulante. Além disso, foi possível concluir que a concentração de quiabo não foi significativa, indicando que é indiferente manter sua concentração no nível inferior ou superior, já que ambas as concentrações contribuem da mesma forma no processo de remoção de cor e formação de lodo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Dias de Melo, Elisa y Ann Honor Mounteer. "AVALIAÇÃO DA TRATABILIDADE DE EFLUENTES DE INDÚSTRIAS DE COSMÉTICOS CAPILARES POR PROCESSOS BIOLÓGICOS AERÓBIOS". Revista Augustus 24, n.º 49 (17 de diciembre de 2019): 155–78. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p155.

Texto completo
Resumen
A tratabilidade por processos biológicos de efluentes brutos provenientes de duas indústrias de cosméticos capilares de pequeno porte (Ind.A e Ind.B) e após pré-tratamentos físico-químicos em escala de bancada foi investigada por meio de testes de biodegradabilidade aeróbia, baseados na redução de carbono orgânico dissolvido. Também foram realizados testes de biodegradabilidade para misturas dos efluentes brutos industriais com efluentes sanitários, simulando tratamento conjunto. Todos os testes de biodegradabilidade aeróbia realizados indicaram a possibilidade do tratamento biológico para as amostras avaliadas, com redução superior a 70 % de carbono orgânico dissolvido. A redução de matéria orgânica pela adsorção ao lodo biológico pareceu ser menos relevante que pela volatilização, oxidação química e, ou sublação das amostras testadas. Em relação à toxicidade frente ao organismo-teste Daphnia similis, foi observada tanto a destoxificação de amostras quanto a manutenção das condições iniciais (tóxicas ou não-tóxicas) após os ensaios. Resultados similares foram obtidos para análises de taxa de consumo de oxigênio do lodo. Portanto, compostos dos efluentes ou subprodutos da degradação dos mesmos podem ter influenciado microrganismos do lodo e o microcrustáceo de formas distintas. De forma geral, pré-tratamentos das amostras por processos físico-químicos de coagulação/floculação e filtração por membranas não contribuíram para aumentar a biodegradabilidade das amostras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Kengerski, Ana Letícia, Ana Cé, Mirelly Manica, Carlos Raphael Pedroso y Carlos Magno de Sousa Vidal. "Flotação por ar dissolvido no pós-tratamento de efluentes de reatores anaeróbios utilizando cloreto férrico e tanino vegetal". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, n.º 15 (2020): 257–67. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071519.

Texto completo
Resumen
Os reatores anaeróbios de fluxo ascendente e manda de lodo (UASB) mostram-se como tendência no Brasil uma vez que apresentam diversas vantagens em relação aos sistemas aeróbios convencionais. Entretanto, eles possuem limitações no que diz respeito à remoção de alguns poluentes. Desta forma, o pós-tratamento desse efluente por coagulação, floculação e flotação por ar dissolvido (FAD), visando à remoção desses poluentes, tem-se mostrado uma eficiente alternativa. O presente trabalho avaliou inicialmente as condições operacionais do tempo de floculação de 15 min e velocidades de flotação de 5, 10 e 15 cm.min-1, com taxa de recirculação de 15%, com dois coagulantes distintos, variando as concentrações de 30 a 100 mg.L-1 para cloreto férrico e de 10 a 50 mg.L-1 para tanino. Após a etapa de otimização, realizou-se novamente os ensaios de coagulação/floculação e FAD com as dosagens otimizadas de 60 e 100 mg.L-1 para cloreto férrico e 30 e 35 mg.L-1 para tanino. Utilizando-se 35 mg.L-1 de tanino acquapol S5T com tempo de floculação de 15 min e velocidade de flotação de 10 cm.min-1, foram obtidos resultados satisfatórios na remoção de turbidez, cor aparente, DQO e nitrato, alcançando eficiências de remoção de 98,0%, 97,6%, 66,2% e 88,0%, respectivamente. O coagulante tanino não apresentou eficiência na remoção de fósforo. Entretanto, o coagulante cloreto férrico hexahidratado nas concentrações de 60 e 100 mg.L-1 permitiu 100% de remoção do fósforo, no entanto apresentou baixa eficiência de remoção de matéria orgânica (22,6% e 14,1%).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Da Silva Alvim, Charles y Rosângela Francisca De Paula Vitor Marques. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE POLUENTES DE INDÚSTRIA DE LATICÍNIO POR MEIO DE JARTEST". Revista Augustus 24, n.º 49 (17 de diciembre de 2019): 209–23. http://dx.doi.org/10.15202/1981896.2019v24n49p209.

Texto completo
Resumen
A indústria de laticínios tem como principal aspecto ambiental a geração de efluentes líquidos industriais originários do processo de processamento do leite. O volume de efluente gerado pela indústria de laticínio varia entre 1 a 10 litros para cada 1.000 litros de leite e possui alto potencial poluidor ao ambiente. Objetivou-se neste trabalho avaliar a eficiência de remoção de poluentes pelo tratamento físico –químico, por meio de teste de jarros (jartest) em uma indústria de laticínio de grande porte. Para tanto, realizou-se o teste de jarros compacto analógico de três provas graduado com capacidade de 1.000 mL cada com controle de velocidade do rotor até 250 rpm. Para os ensaios foi utilizado o Policloreto de Alumínio (PAC) com composição e teor (Al203) entre 18 a 24%, nas concentrações de 0,5, 1,0, e 1,5 ml e para a floculação foi utilizado polímero aniônico na concentração de 2, 5 e 8 ml. Para a correção do pH foi utilizada cal virgem. Repetiu-se a analise após a obtenção das melhores concentrações de PAC e polímero aniônico. Posteriormente foi realizado análise no efluente bruto e tratado das seguintes variáveis: pH, temperatura, DQO, sólidos suspensos, sólidos sedimentáveis, óleos e graxas e turbidez e comparou-se com legislação DN/COPAM CERH 01/2008. Pelo teste de jarros observou-se eficiência do tratamento de efluentes de laticínios pelo método físico-químico quanto ao atendimento à legislação. Ressalta-se que para uma melhor verificação seria necessário a implantação de um sistema de tratamento físico químico e o monitoramento do efluente em escala real.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Vaz, Luiz Gustavo de Lima, Márcia Regina Fagundes Klen, Márcia Teresinha Veit, Edson Antonio da Silva, Tatiany Aparecida Barbiero y Rosângela Bergamasco. "Avaliação da eficiência de diferentes agentes coagulantes na remoção de cor e turbidez em efluente de galvanoplastia". Eclética Química 35, n.º 4 (2010): 45–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-46702010000400006.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho avaliou-se a eficiência de diferentes agentes coagulantes no processo de coagulação/floculação no tratamento de efluente de uma indústria de galvanoplastia. Foram avaliados coagulantes do tipo inorgânico (cloreto férrico e sulfato de alumínio) e orgânico (quitosana e sementes de moringa, Tanfloc SG e Acquapol C1). Os parâmetros avaliados foram cor e turbidez. Os testes foram realizados em Jar-Test, utilizando uma velocidade de 120 rpm e um tempo de 1,5 min para a mistura rápida e 20 rpm e 15 min para a mistura lenta. O agente coagulante quitosana apresentou-se como mais promissor para a remoção de cor e turbidez em efluentes de galvanoplastia, removendo 97,76% de cor e 98,06% de turbidez, para a concentração de 7 ppm e tempo de sedimentação de 20 min.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Corso, Andressa, Gabriel Taccolini Papp y Juliana Bortoli Rodrigues Mees. "Pós-tratamento físico-químico por flotação fad em efluentes de laticínios". Tecno-Lógica 23, n.º 2 (5 de julio de 2019): 77–86. http://dx.doi.org/10.17058/tecnolog.v23i2.12280.

Texto completo
Resumen
A agroindústria de laticínios constitui um setor com uma geração de efluente de alto potencial poluidor, que sem o tratamento adequado acaba se tornando um problema ambiental. Buscando solucionar os efeitos do tratamento inadequado destes efluentes, complementar ao tratamento convencional, em alguns casos é realizada a aplicação de um pós-tratamento visando uma melhor qualidade do efluente final. Uma das formas utilizadas é a flotação precedida de coagulação/floculação, que através de agentes coagulantes e floculantes permitem à aglomeração de partículas possibilitando a flotação. Essas substâncias utilizadas são produtos químicos normalmente à base de alumínio ou ferro, acarretando na geração de lodos com altas concentrações de íons metálicos, dificultando e encarecendo a destinação do lodo. Tendo em vista os problemas citados, vêm sendo estudados e utilizados coagulantes e floculantes com base orgânica, uma vez que estes geram lodos biodegradáveis. Assim, este trabalho teve por objetivo comparar a eficiência entre dois coagulantes, sendo um inorgânico (Klaraid IC 1176L) e o outro orgânico (Novfloc 1540), associados ao processo de flotação e sedimentação em escala de bancada, no tratamento de efluente de uma agroindústria de laticínio. Para a realização deste trabalho, foi aplicada a metodologia de planejamento experimental e otimização de processos, utilizando como variáveis independentes a concentração de coagulantes e floculantes, tendo como variável resposta à remoção de turbidez. Como primeiro passo foi feito o planejamento inicial fatorial 22 de sedimentação e flotação visando ajustar as faixas de aplicação, seguindo para um delineamento composto central rotacional visando à otimização dos processos da sedimentação e flotação. Com a utilização do coagulante de base inorgânica (Klaraid) seguido pelo floculante, obteve-se uma remoção de turbidez de até 78,93% para o processo de sedimentação, já para o processo de flotação os melhores resultados apontaram uma remoção de turbidez de 74,92%. Com o uso do coagulante de base orgânica (Novfloc) combinado ao uso do floculante, a eficiência de remoção de turbidez para sedimentação chegou até 78,09%, já na flotação o resultado foi até 72,11% de remoção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Vieira, Ricardo Mancilio, Diego Hoefling Souza, Júlia Nercolini Göde, Bruno Dalledone Bittar, Viviane Trevisan y Everton Skoronski. "Avaliação do desempenho operacional de uma estação de tratamento de lixiviado de aterro sanitário". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 11, n.º 1 (6 de enero de 2020): 131–45. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2020.001.0013.

Texto completo
Resumen
Neste estudo foi realizada a avaliação do desempenho da estação de tratamento de lixiviados do aterro sanitário do município de Lages-SC. O sistema de tratamento é composto por uma lagoa anaeróbia, seguida de duas lagoas facultativas, duas lagoas aeradas, tratamento físico-químico baseado em coagulação e floculação, duas lagoas de decantação, desinfecção e posterior descarte no corpo receptor. Foram realizadas 10 coletas de efluente, em 9 pontos de amostragem distintos. Para cada amostra foi determinada a concentração de cloretos, cloro residual livre, coliformes fecais, cor, demanda bioquímica de oxigênio, ferro total, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, pH, sólidos dissolvidos totais, sólidos fixos totais, sólidos sedimentáveis totais, sólidos suspensos totais, sólidos totais, sólidos voláteis totais, sulfeto e turbidez. Para os parâmetros citados pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente nº 430/2011 e pela Lei do Estado de Santa Catarina nº 14.675/2009, os resultados obtidos foram comparados com os limites estabelecidos. Com exceção do nitrogênio amoniacal, todos os parâmetros apresentaram-se em conformidade com o exigido pelas legislações supracitadas. A execução deste trabalho pode auxiliar na identificação de oportunidades de melhorias e alternativas para a operação da estação de tratamento de efluentes de aterros sanitários em outros municípios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Sousa, José Sérgio de, Erivane Oliveira da Silva, Pedro Thiago Barbosa de Oliveira, Diego Isaias Dias Marques, Max Rocha Quirino y Guilherme Leocárdio Lucena. "Sementes de moringa como coagulante natural no tratamento de água residuária proveniente do abate de rã-touro (Lithobates catesbeianus)". Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 4 (31 de agosto de 2020): 01. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v4i0.1487.

Texto completo
Resumen
<p>O crescente consumo de água potável tem resultado em uma grande quantidade de efluentes gerados e lançados de forma inadequada ao meio ambiente. Diante disto, este trabalho teve como objetivo investigar a eficiência do coagulante natural Moringa no tratamento de coagulação, floculação e sedimentação do efluente líquido proveniente do abate de rã-touro. Avaliou-se a potencialidade do coagulante (na forma mássica e como extrato) por meio de testes de jarros variando a concentração do coagulante. Foram avaliados os parâmetros: cor aparente, turbidez, pH, condutividade elétrica, sólidos totais dissolvidos, oxigênio consumido e avaliação microbiológica. Os resultados dos ensaios mostraram que a utilização do extrato de moringa na concentração de 0.125 g L<sup>-1</sup> foi favorável no tratamento da água residuária proveniente do abate de rãs, proporcionando uma remoção de 96% da cor aparente e 91% da turbidez. Verificou-se que o extrato de Moringa reduziu em 47.5% o teor de oxigênio consumido e em 89% os coliformes termotolerantes (<em>Escherichia coli</em>). Estes resultados apontam que a utilização das sementes de Moringa possui elevado potencial como coagulante no tratamento de águas residuárias, podendo servir como um substituinte de coagulantes químicos sintéticos.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Efluente, extrato, coliformes.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Kunz, Airton, Ricardo L. R. Steinmetz y Marcelo Bortoli. "Separação sólido-líquido em efluentes da suinocultura". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, n.º 11 (noviembre de 2010): 1220–25. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010001100012.

Texto completo
Resumen
A produção de suínos vem aumentando muito no Brasil e a contribuição da suinocultura industrial, que se baseia nos Sistemas de Produção de Animais Confinados (SPACs), tem sido cada vez mais representativa. Na região Oeste de Santa Catarina o crescente aumento da densidade de animais está associado a um passivo ambiental de grandes proporções, principalmente em virtude dos efluentes da produção dos suínos possuírem uma matriz com altas concentrações de matéria orgânica e nutrientes. São inúmeras as alternativas de processos através dos quais se pode realizar o tratamento dos dejetos de suínos: físicos, físico-químicos e biológicos; esses processos podem ser empregados de forma conjunta e sequencial. Neste trabalho se estudou um processo de separação sólido-líquido, baseado no uso de um extrato natural de taninos para a coagulação e floculação de dejeto de suínos com posterior separação gravimétrica em flotodecantador. Realizou-se a comparação da eficiência de remoção de sólidos e de nutrientes em períodos distintos, antes e após as otimizações. As modificações realizadas aumentaram a eficiência do sistema atingindo índices de 46 a 56% de redução da Demanda Química de Oxigênio (DQO), melhor compactação do lodo e diminuição no arraste de sólidos sedimentáveis do flotodencantador.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Nascimento, Izabela Gouveia y Fabio de Melo Resende. "Estudo comparativo do uso de coagulante à base de sementes de Moringa oleifera Lam. e sulfato de alumínio no tratamento físico e químico de efluente de laticínio". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, n.º 15 (2020): 97–109. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071508.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou avaliar a influência de diferentes tipos de coagulantes no processo de coagulação/floculação aplicados no tratamento físico e químico de efluente oriundo de agroindústria de laticínios. Para isso, fez-se uso de sementes de moringa em pó, extratos aquosos e salinos com e sem óleo e o agente químico sulfato de alumínio. Os ensaios experimentais foram realizados em duplicata em Jar Test, usando um litro de efluente para cada ensaio, com temperatura, velocidade e tempo de rotação pré-estabelecidos. Ao final dos ensaios foram retiradas alíquotas de cada amostra para análise de parâmetros de condições e padrões de lançamento de efluentes estabelecidos pelas Resoluções CONAMA nº 357/2005 e nº 430/2011, pH, cor aparente e turbidez. Com os resultados alcançados na caracterização dos experimentos, aplicou-se análise estatística, onde os valores de eficiência, pH, cor aparente e turbidez foram submetidos à análise de variância comparando as médias por meio do teste de Tukey a 5% de significância. Ao final, conclui-se que o uso de coagulantes extraídos a partir das sementes de Moringa oleifera Lam. mostrou-se uma fonte alternativa sustentável para uso no tratamento físico e químico de efluente de agroindústria de laticínios, podendo, futuramente, com o aprimoramento das técnicas, vir a ser usado de maneira complementar ou a substituir o sulfato de alumínio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Borba, Fernando Henrique, Diego Manenti, Aparecido Módenes, Nora Mora, Fernando Espinoza-Quinõnes, Soraya Palácio, Patrícia Yassue y Rogério Nascimento. "Avaliação da eficiência da técnica de Eletro-floculação no tratamento de efluentes de indústrias de subprodutos avícolas". Estudos Tecnológicos em Engenharia 6, n.º 1 (6 de julio de 2010): 36–47. http://dx.doi.org/10.4013/ete.2010.61.04.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Vasconcelos, Daniela Vidal, Larissa Loureiro Salgueiro Silva, Igor Lopes Guerra y Juacyara Carbonelli Campos. "Estudo da tratabilidade de lixiviado gerado em um aterro controlado". Ambiente e Agua - An Interdisciplinary Journal of Applied Science 12, n.º 3 (2 de mayo de 2017): 457. http://dx.doi.org/10.4136/ambi-agua.1957.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho avaliou os processos de coagulação/floculação, adsorção em carvão ativado em pó (CAP) e reação com Fenton para redução da concentração dos poluentes e aumento da biodegradabilidade do lixiviado. No processo de coagulação/floculação foram avaliados o pH (4 a 8) e a concentração de cloreto férrico (100 a 600 mg L-1). No processo de adsorção em CAP, foram avaliadas as concentrações de 0,1-5,0 g L-1 de CAP, e na reação com Fenton, foram avaliadas as relações DQO:H2O2 [1:0,5, 1:1, 1:2 e 1:5], além das relações Fe:H2O2 [1:3, 1:5 e 1:10]. Nas melhores condições obtidas, foi avaliada a biodegradabilidade aeróbia dos efluentes tratados pelo método de Zahn-Wellens. O resultado do processo de coagulação/floculação foi de 22,9% de remoção da DQO e 64% de COT, utilizando 300 mg L-1 de coagulante em pH 4. Na adsorção em CAP, foram obtidas remoções de 69% da DQO, utilizando 5 g L-1 de carvão. Na reação de Fenton, foram alcançadas remoções de 82,3% de DQO (para DQO:H2O2=1:2 e Fe:H2O2 =1:3). Os resultados de biodegradabilidade aeróbia mostraram que apenas o lixiviado tratado com Fenton apresentou uma biodegradabilidade de 12 pontos percentuais maior em relação ao bruto, mostrando a sua potencialidade como pré tratamento ao processo biológico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Reis, Edson M. dos y Jorge Nozaki. "Tratamento biológico de efluentes de indústrias de papel após floculação e coagulação com sais de alumínio e polieletrólitos naturais". Brazilian Archives of Biology and Technology 43, n.º 1 (2000): 125–31. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-89132000000100016.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Souza, Diná Garcia de, Débora Baiocchi Princivalli Campos, João Gilberto Mesa Ucella Filho, João Paulo Silva Gomes y Tatiane Kelly Barbosa Azêvedo. "QUANTIFICAÇÃO DE TANINOS PRESENTES NA CASCA DA Mimosa caealpiniifolia Benth. E SUA UTILIZAÇÃO NO TRATAMENTO DE EFLUENTES". Nativa 7, n.º 6 (11 de noviembre de 2019): 789. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i6.8631.

Texto completo
Resumen
Este estudo teve por objetivo analisar as concentrações de taninos existentes na casca das árvores da Mimosa caealpiniifolia Benth., e seu potencial para tratamentos de efluentes. As cascas foram retiradas de cinco árvores de uma área experimental localizada na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Campus Macaíba. Estas foram secas e moídas para redução de sua granulometria. Em seguida foram realizados a extração dos taninos e determinação do teor de sólidos totais (TST), teor de taninos condensados (TTC) e índice de Stiasny (I). Para caracterização do efluente foi analisado o índice de turbidez/NTU, pH inicial e cor aparente. O valor médio encontrado para TST, I e TTC foram, respectivamente, 11,30, 71,43 e 6,56%. O índice de turbidez/NTU e pH, encontrados foram 1,77 e 5, respectivamente. Os taninos sem modificações químicas têm pouca eficiência na remoção de turbidez, no entanto, foi comprovado que o tanino possui aptidão a coagular.Palavras-chave: coagulante; floculação; substâncias tânicas; Caatinga. QUANTIFICATION OF TANNINS PRESENT IN THE BARK OF Mimosa caealpiniifolia Benth. AND ITS USE IN EFFLUENT TREATMENT ABSTRACT: This study aimed to analyze the concentrations of tannins in the bark of Mimosa caealpiniifolia Benth. trees, and their potential for effluent treatment. The bark was removed from five trees in an experimental area located at the Federal University of Rio Grande do Norte, Campus Macaíba. They were dried and ground to reduce their granulometry. Next, tannin extraction and determination of total solids content (TST), condensed tannin content (TTC) and Stiasny index (I) were performed. To characterize the effluent, the turbidity index/NTU, initial pH and apparent color were analyzed. The mean value found for TST, I and TTC were, respectively, 11.30, 71.43 and 6.56%. The turbidity/NTU and pH index found were 1.77 and 5, respectively. The tannin without chemical modifications has little efficiency in removing turbidity, however, it has been proven that the tannin has ability to coagulate.Keywords: coagulant; flocculation; tannic substances; Caatinga.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Botero, Ana Elisa Casas, Mauricio Leonardo Torem y Luciana Maria Souza de Mesquita. "Perspectiva e potencial aplicação de biorreagentes na flotação de minerais". Rem: Revista Escola de Minas 61, n.º 1 (marzo de 2008): 57–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672008000100010.

Texto completo
Resumen
A flotação e floculação são práticas tecnológicas usadas na separação de minerais e suas aplicações têm aumentado nos últimos anos devido à flexibilidade e facilidade de operação, além de precisar de pouco espaço físico na instalação. (Torem & Casquiera, 2003; Pearse, 2005).Uma das características da técnica de flotação é o emprego de regentes modificadores da superfície mineral. Esses reagentes tornam a superfície hidrofóbica e facilitam a separação. Em algumas ocasiões, esses reagentes podem apresentar inconvenientes de seletividade, custos elevados, além de alguns deles poderem se constituir em poluentes e apresentar sobrecustos no tratamento de efluentes do processo (Pearse, 2005). Atualmente, paralelamente ao emprego de reagentes convencionais, novas pesquisas estão sendo dirigidas para a produção de novos reagentes de flotação, a fim de que estes apresentem maior seletividade e não sejam agressivos ao meio ambiente, e não modifiquem o fluxograma do processo (Fuerstenau, 1999).Os microorganismos possuem paredes com macromoléculas de polímeros, proteínas, enzimas e ácidos orgânicos. Tem-se verificado que essas macromoléculas têm afinidade com diferentes sistemas minerais, modificando as propriedades da superfície, cumprem as mesmas funções dos reagentes convencionais de beneficiamento mineral (Namita & Natarajan, 1999). O emprego de microorganismos no processo de separação mineral pode ser, então, chamado de Biobeneficiamento (Sharma & Rao, 2003). Esse artigo tem como objetivo apresentar as possibilidades e as características do biobeneficiamento mineral como uma nova alternativa na procura de novos reagentes nos processos de flotação e floculação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Silva, Renato Dantas Rocha da, Jorge Rubio y Marcelo Bauer Alves. "O PROBLEMA DA REMOÇÃO DE ÍONS SULFATO NO REÚSO DE ÁGUAS TRATADAS DE DAM´s NO SUL DO BRASIL". HOLOS 5 (23 de diciembre de 2011): 10. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2011.794.

Texto completo
Resumen
Uma série de estudos de tratamento de efluentes ácidos da mineração de carvão (DAMs) no sul do Brasil tem sido publicada nos últimos anos e operações industriais (ETE´s) já existem desde 2006. Entretanto, o destino da água tratada continua a ser discutido e o reuso para fins mais nobres é dificultada pela remoção ineficiente dos íons sulfato. O principal problema é diminuir a concentração de 1800 mg.L-1, (solubilidade das espécies tipo CaSO4), para valores limites de potabilidade e de qualidade de águas doces, de 250 mg.L-1 de SO4-2. Frente a este desafio técnico, que é mundial, este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento e discussão de uma nova alternativa técnica de precipitação de íons sulfato presentes em DAM de carvão, via interação desses ânions com espécies de alumínio em pH 4,5. A pesquisa incluiu estudos de caracterização dos precipitados coloidais em função do pH e da razão Al:SO4-2 (tamanho, MEV-EDS, DRX, FRX, potencial zeta) e estudos experimentais de remoção pelo processo PF-SL-precipitacão-floculação e sedimentação lamelar em nível de bancada e piloto. A distribuição do tamanho dos precipitados Al- SO4-2 em pH 4,5 variou entre partículas finas (
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Castro, Rui de Paula Vieira de, Vinicius Mattos de Mello, Veronica Marinho Fontes Alexandre y Magali Christe Cammarota. "Pré-tratamento físico-químico e enzimático para efluente de abatedouro". Engenharia Sanitaria e Ambiental 24, n.º 5 (octubre de 2019): 975–81. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522019120662.

Texto completo
Resumen
RESUMO O efluente gerado em um abatedouro de aves, contendo gordura (quantificada pela análise de Óleos e Graxas - O&G) na concentração de 1.100 mg.L-1, foi submetido a dois pré-tratamentos para redução da concentração de material orgânico particulado: um tratamento físico-químico convencional (coagulação/floculação com cloreto férrico) ou um tratamento enzimático alternativo (hidrólise enzimática), aplicados isoladamente antes do processo biológico para remoção de material orgânico dissolvido. A hidrólise foi realizada com 0,5% (m/v) de um preparado enzimático sólido (PES - contendo oito unidades de atividade lipásica por grama) produzido pelo fungo Penicillium sp. por 8 h a 30ºC. Diferentes condições foram avaliadas na coagulação/floculação, sendo selecionada a que apresentou melhor remoção de demanda química de oxigênio (DQO) total para alimentação de biorreatores aeróbios e anaeróbios de bancada: pH = 5,0 e 400 mg de FeCl3.6H2O.L-1. Melhores resultados foram alcançados ao se utilizar o pré-tratamento físico-químico, com remoções médias de DQO de 91% nos tratamentos aeróbio e anaeróbio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Frizzo, Sônia Maria Bitencourt, Maria Cládis Mezzomo da Silva y Celso Edmundo B. Foelkel. "Contribuição ao estudo de efluentes de indústrias de celulose e papel." Ciência Florestal 6, n.º 1 (30 de marzo de 1996): 129. http://dx.doi.org/10.5902/19805098331.

Texto completo
Resumen
O presente estudo descreve os tratamentos alternativos a que foi submetido o efluente secundário de uma indústria de celulose kraft branqueada. As amostras do efluente foram analisadas quanto ao teor de cloretos e de elementos-traço (zinco, cobre, chumbo e cádmio) e, a seguir, foram tratadas com sulfato de alumínio ou cloreto férrico, como floculantes, utilizando-se, ainda, resíduos sólidos do processo industrial ("dreg", "grit", cinza pesada) e carvão ativo, como auxiliares de floculação. Foi observada uma significativa redução do teor de cloretos e de elementos-traço nos efluentes finais, com o uso combinado de sulfato de alumínio/carvão ativo 2 e cloreto férrico/resíduos industriais, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Kempka, Aniela Pinto, Ana Paula Dariff y Alana Caroline Milan Damo. "CLARIFICAÇÃO DE EFLUENTE PROVENIENTE DE UMA AGROINDÚSTRIA DO OESTE CATARINENSE UTILIZANDO EXTRATO DE ACÁCIA NEGRA (Acácia mearnsii) COMO COAGULANTE". Engevista 19, n.º 1 (30 de enero de 2017): 86. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i1.800.

Texto completo
Resumen
: O consumo e, por consequência, a industrialização de alimentos crescem cada vez mais com o passar dos anos, e com isso, a geração de efluentes agroindustriais também se intensifica. Estes efluentes devem ser tratados e dentre os tratamentos químicos convencionais, tem-se a coagulação/floculação, onde são utilizados sais de ferro e alumínio, que tornam o lodo, obtido de efluentes submetidos a estes tratamentos, impróprio para ser disposto no ambiente. Como alternativa, tem-se os coagulantes naturais, oriundos de plantas, como o extrato de Acácia Negra (Acácia mearnsii). O objetivo deste trabalho foi determinar a melhor concentração de coagulante e verificar a influência da velocidade de agitação rápida, velocidade de agitação lenta, tempo de agitação rápida e tempo de agitação lenta na clarificação do efluente e no volume de sólidos decantados, utilizando a técnica de planejamento de experimentos. Os percentuais de clarificação do efluente foram de 56,20% e 56,53% para as diluições de 1% e 2% do extrato Acácia Negra, respectivamente. A combinação adequada da velocidade de agitação rápida e da velocidade de agitação lenta contribui para o aumento da decantação de sólidos e que o tempo de agitação rápida e o tempo de agitação lenta dentro da faixa testada, não apresentaram efeito estatístico significativo (p>0,05)
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Felici, Elson Mendonça, Emilia Kiyomi Kuroda, Fábio Yamashita y Sandra Márcia Cesário Pereira da Silva. "Remoção de carga orgânica recalcitrante de lixiviado de resíduos sólidos urbanos pré-tratado biologicamente por coagulação química-floculação-sedimentação". Engenharia Sanitaria e Ambiental 18, n.º 2 (junio de 2013): 177–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522013000200010.

Texto completo
Resumen
A utilização de pós-tratamentos físico-químicos no tratamento de lixiviados tem sido uma alternativa utilizada para a remoção da carga orgânica presente nesse efluente. Dessa forma, este artigo teve como objetivo avaliar a técnica de tratamento físico-químico pelo processo de coagulação química-floculação-sedimentação como alternativa para pós-tratamento de lixiviado tratado biologicamente. Para isso, utilizou-se o equipamento de reatores estáticos Jarteste, e os parâmetros monitorados para avaliar a eficiência do tratamento físico-químico foram cor verdadeira e demanda química de oxigênio (DQO). Por meio da técnica de planejamento fatorial e analisando-se os resultados obtidos, pôde-se verificar que as maiores remoções de cor e de DQO foram encontradas combinando-se dosagem de 400 mgFe+3/L com pH 3,0, alcançando-se 98 e 81% de remoção de cor e DQO, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Moreira Couto Junior, Osorio, Ana Paula Ströher, Maria Angélica Simões Dornellas de Barros y Nehemias Curvelo Pereira. "Caracterização e Otimização do Tratamento de Efluente Têxtil por Coagulação-Floculação Utilizando Coagulante Natural Tanino". Revista Ciencias Exatas e Naturais 14, n.º 1 (2012): 79–90. http://dx.doi.org/10.5777/recen.2012.01.05.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Cé, Ana, Daniel Bartiko, Carlos Magno de Souza Vidal, Jeanette Beber de Souza y Mirelly Manica. "PÓS-TRATAMENTO DE EFLUENTE DOMÉSTICO POR COAGULAÇÃO, FLOCULAÇÃO, SEDIMENTAÇÃO, FILTRAÇÃO E DESINFECÇÃO, VISANDO O REUSO". Revista AIDIS de Ingeniería y Ciencias Ambientales. Investigación, desarrollo y práctica 12, n.º 3 (6 de diciembre de 2019): 482. http://dx.doi.org/10.22201/iingen.0718378xe.2019.12.3.62797.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Oenning Junior, Airton y Urivald Pawlowsky. "Avaliação de tecnologias avançadas para o reúso de água em indústria metal-mecânica". Engenharia Sanitaria e Ambiental 12, n.º 3 (septiembre de 2007): 305–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522007000300010.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de reduzir o consumo de água e o descarte do efluente tratado de uma indústria metal-mecânica foi proposta a avaliação técnica e econômica de cinco tecnologias de tratamento que pudessem proporcionar a reutilização do efluente. Foram levantados quatro locais para reúso e sugeridos critérios para cada um deles. Foi constatado que na adsor-ção com carvão ativado e na osmose reversa o efluente tratado por estes processos poderia ser reutilizado nos locais propostos e, com vazão de reúso de 2,5m³/h, os custos ficaram em US$ 1,14/m³ e US$ 1,70/m³ respectivamente. Para o ozônio e o dióxido de cloro, mesmo desinfetando o efluente, obteve-se apenas resultados satisfatórios, com custo de US$ 0,54/m³ e US$ 0,71/m³ respectivamente. Na coagulação/floculação todos os parâmetros analisados atenderam a dois locais de reúso, com exceção dos SDT e se obteve custo de US$ 1,57/m³
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Santos, Felipe Sombra, Suzana Morais de Oliveira, Diego Macedo Veneu, Magali Christe Cammarota y Lídia Yokoyama. "AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DO PROCESSO DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO APLICADO AO TRATAMENTO PRIMÁRIO DE EFLUENTE DA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA". Engevista 16, n.º 4 (8 de abril de 2014): 404. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v16i4.581.

Texto completo
Resumen
Um determinado tipo de efluente de uma indústria petroquímica foi avaliado neste estudo para aplicação em um processo de coagulação, utilizando os coagulantes FeCl3, Al2(SO4)3 e policloreto de alumínio (PAC) no processo de coagulação. Além desses, um polímero aniônico (Magnafloc), também foi utilizado. Durante os ensaios de coagulação/floculação, conduzidos em Jar test, os melhores resultados obtidos com adição de FeCl3 foram alcançados em uma concentração de 300 mg/L no valor de pH igual a 9,0, na presença ou não de Magnafloc na concentração de 1,5 mg/L. Sob estas condições obteve-se uma remoção de turbidez de 90% e 92,8%, e de óleo e graxas de 91,6% e 86,8%. Já ao utilizar o Al2(SO4)3, os melhores resultados foram alcançados a uma concentração de 300 mg/L em valor de pH igual a 9,0, também na presença ou não do polímero Magnafloc a uma concentração de 1,0 mg/L. Nestes ensaios a remoção de turbidez foi de 93,5% e 97,3%, enquanto que a de óleo e graxas foi de 91,5% e 93,3%. Ao adicionar o PAC, em uma concentração de 150 mg/L e no valor de pH igual a 8,0, sem e com adição de Magnafloc na concentração de 1,0 mg/L, os resultados apresentados foram 96,5% e 98,2% na remoção de turbidez, e 91,2% e 95% na remoção de óleos e graxas. Após a realização de todos os ensaios, concluiu-se que para este determinado tipo de efluente, o PAC (150 mg/L), em pH 8,0 e na presença do polímero aniônico Magnafloc (1,0 mg/L) se apresentou como a melhor escolha para o tratamento, por promover a melhor remoção de turbidez e óleos e graxas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Barroso Soares, Renan, Ricardo Franci Gonçalves, Marcio Ferreira Martins y Zudivan Peterli. "Avaliação do poder calorífico da biomassa algal obtida por coagulação-floculação". Revista DAE 223, n.º 68 (23 de marzo de 2020): 78–87. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.030.

Texto completo
Resumen
A produção de microalgas nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) está deixando de ser vista como um problema e passando a ser vislumbrada como matéria-prima para a obtenção de biocombustível. A biomassa algal apresenta poder calorífico superior (PCS) similar ao da madeira e pode ser usado em processos termoquímicos para a geração de energia. Contudo, essa análise requer mais atenção, uma vez que a literatura normalmente apresenta o PCS para espécies puras de microalgas e sem a presença de coagulantes. Este trabalho analisou a influência de diferentes coagulantes comerciais no PCS da biomassa algal, obtida em lagoas de alta taxa com efluente de reator UASB. Além dos coagulantes inorgânicos tradicionais, polímeros catiônicos também foram avaliados. O coagulante polímero catiônico polydadmac teve o melhor custo-benefício e o PCS deste lodo foi de 21,19MJ/Kg.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Bueno, Rodrigo De Freitas, Bruno Martins, Nayara Maturo Andreazzi y Fábio Campos. "Remoção biológica de nitrogênio associada à remoção físico-química do fósforo em um reator de lodo ativado operado sob baixa aeração." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 8, n.º 2 (11 de enero de 2017): 110–19. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2017.002.0009.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho foi avaliado o comportamento de uma unidade piloto de lodos ativados para o tratamento de esgoto sanitário sob a configuração de aeração prolongada de fluxo contínuo, operado com baixa concentração de oxigênio dissolvido no tanque de aeração, a fim de se obter a nitrificação e a desnitrificação simultânea (NDS). Adicionalmente foi avaliado a remoção de fósforo no sistema por meio da dosagem de coagulante (Cloreto Férrico) diretamente no tanque de aeração. Os resultados mostram que a adição do cloreto férrico melhora a qualidade do efluente final em termos de DQO, devido a melhor floculação biológica e como consequência melhor sedimentabilidade do lodo o que pode ser atrativa para processos com NDS. Em relação a remoção de nitrogênio os resultados mostram que é possível de se obter com o processo de NDS um efluente com baixas concentrações de amônia, que foi de 7,0 mgN-NH3-/L e nitrato de 4,0 mg N-NO3-/L. Em relação ao fósforo a dosagem de 170 mgFeCl3/L, apesar de elevada resultou em um efluente com concentrações menores que 1,5 mP/L, apesar da concentração ainda ser alta as dosagens podem ser ajustadas para obtenção de concentrações que atendam os limites recomendados de lançamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Ströher, Ana Paula, Osorio Moreira Couto Junior, Maraísa Lopes de Menezes, Rosângela Bergamasco y Nehemias Curvelo Pereira. "APLICAÇÃO DE MORINGA OLEIFERA LAM NO TRATAMENTO DE EFLUENTE PROVENIENTE DA LAVAGEM DE JEANS". e-xacta 5, n.º 1 (26 de julio de 2012). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v5i1.765.

Texto completo
Resumen
<p align = "justify">Nos últimos anos, a indústria nacional interessou-se em desenvolver coagulantes naturais para tratamento de efluentes e investir efetivamente na pesquisa destes novos produtos biodegradáveis de origem vegetal. Nesse contexto, estudos vêm mostrando que sementes de Moringa oleifera Lam são eficientes para a clarificação de água e efluentes. Assim, o presente trabalho teve como objetivo verificar as condições operacionais ótimas para maximizar os percentuais de remoção de cor e turbidez de um efluente proveniente da lavagem de jeans, em relação à atuação do coagulante natural, moringa, bem como a caracterização deste efluente antes e após o tratamento de coagulação-floculação. Na tentativa de realizar a otimização do processo, variou-se os tempos de mistura rápida (2 e 5 minutos), tempo de mistura lenta ( 20 e 30 minutos), e tempo de sedimentação (20 e 30 minutos), com agitação fixada em 95 rpm para coagulação e 30 rpm para a floculação, e as concentrações adicionadas do coagulante natural foram 1400 mg/L, 1600 mg/L, 1800 mg/, 2000 mg/L, 2200 mg/L, 2400 mg/L e 2600 mg/L. Após os ensaios de coagulação/floculação em Jar Test, os parâmetros cor e turbidez foram analisados e apresentaram remoções superiores a 80,33% e 91,10%, respectivamente.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Feitosa, Anny Kariny, Leandro Berwanger y Maurício Hilgemann. "ANÁLISE DE EFLUENTES DE UMA LAVANDERIA UNIVERSITÁRIA". Exatas & Engenharias 5, n.º 11 (12 de junio de 2015). http://dx.doi.org/10.25242/885x5112015585.

Texto completo
Resumen
Observando-se a legislação vigente e considerando-se o método de clarificação da água, procedeu-se com a análise de uma amostra de efluente gerado de uma lavanderia universitária, com o objetivo de identificar se o efluente, após tratamento, adequa-se às condições físico-químicas permitidas para o descarte ambientalmente adequado nos corpos receptores. A metodologia deste estudo consistiu em analisar o efluente bruto, sem tratamento, e após tratamento (coagulação, floculação e decantação) e filtração, considerando os parâmetros Cor, Turbidez, pH, Condutividade, Nitrogênio Total e Carbono Orgânico Total para para obter parâmetros comparativos dado o processo de clarificação. De uma maneira geral, o estudo sobre as condições de descarte no meio ambiente do efluente tratado, considerando os resultados apontados para a amostra utilizada na pesquisa, apresenta características que correspondem ao exigido nos padrões de qualidade. Entretanto, o parâmetro pH ficou abaixo do padrão estabelecido. Tal fato sugere que, para o descarte ambientalmente adequado do efluente tratado, a lavanderia analisada deverá, ainda, corrigir o pH da água.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Souza, Paula Cristina DE, Nehemias Curvelo Pereira, Morgana Suszek Gonçalves, Nelson Cansolin Filho, Paulo Henrique Rodrigues y Vanessa Marconi Jamarim. "ESTUDO DO TRATAMENTO DE EFLUENTE TÊXTIL ATRAVES DE PROCESSOS DE COAGULAÇÃO/FLOCULAÇÃO E ELETROCOAGULAÇÃO". e-xacta 9, n.º 2 (30 de noviembre de 2016). http://dx.doi.org/10.18674/exacta.v9i2.1953.

Texto completo
Resumen
<p>O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de parâmetros físico-químicos, os processos de tratamentos por coagulação/floculação, utilizando três diferentes coagulantes/floculantes: tanino, policloreto de alumínio e sulfato de alumínio, e o processo de eletrocoagulação, para o tratamento de efluentes líquidos de uma lavanderia têxtil. Para o processo de coagulação/floculação, foi realizado inicialmente um estudo para determinar a melhor dosagem dos coagulantes em relação ao efluente, em seguida o melhor pH inicial para cada dosagem estabelecida, nestas condições foram verificadas as percentagens de remoções de DQO, cor aparente e turbidez para cada coagulante. Para o tratamento de eletrocoagulação, foi utilizando um reator em escala laboratorial, do tipo batelada, com eletrodos de alumínio, capacidade de 4 litros e densidade de corrente de 1,51mAm-2. O efluente têxtil apresentou para os quatro processos de tratamento, características físico-químicas dentro dos limites de despejo em corpos hídricos receptores impostos pelo CONAMA nº 430/2011, sendo o tratamento através do processo de coagulação/floculação utilizando o coagulante PAC o que apresentou a melhor eficiência de remoção dos parâmetros analisados. O tanino também demostrou ser uma boa opção para o tratamento do efluente têxtil, com a vantagem de ser um coagulante natural e não possuir metais pesados em sua composição, além de ser biodegradável.</p><p>ABSTRACT </p><p>The aim of this study was to evaluate, through physical-chemical and economic parameters, the treatment processes by coagulation/flocculation, using three different coagulants/flocculants: tannin, polyaluminum chloride and aluminum sulfate, and the process of electrocoagulation, for the treatment of liquid effluents from a textile laundry. For the coagulation/flocculation process, a study was initially performed to determine the best coagulant dosage in relation to the effluent, then the best initial pH for each set dosage, in those circumstances it was verified the percentages of COD removal, apparent color and turbidity for each coagulant. For the treatment of electrocoagulation, by using a laboratory-scale reactor, of batch type, with aluminum electrodes , volumetric capacity of 4 liters and current density of 1,51 mA.m-². The textile effluent presented for the four treatment processes, physicochemical characteristics within the disposal limits on receiving water bodies imposed by CONAMA 430/2011, being the treatment by the process of coagulation / flocculation using the PAC coagulant, It showed the best removal efficiency of the parameters analyzed. Tannins also demonstrated to be a good option for the treatment of the textile effluents, with the advantage of being a natural coagulant and have no heavy metals in their composition, in addition to being biodegradable.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Santana, Giuliana Buzelli, Diana Colares Nóbrega, Julienne Tomé Oliveira, Igor Alves Martins, Ronaldo Ferreira do Nascimento y Carla Bastos Vidal. "Aplicação da semente de moringa (Moringa oleífera) como coagulante natural no tratamento de efluente de indústria de tintas no Ceará". Revista Tecnologia 41, n.º 1 (7 de marzo de 2020). http://dx.doi.org/10.5020/23180730.2020.9889.

Texto completo
Resumen
As águas residuais de plantas têxteis e fabricação de tinta têm despertado grande interesse na comunidade científica por serem os maiores consumidores de água e produtos químicos em seus processos. O uso contínuo de coagulantes químicos no tratamento dessas águas e efluentes têm causado impactos não só ao meio ambiente em geral como, também, à saúde pública que, diante desta problemática, tem-se estudado alternativas menos agressivas, como o emprego de coagulantes de origem vegetal ou mineral. A semente de Moringa oleífera, além de poder ser utilizada como coagulante no tratamento de águas, também exerce propriedades adsortivas no tratamento de coagulação-floculação de águas industriais, aumentando, assim, o poder de remoção de diversas classes de poluentes. A presente pesquisa teve como objetivo, avaliar o desempenho e viabilidade da aplicação da semente de Moringa oleífera como agente coagulador-floculador no tratamento de efluente de indústria de tintas. Para a realização dos experimentos, o efluente industrial foi coletado diretamente do reservatório da fábrica e utilizado sem pré-tratamento. Para otimizar as variáveis que atuam na eficiência do tratamento, foi utilizado como ferramenta o planejamento experimental. Foram variados três fatores: pH, massa do coagulante e velocidade de agitação da etapa de floculação. Para analisar a significância de cada efeito foram gerados os diagramas de Pareto. De acordo com o programa estatístico utilizado, as condições ótimas de operação, as quais minimizam os valores de cor e COT (Carbono Orgânico Total) foram: pH 3; agitação 3 e concentração de moringa 15 g/L. Já para os parâmetros condutividade e turbidez, as condições ótimas de operação, as quais minimizam os valores de cor e COT, foram: pH 9; agitação 7 e concentração de moringa 5 g/L. Entretanto, os fatores que foram estatisticamente significativos foram pH 9 para o parâmetro condutividade e o fator concentração do coagulante 15 g/L para o parâmetro turbidez. Em termos de eficiência de remoção, observou-se que para todos os experimentos, a eficiência de remoção de cor e turbidez ficou acima de 97%. Já a eficiência de remoção de COT nos diferentes testes variou de 32 a 46%. Foi possível concluir, que a semente de Moringa foi eficiente como agente clarificador de efluentes de alta complexidade, tornando-a uma alternativa sustentável e economicamente viável devido a facilidade de seu cultivo em regiões áridas e tropicais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Freitas, Bruno Oliveira, Luiz Eduardo Moraes Casagrande y Marcely Ferreira Nascimento. "SISTEMA COMBINADO DE FLOTAÇÃO POR AR DISSOLVIDO E FILTRAÇÃO ADSORTIVA EM ZEÓLITA PARA TRATAMENTO DE EFLUENTE DE REATOR UASB". REEC - Revista Eletrônica de Engenharia Civil 12, n.º 1 (15 de junio de 2016). http://dx.doi.org/10.5216/reec.v12i1.37116.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Dentre as soluções existentes para efetuar o tratamento de esgoto, o reator anaeróbio do tipo UASB é largamente utilizado no Brasil, porém esta tecnologia apresenta problemas em atender aos limites estabelecidos pela legislação brasileira para lançamento de efluente em termos de nitrogênio amoniacal, fósforo e matéria orgânica, necessitando de pós-tratamento. Diante do potencial para remoção de matéria orgânica e sólidos suspensos pela flotação e da eficiência que a zeólita apresenta na remoção de amônia, a floto-filtração-adsortiva em zeólita pode ser uma promissora alternativa para tratamento deste efluente. Sendo assim, o presente trabalho visou avaliar a eficiência de um sistema de flotação associado à filtração-adsortiva, utilizando zeólita como meio filtrante, para pós-tratamento de efluente de reator UASB. Para tal, foram realizados ensaios de coagulação/floculação, flotação e filtração-adsortiva com um floteste adaptado com filtros adsorventes, utilizando efluente de reator anaeróbio do tipo UASB. Os resultados obtidos neste estudo atenderam aos padrões estabelecidos pela legislação brasileira para lançamento de efluentes em corpos d’água, alcançando 100 % de remoção de nitrogênio amoniacal, permitindo que esse efluente possa ser aproveitado para reuso. Desse modo, o sistema de flotação com a filtração-adsortiva utilizando zeólita como meio filtrante mostrou-se eficiente na remoção de todos os poluentes avaliados. Esta pesquisa teve como principal contribuição a avaliação de alternativa promissora para pós-tratamento de efluente de reator UASB buscando atender as exigências da legislação brasileira e melhorar da qualidade dos efluentes sanitários. ABSTRACT: Among the existing solutions to sewage treatment, the UASB reactor is widely used in Brazil, but this technology has problem to attend the limits established by Brazilian law for discharging of effluent, especially to ammonia nitrogen, phosphorus and organic matter, requiring post-treatment. The flotation has good performance in the removal of organic matter and solids presents in anaerobic effluent, as well as the zeolite in the removal of ammonia nitrogen, the flotation followed by filtration-adsorption in bed composed by zeolite may be a promising alternative for post-treatment of this effluent. Therefore, the objective of the present study was to investigate the efficiency of a dissolved air flotation system associated with filtration-adsorption using zeolite as filter media for post-treatment of UASB reactor effluent. Coagulation/flocculation tests were performed, flotation and filtration-adsorption with an adsorbent filters fitted with Floteste (Bench equipment for flotation) using anaerobic effluent from the UASB reactor. The results obtained in this study met the standards established by the Brazilian legislation for discharging of effluents into water bodies, reaching 100% of ammonia nitrogen removal, allowing this wastewater can be reused. Thus, the flotation-filtration-adsorption system using zeolite as filter media proved to be effective as post-treatment of anaerobic effluent. The main contribution of this study was the assessment of a promising alternative for post-treatment of UASB effluent to meet the criteria of Brazilian legislation and to improve the quality of sewage treatment.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Hanauer, Taís Viviane, Gabriele Aline Anderle, Jessica Camile da Costa, Joselaine Doline, Anthony Henrique Cruz Da Silva y Eliane Hermes. "APLICAÇÃO DE COAGULANTES QUÍMICO E ORGÂNICO PARA O TRATAMENTO DE EFLUENTE DE ABATEDOURO AVÍCOLA". Revista Brasileira de Energias Renováveis 8, n.º 2 (28 de marzo de 2019). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v8i2.65661.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se neste estudo avaliar e comparar o uso dos coagulantes sulfato de alumínio e tanino SH no tratamento de efluente gerado em abatedouro avícola utilizando os processos de coagulação/floculação. O resíduo foi coletado em uma agroindústria da região Oeste do Paraná e conduzido ao laboratório para caracterização. Foram testados os dois coagulantes em cinco concentrações diferentes (50; 75; 100; 125 e 150 mg L-1) com três repetições para cada tratamento e os ensaios foram constituídos de tempo de mistura rápida (coagulação) de 2 min com velocidade de agitação de 120 rpm, tempo de mistura lenta (floculação) de 20 min com velocidade de agitação de 30 rpm e tempo de sedimentação de 40 min. As variáveis resposta monitoradas foram: cor, turbidez e demanda química de oxigênio (DQO), obtidas do efluente tratado, além da quantificação da produção de lodo (g L-1). Os melhores resultados para a remoção de cor e turbidez foram obtidos no tratamento com o uso do tanino SH na maior concentração (150 mg L-1) com 98,55 ± 0,35 e 99,43 ± 0,32%, respectivamente, enquanto que a remoção de DQO alcançou maior eficiência com o uso do mesmo coagulante na concentração de 125 mg L-1 (73,29 ± 5,84%). Não foi constatada diferença estatística para a produção de lodo entre os tratamentos aplicados. O coagulante orgânico tanino SH pode ser uma alternativa para o tratamento de efluente de abatedouro avícola pois obteve resultados satisfatórios nas condições testadas, além da produção de um lodo orgânico, que apresenta maior facilidade para disposição final.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía