Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Museus digitais.

Artículos de revistas sobre el tema "Museus digitais"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Museus digitais".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

De Jesus, Priscila Maria, and Joana Angélica Rocha Prado. "Inovação nos museus: o uso de Mídias digitais como recurso expográfico." Documentación de las Ciencias de la Información 43 (July 9, 2020): 105–11. http://dx.doi.org/10.5209/dcin.65885.

Texto completo
Resumen
A pesquisa objetiva levantar e analisar os recursos midiáticos em utilização nos museus de Aracaju/Sergipe/Brasil, enquanto vetor de informação e interatividade entre o público e o acervo exposto. Tendo por métodos a pesquisa bibliográfica e de levantamento, contou revisão de literatura, conceitos e sua aplicabilidade no contexto museológico, bem como a prospecção na base de dados do Museusbr e a aplicação de roteiros de avaliação em três instituições museais sergipanas a saber: Centro Cultural Cidade de Aracaju, Palácio Museu Olímpio Campos e Museu da Gente Sergipana. Entendendo que os proces
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Santos, Edmea, Frieda Marti, and Rosemary dos Santos. "O MUSEU COMO ESPAÇO MULTIRREFERENCIAL DE APRENDIZAGEM: RASTROS DE APRENDIZAGENS UBÍQUAS NA CIBERCULTURA." Revista Observatório 5, no. 1 (2019): 182–201. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n1p182.

Texto completo
Resumen
As novas relações que se estabelecem entre a técnica e a vida social geram novas formas de comunicação, de produção cultural e fenômenos sociotécnicos, desenvolvendo uma nova cultura contemporânea, a cibercultura. Diante desse novo contexto sociotécnico, os museus passaram a fazer uso das tecnologias digitais em rede e móveis, visando potencializar a experiência comunicacional e educacional de/com seus visitantes. Este artigo tem como objetivo discutir o espaço museal na cibercultura, apresentando-o como rede educativa e espaço multirreferencial de aprendizagem, e mostrar exemplos de usos das
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Lupo, Bianca Manzon. "O museu como espaço de interação: arquitetura, museografia e museologia." Revista CPC 14, no. 27 (2019): 217–43. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v14i27p217-243.

Texto completo
Resumen
O conceito de interatividade tem sido amplamente utilizado como premissa para a estruturação institucional de museus, sendo comumente introduzido no espaço museológico nas décadas recentes. A museografia interativa frequentemente aparece como alternativa para a apresentação de acervos formados a partir de bancos de dados digitais, participando ativamente da constituição de museus encarados como centros de referências e da criação das narrativas museais. O artigo pretende analisar a interatividade entendida como diálogo entre arquitetura, museografia e museologia, investigando sua relação com a
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Lira, Patricia, and Giovana Deliberali Maimone. "O uso de tecnologias digitais em museus de arte o caso do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía: repensar Guernica." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 13, no. 1 (2020): 239–52. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v13.n1.2020.29502.

Texto completo
Resumen
O Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid, Espanha) reconhecidamente utiliza de tecnologias digitais para promover o acesso e a difusão de suas coleções. Este trabalho apresenta um projeto específico do Museu: Repensar Guernica, website que por meio da conjunção dos processos que fundamentam o museu e o arquivo agrega o máximo de informação disponível sobre a obra Guernica de Pablo Picasso. O objetivo da plataforma é atingir um público amplo, de especialistas em História da Arte aos mais diversos interessados no tema. A partir do estudo de caso do Repensar Guernica demonstramos como
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ferreira, Ana Maria Jensen Ferreira da Costa, and Silvana Aparecida Borsetti Gregorio Vidotti. "A encontrabilidade da informação em web sites de museus." Informação@Profissões 5, no. 2 (2016): 79. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p79.

Texto completo
Resumen
Introdução:A Ciência da Informação tem como objeto de pesquisa a informação em diferentes estágios e formas, dentre os quais destacam-se a organização, o armazenamento, a representação e a disseminação, com a finalidade de permitir o acesso e uso. As Tecnologias de Informação e Comunicação propiciam uma maior visibilidade aos ambientes informacionais digitais, tais como: Bibliotecas, Arquivos e Museus.Objetivo:Analisar o Web site oficial do American Museum of Natural History considerando os princípios da Museologia Contemporânea e as recomendações de Encontrabilidade da Informação.Metodologia:
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Lima, Fábio Rogério Batista, Plácida Leopoldina V. A. C. Santos, and Julio Bittencourt Francisco. "Museus e virtualidades: uma relação para o século XXI." Informação@Profissões 5, no. 2 (2016): 102. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2016v5n2p102.

Texto completo
Resumen
Introdução: Antes da reprodução fotográfica, a apreciação da arte era limitada apenas às visitas físicas aos museus ou as coleções pessoais. Com a digitalização e a transposição de obras de arte para plataformas museológicas digitais cria-se simulacros das obras originais, e sua forma material e orgânica transforma-se em linguagem computacional de bits e bytes.Objetivo: Identificar as características que indicam as transformações da estrutura de apresentação da obra de arte na sua passagem para ambientes virtuais quando digitalizadas, uma vez que a mudança de um sistema semiótico para outro oc
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Teixeira, Lucia. "PERCURSOS DE VISITA EM SITES DA INTERNET." CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada 13, no. 2 (2016): 33. http://dx.doi.org/10.21709/casa.v13i2.8494.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa três modalidades de sites de acervos de arte disponíveis na internet: sites de museus que replicam museus físicos, sites de museus digitais e sites de acervos específicos de arte, usando como exemplos os sites do Louvre, do MASP, do Museu Virtual de Ouro Preto e da Brasiliana Fotográfica. Apresenta características dos sites e descreve seus modos de funcionamento, utilizando a base teórica da semiótica discursiva. A análise discute, inicialmente, a questão do suporte e do plano da expressão e, em seguida, descreve a práxis enunciativa, o sincretismo de linguagens e o ritmo, com
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Jamile Borges da. "Museus, Memórias e Narrativas." Museologia & Interdisciplinaridade 8, no. 15 (2019): 232–45. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24963.

Texto completo
Resumen
O objetivo desse texto é proceder a uma reflexão sobre o papel da memória na (re)constituição das identidades coletivas e as consequências das disputas pela memória em sociedades pós-coloniais. Isso significa entender como os registros memoriais e documentais nos museus digitais tem estimulado novas discussões nos campos da antropologia, museologia e história.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Marcovitch, Jacques. "Os museus no futuro do Brasil." Estudos Avançados 30, no. 86 (2016): 287–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142016.00100018.

Texto completo
Resumen
A preservação da história humana é algo essencial para a compreensão do mundo. Museus, exposições e arquivos, digitais ou em papel, eternizam acontecimentos. Por isso, sua necessária e ativa presença no futuro do Brasil depende de uma direção imbuída pela cultura de resultados e pautada na lógica museológica. Uma lógica que enfatiza a qualidade de serviços balizada em metas e métricas. Além de se debruçar sobre os modelos de governança, o texto analisa o museu como sistema, descreve o perfil esperado do seu dirigente e propõe uma visão prospectiva que norteia a construção do seu futuro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Carvalho, Cristina. "A cidade e os museus: cognição e tecnologias em questão." Comunicações 24, no. 3 (2017): 85. http://dx.doi.org/10.15600/2238-121x/comunicacoes.v24n3p85-103.

Texto completo
Resumen
O presente artigo aborda aspectos relacionados aos espaços não formais de educação, na perspectiva da cidade educadora, e o potencial dos museus no uso de tecnologias digitais para ampliar experiências educativas. Nessa perspectiva, são então analisadas algumas experiências que vêm sendo desenvolvidas nessa área e que incorporam a cidade como ambiente de educação e memória coletiva de uma comunidade, a partir dos artefatos nos quais a memória é incorporada e interpretada. Constata-se que o uso de ambientes virtuais e de tecnologias digitais tem se apresentado de modo cada vez mais recorrente e
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Machado, Lívia Cristina De Souza, and Francisco José Paoliello Pimenta. "Museus e a cultura visual: imersão em Auschwitz-Birkenau e no Museu da Língua Portuguesa." Revista ECO-Pós 21, no. 1 (2018): 328. http://dx.doi.org/10.29146/eco-pos.v21i1.12705.

Texto completo
Resumen
O objetivo do artigo é situar os processos comunicacionais imersivos que ocorrem nos museus dentro do atual contexto da cultura visual, e apresentar resultados de pesquisa sobre que tipo de efeitos eles geram. Por meio de análise qualitativa e entrevistas, com base no Pragmaticismo de Peirce, conclui-se que as atrações estéticas das tecnologias digitais e dos espaços realistas, e seu cenário de mudanças perceptivas, não alteram a busca pelo conhecimento como principal motivação de seus visitantes. Esse processo de fruição, mesmo em museus diferentes, passa por um trajeto emocional e energético
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Guerreiro, Dalia. "Museologia e as tecnologias digitais." Museologia & Interdisciplinaridade 9, Especial (2020): 81–102. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9iespecial.32018.

Texto completo
Resumen
O conceito de Humanidades Digitais refere-se à articulação entre as Humanidades e a tecnologia digital e à s alterações que estas provocaram quer na forma como se realiza a investigação académica, quer na forma como os seus resultados são divulgados. As bibliotecas digitais, no sentido lato de repositórios do conhecimento, integrando dados relativos aos acervos patrimoniais, constituem-se como fontes de informação privilegiada para o estudo dos objetos museológicos, bem como dos seus historiais e contextos de uso anteriores. Também a comunicação dos museus com os seus públicos processa-se, ago
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Martins, Luciana Conrado, and Dalton Lopes Martins. "NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: A CULTURA DIGITAL E A SOCIABILIDADE EM REDE." Revista Docência e Cibercultura 3, no. 2 (2019): 199–216. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2019.44795.

Texto completo
Resumen
A educação museal tem se constituído como um campo de estudos cujos interesses convergem, em grande medida, para a delimitação de sua especificidade. Compreender quais atores, práticas, processos e políticas que atuam nesse campo, bem como seus impactos percebidos tanto na instituição museal quanto na sociedade, são temas de estudo que contribuem para delimitar seu escopo e solucionar questões advindas da prática educacional museal. O uso das tecnologias digitais e a criação de uma infraestrutura informacional em rede nos museus nacionais tem surgido como um tema importante de investigação nos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Barros, Matheus, and Silvia Martins. "Artefatos digitais para o Museu DICA: contribuições para a formação de professores de Física." Caderno Brasileiro de Ensino de Física 37, no. 1 (2020): 283–314. http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n1p283.

Texto completo
Resumen
No contexto das licenciaturas, pouco se ouve falar sobre espaços diferentes da escola para a realização de atividades didáticas. No entanto, pesquisas sobre práticas em espaços não formais, em especial os museus de ciência, vem aumentando cada vez mais. Nesse sentido, é importante que, além do incentivo às práticas em espaços fora da escola, também haja um despertar de interesse e treinamento para a efetivação de tais atividades. Desse modo, este trabalho apresenta uma pesquisa realizada com estudantes da disciplina de PROJETOS INTEGRADOS DE PRÁTICAS EDUCATIVAS 3 (PIPE 3), do curso de Física L
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Costa, Heloisa, and William Barbosa Vianna. "Curadoria digital para governança corporativa de objetos digitais xavante e bororo." AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 7, no. 2 (2018): 14. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v7i2.67240.

Texto completo
Resumen
Introdução: Os estudos sobre curadoria digital e sua aplicação estão cada vez mais presentes na gestão de unidades de informação, em especial na gestão dos objetos digitais. A curadoria pode ser vista como um processo essencial a ser inserido na gestão de unidades de informação (arquivos, museus, bibliotecas, centros de informação), pois visa criar espaços para armazenar e disponibilizar informações úteis à comunidade interna e externa de usuários a qual atende, visando a permanência desse armazenamento, acesso, uso e reuso. Este projeto está voltado para o entendimento do tratamento de objeto
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Cavaleiro, Anita. "Curadoria em jogo." DAT Journal 2, no. 1 (2017): 15–29. http://dx.doi.org/10.29147/2526-1789.dat.2017v2i1p14-28.

Texto completo
Resumen
“Curadoria em jogo: o papel do curador de jogos digitais” tem por objetivo discutir a questão acerca da presença de curadorias de jogos digitais em espaços expositivos artístico-culturais, tais como galerias, museus e festivais. Através de um levantamento de exposições nacionais e internacionais e da conversa com outros curadores, o presente artigo analisa a prática curatorial aplicada a objetos híbridos, que navegam entre o universo das artes e a indústria do entretenimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Bittencourt Francisco, Júlio. "Humanidades digitais: O Brasil conectado e as perspectivas de interpretação dos museus em Porto Alegre." RENOTE 17, no. 2 (2019): 46–59. http://dx.doi.org/10.22456/1679-1916.96586.

Texto completo
Resumen
Uma sociedade conectada utiliza um novo conceito de patrimônio que aparece quando o espaço se modifica de físico para o de fluxo de dados em rede. O ciberespaço e as tecnologias possibilitam, além de informações atualizadas para o visitante ou pesquisador permitindo que ele atue como coautor criando, compartilhando e divulgando informações online do acervo do museu, através de uma tela ou dispositivo eletrônico. Este é um fenômeno global que leva os indivíduos a interagir, trocar saberes e absorver mudanças sociais. O texto analisa a sociedade conectada no Brasil e usa o exemplo de Porto Alegr
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Falcão, Douglas, and John Gilbert. "Método da lembrança estimulada: uma ferramenta de investigação sobre aprendizagem em museus de ciências." História, Ciências, Saúde-Manguinhos 12, suppl (2005): 93–115. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702005000400006.

Texto completo
Resumen
O presente artigo relata uma pesquisa preliminar de desenvolvimento de uma ferramenta metodológica, voltada para as especificidades de estudos sobre aprendizagem em contextos não formais de educação. A pesquisa foi realizada em dois museus de ciências, com uso de uma versão modificada do método da lembrança estimulada (LE). Fotos digitais substituíram o uso tradicional do vídeo na última fase, na qual oito entrevistas foram conduzidas com resultados satisfatórios. As fotos digitais estimularam com eficácia e eficiência os visitantes a narrar suas experiências e expressar os significados que de
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Pezzini, Isabella. "Os museus de moda: variações sobre o tema." dObra[s] – revista da Associação Brasileira de Estudos de Pesquisas em Moda 6, no. 14 (2013): 135. http://dx.doi.org/10.26563/dobras.v6i14.63.

Texto completo
Resumen
A relação do sistema da moda com o tempo é complexa e, em alguns aspectos, paradoxal. Esse objeto de natureza profundamente espetacular conhece várias formas de exibição e de exposição – dos desfiles às butiques; das ruas aos museus. Como veremos neste artigo, hoje, o vestuário e por extensão a moda são celebrados em diferentes gêneros de museus: os temporais, promovidos pelas empresas mais interessadas na relação com a arte contemporânea; os públicos, dedicados à história do costume; os privados, que exaltam o caráter de uma marca ou a obra de um estilista; e os virtuais, que despertam a aten
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

De Souza, Éricka Madeira, and Elenora Nobre Machado. "REDE WEB DE MUSEUS: Relato de experiência na gestão e acesso aos acervos culturais do Estado do Rio de Janeiro." PragMATIZES, no. 16 (June 3, 2019): 74. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27513.

Texto completo
Resumen
Relata experiência no processo de criação de política pública de gestão, acesso e disponibilização dos acervos dos museus vinculados à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e outros equipamentos culturais sediados no Rio de Janeiro, através de projetos específicos, e a importância das novas tecnologias da informação no aprimoramento da documentação museológica. A Rede Web de Museus é apresentada como política que visa ampliar o acesso aos acervos, oferecendo orientação técnica e ferramentas para a produção de acervos digitais e seu reuso, promovendo a articulação em rede. As formas
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Martins, Luciana Conrado, and Dalton Lopes Martins. "Experimentações sociotécnicas para organização e difusão de coleções digitais universitárias: o caso do projeto Tainacan." Revista CPC 15, no. 30esp (2020): 34–61. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4466.v15i30espp34-61.

Texto completo
Resumen
O artigo busca evidenciar como o uso das tecnologias digitais facilita a organização e o acesso às coleções e aos museus universitários. Por meio da análise dos casos de universidades que utilizam o software Tainacan como repositório digital de acervos, foram evidenciadas e discutidas as práticas de apropriação das ferramentas digitais por essas instituições e os ganhos advindos desse uso frente aos desafios de controle e socialização da informação presentes na área. Para isso, foi realizado um estudo quantitativo que buscou levantar o número de itens catalogados nos repositórios e que foram p
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Monteiro, Juliana. "Wikipédia e museus: uma parceria possível?" PragMATIZES, no. 16 (June 3, 2019): 62. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v0i16.27509.

Texto completo
Resumen
A Wikipédia é, hoje, considerada uma das principais fontes terciárias de informação da atualidade, tendo grande impacto na difusão de conteúdos relacionados a todas as áreas do conhecimento humano. Outro aspecto importante da Wikipedia é o modo como ela é gerenciada: por uma comunidade ativa de editores e editoras voluntários, que constroem ferramentas, regras e colaboram para melhorar ou criar artigos. Nesse sentido, muitos museus têm procurado trabalhar com a Wikipédia e seus projetos irmãos como parte de uma estratégia digital para disseminar o conhecimento que produzem. As possibilidades d
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Simionato, Ana Carolina, Maria Lígia Triques, Samanta Do Prado, Amanda Azevedo Dos Santos, and José Lotúmolo Junior. "Álbuns fotográficos digitais: organização, representação e preservação da herança cultural." Informação@Profissões 6, no. 1 (2017): 04. http://dx.doi.org/10.5433/2317-4390.2017v6n1p04.

Texto completo
Resumen
Introdução: Os avanços tecnológicos para o campo fotográfico trouxeram além de novas formas de composição, possibilidades para conexões entre indivíduos e suas vivências familiares ou individuais, desempenhando um papel importante no registro e na perpetuação da memória.Objetivo: Objetiva-se a divulgar o uso de ferramentas para a composição de álbuns digitais com base nos princípios de organização e representação.Metodologia: Apresenta uma pesquisa teórica e aplicada, qualitativa, a partir de uma revisão bibliográfica e de nível exploratório.Resultados: Os álbuns digitais são ferramentas que o
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Abreu, Regina. "Cartografando o Rio de Janeiro e seus museus: notas sobre uma “etnografia audiovisual de percursos”." Museologia & Interdisciplinaridade 4, no. 7 (2015): 151–89. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v4i7.16778.

Texto completo
Resumen
O presente artigo apresenta alguns resultados do projeto "Museus do Rio" voltado para o conhecimento e difusão dos museus localizados no Estado do Rio de Janeiro. Especial atenção é conferida à metodologia utilizada que denominamos de "etnografia audiovisual dos percursos", bem como à participação no projeto de alunos da graduação em Museologia e da pós-graduação em Memória Social da UNIRIO no Rio de Janeiro. Por meio da pesquisa de campo e, particularmente, do uso do audiovisual, os alunos foram levados a exercitar a perspectiva etnográfica e conhecer mais de perto os processos de construção
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Marcondes, Carlos Henrique. "Interoperabilidade entre acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus: potencialidades das tecnologias de dados abertos interligados." Perspectivas em Ciência da Informação 21, no. 2 (2016): 61–83. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5344/2735.

Texto completo
Resumen
Resumo A Web Semântica e os dados abertos interligados propiciaram a publicação de acervos digitais de arquivos, bibliotecas e museus diretamente na Web sem a intermediação de sistemas gerenciadores de catálogos e colocou a questão da integração destes acervos, sua interoperabilidade. Neste contexto ampliam-se as demandas pela preservação da semântica dos conteúdos disponibilizados, garantida anteriormente pelos sistemas de catálogos. Ao mesmo tempo estas tecnologias viabilizam novos tipos de relações culturamente significativas que podem ser estabelecidas entre objetos digitais pertencentes a
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Mello, Janaina Cardoso de, and Jean Costa Souza. "USO DAS TIC’S NA FORMAÇÃO INTERDISCIPLINAR DOS MUSEÓLOGOS." Interfaces Científicas - Educação 3, no. 3 (2015): 109–22. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3828.2015v3n3p109-122.

Texto completo
Resumen
Esse artigo tem como objetivo apresentar um estudo de caso na elaboração de uma tecnologia educacional universitária. O site “Teoria e Metodologias da História da UFS” insere-se na perspectiva da elaboração de suportes tecnológicos direcionados às Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para o fomento da aprendizagem do futuro profissional em Museologia. A metodologia utilizou a tecnologia disponível no googlesites para a alocação de textos, filmes e vídeos de apoio, sugestões para a disciplina, lista bibliográfica complementar, atividades extra-sala, papers dos textos debatidos em aula, organiza
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Cunha, Murilo Bastos da. "A Ciência da Informação e os 200 anos da Independência Brasileira." Revista Ibero-Americana de Ciência da Informação 10, no. 2 (2017): 251–55. http://dx.doi.org/10.26512/rici.v10.n2.2017.2536.

Texto completo
Resumen
O editorial comenta a importância de celebrar o Bicentenário da Independência do Brasil, a ser comemorado em setembro de 2022. Independentemente das atividades que possivelmente serão planejadas em outras áreas, o autor sugere que na Ciência da Informação também devam ser pensadas e executadas ações que ajudem a abrilhantar as comemorações do Bicentenário, a saber: novos conteúdos digitais pela Biblioteca Nacional, criação de bases de dados e análise da situação das bibliotecas, arquivos e museus. Neste segundo número de 2017 foram publicados 11 artigos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

De Oliveira Marçal, Alessandra, and Teresa Scheiner. "Uso da realidade aumentada em exposições museológicas." Museologia & Interdisciplinaridade 9, Especial (2020): 132–43. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v9iespecial.35106.

Texto completo
Resumen
O artigo aborda a implantação da realidade aumentada em exposições museológicas e discute as melhores práticas para sua aplicação. Parte da conceituação labiríntica do termo virtual, base para trabalhar o conceito de realidade aumentada, e discute como a materialidade da exposição e sua linguagem própria relacionam-se com a virtualidade e as tecnologias digitais. Considerando a teoria do leitor contemplativo de Lúcia Santaella, tece um paralelo entre a leitura do livro e a leitura da exposição. A partir destes elementos discorre sobre aplicações recentes de RA em museus e comenta como essa tec
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Farias, Dayane dos Santos, and Elisa Cerveira. "Mediação da informação através de plataformas digitais: prática nas bibliotecas arquivos e museus da área metropolitana do porto." Páginas a&b : Arquivos & Bibliotecas, Especial (2019): 15–26. http://dx.doi.org/10.21747/21836671/pagespa2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Menezes, Graciela Sardo, William Barbosa Vianna, and Márcio Matias. "O uso de Realidade Aumentada no contexto dos museus: o portfólio brasileiro de teses e dissertações até 2017." Em Questão 25, no. 3 (2019): 246–68. http://dx.doi.org/10.19132/1808-5245253.246-268.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo é identificar e analisar, dentro da literatura oriunda dos Programas de Pós-Graduação do Brasil, teses e dissertações que investigaram o uso das tecnologias digitais, nomeadamente a Realidade Aumentada, nos espaços museológicos. Busca subsidiar o desenvolvimento do tema com base em estudos consolidados nos Programas de Pós-Graduação brasileiros e identificar a fundamentação teórica para investigações futuras. Para tanto, foi realizado uso de busca simples, preliminar e de natureza exploratória nos Bancos de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pesso
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Cavalcanti, Cecília C. B., and Carolina Da Rocha C. Matos. "TEMPOS DO CONHECIMENTO EM EXPOSIÇÃO - Tecnologias da Memória e Preservação Digital do Patrimônio." Revista_Mídia_e_Cotidiano 12, no. 1 (2018): 173. http://dx.doi.org/10.22409/ppgmc.v12i1.9868.

Texto completo
Resumen
As tecnologias da memória se transformam através do uso de novos programas informáticos, destinados à reconstrução com imagens 3D de locais e artefatos danificados e inclusive extintos. A partir da virada do milênio, a preservação do patrimônio histórico e cultural passa da manipulação de suportes analógicos para o gerenciamento digital, com a administração de arquivos numéricos e bancos de dados. Transmitidas através de telas digitais e absorvidas no espaço virtual como um ato cotidiano, as imagens do passado podem gerar um tipo de percepção similar à conquistada no confronto com o objeto rea
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Martins, Moisés de Lemos. "Tecnologia e literatura: as narrativas transmediáticas." Letras de Hoje 55, no. 1 (2020): 34786. http://dx.doi.org/10.15448/1984-7726.2020.1.34786.

Texto completo
Resumen
Foi o regime literário que produziu o Ocidente. No nosso tempo, todavia, o regime literário perdeu centralidade. Hoje, a cultura tem uma predominância tecnológica, sendo através deste processo de mediação que se exprime, cada vez mais, a vida contemporânea. Com efeito, os novos territórios, paisagens, atmosferas e ambientes tecnológicos levaram as comunidades humanas a circum-navegar sites, portais, blogues, videojogos, aplicações, repositórios digitais, museus virtuais, e também realidades virtuais implantadas em ambientes imersivos. Um tal processo teve como consequência a multiplicação dos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Leme, Adriana Salay, Joana Pellerano, Nicole Leite Bianchini, and Viviane Soares Aguiar. "Carta de apresentação." Revista Ingesta 1, no. 2 (2019): 69–70. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2596-3147.v1i2p69-70.

Texto completo
Resumen

 
 
 
 Nos dias 4, 5 e 6 de dezembro de 2019, ocupamos auditórios e salas de aula do prédio de História da Universidade de São Paulo com palestras, mesas-redondas e sessões de comunicação dedicadas a discutir a temática da alimentação a partir das mais diversas perspectivas, da história da fome na Idade Média às maneiras como as mídias digitais e a propaganda vêm se acercando do assunto em tempos recentes. Reunimos pesquisadores, professores e estudantes da Amazônia ao Rio Grande do Sul, passando pela Bahia, por Goiás, pelo Rio de Janeiro, por São Paulo e
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Martins, Moisés De Lemos. "A lusofonia no contexto das identidades transnacionais e transcontinentais." Letrônica 11, no. 1 (2018): 3. http://dx.doi.org/10.15448/1984-4301.2018.1.30438.

Texto completo
Resumen
A lusofonia é uma “comunidade imaginada”, de caráter transcultural e transnacional. Tratando-se de um projeto com um passado de cinco séculos, assente no denominador comum que a língua portuguesa constitui, a lusofonia é, simultaneamente, um projeto disperso por vários espaços geograficamente distantes nos quais habitam cidadãos de diversas etnias e com diferentes culturas. Para podermos perspetivar o futuro da lusofonia interessa, por isso, não apenas compreender a sua complexa construção no presente, como também os desafios que tem pela frente. Na ideia de lusofonia joga-se uma luta simbólic
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Farani, Donatella Natili. "Os 500 Arhats." Revista VIS: Revista do Programa de Pós-Graduação em Arte 16, no. 1 (2017): 222–54. http://dx.doi.org/10.26512/vis.v16i1.20486.

Texto completo
Resumen
Murakami Takashi é um dos mais celebrados artistas internacionais contemporâneos. As suas exposições, realizadas nos principais museus do mundo e em lugares famosos como o Rockfeller Center ou o Palácio de Versailles, têm atraído milhões de visitantes, alimentado a popularidade do artista e criado uma legião de admiradores dentro e fora do Japão. As obras de Murakami, cuja realização conta com o trabalho conjunto de centenas de pessoas, impressionam pelas dimensões, a qualidade e a utilização de mídias digitais. Por meio de sua arte, Murakami consegue fundir a iconografia tradicional com a dos
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Oliveira, Laís De, and Nair Yumiko Kobashi. "Fundamentos teóricos e metodológicos de tratamento informacional de documentos de análises físico-químicas aplicadas a objetos do patrimônio cultural." PragMATIZES 9, no. 17 (2020): 155. http://dx.doi.org/10.22409/pragmatizes.v9i17.27531.

Texto completo
Resumen
Estudo dos fundamentos teóricos e metodológicos de tratamento informacional da documentação produzida por análises físico-químicas aplicadas a objetos do patrimônio cultural. Essas técnicas geram imagens e gráficos decorrentes da interação de radiação eletromagnética com a matéria dos objetos e permitem identificar materiais, técnicas, processos, origem, intervenções realizadas, autenticidade das obras, etc. Procurou-se destacar as características e atributos para descrever a documentação estudada, relacioná-la aos objetos analisados, organizar, representar e armazená-los em um sistema de info
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Da Silva Pereira, Marilete, and Márcio Bezerra da Silva. "Software DSpace." Convergências em Ciência da Informação 3, no. 3 (2020): 106–27. http://dx.doi.org/10.33467/conci.v3i3.14974.

Texto completo
Resumen
Investigação que visa elencar características básicas que compõem o pacote de software DSpace no contexto dos repositórios institucionais. Pontua temas essenciais para a pesquisa, sendo: comunicação científica, Iniciativa de Arquivos Abertos, Movimento de Acesso Aberto e repositório institucional. Resulta, segundo uma pesquisa descritiva e bibliográfica, e de abordagem qualitativa de coleta de dados, que os repositórios institucionais foram precedidos pelos repositórios físicos, exemplificados por arquivos, bibliotecas e museus, e subsidiados pelos repositórios digitais e temáticos. Aponta o u
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Márdero Arellano, Miguel Ángel, and Alexandre Faria de Oliveira. "Gestão de repositórios de preservação digital." RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação 14, no. 3 (2016): 465. http://dx.doi.org/10.20396/rdbci.v14i3.8646346.

Texto completo
Resumen
Experiências internacionais de implementação de práticas de preservação digital em repositórios em bibliotecas, museus e arquivos são o objeto deste trabalho. Com base num levantamento bibliográfico sobre o inicio das práticas de preservação em repositórios digitais, foram identificados aspectos importantes tais como políticas de acesso, estratégias usadas, tecnologias testadas, formatos aceitos, modelo de negócios e um desconhecimento ou relativa pouca experiência com as práticas de preservação digital por parte dos gestores desses repositórios. A maioria dos repositórios registrava a dupla f
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Rudloff, Maja. "Det medialiserede museum: digitale teknologiers transformation af museernes formidling." MedieKultur: Journal of media and communication research 29, no. 54 (2013): 22. http://dx.doi.org/10.7146/mediekultur.v29i54.7299.

Texto completo
Resumen
<p>Over the past two decades, digital technologies have gained a greater and more important role in communication and dissemination of knowledge by museums. This article argues that the digitization of museum communication can be viewed as a result of a mediatization process that is connected to a cultural-political and museological focus on digital dissemination, in which user experience, interactivity, and participation are central concepts. The article argues that the different forms of communication, representation, and reception offered by digital media, together with the interactiv
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Martins, Moisés de Lemos. "Os países lusófonos e o desafio de uma circum-navegação tecnológica." Comunicação e Sociedade 34 (December 17, 2018): 87–101. http://dx.doi.org/10.17231/comsoc.34(2018).2937.

Texto completo
Resumen
Proponho neste artigo a hipótese de estarmos a fazer uma travessia tecnológica, em muitos aspetos análoga à travessia marítima europeia dos séculos XV e XVI (Martins, 2015a, 2017, 2018a, 2018b). Coloco, pois, em confronto a natureza tecnológica da atual globalização financeira e a natureza comercial da expansão marítima europeia. E se da primeira travessia resultou a colonização de povos e nações, com a segunda travessia passámos, em século e meio, àquilo a que Edgar Morin chamou a “colonização do espírito” de toda a comunidade humana (Morin, 1962). Neste contexto, tomei em consideração as cons
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Göbel, Stefan, and Jens Geelhaar. "Digitale Museumsanwendungen (Digital Museum Appliances)." i-com 7, no. 2/2008 (2008): 26–31. http://dx.doi.org/10.1524/icom.2008.0019.

Texto completo
Resumen
ZusammenfassungViele Museen suchen heutzutage neue Methoden und Wege, um Museen attraktiver zu gestalten und weitere Museumsbesucher und Zielgruppen anzusprechen. Eine Ausprägung davon stellen Science Center oder Themenparks dar, aber auch Kinder-, Kunst- und Technikmuseen mit digitalen Museum Guides oder „Exponaten zum Anfassen”. Basierend auf diesem Trend haben das ZGDV Darmstadt und die Bauhaus-Universität Weimar unabhängig voneinander multimediale Museumsanwendungen entwickelt, die insbesondere das jüngere Publikum in die Museen locken als auch „etablierte” Museumsgänger durch einen digita
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Marti, Frieda Maria, and Edméa Oliveira dos Santos. "EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE: A EDUCAÇÃO MUSEAL NA/COM A CIBERCULTURA." Revista Docência e Cibercultura 3, no. 2 (2019): 41–66. http://dx.doi.org/10.12957/redoc.2019.44589.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como objetivo narrar as principais transformações comunicacionais e educacionais geradas pelo rápido e intenso desenvolvimento das tecnologias digitais em rede (TDR) na contemporaneidade e discutir sua relação com a educação museal. O termo e noção ‘Educação Museal Online’ (EMO) é apresentado e sugerido como um novo modo de fazerpensar[1] ações educativas museais na/com a cibercultura, a partir dos referenciais teórico-epistemológicos da multirreferencialidade (Ardoino, 1998) e das pesquisas dos/nos/com os cotidianos (Alves, 2008, 2010; Certeau, 2014), assim como das expe
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Teixeira Bastos, Marcio, Maria Isabel D'Agostino Fleming, and Vagner Carvalheiro Porto. "ARQUEOLOGIA CLÁSSICA E AS HUMANIDADES DIGITAIS NO BRASIL." Cadernos do LEPAARQ (UFPEL) 14, no. 27 (2017): 10. http://dx.doi.org/10.15210/lepaarq.v14i27.10544.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O artigo aborda os Estudos Clássicos desenvolvidos no Brasil sob a perspectiva das novas tecnologias empregadas no Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (LARP/MAE-USP). Discute a relevância das Humanidades Digitais para a Arqueologia no meio acadêmico e os benefícios da plataforma ArcGis e dos Sistemas de Informação Geográfica aliados às questões de pesquisas que lidam com Arqueometria e Ciberarqueologia. Priorizando o conhecimento das províncias romanas através dos seus respectivos desenvolvimentos regionais, o ar
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Pino Apablaza, Fernando. "Transformación digital y museos sin fronteras. Una evaluación de siete museos de la ciudad de Lima en tiempos de pandemia." Revista de Investigaciones de la Universidad Le Cordon Bleu 8, no. 1 (2021): 104–19. http://dx.doi.org/10.36955/riulcb.2021v8n1.010.

Texto completo
Resumen
La investigación es de alcance descriptivo. Tuvo como objetivo, conocer los niveles de uso, respecto a las tecnologías digitales de siete importantes museos de la ciudad de Lima. Se consideró dos dimensiones tecnológicas. Una denominada tecnología digital in situ, que son aquellas aplicaciones tecnológicas digitales que están dentro del espacio físico del museo, y la otra dimensión denominada tecnología digital vía remota, que se usa para dar acceso al museo desde afuera del espacio físico. Además, se presenta un breve marco teórico sobre transformación digital, donde se describe a una socieda
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Fleming, Maria Isabel D’Agostino, and Alessandro Mortaio Gregori. "Cyber-Archaeology and Learning: LARP's Digital Apps in the Dialogue Between University and Basic Education." Revista de Cultura e Extensão USP 17 (May 22, 2017): 69. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9060.v17i0p69-81.

Texto completo
Resumen
O artigo discute as ações do LARP (Laboratório de Arqueologia Romana Provincial do Museu de Arqueologia e Etnologia / USP) relacionadas ao desenvolvimento de aplicativos digitais educativos. A Ciberarqueologia, como metodologia do trabalho arqueológico, constrói ambientes interativos digitais com o uso de Realidade Virtual, abrindo espaço para a reflexão sobre questões de ensino-aprendizagem. A aplicação dos recursos digitais do LARP em escolas de ensino básico e a realização de workshops com profissionais de educação aproximam o ambiente de pesquisa universitário das salas de aulas, o que rev
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Casimiro, Giovanna. "A cidade como museu de si mesma: registro, acervo e (re) exposição." Revista ARA 6, no. 6 (2019): 139–50. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p139-150.

Texto completo
Resumen
Este artigo apresenta uma perspectiva sobre as dinâmicas de compartilhamento digital de memórias que evidenciam o gradual deslocamento do sistema museológico para a cidade. Objetiva-se discutir a condição da cidade contemporânea como museu a céu aberto a partir das interfaces digitais móveis, apontando para a obsessão de registro, arquivamento, curadoria e exibição coletiva de acervos digitais em tempo real. Discute-se o mapeamento da cidade por meio das memórias coletivas e seus respectivos valores, em uma discussão sobre o espaço urbano como local de arquivamento e re exposição de si mesmo,
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Hollós, Adriana Cox. "ÉTICA EM EDUCAÇÃO E PRESERVAÇÃO DE ACERVOS DOCUMENTAIS." PontodeAcesso 10, no. 2 (2016): 81. http://dx.doi.org/10.9771/rpa.v10i2.18008.

Texto completo
Resumen
Entrevista realizada pelo Prof. Dr. Rubens Ribeiro Gonçalves da Silva, líder do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais (CRIDI), com a Dra. Adriana Cox Hollós, pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Cultura, Representação e Informação Digitais - CRIDI da Universidade Federal da Bahia e professora do Mestrado Profissional em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins – MAST. Presidente da Câmara Técnica de Capacitação de Recursos Humanos do CONARQ, atualmente supervisiona o Núcleo de Educação e Capacitação Profissional do A
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Mihura López, Rocío, Viviana Barneche Naya, and Luis A. Hernández Ibáñez. "Los sistemas multimedia digitales interactivos en los museos." Vivat Academia, no. 117E (February 15, 2012): 1479. http://dx.doi.org/10.15178/va.2011.117e.1479-1485.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Almeida, Marta, Alexander Lima Reis, and Aline Monteiro de Carvalho Silva. "Acervos Audiovisuais em um Museu de História das Ciências." Museologia & Interdisciplinaridade 8, no. 15 (2019): 138–49. http://dx.doi.org/10.26512/museologia.v8i15.24672.

Texto completo
Resumen
O artigo apresenta os acervos audiovisuais existentes e identificados no Museu de Astronomia e Ciências Afins /MAST, refletindo sobre a importância de pensar conceitualmente estes documentos em sua dimensão histórica e patrimonial. Ao mesmo tempo, buscará refletir sobre os desafios de preservação, acesso e uso deste material em novas produções digitais, ampliando sua potencialidade em narrativas da história das ciências.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Merzeau, Louise. "Digitale Fotografien: für einen öffentlichen Gedächtnisraum." Zeitschrift für Medien- und Kulturforschung 1, no. 1 (2010): 63–76. http://dx.doi.org/10.28937/1000106300.

Texto completo
Resumen
The modalities of the production, archiving, distribution (marketing) and societal assimilation of digital photography are producing a new economy of form and perspective. When digital photos become physical surfaces and blogs are organized into active archives, the collective public memory is transformed in the tension between two divergent poles: Privatization and standardization of photomemory in the photo data banks of large agencies on one hand, and, on the other hand rhizomatic interlacing, proliferative network memory, which, during this process, evolves into a virtual, imaginary museum
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!