Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Frango de corte - Carcaça - Modelagem.

Artículos de revistas sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 38 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Frango de corte - Carcaça - Modelagem".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Vargas, Gilberto D'Avila, Nelson Laurino Dionello, Paulo Antônio Rabenschlag de Brum, Fernando Rutz y Flávio Bello Fialho. "Modelagem do crescimento e do desenvolvimento de frangos de corte: validação". Ciência Rural 36, n.º 5 (octubre de 2006): 1664–69. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782006000500053.

Texto completo
Resumen
Foi desenvolvido um modelo com o objetivo de simular o metabolismo basal, a deposição de proteína na carcaça e nas penas e a deposição de gordura na carcaça. O modelo assume a existência de um "pool" de nutrientes disponíveis no corpo animal, sendo a simulação do metabolismo animal baseada no fluxo de entrada e saída de nutrientes desse "pool". Os nutrientes vêm da ingestão de alimentos ou do catabolismo tecidual, são removidos do "pool" com os destinos de mantença, deposição de proteína na carcaça, deposição de gordura na carcaça e deposição de proteína nas penas. O processo de simulação é dinâmico, com as exigências de mantença contabilizadas ao mesmo tempo que as deposições de tecidos. Três conjuntos de dados foram utilizados para o processo de calibração, de análise de sensibilidade dos parâmetros e de validação do modelo. O modelo é eficaz para simular a deposição de proteína e de gordura na carcaça, bem como a deposição de proteína nas penas. No entanto, há a necessidade de um ajuste nos parâmetros envolvidos nas deposições de acordo com o genótipo que se pretende simular, principalmente para a taxa de maturação da proteína na carcaça (B P), para a taxa de maturação da proteína nas penas (B F), para o peso maduro da proteína na carcaça (WmP) e para o peso maduro da proteína nas penas (WmF). O modelo mostrou-se especialmente sensível a estes parâmetros na análise de sensibilidade, salientando-se a importância de serem corretamente determinados. As deposições de proteína na carcaça e nas penas apresentaram menores coeficientes de correlação (r²) entre os valores observados e simulados em função da grande variação entre genótipos, o que reforça a necessidade de se determinar corretamente os parâmetros que caracterizam cada genótipo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Schmidt, Gilberto Silber, Danisio Prado Munari, Elsio Antonio Pereira de Figueiredo, Dirceu Luiz Zanotto y Mônica Corrêa Ledur. "Mudanças genéticas em linhas puras de frango de corte". Pesquisa Agropecuária Brasileira 34, n.º 4 (abril de 1999): 623–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x1999000400013.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar as mudanças genéticas ocorridas no desempenho, na composição da carcaça e no tamanho e resistência dos ossos, em linhagens experimentais, após seis gerações de seleção. As aves pertenciam às linhas paternas LL, LLc (controle), ZZ e LC1 (comercial), e às maternas PP, PPc (controle), KK e LC2 (comercial). As mudanças genéticas foram obtidas a partir dos desvios entre cada linha selecionada e a respectiva linha controle (LL-LLc e PP-PPc). A seleção para peso corporal resultou em respostas correlacionadas na conversão alimentar, mas não nas características de carcaça. As mudanças genéticas no ganho de peso não estão sendo acompanhadas por mudanças correlacionadas na resistência dos ossos. A ênfase de seleção diferenciada entre linhas puras paternas e maternas está alterando o conteúdo de Ca, água e de gordura das carcaças de frango de corte.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

OLIVEIRA, Felipe Rosa, Cleube Andrade BOARI, Aldrin Vieira PIRES, João Carlos MOGNATO, Rúbio Madureira de Souza CARVALHO, Marco Aurélio SANTOS JÚNIOR y Cristiano Campos MATTIOLI. "Jejum alimentar e qualidade da carne de frango de corte tipo caipira". Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 16, n.º 3 (septiembre de 2015): 667–77. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402015000300017.

Texto completo
Resumen
ResumoObjetivou-se avaliar as características de qualidade da carne de frango de corte tipo caipira em diferentes tempos de jejum alimentar. Aves, machos, da linhagem “pesadão vermelho”, criadas até 85 dias de idade em sistema semiextensivo, foram submetidas aos tempos de zero, três, seis, nove e 12 horas de jejum alimentar. Obteve-se o peso vivo, peso da carcaça, o rendimento de carcaça fria, o peso do trato gastrintestinal das aves. Foram avaliados o pH24h, a luminosidade (L*), o teor de vermelho (a*), o teor de amarelo (b*), a capacidade de retenção de água, a perda de peso por cocção e a força de cisalhamento na carne do peito, da coxa e da sobrecoxa. Menor valor de rendimento de carcaça foi observado no tempo zero hora (74,54%), e o maior (82,43%) às nove horas de jejum alimentar. Maior peso para o trato gastrintestinal (540,8g) foi observado no tempo zero e o menor (229,33g) às 12 horas de jejum alimentar. Não foi observado efeito dos diferentes tempos de jejum alimentar nas características de qualidade da carne das aves. Houve diferença no pH24h, na luminosidade (L*), no teor de vermelho (a*), no teor de amarelo (b*) e na capacidade de retenção de água quando se comparou os cortes da carne do peito, da coxa e da sobrecoxa das aves de corte tipo caipira. Recomendam-se os períodos de jejum de nove ou 12 horas, nos quais houve maior rendimento de carcaça fria.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Graner, Murilo. "Rendimentos no corte e na desossa manual parcial de carcaças resfriadas comerciais de frango (Gallus gallus)". Anais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 44, n.º 2 (1987): 1219–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0071-12761987000200015.

Texto completo
Resumen
Carcaças resfriadas comerciais de frango foram subdividadas, obtendo-se quatro cortes: peito, coxas e pernas, dorso e asas. O peito e as coxas e pernas foram desossados, obtendose as seguintes partes: carne (branca ou escura), gordura, pele e ossos. Do dorso foram separadas pele e gordura e das asas pele e a carne da coxinha. O rendimento percentual médio no corte diferiu pouco para o peito e o conjunto de coxas e pernas, que totalizaram 60% do peso da carcaça. Na obtenção de carne branca (do peito), o rendimento médio foi de 65%, em relação ao peso do corte, e de 18%, em relação ao peso da carcaça; a carne escura (das coxas e pernas) foi obtida na proporção de 58%, em relação ao peso dos pares, e de 18%, em relação ao peso da carcaça. Esta apresentou, em média, 3% de carne da coxinha das asas, 5% de gordura é 14% pele. Foi observada uma correlação negativa significativa entre o rendimento de carne escura e o peso da carcaça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Franzoi, Elena Elisabete, Frank Siewerdt, Fernando Rutz, Paulo Antônio Rabenschlag de Brum y Paulo Cezar Gomes. "Composição de carcaça de frangos de corte alimentados com farelo de canola". Ciência Rural 30, n.º 2 (abril de 2000): 337–42. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782000000200023.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se o efeito da utilização de farelo de canola sobre a composição de carcaça de frangos de corte da linhagem Ross. As aves foram alimentadas com dietas contendo farelo de canola em substituição parcial (0, 10, 20, 30 ou 40%) ao farelo de soja. Mil e duzentos pintos foram distribuídos em unidades experimentais de 30 animais, de acordo com o sexo e peso inicial. As dietas continham 22, 20 e 18% de proteína bruta e 3000, 3100 e 3150kcal de energia metabolizável/kg de ração, respectivamente nos períodos entre 0 e 21, 22 e 35, e 36 e 42 dias de idade. No 42º dia, um frango de cada unidade experimental foi abatido e a composição de sua carcaça foi determinada. Níveis crescentes de farelo de canola nas dietas elevaram o teor de proteína bruta na carcaça e reduziram o teor de extrato etéreo na carcaça. O rendimento de carcaça não foi alterado, nem os teores de energia bruta e de cinzas na carcaça. O uso de farelo de canola nas dietas melhorou a qualidade das carcaças sem prejudicar seu peso ou rendimento, logo seu uso é recomendado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Schettino, D. N., S. V. Cançado, N. C. Baião, L. J. C. Lara, T. C. Figueiredo y W. L. M. Santos. "Efeito do período de jejum pré-abate sobre o rendimento de carcaça de frango de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 58, n.º 5 (octubre de 2006): 918–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352006000500030.

Texto completo
Resumen
Avaliaram-se os efeitos de cinco períodos (quatro, oito, 12, 14 e 16 horas) de jejum pré-abate sobre a perda de peso e rendimento de carcaça e cortes de frangos de corte. Foram utilizados 240 frangos (120 machos e 120 fêmeas), linhagem Cobb, criados até 44 dias de idade. No 44º dia, as aves foram separadas de acordo com o período de jejum (tratamentos) e o sexo, cada tratamento com 24 repetições. Nos tratamentos de quatro, oito, 12 e 16 horas, o jejum foi alimentar e no tratamento de 14 horas, o jejum foi alimentar e hídrico. O teste utilizado para as análises das médias foi o SNK (Student-Newman-Keuls). Foram analisadas as seguintes variáveis: perda de peso vivo após o jejum, taxa de absorção de água pela carcaça, rendimentos da carcaça inteira e dos cortes comerciais coxa e sobrecoxa, peito, dorso, asa, pés e cabeça e pescoço, rendimentos da moela e fígado e peso dos intestinos. Os períodos de jejum de oito, 12, 14, e 16 horas apresentaram maior rendimento de carcaça, sendo superiores ao período de quatro horas de jejum (P<0,05). O tratamento de quatro horas de jejum apresentou maior rendimento de fígado e peso de intestino em relação aos demais tratamentos (P<0,05). O período de jejum não influenciou a taxa de absorção de água nem o peso de moela (P>0,05). As fêmeas absorveram mais água do que os machos, e apresentaram rendimentos de carcaça e cortes comerciais superiores aos dos machos (P<0,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cestonaro, Taiana, Paulo G. de Abreu, Valeria M. N. Abreu, Arlei Coldebella, Inaiara L. Tomazelli y Marla J. Hassemer. "Desempenho de diferentes substratos na decomposição de carcaça de frango de corte". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 14, n.º 12 (diciembre de 2010): 1318–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662010001200010.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de diferentes substratos na decomposição de carcaça de frango de corte. Utilizaram-se seis câmaras de uma composteira, medindo 0,80 m de largura, 1,20 m de profundidade e 1,50 m de altura cada uma. Os substratos utilizados foram: acícula de pinus, bagaço de cana, palha de milho, casca de amendoim, capim e maravalha. A compostagem foi acompanhada de 4 períodos. A pilha de cada câmara foi montada em 5 camadas, de cujo total foram depositadas, em duas camadas, 5 carcaças de aves, distribuídas uniformemente. A cada 10 dias se realizou o tombamento das pilhas com o objetivo de aerar o substrato e se lhe adicionou água. Após 30 dias realizou-se o tombamento final. Na montagem das pilhas e nos tombamentos pesaram-se, separadamente, as carcaças e os substratos. Durante o processo os parâmetros monitorados foram matéria seca, cinzas, fósforo, potássio, nitrogênio, pH, carbono orgânico e razão C/N. Todos os substratos foram eficientes na decomposição das carcaças de aves e os valores da composição físico-química final dos substratos estão de acordo com os valores da IN-25/Mapa, ou seja, todos os substratos podem ser utilizados como fertilizantes orgânicos simples.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Fonseca, R., R. A. Torres Filho, R. A. Torres, J. O. Peixoto, A. V. Pires, P. L. S. Carneiro, G. H. Souza, R. S. Bueno, P. S. Lopes y R. F. Euclydes. "Avaliação de frangos de corte utilizando técnicas de análise multivariada: I - Características de carcaça". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 54, n.º 5 (octubre de 2002): 525–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352002000500011.

Texto completo
Resumen
Foram utilizadas técnicas de análise multivariada para comparar dois híbridos obtidos de linhas de frango de corte desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa com dois híbridos comerciais. As características avaliadas foram: peso ao abate (PAB), peso da carcaça (PC), peso do peito (PP), peso da contra-coxa (PCC), peso da coxa (PCX) e rendimento de carcaça (RCA). A análise de variância multivariada indicou diferença significativa entre os vetores de médias das características. Pelo teste de Roy, observou-se que para PC e PP os produtos comerciais foram superiores e para PCX e RCA não houve diferenças significativas entre os produtos comercias e os cruzamentos. Quanto à função discriminante linear de Fisher, observou-se superioridade significativa dos produtos comerciais pelo teste de Roy.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Almeida, Eva Clícia de Jesus, Paulo Luiz Souza Carneiro, Amauri Arias Wenceslau, Ronaldo Vasconcelos Farias Filho y Carlos Henrique Mendes Malhado. "Características de carcaça de galinha naturalizada Peloco comparada a linhagens de frango caipira". Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, n.º 11 (noviembre de 2013): 1517–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013001100013.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a diversidade fenotípica de uma população de galinhas Peloco e compará-la a três linhagens comerciais de frango de corte do tipo caipira. Avaliações foram feitas quanto a características de: peso de carcaça, peito, coxa e sobrecoxa; altura, largura e comprimento do peito; e comprimento da coxa e da sobrecoxa. Os dados foram submetidos às análises de variáveis canônicas e à análise discriminante independente do tamanho (ADIT). Os resíduos da ADIT foram utilizados na análise de agrupamento pelos métodos de Tocher e UPGMA. As duas primeiras variáveis canônicas foram suficientes para explicar 94,66% da variação total entre os fenótipos. O peso da carcaça teve a maior contribuição para a variação (59,91%) entre os grupos de aves, seguido de peso da coxa (12,63%) e largura do peito (11,75%). Ambos os métodos de agrupamento resultaram na formação de dois grupos: um de linhagens comerciais e outro da raça Peloco. O isolamento da Peloco é consequência da ausência de seleção para as características estudadas. Além disso, a presença de variabilidade dentro da raça Peloco mostra a existência de animais com maior potencial quanto ao peso de carcaça, o que possibilita o melhoramento da raça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Mello, J. L., M. M. Boiago, A. Giampietro-Ganeco, M. P. Berton, L. D. Vieira, R. A. Souza, F. B. Ferrari y H. Borba. "Períodos de estresse térmico durante o crescimento afetam negativamente o desempenho e o rendimento de carcaça de frango de corte". Archivos de Zootecnia 64, n.º 247 (10 de diciembre de 2015): 339–45. http://dx.doi.org/10.21071/az.v64i248.418.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito da exposição de frangos de corte por até 72 horas a estresse térmico agudo, em diferentes fases do crescimento, sobre o desempenho e rendimento de carcaça. Quinhentos frangos de corte Cobb machos foram criados por até 42 dias em duas câmaras climáticas equipadas com sistemas de aquecimento e refrigeração. Duzentas e cinquenta aves foram submetidas ao estresse térmico (32°C±0,5°C), com duração de até 72 horas, com início aos 21 e 35 dias de idade. As demais 250 aves foram mantidas em conforto térmico durante todo o experimento. O calor do ambiente influenciou negativamente o peso corporal (1,595 kg) e a conversão alimentar (1,81) de frangos de corte submetidos ao estresse por calor a partir dos 21 dias de idade. Após dois períodos de estresse térmico, os frangos apresentaram menor consumo de ração (3,914 kg) e, consequentemente, menor peso (1,958 kg), quando comparados ao grupo controle (4,182 kg e 2,097 kg, respectivamente). Aves submetidas ao estresse térmico aos 21 dias de idade apresentaram redução do rendimento de peito. O peso ao abate de frangos de corte submetidos ao estresse térmico diminuiu após duas exposições ao calor. Frangos de corte submetidos ao estresse térmico agudo após 35 dias de idade apresentam pior desempenho do que frangos de corte criados em conforto térmico. Não há influência do estresse térmico sobre o rendimento de cortes comerciais da carcaça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Castro, Janaina Boccia Jorge, Carmen Josefina Contreras Castillo, Edwin Moisés Marcos Ortega y Mauricio Silveira Pedreira. "Jejum alimentar na qualidade da carne de frangos de corte criados em sistema convencional". Ciência Rural 38, n.º 2 (abril de 2008): 470–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782008000200028.

Texto completo
Resumen
O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito de diferentes períodos de jejum alimentar (três, seis, nove, 12, 15 e 18 horas) na perda de peso da ave viva, rendimento da carcaça quente e fria (antes e após o resfriamento no "chiller"). Os atributos de qualidade da carne de peito de frango criados no sistema convencional tais como cor, capacidade de retenção de água (CRA), pH, força de cisalhamento e perda por cozimento foram avaliados. Neste experimento foram utilizados frangos de corte da linhagem Ross com 46 dias de idade. Os resultados mostraram que períodos prolongados de jejum alimentar teve efeito estatístico (P<0,05) na perda de peso das aves vivas. Essa perda foi de 2,27% para três horas a 7,51% para 18 horas de jejum alimentar. A queda no rendimento da carcaça a quente começou às nove horas de jejum (P<0,05) com rendimento de 67,4% após três horas a 66,2 % após nove horas de jejum alimentar. O rendimento da carcaça resfriada diminuiu de 74,8% após três horas a 73,2% após seis horas de jejum (P<0,05). Os maiores rendimentos de carcaça foram obtidos com os frangos de corte submetidos aos períodos entre 3 e 6 horas de jejum (carcaça quente) e três horas (carcaça resfriada). Não foram observadas diferenças estatísticas (P>0,05) para o valor de L*, a* e b*, CRA, pH e perda por cozimento da carne de peito devido aos diferentes períodos de jejum alimentar. Os valores da correlação de Pearson mostraram uma correlação negativa (P<0,001) tanto entre o pH e o valor de L* quanto entre o valor de L* e a CRA nos diferentes períodos de jejum.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Takeara, P., A. L. Toledo, E. R. S. Gandra, R. Albuquerque y M. A. Trindade Neto. "Lisina digestível para frangos de corte machos entre 12 e 22 dias de idade". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 62, n.º 6 (diciembre de 2010): 1455–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352010000600023.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se nível de lisina digestível para 1050 frangos de corte dos 12 aos 22 dias de idade. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com cinco tratamentos, sete repetições e 30 aves por unidade experimental. Os tratamentos foram: 1,05; 1,10; 1,15; 1,20 e 1,25% de lisina digestível. Avaliaram-se ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, composição e deposição de nutrientes corporais. Foram constatados efeitos quadráticos de lisina digestível no consumo de ração e resposta linear ascendente no peso da carcaça. Na composição química da carcaça, houve resposta quadrática do nível de lisina na concentração de proteína. As taxas de deposição proteica, deposição de água, da carcaça e do corpo total tiveram aumento linear em resposta ao acréscimo de lisina na dieta. O aumento da concentração de lisina, todavia, coincidiu com a redução da matéria mineral nas vísceras e sangue e no corpo total. Considerado o desempenho, o nível 1,1% de lisina digestível atendeu às necessidades do frango de corte entre o 12º e o 22º dia de idade. Consideradas a composição química e as taxas de deposição dos nutrientes corporais, a demanda pelo aminoácido digestível torna-se igual ou maior que 1,25%
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Santos, Maciel Bezerra, Fábio Sales de Albuquerque Cunha, Jussiede Silva Santos, João Gustavo Souza Sales de Albuquerque y Antônio Tavares de Oliveira. "Análise econômica da produção de frango de corte caipira em duas cidades do médio sertão de Alagoas, Nordeste do Brasil". Diversitas Journal 5, n.º 3 (7 de julio de 2020): 2129–39. http://dx.doi.org/10.17648/diversitas-journal-v5i3-1085.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar os rendimentos obtidos a partir da produção de frango de corte em sistema semi-intensivo, em municípios do sertão de Alagoas. A pesquisa foi realizada com 18 produtores cooperados e residentes nos municípios de Santana do Ipanema e São José da Tapera, estado de Alagoas, os quais produzem frango de corte de linhagem caipira, criados no sistema semi-intensivo por um período de 90 dias. Durante os meses de janeiro a outubro de 2019 eles alojaram 5.083 aves, tendo uma mortalidade de 4,68% e produziram um total de 10.759 kg de carcaça, os quais foram vendidos pelo valor de R$107.590,00 e tiveram como despesa R$ 72.127,75. O gasto maior nas despesas foi na compra da ração, onde o consumo médio por ave foi de 8,83 kg, comprado ao valor de R$1,34 o quilo, com uma conversão alimentar de 3,18 (quilos de concentrados consumidos para produzir um quilo de frango vivo). A maior parte da produção é entregue às cooperativas (cerca de 95%), o restante é vendido por conta própria ou para o consumo da família. Durante esse período o lucro líquido obtido foi de R$ 35.462,25, uma média de 32,96% de rendimentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Lana, Geraldo Roberto Quintão, Horacio Santiago Rostagno, Juarez Lopes Donzele y Ângela Maria Quintão Lana. "Efeito de programas de restrição alimentar sobre o desempenho produtivo e econômico e a deposição de gordura na carcaça de frangos de corte". Revista Brasileira de Zootecnia 28, n.º 6 (1999): 1302–9. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600018.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar, aos 42 dias de idade, o desempenho produtivo e econômico e os rendimentos de carcaça e cortes nobres, em frangos de corte submetidos a diferentes programas de restrição alimentar quantitativa, aplicada em idade precoce. Foi usado delineamento inteiramente casualizado, em esquema fatorial 5x2 (programa de restrição alimentar versus sexo) e cinco repetições com 20 aves por unidade experimental. O consumo de ração e ganho de peso foram reduzidos pelos programas de restrição alimentar, porém a conversão alimentar não foi influenciada. Os rendimentos de carcaça e cortes nobres e os teores de gordura abdominal não foram influenciados pelos programas de restrição alimentar. Os resultados econômicos mostraram que a restrição alimentar é indicada, principalmente, quando os custos das rações estão elevados e o preço do frango é baixo no mercado produtor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Santos, A. M., M. R. B. M. Nascimento, J. P. R. Bueno, L. R. M. Gotardo, F. H. Litz, O. C. L. Olivieri, R. L. O. R. Alves y E. C. Guimarães. "Efeito de diferentes tempos de exposição ao calor e de linhagens sobre o rendimento de carcaça e a composição química de peito de frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, n.º 1 (febrero de 2019): 243–51. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9694.

Texto completo
Resumen
RESUMO Investigaram-se os efeitos de diferentes tempos de exposição ao calor sobre o rendimento de carcaça, cortes e vísceras comestíveis e a composição química da carne de peito de frangos de corte de duas linhagens. Foram alojados 560 pintos de corte da linhagem Cobb 500 Slow® e 560 da Hubbard Flex® em 32 boxes. A partir do 14º dia, eles foram divididos nos ambientes térmicos: controle, uma hora, duas horas ou três horas diárias de estresse por calor. O rendimento de carcaça, peito sem osso, coxa e sobrecoxa com osso, asas, pés, fígado, moela e coração foi avaliado em seis aves de cada linhagem em cada ambiente térmico. Amostras foram obtidas para analisar matéria seca, extrato etéreo, proteína bruta e matéria mineral. O estresse cíclico por calor por até três horas diárias não influenciou o rendimento de carcaça, de peito sem osso, de coxa e sobrecoxa, de asa, de coração, de moela, de fígado e a composição química do peito. A linhagem Cobb 500 Slow® apresentou maior rendimento de peito. A Hubbard Flex® apresentou peito com maior percentual de matéria mineral e proteína. A linhagem Cobb é mais indicada à produção de peito, e a linhagem Hubbard à produção de frango inteiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Almeida, Fabiana Silva de, Patrícia Silva Guimarães y Renata Cristina Teixeira. "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO PARA GENES DE INTERESSE PARA A COMPOSIÇÃO DA CARCAÇA EM FRANGO DE CORTE". Cadernos de Prospecção 6, n.º 1 (30 de marzo de 2013): 1–6. http://dx.doi.org/10.9771/s.cprosp.2013.006.001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Sluszz, Thaisy, Marcio Gilberto Saatkamp, Claudia Antunez Arrieche, Adriana Mercia Guaratini Ibelli y Luciana Harumi Morimoto Figueiredo. "MONITORAMENTO TECNOLÓGICO PARA GENES DE INTERESSE PARA A COMPOSIÇÃO DA CARCAÇA EM FRANGO DE CORTE". Cadernos de Prospecção 6, n.º 1 (30 de marzo de 2013): 7–19. http://dx.doi.org/10.9771/s.cprosp.2013.006.002.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Santos, Andrea Luciana dos, Nilva Kazue Sakomura, Ednardo Rodrigues Freitas, Cristina Maria Lima Sá Fortes, Elma Neide Vasconcelos Martins Carrilho y João Batista Kochenborger Fernandes. "Estudo do crescimento, desempenho, rendimento de carcaça e qualidade de carne de três linhagens de frango de corte". Revista Brasileira de Zootecnia 34, n.º 5 (octubre de 2005): 1589–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982005000500020.

Texto completo
Resumen
O objetivo nesta pesquisa foi avaliar o potencial de crescimento, desempenho zootécnico e as características de rendimento da carcaça, das partes e dos órgãos e a qualidade da carne de três linhagens de frango de corte: Cobb (CB), Paraíso Pedrês (PP) e ISA Label (IL). O delineamento foi inteiramente casualizado, com cinco repetições de 29 aves por tratamento. Semanalmente, com os dados obtidos para peso corporal médio, foi descrito o crescimento das aves, utilizando-se a equação de Gompertz e, com sua derivada, foi obtida a taxa de crescimento das aves. Três aves de cada repetição foram selecionadas e abatidas para análises do rendimento da carcaça, das partes e dos órgãos. As características físico-químicas da carne foram avaliadas utilizando-se o peito de duas destas aves. As aves CB apresentaram maior potencial de crescimento e, entre as caipiras o maior potencial foi observado para PP. Quanto ao desempenho, observou-se que a linhagem CB apresentou maior ganho de peso e consumo de ração, seguida pelas aves PP e IL. Maiores rendimentos de carcaça, de peito, sobrecoxa, fígado, intestinos e proventrículo foram obtidos com as aves CB em relação às caipiras, que não diferiram entre si. As aves CB apresentaram carne de peito com maior pH e maior capacidade de retenção de água que as de linhagens caipiras, que apresentaram carne de peito menos macia e com maior intensidade da cor vermelha. Maior potencial de crescimento e maiores rendimentos de pés, coxa, coxa+sobrecoxa e de coração foram verificados nos machos, enquanto, nas fêmeas, maiores rendimentos de peito, porcentagem de gordura abdominal, fígado, moela e proventrículo. As aves CB em relação às caipiras possuíram maior potencial de crescimento e maior rendimento de partes nobres, mas as caipiras apresentaram atributos diferenciados que justificam sua criação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Cruz, L. A., R. G. M. V. Vaz, J. C. Siqueira, G. F. Silva, K. F. Rodrigues, J. H. Stringhini, A. T. Ramos, J. P. De Sousa, M. Calixto y F. L. R. Fonseca. "Farinha do mesocarpo do babaçu em rações de frangos de corte na fase inicial". Archivos de Zootecnia 62, n.º 240 (26 de junio de 2012): 525. http://dx.doi.org/10.21071/az.v62i240.623.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar o desempenho produtivo, rendimento de carcaça e proteínas do sangue de 200 frangos de corte (machos, Cobb 500), no período de 8 a 21 dias de idade, alimentados com dietas a base de milho e farelo de soja contendo 0, 6, 12 e 18 % de farinha do mesocarpo de babaçu (Orbignya martiana) (FMB), distribuídos em delineamento experimental inteiramente casua-lizado com 4 tratamentos (níveis de FMB, rações formuladas para serem isoenergéticas e isopro-téicas), 5 repetições, sendo cada parcela experimental composta por 10 aves. Aos 21 dias de idade as aves foram abatidas para avaliação de rendimento de carcaça, e proteínas do sangue. A inclusão da FMB não afetou o consumo de ração, porém piorou o ganho de peso e a conversão alimentar no nível de 18 %. O rendimento de car-caça foi afetado nos maiores níveis de inclusão. Os menores níveis de proteína total e globulinas foram observados na inclusão de 6 %. Conclui-se que a adição de até 12 % de farinha do mesocarpo de babaçu nas rações não compromete o desempenho. A inclusão de FMB aumenta o custo por kg de frango produzido e reduz a margem bruta, sendo economicamente inviável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Nardin, Tânia Regina Fiore, Murilo Graner y Marta Regina Verruma-Bernardi. "PRODUTOS DE EMULSÃO (FIAMBRES) ELABORADOS COM CARNE DE POEDEIRAS LEVES (LEGHORN) DE DESCARTE E ÓLEOS VEGETAIS". Scientia Agricola 56, n.º 2 (1999): 363–70. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161999000200015.

Texto completo
Resumen
Foram elaborados fiambres (emulsões) curados e defumados com carne de poedeiras leves e óleos vegetais, e foi feita a sua comparação com produto semelhante, obtido com carne de frangos de corte. Na desossa manual dos cortes, obteve-se um rendimento médio de 14,73% para peito, 14,91% para pernas e coxas e 2,46% para as coxinhas das asas, em relação ao peso da carcaça (média de 1195,81g). A carne mista foi obtida a partir de 14,73% de carne branca (peito) e 17,37% de carne escura (pernas e coxas e coxinhas das asas). O rendimento final na obtenção do produto foi de 113,50%, em relação à carne mista; em relação à carcaça congelada, de 34,34%. Quanto à composição química, os produtos apresentaram, em média, 64,76% de umidade, 13,91% de proteína, 16,62% de lipídios, 3,00% de cinzas, pH 6,21. O rendimento foi de 94,96%, após o processamento térmico e resfriamento. Os fiambres foram submetidos à análise sensorial. Quanto ao sabor, os produtos elaborados com carne de poedeira e óleo de soja foram superiores ao produto controle e não houve diferença significativa quando elaborados com óleo de milho. Apresentaram-se mais macios os elaborados com carne de frango e óleo de soja, em relação à carne de galinha. Para a avaliação de suculência, não ocorreram diferenças significativas. A cor dos fiambres elaborados com carne de poedeira foi mais atrativa que a carne dos produtos elaborados com carne de frango. Quanto à qualidade global, os fiambres elaborados com carne de poedeira e óleo de soja foram os preferidos pelos provadores, em relação à carne de frango com o mesmo óleo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Pacheco, Jossivaldo de Carvalho, José Machado Moita Neto y Elaine Aparecida da Silva. "Desempenho ambiental da produção de ração para frango de corte no Piauí". Engenharia Sanitaria e Ambiental 23, n.º 4 (agosto de 2018): 707–16. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522018164653.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este trabalho teve como objetivos identificar e avaliar os potenciais impactos da produção de ração para frango de corte com a metodologia de avaliação do ciclo de vida. A coleta de dados primários foi realizada em uma cooperativa de avicultores de Teresina (PI) e envolveu a identificação das matérias-primas, além de sua origem e quantidade, e de etapas do processo produtivo. Também, foram utilizados dados secundários do banco de dados Ecoinvent, disponível no software SimaPro, com o qual foi executada a modelagem do processo, pela qual identificamos as entradas e saídas do sistema. O método de avaliação usado foi o ReCiPe Midpoind (H). A caracterização da avaliação de impacto mostrou que os impactos mais significativos estão relacionados à utilização de ingredientes com maior teor de energia e proteína, como milho e soja. Isso se dá em razão dos impactos ambientais negativos associados à produção agrícola desses materiais (dados do Ecoinvent), além do seu transporte entre as fazendas (Uruçuí e Sebastião Leal, região sul do Piauí) e a fábrica de ração (a aproximadamente 520 km de distância de Teresina). Desse modo, são impactos ligados às atividades que ocorrem fora dos limites da cooperativa. Além disso, a utilização da farinha feita com carne e ossos, subproduto oriundo de abatedouros, determinou o aparecimento de impactos ambientais positivos em todas as categorias do método utilizado, com destaque para: eutrofização de corpos de água doce, ecotoxicidade marinha e depleção da camada de ozônio. O reaproveitamento desses subprodutos (farinha feita com carne e ossos) é ambientalmente vantajoso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Martins, R. T., A. R. Cascabulho, N. C. Baião y R. J. C. F. Afonso. "Efeito do tipo de óleo de soja na composição em ácidos graxos da carcaça de frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 55, n.º 1 (febrero de 2003): 92–98. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352003000100014.

Texto completo
Resumen
Para avaliar o efeito de diferentes tipos de óleo de soja na composição em ácidos graxos da carcaça, foram utilizados 128 frangos (64 machos e 64 fêmeas) da linhagem Hubbard. O delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, com quatro repetições, e os tratamentos foram constituídos de um fatorial 4 × 2 (quatro dietas e dois sexos). As quatro dietas foram formuladas da seguinte forma: A- sem adição de óleo (controle); B -com óleo de soja refinado; C- com óleo de soja degomado e D- com borra acidulada. As dietas foram isocalóricas e isonutritivas. Aos 45 dias de idade os frangos foram abatidos, eviscerados, congelados e moídos para posterior análise de extrato etéreo e composição em ácidos graxos. Os machos que receberam dietas sem adição de óleo depositaram (P<0,05) mais ácido mirístico do que as fêmeas. As aves que receberam dieta com óleo refinado depositaram (P<0,05) mais ácido esteárico na carcaça do que as submetidas às demais dietas. As carcaças das aves que receberam dietas com adição de óleo apresentaram menor teor (P<0,05) de ácido graxo palmitoléico do que as que não receberam suplementação com óleo. As carcaças das aves que receberam dietas controle e com adição de borra acidulada apresentaram maior teor de ácido oléico quando comparadas com as que receberam os óleos refinado e degomado. Os resultados demonstraram que o óleo de soja refinado e o óleo de soja degomado aumentaram o teor de ácido graxo linoléico na gordura da carcaça de frango, tornando-a mais insaturada. Os resultados foram semelhantes quanto ao sexo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Leone, Elizabete Regina, Francisco Ernesto Moreno Bernal, Renato Luís Furlan, Euclides Braga Malheiros y Marcos Macari. "Efeitos da restrição alimentar protéica ou energética sobre o crescimento de frangos de corte criados em diferentes temperaturas ambiente". Revista Brasileira de Zootecnia 30, n.º 3 suppl 1 (junio de 2001): 1058–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982001000400021.

Texto completo
Resumen
O presente experimento foi conduzido com o objetivo de avaliar o efeito da restrição protéica ou energética, entre o 8º e o 14º dia de idade, sobre o crescimento e a composição da carcaça de frangos de corte criados em diferentes temperaturas ambientes. Foram utilizados 900 pintos de um dia, machos, da linhagem Ross, os quais foram alojados em três diferentes câmaras climatizadas nas temperaturas de 18, 25 ou 33°C, do 1º ao 42º dia de idade. Para cada temperatura, o delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, em esquema de parcelas subdivididas, em que as parcelas corresponderam ao programa alimentar (controle - 2850 kcal EM/kg e 20% de proteína bruta do 1º ao 21º dia de idade e 3040 kcal EM/kg e 17% de PB do 22º ao 42º dia; restrição energética - 2565 kcal EM/kg e 20% de PB e restrição protéica - 2850 kcal EM/kg e 15% de PB entre o 8º e o 14º dia de idade) e as subparcelas, à idade das aves. Entre o 1º e o 7º dia de idade e após o período de restrição as aves receberam a mesma dieta do que os animais controles. Foram avaliados o peso vivo e a composição da carcaça das aves. Os resultados mostraram que, de forma independente da temperatura de criação, as restrições alimentares (energética ou protéica) não afetaram o peso vivo e a composição da carcaça aos 42 dias de idade, evidenciando que o frango em temperaturas ambientes diversas mantém a capacidade de ganho compensatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Quadros, M. P., V. H. S. Duarte, F. S. Sgavioli, C. L. C. Alva, L. F. M. Domingues, D. B. Santos, J. L. S. Castiblanco, J. L. S. Marques, J. L. S. Amoroso y J. L. S. Junqueira. "Suplementação de lisina digestível influencia o ganho de peso de frangos de corte aos 21 dias de idade". Archivos de Zootecnia 68, n.º 261 (15 de enero de 2019): 120–26. http://dx.doi.org/10.21071/az.v68i261.3947.

Texto completo
Resumen
Este estudo analisou os efeitos da lisina digestível sobre os parâmetros de desempenho, morfometria e qualidade do músculo do peito (Pectoralis major) de frangos de corte com 21 e 42 dias de idade. Foram realizados dois experimentos em um delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos e oito repetições de 30 aves por parcela. As dietas foram formuladas de acordo com as exigências nutricionais para cada fase de desenvolvimento das aves, com diferentes níveis de lisina digestível durante a fase inicial (1 a 21 dias de idade) para o primeiro experimento: 1,12, 1,19, 1,25, 1,31 e 1,37% de lisina digestível e durante a fase final (22 a 42 dias) para o segundo experimento: 0,97, 1,02, 1,08, 1,13 e 1,19% de lisina digestível. Durante a fase inicial, a suplementação de lisina teve um efeito (P 0,05) sobre a morfometria do músculo do peito, rendimento da carcaça, desempenho e qualidade da carne em aves de 22 a 42 dias para os diferentes níveis de lisina. Estes resultados sugerem que o menor nível de lisina testado não apresentou impacto negativo sobre as características analisadas, apesar de estar abaixo dos níveis recomendados. Em conclusão, recomenda-se 1,24% de lisina digestível para o ganho de peso máximo na fase inicial de desenvolvimento de frango de frango (1-21 dias) e 0,97% de lisina digestível é suficiente para atender aos requisitos nutricionais das aves na fase final de criação (22-42 dias) sem comprometer o desempenho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Do Nascimento, Antonia Mariana, Fábio Augusto Gomes, Henrique Jorge De Freitas, Gilcineide Araújo Pires, Suelen Ferreira Da Costa Rodrigues y Willyan Rodrigues do Nascimento. "COMPLEXO ENZIMÁTICO EM RAÇÕES DE FRANGO DE CORTE DE LINHAGEM CAIPIRA COM INCLUSÃO DE TORTA DA SEMENTE DE CUPUAÇU (Theobroma grandiflorum)". Nativa 7, n.º 2 (11 de marzo de 2019): 232. http://dx.doi.org/10.31413/nativa.v7i2.6042.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de um complexo enzimático em dietas contendo torta de cupuaçu (TSC) sobre o desempenho, rendimento de carcaça e viabilidade econômica de frangos de corte de linhagem caipira. Foram utilizados 300 frangos da linhagem caipira “pescoço pelado” em delineamento experimental inteiramente casualizado com 6 tratamentos e 5 repetições. Os tratamentos, em arranjo fatorial 3x2, eram constituídos por três níveis de inclusão de TSC (0, 5, 10 %) e dois níveis de enzimas (sem ou com). As enzimas foram fornecidas com a inclusão de 200 g/t de um complexo de xilanase (12.000 u/g) e β-glucanase (2.500 u/g) e 50 g/t de fitase (5.000 FTU/g). Não houve diferença entre os tratamentos no consumo de ração e viabilidade. O ganho de peso diminuiu com o aumento do nível de TSC na dieta, piorando a conversão alimentar. O uso do complexo enzimático não influenciou as variáveis analisadas. O rendimento de carcaça não foi influenciado pela inclusão de TSC e complexo enzimático, porém houve diminuição da gordura abdominal e aumento da moela e intestino com o aumento da inclusão de TSC na dieta. A inclusão de TSC e complexo enzimático na dieta diminuiu a margem bruta relativa (MBR). Portanto, a inclusão de TSC afetou negativamente nas características produtivas das aves, enquanto as enzimas exógenas avaliadas não foram efetivas em compensar os efeitos deletérios da TSC no desempenho e retorno econômico.Palavras-chave: alimentos alternativos, desempenho, enzimas, nutrição animal, rendimento de carcaça. ENZYMATIC COMPLEX IN FREE-RANGE BROILER DIETS WITH INCLUSION OFCUPUAÇU (Theobroma grandiflorum) SEED CAKE ABSTRACT: The purpose of this study was to evaluate with the effects of an enzyme complex supplementation in diets containing cupuaçu seed cake (CSC) on the performance, carcass yield and economic viability of free-range broilers. Three hundred broiler chickens of the ‘Pescoço Pelado’ free-range line were used in a completely randomized experimental design with 6 treatments and 5 replicates. Treatments, in a 3x2 factorial design, consisted of three dietary levels of CSC (0, 5, and 10%) and two enzyme levels (without or with). The enzymes were provided by the inclusion of 200 g/t of a xylanase (12000 u/g) and β-glucanase (2,500 u/g) complex, and by 50 g/t phytase (5000 FTU /g). There was no difference on feed intake and viability. The weight gain decreased as the dietary CSM level increased, worsening feed conversion. The enzyme complex did not affected the analyzed variables. The carcass yield was not affected by the inclusion of CSC and enzyme complex, but decreased abdominal fat, and increased gizzard and intestine with dietary CSC levels increasing. The inclusion of CSC and enzyme complex in the diet reduced the relative gross margin (RGM). Therefore, the inclusion of CSC negatively affected the productive characteristics of free-range broilers, while the enzymes were not effective in compensate the CSC side effects on performance and return.Keywords: alternative feedstuffs, animal nutrition, carcass yield, enzymes, performance.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Murakami, Karline Tikae Tani, Marcos Franke Pinto, Elisa Helena Giglio Ponsano y Manoel Garcia Neto. "Desempenho produtivo e qualidade da carne de frangos alimentados com ração contendo óleo de linhaça". Pesquisa Agropecuária Brasileira 45, n.º 4 (abril de 2010): 401–7. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2010000400008.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da utilização de óleo de linhaça, em substituição ao óleo de soja, sobre a produtividade e a qualidade da carne de frangos de corte de ambos os sexos. Foram utilizadas 320 aves, em um arranjo fatorial 4x2 - quatro combinações dos períodos de fornecimento de óleo de soja e óleo de linhaça e dois sexos - e quatro repetições. O desempenho produtivo foi avaliado por pesagens da ração e das aves com 1, 21, 42 dias e no momento do abate, aos 49 dias de idade. Após o abate, foi avaliado o rendimento de carcaça e sua composição: cortes, vísceras e gordura abdominal. Foram determinados os teores de lipídeos totais, umidade e colesterol da carne. A dieta contendo óleo de linhaça melhorou a qualidade nutricional da fração lipídica da carne de frango, mas prejudicou o desempenho produtivo das aves.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Abreu, Valéria Maria Nascimento, Martinho de Almeida e. Silva, Cosme Damião Cruz, Élsio Antônio Pereira de Figueiredo y Paulo Giovanni de Abreu. "Capacidade de combinação de características produtivas de linhagens de matrizes de frangos de corte, usando a técnica de componentes principais". Revista Brasileira de Zootecnia 28, n.º 2 (abril de 1999): 250–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000200005.

Texto completo
Resumen
Este trabalho foi conduzido com cruzamentos (dialelo parcial) entre as linhagens macho - grupo1 (LL, TL, ZL, TT, LT, ZT, ZZ, LZ e TZ) e as linhagens fêmea - grupo 2 (PP, KP, VP, KK, PK, VK, VV, PV e KV), com o objetivo de avaliar a capacidade de combinação de linhagens de matrizes de frango de corte, usando a técnica de componentes principais. As características de produção, no total de onze, foram: fertilidade na 32ª, 38ª, 42ª e 49ª semana, eclodibilidade na 32ª semana, peso inicial dos pintinhos, peso no 42º dia, conversão no 42º dia, rendimento de carcaça, peito e gordura abdominal no 42º dia de idade dos frangos. No estudo da capacidade geral de combinação, com base nos escores dos seis primeiros componentes principais, destacaram-se as linhagens 2, 5 e 9 no grupo I e a linhagem 9' no grupo 2. A técnica de componentes principais não foi eficiente neste trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Isolan, L. W., G. Perdoncini, B. Todeschini, L. R. Santos, A. S. Guahyba, R. Depner y V. P. Nascimento. "Sistema de lavagem de carcaças e controle de Salmonella spp. em abatedouros de frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 71, n.º 1 (febrero de 2019): 252–58. http://dx.doi.org/10.1590/1678-4162-9847.

Texto completo
Resumen
RESUMO Avaliaram-se os dados do controle e monitoramento de Salmonella em carcaças de frangos de corte, antes e após a implantação do sistema de lavagem de carcaças. Foram amostradas 2692 carcaças antes da instalação do sistema e 1940 após a instalação, totalizando 4632 amostras em cinco abatedouros sob Inspeção Federal, no sul do Brasil. Anteriormente à instalação dos lavadores, obtiveram-se 156 resultados positivos para Salmonella spp. e, após a instalação, 83 resultados positivos, com diferença significativa (P<0,05/OR 1,4) entre os resultados gerais. Em dois dos cinco abatedouros avaliados, houve redução na positividade para Salmonella spp. nas carcaças amostradas após a instalação do lavador. Entretanto, em três estabelecimentos não houve diferença significativa após a instalação desse sistema. Os resultados sugerem que o aumento da vazão da água está relacionado com a redução da contaminação, enquanto o aumento da pressão de água do sistema de lavagem não foi suficiente para reduzir o patógeno nas carcaças amostradas. Dessa forma, conclui-se que o sistema de lavagem tem vantagens do ponto de vista operacional, ao evitar os desperdícios atribuídos à prática do refile, porém não elimina o risco da presença de Salmonella na carcaça de frango.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Salgado, Douglas D., Irenilza de A. Nääs, Danilo F. Pereira y Daniella J. de Moura. "Modelos estatísticos indicadores de comportamentos associados a bem-estar térmico para matrizes pesadas". Engenharia Agrícola 27, n.º 3 (diciembre de 2007): 619–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162007000400004.

Texto completo
Resumen
O estudo de reprodutoras de frangos de corte é de grande importância para o País, uma vez que o frango de corte é um dos maiores itens agropecuários em exportação, sendo o Brasil o segundo maior exportador mundial dessa carne. O comportamento animal é conceituado como reflexo do efeito da interação de diversos fatores, entre os quais o ambiental. Dessa forma, o ambiente interno do galpão de produção constitui um dos elementos que fornecem indicações sobre o conforto térmico das aves. O comportamento de matrizes expressa, sob a forma de padrões específicos, a saúde e o bem-estar dessas aves. Este trabalho teve como objetivo a aplicação dos modelos estatísticos preditivos, por meio da construção de cenários, apresentando resultados do conforto animal perante diversas condições ambientais. O trabalho foi desenvolvido com dados coletados em ambiente controlado, utilizando a linhagem Hybro-PG®, submetida a diferentes níveis de temperatura ambiente, tipos padronizados de ração e idade. Foram procedidas as análises descritiva e exploratória e, posteriormente, a modelagem, utilizando as Equações de Estimação Generalizadas (EEG). A pesquisa permitiu o desenvolvimento de indicadores de bem-estar térmico por meio das equações dos modelos estatísticos de predição, sob os distintos cenários estudados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Novello, Daiana, Paulo Roberto Ost, Mikael Neumann, Ricardo Alves da Fonseca, Sebastião Gonçalves Franco y Daiana Aparecida Quintiliano. "Avaliação zootécnica e qualidade da carcaça de frangos de corte alimentados com rações contendo farinha de peixe ou aveia branca". Ciência Rural 37, n.º 5 (octubre de 2007): 1430–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782007000500033.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho objetivou analisar o desempenho zootécnico e a composição química da carne dos frangos (peito e coxa/sobrecoxa) alimentados com diferentes rações, contendo farinha de peixe ou aveia branca. Foram testados 5 tratamentos, com 5 repetições, com 10 aves por unidade experimental, totalizando 250 animais criados, de 1 a 40 dias de idade. Os frangos foram alojados em gaiolas, recebendo rações contendo 4,5 e 9% de farinha de peixe, ou 10 e 20% de aveia branca, e ração controle. As análises químicas de umidade, cinzas, proteína bruta e extrato etéreo foram feitas em um animal de cada repetição. Não foram observadas diferenças (P>0,05) para o consumo de ração, o ganho de peso diário e a conversão alimentar. Não houve diferença (P>0,05) na composição química da carne do peito de frango. No corte coxa/sobrecoxa analisado, o tratamento com inclusão de 9% de farinha de peixe proporcionou aumento significativo de lipídios em relação à ração controle e àquela com inclusão de 20% de aveia branca. Conclui-se, portanto, que é possível utilizar os 4 tipos de rações teste sem interferir no desempenho das aves, sendo que a inclusão de 9% de farinha de peixe e de 10% de aveia aumentaram os lipídios na carne da coxa/sobrecoxa dos frangos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Stringhini, José Henrique, Nadja Susana Mogyca, Maria Auxiliadora Andrade, Geisa Fleury Orsine, Marcos Barcellos Café y Sebastião Aparecido Borges. "Efeito da qualidade do milho no desempenho de frangos de corte". Revista Brasileira de Zootecnia 29, n.º 1 (febrero de 2000): 191–98. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000100026.

Texto completo
Resumen
RESUMO - Este experimento foi realizado para avaliar os efeitos do uso de milho de baixa qualidade nutricional, infestado por insetos ou fungos, sobre o desempenho de frangos de corte em rações para a fase inicial. Um total de 400 pintos não-sexados da linhagem Ross foi distribuído em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições, de acordo com a qualidade dos grãos de milho usado nas rações iniciais (1 a 28 dias). O milho não-infestado foi usado na ração testemunha, e substituido com níveis de 20 ou 40% de grãos de milho infestados por insetos e por 20 ou 40% de grãos de milho infestados por fungos. Ganho de peso, consumo de ração e conversão alimentar, no período de 1 a 28 e 29 a 49 dias e no período total, não foram influenciados pelos tratamentos. As relações entre o peso dos órgãos e o peso corporal foram crescentes para fígado e bursa of Fabricius, à medida que o milho com níveis de infestação por insetos ou fungos aumentaram, principalmente para a fúngica. À necropsia realizada aos 29 e 51 dias de idade dos frangos, identificou-se o aumento da freqüência de problemas de pernas e lesões hepáticas nos tratamentos que continham milho infestado com insetos ou fungos em sua composição. Os níveis de infestação por insetos ou fungos usados não influíram no desempenho dos frangos, porém podem contribuir para aumentar a incidência de problemas metabólicos, fatores que não se refletem no desempenho do frango de corte, mas que aumentam as taxas de condenação de carcaça.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Abreu, Valéria Maria Nascimento, Cosme Damião Cruz, Martinho de Almeida e. Silva, Élsio Antônio Pereira de Figueiredo y Paulo Giovanni de Abreu. "Estudo da capacidade de combinação de linhagens de matrizes de frango de corte, por meio da análise de fatores de características produtivas". Revista Brasileira de Zootecnia 28, n.º 6 (1999): 1209–18. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35981999000600006.

Texto completo
Resumen
Este trabalho foi realizado para estudar a capacidade de combinação de linhagens de matrizes de frango de corte, por meio da análise de fatores de características produtivas. Os cruzamentos (dialelo parcial) entre as linhas de machos do grupo 1 (LL, TL, ZL, TT, LT, ZT, ZZ, LZ e TZ) e linhas de fêmea do grupo 2 (PP, KP, VP, KK, PK, VK, VV, PV e KV) foram avaliados. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com três blocos, 81 cruzamentos e nove fêmeas por cruzamento. As características de produção analisadas, foram: fertilidade na 32ª, 38ª, 42ª e 49ª semana de idade, eclodibilidade na 32ª semana. O peso inicial dos pintinhos, peso e conversão no 42º dia de idade e rendimento de carcaça, peito e gordura abdominal no 42º dia de idade dos frangos foram analisados. Foram usados quatro fatores, cujo significado biológico foi definido após a rotação dos fatores. As linhas que se destacaram na análises de fatores, para o fator 2 (fator de peso aos 42 dias), foram LT e LZ no grupo 1 e VP, KP, KK, KV, PK e VV no grupo 2.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Silva, Fernanda Eliza de Jesus, Luiza Nicolosi Guido, Rodrigo Gazaffi, Antonio Augusto Franco Garcia, Mônica Corrêa Ledur, Luiz Lehmann Coutinho y Millor Fernandes do Rosário. "Regiões genômicas associadas a características de desempenho e carcaça no cromossomo 5 de linhagens Brasileiras de galinha". Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, n.º 3 (marzo de 2011): 229–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000300002.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi caracterizar genotipicamente, e construir o mapa de ligação e mapear locos associados a características quantitativas (QTL) de desempenho e carcaça no cromossomo 5 de linhagens brasileiras galinhas. Utilizou-se uma população F2 CTCT, resultante do acasalamento entre machos da linhagem de postura CC e fêmeas da linhagem de corte TT. Um total de 356 animais foi genotipado com 11 marcadores microssatélites. A caracterização genotípica foi realizada pela estimação dos seguintes parâmetros genotípicos: conteúdo de informação polimórfica (0,45-0,69), heterozigosidades observada (0,48-1,00) e esperada (0,48-0,74), e número de alelos por loco (3-5). Empregou-se o mapeamento por intervalo combinado à modelagem fenotípica por modelo misto, no mapeamento de QTL. O comprimento do mapa de ligação foi de 174,7 cM. Não foram constatadas inversões entre o mapa obtido, o mapa consenso e o genoma. Foram mapeados nove QTL, dos quais sete foram sugestivos ("log of odds", LOD<1,5) e dois significativos ao nível cromossômico (LOD>3,0). Seis destes QTL são inéditos: conversão alimentar e eficiência alimentar dos 35 aos 41 dias de idade (significativo), pesos de cabeça e fígado, e triglicerídeos e triglicerídeos+colesterol. A população CTCT apresenta variabilidade genotípica, o mapa de ligação é similar ao mapa consenso e ao genoma, e novos QTL foram mapeados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

TEIXEIRA, L. C. y A. M. C. LIMA. "OCORRÊNCIA DE SALMONELLA E LISTERIA EM CARCAÇAS DE FRANGO ORIUNDAS DE DOIS SISTEMAS DE CRIAÇÃO NO MUNICÍPIO DE CAMPINAS, SP". Archives of Veterinary Science 13, n.º 3 (30 de septiembre de 2008). http://dx.doi.org/10.5380/avs.v13i3.12957.

Texto completo
Resumen
O aumento da produção avícola no Brasil e no mundo está paralelamente acompanhado pela exigência de produtos de qualidade sanitária certificada. Apesar dos grandes avanços tecnológicos na produção de frangos de corte a contaminação microbiana destas carcaças tem sido causa freqüente de toxinfecção alimentar. O objetivo deste trabalho é investigar a contaminação por Salmonella e Listeria em carcaças de frango de duas granjas com sistemas de manejo e produção diferenciados no município de Campinas, SP. Ambas as granjas analisadas foram de criação de frangos de corte comercial, uma com sistema intensivo (Granja A) e outra com sistema semi-extensivo (Granja B). Não foi encontrado Salmonella em nenhuma carcaça de frango, embora Listeria tenha sido encontrada em 50% das amostras analisadas, não diferindo entre os diferentes sistemas de produção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Pereira, Patricia Calixto, Igor Alves Batista, Eduardo Afonso Frandi Butolo, Leanderson Lima Da Costa, Eduardo Marinho Conde, Alceu Silvestre Ruschel y Marcos Roberto Da Silva. "Avaliação do desempenho zootécnico e rendimento de carcaças de diferentes linhagens de frango de corte". Veterinária Notícias 25, n.º 2 (20 de diciembre de 2019). http://dx.doi.org/10.14393/vtn-v25n2-2019-46888.

Texto completo
Resumen
O trabalho foi conduzido objetivando-se avaliar o desempenho zootécnico e rendimento de carcaça de três linhagens de frango de corte até 42 dias de idade. Foram utilizados 3000 pintos de um dia de idade, sexados, distribuídos em um delineamento experimental inteiramente casualizado em esquema fatorial 3x2 (linhagem x sexo), sendo três linhagens (Ross AP95, Cobb e Hubbard) e dois sexos, com dez repetições por tratamento. Os pintos foram distribuídos em 60 boxes metálicos de 1,58m x 2,61m x 0,7m. Aos 42 dias de idade uma ave por box foi identificada e enviada para o frigorífico, totalizando 60 aves, para avaliação do rendimento de carcaça. As linhagens Cobb e Hubbard não diferiram entre si para os parâmetros peso médio, ganho médio de peso, índice de eficiência produtiva e ganho de peso diário, apresentando resultados estatisticamente superiores aos da linhagem Ross. Para conversão alimentar a linhagem Hubbard apresentou resultado estatisticamente igual ao da linhagem Cobb, que por sua vez foi estatisticamente igual ao da linhagem Ross. Para o rendimento de cortes de frango as três linhagens não diferiram entre si. Houve diferença significativa entre sexo macho e fêmea para rendimento de coxa-sobrecoxa e gordura abdominal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Fernandes, LM, SL Vieira y CB Baptista. "Desenvolvimento de Órgãos da Digestão e Rendimento de Carcaça de Frangos de Corte de Diversas Origens Genéticas Criados com Bebedouros Pendular e Nipple". Revista Brasileira de Ciência Avícola 4, n.º 1 (enero de 2002). http://dx.doi.org/10.1590/s1516-635x2002000100009.

Texto completo
Resumen
O uso de linhas genéticas de diferentes fontes comerciais em programas de reprodução de frangos de corte permite produzir gerações comerciais mais bem adaptadas a realidades diversas e otimizar os potenciais de desempenho do frango de corte com os da reprodutora. Entretanto, a prática predominante no Brasil é o uso de pais e mães de mesma origem. O uso de bebedouros tipo "nipple" vem sendo difundido com a perspectiva de gerar benefícios ainda não comprovados inteiramente na prática. Esse estudo avaliou a evolução dos órgãos da digestão, o desempenho vivo e o rendimento de carcaça e das partes de frangos de corte de diferentes cruzamentos entre reprodutores machos de diversos cruzamentos entre linhagens comerciais (R, I, S, e H) com fêmeas também de origem variável (R, I, e H) em sistemas de produção com bebedouros pendular ou nipple. As aves dos diferentes cruzamentos apresentaram curvas de crescimento com diferentes intensidades em momentos distintos, determinando desempenhos em peso vivo sempre superiores para o cruzamento RR. O rendimento de peito, entretanto, foi maior para o cruzamento IH. O cruzamento SH, de mais baixo peso corporal, evidenciou rendimentos de carcaça inferiores a todos os demais. O tipo de bebedouro não influenciou nenhum resultado de desempenho vivo ou de rendimento de carcaça, independentemente da linhagem. Os órgãos da digestão apresentaram proporções do peso vivo decrescentes com a idade, mas não evidenciaram efeito de cruzamento entre linhagens ou tipo de bebedouro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

FLEMMING, JOSÉ SIDNEY, STEPHAN A. JANZEN y MÁRCIA AKENI ENDO. "RENDIMENTO DE CARCAÇAS EM LINHAGENS COMERCIAIS DE FRANGOS DE CORTE". Archives of Veterinary Science 4, n.º 1 (31 de diciembre de 1999). http://dx.doi.org/10.5380/avs.v4i1.3781.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho de pesquisa visou básicamente o estudo do rendimento de partes da carcaça com e sem ossos entre as cinco linhagens de frango de corte mais utilizadas hoje no Brasil (Ross Cobb, Hubbard, Arbor Acres e Isa Vedette) com o intuito de identificar a linhagem de maior potencial de rendimento assegurando suas vantagens em relação às outras linhagens comerciais de frango de corte. O experimento foi conduzido na Cooperativa Agrícola Consolata Ltda. (COPACOL), sendo constituído por 5 tratamentos, com 4 repetições, sendo que cada repetição continha 160 aves. Os tratamentos foram dispostos em T1 (Ross), T2 (Cobb), T3 (Hubbard), T4 (Arbor Acres), T5 (Isa Vedette); a ração comercial foi a de uso normal na integração avícola. Foram analisados ganho de peso, consumo de ração, conversão alimentar, peso de carcaça, viabilidade do lote e índice de eficiência. A linhagem Ross mostrou-se superior às demais com resultados significativamente melhores (P < 0,10), a segunda melhor linhagem testada foi a Cobb sendo inferior apenas à Ross. As linhagens Hubbard, Arbor Acres e Isa Vedette praticamente não apresentaram diferenças entre si, sendo que a Isa e Arbor Acres são as que apresentaram uma tendência a piores resultados. Abstract The main purpose of this research was to identify the best lineage of poultry among the main ones currently used today in Brazil (Ross, Cobb, Hubbard, Arbor Acres, Isa Vedette) in terms of quality of the carcass and of the bone removed parts. The experiment was carried out at Cooperativa Agrícola Consolata Ltda. (COPACOL). Five groups of 160 broilers each, with four repetitions of the same experimental conditions, were assembled. The groups were disposed as T1 (Ross), T2 (Cobb), T3 (Hubbard), T4 (Arbor Acres), and T5 (Isa Vedette). Commercial ration was used throughout the experiment. Weight gain, ration consumption, food conversion, carcass weight, viability and efficiencies were recorded and analyzed. Ross lineage showed to be superior in regard to the other ones, with significant results (p < 0.10), followed by Cobb and Hubbard lineages, the two latter ones showing no differences among them, while Isa Vedette and Arbor Acres, show a tendency for less satisfactory results.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Provenzano, Ana Carolina Gomes, Renata De Souza Reis, Vanusa Patricia de Araujo Ferreira, Lucas Leonardo Câmara Lopes Coelho, Juliana Magalhães Cobucci, Thiago Diana Ferreira, Natally Resnik Batiston y Kelen Cristina Marques. "EFEITO DO PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO E DO TIPO DE PREMIX NA RAÇÃO SOBRE O DESEMPENHO, RENDIMENTO DE CARCAÇA E CORTES NOBRES DE FRANGO DE CORTE". Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável 6, n.º 3 (2 de diciembre de 2016). http://dx.doi.org/10.21206/rbas.v6i3.343.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de avaliar o efeito do programa de alimentação e do tipo de premix na ração sobre o desempenho, rendimento de carcaça e cortes nobres de frangos de corte, foram utilizados 336 frangos de corte machos da linhagem cobb, com 1 dia de idade. As aves foram distribuídas em delineamento inteiramentecasualizado de forma a compor 4 tratamentos em esquema fatorial 2x2 (dois programas de alimentação e duas marcas comerciais de premix) composto por 6 repetições de 14 aves cada. Foram avaliadas características de desempenho e rendimento de cortes nobres. Os parâmetros foram: consumo de ração, conversão alimentar, ganho de peso, viabilidade criatória, índice de eficiência produtiva. Não foi verificada a interação dos programas de alimentação e do premix sobre o consumo de ração, conversão alimentar, viabilidade criatória e índice deeficiência produtiva. Porém, foi verificado efeito significativo para o ganho de peso. Não foi verificado efeito significativo dos programas de alimentação e do premix tampouco a interação desses fatores sobre as variáveis, peso de fígado, peso de peito com pele, peso de peito sem pele, peso de coxa e sobre coxa e peso de asa. Porém, foi verificado efeito significativo para às variáveis, peso da moela e peso do coração. Independente do tipo de premix utilizado, em programas de alimentação com 4 rações as aves apresentaram maior ganho de peso, demonstrando ser esse tipo de programa alimentar o mais adequado tanto para suprir as exigências nutricionais das aves quanto para evitar problemas metabólicos oriundos do excesso de nutrientes da dieta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía