Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Projeto estrutural.

Artículos de revistas sobre el tema "Projeto estrutural"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Projeto estrutural".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Resende, Camila Cavalcanti y Maísa Fernandes Dutra Veloso. "O ensino da concepção estrutural no ateliê de projeto de edifícios verticais: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte". Gestão & Tecnologia de Projetos 16, n.º 2 (12 de marzo de 2021): 197–211. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v16i2.162464.

Texto completo
Resumen
A dificuldade de inserção da estrutura nas etapas iniciais do projeto arquitetônico tem sido discutida na literatura e uma das causas apontadas remete à questão do ensino, notadamente, a falta de integração entre o ensino de estruturas e o ensino do projeto em ateliê. No Brasil, na formação profissional generalista em Arquitetura e Urbanismo, essa falta de integração torna-se um desafio ainda maior face à variedade de informações e conhecimentos necessários ao desenvolvimento de projetos de edifícios verticais. O objetivo principal deste artigo é discutir a inserção da concepção estrutural na disciplina de Projeto de Arquitetura 4 (PA4) do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo enfoque é a verticalidade. Metodologicamente, foram realizadas: análise documental da estrutura curricular do CAU e do plano de curso de PA4, observação sistematizada das atividades em ateliê, entrevistas com os alunos e o professor e, por fim, análise de dez projetos desenvolvidos pelas equipes. Com base nos dados coletados, foi possível verificar quais métodos e técnicas de ensino proporcionaram uma maior integração das estruturas no processo de projeto, ressaltando-se o desenvolvimento de um modelo físico no início do processo, a esquematização dos elementos estruturais nos estudos preliminares e o incentivo à concepção estrutural durante a elaboração do pavimento tipo. Constatou-se, também, que a integração da concepção estrutural no ateliê de projeto adiciona mais uma dificuldade ao processo de ensino/aprendizado, mas é uma prática muito mais reflexiva do que as formas usuais do ensino de estruturas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Salles, Halina dos Santos, Paulo Frederico Souza Lomeu, Franciane Conceição Peters y Webe João Mansur. "Otimização de um pórtico tridimensional de concreto armado". Pesquisa e Ensino em Ciências Exatas e da Natureza 2, n.º 1.1 (26 de noviembre de 2018): 06. http://dx.doi.org/10.29215/pecen.v2i2.1036.

Texto completo
Resumen
<p>No projeto de edificações, os projetistas buscam soluções otimizadas e seguras relativas a diversos aspectos estruturais, além da redução dos custos de material e mão-de-obra. Os métodos de otimização podem ser empregados nesse objetivo sem comprometer a segurança estrutural. Dessa forma, este artigo tem por objetivo a otimização estrutural por Algoritmos Genéticos de um pórtico espacial de concreto armado. Para o estudo foi desenvolvido um programa de Algoritmos Genéticos, contemplando o dimensionamento das armaduras dos elementos estruturais. A função objetivo é formada pelos custos de concreto, forma e aço e será minimizada, sujeita a restrições da NBR 6118:2014 (Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento). O modelo estrutural é processado no programa Ansys ®, onde a discretização se dá via método dos elementos finitos, para a análise e obtenção dos esforços e deformações na estrutura. Neste estudo são consideradas variáveis de projeto: altura da seção transversal das vigas e dos pilares. Os resultados obtidos demostram que a metodologia forneceu respostas coerentes com a prática e, ao apresentar diferentes soluções com quase o mesmo custo, surpreenderam com soluções que poderiam ser rejeitadas por projetistas.</p><p><strong>Palavras chave</strong>: Otimização Estrutural, Engenharia Civil, Projeto Estrutural, Análise Estrutural.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Silva, Felipe Tavares da. "Experiências com ferramentas digitais no ensino de estruturas arquitetônicas". PARC Pesquisa em Arquitetura e Construção 12 (18 de agosto de 2021): e021022. http://dx.doi.org/10.20396/parc.v12i00.8661548.

Texto completo
Resumen
Entre 2011 e 2019, o conjunto das disciplinas de Estruturas de um curso de graduação em Arquitetura foi conduzido com experiências metodológicas incorporando simulações computacionais, aqui sumarizadas. As disciplinas têm ementas com temas que vão da mecânica e simulação estrutural; concepção estrutural; projeto e detalhamento de estruturas em concreto armado, em aço e em madeira. Esta experiência apontou que, alunos capacitados no uso de simuladores estruturais projetaram com uma consciência clara e profissional sobre a concepção Estrutural junto à Arquitetura, ao passo que verificaram a aceitabilidade estrutural com precisão. No entanto, o uso destes recursos adicionais demanda uma maior integração entre as disciplinas de estruturas e as disciplinas que lidam com conteúdo em comum: matemática; geometria, lógica de programação e projeto arquitetônico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Inojosa, Leonardo y Márcio Buzar. "O Protagonismo da Estrutura na Arquitetura da Escola Rural Alberto Torres em Recife-PE". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n.º 26 (28 de mayo de 2020): 18–35. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.02.

Texto completo
Resumen
O projeto da Escola Rural Alberto Torres, em Recife, de 1935, foi fruto de uma iniciativa pioneira do modernismo brasileiro. A criação da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo (DAU), fundada em 1934 por Luiz Nunes, arquiteto formado pela Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, onde teve influência de Lúcio Costa e Le Corbusier. O projeto analisado neste trabalho é de autoria do próprio Luiz Nunes e possui o cálculo estrutural assinado por Joaquim Cardozo, considerado um pioneiro do Movimento Moderno e mais tarde se destacaria como o calculista das principais obras de Oscar Niemeyer. Nunes e Cardozo são responsáveis pelo primeiro de quatro momentos da arquitetura moderna brasileira em que se destaca a importância da estrutura para a composição formal da arquitetura. Nas obras modernistas os elementos estruturais são usados de forma aparente e diretamente relacionados com a concepção da arquitetura. Neste trabalho, busca-se uma análise do projeto estrutural da edificação, mostrando a criatividade usada pelo projetista para equilibrar a estrutura. Uma análise numérica da solução estrutural é realizada com ferramentas computacionais, como o software SAP2000. As análises buscam compreender o protagonismo da solução estrutural, inovadora para a época, e alinhada aos preceitos do modernismo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Saraiva, Pablo Pol y Deise Boito. "Análise da influência de ligações viga-pilar semirrígidas em estrutura monolítica de concreto armado". Revista de Engenharia Civil IMED 5, n.º 1 (1 de julio de 2018): 102. http://dx.doi.org/10.18256/2358-6508.2018.v5i1.2304.

Texto completo
Resumen
Na presente pesquisa foram avaliadas as influências da redução na rigidez das ligações viga-pilar, como escolha de projeto em estruturas monolíticas de concreto armado. A pesquisa possui caráter quantitativo através do estudo de caso de uma edificação residencial de 7 pavimentos utilizando o software Eberick. O dimensionamento inicial consistiu na estrutura (denominada “estrutura modelo”) com as ligações rígidas, após aplicou-se a redução na rigidez de (5%, 10%, 15%, 20% e 25%) entre as ligações viga-pilar, mantendo-se as mesmas características (concepção estrutural, carregamentos e dimensões dos elementos) da estrutura modelo. Com os resultados obtidos foram comparados os parâmetros de estabilidade global, redistribuição dos esforços, taxa de armadura nos pilares e consumo de aço total da edificação. Através dos resultados conclui-se, que a rigidez entre as ligações tem influência direta no desempenho de uma estrutura e é uma alternativa a ser utilizada de maneira criteriosa em projetos estruturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Helene, P. "Análise da resistência à compressão do concreto em estruturas acabadas com vistas à revisão da segurança estrutural". Revista ALCONPAT 1, n.º 1 (30 de enero de 2011): 64–89. http://dx.doi.org/10.21041/ra.v1i1.7.

Texto completo
Resumen
Trata-se de discutir a complexa problemática de medida e avaliação da resistência do concreto em estruturas acabadas, ou seja, em estruturas ou componentes estruturais já moldados in loco ou pré-fabricados, em obras em construção ou construídas há anos, para fins de revisão da segurança dessa estrutura. Inicia-se por uma sintética revisão dos conceitos de introdução da segurança no projeto das estruturas de concreto com o significado dos coeficientes de minoração da resistência dos materiais. A partir de resultados experimentais obtidos em teses de doutoramento discute-se a ordem de grandeza da influência de certas variáveis aleatórias principais. Na seqüências trata-se da representatividade da amostragem e cuidados com a extração dos testemunhos cilíndricos. A questão do crescimento da resistência com a idade e do decréscimo dessa resistência com a carga de longa duração (efeito Rüsch) também são abordados para encerrar propondo um procedimento adequado de obtenção do fck para fins de revisão da segurança do projeto estrutural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Faria, M. Sc Antonio de y Dr Roberto Chust Carvalho. "Utilização de ferramentas computacionais para análise da ação do vento e instabilidade em edificações em concreto armado, num curso de graduação em engenharia civil". Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão 13, n.º 13 (11 de febrero de 2019): 104–10. http://dx.doi.org/10.33836/interacao.v13i13.40.

Texto completo
Resumen
Acompanhando o desenvolvimento do país, é imperioso que o ensino da disciplina Estruturas de Concreto Armado nos cursos graduação em engenharia civil contemple o estudo da ação do vento e a análise da instabilidade global no projeto de estruturas de edificações. Cumpre frisar que, de acordo com a NBR 6118:2003, no desenvolvimento do projeto estrutural de uma edificação, há a obrigatoriedade de se considerar a ação de vento e verificar a instabilidade global da mesma. Este trabalho mostra como, de forma didática, por meio da utilização de programas gratuitos e de algumas considerações de funcionamento dos elementos estruturais do pavimento, pode-se realizar o estudo da deformabilidade lateral e da instabilidade da estrutura. Apresentam-se resumidamente os principais conceitos utilizados no procedimento e um exemplo, utilizando a ferramenta computacional gratuita FTOOL (Two-Dimensional Frame Analysis Tool), que permite ao aluno ou mesmo ao projetista analisar o grau de deslocabilidade da estrutura e, ainda, determinar as ações laterais de vento. A análise da instabilidade é realizada por meio do parâmetro e do coeficiente z, previsto pela NBR 6118:2003.Finalmente, são feitos alguns comentários de como pode ser conduzido o assunto de forma didática, de maneira que mesmo um aluno de graduação consiga facilmente compreender o comportamento estrutural de uma edificação de múltiplos andares moldada no local, quando solicitada simultaneamente por ações verticais e laterais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Pamella Alves Azevedo, Pamella, Taciana Alves da Silva Barbosa y Luiz Eduardo Amâncio Aguiar. "REABILITAÇÃO DE EDIFICAÇÕES ANTIGAS DE CONCRETO ARMADO PARA NOVAS FINALIDADES COMERCIAIS". Projectus 3, n.º 1 (21 de julio de 2020): 36–52. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n1p36.

Texto completo
Resumen
Devido ao avanço imobiliário e a ausência de áreas livres para a construção denovas edificações nos centros urbanos das grandes cidades, surge à necessidade datransformação e aproveitamento de estruturas existentes. O presente artigo trata doprocedimento aplicado na reabilitação de edificações urbanas antigas de concretoarmado. Para apresentar e discutir este procedimento utiliza-se como estudo de casoum edifício comercial localizado no bairro de São Cristóvão na cidade do Rio de JaneiroRJ. Inicialmente são definidas as premissas adotadas no projeto de reabilitação e, emseguida, são descritos os métodos de identificação e de avaliação da estrutura e asmedidas tomadas para execução do reforço estrutural, levando em conta a eficáciae o custo de execução do projeto. Como resultado preliminar pode-se dizer que arecuperação estrutural dos elementos de concreto armado expostos às intempéries éutilizada para evitar a acelerada deterioração da estrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ramos, Andre Pereira, João Paulo Silva Lima, Bolivar Zanella Ribeiro y Mauro De Vasconcellos Real. "ESTUDO PROBABILÍSTICO DAS CARGAS NAS ESTACAS DE DOLFINS DE AMARRAÇÃO E ATRACAÇÃO". Engevista 19, n.º 2 (8 de mayo de 2017): 459. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i2.862.

Texto completo
Resumen
Dolfins são estruturas marítimas sujeitas a ações variáveis de difícil previsibilidade. Com isso, para uma análise estrutural segura devem ser consideradas as distribuições estatísticas dessas ações. Neste trabalho, a partir de um modelo estrutural de elementos finitos, empregaram-se os Métodos de Monte Carlo e Latin Hypercubena análise probabilística da estrutura dos dolfins, considerando o efeito da variabilidade dos esforços externos nos valores das reações nas estacas. Para a execução do modelo de elementos finitos e da análise probabilística da estrutura foi utilizado o software ANSYS®. Os resultados mostram que os valores máximos das reações são próximos daqueles previstos nas combinações de cálculo usualmente consideradas no projeto deste tipo de estrutura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Correia, Ana Lúcia y Ana Isabel Sani. "As casas de abrigo em Portugal: Caraterização estrutural e funcional destas respostas sociais". Análise Psicológica 33, n.º 1 (10 de marzo de 2015): 89–96. http://dx.doi.org/10.14417/ap.918.

Texto completo
Resumen
Em Portugal existem diversas respostas sociais orientadas para o apoio a vítimas de violência doméstica e seus familiares, caracterizadas por estruturas de atendimento especializado e as estruturas de acolhimento. Atualmente, no nosso país existem 37 estruturas de acolhimento às vítimas designadas por casas de abrigo. Neste texto firmada primeiramente a importância destas estruturas e descrita a sua emergência no panorama internacional e nacional, faz-se uma breve caracterização destas instituições apoiados em dados de um estudo que procurou fazer uma caraterização estrutural e funcional deste tipo de resposta social. Os dados qualitativos foram recolhidos junto de uma amostra intencional, composta por11 técnicos de nove casas de abrigo, através de uma entrevista estruturada preenchida em formulário próprio disponibilizada eletronicamente. Verificamos que há ligeira variabilidade quanto às características estruturais das instituições, as quais acolhem maioritariamente mulheres e seus filhos menores, com o objetivo funcional de assegurar a segurança e proteção destes. Concluímos, refletindo sobre o papel destas estruturas de resposta social na estabilização emocional, apoio à autonomia e restabelecimento de um projeto de vida de vítimas de violência doméstica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Da Silva, Felipe Tavares. "Concepção interativa e parametrizada de edifícios de múltiplos pavimentos em concreto armado". Gestão & Tecnologia de Projetos 12, n.º 1 (24 de febrero de 2017): 7. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v12i1.99212.

Texto completo
Resumen
O uso dos algoritmos gerativos vêm crescendo bastante sobretudo agora com a maior popularidade das ferramentas de programação visual. A geração automática de componentes de uma edificação aliada à parametrização permite uma significativa melhora na procura de soluções ótimas e mais adequadas durante o processo de projeto. Propõe-se neste artigo a parametrização e criação de algoritmos gerativos de estruturas de edificações aporticadas de múltiplos pavimentos em concreto armado. Para isto, foram desenvolvidas expressões matemáticas de pré-dimensionamento com base nos critérios dos Estados Limites e em expressões analíticas simplificadas. Estas equações de pré-dimensionamento foram implementadas na ferramenta digital Grasshopper, tendo os resultados validados pelo sistema de cálculo e detalhamento estrutural TQS. Este algoritmo paramétrico de geração estruturas aporticadas tem por objetivo auxiliar o processo de concepção e projeto, oferecendo ao projetista em tempo real as dimensões da estrutura, o modelo tridimensional e a taxa de consumo de concreto. O algoritmo proposto também pode ser utilizado como instrumento de aprendizagem no estudo de sistemas estruturais aporticados de múltiplos pavimentos em concreto armado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Pierin, I. y V. P. Silva. "Projeto de lajes mistas nervuradas de concreto em incêndio". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 7, n.º 2 (abril de 2014): 193–207. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952014000200002.

Texto completo
Resumen
As normas brasileiras de estruturas em situação de incêndio fornecem dimensões mínimas para as lajes nervuradas para assegurar as funções corta fogo e de estabilidade estrutural. Porém, uma nova laje mista nervurada lançada no mercado brasileiro não é coberta por qualquerdas normas brasileiras para a situação de incêndio. O objetivo deste trabalho é apresentar resultados inéditos, frutos de análises numéricastérmicas e estruturais para esse tipo de laje. Foram estudadas lajes com preenchimento de bloco de concreto celular, lajota cerâmica e EPSsuportado por placa cimentícia. O sistema construtivo é considerado como isolante térmico se possuir a capacidade de impedir a ocorrência,na face que não está exposta ao incêndio, de incrementos de temperatura maiores que 140 ºC na média dos pontos de medida ou maioresque 180 ºC em qualquer ponto de medida. A função estrutural foi determinada admitindo a limitação da temperatura das armaduras de vigas elajes em 500 ºC. As análises foram realizadas com auxílio dos programas ATERM e Super Tempcalc, programas computacionais para análisetérmica bidimensional de transferência de calor, por meio do método dos elementos finitos. Como resultado, serão apresentadas tabelas quecorrelacionarão o TRRF (tempo requerido de resistência ao fogo) às dimensões da laje e posição das armaduras. Antes do uso em projeto,esses resultados deverão ser confirmados por análise experimental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Borges, Marina Ferreira, Lucas Figueiredo Grilo y Ricardo Hallal Fakury. "Metodologia e validação de design estrutural baseado em desempenho para concepção de estrutura de torre eólica". Ambiente Construído 16, n.º 4 (diciembre de 2016): 93–108. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212016000400107.

Texto completo
Resumen
Resumo Neste trabalho é estudado o processo de projeto baseado em desempenho por meio do desenvolvimento de modelos paramétricos e algorítmicos, integrando análise estrutural ao design para a geração de estruturas geométricas complexas, com base em parâmetros de produção e montagem. Essa metodologia baseia-se no Modelo Performativo, em que a forma é gerada utilizando-se critérios de desempenho. Nessa abordagem o desenvolvimento de estruturas complexas só é possível pela reversão do processo de concepção da forma, cuja geração está atrelada aos parâmetros de geometria, material e carregamento. Assim, o engenheiro estrutural não participa apenas da fase de avaliação, mas também das fases iniciais do processo, criando um processo de pesquisa e produção de conhecimento comum entre os arquitetos e engenheiros. Para investigar essa abordagem, neste artigo é feita a concepção da estrutura de uma torre de energia eólica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Silva, Lucas Gabriel Pereira, Douglas Mateus de Lima, Iálysson da Silva Medeiros y Pablo Aníbal López-Yánez. "Solução estrutural de galpão em aço". Research, Society and Development 10, n.º 8 (17 de julio de 2021): e54810817765. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i8.17765.

Texto completo
Resumen
No Brasil, um dos materiais mais utilizados na construção civil é o aço, pois apresenta uma série de vantagens como: elevada resistência; elevada ductibilidade; alto grau de confiança; canteiro de obras menor e mais organizado; apresenta grande facilidade de reforço e ampliação; rapidez de execução. A maior parte das construções em aço são de estruturas horizontais, com um único pavimento. Os galpões compõem grande parte dessa parcela, com soluções mais versáteis e econômicas que proporcionam grandes vãos livres, com alto grau de responsabilidade, no qual requer atenção especial e sendo indispensável de ser realizado por profissional capacitado. Tendo em vista a demanda por profissionais qualificados e o grande crescimento do uso do aço como sistema estrutural na construção civil, este trabalho busca oferecer um roteiro de projeto para estrutura de aço de um galpão típico na região de Caruaru - PE, no qual se utiliza perfis formado a frio (PFF) no sistema de cobertura e perfis laminado a quente para os pilares. Será utilizado o software SAP2000 para a modelagem e análise estrutural do galpão, promovendo o procedimento adequado ao dimensionamento estrutural obedecendo todas as normas pertinentes, além de realizar todo o detalhamento, planos de fabricação e montagem e quantitativos necessários à execução da obra. O dimensionamento da estrutura aponta-se como algo complexo sendo necessário muita prudência principalmente nas verificações das ligações, pois são em grande parte as maiores responsáveis pelo colapso de estruturas de aço, e ocorrem sem aviso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Fonte, Ana Paula Namikata da, Rui André Maggi dos Anjos, Maiara Kovalski, Gabriel Ruiz de Oliveira y Janice Bernardo. "AVALIAÇÃO DA COBERTURA DE MADEIRA DE UMA EDIFICAÇÃO HISTÓRICA – CASA DA CULTURA DA COLÔNIA MURICI – SÃO JOSÉ DOS PINHAIS - PR". Ciência Florestal 27, n.º 1 (31 de marzo de 2017): 363. http://dx.doi.org/10.5902/1980509826473.

Texto completo
Resumen
O objetivo desse estudo foi a realização de uma avaliação estrutural das condições da resistência mecânica e do estado de conservação da estrutura de madeira da Casa da Cultura, edifício histórico da Colônia Murici, município de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba - PR. A avaliação estrutural foi realizada de acordo com as normas ABNT NBR 7190 (1997) - Projeto de estruturas de madeira e ABNT NBR 6123 (1988) - Forças devidas ao vento em edificações, e o diagnóstico visual seguiu as recomendações da norma italiana UNI 11119 (2004). Os resultados obtidos demonstraram danos pontuais causados por degradação física e por ataque de agentes biológicos. A partir da análise visual, um mapa detalhado dos pontos e agentes de degradação foi produzido. Através dos cálculos foi possível concluir que ainda que houvesse alterações de geometria, a estrutura ainda apresentaria resistência e não comprometeria a segurança de seus usuários. Identificaram-se, através da análise visual, insetos da ordem Coleoptera, além de fungos de podridão-parda e de podridão-mole. Porém, é recomendada a inspeção periódica para controlar o decréscimo da seção transversal do elemento estrutural para evitar o colapso da estrutura e garantir a preservação deste patrimônio.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Calil Júnior, Carlito y Antonio Alves Dias. "UTILIZAÇÃO DA MADEIRA EM CONSTRUÇÕES RURAIS". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 1, n.º 1 (diciembre de 1997): 71–77. http://dx.doi.org/10.1590/1807-1929/agriambi.v1n1p71-77.

Texto completo
Resumen
RESUMO Este trabalho apresenta algumas recomendações para o uso da madeira em construções rurais, com ênfase para pontes e coberturas. São apresentados sistemas estruturais e construtivos de pontes para pequenos e médios vãos utilizando postes roliços, que são os mais adequados para pontes de estradas vicinais. Uma introdução do sistema estrutural e construtivo de pontes com protensão transversal é também apresentada. As estruturas para cobertura são introduzidas com ênfase à industrialização do sistema construtivo, por ser tendência natural da construção civil, já consagrada no meio internacional; são apresentados, também, os aspectos principais da nova norma NBR7190 (1997) - Projeto de Estruturas de Madeira, relacionados à preservação da madeira para fins estruturais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Cruz, Rafael Barreto Castelo da, Luciano Ferreira dos Santos, Nilson Tadeu Mascia y Maria Cecilia Amorim Teixeira da Silva. "Análise de parâmetro normatizado para projeto de estruturas de madeira considerando a confiabilidade estrutural". Ambiente Construído 21, n.º 2 (abril de 2021): 277–94. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212021000200526.

Texto completo
Resumen
Resumo A confiabilidade está relacionada ao grau de confiança de um sistema, o qual deve ser estabelecido em projeto, prevendo-se e especificando-se suas condições de operação. O Anexo E da norma NBR 7190:1997 destinada a projetos de estruturas de madeira apresenta resultados de uma ampla amostragem de diferentes espécies de dicotiledôneas e coníferas, com grande variação no número de exemplares, fixando um coeficiente de variação (CV) para solicitações normais e tangenciais igual a 18% e 28%, respectivamente. Este trabalho avaliou, com enfoque probabilístico, a distribuição de frequência de resistência à compressão paralela às fibras das amostras apresentadas no modelo normativo, buscando especificar-se o índice de confiabilidade estabelecido. Os resultados apontam que os dados propostos podem não ser normalmente distribuídos, acarretando distorções na obtenção da resistência característica. A adoção de um único coeficiente de variação para coníferas e dicotiledôneas não foi ratificada na análise dos dados e, ao se considerar a homogeneização de classes, também são gerados diferentes coeficientes de variação. Sobre a proposta de revisão da NBR 7190, conclui-se que a inclusão de mais uma classe de resistência (D50) melhora a distribuição das amostras, contudo, a supressão do Anexo E dificulta a categorização das classes por espécies.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

DE FREITAS, Augusto Pedreira y Maurício Martins PIRES. "Projeto de edifícios altos: reflexões e considerações para o projeto estrutural". CONCRETO & Construções XLVIII, n.º 99 (2020): 39–47. http://dx.doi.org/10.4322/1809-7197.2020.99.0001.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Lopes, Nuno y Paulo Vila Real. "Estruturas em aço inoxidável e a sua resistência ao fogo". Metálica, n.º 62 (30 de junio de 2021): 8–14. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_62_01.

Texto completo
Resumen
A utilização do aço inoxidável no setor da construção para fins estruturais tem-se muitas vezes cingido a projetos de elevado valor arquitetónico, onde o caráter inovador das soluções adotadas pretende agregar valor à estrutura. O alto custo inicial do aço inoxidável, aliado a regras de projeto limitadas e falta de conhecimento sobre todos os benefícios da sua utilização como material estrutural, são alguns dos motivos que conduzem os projetistas a evitar a sua escolha. No entanto, análises mais aprofundadas apontam para um bom desempenho do aço inoxidável nestas aplicações. A qualidade mais relevante dos aços inoxidáveis é a sua resistência à corrosão, mas outras qualidades como a sua aparência estética, facilidade de manutenção e durabilidade, resultando num custo de ciclo de vida mais competitivo, e melhor comportamento a altas temperaturas quando comparado com o aço carbono, também são características importantes [1-4]. A menor redução das propriedades mecânicas e superior ductilidade a altas temperaturas resultam numa maior resistência ao fogo das estruturas em aço inoxidável, que é analisada e quantificada neste artigo para alguns casos de estudo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Alva, G. M. S., A. L. H. C. EL Debs y J. Kaminski Jr. "Análise não-linear de estruturas de concreto armado em procedimentos de projeto: emprego de modelos de dissipação concentrada". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 3, n.º 2 (junio de 2010): 149–78. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952010000200003.

Texto completo
Resumen
Este trabalho trata da utilização de modelos de dissipação concentrada na análise não-linear de estruturas de concreto armado em procedimentos de projeto, com ênfase na análise estrutural envolvendo a não-linearidade física. Um dos objetivos principais do trabalho é comparar os resultados fornecidos pelo modelo teórico abordado com os resultados de outros tipos de análise estrutural, incluindo as simplificações preconizadas pela NBR 6118 para a consideração da não-linearidade física. Por meio da análise de dois exemplos numéricos de verificação de Estados Limites Últimos, são apontadas vantagens do modelo de dissipação concentrada em situações reais de projeto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Perrone, Rafael Antonio Cunha, Maria Augusta Justi Pisani y Rafael Schimidt. "Arquitetura e estrutura: leitura e dissecação do edifício da OCA do Parque Ibirapuera". Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP 27, n.º 51 (12 de enero de 2021): e168162. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfau.2020.168162.

Texto completo
Resumen
Com o objetivo de estabelecer relações entre o projeto de arquitetura e estrutura, este artigo revela uma investigação sobre o edifício da Oca, a partir de levantamentos de fontes gráficas até o início da investigação desconhecida. O trabalho se iniciou a partir de uma pesquisa sobre algumas estruturas projetadas pelo engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz (1918-1994), cuja parte do acervo foi destruída devido a um incêndio. Muitos de seus trabalhos significativos de projeto de estrutura são conhecidos, como os edifícios MASP, FAUUSP, Faculdade de História e Geografia, ambas da USP, SESC Pompéia. A OCA, projetada por Oscar Niemeyer e equipe com o cálculo estrutural do Engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, no início dos anos 1950, foi a primeira das calotas construída nas obras do arquiteto e tornou-se muito utilizada em trabalhos posteriores. A pesquisa resgatou parte dos desenhos de projeto, o que tornou possível uma leitura das relações entre arquitetura e estrutura. O método empregou várias etapas paralelas e híbridas, envolvendo: busca de material iconográfico e documentos em arquivos e análises e redesenhos que expõem uma dissecação da estrutura do objeto de estudo. O texto se constrói por uma introdução sobre o Projeto da Oca no Parque Ibirapuera.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Castriotto, Caio Magalhães, Gabriela Celani y Felipe Tavares da Silva. "Estruturas recíprocas: revisão sistemática da literatura e identificação de pontos críticos para projeto e produção". Ambiente Construído 20, n.º 4 (diciembre de 2020): 387–405. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000400479.

Texto completo
Resumen
Resumo Estruturas recíprocas (ERs) são datadas do período neolítico, produzidas originalmente em madeira e compostas por elementos de dimensões reduzidas. Trata-se de um sistema estrutural que apresenta a capacidade de se adaptar a formas livres, complexas e com grande potencial estético, como indicado por diversas pesquisas contemporâneas. No entanto, acredita-se que essas estruturas poderiam fazer melhor uso das tecnologias digitais disponíveis de projeto, análises, fabricação e montagem. Este artigo tem o objetivo de identificar as atuais lacunas em que se pode concentrar esforços de pesquisa no sentido de tornar a tecnologia das ERs mais viável. Foi feita uma revisão sistemática da literatura (RSL) em sete bases de dados diferentes. Encontrou-se um total de 180 artigos, dos quais 49 foram selecionados para análise. Dentre eles, 27 identificaram lacunas existentes, que foram compiladas em cinco categorias: (a) dificuldades na concepção geométrica/estrutural; (b) necessidade de aprimoramento de ferramentas digitais; (c) dificuldade no projeto, análise, fabricação e montagem de conexões; (d) dificuldade de compreensão da real contribuição dos protótipos para aplicações em grande escala; e (e) necessidade de incorporar o processo de montagem no projeto de ERs. Foi possível concluir que o desenvolvimento de novos mecanismos de análise estrutural aliados à criação de novos detalhes construtivos pode contribuir para a expansão do uso das ERs.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Silva, T. J. da y N. F. Monteiro. "Método para avaliação da segurança de edificios durante a recuperação estrutural dos pilares". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 3, n.º 1 (marzo de 2010): 95–136. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952010000100006.

Texto completo
Resumen
As estruturas se deterioram pela ação das intempéries e de outros fatores requerendo intervenções que variam de um reparo superficial a um reforço mais complexo. A análise da segurança em edifícios existentes difere em vários aspectos daquela estabelecida em projeto, principalmente porque os parâmetros adotados genericamente pelos projetistas poderão ser mais bem definidos mediante uma investi- gação in loco no momento da intervenção. Este trabalho aborda as condições de segurança em que são realizados os serviços de recu- peração estrutural de pilares e apresenta uma metodologia que leva em conta a redução de incertezas relacionadas aos parâmetros de resistência e de solicitação. A estrutura do edifício é modelada em programas de cálculo, buscando-se obter esforços mais compatíveis com o reduzido período analisado. A metodologia indica como ajustar os coeficientes de ponderação e a obter um coeficiente global de segurança para pilares, que permite traçar a estratégia de execução do reparo, mantendo uma probabilidade de falha coerente com a ex- istência da estrutura. Como resultado da metodologia proposta, se obtém a parte da seção de concreto e aço que será, temporariamente, possível retirar do pilar, em um edifício em recuperação estrutural devido a um processo de corrosão das armaduras ou deterioração do concreto. A metodologia aqui proposta foi aplicada em três edifícios sendo que um deles encontra-se relatado neste trabalho. Os elementos estruturais objeto da aplicação foram os pilares da garagem de um edifício de 25 pavimentos com simulação de recuperação estrutural devido a um processo de corrosão inicial das armaduras. Após a análise foi possível definir o tipo de procedimento que seria adotado para cada pilar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Tolentino, Lucas Dezotti y Luiz Antonio Farani de Souza. "Análise comparativa entre medidas de deformação em estruturas de barra". Semina: Ciências Exatas e Tecnológicas 40, n.º 2 (18 de diciembre de 2019): 161. http://dx.doi.org/10.5433/1679-0375.2019v40n2p161.

Texto completo
Resumen
O desempenho de estruturas é de fundamental importância dentro do projeto estrutural, contudo a resposta da estrutura quando submetida a carregamentos é função de diversas variáveis. As estruturas são projetadas para atender a critérios de segurança contra ruína e satisfazer condições de serviço, para que não ocorra danos inaceitáveis em elementos não estruturais e garantam a efetiva durabilidade da peça. A contribuição de sistemas computacionais auxilia o processo de análise, principalmente no estudo de sistemas estruturais complexos. Desse modo, este artigo tem por objetivo aplicar conceitos da mecânica do contínuo por meio de quatro medidas de deformação unidimensional em uma barra carregada axialmente à tração e verificar o comportamento das mesmas frente ao aumento do carregamento. Foram estudadas as deformações de Cauchy, de Green, Logarítmica e de Almansi. Conclui-se que, para pequenos incrementos de carga, a diferença entre os resultados numéricos obtidos pelo programa Ftool e os obtidos aqui foram consideravelmente próximos. No entanto, com o consequente aumento do carregamento houve uma grande variação da resposta da barra quanto ao deslocamento para as medidas de deformação. Os deslocamentos na barra foram obtidos com o Método Posicional de Elementos Finitos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Krüger, Marcelo Antonio y Gilsinei da silva. "PROJETO ESTRUTURAL DE UMA RESIDÊNCIA DE DOIS PAVIMENTOS". IGNIS: Periódico Científico de Arquitetura e Urbanismo, Engenharias e Tecnologia de Informação 8, n.º 2 (2019): 21–37. http://dx.doi.org/10.29327/223085.8.2-2.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Silva, Felipe Tavares da. "Modelo paramétrico de pórticos em concreto armado com dimensionamento otimizado: uma proposta de ferramenta de projeto para as fases iniciais de concepção estrutural". Ambiente Construído 18, n.º 1 (marzo de 2018): 193–210. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000100216.

Texto completo
Resumen
Resumo Comumente, a concepção de sistema estrutural e seu projeto preliminar deveriam estar nos estágios iniciais do desenvolvimento do projeto da forma arquitetônica. Tradicionalmente, estudos sugerem regras de pré-dimensionamento dadas por relações entre a dimensão transversal e o comprimento de vãos. Para ajudar nesse processo, este artigo propõe um protótipo de ferramenta de projeto paramétrico estrutural para uma estrutura tridimensional de pórticos rígidos em concreto armado com vigas, colunas e lajes maciças. Os dados de entrada manipuláveis pelo usuário dessa ferramenta são as dimensões globais da estrutura, a resistência característica do concreto, a taxa de armadura dos pilares, o limite admissível do deslocamento do sistema de piso, o valor de cargas sobre lajes e vigas e as dimensões das seções transversais das peças. A obtenção das soluções desse sistema foi realizada utilizando um algoritmo genético acoplado ao algoritmo proposto. Como produto, obtém-se um modelo geométrico da estrutura com as espessuras visualizadas em tempo real na janela do sistema CAD, atualizado de acordo com as mudanças nos dados de entrada. Foram realizadas comparações do desempenho dessa ferramenta em relação a outras propostas anteriores e análises críticas sobre sua possibilidade de uso corrente para o auxílio do trabalho transdisciplinar em projeto de edificações.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Campos, Jackyel Venâncio Andrade, Elvys Dias Reis, Carlos José Dias y Heron Freitas Resende. "Concreto em altas temperaturas: um estudo de caso sobre um incêndio em edifício residencial em Minas Gerais". Research, Society and Development 10, n.º 9 (28 de julio de 2021): e53110918551. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i9.18551.

Texto completo
Resumen
Este artigo trata de um diagnóstico estrutural realizado no Edifício Residencial Afonso Alves, em Barbacena, Minas Gerais, após a ocorrência de um incêndio que danificou todas as estruturas de concreto armado. Primeiramente, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o comportamento do concreto quando submetido a altas temperaturas, explanando sobre os principais fenômenos físicos e químicos que ocorrem nessa condição e discorrendo sobre os efeitos observados desde a microestrutura do concreto até uma análise macroscópica. Além disso, discorreu-se sobre as reações que se desencadeiam quando o concreto armado endurecido está sofrendo o processo de aumento da temperatura, alcançando altas temperaturas e também quando ele sofre o processo de resfriamento. Na sequência foram apresentadas as principais patologias encontradas nas estruturas de concreto armado, suas principais causas, efeitos e formas de preveni-las, visando preservar a vida útil prevista na concepção do projeto. Destacou-se ainda a extrema importância do Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio e Pânico (PPCI) nas edificações, sejam elas residenciais, comerciais ou industriais. Em seguida foi feita a descrição do edifício estudado, apresentando o diagnóstico estrutural de forma detalhada, indicando as principais estruturas afetadas pelo incêndio, as inspeções visuais em todas as estruturas visíveis e os resultados dos ensaios destrutivos e não destrutivos. Por fim, foram apontadas algumas medidas de recuperação que devem ser adotadas para tratar as patologias que estão comprometendo a estabilidade e durabilidade das estruturas de concreto armado, além de recomendar alguns reforços estruturais, a fim de garantir a segurança do edifício e de seus ocupantes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Santos Sant'Ana, Raquel y Jose Fernando Siqueira da Silva. "Recrudescimento conservador no Brasil". Libertas 20, n.º 2 (15 de diciembre de 2020): 351–72. http://dx.doi.org/10.34019/1980-8518.2020.v20.32164.

Texto completo
Resumen
O presente artigo oferece alguns elementos para analisar as atuais expressões do conservadorismo no Brasil no contexto de crise estrutural do capital. Sustentado na abordagem ontológico-materialista, portanto histórico-crítica, o texto considera as particularidades da América Latina na economia-política mundial e apresenta as bases materiais que oferecem sustentação para o avanço do conservadorismo no Brasil. A estrutura socioeconômica dependente e a desigualdade radical estruturam esta base por onde teorias e concepções conservadoras/reacionárias são reavivadas e se desenvolvem. Os impactos no Serviço Social e no atual projeto ético-político profissional de orientação emancipatória recolocam desafios concretos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Inojosa, Leonardo, Marcio Augusto Roma Buzar y João Francisco Silva Pasqua. "O Protagonismo da Estrutura na Arquitetura do Edifício Vilanova Artigas - FAU-USP". Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n.º 26 (28 de mayo de 2020): 67–81. http://dx.doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n26.2020.05.

Texto completo
Resumen
O projeto do edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU / USP) é de autoria do arquiteto Vilanovas Artigas, e recebe também seu nome. O projeto se destaca pela racionalidade construtiva, pela riqueza espacial e pelo aspecto didático com o qual os elementos construtivos são mostrados aos usuários do edifício, predominantemente estudantes de arquitetura. O projeto de 1961, foi executado entre 1966 a 1969. O concreto é usado em quase todo o edifício, fundações, vigas e pilares, e também no telhado e nas paredes. Destacam-se pilares externos que, posicionados fora da modulação estrutural, têm forma escultural, distinguindo-se dos demais pilares internos. Externamente, o edifício se apresenta como um volume retangular, suspenso no chão, sustentado pelos pilares esculturais, marcando as características do Brutalismo Paulista. Em contraste com a sobriedade e singularidade da forma externa, a espacialidade interna é muito dinâmica, resultado do jogo grandes balanços das lajes no vazio central, da alternância de aberturas e fechamentos e da generosidade dos espaços de circulação. Essa relação entre a arquitetura moderna e a concepção estrutural é explorada nesses estudos. O objetivo do presente trabalho é compreender os esforços a que a estrutura está sujeita por meio de ferramentas computacionais, como o software SAP 2000, verificar as justificativas construtivas, estéticas e didáticas da solução estrutural e destacar o protagonismo do sistema estrutural no resultado arquitetural.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Saupe, Rosita y Elioenai Dornelles Alves. "Contribuição à construção de projetos político-pedagógicos na enfermagem". Revista Latino-Americana de Enfermagem 8, n.º 2 (abril de 2000): 60–67. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-11692000000200010.

Texto completo
Resumen
A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Alves, Elioenai Dornelles. "Verdades e veracidades das práticas pedagógicas à luz da teoria de J. Habermas1." Revista Eletronica Gestão & Saúde 2, n.º 2 (30 de mayo de 2011): 156. http://dx.doi.org/10.18673/gs.v2i2.24268.

Texto completo
Resumen
A partir da conceituação de projeto e projeto político-pedagógico, apresenta uma proposta para sua construção fundamentada em marcos. Os marcos indicados incluem: o referencial, o filosófico, o conceitual e o estrutural. O marco referencial é o ponto de partida, ou seja, o conhecimento e crítica da realidade; o marco filosófico representa as crenças e valores da comunidade envolvida no projeto; o marco conceitual é representado pela teoria ou conceitos que dão suporte à proposta; e, finalmente o marco estrutural estabelece as competências e o perfil do profissional a ser formado e a opção metodológica para organização e desenvolvimento das matérias e disciplinas. A teoria da ação comunicativa, de Habermas, é proposta como metodologia para a construção de projetos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Sousa Junior, Almir Mariano de, Clivia Corina Lima Lobo Maia y Prisciliane Roberta Paula de Azevedo. "Compatibilização de projeto arquitetônico, estrutural e sanitário: Uma abordagem teórica e estudo de caso". Revista Monografias Ambientais 13, n.º 2 (14 de marzo de 2014): 3236–44. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812787.

Texto completo
Resumen
A urgente necessidade da valorização da atividade de projeto e gestão de projeto tem se destacado no âmbito dos novos avanços e dinâmicas que a construção civil vem adotando no país. Quando atividade de projeto e relegada para segundo plano os erros e patologias nas edificações são indicativos da necessidade de compatibilização de projetos, a fim de amenizar os altos índices de retrabalhos e desperdícios. Embora os diversos avanços nas ferramentas que viabilizam a compatibilização entre projetos, ainda são notórias as dificuldades que algumas empresas têm em adotar, sejam por fatores financeiros ou por desconhecimento da importância da gestão de projetos. No intuito de apresentar a problemática abordada neste artigo, foram utilizadas pesquisas bibliográficas em trabalhos de diversos estudiosos e pesquisadores que abordam o tema da importância da compatibilização de projetos. Foi apresentado também um estudo de caso, onde foram avaliadas e demonstradas as interferências entre projetos de arquitetura e estrutura com os demais projetos complementares. Foi constatado durante a compatibilização realizada que os projetos possuíam diversas interferências entre si que certamente ocasionariam retrabalhos e diversas decisões não planejadas, que seriam tomadas durante a execução da obra no intuito de reparar as diversas interferências devidas a falta de compatibilização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Landesmann, Alexandre y Daniel Lemos Mouço. "Análise estrutural de um edifício de aço sob condições de incêndio". Rem: Revista Escola de Minas 60, n.º 2 (junio de 2007): 285–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672007000200011.

Texto completo
Resumen
Apresenta-se, nesse trabalho, um estudo comparativo sobre as recomendações das normas brasileiras para projeto de edifícios de aço sob condições de incêndio. Avalia-se o comportamento estrutural de uma edificação de 11 andares sob diferentes cenários de exposição ao fogo, levando-se em consideração dois métodos analíticos de dimensionamento: simplificado e avançado. No primeiro, a capacidade da edificação é determinada a partir de expressões simplificadas, formuladas com base na teoria elástica. No segundo, o comportamento não-linear inelástico é simulado por meio de um modelo computacional, programa SAAFE (Sistema de Análise Avançada de Fogo em Estruturas), desenvolvido com base no Método das Rótulas Plásticas. A variação de temperatura, determinada em função do tempo decorrido do incêndio postulado, é levada em consideração nas análises estruturais desenvolvidas. Os resultados obtidos, nesse estudo, contribuem para avaliação de modelos simplificados para análise de estruturas de aço sob condições de incêndio, tendo em vista o atual processo de revisão da ABNT NBR 14323:1999.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Cavalcanti, Vinícius Queiroz y Santiago Martin Lugones. "PROJETO E FABRICAÇÃO DE UMA TORRE PARA ENSAIOS AERODINÂMICOS". CIMATech 1, n.º 6 (4 de diciembre de 2019): 96–104. http://dx.doi.org/10.37619/issn2447-5378.v1i6.240.96-104.

Texto completo
Resumen
No presente trabalho foi realizada a fabricação de uma estrutura de baixo custo para fins de aquisição de dados úteis de validação de cálculos e estruturação de relatórios da equipe Megazord AeroDesign, representante da Faculdade de Tecnologia Professor Jessen Vidal de São Jose dos Campos. A partir de seis metros de barras de aço metalon, foi projetada a melhor disposição de material para resistir esforços e a melhor solução de montagem e desmontagem para posterior logística e armazenamento. Foi realizado também, uma análise estrutural da torre a fim de validar o seu desempenho desde o ponto de vista de segurança.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Rocha, Rafael Gonzales, Mauro De Vasconcellos Real y Márcio Wrague Moura. "ESTUDO DE CONFIABILIDADE DE VIGAS DE CONCRETO PROTENDIDO". Engevista 17, n.º 4 (24 de septiembre de 2015): 573. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v17i4.661.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente trabalho é avaliar a confiabilidade estrutural nos projetos de vigas portuárias de concreto protendido, conforme os critérios da NBR 6118/2014. O estudo é aplicado ao projeto de vigas protendidas de estruturas portuárias, devido à necessidade de se verificar a influência da variação dos parâmetros de projeto sobre a segurança da estrutura. Será verificada a confiabilidade em relação ao estado limite último de flexão. Inicialmente desenvolveu-se um modelo para análise de estruturas portuárias de concreto, aplicável a seções transversais retangulares e “T”, tal modelo foi validado confrontando os resultados obtidos com dados experimentais pré-existentes. Posteriormente procedeu-se a avaliação da probabilidade de falha segundo o método de confiabilidade de primeira ordem (FORM – First Order Reliability Method). Para avaliação da confiabilidade utilizam-se rotinas computacionais com base nos estudos de Low e Tang (2008). Depois de calculado o índice de confiabilidade foram realizados estudos paramétricos com vistas a observar a variação deste frente a três variáveis aleatórias: resistência característica a compressão do concreto; resistência característica de ruptura por tração da armadura ativa; relação entre carga permanente e carga variável. Este estudo permite estimar a sensibilidade do projeto em relação às variáveis aleatórias consideradas no modelo. Em função dos dados observados se verificou que a maior variação no índice de confiabilidade ocorreu frente à variação da relação entre carga permanente e carga total, porém, destaca-se a importância da analise conjunta das variáveis envolvidas no processo, bem como a relevância de uma análise detalhada da confiabilidade frente à variação da resistência característica de ruptura a tração da armadura ativa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Cunha, Alda Maria Borges, Maria Emilia de C. Rodrigues y Maria Margarida Machado. "Alfabetização de jovens e adultos: política pública e movimento popular". Cadernos CEDES 27, n.º 71 (abril de 2007): 19–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622007000100003.

Texto completo
Resumen
O presente texto versa sobre a alfabetização de jovens e adultos realizada pelo Projeto AJA-Expansão, da Secretaria Municipal de Goiânia (SME), desenvolvido em parceria com a sociedade civil, universidades e outras instituições. Esse projeto configura-se na concretização de uma bandeira de luta contra o analfabetismo em Goiânia, fazendo parte de uma política pública municipal de combate emergencial e estrutural às situações de exclusão social. O texto apresenta as origens e estrutura do Projeto AJA-Expansão e o papel do Estado - como implementador de políticas públicas - e da sociedade civil, configurando-se em um movimento de educação popular.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Pinéo, Tercyo Rinaldo Gonçalves, Raimundo Mariano Gomes Castelo Branco, Luciano Soares Da Cunha y Mauro Lisboa Souza. "AIRBORNE AND GROUND GEOPHYSICS APPLIED TO GROUNDWATER PROSPECTION IN HARD ROCKS IN IRAUÇUBA, CEARÁ STATE, BRAZIL". Revista Brasileira de Geofísica 31, n.º 4 (1 de diciembre de 2013): 699. http://dx.doi.org/10.22564/rbgf.v31i4.347.

Texto completo
Resumen
ABSTRACT. This work involved geophysical prospecting techniques, remote sensing and litho-structural recognition, applied to groundwater research in a region formed by hard rocks located in Irauçuba, Ceará State, Brazil. Geophysical magnetic and electromagnetic airborne data compiled from PROASNE project (Projeto Água Subterrânea do Nordeste do Brasil ), Landsat ETM7 satellite images and electromagnetic land data, acquired in this research, were studied and allowed mapping lineaments related to geological structures, properly characterized by structural recognition on the field. The integrated analysis of geophysical and geological data, including hydrogeological information from deep wells, allowed understanding the pattern of fractures in the area, correlating the structures with the geological event responsible for their genesis and determining their hydrogeological potential. The results culminated in a structural-hydrogeological local model to be applied in areas with similar geological features. According to this model, geological brittle structures with approximate N-S direction are little penetrative and contribute to the recharge structures of WNW-ESE direction, which are the most promising for groundwater exploitation through deep wells.Keywords: groundwater in hard rocks, geophysics prospection, remote sensing. RESUMO. Este trabalho envolveu técnicas geofísicas de prospecção, sensoriamento remoto e reconhecimento lito-estrutural, aplicados à pesquisa de água subterrânea em uma região formada por rochas cristalinas, localizada no município de Iraçuba, Estado do Ceará, Brasil. Dados geofísicos magnéticos e eletromagnéticos aerotransportados compilados do projeto PROASNE (Projeto Água Subterrânea do Nordeste do Brasil), imagens do satélite LandSat ETM7 e dados eletromagn´eticos terrestres, adquiridos nesta pesquisa, foram trabalhados de forma integrada e permitiram cartografar lineamentos referentes a estruturas geol´ogicas diversas, devidamente caracterizados através de reconhecimento estrutural em atividade de campo. A análise integrada dos dados geofísicos e geológicos, incluindo informações hidrogeológicas de poços profundos, possibilitou compreender o padrão de fraturas da área, correlacionar as estruturas com o evento geológico responsável por sua gênese e determinar o potencial hidrogeológico destas estruturas. Os resultados obtidos culminaram em um modelo estrutural-hidrogeológico local, de aplicação em áreas com características geológicas similares. De acordo com o referido modelo, estruturas geológicas rúpteis de direção aproximada N-S são pouco penetrativas e tem como função principal contribuir com a recarga das estruturas de direção WNW-ESE, que são mais promissoras a explotação de água subterrânea por meio de poço tubular profundo.Palavras-chave: aquifero fissural, geofísica de prospecção, sensoriamento remoto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Amin de Lima, Mayara y Lisiane Ilha Librelotto. "SISTEMATIZAÇÃO DO PROCESSO DE PROJETO PARA PRODUÇÃO DE ALVENARIA ESTRUTURAL COM BLOCOS DE CONCRETO EM EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS". MIX Sustentável 3, n.º 2 (17 de abril de 2017): 163. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2017.v3.n2.163-163.

Texto completo
Resumen
Devido às alterações de mercado e à introdução de estratégias de racionalização construtiva, novos requisitos foram atribuídos ao projeto, entre eles a necessidade de definição do processo construtivo. O projeto para produção atua como agente de integração entre o produto e o processo de produção, antecipando o como fazer e auxiliando a tomada de decisão antes do momento da execução.O objetivo principal desta pesquisa é sistematizar o processo de projeto para produção de alvenaria estrutural com blocos de concreto em edifícios residenciais. Trata-se de um estudo de caso aplicado em duas obras de uma construtora do norte do estado de Santa Catarina.O método deste estudo dividiu-se em quatro etapas: etapa preliminar de pesquisa, diagnóstico, proposição do modelo, aplicação e consolidação. A etapa preliminar de pesquisa consistiu na revisão bibliográfica. O diagnóstico compreendeu a análise da conduta empresarial da construtora, as análises de evidências do estudo de caso (documentação, entrevistas, observação direta e participante), bem como a elaboração e aplicação de check lists de avaliação. A proposta do modelo foi realizada através do método da pesquisa-ação. A etapa de aplicação e consolidação utilizou, além do método da pesquisa-ação, o método PDCA como forma de retroalimentação do processo.O modelo de processo de projeto para produção consiste em um fluxo cíclico composto de seis etapas: anteprojeto, detalhamento, análise crítica, implantação e acompanhamento, análise de desempenho e retroalimentação. As etapas possuem documentos de registro e controle a fim de iniciar a estruturação de um Banco de Tecnologia Construtiva na empresa.A aplicação do modelo na construtora resultou na elaboração dos projetos para produção de sequência de alvenaria estrutural e de colocação de peitoril de janelas. No primeiro caso foram testadas as etapas relacionadas à elaboração do projeto, com foco na racionalização construtiva da alvenaria. Foi possível retroalimentar os demais projetos do empreendimento, evidenciando o potencial compatibilizador do projeto para produção. Foram incrementadas melhorias no modelo e este foi aplicado ao segundo caso. Neste, além das etapas de projeto, houve a aplicação do projeto para produção em obra.Ao longo da implantação e acompanhamento da utilização notou-se que o projeto para produção atuou como complemento às deficiências do projeto arquitetônico. A segunda aplicação evidenciou possibilidades de melhoria no modelo, tais como a necessidade de vinculação das informações aos setores de Qualidade e Assistência Técnica e a criação de indicadores para medição ao longo da implantação, do acompanhamento e da análise de desempenho do projeto.Como uma contribuição ao conhecimento a presente pesquisa apresenta um modelo de processo de projeto para produção de alvenaria estrutural com blocos de concreto que promove a racionalização construtiva de etapas críticas da obra de edifícios residenciais e gera informações de retroalimentação como subsídios à elaboração de diretrizes de projetos, em especial o projeto arquitetônico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Cândido, Luis Henrique Alves, Suzane Miritz y Jéssica Do Canto Pureza. "A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS CONSTRUTIVAS COMO FERRAMENTA DE PROJETO". Gestão & Tecnologia de Projetos 11, n.º 1 (4 de abril de 2016): 39. http://dx.doi.org/10.11606/gtp.v11i1.99133.

Texto completo
Resumen
Das etapas metodológicas para o desenvolvimento de produtos, a aplicação de práticas construtivas pode ser orientada pela fabricação de modelos, protótipos e maquetes. Diante da evolução das ferramentas de projeto e da necessidade contínua de inovação, cada vez mais se necessita de laboratórios e oficinas que contemplem estruturas tecnológicas de equipamentos e pessoal de apoio. Essa estrutura visa a auxiliar a prática pedagógica orientada pela integração do projeto virtual e sua análise física. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo de caso no qual foi desenvolvido um equipamento utilizado para filtragem de água para consumo humano. Para isso, foi realizada a construção de um modelo estrutural que integrou tecnologias de corte a laser, de impressão 3D e processos manuais de fabricação. O foco dessa prática foi a análise, a reflexão e a validação de princípios e parâmetros projetuais a serem aplicados no projeto final. O resultado da aplicação dessa prática pedagógica, apontam para a relevância da integração de processos tecnológicos com práticas manuais, proporcionando, dessa forma, um fluxo contínuo e dinâmico de aprendizagem orientada para a resolução de problemas funcionais e construtivos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Teruel, Bárbara Janet, Neil Fernando Salazar Chacón y Roberto Funes Abrahão. "Projeto de caixa de madeira para manga (Mangifera Indica L.)". Ciência e Agrotecnologia 33, n.º 3 (junio de 2009): 796–806. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000300019.

Texto completo
Resumen
As perdas de produtos hortícolas no Brasil são significativas e dentre as causas cita-se o uso de caixas inadequadas e ausência da cadeia do frio. Propõe-se um método de projeto de caixas, baseado em simulação computacional, otimização e validação experimental, minimizando o volume de madeira, associado a aspectos estruturais, ergonômicos e distribuição da área de aberturas. Foram projetados e construídos três protótipos de caixas (ripas retas com diferentes configurações e área efetiva de abertura de 54% e 36%). A eficiência do resfriamento de mangas variedade Tommy Atkins (Mangifera Indica L.), foi avaliada determinando o tempo de resfriamento, acondicionando as frutas nas caixas de madeira desenvolvidas e de papelão usadas comercialmente, resfriadas com ar forçado à temperatura de 6ºC e umidade relativa média de 85,4±2,1%. Foi aplicado o Método de Elementos Finitos, para dimensionamento e otimização estrutural do modelo com melhor comportamento durante o resfriamento. Todas as caixas de madeira foram submetidas a ensaios de vibração, por duas horas (freqüência de 20 Hz). Não houve diferença significativa no tempo de resfriamento das frutas nas caixas de madeira (38,00±1,70 min), no entanto houve diferença significativa nas caixas de papelão (82,74±29,58 min). O modelo submetido à otimização estrutural (6% área efetiva e duas ripas laterais) teve diminuição de volume de 60% e 83% de redução da seção transversal das colunas, com relação às condições iniciais. Não houve incidência de danos de mecânicos nas frutas após a vibração. A simulação computacional e estrutural pode ser ferramenta de apoio para desenvolver projetos de caixas, com grande aproximação, atendendo a critérios geométricos, ergonômicos e térmicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Ricardo Silva Pereira, André, Marcos Araujo Braz de Oliveira y Ricardo Rodrigues de Araujo. "PROJETO DE UM PÍER PARA UM PORTO FLUVIAL COM DIMENSIONAMENTO ESTRUTURAL DA VIGA PRINCIPAL". Projectus 3, n.º 2 (22 de julio de 2020): 50–76. http://dx.doi.org/10.15202/25254146.2018v3n2p50.

Texto completo
Resumen
Em vista a importância portuária para o transporte de mercadorias e pessoas tanto noâmbito nacional como nas relações comerciais internacionais, sendo responsável pelamovimentação de quantidades significativas de capital, trata-se de um estudo acercadas ações atuantes em um píer fluvial proposto por Costa (2016). Considera-se o métodode dimensionamento dos respectivos valores em conformidade com normas internacionais, adotando os valores de solicitação mais conservadores para que o resultado obtido seja favorável a segurança. Após o dimensionamento dos esforços elabora-se umamodelagem computacional através do software de modelagem estrutural em 2D, Ftool.Através da modelagem obtém-se as solicitações críticas da estrutura, sendo dimensionada a estrutura para resistir aos esforços de forma segura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Schwetz, P. F., F. P. S. L. Gastal y L. C. P. Silva F. "Análise teórico-experimental de uma laje nervurada em escala natural". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 2, n.º 4 (diciembre de 2009): 380–403. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952009000400005.

Texto completo
Resumen
Soluções estruturais sofisticadas e racionais são exigências crescentes no cotidiano de projetistas de estruturas, como conseqüência da evolução dos projetos arquitetônicos e dos novos conceitos de gerenciamento das construções. As lajes nervuradas se enquadram nesta realidade como uma atraente alternativa, por propiciar economia de materiais e mão-de-obra, com redução de perdas e aumento da produtividade, exigindo, porém, uma laboriosa modelagem numérica. Para entender melhor como funciona, na prática, este sistema construtivo, torna-se necessário obter um maior conhecimento sobre seu comportamento estrutural, bem como aperfeiçoar os modelos teóricos empregados para seu projeto e simulação. O objetivo deste trabalho é analisar a adequação de métodos de cálculo empregados na modelagem destas estruturas, verificando se os mesmos representam satisfatoriamente seu comportamento. Para tanto, foi instrumentada uma laje nervurada de concreto armado em escala natural. O estudo mediu deformações no concreto e deslocamentos verticais em seções características da estrutura submetida a um carregamento localizado em uma área pré-estabelecida. A análise numérica foi feita empregando-se o modelo de análise matricial de grelhas do Sistema Computacional TQS v11.0. A análise dos resultados demonstrou que a laje nervurada em estudo apresentou uma tendência ao comportamento linear em todas as etapas de carregamento, sem fissuração da estrutura como um todo, embora os resíduos no processo de descarga tenham sugerido indícios de um início de fissuração em algumas seções isoladas. O comportamento da laje esteve dentro do previsto, com deslocamentos verticais na mesma ordem de grandeza das previsões teóricas e deformações específicas indicando a presença de momentos fletores nas seções instrumentadas coincidentes com os previstos pela análise numérica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Ablali, Driss. "Corpus, texto e gênero em interação em Semântica estrutural". Estudos Semióticos 13, n.º 2 (20 de diciembre de 2017): 88–95. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1980-4016.esse.2017.141611.

Texto completo
Resumen
Esta contribuição foca exclusivamente sobre a especificidade do projeto semiótico desenvolvido e Semântica Estrutural de Greimas, projeto que é preciso distinguir do restante da obra do semioticista. Trata-se, resumidamente, de estabelecer que o gesto fundador dessa obra, tanto do ponto de vista epistemológico como heurístico, repousa sobre três categorias descritivas (texto, gênero e corpus) que abrem as linhas não de uma semiótica do texto ou do discurso, mas de uma semântica de corpus.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Solano Rossi, Luiz Alexandre. "Exército romano: conquista, terror e violência". Revista Pistis Praxis 3, n.º 1 (29 de septiembre de 2011): 61. http://dx.doi.org/10.7213/pp.v3i1.14279.

Texto completo
Resumen
Falar do Império Romano é aludir a uma das épocas mais sangrentas e que marcou profundamente a situação tanto do povo judeu quanto do movimento de Jesus e das primeiras comunidades cristãs. Jesus fala e age numa situação de injustiça sistêmica e de mal estrutural. Contrapõe seu projeto ao projeto da pax Romana sustentada pelo Império por intermédio de um exército exemplarmente estruturado. Nesse contexto social, por viver e defender seu projeto, Jesus é condenado à cruz. A crucificação era considerada pelos romanos como terrorismo de Estado e sua função era impedir a resistência ou a revolta, especialmente entre as classes inferiores.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Molina, Julio Cesar, Carlito Calil Neto, Anderson Diego da Fé, Ulysses Martins Freitas, Pablo Henrique de Morais y Gabriela da Silva Matos. "Gridshell em madeira: aspectos teóricos e construtivos". Ambiente Construído 20, n.º 1 (marzo de 2020): 277–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212020000100374.

Texto completo
Resumen
Resumo As gridshells são estruturas leves, que permitem a obtenção de grandes vãos livres, além de uma ampla variedade de formas arquitetônicas. No entanto, no Brasil, não existem registros da construção desse tipo de estrutura (em caráter permanente) nem muitas informações bibliográficas sobre o seu comportamento estrutural. Neste manuscrito, são apresentados os principais aspectos teóricos, como também os detalhes de projeto e de construção de uma gridshell, construída em madeira, em escala real. Os custos de construção também foram relacionados neste caso. Na confecção da estrutura utilizou-se uma configuração de malha quadrangular plana, formada por ripas duplas de madeira de Lyptus (Classe D40), unidas ortogonalmente entre si por parafusos com diâmetro de 6,35 mm. A malha plana (com dimensões totais de 9 m x 9 m) foi deformada até a obtenção da forma curva desejada e, posteriormente, travada por contraventamentos diagonais. A bagagem de conhecimento adquirida como resultado dessa aplicação prática levou a um aperfeiçoamento significativo da ideia de projeto inicial, relacionada ao controle da forma da estrutura durante as fases de montagem e à otimização das estratégias executivas. As recomendações de construção aqui apresentadas enriquecerão a literatura nacional sobre o assunto tendo-se em vista a carência de textos dessa natureza.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Tankova, Trayana. "Aço de alta resistência e sua aplicação no projeto estrutural". Metálica, n.º 51 (25 de septiembre de 2018): 32. http://dx.doi.org/10.30779/cmm_metalica_51_05.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Prado Pereira, Josemairon, Edson Antonio Capello Sousa y Gilberto de Magalhães Bento Gonçalves. "Variação das propriedades geométricas do perfil estrutural dobrado tipo “U” e influência no projeto da estrutura metálica". Revista da Estrutura de Aço - REA 9, n.º 3 (2020): 359. http://dx.doi.org/10.17648/aco-2238-9377-9-3-7.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Freitas, Arlene Maria Sarmanho, Henor Artur de Souza y Marcelo Mendonça dos Santos Figueiredo. "Análise estrutural e térmica de edificações em aço constituídas de perfis formados a frio". Rem: Revista Escola de Minas 54, n.º 4 (diciembre de 2001): 311–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0370-44672001000400013.

Texto completo
Resumen
Os perfis formados a frio (chapa dobrada) estão cada vez mais sendo utilizados no Brasil em função do seu baixo peso e versatilidade. O uso desses perfis em residências ainda não é muito difundido em função de poucos estudos desenvolvidos no país para esse tipo de aplicação. Nesse trabalho, a partir da industrialização da construção metálica, buscou-se utilizar lajes e fechamentos para acompanhar esse processo de industrialização. A análise estrutural baseou-se no projeto arquitetônico de um edifício de 4 pavimentos em chapa dobrada. A solução arquitetônica adotada foi avaliada estruturalmente com a proposição de solução não convencional em que os aspectos dimensionais e construtivos foram avaliados. Analisou-se a estrutura metálica utilizando os perfis formados a frio, as lajes em painéis de concreto celular autoclavado e as paredes em chapas de gesso acartonado e cimentícias. Os estudos de ligações seguiram o conceito de "luvas" e "nós" de aço e soldadas, de modo a tornar o processo de fabricação e montagem da estrutura mais prático e de baixo custo. Paralelamente ao estudo estrutural foram realizadas avaliações de conforto térmico da edificação, seguindo o projeto arquitetônico original.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

PEÑA, L. A. P. y G. N. D. DE CARVALHO. "Estudo da influência da configuração estrutural na resposta sísmica de uma estrutura de concreto armado". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 8, n.º 6 (diciembre de 2015): 813–26. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952015000600005.

Texto completo
Resumen
Resumo Os recentes aumentos dos registros de abalos sísmicos no Brasil impulsionaram a publicação da NBR 15421:2006 [1] - Projeto de Estruturas Resistentes a Sismos - na qual são definidas as cargas sísmicas a serem consideradas no projeto em função da capacidade de dissipação de energia no regime inelástico das estruturas e da sismicidade do território brasileiro. Algumas edificações construídas antes da publicação dessa norma não foram projetadas para resistir a ações sísmicas aumentando a sua fragilidade e vulnerabilidade para terremotos de qualquer intensidade. Observa-se ainda que alguns desses edifícios foram projetados e construídos com distribuições irregulares de massa, rigidez ou resistência ao longo da sua altura que podem levar a um desempenho sísmico inadequado. Assim, torna-se essencial para os engenheiros e projetistas uma melhor compreensão dos efeitos dos abalos sísmicos no comportamento sísmico de edificações, especialmente aquelas com diversas irregularidades. Por simplicidade, utiliza-se neste trabalho o termo "estruturas irregulares" para referenciar estruturas como as descritas. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é avaliar o comportamento sísmico de uma estrutura de concreto armado de oito pavimentos e com diversas irregularidades introduzidas na planta da mesma, a fim de verificar a influência dessas irregularidades na perda da capacidade de resistir cargas laterais e dissipação de energia, as quais são calculadas utilizando o método dinâmico espectral e uma análise pushover, procedimentos descritos nas normas NBR15421:2006 [1] e na norma americana FEMA 356 [2]. Do mesmo modo, calcula-se o desempenho sísmico dos modelos usando o método do espectro de capacidade definido na norma ATC-40 [3]. Todos os resultados são comparados com os obtidos para uma estrutura totalmente regular chamada de caso base ou de referência, com o intuito de visualizar as diversas mudanças provocadas pelas irregularidades. O estudo proposto é realizado de forma numérica e as simulações são feitas no programa CSI ETABS(r) Nonlinear v9.5 [4]. Os resultados mostram que a capacidade da estrutura dependerá da plasticidade de seus elementos para não colapsar e do detalhamento adequado para garantir o bom funcionamento do sistema resistente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Pretti, L. A., W. G. Ferreira y A. F. G. Calenzani. "Vibrações devidas ao caminhar e às atividades aeróbicas: uma verificação teórica". Revista IBRACON de Estruturas e Materiais 7, n.º 2 (abril de 2014): 299–312. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-41952014000200006.

Texto completo
Resumen
Este trabalho examina a verificação estrutural referente às vibrações em pisos de edifícios urbanos induzidas pelas atividades humanas quepossam motivar algum sentimento de desconforto aos usuários. Apresenta as recomendações normativas vigentes no país relativas ao conforto humano em estruturas na presença de vibrações induzidas pelo próprio usuário em suas atividades cotidianas tais como a prática docaminhar em ambientes residenciais ou comerciais e de atividades aeróbicas em ambientes diversos, como dançar, saltar e correr. Finaliza oferecendo informações relevantes e eminentemente práticas, possíveis de serem exercitadas manualmente ou com o mínimo de recursoscomputacionais pelos profissionais envolvidos, permitindo verificar na fase inicial de projeto a eventual necessidade de maiores cuidados nodimensionamento estrutural de pisos sujeitos as vibrações devidas às atividades humanas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía