Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Guia de intervenção.

Artículos de revistas sobre el tema "Guia de intervenção"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Guia de intervenção".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Melo Filho, Leonel Del Rey de y Lin Chih Cheng. "QFD na garantia da qualidade do produto durante seu desenvolvimento: caso em uma empresa de materiais". Production 17, n.º 3 (diciembre de 2007): 604–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132007000300015.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma aplicação do método QFD em uma empresa de materiais. A intervenção foi para garantia da qualidade de um produto durante seu redesenvolvimento, em atendimento ao desejo do cliente único de ter uma característica do produto aumentada, sem prejuízo a outras. Foram efetuados dois desdobramentos associados: qualidade positiva e tecnologia do processo. A estratégia de pesquisa adotada foi a de pesquisa-ação. Utilizou-se também um guia para intervenção do QFD. O desdobramento da tecnologia mostrou como alterações na tecnologia de fabricação afetam os índices de controle do processo (foco cliente interno); enquanto o desdobramento da qualidade revelou como essas mesmas alterações afetam a qualidade do produto final (foco cliente externo). A técnica de planejamento e análise de experimentos auxiliou na definição das intervenções no processo e na definição de correlações. Foram levantados alguns aspectos não contemplados pelo guia de intervenção do QFD, bem como tópicos para pesquisas futuras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Garcia, Joseani Coelho Pascual, Olavo Franco Ferreira Filho, Cíntia Magalhães Carvalho Grion y Claudia Maria Dantas de Maio Carrilho. "Impacto da implantação de um guia terapêutico para o tratamento de pneumonia nosocomial adquirida na unidade de terapia intensiva em hospital universitário". Jornal Brasileiro de Pneumologia 33, n.º 2 (abril de 2007): 175–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1806-37132007000200012.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar o impacto da implantação de um guia terapêutico para o tratamento empírico de pneumonia hospitalar. MÉTODOS: Foi realizado um ensaio clínico com controle histórico, no período de junho de 2002 a junho de 2003, em pacientes internados na unidade de terapia intensiva (UTI) que adquiriram pneumonia hospitalar. Todos foram tratados de acordo com um guia terapêutico desenvolvido pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar da instituição (grupo com intervenção). Para o controle, foram analisados os prontuários dos pacientes que adquiriram pneumonia hospitalar no período de junho de 2000 a junho de 2001 (grupo sem intervenção). Foram determinados taxa de mortalidade, tempo médio de tratamento e tempo de internação na UTI e no hospital dos pacientes que adquiriram pneumonia hospitalar. RESULTADOS: A mortalidade relacionada à pneumonia foi menor no grupo tratado de acordo com o guia terapêutico (26 x 53,6%; p = 0,00). Quanto à mortalidade geral, não houve diferença estatisticamente significativa entre os dois períodos (51 x 57,9%; p = 0,37). Também não foi encontrada diferença quanto aos tipos de microorganismos isolados, tempo de tratamento e tempo de internação na UTI e no hospital. CONCLUSÃO: A implantação do guia terapêutico para tratamento de pneumonia hospitalar adquirida em UTI pode ser eficaz na diminuição das taxas de mortalidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Campos, Rosana Teresa Onocko, Analice de Lima Palombini, André do Eirado Silva, Eduardo Passos, Erotildes Maria Leal, Octávio Domont de Serpa Júnior, Cecília de Castro e. Marques et al. "Adaptação multicêntrica do guia para a gestão autônoma da medicação". Interface - Comunicação, Saúde, Educação 16, n.º 43 (30 de noviembre de 2012): 967–80. http://dx.doi.org/10.1590/s1414-32832012005000040.

Texto completo
Resumen
O uso crescente de psicofármacos e o baixo empowerment dos usuários mostram-se críticos à qualificação da assistência em Saúde Mental no Brasil. Este estudo, abrangendo três cidades brasileiras, objetivou a elaboração do Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM-BR), com base na tradução e adaptação de guia desenvolvido no Canadá; e a avaliação dos efeitos do uso do GGAM-BR na formação de trabalhadores de saúde mental. Constituíram-se grupos de intervenção (GIs) para compartilhamento das experiências com tratamento medicamentoso, a partir dos temas propostos no guia; e foram realizados grupos focais antes e após os GIs. Importantes mudanças em relação ao texto original do guia Canadense foram implementadas, levando em conta a realidade brasileira. Constatou-se que o GGAM-BR constitui estratégia potente de fomento à participação ativa dos usuários na gestão do tratamento e do serviço, incidindo positivamente na formação de trabalhadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Castellões, Théia Maria Forny Wanderley y Lolita Dopico da Silva. "Ações de enfermagem para a prevenção da extubação acidental". Revista Brasileira de Enfermagem 62, n.º 4 (agosto de 2009): 540–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71672009000400008.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Objetivo foi apresentar os resultados parciais da incidência da extubação acidental associada ao cuidado de enfermagem. MÉTODO: estudo observacional retrospectivo, de intervenção prospectiva, medindo antes e depois da implantação de um guia as extubações acidentais A população de 142 pacientes,sendo 72 pacientes na fase retrospectiva e 70 na fase prospectiva,totalizando 3771 dias de ventilação. Dados coletados de prontuários. RESULTADOS: 52,78% usavam tubo traqueal e 62% tinham entre 71 e 90 anos com média de dias de ventilação de 26,5 dias,. Ocorreram seis (3,27) extubações antes e duas (1,03) após a implantação do guia. CONCLUSÕES, houve diminuição da incidência da extubação acidental no período estudado, mas não se pode atribuir ao guia esta diferença pois são necessários outros estudos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Paes Ladeira, Carla Graziela, Lia Melero Dos Anjos, Marcio Loyola De Araújo, Gabriela Pires Da Rosa, Marina Rodrigues Lemos y André Miranda De Oliveira. "Guia de Gestão Autônoma de Medicamentos como dispositivo na formação médica". JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 7, n.º 1 (5 de enero de 2017): 101. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v7i1.428.

Texto completo
Resumen
Este trabalho relata a experiência de um grupo de estudos formado por pesquisadores e acadêmicos de medicina da Universidade Federal Fluminense no intuito de investigar as implicações na formação médica da cogestão nas práticas de saúde e da construção da autonomia. O grupo de estudos é resultado do desdobramento de uma pesquisa de doutorado em curso na mesma universidade, cujo projeto encontra-se em fase de autorização para intervenção no serviço público de saúde mental do município de Niterói, tendo como proposta a utilização do guia de Gestão Autônoma de Medicamentos (GAM) para problematização das práticas de uso de psicotrópicos, de construção dos processos terapêuticos e de reprodução da medicalização da saúde mental. O guia GAM, de origem canadense, foi adequado à realidade brasileira por pesquisadores e usuários de saúde mental e é formado por pequenos textos e perguntas relacionadas às experiências dos usuários com psicotrópicos. Através de sua leitura conjunta em grupos terapêuticos, funciona como um dispositivo que problematiza questões relativas às formas de utilização de medicamentos psiquiátricos, instigando a maior participação dos usuários no tratamento, favorecendo o questionamento da hegemonia do saber médico expressa no processo de medicalização e possibilitando a construção cogestiva de novas formas de cuidado e de produção do conhecimento. Este estudo tem como objetivos: promover a preparação metodológica, bibliográfica e sensível de pesquisadores e graduandos de medicina para intervenção no serviço público de saúde mental de Niterói; provocar a implicação de pesquisadores, usuários e trabalhadores na proposição de terapêuticas mais participativas e produtoras de autonomia; avaliar o impacto desse processo na formação médica. Através de reuniões semanais do grupo de estudos, foram produzidos debates, visitas a serviços de saúde mental e articulação com a equipe do ambulatório de Pendotiba (integrante da rede de saúde mental de Niterói/RJ), com o intuito de construir uma proposta de intervenção no mesmo, a ser iniciada em setembro de 2016. Dois alunos de graduação em Medicina e um pesquisador do grupo de estudos participarão da intervenção com usuários e trabalhadores no ambulatório citado e os demais integrantes atuarão como supervisores através do compartilhamento semanal da experiência vivida. Ao final, serão avaliados os impactos que a intervenção, o alinhamento teórico e a partilha de experiências terão na formação médica dos alunos participantes. Além de fomentar a busca por práticas de saúde cogestivas que estimulem a autonomia do usuário e do trabalhador, a participação no projeto tem permitido que alunos e pesquisadores atentem-se à forma como o conhecimento médico é produzido, muitas vezes excluindo, deste processo, o usuário dos serviços; estimulado a produção de autonomia e uma forma de produção de saberes que inclui o conhecimento do usuário no cuidado em saúde e fomentado o questionamento da medicalização do campo da saúde. Encontramos no guia GAM uma abordagem incomum à prática médica habitual, oposta à medicalização e com a proposta de substituição do vínculo disciplinar e vertical pela relação cogestiva, a qual propicia a construção da autonomia do usuário de saúde e o cuidado com o outro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Guilherme, Lais Di Angelis, Paloma Carvalho dos Reis, Alexandra Magna Rodrigues, Aline Liz de Faria, Maria Cláudia Diniz Figueiredo y Jaqueline Girnos Sonati. "UTILIZAÇÃO DO GUIA ALIMENTAR PARA A POPULAÇÃO BRASILEIRA COMO INSTRUMENTO DE INTERVENÇÃO NUTRICIONAL PARA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA EM GRUPO DE ADULTOS". Centro de Pesquisas Avançadas em Qualidade de Vida, v12n3 (3 de agosto de 2020): 1–9. http://dx.doi.org/10.36692/v12n3-13.

Texto completo
Resumen
Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar o perfil antropométrico e de qualidade de vida de um grupo de indivíduos adultos participantes de um programa de educação alimentar do Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (CEATENUT) da Universidade de Taubaté, São Paulo, Brasil. Métodos: Estudo de intervenção realizado com 10 usuários do CEATENUT que participaram de um grupo de educação alimentar no período de agosto a novembro de 2015. A coleta de dados ocorreu antes e após o programa de educação alimentar que abordou os temas propostos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira. Foram analisados os dados socioeconômicos através do questionário de Critério de Classificação Econômica do Brasil, o nível de atividade física pelo questionário Internacional de Atividade Física – IPAQ, a qualidade de vida através do Whoqol-bref e as medidas de massa corporal e estatura realizadas em balança digital e estadiômetro fixo. A circunferência abdominal foi verificada com a medida do maior perímetro abdominal. Resultados: A maioria dos participantes foi classificada com nível de atividade física ativa e muito ativa e nível socioeconômico B2. A qualidade de vida mostrou diferença significante após intervenção para os domínios psicológico (p=0.0284), social (p=0.0346) e de qualidade de vida geral (p=0.0277). A massa corporal, índice de massa corporal e circunferência abdominal não apresentaram diferença significante; no entanto, os valores foram menores após a intervenção. Conclusão: A estratégia de intervenção em educação alimentar preconizada pelo Guia Alimentar para a População Brasileira refletiu positivamente na qualidade de vida desses indivíduos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Mendes, Vera Lucia Ferreira, Daniela Regina Molini-Avejonas, Allyne Ribeiro y Luiz Augusto de Paula Souza. "A construção coletiva de um guia para cuidadores de pacientes acamados: relato de experiência". Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 23, n.º 3 (septiembre de 2011): 281–87. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912011000300016.

Texto completo
Resumen
Trata-se de estudo descritivo-exploratório de natureza qualitativa que adota como método de coleta de dados a observação-participante dos processos de cuidados à saúde realizados pelos cuidadores de pacientes acamados, pertencentes à área de abrangência de uma Equipe de Saúde da Família que atua em uma Unidade Básica de Saúde (UBS), localizada em São Paulo (SP). O objetivo deste estudo de caso foi o de relatar a construção do "Guia para cuidadores de pacientes acamados e/ou com restrição ao lar". Este guia foi elaborado a partir de uma parceria entre as Equipes de Saúde da Família (EqSF), fonoaudiólogos, e os cuidadores de pacientes usuários de uma UBS. O guia foi fundamentado pela construção de um saber comum, com o intuito de contribuir com a criação de redes colaborativas, que possam ser espaços de discussão e troca de saberes. Estas redes foram extremamente úteis na potencialização da capacidade dos cuidadores em identificar, precocemente, as situações que requerem intervenção. As redes também trabalharam com a valorização do papel do cuidador; seu saber quanto à forma de atuar nas atividades de vida diária; superação das limitações; demonstração de ações que visam o bem estar físico e psíquico do sujeito doente; ampliação da capacidade de apropriação dos processos de adoecimento, da autonomia e da co-responsabilidade no cuidado à saúde. Após a impressão do guia, o mesmo foi entregue as EqSF, aos profissionais de saúde e a comunidade. O feedback foi positivo e, sendo assim, conclui-se que o guia atingiu o objetivo proposto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Vitolo, Márcia Regina, Gisele Ane Bortolini, Carlos Alberto Feldens y Maria de Lourdes Drachler. "Impactos da implementação dos dez passos da alimentação saudável para crianças: ensaio de campo randomizado". Cadernos de Saúde Pública 21, n.º 5 (octubre de 2005): 1448–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x2005000500018.

Texto completo
Resumen
Efeitos de uma intervenção baseada na implementação dos Dez Passos para uma Alimentação Saudável: Guia Alimentar para Crianças Menores de Dois Anos sobre as condições nutricionais e de saúde de lactentes em famílias de baixa renda. Randomizou-se duzentos recém-nascidos para o grupo intervenção e trezentos para o grupo controle. O grupo intervenção recebeu orientações dietéticas no primeiro ano de vida. Os dois grupos receberam visitas aos 6 e 12 meses e acompanhamento de rotina pelos seus pediatras. Os resultados (n = 397) mostraram que a intervenção associou-se a maior proporção de aleitamento materno exclusivo aos 4 meses (RR = 1,58; IC95%: 1,21-2,06) e 6 meses (RR = 2,34; IC95%: 1,37-3,99) e amamentadas aos 12 meses (RR = 1,26; IC95%: 1,02-1,55) e a menor proporção de crianças que apresentaram diarréia (RR = 0,68; IC95%: 0,51-0,90), problemas respiratórios (RR = 0,63; IC95%: 0,46-0,85), uso de medicamentos (RR = 0,56; IC95%: 0,34-0,91) e cárie dental (RR = 0,56; IC95%: 0,32-0,96) na faixa etária de 12 a 16 meses. Não houve efeito da intervenção sobre a ocorrência de anemia, internações hospitalares e estado nutricional. Os resultados sugerem que o programa de orientações dietéticas promoveu modificações positivas nas práticas alimentares e nas condições de saúde da criança, porém foi insuficiente para prevenir a anemia ferropriva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Veríssimo, Aretha Heitor, Juliana Augusta Nascimento de Souza, Taynnah Alves de Oliveira, Alana Ghiotto Gonçalves, Felipe Alexander Caldas Afonso y Francisco Assis de Souza Júnior. "Reabilitação oral com implante e carga imediata unitária por cirurgia guiada: relato de caso". Research, Society and Development 10, n.º 1 (2 de enero de 2021): e4810110854. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i1.10854.

Texto completo
Resumen
O edentulismo é um desafio extremamente frequente no dia-a-dia do cirurgião dentista. A busca de soluções funcionais e estéticas para estes casos têm proporcionado diversas inovações no mercado de materiais odontológicos como, por exemplo, os implantes dentais osseointegráveis, próteses, coroas e guias cirúrgicas. O aprimoramento de materiais e métodos em Implantodontia trouxeram possibilidades de intervenção, que por meio do planejamento digital e confecção de guias cirúrgicas 3D, concedem menor tempo de trabalho para assim, ofertar ao paciente maior conforto através de técnicas menos invasivas e cruentas, com a finalidade de reestabelecer a função, estética e condição biopsicossocial do paciente. Este caso clínico visa descrever o planejamento e instalação de implante dentário cone morse imediato (Drive, Neodent®, Curitiba, Brasil) utilizando a técnica com guia cirúrgica 3D (3D Studio – Planejamento Virtual da Face®, Natal- RN, Brasil), planejada através de tomografia computadorizada cone beam analisada através do software Blue Sky Bio LLC (Libertyville, Illinois), além da realização de enxertia com estrutura óssea mineral bovina (Lumina-Bone Fino, Criteria®, SP- São Paulo, Brasil) seguido da confecção de coroa unitária e instalação de carga imediata em área estética.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Freitas, Ana Carolina Machado, Juliana Beatriz Reckziegel y Rita De Cássia Barcellos. "EMPODERAMENTO E AUTONOMIA EM SAÚDE MENTAL: O GUIA GAM COMO FERRAMENTA DE CUIDADO". Saúde (Santa Maria) 42, n.º 2 (14 de diciembre de 2016): 149. http://dx.doi.org/10.5902/2236583421058.

Texto completo
Resumen
Objetivo: descrever a experiência de um grupo com usuários de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II, com a utilização do guia da Gestão Autônoma da Medicação como ferramenta de empoderamento e promoção da autonomia. Metodologia: Constitui-se recorte de um estudo de pesquisa e intervenção, consistindo a pesquisa ação qualitativa de cunho descritiva e compreensiva. Foram selecionados dez usuários, com nível mínimo de organização psíquica, vinculados ao CAPS II, indicados por profissionais de referência. Resultados: A partir da utilização do guia da Gestão Autônoma da Medicação identificou-se a relevância do grupo terapêutico, do vínculo, do território, da gestão do cuidado e autonomia dos sujeitos ao longo do tratamento, com vistas à melhoria da qualidade de vida e humanização das relações para usuários da saúde mental. Conclusão: o grupo pode permitir aos usuários do CAPS II tornarem-se mais críticos e autônomos em relação ao seu tratamento.Descritores: Saúde Mental; Autonomia Pessoal; Grupo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Marcolino, Suzana, Flávia Cristina Oliveira Murbach de Barros y Suely Amaral Mello. "A teoria do jogo de Elkonin e a educação infantil". Psicologia Escolar e Educacional 18, n.º 1 (junio de 2014): 97–104. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-85572014000100010.

Texto completo
Resumen
O artigo é um estudo bibliográfico que analisa as teses centrais da Teoria Histórico-Cultural do Jogo desenvolvida por D.B. Elkonin e colaboradores. O objetivo é identificar elementos que possam subsidiar a organização da educação na infância tendo o jogo como atividade-guia. As teses configuram uma sólida teoria sobre o jogo infantil, apresentando como elementos originais a concepção histórica do surgimento do jogo e seu caráter social na ontogenia. Conclui-se que, para a Teoria Histórico-Cultural do Jogo, o eixo de uma educação na infância que leve em conta o jogo como atividade-guia deve incidir sobre a apresentação das várias esferas da vida social e do conteúdo das atividades humanas. Entende-se que o objetivo da intervenção pedagógica no jogo protagonizado é o desenvolvimento do papel social representado. Discute-se que o jogo protagonizado não deve se opor a outras atividades, tampouco deve ser considerado como atividade a preponderar sobre as demais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Vale, Eucléa Gomes, Maria Fernandes Amorim, Cristiana Bitu Freitas y Fernanda Pereira Melo. "Orientação pré-operatória: análise compreensiva sob a ótica do cliente". Revista Brasileira de Enfermagem 50, n.º 1 (marzo de 1997): 31–36. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671997000100004.

Texto completo
Resumen
Abordamos o tema Orientação Pré-Operatória como uma prática imprescindível da intervenção de enfermagem, para identificar facetas da percepção do cliente acerca das informações recebidas antes da cirurgia. Reconhecemos as falhas desta ação no cotidiano das Unidades Cirúrgicas delimitadas em um Hospital Geral de Fortaleza-CE, a falta de um guia do preparo de pacientes para o ato cirúrgico. Portanto, investigamos a temática citada para dimensionar o problema, descrevê-lo e analisarmos o prosseguimento de uma trajetória iniciada inos contatos iniciais com a abordagem fenomenológica. Utilizando os pressupostos desta alternativa metodológica, pudemos compreender o paciente em fase pré-operatória, segundo o referencial de Martins & Bicudo. Assim analisamos o conhecimento captado através das falas dos pacientes: seu significado e a repercussão no atendimento individual, enquanto ação que satisfaz as suas, necessidades no cotidiano do trabalho de enfermagem. Nessa experiência de estar orientando pacientes para enfrentarem a intervenção cirúrgica, abrimos, então um espaço que nos possibilitou conduzí-los ao reconhecimento de sua dimensão existencial do vivenciar uma intervenção cirúrgica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Molina, Maria del Carmen Bisi, Haysla Xavier Martins, Jordana Herzog Siqueira, Ana Maria Abreu De Oliveira, Hanna Carolina De Jesus y Taísa Sabrina Silva Pereira. "Impact of the training of community health workers on food education: methodological aspects and potentialities / Impacto da capacitação de agentes comunitários de saúde em educação alimentar: aspectos metodológicos e potencialidades". Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online 13 (22 de septiembre de 2021): 1526–35. http://dx.doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10266.

Texto completo
Resumen
Objetivo: analisar os aspectos metodológicos e as potencialidades do estudo “Impacto da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em educação alimentar (EA) - Vitória/ES”. Métodos: os ACS de 25 Unidades de Saúde (US) foram convidados e avaliados em Centro de Investigação Cardiovascular. Foram realizadas quatro etapas: Avaliação da saúde e nutrição dos ACS; Estudo qualitativo; Capacitação em EA; Reavaliação. Resultados: foram coletados dados bioquímicos e antropométricos, de consumo alimentar, exames clínicos, eletrólitos urinários e testes físicos. Estudo qualitativo realizado para levantamento da percepção dos ACS sobre o estudo. As US foram randomizadas em dois grupos (intervenção e controle). O grupo intervenção participou de uma capacitação em EA, tendo como base o Guia Alimentar para a População Brasileira. Ao final da capacitação, os ACS foram reavaliados para identificar mudanças nas condições de saúde. Conclusão: este estudo pode contribuir para o planejamento, monitoramento e avaliação de ações específicas na atenção primária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Vicentin, Marcelo, Eloisa Rosotti Navarro, Rogério de Melo Grillo y Marcio Moterani Swerts. "O DIA “D” DA EDUCAÇÃO MINEIRA: JOGOS ESTRATÉGICOS DE PODER-SABER". Revista Dialectus - Revista de Filosofia, n.º 19 (19 de diciembre de 2020): 256–77. http://dx.doi.org/10.30611/2020n19id61581.

Texto completo
Resumen
O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que teve como objetivo problematizar, suspeitar e analisar criticamente o discurso presente nos documentos específicos do Dia “D” da Educação de Minas Gerais, visando depreender como se dão os jogos de estratégias de poder-saber, principalmente, em torno da expressão Dia “D”. Para tanto, tomamos como referencial metodológico as propostas de análise de discurso foucaultiana sobre o principal documento oficial concernente à organização do Dia “D”: o Guia para organização do Dia “D” (“Guia de orientação para a reorganização e implementação do Plano de Intervenção Pedagógica - 2010/2011”). Destarte, apresentaremos nesse artigo uma analítica em relação ao poder-saber, ao poder político, ao governamento e às estratégias de governamentalidade que norteiam o discurso do Dia “D” da Educação Mineira. De resto, as nossas análises evidenciam que o Dia “D”, além de uma operação de jogada política, possui uma função governamental-pastoral, uma vez que tem como escopo a construção de um sujeito de consciência guiado aos resultados, aos melhores índices em avaliações em larga escala (IDEB, PROALFA, SIMAVE).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Almeida, Wolney Gomes. "A guia-interpretação no processo de inclusão do indivíduo com surdocegueira". Educar em Revista, n.º 65 (septiembre de 2017): 167–81. http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.49000.

Texto completo
Resumen
RESUMO Refletir sobre a pessoa com surdocegueira e, sobretudo, sobre o atendimento direcionado ao surdocego, no contexto socioeducacional, constitui-se numa necessidade acadêmica, seja sobre a produção de conhecimentos teóricos, seja sobre as intervenções práticas. Essa problemática configura os caminhos percorridos pela presente tese de doutorado, a fim de investigar a atuação do profissional guia-intérprete no atendimento às pessoas com surdocegueira na cidade de Salvador, capital da Bahia; identificando os procedimentos de intervenção utilizados pelos profissionais, a partir das práticas comunicativas com surdocegos e caracterizando os fatores e os aspectos que interferem em sua atuação profissional como mediadores para a socialização do surdocego. Este trabalho pauta suas reflexões a partir das contribuições teóricas sociointeracionistas apresentadas por Vygotsky, compreendendo-se que a relação do sujeito surdocego com o meio constitui fator essencial para o desenvolvimento dos indivíduos. A escolha metodológica define um caminho para o estudo de caso e, a partir dos instrumentos de investigação definidos pela entrevista e pela observação direta, permite a análise sobre a falta de informações e de conhecimentos específicos sobre a deficiência como um fator determinante para o surgimento de barreiras de ordem estrutural, programática, atitudinal, arquitetônica que atingem tanto a qualidade dos serviços prestados ao surdocego quanto a realidade social deste indivíduo, constituindo assim uma realidade excludente e de segregação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rocha, Aurélio de Oliveira, Lucas Menezes Dos Anjos, Maria de Nazaré Oliveira Rocha, Thaine Oliveira Lima, Priscilla Castro Moura Rodrigues, Lucas Ferreira de Sá Santos, Rafaela de Menezes dos Anjos Santos, Ingrid de Melo Silva, Denílson Oliveira Correia Da Silva y William José e. Silva Filho. "Intervenção estética anterior por meio de facetas diretas em resina composta: relato de caso". Revista Eletrônica Acervo Saúde 13, n.º 3 (13 de marzo de 2021): e6439. http://dx.doi.org/10.25248/reas.e6439.2021.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Descrever um caso clínico de intervenção restauradora nas unidades dentais anteriores superiores com facetas em resina composta e discutir a cerca desse tratamento. Detalhamento do caso: Paciente procurou atendimento no consultório odontológico queixando-se da harmonia do seu sorriso, onde o mesmo não gostava dos dentes amarelados, pequenos, separados e levemente desalinhados. Ao exame clínico verificou-se a presença de diastemas interdentais, unidades 12 e 22 com anatomia conóide e unidades 13 e 23 levemente girovertidos para distal. Tendo em vista as limitações do paciente e análise clínica, foi proposto reabilitação estética e funcional das unidades por meio de clareamento dental imediato em consultório, seguido de facetas em resina composta das unidades relatadas. Previamente ao tratamento restaurador foi confeccionado enceramento diagnóstico para evidenciar um possível resultado, planejar com segurança e confeccionar a guia palatina. Considerações finais: Para realização de múltiplas restaurações estéticas é de suma importância conhecimento teórico e prático por parte do cirurgião-dentista, planejamento minucioso do caso por meio do enceramento diagnóstico e cuidados pós-operatórios por parte do paciente, garantido assim o sucesso desse tratamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Pettengill, Myriam Aparecida Mandetta y Margareth Angelo. "Identificação da vulnerabilidade da família na prática clínica". Revista da Escola de Enfermagem da USP 40, n.º 2 (junio de 2006): 280–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342006000200018.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho apresentamos o relato de uma situação clínica em que identificamos a vulnerabilidade da família, propiciando ao enfermeiro pediatra a utilização deste conceito na sua prática e intervenção com famílias. O estudo foi realizado com uma família que experienciava uma situação de doença e hospitalização de um filho. A vulnerabilidade foi identificada nas interações da família com a doença, a própria família e a equipe de saúde, e serviu de guia para o planejamento da assistência de enfermagem. As intervenções realizadas permitiram o fortalecimento da família para enfrentar a situação e o reconhecimento da importância para o enfermeiro pediatra utilizar resultados de pesquisa teórica em sua prática profissional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Bustamante, Vania y Rosana Onocko-Campos. "Cuidado às famílias no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: uma pesquisa-intervenção com trabalhadores". Saúde em Debate 44, spe3 (octubre de 2020): 156–69. http://dx.doi.org/10.1590/0103-11042020e314.

Texto completo
Resumen
RESUMO O presente estudo aborda o modo como profissionais do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) compreendem as famílias, o cuidado que deve ser ofertado a elas e a sua expressão em indicadores de avaliação. Realizou-se uma avaliação de quarta geração, com embasamento teórico construtivista, que envolveu: a oferta de um curso de extensão para trabalhadores dos Capsi, a realização de Grupos de Apreciação Partilhada (GAP), com construção e validação de narrativas, culminando em oficinas de produção de consenso. Os participantes reconheceram a necessidade de realizar um registro sistemático de dados sobre as famílias – em aspectos como arranjo e dinâmica familiar, renda, raça/cor e divisão do trabalho –, a ser iniciado desde o momento do acolhimento para subsidiar a construção do Projeto Terapêutico Singular. A necessidade de construir relações mais horizontais e sensíveis às diferenças socioculturais foi considerada um importante desafio. Para caminhar nas direções apontadas, foram pactuados três indicadores quantitativos e um Guia de Boas Práticas. Trata-se de uma produção inédita no recorte da assistência a crianças e adolescentes, que atende a critérios de qualidade e dialoga com a literatura da área, e ainda poderá ser utilizada nos Capsi, com eventuais adaptações de acordo ao contexto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Oliveira, Josiana Araujo de, Ricardo Gonçalves Cordeiro, Ronilson Gonçalves Rocha, Tereza Cristina Felippe Guimarães y Denilson Campos de Albuquerque. "Impacto do monitoramento telefônico em pacientes com insuficiência cardíaca: ensaio clínico randomizado". Acta Paulista de Enfermagem 30, n.º 4 (agosto de 2017): 333–42. http://dx.doi.org/10.1590/1982-0194201700050.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivo Analisar o autocuidado e o conhecimento em pacientes com insuficiência cardíaca monitorados por contato telefônico e analisar a correlação do conhecimento com o autocuidado. Métodos Ensaio clínico randomizado, realizado em uma clínica especializada, no período de abril de 2015 a dezembro de 2015. Foram monitorados e randomizados 36 pacientes no Grupo Controle (17) ou no Grupo Intervenção (19). Ambos os grupos participaram do monitoramento convencional, compreendendo três atendimentos (Basal; 2° mês; 4° mês); no Grupo Intervenção houve associação do monitoramento telefônico por meio de um guia padronizado. Foram utilizados os Questionários de Conhecimento e de Autocuidado para avaliação dos desfechos primários e secundários. Resultados Houve diferença no conhecimento (12,7±1,7 vs. 10,8±2,2; p=0,009) e autocuidado (25,4±6,6 vs. 29,5±4,8; p=0,04) no 4° mês; correlação negativa entre os escores do conhecimento e autocuidado no 2° mês (r=-0,48; p=0,03). Conclusão O monitoramento convencional combinado ao monitoramento telefônico mostra-se eficaz no 4° mês com a melhoria do conhecimento e autocuidado de pacientes com insuficiência cardíaca e correlação significativa desses desfechos no 2° mês.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Presotto, Rodrigo Fernando, Marília Silveira, Pedro Gabriel Godinho Delgado y Eduardo Mourão Vasconcelos. "Experiências brasileiras sobre participação de usuários e familiares na pesquisa em saúde mental". Ciência & Saúde Coletiva 18, n.º 10 (octubre de 2013): 2837–45. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013001000008.

Texto completo
Resumen
Neste artigo os autores fazem a contextualização e a descrição da participação de usuários e familiares em pesquisas em saúde mental no Brasil, abordando a tradição recente das experiências de recuperação (recovery) e empoderamento (empowerment), para delimitar a análise de algumas experiências nacionais avaliativas e projetos de intervenção que contam com estes atores sociais como pesquisadores. São relatadas, sucintamente, as experiências de Grupos de Ajuda Mútua e Guia da Gestão Autônoma de Medicação, com o objetivo de analisar os limites e as possibilidades da participação de usuários e familiares na pesquisa, ainda incipiente e pontual na realidade brasileira. Os autores recomendam a construção de uma agenda na política pública de saúde que estimule esta participação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Silva, Camila Pereira da, Ariene Silva do Carmo, Paula Martins Horta y Luana Caroline dos Santos. "Intervenção nutricional pautada na estratégia de oficinas em um serviço de promoção da saúde de Belo Horizonte, Minas Gerais". Revista de Nutrição 26, n.º 6 (diciembre de 2013): 647–58. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732013000600004.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar as oficinas como uma estratégia de intervenção nutricional, com foco na aquisição de informações em nutrição e na percepção de mudanças de hábitos alimentares. MÉTODOS: Estudo de intervenção com usuários de uma Academia da Cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais. Realizaram-se quatro oficinas, com frequência mensal e duração de trinta minutos cada uma, pautadas no "Guia Alimentar para a População Brasileira" e nos "Dez Passos para uma Alimentação Saudável". Aplicaram-se questionários para avaliar a aquisição de informações em nutrição antes e depois da execução das oficinas, investigar a percepção de mudanças de hábitos alimentares após três meses da intervenção e identificar as principais dificuldades verificadas nesse processo. Um observador apontou a viabilidade de execução das oficinas. RESULTADOS: O número de participantes das oficinas variou de 71 a 132. Houve maior ocorrência (80%) de mulheres, com média de 55,8 (±10,6) anos. Identificou-se incremento estatisticamente significante na média total de acertos das questões do questionário de avaliação da aquisição de informações em três dos quatro encontros. Ademais, 90,9% dos participantes referiram alguma mudança de hábito alimentar, destacando-se a redução no consumo de óleos, gorduras e frituras (29,5%) e o aumento na ingestão de frutas e hortaliças (22,5%). A redução no consumo de açúcares e doces foi apontada como a recomendação mais difícil de ser seguida (21,1%). A avaliação do observador denotou a necessidade de modificar o espaço utilizado para as atividades. CONCLUSÃO: A intervenção apresentou potencial para aquisição de informações em nutrição e mudança de hábitos alimentares, alterações que devem ser mais bem investigadas com a continuidade das ações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Rodrigues, Viviane Belini, Camila Dallazen y Márcia Regina Vítolo. "Impacto da atualização de profissionais de saúde em alimentação infantil na prevalência de anemia em crianças: Ensaio de Campo Randomizado". Inova Saúde 6, n.º 1 (27 de julio de 2017): 1. http://dx.doi.org/10.18616/is.v6i1.3376.

Texto completo
Resumen
O objetivo foi avaliar o impacto de atualização de profissionais de saúde em alimentação infantil na prevalência de anemia nos primeiros dois anos de vida. Investigou-se também a frequência da prescrição de suplementação de ferro (SF) e os fatores associados a essa prática. Conduziu-se estudo de campo randomizado por conglomerado em Unidades de Saúde (US) em uma cidade do sul do Brasil. Os profissionais das US-intervenção participaram da capacitação sobre o guia da alimentação saudável para as crianças menores de 2 anos do Ministério da Saúde. Avaliaram-se 533 crianças com idade de 12-15meses. A prevalência de anemia foi 55,7%, sem diferença significativa nos grupos intervenção (GI) e controle (GC) (p=0,34). A prevalência de prescrição do SF (84,2% vs 81,2%, p=0,40) e da adesão materna ao uso SF >180 dias (36,2% vs 35,2%; p=1,00) foi semelhante nos GI e GC. O tempo de uso do SF >180 dias foi associado à menor prevalência de anemia (46,6% vs 56,4%; p=0,03). O maior número de consultas na puericultura foi associado ao uso do SF por período ≥180 dias (p=0,04). A intervenção não foi efetiva em reduzir a prevalência de anemia entre as crianças, sendo necessário maior incentivo às mães para aderirem ao uso do suplemento de ferro nos primeiros dois anos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Tedesco, Sílvia. "A Ética da pesquisa e a perspectiva da cartografia: algumas considerações / The ethics of research and the carthografic perspective: some considerations". Revista Polis e Psique 5, n.º 2 (3 de marzo de 2015): 32. http://dx.doi.org/10.22456/2238-152x.53952.

Texto completo
Resumen
A partir da conversação entre o campo da experiência e a perspectiva cartográfica, o artigo interroga a concepção transcendente e fixa da ética na pesquisa. Tendo em vista a afirmação da processualidade e do pluralismo próprio à subjetividade, pretende-se ressaltar a importância de uma orientação ética aberta e sintonizada com a singularidade dos acontecimentos envolvendo sujeitos humanos. Nesse sentido, serão priorizadas duas diretrizes de análise indicadas pela perspectiva cartográfica, a saber: a pesquisa “com”, em lugar da investigação “sobre”, e a compreensão da pesquisa como intervenção. A proposta de produção de novos conhecimentos e práticas geradas na experiência compartilhada, orientada para a invenção de novos modos de existência, permite pensar outro sentido ético que, avesso a prescrições rígidas e generalizantes, atuaria como guia face aos impasses cotidianos do campo de pesquisa em saúde mental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Vilas Boas, Terezinha de Jesus Reis, Marciléa Silva de Freitas y Marta Maria Pontin Darsie. "ROTEIRO GUIA: UMA EXPERIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA REGIÃO AMAZÔNICA". REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática 6, n.º 3 (21 de diciembre de 2018): 134–44. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.a2019.v6.n3.p134-144.i7726.

Texto completo
Resumen
O ensino de Botânica trata de um dos ramos da Biologia que possibilita a formação científica do indivíduo promovendo o reconhecimento e valorização de espécies regionais. Propostas de ensino na região Amazônica com este enfoque podem proporcionar aprendizagem significativa que irão repercutir diretamente em um novo olhar para os elementos da floresta. Conforme preconizam os PCNs o ensino deve permear atividades práticas. E Esteves (2011) acrescenta que a Botânica é uma ferramenta fundamental para a compreensão de alterações ambientais considerando que as plantas formam o maior componente dos ecossistemas. Assim o presente estudo objetivou verificar como alunos no Curso de Formação de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM percebem as relações entre Botânica e Meio Ambiente. A metodologia utilizada baseou-se numa pesquisa de campo, com objetivo de aprimoramento das ações coletivas no campo pedagógico, subsidiando os aspectos inovadores da autorreflexão e o alcance de uma intervenção significativa para a vivência e formação dos envolvidos na pesquisa. A visita de campo permitiu dar subsídio aos alunos, sobre a importância dos espaços não formais como estratégia de ensino e destaca a importância do roteiro como instrumento norteador para as atividades de aulas prática
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Cattani, Ariane Naidon, Ana Paula Vargas Ronsani, Lisiane Dos Santos Welter, Amanda De Lemos Mello, Daiana Foggiato de Siqueira y Marlene Gomes Terra. "Família que convive com pessoa com transtorno mental: genograma e ecomapa". Revista de Enfermagem da UFSM 10 (9 de enero de 2020): e6. http://dx.doi.org/10.5902/2179769236517.

Texto completo
Resumen
Objetivo: analisar a estrutura, os vínculos e a rede de apoio de uma família que convive com uma pessoa com transtorno mental por meio da construção do genograma e ecomapa. Método: estudo qualitativo, exploratório e descritivo, realizado com duas pessoas de uma família que convive com pessoa com transtorno mental, em um hospital, localizado no Rio Grande do Sul. Utilizou-se entrevista semiestruturada norteada pelo Guia para Avaliação e Intervenção na Família. A análise consistiu na construção do genograma e ecomapa, com auxílio de um software de genealogia. Resultados: os vínculos familiares são fracos. A rede de apoio é centrada no serviço de emergência, ambulatorial e internação, há precariedade de serviços substitutivos e de locais para reinserção social. Conclusão: a implementação do genograma e ecomapa na assistência a pessoas com transtornos mentais são ferramentas que auxiliam no planejamento do cuidado e intervenções no contexto familiar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Ferreira, Sônia Maria Lira, Rosemary Marinho da Silva y Gabriela da Nóbrega Carreiro. "A análise textual discursiva na pesquisa qualitativa no ensino de filosofia: peneiradas intempestivas no PROF-FILO". Revista Pesquisa Qualitativa 8, n.º 19 (22 de diciembre de 2020): 800–834. http://dx.doi.org/10.33361/rpq.2020.v.8.n.19.369.

Texto completo
Resumen
Diante do significativo lugar do PROF-FILO na produção acadêmica para o ensino de filosofia enquanto área de pesquisa filosófica, este artigo objetiva desvelar alguns dos elementos metodológicos de pesquisas realizadas nesse mestrado profissional, elencando contribuições para o ensino de filosofia. Para tal, definimos como pergunta-problema: “o que é isso que se mostra de pesquisas qualitativas nas dissertações do PROF-FILO?”. Estabelecemos sete dissertações, produzidas pela primeira turma do PROF-FILO (2017-2019), como corpus investigativo. O guia de análise, que metaforicamente denominamos de nossa “peneira”, foi a Análise Textual Discursiva (ATD). A partir dessas escolhas, três abordagens metodológicas apresentaram-se com significativa recorrência: pesquisa fenomenológica, pesquisa-ação e pesquisa intervenção. Apontamos, como elemento expressivo, a abertura para o interrogar e o compreender o mundo das vivências dos sujeitos envolvidos com o processo de ensino-aprendizagem da filosofia. Palavras-chave: Pesquisa qualitativa; Análise Textual Discursiva; Ensino de Filosofia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Mezadri, Tatiana, Alessandra Monestel, Daniela Da Silva y Luciléia Junckes. "Práticas Educativas em Nutrição como Método de Intervenção nos Hábitos Alimentares de Funcionários de uma Unidade Básica: relato de experiência". Revista Brasileira de Tecnologias Sociais 2, n.º 1 (8 de diciembre de 2015): 49. http://dx.doi.org/10.14210/rbts.v2n1.p49-57.

Texto completo
Resumen
As estimativas da Organização Mundial da Saúde têm demonstrado que um alto índice de obesidade e sobrepeso vem ocorrendo nos últimos anos e esta tendência se reflete também nos trabalhadores da saúde. Este artigo objetiva relatar a experiência da implantação de práticas educativas em nutrição como método de intervenção nos hábitos alimentares de funcionários de uma Unidade Básica de Saúde do município de Itajaí/SC. Participaram da pesquisa dez funcionários, todos do sexo feminino, com idade entre 28 e 48 anos. Para conhecer a qualidade da alimentação foi aplicado o teste descrito no Guia Alimentar de Bolso do Ministério da Saúde, em que 70% dos sujeitos apresentaram consumo inadequado e muito inadequado de alimentos. Na avaliação do estado nutricional, por meio do índice de massa corporal e circunferência da cintura, 70% dos participantes estavam com excesso de peso e em 90% foi constatado algum grau de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Foi realizada uma atividade mensal de educação nutricional durante seis meses, os temas trabalhados surgiram conforme a demanda. Ao final, foi aplicado o teste de qualidade da alimentação para avaliar possíveis mudanças de hábitos alimentares. Constatou-se que 20% das mulheres melhoraram a alimentação após as intervenções
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Andrade, Leonardo Tadeu de, Eduardo Gomes de Araújo, Karla da Rocha Pimenta Andrade, Danyelle Rodrigues Pelegrino de Souza, Telma Ribeiro Garcia y Tânia Couto Machado Chianca. "Disreflexia autonômica e intervenções de enfermagem para pacientes com lesão medular". Revista da Escola de Enfermagem da USP 47, n.º 1 (febrero de 2013): 93–100. http://dx.doi.org/10.1590/s0080-62342013000100012.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho trata-se de estudo retrospectivo realizado em 2009 que objetivou identificar diagnósticos e intervenções de enfermagem para o cuidado de pacientes com lesão medular (LM). Os dados foram coletados de 465 prontuários de pacientes com LM em processo de reabilitação. Identificou-se o diagnóstico de enfermagem Risco para disreflexia autônomica em 271 (58,3%) prontuários, dos quais 80 pacientes desenvolveram disreflexia autônomica. Predominaram homens jovens, com idade média de 35,7 anos, sendo o trauma a principal causa da LM e o nível neurológico igual ou acima da sexta vértebra torácica. As intervenções de enfermagem foram organizadas em dois grupos, um voltado para a prevenção da disreflexia autonômica e outro, para seu tratamento. Desenvolveu-se um guia de intervenções para uso na prática clínica de enfermeiros reabilitadores e para inserção em sistemas de informação. Ressalta-se a importância da retirada do estímulo causador da disreflexia autonômica como terapêutica mais eficaz e como melhor intervenção na prática de enfermagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Nasser, Lilian y Eduarda de Jesus Cardoso. "Níveis de aprendizagem para o tópico de funções no Ensino Médio". Pesquisa e Ensino 1 (6 de abril de 2020): e202008. http://dx.doi.org/10.37853/pqe.e202008.

Texto completo
Resumen
A Teoria de van Hiele para o Desenvolvimento do Pensamento Geométrico tem sido considerada como guia ao ensino e à aprendizagem de Geometria. Este modelo consiste em dois grandes princípios: descrição da estrutura cognitiva, caracterizada por níveis mentais hierárquicos a serem atingidos pelos alunos e pela metodologia de ensino para que estes níveis sejam alcançados, orientando professores quanto à tomada de decisão relacionada ao ensino. A partir de um estudo sobre os modelos de desenvolvimento do pensamento sobre a linguagem de funções, este trabalho tem o objetivo de relatar o processo de testagem e validação de um modelo de níveis de desenvolvimento para a aquisição do conceito de função, baseado no modelo de Van Hiele. Para isso, foram aplicadas atividades variadas a alunos do Ensino Médio. Os resultados comprovam a validade da escala proposta, já que a classificação dos alunos da amostra se distribuiu por todos os níveis, obedecendo a hierarquia. Palavras-chave: Função. Teoria de van Hiele. Níveis de aprendizagem. Classificação dos alunos. Intervenção didática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Avila, Lanúzia Almeida Brum, Isabel Cristina Machado de Lara y Valderez Marina do Rosário Lima. "Intervenções psicopedagógicas e discalculia do desenvolvimento: uma revisão sistemática da literatura". Revista Educação Especial 32 (12 de septiembre de 2019): 80. http://dx.doi.org/10.5902/1984686x37223.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma análise de teses, dissertações e artigos, no âmbito nacional, tendo como foco principal propostas de intervenções psicopedagógicas para estudantes do Ensino Fundamental com Discalculia do Desenvolvimento - DD, usando-se da Revisão Sistemática da Literatura - RSL, como método de pesquisa. Tem-se como questão guia de pesquisa “Como intervenções psicopedagógicas podem auxiliar estudantes do Ensino Fundamental com DD?”. Desse modo, o objetivo é verificar a existência de propostas psicopedagógicas para serem desenvolvidas com esses estudantes, potencializando e reabilitando as habilidades matemáticas em defasagem na DD. Para selecionar as produções, utilizou-se da base de dados Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD e em relação à seleção dos artigos, optou-se pelo Google Acadêmico. Evidencia-se que o Brasil ainda carece de pesquisas na área da Educação Matemática que tenham como preocupação a avaliação, pois a falta de instrumentos padronizados impede que os profissionais de fato compreendam especificamente as áreas debilitadas e estabeleçam um plano de intervenção eficaz para os estudantes em tratamento terapêutico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Oliveira, Márcia Maria de. "CLÁUDIO PERANI E O PAPEL DA EDUCAÇÃO POPULAR NOS PARADIGMAS DE LIBERTAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL NA AMAZÔNIA". Cadernos do CEAS: Revista crítica de humanidades, n.º 244 (20 de septiembre de 2018): 242. http://dx.doi.org/10.25247/2447-861x.2018.n244.p242-261.

Texto completo
Resumen
<div><p>A educação popular tem sido amplamente acionada para a formação de lideranças dos grupos de base e dos movimentos sociais. Representa um grande desafio para as instituições que contribuem nesses processos formativos, de maneira especial por causa da metodologia que requer técnicas que promovem maior participação e envolvimento das lideranças na formação. Este texto representa um breve recorte dos últimos quatro anos de Cláudio Perani (1932 – 2008) vividos à serviço da educação popular na Amazônia. Recolhe memórias de sua breve e intensa trajetória junto à equipe pedagógica do Curso de Formação para Ação Social, uma experiência de educação popular realizada no Serviço de Ação, Reflexão e Educação Social, que contribuiu para importantes mudanças nos paradigmas de libertação e transformação social na Amazônia. Retoma as etapas de elaboração de um “guia metodológico da educação popular” proposto por Cláudio Perani e desenvolvido de forma interativa com as lideranças populares no decorrer de sua formação. Os resultados dessa experiência comprovam a capacidade transformadora das lideranças em processos simultâneos de formação e intervenção social e celebram o legado de Cláudio Perani ainda muito presente nas trajetórias dos movimentos sociais na Amazônia.</p></div>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Correia, Lidia, Wilson Carvalho y Becky Chen. "Intervention on reading comprehension: an approach designed for students with Asperger’s Syndrome (AS)". Entrepalavras 8, n.º 2 (21 de agosto de 2018): 215. http://dx.doi.org/10.22168/2237-6321-21129.

Texto completo
Resumen
Este artigo reporta um dos resultados de um estudo que examinou a compreensão leitora em adolescentes e jovens adultos com Síndrome de Asperger (SA). O estudo foi conduzido na cidade de Fortaleza, região nordeste do Brasil, com 6 estudantes que já concluíram o Ensino Fundamental I. Mais especificamente, o referido estudo teve seu foco na investigação e melhoria da compreensão leitora de adolescentes e jovens adultos com SA através de um programa de intervenção baseado em estratégias metacognitivas, tendo como base a abordagem conciliadora de leitura. Adotamos o modelo de leitura proposto por Kintsch e Van Dijk (1983), que apresenta a compreensão de leitura como um processo dinâmico, online e estratégico. Além disso, nos baseamos na ideia de Solé (1998) para abordar as estratégias básicas de leitura. Os resultados apresentados neste artigo são um recorte da pesquisa citada, apontam que atividades de ensino com instruções explícitas que sugiram um caminho a ser seguido durante a leitura, servindo como uma espécie de guia de leitura e estimulando o aluno a refletir acerca de seus conhecimentos, de sua compreensão e que o levem ao automonitoramento constituem um meio seguro para minorar as dificuldades de compreensão leitora de pessoas com SA.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Lara-Mendes, Sônia T. de O., Camila de Freitas M. Barbosa, Vinícius C. Machado y Caroline C. Santa-Rosa. "Endodontia Guiada como alternativa para o tratamento de canais severamente calcificados". Dental Press Endodontics 9, n.º 1 (22 de marzo de 2019): 15–20. http://dx.doi.org/10.14436/2358-2545.9.1.015-020.oar.

Texto completo
Resumen
Introdução: a calcificação pulpar é um dos fatores que tornam o tratamento endodôntico desafiador e capaz de comprometer o acesso dos instrumentos e soluções irrigadoras por toda extensão do canal radicular, impossibilitando sua adequada desinfecção. A Endodontia Guiada traz mais previsibilidade e segurança ao tratamento endodôntico nessa situação complexa. Métodos: uma vez constatada calcificação severa com necessidade de intervenção endodôntica, o paciente é encaminhado ao centro radiológico para o planejamento da Endodontia Guiada. Um modelo 3D da arcada a ser tratada é obtido por meio de um scanner de bancada e, posteriormente, transferido para um software de planejamento virtual de implante. A TCFC é adicionada a esse software e ambas são sobrepostas, com base em estruturas visíveis radiograficamente. O software Simplant é programado para projetar uma broca física, utilizada para o acesso endodôntico guiado, sobreposta virtualmente à calcificação do canal radicular. De posse da guia impressa, essa é posicionada na arcada do paciente e o procedimento clínico, executado. Conclusão: a técnica de Endodontia Guiada é rápida, previsível e clinicamente viável. Além disso, pode ser executada por profissionais menos experientes, não necessitando da utilização de microscópio operatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Peixoto, Marcelo Torres, Rosely Cabral de Carvalho y Ana Luiza Queiroz Vilasboas. "PROJETO TERAPÊUTICO FAMILIAR: UMA TECNOLOGIA DE GESTÃO DO CUIDADO NA SAÚDE DA FAMÍLIA". Revista de Saúde Coletiva da UEFS 7, n.º 2 (5 de octubre de 2017): 35. http://dx.doi.org/10.13102/rscdauefs.v7i2.1498.

Texto completo
Resumen
O Projeto Terapêutico Familiar (PTF) é uma tecnologia que possibilita a mudança na produção e gestão do cuidado na Estratégia de Saúde da Família. O objetivo deste artigo é descrever como o processo de elaboração e execução de PTF por alunos das Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) do curso de Medicina da Universidade Estadual de Feira de Santana, pode contribuir para a formação de um médico generalista apto a atuar na Atenção Básica a Saúde (ABS). O PTF é utilizado como uma tecnologia guia e contém os seguintes elementos: Localização da Família; Condições de Moradia; Familiograma e/ou Ecomapa; História Individual dos Membros e Planilha de Intervenção Familiar e Individual. A elaboração e execução dos PTF acontecem mediante a realização de ações integrais de promoção da saúde, identificação de riscos, prevenção de doenças e agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde. O processo de elaboração e execução do PTF revela aos alunos a complexidade do processo de trabalho na ABS, a partir de vivências concretas no cotidiano de uma unidade de saúde da família, onde é possível trabalhar em parceria com a equipe de saúde e construir vínculos com as famílias e seus sujeitos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Backes, Vanessa, Júlia Helena Schuh, Andréia Dias Oliveira y Marla Dapper Rocha. "Intervenções de educação alimentar e nutricional para mulheres adultas que frequentam um espaço de dança em Esteio/RS: relato de experiência." Saúde e Desenvolvimento Humano 8, n.º 2 (3 de junio de 2020): 101. http://dx.doi.org/10.18316/sdh.v8i2.5451.

Texto completo
Resumen
Introdução: Ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) podem auxiliar indivíduos na construção de novos conhecimentos, orientando-os a uma prática favorável de comportamentos preventivos. Objetivo: Elaborar ações de educação alimentar para mulheres adultas que participam de aulas de dança em um espaço na cidade de Esteio/RS, apresentando oficinas como estratégia de intervenção nutricional e propondo novas experiências alimentares. Materiais e métodos: Trata-se de um relato de experiência. A população do estudo constituiu-se por 12 mulheres com idade entre 30 e 60 anos. Ocorreram quatro encontros, um de diagnóstico, e nos outros desenvolveram-se as intervenções de EAN; a primeira baseou-se nos dez passos para uma alimentação adequada e saudável do Guia Alimentar para a População Brasileira, a segunda foi apresentado e explicado as Plantas Alimentícias não Convencionais (PANC) e por último desenvolveu-se preparações culinárias práticas do cotidiano. Resultados: As participantes manifestaram interesse e impressionaram-se com as PANC. Identificou-se curiosidade e conhecimento sobre assuntos relativos à nutrição, tendência de mudança do comportamento alimentar e avaliações positivas das intervenções. Conclusões: A EAN é um método muito utilizado e com desfechos majoritariamente positivos quando relacionados à promoção de saúde. No presente estudo pode-se afirmar que os resultados encontrados responderam positivamente ao objetivo do estudo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Lemos, Andrea. "GRADE: um sistema para graduar qualidade de evidência e força da recomendação e as implicações para a prática fisioterapêutica". Fisioterapia Brasil 18, n.º 5 (27 de febrero de 2018): 657. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v18i5.1564.

Texto completo
Resumen
Introdução: O sistema de graduação de qualidade de evidência e força de recomendação, denominado Grading of Recommendations, Assessment, Development and Evaluation (GRADE), tem sido adotado por organizações para o desenvolvimento de diretrizes e por revisores sistemáticos para análise da qualidade da evidência. Esse artigo tem como objetivo descrever os princípios e a abordagem do sistema GRADE. Método: Revisão de literatura utilizando as bases de dados Medline, CINAHL e Web of Science. Resultados: O sistema classifica a qualidade da evidência em alta, moderada, baixa e muito baixa, de acordo com fatores que consideram: a metodologia dos estudos, a consistência e a precisão dos resultados, o direcionamento da evidência e o viés de publicação. A força da recomendação é graduada em forte ou fraca e baseia-se não apenas na qualidade da evidência, mas no equilíbrio entre benefício e malefício da intervenção, valores e preferências do paciente e utilização dos recursos e custos. Os achados apresentados por esse sistema refletem a extensão da confiabilidade de que as estimativas dos efeitos encontradas estão corretas. Conclusão: O entendimento do sistema GRADE facilita a interpretação crítica de revisões sistemáticas e diretrizes que o utilizam e espera-se que haja um aumento da sua incorporação na produção desses estudos na área da fisioterapia.Palavras-chave: prática clínica baseada em evidências, revisão, guia de prática clínica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Fernandes, Silvia Renata y Ronan Daré Tocafundo. "AS COMPRAS PÚBLICAS COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA AOS OBJETIVOS DOS INSTITUTOS FEDERAIS". Revista Gestão e Organizações 5, n.º 4 (22 de febrero de 2021): 23. http://dx.doi.org/10.18265/2526-2289v5n4p23-33.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta os resultados parciais de uma pesquisa empírica realizada junto aos servidores de uma unidade do Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais. Objetivamos averiguar a percepção dos participantes acerca do processo de compras públicas, considerando seu impacto no ambiente de ensino-aprendizagem dessa organização. Assim, por meio da revisão bibliográfica, procedemos à caracterização dos Institutos Federais (IF) e à contextualização das aquisições governamentais. Num segundo momento, amparados por uma abordagem qualitativa, seguimos ao trabalho de campo. Por meio da observação participante pudemos acompanhar a execução de alguns processos, identificando as ações adotadas, as variáveis e óbices encontrados. No intuito de levantar a opinião dos respondentes, utilizamos a aplicação de questionários, contendo perguntas abertas e fechadas. Após a coleta de dados, as informações foram organizadas em duas categorias de análise: conhecimento acerca de aspectos técnicos e percepções individuais sobre o procedimento. Os resultados sinalizaram a carência de conhecimento aprofundado no assunto e externaram a necessidade de capacitação dos investigados nas tratativas relacionadas às aquisições estatais. Diante disso, iniciamos a elaboração da proposta de intervenção, que consistirá num tutorial, direcionados aos servidores dos IF’s. O objetivo desse material será funcionar como um guia prático a professores e técnicos administrativos, na qualidade de demandantes de produtos e serviços. Na etapa final desse estudo, o produto será disponibilizado aos usuários como ferramenta de apoio e consulta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Cervato, Ana Maria, Alice Moreira Derntl, Maria do Rosário Dias de Oliveira Latorre y Maria de Fátima Nunes Marucci. "Educação nutricional para adultos e idosos: uma experiência positiva em Universidade Aberta para a Terceira Idade". Revista de Nutrição 18, n.º 1 (febrero de 2005): 41–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-52732005000100004.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar uma intervenção nutricional educativa desenvolvida para alunos de Universidades Abertas para a Terceira Idade. MÉTODOS: A população foi constituída por indivíduos com 45 anos de idade ou mais, freqüentadores de quatro instituições de ensino do Município de São Paulo. O estudo teve delineamento quase experimental, do tipo pré-teste/pós-teste, sem grupo controle. A ação educativa (quatro aulas de três horas cada; distribuição de uma apostila com o conteúdo das aulas e de um guia alimentar com orientações gerais) era parte das atividades oferecidas pelas instituições e foi desenvolvida por nutricionistas durante o segundo semestre de 1996. Os dados pessoais e de conhecimentos sobre nutrição foram coletados por meio de questionário auto-aplicado. O conhecimento foi identificado aplicando-se teste especialmente elaborado. As práticas alimentares, identificadas por meio do registro de alimentos consumidos em três dias, tiveram como variáveis analisadas: o valor energético total, a proporção de macronutrientes, o colesterol, a vitamina A, cálcio e ferro. RESULTADOS: As modificações identificadas foram: aumento dos conhecimentos sobre nutrição, diminuição de consumo de lipídios, de proteínas e de colesterol. As modificações citadas referiram-se ao tipo de alimento consumido, à ingestão de água e à maneira de preparar os alimentos. Estas modificações ocorreram por motivos de saúde, e as fontes de informações sobre nutrição mais citadas, foram a Universidade Aberta para a Terceira Idade e o médico pessoal. CONCLUSÃO: Apesar das limitações do estudo, os resultados indicaram que, em função dessa atividade, houve uma tendência para a modificação da dieta e dos conhecimentos sobre nutrição.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Lima, Géssica De Aguiar y Sinara Almeida da Costa. "A BRINCADEIRA DE FAZ-DE-CONTA DE PAPÉIS SOCIAIS: IMPACTOS PEDAGÓGICOS A PARTIR DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA". Linguagens, Educação e Sociedade 1, n.º 1 (30 de diciembre de 2018): 259. http://dx.doi.org/10.26694/les.v1i1.7762.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetiva verificar os impactos de uma formação continuada na prática pedagógica de uma professora de pré-escola de Santarém, Pa. Para isso, procura caracterizar a prática pedagógica antes e durante a formação continuada e identificar as mudanças ocorridas no trabalho docente a partir dessa formação. A formação teve como objetivo fomentar o planejamento, o enriquecimento e a problematização da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais para o desenvolvimento da personalidade das crianças, na perspectiva de Vigotski e seus seguidores. Além dos encontros de formação, acompanhou-se o planejamento docente, procurando pensar, junto com a professora, como a brincadeira de papéis sociais poderia ser desenvolvida com a turma. A investigação foi dividida em duas fases: o período exploratório e o de intervenção/observação. Produziu-se os dados conforme observações e intervenções (formação continuada; inserção de brinquedos na sala de atividades). Os resultados das análises, fundamentados em princípios do método genético-experimental/análise microgenética, revelam a importância do planejamento, da organização dos espaços e do tempo, bem como da observação do brincar livre na rotina escolar para o desenvolvimento da brincadeira de faz-de-conta de papéis sociais, que está diretamente ligada ao desenvolvimento da personalidade das crianças. A formação continuada possibilitou transformações na prática educativa da professora, que passou a compreender melhor, entre outros aspectos da prática docente, o seu papel diante da atividade guia do desenvolvimento infantil. Nesse estudo, todavia, não foi constatada a participação das crianças nos momentos de planejamento das atividades e da rotina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Esteves Bortolanza, Ana Maria y Selma Aparecida Ferreira da Costa. "A linguagem escrita: uma história de sua pré-história na infância". Perspectiva 34, n.º 3 (23 de febrero de 2017): 928–47. http://dx.doi.org/10.5007/2175-795x.2016v34n3p928.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta parte de uma pesquisa cujo objetivo é explicar o processo de apropriação da cultura escrita pelas crianças na educação infantil, de acordo com a organização das atividades de escrita que lhes são propiciadas no ambiente escolar. Para compreender esse processo foi realizado um experimento pedagógico em uma turma de crianças de cinco anos de idade, numa escola pública, na cidade de Uberaba/MG. A dimensão teórico-metodológica deste estudo fundamenta-se nos princípios do desenvolvimento humano apresentados pela Teoria Histórico-Cultural, que traz em seu bojo a Teoria da Atividade e a importância da mediação. A proposta de uma intervenção didática, realizada por meio do experimento pedagógico, objetivou descrever, compreender e explicar o processo de apropriação da cultura escrita a partir da realização de atividades organizadas de maneira a criar condições favoráveis para o desenvolvimento do processo em suas particularidades constitutivas, para que fosse possível provocar e observar os diferentes estágios por que passam a criança na pré-história de sua escrita. Ao delinear os caminhos percorridos por ela neste processo, oportunizou as condições necessárias para utilização da escrita em sua funcionalidade social, valendo-se da atividade guia do desenvolvimento, nesta faixa etária, que é a brincadeira de papeis sociais. A análise dos dados apontou indícios de que uma ação pedagógica, devidamente planejada e mediada, cria as circunstâncias que possibilitam a efetivação do processo de apropriação da escrita em sua funcionalidade social, propiciando uma mudança qualitativa na relação da criança com esse tipo de linguagem, pois ela apresenta a necessidade de escrever.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Oliveira Silva, Kelly Dayanne, Scheila Farias de Paiva, Luís Antônio Monteiro Campos y Carlos Eduardo Palanch Repeke. "HESITAÇÃO À VACINA NO PERÍODO DE ISOLAMENTO NA PANDEMIA COVID-19". RECIMA21 - Revista Científica Multidisciplinar - ISSN 2675-6218 2, n.º 7 (11 de agosto de 2021): e27505. http://dx.doi.org/10.47820/recima21.v2i7.505.

Texto completo
Resumen
A partir do momento que a COVID-19 foi considerada uma doença pandêmica, deu início a uma busca constante por uma vacina e/ou medicamento que trouxesse alívio ou recuperação rápida para os indivíduos acometidos pelo vírus. Apesar de existirem diversas evidências científicas, que justifiquem os benefícios gerais da imunização, a hesitação vacinal permanece em constante crescimento entre a população brasileira, devido as crenças e ao conteúdo impreciso e enganoso que se prolifera rapidamente de forma online, favorecendo o ressurgimento de patologias que podem ser evitadas através da vacinação. A aceitação da vacina Covid-19 pela população brasileira também será um guia para os próximos estudos de vacinação no Brasil. O objetivo deste estudo é descrever o perfil da população brasileira em relação a hesitação a vacina e seus supostos riscos futuros. A partir dos dados que foram coletados podem-se traçar em futuras pesquisas e ações de intervenção. A amostra foi composta por 158 participantes de várias regiões do país, com idade igual ou superior a 18 anos. Os dados foram obtidos através de formulários em formato eletrônico, possibilitados pela ferramenta gratuita oferecida pelo Google: o Google Forms. Através dos dados obtidos, foi possível evidenciar que apesar de diversos fatores atitudinais, políticos, crenças religiosas associadas a vacinação gerarem hesitação vacinal na população, a maioria dos participantes deste estudo não apresentaram hesitação significativa a vacina. Os resultados indicaram uma amostra favorável à vacinação, acredita-se que esses resultados tenham relação com as características da amostra, que é formada por indivíduos de alto nível de escolaridade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Frota, Raissa Silva, Beatriz Zieri Leone, Stephanie Guardabassio De Oliveira, João Carlos Bizinotto Leal de Lima, Amanda Oliva Spaziani, Gustavo Faleiro Barbosa, Raulcilaine Érica Dos Santos et al. "Epidemiologia da doença meningocócica no Estado de Goiás, Brasil no período de 2010 a 2016". ARCHIVES OF HEALTH INVESTIGATION 9, n.º 5 (20 de abril de 2020): 403–9. http://dx.doi.org/10.21270/archi.v9i5.4815.

Texto completo
Resumen
A doença meningocócica (DM) é uma infecção bacteriana aguda, potencialmente fatal causada pela bactéria Neisseria meningitidis, apresenta grande potencial epidêmico devido as suas características de evolução clínica rápida, gravidade e letalidade. O objetivo deste trabalho foi descrever a situação epidemiológica da doença meningocócica no Estado de Goiás, Brasil entre os anos de 2010 e 2016. Foi realizado levantamento de estudos descritivos dos casos confirmados de doença meningocócica registrados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), datando de 1º de janeiro de 2010 a 31 de outubro de 2016 com taxas de incidência, mortalidade e projeções anuais populacionais calculadas com base nos registros do Sinan e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O processamento e a análise de dados foi realizado com os programas: EpiInfoTM, TabWin e TabNet. No Estado de Goiás foram registrados 2.483 casos da doença. Houve, variação da taxa de incidência entre os anos de 2007 e 2011, tendo um decréscimo significativo igual a 33,3% em relação ao ano de 2010. Foram registrados 573 óbitos, com maior incidência em crianças menores de 1 ano. A maioria dos casos registrados é de residentes da zona urbana. O sorogrupo C foi mais incidente. Os principais achados foram: redução da taxa de incidência da doença meningocócica, constância da taxa de mortalidade geral, aumento na taxa de letalidade e predominância do sorogrupo C. A epidemiologia permite analisar o impacto da vacina sobre a carga da doença e a necessidade de estratégias de intervenção. Descritores: Meningite; Sepse; Epidemiologia. Referências Brasil. Ministério da Saúde. Influenza, Doença Meningocócica e Outras Meningites: Doença Meningocócica. In: SAÚDE, Ministério da. Guia de Vigilância em Saúde. 2. ed. Brasília: MS, 2017. Cap. 1. p. 33-44. Brasil. Ministério da Saúde. Influenza, Doença Meningocócica e Outras Meningites: Doença Meningocócica. In: SAÚDE, Guia de Vigilância em Saúde. 3. ed. Brasília: MS, 2019. Cap. 1. p. 33-44. Berezin EN. Doença meningocócica: epidemiologia da infecção meningocócica. SBP. Sociedade Brasileira de Pediatria. São Paulo. 2015. Santos ML, Ruffino-Netto A. Doença meningocócica: situação epidemiológica no Município de Manaus, Amazonas, Brasil, 1998/2002. Cad Saúde Pública. 2005;21(3):823-29. Castiñeiras TMPP, Pedro LGF, Martins FSV. Doença meningocócica. 2006. CIVES- Centro de Informação em Saúde para Viajantes - UFRJ. Rio de Janeiro. 2006 Barroso DE, Carvalho DM, Nogueira SA, Solari CA. Doença meningocócica: epidemiologia e controle de casos secundários. Rev Saúde Pública. 1998;32(1):89-97. Teixeira AB, Cavalcante JCV, Moreno IC, Soares IA, Holanda FOA. Meningite bacteriana: uma atualização. RBAC. 2018;50(4):327-29. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Volume 50, nº 3, Brasília. 2019. Emmerick ICM, Campos MR, Schramm JMA, Silva RS, Costa MFS. Estimativas corrigidas de casos de meningite, Brasil 2008-2009. Epidemiol Serv Saúde. 2014;23(2):215-26. Brasil. Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e Parasitárias: Guia de Bolso. 3. ed. Brasília/DF; 2004.v.1. Harrison OB, Claus H, Jiang Y, Bennett JS, Bratcher HB, Jolley KA et al. Description and nomenclature of Neisseria meningitidis capsule locus. Emerg Infect Dis. 2013;19(4):566-73. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria da Vigilância em Saúde. Boletim Epidemiológico. Meningite bacteriana não especificada no Brasil 2007 - 2016. Brasília. 2016. Brasil. Ministério da Saúde. Casos de meningite em crianças brasileiras diminuíram nos últimos dois anos, 2012. Brasília. 2012. Brasil. Portaria nº 204, de 17 de fevereiro de 2016. Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil; Seção 1:23. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços. Guia de Vigilância em Saúde: volume único, 2 ed. Brasília. 2017. Goias. Secretaria de Estado da Saúde (SES). Dia Mundial de combate às meningites é celebrado nesta quarta-feira. Governo do Estado de Goiás. 2019. Ministério da Saúde. Meningite. Sinan.Sistema de Informação de Agravos de Notificação. Brasília. 2019.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Soares, Laryza Souza, Isabelle Lima Mendes, Ana Carla Da Silva Mendes, Atônio Guilherme Túlio Silva, Letícia Bezerra Morais y Jonas Lima Pinho. "RASTREIO DE NEOPLASIAS DE PRÓSTATA, PRECAUÇÕES NA SOLICITAÇÃO DO PSA EM PACIENTES IDOSOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, n.º 46 (8 de septiembre de 2019): 21–22. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.2014.

Texto completo
Resumen
Introdução: O Câncer de próstata (CAP) tem média de incidência aos 66 anos. Geralmente, evolui com um bom prognóstico, com expectativa de sobrevida de cerca de 80%. Entre 2007 a 2018, internações por causa primária de CAP aumentaram gradativamente, com 25287 óbitos registrados, tendo maior prevalência a faixa etária de 70-79 anos. A triagem é feita através do antígeno prostático específico (PSA) com ou sem toque retal no intervalo de 2 a 4 anos para PSA <1ng/ml e entre 1 e 2 anos se >1ng/ml. Há praticamente aceitação universal de custo-benefício na triagem para paciente entre 55-69 anos, já para aqueles acima de 70 anos, as recomendações são heterogêneas. Objetivo: Compreender as limitações da solicitação do PSA em pacientes idosos. Metodologia: Trata-se de uma revisão sistemática baseada no protocolo PRISMA, primeiro elaborou-se a pergunta-guia através do anagrama PICOS, definiu-se uma população de estudo, intervenção, conflito e desfecho, resumindo-se em: “ Até quando se deve solicitar o PSA em pacientes idosos?” A pesquisa foi feita em inglês com os descritores prostate-specific antigen e prostate e aged nas bases pubmed(936) e scielo(26) sendo que, dos 956, foram selecionados 15, datando de 2012 a 2019. Os critérios de inclusão foram: conter pelo menos dois descritores e responder a pergunta-guia no resumo. Foram excluídos artigos duplicados e com alto teor de viés. Resultados: Um estudo randomizado demonstrou que o rastreio com PSA é custo-efetivo em pacientes entre 55 e 60 anos com intervalos de um ou dois anos e menos custo-efetivo nas idades mais avançadas, reduzindo a sugestão de parada de rastreio entre 59 e 61 anos, antes, essa idade era de 70 a 71 anos. Outros sugerem que se deve individualizar o tempo de triagem entre 55 e 69 anos. Para reduzir gastos em saúde, o médico deve saber identificar quem se beneficiará do rastreio com PSA, já que, aos 65 anos, homens com baixo nível de PSA têm menor risco de diagnóstico de CAP na próxima década, sugerindo abordagem com menos intensidade. O rastreio pode-se iniciar aos 50 anos, ou aos 45, caso o paciente seja negro ou tenha histórico de CAP na família. Já aos 75 anos, o rastreio deve ser realizado apenas àqueles que tenham expectativa de vida maior que 10 anos. Conclusão: É necessário que haja uma decisão compartilhada entre médico e paciente idoso, para que ocorra uma conduta individualizada, avaliando prognóstico e funcionalidade do paciente, a fim de evitar iatrogenias e ofertar qualidade de vida. Palavras-chave: antígeno prostático-específico; próstata; idoso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Da Costa, Luciano Bedin y Claudia Madruga Cunha. "Dicionário Raciocinado das Licenciaturas: ornitorricando discursos no campo da formação de professores". Educação, Ciência e Cultura 23, n.º 2 (2 de octubre de 2018): 47. http://dx.doi.org/10.18316/recc.v23i2.4448.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa uma pesquisa que tem investido em incentivar os licenciandos a expressarem aquilo que excede nos discursos da formação de professores. Tendo Roland Barthes, Michel Foucault e Gilles Deleuze como intercessores, detém-se em pensar a escrita enquanto provocação, ferramenta que põe em movimento e movimenta o excurso dos discursos mais sedimentados acerca da educação, que dizem da figura do professor nos dias atuais. Traz percepções que resultam de um exercício de estranhar o que se diz a respeito do “ser professor”. Desenvolvida junto a estudantes de licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, tem feito da escrita e do escrever, reunidos pelo conceito de fantasia, um dispositivo de intervenção. Dando forma a esse exercício de estranhamento, nomeado ornitorrincar, uma vez que se utiliza da figura do ornitorrinco, cria o Dicionário Raciocinado das Licenciaturas, que se inspira em alguns procedimentos operados pela Encyclopédie ou Dictionaire Raisonné des Sciences, des Arts et des Métiers, de Denis Diderot e Jean d’Alembert. Composto por quatro Tomos e com um total de noventa e três licenciandos participantes, agencia uma produção coletiva de textos na forma de verbetes, resultado de provocações filosóficas e literárias. O ornitorrinco surge no projeto como imagem-guia, espécie de imagem-conceito que sintetiza a força de estranhamento e o trabalho do desconhecido, qualidades vitais à docência e, por conseguinte, à formação de professores. Tal desafio tem convocado os estudantes a se perceberem e a escreverem sobre essa experiência de tornar-se professor. Ao invés da simples denúncia, os verbetes que compõem o dicionário são um convite ao estranhamento dos lugares comuns que compõem a formação de professores, uma solicitação a ornitorrincarem concepções e experiências docentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

OLIVEIRA, MARIA ALENITA DE, MARIA TEREZA MUNIZ, LUCIA ANDE SANTOS, SONIA MARIA FARESIN y ANA LUISA GODOY FERNANDES. "Custo-efetividade de programa de educação para adultos asmáticos atendidos em hospital-escola de instituição pública". Jornal de Pneumologia 28, n.º 2 (abril de 2002): 71–76. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-35862002000200003.

Texto completo
Resumen
Introdução: A asma pouco controlada acarreta custo econômico substancial para o sistema de saúde, principalmente, decorrente de gastos diretos. Programas de educação podem levar à redução desses custos. Objetivo: Avaliar os custos econômicos diretos resultantes da implantação de um programa de educação para asmáticos quando comparado com o atendimento usual especializado. Método: Foram calculados, retrospectivamente, e comparados os custos diretos de um programa de educação e do atendimento usual ao asmático. As hospitalizações, visitas ao pronto-socorro e visitas ambulatoriais, em ambos os grupos, foram registradas durante o período da intervenção educacional. Os valores utilizados para o cálculo desses custos foram baseados nos dados disponíveis no banco de dados do Datasus de 1996. O custo total com medicação/paciente no grupo educação (E) e controle (C) foi baseado no consumo de medicação durante o mês anterior à ultima visita e estimado pelo guia farmacêutico de fevereiro de 1996. Os valores finais foram convertidos em US dólar. Resultados: O custo médio direto em US dólar por paciente (US$) dos grupos C e E e a diferença de custos (delta) entre os dois foram, respectivamente: para hospitalizações - US$183, US$0, delta = $183; visitas ao PS - US$14, US$ 5, delta = US$9; visitas ambulatoriais agendadas - US$10, US$24, delta = -US$14; medicações - US$124,3, US$195,6, delta = -US$71,3. O custo total foi de US$331 para o grupo C e US$224 para o grupo E, o que permitiu redução de gastos da ordem de US$107/paciente do grupo educação em relação ao controle. Conclusão: No grupo educação o custo total com medicamentos é superior ao observado no grupo controle, refletindo maior gasto com medicação de prevenção. Entretanto, a implantação do programa de educação leva a redução dos gastos com hospitalização e visitas ao PS, o que diminui os custos totais e torna o programa economicamente atrativo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Santana, Rosemeire Rosa y Marcos Eustáquio Soares. "A relevância do papel da Controladoria Geral do Distrito Federal na disseminação das boas práticas de licitações sustentáveis no âmbito do Governo local". Revista Foco 11, n.º 2 (17 de junio de 2018): 53. http://dx.doi.org/10.28950/1981-223x_revistafocoadm/2018.v11i2.536.

Texto completo
Resumen
O presente artigo é derivado de um diagnóstico da Controladoria Geral do Distrito Federal (CGDF) e tem por objetivo tanto analisar as práticas de licitações sustentáveis executadas por aquele órgão à luz da legislação vigente quanto realizar uma intervenção no governo local com o intuito de promover a implementação de licitações sustentáveis no âmbito de todo o Governo do Distrito Federal, valendo-se do papel fiscalizador da CGDF e colocando-a como disseminadora de uma cultura consumerista responsável por parte da Administração Pública local. Os autores realizaram entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores da CGDF nos meses de março a junho de 2016 e, com base em suas observações de campo, propuseram a elaboração de um Guia Prático de Licitações Sustentáveis e de um Catálogo de Materiais e Serviços Socioambientais, a serem adotados primeiramente como referências para todos os órgãos ao Governo do Distrito Federal, por meio de ações espontâneas de gestores públicos ou por força de Decreto em um momento posterior. This article is derived from a diagnosis of the Controladoria-Geral do Distrito Federal (CGDF) and has the objective of analyzing the sustainable bidding practices executed by that body in light of the current legislation, as well as to carry out an intervention in the local government with the purpose of promoting the implementation of sustainable bids within the entire Federal District Government, using CGDF's supervisory role and placing it as a disseminator of a responsible consumer culture on the part of the local Public Administration. The authors conducted semi-structured interviews with CGDF managers and collaborators from March to June 2016 and, based on their field observations, proposed the preparation of a Practical Guide to Sustainable Tenders and a Catalog of Socio-Environmental Materials and Services, the be adopted first as references for all organs to the Government of the Federal District, by means of spontaneous actions of public managers or by virtue of Decree at a later time.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Norman, Armando Henrique. "Ética médica e rastreamento: em quais evidências deveríamos nos apoiar?" Revista Brasileira de Medicina de Família e Comunidade 9, n.º 31 (30 de abril de 2014): 105–7. http://dx.doi.org/10.5712/rbmfc9(31)929.

Texto completo
Resumen
Se o rastreamento fosse uma droga, ela já teria sido retirada do mercado. Assim, qual será o primeiro país a parar com as mamografias para rastreamento de câncer de mama?(Peter C. Gøtzsche) 1Nesta edição a RBMFC discute o tema da ética médica, espinha dorsal que orienta tanto as demandas por serviços ou tecnologias em saúde, como a prática dos médicos de família e comunidade. Como estímulo à essa reflexão, a seção Debate discute a “mamografia-obrigatória preventiva” no Uruguai, enquanto que na seção Ensaios, Jamoulle e Gomez discorrem sobre o conceito de prevenção quaternária, ação que tem como objetivo oferecer alternativas eticamente aceitáveis aos usuários, de modo a prevenir o excesso de intervenções médicas.2 Portanto, apesar das consideráveis transformações tecnológicas e sociais que afetam diretamente a saúde das pessoas, a ética em medicina continua a formatar moralmente as decisões e problemas em saúde, com implicações para pacientes, médicos e instituições de saúde.Como guia analítico prático e de fácil compreensão para os profissionais da saúde, Gillon3 discute os quatro princípios e o escopo da ética médica: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça. Esta última se divide em justiça distributiva, justiça com base no direito e justiça legal. Esses quatro princípios fornecem um patamar de diálogo para diferentes culturas, crenças religiosas e posicionamentos políticos, visto que estes princípios são considerados prima facie: constituem dever que se impõe em todas as ocasiões em que se atua sobre a saúde das pessoas, a menos que haja um conflito entre deveres iguais ou mais fortes que estes.4 Assim, com base nesses quatro princípios que fundamentam a ética em medicina e, consequentemente, a aplicação da prevenção quaternária, pretende-se analisar criticamente o rastreamento do câncer de mama, enquanto medida preventiva.Os programas organizados de rastreamento têm por princípio a utilização de um instrumento inicial de seleção ou peneiramento (i.e. mamografia) para separar pessoas assintomáticas na população-alvo, que necessitarão ser classificadas ou diagnosticadas por meio de um ‘gold-standard’ que define a doença (i.e. anatomopatológico) para, então, ser oferecido à pessoa o tratamento preventivo definitivo para a condição rastreada.5 Como esse tipo de intervenção recai sobre indivíduos saudáveis, os requerimentos éticos nos casos dos programas de rastreamento são altíssimos, pois os riscos de danos não estão contrabalançados com um sofrimento real (doença já instalada), mas sim, estão ancorados em um potencial futuro de adoecimento e morte. Neste caso, o princípio da não-maleficência (não causar danos) impera sobre o da beneficência (desejo de promover o bem-estar dos pacientes), visto que pessoas assintomáticas, que se percebem como saudáveis, podem ter sua saúde abalada indefinidamente devido a intervenção da biomedicina. Os exemplos de danos mais citados na literatura são sofrimentos psicológicos (devido as incertezas dos falsos positivos, falsa segurança dos falsos negativos e das situações limítrofes, que requerem monitoramento de perto, como as Neoplasias Intra-epiteliais Cervicais – NIC I, II, III), bem como as sequelas físicas resultantes dos tratamentos, tais como impotência ou incontinência urinária, no caso do rastreamento e tratamento do câncer de próstata.Como no rastreamento e/ou check up a intervenção é orientada com base em uma ‘miragem’ ou probabilidade, este pode resultar em ‘danos sem potenciais benefícios’,6 em que os procedimentos invasivos (para esclarecer ‘imagens’ ou resultados de exames ‘positivamente’ suspeitos na fase de seleção ou peneiramento) resultam em complicações, porém a biópsia resulta normal. Por exemplo, as colonoscopias, laparoscopias, biópsias (de fígado, rim, próstata), podem produzir complicações (perfuração de alça intestinal, complicação na anestesia, perfuração de artéria importante, sepses) podendo escalonar para readmissão hospitalar, com estresse para pacientes e familiares e/ou em um pior cenário, morte do paciente com um laudo de anatomopatológico benigno. Portanto, os programas de rastreamento, por converterem pessoas saudáveis em enfermos em uma escala populacional, são altamente iatrogênicos, podendo ser resumidos na seguinte frase: “muito serão chamados, poucos os escolhidos...”, mas muitos serão prejudicados para que pouquíssimos sejam ‘curados’.Isso é particularmente verdadeiro no caso do rastreamento do câncer de mama, que produz canceres fisiopatologicamente insignificantes (sobrediagnóstico) expondo mulheres previamente saudáveis a danos significativos devido ao tratamento com radioterapia. Gøtzsche et al.7 alertam para os riscos de efeitos adversos importantes da irradiação, tais como insuficiência cardíaca (27%) por dano da circulação cardíaca e/ou indução de câncer de pulmão (78%). Além do mais, uma revisão sistemática recentemente publicada no British Medical Journal8 sobre os efeitos adversos dos rastreamentos de cânceres em geral, verificou que somente um terço dos ensaios clínicos controlados aleatorizados se preocupou em medir os danos da intervenção do rastreamento. Esse artigo é importante porque afeta diretamente a prática dos profissionais para estabelecer os parâmetros de segurança da intervenção junto a seus pacientes, visto que existe um viés de seleção de informação que ressalta apenas os aspectos positivos do rastreamento, deixando de controlar e/ou monitorar potenciais danos.Do ponto de vista ético, esse contexto de incerteza fere a autonomia das pacientes, criando muita vezes um falso empoderamento, uma vez que as mulheres não detém uma visão mais completa sobre os potenciais riscos e benefícios dos programas de rastreamento do câncer de mama.9 Para realmente empoderar a mulher, de modo a fortalecer sua autonomia para decidir sobre as intervenções que afetam sua saúde, há a necessidade de que a informação seja mais transparente e que revele também os potenciais danos da intervenção. Além disso, a linguagem usada na divulgação da informação deve ser neutra, de simples entendimento, culturalmente acessível, de modo que as usuárias do sistema de saúde possam decidir melhor sobre sua saúde.3Do ponto de vista da saúde pública, da ética da justiça distributiva, e dos limitados recursos em saúde que qualquer sistema de saúde enfrenta, os programas de rastreamento desviam recursos financeiros - que deveriam ser prioritariamente investidos no tratamento e cuidado das pessoas doentes - para as pessoas saudáveis, com o agravo de produzir novos doentes reais, fruto do dano da intervenção sobre corpos saudáveis, gerando mais custos para o sistema de saúde e para a sociedade em geral.Felizmente, os programas de rastreamento estão cada vez mais perdendo sua força, principalmente na Europa, a exemplo do Swiss Medical Board10 que não encontrou razão para a manutenção dos programas de rastreamento do câncer de mama, em face das novas evidências científicas. Na Dinamarca a taxa de mortalidade atribuída ao câncer de mama não foi reduzida devido a implementação do rastreamento sistemático do câncer de mama com mamografias, ao longo de 17 anos de seguimento,11 entretanto, se produziu uma taxa de sobrediagnóstico de 33%.12 Resultados semelhantes também foram encontrados nos Estados Unidos após 30 anos de observação13, e no Canadá, o acumulado de 25 anos de acompanhamento dos efeitos do rastreamento do câncer de mama, além de não representar redução da mortalidade por câncer de mama, resultou em 22% de sobrediagnósticos.14 Assim, para Peter C. Gøtzsche,1 umas das maiores autoridades mundiais sobre o tema, o melhor método que dispomos para reduzir a ocorrência do câncer de mama é parar com o seu rastreamento por meio de mamografias.Desse modo, tanto do ponto de vista ético como científico,10 os programas de rastreamento deveriam ser descontinuados ou se restringirem a grupos ou situações muito específicas, e o foco da prevenção ser redirecionado para a intervenção no sintomático-precoce, visto que o tratamento do câncer de mama melhorou consideravelmente nas últimas décadas, sendo este o provável responsável pela melhoria da qualidade de vida das mulheres afetadas.1 A Força Tarefa Canadense15 de cuidados preventivos em saúde, em sua mais recente atualização (em 2011) avaliou como fraca a recomendação para o rastreamento do câncer de mama com mamografia a cada 2 a 3 anos na faixa etária de 50 a 69 anos, pois as evidências para o rastreio foram consideradas apenas de moderada qualidade. Assim, o Ministério da Saúde16 brasileiro agiu de forma bem fundamentada ao restringir os incentivos financeiros ao rastreamento do câncer de mama à faixa etária de 50 a 69 anos.Portanto, ‘não há nada de errado em dizer não à mamografia’,9 pois, ao se atuar sobre pessoas assintomáticas e saudáveis, o princípio da não-maleficência deve sobrepor-se ao da beneficência. O desafio posto aos médicos de família e comunidade é o de individualizar cada caso neste mar de incertezas, compartilhando com seus pacientes os potenciais danos, frequentemente omitidos, atribuídos ao rastreamento de cânceres, de modo a operacionalizar na prática a prevenção quaternária.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Mendes, Ana Carla Da Silva, Isabelle Lima Mendes, Laryza Souza Soares, Antônio Guilherme Túlio Silva, Jaiany Rodrigues Libório y Hianca De Souza Rodrigues. "SCREENING DE CÂNCER COLORRETAL NA POPULAÇÃO COM IDADE SUPERIOR A 75 ANOS". ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 13, n.º 46 (8 de septiembre de 2019): 1–2. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v13i46.1989.

Texto completo
Resumen
Introdução: Câncer colorretal (CCR) é a 3° neoplasia mais comum do mundo e 90% dos casos são em pessoas com mais de 50 anos. No Brasil, estimou-se 36360 novos casos em 2018. CCR apresenta curso lento, logo, o diagnóstico precoce aumenta a chance de cura. O rastreio ocorre através de exame de sangue oculto nas fezes (SOF) anual, retossigmoidoscopia a cada 5 anos e SOF a cada 3 e colonoscopia a cada 10. Há consenso sobre o início aos 50 anos, bem como, na presença de sinais e sintomas e iniciar antes para pessoas de alto risco, mas há divergência quanto terminar aos 75 anos. Objetivo: Observar se a triagem de CCR nos idosos, com mais de 75 anos, os benefícios superam aos riscos. Metodologia: Fez-se uma revisão sistemática baseada no Protocolo Prisma. A pergunta central foi elaborada a partir da determinação do PICO, que definiu população, intervenção, conflito e desfecho, indagando sobre a continuação do rastreamento de CCR em pessoas com idade maior que 75 anos possibilitando a melhoria da qualidade de vida. Usaram-se os descritores (Desc/BVS): "Colorectal Neoplasms”, “Mass Screening” e “Aged” no PubMed(141), COCHRANE(79) e Goolge Scholar(1), com os filtros: ensaio-clínico, estudo observacional e últimos 5 anos, dos 221 trabalhos, incluiu-se 6 em inglês e português, datando de 2016 a 2018. Os critérios de inclusão foram: estudos concluídos, retratar todos os descritores e responder a pergunta-guia. Resultados: O rastreio não é recomendando para pacientes com mais de 75 anos ou com menos de 10 anos de expectativa de vida caso a colonoscopia anterior for negativa, mas fazer colonoscopia e SOF até 85 anos para quem não passou por triagem prévia. Um estudo com rastreio por SOF, CCR foi diagnosticado em 62% dos pacientes com 51-60 anos, em 60% entre 61-70 anos e em 57% 71-80 anos. Uma população de 1.355.692, entre 70 e 79 anos, na grupo de 75-79 anos, naqueles que realizaram a colonoscopia, efeitos adversos ocorreram em 10,3 a cada 1000 e uma redução de risco de CCR 3% a 2,8% de risco de CCR quando comparadas aos que não realizavam. Um estudo observacional comparou 3 grupos: 65-69 anos, 76-84 anos e 85-89 anos, notou que o rastreamento e o tratamento de CCR diminuía ao aumentar a idade e as comorbidades. Conclusão: O rastreio de CCR, em idosos maiores de 75 anos, deve ser uma decisão compartilhada entre médico e paciente, observando idade, estado de saúde e capacidade de tolerar os testes de triagem e intervenções, para que os benefícios superem os riscos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Velasco, Veronica y Luca Vecchio. "L'efficacia di un intervento educativo-promozionale per la prevenzione della guida in stato alterato". PSICOLOGIA DELLA SALUTE, n.º 2 (julio de 2011): 139–56. http://dx.doi.org/10.3280/pds2011-002009.

Texto completo
Resumen
Viene qui illustrato un intervento educativo-promozionale volto a prevenire la guida in stato alterato tra i giovani adulti. L'intervento č stato sviluppato facendo riferimento a un modello teorico che integra i modelli socio-cognitivi della psicologia della salute con la teoria delle. Esso si propone di rendere le persone consapevoli dei propri comportamenti e di accrescere le loro risorse personali, al fine di aumentare il controllo che possono esercitare sulle proprie decisioni e condotte. L'intervento č articolato in 7 unitŕ di lavoro, da implementare in piccoli gruppi, e prevede l'utilizzo di metodologie attive. L'efficacia dell'intervento č stata verificata confrontando i cambiamenti nei comportamenti e negli orientamenti verso la guida in stato alterato dei partecipanti con quelli riscontrati in un gruppo di controllo coinvolto in un intervento solo informativo. Per la valutazione si č fatto ricorso a metodologie quantitative e qualitative. I risultati hanno messo in luce come l'intervento sia stato in grado di modificare sia i comportamenti legati alla guida in stato alterato sia diverse determinanti psico-sociali che possono essere considerate antecedenti del comportamento attuale e futuro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Dos Santos, José Manuel Dos Santos y Mariana Gomes. "Classificação de ângulos através de uma estória em aulas de apoio a alunos com dificuldade de aprendizagem". Revista do Instituto GeoGebra Internacional de São Paulo 10, n.º 1 (5 de junio de 2021): 19–48. http://dx.doi.org/10.23925/2237-9657.2021.v10i1p019-048.

Texto completo
Resumen
Este trabalho surge no decorrer da intervenção-ação da qual ocorre uma análise das dificuldades sentidas pelos estudantes, do 5º ano, no contexto do apoio curricular em matemática. Durante este processo foi desenvolvida uma pesquisa, de caráter qualitativo, onde se desenvolve ums experiência de ensino com base uma trajectória hipotética de aprendizagem previamente definida pela professora-investigadora e discutida com o investigador envolvido na intervenção. O professor encarregue da monitorização do apoio curricular dos estudantes, enquanto professor-investigador, formula uma ou mais hipóteses para guiar o percurso dos seus estudantes, delineando um plano de intervenção, sendo analisado e discutido na análise ongoing orientadora da investigação. O software GeoGebra surge como um dos mediadores da aprendizagem, estimulando o desenvolvimento da comunicação, do pensamento geométrico e o raciocínio matemático dos estudantes participantes do estudo. A descrição da intervenção, bem como os resultados do estudo são apresentados nas considerações finais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía