Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Máxima recuperação de energia.

Artículos de revistas sobre el tema "Máxima recuperação de energia"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Máxima recuperação de energia".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Vieira, Débora Albuquerque, Maraiza Prescila Santos, Danielle Guedes Lima, Yuri Molina Rodriguez, Cleonilson Protásio Souza y Tarcísio Oliveira Moraes Júnior. "PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE NÚCLEO DE FERRO PURO OBTIDO POR METALURGIA DO PÓ PARA APLICAÇÃO COMO CAPTADOR EM ENERGY HARVESTING". HOLOS 3 (24 de julio de 2015): 74. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2015.2655.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos, o termo colheita de energia tem sido utilizado em uma grande classe de aplicações, cuja principal função é a recuperação da energia disponível a partir de fontes, por exemplo, mecânica, solar, térmica, entre outras, que de outro modo seria desperdiçada. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento e caracterização de um núcleo de pó de ferro obtido por moagem de alta energia, bem como a utilização desse núcleo como captador em um processo de colheita de energia por indução no intuito de observar a sua capacidade de colher energia. O ferro foi caracterizado por difração de raios X e microscopia eletrônica de varredura e realizados testes de bancada para avaliar a quantidade de energia colhida do captador desenvolvido. A análise estrutural mostrou que o pó obtido é monofásico, sem presença de impurezas. As micrografias apresentam característica homogênea, com pouca porosidade. As características magnéticas do material obtido o classificam como material ferromagnético mole, devido ao estreito laço de histerese. No testes para captação de energia, o núcleo apresentou resultados satisfatórios, pois foi capaz de fornecer um nível máximo de potência de 0.41mW quando submetido a uma corrente elétrica em seu enrolamento primário de 15 A
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ribeiro, Guido Assis Cachuba de Sá. "Estudo do perfil energético com eletrodiagnóstico ryodoraku em atletas velocistas de ciclismo". Fisioterapia Brasil 8, n.º 4 (1 de enero de 2018): 294. http://dx.doi.org/10.33233/fb.v8i4.1793.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o perfil energético e possíveis desequilíbrios dos meridianos em atletas velocistas ciclistas em treinamento anaeróbico lático de alta intensidade, utilizando o método de eletrodiagnóstico Ryodoraku. A aplicação desse método foi efetuada antes e após o treino no qual os atletas velocistas participantes de provas exaustivas utilizam o metabolismo anaeróbico lático, o que provoca acidez muscular, gerando um aumento da freqüência cardíaca, dificultando a função neuromuscular e, conseqüentemente, a perda de energia, prejudicando o tempo/velocidade, ou seja, a performance máxima. Algumas avaliações científicas comprovam que atletas que treinam utilizando o metabolismo anaeróbico lático toleram mais o lactato (acidez muscular) nas provas específicas melhorando o fator tempo/velocidade. Vale lembrar que além da técnica do atleta, é importante o metabolismo estar funcionando adequadamente para a demanda de esforço que necessita, pois para cada treinamento existe um tempo de recuperação que deve ser respeitado para evitar a fadiga. Concluiu-se através desta pesquisa que os atletas participantes, velocistas-ciclistas, apresentaram desequilíbrios significativos do meridiano (canal) intestino delgado, meridiano (canal) baço-pâncreas e meridiano (canal) triplo aquecedor, antes e depois do treinamento, mostrando a relação existente entre o intestino delgado e o coração, já que a função deste é controlar o sangue nos vasos sanguíneos para uma melhor irrigação. Por outro lado, a função do intestino delgado é digerir, absorver e separar o “puro” do “turvo”, o que permite melhor aproveitamento das substâncias essenciais com vistas a um adequado funcionamento fisiológico. Partindo da ênfase na utilização do método Ryodoraku poder-se-ão aprofundar novas investigações sobre avaliações de atletas velocistas e, posteriormente, a utilização da acupuntura para o reequilíbrio dos desequilíbrios desses atletas.Palavras-chave: eletroacupuntura Ryodoraku , ciclismo, lactato.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gomes, Simone y Pedro Henrique Weirich Neto. "POTENCIAL DE RECUPERAÇÃO DE ENERGIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DOMICILIARES (RSD) DO MUNICÍPIO DE PONTA GROSSA, PR, BRASIL". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 6, n.º 1 (10 de mayo de 2017): 457. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v6e12017457-469.

Texto completo
Resumen
A demanda energética apresenta crescimento constante ao longo do tempo, sendo necessário aumento na sua disponibilidade, além de fontes alternativas e de recuperação. Os resíduos sólidos urbanos podem ser considerados fonte de energia quando tratados através da incineração controlada, pois esta tecnologia permite a recuperação de energia na forma térmica. Neste estudo foi realizada estimativa de recuperação de energia térmica e elétrica a partir dos resíduos sólidos domiciliares do município de Ponta Grossa. Para isso, foi determinado o poder calorífico de quatro amostras homogeneizadas e dos materiais individuais coletados no aterro do município. A partir do poder calorífico superior médio das amostras, 19.807 kJ kg-1, seria possível a recuperação de energia para abastecimento elétrico de 51% das residências urbanas do município. Mesmo considerando a ausência de materiais recicláveis no processo de incineração, ainda assim seria possível atender a 28% das residências com a energia recuperada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

La Porta Neto, Dante Gageiro, Arnaldo Ruben Gonzalez y José Antônio Esmerio Mazzaferro. "Análise da Influência da Espessura de Aba, Espessura de Alma e Energia de Soldagem sobre as Distorções Angulares em Juntas em Ângulo de Filete". Soldagem & Inspeção 22, n.º 2 (junio de 2017): 174–93. http://dx.doi.org/10.1590/0104-9224/si2202.07.

Texto completo
Resumen
Resumo Este trabalho utilizou metodologia proposta por teorias de Projeto de Experimentos para quantificar o efeito da energia de soldagem, espessura da aba e espessura da alma na distorção angular em juntas de filete soldadas pelo processo MIG/MAG com modo de transferência curto-circuito. A Análise de Variância identificou como significativos o efeito da energia de soldagem, da espessura da aba e a interação dos fatores energia de soldagem e espessura da aba. Observou-se menores distorções para a combinação de maior energia de soldagem e menor espessura de aba, e para menor energia de soldagem e maior espessura de aba. Adicionalmente, demonstrou-se que o gradiente de temperatura na aba da junta não determina a máxima distorção angular, e sim a máxima temperatura atingida na superfície inferior da aba, com máxima distorção angular obtida para temperatura atingida de 425 °C em ponto na superfície inferior da aba e paralelo à margem do cordão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Nascimento, Clístenes Williams Araújo do y lede de Brito Chaves. "Erosividade e características da chuva correlacionadas com perdas de solo em Alagoinha - PB". Ciência Rural 26, n.º 3 (diciembre de 1996): 407–12. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781996000300011.

Texto completo
Resumen
Visando estabelecer o parâmetro da chuva quemelhor expresse a sua capacidade potencial de causar erosão, foram estudadas, para o período de 1981 a 1989, correlações lineares simples entre 13 características da chuva e as perdas de solo provocadas por erosão hídrica em solo classificado como Terra Roxa Estruturada localizada na Estação Experimental de Alagoinha, Paraíba, pertencente a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba. As características da chuva testadas como estimadores da erosividade foram: quantidade de chuva;energia cinética total; segmentos de chuva com energia cinética igual ou superior a 25 mm/h; intensidades máximas de chuva em 5, 10, 15, 30 e 60 minutos; produto da energia cinética total pelas intensidades máximas em 5, 10, 15, 30 e 60 minutos. As correlações obtidas indicam que a característica da chuva produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 15 minutos é a que melhor se correlaciona com as perdas de solo na região em estudo; entretanto, não houve diferença significativa entre as características produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 15 minutos e produto da energia cinética total pela intensidade máxima em 30 minutos. O valor médio anual para a precipitação em Alagoinha - PB no período de 1981 a 1989 foi de 3423 MJ.mm/ha.h.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Lafonte, Arnaud. "0 SETOR ELÉTRICO E SUAS RELAÇÕES COM OUTROS SETORES DA ECONOMIA - Energia elétrica e indústria de equipamentos". Revista do Serviço Público 43 (20 de junio de 2017): 206–11. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1987.

Texto completo
Resumen
O setor de energia vem apresentando uma sensível recuperação no nível de encomendas à indústria nacional, após a acentuada queda verificada nos anos de 1982 e 1983. Tal recuperação foi evidenciada no exercício de 1984. Conquanto ainda não retomados os fndices verificados em 1980-1981, a tendência de crescimento deverá ser mdntida nos próximos anos. No que tange a equipamentos e materiais, embora no segmento de geração não tenha havido colocação significativa de pedidos, verificou-se uma evidente recuperação nos segmentos de transmissão e distribuição. O quadro n 9 1, a seguir, indica o crescimento de nível de encomendas em relação a 1983, principalmente para materiais de instalação de transmissão e distribuição de energia elétrica (transformadores de distribuição, relés de proteção, ferragens e isoladores).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Cuellar, Lisímaco Vallejo, Maria Augusta P. M. Kiss, Rubens Lombardi Rodrigues y Paulo Roberto De Carvalho. "Cineantropometria morfo-funcional em atletas adolescentes". Revista Paulista de Educação Física 2, n.º 2 (20 de mayo de 1988): 21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1988.138200.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi a analise das.diferenças ocorridas, na capacidade aeróbica (consumo máximo de oxigênio em 1/min em ml/kg/min), na frequência cardíaca máxima e na frequência cardíaca de recuperação, em um período de onze meses de treinamento e competições de atletismo,, seguidos de um mês de descanso, em relação ao crescimento de atletas adolescentes pós-púberes corredores e saltadores. Foram testados oito atletas do sexo masculino, na idade x-16,8 anos, que estavam realizando um programa de treinamento de atletismo de acordo com suas respectivas modalidades, já em nível competitivo nacional. Foram feitas as medidas antropométricas da estatura, peso, dobras cutâneas (tricipitai, subescapular, suprailíaca e abdominal): a percentual de gordura e a massa magra. A potência máxima aeróbica foi calculada conforme Astrand e Ryhming (1954), em 1/min e ml/kg/min na bicicleta ergométrica, registrando-se o eletrocardiograma de esforço para o estudo da frequência cardíaca máxima e da frequência cardíaca de recuperação no primeiro, quinto e oitavo minutos. O nível de significância fixou-se em 5°o. Nâo houve diferença significativa no consumo máximo de oxigê­ nio em 1/min em ml/kg/min, ou seja manteve-se está­ vel. Em relação às variáveis antropométricas, a estatura aumentou significativamente (de x~ 174,3 cm para x~ 174,9 cm). O peso apresentou diferença significati- - va entre o pré e o pós-treino, de x=62,8 kg para x=64,9 kg. A gordura percentual não apresentou diferença significativa. A massa magra teve um aumento significativo, de x=56,2 kg para x =58,2 kg. A frequência cardíaca máxima e a frequência cardíaca de recuperação no primeiro, quinto e oitavo minutos, não apresentaram diferenças significativas: a queda porcentual da frequência cardíaca, no primeiro minuto de recuperação em relação a máxima atingida foi de 27% no pré e de 19,4% no pós-treino. Não houve correla­ ção significativa entre os valores do delta do consumo máximo de oxigênio em 1/min e em ml/kg/min e os deltas da estatura, do peso, da gordura percentual e da massa magr
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Ferreira, Ramon de Souza. "Biodigestores e os fatores que determinam sua máxima produção". Research, Society and Development 9, n.º 7 (26 de mayo de 2020): e544972677. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2677.

Texto completo
Resumen
Os biodigestores têm sido estudados e melhorados de forma acelerada nessa última década. A preocupação em alterar a matriz energética mundial dando prioridade às formas de energia limpa e deixando de lado o uso de combustíveis fósseis coloca a utilização de biogás para geração de energia como sendo uma alternativa atrativa. Além de ser uma forma de energia limpa, ainda é capaz de evitar que compostos prejudiciais ao ecossistema como metano, gás carbônico e gás sulfídrico sejam lançados na atmosfera. O objetivo da presente pesquisa é apresentar um levantamento bibliográfico atualizado sobre a tecnologia utilizada nos biodigestores e os fatores que influenciam diretamente na produção do biogás. Após a análise bibliográfica, foi possível identificar que através da leitura correta, análise e controle do pH, temperatura, tempo de retenção hidráulica, quantidade de nutrientes e água no sistema e do processo de agitação da matéria orgânica dentro do reator é possível se obter uma maior quantidade de biogás inclusive de melhor qualidade. O que determina a qualidade do biogás é a quantidade de gás metano na composição, pois é o metano que será aproveitado para a queima.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Motta, Andréa Rodrigues, Cibele Comini César, Silvana Bommarito y Brasília Maria Chiari. "Força axial de língua em diferentes faixas etárias". Jornal da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 23, n.º 3 (septiembre de 2011): 201–5. http://dx.doi.org/10.1590/s2179-64912011000300004.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Analisar a força axial máxima, força axial média, a energia acumulada pela língua e o tempo gasto para alcançar a força máxima de língua, em diferentes faixas etárias. MÉTODOS: Foram analisados os prontuários referentes a 92 indivíduos, alunos, funcionários e visitantes de uma universidade, sendo 29 (32,6%) homens e 63 (67,4%) mulheres, com idades entre 14 e 53 anos de idade, que foram divididos em quatro grupos etários: 14 a 18 anos, 19 a 23 anos, 24 a 28 anos e 29 a 53 anos. Cada indivíduo foi submetido à avaliação clínica e instrumental de língua, sendo esta última realizada por meio do FORLING. Os dados foram analisados estatisticamente. RESULTADOS: Em relação à força média, à força máxima e à energia acumulada pela língua não foram observadas diferenças entre os grupos. Quanto ao tempo empregado para alcançar a força máxima de língua, os maiores valores foram encontrados na faixa etária entre 14 e 18 anos (4,5 s) e os menores entre 19 e 23 anos (3,1 s), havendo diferença entre os grupos (p=0,001). CONCLUSÃO: Apenas o tempo médio gasto para se alcançar a força máxima da língua sofre influência da faixa etária, indicando que os adolescentes não são capazes de atingir a força máxima lingual de maneira tão rápida quanto os adultos jovens.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Rabelo, Cristina Alves. "O fomento do biogás como fonte de energia renovável". Revista Videre 11, n.º 22 (3 de diciembre de 2019): 79–91. http://dx.doi.org/10.30612/videre.v11i22.10533.

Texto completo
Resumen
Sob a análise do desenvolvimento sustentável, a pesquisa tem por objetivo destacar a importância do biogás, como fonte de energia renovável, que pode ser produzido em usinas de recuperação energética e biodigestores, e sua contribuição com a redução de gases de efeito estufa. Foi demonstrado, por meio das Diretivas Europeias, como esta fonte de energia passou ser produzida na União Europeia, onde as usinas de recuperação energética são bem avançadas. Enfatizou-se a importância das políticas públicas para o fomento do biogás no Brasil, como o PROINFA e PROBIOGÁS. Ao final, constatou-se a necessária função extrafiscal do tributo, com influência da Economia Comportamental, para as políticas públicas para fomento do biogás, como fonte energética renovável. A metodologia da pesquisa seguiu o método de abordagem dedutivo e a técnica de pesquisa foi a bibliográfica, com consulta a sites especializados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Garcia Filho, Fernando Cal, Roberto Guarniero, Rui Maciel de Godoy Júnior, César Augusto Martins Pereira, Marcos Almeida Matos y Lucas Cortizo Garcia. "Sutura simples e âncora em quadris de coelhos". Acta Ortopédica Brasileira 20, n.º 5 (2012): 280–84. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522012000500007.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Por meio de ensaios biomecânicos, comparar as capsulorrafias com sutura simples e com âncoras, em quadris de coelhos. MÉTODO: Foram utilizados 13 coelhos, 26 quadris, todos machos da raça Nova Zelândia albinos (Oryctolaguscuniculus). Inicialmente, realizamos um projeto piloto em três coelhos (seis quadris). Este experimento constou de 10 coelhos, divididos em 2 grupos: o Grupo 1 submetido à capsulorrafia (quadris direito e esquerdo) com sutura simples utilizando fio absorvível de ácido poliglicólico e o Grupo 2 submetido a capsulorrafia (quadris direito e esquerdo) com âncora de titânio. Após o período de quatro semanas de operados, todos animais foram submetidos à eutanásia e seus quadris congelados. Após um descongelamento prévio das peças, no mesmo dia das análises biomecânicas, foram avaliados os parâmetros de rigidez, força máxima, deformidade máxima e energia. RESULTADOS: Não houve diferença estatisticamente significante em relação à força no limite de proporcionalidade, rigidez e força máxima entre os grupos com sutura simples e com âncora. CONCLUSÃO: Por meio dos ensaios biomecânicos, tendo como parâmetro a rigidez, a força máxima, a deformidade máxima e a energia, ficou demonstrado que as capsulorrafias em quadris de coelhos com sutura simples e com âncora são semelhantes entre si. Nível de Evidência II, Estudo Prospectivo Comparativo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Kawachi, Diogo Thomaz, Francisco Simões Deienno, Denis Varanda, Andrea Christina Cortopassi y Trajano Sardenberg. "Estudo biomecânico in vitro das suturas em “oito” e de Kessler de tendões flexores de porcos". Revista Brasileira de Ortopedia 55, n.º 04 (9 de enero de 2020): 445–47. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1700828.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivo Avaliar as propriedades biomecânicas dos pontos de sutura tendinosa em “oito” e de Kessler. Métodos Tendões flexores dos dedos de membros superiores de porcos foram divididos em dois grupos com suturas triplas centrais em “oito” (seis passagens) e de Kessler (duas passagens) associadas a suturas periféricas contínuas simples, e submetidos a ensaios mecânicos longitudinais contínuos, obtendo-se as propriedades mecânicas de carga máxima e de energia na carga máxima. Resultados As médias da carga máxima e da energia na carga máxima na sutura em “8” foram de 63,4 N e 217,3 Nmm, respectivamente; na sutura de Kessler, os valores foram de 34,19 N e 100,9 Nmm, respectivamente. A análise estatística indicou que o ponto em “oito” é superior mecanicamente ao ponto de Kessler. Conclusões Nas condições deste experimento e no tendão flexor de dedo de membro superior de porcos, o triplo ponto em “oito” (seis passagens) é mais resistente do que o ponto de Kessler (duas passagens). O triplo ponto em “oito”, com seis passagens, permite movimentação ativa na reabilitação imediata de reparo de tendão flexor de dedo de membro superior com pouco risco de ruptura ou espaçamento na sutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

MIYAMOTO, AKIO, VERLANE MEDEIROS WANDERLEY, LUIZ PEREIRA BARROSO, JAMES BOLÍVAR LUNA DE AZEVEDO, ATILE ALBERTO MUNIZ y MADISON DELANO CAMPELO DA PAZ. "AS DIMENSÕES DA OFERTA DE ENERGIA ELÉTRICA - Recursos energéticos para geração de energia elétrica". Revista do Serviço Público 43 (20 de junio de 2017): 07–11. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1941.

Texto completo
Resumen
A eletricidade pode ser produzida a partir de todas as fontes de energia conhecidas, cabendo a escolha dessa fonte à consideração dos aspectos estratégicos, econômicos e ecológicos e de garantia de suprimento. Atualmente, o parque gerador brasileiro é predominantemente hidrelétrico, representando cerca de 85% da capacidade instalada total. No sistema interligado das Regiões Sudeste e Sul a produção hidráulica é complementada pela geração termelétrica a carvão mineral e, no futuro, pela geração núcleo-elétrica; a participação dos derivados de petróleo fica restrita à operação de emergência ou, eventualmente, nos períodos de demanda máxima com vistas à melhoria da garantia de suprimento dos sistemas interligados Sudeste-Centro-Oeste-Sul e Norte-Nordeste. Nos sistemas isolados, há um grande número de localidades da região amazônica ainda dependentes do petróleo, mas em fase de substituição por fontes renováveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Vasconcelos, Romero Falcão Bezerra de, José Ramon Barros Cantalice, Geber Barbosa de Albuquerque Moura, Mário Monteiro Rolim y Carlos Eduardo de Vasconcelos Montenegro. "Compactabilidade de um Latossolo Amarelo distrocoeso dos tabuleiros costeiros de Alagoas sob diferentes sistemas de manejo da cana-de-açúcar". Revista Brasileira de Ciência do Solo 36, n.º 2 (abril de 2012): 537–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832012000200023.

Texto completo
Resumen
A compactação do solo agrícola é um fenômeno de grande interesse para a Ciência do Solo. O estudo investigativo de diferentes sistemas de manejo visando encontrar aquele que degrade menos o solo é o objetivo maior da pesquisa sobre o comportamento mecânico do solo. De maneira geral, para um mesmo nível de energia de compactação, quanto maior o teor de matéria orgânica, menor a densidade máxima do solo e maior a umidade crítica de compactação; consequentemente, o risco de degradação física do solo se reduz. O objetivo deste trabalho experimental foi estudar a compactabilidade de um Latossolo Amarelo distrocoeso dos Tabuleiros Costeiros de Alagoas. Foram selecionadas três áreas em talhões sob cultivo da cana-de-açúcar, representativos de três sistemas de manejo adotados pela Usina Santa Clotilde. Os três sistemas de manejo investigados foram: uma área cultivada sob sistema de manejo irrigado (SMI), uma área sob sistema de manejo de fertirrigação com vinhaça (SMV) e uma área com aplicação de vinhaça + torta de filtro (SMVT). Os três sistemas de manejo foram implantados na safra 2003/2004, e a coleta de amostras do solo, realizada em fevereiro de 2007. Esses sistemas foram comparados entre si e em relação a uma testemunha-padrão, representada por uma mata nativa (MN). A densidade máxima do solo e a umidade crítica de compactação foram avaliadas nas profundidades de 0-0,20, 0,20-0,40 e 0,40-0,60 m. Para avaliar a capacidade dos resíduos da cana-de-açúcar em dissipar parte da energia compactante, foram realizados ensaios de Proctor, utilizando quatro níveis de energia de compactação. A avaliação da energia dissipada pelos resíduos foi feita em amostras deformadas apenas da profundidade de 0-0,20 m. O sistema de manejo irrigado (SMI), que não recebeu adição de resíduo da cana-de-açúcar, foi o que apresentou maior densidade máxima do solo e menor umidade crítica de compactação. Entre os diferentes sistemas de manejo cultivados com cana-de-açúcar, o mais eficiente na dissipação da energia compactante foi a área sob aplicação de vinhaça + torta de filtro, seguida da área sob sistema de manejo de fertirrigação com vinhaça, respectivamente com os valores de 54 e 41 % de dissipação para o nível mais alto de energia de compactação. Verificou-se também que a dissipação da energia de compactação foi maior para os níveis de energia mais altos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Rosa, André Pereira, Renato Cruz Neves y Carlos Augusto Chernicharo. "NOTA TÉCNICA: APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS SUBPRODUTOS, LODO E BIOGÁS, A PARTIR DO TRATAMENTO ANAERÓBIO DE EFLUENTES PELO USO DE PROCESSOS TERMOQUÍMICOS". REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 26, n.º 1 (23 de febrero de 2018): 26–34. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v26i1.932.

Texto completo
Resumen
O processo anaeróbio tem sido amplamente utilizado no Brasil para o tratamento de efluentes sanitários e industriais em virtude de suas vantagens já reconhecidas. Em contrapartida, seus principais subprodutos gerados, lodo e biogás, têm tido como principais alternativas de destino final o aterro sanitário e a queima direta, respectivamente, o que resulta em elevados gastos com transporte e desperdício de seu potencial energético. Considerando os benefícios referentes à recuperação energética do lodo, os processos termoquímicos têm ganhado destaque, sendo que os mais relevantes são a pirólise, a gaseificação e a combustão. No que se refere ao biogás, a recuperação deste subproduto para fins energéticos pode contribuir com a geração de energia térmica e/ou elétrica, em adição, o uso conjunto dos subprodutos podem conferir benefícios às plantas de tratamento sob a perspectiva ambiental, técnica e econômica ao favorecer o gerenciamento dos mesmos e reduzir a demanda por outras fontes de energia. Esta nota técnica tem o objetivo de apresentar algumas das configurações fazendo uso das principais tecnologias de processos termoquímicos aplicadas ao lodo, e seu uso consorciado com a recuperação do biogás em benefício das unidades que promovem o tratamento de efluentes pela via anaeróbia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Bilotta, Patrícia y Bárbara Zanicotti Leite Ross. "Estimativa de geração de energia e emissão evitada de gás de efeito estufa na recuperação de biogás produzido em estação de tratamento de esgotos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, n.º 2 (20 de junio de 2016): 275–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141477.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O aproveitamento do biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico, de dejetos animais e da disposição de resíduos sólidos é uma alternativa de geração de energia elétrica com grande potencial de expansão no Brasil. O objetivo deste trabalho foi quantificar a energia fornecida pelo biogás gerado em uma estação de tratamento de esgotos (ETE) e estimar a emissão evitada de gases de efeito estufa (GEEs) com a recuperação do biogás. A ETE analisada possui vazão 33.220,8 m3.d-1 e DQO afluente 14.617,1 kg.d-1 e atende a cerca de 190.000 habitantes. Foram utilizados dados de monitoramento de agosto de 2012 a março de 2013 para quantificar os seguintes parâmetros: demanda química de oxigênio (DQO) convertida em biomassa; sulfato convertido em sulfeto; DQO convertida em metano; perdas de metano (fase líquida e gasosa); potencial energético disponível; potência elétrica disponível; emissão evitada de metano. Os seguintes resultados foram obtidos: eficiência média de tratamento de 65,6%; produção de metano de 1.427,2 m3.d-1; energia elétrica média disponível de 65.280,3 kWh.mês-1 (59% da demanda média mensal de energia da estação); emissão real evitada de metano de 946,2 kgCH4.d-1 e 17.192,6 kgCO2 eq.d-1 (potencial de aquecimento global - PAG - do CH4=21). Pode-se concluir que a recuperação do biogás na ETE Santa Quitéria resultaria em benefícios econômicos e ambientais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Braida, João Alfredo, José Miguel Reichert, Milton da Veiga y Dalvan José Reinert. "Resíduos vegetais na superfície e carbono orgânico do solo e suas relações com a densidade máxima obtida no ensaio proctor". Revista Brasileira de Ciência do Solo 30, n.º 4 (agosto de 2006): 605–14. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832006000400001.

Texto completo
Resumen
A susceptibilidade do solo à compactação, avaliada pelo ensaio Proctor, torna-se menor à medida que cresce a quantidade de material orgânico existente. Em geral, para um mesmo nível de energia, quanto maior o teor de matéria orgânica do solo, menor é o valor de densidade máxima obtido e maior é o teor de água necessário para atingi-lo. As características da palha, como sua baixa densidade, elasticidade e susceptibilidade à deformação, tornam-na potencialmente capaz de atenuar as cargas aplicadas sobre o solo. O presente trabalho foi realizado para estudar o efeito da matéria orgânica do solo no comportamento da curva de compactação e avaliar a capacidade dos resíduos vegetais em dissipar a energia compactante. Amostras superficiais (0-0,05 m) de um Argissolo Vermelho-Amarelo arênico, de textura franco-arenosa, e de um Nitossolo Vermelho distrófico, de textura argilosa, ambos com variações nos teores de matéria orgânica, foram submetidas ao ensaio Proctor Normal, determinando-se a densidade máxima e a umidade crítica para compactação. Determinaram-se, também, os limites de liquidez e de plasticidade e o teor de carbono orgânico. Para avaliar a capacidade da palha em dissipar a energia de compactação, amostras do Argissolo foram compactadas com a aplicação de uma camada de palha sobre o solo, dentro do cilindro do aparelho de Proctor, em quantidades correspondentes a 2, 4, 8 e 12 Mg ha-1 de matéria seca. O acúmulo de matéria orgânica nos solos, proporcionado por diferentes sistemas de manejo, reduziu a densidade máxima e aumentou a umidade crítica para compactação do solo, significando que o solo torna-se mais resistente à compactação. A magnitude desses efeitos, contudo, foi dependente da granulometria do solo. A palha na superfície do solo, durante a realização do ensaio Proctor, dissipou até 30 % da energia de compactação utilizada, com redução da densidade obtida, confirmando a hipótese de que a palha existente sobre o solo é capaz de absorver parte da energia de compactação produzida pelo trânsito de máquinas e animais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Higino, Wonder Passoni y Benedito Sérgio Denadai. "Effect of the recovery period on the validity of the lactate minimum test to determine the maximal lactate steady state in endurance runners". Revista Paulista de Educação Física 16, n.º 1 (20 de junio de 2002): 5. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.2002.138690.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi verificar o efeito do tempo de recuperação passiva entre o estímulo supramáximo e o início do teste progressivo, sobre a validade da velocidade correspondente ao lactato mínimo (LACmin), para determinar a máxima fase estável de lactato sangüíneo. Doze corredores de provas de fundo completaram os seguintes testes: a) teste máximo de 500 m com recuperação passiva para a determinação do tempo de pico do lactato sangüíneo; b) LACmin 1 6 x 800 m após 8 min de recuperação passiva do teste de 500 m, para a determinação da velocidade correspondente ao menor valor de lactato sangüíneo; c) LACmin2 - os mesmos procedimentos do LACmin 1, diferindo apenas no tempo de recuperação passiva, que foi ajustado de acordo com o teste 1 (pico de lactato); d) Teste de “endurance” de 30 min nas velocidades do LACmin 1 e LACmin2. O tempo de recuperação passiva para atingir a concentração pico de lactato foi igual a 10,25 ± 3,01 min. As velocidades do LACmin não foram significantemente diferentes no teste de LACminl e LACmin2 (285,7 ± 19,9 m/min; 283,9 ± 17,8 m/min, r = 0,96), respectivamente. A concentração de lactato na velocidade de LACminl (6,70 + 2,3 mM) foi significantemente maior do que no LACmin2 (5,50 + 2,2 mM). Durante os testes de “endurance” apenas dois corredores apresentaram fase estável de lactato sangüíneo. Com base nestes resultados pode-se concluir que a velocidade de LACmin não é influenciada pelo tempo de recuperação passiva que anteçede o teste progressivo, embora a concentração sangüínea de lactato nesta velocidade possa ser diferente. Nas condições experimentais deste estudo, o teste de LACmin não se mostrou válido para a identificação da intensidade de máxima fase estável de lactato para a maioria dos atletas
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Sardenberg, Trajano, Sergio Swain Muller, Kunie Iabuk Rabello Coelho, Denis Varanda, Andrea Christina Cortopassi y Gilberto José Cação Pereira. "Lesão do tendão flexor: sutura na região avascular ou vascularizada? Estudo biomecânico e histopatológico em coelhos". Revista Brasileira de Ortopedia 54, n.º 03 (mayo de 2019): 268–74. http://dx.doi.org/10.1055/s-0039-1692458.

Texto completo
Resumen
Resumo Objetivos Analisar os aspectos mecânicos e histopatológicos da cicatrização do tendão flexor com interesse no local de colocação da sutura, na região vascularizada ou avascular. Métodos Um total de 83 coelhos foram submetidos à sutura central tipo Kessler na região de tendão vascularizado (grupo TN) e na de tendão avascular (grupo FC). O membro operado foi imobilizado por 3 semanas. Os animais foram sacrificados no período imediato, e a 2, 3 e 6 semanas de pós-operatório. As propriedades mecânicas estudadas foram: carga máxima, tensão na carga máxima, módulo de elasticidade, energia na carga máxima e energia por área. O tendão contralateral foi utilizado como controle. O estudo histopatológico foi descritivo. Resultados A análise das propriedades mecânicas demonstrou comportamento semelhante em ambos os grupos, com estabilização ou discreto aumento no período imediato com 3 semanas e aumento acentuado com 6 semanas. A histopatologia demonstrou processo de cicatrização semelhante nos grupos TN e FC. Conclusão A colocação da sutura central na região vascularizada ou fibrocartilaginosa avascular não apresenta diferenças em relação aos aspectos biomecânicos e histopatológicos na cicatrização do tendão flexor profundo dos dedos do pé do coelho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Teixeira da Silva, Eduardo. "TRATAMENTO DE LIXO DOMICILIAR E SUA APLICAÇÃO NA RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS". Revista Acadêmica: Ciência Animal 5, n.º 2 (15 de abril de 2007): 197. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v5i2.9768.

Texto completo
Resumen
O estudo sobre a origem do lixo urbano permite sua melhor gestão e tratamento, mesmo diante da grande variabilidade de sua composição. A compostagem, modalidade de processamento de resíduos que transforma lixo em adubo orgânico, consiste na degradação aeróbia e termofílica da matéria orgânica, sob condições controladas, através das atividades biológicas de microorganismos que utilizam o carbono da matéria orgânica para obter energia. Resulta, assim, um produto final estabilizado, rico em substâncias húmicas. Metais pesados como o Cu, Pb, Hg e outros têm sido detectados no produto final das usinas de compostagem que, sendo tóxicos às plantas, animais e humanos, requerem propostas que reduzam seus teores nos materiais orgânicos. Os benefícios sanitários e sociais associados à compostagem resultam em ganhos econômicos, tais como redução da sobrecarga nos sistemas de saúde, geração de empregos, economia de energia, aumento da produtividade agrícola e venda do composto orgânico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Da Silva, Flávio Santos, Manilo Soares Marques, Jodonai Barbosa da Silva, Bento João Abreu, Osvaldo Trigueiro Neto y Márcio Assolin Corrêa. "Desenvolvimento de sistema para reprodução e análise de curvas forçadistensão em tendões calcâneos de ratos". Revista de Ciências Médicas e Biológicas 12, n.º 1 (20 de agosto de 2013): 15. http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v12i1.6429.

Texto completo
Resumen
<div>Introdução: Embora seja o mais forte dentre os tendões humanos, o tendão calcâneo (TC) é comumente afetado por condições patológicas e/ou traumáticas. Apesar da prevalência e tratamento complexo, a patomecânica da tendinopatia do calcâneo continua desconhecida. Equipamentos capazes de mensurar as propriedades biomecânicas de TCs são indispensáveis em estudos que visam elucidar fatores responsáveis pela tendinopatia ou que influenciem o reparo tecidual. Objetivo: Desenvolver um dispositivo, de baixo custo, acoplado a célula de carga para avaliação biomecânica de TCs de ratos, alcançando reprodutibilidade de resultados em conformidade com a literatura. Metodologia: Após calibração do sistema (relação entre Tensão de saída e Força), seis TCs controle</div><div>e seis TCs previamente lesionados foram extraídos de ratos Wistar, anexados ao dispositivo e submetidos à sobrecarga gradual até o ponto de ruptura total. Foram analisados a força máxima (N), distensão máxima (mm), coeficiente de rigidez (N/mm) e energia absorvida no ponto de ruptura (N.mm). Resultados: Os TCs lesionados demonstraram menor força máxima (27,15 ± 6,67 N) em comparação aos controles (41,02 ± 10,19 N). Ainda, exibiram redução significativa na rigidez (controle 20,37 ± 6,61; lesionados 12,99 ± 2,22 N/mm). Não se observou diferença na distensão máxima e energia absorvida entre os grupos. Conclusão: Os dados obtidos verificam a confiabilidade do sistema, o qual constitui uma ferramenta eficiente para investigação das propriedades mecânicas de TCs em modelos de tendinopatia e reparo tecidual.</div>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Saddy, André. "Possibilidade de extinção de concessão de serviço público justificada na recuperação judicial de sociedade empresária – O caso do setor elétrico brasileiro". A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 13, n.º 52 (15 de abril de 2013): 199. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v13i52.139.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa a possibilidade de concessionária de serviço público (exemplificando-se por meio do setor elétrico) ter seu vínculo junto à Administração extinto por estar em processo de recuperação judicial. Para tanto, estudou-se distintas concepções relacionada a concessão, além de ter evidenciado que assim como qualquer sociedade empresária pode passar por crises econômica, financeira ou patrimonial. Dentre possíveis soluções mencionadas, estudou-se mais especificamente a recuperação judicial evidenciando, principalmente, que é permitido à Administração, nesses casos, assumir o controle das atividades de serviços essenciais (caso Celpa). Por fim, termina-se abordando a especificidade do setor elétrico que, por Medida Provisória, afastou o regime de recuperação judicial e extrajudicial das concessionárias e permissionárias de serviços públicos de energia elétrica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Sarubbi, Juliana, Luiz A. Rossi, Daniella J. de Moura, Rafael A. de Oliveira y Eduardo David. "Utilização de energia elétrica em diferentes sistemas de aquecimento para leitões desmamados". Engenharia Agrícola 30, n.º 6 (diciembre de 2010): 1003–11. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-69162010000600002.

Texto completo
Resumen
A eficiência do uso de energia elétrica no aquecimento de leitões em fase de creche e maternidade pode ser viabilizada sem prejudicar o conforto térmico dos suínos. Neste trabalho, foram comparadas três tecnologias de aquecimento de leitões em fase de creche, quanto ao uso de energia elétrica e ao ambiente térmico. Estudaram-se três tratamentos: resistências elétricas suspensas (TR), piso aquecido (TP) e aquecimento por convecção (TA). Os critérios de comparação foram: consumo de energia elétrica (kWh), demanda máxima de potência (kW), consumo específico (kWh/kg de suíno vivo produzido), a quantidade de energia elétrica consumida (kWh) para o aumento de 1ºC em 1m³ de ar, a temperatura de bulbo seco (ºC) e o Índice de Temperatura e Umidade (ITU). O sistema de aquecimento por piso (TP) foi melhor sob o aspecto de uso de energia elétrica, e o sistema de aquecimento por resistências elétricas suspensas (TR) foi o que melhor atendeu às necessidades térmicas dos animais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Morais, Willy A. de y José Roberto M. d’Almeida. "Comparação do comportamento à flexão com restrições à deflexão de placas de compósitos de matriz polimérica epoxídica em função do tipo de fibra de reforço". Polímeros 13, n.º 3 (julio de 2003): 181–87. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-14282003000300008.

Texto completo
Resumen
Placas finas de compósitos de matriz polimérica epoxídica reforçada por fibras de vidro, carbono ou aramida, bem como placas de um compósito híbrido vidro-aramida, foram submetidas a ensaios de flexão. As condições de fixação dos corpos de prova foram tais que o ensaios foram realizados com deflexão restrita. Os resultados experimentais obtidos para a deflexão máxima dos compósitos puderam ser qualitativamente previstos usando-se o método de balanço de energia de Ritz. Os compósitos reforçados por fibras de carbono apresentaram os maiores valores de energia de iniciação e de força máxima, o que foi atribuído às altas propriedades intrínsecas das fibras. As propriedades específicas do compósito híbrido foram superiores às dos compósitos apenas com fibras de vidro ou fibras aramidas. Este efeito sinergístico indicou um projeto adequado na fabricação deste compósito. O modo de falha macroscópico de todos os compósitos foi semelhante. Na face frontal, a interação compósito - punção seguiu o comportamento previsto pela Lei de Hertz. Na face posterior, houve preferencialmente delaminação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Lopes, Charles Ricardo, Alex Harley Crisp, Marcio Antonio Gonsalves Sindorf, Moises Diego Germano, Luís Guilherme Lutgens, Camila Amorim Nardin, Gustavo Ribeiro da Mota, Marcelo Saldanha Aoki y Rozangela Verlengia. "Efeito do intervalo entre sessões de exercício de força sobre o desempenho neuromuscular". Revista Brasileira de Medicina do Esporte 20, n.º 5 (octubre de 2014): 402–5. http://dx.doi.org/10.1590/1517-86922014200501808.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: O intervalo de recuperação entre sessões é uma variável do treinamento de força fundamental para garantir a recuperação da capacidade neuromuscular.OBJETIVO: Comparar o efeito do tempo de recuperação entre sessões consecutivas de exercício de força sobre o desempenho neuromuscular de homens treinados.MÉTODOS: Oito homens treinados em força (21,6 ± 3,3 anos; 75,1 ± 11,3 kg; 178,2 ± 6,8 cm) realizaram duas sessões de exercício de força randomizadas e cruzadas, repetidas com intervalo de recuperação de 24h ou 48h. As sessões consistiram dos exercícios supinos reto, inclinado e declinado executadas em cinco séries de 10 repetições com intensidade de 70% de uma repetição máxima (1RM) para cada exercício. O desempenho neuromuscular pós-sessão de exercício (força, potência e velocidade), foi avaliado por meio de acelerômetro (Myotest(r)), com carga de 50% de 1RM, no exercício supino reto.RESULTADOS: Ambas as sessões (24 e 48h) apresentaram redução significante (P<0,05) na capacidade neuromuscular (força, potência e velocidade) pós-sessão de treinamento, apresentando retorno ao valor pré no intervalo de 24h (P>0,05).CONCLUSÃO: Os resultados sugerem que o intervalo de recuperação de 24h é suficiente para a recuperação do desempenho neuromuscular de membros superiores em homens treinados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Farinatti, Paulo T. V., Jacques H. P. Vanfraechem y Walace D. Monteiro. "Comportamento de variáveis cardiorrespiratórias em idosos e jovens durante 15 minutos de recuperação após esforços de diferentes intensidades". Revista Brasileira de Medicina do Esporte 5, n.º 6 (diciembre de 1999): 212–20. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-86921999000600003.

Texto completo
Resumen
Sabe-se pouco sobre os efeitos do envelhecimento na recuperação pós-esforço (RP). O estudo observou a RP em 15 idosos (GI, idade = 61 ± 1 anos) e 15 jovens (GJ, idade = 22 ± 2 anos) após atividades de três intensidades (IE) em cicloergômetro. Realizaram-se testes máximos, com incremento de 30W/min para GJ e de 25W/min após detecção de steady-state para GI. Posteriormente, os grupos pedalaram a 40% e 75% da carga máxima, respectivamente, 25 e 15 minutos. Foram acompanhados VO2, VCO2, V E e FC nos primeiros 15 minutos da RP nas três IE. O tratamento dos resultados compreendeu: a) teste de ajustamento das curvas experimentais a equações com uma ou duas exponenciais; b) cálculo do valor dos componentes para a equação mais ajustada; c) análise das constantes extraídas. Os desvios de ajustamento foram inferiores para uma curva de duas exponenciais, definida por integral de tempo na forma A/a +B/b. A/a designa a componente rápida da recuperação e B/b a lenta. Quando comparados os grupos, GI mostrou constantes maiores que GJ, evidenciando recuperação mais lenta nas duas fases. Subdividindo os componentes, em GI e GJ as constantes de velocidade de recuperação rápida (1/a) para VO2 e VCO2 foram semelhantes nas três IE, enquanto para a constante lenta (1/b), os valores para GI indicaram maior dependência em relação à carga. A recuperação da FC revelou-se extremamente dependente da IE para GJ. Para GI isso foi menos evidente, talvez por menor possibilidade de elevação da FC. A V E em GJ comportou-se de forma similar ao VO2 e VCO2. Porém, para GI as constantes de tempo foram mais lentas, mais associadas à IE que os demais parâmetros. Conclui-se: a) pode existir uma constante comum para a chamada 'fase alática' da curva de recuperação do VO2 e do VCO2, independentemente da IE e da idade; b) as diferenças entre GJ e GI podem dever-se às menores potência aeróbia máxima, termorregulação e eficácia do tampão respiratório nos idosos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Simao, M. y H. M. Ramos. "Recuperação de energia de baixa queda: turbina hélice tubular com 5 pás". Ingeniería del agua 24, n.º 4 (30 de octubre de 2020): 285. http://dx.doi.org/10.4995/ia.2020.13636.

Texto completo
Resumen
<p>Os sistemas de abastecimento, distribuição e drenagem do setor da água são um dos principais tipos de sistemas hidráulicos artificiais com potencial para a instalação de micro-hídricas. Apesar de existirem algumas aplicações de mini-hidroeletricidade nas condutas de adução, as redes de distribuição de águas urbanas e de rega continuam a ser pouco exploradas. Desta forma, com o objetivo de aproveitar o potencial energético, estudou-se uma turbina hélice tubular com 5 pás inicialmente desenvolvida no âmbito do projeto europeu HYLOW em 2008 e testada em HES-SO Valais. Modelações numéricas foram efetuadas por forma a avaliar o comportamento do fluido no interior da turbina. As simulações apresentaram uma boa aproximação com os ensaios experimentais, com valores de desvio abaixo dos 5%.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Michelazzo, Marcio B. y Oscar A. Braunbeck. "Análise de seis sistemas de recolhimento do palhiço na colheita mecânica da cana-de-açúcar". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 12, n.º 5 (octubre de 2008): 546–52. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662008000500017.

Texto completo
Resumen
A biomassa da cana-de-açúcar é uma das fontes de energia renovável mais disponível no Brasil, em virtude dos seus resíduos de colheita, como palhiço (pontas e folhas); todavia, o aproveitamento do palhiço em larga escala é dificultado pelo alto custo de sua recuperação, sobretudo no que diz respeito ao recolhimento, adensamento e transporte. Com o presente trabalho, apresenta-se uma análise dos processos envolvidos na recuperação do palhiço, como densidade final do palhiço e princípios operacionais das máquinas envolvidas, juntamente com uma análise econômica, através de um modelo de cálculo de custo, por meio de simulação de rendimentos e capacidades operacionais que compõem cada sistema de recuperação do palhiço. Seis sistemas foram avaliados, técnica e economicamente. De acordo com os resultados, o sistema de colheita integral apresentou o menor custo de recuperação do palhiço para qualquer distância, seguido dos sistemas picado a granel, fardo cilíndrico, fardo algodoeiro, peletização e briquetagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Mendonça, Renata Weissmann Borges y José Paulo Bonatti. "Estudo da energética modal para episódios de ZCAS. Parte I: análise observacional". Revista Brasileira de Meteorologia 23, n.º 4 (diciembre de 2008): 360–80. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-77862008000400001.

Texto completo
Resumen
As trocas horizontais e verticais de energia para um composto de sete episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), foram estudadas a partir da decomposição em modos normais, considerando-se a partição vertical de energia entre os modos externo e internos, e as interferências entre os modos horizontais de oscilação Rossby, Kelvin, Misto Rossby-Gravidade, Gravidade Oeste e Leste. Um máximo de porcentagem de energia total (aproximadamente 60%) é observado para os modos internos 4 a 7, com alturas equivalentes entre 100 e 600 metros, especialmente sobre grande parte da América do Sul central e próximo ao equador, incluindo a região da ZCAS. À medida que a latitude aumenta, a energia é distribuída para os modos mais externos (n=1 a 3). Para a partição horizontal de energia, as maiores contribuições foram obtidas para as auto-interações dos modos Rossby e Kelvin e interações cruzadas Rossby-Kelvin, em todas as categorias de modos verticais, sendo estas últimas responsáveis pelas interferências construtivas de energia na região da ZCAS. As interações entre modos verticais mostraram um aumento da porcentagem de energia dos Baixos Níveis para a Estratosfera, com máxima interferência positiva (negativa) de energia em Altos Níveis (Estratosfera), para os modos internos 4 a 7.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Santos, Angelica M. dos, Alisson A. Melo, Alex Queiroz, Leonardo Guimarães, Helder N. Consolaro y Antover P. Sarmento. "Aproveitamento dos Resíduos de Madeira para Geração de Bioenergia". Revista Processos Químicos 13, n.º 26 (7 de marzo de 2020): 51–56. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v13i26.538.

Texto completo
Resumen
A produção de energia usando biomassa de madeira tem sido destaque para a recuperação de energia e redução de emissões de carbono. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial dos resíduos de madeira em produzir bioenergia através de processos termoquímicos. As metodologias de avaliação dos resíduos foram iniciadas com a composição química do material de três fontes diferentes: urbano, industrial e supressão vegetal. Os processos de pirólise e carbonização hidrotérmica foram utilizados como processos de transformações para avaliar o ganho energético. Os resultados mostraram que os resíduos têm potencial para produção de bioenergia, com aumento no poder calorífio de até 76%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Pimentel, Carlos, Ricardo Ferraz de Oliveira, Rafael Vasconcelos Ribeiro, Mauro Guida dos Santos y Eduardo Caruso Machado. "Características fotossintéticas de Phaseolus vulgaris L." Hoehnea 38, n.º 2 (junio de 2011): 273–80. http://dx.doi.org/10.1590/s2236-89062011000200007.

Texto completo
Resumen
A análise in vivo da taxa de assimilação líquida de CO2 (A) em resposta à densidade de fluxo de fótons fotossinteticamente ativos (DFFFA) e em resposta à concentração intercelular de CO2 da folha (Ci) permite uma avaliação detalhada do processo fotossintético. Com as curvas A/DFFFA, se estabelece a DFFFA máxima, em que a maior parte da energia absorvida é transferida para a formação de produtos fotoquímicos. Já com as curvas A/Ci, calculou-se a velocidade máxima de carboxilação da Rubisco (Vc,max) de 89,3 µmol m-2 s-1, a velocidade máxima de oxigenação da Rubisco (Vo,max) de 24,7 µmol m-2 s-1, a velocidade máxima de transporte de elétrons (Jmax) de 159,8 µmol m-2 s-1, do qual a regeneração de RuBP é dependente, a respiração mitocondrial (Rd) de 0,88 µmol m-2 s-1, e a condutância mesofílica (g m) de 0,47 mol m-2 s-1, para o feijoeiro comum cultivado no Brasil (Phaseolus vulgaris var. mexicanus).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Lima, Gustavo Meirelles y Bruno Melo Bretan. "Uso racional de energia em sistemas de abastecimento de água". Revista da Universidade Federal de Minas Gerais 26, n.º 1 e 2 (22 de mayo de 2020): 108–35. http://dx.doi.org/10.35699/2316-770x.2019.12702.

Texto completo
Resumen
Os sistemas de abastecimento de água são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de cidades. Durante muito tempo, seu planejamento e operação eram focados no atendimento da demanda. Entretanto, essa prática não atende às necessidades atuais de uso racional dos recursos naturais. Assim, nos últimos anos, o problema se tornou mais complexo, com a adição de restrições como o consumo de energia e o índice de vazamentos. Assim, este trabalho avaliará duas das principais medidas de eficiência energética que têm sido exploradas: a operação de estações elevatórias e a recuperação de energia em válvulas, apresentando os principais desafios científicos e tecnológicos para sua ampla aplicação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Tolentino, Gilmar, Helenice de Oliveira Florentino y Maria Márcia Pereira Sartori. "Modelagem matemática para o aproveitamento da biomassa residual de colheita da cana-de-açúcar com menor custo". Bragantia 66, n.º 4 (2007): 729–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0006-87052007000400024.

Texto completo
Resumen
O palhiço derivado da colheita de cana-de-açúcar crua, com a redução gradativa das queimadas nos canaviais, tornou-se foco para os pesquisadores e produtores. As vantagens no recolhimento, na recuperação e no aproveitamento têm mobilizado pesquisadores de universidades, gerentes e diretores de usinas, interessados em encontrar a maneira mais produtiva, econômica e eficaz de realizar esse processo. O recolhimento do palhiço é feito em quatro estágios: primeiro o palhiço é enleirado, depois passado por uma máquina de compactação, posteriormente, acondicionado no caminhão e, finalmente, transportado para o centro de processamento. O estudo da viabilidade de aproveitamento desse resíduo para a geração de energia pode ser feito com base no custo e no balanço de energia, ou seja, a energia gerada por essa biomassa menos a energia consumida no processo. Neste trabalho, é proposto o uso de técnicas matemáticas para auxiliar na escolha das variedades da cana-de-açúcar a serem plantadas a fim de otimizar o balanço de energia da biomassa residual de colheita e minimizar o custo de coleta dessa biomassa do campo para o centro de produção, além de satisfazer as principais necessidades da usina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Jardim, Carlos Henrique y Marina Rozendo Silva. "EXTREMOS DE TEMPERATURA DO AR EM BELO HORIZONTE: VARIABILIDADE NATURAL E INFLUÊNCIA DO CLIMA URBANO". Geography Department University of Sao Paulo, spe (24 de octubre de 2016): 83. http://dx.doi.org/10.11606/rdg.v0ispe.118036.

Texto completo
Resumen
As alterações no uso e ocupação do solo introduzidas no ambiente (agricultura e urbanização, principalmente) modificam o balanço de energia, interferindo nas variações dos elementos climáticos. Com o objetivo de verificar a dimensão temporal dessas transformações no clima, foram analisados os dados de temperatura máxima e mínima nos municípios de Belo Horizonte e Ibirité (Minas Gerais-Brasil), para o período de 1961-2014. Os procedimentos de análise incluíram técnicas estatísticas descritivas, análise de tendência e correlação e técnicas de análise de microclima e clima urbano. Os resultados indicaram tendência natural de aumento da temperatura máxima e mínima e indícios de influência antrópica na variação temporal desse elemento climático.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Alquéres, José Luiz. "A CAPACITAÇÃO ECONOMlCO-FINANCEIRA...Plano de Recuperação do Setor de Energia Elétrica — resumo". Revista do Serviço Público 43 (20 de junio de 2017): 196–205. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1986.

Texto completo
Resumen
Os itens seguintes resumem o PRS — Plano de Recuperação do Setor de Energia Elétrica 1985/1989. O PRS é um instrumento de planejamento peculiar em termos do Setor Elétrico pois valoriza a abordagem de um planejamento no horizonte do período governamental vigente e não em período mais dilatado, como é a praxe do Setor. Sucede, e o próprio nome do plano indica, que o Setor Elétrico necessita passar um período de ajustamento onde decisões do passado devem ser revistas, cronogramas de obras reajustados, preços dos serviços restabelecidos a seus níveis econômicos e relacionamento entre empresas e entidades governamentais aprimorado. Assim, o PRS buscou estabelecer, no período até 1989, coerentemente com o do I PND da Nova República, as medidas necessárias para promover o equilíbrio econômico e f inanceiro do Setor, condição sine qua non para se estabelecer uma revisão do planejamento a mais longo prazo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Meneguelo, Ana Paula, Daniel Ribeiro, Rodrigo de Freitas y Samuel Franco. "Estudo bibliométrico e bibliográfico sobre otimizações nos processos de recuperação de líquido de gás natural (LGN)". Research, Society and Development 8, n.º 2 (1 de enero de 2019): e2382673. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v8i2.673.

Texto completo
Resumen
O contexto de crescente necessidade mundial por energia somado à demanda por gás natural, que possui vantagem econômicas e ambientais em relação aos demais combustíveis fósseis, formam um estímulo a aplicar eficiência energética no processamento de gás natural. Este trabalho investigou a produção científica relacionada à otimização dos processos de recuperação de Líquidos de gás natural (LGN) com uso do simulador software comercial chamado Aspen Hysys. Vários autores incumbiram-se não só de análises energética, exergética, de sensibilidade, econômica e ambiental, mas também de estratégias de configuração e integração para reduzir o consumo de energia e maximizar a lucratividade. Percebeu-se que a maioria absoluta dos trabalhos selecionados foram de países do Oriente Médio, o que significa uma oportunidade para que brasileiros avancem estudos que contemplem a realidade das plantas nacionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Peloso, Anelisa Figueiredo, Sandro Dan Tatagiba, Edvaldo Fialho Reis, José Eduardo Macedo Pezzopane y José Francisco Teixeira Amaral. "Limitações fotossintéticas em folhas de cafeeiro arábica promovidas pelo déficit hídrico". Coffee Science 12, n.º 3 (6 de septiembre de 2017): 389. http://dx.doi.org/10.25186/cs.v12i3.1314.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com este estudo, investigar as limitações fotossintéticas em folhas de café arábica, ‘Catuaí Vermelho’ (IAC 144), submetido ao déficit hídrico, utilizando para isso, os parâmetros de trocas gasosas da fotossíntese [assimilação líquida de CO2 (A), condutância estomática (gs), taxa de transpiração (E) e concentração interna de CO2 (Ci)], os parâmetros de fluorescência da clorofila a {fluorescência mínima (F0), fluorescência máxima (Fm), eficiência quântica máxima do fotossistema II (Fv/Fm), rendimento da fotoquímica [Y(II)], rendimento da dissipação de energia regulada [Y(NPQ)] e o rendimento das perdas de dissipação não regulada [Y(NO)]}, bem como as concentrações de pigmentos cloroplastídicos e o extravasamento de eletrólitos (EE) em folhas de plantas cultivadas a 30, 60 e 100% de água disponível (AD) no substrato. De acordo com os resultados obtidos foi verificado que o déficit hídrico afetou negativamente a fotossíntese das plantas, seja através da menor eficiência de utilização de energia pelo aparato fotoquímico, quanto por decréscimos significativos obtidos em gs, os quais, estiveram associados à diminuição nos valores de A. Redução em Y(II) e aumentos em Y(NPQ) e Y(NO) foram associados ao déficit hídrico, sugerindo que houve diminuição na taxa de transporte de elétrons, levando a um menor aproveitamento da energia luminosa para a fotoquímica. Curiosamente, os valores de F0, Fm e Fv/Fm não estiveram associados com a perda de função fotoquímica, de clorofilas e ao dano celular provocado pela intensificação do déficit hídrico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Lopes, Wendell Arthur, Nelson Rosário y Neiva Leite. "Broncoespasmo induzido pelo exercício em adolescentes asmáticos obesos e não-obesos". Revista Paulista de Pediatria 28, n.º 1 (marzo de 2010): 36–40. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-05822010000100007.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Avaliar e comparar a frequência e intensidade do broncoespasmo induzido pelo exercício (BIE) em adolescentes asmáticos obesos e não-obesos. MÉTODOS: Estudo transversal e descritivo realizado com 39 adolescentes de ambos os sexos, com idade entre dez e 16 anos, divididos em dois grupos conforme o histórico clínico de asma e/ou rinite alérgica e o índice de massa corporal: asmáticos obesos (n=18); asmáticos não-obesos (n=21). Utilizou-se o teste de broncoprovocação com exercício para a avaliação do BIE, considerando-se positiva uma diminuição do volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) >15% do valor pré-exercício. Para avaliar a intensidade e a recuperação do BIE, foram calculadas a queda percentual máxima do VEF1 (QM%VEF1) e a área acima da curva (AAC0-30). A análise estatística utilizou o teste exato de Fischer para comparar a frequência de BIE e o teste de Mann-Whitney para a intensidade e recuperação. Rejeitou-se a hipótese de nulidade se p<0,05. RESULTADOS: Não houve diferença significativa na frequência de BIE entre os grupos de asmáticos obesos (50%) e não-obesos (38%). Entretanto, a queda máxima do VEF1 e a AAC0-30 foram maiores nos asmáticos obesos em comparação aos não-obesos (respectivamente 37,7% e 455 versus 24,5% e 214, p<0,03). CONCLUSÕES: A obesidade não contribuiu para o aumento da frequência do BIE em asmáticos e não-asmáticos, entretanto, a obesidade contribuiu para o aumento da intensidade e do tempo de recuperação da crise de BIE em asmáticos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Müller, Sérgio Swain, Paulo Roberto de Almeida Silvares, Hamilton da Rosa Pereira, Marcos Augusto de Moraes Silva, Trajano Sardenberg y Tomaz Puga Leivas. "Análise comparativa das propriedades mecânicas do ligamento da patela e do tendão calcâneo". Acta Ortopédica Brasileira 12, n.º 3 (septiembre de 2004): 134–40. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-78522004000300001.

Texto completo
Resumen
Com a finalidade de se comparar as propriedades mecânicas do ligamento da patela e do tendão calcâneo foram realizados ensaios de tração em material obtido de 25 cadáveres humanos. A idade dos doadores foi 58 ± 14 anos (33-85), sendo 19 (76%) masculinos e 6 (24%) femininos, 23 brancos (92%) e dois negros (8%). Os materiais foram testados em seus 10 mm centrais, com velocidade de aplicação de carga de 30 mm/min. Foi obtida a área de secção dos corpos de prova para que fossem estudadas as propriedades estruturais e materiais. Foram estudadas as seguintes variáveis: carga máxima (N), tensão(MPa), módulo de elasticidade (MPa), energia (Nm), alongamento absoluto (mm) e específico (%), limite de proporcionalidade (N), além da tensão (MPa) e alongamentos neste ponto. A análise estatística revelou que ambos possuem carga máxima, limite de proporcionalidade e tensão semelhantes (p>0,05). Nas outras variáveis ocorreu diferença significativa (p<0,05) com o tendão calcâneo apresentando valores maiores para energia e alongamento. O módulo de elasticidade, significativamente maior no ligamento da patela (p<0,05), foi a variável que melhor caracterizou a diferença do comportamento mecânico dos dois materiais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Motta, Andréa Rodrigues, Estevam Barbosa de Las Casas, Cibele Comini César, Silvana Bommarito y Brasília Maria Chiari. "Caracterização da força da língua por meio de medidas objetivas". Revista CEFAC 19, n.º 1 (febrero de 2017): 82–89. http://dx.doi.org/10.1590/1982-021620171919116.

Texto completo
Resumen
RESUMO Objetivo: analisar a força axial da língua e parâmetros relacionados por meio do FORLING. Método: foram analisados os dados de 92 participantes, entre homens e mulheres, com média de 23,3±7,7 anos. Resultados: no parâmetro força média da língua, identificaram-se valores médios de 13,0 N, já para a força máxima observou-se valor médio de 18,3 N. A força média e a máxima da língua apresentaram correlação positiva e associação altamente significante (p<0,001). A energia acumulada pela língua indicou valores de 131,1 N/s. O tempo médio gasto para que se alcance a força máxima da língua foi de 3,8 segundos, indicando um efeito do treinamento ao se comparar a 1ª à 3ª medida, com redução dos valores (p<0,001). Conclusão: o instrumento demonstrou ser capaz de mensurar parâmetros importantes para o fonoaudiólogo, indicando ser uma promissora ferramenta complementar à avaliação clínica fonoaudiológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Ricardo, Célio Moreira, Alessandro Torres Campos, Diego Bedin Marin, Alessandro Vieira Veloso y Matheus Campos Mattioli. "AVALIAÇÃO ECONÔMICA DE UM SISTEMA DE TRAMENTO DE RESÍDUOS DA SUINOCULTURA CONTENDO BIODIGESTORES TUBULARES". REVISTA ENGENHARIA NA AGRICULTURA - REVENG 26, n.º 6 (19 de diciembre de 2018): 516–25. http://dx.doi.org/10.13083/reveng.v26i6.799.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos, a suinocultura tem causado grande ônus ambiental devido ao manejo incorreto dos resíduos. Contudo, o processo de biodigestão anaeróbia, por meio de biodigestores, tem se constituído uma tecnologia interessante quando se busca solução para os problemas ambientais, que são evidenciados nas águas, ar e solo, além de produzir biogás e biofertilizante para as áreas rurais. No presente trabalho, objetivou-se desenvolver uma análise econômica de um sistema de tratamento de resíduos da suinocultura, contendo biodigestores tubulares, bem como descrever a simulação de um cenário a partir da venda de energia elétrica para as concessionárias de distribuição. Na metodologia utilizada para a avaliação econômica, compuseram-se o valor presente líquido, a taxa interna de retorno, a relação benefício custo e o período de recuperação do capital simples e econômico. Na análise econômica, observou-se que o valor presente líquido foi de R$17.210,51. O percentual estimado para taxa interna de retorno é de 7% a.a., que foi 1% superior à taxa de atratividade mínima. A relação benefício custo, estimada em 1,42, é considerada alta para este tipo de investimento, representando uma eficiência econômica de 42%. O período de recuperação do capital investido simples foi de sete anos e o período de recuperação do capital econômico foi estimado em oito anos, tempo compatível para o nível de investimento. A avaliação econômica do sistema permitiu concluir que o projeto é economicamente atrativo e a possibilidade da venda de eletricidade para a concessionária de energia cria um cenário favorável nos aspectos econômicos, ambientais, sociais e agronômicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Rojas, Carol Elizabeth Barrientos y Afonso Henriques Martins. "Reciclagem de sucata de jóias para a recuperação hidrometalúrgica de ouro e prata". Rem: Revista Escola de Minas 63, n.º 2 (junio de 2010): 315–23. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672010000200016.

Texto completo
Resumen
Muitos resíduos valiosos gerados na fabricação de jóias se perdem pela falta de conhecimento técnico para a recuperação dos metais preciosos utilizados na sua elaboração. Esse trabalho apresenta os resultados experimentais, em escala de bancada laboratorial, do uso de uma rota hidrometalúrgica para tratar sucatas de jóias de ouro empregando amostras com teores acima e abaixo de 10% de Ag. A rota adotada consistiu de uma lixiviação preliminar das amostras com HNO3 para extrair a prata, seguida de uma lixiviação com água-régia do resíduo sólido de ouro da lixiviação anterior para solubilizar o ouro contido. Alguns parâmetros típicos da etapa de lixiviação foram avaliados com o emprego de um planejamento estatístico de experimentos pelo método fatorial completo a dois níveis experimentais. As condições experimentais ótimas para a máxima extração metálica foram determinadas pelo método estatístico do passo ascendente. Os licores de lixiviação foram tratados visando à recuperação do ouro e da prata. A recuperação da prata (94%) ocorreu pela calcinação do AgCl, obtido com a adição de NaCl ao licor de HNO3, e a recuperação de ouro (98,7%) deu-se pela precipitação com a adição de FeSO4 ao licor de água-régia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Seger, Marco Aurelio. "RECUPERAÇÃO DE PARTÍCULAS GROSSAS DE QUARTZO". HOLOS 7 (9 de agosto de 2019): 1–10. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2019.8475.

Texto completo
Resumen
décadas de estudos na flotação de minérios, aumentar o limite superior do tamanho de partícula na flotação ainda é um grande desafio para indústria do processamento mineral. Um dos benefícios da flotação de partículas grossas, esta relacionado com a diminuição dos custos de cominuição, bem como a redução da geração de partículas finas e ultrafinas. O processo de floto-elutriação tem se mostrado uma alternativa promissora para a recuperação de partículas grossas + 250 μm, pois além de operar com menores velocidades superficiais de gás, o que reduz significativamente a energia turbulenta dentro da zona de coleta, diminuindo assim o desprendimento das partículas das bolhas durante a flotação, a floto-elutriação trabalha em fluxo contracorrente (água de elutriação), o que diminui a velocidade de sedimentação das partículas, aumentando assim o tempo de residência, e a probabilidade de colisão partícula/bolha. O objetivo do presente trabalho foi estudar a influência da velocidade superficial do gás (Jg), líquido (Jl) na recuperação de partículas grossas (-500 + 250 μm) por floto-elutriação e comparar com métodos convencionais de flotação (denver flotation cell). Os resultados mostraram que a velocidade superficial do líquido produziu um ganho de recuperação (5,94% para 24,10%), a velocidade superficial do gás foi o parâmetro com menor influência na recuperação. Em comparação ao método de flotação convencional, a floto-elutriação apresentou um ganho de 14% na recuperação total das partículas, superando amplamente a flotação convencional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Bicalho Maia, Pedro. "A ECONOMIA AMBIENTAL PROPORCIONADA ATRAVÉS DA RECICLAGEM PELA ASSOCIAÇÃO MONTES CLAROS DE CATADORES DE RECICLÁVEIS – MONTESUL". Revista Verde Grande: Geografia e Interdisciplinaridade 2, n.º 02 (6 de octubre de 2020): 105–13. http://dx.doi.org/10.46551/rvg2675239520202105113.

Texto completo
Resumen
O presente artigo teve como objetivo apresentar a importância da reciclagem de resíduos sólidos realizada pela Associação Montes Claros de Catadores de Recicláveis – MONTESUL na cidade de Montes Claros - MG e identificar os dados de economia de água, energia elétrica e gases do efeito estufa (GEEs), obtidos através aplicação da calculadora ambiental. Para atingir os objetivos propostos foi utilizado em sua metodologia, inicialmente uma revisão de literatura para dar embasamento científico ao trabalho em seguida foram aplicados o cálculo Recuperação e Reciclagem de Materiais de Resíduos Sólidos (AMS-III.AJ) nos materiais coletados pela associação para identificar os dados de economia de água, energia elétrica e gases do efeito estufa (GEEs). A economia de água e energia elétrica proporcionada pela MONTESUL através da reciclagem no período de fevereiro a julho de 2020, seria suficiente para abastecer a população da microrregião do Morada do Parque que abrange quatro bairros com população de 4.434 habitantes por um período de 20 dias.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Peccin, Simone. "É Possível Evitar a Recuperação do Peso após o Emagrecimento?" International Journal of Nutrology 09, n.º 01 (enero de 2016): 140–43. http://dx.doi.org/10.1055/s-0040-1705273.

Texto completo
Resumen
RESUMOA obesidade é uma doença crônica progressiva e recidivante, e alcança proporções de epidemia global. É uma causa prevenível e tratável de aumento de mortalidade precoce, entretanto, na maior parte dos casos, alcança apenas sucesso temporário. O emagrecimento em pessoas obesas provoca aumento persistente dos hormônios orexígenos e redução dos sacietógenos, o que leva a um contínuo aumento da fome e redução do gasto de energia corporal. No ambiente obesogênico atual, este desequilíbrio metabólico provoca recidiva da obesidade. O foco do tratamento da obesidade deve estar na manutenção do peso reduzido, com a escolha de dietas com maior teor de proteínas, exercício intenso frequente e uso de associações de medicamentos que se contraponham à adaptação metabólica que se manifesta com o emagrecimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Palacios-Felix, Jorge Luis, Jandira Leichtweis, Aline De Oliveira Schonarth y Juliano Roberto Alves Garcia. "PRODUÇÃO DE ENERGIA RENOVÁVEL A PARTIR DE ÁRVORES ARTIFICIAIS INDUZIDAS PELO VENTO". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 7, n.º 2 (27 de abril de 2018): 452. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v7e22018452-464.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento acelerado das atividades antrópicas e seu consequente impacto no meio ambiente tem evidenciado a necessidade de preservar os recursos naturais e buscar constantemente por novas fontes de energia limpa e renovável. Dentre essas, destaca-se a coleta de energia “Energy Harvesting”, que consiste em capturar energia mecânica presente no ambiente e converte-la em energia elétrica. A microgeração de energia através dos fenômenos do fluxo eólico vem sendo uma área de grande interesse da sociedade para aplicações em diversas situações. Diante desse contexto, o objetivo deste trabalho é apresentar uma plataforma de energia eólica de pequeno porte, baseada nas vibrações de piezoelétricos induzidos pelo vento e, assim, obter-se dados gráficos a partir de um osciloscópio digital para analisar a voltagem adquirida. No experimento, utilizou-se um ventilador convencional com velocidade máxima de 5,05 ms-1 para produção de fluxo de vento e um polímero piezoelétrico com capacidade de alcance de 25 volts para geração de energia. Para obter melhores resultados acoplou-se um material de plástico de três dimensões: 08 x 10 cm; 10 x 10 cm; e 10 x 12 cm ao polímero piezoelétrico com finalidade de aumentar a sua vibração e de avaliar as respostas obtidas. Os resultados obtidos foram de voltagens não harmônicas de amplitudes desiguais e maiores (picos). A configuração de 10 x 12 cm com posição do piezoelétrico no centro superior da estrutura plástica obteve em sua maioria valores de voltagem superiores aos demais, ou seja, se mostrou mais eficiente na obtenção de energia elétrica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Gabriel V. Barbosa, Matheus F. S. Alcântara, Matheus R. G. Araújo, Tiago T. Fonseca, Rosemberg F. N. Rodrigues y Márcio J. Dias. "Análise de Eficiência Solar em Painéis Fotovoltaicos". Revista Processos Químicos 14, n.º 28 (24 de abril de 2021): 108–15. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v14i28.607.

Texto completo
Resumen
A energia elétrica vem se tornando a cada dia mais indispensável para sobrevivência humana, pois vivemos uma sociedade dependente das tecnologias e que buscam melhorias constantes. Dessa forma, a busca por maior produção de energia limpa e sustentável ao meio ambiente cresce de uma maneira agressiva, partindo desse princípio a energia eólica (força do vento), energia solar (irradiação solar) apresenta uma proposta de energia alternativa, contribuindo assim para preservação do meio ambiente. Este trabalho teve como objetivos encontrar as condições ideias, por meio de estudos da melhor posição dos módulos de produção em uma residência familiar do município de Vianópolis-Goiás. A metodologia utilizada foi realizar medições das produções em intervalos de uma hora (07h às 18h), entre os dias 16/09/2019 a 20/09/2019, alterando o ângulo de inclinação de fixação dos módulos. Os dados foramtratados es tatisticamente com o auxílio de software para demonstrar os resultados graficamente. Os painéis analisados foram de material policristalino da empresa Byd Company Limited com potência máxima 330W. Após a análise estatística dos dados, foi evidenciado que os resultados que apresentaram melhores posicionamento foram das placas no sentido norte, com inclinação 16° sendo também observado que a maior produção foi correspondida entre o período compreendido entre 11h às 13h.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Veiga, Gloria Valeria da, Rosana Salles da Costa, Marina Campos Araújo, Amanda de Moura Souza, Ilana Nogueira Bezerra, Flávia dos Santos Barbosa, Rosely Sichieri y Rosangela Alves Pereira. "Inadequação do consumo de nutrientes entre adolescentes brasileiros". Revista de Saúde Pública 47, suppl 1 (febrero de 2013): 212s—221s. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102013000700007.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Estimar o consumo de energia e nutrientes e a prevalência de inadequação da ingestão de micronutrientes entre adolescentes brasileiros. MÉTODOS: Amostra probabilística composta por 6.797 adolescentes (49,7% do sexo feminino) entre dez e 18 anos de idade foi avaliada no Inquérito Nacional de Alimentação, 2008-2009. Os fatores de expansão, a complexidade do desenho da amostra e a correção da variabilidade intrapessoal do consumo foram considerados. A prevalência de inadequação de consumo de micronutrientes foi estimada pela proporção de adolescentes com ingestão abaixo da necessidade média estimada. Para o sódio, estimou-se a prevalência de consumo acima do valor de ingestão máxima tolerável. RESULTADOS: A média de consumo de energia variou de 1.869 kcal, observada nas adolescentes de 10 a 13 anos, a 2.198 kcal, estimada para os adolescentes de 14 a 18 anos. Os carboidratos forneceram 57% da energia total, os lipídios, 27% e as proteínas, 16%. As maiores prevalências de inadequação foram observadas para cálcio (> 95%), fósforo (entre 54% e 69%) e vitaminas A (entre 66% e 85%), E (100%) e C (entre 27% e 49%). Mais de 70% dos adolescentes apresentaram consumo de sódio superior à ingestão máxima tolerável. CONCLUSÕES: As médias de consumo energético e a distribuição de macronutrientes eram adequadas, mas foram observadas elevadas prevalências de inadequação no consumo de vitaminas e minerais, destacando-se consumo de sódio muito acima do recomendado, consumo de cálcio reduzido e nas adolescentes de 14 a 18 anos foi observada importante inadequação na ingestão de ferro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Faria, Haroldo Garcia de, Cláudio Scapinello, Antonio Cláudio Furlan, Ivan Moreira y Elias Nunes Martins. "Valor nutritivo das leveduras de recuperação (Saccharomyces sp), seca por rolo rotativo ou por "spray-dry", para coelhos em crescimento". Revista Brasileira de Zootecnia 29, n.º 6 (diciembre de 2000): 1750–53. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982000000600022.

Texto completo
Resumen
Foram utilizados 30 coelhos da Raça Nova Zelândia Branco, 15 machos e 15 fêmeas, com 50 dias de idade, em um ensaio de digestibilidade, com o objetivo de determinar o valor nutritivo das leveduras de recuperação (Saccharomyces sp), seca em rolo rotativo (LRRR) e por spray-dry (LRSD). Os coelhos foram distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com três tratamentos e dez repetições, sendo uma dieta referência e duas dietas teste. Na elaboração das dietas testes, a LRRR e a LRSD substituíram, respectivamente, 25% da matéria seca da dieta referência contendo 15,27% de proteína bruta, 15,51% de fibra bruta e 4397 kcal de energia bruta. Os coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca, proteína bruta, fibra bruta e energia bruta, foram, respectivamente, de 73,80; 55,44; 55,27; e 69,60% para LRRR e 82,33; 79,14; 48,24; e 87,19% para a LRSD. Os teores de matéria seca digestível, proteína digestível, fibra bruta digestível e energia digestível, com base na matéria seca total, foram, respectivamente, de 68,06%, 18,25%, 0,80% e 3248 kcal/kg para a LRRR e de 75,57%, 25,22%, 0,20% e 3859 kcal/kg para a LRSD. Os resultados indicaram que a LRSD apresentou-se nutricionalmente melhor que a LRRR.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Ramos, Helena M. y Mariana Simão. "Solução energética híbrida com armazenamento por bombagem". Águas e Resíduos, n.º 8 (octubre de 2020): 43–54. http://dx.doi.org/10.22181/aer.2020.0804.

Texto completo
Resumen
A elevada intermitência das fontes de energia renováveis condiciona a produção de energia elétrica, que continua a depender muito dos combustíveis fósseis. Uma vez que existe complementaridade por parte das fontes de energia renováveis, a sua integração conjunta é, sem dúvida, a melhor solução para reduzir esta dependência. Aliado a este facto, poderá coexistir um sistema de armazenamento por bombagem, capaz de gerar reservas hídricas, que serão aproveitadas quando a procura exceder a oferta energética. Procedeu-se ao desenvolvimento de dois modelos: um sobre custos de turbomáquinas e outro que visa o estudo do potencial de recuperação de energia de uma solução energética híbrida com armazenamento por bombagem combinado com fonte de energia eólica. Foram estudadas diferentes combinações para estas duas fontes de energia renovável, analisando o consumo satisfeito e a energia eólica não consumida, tendo-se concluído que o excedente de energia eólica pode ser aproveitado para bombagem. The high intermittence of renewable energy sources determines the production of electricity, which remains highly dependent on fossil fuels. Since there is complementarity between renewable energy sources, their joint integration is a potential solution to reduce this dependency. Consequentially, a pumping storage system capable of generating water reserves can coexist, which will be used when demand exceeds the energy supply. Two models were developed: one based on turbomachinery costs and the other based on the potential of energy recovery of a hybrid energy solution with pump storage combined with wind energy. Different combinations were studied for these two sources, analysing the satisfied consumption and the wind energy that is not consumed, in which it was concluded that the surplus of wind energy can be used by pumped storage.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía