Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Linha centro.

Artículos de revistas sobre el tema "Linha centro"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Linha centro".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Bom, R. P. y A. F. Kalin. "Determinação da redução da resistência à tração em corpos de prova com Weld Line". Matéria (Rio de Janeiro) 13, n.º 2 (junio de 2008): 267–74. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762008000200004.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho objetivou-se determinar a redução da resistência à tração de corpos de prova com linhas de solda. Os corpos de prova ASTM foram moldados pelo processo de injeção com diferentes temperaturas de plastificação (180 ºC a 280 ºC). O material utilizado foi o polímero termoplástico Polystyrol 158 K da Basf. Este estudo relaciona as linhas de solda em produtos moldados por injeção com a redução da resistência mecânica devido a fragilização na região da linha de solda. Para o desenvolvimento deste trabalho foi projetado e desenvolvido um molde de injeção com uma cavidade em forma de corpo de prova com canal de ataque pelas extremidades. Desta forma no momento da junção dos fluxos obtêm-se uma linha de solda no centro do corpo de prova. Os parâmetros do processo de injeção foram determinados a partir de um aplicativo comercial. A temperatura do molde e o tempo de injeção permaneceram constantes. O tempo de solidificação do material foi determinado analiticamente, considerando-se o centro do corpo de prova como referência. Foram injetados dez corpos de prova em cada uma das temperaturas. Foi observada de forma clara a existência de linhas de junção no centro da peça e as condições de processo utilizadas não permitiram a formação de linha de solda fria. Após a realização dos ensaios de tração, foi determinado que a tensão de ruptura decresce nas seguintes condições: com a diminuição da temperatura de injeção e do tempo de solidificação e com o aumento da trinca. A ruptura sempre ocorreu na linha de solda.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Gali, Julio Cesar, André Schmidt Soares, Bruno Spagnuolo de Lima, Filippo Santos Zozoloto Vianna, Phelipe Augusto Cintra da Silva y Edie Benedito Caetano. "Avaliação radiográfica da inserção femoral do ligamento cruzado posterior". Acta Ortopédica Brasileira 21, n.º 6 (2013): 323–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522013000600005.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Determinar as imagens radiográficas da inserção femoral do ligamento cruzado posterior (LCP) para auxiliar na criação de túneis femorais anatômicos nas cirurgias e para a avaliação pós-operatória da localização destes túneis. MÉTODOS: Foram utilizados 30 joelhos de cadáveres adultos. Demarcamos os centros das bandas anterolateral (AL) e posteromedial (PM) do LCP com marcadores metálicos. Realizamos radiografias e estabelecemos um sistema de grades para localização da origem das bandas. Também determinamos o percentil da projeção do centro de cada banda em relação à linha de Blumensaat. RESULTADOS: Na incidência anteroposterior os centros das bandas AL e PM estiveram, em média, localizados nos percentis 42,48% e 38,14% da linha de Blumensaat, respectivamente. Nas radiografias em perfil os centros das bandas AL e PM estiveram, respectivamente, nos percentis 72,86% e 55,46% dessa linha. Em 73,33% dos joelhos o centro da banda AL esteve no quadrante 3D e, em 70% das amostras, a banda PM esteve no quadrante 2D. CONCLUSÃO: Estabelecemos um padrão radiográfico da inserção femoral do LCP que pode ser útil para o controle intraoperatório, antes da perfuração dos túneis, e para a avaliação pós-operatória da localização dos mesmos. Estudo Laboratorial Controlado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Roos, Bruno Dutra, Milton Valdomiro Roos, Antero Camisa Júnior, Ezequiel Moreno Ungaretti Lima, Darby Lira Tisatto y Marcel Cruz Argoud. "Deformidade dos ossos pélvicos e sua correlação com o ângulo centro-borda acetabular". Revista Brasileira de Ortopedia 55, n.º 02 (28 de enero de 2020): 239–46. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-3400516.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivos O objetivo do presente trabalho é avaliar a deformidade dos ossos pélvicos e sua correlação com ângulo centro-borda acetabular (CE). Métodos Foi realizado um estudo prospectivo caso-controle, entre agosto de 2014 e abril de 2015. Os critérios de inclusão foram pacientes consecutivos com idades entre 20 e 60 anos. Os critérios de exclusão foram: doença metabólica, cirurgia prévia de quadril ou coluna, radiografia evidenciando artrose de quadril ≥ Tönnis 2, displasia do desenvolvimento do quadril (DDQ) severa, sobrecobertura acetabular global, sinal do cruzamento das linhas acetabulares, deformidades decorrentes de epifisiólise ou Legg-Perthes-Calveé, e radiografia sem qualidade adequada. Foram avaliados na radiografia anteroposterior (AP) de pelve: o ângulo CE, índice acetabular (IA), sinal do cruzamento das linhas acetabulares, mensuração do eixo horizontal e vertical da hemipelve superior e inferior (H1: Linha Horizontal 1, hemipelve superior; H2: Linha Horizontal 2, hemipelve superior; V1: Linha Vertical, hemipelve superior; HR: Linha Horizontal, hemipelve inferior; VR: Linha Vertical, hemipelve inferior). As mensurações H1, H2, V1, HR e VR foram consideradas assimétricas quando, na comparação de uma hemipelve em relação ao lado contralateral, evidenciou-se uma diferença > 5 mm. Os pacientes foram separados em dois grupos: controle e grupo 1. Resultados O total de pacientes avaliados no período foi de 228 (456 quadris). De acordo com os critérios estabelecidos, foram incluídos neste estudo 93 pacientes. A idade média foi de 39,9 anos (20 a 60 anos, desvio padrão [DP] = 10,5), e o ângulo CE médio do quadril direito foi de 31,5° (20° a 40°) e do esquerdo de 32,3° (20° a 40°). Um total de 38 pacientes foi incluído no grupo controle, sendo que com relação à H1, foi constatada aferição assimétrica em 4 casos (10,5%), H2 em 5 (13,1%), V1 em 7 (18,4%), HR em 5 (13,1%), e VR em 1 caso (2,63%). No grupo 1, foram incluídos 55 pacientes, sendo que com relação à H1, foi constatada aferição assimétrica em 24 casos (43,6%), H2 em 50 (90,9%), V1 em 28 (50,9%), HR em 16 (29,09%), e VR em 8 casos (14,5%). Na comparação entre o grupo controle e o grupo 1, observou-se diferença estatisticamente significativa para a assimetria das mensurações H1, H2 e V1 (p < 0,001). Conclusão No presente trabalho, evidenciou-se correlação entre variação do ângulo CE acetabular e assimetria da hemipelve superior. Os presentes autores acreditam que o melhor entendimento das alterações morfológicas pélvicas permite uma maior facilidade no diagnóstico das deformidades articulares do quadril.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Abelardo Vinagre da y Hartmut Günther. "Ajuda entre passageiros de ônibus". Estudos de Psicologia (Natal) 6, n.º 1 (junio de 2001): 75–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-294x2001000100008.

Texto completo
Resumen
Comportamentos de ajuda entre passageiros de ônibus podem contribuir para a qualidade do transporte público. Durante 40 viagens e observações sistemáticas em duas linhas de ônibus registrou-se sob quais condições passageiros sentados auxiliariam quem viajava de pé, oferecendo-se para carregar as bagagens. De maneira geral, ajuda foi recebida em 60% das situações criadas. Significativamente mais ajuda foi oferecida numa linha para a periferia da cidade do que numa linha para o centro da cidade. Mulheres estiveram mais dispostas a ajudar e verificou-se uma tendência de oferecer mais ajuda em situações de contato face a face. Os dados sugerem que se pode encontrar comportamentos pró-sociais entre passageiros que favoreçam a qualidade no transporte público da cidade. A implementação de avisos educativos no interior dos ônibus e nos terminais rodoviários pode incentivar a ajuda entre passageiros, além de outros comportamentos desejáveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

ALVES, SUELI MARTINS DE FREITAS, JOSÉ CARLOS SERAPHIN, ÁLVARO ELEUTÉRIO DA SILVA y FRANCISCO JOSÉ P. ZIMMERMANN. "Diferentes arranjos para estudo de bordadura lateral em parcelas experimentais de milho-verde". Pesquisa Agropecuária Brasileira 35, n.º 11 (noviembre de 2000): 2145–50. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2000001100004.

Texto completo
Resumen
Visando ao estudo do uso de bordadura lateral em experimentos de avaliação de genótipos de milho-verde, testaram-se quatro arranjos para pré-especificar a disposição das linhas na parcela experimental básica. No arranjo 1, o estudo foi feito de forma que os efeitos convergissem para o centro da parcela. No arranjo 2, têm-se informações do efeito de bordadura de cada lado da parcela. No arranjo 3, as informações são obtidas em cada linha da parcela, e no arranjo 4, têm-se informações das linhas de cada lado da parcela em relação à parte central. Os dados utilizados foram provenientes de um ensaio de avaliação de 20 genótipos de milho-verde, coletados separadamente em cada linha da parcela, permitindo-se, desta maneira, utilizar o esquema de parcelas subdivididas. Os resultados obtidos possibilitam recomendar os arranjos 1 ou 2 para o estudo de bordadura lateral. Com relação à cultura de milho-verde, verificou-se que há necessidade de duas fileiras de bordadura lateral de cada lado da parcela.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pianaro, S. A., S. R. M. Antunes, A. J. Zara y A. C. Antunes. "A formação e o estágio atual do grupo de materiais cerâmicos (GPMC) da UEPG". Cerâmica 45, n.º 294 (julio de 1999): 27–30. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131999000400006.

Texto completo
Resumen
Dentro da área de materiais, a Universidade Estadual de Ponta Grossa possui um Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Materiais, do qual o grupo de materiais cerâmicos faz parte. O grupo é coordenado pelo professor Sidnei Antônio Pianaro e conta com mais 9 pesquisadores e, atualmente, com 18 alunos de iniciação científica. A principal linha de pesquisa desenvolvida é na área de cerâmica eletrônica, podendo destacar as pesquisas em varistores a base de SnO2. Além destas pesquisas, estão sendo desenvolvidos projetos nas linhas de pigmentos, vidrados, vitro-cerâmicas e reciclagem de materiais cerâmicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Narchi, Nádia Zanon, Joyce da Costa Silveira de Camargo, Natalia Rejane Salim, Mariane de Oliveira Menezes y Mariana Montenegro Bertolino. "Utilização da "linha púrpura" como método clínico auxiliar para avaliação da fase ativa do trabalho de parto". Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil 11, n.º 3 (septiembre de 2011): 313–22. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-38292011000300012.

Texto completo
Resumen
OBJETIVOS: investigar a ocorrência da linha púrpura com a sua respectiva descoloração em mulheres na fase ativa do trabalho de parto e sua associação com a dilatação cervical, com o grau de descida da apresentação fetal na pelve bem como a caracterização social e obstétrica, e a opinião das mulheres quanto à utilização desse método clínico. MÉTODOS: pesquisa descritiva, prospectiva e observacional em 100 parturientes em um centro de parto normal no Estado de São Paulo. RESULTADOS: a linha púrpura ocorreu em 56 das 100 mulheres na fase ativa do trabalho de parto. Houve correlação estatística significativa entre as medidas da dilatação cervical e da linha; 22% apresentaram descoloração da linha púrpura, não havendo associação entre número de mulheres com descoloração da linha e descida da cabeça fetal. Para 81% das parturientes a avaliação não provocou nenhum desconforto. CONCLUSÕES: desde que haja a presença da linha, sua avaliação pode ser utilizada para diminuir o número de exames vaginais, especialmente quando estes tiverem o objetivo de medir unicamente a dilatação cervical.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Carlini, João Luiz, André Luís Zétola, Ricardo Pires de Souza, Odilon Victor Porto Denardin y Abrão Rapoport. "Enxerto autógeno de crista ilíaca na reconstrução do processo alveolar em portadores de fissura labiopalatina: estudo de 30 casos". Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões 27, n.º 6 (diciembre de 2000): 389–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69912000000600006.

Texto completo
Resumen
A reconstrução do processo alveolar em pacientes portadores de fissuras labiopalatais (FLP) é fundamental para erupção de dentes permanentes e para o restabelecimento estético através de implantes osteointegrados. Assim, considerado o alto grau de reabsorção do enxerto de osso autógeno puro e triturado, optou-se no Centro de Atendimento Integral ao Fissurado Labiopalatino, Curitiba, Paraná (1997 a 1999), pelo estabelecimento de dois grupos de 15 pacientes. No primeiro, foi utilizada crista ilíaca triturada e no outro combinada com hidroxiapatita biorreabsorvível. Ao fim de seis meses, os resultados cirúrgicos foram avaliados através de radiografia periapical digital, determinando quatro linhas limites para a reconstrução óssea. A primeira linha foi traçada na região cervical do dente adjacente à fissura que apresentava menor distorção. As outras linhas foram traçadas paralelamente à linha 1, distando 3mm entre cada uma delas. O espaço entre as linhas 1 e 2 foi denominado de A, entre 2 e 3 de B e 3 e 4 de C. Para critérios de avaliação, quando o enxerto permaneceu no espaço A, foi considerado de sucesso, em contraposição aos espaços B e C, quando foram denominados de procedimentos malsucedidos. Como resultados finais, o espaço A foi constatado em 46,7% dos pacientes submetidos ao procedimento controle com crista ilíaca e 80% para o grupo experimental, quando o enxerto ósseo foi empregado conjuntamente com o material aloplástico (hidroxiapatita).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Amaral, Rodrigo, Luiz Pimenta, Angelo Guarçoni Netto, Gabriel Henrique Pokorny y Raquel Fernandes. "Parafusos pediculares e violação facetária – A importância do ângulo entre a faceta e o parafuso". Revista Brasileira de Ortopedia 55, n.º 05 (8 de junio de 2020): 642–48. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1709200.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivo Verificar se, independente da técnica de colocação do parafuso, há uma distância ou angulação segura em relação as facetas para que os parafusos sejam colocados de modo a evitar a violação da articulação facetária. Métodos Estudo retrospectivo, comparativo, não randomizado, em centro único. Foram avaliados em tomografia computadorizada axial: o ângulo do parafuso/barra em relação a linha média, o ângulo do centro das facetas em relação a linha média, a distância entre a cabeça do parafuso/barra até a linha média, e a distância do centro das facetas até a linha média; a violação da articulação facetária será avaliada em uma gradação de 0 a 2. Serão também calculados a diferença entre o ângulo do parafuso e ângulo da faceta (Δ Ångulo) e também a diferença entre a distância da faceta e a distância do parafuso (Δ Distância). Resultados Um total de 212 pacientes e 397 facetas foram analisados (196 do lado esquerdo e 201 do lado direito). Destes, 303 foram não violados (grau 0), correspondendo a 76,32%, e 94 sofreram algum tipo de violação (grau 1 e 2), correspondendo a 23,68%. A média do Δ ângulo foi de 9,87° +/− 4,66° (grau 0) e de 3,77° +/− 4,93° em facetas (grau 1 e 2) (p < 0.001), e o Δ distância médio nos casos em que não houve violação foi de 0,94 unidades aleatórias (u.a.) +/− 0,39 u.a., enquanto o Δ distância de casos G1 e G2 foi de 0,56 u.a. +/− 0,25 u.a. (p < 0.001). Conclusão As medidas de ângulo e distância entre faceta e parafuso, podem auxiliar na colocação de parafusos. Esses parâmetros podem ser utilizados como medidas de segurança com o uso mais frequentes das técnicas de navegação cirúrgica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Morales Bautista, Ernesto, Gabriel Brito Nunes y Lucilene Cury. "Migração, uma responsabilidade compartilhada". Cadernos PROLAM/USP 17, n.º 32 (28 de agosto de 2018): 6–18. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1676-6288.prolam.2018.148830.

Texto completo
Resumen
A entrevista aborda o tema da linha de pesquisa – a migração internacional do México aos Estados Unidos da Dra. Silvia Giorguli, referente aos impactos da migração na educação de crianças e jovens, e a migração centro-americana.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Pereira, Ana Teresa, Diana Malheiro Mota, Ana Samico, Pedro Horta, Tânia Rodrigues, Bárbara Moura y Lúcia Ribeiro. "Linha de apoio direto ao doente psiquiátrico de um centro hospitalar de Portugal durante a pandemia COVID-19". Revista de Medicina 100, n.º 3 (2 de agosto de 2021): 197–203. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v100i3p197-203.

Texto completo
Resumen
Introdução. O impacto da pandemia de COVID-19 na Saúde Mental tem vindo a ser reconhecido e destacado. Para ultrapassar as dificuldades no acesso aos cuidados da saúde durante este período têm surgido algumas estratégias, tais como a criação de Linhas de Apoio Psicológico e esta abordagem foi, assim, adotada pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. O objetivo deste estudo é a caracterização sociodemográfica dos pacientes que acederam à Linha, a análise das patologias mais prevalentes e a reflexão sobre a importância da sua utilização em pacientes já acompanhados previamente por Psiquiatria. Material e Métodos. Foram registrados dados relativos a variáveis sociodemográficas e clínicas dos pacientes que recorreram à Linha e realizada uma análise estatística quantitativa e descritiva. Resultados. Dentre os 100 contatos realizados, 29% foram relativos ao agravamento de sintomatologia ansiosa e depressiva e 18% a alterações comportamentais decorrentes de exacerbação de sintomas psicóticos, havendo registos também de dúvidas relacionadas à prescrição e gestão de psicofármacos. A maioria das situações foram geridas telefonicamente com medidas psicoeducativas, 39% com recurso a ajustes terapêuticos minor e uma reduzida percentagem foi orientada para avaliação presencial. Conclusão. Os dados obtidos encontram-se de acordo com o reportado na literatura que demonstra que a sintomatologia ansiosa e depressiva são as mais prevalentes no contexto desta pandemia. É essencial que sejam dinamizadas mais estratégias por profissionais de saúde com experiência clínica e em articulação com os cuidados de saúde nos períodos de crise e que sejam realizados mais estudos para compreender de que forma este auxílio pode ser otimizado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Capellesso, Adinor José y Ademir Antonio Cazella. "Os sistemas de financiamento na pesca artesanal: um estudo de caso no litoral Centro-Sul Catarinense". Revista de Economia e Sociologia Rural 51, n.º 2 (junio de 2013): 275–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20032013000200004.

Texto completo
Resumen
Este artigo demonstra que o setor da pesca artesanal enfrenta dificuldades para acessar políticas públicas de crédito, o que colabora com a manutenção de mecanismos informais de financiamento. O estudo de caso realizado no Litoral Centro-Sul de Santa Catarina partiu de entrevistas semiestruturadas com pescadores e atravessadores, seguindo-se da análise de discurso e da mobilização de conceitos da sociologia econômica para entender as relações entre esses dois grupos de atores sociais. Os resultados evidenciaram que, embora a criação de uma linha de crédito específica para a pesca artesanal no quadro do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) tenha origem em uma reivindicação do setor, o acesso aos recursos dessa linha ainda é muito baixo. A análise apontou que os sistemas de financiamento formais e informais adotados pelos pescadores artesanais estão imbricados nas relações sociais. Os sistemas de financiamento informais têm se mantido mesmo após a criação de uma linha de crédito para a pesca artesanal. A associação de oferta de serviços financeiros com a comercialização do pescado fortalece laços assimétricos de poder entre pescadores e atravessadores. O crédito oficial é acessado por um pequeno número de pescadores artesanais, prevalecendo formas tradicionais e informais de financiamentos pouco favoráveis aos pescadores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Lasch, Markus. "Em câmara lenta: representações do trauma no romance de Renato Tapajós". Remate de Males 30, n.º 2 (29 de junio de 2012): 277–91. http://dx.doi.org/10.20396/remate.v30i2.8636252.

Texto completo
Resumen
Em sua primeira parte, o ensaio resume, em linhas gerais, a fortuna crítica do romance Em câmara lenta, de Renato Tapajós. Nas duas partes subsequentes, propõe uma leitura, guiada, por assim dizer, pelo par quase mínimo afeto-efeito, que argumenta em prol do trauma causado por tortura e morte como centro gravitacional do livro. A um close reading que se detém em questões como estrutura composicional e foco narrativo do romance, segue-se uma análise do aspecto da identificação, em diversos sentidos: relacionada ao fenômeno da falsa memória, enquanto triângulo de emoções entre vítima, algoz e espectador-leitor e, finalmente, em seu sentido ficcional e midiático, i. e. na ótica de uma linha tênue que em identificação, transferência e perspectivação ata as instâncias de personagem principal, autor e leitor.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Cavalcante Filho, Pedro Gilberto, Raimundo Cláudio Gomes Maciel, Tiago De Oliveira Loiola, Geso Willian da Silva Marçal y Dieime Lopes Souza. "POBREZA RURAL E DESIGUALDADE DE RENDA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DA PRODUÇÃO FAMILIAR RURAL DO ESTADO DO ACRE". Revista de Estudos Sociais 20, n.º 40 (3 de julio de 2018): 161. http://dx.doi.org/10.19093/res6482.

Texto completo
Resumen
No Brasil, a pobreza e a insegurança alimentar concentrada no meio rural tem chamado bastante atenção por sua amplitude, principalmente no âmbito da agricultura familiar, onde a produção para o autoconsumo está no centro da reprodução familiar. Dessa forma, o presente trabalho objetiva identificar a relação entre a segurança alimentar, o autoconsumo e a pobreza da produção familiar rural do Estado do Acre. Especificamente, busca-se verificar os indicadores socioeconômicos, bem como os níveis de autoconsumo da produção familiar rural acreana. Para tanto, são utilizados indicadores econômicos adequados e específicos para estes estudos a partir dos estratos sociais identificados pela linha de pobreza no Estado. Os resultados demonstram um crescente número de famílias nas linhas de pobreza e extrema pobreza, elevando o número de pessoas em situação de insegurança alimentar, ocasionados, sobretudo pelo baixo autoconsumo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Théry, Hervé. "Situações da Amazônia no Brasil e no continente". Estudos Avançados 19, n.º 53 (abril de 2005): 37–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142005000100003.

Texto completo
Resumen
ESTE ARTIGO analisa inicialmente o peso real da Amazônia no Brasil, em termos econômicos e humanos. Em seguida, avalia as políticas públicas na Amazônia, cuja linha diretriz parece ser de mantê-la em um papel de fronteira de expansão. Finalmente, resitua a região na América do Sul, que passa subitamente de periferia a centro do continente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Biblios, Editores. "O princípio do acesso livre é parte da essência de nossa profissão". Biblios: Journal of Librarianship and Information Science, n.º 44 (6 de agosto de 2012): 62–64. http://dx.doi.org/10.5195/biblios.2011.60.

Texto completo
Resumen
Entrevista a Abel Laerte Packer (Brasil). Coordenador do projeto SciELO (Biblioteca Científica Eletrônica em linha) e assessor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).Magíster em Bibliotecología pela Universidade de Syracuse, Nova York, foi diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/PAHO/WHO).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Lima, Manoel Ricardo de. "O poema, Um animal que ri". Aletria: Revista de Estudos de Literatura 21, n.º 3 (31 de diciembre de 2011): 121–30. http://dx.doi.org/10.17851/2317-2096.21.3.121-130.

Texto completo
Resumen
Este trabalho parte da pequena narrativa de Gonçalo M. Tavares, intitulada “O animal de Calvino”, e do poema de Max Martins, intitulado “O animal sorri”, para estabelecer uma linha de pensamento que tenta tocar o lugar do poeta, numa perspectiva pós- humana, entre a constituição de um ethos e de um centro móvel e político do tempo agora.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Leal, Maria Angélica Santos y Daniel Silva Achutti. "JUSTIÇA RESTAURATIVA NO CENTRO JUDICIÁRIO DE SOLUÇÃO DE CONFLITOS E CIDADANIA: DA TEORIA À PRÁTICA". Revista de Criminologias e Politicas Criminais 3, n.º 2 (1 de diciembre de 2017): 84. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0065/2017.v3i2.3785.

Texto completo
Resumen
O presente artigo apresenta as reflexões e indagações iniciais das atividades empíricas desenvolvidas junto ao Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania - Práticas Restaurativas (CEJUSC-PR) de Porto Alegre e integra projeto de pesquisa maior, desenvolvido junto ao Mestrado da Universidade La Salle, linha de pesquisa Sociedade e Fragmentação do Direito, intitulado Por uma justiça restaurativa crítica na América Latina: análise empírica e teória. A investigação aqui apresentada visa descrever as práticas restaurativas realizadas pelo CEJUSC-PR no atendimento das situações que chegam ao Centro. A coleta de dados foi realizada por meio de observação participante.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Morigi, Valdir Jose, Luciana Milani y Luis Fernando Herbert Massoni. "Itinerários memoriais: a cidade e seus patrimônios culturais na narrativa turística". Mouseion, n.º 35 (7 de julio de 2020): 71. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i35.6491.

Texto completo
Resumen
Analisa a narrativa turística e as informações sobre os lugares, monumentos, espaços arquitetônicos e eventos de Porto Alegre divulgadas durante o percurso realizado pela Linha Turismo Centro Histórico. Pesquisa qualitativa realizada em 2018 que utiliza como métodos a narratologia e a observação participante. São divulgadas informações históricas e singulares sobre os bairros, os personagens, as ruas, as praças, os monumentos, dentre outros atrativos históricos e culturais da cidade. Conclui-se que o roteiro turístico Centro Histórico auxilia na construção de um itinerário memorial sobre Porto Alegre e as narrativas turísticas veiculadas sobre a cidade visibilizam os seus patrimônios culturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Barra, Andrea de Oliveira, Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva y Maria Rachel Vitorino. "Panorama dos Grupos de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil Presentes no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ". LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer 20, n.º 1 (28 de marzo de 2017): 38–59. http://dx.doi.org/10.35699/1981-3171.2017.1586.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi localizar grupos de pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e Lazer no Brasil, conhecer como se distribuem geograficamente no território nacional, e traçar um panorama do que vêm produzindo nesta linha de pesquisa. Para isso, realizou-se busca sistemática no Diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, utilizando-se a técnica metodológica snowball, sobre a temática Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Os grupos certificados estão distribuídos entre as regiões Nordeste (n=12), Sudeste (n=8), Sul (n=5), Centro-Oeste (n=4) e Norte (n=1). Estes grupos desenvolvem 97 linhas de pesquisa, no entanto, apenas 33% (n=32) são específicas de Políticas Públicas de Esporte e Lazer. Observou-se que houve um aumento, por ano, de 5,93% no número de grupos de pesquisa, entre 1998 a 2015.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Sebastiana Fadda, Maria Helena SeroÌ‚dio &. "Cetbase e Cetdrama: arquivos sobre espectáculos e dramaturgia em linha". Dramaturgias, n.º 12 (16 de diciembre de 2019): 30–40. http://dx.doi.org/10.26512/dramaturgias.vi12.28689.

Texto completo
Resumen
O artigo debruça-se sobre os arquivos digitais do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, nomeadamente sobre os projectos CETbase e CETdrama. O primeiro foi um projecto pioneiro de largo espectro que, ao registar as informações sobre espectáculos nacionais e internacionais apresentados em Portugal, quis valorizar a componente histórico- -arquivística da preservação da memória dos acontecimentos performativos. Pretendia-se, assim, contrariar a tendência para o esquecimento a que a sua natureza efémera parece condená-los. O segundo foi pensado tendo em conta o contexto de globalização e a dificuldade em dar visibilidade a culturas periféricas, tendo como objectivo reunir dados e materiais sobre dramaturgia portuguesa contemporá‚nea, desenvolvendo dois eixos: um dicionário de autores e um thesaurus de peças, integrando materiais complementares que a ambos dizem respeito. A investigação científica encontra nas novas tecnologias as aliadas perfeitas para a realização e a eficácia dos projectos em causa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Monteiro, Marcio Lauria. "trotskismo e a Revolução Boliviana de 1952". Tensões Mundiais 13, n.º 24 (25 de septiembre de 2018): 139–66. http://dx.doi.org/10.33956/tensoesmundiais.v13i24.362.

Texto completo
Resumen
Baseado em pesquisa original e bibliografia especializada ainda pouco difundida, este artigo almeja trazer à tona a linha política e a atuação do Partido Obrero Revolucionario e da Quarta Internacional, ao longo da Revolução Boliviana de 1952. O autor destaca as ligações com os intensos debates e disputas à época travados no interior do movimento trotskista internacional, as quais se encontram no centro da sua divisão organizativa e diferenciação teórico-programática.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Cavalcante, Tadeu Robson Melo. "Luminosidade, recipiente e pó de micaxisto no crescimento de mudas de Dipteryx alata Vogel (FABACEAE)". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 10, n.º 5 (12 de octubre de 2019): 243–49. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2019.005.0021.

Texto completo
Resumen
Com o avanço da fronteira agrícola na região centro-oeste do Brasil, espécies frutíferas nativas desta região, com potencial de exploração sustentada em curto e médio prazos, ainda são pouco exploradas, o que pode leva-las à extinção. Neste cenário, pesquisas que visem a propagação, estabelecimento, desenvolvimento e conservação dessas espécies devem ser incentivadas para utilização em estudos fitotécnicos, melhoramento genético, manutenção de bancos de germoplasma, diversificação de produtos, geração de renda, e sua introdução na cadeia produtiva, aumentando assim, a produção sustentável de mudas de frutas nativas na região Centro-Oeste. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do sombreamento, do tubo de linha e do pó de micaxisto, na produção de mudas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 12 tratamentos e 10 repetições em esquema fatorial 3 x 2 x 2 – três ambientes: 85% de sombra, 50% de sombra e a pleno sol; duas fontes de mineralização: composto de uréia + superfosfato simples + cloreto de potássio (NPK) e pó de micaxisto (PMX) e dois tipos de recipientes: tubete de polietileno rígido e carretéis plásticos (tubos de linha). Irradiância maior que 50% reduziu o desenvolvimento inicial das mudas. Pó de micaxisto em nada afetou as variáveis alométricas em D. alata ou durante os 120 dias após semeio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Silva, Elaine França da. "Metodologia feminista e direitos reprodutivos no Centro de Saúde Santa Rosa, Niterói (RJ)". Saúde em Debate 39, n.º 106 (septiembre de 2015): 893–903. http://dx.doi.org/10.1590/0103-1104201510600030027.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objetivo examinar práticas feministas e femininas, em especial, aquelas presentes em uma pedagogia voltada para o processo de empoderamento político das mulheres, a Linha da Vida, largamente utilizada nas lutas dos anos de 1980 por direitos reprodutivos e, mais especificamente, pela instituição do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher. Essa pedagogia, propagada no Brasil, marca a segunda onda feminista, estimulando o protagonismo das mulheres, favorecendo a tomada de consciência e definindo orientações de lutas pelas transformações desejadas. Para tanto, este trabalho apresenta um estudo tomado da experiência do Centro de Saúde Santa Rosa, em Niterói (RJ), a partir de 1984.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Werlich, Renata Magda Cavalcante, Claudia Pereira Krueger y Günter Schmitt. "A INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE CALIBRAÇÃO DE ANTENAS GPS NAS ALTITUDES ELIPSOIDAIS NO POSICIONAMENTO RELATIVO ESTÁTICO". Boletim de Ciências Geodésicas 21, n.º 3 (septiembre de 2015): 532–47. http://dx.doi.org/10.1590/s1982-21702015000300030.

Texto completo
Resumen
Resumo:Alta acurácia em posicionamento GPS (Global Positioning System) é obtida através da eliminação parcial ou total dos erros presentes nas observações, particularmente os sistemáticos. Um deles é o erro de centro de fase da antena GPS. Ele é diretamente dependente da antena utilizada, visto que cada uma delas tem suas características próprias de construção e recepção do sinal GPS. Portanto, é de extrema importância o conhecimento individual do centro de fase da antena (Phase Center Offset- Phase Center Variation). Entre outros, existem parâmetros fornecidos pelo NGS (National Geodetic Survey), no entanto, esses valores são médios e não são valores próprios das antenas usadas nos posicionamentos GPS. Os parâmetros individuais das antenas, neste trabalho, foram fornecidos pela BCAL/UFPR (Base de Calibração de Antenas GNSS na UFPR). Realizaram-se posicionamentos GPS em 9 (nove) pontos. Estes foram distribuidos em 3 (três) grupos de linhas de base (9km, 45km e 105km). Para cada comprimento de linha de base os rastreios GPS seguiram simultâneos aplicando o Método de Posicionamento Relativo Estático, com um intervalo de gravação de dados de 15 segundos e máscara de elevação de 15°. Foram encontradas diferenças na comparação das altitudes elipsoidais e no comprimento das linhas de bases, quando não se utilizou parâmetros, na ordem do centímetro. De fato, os valores obtidos da BCAL/UFPR são provenientes da utilização dos próprios equipamentos, desta forma, fiéis às antenas utilizadas, enquanto que os fornecidos pelo NGS são valores médios. Destaca-se que a BCAL/UFPR é a primeira base de calibração de antenas GPS/GLONASS no Brasil e na América Latina
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Souto, Jaqueline da Silva Soares, Norma Valéria Dantas de Oliveira Souza, Flaviana Pereira Bastos Nascimento, Bianca Ortiz da Silva y Samira Silva Santos Soares. "Testagem para Covid-19: relato de experiência acerca do trabalho de enfermagem na triagem diagnóstica". Research, Society and Development 9, n.º 9 (11 de septiembre de 2020): e886998261. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8261.

Texto completo
Resumen
Objetivo: descrever a experiência de atuação em um centro de testagem diagnóstica para a Covid-19, na perspectiva de profissionais enfermagem. Método: relato de experiência sobre a realização de coleta de material para teste de Transcrição Reversa - Reação em Cadeia da Polimerase para detecção da Covid-19. A vivência ocorreu no período de março a maio de 2020, em uma Universidade pública federal, no estado do Rio de Janeiro, Brasil. Resultados: são apresentados a partir de duas seções: Fluxo de Atendimento no Centro de Testagem Diagnóstica e; Percepções e enfrentamentos durante a atuação no Centro de Testagem Diagnóstica. Conclusão: a experiência demonstrou que é um desafio estar na linha de frente no combate ao coronavírus em função do risco relacionado à atividade, da escassez de equipamentos de proteção individual e da alta demanda de trabalho. Mas, é possível ao enfermeiro, mesmo nesse contexto, utilizar instrumentos básicos do cuidar, aplicar o processo de enfermagem e interagir com o paciente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Bordin, Ivan, Carmen Silvia Vieira Janeiro Neves, Fernando Tsuyoshi Aida, Waltoyr Romero de Souza, Antonio Carlos Davoglio Junior, Thiago Luiz Ragugnetti Furlaneto y João Tavares Filho. "Sistema radicular de plantas cítricas e atributos físicos do solo em um Latossolo argiloso submetido à escarificação". Ciência Rural 35, n.º 4 (agosto de 2005): 820–25. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782005000400011.

Texto completo
Resumen
O trabalho teve como objetivo avaliar a influência da escarificação sobre atributos físicos do solo e sobre a distribuição do sistema radicular do limão ‘Cravo’ (Citrus limonia Osb) sob copa de laranja ‘Pêra’ (Citrus sinensis L. Osb). Foram abertas quatro trincheiras para cada tratamento (entrelinha escarificada e entrelinha não escarificada) avaliando-se distribuição das raízes na linha e entrelinha até a profundidade de 1,0 m pelo Sistema Integrado de Análise de Raízes e Cobertura do Solo (SIARCS 3.0). A porosidade total e a densidade do solo foram avaliadas em três profundidades (0,000-0,125; 0,125-0,250 e 0,25-0,375 m) em três posições: linha, centro da entrelinha e limite da copa na entrelinha. Três anos depois da escarificação não se detectou alteração para a densidade e a porosidade total do solo nas entrelinhas do pomar e a quantidade de raízes, independentemente da profundidade e posição em relação à planta.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Rodrigues, Ana Rita, Carlos Marques, Helena Reis y Miguel Maia. "UM OLHAR QUALITATIVO SOBRE AS PARCERIAS LATENTES EM PROJETOS EDUCATIVOS". Docent Discunt 1, n.º 1 (12 de noviembre de 2020): 45–62. http://dx.doi.org/10.19141/docentdiscunt.v1.n1.p45-62.

Texto completo
Resumen
Este artigo retrata uma análise de projetos educativos de agrupamentos de escolas públicas, escolas privadas e profissionais de um concelho situado no centro de Portugal com o intuito de compreender se os documentos espelham uma escola aberta à comunidade. Assim, pretende-se verificar se decorridos vários anos da existência de projetos educativos nas escolas, tais documentos refletem as parcerias com a comunidade e as operacionalizam. Trata-se, portanto, de um estudo de caso que se centra na análise de doze projetos educativos. A análise de conteúdo teve por recurso o software webQDA. Verificou-se a impossibilidade de realizar uma linha de análise vertical, comum a todo o corpus documental, dada a sua heterogeneidade estrutural. No entanto, pôde-se concluir que a existência de parcerias com a comunidade, ou a sua operacionalização, não são uma preocupação plasmada na generalidade dos projetos educativos analisados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

França, Carmena Ferreira de, Rhuan Rodrigo Pereira e. Silva, José Luiz Do Amaral Ferreira Júnior y Fernando Alves de Araújo. "Erosão da orla costeira grande-bispo, ilha de Mosqueiro, Belém - PA, através da análise de indicadores". Geografia Ensino & Pesquisa 24 (9 de julio de 2020): e20. http://dx.doi.org/10.5902/2236499433940.

Texto completo
Resumen
A orla costeira Grande-Bispo, localizada na ilha de Mosqueiro, Belém-PA, contexto estuarino da baía de Marajó, destaca-se pelas modificações decorrentes da erosão. É uma das áreas de ocupação mais antiga da ilha e densamente urbanizada. Este artigo tem por objetivos a caracterização morfodinâmica da orla Grande-Bispo e a definição dos subsetores mais erosivos. A análise baseia-se na distribuição espacial e na quantificação de indicadores de dinâmica costeira. Os indicadores adotados são: variação da linha de costa (borda das falésias e promontórios), largura do arco praial, posição da linha de maré alta, granulometria praial, feições erosivas/acumulativas, altura de falésias, tipo e condição da vegetação e conservação das construções. Os dados são obtidos através de interpretação de imagens e inventários de campo. A orla estudada compõe um cenário morfodinâmico diversificado, onde a erosão predomina, mas se manifesta com intensidade desigual. A análise da posição da linha de costa por imagens orbitais revela baixa erosão na orla Grande e estabilidade na orla do Bispo, no intervalo 1984-2017. Na escala temporal de curto período, os indicadores levantados em campo mostram média erosão na parte centro-sul da orla Grande e alta erosão na parte norte e na orla do Bispo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Vilarinho, Michelle Machado de Oliveira. "Marcas de uso: estudo e proposta". Cadernos de Estudos Lingüísticos 59, n.º 2 (11 de septiembre de 2017): 375. http://dx.doi.org/10.20396/cel.v59i2.8649150.

Texto completo
Resumen
O tema deste trabalho se insere na linha de pesquisa Léxico e Terminologia, desenvolvida no Centro de Estudos Lexicais e Terminológicos (Centro Lexterm), da Universidade de Brasília. O objeto de estudo são as marcas de uso, a fim de delimitá-las na formulação de verbetes para o dicionário on-line em elaboração. Nas ações do projeto “Dicionário Informatizado Analógico de Língua Portuguesa”, deparamo-nos com dificuldades para organizar o objeto de investigação mencionado. Como percurso metodológico, avaliamos, por meio do método descritivo-comparativo, as marcas de uso em obras lexicográficas representativas das línguas portuguesa, inglesa, francesa e espanhola. Com base nas análises, definimos o conceito, a finalidade e os tipos de marcas de usos para o modelo de dicionário. Entendemos por marcas de usos o recurso lexicográfico para indicar as variantes linguísticas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Izeta, Andrés, Gabriela Srur y Thiago Costa. "Zooarqueología urbana colonial. El caso del centro cultural de la Universidad Nacional de Corboda, Argentina". Vestígios - Revista Latino-Americana de Arqueologia Histórica 6, n.º 2 (31 de diciembre de 2012): 40–63. http://dx.doi.org/10.31239/vtg.v6i2.10629.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho é resultado de escavações de resgate realizadas no edifício do Centro Cultural da Universidade Nacional de Córdoba (ex Instituto Técnico Universitário), o qual está localizado na intersecção das ruas Obispo Trejo e Duarte Quirós, cidade de Córdoba, Argentina, que deixaram descobertas uma série de construções do antigo edifício Jesuíta. O objetido do estudo é agregar informação às características deste espaço arquitetônico colonial desde uma linha de evidência relacionada as registro ósseo descoberto em ditas escavações. Uma interpretação aproximada às estruturas identificadas pode ajudar a compreender as atividades cotidianas que se desenvolviam neste edifício Jesuíta, como o processamento e consumo de alimentos em espaços definidos como "cozinhas" e "despensas".
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Capra Filho, Luiz Armando Armando, Judite Sanson de Bem, Margarete Panerai Araujo y Moisés Waismann. "Usina do Gasômetro: Patrimônio de Porto Alegre". Mouseion, n.º 37 (7 de diciembre de 2020): 183. http://dx.doi.org/10.18316/mouseion.v0i37.5960.

Texto completo
Resumen
Um dos prédios mais famosos da cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul é conhecido como Usina do Gasômetro, por sediar a Companhia Brasil de Força Elétrica até a década de 1950. Esse prédio após o seu fechamento foi tombado e se transformou em um Centro Cultural. Foi sede de inúmeros projetos artísticos e ambientais. A entrevista organizada pelos professores do Unilasalle do Programa de Memória e Bens Culturais da linha de pesquisa de Memória e Gestão Cultural oferece um panorama desse complexo arquitetônico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

De Almeida, António Campar. "Praia do Areão (Vagos, Centro de Portugal) – dinâmica e gestão da duna frontal". Estudos do Quaternário / Quaternary Studies, n.º 7 (28 de diciembre de 2011): 79–86. http://dx.doi.org/10.30893/eq.v0i7.62.

Texto completo
Resumen
Este trabalho pretende mostrar como nem sempre as medidas tomadas para obviar o forte ataque da duna frontal, fruto do recuo da linha de costa na Região Centro de Portugal, têm sido as mais adequadas já quenão foram tidas em conta as dinâmicas dessa mesma duna e da praia que lhe está adjacente. A instalaçãode passadiços não veio resolver nada, podendo mesmo agravar a situação e preconiza-se uma série de medidas de procura de estabilização da duna, a fim de, pelo menos, afrouxar o forte avanço que a duna está a sofrer em direcção ao interior. Essas medidas passam pela suavização do contacto praia-duna, pela colmatação dos corredores eólicos, pela plantação de vegetação no cimo da duna capaz de interceptar a areia em circulação e pela retirada dos apoios de praia desta duna.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Ballesteros, Beatriz de Lima Bessa y Elaine Antunes Cortez. "Educação Permanente como estratégia transformadora do sentido da vida do profissional de saúde frente à pandemia: Nota prévia". Research, Society and Development 10, n.º 6 (8 de junio de 2021): e49510615707. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i6.15707.

Texto completo
Resumen
O presente estudo tem como objetivo informar sobre uma pesquisa que tem por intuito promover um espaço de ação-reflexão-ação promotor de saúde mental do profissional de saúde que atua na linha de frente do COVID-19, identificar as condições de trabalho que afetam a saúde mental dos trabalhadores de saúde, descrever o sentido da vida e estabelecer oficinas de apoio, sensibilização e diálogo sobre saúde mental e autocuidado dos trabalhadores em saúde que atua na linha de frente do COVID-19. Para tanto, o método escolhido será uma pesquisa exploratória, descritiva, com abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa Convergente Assistencial. O cenário da pesquisa será o Centro de Tratamento Intensivo de um Centro de Referência COVID-19 na região da Baia da Ilha Grande, no Estado do Rio de Janeiro, tendo como participantes os trabalhadores de saúde do setor. Para a coleta de dados serão seguidas duas etapas, uma por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, analisados por meio da análise de Bardin, e a segunda pela realização de oficinas baseadas na metodologia da problematização, através do uso do Arco de Maguerez. Pretende-se discutir os resultados à luz do referencial teórico de Donald Schon e Viktor E. Frankl e o referencial político através da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Com esse estudo, busca-se contribuir com importante passo para estabelecer o processo de educação permanente à equipe de saúde no apoio psicossocial no atendimento ao paciente vitimizado por COVID-19.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Silva, Sérgio Antônio. "A cor aplicada ao corpo: design, fotografia e cultura". Projetica 9, n.º 2Supl (12 de noviembre de 2018): 255. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2018v9n2suplp255.

Texto completo
Resumen
O texto parte da premissa de que o design contemporâneo trabalha numa linha de pensamento que coloca o homem no centro do projeto. Essa concepção vem do livro Uomo al centro del progetto e de um artigo de Flaviano Celaschi intitulado “O corpo como matéria-prima do projeto”. Feita essa introdução, o texto define a noção de corpo como um campo de linguagem. Na sequência, aborda o tema da cor do corpo humano e também da cor aplicada ao corpo. Finalmente, propõe a análise de três projetos cujos temas têm a ver com essa relação do corpo com as cores, no campo da fotografia. A intenção é mostrar como cada um dos casos analisados, sob o ponto de vista do design, embora com percursos metodológicos, linguagens e resultados bastante distintos uns dos outros, trabalha a ideia do “corpo como matéria-prima do projeto”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Bueno, Beatriz Piccolotto Siqueira. "Arqueologia da paisagem urbana: lógicas, ritmos e atores na construção do centro histórico de São Paulo (1809-1942)". Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n.º 64 (23 de agosto de 2016): 99. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i64p99-130.

Texto completo
Resumen
Sistemas de Informações Geográfi­cas (SIGs) permitem reconstituir paisagens ur­banas na longa duração. Os SIGs Históricos são fundamentais na espacialização de banco de dados complexos, viabilizando a elaboração de cartografias regressivas e temáticas – quadra a quadra, rua a rua, lote a lote –, cruzando infor­mações textuais e visuais. Propomo-nos a de­monstrar nossa metodologia e a linha teórica que a alicerça, bem como evidenciar os resulta­dos adquiridos, desenvolvendo novas pistas de pesquisa e contribuindo para uma melhor com­preensão do processo, das dinâmicas e ritmos de produção social da cidade do ponto de vista da sua dimensão material.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Laroque, Luís Fernando da Silva y Juciane Beatriz Sehn da Silva. "Ambiente e cultura Kaingang: saúde e educação na pauta das lutas e conquistas dos Kaingang de uma terra indígena". Educação em Revista 29, n.º 2 (junio de 2013): 253–75. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982013000200011.

Texto completo
Resumen
Este artigo tem por objetivo discutir questões relacionadas à saúde e educação indígena Kaingang da Terra Indígena Linha Glória, localizada no município de Estrela, no Vale do Taquari-RS. Os Kaingang são povos de língua Jê, constituindo, na atualidade, um dos maiores grupos do ponto de vista populacional no Sul do Brasil, ocupando territórios localizados no oeste paulista, centro-norte e oeste paranaenses, oeste catarinense e centro-norte do Rio Grande do Sul. Sendo assim, buscamos compreender como esse grupo vivencia e relaciona-se culturalmente com a saúde e a educação no seu cotidiano. Pretendemos, sobretudo, mostrar que o grupo tem sido sujeito de sua história, estando à frente de diversas lutas relacionadas à saúde e educação, e que a Constituição Federal de 1988 garante, nos termos específicos da lei, que ambas sejam realizadas de maneira diferenciada, respeitando a cultura e a peculiaridade das populações indígenas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Pereira, Edson Pimentel, Rodrigo Alvarenga Rosa, Pedro Pelacani Berger, João Teixeira Carvalho y Glaydston Mattos Ribeiro. "Modelo matemático para o planejamento da circulação de trens em ferrovias de linha singela". TRANSPORTES 25, n.º 1 (1 de marzo de 2017): 12. http://dx.doi.org/10.14295/transportes.v25i1.903.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos a exportação de commodities agrícolas e minerais vem crescendo no Brasil e isto tem levado a um aumento de demanda de transporte ferroviário. Assim, é importante que modelos matemáticos sejam propostos para o planejamento da circulação dos trens que tenham por objetivo o aumento da quantidade de trens circulando na ferrovia. Desta forma, este artigo apresenta um modelo matemático baseado no modelo Job Shop para o Problema de Planejamento da Circulação de Trens em uma ferrovia de linha singela. O modelo proposto permite que os trens sejam atrasados ou adiantados na partida visando reduzir o tempo parado em pátios de cruzamento. O modelo foi resolvido utilizando CPLEX 12.6 e testes foram realizados com dados reais da Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Os resultados do modelo foram comparados com os resultados da FCA e em todos os cenários testados o modelo obteve redução do tempo de viagem dos trens.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

MORISSY, CARLOS ALMIR. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - Sistemas nacionais de transmissão: implantação e perspectivas". Revista do Serviço Público 43 (20 de junio de 2017): 46–49. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1950.

Texto completo
Resumen
Distinguem-se, no Brasil, duas redes de transmissão ainda isoladas entre si, a saber: o sistema interligado das Regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste e o sistema interligado do Nordeste e parte da Região Norte (Pará). O critério dominante, ainda determinístico, impõe que nenhum corte de carga deve resultar de eventos tais como o desligamento de uma linha de transmissão dos troncos principais ou de um transformador de interligação. Avalia-se também o efeito da perda de uma unidade geradora de grande porte, simulando-se, assim, as eventuais reservas ou paradas de unidades, por defeito ou para manutenção programada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Estanque, Elísio. "Sociologia e engajamento em Portugal: reflexões a partir do trabalho e do sindicalismo". Caderno CRH 22, n.º 56 (agosto de 2009): 311–24. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792009000200008.

Texto completo
Resumen
O presente paper procura ser um exemplo da sociologia crítica-pública desenvolvida no Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra. A linha temática aqui tratada (sociologia do trabalho e do sindicalismo) assume uma perspectiva crítica, quer do ponto de vista teórico-reflexivo, quer como prática política do cientista social, consideradas duas faces da mesma moeda. Partindo desse ponto de vista, discute-se a atual conjuntura de crise e analisase o caso português à luz da questão do trabalho, realçando alguns dos traços estruturais do país como semiperiferia da Europa e mostrando como alguns dos seus atuais problemas têm origens muito antigas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Tângari, Vera Regina. "Paisagem urbana da zona norte do rio: o caso do meier". Paisagem e Ambiente, n.º 8 (10 de diciembre de 1995): 47. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2359-5361.v0i8p47-66.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta a metodologia utilizada para o projeto de interven­ ção paisagística no centro funcional do Meier, bairro situado na região norte do Rio de Janeiro junto à linha férrea, tendo como base determinados princípios conceituais que reforçam a relação existente entre desenho urbano e paisagem. Paralelamente à descrição da abordagem adotada pela equipe, o desenvolvimento do projeto é ilustrado através de croquis e desenhos referentes às fases de caracterização e qualificação paisagísticas, formulação de diretrizes de intervenção e anteprojeto, tendo sido extraídos do conjunto de informações e documentos que integram os volumes do projeto encaminhados à Administração Municipal
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Hoff, Tânia Cezar y Adriana Lima Oliveira. "Comunicação e Consumo da Cidade: entre espaços construídos e espaços vividos". Revista ECO-Pós 22, n.º 3 (19 de diciembre de 2019): 100–119. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v22i3.27414.

Texto completo
Resumen
Abordamos, neste artigo, o consumo da cidade a partir da produção de sentidos e de discursos presentes em projetos de reurbanização da região central da cidade de São Paulo, lugar que propicia diálogos, debates e embates característicos do nosso espaço-tempo histórico e nos permite descortinar os discursos institucionalizados sobre áreas urbanas de interesse de várias ordens. Definimos como questão a ser debatida a produção de sentidos sobre a cidade de São Paulo, notadamente aquela promovida no âmbito de projetos de reurbanização, bem como a concepções de cidade que justificam intervenção no centro desta metrópole brasileira. Para tanto, o corpus a ser analisado é formado por três propostas de reurbanização na região central da cidade de São Paulo: Projeto Nova Luz, 2011; Projeto Centro Novo, 2017; e Projeto Campos Elísios Vivo, 2018. Tendo como principal inspiração teórico-metodológica a análise de discurso de linha francesa, mobilizamos estudiosos do campo da comunicação, dos estudos do consumo e da cidade que fundamentam teoricamente nossas reflexões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Braga, Felipe de Queiroz, Danilo Enrico Martuscelli y Nátaly Santiago Guilmo. "pensamento de Nicos Poulantzas". Cadernos Cemarx, n.º 12 (2 de octubre de 2019): 7–18. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v0i12.11312.

Texto completo
Resumen
. No ano de 2019, completam-se 40 anos da morte de Nicos Poulantzas. Nascido em Atenas (Grécia), no dia 3 de setembro de 1936, Poulantzas interrompeu sua vida quando tinha apenas 43 anos em Paris (França), no dia 3 de outubro de 1979. Militou no Partido Comunista Grego e, a partir de 1968, vinculou-se ao Partido Comunista Grego do Interior, depois da cisão de parte de seus militantes com a linha política de construção do socialismo adotada pela URSS. Poulantzas começou a atuar como docente, durante seu exílio na França, no Centro Universitário Experimental Vincennes, criado logo após os eventos de maio de 1968 com a proposta de ser aberto aos trabalhadores. Juntamente com outros intelectuais do campo progressista, Poulantzas trabalhou até seu último dia de vida nesse Centro Universitário, que se situava inicialmente em Vincennes, tendo migrado nos anos 1980 para Saint-Denis e dado origem à Universidade de Paris VIII VincennesSaint-Denis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Schuch, Luis Osmar Braga, Irajá Ferreira Antunes, Marcos Paulo Ludwig, Sandro De Oliveira y Elisa Souza Lemes. "Severidade de antracnose e crestamento bacteriano comum em feijoeiro sob diferentes espaçamentos e população de plantas". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 12, n.º 4 (1 de octubre de 2017): 661. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v12i4.4589.

Texto completo
Resumen
O feijão (Phaseolus vulgaris L.) tem grande importância econômica e social no Brasil fazendo parte da alimentação básica. A incidência de doenças foliares causa prejuízos à lavoura. O objetivo do trabalho foi avaliar a severidade de Antracnose e Crestamento Bacteriano Comum em feijoeiro sob diferentes espaçamentos e populações de plantas. Os experimentos foram conduzidos na área experimental do Centro Agropecuário da Palma, da Universidade Federal de Pelotas, em três anos de cultivo. As populações utilizadas foram 100, 200, 350 e 500 mil plantas ha<sup>-1 </sup>com espaçamentos entre linhas de 25, 50 e 75 cm. As avaliações foram realizadas nas vagens e folhas quando as plantas se encontravam no estágio R8. A severidade do Crestamento Bacteriano Comum e da Antracnose é variável de acordo com o ano de cultivo. A severidade do Crestamento bacteriano é mais afetada pela população de plantas do que pelo espaçamento. Menores espaçamentos entre linha, associados a maiores populações de plantas proporcionam um fechamento do solo mais rápido o que resulta em uma condição mais propícia ao desenvolvimento das doenças. A distribuição uniforme das plantas na área reduz a severidade de doenças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

POSSATTO JUNIOR, OMAR, MARCOS VENTURA FARIA, GUILHERME MENDES BATTISTELLE, EVANDREI SAN ROSSI, DIEGO FERNANDO MARCK, CARLOS AUGUSTO SILVA, ANDRÉ GABRIEL y ELIZA GRALAK. "AVALIAÇÃO DE LINHAGENS S2 DE MILHO EM TOPCROSSES COM LINHAGEM ELITE TESTADORA". Revista Brasileira de Milho e Sorgo 16, n.º 2 (1 de diciembre de 2017): 297. http://dx.doi.org/10.18512/1980-6477/rbms.v16n2p297-309.

Texto completo
Resumen
O objetivo foi avaliar o potencial de linhagens (S2) de milho em cruzamentos topcrosses, usando como testador uma linhagem elite. Foram conduzidos quatro experimentos, em que dois foram na região centro-sul do Paraná e dois na região noroeste de Minas Gerais. Em cada experimento foram avaliados 121 tratamentos, sendo 108 híbridos topcrosses de linhagens S2 cruzadas com uma linhagem elite testadora e 13 híbridos comerciais (testemunhas). O delineamento utilizado foi o látice triplo 11x11. As parcelas foram compostas de uma linha com 5 metros, espaçamento de 0,80 metros entre linhas com população de 62.500 plantas por hectare. Foram avaliadas as características agronômicas altura de planta e espiga, produtividade e estabilidade produtiva de grãos (PG). Os dados foram submetidos à análise de variância individual e conjunta, estabilidade e adaptabilidade (Annicchiarico) utilizando o programa GENES, as médias foram agrupadas pelo teste de Scott Knott a 5% de probabilidade. Para AP e AE houve interação genótipos x ambientes significativa. A linhagem elite utilizada como testadora foi eficiente na discriminação do mérito relativo das linhagens S2 em cruzamentos topcrosses. As linhagens S2 cujas combinações híbridas em topcrosses com o testador apresentaram elevado potencial genético deverão ser avançadas no programa de melhoramento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Patrocínio, Lucas Gomes, José Antônio Patrocínio, Hugo Gonçalves Couto, Hélio Muniz de Souza y Paulo Márcio Coelho Carvalho. "Ritidoplastia subperiosteal: cinco anos de experiência". Revista Brasileira de Otorrinolaringologia 72, n.º 5 (octubre de 2006): 592–97. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-72992006000500004.

Texto completo
Resumen
Na ritidoplastia clássica, o centro médio da face melhora pouco. A correção estética da ptose da proeminência malar, do acentuado sulco nasolabial e da linha do jaw, em grande parte dos casos, requer um acesso diferente, adotando a técnica de ritidoplastia subperiosteal. OBJETIVO: Demonstrar a casuística e avaliar os resultados e complicações com a técnica de ritidoplastia subperiosteal no nosso serviço. PACIENTES E MÉTODOS: De janeiro de 2001 a dezembro de 2005, 25 pacientes, entre 44 e 60 anos de idade, 24 do sexo feminino, foram submetidos à ritidoplastia subperiosteal. Retrospectivamente foram avaliados resultados e complicações. RESULTADOS: Destes, 20 apresentaram resultados satisfatórios, 4 apresentaram déficit estético notado tanto pelo paciente quanto pelo cirurgião e 1 apresentou déficit estético necessitando cirurgia revisional. Todos os pacientes apresentaram melhora do sulco nasolabial, eminência malar e melhor definição da linha do jaw. A cirurgia revisional foi necessária em um paciente que referia pouca melhora. Quatro pacientes apresentaram uma retração de pele na região malar em decorrência das suturas de suspensão. Um paciente apresentou paralisia transitória do ramo frontal do nervo facial. CONCLUSÃO: A ritidoplastia subperiosteal com acesso temporal se mostrou uma técnica que produz resultados satisfatórios na grande maioria dos casos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Pires, Maria Raquel Gomes Maia y Leila Bernarda Donato Gottems. "Recriar-se de subjetividades críticas na formação e no trabalho interprofissional". JMPHC | Journal of Management & Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, n.º 3 (19 de septiembre de 2018): 34. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.647.

Texto completo
Resumen
O Recriar-se (arte, lúdico e tecnologias educativas na saúde) é uma linha de produção científica do Núcleo de Pesquisa em Promoção da Saúde e Projetos Inclusivos, pertencente ao Centro de Estudos Avançados e Multidisciplinares da Universidade de Brasília (Nesprom/Ceam/UnB). Nosso compromisso é produzir conhecimentos e tecnologias lúdico- educativas para a formação e a prática de profissionais de saúde e de outras áreas, com ênfase na reinvenção de subjetividades críticas em suas dimensões éticas, estéticas, epistêmicas, política e social. O objetivo do trabalho é relatar as experiências de pesquisas do Recriar-se no fomento de subjetividades críticas de estudantes e profissionais, aplicadas aos diversos cenários do ensino e do trabalho interprofissional. Trata-se de um relato de experiência em pesquisa, produção tecnológica e narrativas lúdico-educativas de abordagem interdisciplinar e multiprofissional oriunda da referida linha. Nos últimos sete anos, diversos projetos de pesquisas originaram três tecnologias lúdico-educativas (jogos de tabuleiro (IN)DICASUS, Banfisa e Violetas), assim como a série ‘Didáticos-para-Recriar-se’, contendo 38 produções oriundas das experiências de pesquisa, de ensino e de extensão, articuladas às manifestações da arte e do lúdico, com ricas possibilidades de reinvenção sensível, ética e política dos participantes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Souza, Andréia Brito de, Amanda Mota Lacerda, Ariela Mota Ferreira, Renata Fiúza Damasceno, Éster Cerdeira Sabino, Antônio Luiz Pinho Ribeiro, Thallyta Maria Vieira, Desirée Sant'Ana Haikal y Amanda Karoline Pinheiro Silva. "ESTUDO LONGITUDINAL DE INDIVÍDUOS COM DOENÇA DE CHAGAS DE REGIÃO ENDÊMICA BRASILEIRA: A COORTE SAMITROP". Revista Unimontes Científica 23, n.º 2 (27 de julio de 2021): 01–22. http://dx.doi.org/10.46551/ruc.v23n2a01.

Texto completo
Resumen
A coorte SaMi-Trop - Centro de Pesquisa em Medicina Tropical de São PauloMinas Gerais, um estudo multicêntrico de pacientes com Doença de Chagas – DC, idealizado por cientistas de quatro universidades públicas brasileiras, tem sido conduzida desde 2013 em regiões endêmicas do estado de Minas Gerais - MG. Objetivo: apresentar e descrever como está sendo conduzida a coorte SaMi-Trop e seus principais resultados, com um retorno local voltado aos gestores municipais. Métodos: os participantes foram recrutados através da base de dados da Rede de Teleassistência de Minas Gerais - RTMG. Até o momento, duas coletas foram realizadas, uma linha de base que ocorreu nos anos de 2013 e 2014 e um primeiro seguimento nos anos de 2015 a 2016. Resultados: participaram 2157 indivíduos na linha debase. Desses, 146 faleceram e 1709 se mantiveram no primeiro seguimento, após dois anos. A maioria dos participantes era do sexo feminino, apresentava idade até 60 anos, união estável e se autodeclararam não branco. Conclusão: a coorte tem contribuído com o avanço no conhecimento científico da DC. Seus resultados, também, devem subsidiar políticas públicas e estratégias para melhorar os serviços de saúde ofertados, de forma direcionada, às reais necessidades dos portadores de DC.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Raposo, Adriana Andrade, Antônio Pedro Mendes Schettini, José Carlos Gomes Sardinha y Valderiza Lourenço Pedrosa. "Perfil nosológico de centro de referência em dermatologia no estado do Amazonas - Brasil". Anais Brasileiros de Dermatologia 86, n.º 3 (junio de 2011): 463–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0365-05962011000300007.

Texto completo
Resumen
FUNDAMENTOS: As doenças de pele estão associadas a alta morbidade, baixa mortalidade e baixa proporção de hospitalização. Entretanto, podem causar considerável interferência no bem-estar físico e emocional do indivíduo. Várias delas atingem grandes contingentes populacionais, havendo necessidade de intervenções específicas para seu controle. OBJETIVO: Descrever a frequência das dermatoses diagnosticadas em serviço de dermatologia na cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas. MÉTODOS: Coletaram-se dados registrados sobre sexo, idade, procedência e diagnósticos referentes à primeira consulta dos pacientes atendidos entre janeiro de 2000 e dezembro de 2007. RESULTADOS: Das 56.024 consultas registradas, obtiveram-se 56.720 diagnósticos dermatológicos, sendo mais comuns as doenças sexualmente transmissíveis (25,12%), as dermatoses alérgicas (14,03%), as dermatoses não especificadas (13,01%), a hanseníase (6,34%) e acne, seborreia e afins (5,05%). A frequência foi semelhante para ambos os sexos, a faixa etária de 20-29 anos foi predominante e Manaus foi a procedência mais referida. CONCLUSÕES: O padrão das doenças cutâneas identificadas neste estudo pode servir como linha de base para que gestores do sistema de saúde da região desenvolvam estratégias de prevenção e controle das dermatoses mais comuns, com ênfase nas doenças sexualmente transmissíveis, doenças cutâneas alérgicas, hanseníase e acne
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Silva, Alessandro Guerra da, Adalbert Horvath Neto, Itamar Rosa Teixeira, Kátia Aparecida Pinho da Costa y Alessandro Lucca Braccini. "Seleção de cultivares de sorgo e braquiária em consórcio para produção de grãos e palhada". Semina: Ciências Agrárias 36, n.º 5 (21 de octubre de 2015): 2951. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n5p2951.

Texto completo
Resumen
<p><span style="font-family: Verdana; color: black; font-size: 8pt;">O consórcio de sorgo com braquiária apresenta potencial para produção de grãos e palhada. Porém, poucos estudos têm sido realizados no intuito de selecionar cultivares para o consórcio, em condições de safrinha, na região Centro-Oeste. O objetivo deste trabalho foi selecionar cultivares de sorgo granífero e espécies de braquiárias em consórcio na linha, em safrinha, visando produção de grãos e palhada. O ensaio foi realizado em Rio Verde-GO, na safrinha de 2010. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, em esquema fatorial 2x5+2+5 correspondendo a duas cultivares de sorgo granífero (BRS 310 e DKB 599) consorciadas na linha com cinco cultivares de braquiária (<em>Brachiaria brizantha </em>cv. Xaraés, Marandu e Piatã, <em>B. decumbens </em>e <em>B. ruziziensis</em>). Adicionalmente, efetuaram-se sete tratamentos adicionais referentes aos monocultivos das duas cultivares de sorgo e cinco de braquiária. Os resultados permitiram constatar que os consórcios do BRS 310 com a <em>B. ruziziensis </em>e <em>B. brizantha </em>cv. Xaraés proporcionaram maiores rendimentos de grãos, massa seca (palhada) e proteína bruta total, sendo o mesmo constatado para o DKB 599 consorciado com a <em>B. decumbens</em>. O híbrido DKB 599 apresentou maior potencial produtivo, porém, maior sensibilidade a competição com as plantas de braquiária. Em determinados tratamentos, a braquiária ocasionou redução do estande do sorgo e, consequemente, diminuição do rendimento de grãos. O consórcio de sorgo granífero e braquiária na safrinha mostrou-se como técnica de cultivo viável para produção de grãos e palhada na região Centro-Oeste. </span></p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía