Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Novas economias.

Artículos de revistas sobre el tema "Novas economias"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Novas economias".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Vaccaro, Guilherme Luís Roehe, Débora Oliveira da Silva, Luís Felipe Riehs Camargo, and Christopher Rosa Pohlmann. "Novas economias: uma proposta de significação." Production 22, no. 3 (2012): 490–501. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-65132012005000026.

Texto completo
Resumen
Este trabalho propõe-se a significar o termo "Novas Economias", trazendo elementos teóricos e empíricos para alicerçar a discussão e a construção desse conceito. A discussão inicia-se pela proposição de cinco dimensões que são apresentadas como norteadoras do conceito de Novas Economias: i) competitividade; ii) empreendedorismo; iii) sustentabilidade; iv) inovação; e v) orientação ao mercado. Em seguida apresenta-se um survey realizado com 120 empresas instaladas no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa visou medir o quanto as empresas consideram-se preparadas para competir nas Novas Econ
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Valencia, Adrián Sotelo. "Hipótese a respeito da extensão da superexploração do trabalho no capitalismo avançado desde a perspectiva da teoria marxista da dependência." Cadernos Cemarx, no. 9 (June 9, 2017): 33–47. http://dx.doi.org/10.20396/cemarx.v0i9.10910.

Texto completo
Resumen
A categoria de superexploração do trabalho é historicamente constitutiva das economias e sociedades latino-americanas, ao mesmo tempo que, neste momento, está se tornando operacional na economia internacional, especialmente nos países avançados do sistema capitalista. Isso ocorre também na suas novas periferias, que se tornam elos das cadeias globais de produção de valor e valorização do capital da região europeia e de suas empresas transnacionais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Kopper, Moisés. "INFRAESTRUTURAS POROSAS: vivendo através do consumo no programa Minha Casa Minha Vida." REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS - POLÍTICA & TRABALHO 1, no. 48 (2018): 57. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.1517-5901.2018v1n48.37782.

Texto completo
Resumen
No Brasil e sua economia política da mobilidade, a casa tornou-se uma infraestrutura experimental através da qual
 cidadania e consumo se sobrepõem na performação de um Estado democrático e promotor de inclusão social e
 econômica. Este artigo baseia-se em pesquisa etnográfica conduzida entre 2012 e 2015 em um condomínio fechado
 na cidade de Porto Alegre/RS, parte do Programa Minha Casa Minha Vida, a maior política habitacional brasileira.
 Economistas, sociólogos e antropólogos chamaram a atenção para a “financeirização” dos pobres, suas “vidas
 interconectadas”, sua
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Franciclézia Barreto. "Trabalho e regresso: funcionalidade da informalidade à acumulação capitalista." Temporalis 15, no. 30 (2016): 119–34. http://dx.doi.org/10.22422/2238-1856.2015v15n30p119-134.

Texto completo
Resumen
Polêmico desde sua origem, o conceito de “setor informal” tem sido referência de diversas contribuições, algumas das quais obscureceram o entendimento das suas configurações no âmbito das economias nacionais. Da abordagem de “Setor”, a de “Economia informal”, análises foram desenvolvidas no campo acadêmico na tentativa de categorizar esse fenômeno e revelar sua natureza multiforme. Problematiza-se, no artigo, o presente momento histórico, em que a informalidade muito distante do desaparecimento, se tornou funcional ao capital, tem sido alvo de modos distintos de tratamento e adquirido novas ex
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

GALVÃO, OLÍMPIO J. DE ARROXELAS. "Flexibilização produtiva e reestruturação espacial: considerações teóricas e um estudo de caso para a indústria de calçados no Brasil e no Nordeste." Brazilian Journal of Political Economy 21, no. 1 (2001): 82–105. http://dx.doi.org/10.1590/0101-31572001-1233.

Texto completo
Resumen
RESUMO O processo de globalização, o surgimento de novos paradigmas tecnológicos, a crescente introdução de mecanismos de mercado nas economias e a formação de blocos regionais de comércio trouxeram profunda reestruturação produtiva entre os diversos setores da atividade humana. Essas mudanças estão forçando os formuladores de políticas a prever novas formas de intervenção nas regiões, em todos os países, para que possam enfrentar os novos desafios que o desenvolvimento regional está colocando nos dias atuais. Este trabalho procura apresentar os principais aspectos de um novo cenário mundial,
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Santos, Kathiuscia Fernandes, and Ademir Araújo Costa. "UMA HISTÓRIA DENTRO DA HISTÓRIA. MACAÍBA: ECONOMIAS TRADICIONAIS E MODERNAS NA (RE) PRODUÇÃO DO ESPAÇO." HOLOS 1 (March 5, 2012): 196. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2012.798.

Texto completo
Resumen
A ideia de produção está pressuposta a ideia de lugar. Pois, não há produção sem um espaço é não há um espaço sem produção. Assim, as instâncias sociais: econômica e espacial são interligadas. Baseando-se neste pensamento este trabalho analisou a formação espacial de Macaíba a partir das economias tradicionais e as mudanças ocasionadas pelas novas economias instaladas no município. Para alcançar tal objetivo utilizou-se de pesquisas bibliográficas e registros fotográficos. No qual, buscou-se ainda realizar uma analogia entre o processo de formação do Rio Grande do Norte e o de Macaíba, por est
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Vasconcelos, ISABELLA FRANCISCA FREITAS GOUVEIA de, HÉLIO ARTHUR REIS IRIGARAY, FABIANA BRAGA LEAL, and LEONARDO ARAUJO de CARVALHO. "Inovação tecnológica radical e mudança organizacional: a institucionalização de organizações resilientes e formas de trabalho mais substantivas." Cadernos EBAPE.BR 17, no. 4 (2019): 895–922. http://dx.doi.org/10.1590/1679-395120190144.

Texto completo
Resumen
Resumo Este artigo-dossiê apresenta inicialmente uma reflexão sobre a institucionalização de organizações resilientes, uma vez que a mudança organizacional é a reinvenção de um novo sistema de regras e normas com o propósito de encorajar novas condutas e convívios e formas de negociação necessárias e, no que concerne, lograr a colaboração dos indivíduos na organização e a execução de novas soluções tecnológicas. Dedicando-se ao número temático “Inovação em Organizações de Economias Emergentes”, o propósito, conforme expresso pelos editores convidados desta edição, Bernardes, Borini e Figueired
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

ARBIX, GLAUCO, and ZIL MIRANDA. "Políticas de inovação em nova chave." Estudos Avançados 31, no. 90 (2017): 49–73. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142017.3190004.

Texto completo
Resumen
RESUMO A crise que corrói o Brasil dificulta a retomada do crescimento e a elevação do patamar de competitividade da economia. A situação se torna mais grave quando confrontada com o avanço tecnológico que toma corpo nos países avançados e em desenvolvimento e que prenunciam mudanças profundas nas economias e na organização da sociedade. É urgente que o Brasil tenha condições básicas para não se distanciar ainda mais desse novo ciclo tecnológico. Este artigo, com base na experiência internacional, defende que, paradoxalmente, nos momentos de crise é que os países e empresas mais precisam aumen
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Moura Leão, Carolina Valéria. "Pedagogia da Autogestão: configurando espacialidades críticas para Outras Economias." PEGADA - A Revista da Geografia do Trabalho 20, no. 2 (2019): 3–29. http://dx.doi.org/10.33026/peg.v20i2.6639.

Texto completo
Resumen
Este artigo discute as interconexões entre a Pedagogia da Autogestão e a prática de Outras Economias, de forma a compreender que espacialidades críticas são criadas a partir desta interrelação. A pesquisa foi desenvolvida com o Movimento de Comunidades Populares (MCP), no Brasil, em São Lourenço da Mata (Pernambuco), Feira de Santana/Sítio Matias (Bahia) e Chico Mendes (Rio de Janeiro), com foco na experiência da sobrevivência coletiva. A metodologia foi construída a partir da IAP. Concluímos que as espacialidades críticas estimuladas pelo exercício da Pedagogia da Autogestão sinalizam a exist
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Simioni, Rafael Lazzarotto, and Daniela Miranda. "Estado constitucional e economias solidárias: a emergência de esferas públicas para políticas de desenvolvimento à margem do Estado." Revista do Direito, no. 30 (July 15, 2008): 2–18. http://dx.doi.org/10.17058/rdunisc.v0i30.582.

Texto completo
Resumen
Em três perspectivas teóricas diferentes a respeito do Estado Constitucional – Boaventura de Souza Santos, Jürgen Habermas e Günther Teubner – pode-se observar um ponto de convergência em comum: o surgimento de novas esferas públicas, organizadas na forma de economias solidárias, com um potencial autônomo de constituição de políticas públicas de desenvolvimento à margem do Estado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Gusmão, Regina. "Práticas e Políticas Internacionais de Colaboração Ciência-Indústria." Revista Brasileira de Inovação 1, no. 2 (2009): 327. http://dx.doi.org/10.20396/rbi.v1i2.8648863.

Texto completo
Resumen
Nas economias contemporâneas, o desempenho dos sistemas de inovação estão, em grande medida, associados à intensidade e à eficácia das interações entre os diferentes atores envolvidos na geração e difusão de novos conhecimentos e novas tecnologias. Essas interações traduzem-se numa forma institucionalizada de "aprendizagem" mútua, que contribui para a criação de um estoque de conhecimentos economicamente úteis. A partir desse postulado geral, o artigo propõe uma análise das principais evoluções na natureza das interações entre a pesquisa científica e a atividade industrial nos países desenvolv
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

SILVA RODRIGUES, MATHEUS, RENATA LEMOS DA CUNHA GOMES, MONIQUE BRUM PEREIRA, and BARBARA BRAGA BARBOSA. "Certificação LEED: A reforma sustentável do estádio Mineirão e suas vantagens." Revista Eletrônica TECCEN 12, no. 2 (2019): 30–38. http://dx.doi.org/10.21727/teccen.v12i2.1873.

Texto completo
Resumen
A preservação ambiental é um tema cada vez mais discutido no mundo, atualmente já existem leis para regularizar ações que antigamente eram consideradas rotineiras. Como na construção civil, que é considerada uma dos maiores vilãs em uso de recursos naturais e poluição, assim como no cenário mundial o setor da construção civil também teve que se adequar, com isso surgiu a implementação de novos métodos e novas tecnologias construtivas para aperfeiçoar as construções tornando-as economicamente e ambientalmente viáveis. Um exemplo disso são certificações ambientais que têm como objetivo a criação
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Masiero, Gilmar. "Desenvolvimento dos biocombustíveis no Brasil e no Leste Asiático: experiências e desafios." Revista Brasileira de Política Internacional 54, no. 2 (2011): 97–117. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73292011000200005.

Texto completo
Resumen
Este artigo resume o papel que as novas tecnologias e as políticas governamentais têm desempenhado na evolução da indústria dos biocombustíveis no Brasil e no Leste Asiático. Ele documenta os fatores que contribuíram para que o Brasil, China, Japão e Coreia do Sul se tornassem produtores e consumidores de biocombustíveis, bem como a extensão em que essa fonte de energia tem sido efetivamente adotada em cada uma dessas economias. Em seguida, avalia a extensão do comércio e da cooperação em biocombustíveis entre os três países do Leste Asiático e o Brasil. Argumenta que o Japão é muito mais avan
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Carneiro, Ricardo de Medeiros. "Velhos e novos desenvolvimentismos." Economia e Sociedade 21, spe (2012): 749–78. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182012000400003.

Texto completo
Resumen
Na segunda metade dos anos 2000, a retomada do crescimento com distribuição da renda no Brasil e na América do Sul, após o fracasso do neoliberalismo e sua variante suavizada, o Consenso de Washington, ao promover o crescimento econômico e reduzir significativamente a desigualdade social na região, contribuiu para o ressurgimento e atualização de antigos paradigmas de políticas econômicas. A crise financeira global e os impasses do desenvolvimento nas economias centrais deram força, ao menos nos países periféricos, à busca e consolidação desses novos perfis de política econômica. Este artigo p
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Casagranda, Yasmin Gomes, Denise Barros De Azevedo, Renato De Oliveira Rosa, and Pedro Affonso Andries de Barros Santa Lucci. "Sustentabilidade: Uma Visão a partir da Economia dos Custos de Transação e da Teoria dos Custos de Mensuração." Revista de Administração IMED 9, no. 2 (2019): 94. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i2.3193.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste ensaio foi compreender como a sustentabilidade pode ser analisada a partir do que é estudado pela economia dos custos de transação e pela teoria dos custos de mensuração. Para tanto, foi feita uma pesquisa bibliográfica, exploratória e descritiva. Os resultados demonstraram que a sustentabilidade e sua própria teoria são continuamente abstratas para entendimento das instituições, sendo o mesmo para quando aplicada a teoria dos custos de transação. Os direitos de propriedade são relacionados a componentes naturais e a sua estrutura de governança voltada a relações ambientais. O
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Carducci, Michele. "A realidade dos países BRICS e o papel do Direito Constitucional Comparado." A&C - Revista de Direito Administrativo & Constitucional 12, no. 50 (2012): 205. http://dx.doi.org/10.21056/aec.v12i50.163.

Texto completo
Resumen
Tendo como objeto o fenômeno de relação internacional denominado “BRICS”, que está produzindo trocas comerciais e conexões “fluidas” de policies e de legal rules entre as novas grandes economias emergentes do presente século (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), o estudo visa a analisar algumas de suas possíveis implicações constitucionais, indicando limites e possibilidades de investigações jurídicas sobre a temática, sob o prisma do Direito Constitucional Comparado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Lima, Ana Carolina da Cruz, Rodrigo Simões, and Roberto Luís de Melo Monte-Mór. "Espaço, cidades e escalas territoriais: novas implicações de políticas de desenvolvimento regional." Economia e Sociedade 23, no. 1 (2014): 223–41. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-06182014000100008.

Texto completo
Resumen
O papel do espaço no processo de desenvolvimento socioeconômico constitui um objeto de estudo bastante complexo. Os teóricos da Escola Francesa de Sociologia Urbana elaboraram uma série de estudos nesta área com o intuito de esclarecer as relações entre a forma espacial e os processos sociais. O objetivo do artigo é destacar os principais argumentos desta Escola de Pensamento, o papel desempenhado pelas cidades neste processo e as principais recomendações de políticas de desenvolvimento que surgem a partir de então. A análise sugere que as escalas territoriais tornam-se fundamentais para a din
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Burchi, Sandra. "Economias domésticas. Trabalhar em casa em tempos de precariedade. Novas profissões e espaços de vida." Laplage em Revista 4, no. 1 (2018): 21. http://dx.doi.org/10.24115/s2446-6220201841434p.21-35.

Texto completo
Resumen
Devido à instabilidade progressiva dos contratos de trabalho e à fragmentação geral do ambiente de trabalho, os limites entre público e privado, produção e reprodução, valorização e depreciação são cada vez mais frágeis. Para muitas mulheres, a multiplicação de empregos não padronizados ofereceu a oportunidade de participar no mercado de trabalho, introduzindo, porém, características típicas do trabalho "doméstico" nos aspectos organizacionais de seu trabalho "profissional": a ausência de um cronograma rigoroso; a dificuldade de obter reconhecimento e pagamento por tarefas. Com base em uma pes
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Santana, Adalberto. "A globalização do narcotráfico." Revista Brasileira de Política Internacional 42, no. 2 (1999): 99–116. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-73291999000200006.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho, pretende-se dar uma visão geral das características do narcotráfico como um fenômeno econômico, político e social na era da globalização. Mais ainda, pretende-se mostrar as novas dimensões do narcotráfico que, em nossos dias, converteram-se em um tema de preocupação de diversas economias da periferia mundial. Enfatiza-se o perfil que esse fenômeno alcança em sua expansão global e, em particular, em algumas nações latino-americanas e em outras regiões periféricas do mundo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Grosso, Claudio Roberto Nunes, Celso Augusto dos Santos Gomes, and Sheldon William Silva. "As novas tecnologias da informação e comunicação e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro." Revista Brasileira de Administração Científica 10, no. 1 (2019): 57–68. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-684x.2019.001.0005.

Texto completo
Resumen
Este trabalho aborda as novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e seus impactos gerenciais no âmbito do Exército Brasileiro. Tal abordagem se faz necessária, pois a sociedade do século XXI está permeada por tecnologia. Nesse contexto, as informações trafegam em tempo real, não havendo barreiras transnacionais para tal. Sendo assim, os interesses das principais economias mundiais são garantidos, em última instância, por Forças Armadas modernas e bem equipadas. Isso se justifica pelas características multidimensionais e de amplo espectro dos conflitos modernos, os quais exigem, dos e
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Carvalho Júnior, Nelson Simão de, and Ricardo Machado Ruiz. "Determinantes do desempenho das firmas a partir das novas capacitações internas: um estudo de firmas brasileiras." Revista de Economia Contemporânea 12, no. 1 (2008): 97–127. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-98482008000100004.

Texto completo
Resumen
Este artigo avalia empiricamente algumas propostas teóricas que privilegiam as capacitações e estruturas das firmas como determinantes do seu desempenho setorial. O desempenho da firma foi medido pela lucratividade, pela participação no mercado e pelos diferenciais de produtividade setorial. Os determinantes do seu desempenho têm como referência as propostas teóricas de Edith Penrose, Alfred Chandler, Richard Nelson e Sidney Winter, além de alguns argumentos de Stephen Hymer e Raymond Vernon. A partir das propostas desses autores foram criados alguns modelos econométricos específicos a cada au
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Gamboa González, Mayra, and Juan Ángel Demerutis Arenas. "Big Data e Análise Urbana." Revista de Morfologia Urbana 8, no. 1 (2020): e00171. http://dx.doi.org/10.47235/rmu.v8i1.171.

Texto completo
Resumen
A construção da cidade inteligente, bem como o movimento da nova ciência das cidades, estão atualmente sendo objeto de uma quantidade incrível de pesquisas de várias áreas e de maneira transdisciplinar em centros internacionais de pesquisa. Essa nova disciplina alega buscar cidades mais eficientes e igualitárias usando a tecnologia; no entanto, as ferramentas de alta tecnologia foram aplicadas principalmente em países desenvolvidos em todo o mundo. No entanto... é uma ciência que pode ser usada para resolver os problemas existentes nas economias emergentes? A maioria das economias em desenvolv
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Ifadireó, Miguel Melo, Alyne Andrelyna Lima Rocha, Christiano Siebra Felício Calou, and Francisco Renato Silva Ferreira. "Metodologias Ativas: Uma Forma de Aprendizagem Significativa e por Competências no Ensino Juridico / Active Methodologies: A Significant and Competent learning in Legal Education." ID on line REVISTA DE PSICOLOGIA 14, no. 52 (2020): 813–33. http://dx.doi.org/10.14295/idonline.v14i52.2762.

Texto completo
Resumen
Resumo - A globalização promoveu impactos nas economias dos mercados financeiros mundiais, ao mesmo tempo que, acelerou indiscutíveis alterações nas estruturas sociais que passaram a fazer parte do cotidiano universitário. O objetivo geral do presente trabalho é analisar os impactos das metodologias ativas na aprendizagem por competências no ensino jurídico. A metodologia utilizada no presente ensaio se fundamenta em uma revisão de literatura de cunho teórico-reflexiva. Os resultados do estudo levam a compreensão de que as novas metodologias ativas de educação com uso do método de estudo de ca
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Viana, Nelson Corrêa. "ORÇAMENTO PÚBLICO: modelos, desafios e crítica." Revista Políticas Públicas 18, no. 1 (2014): 45. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v18n1p45-57.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa os modelos impostos por intelectuais orgânicos às economias periféricas, modelando-as para atender o grande capital. Explora e critica os desafios sobre esses modelos orçamentários ideais praticados em busca da transparência que mais afasta o interessado enquanto entroniza o tecnicismo, servo da política, nas montagens dos grandes números. Transparecer no orçamento é legitimar transferências públicas para o privado. Ao final, conclui com ceticismo sobre novas possibilidades para as políticas públicas pelas vias do orçamento sob o capitalismo neoliberal.Palavras-chave: Orçament
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Marques, Ana Paula Pereira. "Reestruturação produtiva e recomposições do trabalho e emprego: um périplo pelas "novas" formas de desigualdade social." Ciência & Saúde Coletiva 18, no. 6 (2013): 1545–54. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232013000600007.

Texto completo
Resumen
O propósito do presente artigo consiste em questionar a inevitabilidade dos processos de segmentação e precarização das relações de trabalho e emprego, responsáveis pela inscrição de "novas" formas de desigualdade social que alicerçam o actual modelo de desenvolvimento das economias e sociedades. Visa-se criticar os limites da lógica econômica e financeira, de contornos globais, que configuram um "novo espírito do capitalismo", ou seja, uma espécie de divinização da ordem natural das coisas. Impõe-se fazer, por isso, um périplo analítico pelas transformações em curso no mercado de trabalho, ac
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Eufrásio, Marcelo Alves Pereira. "AS TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO DO TRABALHO FRENTE À GLOBALIZAÇÃO." Revista Labor 1, no. 5 (2017): 190. http://dx.doi.org/10.29148/labor.v1i5.6646.

Texto completo
Resumen
Este trabalho pretende expor à questão da fragilização do trabalho frente às novas configurações econômicas, sociais e políticas que surgiram no final do século XX e vem se incrementando diante das realidades do século XXI, influenciado por um cenário perpassado pelas incertezas, desafios e impasses frente a atual problemática do mundo do trabalho, particularmente quando influenciado pela globalização. Nas ultimas duas décadas tem ocorrido marcadamente uma reestruturação do processo produtivo com a abertura das economias para competição global, internacionalização dos mercados financeiros etc.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Giroletti, Domingos Antônio. "Pequenas e médias empresas italianas e brasileiras: pensata sobre elementos do cenário, e refletindo sobre novas perspectivas." Revista Gestão & Tecnologia 21, no. 1 (2021): 297–323. http://dx.doi.org/10.20397/2177-6652/2021.v21i1.2091.

Texto completo
Resumen
Este artigo é o resultado de minhas pesquisas teóricas e de campo realizadas durante meu segundo Programa de Visiting Professor na Universidade de Padova. Além da introdução, o artigo compõe-se de mais três partes. Na segunda, faz-se uma descrição das três PMES italianas visitadas durante o seminário internacional - V Foro PYMES - e de sua relação com as instituições de ensino. Na terceira, faz-se uma avaliação do desempenho das PMES italianas em comparação com as brasileiras com base nos dados levantados na nossa visita guiada e no exame da literatura pertinente. Por fim, na última parte exam
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Fleury, Afonso C. C., and Maria Tereza Leme Fleury. "Estratégias competitivas e competências essenciais: perspectivas para a internacionalização da indústria no Brasil." Gestão & Produção 10, no. 2 (2003): 129–44. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-530x2003000200002.

Texto completo
Resumen
Uma das principais características da nova economia é a transição da eficiência individual para a eficiência coletiva. A competitividade é, e será cada vez mais, relacionada ao desempenho de redes interorganizacionais e não de empresas isoladas. Ao mesmo tempo, a formação dessas redes tem forte dimensão locacional, associada ao movimento de internacionalização das operações das grandes corporações transnacionais. Do ponto de vista de economias emergentes como a brasileira, importantes mudanças estão tendo lugar, como conseqüência do posicionamento de suas empresas nessas novas redes interorgan
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Peruffo, Luiza. "Monetary and financial power of the BRICS countries: What has changed since the 2008 Global Financial Crisis and why it matters." Conjuntura Austral 11, no. 53 (2020): 92–113. http://dx.doi.org/10.22456/2178-8839.97514.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisa as transformações em curso no sistema monetário e financeiro internacional (SMFI) desde a Crise Financeira Global de 2008 e o papel desempenhado pelos países do BRICS. O artigo argumenta que, embora as mudanças provocadas pelos países do BRICS tenham sido marginais, porque não ocorreu uma mudança substancial nas relações de poder subjacentes, estas mudanças importam porque são poder como um fim em si mesmo. São examinadas três áreas em que o grupo foi relativamente bem sucedido em desafiar o sistema: (i) aumentar sua voz nos principais fóruns econômicos globais (com foco no
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Portela, Gustavo Zoio, Amanda Cavada Fehn, Regina Lucia Sarmento Ungerer, and Mario Roberto Dal Poz. "Recursos humanos em saúde: crise global e cooperação internacional." Ciência & Saúde Coletiva 22, no. 7 (2017): 2237–46. http://dx.doi.org/10.1590/1413-81232017227.02702017.

Texto completo
Resumen
Resumo A partir dos anos 1990 as economias nacionais tornaram-se entrelaçadas e globalizadas. Mudanças no perfil epidemiológico e demográfico da população evidenciaram a necessidade de novas discussões e estratégias sobre os Recursos Humanos em Saúde (RHS). A crise global da Força de Trabalho em Saúde (FTS) inclui dificuldades em atrair seus profissionais para áreas remotas e rurais; má distribuição e rotatividade desses profissionais, particularmente médicos; qualificação inadequada às novas condições sanitárias e demográficas; e a necessidade de produção de evidências científicas que apoiem
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

De Arruda, Ane Izabelle Bezerra, and Viviane Santos Salazar. "A Influência da Instituição Formal no Processo de Internacionalização das MPMEs em uma Economia." Internext 16, no. 1 (2021): 36. http://dx.doi.org/10.18568/internext.v16i1.592.

Texto completo
Resumen
Objetivo: O objetivo desse artigo consiste em analisar como a instituição formal influencia no processo de internacionalização das MPMEs de uma economia emergente, sob a perspectiva teórica da visão baseada em instituição.Método: Foi realizado estudos de casos múltiplos, contemplando um corpus de 9 entrevistas realizadas de forma semiestruturada, com representantes da instituição formal em análise e MPMEs do setor têxtil e de confecção do Agreste Pernambucano.Principais Resultados: Foi identificado uma influência significativa da instituição formal para a internacionalização das MPMEs do Setor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Henrique de Moura Cunha, George, and Roberto De Góes Ellery Junior. "Ensaios sobre as Transformações Econômicas da América Latina entre 1800 a 1870: do final do período colonial a consolidação política das novas economias." Hegemonia: Revista de Ciências Sociais, no. 17 (April 8, 2016): 30. http://dx.doi.org/10.47695/hegemonia.vi17.149.

Texto completo
Resumen
Este artigo visa discutir as questões relativas às transformações econômicas da América Latina nos primeiros anos de sua independência política. O papel das instituições, em grande parte herdada do período colonial, teve impacto de evitar que outros grupos sociais conseguissem ter acesso ao poder. A terra era à base da economia e do controle político. O resultado é a criação de um modelo economia excludente baseado na exportação de produtos primários, de acordo com o principio das vantagens comparativas. Porém, o sucesso deste modelo somente acontecerá após a consolidação da paz interna entre
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Fiori, Eduardo Luis. "Globalização e governabilidade democrática." Physis: Revista de Saúde Coletiva 7, no. 1 (1997): 137–61. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73311997000100008.

Texto completo
Resumen
No início dos anos noventa, uma onda de otimismo global transformou em convicção generalizada a idéia de que a humanidade havia alcançado a etapa superior da paz universal através da multiplicação dos regimes democráticos e das economias de mercado. Este artigo explora a hipótese de que, ao contrário das expectativas dominantes, as sociedades periféricas sob condições de ajustamento liberal enfrentam novas condições de instabilidade e ingovernabilidade democráticas produzidas pela submissão do seu processo decisório interno à vontade de atores sociais, agentes econômicos e poderes governamenta
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Zitkoski, Jaime José. "Educação popular e movimentos sociais na América Latina: o desafio da participação cidadã." Educação (UFSM) 42, no. 1 (2017): 73. http://dx.doi.org/10.5902/1984644420447.

Texto completo
Resumen
O estudo analisa, através de pesquisa bibliográfica, os desafios que hoje se colocam aos Movimentos Sociais Populares na América Latina para construirmos novas formas de organização das lutas sociais. No atual contexto, um dos maiores desafios para os povos latino-americanos é resistir frente à intensa desmobilização das pautas sociais imposta pela globalização hegemônica. Despontam com mais força as pautas conservadoras, que revelam os interesses do poder econômico das instituições financeiras, aliando a mídia com o mercado, impondo uma agenda política em plano internacional. Mas nenhum poder
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Stolz, Sheila, and Rodrigo Wasem Galia. "A Proteção Sócio-Laboral das Trabalhadoras e dos Trabalhadores a Tempo Parcial na Espanha Segundo o Marco da Flexisegurança: Garantia Efetiva ou Ética Opaca?" Revista de Direito Brasileira 5, no. 3 (2013): 169. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2358-1352/2013.v5i3.2724.

Texto completo
Resumen
Desde o início dos anos 80 se assiste a um alargado debate sobre como tratar o trabalho frente à notória mutação da economia motivada, entre outros fatores, pela evolução tecnológica das formas de produção que requerem novas formas de organização do trabalho e pelo incremento da globalização da economia com o respectivo surgimento de economias emergentes mais competitivas (as asiáticas, por exemplo), e, no que concerne a Europa, somam-se ainda o aumento massivo daimigração e a configuração de um Estado de bem-estar social que não consegue dar respostas adequadas a estas temáticas. Em consequên
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Santos, J. Freitas, and J. Cadima Ribeiro. "Estratégias de Internacionalização das Empresas Nacionais." Review of Business and Legal Sciences, no. 9 (July 12, 2017): 7. http://dx.doi.org/10.26537/rebules.v0i9.859.

Texto completo
Resumen
O momento actual aparece marcado pela globalização dos mercados e da concorrência. A forte presença das multinacionais nas economias trouxe novas dificuldades e desafios às empresas que operam quer nos mercados domésticos quer nos mercados internacionais. No caso português, as dificuldades são acrescidas por razões estruturais e pelo recente alargamento da União Europeia a Leste. Da conjugação dessas circunstâncias, as empresas portuguesas encontram-se numa encruzilhada que, no essencial, se exprime na alternativa entre abrirem-se ao exterior ou perecerem.Perante esta realidade, pretende-se ne
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Sato, Leny, Egeu Gómez Esteves, Cris Fernández Andrada, and Juliana da Silva Nóbrega. "Resistências ao trabalho precário por meio de relações solidárias: quatro casos do Brasil." Quaderns de Psicologia 23, no. 2 (2021): e1597. http://dx.doi.org/10.5565/rev/qpsicologia.1597.

Texto completo
Resumen
O artigo apoia-se em quatro investigações empíricas realizadas no marco teórico da Psicologia Social do Trabalho. No Brasil, a desigualdade antiga e persistente, somada à substituição de postos de trabalho regulados por novas formas de trabalho precário, promove implicações à saúde e à subjetividade de trabalhadores que têm que lidar com diversos riscos frente à manutenção da vida. Com objetivo de discutir modos pelos quais trabalhadores enfrentam este processo, apresentamos casos que expressam formas coletivas de resistências. A metanálise evidenciou que segmentos pobres da população constroe
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Lopes, Albino. "O desafio do desenvolvimento local sustentável na era da gestão das competências." Gestão e Desenvolvimento, no. 23 (January 1, 2015): 3–23. http://dx.doi.org/10.7559/gestaoedesenvolvimento.2015.269.

Texto completo
Resumen
A globalização tem-se processado sob os auspícios de uma conjugação de fatores desencadeados pela abertura comercial, pela criação de um mercado financeiro internacional, pelas potencialidades das novas tecnologias da informação e da comunicação e, ainda, de uma ação política coordenada pelas grandes economias mundiais (G8 e G 20), sem que desta coordenação tenha resultado, aos olhos da opinião pública, uma diminuição substancial da injustiça social e um melhor controlo de 4 grandes crises: a económica, a financeira, a social e a ecológica. O caminho da interdependência global parece, entretan
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Neto, Alexandre Rabêlo Neto, and José Milton De Sousa Filho. "A influência do Soft Power na Internacionalização dos Produtos Culturais Brasileiros: Uma Proposta de Framework." Internext 11, no. 1 (2016): 37. http://dx.doi.org/10.18568/1980-4865.11137-48.

Texto completo
Resumen
<p>A cultura tornou-se um dos setores de mais rápido crescimento nas economias pós-industriais. Conhecer o seu funcionamento, além de ampliar o seu desempenho como um fator de ingresso para a economia, nos permitirá agregar a melhoria de condições de vida como parte da mesma estratégia, favorecendo a criação endógena, melhor organização do processo produtivo e acesso aos bens culturais. Internacionalizar significa considerar diferentes níveis de relacionamento e de realização de negócios, desde a compra e venda de produtos e serviços (comércio exterior) até o investimento em ativos em ou
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Ramos Vieira Vale, Andressa, and Wellington Pereira. "Disputas e barreiras não-tarifárias no comércio agrícola: as exportações de carne bovina brasileira entre 2006 e 2015." Revista Brasileira de Políticas Públicas e Internacionais - RPPI 3, no. 2 (2019): 01–28. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2525-5584.2018v3n2.35434.

Texto completo
Resumen
O Brasil é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo e lidera o ranking internacional dessas exportações desde 2008. Junto a outros países em desenvolvimento, as exportações brasileiras de produtos agropecuários também sofrem com práticas concorrenciais amparadas em barreiras não-tarifárias. O objetivo deste artigo é discutir as características do novo protecionismo e seus reflexos sobre o setor agroexportador brasileiro, destacando o caso da carne bovina. As barreiras comerciais têm dificultado a apropriação de ganhos de comércio pelas economias agroexportadoras. Para verificar os ref
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Maia, Felipe. "O que pode a crítica diante da crise? Um ensaio sobre tendências de crise, pandemia e modos de reflexividade." Revista de Estudos AntiUtilitaristas e PosColoniais 10, no. 2 (2021): 7. http://dx.doi.org/10.51359/2179-7501.2020.248521.

Texto completo
Resumen
O que pode a crítica diante de um momento de crise como o que estamos vivendo? No artigo procuro refletir sobre condições e caminhos para que a teoria crítica e a crítica social possam ser mais efetivas ao lidar com as crises contemporâneas. Parto de uma concepção de crise que ressalta a singularidade desses momentos e o conflito entre diferentes formas de interpretação e reflexividade, dentre elas a crítica. Argumento que a teoria crítica deve contribuir para a compreensão do significado que a “crise” assume no tempo presente, procurando esclarecer a lógica entre tendências de crise distintas
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Schreiber, Dusan, and Adriano Cristian Gewehr. "3R’S como vetores para inovação e sustentabilidade: estudo de caso de uma indústria de laminados." Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 6, no. 1 (2015): 95–112. http://dx.doi.org/10.6008/spc2179-6858.2015.001.0008.

Texto completo
Resumen
Os fatores de produção que determinavam o padrão de competitividade das organizações até o início do século passado mostraram-se insuficientes, exigindo a concepção de novas formas de diferenciação. A inovação, de produtos e processos, como uma possível alternativa à referida diferenciação, surgiu a partir de estudos de diversos pesquisadores, com destaque ao economista austríaco Joseph Alois Schumpeter. No entanto a institucionalização da inovação também contribuiu para a consolidação do modelo de desenvolvimento econômico e social, baseado em consumo, que se tornou o principal responsável pe
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Silva, Gustavo Pereira da, and Armando João Dalla Costa. "Da fábrica sorocabana ao conglomerado nacional: uma análise da história do Grupo Votorantim (1891-1980)." História Unisinos 25, no. 1 (2021): 133–49. http://dx.doi.org/10.4013/hist.2021.251.11.

Texto completo
Resumen
A Votorantim, um dos principais grupos empresariais atuando na economia brasileira, tem sua origem que remonta ao ano de 1891, quando o banco União de São Paulo criou a Fábrica Têxtil Votorantim no município paulista de Sorocaba. Com a falência do banco União em 1917, a empresa foi leiloada e, nos anos subsequentes, seu controle acionário foi adquirido pelo português Antonio Pereira Ignácio, um importante industrial do setor têxtil paulista e que fez da Votorantim a principal firma do ramo têxtil algodoeiro de São Paulo nas décadas de 1920 e 1930. Todavia, a partir dos anos 1930, o Grupo Votor
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Woodward, Kathleen. "Um segredo público: o viver assistido, cuidadores, globalização." Cadernos Pagu, no. 46 (April 2016): 17–57. http://dx.doi.org/10.1590/18094449201600460017.

Texto completo
Resumen
Resumo Idosos fragilizados e seus cuidadores são praticamente invisíveis nos circuitos representacionais (filmes, romances, fotografia, televisão, internet, jornais), sendo os idosos habitualmente desconsiderados como não cidadãos, e seus cuidadores geralmente não cidadãos dos Estados-nação em que trabalham. Como dar visibilidade ao que é um escandaloso segredo público da vida cotidiana, pois o cuidado dos idosos se torna cada vez mais uma questão de mercado global em nossas economias neoliberais? Este ensaio explora a representação de cuidadores e idosos, juntos, em fotografias, memórias, not
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Gonçalves, Wellington, Hilson Henrique Massucatti Canal, and Mauro Henrique Massucatti Canal. "RESOLUÇÃO DO PROBLEMA DO CAIXEIRO VIAJANTE NO SETOR VAREJISTA USANDO HEURÍSTICA COM PREVISÃO DE TRAJETÓRIA." DESAFIOS - Revista Interdisciplinar da Universidade Federal do Tocantins 7, no. 3 (2020): 178–86. http://dx.doi.org/10.20873/uftv7-7804.

Texto completo
Resumen
A entrega rápida e econômica em domicílio de mercadorias encomendadas é um desafio logístico. E, devido a isso, diversas empresas estão procurando novas formas de serem mais ágeis para com seus clientes. Em nossos cenários, a duração necessária para prestar serviço a qualquer cliente não é fixa, mas, definida como uma função do horário de início da atividade. Assim, este trabalho realizou uma simulação de rotas para reduzir distâncias percorridas em serviços de entrega, empregando a heurística Traveling Salesman Problem (TSP). O modelo proposto pode lidar com vários tipos de funções de tempo d
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Marques, Suelem Bertollo, Márcia Bissoli-Dalvi, and Cristina Engel de Alvarez. "Políticas públicas em prol da sustentabilidade na construção civil em municípios brasileiros." urbe. Revista Brasileira de Gestão Urbana 10, suppl 1 (2018): 186–96. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3369.010.supl1.ao10.

Texto completo
Resumen
Resumo O crescimento insustentável de diversas cidades no mundo e também no Brasil causa efeitos negativos que podem interferir nos insumos fundamentais para as economias modernas, como água e energia, sendo necessária a adoção de um modelo de crescimento mais sustentável, adequando o desenvolvimento das cidades às novas demandas. Assim, objetivou-se com este estudo identificar e analisar, por meio de pesquisa on-line, as políticas públicas de incentivo às práticas projetuais pautadas na sustentabilidade nos municípios brasileiros, considerando que mudanças efetivas dependem, dentre outros asp
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Silveira, Márcio Rogério. "A COMPETITIVIDADE TERRITORIAL: ALGUNS ELEMENTOS PARA DISCUSSÃO." ENTRE-LUGAR 11, no. 21 (2020): 45–74. http://dx.doi.org/10.30612/el.v11i21.12048.

Texto completo
Resumen
A competitividade territorial é o uso de princípios concorrenciais e de competitividade intercapitalista na planificação e na gestão dos territórios. A competitividade é uma concepção que rapidamente se incorporou às lógicas de planejamento e gestão dos territórios. Logo, passou a fazer parte do mainstream efeitos de encadeamentos, de especializações, de aperfeiçoamentos, de economias de escala, de externalidades positivas, de inovações e outros como elementos prioritários para a dinamização competitiva e econômica dos territórios. Nossa proposta é demonstrar que a disputa entre os territórios
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Rodrigues, Marilda Merência. "Educação ao longo da vida nas políticas educacionais e a pretendida ausência da história." Revista HISTEDBR On-line 11, no. 44 (2012): 216. http://dx.doi.org/10.20396/rho.v11i44.8639987.

Texto completo
Resumen
No século XX, vimos emergir na UNESCO a expressão “educação ao longo da vida” como um paradigma educacional a ser alcançado. Suas filiações históricas remontam à década de 1960, quando se anunciaram as perigosas potencialidades da crise mundial da educação. Na década seguinte, essa crise apareceu sob a forma de ameaça de desequilíbrio do corpo social. Dissemina-se, nas próximas décadas, o ideário de um novo projeto de educação para o século XXI como antídoto para os “perigos” do desemprego e rupturas sociais. Evoca-se uma educação ao longo da vida capaz de promover o respeito às necessidades e
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Rudge, Marilza Vieira Cunha, Fernanda Piculo, Gabriela Marini, Débora Cristina Damasceno, Iracema Mattos Paranhos Calderon, and Angélica Pascon Barbosa. "Pesquisa translacional em diabetes melito gestacional e hiperglicemia gestacional leve: conhecimento atual e nossa experiência." Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia 57, no. 7 (2013): 497–508. http://dx.doi.org/10.1590/s0004-27302013000700001.

Texto completo
Resumen
O diabetes materno constitui um ambiente desfavorável para o desenvolvimento embrionário e feto-placentário. É uma repercussão de importância na obstetrícia moderna, visto que está associado a um risco aumentado de morbidade materna e neonatal e continua a ser um desafio médico significativo. O aumento mundial na incidência do diabetes, o aumento do diabetes tipo 2 em mulheres em idade reprodutiva e a geração cruzada da programação intrauterina do diabetes tipo 2 são as bases para o interesse crescente na utilização de modelos experimentais diabéticos, a fim de obter conhecimento sobre os meca
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Galvão, Alexander Patêz. "A informação como commodity: mensurando o setor de informações em uma nova economia." Ciência da Informação 28, no. 1 (1999): 67–71. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-19651999000100009.

Texto completo
Resumen
Este trabalho procura mostrar que a evolução tecnológica e a emergência de novas e sólidas atividades econômicas têm implicado novos modos de se mensurar os setores da economia relacionados diretamente à informação e, conseqüentemente, novas formas de se definir, ao menos do ponto de vista econômico, o que são os produtos informacionais e o que é a informação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!