Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Piscicultura em tanques-rede.

Artículos de revistas sobre el tema "Piscicultura em tanques-rede"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 20 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Piscicultura em tanques-rede".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Garcia, F., V. B. Santos y F. R. Moraes. "Eficiência da suplementação alimentar em tilápias do nilo usando modelo exponencial de crescimento". Archivos de Zootecnia 60, n.º 232 (12 de mayo de 2010): 1239–46. http://dx.doi.org/10.21071/az.v60i232.4007.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar a aplicabilidade do modelo de crescimento exponencial no estudo da eficiência da suplementação alimentar com mananoligossacarídeo e b-glucano para tilápias do Nilo criadas em tanques-rede. O experimento foi realizado em piscicultura de criação de tilápias em tanques-rede. Tilápias jovens, com peso inicial de 25,4 ± 2,04 g, foram distribuídas em 12 tanques-rede de 2 x 2 x 1,5 m, com volume útil de 6 m3 e densidade de 2500 peixes por tanque. Para estudo realizou-se a biometria individual de uma amostra aleatória de 5% dos peixes de cada unidade experimental. Os resultados permitem concluir que a adição de suplemento até o nível de 2000 mg/kg de ração não altera a taxa de crescimento. O modelo exponencial pode ser usado para comparar a eficiência de diferentes dietas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ayroza, Daercy Maria Monteiro de Rezende, Luiz Marques da Silva Ayroza, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Juliana Lopes da Silva y Francisco Rodrigo Martins. "Regularização da piscicultura em tanques-rede em águas públicas no Estado de São Paulo". Research, Society and Development 9, n.º 12 (26 de diciembre de 2020): e34691211079. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.11079.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se analisar a eficiência dos processos de regularização da piscicultura em tanques-rede em águas federais no estado de São Paulo, considerando a cessão de uso na Secretaria de Aquicultura e Pesca (SAP), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a licença ambiental (LA) na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB). Realizou-se revisão de literatura, entrevistas de campo e em órgãos setoriais. Verificou-se excessiva exigência legal e morosidade para obtenção da cessão de uso, independentemente do porte do empreendimento, bem como da LA, para médio e grande porte. A regularização de projetos de pequeno porte, por meio da Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), na Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), ocorre com celeridade e grande adesão. A tramitação dos processos de cessão de uso perdura, em média, oito meses a um ano na Marinha e na Agência Nacional de Águas (ANA) e até um ano junto à Secretaria do Patrimônio da União (SPU), por meio da SAP. Identificou-se que apenas 24% dos projetos protocolados na SAP (272) obtiveram cessão de uso, entre dezembro de 2002 a julho de 2020. Na CETESB, entre 2017 e 2020, foram protocolados 43 pedidos para licenciamento ambiental de piscicultura no sistema de tanques-rede, dos quais 39% foram deferidos. Na CDRS foram realizadas um total de 207 DCAAs. Atualização da legislação, integração entre os órgãos setoriais (estaduais e interestaduais) e participação ativa do setor produtivo podem contribuir na celeridade dos processos de regularização da aquicultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Fortunato, Murilo Henrique Tank, Humberto Fonseca Mendes, Carmino Hayashi, Lincoln Rodrigues de Faria, Caroline Lopes de Melo y Imaculada Morais Carvalho Ananias. "Levantamento de imaturos de libélulas (INSECTA: ODONATA) em tanques escavados de piscicultura na mesorregião de Alfenas-MG". Research, Society and Development 10, n.º 11 (4 de septiembre de 2021): e363101119846. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i11.19846.

Texto completo
Resumen
Imaturos de libélula são encontrados em uma vasta quantidade de ambientes aquáticos de água doce, dentre eles, os tanques escavados para piscicultura. Como são predadores durante a fase aquática, acabam por causar grandes prejuízos nas fases iniciais de produção da aquicultura de água doce. No entanto, os estudos de quais são as libélulas mais comuns em tanques de piscicultura ainda são escassos no Brasil, sendo que este é primeiro passo para se pensar num controle eficaz. Por esse motivo, coletamos imaturos de libélula (Odonata) com rede “D” e macrófitas entre outubro de 218 e março de 2019. As variáveis físico-químicas foram medidas com kits de qualidade da água, sendo que se mantiveram dentro dos parâmetros para piscicultura definidos pelo CONAMA, com exceção da temperatura. Dos 692 imaturos coletados, encontramos 12 gêneros distribuídos nas duas subordens de Odonata, sendo Miathyria Kirby, 1889 e Erythemis Hagen, 1861 os mais abundantes. Após análise de correspondência e análise de componentes principais, comprovamos que os gêneros mais raros têm menor correlação com a abundância, reforçando o valor atribuído a abundância relativa dos imaturos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Arêas, Sylvia De Moura, Thales Cunha Trindade, Aline Maria Meiguins de Lima, Quêzia Leandro de Moura y José Bruno Araújo de Almeida. "Dinâmica socioambiental da piscicultura de água doce em tanques rede como alternativa de produção local em ambientes Amazônicos." REVISTA AGRO@MBIENTE ON-LINE 8, n.º 2 (9 de septiembre de 2014): 277. http://dx.doi.org/10.18227/1982-8470ragro.v8i2.1818.

Texto completo
Resumen
A atividade de piscicultura em tanque rede pode ser considerada como uma alternativa de renda às comunidades pescadoras amazônicas durante o período de defeso, evitando os problemas que a pressão da pesca tem exercido sobre os estoques naturais. Tal prática demanda maiores investigações quanto aos seus impactos nos corpos hídricos. A região Amazônica é composta por uma vasta rede de bacias hidrográficas que diferem-se quanto as características hidrológicas respondendo de forma diferenciada as intervenções sofridas. A identificação, caracterização e análise das alterações positivas e negativas, que podem ser geradas pela a atividade de piscicultura em tanque rede são objetos deste trabalho, que visa contribuir para o melhor emprego da técnica e mitigar a geração de passivos ambientais. A redução dos passivos da atividade possibilitaria um investimento maior no setor por parte do poder público e seu reconhecimento como uma atividade sustentável. A metodologia empregada constou do levantamento de informações primárias e secundárias, organizadas e analisadas segundo o método de matriz estrutural de impactos. Os resultados obtidos demonstraram o grande potencial regional e de melhoria de qualidade de vida para as comunidades que desenvolvem a atividade, no entanto, seu exercício sem a aplicação de boas práticas de manejo pode ocasionar alterações significativas na qualidade das águas que podem afetar o equilíbrio dos ecossistemas de entorno.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Carvalho, Edmir Daniel, André Luiz Scarano Camargo y Augusto Seawright Zanatta. "Desempenho produtivo da tilápia do nilo em tanques-rede numa represa pública: modelo empírico de classificação". Ciência Rural 40, n.º 7 (julio de 2010): 1616–22. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782010000700021.

Texto completo
Resumen
Nos últimos anos, a piscicultura brasileira em tanques-rede, em águas públicas abertas, tem sido alavancada por incentivos governamentais e privados, e a tilápia do nilo (Oreochromis niloticus) tem sido o principal pescado utilizado. Como forma de melhorar a eficiência de produção, empiricamente, os piscicultores realizam o manejo de classificação e a repicagem das tilápias em engorda, resultando em lotes com diferentes rendimentos e precocidades, num gradiente dos melhores aos piores rendimentos. Este trabalho objetivou avaliar o desempenho de engorda de tilápias em um rotineiro sistema de produção em tanques-rede, sendo utilizado o usual modelo empírico de classificação e repicagem em três etapas distintas e tendo por fundamento a separação dos lotes de peixes em classes de tamanho e peso, ao longo do processo de engorda. Os resultados mostraram situações bem distintas. Num extremo, lotes de peixes precoces sendo comercializados após o processo de classificação e repicagem, aos 152 dias de engorda, apresentando taxas crescentes de ganho de peso diário (entre 0,30 e 7,23g dia-1) e de conversão alimentar aparente satisfatória (entre 1,50 e 1,53). No outro extremo, lotes heterogêneos sendo comercializados com 213 dias, taxas de ganho de peso inconstantes (entre 0,94 e 8,24) e elevadas taxas de conversão alimentar aparente (entre 1,54 e 3,03). A partir dos resultados, pode-se destacar a relevância dessa prática empírica de manejo zootécnico em piscicultura, que mostra grandes discrepâncias de rendimentos e precocidades entre os lotes, considerando o tempo de cultivo, o ganho de peso e a conversão alimentar aparente. Além disso, recomenda-se, para os lotes heterogêneos destinos, alternativas como a utilização de piscicultura extensiva (sem arraçoamento) para a mitigação dos impactos ambientais negativos inerentes dessa atividade zootécnica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Castro, Denys Roberto Corrêa, Marcos Ferreira Brabo, Rossineide Martins da Rocha, Daniel Abreu Vasconcelos Campelo, Galileu Crovatto Veras y Renato Pinheiro Rodrigues. "Custo de produção e rentabilidade da criação de tambaqui Colossoma macropomum no estado do Pará, Amazônia, Brasil". Research, Society and Development 9, n.º 9 (11 de agosto de 2020): e58996522. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6522.

Texto completo
Resumen
O tambaqui Colossoma macropomum é a espécie nativa mais importante da piscicultura brasileira, sendo produzida especialmente na região amazônica. No estado do Pará, a criação comercial ocorre principalmente em viveiros escavados e em tanques-rede ou gaiolas flutuantes. O objetivo deste estudo foi analisar o custo de produção e a rentabilidade da criação de tambaqui no estado do Pará. Adotou-se a estrutura de custo operacional e indicadores de eficiência econômica para avaliar uma piscicultura com 12 viveiros escavados de 1.200 m2 cada, no município de Irituia/PA, e a criação de peixes em 12 gaiolas flutuantes de 4 m3 de volume útil, em Juruti/PA. Em novembro de 2015, o custo de implantação da piscicultura em viveiros escavados foi estimado em R$ 110.357,76 e o custo operacional efetivo em R$ 79.661,92. A receita bruta foi de R$ 108.000,00, o lucro operacional mensal de R$ 1.984,11, a taxa interna de retorno de 25%, o valor presente líquido de R$ 72.914,16 e o período de retorno do capital de 4,91 anos. Em dezembro de 2015, o custo de implantação da piscicultura em gaiolas flutuantes foi estimado em R$ 24.576,72 e o custo operacional efetivo em R$ 20.158,35. A receita bruta foi de R$ 27.000,00, o lucro operacional mensal de R$ 380,13, a taxa interna de retorno de 25%, o valor presente líquido de R$ 10.133,88 e o período de retorno do capital de 3,58 anos. As pisciculturas mostraram-se investimentos rentáveis, com capacidade de maximização do lucro, caso sejam adotadas estratégias produtivas mais adequadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

MACHADO, Jefferson José, Marlos Oliveira PORTO, Jucilene CAVALI, Natalia Netos dos Santos NUNES, Elvino FERREIRA y Aline Ribeiro ALMEIDA. "DESEMPENHO PRODUTIVO DE JUVENIS DE TAMBAQUI EM TANQUE-REDE, SOB DIFERENTES TAXAS DE ALIMENTAÇÃO". Boletim do Instituto de Pesca 44, n.º 2 (21 de diciembre de 2018): 795. http://dx.doi.org/10.20950/1678-2305.2018.308.

Texto completo
Resumen
O estudo foi desenvolvido na Fundação Universidade Federal de Rondônia, na Base de Piscicultura Carlos Eduardo Matiaze, situada no município de Presidente Médici/RO com o objetivo de avaliar o desempenho produtivo de juvenis de tambaqui alimentados com diferentes taxas de alimentação em relação ao peso corporal (PC), cultivados em tanques–rede. Foram utilizados 180 juvenis, com peso médio inicial de 0,033 Kg ± 0,001 Kg distribuídos em 20 tanques – rede de 1 m3 dispostos em viveiro de 1000 m2 (20 m x 50 m) e profundidade de 1,64 m. O delineamento experimental foi ao acaso com cinco tratamentos com diferentes taxas de alimentação (TA) e quatro repetições (2, 4, 6, 8 e 10% do PC). Os parâmetros avaliados foram comprimento do corpo (m), comprimento da cabeça (m), altura do corpo (m), PC (Kg) e conversão alimentar. A avaliação sensorial do “baby fish” também foi realizada. Os resultados deste trabalho demostraram que o melhor desempenho produtivo sob as diferentes TA fornecidas diariamente foi a de 6%, nesta taxa foi obtido maior produtividade em relação ao fator tempo. Já a análise sensorial do tambaqui baby fish cultivado em tanques-rede a TA de 10% foi o preferido dos consumidores pela característica macia e suculenta da carne.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Camboim, Laércio Ferro, Thiago Brandão dos Anjos, Rafael Sol dos Santos y Luiz Antônio Pimentel Cavalcanti. "Desenvolvimento de protótipo de aerador fotovoltaico aplicado à piscicultura de pequeno e médio porte". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, n.º 10 (2018): 665–75. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051019.

Texto completo
Resumen
Vários fatores podem interferir na qualidade da água e assim alterar o desempenho dos criatórios de peixes. A oxigenação da água está diretamente ligada à sua qualidade, onde em baixos níveis possui o potencial de elevar as taxas de mortalidade e influenciar diretamente na qualidade de produção dos peixes. O aerador é um aparelho capaz de fazer a incorporação do oxigênio à água de forma forçada, sendo normalmente utilizado pelos piscicultores que visam uma melhor produtividade e aproveitamento do espaço dos tanques. Contudo, parte dos produtores sofrem por não ter fornecimento de energia elétrica na localização dos seus criatórios ou mesmo pelas frequentes quedas no seu fornecimento, ocorrentes nos locais mais distante da rede elétrica. Sendo assim este trabalho visou o desenvolvimento de um aerador constituído principalmente por materiais de baixo custo, que fosse alimentado através de energia solar fotovoltaica. Após a concepção do equipamento, foi realizado um experimento que comparou o oxigênio dissolvido em três tanques, onde apenas um deles estava com peixes em seu interior, porém sem aeração, enquanto os outros dois possuíam condições físicas semelhantes, porém um estava com o aerador instalado e o outro não. O experimento durou 20 h, sendo realizadas medições de oxigênio dissolvido nos três tanques a cada intervalo de 2 h. Foi observado a ação imediata do aerador, bem como a estabilidade e quantidade de oxigênio dissolvido que o mesmo oferece para o tanque na qual está instalado, e a necessidade da aeração forçada em tanques de piscicultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Sonoda, Daniel Yokoyama, José Eurico Possebon Cyrino y Ricardo Shirota. "Biomassa econômica da produção de tilápias em tanques-rede em propriedade rural no sudeste do Brasil". Revista IPecege 2, n.º 4 (25 de octubre de 2016): 60–72. http://dx.doi.org/10.22167/r.ipecege.2016.4.60.

Texto completo
Resumen
Os avanços tecnológicos na piscicultura têm permitido o aumento da produtividade e consequente aumento da produção de peixes. Nem sempre o aumento da produtividade do sistema resulta na sua melhor rentabilidade. A biomassa econômica calcula o ponto de máximo lucro em função de uma variável de relevância. Propõem-se dois métodos distintos: um indireto, em que a biomassa e os insumos estão em função do tempo; e um direto, em que a biomassa está em função do principal insumo do sistema: a ração utilizada. A biomassa econômica nos dois métodos apresentaram números distintos: 173,66 kg m-3 para o método indireto e153,38 kg m-3 para o método direto. No método indireto mais insumos variam em função do tempo do que apenas a ração considerada pelo método direto, portanto, cada método pode ser empregado dependendo da situação em que se pretende avaliar a biomassa econômica. No caso em que se têm mais informações sobre o uso de insumos e da biomassa, o método indireto pode ser mais adequado. Por outro lado, quando se possui somente dados de uso de ração em função da biomassa, o método direto seria o mais recomendado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Brabo, Marcos Ferreira, Leandro de Araújo Ferreira y Galileu Crovatto Veras. "Aspectos Históricos do Desenvolvimento da Piscicultura no Nordeste Paraense: Trajetória do Protagonismo à Estagnação". Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 9, n.º 3 (20 de septiembre de 2016): 595. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2016v9n3p595-615.

Texto completo
Resumen
Este estudo teve o objetivo de analisar os aspectos históricos do desenvolvimento da piscicultura na mesorregião Nordeste do Estado do Pará. Realizou-se um levantamento nos registros de instituições públicas e em acervos particulares de atores sociais que vivenciaram a trajetória da atividade, bem como foram efetuadas 30 entrevistas com profissionais e piscicultores no período de janeiro a dezembro de 2014. Constatou-se que as primeiras experiências ocorreram em Santa Izabel do Pará na década de 1970, município que atualmente compõe a região metropolitana de Belém, mas a atividade passou a ser exercida comercialmente apenas na década de 1980, com a capacitação de extensionistas rurais para orientar os produtores e a construção da Estação de Piscicultura Orion Nina Ribeiro, em Terra Alta, para incrementar a oferta de formas jovens. A década de 1990 foi marcada pelo início da utilização de rações específicas para peixes e pelo advento da piscicultura em tanques-rede, últimos fatos relevantes no contexto produtivo. Apesar de ter sido uma das regiões pioneiras na Amazônia, o Nordeste paraense perdeu a vanguarda produtiva e tecnológica da piscicultura, principalmente pela escassez ou ineficiência de políticas públicas capazes de fortalecer sua cadeia de produção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Leonardo, A. F., G. R. Lattanzi, G. W. Bueno, A. E. Baccarin y R. V. Reis Neto. "Produção de pacus e tambacus em tanques-rede na região Sul do Estado de São Paulo". Archivos de Zootecnia 69, n.º 267 (15 de julio de 2020): 288–92. http://dx.doi.org/10.21071/az.v69i267.5347.

Texto completo
Resumen
Foram avaliadas as condições físicas e químicas da agua de uma represa rural utilizada para piscicultura em tanques rede, em Pariquera-Acu, SP. Neste local foram instalados 12 tanques rede de 4 m3, estocados com 300 pacus e 300 tambacus sendo 12,5 kg/m3, durante o período de 180 dias. Para determinar a qualidade da agua da represa, foram analisados cinco pontos de coleta mensalmente: abastecimento, área de criação, dividida em três pontos (10 cm, 70 cm e 150 cm de profundidade) e efluente. As medias das variáveis analisadas (± desvio padrão) foram: oxigênio dissolvido, 8,97 ± 2,46 mg L-1; temperatura máxima e mínima da agua 27,20 ± 2,08 e 21,38 ± 1,34 ºC, pH 6,45 ± 0,74, transparência da agua 96,67 ± 0,70 cm, alcalinidade total 19,26 ± 9,40 mg CaCO3 L-1, condutividade elétrica 49,38 ± 3,60 μS cm-1, nitrogênio amoniacal total 0,002 ± 0,004 mg L-1, fosforo total dissolvido 0,01 ± 0,01 mg L-1, e índice de estado trófico (IET) calculado foi de 49,3 ± 7,3. Concluímos que a criação de pacu e de tambacu em tanque rede não comprometeu a qualidade da água do reservatório rural. Entretanto as boas práticas de manejo zootécnico e o monitoramento ambiental devem ser realizados para o desenvolvimento de uma aquicultura sustentável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Sampaio, Luís André, Marcelo Borges Tesser y Wilson Wasielesky Júnior. "Avanços da maricultura na primeira década do século XXI: piscicultura e carcinocultura marinha". Revista Brasileira de Zootecnia 39, suppl spe (julio de 2010): 102–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982010001300012.

Texto completo
Resumen
A piscicultura marinha é um setor pouco desenvolvido na maricultura brasileira. Por vários anos foi avaliado o potencial de cultivo de algumas espécies como o robalo-peva Centropomus parallelus e o linguado Paralichtys orbignyanus. Entretanto, somente a partir do investimento sobre o bijupirá Rachycentron canadum é que empresas privadas passaram a demonstrar maior interesse na atividade. Além dos sistemas tradicionais de piscicultura, o bijupirá pode ser criado em tanques-rede oceânicos. Esta espécie apresenta crescimento rápido, atingindo entre 4 e 8 kg em um ano de vida, e carne de excelente qualidade. A carcinocultura tem sido questionada por questões ambientais, uso de insumos como farinha e óleo de peixe e disseminação de doenças. A criação de camarões em sistemas sem renovação de água "ZEAH" (Zero Exchange, Aerobic, Heterotrophic Culture Systems) ou cultivo em meio aos Bioflocos (BFT) aplica métodos que minimizam estes problemas, contribuindo para uma maricultura mais saudável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Ribeiro, Kleber Ávila y Luis Henrique Felipe Santos De Oliviera. "Entraves e Desafios a Sustentabilidade dos Empreendimentos Solidários na Região do Submédio São Francisco". Baru 3, n.º 1 (25 de agosto de 2017): 106. http://dx.doi.org/10.18224/baru.v3i1.5834.

Texto completo
Resumen
este artigo tem por objetivo analisar as condições da Associação de Pescadores do Serrote do Urubu no município de Petrolina - PE, verificando quais os principais desafios e obstáculos enfrentados quando da sua implantação até os dias atuais, levando a uma reflexão acerca dos caminhos a serem trilhados para alcançar uma gestão sustentável. Para elaboração do presente trabalho foram aplicados questionários estruturados junto aos associados, com intuito de identificar o perfil do público alvo e do empreendimento em estudo. A pesquisa foi realizada entre os meses de agosto e outubro de 2015, foram entrevistados 50 pescadores dentre 100 associados, que apresentaram idade média de 40 anos, dos quais apenas 20,0% vivem exclusivamente piscicultura em tanques-rede, e possui renda média de 2,5 salários mínimos. 60,0% tem apenas o 1º grau completo. Concluiu-se que a realidade da associação é recorrente a maioria dos empreendimentos de Economia Solidária, problemas inerentes à própria atividade (piscicultura): dificuldade de acesso às linhas crédito tradicionais para aquisição de máquinas equipamentos, ausência de assistência técnica institucional, dificuldade de inserção dos produtos oriundos da atividade em outros mercados ou em redes de solidariedade, falta de apoio de órgãos governamentais e de instituições de pesquisa para elaboração e agregação de valor ao produto oriundo da piscicultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Trindade, Adry, Hélio Beltrão, Cidiane Oliveira, Bruce Forsberg y Raniere Sousa. "IMPACTOS DA PISCICULTURA EM TANQUES REDE SOBRE O AMBIENTE E ASSEMBLEIAS DE PEIXES RESIDENTES NO RESERVATÓRIO DE BALBINA, NA AMAZÔNIA CENTRAL". Acta of Fisheries and Aquatic Resources 08, n.º 01 (2020): 01–13. http://dx.doi.org/10.46732/actafish.2020.8.1.1-13.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Heloisa Pinê Américo, Juliana, Nádia Hortense Torres, Angela Aparecida Machado y Sérgio Luís de Carvalho. "PISCICULTURA EM TANQUES-REDE: IMPACTOS E CONSEQUÊNCIAS NA QUALIDADE DA ÁGUA". Revista Científica ANAP Brasil 6, n.º 7 (10 de noviembre de 2013). http://dx.doi.org/10.17271/19843240672013427.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Rezeno, Jociane Liandro, Nálita Maria Scamparle Teodoro y Karla Gonçalves da Costa. "MACROFAUNA BENTÔNICA SOB EFEITO DA PISCICULTURA DE TANQUE-REDE NO RIO SÃO MATEUS, SUDESTE DO BRASIL". Brazilian Journal of Production Engineering - BJPE, 15 de septiembre de 2020, 1–13. http://dx.doi.org/10.47456/bjpe.v6i8.31295.

Texto completo
Resumen
A piscicultura no Brasil vem crescendo em ritmo acelerado e isto se deve ao alto grau de lucratividade e retorno de investimento rápido. Entretanto, a escolha de local não favorável para a implantação de tanques-rede pode resultar na produção de efluente de baixa qualidade, baixa concentração de oxigênio dissolvido, altas concentrações de matéria orgânica, nutrientes e sólidos em suspensão, os quais afetam os ambientes aquáticos. Dessa forma, o monitoramento da comunidade bentônica pode ser usado como uma ferramenta de avaliação ambiental, refletindo mudanças nas condições físicas, químicas e ecológicas do local. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a comunidade macrobentônica sob tanques rede em um trecho do rio São Mateus, ES, a fim de detectar possíveis alterações decorrentes dessa atividade. As amostras foram coletadas cinco vezes entre fevereiro de 2011 e maio de 2012, em quatro pontos de amostragem: sob o tanque de peixes, na margem oposta, cerca de 500m a montante e 500m a jusante. As amostras foram coletadas com um coletor Van Veen, quantificadas e identificadas em laboratório. Foram encontrados 195 indivíduos distribuídos em cinco táxons, com Oligochaeta e Chironomidae sendo os mais abundantes. Apenas variações temporais foram detectadas. O índice BMWP’ deixa claro que a qualidade ambiental de toda a área de estudo é muito crítica, demonstrando que a degradação ambiental do rio causada por diversos fatores, incluindo a descarga de efluentes orgânicos, parece comprometer muito mais a fauna bentônica do local do que a própria piscicultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Américo, Juliana Heloisa Pinê, Gláucio Doreide Cicigliano y Sérgio Luís de Carvalho. "AVALIAÇÃO DE ALGUNS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICOS DA ÁGUA DE UMA PISCICULTURA COM SISTEMA DE CULTIVO EM TANQUES-REDE". Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 8, n.º 2 (10 de noviembre de 2012). http://dx.doi.org/10.17271/19800827822012242.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Heloisa Pinê Américo, Juliana, Vanderlei Previato y Sérgio Luís de Carvalho. "QUALIDADE DA ÁGUA DE UMA PISCICULTURA EM TANQUES-REDE NO RIO SÃO JOSÉ DOS DOURADOS, ILHA SOLTEIRA – SÃO PAULO". Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 9, n.º 2 (10 de noviembre de 2013). http://dx.doi.org/10.17271/19800827922013631.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Barros, Kaio Diego das Neves, Bruna de Cassia Gomes Palheta, Renato Pinheiro Rodrigues, Daniel Abreu Vasconcelos Campelo, Galileu Crovatto Veras y Marcos Ferreira Brabo. "Estratégias para incremento da produção aquícola em pequenos açudes: o caso do Rancho Pioneiro no município de Capitão Poço, Pará". Research, Society and Development 9, n.º 8 (18 de julio de 2020). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5696.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi analisar estratégias para incremento da produção aquícola em pequeno açude na propriedade Rancho Pioneiro, município de Capitão Poço, Pará. A coleta de dados ocorreu no período de junho a agosto de 2018, por meio de observações em campo e entrevista semiestruturada com o proprietário, abordando as seguintes questões: seleção de área para barragem de terra, aspectos estruturais do reservatório e manejo da piscicultura. Constatou-se a adoção de quatro estratégias na propriedade: uso de tanques-rede adaptados para captura de peixes no reservatório (covo); povoamento com espécies de diferentes hábitos alimentares, visando o controle populacional de peixes por espécies carnívoras e diminuição de matéria orgânica por espécies detritívoras; variação do volume de água do açude para promover maiores concentrações de oxigênio dissolvido durante o período noturno; e construção de dois vertedores para incrementar o fluxo no interior do corpo d’água represado. Concluiu-se que o uso de estratégias eficientes para aumento da produtividade da piscicultura em pequenos açudes deve ser planejado desde a construção do reservatório, passando pela seleção das espécies até a adoção de armadilhas para captura dos peixes criados de forma extensiva. Assim, a experiência do Rancho Pioneiro pode ser replicada total ou parcialmente em outros empreendimentos da região sem a necessidade de grandes investimentos adicionais, o que tende a melhorar a rentabilidade do negócio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Bernardi, Iara y Sérgio Luís de Carvalho. "Avaliação das concentrações de fósforo e nitrogênio e sua relação com pisciculturas em tanques-rede no Ribeirão Can-Can, no Reservatório de Ilha Solteira/SP." Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista 13, n.º 7 (19 de diciembre de 2017). http://dx.doi.org/10.17271/1980082713720171727.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía