Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Imprensa Oficial do Ceará.

Artículos de revistas sobre el tema "Imprensa Oficial do Ceará"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Imprensa Oficial do Ceará".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

LIMA, JORGE LUIZ FERREIRA. "ESPECTROS DE LUTADORES: história, memória e imprensa em Sobral/CE no iná­cio do século XX." Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História 13, no. 21 (2016): 65–83. http://dx.doi.org/10.18817/ot.v13i21.506.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho procura discutir a construção de uma memória da imprensa na cidade de Sobral, estado do Ceará, a partir do imaginário constituá­do em torno dos jornalistas Vicente Loyola e Deolindo Barreto Lima, partindo da constatação de que a memória oficial local atribui estatutos diferenciados a cada um. Para Vicente Loyola ficou a imagem do enfermo, intruso em uma arena jornalá­stica antes dominada por bacharéis e doutores; Deolindo Barreto, pelas circunstá¢ncias de sua morte violenta, ocupou lugar de maior destaque no imaginário local, recebendo o estatuto de mártir, o protótipo do j
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lima, Ana Cristina Pereira. "Da maternidade (re)negada: mães solteiras e mulheres infanticidas no Ceará Oitocentista." Educação Formação 6, no. 2 (2021): e4115. http://dx.doi.org/10.25053/redufor.v6i2.4115.

Texto completo
Resumen
O artigo busca analisar as experiências de mães solteiras e mulheres infanticidas na segunda metade do século XIX, destacando as formas como foram representadas na imprensa cearense do período. As disputas em torno da formulação de padrões hegemônicos de família nos oitocentos revelaram a multiplicidade de sujeitos e formas de ordenamento familiar, evidenciando histórias de protagonismo feminino na condução de seus fogos e na (re)definição de valores e práticas acerca da maternidade. Nesse sentindo, tanto as formas de nomear, representar e punir os delitos contra a honra e o crime de infanticí
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Maciel, Dhenis Silva, and Jucieldo Ferreira Alexandre. "“E a padiola ia e vinha, rangendo lugubremente”:." Revista M. Estudos sobre a morte, os mortos e o morrer 6, no. 11 (2021): 92–108. http://dx.doi.org/10.9789/2525-3050.2021.v6i11.92-108.

Texto completo
Resumen
O presente artigo visa compreender como os coveiros, durante a epidemia de cólera no Ceará de 1862, foram representados sob um olhar de desconfiança, preconceito e condenação, numa conjuntura de medo e morte generalizada, quando o enterro massivo de corpos tornou-se questão sanitária fundamental. A epidemia atingiu o cotidiano, afetou as práticas fúnebres locais, promoveu a urgência na construção de cemitérios para abrigar os milhares de mortos vitimados pela doença e a contratação de coveiros. A atuação destes tornou-se alvo de apreensão das autoridades. Para tal intento, analisamos documento
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Marinho da Silva, Heverton Arthur. "URBANIZAÇÃO E FAVELIZAÇÃO:." Direitos Humanos e Transdisciplinaridade 2, no. 2 (2024): 37–57. https://doi.org/10.22478/ufpb.1887-8214.2024v2n2.71420.

Texto completo
Resumen
Durante muito tempo, a ideia de quilombo foi associada à formação de escravos fugidos, conforme o Conselho Ultramarino no século XVIII. Com o tempo, essa visão tornouse inadequada para representar as comunidades quilombolas atuais. O quilombo de Paratibe, em João Pessoa, enfrenta os fenômenos de urbanização e favelização, com a transformação do território tradicional em área urbana, levando à perda de sua ancestralidade e cultura. Esse processo, impulsionado pela demanda imobiliária, gera consequências como o racismo ambiental, que afasta os moradores dos grandes proprietários da região. A pes
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ferreira, Ronan Soares. "Diário Oficial da União, Uma Hipótese Maior." Revista do Serviço Público 108, no. 2 (2017): 163–70. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v0i2.2409.

Texto completo
Resumen
Pouco depois de a imprensa brasileira ter noticiado que o Diário Oficial da União será impresso, brevemente, em cores, a imprensa norte-americana informava que o Diário Oficial dos EUA — o “Federal Register” — seria obrigado a divulgar de maneira a mais lúcida e explicativa possível os atos da administração daquele país. Assim, enquanto o Diário Oficial brasileiro passaria a ser colorido, o DO dos Estados Unidos da América passaria a colocar "o preto no branco, para utilizarmos a mesma imagem cromática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Barbosa, Alexandre. "A SOLIDÃO DA AMÉRICA LATINA NA GRANDE IMPRENSA." Revista Brasileira de Marketing 6, no. 1 (2007): 21–30. http://dx.doi.org/10.5585/remark.v6i1.140.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, investigam-se os fatores que dão pouco espaço qualitativo e quantitativo para a América Latina no noticiário da grande imprensa, fundamentados em dois eixos: o ambiente socio-histórico e o jornalístico. É, por meio da intersecção desses campos que se monta o cenário de solidão da América Latina. A pesquisa mostra que o continente latino-americano é cindido por processos históricos, definidos como América Latina oficial e América Latina popular. Enquanto a grande imprensa representa o aparelho ideológico da “América Latina oficial”, a imprensa alternativa desempenha esse papel em
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Fonseca, Isadora Ataíde. "Dilatando a fé e o império: a imprensa na Guiné no colonialismo (1880-1973)." Media & Jornalismo 16, no. 29 (2016): 119–38. http://dx.doi.org/10.14195/2183-5462_29_8.

Texto completo
Resumen
Analisar a trajectória do jornalismo e as relações entre a imprensa o império na Guiné ao longo do colonialismo são os objectivos do artigo. O estudo adopta uma perspectiva multidisciplinar de investigação e análise, na qual a imprensa é observada na sua interdependência às dimensões política, económica e social. Aplicam-se as teorias do jornalismo em regimes liberais e autoritários para se observar a imprensa. O tardio surgimento da imprensa oficial reflectiu a fragilidade da presença portuguesa durante a Monarquia Constitucional. Ao longo da República a imprensa independente não se afirmou c
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Borges, Bruno Gonçalves, Adriana Cristina DE Souza, and Camila Pereira da Silva. "A ESCOLA SUSTENTÁVEL." Poíesis Pedagógica 7, no. 1 (2010): 189–92. http://dx.doi.org/10.69532/2178-4442.v7.10900.

Texto completo
Resumen
Resenha do livro:LEGAN, Lúcia. A escola sustentável: eco-alfabetizando peloambiente. 2. ed. Atualizada e revisada. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, Pirenópolis, GO: Ecocentro IPEC, 2007.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

MAGRI, Pedro Henrique Rodrigues. "Formando a nação." Grau Zero – Revista de Crítica Cultural 5, no. 1 (2017): 75–91. http://dx.doi.org/10.30620/gz.v5n1.p75.

Texto completo
Resumen
A história do Brasil e a história da imprensa nacional compõe uma única história que, reciprocamente, integram um imenso painel de interesses políticos diversos. Base fundamental de sustentação de múltiplos projetos, a imprensa serve de instrumentos para a propagação e legitimação de discursos políticos, quer seja por parte do Estado quer seja por parte daqueles que o combatem. Tendo em vista esse papel político da imprensa, o presente artigo objetiva analisar os meios de comunicação no Brasil observando os discursos políticos presentes nos periódicos brasileiros entre os anos de 1808 (data of
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Walbruni LIMA, Maria do Carmo, and Antonio Germano MAGALHÃES JUNIOR. "DIÁLOGOS, TENSÕES E DESIGUALDADES NO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO NAS ESCOLAS INDÍGENAS TREMEMBÉ." Revista de Educação Pública 31 (April 30, 2022): 1–24. http://dx.doi.org/10.29286/rep.v31ijan/dez.12751.

Texto completo
Resumen
O artigo discute as desigualdades no ensino remoto no contexto da COVID-19 a partir do caso das escolas indígenas Tremembé da zona rural do Ceará, que adotaram a estratégia de entrega de atividades impressas aos estudantes, considerando as limitações de acesso aos meios de conexão virtual dentro das aldeias. O estudo é resultado de pesquisa documental em Decretos, Pareceres e Diretrizes oficiais. Os relatórios de videoconferências analisados expressaram o tensionamento entre diretores indígenas e representantes do órgão estadual de educação, pois os Tremembé resistiam a essa estratégia porque
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Otte, Georg. "Resenha: BENJAMIN, Walter. Passagens de Walter Benjamin. TIEDEMANN, Rolf; BOLLE, Willi; MATOS, Olgária Chaim Feres (Org.). Trad. Irene Aron e Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG/Imprensa Oficial de São Paulo, 2006." Revista do Centro de Estudos Portugueses 27, no. 37 (2007): 223. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.27.37.223-226.

Texto completo
Resumen
Resenha: BENJAMIN, Walter. Passagens de Walter Benjamin. TIEDEMANN, Rolf; BOLLE, Willi; MATOS, Olgária Chaim Feres (Org.). Trad. Irene Aron e Cleonice P. B. Mourão. Belo Horizonte: UFMG/Imprensa Oficial de São Paulo, 2006.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

CYRINO, Lucas. "CARTOGRAFIA DA LEITURA NO BRASIL." Trama 16, no. 39 (2020): 09–27. http://dx.doi.org/10.48075/rt.v16i39.24708.

Texto completo
Resumen
A discussão introduzida neste artigo se debruça sobre a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, iniciada no ano 2000 e promovida quadrienalmente, desde 2007, pelo Instituto Pró-Livro. Os esforços aqui empreendidos dão conta de analisar de maneira qualitativa a série histórica apresentada entre 2007 e 2015, recortando os pontos que consideramos fundamentais na direção de traçar e explicitar, na perspectiva dos Retratos, o perfil do leitor brasileiro. Nessa análise, introduzimos as prerrogativas de tal pesquisa e propomos uma interpretação que extrapola a noção estática da imagem, do retrato (re
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Morrana dos Santos, Bruna. "A imprensa oficial sergipana e o processo eleitoral de 1896." Faces de Clio 3, no. 6 (2019): 55–75. http://dx.doi.org/10.34019/2359-4489.2017.v3.26675.

Texto completo
Resumen
A imprensa como força social ativa é uma importante fonte documental para a escrita da História. Partindo do pressuposto de que os jornais são fontes inesgotáveis para o estudo da História do Brasil, objetiva-se através do presente artigo fazer uma análise das eleições estaduais de 1896 a partir do conteúdo divulgado pelo Diário Oficial do Estado. Além de conter publicações sobre os atos oficiais do governo, a leitura deste jornal também contribui para o entendimento de outros aspectos da sociedade sergipana, neste caso, a política. Dessa maneira, podemos enxergar de que maneira o Diário Ofici
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Labate, Beatriz Caiuby. "Encruzilhadas da imprensa:." Revista de Antropologia da UFSCar 1, no. 2 (2009): 105–15. http://dx.doi.org/10.52426/rau.v1i2.15.

Texto completo
Resumen
Recentemente, a Revista Isto É publicou uma reportagem de capa sobre o uso da ayahuasca1 no país, intitulada “As Encruzilhadas do Daime.” 2 O texto noticia que o uso da ayahuasca teria sido “liberado pelo governo federal,” denotando complacência com um “quadro de desorganização e alto risco,” um alarmante “tráfico de ayahuasca” e uma “série de mortes” associadas ao consumo do perigoso “chá alucinógeno.” A notícia principal à qual se refere a reportagem é a recente publicação no Diário Oficial da União da Resolução no 1 do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas (CONAD), de 25 de janeiro de
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Skzlarowsky, Leon Frejda. "A publicidade e os contratos administrativos." Revista de Direito Administrativo 204 (January 1, 1996): 85–102. http://dx.doi.org/10.12660/rda.v204.1996.46755.

Texto completo
Resumen
Doutrina. Jurisprudência. Legislação. Considerações gerais. Publicação dos contratos administrativos. Na imprensa oficial. Prazo para providência e publicação. Vigência dos contratos administrativos. Omissão da Administração. O que se publica. Ressalva ao artigo 26 - Significado. Omissão do legislador. Pequenas compras. Convênios e outros instrumentos. Concessões e permissões de serviços públicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Vendramin Andreassa, Luiz, and Humberto Dantas. "A Ciência Política e a posição, na mídia, de acadêmicos no impeachment de Dilma Rousseff: entre a teoria e as percepções pessoais." Aurora. Revista de Arte, Mídia e Política 12, no. 35 (2019): 5–22. http://dx.doi.org/10.23925/v12n35_artigo1.

Texto completo
Resumen
Este trabalho faz uma análise da literatura da Ciência Política sobre o impeachment e faz um levantamento de como cientistas políticos se manifestaram na imprensa brasileira, por meio de artigos e colunas, a respeito do impeachment de Dilma Rousseff em 2016. Com base nesses dados e elementos, é feita uma comparação entre as posições e as linhas de argumentação da literatura e dos artigos e colunas recolhidos. A constatação é que os cientistas políticos, em linhas gerais, ao se manifestarem na imprensa, não extrapolam o conteúdo da literatura nem são influenciados pela posição oficial dos veícu
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Rodrigues de Oliveira, Mateus Sávio. "PALCO IMPRESSO." Revista Espacialidades 1, no. 01 (2025): 317–31. https://doi.org/10.21680/1984-817x.2025v1n01id38483.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar a “Questão de Grossos”, uma disputa territorial entre o Rio Grande do Norte e o Ceará ocorrida entre 1894 e 1920, com foco no período de 1901 a 1905. A pesquisa investiga como as elites locais de Grossos utilizaram esse conflito na imprensa, explorando publicações em Jornal do Brasil, O Paiz, Correio da Manhã, A Notícia e Gazeta de Notícias. Considerando a imprensa como um espaço estratégico para os debates das elites, o estudo examina como esses grupos buscavam influenciar a opinião pública, promover a visibilidade territorial de Grossos e fortalecer sua
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Hohlfeldt, Antonio, and Caroline Corso de Carvalho. "A imprensa angolana no âmbito da história da imprensa colonial de expressão portuguesa." Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 35, no. 2 (2012): 85–100. http://dx.doi.org/10.1590/s1809-58442012000200005.

Texto completo
Resumen
O artigo busca compilar dados variados sobre a história de Angola, desde sua condição de colônia portuguesa, a partir do século 15, até o momento presente, para contextualizar a história do desenvolvimento da imprensa naquele território. Surgida no século 19, como consequência de uma decisão do governo colonial que, até então sempre interditara tal iniciativa, a imprensa se concretizou a partir de um boletim oficial que logo abriu caminho para publicações ditas independentes. Se a primeira geração de jornalistas em Angola era constituída de homens europeus brancos, funcionários públicos desloc
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Sousa, Ana Beatriz Lima de. "O Boletim Policial e as crônicas-reportagens de João do Rio (1907-1908)." História Social 19, no. 27/28 (2025): 320–53. https://doi.org/10.53000/hs.v19i27/28.5291.

Texto completo
Resumen
Este trabalho estabelece paralelos entre as informações sobre tipos sociais, criminalidade e contravenções na cidade do Rio de Janeiro, entre 1907 e 1908, prestadas pelo Boletim Policial, periódico do Gabinete de Identificação e Estatística, e as crônicas-reportagens de João do Rio reunidas nas obras A alma encantadora das ruas e Vida vertiginosa. Objetiva-se contrapor os discursos sobre os tipos sociais e as visões de crime e delinquência no período posterior às reformas urbanas na capital da República, veiculados pela imprensa de diferentes naturezas –de um lado, um periódico oficial da admi
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Domingues, Ângela. "Notícias do Brasil colonial: a imprensa científica e política a serviço das elites (Portugal, Brasil e Inglaterra)." Varia Historia 22, no. 35 (2006): 150–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-87752006000100009.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa o minucioso processo de recolha de informa ção sobre a colónia brasileira através das notícias divulgadas por um jornal científico, as Philosophical Transactions, órgão oficial da Royal Society (Londres), bem como o papel desempenhado por diplomatas, cientistas, académicos e comerciantes residentes em Inglaterra na constru ção da imagem do Brasil antes desse marco cronológico tradicionalmente apontado pela historiografia oficial como .o início de todas as mudanças.: 1808.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Nascimento e Souza, Alana, and Rafael Figueiredo Pinto. "LIBERDADE DE IMPRENSA VERSUS INVIOLABILIDADE DA IMAGEM." REVISTA JURÍDICA DO MPAC 1, no. 1 (2021): 161–80. http://dx.doi.org/10.59133/rjmpac.v1i1.18.

Texto completo
Resumen
Os meios de comunicação em massa desempenham, historicamente, significativa influência sobre a população, sobretudo quando os assuntos veiculados tratam de nuances da persecução penal. As exposições midiáticas podem abranger o momento da apreensão provisória de um indivíduo suspeito até o julgamento deste. Da narrativa televisiva comumente se verifica o emprego de mecanismos para levar telespectadores a cogitarem que a pessoa noticiada possui, de fato, responsabilidade penal pelo fato que lhe é imputado, de modo que mesmo uma posterior conclusão oficial por sua inocência dificilmente alterará
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Iannace, Ricardo. "Paleta de vida e obra de Tarsila do Amaral: entrevista com Nádia Battella Gotlib." Literartes 1, no. 19 (2023): 47–56. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2023.220488.

Texto completo
Resumen
Entrevista com Nádia Battella Gotlib, professora aposentada de literatura brasileira da Universidade de São Paulo e autora de, entre outros: Clarice, uma vida que se conta. 7 ed. rev. e ampl. São Paulo: Edusp, 2013; Clarice Fotobiografia. 3 ed. São Paulo: Edusp/Imprensa Oficial do estado de São Paulo, 2014; Tarsila do Amaral, a modernista. 5 ed. rev. e ampl. São Paulo: SESC-SP, 2022.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Mattos, Geísa, and Sevy Santiago. "“SOMOS TODOS PARDOS?” AUTOCLASSIFICAÇÃO, HETEROCLASSIFICAÇÃO RACIAL E POLÍTICAS DE AÇÃO AFIRMATIVA NO CEARÁ." Caderno CRH 38 (April 29, 2025): e025007. https://doi.org/10.9771/ccrh.v38i0.60346.

Texto completo
Resumen
A discussão em torno do pardo como categoria racial tem sido considerada central para o aperfeiçoamento das políticas de ação afirmativa em todo o país (Costa e Schucman, 2022; De Jesus, 2021; Rios, 2018). No Ceará a questão se torna ainda mais importante, pois o Estado possui a terceira maior população autodeclarada parda do país (64,7%). Este artigo se concentra na análise das especificidades da construção social do negro/pardo no Ceará e em suas recentes ressignificações face à atuação das comissões de heteroidentificação. Inicia analisando casos tornados públicos na imprensa cearense, nos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Silva, Jefferson Evanio da. "A POLITIZAÇÃO DO SAGRADO NO AGRESTE PERNAMBUCANO 1960-1980." História e Cultura 9, no. 1 (2020): 215. http://dx.doi.org/10.18223/hiscult.v9i1.3152.

Texto completo
Resumen
Este trabalho analisa as estratégias mobilizadas pelo discurso religioso hegemônico no interior do Agreste pernambucano durante as décadas de 1960 e 80 para classificar práticas religiosas do catolicismo popular. Tentamos identificar a posição de clérigos católicos e o papel desempenhado pela imprensa pernambucana do período na construção de um certo estereótipo sobre experiências religiosas que, em função de sua abertura ao sincretismo e ao pluralismo religioso, escapavam à oficialidade das práticas definidas pelo discurso oficial. A partir de uma análise de arquivos eclesiásticos e de report
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Raquel Rodrigues dos Anjos, Taynara. "“É preciso que nós artistas, como uma boa porção do povo brasileiro, lutemos contra essa subserviência...”." Revista Discente Ofícios de Clio 7, no. 13 (2023): 15–29. http://dx.doi.org/10.15210/clio.v7i13.5632.

Texto completo
Resumen
No contexto de (re)organização política inaugurado pela proclamação da República, grupos com culturas políticas distintas, antigos chefes monarquistas, trabalhadores e republicanos positivistas disputaram a eleição de 1890 para a Constituinte. Levando em consideração essa conjuntura, a discussão a respeito da organização dos trabalhadores em meio as disputas intraoligárquicas e a participação desses sujeitos no pleito de 15 de setembro de 1890, no Ceará, é objetivo central deste artigo. Para isso, definiu-se, como objeto de estudo, os jornais Libertador, Cearense e O Estado do Ceará, por repre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Carvalho, Rejane Maria Vasconcelos Accioly de, and Jakson Alves de Aquino. "A DERROTA DE TASSO JEREISSATI NA DISPUTA PARA O SENADO EM 2010: COMO ENTENDER A DISSOLUÇÃO DE SUAS BASES ELEITORAIS?" Revista Debates 5, no. 2 (2011): 145. http://dx.doi.org/10.22456/1982-5269.22587.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, revisamos a cobertura política realizada pela imprensa local e analisamos os resultados eleitorais e os dados de survey pós-eleitoral realizado no estado do Ceará sob nossa coordenação para analisar a rápida dissolução das supostamente sólidas bases eleitorais de Tasso Jereissati, o qual dominou a política cearense por duas décadas. O caso das eleições de 2010 no Ceará indica que nas eleições para o governo estadual e para o Senado os eleitores tendem a votar nos candidatos que são percebidos como estando no mesmo lado político: situação ou oposição. A tendência das lideranças é
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Holanda Barbosa, Rodrigo, and Geovani Jacó de Freitas. "A forma auto-organizada da produção dos espaços públicos de vizinhança: o caso do bairro do Conjunto Ceará em Fortaleza (CE)." ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste 7, no. 15 (2021): 121–36. http://dx.doi.org/10.48074/aceno.v7i15.11212.

Texto completo
Resumen
Esse artigo apresenta-se como aporte dos amadurecimentos de pesquisas etnográficas sobre a produção dos espaços públicos do Conjunto Ceará, na cidade de Fortaleza. Nos conta a história oficial do bairro, oriundo de um projeto urbanístico estatal e das lutas dos movimentos sociais pela preservação/reconhecimento desses espaços. Em seguida, traçando um contraponto, narra a história que opera no detalhe do cotidiano dos espaços públicos, apresentando a auto-organização como um processo pelo qual, a partir de ações desencadeadas por si mesmas, agentes, como os moradores do Conjunto Ceará, transfor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Abreu, Berenice Abreu. ""Para que o jangadeiro, quando morrer, não necessite da caridade pública": Mestre Jerônimo e os direitos sociais na cultura política jangadeira." Mundos do Trabalho 7, no. 13 (2016): 255. http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2015v7n13p255.

Texto completo
Resumen
http://dx.doi.org/10.5007/1984-9222.2015v7n13p255Este artigo discute a luta de jangadeiros do Ceará por direitos sociais no final dos anos de 1940 e início da década de 1950. Para pressionar o governo federal pelo cumprimento de promessas feitas por ocasião da viagem de jangada de 1941, os jangadeiros do Ceará desenvolveram várias estratégias de ação, como a divulgação por setores da imprensa brasileira (que assumiu apoiar a luta desses homens pobres, divulgando fartas matérias sobre a vida, o trabalho, a miséria, o sofrimento e o desamparo a que estavam submetidos), a criação de um sindicato,
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Gralha, Fernando. "O Carioca Ideal na fotografia de Augusto Malta (1900-1920)." Revista Territórios e Fronteiras 2, no. 1 (2011): 128. http://dx.doi.org/10.22228/rt-f.v2i1.35.

Texto completo
Resumen
O objetivo principal deste trabalho é entender o processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro nos primeiros anos do século XX através da construção de um estereótipo para seus cidadãos tomando como referência as fotografias de Augusto Malta, então, fotografo oficial da cidade. Para tal, além das fotografias foram utilizados depoimentos orais¹ que se encontram no Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, bem como a imprensa da época e algumas crônicas sobre o Rio de janeiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Mesquita, Rafael. "Contradições identitárias do Brasil emergente: uma análise dos discursos do Estado e da imprensa." Compolítica 4, no. 1 (2014): 149–80. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2014.4.1.60.

Texto completo
Resumen
Pela maior parte de sua história moderna, a identidade internacional do Brasil foi a de um país subdesenvolvido. A recente ascensão nacional motivou uma política externa que busca afirmar uma nova identidade internacional para o país como potência emergente, assumindo um maior protagonismo em várias frentes. O presente trabalho investigou quais tensões surgem, aos olhos dos observadores internos e externos, conforme a nova identidade tenta se sobrepor à anterior, considerando a premissa construtivista segundo a qual a formação de uma identidade é um processo intersubjetivo, cujo êxito depende
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Alves, Rogério Othon Teixeira, Silvio Ricardo da Silva, Sarah Teixeira Soutto Mayor, and Georgino Jorge de Souza Neto. "“O clássico dos clássicos” das alterosas mineiras: a invenção da rivalidade futebolística entre Athletico e Palestra." Revista Brasileira de Educação Física e Esporte 30, no. 3 (2016): 703–21. http://dx.doi.org/10.1590/1807-55092016000300703.

Texto completo
Resumen
Resumo O presente artigo tenciona investigar a gênese da rivalidade entre os clubes de futebol do Palestra Itália e Athletico Mineiro, nos anos de 1921 a 1942, na cidade de Belo Horizonte-MG. Para além da rivalidade propriamente dita, voltamos nosso olhar para outros elementos que orbitam em torno dela, constituindo as experiências dos sujeitos e do torcer. Para tanto, utilizamos as fontes localizadas nos periódicos publicados pela imprensa no período supracitado. Assim, jornais pertencentes a acervos como Hemeroteca Pública do Estado de Minas Gerais, Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

De Santos Nascimento, Fernanda. "A Honra e o Brio militar: uma categoria de análise na formação do discurso na imprensa militar do Oitocentos." Textos e Debates 28, no. 02 (2022): e7975. http://dx.doi.org/10.18227/2317-1448ted.v28i02.7975.

Texto completo
Resumen
A partir dos anos 1850 observa-se a ocorrência de muitos periódicos militares na imprensa nacional. Tais periódicos escritos por militares e voltados para o público militar acompanham as tendências de profissionalização das forças armadas nacionais que começam a ocorrer no século XIX, como consequência do desenvolvimento do moderno estado nação. No Brasil, os periódicos servem para afirmar, de forma categórica, um discurso positivo sobre o que é ser militar neste período. Na falta de um discurso institucional oficial, a construção discursiva institucional paira nas mãos de oficiais comuns, que
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Corrêa da Rosa, Douglas, and Tatiana Fasolo Bilhar de Souza. "relações dialógicas no pronunciamento oficial do presidente Jair Messias Bolsonaro sobre a pandemia do Coronavírus." Gláuks - Revista de Letras e Artes 21, no. 01 (2021): 35–58. http://dx.doi.org/10.47677/gluks.v21i01.220.

Texto completo
Resumen
Por meio da linguagem, interagimos, agimos e valoramos. Além de carregar valores, indicar nosso papel social e nossa posição em dado momento da história, nosso agir no mundo, por meio da linguagem, implica que nos responsabilizemos pelo dizer. Considerando tais aspectos, buscamos neste texto, a partir de reflexões teóricas centradas em pensadores do Círculo de Bakhtin, analisar as relações dialógicas presente no pronunciamento oficial feito pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (Sem partido), em 24 de março de 2020, sobre a pandemia do novo Coronavírus. As a
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Giacomolli, Nereu José, and Deise Helena Krantz Lora. "LIBERDADE DE EXPRESSÃO, INFORMAÇÃO E DE IMPRENSA: OS LIMITES DA PUBLICIDADE NO CONTEXTO DA COLABORAÇÃO PREMIADA." DELICTAE: Revista de Estudos Interdisciplinares sobre o Delito 3, no. 4 (2018): 304. http://dx.doi.org/10.24861/2526-5180.v3i4.70.

Texto completo
Resumen
As liberdades de expressão, informação e imprensa são inerentes aos estados democráticos. Contudo, os direitos ao estado de inocência, dignidade e contraditório também se constituem em valores fundamentais. Neste sentido, a previsão da colaboração premiada no processo penal brasileiro - ato oficial, jurisdicionalizado e com forte apelo popular - implica em flagrante conflito entre os direitos citados, principalmente no que se refere à divulgação de informações relativas à exposição de terceiros. Disso decorem duas alternativas procedimentais: conceder à avença contraditório amplo, ou permitir
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Silva, José Ricardo Skolmovski da, Analete Regina Schelbauer, and Maria Cristina Gomes Machado. "A revista O Ensino (Paraná, 1922-1924)." Revista HISTEDBR On-line 22 (March 31, 2022): e022008. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v22i00.8660008.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem como temática a imprensa pedagógica como fonte de pesquisa. Centramos nossa atenção por meio da seguinte investigação: Quais são as possibilidades que a imprensa pedagógica como fonte nos permite pesquisar a fim de elaborarmos possíveis interpretações da história da educação? Objetivamos investigar a revista O Ensino (PARANÁ, 1922-1924). Trata-se de uma publicação oficial da inspetoria geral do ensino no Paraná. A pesquisa situa-se no campo da história e historiografia da educação e corrobora os esforços empreendidos pelos integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em História
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Marques Dias, Maria Cristina, and Sandra P. L. Camargo Guedes. "Representações sobre o patrimônio na imprensa escrita de Joinville – o caso do Bar Tigre e da Casa Amarela." Revista Confluências Culturais 7 (December 14, 2018): 40. http://dx.doi.org/10.21726/rccult.v7i0.616.

Texto completo
Resumen
Neste artigo propomos uma refl exão sobre representações sociais e imprensa, com base nas pesquisas sobre representações sociais de Serge Moscovici (2003), Roger Chartier (1988) e Sandra Jovchelovitch (2000) e sobre comunicação social de Pedrinho Guareschi (1991). A metodologia utilizada constou de pesquisa e análise das inserções publicadas nos jornais sobre o caso denominado popularmente de Bar Tigre e Casa Amarela, assim como de revisão bibliográfica, revisão da documentação oficial sobre o processo e realização de seis entrevistas orais com profissionais de imprensa e gestores do patrimôni
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

María, Laura Romano. "Românticos, mazzinianos e farroupilhas: traços na imprensa de uma afinidade político-cultural (1837-1840)." Revista Letras Raras 10, no. 2 (2023): 252–68. https://doi.org/10.5281/zenodo.10136391.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa diferentes aspectos da afinidade político-cultural que caracteriza uma série de jornais de Buenos Aires e Montevidéu, editados por escritores românticos entre 1837 e 1840, e a imprensa oficial da República Rio-Grandense, especialmente o jornal O Povo (1838 -1840). Ele propõe que essa afinidade é o traço material da emergência de um espaço de sociabilidade letrada de âmbito regional que teve como intermediários os emigrantes mazzinianos que participaram na insurreição farroupilha como soldados, mas também como construtores de um discurso público republicano através da imprensa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Silva, Marcos José Diniz. "Do espiritococus à fábrica de loucos: o espiritismo sob a retórica da aniquilação na imprensa católica cearense." Revista Brasileira de História & Ciências Sociais 7, no. 13 (2015): 95. http://dx.doi.org/10.14295/rbhcs.v7i13.130.

Texto completo
Resumen
<p>O artigo se propõe a analisar os embates religiosos entre católicos e espíritas no Ceará das primeiras décadas do século XX, a partir dos discursos veiculados pela imprensa católica local, tomando como referencial teórico central a proposta de existência de uma “retórica da aniquilação”, inspirada por sua vez nos estudos sociológicos da “estratégia da aniquilação”, próprios de ambientes competitivos e conflituosos, onde instâncias dominantes, detentoras de poder de definição, voltam-se contra as ameaças às definições sociais estabelecidas, atribuindo-lhes definições com status ontológ
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Cajazeira, Paulo Eduardo Silva Lins. "O perfil do egresso dos cursos de Jornalismo do Reuni no Ceará." INTERIN 24, no. 2 (2019): 71–86. http://dx.doi.org/10.35168/1980-5276.utp.interin.2019.vol24.n2.pp71-86.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo inicial é compreender a formação e atuação profissional dos egressos do curso de bacharelado em Jornalismo, a partir das políticas públicas sociais aplicadas à educação superior brasileira constantes no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A metodologia utilizada é de cunho quantitativo e qualitativo. Para atingir as metas do estudo, foram considerados dois instrumentos como determinantes: a) questionário online direcionado aos egressos do Curso; e b) mapeamento e identificação dos veículos de comunicação, assessori
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Leitão Pinheiro, Márcia. "Uma Comissão da Verdade no Brasil: escravidão, multiculturalismo, história e memória." Civitas - Revista de Ciências Sociais 18, no. 3 (2018): 683. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7289.2018.3.26160.

Texto completo
Resumen
Ao focalizar a Comissão da Verdade da Escravidão Negra no Brasil (Cvenb), apoiada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), abordo sua formação e os instrumentos antirracistas que pautam sua atuação. Ainda apresento a reflexão sobre a inscrição da escravidão no contexto da Comissão da Verdade e como é realizada sua proximidade com outra catástrofe histórica. Reflito como a comissão compreende o multiculturalismo e como isso contribui para confrontar a narrativa oficial acerca da nação, que tem sido questionada por segmentos do Movimento Negro. Utilizo material proveniente de observação direta
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Almeida Custódio da Silva, Larissa. "O VOTO FEMININO EM DISPUTA DURANTE AS ELEIÇÕES DE 1933, NO CEARÁ." Revista TransVersos 1, no. 29 (2023): 31–53. http://dx.doi.org/10.12957/transversos.2023.79046.

Texto completo
Resumen
Este artigo objetiva discutir a ressignificação das disputas em torno do voto das mulheres durante as eleições de 1933, no Ceará, a partir da análise das estratégias de arregimentação do eleitorado feminino pelos dois partidos políticos vitoriosos no pleito: Liga Eleitoral Católica (LEC) e Partido Social Democrático (PSD). Através de seus respectivos porta-vozes na imprensa, jornais O Nordeste e O Povo, será possível esmiuçar como a cidadania política feminina, tornada realidade a partir de 1932, converteu-se numa nova arena de lutas devido ao seu potencial político de definição dos resultados
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Lopes, Aristeu Elisandro Machado. "A República da Espanha e os republicanos brasileiros na imprensa ilustrada. Rio de Janeiro, 1873." Antíteses 10, no. 19 (2017): 13. http://dx.doi.org/10.5433/1984-3356.2017v10n19p13.

Texto completo
Resumen
A campanha republicana no Brasil teve seu início oficial com a fundação do Partido Republicano no Rio de Janeiro em 1870. Logo após o seu surgimento, a imprensa ilustrada que circulava no centro político do Império noticiou e comentou em suas páginas de ilustrações as atividades republicanas. As considerações aos republicanos alcançaram notabilidade no ano de 1873 quando um governo republicano foi proclamado na Espanha substituindo a monarquia. As mudanças políticas no país europeu não passaram despercebidas pelos republicanos brasileiros que comemoraram o novo regime. A imprensa ilustrada apr
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Mesquita, Rafael. "Contradições identitárias do Brasil emergente: uma análise dos discursos do Estado e da imprensa." Compolítica 4, no. 1 (2014): 149. http://dx.doi.org/10.21878/compolitica.2014.4.1.115.

Texto completo
Resumen
<p>Pela maior parte de sua história moderna, a identidade internacional do Brasil foi a de um país subdesenvolvido. A recente ascensão nacional motivou uma política externa que busca afirmar uma nova identidade internacional para o país como potência emergente, assumindo um maior protagonismo em várias frentes. O presente trabalho investigou quais tensões surgem, aos olhos dos observadores internos e externos, conforme a nova identidade tenta se sobrepor à anterior, considerando a premissa c
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Braga, Daniel Martins, Francione Charapa Alves, and Elcimar Simão Martins. "A história da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino do Ceará (1984 – 2023)." Educ. Form. 10 (June 4, 2025): e14909. https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e14909.

Texto completo
Resumen
Este estudo qualitativo, desenvolvido através de um estudo documental, objetiva apresentar uma síntese histórico-legal da função da coordenação escolar na rede pública estadual de ensino básico do Ceará a partir do Estatuto do Magistério Oficial do Estado (1984 – 2023). Estudar esta temática se faz importante em razão da possibilidade de compreender como a legislação educacional relacionada a função em questão evoluiu ao longo do tempo na rede da Secretaria da Educação do Estado do Ceará – Seduc-Ce. O texto encontra-se estruturado em quatro seções, sendo elas: introdução, metodologia, resultad
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Rocha, Heloísa Helena Pimenta. "Entre o exame do corpo infantil e a conformação da norma racial: aspectos da atuação da Inspeção Médica Escolar em São Paulo." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 22, no. 2 (2015): 371–90. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702015000200005.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa aspectos da atuação da Inspeção Médica Escolar, órgão criado em 1911 como dependência do Serviço Sanitário de São Paulo e transferido em 1916 para a pasta da Instrução Pública. Detém-se, de modo mais específico, sobre as práticas de exame individual dos alunos, buscando compreender os propósitos a que responderam, seu papel na configuração de padrões de normalidade e anormalidade, bem como o componente racial que presidiu tais práticas. Para tanto, toma como fontes artigos publicados no periódico Imprensa Médica, obras escritas pelo médico-chefe do órgão, Balthazar Vieira d
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Drumond, Maurício. "Vargas, Perón e o esporte: propaganda política e a imagem da nação." Estudos Históricos (Rio de Janeiro) 22, no. 44 (2009): 398–421. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-21862009000200005.

Texto completo
Resumen
Durante a primeira Era Vargas no Brasil (1930-1945), e durante os dois primeiros mandatos de Perón (1946-1952 e 1952-1955) na Argentina, o esporte foi um importante instrumento político. O controle estatal sobre o esporte e sua utilização pelos meios de propaganda política visavam a criar um elo de identificação nacional entre esporte e governo. Por esta razão, este artigo estabelece uma relação entre o esporte e a política nos dois governos estudados, comparando manifestações públicas - eventos esportivos, comemorações cívicas -, a produção dos principais órgãos da imprensa esportiva especial
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Motta, ANA Paula. "Mãos de cimento: as representações da Guerra do Contestado no imaginário de Irani, Santa Catarina." Revista NEP - Núcleo de Estudos Paranaenses da UFPR 2, no. 5 (2016): 25. http://dx.doi.org/10.5380/nep.v2i5.49560.

Texto completo
Resumen
O artigo busca analisar as representações sociais sobre o Contestado no município de Irani, Santa Catarina, a partir da obra do folclorista, músico e pesquisador Vicente Telles. Tais representações foram interpretadas no contexto da gestão oficial da memória do Contestado, durante os dois mandatos do governador Esperidião Amin. O objetivo é apresentar uma reflexão sobre a influência das imagens mais “individuais” de Telles - desprovidas das narrativas pré-conceituais, acerca do movimento sertanejo, da guerra e da cultura cabocla, elaboradas pela imprensa, pela Igreja, pelos relatos militares n
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Lazarotto, Aline Fatima, and Silvia Maria Fávero Arend. "Imprensa no Oeste de Santa Catarina: um discurso em prol da instrução pública para as crianças durante o Estado Novo." Revista Pedagógica 20, no. 45 (2018): 248. http://dx.doi.org/10.22196/rp.v20i45.4470.

Texto completo
Resumen
A imprensa desempenhou um papel importante no processo de introdução da população infanto-juvenil na escola pública na região oeste do estado de Santa Catarina no século XX. Este artigo objetiva analisar as notícias veiculadas pelo primeiro jornal publicado nessa região do estado de Santa Catarina – A Voz de Chapecó –, no período entre 1939 e 1941, sobre a escolarização da infância. O jornal, num conjunto de reportagens, divulgou o discurso oficial do governo do estado de Santa Catarina sobre a necessidade de implementar a instrução pública na região e no período, bem como sobre as característ
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Alves, Daniel Vecchio. "Do profetismo ao irrealismo pós-colonial: os impactos do mito na formação da cultura e da literatura portuguesa." Estudos Linguísticos e Literários, no. 53 (October 12, 2016): 20. http://dx.doi.org/10.9771/2176-4794ell.v0i53.15221.

Texto completo
Resumen
<p>Nesse estudo, veremos que a narrativa mítica constitui-se como um dos veios psicanalíticos e nervosos mais profundos e representativos da cultura portuguesa, inclusive de sua literatura. Mas, desde Herculano, Garret e a Geração de 70 difundiu-se de fato um diagnóstico crítico e psiquiátrico que revela um Portugal doente, de vida coletiva embebida num imaginário épico alucinante. O que nos importa salientar aqui é que os mesmos diagnósticos imaginários de outrora foram chamados a atenção na avaliação da vida lusitana ao longo dos séculos XX e início do XXI, atendendo a diferentes ansei
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Silva, Shirley Targino, and Isabela Nathália Nunes Tristão. "Imprensa, escrita feminina e práticas liberais democráticas na Paraíba na década de 1930." Revista de Educação Popular 21, no. 2 (2022): 289–306. http://dx.doi.org/10.14393/rep-2022-62899.

Texto completo
Resumen
Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os discursos sobre civismo e democracia que eram veiculados na Paraíba, na primeira metade do século 20, a partir dos periódicos Boletim de Educação, organizado pelo departamento de Estatística e Publicidade do Estado, e Periódico Educacional da Diretoria de Ensino Primário da Paraíba (Revista do Ensino), articulando com as propostas educacionais para o período em questão e destacando o papel das mulheres dentro do contexto de produção e divulgação da imprensa paraibana entre os anos de 1936 e 1937. Inicialmente, discorreremos brevemente sob
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!