Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Mercado de trabalho - Paraguai.

Artículos de revistas sobre el tema "Mercado de trabalho - Paraguai"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Mercado de trabalho - Paraguai".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Dos Santos, Welilngton y Valdemar Wesz Junior. "Concentração empresarial nas exportações do complexo soja no Paraguai (2000-2016)". Desenvolvimento em Debate 6, n.º 1 (27 de junio de 2018): 9–25. http://dx.doi.org/10.51861/ded.dmdo.1.001.

Texto completo
Resumen
Nas últimas décadas, a produção de soja se tornou a principal atividade agrícola no Paraguai. O objetivo deste trabalho é mensurar o grau de concentração empresarial nas exportações do complexo soja (grão, óleo e farelo) e o poder de mercado das firmas entre 2000 e 2016 no Paraguai. Para tanto, teremos como base três indicadores: Market Share (MS), Relação de Concentração (RC) e Índice de Herfindahl-Hirschman (IHH), que serão calculados a partir dos dados obtidos junto à Direção Nacional de Aduanas (Ministério de Fazenda do Paraguai). Os resultados apontam que o complexo soja,setor com maior peso nas exportações paraguaias, depende fundamentalmente de um pequeno número de grandes empresas transnacionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Vieira, Ana Luiza Stiebler. "Enfermeiros e o Mercosul: regulamentação e controle do exercício profissional". Revista Brasileira de Enfermagem 51, n.º 1 (marzo de 1998): 123–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671998000100010.

Texto completo
Resumen
Estudo comparado da regulamentação e controle do exercício profissional dos enfermeiros no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, delineando suas especificidades, diferenças e semelhanças, na perspectiva de implantação do Mercado Comum do Cone Sul, o qual pressupõe a livre circulação de trabalhadores nos mercados de trabalho dos países-membros do Tratado de Assunção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Mygre Lopes da, Nadine Gerhardt Lermen, Rodrigo Abbade da Silva y Daneil Arruda Coronel. "ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DO SETOR VINÍCOLA DO RIO GRANDE DO SUL". Qualitas Revista Eletrônica 17, n.º 1 (25 de abril de 2016): 01. http://dx.doi.org/10.18391/req.v17i1.2963.

Texto completo
Resumen
<p>Este trabalho analisa a competitividade das exportações gaúchas de vinhos, de 1999 a 2014, para os mercados dos Estados Unidos, Paraguai, União Europeia e Colômbia. Neste sentido, o método utilizado baseia-se no cálculo dos indicadores de competitividade aplicados ao comércio internacional. Os indicadores aplicados são os índices de Orientação Regional (IOR), Vantagens Comparativas Reveladas (IVCR) e Contribuição do Saldo Comercial (ICSC). As variáveis utilizadas foram coletadas do Sistema de Análise de Informações de Comércio Exterior (Alice Web). Os resultados indicaram que as exportações do setor vinícola gaúcho eram mais orientadas para o mercado paraguaio até 2002, e, após este período, estas passaram a se orientar de forma mais acentuada para o mercado colombiano. O estado apresenta vantagens comparativas no setor vinícola em relação às demais regiões do Brasil. Contudo, a contribuição do setor ao saldo comercial gaúcho é negativa devido às grandes importações de vinhos finos feitas pelo estado.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rabossi, Fernando. "TEMPO E MOVIMENTO EM UM MERCADO DE FRONTEIRA: CIUDAD DEL ESTE, PARAGUAI". Sociologia & Antropologia 5, n.º 2 (agosto de 2015): 405–34. http://dx.doi.org/10.1590/2238-38752015v523.

Texto completo
Resumen
Resumo Como funciona um mercado no qual os compradores provêm de outro país e onde muitos dos comerciantes e trabalhadores moram do outro lado da fronteira? O artigo analisa a dinâmica comercial de Ciudad del Este, importante centro comercial de artigos importados localizado no Paraguai na fronteira com o Brasil. A partir das relações entre mobilidade, territorialidade e temporalidade, a descrição etnográfica acompanha os múltiplos atores envolvidos no comércio de fronteira em seus deslocamentos ao longo de um dia trabalho e aborda outras configurações temporais e espaciais relevantes. Considerando que o mercado pressupõe um espaço e um tempo nos quais sucedem suas transações, os mercados de fronteira apresentam uma complexidade especial, pois tanto revelam quanto relativizam as configurações espaço-temporais do Estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Monsores, Carla de Oliveira y Gilson Batista de Oliveira. "A Lei de Maquila e a atração de empresas brasileiras para o Paraguai". Revista Brasileira de Planejamento e Desenvolvimento 9, n.º 3 (13 de agosto de 2020): 396. http://dx.doi.org/10.3895/rbpd.v9n3.10524.

Texto completo
Resumen
Esta pesquisa tem por objetivo discutir a atração de empresas brasileiras através da Lei de Maquila paraguaia. O presente trabalho combina pesquisas qualitativas referentes as ponderações, análises e recorte teórico. Aqui, chega-se a conclusão que de fato que o Custo Brasil representa uma grande desvantagem no contexto global para os empresários e industriais brasileiros, fazendo com que esses busquem menores encargos tributários, trabalhistas e operacionais, a fim de se manterem competitivos no mercado, pois, não é estranho que o capital busque se financiar através de menores obrigações. Com isso, a Lei de Maquila implantada no Paraguai apresenta vantagens e traz a possibilidade de um desenvolvimento industrial, econômico e social em seu território e, consequentemente, contribui para melhorar a qualidade de vida da população paraguaia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Da Silva, Luzia Bernardes, Camilo Pereira Carneiro Filho y Gustavo de Souza Preussler. "O AUMENTO DO ENCARCERAMENTO FEMININO NO MATO GROSSO DO SUL: IMPACTOS DA CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA E DO TRÁFICO DE DROGAS NA FRONTEIRA". Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 8, n.º 2 (25 de octubre de 2019): 213–26. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2019v8n2p213-226.

Texto completo
Resumen
Resumo: O aumento do encarceramento feminino registrado no Mato Grosso do Sul entre 2015 e 2018 foi acompanhado por uma conjunção de fatores, dos quais fazem parte a crise econômica do Brasil (aumento de desemprego, do percentual de pobreza e o corte de investimentos em programas sociais), a presença de uma rede internacional de tráfico drogas com grande atuação na fronteira Brasil-Paraguai e a dificuldade de inserção no mercado formal de trabalho por parte das classes com baixa escolaridade. O presente trabalho tem como enfoque a atuação feminina no âmbito do tráfico internacional de drogas nas fronteiras sul-americanas, mais particularmente na fronteira Brasil-Paraguai. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, dentro do escopo das Relações Internacionais. Palavras-chaves: Encarceramento feminino. Tráfico internacional de drogas. Fronteira sul-mato-grossense.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Pinheiro-Machado, Rosana. "A ética confucionista e o espírito do capitalismo: narrativas sobre moral, harmonia e poupança na condenação do consumo conspícuo entre chineses ultramar". Horizontes Antropológicos 13, n.º 28 (diciembre de 2007): 145–74. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-71832007000200007.

Texto completo
Resumen
Neste artigo, partindo de uma reflexão sobre as transformações da China contemporânea concernentes ao mercado e ao consumo, discuto o papel da diáspora no resgate de valores "tradicionais", especialmente em relação às noções de harmonia, trabalho árduo e poupança, cuja base está no legado filosófico e religioso confucionista. Se hoje assistimos a um consumismo intenso das novas gerações que vivem na China, em sentido oposto, a condenação do consumo de bens supérfluos e a privação individual passam a ser sinais distintivos entre os imigrantes chineses, que trabalham como importadores e distribuidores de bens made in China em Ciudad del Este (Paraguai). Devido a tais características, esboço uma comparação com a ética calvinista, tal qual analisada por Max Weber, traçando aproximações e distinções entre protestantismo e confucionismo, no que diz respeito ao gasto conspícuo, à ética do trabalho e à acumulação de riquezas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Dutra, Delia. "Mulheres, migrantes, trabalhadoras: a segregação no mercado de trabalho". REMHU : Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana 21, n.º 40 (junio de 2013): 177–93. http://dx.doi.org/10.1590/s1980-85852013000100011.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho, ancorado em uma pesquisa desenvolvida no âmbito do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, analisa a experiência vivida por mulheres migrantes em diversos países centrando a reflexão na dimensão do trabalho no contexto do processo migratório internacional. Tomando como ponto de partida a perspectiva das próprias protagonistas - paraguaias no Brasil, brasileiras nos Estados Unidos, haitianas na República Dominicana, colombianas no Equador, filipinas na Itália e nicaraguenses na Costa Rica -, busca-se identificar dificuldades enfrentadas no que refere à vida profissional dessas mulheres. Parte-se do entendimento de que a migração pode ser vista como uma alternativa para escapar de situações de pobreza e exclusão do mercado de trabalho no país de origem. A pesquisa aponta a existência de segregação no mercado de trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Santana Leal de Figueiredo, Nanny y Mário Jorge Philocreon de Castro Lima. "Análise do Laudo N° 01/2012: como funciona a medida de urgência no Tribunal Permanente de Revisão". Rev. secr. Trib. perm. revis. 9, n.º 17 (11 de mayo de 2021): 205–19. http://dx.doi.org/10.16890/rstpr.a9.n17.p205.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho tem por objeto o procedimento especial de urgência no Tribunal Permanente de Revisão do MERCOSUL (TPR). A partir da celebração do Protocolo de Olivos (PO), o bloco econômico buscou atualizar seu sistema de solução de controvérsias, instituindo o tribunal arbitral para solidificar o direito de integração mercosulino, assim como garantir maior segurança jurídica para seus Estados Parte. O Art. 24 do referido protocolo institui o procedimento especial, para situações em que haja risco de dano irreparável caso não sejam tomadas medidas remediais. Nesse aspecto, analisa-se quais são os critérios para a adoção desse procedimento, fazendo recorte da Decisão N° 23/04 emitida pelo Conselho Mercado Comum do MERCOSUL que busca regulá-lo. Por fim, este trabalho examina a aplicabilidade prática tanto da Decisão, quanto do próprio procedimento especial por meio do Laudo N° 01/2012 emitido pelo TPR em resposta à demanda submetida pelo Paraguai. O objetivo é identificar os problemas decorrentes da limitação do procedimento especial, conforme a observação dos referidos documentos. A relevância desse tópico envolve o futuro da integração entre os países do MERCOSUL, assim como eficiência do seu sistema de solução de controvérsias. O método acadêmico utilizado foi a pesquisa qualitativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cechinel-Zanchett, Camile Cecconi. "LEGISLAÇÃO E CONTROLE DE QUALIDADE DE MEDICAMENTOS FITOTERÁPICOS NOS PAÍSES DO MERCOSUL". Infarma - Ciências Farmacêuticas 28, n.º 3 (30 de septiembre de 2016): 123. http://dx.doi.org/10.14450/2318-9312.v28.e3.a2016.pp123-139.

Texto completo
Resumen
O objetivo desse trabalho foi levantar dados sobre medicamentos fitoterápicos nos países do Mercosul, tais como principais plantas comercializadas e sistemas biológicos com maior prevalência, controle sanitário, dados de mercado e principais aspectos relacionados às legislações. A pesquisa foi realizada por meio de análise documental, sendo uma revisão de literatura em todos os tipos de produção em português, inglês e espanhol (livros, dissertações, teses, documentos, legislações, artigos). O Brasil, maior país do Mercosul. apresentou a maior quantidade de regulamentações sobre o controle sanitário e de qualidade de medicamentos fitoterápicose Os medicamentos fitoterápicos mais comercializados no país têm ação no sistema nervoso central (n=6) e sistema respiratório (n=6), com 32%, e no sistema gastrointestinal, com 26% (n=5), e a maioria, 63% (n=12), é formulada com extrato seco. Na Argentina e no Paraguai, a maior parte tem ação no sistema gastrointestinal, com 38% (n=16) e 50% (n=7), respectivamente. É destacada a escassez de estudos e legislações principalmente no Paraguai, Uruguai e Venezuela. E foi possível concluir que o controle da qualidade é regido por órgãos regulamentadores, porém, no Uruguai, medicamentos fitoterápicos são enquadrados como medicamentos em geral, e na Venezuela, como produtos naturais. A falta de resoluções específicas, com exceção do Brasil e Argentina, para nortear as etapas de produção e controle de medicamentos fitoterápicos, dificulta o processo de descobertas de novos agentes bioativos que venham a se tornar medicamentos fitoterápicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Haffner, Jacqueline A. H. y Adriano Pires De Almeida. "Revisando a integração latino-americana: da CEPAL a UNASUL". Conjuntura Austral 9, n.º 46 (17 de agosto de 2018): 67. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.75235.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é apresentar um apanhado geral das tentativas de integração sob a ótica da complementação e do aproveitamento dos recursos energéticos disponíveis na América do Sul a partir das contribuições da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) sobre desenvolvimento. Deste modo, esta pesquisa considera que as proposições de aproximação pelo viés energético desenvolvidas, inicialmente, pela Associação Latino-Americana de Livre Comércio (ALALC) e pela Associação Latino-Americana de Desenvolvimento e Integração (ALADI) como sendo os elementos basilares do processo que levou a constituição do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) e que, posteriormente, permitiram o lançamento da iniciativa da Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA). Neste sentido, este trabalho considera que as assinaturas da Declaração do Iguaçu, em 30 de novembro de 1985, e do Tratado de Assunção, em 26 de março de 1991, foram instrumentos de suma importância para embalar o movimento que motivou a formação da Comunidade Sul-Americana de Nações (CASA) e que culminou com a criação da União de Nações Sul-Americanas (UNASUL), pois evidenciou o reconhecimento de que a vertente regional passou a ocupar um espaço de grande relevância na agenda política dos governos do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Oliveira, Giseli Aparecida de. "Dimensão social do MERCOSUL: enfoque na realidade paraguaia por meio do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL". Revista MERCOSUR de Políticas Sociales 1 (22 de diciembre de 2017): 96. http://dx.doi.org/10.28917/ism.2017-v1-96.

Texto completo
Resumen
O MERCOSUL teve início em 1991 como uma estratégia política para elevar o comércio entre os países da região e ganhar espaço no cenário internacional. O processo de integração regional registrou avanços para além dos aspectos econômicos e passou a incluir debate e deliberações na área social. A partir de 2000 identifica-se o estabelecimento de uma agenda social para o MERCOSUL e a criação de mecanismos institucionais voltados para sua operacionalização. A agenda social do MERCOSUL pode ser compreendida como um conjunto de ações, programas e instituições que se constituem no âmbito da integração regional com o objetivo de redução das assimetrias e das desigualdades sociais nos países do bloco. Entre as medidas adotadas pelo Conselho do Mercado Comum – CMC, destacamos a criação do Fundo de Convergência Estrutural do MERCOSUL - FOCEM. A pesquisa tem como objetivo verificar como está o andamento do FOCEM e destacar suas ações na realidade do Paraguai. Como objetivo geral buscamos descrever a instituição do FOCEM e seu processo de operacionalização. O estudo é de natureza descritiva e exploratória, com coleta de dados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas. O trabalho apresenta uma análise do funcionamento do FOCEM no contexto da integração regional, apresentando os limites e possibilidades dessa instituição. O estudo revela o esforço do FOCEM em criar ações estratégicas com vista a garantir coesão social e reduzir assimetrias entre os Estados Partes, mas ainda apresenta-se com fatores reduzidos de institucionalidade e de apoio político.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Feltrin, Renato Salles. "LEX AMÉRICA: OS TRATADOS E O LEGISLATIVO NO MERCOSUL". E-Legis - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação da Câmara dos Deputados 5, n.º 5 (8 de noviembre de 2010): 47–65. http://dx.doi.org/10.51206/e-legis.v5i5.47.

Texto completo
Resumen
Trabalho fundamentado na análise da importância do Poder Legislativo no Mercado Comum do Sul - Mercosul, principalmente acerca da dificuldade de aplicação do direito acordado entre as nações que compõem o Bloco e da contribuição do legislativo brasileiro quanto à internalização das regras Mercosulinas. A pesquisa desenvolveu-se a partir do exame dos tratados firmados entre 26 de março de 1991 até 24 de julho de 2009, conforme banco de dados disponível na chancelaria paraguaia em 2 de setembro de 2009. Este artigo foi produzido a partir de monografia apresentada no curso de Especialização em Processo Legislativo do CEFOR.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Mendes, Maurício Ferreira, Sandra Mara Alves da Silva Neves, Marcela De Almeida Silva, Sophia Leitão Pastorello de Paiva y Jesã Pereira Kreitlow. "Coleta, processamento, comercialização e sustentabilidade da produção extrativista da região sudoeste Mato Grossense, Brasil". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 7, n.º 3 (30 de noviembre de 2016): 59–71. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2016.003.0005.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O extrativismo vegetal é uma atividade realizada desde os primórdios da civilização, praticada pelos povos nativos que habitavam o território brasileiro há mais de quinhentos anos, na atualidade, vários agricultores familiares de assentamentos e comunidades rurais desenvolvem a prática do extrativismo. Este trabalho visa investigar a produção extrativista, com abordagem sobre coleta, processamento, comercialização e sustentabilidade do extrativismo desenvolvido pelos agricultores familiares da região Sudoeste Mato-grossense, contidos na bacia do Alto Paraguai. O estudo de campo foi conduzido entre março e julho de 2012. Foram identificados a atividade extrativista de frutos do Cerrado em três assentamentos: a) Bom Jardim/Furna São José, b) Corixo, e c) Margarida Alves, o que encaminhou a definição do universo de pesquisa a corresponder a 100%. As informações foram coletadas através de entrevistas semiestruturadas, posteriormente foram elaboradas cartas-imagem dos assentamentos, com destaque para as áreas de coleta via Geotecnologias. Conclui-se que a produção extrativista na área de estudo é praticada por trinta famílias que coletam cumbaru (Dipteryx alata), pequi (Caryocar brasiliense) e babaçu (Attalea speciosa), para alimentação e para complementar a renda via comercialização de subprodutos dos frutos nos próprios assentamentos e via mercado institucional (políticas públicas). Os agricultores familiares praticam um extrativismo sustentável, pois retiram em média de 14% a 34% dos frutos do ambiente, deixando o restante para a alimentação da fauna silvestre; utilizam práticas sustentáveis, com destaque para produção de mudas para enriquecer as áreas de coleta, contribuindo para a regeneração de novas espécies e o crescimento populacional das fruteiras nativas da região.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Alves, Sandra De Souza, Roberta Bessa Veloso Silva y Eric Batista Ferreira. "Dez anos de certifica minas café: O que mudou para o produtor familiar da microrregião de Alfenas?" Revista Brasileira de Agrotecnologia 10, n.º 2 (20 de septiembre de 2020): 35–43. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v10i2.8045.

Texto completo
Resumen
O estado de Minas Gerais é responsável por aproximadamente 51,5% da safra brasileira de cafés, exportando para mais de 70 países do mundo. No contexto em que o mercado se encontra, as propriedades rurais estão buscando a valorização do café e adotando as boas práticas agrícolas por meio da certificação que é uma das exigências do mercado consumidor interno e externo. Diante desse cenário, os objetivos deste trabalho foram verificar as práticas dos produtores familiares certificados da microrregião de Alfenas para a obtenção da certificação, as dificuldades enfrentadas, bem como os benefícios obtidos. Foram analisadas 23 propriedades das cidades de Fama, Machado, Paraguaçu e Poço Fundo, certificadas pelo do Certifica Minas Café. Foram feitas entrevista com os proprietários rurais utilizando-se um questionário semiestruturado. Constatou-se que as maiores dificuldades enfrentadas foram a rastreabilidade e a adequação ambiental. O maior benefício percebido foi o aumento na produtividade das lavouras de café através da profissionalização da gestão.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Martuscelli, Danilo Enrico y Adrián Marcelo Piva. "Apresentação do Dossiê: Estado, economia e classes sociais na América Latina contemporânea". Mediações - Revista de Ciências Sociais 24, n.º 1 (10 de mayo de 2019): 11. http://dx.doi.org/10.5433/2176-6665.2019v24n1p11.

Texto completo
Resumen
Entre o final dos anos 1990 e o momento histórico atual, a América Latina passou por significativas mudanças políticas, econômicas e sociais que, se não lograram pôr em questão a sua condição de subalternidade no âmbito das relações capitalistas internacionais, não deixaram de produzir efeitos sobre: a) o modo de acumulação e a forma de Estado consolidados até então no continente; b) a relação entre Estado, economia e classes sociais; c) a estrutura e as relações de classe constituídas historicamente; d) os regimes políticos e as formas de representação existentes; e) a política econômica, social e externa implementada pelos governos da região, etc. No plano político-eleitoral, candidaturas que se apresentavam como críticas da ortodoxia do livre mercado e que se encontravam em franco processo de isolamento político nos anos 1990, passaram a obter, com o apoio popular, vitórias políticas importantes nos pleitos presidenciais dos anos 2000, como atestam as vitórias de Hugo Chávez na Venezuela, de Lula no Brasil ou de Evo Morales na Bolívia. Passadas quase duas décadas desde o início desse movimento, impõe-se realizar um balanço crítico dessas experiências políticas que se ergueram sobre o discurso de que se constituiriam como alternativas ao neoliberalismo. Nesse sentido, o dossiê Estado, economia e classes sociais na América Latina contemporânea propõe-se a estimular a elaboração de análises que reflitam sobre as mudanças ocorridas nos últimos vinte anos em sete países específicos do continente latino-americano: Argentina, Brasil, Bolívia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela. O dossiê acolherá estudos de caso ou comparativos, que se situem principalmente na interface entre Ciência Política, Sociologia, Economia e História e outras áreas afins, e priorizará trabalhos que realizem uma análise mais global das sete formações sociais indicadas no intervalo de tempo que compreende o final dos anos 1990 e o momento atual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Wesz Junior, Valdemar João. "O mercado da soja no Paraguai: concentração e transnacionalização". PAMPA, n.º 18 (20 de noviembre de 2019): 99–123. http://dx.doi.org/10.14409/pampa.v0i18.8710.

Texto completo
Resumen
Nas últimas décadas, a produção de soja se tornoua principal atividade agrícola no Paraguai. Este artigodescreve a expansão desta commodity no país, identificando os principais atores envolvidos nesta cadeia produtiva (produtores rurais e empresas) e seu poder de mercado. Para tanto, realizou–serevisão da literatura acadêmica, levantamento de dados secundários, consulta nos relatórios das empresas do setor, visitas às principais feiras agropecuárias do país e entrevista comatores–chaves. Os resultados apontam que o mercado da soja no Paraguai apresenta um movimento conjunto de concentração e transnacionalização dos produtores e das empresas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Banducci Júnior, Álvaro. "MERCADO INFORMAL NA FRONTEIRA BRASIL – PARAGUAI: SHOPPING CALÇADÃO MERCOSUL". Revista Ambivalências 3, n.º 5 (12 de agosto de 2015): 61. http://dx.doi.org/10.21665/2318-3888.v3n5p61-84.

Texto completo
Resumen
As cidades de Ponta Porã (BR) e Pedro Juan Caballero (PY), separadas por fronteira seca, constituem centros conurbados, limitados por uma longa avenida que acompanha a ocupação humana de ambos os lados. O turismo de compras, importante setor da economia local, fez emergir do lado paraguaio, a partir de 1980, um significativo comércio informal de importados, caracterizado por ambulantes e pequenos comerciantes que instalaram bancas na principal rua comercial da cidade. Na década de 1990, uma crise se abateu sobre a economia de Ponta Porã, fazendo com que alguns comerciantes reivindicassem a instalação de comércio popular semelhante ao paraguaio no lado brasileiro. Com isso, nasceu o Primeiro Shopping Calçadão Mercosul, centro comercial instalado na linha de divisa entre os países, porém em solo brasileiro. Ocupado por lojistas de distintas nacionalidades, o Shopping oferece produtos idênticos aos vendidos no Paraguai e acaba por disputar a mesma clientela, pois se estrutura segundo regras e condições muito semelhantes às do comércio vizinho. Este artigo aborda o modo como está organizado esse comércio, como se regula frente às normatizações públicas brasileiras e como interage com o mercado paraguaio. Da mesma forma, pretende discutir de que maneira as categorias legal e ilegal, lícito e ilícito são articuladas num contexto em que se pratica uma modalidade de comércio permitida apenas no lado paraguaio e como, numa situação de liminaridade, são reafirmadas as representações sobre o “outro”.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Soares, Raimundo Christian Oliveira. "O mercado da soja no Paraguai: expansão, consolidação e momento atual". COLÓQUIO 16, n.º 3 (30 de junio de 2019): 211–31. http://dx.doi.org/10.26767/coloquio.v16i3.1310.

Texto completo
Resumen
No mercado mundial agrícola, a soja tem sido o produto mais comercializado e vendido, impactando fortemente na economia de países desenvolvidos e, principalmente, nos em desenvolvimento, como é o caso do Paraguai. O objetivo desta investigação é analisar as características e configurações do mercado da soja no Paraguai, além de identificar os atores envolvidos nos principais processos desse mercado e a importância destes para a consolidação da cadeia da soja no país. Para isso, foi feita uma revisão bibliográfica de obras que abordam a temática da soja numa visão histórica e que influenciaram o momento atual dessa cultura no país, período em que o mercado da soja já se encontra consolidado, o que podemos constatar com dados estatísticos relacionados à exportação e à produção desse produto. Constatou-se com a pesquisa que a soja pode ser considerada “La coluna vertebral del agronegocio en Paraguay”, devido a sua importância para a economia do país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Souza, Aparecida Neri de. "Professores, trabalho e mercado". Caderno CRH 20, n.º 49 (abril de 2007): 47–55. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-49792007000100005.

Texto completo
Resumen
Análise do mercado de trabalho, com destaque para os professores do ensino técnico. O estudo indaga de que forma é concretizada a noção de mercado, analisa as formas que assumem a oferta e a procura de trabalho e as diferenciadas possibilidades de contratos de trabalho. Educação é um dos setores que se constituem exceção na queda de emprego e no grau de formalização do mercado de trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Santos, Luiz Augusto Ubirajara. "O mercado de trabalho". Revista Latino-Americana de Enfermagem 5, n.º 4 (octubre de 1997): 109. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11691997000400014.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Wesz Junior, Valdemar João. "CAMINHOS E DINÂMICAS CONTEMPORÂNEAS DOS PRODUTORES E PROPRIETÁRIOS RURAIS DE ORIGEM BRASILEIRA NO PARAGUAI/ Paths and Contemporary Dynamics of Producers and Rural Owners of Brazilian Origin in Paraguay/ Caminos y Dinámicas Contemporáneas de los Productores y Propietarios Rurales de Origen Brasileña en Paraguay". REVISTA NERA, n.º 53 (13 de abril de 2020): 90–116. http://dx.doi.org/10.47946/rnera.v0i53.7152.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho é analisar os caminhos e as dinâmicas contemporâneas de produtores rurais e proprietários de terras de origem brasileira no Paraguai, procurando perceber as suas lógicas e a situação atual em termos do controle e posse da terra. Para tanto, foi realizada revisão bibliográfica, análise de dados estatísticos e entrevistas semiestruturadas com 56 produtores/proprietários rurais de origem brasileira que estão ou estiveram no Paraguai. Como resultado da pesquisa, foi identificado que atualmente existem, pelo menos, cinco movimentos diferenciados: i) produtores que chegaram na segunda metade do século XX e que permanecem na mesma região no Paraguai; ii) produtores e/ou descendentes que chegaram no país no mesmo período e nos últimos anos avançaram para o seu interior; iii) atores que chegaram no país mais recentemente, investindo na produção agropecuária e/ou aquisição de terras; iv) produtores que optaram por deter terras tanto no Paraguai quanto no Brasil; v) produtores rurais que, por diferentes motivos, retornam para o Brasil. Portanto, há distintos caminhos, movimentos e dinâmicas deste grupo social em relação à terra no Paraguai. Como citar este artigo:WESZ JUNIOR, Valdemar João. Caminhos e Dinâmicas Contemporâneas dos Produtores e Proprietários Rurais de Origem Brasileira no Paraguai. Revista NERA, v. 23, n. 53, p. 90-116, mai.-ago., 2020.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Vargas, Glaci de Oliveira Pinto. "Mercado comum do Sul: saúde e enfermagem". Revista Brasileira de Enfermagem 47, n.º 1 (marzo de 1994): 42–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-71671994000100008.

Texto completo
Resumen
A discussão e a compreensão sobre as questões que envolvem o MERCOSUL e a abrangência desta realidade tomam-se significativas, pois envolvem todos os segmentos da sociedade. O estudo visa proporcionar aos profissionais de saúde, especialmente aos de Enfermagem, o conhecimento básico sobre o Tratado de Assunção, que envolve a participação dos quatro países do Cone Sul - Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai; objetivos, características, sistemas de saúde dos países integrantes, recursos humanos em saúde e partir para a contextualização da referida área de atuação. A integração vem ocorrendo a passos largos em vários setores, principalmente na área econômica, uma vez que as relações devem consolidar-se em 1995. Neste sentido, a corrida contra o tempo não pode constituir fator imobilizante de outros segmentos. É bem verdade, que alguns grupos de profissionais de saúde e da previdência social mantêm-se atentos e receptivos às iniciativas dos seus setores, ainda que de maneira esparsa e pontual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Matheus, Tiago Corbisier. "Jovens e mercado de trabalho". GV-executivo 10, n.º 1 (16 de mayo de 2011): 47. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v10n1.2011.22946.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Costa Carvalho, Mariana. "Mercado de trabalho no Brasil". Libertas 21, n.º 1 (19 de junio de 2021): 236–55. http://dx.doi.org/10.34019/1980-8518.2021.v21.32142.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute os elementos principais da formação social e econômica brasileira reproduzidos no mercado de trabalho, com ênfase no fim do regime escravista e constituição da força de trabalho livre. Trata-se de pesquisa qualitativa de base documental, reunindo triangulação de dados primários e secundários, abarcando revisão bibliográfica e apreciação de elementos histórico-concretos do mercado de trabalho, tendo como fonte órgãos oficiais de produção de indicadores sócio-econômicos. Na fase atual, de financeirização e crise de realização do valor, as principais marcas do trabalho envolvem maior expressão de informalidade, precarização e flexibilização das relações. Somam-se os elementos estruturantes da formação social e econômica brasileira que aprofundam a superexploração do trabalho e recaem, mais fortemente, na população negra.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Picchio, Antonella. "Trabalho feminino no cerne do mercado de trabalho". Tematicas 26, n.º 52 (30 de diciembre de 2018): 69–104. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v26i52.11704.

Texto completo
Resumen
Ao explicitar a dimensão capitalista do trabalho doméstico, este artigo propõe uma mudança importante na perspectiva analítica (e política) sobre as interações entre família e mercado de trabalho. A partir de uma análise estatística sobre a distribuição do tempo dedicado ao trabalho doméstico entre mulheres e homens na Itália e na França do final da década de 1980; de confrontar de forma veemente os pressupostos neoclássicos, especialmente a visão da família presente nas obras de Gary Becker; de questionar o potencial político das mulheres trabalhadoras apenas relacionado ao assalariamento, neutralizando o trabalho doméstico; e de abordar o Estado como a instituição que regula o arranjo entre o processo de acumulação e o processo de reprodução social, a autora argumenta que o trabalho doméstico seria o elo na relação entre a produção e a reprodução que sustenta o processo de acumulação de capital. Na sua análise do sistema capitalista, a exploração do trabalho para a reprodução e o controle das mulheres ganham centralidade, pois garantem a quantidade e qualidade do trabalho de produção necessário à acumulação. Sendo assim, é também a partir da questão da reprodução que se compreende a forma dos conflitos sociais, de classes e de gênero, o papel do Estado e a constituição das mulheres como sujeito político.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Rodrigues, Andréa Lúcia Cavararo y Antonio Hilario Aguilera Urquiza. "Pesquisa de Campo em Território Tradicional na Fronteira Brasil/Paraguai". Revista Interdisciplinar em Educação e Territorialidade – RIET 1, n.º 1 (15 de diciembre de 2020): 258–69. http://dx.doi.org/10.30612/riet.v1i1.13173.

Texto completo
Resumen
Este texto traz um relato de experiência e refl exão acerca da importância do trabalho de campo na região fronteiriça envolvendo territórios tradicionais. O objetivo é descrever as vivências e experiências adquiridas no trabalho de campo no território tradicional kaiowá, na fronteira Brasil/Paraguai. Mesmo diante das difi culdades encontradas no Oguata, utilizando a terminologia guarani sobre o signifi cado de caminhada, essa experiência foi muito rica, proporcionando momentos de refl exão, questionamentos e até mesmo indignação diante do panorama que se verifi ca a partir da convivência com a população Kaiowá - Paĩ Tavyterã, pois as difi culdades que já enfrentaram, e ainda enfrentam, para viver no território tradicional ainda persistem e estão longe de terminar. A base metodológica é própria dos estudos antropológicos, com interface no direito dos povos tradicionais e, além da pesquisa bibliográfi ca, manteve-se a preferência pelo trabalho de campo. O estudo permite concluir que o trabalho de campo e o envolvimento do pesquisador acadêmico com apoio do professor orientador favorecem a formação e consolidação do nível de excelência nos resultados alcançados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Amayo, Enrique. "A Guerra do Paraguai em perspectiva histórica". Estudos Avançados 9, n.º 24 (agosto de 1995): 255–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141995000200013.

Texto completo
Resumen
A Guerra do Paraguai ou da Tríplice Aliança não pode ser entendida fora do contexto mundial da época. Obviamente, não é possível reconstruir todos e cada um dos elementos desse passado. Temos de nos dar por satisfeitos com os fatos essenciais e universais que, como grandes linhas mestras, dão sentido e explicitam os fenômenos que o historiador, como cientista social, estuda num momento determinado. Para os propósitos deste trabalho, o contexto vai ser determinado pela revisão crítica do significado histórico da Pax Britannica, Free Trade (livre câmbio, livre comércio) e imperialismo, sob hegemonia da Inglaterra.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Da Silva, José Lourenço Alves y Célia Alves De Souza. "VARÍAVEIS HIDROSSEDIMENTOLÓGICAS E NÍVEIS DE DEGRADAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO RÁPIDA DE RIOS, ENTRE A BAÍA DA PALHA E O SADAO NO CORREDOR FLUVIAL DO RIO PARAGUAI". Geo UERJ, n.º 35 (21 de diciembre de 2019): e35448. http://dx.doi.org/10.12957/geouerj.2019.35448.

Texto completo
Resumen
O rio Paraguai é um dos principais agentes modeladores do ambiente pantaneiro, suas mudanças hidromorfológicas estão vinculadas ao seu regime hídrico sua dinâmica fluvial e atividades antrópicas. O presente estudo objetivou avaliar os aspectos hidrossedimentológicos e o nível de degradação ambiental a partir de aplicação dos protocolos de avaliação rápida de rios - Pars, entre a Baía da Palha e o Sadao no corredor fluvial rio Paraguai. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou se algumas etapas. Trabalho de gabinete, trabalho de campo e de laboratório. Na etapa gabinete, foram realizadas pesquisas bibliográficas, perfis transversais e organização dos dados, no trabalho de campo, observação; aplicação de protocolos de avaliação rápida de rios; batimetria e velocidade do fluxo, coleta de amostras de água e sedimentos. Na análise laboratorial, foram realizadas análises: granulométrica (dispersão total e método de peneiramento), método de evaporação (concentração de sedimentos). Os Protocolos de Avaliação Rápida indicaram situações regulares para a margem esquerda das seções 1 e 5. Nas seções transversais no rio Paraguai, a velocidade do fluxo variou entre 0,30 a 0,71 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 3,5 a 8,16 m, a vazão ficou entre 141,90 a 865,57 m³/s, a descarga sólida variou 245,20 a 1.496, t/dia. Nas seções localizadas na baía da Palha a velocidade do fluxo variou entre 0,09 a 0,97 m/s, a profundidade média da lâmina de água entre 0,46 a 7,06 m, a vazão ficou entre 0,29 a 673,95 m³/s, e a descarga sólida variou de 53,74 a 2.329,17 t/dia. O uso antrópico influenciou diretamente em alterações na área de estudo em questão, porém a dinâmica de mudanças do rio Paraguai ocorre de forma natural desconfigurando suas feições através de deposições sedimentológicas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Corrêa, Valmir Batista y Lúcia Salsa Corrêa. "O dilema da produção de tanino na fronteira Brasil – Paraguai". albuquerque: revista de história 1, n.º 1 (30 de junio de 2009): 55–75. http://dx.doi.org/10.46401/ajh.2009.v1.3905.

Texto completo
Resumen
A exploração de tanino, retirado das matas de quebracho no extremo sul de Mato Grosso na primeira metade do século XX, representou uma das formas de incorporação dessa fronteira brasileira e paraguaia ao contexto econômico do mercado mundial. Foi, entretanto, uma inserção marginal que subordinou esta e outras atividades da economia mato-grossense às imposições de um contexto singular e de um dilema histórico: a integração de uma área rica em recursos naturais que, no entanto, se mantinha isolada face às suas limitações ambientais, sujeita ao regime de águas dos pantanais, e também carente de transportes, de gente e de capitais. A exploração de quebracho para a produção do tanino que se destinava aos mercados platinos e nacionais enfrentou muitos outros empecilhos, incluindo a forte concorrência de grupos argentinos instalados no Paraguai e interferências da política estadual.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Braga Penha, Débora De Lima, Anibal David Cuenca López y Francisco Carlos Da Cunha Cassuce. "Discriminación salarial por género en el mercado de trabajo del Paraguay: Análisis del sector formal, zona metropolitana y zona fronteriza con Brasil". Estudios económicos 38, n.º 76 (8 de febrero de 2021): 5–43. http://dx.doi.org/10.52292/j.estudecon.2021.1979.

Texto completo
Resumen
Este estudio tiene por objeto analizar el comportamiento de la discriminación salarial por género del mercado laboral paraguayo del sector formal con foco en la zona metropolitana y fronteriza con Brasil durante el período 2017 a 2019. Para tal efecto, se estimaron las ecuaciones de salarios de Mincer (1974) y la metodología de Heckman (1979). Posteriormente, se realiza la descomposición de Oaxaca-Blinder (1973). Los resultados indican que pese a la disminución de la brecha salarial en el período analizado aún persisten las desigualdades de ingresos por género. Parte de la brecha de ingresos se debe a factores no explicados, que podrían atribuirse a la discriminación. Por esta razón, es necesario implementar políticas que garanticenla igualdad salarial por sexo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Florenciano, Karla Alexandra Benites y Rita de Cássia Pacheco Limberti. "As implicações linguísticas na aprendizagem dos alunos surdos fronteiriços de Ponta Porã/BR e Pedro Juan Caballero/PY". EaD & Tecnologias Digitais na Educação 5, n.º 6 (8 de julio de 2017): 23. http://dx.doi.org/10.30612/eadtde.v5i6.6248.

Texto completo
Resumen
Objetiva-se com este trabalho apontar o papel que exerce e a relevância que tem a Língua de Sinais (LS) na vida dos surdos, como também relatar como os usuários dessa língua lidam com um contexto fronteiriço, de Ponta Porã- Brasil/Pedro Juan Caballero-Paraguai, em que há a presença de duas LS, sendo elas: a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS e a Língua Paraguaia de Sinais - LSPY, além de três línguas orais: a Língua Portuguesa, o Espanhol e o Guarani. Para tanto, a pesquisa bibliográfica foi o ponto de partida do estudo, a qual contribuiu para o levantamento de informações tanto gerais como específicas, relativas às teorias sobre a língua de sinais, suas particularidades linguísticas e seu contexto histórico. Este trabalho está organizado em três partes: na primeira parte apresenta-se uma visão histórica da educação dos surdos, as principais correntes metodológicas que nortearam essa especialidade de educação em diversos períodos históricos, bem como as semelhanças, diferenças e curiosidades da educação dos surdos no Paraguai e no Brasil. A segunda parte contém a metodologia utilizada na pesquisa. Na terceira parte apresentam-se os resultados e os relatos de alunos oriundos do Paraguai que estudam em escolas brasileiras e que lidam com essa condição linguística e cultural completamente híbrida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Coriat, Benjamin. "Novas tendências do mercado de trabalho". Revista do Serviço Público 49, n.º 3 (24 de febrero de 2014): 5–28. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v49i3.369.

Texto completo
Resumen
Na ruptura social fordista, o desemprego cresce bruscamente, fazendo surgir configurações variáveis, onde o conceito de pressão salarial passa a designar o complemento monetário indireto, destinado a assegurar a reprodução intergeneracional nas sociedades capitalistas plenamente desenvolvidas. A nova relação salarial compreende a relação de emprego (relação monetária direta) e a pressão salarial (relação monetária indireta). O aparecimento de relações de trabalho precárias força a pressão salarial a substituir a proteção social em decadência. Dosarranjos em formação, impor-se-ão os que encontrarem uma coerência sistêmica mínima. O poder público agirá como regulador da relação salarial e garantidor último da pressão salarial, respeitando a flexibilidade do aparelho produtivo e a mobilidade e flexibilidade do trabalho. O autor traça trajetórias nacionais baseados em 2 cenários estilizados, que são a variante americana (modelo típico da desregulamentação e flexibilidade externa) e a variante européia (modelo típico da gestão institucionalizada e flexibilidade interna).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Araújo, Tarcisio Patricio de, Aldemir do Vale Souza y Roberto Alves de Lima. "Nordeste: economia e mercado de trabalho". Estudos Avançados 11, n.º 29 (abril de 1997): 55–77. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40141997000100004.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Luiz Kyrillos, Sergio. "EDUCAÇÃO, MERCADO DE TRABALHO E GLOBALIZAÇÃO". Revista Sinergia 1, n.º 1 (31 de diciembre de 2000): 46–53. http://dx.doi.org/10.33780/issn.2177-451x.2000.v1.n1.p46-53.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Oliveira, Vilma Barbosa de. "O APRENDIZ NO MERCADO DE TRABALHO". FIGEEA - Revista Internacional em Ciências da Educação 3, n.º 3 (1 de mayo de 2014): 68. http://dx.doi.org/10.15411/figeea.v3i3.35.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Oliveira, Sidinei Rocha de y Valmiria Carolina Piccinini. "Mercado de trabalho: múltiplos (des)entendimentos". Revista de Administração Pública 45, n.º 5 (octubre de 2011): 1517–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-76122011000500012.

Texto completo
Resumen
O termo mercado de trabalho permeia grande parte das discussões da sociologia e da economia na atualidade. Porém, mesmo sendo comum encontrar textos que utilizem o termo buscando dimensioná-lo, compreendê-lo, bem como explicar as mudanças que tem sofrido nas últimas décadas, são poucos os estudos que desenvolvem uma reflexão teórica do conceito e que destacam a vertente que estão seguindo. No presente trabalho busca-se analisar o conceito de mercado de trabalho em diferentes perspectivas da economia e a sociologia, a fim de aprofundar a discussão sobre o tema. Para tanto, procura apresentar algumas das principais abordagens do termo, destacando sua vertente teórica e possíveis limitações. Da economia são consideradas as construções das teorias clássica, keynesiana e da segmentação. A seguir são expostas a abordagem das redes sociais da sociologia econômica e a abordagem institucional. A partir das reflexões sobre o potencial e as limitações de cada vertente e dos conceitos de Bourdieu, apresenta-se um conceito para ampliar a compreensão e a discussão do termo. Acredita-se que, seguindo esta abordagem, será possível ampliar o debate sobre as estruturas econômicas da atualidade. Para finalizar, fazse um esboço de como seria possível a compreensão do mercado de trabalho em tempos de mundialização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Silva, J. G., G. M. R. Sobrosa y P. Dalagasperina. "Novas Gerações no Mercado de Trabalho". Mudanças - Psicologia da Saúde 24, n.º 2 (30 de diciembre de 2016): 31–38. http://dx.doi.org/10.15603/2176-1019/mud.v24n2p31-38.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Cravo, Télio Anísio y Marcelo Magalhães Godoy. "Estado, transportes e mercado de trabalho". Revista de História, n.º 178 (8 de octubre de 2019): 1–34. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2019.145694.

Texto completo
Resumen
Durante as décadas de 1830 e 1840, o Governo Provincial de Minas Gerais investiu diretamente na construção da Estrada do Paraibuna. A intervenção viária exigiu a contratação de trabalhadores braçais e qualificados. Pretende-se neste estudo explorar o ajustamento de trabalhadores livres e libertos e o sistema de aluguel de escravos. Enfatiza-se a participação de artífices forros no sistema de aluguel e a negociação para o ajustamento contratual de trabalho de um mestre carpinteiro livre. Valendo-se do cruzamento de fontes primárias, analisa-se a mobilidade social ascendente de um mestre pedreiro livre. A pesquisa identifica três resultados: (I) organização social laboral caracterizada pelo trabalho intermitente; (II) elevada taxa bruta de retorno obtida pelos donos de escravos alugados; (III) acumulação de capital-dinheiro e a inversão na importação de escravos do tráfico negreiro transatlântico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Fleury, Maria Tereza Leme. "Liderança feminina no mercado de trabalho". GV-executivo 12, n.º 1 (22 de abril de 2013): 46. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v12n1.2013.20634.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Aguiar, João Antonio Rodrigues De, Kelly Larentis De Oliveira, Maria Silvinha Cararo Martins, Sandra Regina Dorne, Fabiano Cardoso Pirissato, Daniel Malheros Vitto, Enoque Alves da Rocha, Joaquim Mario de Paula Pinto, Silvana Soares Siqueira Rocha y Sirlene Siqueira Alves. "A mulher no mercado de trabalho". Monumenta - Revista Científica Multidisciplinar UNIBF 1, n.º 1 (2020): 22–34. http://dx.doi.org/10.29327/221823.1.1-3.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Kolling, Caio Ericles, Márcia de Holanda Nozaki, Arlindo Fabrício Corrêia, Larissa Aparecida Gonçalves y Leandro Rampim. "Contaminação por fungos e micotoxinas em grãos de trigo do Paraná e importado do Paraguai". Research, Society and Development 9, n.º 9 (15 de septiembre de 2020): e982998111. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8111.

Texto completo
Resumen
O trigo (Triticun aestivum L.) é um dos cereais mais produzidos no mundo. Há limitações como o excesso de chuvas e altas temperaturas que facilitam a incidência de doenças, e no armazenamento de grãos, cria-se um microclima ideal, podendo ocasionar a produção de micotoxinas. Portanto esse trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade fitossanitária em grãos de trigo do Oeste do Paraná e de importação do Paraguai. As amostras de trigo foram coletadas de cooperativas agrícolas, sendo 4 lotes do Paraguai e 4 lotes do Oeste do Paraná. A análise de micotoxinas foi realizada através de um laboratório de análise de rações e a análise de contaminação fúngica foi realizada na PUCPR campus Toledo, pelo método do papel filtro (Blotter test), pela incubação dos grãos em caixas gerbox, com 50 sementes. Após 7 dias foi analisado os gêneros de fungos e a percentagem de incidência de cada. Os dados foram submetidos a análise de Kruskal – Wallis para comparação das médias ao nível de 5% de significância. As micotoxinas contaminantes nos lotes de trigo do Oeste do Paraná e Paraguai não foram necessariamente relevantes para a segurança alimentar de acordo com as normativas e o índice de Zearalenona foi superior para um dos lotes oriundo do Paraguai. Para a incidência de fungos um lote do Oeste do Paraná teve maior contaminação de Colletotrichum spp. e Fusarium spp., enquanto que de importação do Paraguai, foi para Rhizopus spp. e Bipolaris spp.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

McCarthy, Cavan Michael. "O IMPACTO DO MERCOSUL SOBRE A EDITORAÇÃO NO BRASIL". Ciência da Informação 26, n.º 1 (enero de 1997): 12–19. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651997000100003.

Texto completo
Resumen
O Mercosul, o mercado comum que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, está se consolidando rapidamente em nível comercial. O possível impacto do Mercosul sobre a indústria da editoração é discutido e fatores de relevância para bibliotecas e sistemas informacionais são examinados. Materiais que promovem a expressão cultural devem circular livremente entre os quatro países, desde que os direitos de propriedade intelectual forem respeitados. O Brasil precisa promover sua própria produção literária, musical e cinematográfica e, ao mesmo tempo, dar maior atenção à cultura dos seus parceiros no novo bloco econômico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Costa, Francielly Da Fonseca, Mirian Beatriz Braun, Flavio Braga de Almeida Gabriel y Gilson Batista de Oliveira. "LEI DE MAQUILA: IMPACTOS NO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DO PARAGUAI DE 2003 A 2018". Informe GEPEC 24, n.º 1 (27 de marzo de 2020): 162–79. http://dx.doi.org/10.48075/igepec.v24i1.24064.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar os impactos da Lei de Maquila para o desenvolvimento econômico do Paraguai entre 2003 e 2018. Para isso, se propôs a estudar e mensurar dados referentes à Lei de Maquila do Paraguai, e a verificar a relação entre exportação e investimento externo direto nesse país, após a implantação desta lei, utilizando-se do método econométrico de modelo VAR para séries temporais. O que se constatou foi que o impacto que a Lei de Maquila proporcionou ao país no período estudado foi pouco relevante para a economia na sua totalidade, mas para o setor secundário foi de importante atuação para o seu crescimento e diversificação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

CLÁUDIA HELOIZA CONTE. "INDUSTRIALIZAÇÃO NO PARAGUAI: PERSPECTIVAS A PARTIR DA LEI DE MAQUILA". Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia 18, n.º 2 (25 de mayo de 2021): 166–81. http://dx.doi.org/10.5016/estgeo.v19i2.15771.

Texto completo
Resumen
O objetivo desse trabalho é compreender o atual processo de industrialização do Paraguai através da instalação da lei de maquila. Trata-se de uma atividade recente, que busca alterar a dinâmica social e econômica do país, historicamente baseada nas atividades primárias e secundárias. Buscou-se o entendimento da formação socioespacial do Paraguai através da análise da gênese e evolução de suas atividades produtivas, para em seguida abordar os elementos integrantes da lei de maquila, sua efetivação e seus resultados iniciais. Verificou-se que, apesar dos investimentos em divulgação e do crescimento no número de indústrias instaladas nos últimos anos, a atividade ainda não foi capaz de alterar a realidade social e econômica do país.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

CAVALCANTI, JOSÉ COSTA. "AS DIMENSÕES DA OFERTA... - A Central Hidrelétrica de Itaipu". Revista do Serviço Público 43 (20 de junio de 2017): 27–30. http://dx.doi.org/10.21874/rsp.v43i0.1945.

Texto completo
Resumen
Desde outubro de 1984 a energia de Itaipu está suprindo, em caráter experimental, o mercado de energia elétrica do Brasil e do Paraguai, com suas duas primeiras unidades geradoras. O programa de suprimento daqueles mercados, já devidamente remunerado, ainda que à base de tarifa provisória, está definido da seguinte forma (demanda contratada), para o período de março/ 85 a dezembro/85 (10 meses): — Para o Paraguai, através da ANDE, cerca de 300.000 KW; — Para o Brasil, através de FURNAS Centrais Elétricas S.A. e ELETROSUL, cerca de 10.259.000 KW. À medida que novas unidades geradoras entrem progressivamente em funcionamento, até completar, em 1990, as 18 máquinas que estruturam a central de Itaipu, aqueles valores contratados serão devida e gradativamente aumentados. Em termos de custo de serviço de eletricidade, ainda não estão disponíveis, no momento, todos os dados necessários que servem de base ao cálculo do valor da tarifa no barramento da Usina, tudo conforme preceitua o Tratado de Itaipu (1973) e seu Anexo "C ", o qual estabelece as bases financeiras e de prestação dos serviços de eletricidade de Itaipu.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Madalozzo, Regina, Sergio Ricardo Martins y Ludmila Shiratori. "Participação no mercado de trabalho e no trabalho doméstico: homens e mulheres têm condições iguais?" Revista Estudos Feministas 18, n.º 2 (agosto de 2010): 547–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-026x2010000200015.

Texto completo
Resumen
A participação das mulheres no mercado de trabalho representa um dos pontos centrais da análise econômica sob a ótica feminista. Apesar do aumento da participação das mulheres no mercado de trabalho e da diminuição da diferença salarial média entre os dois gêneros, as mulheres ainda enfrentam uma grande dificuldade de serem remuneradas e promovidas em relação aos homens. Os modelos econômicos competitivos não conseguem explicar essas diferenças sem fazer uso de hipóteses fortes sobre as preferências individuais e os objetivos da família. Uma das possibilidades estudadas é que a diferença na remuneração das mulheres tem um aspecto social através de seu trabalho não somente para o mercado, mas também para a manutenção da ordem dentro da família. Este estudo tem como objetivo principal analisar as diferentes participações dos gêneros no trabalho doméstico como potencial influenciador das diferentes condições no mercado de trabalho. Nossos resultados apontam que as mulheres têm uma dupla e pesada jornada de trabalho. Entre nossas principais conclusões, podemos citar que a participação da mulher no mercado de trabalho, principalmente com o aumento de sua remuneração frente ao total da renda familiar, impacta positivamente sua condição de barganha na família, implicando uma menor participação no trabalho doméstico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Cota, Débora y Catiane Da Costa Reas. "A ÚLTIMA OFERENDA: REMINISCÊNCIAS DOS PAIAGUÁS EM JOSEFINA PLÁ". Revista de Literatura, História e Memória 17, n.º 29 (2 de julio de 2021): 401–15. http://dx.doi.org/10.48075/rlhm.v17i29.25862.

Texto completo
Resumen
Desde a colonização os povos ameríndios têm sofrido com o apagamento ou mesmo a devastação de sua cultura. Lançar luz sobre suas existências é colocar em diálogo passado, presente e futuro. Tendo em mente essa breve e importante consideração, neste trabalho, apresenta-se uma breve análise sobre um texto que foi publicado poucos dias após a morte da escritora Josefina Plá (Espanha 1909 – Paraguai 1999), pelo jornal Correo Semanal de Assunção. La última ofrenda payagua é um texto no qual Plá escreveu sobre os paiaguás, comunidade ameríndia considerada extinta após a guerra do Brasil, Argentina e Uruguai contra o Paraguai. Assim, este estudo tem como finalidade entender a importância e a relação do trabalho de Josefina Plá com a cultura ameríndia. Mais especificamente, o trabalho se concentra em compreender de que maneira a autora recuperou reminiscências (BENJAMIN) da estética paiaguá em seus trabalhos com a serigrafia e a cerâmica e que servem como arquivo (ASSMAN) desta cultura. La última ofrenda payagua (1999) é um dos textos em que se percebe a tentativa de Plá para recuperar uma cultura que é irrecuperável, mas sobre a qual a autora procura afastar a escuridão imposta a ela na contemporaneidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Izá Pereira, Lorena y Bernardo Mançano Fernandes. "Ciclos de estrangeirização e concentração da terra no Paraguai". Retratos de Assentamentos 21, n.º 2 (29 de diciembre de 2018): 13. http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2018.v21i2.301.

Texto completo
Resumen
O Paraguai possuí a maior concentração fundiária do mundo, com o índice de Gini de 0,93. Concomitantemente, 19% do território paraguaio estava (2008) em posse de estrangeiros (CAN, 2008) e está classificado como terceiro maior exportador e sexto maior produtor de soja do globo (CAPECO, 2018). Apesar desta conjuntura atual, a concentração e estrangeirização da terra no Paraguai se configuram como processos históricos, desde o final da Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e que com o passar do tempo tornam-se mais complexos, interagindo ainda mais com processos econômicos e políticos globais (ARRIGHI, 2008). Neste cenário, o objetivo deste trabalho é debater acerca do processo histórico de apropriação do território paraguaio por estrangeiros desde 1870 até o período atual, evidenciando as estratégias, papel do Estado, relações geopolíticas e impactos na estrutura fundiária do país. Entender este processo histórico é essencial para compreender as raízes da atual concentração da terra, estrangeirização do território e transformações agrárias ocorrentes no Paraguai. Para atingir este objetivo, para além de revisão bibliográfica, utilizaremos dados de diferentes agências de pesquisas e entrevistas construídas durante trabalho de campo em diferentes departamentos paraguaios entre os anos de 2015 e 2018, que nos permite refletir acerca das contradições do agronegócio e dos impactos resultantes desta apropriação de terras por estrangeiros, tais como desterritorialização de camponeses e indígenas, insegurança e perda da soberania alimentar, aumento da população em favelas e acentuação da pobreza rural e urbana, o que evidencia que os impactos desde modelo estão para além do espaço rural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Roesler, Patricia Simone. "A educação paraguaia: quatro marcos históricos decisivos". Germinal: Marxismo e Educação em Debate 9, n.º 3 (16 de diciembre de 2017): 136. http://dx.doi.org/10.9771/gmed.v9i3.23054.

Texto completo
Resumen
<p>O propósito deste artigo é registrar a trajetória da educação do Paraguai destacando seus principais marcos históricos, assim organizado em quatro partes, a saber. Na primeira, tecemos considerações sobre a educação no período colonial, entendido como uma das primeiras iniciativas educacionais estabelecidas no país. Na segunda, apresentamos ponderações acerca da realidade educacional da nação mediante o advento da república em 1811, que estabelece o período independente, até a guerra do Paraguai iniciada em 1864. Na terceira, registramos o processo de reconstrução nacional e as iniciativas estabelecidas para a materialização das escolas públicas e privadas no contexto do pós-guerra do Paraguai. Para finalizar, abordamos o processo de democratização que culmina, no setor educacional, com a reforma de 1994, que por sua vez, materializou-se na Lei 12.64/98, assim, organizando os princípios meios e fins da educação nacional. A elaboração do trabalho está fundamentada em fontes primárias, constituídas pelos documentos legais característicos dos momentos indicados e nas fontes secundárias representadas pelas bibliografias já produzidas sobre a história da educação paraguaia. </p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía