Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Estatística descritiva e multivariada.

Artículos de revistas sobre el tema "Estatística descritiva e multivariada"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Estatística descritiva e multivariada".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Martins de Araújo, Viviane, Fabia Jaiany Viana de Souza, Renata Paes De Barros Câmara y Maurício Côrrea da Silva. "Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis: Uma Análise dos Métodos Estatísticos Utilizados em suas Dissertações". Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI 4, n.º 1 (1 de mayo de 2017): 69. http://dx.doi.org/10.26694/2358.1735.2017.v4ed15721.

Texto completo
Resumen
O estudo buscou analisar os métodos estatísticos aplicados nas dissertações defendidas no Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, no período de 2002 a 2015. A pesquisa de caráter descritivo foi realizada por meio de uma pesquisa documental com abordagem qualitativa. A amostra compreendeu 294 dissertações defendidas nesse programa, no período de 2002 a 2015. Os resultados revelaram evolução na utilização dos métodos estatísticos nas dissertações analisadas. Constatou-se, que 66% das dissertações pesquisadas possuem natureza quantitativa. Acrescenta-se, ainda, que os métodos mais visualizados foram à estatística descritiva (52%), regressão e correlação (30%) e a análise multivariada dos dados (14%). Conclui-se, que o aumento na utilização de ferramentas estatísticas nas dissertações defendidas no programa de pós-graduação analisado, representa o contexto observado nas pesquisas cientificas da área contábil da atualidade, as quais têm incorporado os métodos estatísticos como aliados na resolução de problemas de pesquisa, com a perspectiva de contribuir com outro olhar na interpretação dos fenômenos investigados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Leoni, Roberto Campos, Nilo Antonio de Souza Sampaio y Sergio Machado Corrêa. "Estatística Multivariada Aplicada ao Estudo da Qualidade do Ar". Revista Brasileira de Meteorologia 32, n.º 2 (junio de 2017): 235–41. http://dx.doi.org/10.1590/0102-77863220005.

Texto completo
Resumen
Resumo O estudo da qualidade do ar de uma cidade envolve diferentes aspectos, como as emissões, as transformações físico-químicas, a meteorologia e a topografia, tornando esse estudo altamente não linear. Em particular, as cidades brasileiras experimentam um mosaico bem distinto do panorama mundial, em função do uso de diferentes combustíveis por nossa frota veicular. Neste estudo, utilizou-se um conjunto de dados coletados por uma estação de monitoramento da qualidade do ar na cidade do Rio de Janeiro, no bairro da Gávea, entre julho e outubro de 2011, em um total de 2240 observações de médias horárias de 11 variáveis. Os dados foram tratados estatisticamente, de forma descritiva e multivariada, de modo a elucidar a correlação entre as variáveis envolvidas. A estatística multivariada empregou a análise dos componentes principais e agrupamentos euclidianos e critérios de Ward. Os resultados indicaram uma alta correlação entre os poluentes primários óxidos de nitrogênio e monóxido de carbono (0,71), evidenciando que possuem a mesma origem veicular e que o monóxido de nitrogênio e o ozônio (0,66) e este com a radiação solar também estão correlacionados (0,41), corroborando a formação fotoquímica do ozônio. Outras correlações são entre a temperatura e a umidade relativa do ar (0,64) e que o ozônio possui uma contribuição de localidades vizinhas, em função da dependência deste com a velocidade do vento (0,59).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Viana, Paula Carneiro, Fabio Tayrone Oliveira de Freitas, Neilon Duarte da Silva, Tales Miler Soares y Manoela Guimarães Ferreira da Paz. "ESTATÍSTICA MULTIVARIADA COMO FERRAMENTA DESCRITIVA NA ANÁLISE SENSORIAL DE ALFACE HIDROPÔNICA PRODUZIDA COM ÁGUAS SALOBRAS". Revista Brasileira de Agricultura Irrigada 12, n.º 4 (28 de agosto de 2018): 2725–30. http://dx.doi.org/10.7127/rbai.v12n400959.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Moura, Gilberleno Da Silva y João Maria Filgueira. "APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE ANÁLISE MULTIVARIADA NA AVALIAÇÃO DAS EXPORTAÇÕES DO RIO GRANDE DO NORTE DE 1996 A 2007". EmpíricaBR - Revista Brasileira de Gestão, Negócio e Tecnologia da Informação 1, n.º 3 (14 de diciembre de 2010): 268. http://dx.doi.org/10.15628/empiricabr.2010.506.

Texto completo
Resumen
Tendo em vista a importância do Comércio Exterior como via alternativa para o desenvolvimento regional, o presente estudo tem o objetivo geral de difundir a aplicação de técnicas de análise multivariada para investigar a evolução das exportações do Rio Grande do Norte no período de 1996 a 2007. No procedimento metodológico, fez-se uso de uma avaliação dividida de acordo com a aplicação das técnicas utilizadas, e teve início com aplicação da estatística descritiva na caracterização das exportações do Rio Grande Norte para os países membros do Mercado Comum do Sul, da União Européia e do Acordo de Livre Comércio da América do Norte, bem como por vias de transporte das exportações totais do estado, englobando as vias, tais como: aérea, marítima, meios-próprios e rodoviária; após identificar por meio da estatística descritiva os principais importadores dos produtos norte-riograndenses, foi utilizada a análise de correlação para estes países e para as vias já mencionadas, buscando compreender seu grau de correlação nas exportações do Rio Grande do Norte; e, por último foi utilizada a análise de variância, buscando compreender se as médias das variáveis estudadas têm comportamentos iguais para investigação do estudo. Para a compreensão do fenômeno estudado, utilizou-se do Excel como ferramenta para a construção das tabelas e gráficos. Os resultados obtidos demonstraram, dentre as variáveis estudadas, que a via marítima mostrou-se como a mais importante para escoamento dos produtos do estado, bem como as exportações para os Estados Unidos permitiu identificá-lo como principal parceiro comercial, além de ser possível agrupar os principais importadores das exportações norte-riograndenses. Conclui-se que a análise multivariada constitui-se em uma excelente ferramenta para a compreensão da evolução das exportações locais. PALAVRAS-CHAVE: Análise multivariada – Método estatístico. Exportação - Rio Grande do Norte. Blocos econômicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rodrigues Filho, José, Walfredo da Costa y Glaucia Maria de Luna leno. "Determinantes de utilização do cuidado pré-natal entre famílias de baixa renda no Estado da Paraíba, Brasil". Revista de Saúde Pública 28, n.º 4 (agosto de 1994): 284–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89101994000400007.

Texto completo
Resumen
Analisaram-se os determinantes de utilização da assistência pré-natal, entre famílias de baixa renda.. Dados foram coletados de todas as mães com residência permanente no Município de Caaporã, no Estado da Paraíba, Brasil, com filhos até cinco anos de idade na data da entrevista. Através da estatística descritiva e multivariada, analisaram-se os diferenciais de utilização dos serviços e os efeitos de algumas variáveis sociodemográficas sobre o uso do cuidado pré-natal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Francisco Juanito Costa da y Danival Sousa Cavalcante. "ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA". Revista Gestão em Análise 10, n.º 1 (5 de mayo de 2021): 175. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021.

Texto completo
Resumen
Este estudo analisa as características dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, classificando-os quanto aos melhores e aos piores desempenhos no Enade e no Exame de Suficiência, assim como desenvolve análises descritivas e comparativas entre os desempenhos dos cursos nos dois exames e a possível associação entre os resultados dos referidos exames, fundamentando a discussão das relações à luz da Teoria da Função da Produção educacional no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Com abordagem quantitativa e classificatória, o estudo abrange técnicas de estatística descritiva, análise de correlação e estatística multivariada, com o uso de árvore de classificação (método chaid). A amostra foi composta por 746 cursos de Ciências Contábeis, com um total de 7.460 observações sobre as variáveis características dos cursos. Verificou-se que existe uma correlação positiva entre os resultados no Enade e no Exame de Suficiência, e que os cursos das Universidades Federais do Sul e Sudeste estão entre os que apresentam os melhores desempenhos nos exames, enquanto os cursos da Região Norte predominam entre os que apresentam os piores desempenhos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Janeque, Ricardina António y Nilson Luiz Costa. "Competitividade da sojicultura em Moçambique: uma análise baseada na experiência de produtores locais". Geosul 36, n.º 79 (3 de septiembre de 2021): 193–218. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e73627.

Texto completo
Resumen
A sojicultura, em nível global, está entre as atividades econômicas que, nas últimas décadas, apresentaram crescimentos mais expressivos. Por isso, objetivou-se analisar a competitividade da sojicultura moçambicana a partir de técnicas de estatística multivariada, baseando-se na teoria da competitividade sistêmica. A pesquisa utilizou dados primários, obtidos no período de janeiro à março de 2018, em Moçambique. A amostra foi de 120 sojicultores, em que a técnica de amostragem foi não probabilística e a escolha dos produtores foi a partir da técnica “bola de neve”. Teve-se como referência técnicas de estatísticas descritiva e de estatística multivariada (Análise Fatorial Exploratória e Análise de Conglomerados) para compilação e tratamento dos dados. A análise fatorial possibilitou agrupar 20 variáveis em sete fatores, que explicam simultaneamente 81% da variância total da amostra. Esse agrupamento permitiu a interpretabilidade das relações existentes entre elas, ou seja, as suas interdependências e a influência no crescimento e desenvolvimento da sojicultura e impacto na competitividade da cadeia produtiva da soja em Moçambique. Por conseguinte, com a análise de agrupamento foi possível agrupar os sojicultores em quatro clusters: os que estão mais engajados na evolução da sojicultura moçambicana e recebem mais contribuição de políticas públicas e privadas; aqueles com média evolução produtiva e com menos apoio institucional; os que tiveram menos evolução da produtividade e receberam mais apoio e os que não tiveram nenhum apoio. Portanto, foi possível concluir que a ação de políticas públicas e privadas nas regiões em estudo, proporcionaram melhores índices produtivos da sojicultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Visentini, Monize Sâmara, Rodrigo Prante Dill y Dionéia Dalcin. "PROCESSO DECISÓRIO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO: UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL". Revista Sociais e Humanas 29, n.º 1 (19 de julio de 2016): 37. http://dx.doi.org/10.5902/2317175821836.

Texto completo
Resumen
Este estudo objetiva analisar comparativamente a produção científica nacional sobre processo decisório em Sistemas de Informação, por meio de artigos publicados nos anais do EnANPAD e EnADI, entre 1999 a 2014. Investigou-se 124 trabalhos analisando a relação entre estratégia metodológica, período de publicação e coautoria. Relativo às estratégias de pesquisa, classificou-se os trabalhos em quantitativos, qualitativos ou multimétodo. Percebeu-se no EnANPAD predominância dos estudos quantitativos; no EnADI de qualitativos. Referente às estratégias quantitativas, constatou-se a predominância de aplicação de uma única estratégia por artigo, sendo a estatística descritiva, a análise fatorial exploratória e a análise de confiabilidade as mais presentes. Ao decorrer do tempo, observa-se crescimento da aplicação das técnicas de análise multivariada de dados. No que concerne às estratégias qualitativas, constatou-se a predominância do estudo de caso, ensaio teórico e análise de conteúdo. Nos estudos multimétodo observou-se a utilização conjunta do estudo de caso aliado à estatística descritiva ou a técnicas de pesquisa operacional. Verificou-se tendências na publicação de artigos em coautoria, indicando que os pesquisadores percebem a importância do estabelecimento de parcerias acadêmicas para a evolução do campo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Firetti, Ricardo, Ana Lucia Luz Alberti, Marilice Zundt, Antônio Assiz de Carvalho-Filho y Eduardo Cardoso de Oliveira. "Identificação de Demanda e Preferências no Consumo de Carne Ovina com Apoio de Técnicas de Estatística Multivariada". Revista de Economia e Sociologia Rural 55, n.º 4 (diciembre de 2017): 679–92. http://dx.doi.org/10.1590/1234-56781806-94790550404.

Texto completo
Resumen
Resumo: Este trabalho visa comprovar a existência de mercado para a carne ovina em cidades médias próximas a Presidente Prudente (mercado regional) e a percepção desses consumidores sobre os produtos que adquirem. Foram entrevistados 3.249 pessoas em oito cidades médias próximas utilizando-se formulários implementados em dispositivos portáteis. Investigou-se a frequência de consumo (atual e potencial) e opiniões sobre as características da carne ovina, e preferências de aquisição e consumo. Parte dos dados obtidos, referentes aos consumidores de carne ovina, foi tabulada e submetida a testes de validação e consistência interna; técnicas de estatística descritiva e multivariada. Do total de pessoas entrevistadas, 38,5% foram considerados consumidores de fato. O estudo comprovou que existe grande demanda de carne ovina nos municípios analisados em consumo domiciliar mensal, preferencialmente, na forma assada (68,5% na brasa e 18,8% no forno). A aquisição de produtos sem garantias oficiais de inspeção continua elevada, sendo que os supermercados apresentaram os piores níveis de satisfação em relação ao preço praticado (ao contrário da compra direta do produtor), mas, mesmo assim, este canal de comercialização de varejo é reconhecido como fornecedor de produtos seguros do ponto de vista higiênico-sanitário.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Sousa, Wellington Dantas de, Valcemiro Nossa, João Carlos Hipólito Bernardes do Nascimento y Arilda Magna Campagnaro Teixeira. "Percepção de qualidade do curso de ciências contábeis: a validação do Course Experience Questionaire com estudantes brasileiros". Enfoque: Reflexão Contábil 36, n.º 2 (12 de mayo de 2017): 59. http://dx.doi.org/10.4025/enfoque.v36i2.32582.

Texto completo
Resumen
O presente estudo se propôs a validar o instrumento Course Experience Questionnaire (CEQ) para avaliação dos cursos de Ciências Contábeis do Brasil. Desse modo, a pesquisa, do tipo descritiva, foi operacionalizada por meio da aplicação da técnica multivariada de Análise Fatorial Confirmatória. O público alvo foi composto pelos discentes a partir do 5º período do Curso de Ciências Contábeis que constituíram uma amostra por conveniência de 571 alunos brasileiros. Após o tratamento inicial dos dados, com boa consistência interna das escalas do CEQ, verificou-se que os dados da estatística descritiva revelaram uma qualidade percebida pelos discentes em aproximadamente 70% das variáveis que compõem o instrumento. Os achados da pesquisa denotam que o CEQ foi validado no contexto brasileiro, indicando que o modelo apresenta um adequado ajuste para capturar a qualidade de ensino e aprendizagem percebida pelos discentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Sousa, Daniel Sampaio. "CAMPANHA ELEITORAL 2016: A RELAÇÃO ENTRE GASTOS E VOTOS DOS CANDIDATOS A PREFEITO NAS CAPITAIS / ELECTION CAMPAIGN 2016: THE RELATIONSHIP BETWEEN EXPENSES AND VOTES OF CANDIDATES TO THE MAYOR IN CAPITALS". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 11, n.º 26 (16 de agosto de 2018): 40–59. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v11i26.377.

Texto completo
Resumen
Quem foi mais eficiente em transformar dinheiro em votos na disputa pelas prefeituras das capitais do Brasil em 2016? Incumbents ou challengers? Este artigo, que testa a ocorrência do Efeito Jacobson nas capitais do país, aponta que os candidatos à reeleição foram menos eficientes na transformação de gastos de campanha em votos conquistados: em média, a cada 1% de incremento na receita, os prefeitos que se candidataram à reeleição tiveram um aumento de 0,591% na quantidade de votos recebidos, enquanto os desafiantes alcançaram 0,632%. A pesquisa reproduz o modelo utilizado por Paranhos et al. (2013) – estatística descritiva e multivariada –, que, analisando a disputa nas capitais em 2012, encontraram efeito inverso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Deus, Valenna Cássia de, Carlos André Corrêa de Mattos y José Augusto Lacerda Fernandes. "As competências docentes na perspectiva da Geração Y: uma investigação entre estudantes do bacharelado em Administração". Revista Gestão em Análise 8, n.º 1 (30 de abril de 2019): 55. http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p55-70.2019.

Texto completo
Resumen
O objetivo da pesquisa foi analisar as competências docentes na perspectiva dos estudantes do bacharelado em administração da Geração Y e, com isso, identificar as características dos bons professores. A pesquisa classificada como exploratória e descritiva, foi feita na cidade de Belém-Pa, Brasil, sob forma de levantamento, e contou com 210 entrevistados em amostra não probabilística por acessibilidade. O instrumento de pesquisa foi o questionário, desenvolvido por Nogueira, Casa Nova e Carvalho (2012), e os dados foram tratados com estatística descritiva e multivariada. Os resultados da análise fatorial revelaram quatro fatores que explicaram 67,12% da variância e foram denominados como competência interpessoal, profissional, de técnicas de ensino e tecnológica. A análise de clusters formou cinco agrupamentos diferenciados principalmente pela competência profissional. A conclusão do estudo mostra elevada expectativa dos estudantes e necessidade de múltiplas competências para que os docentes sejam considerados bons professores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Pinochet, Luis Hernan Contreras, Evandro Luiz Lopes, Marcia Carvalho de Azevedo y Lilian De Marche Noffs. "Usabilidade Percebida e Características de Cursos na Avaliação do Programa de Educação em Software Livre com apoio da Análise Multivariada de Dados". Revista Gestão & Tecnologia 16, n.º 3 (12 de diciembre de 2016): 58. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2016.v16i3.958.

Texto completo
Resumen
O artigo buscou avaliar cursos profissionalizantes do Programa de Educação em Software Livre (PESL) a partir de uma análise multivariada de dados. Esta pesquisa faz uma análise quantitativa sobre o Laboratório de Software Livre ministrado por instrutores, que foi realizado na Universidade Federal de São Paulo, no campus da Escola Paulista de Política, Economia e Negócios. Foram analisados 69 questionários de alunos participantes, com o objetivo de verificar a viabilidade e o resultado do PESL, além de traçar o perfil daqueles que se interessam pelo tema, e verificar o nível de entendimento, dos mesmos, em relação ao Software Livre. Nesta pesquisa aplicou-se a técnica da estatística descritiva, bem como análise multivariada de dados (primeira fase com análise fatorial exploratória e a segunda com estimação do modelo de equações estruturais). Como resultado pode-se concluir que se trata de um programa acadêmico digitalmente social, pois traz elementos que incentivam e contribuem para o desenvolvimento profissional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Greco, Rosangela Maria, Lisandra Braga Sutana, Denise Cristina Alves de Moura, Marluce Rodrigues Godinho y Aldo Pacheco Ferreira. "Hipertensão arterial sistêmica e fatores associados em servidores públicos federais". Revista de Enfermagem da UFJF 5, n.º 1 (13 de diciembre de 2019): 1–14. http://dx.doi.org/10.34019/2446-5739.2019.v5.25957.

Texto completo
Resumen
Objetivo: identificar a prevalência de hipertensão arterial relatada por Técnicos-administrativos em Educação (TAEs) de uma universidade pública e fatores associados. Metodologia: estudo transversal realizado com 833 TAEs. A análise dos dados foi realizada por estatística descritiva, bi e multivariada, tendo como desfecho hipertensão arterial por diagnóstico médico e variáveis independentes (sociodemográficas, relacionadas aos hábitos de vida e alimentares e características do trabalho). Resultados: dos 833 trabalhadores, 51,5% eram homens, 52,7% tinham 50 anos de idade ou mais, 67% eram brancos, 77,4% tinham nível superior ou mais e 45,8% recebiam entre cinco e dez salários mínimos. Após a análise multivariada, as variáveis que se mantiveram associadas à hipertensão foram sexo, idade cor/raça e a autoavaliação do estado de saúde. Conclusão: ressalta-se a importância da implementação de medidas para promoção da saúde e prevenção da hipertensão, uma vez que se pode evitar o adoecimento dos trabalhadores, seu afastamento do trabalho e aposentadorias precoces.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Corrêa, João Feliph Bonfim, Laura Da Conceição Luz Santos Moraes y Carlos André Corrêa de Mattos. "Autoeficácia e Motivação para Aprender". Revista Gestão & Sustentabilidade 2, n.º 1 (9 de junio de 2020): 57–70. http://dx.doi.org/10.36661/2596-142x.2020v2i2.10811.

Texto completo
Resumen
Objetivo deste estudo foi identificar evidências que correlacionem a autoeficácia com a motivação para aprender, além de caracterizar esses construtos entre estudantes do bacharelado em administração. A metodologia foi exploratória e descritiva, feita na forma de survey. A amostragem, do tipo probabilística aleatória simples, contou com 230 entrevistados. O tratamento de dados foi quantitativo e utilizou estatística descritiva, inferencial e multivariada. Os resultados mostraram que os dois construtos apresentam correlações positivas, com intensidade moderada e significativa a 1%. Entre os estudantes, foram identificados dois grupos: um com 54,78% dos entrevistados, que foi denominado de “altamente eficazes e muito motivados para o aprendizado”; e outro um pouco menor com 45,22% dos entrevistados, que foi identificado como “autoeficazes e motivados para o aprendizado”. Ambos mostraram autoeficácia e motivação para aprender. Contudo, variaram em intensidade. Os resultados recomendam metodologias de ensino desafiadoras que instiguem a busca pela superação como forma de reforçar continuamente a autoeficácia, considerando que os entrevistados apresentam motivação para aprender.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Figueiredo, Dalson, Erinaldo Carmo, Romero Maia y Lucas Silva. "Os cavalos também caem: Tratado das inconsistências do IDEB". Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação 26, n.º 100 (julio de 2018): 552–72. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-403620180026001178.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo apresenta algumas incoerências identificadas na análise dos resultados do IDEB 2015, referentes ao ensino público. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada. As conclusões indicam que: 1) a alta taxa de aprovação interna infla artificialmente a magnitude do IDEB; 2) não existe correlação, em determinados estados, entre o desempenho do IDEB nas diferentes etapas da educação básica; 3) em alguns estados, não há correspondência entre o IDEB do ensino médio e o ENEM. Em conjunto, essas limitações comprometem a validade da inferência do Índice sobre a educação básica do país e justificam a imposição de dúvidas plausíveis sobre o próprio modelo de avaliação adotado pelo INEP.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Liszbinski, Bianca Bigolin, Maria Margarete Baccin Brizolla y Tiago Zardin Patias. "Produção de soja: um olhar para as questões sociais e ambientais". Geosul 36, n.º 79 (3 de septiembre de 2021): 347–71. http://dx.doi.org/10.5007/2177-5230.2021.e74515.

Texto completo
Resumen
A produção de soja tem um papel determinante no desenvolvimento agrícola brasileiro, sendo reconhecida como a commodity mais importante para o agronegócio do país e caracterizada por um processo produtivo exigente, para além das questões econômicas tradicionais. Este artigo objetiva analisar as perspectivas sociais e ambientais da produção de soja, de acordo com a percepção do produtor. Trata-se de um estudo quantitativo e que teve aplicação de questionário à produtores de soja do Estado do Rio Grande do Sul/Brasil. A análise estatística descritiva e multivariada demonstra que no geral há responsabilidade socioambiental nesta atividade produtiva, contudo, se entende que esses índices podem ser aperfeiçoados especialmente a partir da conscientização e maior aderência a legislação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Dos Santos, Francílio de Amorim y Lúcia Maria Silveira Mendes. "ANÁLISE BIVARIADA, MULTIVARIADA E ESPACIAL DA OCORRÊNCIA DO SARS-CoV-2 NOS MUNICÍPIOS DO ESTADO DO PIAUÍ, NORDESTE DO BRASIL". Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde 16 (29 de septiembre de 2020): 249–63. http://dx.doi.org/10.14393/hygeia16055472.

Texto completo
Resumen
O estudo teve como objetivo realizar classificação e análise de um grupo de variáveis independentes – gênero (masculino e feminino), população residente (% da população com ≥ 65 anos), saúde (número de estabelecimentos) – associadas à variável dependente número de casos confirmados, para definição da similaridade dos municípios piauienses em relação à ocorrência do SARS-CoV-2. O estudo constitui uma pesquisa descritiva quanto a seu objetivo e empregou técnicas estatísticas para manuseio das informações referentes às variáveis elencadas, obtidas via banco de dados do IBGE e SESAPI. Os dados apontaram que no período de 18 de março a 05 de junho haviam 7.105 casos confirmados e 224 óbitos causados por SARS-CoV-2 no Piauí. A análise estatística apontou que o coeficiente de determinação se mostrou ótimo, pois apresentou valores acima de 0,9 em todos os casos, cuja variável mais fortemente correlacionada aos casos confirmados de covid-19 foi a população do sexo feminino, com coeficiente de correlação de 0,9913. A análise de agrupamentos apontou que nos clusters 1 agrupam-se municípios de pequeno porte, menor contingente populacional e menor quantitativo de estabelecimentos de saúde, enquanto nos clusters 5 ficou apenas o município de Teresina, capital do estado, que apresenta maior contingente populacional e número de estabelecimentos de saúde total.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Macedo, Alex Santos, Rafael Viana y Maricilene Isaira Baia Nascimento. "Capacidades Analíticas no Processo de Produção de Políticas Públicas: Quais Fontes de Evidências Utilizam o Serviço Civil da Administração Pública Federal?" Administração Pública e Gestão Social 4, n.º 11 (1 de octubre de 2019): 1–22. http://dx.doi.org/10.21118/apgs.v11i4.7199.

Texto completo
Resumen
O objetivo central deste estudo foi identificar quais fontes de evidências usa o serviço civil da Administração Pública Federal brasileira (APF) no processo de produção da política pública. A partir da análise estatística descritiva e multivariada, recorremos às informações de 2000 servidores da APF sobre o uso de evidências, considerando (1) as características demográficas do serviço civil da APF; (2) tipos de função na política pública; (3) diferentes órgãos da administração federal; (4) tipos de cargos na administração federal e (5) áreas de política pública. Os resultados apontam que, em média, a depender da função exercida na política pública e da natureza da política pública, diferentes fontes de evidência são recorridas. Além disso, os órgãos se diferenciam no grau de recorrência a essas fontes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Da Luz, Luciana Cristina Silva y DALSON BRITTO FIGUEIREDO FILHO. "Fatores que explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório em uma instituição pública federal". Revista do Serviço Público 69, n.º 3 (12 de noviembre de 2018): 677–706. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v69i3.1793.

Texto completo
Resumen
Que fatores explicam a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório? Este artigo testa a hipótese de que fatores contextuais são mais importantes do que variáveis individuais. O desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para examinar dados de um survey realizado com 550 participantes. Em particular, utilizamos análise fatorial para identificar quatro dimensões: Efetividade da Avaliação do Estágio Probatório, Suporte da Instituição, Ação Gerencial e Valorização do Estágio Probatório enquanto Avaliação. Em seguida, utilizamos um modelo de regressão linear para estimar o efeito dessas dimensões sobre a percepção da Efetividade. Os resultados indicam que fatores contextuais exercem maior impacto do que variáveis pessoais e o Suporte da Instituição é a dimensão mais importante para explicar a percepção da efetividade da avaliação do estágio probatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Paranhos, Ranulfo, Dalson Britto Figueiredo Filho, Enivaldo Carvalho da Rocha, José Alexandre da Silva Júnior y Antonio Lavareda. "GASTOS E VOTOS NAS ELEIÇÕES 2012: O CASO DOS CANDIDATOS A PREFEITO DAS CAPITAIS BRASILEIRAS". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 11, n.º 11 (25 de junio de 2013): 29–43. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v11i11.131.

Texto completo
Resumen
Analisa a relação entre receita de campanha e resultados eleitorais nas eleições municipais de 2012. Em termos substantivos, testou-se a hipótese de que desafiantes são mais eficientes do que incumbents (Efeito Jacobson). Metodologicamente, foi combinada a estatística descritiva e multivariada, além de um modelo regressão Poisson para analisar os dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) referentes às disputas eleitorais ao cargo de prefeito em todas as capitais brasileiras. Os resultados sugerem que: (1) em média, o incremento de 1% na receita eleva em 0,646% o número de votos e (2) diferente do esperado, incumbents (β = 0,645; t = 3,785 e p-valor <0,001) são mais eficientes do que os candidatos desafiantes (β = 0,607; t = 17,480 e p-valor <0,000).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Sousa, Allison Manoel de y Alex Mussoi Ribeiro. "A remuneração dos executivos mitiga os accruals discricionários? Uma análise em bancos brasileiros de capital aberto". Contextus – Revista Contemporânea de Economia e Gestão 18 (13 de abril de 2020): 25–38. http://dx.doi.org/10.19094/contextus.2020.42452.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa objetiva analisar a influência da remuneração dos executivos no gerenciamento de resultados nos bancos brasileiros de capital aberto. Para tanto, analisou-se 17 empresas do setor bancário que negociaram ações na B3, entre 2010 e 2018. Os dados foram analisados por meio da estatística descritiva e da análise multivariada, por meio, da regressão quantílica. Os achados revelam que não houve diferença dos níveis de gerenciamento de resultados e da remuneração dos executivos ao longo dos anos, mesmo em períodos de recessão econômica (2015 e 2016). As evidências indicam que as empresas com os maiores níveis de gerenciamento de resultados são sensíveis à diminuição das práticas de manipulação dos accruals discricionários, quando há o aumento da remuneração dos executivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Teixeira, Maria Luísa Mendes y Silvio Popadiuk. "Confiança e desenvolvimento de capital intelectual: o que os empregados esperam de seus líderes?" Revista de Administração Contemporânea 7, n.º 2 (junio de 2003): 73–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-65552003000200005.

Texto completo
Resumen
A literatura tem demonstrado a importância da confiança na construção do capital intelectual. Este estudo pretende trazer uma perspectiva de gerenciamento interdependente da confiança, ao identificar e discutir o papel das expectativas dos empregados quanto ao comportamento dos seus líderes em relações de confiança. A pesquisa caracterizou-se como descritiva. Os dados foram coletados mediante questionário fechado, ao qual foi acoplada uma escala do tipo Likert de seis pontos, e tratados com estatística descritiva simples e análise multivariada. A amostra, aleatória, consistiu de 331 alunos de cursos de pós-graduação em Administração de Empresas de uma universidade localizada em São Paulo, SP. Os resultados evidenciaram que os liderados monitoram o comportamento dos seus líderes quanto à confiança existente nas relações entre ambos, segundo três dimensões: respeito, honestidade e crédito no empregado. Isso indica que o gerenciamento de confiança, para a população estudada, admite uma perspectiva de interdependência, que deve ser levada em consideração, ao se desejar promover condições para o desenvolvimento do capital intelectual, fonte de vantagem competitiva sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Alvim, André Luiz, Cibele Da Silva, Deiane Patrício de Souza Da Silva y Renata Lacerda Prata Rocha. "Conhecimento em primeiros socorros: estudo comparativo entre professores de escola pública e privada". Revista Eletrônica Acervo Saúde, n.º 27 (12 de julio de 2019): e1019. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e1019.2019.

Texto completo
Resumen
Objetivos: Avaliar o conhecimento de professores atuantes no ensino fundamental de escola pública e privada, em relação aos primeiros socorros. Métodos: Estudo transversal, descritivo, de natureza quantitativa realizado em duas escolas, uma pública (escola A) e outra privada (escola B), localizadas em Belo Horizonte, MG, Brasil. Foi aplicado questionário estruturado para 63 professores, considerando o número de acertos ≥70% como satisfatório. Para tratamento dos dados, foi utilizada estatística descritiva simples e medidas de tendência central. A análise multivariada foi constituída pelo coeficiente de correlação de Pearson e regressão linear múltipla. Resultados: A pontuação dos professores da escola A variou de 28,6 a 100, com média de 66,8 (±20,7). Na escola B, os resultados alternaram entre 42,8 a 100, com média de 81,9 (±17,5). O modelo final de regressão mostrou que os profissionais que receberam capacitação sobre primeiros socorros durante a graduação (p=0,04) e os que atuam na escola privada (p=0,01) tiveram melhor desempenho. Conclusão: O conhecimento em relação aos primeiros socorros precisa ser aprimorado entre professores da rede pública. O investimento em capacitações relacionadas à temática deve iniciar no período de formação acadêmica e se manter presente durante a rotina de trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Álvares, Virgínia de Souza, Daniela Popim Miqueloni y Jacson Rondinelli da Silva Negreiros. "Variabilidade físico-química da farinha de mandioca do Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre". Revista Ceres 63, n.º 2 (abril de 2016): 113–21. http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201663020001.

Texto completo
Resumen
RESUMO A farinha é um derivado da mandioca de grande importância alimentar, porém com pequena padronização, por causa do processo artesanal de fabricação. O objetivo deste estudo foi analisar a variabilidade da farinha de mandioca artesanal, produzida no Território da Cidadania do Vale do Juruá, Acre, e agrupar os municípios produtores de acordo com suas características físico-químicas, por meio de análises multivariadas, determinando sua influência na qualidade da farinha de mandioca. Foram analisadas 138 amostras de farinhas, coletadas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, com determinação da umidade, cinzas, proteína total, extrato etéreo, fibra total, carboidratos totais, valor energético, acidez titulável, pH e atividade de água. Os dados foram analisados pela estatística descritiva com comparação de médias pelo teste de Tukey e estatística multivariada, de forma complementar entre si; com análises de agrupamento hierárquica, pela distância euclidiana e método de Ward, e, não hierárquica, k-means, análise de componentes principais, pela matriz de correlação, e análise discriminante, pelo método da exclusão progressiva passo a passo. Os resultados mostraram que as farinhas encontram-se dentro das normas de qualidade exigidas em legislação. As diferentes análises multivariadas foram coerentes, indicando que há um padrão de distribuição das características físico-químicas das farinhas, o que sugere padrões no processo de fabricação, distribuídos conforme a localização dos municípios analisados. As características de maior influência na discriminação das farinhas são acidez, pH, atividade de água e umidade, indicando que o modo de fabricação tem grande influência na qualidade da farinha produzida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Figueiredo Filho, Dalson Britto, Enivaldo Carvalho da Rocha, José Alexandre da Silva Júnior y Ranulfo Paranhos. "FINANCIAMENTO DE CAMPANHA: NÍVEL DE REGULAMENTAÇÃO EM PERSPECTIVA COMPARADA (CAMPAIGN FINANCE: LEVEL OF REGULATION IN COMPARATIVE PERSPECTIVE)". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 17, n.º 17 (28 de agosto de 2015): 36–50. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v17i17.215.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa o grau de regulamentação sobre as fontes de financiamento em perspectiva comparada, concedendo especial atenção ao caso do Brasil. Metodologicamente, o desenho de pesquisa adota uma abordagem multimétodo que combina estatística descritiva e multivariada com estudo de caso e análise documental. Além disso, replica-se os dados do Institute for Democracy and Electoral Assistance (IDEA) para estimar uma medida padronizada de regulação. Os resultados indicam que: (1) a média de regulamentação é de 2,17 com um desvio padrão de 1,69; e (2) comparativamente o Brasil apresenta altos níveis de controle sobre a origem dos recursos que financiam as disputas eleitorais, para as variáveis selecionadas. Com este artigo, espera-se contribuir para que eventuais processos de mudança institucional nas regras de financiamento eleitoral possam ser balizados pela experiência comparada de outros países.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Zimmer, Paloma, Cristiane Mitsuê Iata, João Artur De Souza y Cristiano José Castro de Almeida Cunha. "Fatores determinantes para o desempenho em inovação das indústrias optantes lucro real em Santa Catarina". Revista Gestão & Tecnologia 17, n.º 3 (1 de diciembre de 2017): 191–216. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2017.v17i3.1085.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar as principais práticas e entraves para a inovação, e relacioná-los com o desempenho obtido em inovação em um grupo de 100 empresas. Para isso, utilizou-se como estratégia de pesquisa um survey, e para a análise dos dados estatística bi e multivariada. Esta pesquisa se caracteriza como descritiva, e de abordagem quantitativa. Os resultados do estudo comprovam que a performance em inovação, é resultado das práticas adotadas pela empresa, que vão desde a busca por novas matérias primas e processos produtivos, até o relacionamento de cooperação com fornecedores e concorrentes. Todas essas práticas tornam-se mais fluídas e efetivas para a organização, quando a mesma possui uma área formalizada para cuidar dos assuntos relacionados à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação – PD&I.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Morais, Leonardo Rodrigues de, José Alexandre Da Silva Júnior y Ranulfo Paranhos dos Santos Filho. "Poderosos Chefões: A influência do perfil do líder sobre a disciplina da bancada". Revista Debates 12, n.º 1 (13 de abril de 2018): 169. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.79508.

Texto completo
Resumen
Qual o efeito do perfil dos líderes sobre a disciplina partidária da bancada? O objetivo desse trabalho é estimar a influência do perfil dos líderes no comportamento das suas bancadas. Os principais esforços metodológicos consistem em montar o perfil do líder e mensurar o comportamento da bancada. Para realizar a análise utilizaremos estatística descritiva e multivariada. O perfil dos líderes será composto por duas dimensões, expertise e credibilidade. A unidade de análise serão os parlamentares das (51° e 52°) legislaturas da Câmara dos Deputados. Os resultados da pesquisa mostram que a média de disciplina dos parlamentares com líderes que possuem mais credibilidade, é mais alta. Porém, o mesmo não pode se dizer da média de disciplina dos líderes com maior grau de expertise. Em resumo, líderes com mais credibilidade comandam bancadas mais disciplinadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Amâncio-Vieira, Saulo Fabiano, Benilson Borinelli, Letícia Fernandes de Negreiros y José Carlos Dalmas. "A RELAÇÃO ENTRE CUSTO DIRETO E DESEMPENHO ESCOLAR: UMA ANÁLISE MULTIVARIADA NAS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DE LONDRINA/PR". Educação em Revista 31, n.º 1 (marzo de 2015): 169–94. http://dx.doi.org/10.1590/0102-4698131778.

Texto completo
Resumen
O presente estudo analisa fatores relacionados ao desempenho discente nas escolas de Ensino Fundamental de Londrina (Paraná, Brasil), destacadamente o custo direto da educação. Como referencial teórico, adotaram-se os temas de avaliação de políticas públicas, bem como a relação entre custos e desempenho educacional no Brasil. A presente pesquisa caracteriza-se como descritiva e quantitativa, realizada por meio do censo das 67 escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais) do município. Para análise dos dados, procedeu-se a: estatística exploratória, identificação de valores discrepantes, análise de componentes principais e análise de regressão linear múltipla. Como resultado, obteve-se modelo com coeficiente de explicação de 50,8%, tendo como variável dependente a média do desempenho dos alunos na Prova Brasil/Saeb de português e matemática. Nota-se que a experiência do docente, o custo social e o custo administrativo são as variáveis que explicam em maior grau o desempenho escolar dos discentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Silva, Samuel de Assis y Julião Soares de Souza Lima. "Relação espacial entre o estoque de nutrientes e a densidade de solo cultivado com cafeeiro". Pesquisa Agropecuária Tropical 43, n.º 4 (diciembre de 2013): 377–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632013000400002.

Texto completo
Resumen
O estudo da variação espacial da fertilidade do solo cresceu em importância, em discussões sobre manejo agrícola, uma vez que o tratamento uniforme das áreas cultivadas gera resultados inconsistentes, capazes de alterar o rendimento das culturas. Utilizando-se métodos de geoestatística multivariada, objetivou-se avaliar a relação espacial entre o estoque de nutrientes e a densidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo húmico. O estudo foi realizado em área cultivada com Coffea arabica L. (cv. Catucaí), em uma malha amostral com 100 pontos. A amostragem do solo foi realizada na camada de 0-0,20 m, para determinar a densidade e os teores de P, K, Ca e Mg, os quais foram transformados em valores de estoque. Após esta transformação, os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e exploratória, determinando-se a correlação entre a densidade e os estoques. Posteriormente, realizou-se análise geoestatística uni e multivariada, seguidas de interpolação por krigagem ordinária e cokrigagem. A distribuição dos estoques de nutrientes mostrou-se inversamente proporcional à da densidade do solo, com exceção do estoque de P. A cokrigagem permitiu caracterizar o solo, favorecendo a interpretação do comportamento de distribuição espacial da fertilidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Gonzaga, Isabel Clarisse Albuquerque, Sheila Lima Diogenes Santos, Ana Roberta Vilarouca da Silva y Viriato Campelo. "Atenção pré-natal e fatores de risco associados à prematuridade e baixo peso ao nascer em capital do nordeste brasileiro". Ciência & Saúde Coletiva 21, n.º 6 (junio de 2016): 1965–74. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232015216.06162015.

Texto completo
Resumen
Resumo Os principais determinantes do risco de morrer no período neonatal são o baixo peso ao nascer e a prematuridade. O estudo teve como objetivo analisar a adequação do pré-natal e fatores de risco associados à prematuridade e ao baixo peso ao nascerem uma capital do nordeste brasileiro. Trata-se de um estudo caso-controle. Foi construído um modelo de adequação do pré-natal composto por quatro indicadores. Utilizou-se estatística descritiva para análise univariada; testes de Wald, de tendência linear, t de Student e qui-quadrado para a análise bivariada e regressão logística múltipla para análise multivariada com p<0,05. A análise multivariada mostrou que baixa escolaridade, não realizar atividade remunerada, parto cesáreo, oligodrâmnio, descolamento prematuro da placenta e pré-eclâmpsia são fatores independentes associados com a prematuridade e/ou baixo peso ao nascer. Para adequação do pré-natal, a variável Indicador III permaneceu significativa, mostrando que as mães que apresentaram inadequação da atenção pré-natal tiveram chance aumentada para a ocorrência do desfecho, evidenciando a necessidade de adequação de políticas públicas de saúde de atenção às gestantes no município estudado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Galvão, Victor Chiaroni y Simone De Carvalho Balian. "Disciplina de inspeção sanitária: alteração de cronograma e avaliação de graduandos em medicina veterinária". Revista de Graduação USP 4, n.º 1 (23 de julio de 2020): 119–23. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-376x.v4i1p119-123.

Texto completo
Resumen
A disciplina de Inspeção Sanitária dos Produtos de Origem Animal (ISPOA) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo passou por várias transformações ao longo do tempo devido aos avanços tecnológicos e científicos. O cronograma da disciplina de ISPOA foi reformulado em blocos de conteúdos estreitamente correlatos ou em blocos em que os assuntos não se relacionavam. Houve a aplicação de uma nova metodologia de avaliação de aprendizagem que ocorreu ao fim de cada bloco de conteúdo através de prova teste múltipla escolha (PTME). A amostra deste estudo foi formada por 168 alunos do 9º semestre de medicina veterinária entre os anos 2017 e 2018. Foram utilizadas análise estatística descritiva e multivariada (teste t) dos dados. Os resultados demonstraram que houve aumento das notas entre os anos de 2017 e 2018. O resultado do teste t foi de t = 1,12-24, ou seja, p < 0,05 evidenciando que ocorreu diferença estatística entre as médias das notas entre os alunos de 2017 e 2018. Conclui-se que a organização da disciplina de ISPOA e a aplicação das PTME após os blocos de conteúdo aumentaram o desempenho dos alunos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Pinho, Jordana Ferreira y Carlos André Corrêa De Mattos. "A SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES: UMA INVESTIGAÇÃO NA ESCOLA DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ". Caderno de Administração 26, n.º 2 (25 de abril de 2019): 136. http://dx.doi.org/10.4025/cadadm.v26i2.40603.

Texto completo
Resumen
A síndrome de burnout é uma patologia psicossocial com origem laboral, que ocorre em consequência da exposição constante a agentes estressores. Os profissionais que lidam diretamente com pessoas, especialmente aqueles que desenvolvem atividades assistenciais como médicos, psicólogos, assistentes sociais, professores e outros são os mais acometidos pela patologia. Nesse contexto, a presente pesquisa teve como objetivo investigar a ocorrência da síndrome de burnout entre os professores da Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará. O estudo utilizou metodologia exploratória, descritiva, com tratamento de dados quantitativos e amostragem não probabilística por acessibilidade. Realizada em pesquisa de campo, aplicou-se o questionário Maslach Burnout Inventory – General Survey (MBI-GS) para caracterizar a presença da síndrome. A amostra foi composta por 42 professores e a análise dos dados utilizou estatística descritiva, inferencial (Mann-Whitney) e multivariada (Análise de Agrupamentos). Os resultados identificaram dois grupos de professores: um denominado como “Exauridos Emocionalmente” e outro “Eficazes no trabalho”. Os “Exauridos Emocionalmente” representaram 69,05% dos entrevistados, que apresentaram a síndrome com intensidade moderada. Os “Eficazes no trabalho” não foram acometidos pela síndrome. A conclusão da pesquisa recomenda atenção da organização e estratégias para combater a síndrome e evitar seu agravamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Dantas de Assunção, Marcus Vinicius, Anna Cecília Chaves Gomes, Joyce Mariella Medeiros Cavalcanti y Afrânio Galdino de Araújo. "Desempenho e etnia: um estudo no processo seletivo em uma instituição federal de ensino no Brasil". Revista Iberoamericana de Educación 64, n.º 1 (15 de enero de 2014): 1–11. http://dx.doi.org/10.35362/rie641349.

Texto completo
Resumen
O estudo objetiva investigar se a variável etnia influencia no resultado final do processo seletivo para o nível técnico em uma Instituição Federal de Ensino, no Brasil, que não adotou o sistema de cotas para negros, pardos e indígenas, em 2012. Foi verificado o desempenho de 5.631 candidatos ao certame, utilizando-se a estatística descritiva e a regressão multivariada para a análise dos dados. Os principais resultados encontrados sugerem que a etnia, embora estatisticamente significativa, apresenta pouca contribuição ao desempenho. Em contrapartida, as variáveis que geram maior impacto são o tipo de escola, quando da rede pública de ensino, e a idade, produzindo uma redução expressiva no resultado. Estes achados estão de acordo com a literatura em que não se verifica impacto relevante da etnia no desempenho final de processos seletivos, especialmente quando comparada, por exemplo, com o tipo de escola.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Serpa Fagundes de Oliveira, Maria Carolina, Flavia Luciane Scherer, Ivanete Schneider Hahn, Aletéia De Moura Carpes, Maríndia Brachak dos Santos y Maíra Nunes Piveta. "Drivers do desempenho internacional de empresas de base tecnológica (EBTs) brasileiras". Internext 13, n.º 1 (8 de enero de 2018): 32. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.13132-49.

Texto completo
Resumen
Para as Empresas de Base Tecnológica (EBTs), a expansão internacional representa uma oportunidade de crescimento e de criação de valor. Diante disso, o presente estudo destinou-se a analisar o papel dos influenciadores de internacionalização no desempenho internacional de EBTs. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, operacionalizada por meio de uma survey. A coleta de dados se deu juntamente a 53 EBTs brasileiras localizadas em ambientes de inovação. Tais dados foram analisados por meio de técnica estatística multivariada e com os resultados obtidos, contatou-se que os determinantes do desempenho internacional das empresas analisadas, podem ser definidos pelos influenciadores de internacionalização externos (localização em ecossistemas de inovação; integração a cadeias produtivas globais; parcerias e alianças estratégicas para inovação e políticas governamentais) e internos (capacidade de inovação, orientação para o mercado internacional e habilidades de marketing internacional).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Brandao, Cristiane do Nascimento, José Carlos Barbieri y Edgar Reyes Junior. "Análise da sustentabilidade do turismo: um estudo em comunidades indígenas no Estado de Roraima, Brasil". Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo 9, n.º 3 (8 de diciembre de 2015): 500–518. http://dx.doi.org/10.7784/rbtur.v9i3.707.

Texto completo
Resumen
A presente pesquisa foi realizada em três comunidades indígenas do estado de Roraima, que encontraram no turismo uma alternativa para o desenvolvimento local sustentável. Dado que esta atividade pode trazer consequências positivas e negativas, o objetivo deste trabalho é analisar, por meio de um estudo de casos, os impactos sociais, culturais, econômicos e ambientais do turismo em comunidades indígenas. Foi utilizado o método quantitativo com aplicação de questionários. As unidades de análise da pesquisa foram os indígenas moradores das comunidades pesquisadas. A amostra da pesquisa foi constituída de 210 respostas válidas. Para a análise dos dados utilizou-se estatística descritiva e análise multivariada. O estudo revelou que a atividade turística pode trazer benefícios (econômicos, sociais, culturais e ambientais) para as comunidades, bem como sugere que sejam priorizadas ações que visem transformar as iniciativas existentes em destinos de excelência em turismo indígena.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Moura, Kércia Dantas Oliveira de, Flávia Emília Cavalcante Valença Fernandes, Gerlene Grudka Lira, Emily Oliveira Duarte Fonseca y Rosana Alves de Melo. "Prevalência e fatores associados ao diagnóstico de morte encefálica". Revista de Enfermagem da UFSM 11 (6 de mayo de 2021): e39. http://dx.doi.org/10.5902/2179769253157.

Texto completo
Resumen
Objetivo: avaliar a prevalência de morte encefálica e os fatores associados. Método: estudo transversal com dados dos registros de pacientes neurocríticos e potenciais doadores de órgãos entre 2018 e 2019, sendo analisados por meio de estatística descritiva e regressão logística multinomial multivariada. Resultados: a prevalência de morte encefálica nos pacientes acompanhados foi de 46,6%, predominando homens, adultos, com Traumatismo Cranioencefálico (44,3%) como causa da morte. Os fatores associados à morte encefálica foram: score da Escala de Coma de Glasgow (RRR=0,30; p=0,001), uso de droga vasoativa (RRR=7,55; p=0,000) e Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e Isquêmico (RRR=2,14; p=0,031). Conclusão: houve uma alta prevalência de morte encefálica. O uso de droga vasoativa, o score da Escala de Coma de Glasgow e os diagnósticos de Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico e Isquêmico mostraram-se associados à evolução para o quadro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Bach, Tatiana Marceda, Silvana Anita Walter, José Roberto Frega y Joer Maria Schvarcz Müller. "Fatores de influência na aprendizagem percebida dos alunos de cursos de administração". Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas) 19, n.º 1 (marzo de 2014): 13–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-40772014000100002.

Texto completo
Resumen
Este estudo objetivou analisar as dimensões que influenciam a aprendizagem dos alunos de dois cursos de graduação em administração de uma Instituição de Ensino Superior (IES) do sul do Brasil. Empregou-se a abordagem quantitativa, de caráter descritivo e, para a coleta dos dados, realizou-se um levantamento com 880 alunos, por meio do questionário estruturado de Walter (2006), que abrange 26 dimensões do ensino superior. Os dados foram analisados por meio de métodos de estatística descritiva, análise fatorial, Alfa de Cronbach e regressão linear multivariada. Os resultados indicam que a aprendizagem percebida é influenciada, principalmente, pelas dimensões satisfação, métodos de ensino, qualidade do ensino, empregabilidade, confiança nas pessoas da IES, atitude da coordenação e grade curricular, as quais apresentaram valor de significância p<0,001. Já as dimensões autoeficácia e imagem social apresentaram uma significância p<0,05. As dimensões apontadas pelos alunos podem direcionar as ações da IES de forma a realçar os itens considerados importantes pelos alunos. Como contribuição teórica para a área de estudos, acredita-se que esta pesquisa possa auxiliar, por meio do número abrangente de dimensões, no entendimento de fatores que possam influenciar a aprendizagem de estudantes nas IES, visto que não se identificaram, na literatura, estudos desta natureza.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

BECKERT, Naiara, Simone MOYSÉS, Regina CRUZ, Laísa GUTOSKI y Isabel SCARINCI. "Características do uso de produtos derivados do tabaco entre universitários do curso de Odontologia em uma Universidade de Curitiba". Revista de Odontologia da UNESP 45, n.º 1 (26 de enero de 2016): 7–14. http://dx.doi.org/10.1590/1807-2577.10015.

Texto completo
Resumen
Resumo Introdução Profissionais da saúde, incluindo dentistas, são referências de comportamento e exercem grande influência sobre a população que assistem. Objetivo Este estudo teve como objetivos investigar a prevalência do uso de produtos derivados do tabaco entre universitários de Odontologia, analisar fatores associados à ocorrência do uso e quais são os produtos mais utilizados. Material e método Realizou-se um estudo transversal descritivo por meio de um questionário online no ano de 2012. A estatística descritiva gerou um perfil da amostra e aplicou-se o teste Qui-quadrado para análise de associação entre variáveis, seguido da análise multivariada de regressão logística com as variáveis que se mostraram significativas. Resultado A prevalência de uso de produtos derivados de tabaco foi de 24,92%. O narguilé mostrou-se o produto de maior uso (66,23%), seguido do cigarro industrializado (54,55%). Os fatores associados ao uso de produtos de tabaco foram ‘morar sozinho’ (p=0,012; OR=2,13; IC=1,17-3,85), ‘conviver com alguém que fuma’ (p=0,000; OR=3,22; IC=1,75-5,91) e ‘permanecer próximo às pessoas enquanto elas fumam’ (p=0,000; OR=6,96; IC=2,37-20,45). Conclusão Este estudo provê informação importante para desenvolvimento de programas de sensibilização e capacitação dos profissionais de saúde por instituições de ensino superior em relação ao uso de produtos derivados de tabaco.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

SOUZA, Tailan Santos de y Patrícia dos Santos NASCIMENTO. "ANÁLISE MULTIVARIADA E TENDÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NA REGIÃO HIDROGRÁFICA DO RECÔNCAVO SUL (BA)". Geosciences = Geociências 39, n.º 1 (20 de mayo de 2020): 203–13. http://dx.doi.org/10.5016/geociencias.v39i1.14000.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi analisar a variabilidade espacial e temporal das precipitações pluviométricas, no âmbito da região hidrográfica do Recôncavo Sul, a partir de técnicas de tendência e da análise multivariada. Essa região localiza-se no leste do estado da Bahia, com uma área de, aproximadamente, 16.990 km². Em posse da série histórica de dados pluviométricos entre 1985 e 2010, os dados anuais completos foram organizados e analisados temporalmente através da estatística descritiva básica. Em seguida, identificou-se a possibilidade de existência de tendências na série histórica, aplicando os testes de Mann-Kendall e da Regressão Linear, ambos para o nível de significância de 5%. Por fim, para esses anos, foi realizada uma análise multivariada, onde, por meio da análise de agrupamentos, utilizando a Técnica de Cluster, foram formados grupos pluviométricos similares, que configuram as zonas homogêneas, em função da precipitação mensal. O município com a maior precipitação média foi Valença e o ano foi 1985, enquanto as médias precipitadas mais baixas foram observadas no município de Milagres e o ano foi o de 1993. Em ambos métodos de análise de tendência, o resultado foi o mesmo: apenas o município de Nilo Peçanha tem uma tendência significativa de queda da precipitação. A análise de agrupamentos resultou na divisão da área do Recôncavo Sul em três grupos homogêneos e um grupo anômalo, formado por dois municípios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Melo, Cynthia de Freitas, Mariana Carvalho Costa y Bárbara Jéssyca Magalhães. "Escala de Avaliação das Percepções sobre o Programa Mais Médicos". Psico-USF 22, n.º 3 (diciembre de 2017): 501–13. http://dx.doi.org/10.1590/1413-82712017220310.

Texto completo
Resumen
Resumo A presente pesquisa objetivou criar um instrumento de avaliação da eficácia do Programa Mais Médicos (PMM), apreendendo as percepções de uma amostra não probabilística nacional estratificada de 643 brasileiros. Foi realizada análise fatorial na escala, e os dados de avaliação do PMM foram analisados por meio de estatística descritiva, bivariada e multivariada. Com indicação de melhores valores psicométricos e explicação teórica, o método Componentes Principais, com rotação varimax, estruturou os 35 itens da escala dicotômica em dois fatores, que explicam conjuntamente 56,92% da variância total: “Aspectos estruturais e organizacionais do Programa Mais Médicos” (α = 0,96) e “A atuação dos médicos no Programa Mais Médicos” (α = 0,74). Contempla-se, ainda, que a eficácia do PMM foi avaliada negativamente. Esses achados revelam que o instrumento é útil para avaliação do PMM, ainda escasso de instrumentos na literatura para sua avaliação, podendo ser adequadamente utilizada em estudos futuros.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Silva, Lucas, Amanda Domingos, Matheus Cunha, Marcus Torres y Willber Nascimento. "ALTRUÍSTAS OU OPORTUNISTAS? UMA ANÁLISE DOS PEQUENOS PARTIDOS NAS COLIGAÇÕES ELEITORAIS (1998-2014) / ALTRUISTS OR OPPORTUNISTS? AN ANALYSIS OF SMALL POLITITCAQL PARTIES IN THE ELECTORAL COALITIONS (1998-2014)". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 9, n.º 21 (16 de diciembre de 2016): 45–61. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v9i21.274.

Texto completo
Resumen
Este artigo investiga como os pequenos partidos se comportam em coligações eleitorais para eleições proporcionais. Para isso, testa a hipótese do esforço mínimo, examinada por Lima Jr (1983), segundo a qual os pequenos partidos atuam de modo oportunista ao participar das coligações, ou seja, são beneficiados com a obtenção de mais cadeiras na Câmara dos Deputados que os partidos grandes ou médios. Metodologicamente, o desenho de pesquisa combina estatística descritiva e multivariada para analisar o banco de dados de Nascimento et al (2016), que cataloga o desempenho eleitoral de todos os partidos políticos por unidade federativa entre 1998 e 2014. Os resultados encontrados refutam o argumento do esforço mínimo, já que: a) são os grandes partidos que obtém mais cadeiras dentro das coligações, enquanto os pequenos ganham menos e b) os pequenos partidos atuam de maneira altruísta nas coligações, cedendo cadeiras aos médios e grandes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Rocha, Enivaldo Carvalho da, Dalson Brito Figueiredo Filho, José Alexandre da Silva Jr., Ranulfo Paranhos, Pawan Kumar y Erinaldo Ferreira do Carmo. "Capacidade institucional e corrupção: Tribunais de Contas Estaduais em perspectiva comparada". Revista Debates 8, n.º 3 (19 de diciembre de 2014): 181. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.49383.

Texto completo
Resumen
Esse trabalho analisa a relação entre a capacidade institucional dos Tribunais de Contas Estaduais e corrupção. Metodologicamente, combinamos estatística descritiva e multivariada para analisar um banco de dados elaborado a partir de Melo, Pereira e Figueiredo (2009) e Ferraz e Finan (2011). Em particular, usamos análise de componentes principais para estimar um indicador de capacidade institucional a partir do percentual do orçamento estadual, da transparência orçamentária e da antiguidade de cada Tribunal. Empregamos ainda um modelo linear de mínimos quadrados ordinários para estimar o efeito da capacidade institucional sobre incidência de corrupção. Os resultados sugerem que: (1) comparativamente, São Paulo apresenta o Tribunal com maior capacidade institucional, enquanto Mato Grosso do Sul apresenta o pior desempenho; (2) em média, quanto maior orçamento do Tribunal, menor é o nível de transparência; e (3) quanto maior a capacidade institucional do Tribunal, maior é a probabilidade de detectar corrupção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Lins, Rodrigo, Dalson Figueiredo Filho y Lucas Silva. "A redução da maioridade penal diminui a violência? Evidências de um estudo comparado". Opinião Pública 22, n.º 1 (abril de 2016): 118–39. http://dx.doi.org/10.1590/1807-0191201622118.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo testa a hipótese de que a redução na maioridade penal diminui a violência. Metodologicamente, o desenho de pesquisa utiliza análise espacial, estatística descritiva e multivariada para analisar um banco de dados original elaborado a partir de fontes secundárias. O foco repousa sobre o sistema de justiça juvenil em perspectiva comparada a partir de duas variáveis: (1) maioridade penal e (2) responsabilidade criminal. A média de maioridade penal global converge para 18 anos, enquanto a média de responsabilização criminal se aproxima de 11 anos. Os resultados sugerem uma correlação negativa entre a idade de imputabilidade penal e a taxa de homicídios, ou seja, quanto menor o patamar de maioridade penal, maior o nível de violência. Com este artigo, esperamos contribuir com o debate sobre a redução da maioridade penal no Brasil e, consequentemente, com o aprimoramento de políticas públicas específicas de combate à violência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Almeida, Anderson Henrique Souza de, Sarah Abrahão Gomes dos Santos, Edil de Albuquerque Rodrigues Filho, Paulo Roberto Cavalcanti Carvalho y Gilmário Ricarte Batista. "Somatotipo, fatores de risco e razão cintura-estatura em indivíduos fisicamente ativos". Revista Brasileira de Medicina do Esporte 21, n.º 4 (agosto de 2015): 271–74. http://dx.doi.org/10.1590/1517-869220152104133477.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A relação entre o tipo físico e o risco cardiovascular vem sendo estudada em diversas populações do mundo. No Brasil, estudos que avaliam esta relação são escassos, principalmente quando se trata de indivíduos que praticam atividades físicas. Objetivo: Analisar a relação do somatotipo com fatores de risco cardiovascular e razão cintura-estatura (RCEst) em praticantes de atividade física.MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa descritiva com delineamento transversal. A amostra foi constituída por 280 sujeitos, usuários da pista de Cooper da Universidade Federal de Pernambuco, na cidade de Recife, PE, Brasil. Para identificação do nível de atividade física, utilizou-se a versão curta do International Physical Activity Questionnaire(IPAQ). Os indivíduos classificados como muito ativos, ativos ou irregularmente ativos A ou B, foram incluídos na amostra. Excluíram-se os sujeitos inativos fisicamente. O somatotipo foi estimado através do protocolo antropométrico de Carter e Heath (1990). Determinaram-se como fatores de risco cardiovascular o tabagismo, o consumo de bebida alcoólica e a pressão arterial (PA). Empregou-se a estatística descritiva para caracterização da amostra, em seguida, utilizou-se a Análise de Variância Multivariada (MANOVA), com nível de significância de p < 0,05.RESULTADOS: Não foi identificada relação significativa para as variáveis tabagismo e consumo de bebida alcoólica. Na análise da PA (Pillai's trace = 0,082; F = 8,187; p < 0,05) e da RCEst (Pillai's trace = 0,298; F = 39,081; p < 0,05), verificou-se significância estatística com o somatotipo.CONCLUSÃO: O tipo físico foi positivo e significativamente relacionado com a PA e com a RCEst, demonstrando que esse indicador antropométrico pode ser utilizado para predizer precocemente o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Barreto Santos, Loiamara, Saulo Vasconcelos Rocha, Rosângela Souza Lessa y Alba Benemérita Alves Vilela. "Multimorbidade em idosos de um município do nordeste brasileiro: prevalência e fatores associados". Revista de Salud Pública 21, n.º 5 (1 de septiembre de 2019): 1–7. http://dx.doi.org/10.15446/rsap.v21n5.77775.

Texto completo
Resumen
Objetivo Estimar a prevalência e os fatores associados à presença de multimorbidade na população idosa do município de Ibicuí - BA.Métodos Estudo realizado com 310 idosos com idade ≥ 60 anos, de ambos os sexos, residentes no município de Ibicuí - BA. Foram coletadas informações sociodemográficas e informações pessoais, condições de vida, hábitos de vida, massa corporal, estatura e presença de multimorbidade. Utilizou-se análise descritiva e foram estimadas razões de prevalência de multimorbidade, segundo variáveis de interesse. Como medida de significância estatística foi utilizado o teste de Qui-quadrado de Pearson, adotando-se p≤0,05. A análise multivariada hierarquizada por Regressão de Poisson foi empregada após análise bivariada para seleção das variáveis independentes (p<0,20).Resultados A prevalência geral de multimorbidade foi de 80,3%. Na análise multivariada hierarquizada, apresentaram associação significativa, as variáveis sexo e renda mensal (p<0,05). Os resultados mostraram uma elevada prevalência de multimorbidade na população investigada e essa condição foi mais acentuada entre as mulheres e aqueles com menor nível econômico.Conclusões Faz-se necessário redirecionar o planejamento das ações de saúde no município, com mudanças na política de atenção à saúde do idoso e, principalmente, nas redes de suporte social que amparam esses indivíduos, uma vez que, nesta localidade, a presença de multimorbidade esteve relacionada a questões socioeconômicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Lindbergh Farias, Carolina Juliana, Rodolfo Araújo de Moraes Filho, José De Lima Albuquerque y Ana Maria Navaes da Silva. "Práticas de RSAE em usinas de cana-de-açúcar: caso de uma região tradicionalmente produtora". Revista Organizações em Contexto 16, n.º 32 (29 de diciembre de 2020): 155–87. http://dx.doi.org/10.15603/1982-8756/roc.v16n32p155-187.

Texto completo
Resumen
O presente estudo foi desenvolvido visando identificar a gestão práticada nas usinas de cana-de-açúcar e relacionando-as ao conceito de Responsabilidade Socioambiental Empresarial (RSAE). Utilizou-se como base teórica o tripé da sustentabilidade, Triple Bottom Line, que se funda no estudo dos aspectos econômicos, sociais e ambientais. Pesquisa de natureza descritiva do tipo quali-quantitativa. Adotado como metodologia de abordagem o estudo de casos múltiplos realizado em um universo de treze usinas em operação na região escolhida (PE). Para coleta de dados utilizou-se entrevistas semi-diretivas e questionários em escala Likert, envolvendo gestores das usinas, dirigentes de sindicatos, associações e agentes de órgãos de fiscalização ambiental. Foram utilizadas para interpretação dos dados, técnicas de análise de conteúdo, estatística descritiva (teste de hipóteses) e análise multivariada de dados (análise de cluster). Observou-se que a gestão praticada pelas usinas converge para a existência de dois grupos: um formado por empresas que desempenham com responsabilidade socioambiental e outro formado por usinas menos adeptas às práticas sustentáveis. A constatação que se pode extrair permite concluir que a RSAE até existe na prática das usinas do setor, mas não advém da expectativa em obter vantagem competitiva e sim, como estratégia de sobrevivência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Diniz, Carmen Simone Grilo, Eleonora d'Orsi, Rosa Maria Soares Madeira Domingues, Jacqueline Alves Torres, Marcos Augusto Bastos Dias, Camilla A. Schneck, Sônia Lansky, Neuma Zamariano Fanaia Teixeira, Susanna Rance y Jane Sandall. "Implementação da presença de acompanhantes durante a internação para o parto: dados da pesquisa nacional Nascer no Brasil". Cadernos de Saúde Pública 30, suppl 1 (agosto de 2014): S140—S153. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311x00127013.

Texto completo
Resumen
As evidências sobre os benefícios do apoio contínuo durante o parto levou à recomendação de que este apoio deve ser oferecido a todas as mulheres. No Brasil, ele é garantido por lei desde 2005, mas os dados sobre a sua implementação são escassos. Nosso objetivo foi estimar a frequência e fatores sociodemográficos, obstétricos e institucionais associados à presença de acompanhantes durante o parto na pesquisa Nascer no Brasil. Foi feita análise estatística descritiva para a caracterização dos acompanhantes (em diferentes momentos do tempo da internação), fatores maternos e institucionais; as associações foram investigadas em modelos bi e multivariada. Vimos que 24,5% das mulheres não tiveram acompanhante algum, 18,8% tinham companhia contínua, 56,7% tiveram acompanhamento parcial. Preditores independentes de não ter algum, ou parcial, foram: menor renda e escolaridade, cor parda da pele, usar o setor público, multiparidade e parto vaginal. A implementação do acompanhante foi associada com ambiência adequada e regras institucionais claras sobre os direitos das mulheres ao acompanhante.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Rangel, Ronaldo Raemy, Angelo Palmisano, Daniel Henrique Paiva Tonon y Nathália Alonso Rangel. "Percepções dos Residentes em São Bento do Sul (SC) sobre as Possibilidades de Desenvolvimento do Município". Desenvolvimento em Questão 18, n.º 50 (2 de enero de 2020): 254–67. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2020.50.254-267.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi o de identificar a percepção dos residentes no município de São Bento do Sul (SC) sobre as possibilidades de desenvolvimento daquela localidade, a partir das estimativas da Matriz de Insumo-Produto da região obtidas na pesquisa de Brene et al. (2011), realizada em 2010. Quanto à metodologia, esta pesquisa se caracteriza como quantitativa/qualitativa pelos métodos e técnicas empregados (método Delphi, estatística descritiva e multivariada, além de análise fatorial). Os principais resultados apontam para a não percepção dos moradores de que a constituição de Arranjos Produtivos Locais (APLs) pudessem representar possibilidades de melhoria, conforme identificados nas projeções quantitativas de Brene et al. (2011). O eventual potencial turístico da cidade não foi percebido pelos entrevistados como relevante para os demais setores produtivos do referido município. Observou-se que, embora os entrevistados identifiquem benefícios trazidos pela modernização de algumas empresas, seus setores não seriam contemplados por alocação de recursos. Contudo, outros atributos percebidos pelos entrevistados corroboram com as estimativas realizadas no estudo anterior.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Silva, Samuel de Assis, Julião Soares de Souza Lima y Gustavo Soares de Souza. "Estudo da fertilidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo húmico sob cultivo de café arábica por meio de geoestatística". Revista Ceres 57, n.º 4 (agosto de 2010): 560–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-737x2010000400020.

Texto completo
Resumen
Este trabalho teve por objetivo avaliar a fertlidade de um Latossolo Vermelho-Amarelo húmico, sob cultivo de café arábica, por meio de técnicas de geoestatística uni e multivariada. O estudo foi realizado em uma área cultivada com Coffea arabica L. variedade catuaí, em uma malha, totalizando 50 pontos. A amostragem de solo foi realizada na profundidade de 0 - 0,2 m, para determinar os atributos P, K, Ca, Mg, argila, areia e silte. Os valores encontrados foram analisados por meio da estatística descritiva e exploratória, seguida de análise geoestatística. Os atributos foram interpolados por krigagem ordinária e cokrigagem. O solo apresentou, de modo geral, baixa fertilidade. A utilização da areia na estimativa dos valores de K acarretou a superestimativa dos valores deste nutriente, na região mais alta da área, e subestimativa, nas regiões mais baixas. A estimativa de Mg em função do silte possibilitou obter um mapa representativo da sua distribuição com menor erro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía