Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Resíduos de animais - Aproveitamento.

Artículos de revistas sobre el tema "Resíduos de animais - Aproveitamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Resíduos de animais - Aproveitamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Silva, Rosa Adeyse, Karla Kallyana Filgueira Felix, Maria Juliana Jamille Barra de Souza y Elisabete Stradiotto Siqueira. "A GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MEIO RURAL: O ESTUDO DE UM ASSENTAMENTO DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL". Gestão e Sociedade 8, n.º 20 (3 de febrero de 2015): 593. http://dx.doi.org/10.21171/ges.v8i20.1992.

Texto completo
Resumen
A pesquisa tem como objetivo investigar como a população de um assentamento rural do Nordeste trata a questão do resíduo gerado na comunidade. Secundariamente analisa se há conscientização sobre os danos que a queima dos resíduos pode causar ao meio ambiente, aos solos destinados a produção agrícola e a saúde dos assentados. Foram realizadas entrevistas com 54 famílias em sete agrovilas, número determinado por exaustão dos dados e por acessibilidade. Na pesquisa de campo de natureza descritiva e qualitativa, percebeu-se que o poder público não realiza um serviço de coleta de resíduos no assentamento e que os assentados, apesar de serem conscientes dos problemas ocasionados pelas queimadas, ainda assim as realizam. Os assentados afirmam ser essa a única alternativa para o descarte dos resíduos. Considerando os dados foi possível identificar o aproveitamento dos resíduos orgânicos para alimentar os animais, e em alguns casos na utilização para adubo orgânico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Roberto Balbino da, Italo de Souza Aquino, José Humberto Vilar da Silva, Péricles de Farias Borges y Alex da Silva Barbosa. "Potencial de aproveitamento do coproduto da dieta de Diatraea saccharalis na alimentação de animais". Research, Society and Development 10, n.º 7 (23 de junio de 2021): e31610716798. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i7.16798.

Texto completo
Resumen
A alimentação responde pelo maior custo de produção animal restringindo a margem de lucro dos criadores. O emprego de coprodutos na alimentação é vital não somente para viabilizar a produção animal, mas, também, mitigar a poluição ambiental e disponibilizar alimentos para animais em regiões não produtoras de grãos. O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial nutricional do coproduto da dieta usada na criação de Diatraea saccharalis na alimentação animal. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso com dois tratamentos e seis repetições, compostos pela dieta e sobras da dieta de D. saccharalis. As amostras foram homogeneizadas, moídas e analisadas para percentagens de matéria seca, umidade, proteína bruta, extrato etéreo, fibra bruta e matéria mineral. A energia bruta (kcal/kg) foi determinada em bomba calorimétrica tipo Parr. Os dados foram submetidos à análise de variância; médias foram comparadas pelo teste F (P < 0,05). Houve efeito significativo (P<0,05) para a maioria das variáveis, exceto a proteína bruta e o estrato etéreo. A percentagem de matéria seca do resíduo foi menor comparada ao percentual de matéria seca da dieta. Alterações na matéria seca ocorrem pelo aumento da umidade dos resíduos. Os valores de proteína bruta na matéria natural das amostras foram semelhantes aos valores de proteína do milho e bem abaixo do valor (proteína) do farelo de soja, indicando que esses ingredientes não substituem o farelo de soja nas dietas animais. O resíduo da dieta usada na criação da D. saccharalis tem potencial para aproveitamento em dietas de animais após secagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Rossi, Eduardo De y Kenia Gabriela dos Santos. "Óleo de uva para produção de biodiesel". Revista Monografias Ambientais 13, n.º 2 (14 de marzo de 2014): 3139–45. http://dx.doi.org/10.5902/2236130812288.

Texto completo
Resumen
O cultivo de uva no Brasil tem se intensificado a cada ano, sendo este produto geralmente destinado à produção de bebidas como sucos e vinhos. Porém são relatados alguns problemas associados à produção destas bebidas, sendo o principal o resíduo obtido no processo de prensagem da uva que é caracterizado com elevado potencial poluidor, sendo cerca de 40% da uva processada é transformada neste resíduo. Com o objetivo de viabilizar esta produção, tem-se buscado destinações ao resíduo gerado. Geralmente, destina-se ao uso de rações animais e adubos, porém diversos trabalhos tem estudado a aplicação do óleo contido no resíduo para a produção de biodiesel. Esta forma de reutilizar o resíduo do processo tende a melhorar a produção vinícola, além de aprimorar novas tecnologias, fortalecendo a indústria e a agricultura nacional. Desta forma, o objetivo deste trabalho é descrever de forma sucinta os problemas associados à geração de resíduos da uva e o aproveitamento do óleo contido neste para a destinação para produção de biodiesel.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Maria Susana, Lidiane Costa Macedo, João Antonio Belmino dos Santos, Jane De Jesus da Silveira Moreira, Narendra Narain y Gabriel Francisco da Silva. "Aproveitamento de co-produtos da cadeia produtiva do biodiesel de mamona". Exacta 8, n.º 3 (16 de febrero de 2011): 279–88. http://dx.doi.org/10.5585/exacta.v8i3.2260.

Texto completo
Resumen
Em virtude do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), a produção em escala comercial no semiárido brasileiro de culturas voltadas à produção de biodiesel vem aumentando e uma das consequências é a geração de resíduos que necessitam de destino econômico e ecologicamente viável. Os principais subprodutos da cadeia produtiva de biodiesel são a torta e/ou farelo e a glicerina. Neste trabalho, objetiva-se estudar as possibilidades de utilizar esses excedentes da produção de biodiesel em produtos de valor agregado. As conclusões deste estudo demonstram que existe potencial para usar o farelo da mamona na alimentação de animais; como adubo, que possui a capacidade de recuperar áreas degradadas, e no controle de nematoides do solo. Além disso, verificou-se que a glicerina pode ser utilizada como combustível com alto poder calorífico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Coelho, Juliana Penteado, Marta Regina Lopes Tocchetto y Erny Lauro Meinhardt Júnior. "Centrais de triagem de resíduos (CTR): uma solução para o gerenciamento em municípios de pequeno porte". Revista Monografias Ambientais 13, n.º 2 (14 de marzo de 2014): 3019–25. http://dx.doi.org/10.5902/2236130810930.

Texto completo
Resumen
No Brasil, os resíduos sólidos urbanos (RSU) ainda são depositados em locais irregulares. Algumas estratégias de gerenciamento podem mudar este cenário, como a redução da geração e a reciclagem de materiais, com a consequente disposição em aterro apenas do rejeito. A construção e o gerenciamento de aterros por municípios de pequeno porte é sempre difícil por apresentarem limitações financeiras e técnicas. As Centrais de Triagem de Resíduos (CTR) se constituem em uma solução viável considerando a possibilidade de melhorar a segregação e valorização dos materiais. O material triado é encaminhado à reciclagem ou à disposição em aterro. Esta solução pode ser consorciada, possibilidade regulamentada na Política Nacional dos Resíduos Sólidos, Lei 12.305 (BRASIL, 2010). O contexto apresentado motivou o presente trabalho que foi realizado em parceria, UFSM e FEPAM Regional Santa Maria/GERSEN. O objetivo traçado foi desenvolver um estudo para viabilizar a implantação de CTR em municípios de pequeno porte. Para conhecermos o perfil de geração dos pequenos municípios foram analisadas duas regiões localizadas no centro do Estado do Rio Grande do Sul. Cada uma dessas regiões foi composta por seis municípios. Os resultados demonstraram que o resíduo oriundo das áreas rurais é essencialmente reciclável, pois a fração orgânica que é separada na origem é reaproveitada e utilizada para produção de adubo ou é misturada à alimentação de animais. Assim, a parcela coletada e encaminhada à central de triagem apresenta alto aproveitamento, considerando posterior envio às empresas de reciclagem. Por outro lado, o resíduo gerado pela população urbana carece de uma melhor separação, a fim de reduzir o desperdício de materiais enviados para aterro. Este estudo permite afirmar que a implantação de CTR reduz os custos de gerenciamento de resíduos para os municípios, especialmente os de pequeno porte, pois é uma oportunidade de agregar valor à fração coletada e reduzir o volume a ser encaminhado ao aterro. A organização do setor a partir das Centrais, possibilita a implantação de programas de coleta seletiva e de educação ambiental, além do atendimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Silva, Maria Susana, Lidiane Costa Macedo, João Antonio Belmino dos Santos, Jane De Jesus da Silveira Moreira, Narendra Narain y Gabriel Francisco da Silva. "Aproveitamento de co-produtos da cadeia produtiva do biodiesel de mamona DOI: 10.5585/exacta.v8i3.2260". Exacta 8, n.º 3 (16 de febrero de 2011): 279–88. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.v8i3.2260.

Texto completo
Resumen
Em virtude do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), a produção em escala comercial no semiárido brasileiro de culturas voltadas à produção de biodiesel vem aumentando e uma das consequências é a geração de resíduos que necessitam de destino econômico e ecologicamente viável. Os principais subprodutos da cadeia produtiva de biodiesel são a torta e/ou farelo e a glicerina. Neste trabalho, objetiva-se estudar as possibilidades de utilizar esses excedentes da produção de biodiesel em produtos de valor agregado. As conclusões deste estudo demonstram que existe potencial para usar o farelo da mamona na alimentação de animais; como adubo, que possui a capacidade de recuperar áreas degradadas, e no controle de nematoides do solo. Além disso, verificou-se que a glicerina pode ser utilizada como combustível com alto poder calorífico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Abreu, Luciana Barbosa de, Lourival Marin Mendes, José Reinaldo Moreira da Silva, Luana Elis de Ramos e. Paula y Fábio Akira Mori. "Avaliação de resíduos de painéis de madeira gerados por indústrias moveleiras para aproveitamento na confecção de pequenos objetos: estudo de caso". Ciência e Agrotecnologia 33, spe (2009): 1747–51. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000700008.

Texto completo
Resumen
A indústria moveleira produz uma quantidade de resíduos que, normalmente, é descartada no meio ambiente ou utilizada como combustível em caldeiras e similares, ou apenas queimada. Alternativas para utilização desses resíduos têm sido alvo de pesquisas, destacando-se a confecção de pequenos objetos, na forma de artesanato. Neste trabalho, objetivou-se avaliar os resíduos de indústrias do pólo moveleiro de Ubá/MG. No levantamento quantitativo, constatou-se que as empresas geraram resíduos dos mesmos tipos de painéis de madeira. Os resíduos mais comuns foram de aglomerado e MDF (Medium Density Fiber). Observou-se grande variabilidade das dimensões desses resíduos, principalmente em sua largura. Concluiu-se que alguns resíduos não apresentaram dimensões adequadas para a confecção de determinados objetos e que se torna necessária uma seleção prévia desses resíduos para direcioná-los a trabalhos mais minuciosos, de forma a viabilizar a sua utilização.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Rojas, Valquiria Maeda y Angela Maria Gozzo. "Extração e caracterização de gelatina de subprodutos suínos". Brazilian Journal of Food Research 8, n.º 2 (3 de noviembre de 2017): 98. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n2.4933.

Texto completo
Resumen
A carne suína representa aproximadamente 40% do total de carne consumida pelo homem, colocando-a como principal fonte de proteína animal na dieta da população. As questões relacionadas ao meio ambiente, como o aproveitamento dos resíduos industriais, consolidam-se como uma preocupação crescente, sendo a recuperação de subprodutos de abatedouros uma opção importante, além de economicamente rentável, contribuindo para diminuir os impactos no meio ambiente. Em busca de alternativas viáveis para aproveitar os subprodutos de origem animal, tem-se a produção de hidrolisados proteicos, extração de colágeno e gelatina. A gelatina é uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno animal, contido em ossos e peles, principalmente de suínos e bovinos. Neste estudo foram testados quatro métodos para extração de gelatina a partir do pé e couro provenientes de suínos, sendo dois deles selecionados para as caracterizações de umidade, proteínas, lipídeos, rendimento, força do gel, pH e viscosidade. As gelatinas obtidas apresentaram baixo teor de umidade e lipídeos, estando em conformidade com a legislação. As análises reológicas demonstraram que todas as gelatinas, tanto as extraídas do couro quanto as do pé, possuem comportamento pseudoplástico. Em relação ao teor proteico, estas apresentaram teores de 81 a 99% e Bloom de médio a alto (187 a 289g). Pode-se concluir que a gelatina extraída do couro obteve maiores teores proteicos e Bloom mais elevado, tanto em comparação com a gelatina obtida do pé suíno como as comparadas com a literatura, obtidas a partir de outras matérias primas animais, mostrando-se um ótimo meio de aproveitamento deste resíduo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Soares, Caroline Monique Tietz y Armin Feiden. "Balanço de massa de biodigestor modelo Bioköhler abastecido com dejetos de bovinocultura de leite". Holos Environment 19, n.º 3 (30 de julio de 2019): 441. http://dx.doi.org/10.14295/holos.v19i3.12337.

Texto completo
Resumen
As transformações dos sistemas de produção de animais têm originado avanços significativos ao setor. Entretanto, tais transformações têm provocado problemas ambientais, em razão da concentração e aumento de escala da atividade. Diante deste cenário, é de fundamentalmente importante a busca por novas alternativas para mitigar os problemas ambientais e também agregar valor aos resíduos gerados. Estudos voltados para a geração e o aproveitamento do biogás a partir desses resíduos tem ganhado cada dia mais relevância, mostrando-se como uma alternativa interessante. Este estudo teve como objetivo verificar o balanço de massa de um biodigestor modelo Bioköhler abastecido com dejetos de bovinocultura de leite. O experimento foi realizado em um biodigestor de 20 m3 localizado na Estação Experimental Antônio Carlos dos Santos Pessoa, pertencente à UNIOESTE – Campus de Marechal Cândido Rondon, no período de 03/08/2014 a 07/02/2015. Foram obtidos dados de densidade dos afluentes e efluentes, valores de sólidos totais, fixos e voláteis, volume de biogás produzido e teor de metano presente neste biogás. Os resultados indicaram que a capacidade média esperada de produção de biogás esteve em torno de 12 m3 por dia e obteve-se uma média de 57,33% de metano neste biogás. Houve remoção de sólidos voláteis e esta foi satisfatória.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Bringhenti, Lizandra, Claudio Cabello y Luiz Henrique Urbano. "Fermentação alcoólica de substrato amiláceo e hidrolisado enriquecido com melaço de cana". Ciência e Agrotecnologia 31, n.º 2 (abril de 2007): 429–32. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542007000200024.

Texto completo
Resumen
A farinha constitui um dos principais produtos da mandioca, e seu uso é muito difundido em todo o País. Durante o processamento da mandioca para a obtenção da farinha é gerado um resíduo sólido proveniente da decantação da manipueira, o qual é composto essencialmente por amido. Diante da importância do aproveitamento de resíduos agroindústrias para a geração de energia e como fonte de renda para as empresas, com este trabalho objetivou-se avaliar o efeito da adição de melaço (resíduo da produção de açúcar de cana) no preparo de soluções de amido para hidrólise enzimática e fermentação alcoólica. Os resultados obtidos demonstraram que a adição de melaço no resíduo amiláceo inicial em doses a partir de 10% levou a um aumento no teor de açúcares no mosto promovendo um aumento de 112% na produção de etanol, em relação ao substrato sem aditivo. Contudo, a seleção de leveduras adaptadas ao substrato faz-se necessária para um melhor rendimento em etanol.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cadis, Patricia y Jairo Afonso Henkes. "GESTÃO AMBIENTAL NA SUINOCULTURA: SISTEMA DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS POR UNIDADE DE COMPOSTAGEM". Revista Gestão & Sustentabilidade Ambiental 3, n.º 1 (28 de mayo de 2014): 117. http://dx.doi.org/10.19177/rgsa.v3e12014117-142.

Texto completo
Resumen
Os dejetos de suínos, até a década de 70, não constituíam fator preocupante, pois a concentração de animais, mesmo nas áreas de pequena propriedade rural, era pequena e o solo das propriedades tinha capacidade para absorvê-los, como adubo orgânico. A estrutura atual dos sistemas produtivos de suínos se baseia na concentração de animais em pequenas áreas, gerando grandes excedentes de dejetos, que demandam áreas relativamente grandes para o seu aproveitamento como fertilizante em lavouras e pastagens. Entretanto, os impactos da suinocultura sobre os recursos ambientais, principalmente sobre o solo e a água, são imensos, na medida em que as práticas produtivas tradicionais têm negligenciado a aplicação de medidas de conservação ambiental que a atividade requer. Duas condições adversas ampliam o desgaste ambiental produzido pela suinocultura de grande escala: o fato de a maior parte do rebanho estar concentrada sobre uma área geográfica relativamente pequena da região sul e oeste do Estado de Santa Catarina onde os impactos ambientais mais severos ocorrem justamente no primeiro elo da cadeia produtiva, a propriedade rural, no ambiente de pequenos produtores rurais, difusamente assentados e sempre carentes dos recursos necessários para a introdução de tecnologias avançadas de conservação ambiental. O presente trabalho apresenta como questão central: O tratamento de resíduos pelo método de compostagem de dejetos suínos, podendo representar uma alternativa para a solução da contaminação ambiental nas regiões com problemas de alta concentração da produção de suínos principalmente para pequenas propriedades rurais? O objetivo do trabalho é analisar o sistema de tratamento de resíduos pelo método da compostagem de dejetos suínos no Estado de Santa Catarina. A alternativa de tratamento de dejetos de suínos pelo processo de compostagem é extremamente importante e segura, pode ser tecnicamente aplicada para as regiões de pequenas propriedades, com alta concentração populacional de suínos e pouca área agrícola disponível, sendo viável para a maioria dos produtores, desde que adequados os dimensionamentos aos volumes de dejetos gerados pela produção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Gabriel, Andrea Maria de Araújo, Euclides Reuter de Oliveira, Willian Da Silva Gouvea, Elaine Barbosa Muniz, Érika Rosendo de Sena Gandra, Jefferson Rodrigues Gandra, Adrielly Aparecida do Carmo, Thaís Lemos Pereira, Nara de Medeiros Pordeus y Gisele Rodrigues de Oliveira Santos. "Utilização de forragens oriunda da horta orgânica na criação de coelhos". REALIZAÇÃO 6, n.º 11 (7 de noviembre de 2019): 05–13. http://dx.doi.org/10.30612/re-ufgd.v6i11.8792.

Texto completo
Resumen
A criação de coelhos pode ser considerada uma atividade que pode trazer benefícios econômicos e ambientais a quem busca ser autosustentável. Esta ação extencionista propôs implantar criação de coelhos em uma perspectiva estratégica de diversificação em propriedades rurais. Para tanto, foi incentivada a criação de coelhos em grupos formados na comunidade de assentados localizado no Assentamento Areias, município de Nioaque-MS e na Escola Familiar Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues-EFAR/COAAMS, pertencente ao município de Maracaju – MS. Estes grupos desenvolvem horticultura com base nas técnicas da produção orgânica, onde existem sobras de hortaliças. Com os resíduos das hortas, parte foi utilizada como alimento para os animais. Assim, via Universidade Federal da Grande, Dourados, foram doados coelhos da raça nova Zelândia ou mestiços, após desmame, com idade média de 45 a 60 dias. Foram efetuados acompanhamento mensal e orientações teóricas e práticas empregadas na atividade, feitas discentes, docentes da UFGD e técnicos da APOMS que orientaram a produção de hortaliças. As instalações para a criação foram rústicas, com as coelheiras, suspensas, feitas de sobras de madeira e os utensílios, mínimo necessário, de plástico. A alimentação dos animais foi constituída de ração e forragem e parte das hortaliças. Dentro de uma perspectiva de diversificação em propriedades rurais, a atividade cunícula se evidencia com grande potencial, visto seus benefícios relacionados à baixa necessidade de espaço, ao aproveitamento de resíduos, impacto ambiental reduzido, fonte rica de proteína e complementaridade com outras atividades. Vale ressaltar ainda que sistema recomendado, o manejo e a linguagem utilizada devem ser adaptados à realidade do público a ser atingido, diferenciando-se do preconizado para uma criação comercial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Brochier, Mariana Augusta y Sérgio Carvalho. "Aspectos ambientais, produtivos e econômicos do aproveitamento de resíduo úmido de cervejaria na alimentação de cordeiros em sistema de confinamento". Ciência e Agrotecnologia 33, n.º 5 (octubre de 2009): 1392–99. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000500028.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se com este trabalho avaliar a geração e o poder poluente do resíduo úmido de cervejaria e determinar aspectos produtivos e a economicidade do uso desse resíduo em substituição ao alimento concentrado na alimentação de cordeiros confinados em fase de terminação. Foram utilizados 25 cordeiros, machos, não-castrados, da raça Texel, oriundos de parto simples, desmamados aos 69 dias de idade em média. Foram avaliados cinco níveis de substituição do alimento concentrado por resíduo úmido de cervejaria, sendo 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. Os cordeiros foram abatidos, após um período experimental de 77 dias. Foram gerados 132,02 kg de resíduo úmido de cervejaria para cada 100 kg de grão de cevada utilizada como matéria-prima. O resíduo úmido de cervejaria foi classificado como Classe IIA e apresentou valores para pH de 4,63, para DBO5 de 659 mg O2 L-1 e para DQO de 10.769,9 mg O2 L-1, revelando que o resíduo avaliado possui alta carga poluidora. Verificou-se efeito quadrático sobre o consumo de matéria seca e linear decrescente sobre o ganho de peso diário e o peso de carcaça fria com o aumento do nível de resíduo úmido de cervejaria. A análise econômica mostrou haver redução linear no custo da alimentação dos animais com o aumento da quantidade de resíduo de cervejaria nas dietas. Contudo, não foi verificado efeito do nível de inclusão do resíduo de cervejaria sobre o lucro relacionado à venda dos animais vivos ou à venda das carcaças.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Manfron, Melânia Palermo y Antonio Joaquim de Oliveira. "APROVEITAMENTO DO SORO DE QUEIJO PARA PRODUÇÃO DE METANO". Ciência Rural 21, n.º 1 (abril de 1991): 117–27. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84781991000100012.

Texto completo
Resumen
RESUMO O objetivo deste trabalho foi estudar a viabilidade da produção de metano através da utilização do soro oriundo da fabricação de queijos, bem como avaliar o comportamento de bactérias metanogênicas. Os biodigestores foram alimentados com soro de queijo, sem correção de pH, nas proporções de 1%, 5% e 10% do seu volume nominal e mantidos a 35° C. Foram utilizados cinco tempos de retenção (TR) e quatro sistemas de alimentação para tempos diferentes de adição de substrato. No 1° TR e 2° TR, o soro foi adicionado aos biodigestores em intervalos de 24 horas. No 3° TR a carga foi dividida em três alimentações e adicionada aos biodigestores em intervalos de 8 horas. No 4° TR foram realizadas oito alimentações diárias dos biodigestores, em intervalos constantes de 2 horas. No 5° TR a carga orgânica foi dividida em cinco alimentações diárias, em intervalos de 3 horas e 36 minutos. Os resultados do presente trabalho mostram que as condições de anaerobiose foram afetadas pelos sistemas de alimentação dos biodigestores, mas que é possível tratar os resíduos de indústria de laticínios, como o soro de queijo, por digestão anaeróbica, com produção de biogás. A máxima produção de metano foi obtida com a concentração de 5% para o sistema de três alimentações diárias mas não houve, por outro lado, diferença estatisticamente significativa para os demais tratamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Mattar, Eduardo Pacca Luna, Elízio Ferreira Frade Júnior y Eliane de Oliveira. "Caracterização físico-química de cinza de osso bovino para avaliação do seu potencial uso agrícola". Pesquisa Agropecuária Tropical 44, n.º 1 (marzo de 2014): 65–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1983-40632014000100003.

Texto completo
Resumen
A fabricação de cinza de osso bovino é um processo de baixo custo e fácil execução, que pode ser adotado para o aproveitamento de resíduos animais, em locais com indisponibilidade de infraestrutura, como as unidades de produção familiar. Este estudo objetivou descrever o processo de fabricação de cinza de osso e caracterizar parâmetros físicos e químicos do material resultante, para fins de adubação orgânica. Foi realizado experimento com três repetições, no qual foi avaliado o rendimento do processo de fabricação da cinza de osso bovino, bem como a densidade, capacidade de retenção de água, pH do material resultante após a queima e teores de cálcio total, cálcio solúvel em água, fósforo total e fósforo solúvel em ácido cítrico e em citrato de amônio. O processo obteve rendimento médio de 24,4% e a cinza de osso bovino apresentou 33,07% de teor de cálcio total, 15,6% de fósforo total, 10,4% de fósforo solúvel em ácido cítrico, pH de 9,94, densidade de 0,89 g cm-3 e capacidade de retenção de água de 73,3%. A cinza de osso bovino apresentou características promissoras, tendo potencial para servir como fonte de fósforo e cálcio, para uso na adubação orgânica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Sales, Paloma Santa Cruz de, Tainã Crísia De Souza Fonseca, Felipe André Pereira da Cunha Amaral y Carlos Alberto Alves da Silva. "Produção de lipase por Cunninghamela echiculata UCP 1308 através de fermentação submersa utilizando diferentes meios de produção". Engevista 19, n.º 5 (4 de diciembre de 2017): 1340. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v19i5.973.

Texto completo
Resumen
As lipases são enzimas capazes de realizar a hidrólise de ácidos graxos, o que é muito importante nas indústrias. Podem ser produzidas por animais, vegetais e micro-organismos. Várias maneiras de cultivo desta enzima têm sido desenvolvidas, modificando os tipos de micro-organismos produtores, tipos de substrato e processos de fermentação. Dentre os fungos capazes de produzir lipase, a Cunninghamella echinulata se destaca por se desenvolver e produzir a enzima em condições adversas. Frequentemente, uma das formas de aproveitamento de resíduos agroindustriais tem sido a produção dessa enzima que é de interesse industrial, seja para baixar os custos de produção, seja para dar utilidade a tais rejeitos. Neste trabalho foi estudada a produção de lipases a partir de cepas do fungo Cunninghamella echinulata, utilizando 4 meios diferentes para produção de lipase, usando as amostras, denominadas UCP 060, UCP 1299, UCP 1308 isoladas da Caatinga de Pernambuco. Os ensaios de produção ocorreram a 150 rpm, 28ºC, durante 168 h. Os resultados evidenciaram que o melhor meio testado foi o meio 4, com a amostra UCP 1308, com uma produção de 5,84 U/mL de lipase.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Giacomini, Sandro José, Celso Aita, Claudia Pozzi Jantalia y Segundo Urquiaga. "Aproveitamento pelo milho do nitrogênio amoniacal de dejetos líquidos de suínos em plantio direto e preparo reduzido do solo". Pesquisa Agropecuária Brasileira 44, n.º 7 (julio de 2009): 761–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2009000700017.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar o aproveitamento do N amoniacal de dejetos líquidos de suínos (DLS) pela cultura do milho (Zea mays). O experimento foi conduzido em Argissolo Vermelho distrófico arênico. Os tratamentos avaliados consistiram da aplicação ou não de DLS sobre resíduos culturais de aveia, em plantio direto e preparo reduzido do solo. Para quantificar o destino do N amoniacal aplicado, a fração amoniacal dos DLS foi enriquecida com (15NH4)2SO4 . O aproveitamento do N amoniacal dos DLS pelo milho foi de apenas 15,3% e não diferiu com o uso do DLS em plantio direto ou em preparo reduzido do solo. Na maturação fisiológica do milho, a quantidade de 15N dos DLS recuperada no solo, até a profundidade de 120 cm, e na planta (parte aérea+grãos+raízes) correspondeu a 49,6% do 15N aplicado. A fração de N orgânico dos DLS e a matéria orgânica do solo foram as principais fontes de N para a cultura do milho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Vitti, André Cesar, Henrique Coutinho Junqueira Franco, Paulo Cesar Ocheuze Trivelin, Danilo Alves Ferreira, Rafael Otto, Caio Fortes y Carlos Eduardo Faroni. "Nitrogênio proveniente da adubação nitrogenada e de resíduos culturais na nutrição da cana-planta". Pesquisa Agropecuária Brasileira 46, n.º 3 (marzo de 2011): 287–93. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2011000300009.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a recuperação, pela cana-planta, do nitrogênio (15N) proveniente da ureia e de resíduos culturais da palhada e do sistema radicular da cultura da cana (Saccharum spp.) incorporados ao solo. O experimento foi instalado na safra de 2005/2006, com a cultivar SP81-3250. No plantio, foram instaladas microparcelas de 1,5x2 m, em que aplicaram-se doses equivalentes a 80 kg ha-1 de N (ureia com 5,05% de 15N) e 14 Mg ha-1 de resíduos culturais, dos quais 9 Mg ha-1 de palhada (PA) e 5 Mg ha-1 de sistema radicular (SR), marcados com 15N (1,07 e 0,81% de 15N, respectivamente). Durante o ciclo da cultura, determinou-se o acúmulo total de N da planta. Embora o aproveitamento do N oriundo da mineralização dos resíduos culturais (PA e SR) pela parte aérea tenha aumentado expressivamente com o tempo, esta fonte pouco contribuiu para a nutrição da cultura. A recuperação pela cana-planta de 15N-ureia, 15N-PA e 15N-SR foi de 30,3±3,7%, 13,9±4,5% e 6,4±0,9% respectivamente, o que representa 15,9, 4,7 e 1,4% do nitrogênio total acumulado pela parte aérea da cultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Gandra, Érika Rosendo de Sena, Jean Kaique Valentim, Andrea Maria De Araújo Gabriel, Euclides Reuter De Oliveira, Orlando Filipe Costa Marques, Adrielly Aparecida Do Carmo, Elaine Barbosa Muniz, Danielle Sabrina Manganelli Pereira, Natalia Alvarenga Da Silva y Jefferson Rodrigues Gandra. "Rabbit breeding as a sustainable production alternative in the Itamarati/MS Settlement". RealizAção 8, n.º 15 (16 de agosto de 2021): 81–91. http://dx.doi.org/10.30612/realizacao.v8i15.13031.

Texto completo
Resumen
Os resíduos energéticos oriundos da pecuária representam um recurso valioso e disponível para o setor agronômico, principalmente na agricultura orgânica, que demanda fertilização não química. Dessa forma os dejetos dos animais, quando utilizados de maneira apropriada, tem o potencial de vir a substituir os fertilizantes comumente utilizados devido a sua valiosa composição nutricional para os vegetais. A cunicultura é uma atividade que apresenta vários benefícios, coprodutos e subprodutos, como suas fezes que podem ser transformados em substratos orgânicos utilizados para adubação. Com intuito de verificar o aproveitamento destes dejetos, estes foram coletado da criação de coelhos implementada no Núcleo de Agroecologia do Assentamento Itamarati com a doação de fêmeas aptas à reprodução, oriundos da Fazenda Experimental de Ciências Agrárias da UFGD e foi dada ênfase a compostagem dos dejetos para serem usados na horta. Foi realizado um acompanhamento da produção do assentamento de janeiro a abril de 2020 e os animais continuam recebendo diariamente hortaliças como complemento em sua alimentação e já foi efetuada a coleta de dejetos e compostagem. Pode-se observar que a cunicultura ganha extrema importância social e ambiental, pois pode contribuir para melhoria da alimentação da população, pois, além de oferecer uma fonte proteica de alta qualidade nutricional oriunda de sua carne, por meio compostagem de restos orgânicos produzidos pela criação, viabiliza a produção de hortaliças de modo orgânico. O esterco oriundo da produção de coelhos se mostrou altamente eficiente para produção de vegetais em sistema agroecológico, garantindo maior sustentabilidade no ciclo de produção animal e vegetal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Da Silva, Antônio Jakcson Miranda, Valci Ferreira Victor, Humberto Rodrigues Macedo, Lohuana Alice Silva Morais y Mércia Gontijo Gonçalves. "Estudo de viabilidade de usina de biogás para geração de energia elétrica em Sítio Novo do Tocantins". Revista Sítio Novo 5, n.º 3 (1 de julio de 2021): 6. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2021.v5.i3.6-15p.

Texto completo
Resumen
<span>No mundo, as necessidades energéticas, bem como a disponibilidade de fontes potenciais de geração de energia elétrica, tornam-se evidentes à medida que novas fontes de energia elétrica são descobertas e investimentos são canalizados para a ampliação e diversificação da matriz energética local. O aproveitamento da energia solar na geração fotovoltaica é um exemplo dessa realidade</span><span>. Outro<span> exemplo se observa no uso de biogás para geração de energia elétrica na região amazônica: as condições favoráveis quanto ao insumo e as dificuldades para eletrificação rural tornam a proposta ainda mais promissora. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é a elaboração de um estudo de viabilidade para implantação de um biodigestor para a produção de energia elétrica a partir de dejetos suínos. No estudo é realizada a determinação da quantidade de animais, dejetos, resíduos sólidos, biogás e de energia elétrica que pode ser gerada para uma planta na Fazenda Bom Jesus, localizada no município de Sítio Novo do Tocantins, Brasil. A metodologia descrita no trabalho permite a elaboração e subsequente implantação de projetos de biodigestores para outras necessidades. A viabilidade para implantação desta proposta em uma granja suína é comprovada ao final do trabalho.</span></span>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Melloni, Rogério, Francisca Alcivânia de Melo Silva, Fátima Maria de Souza Moreira y Antônio Eduardo Furtini Neto. "Pó de forno de aciaria elétrica na microbiota do solo e no crescimento de soja". Pesquisa Agropecuária Brasileira 36, n.º 12 (diciembre de 2001): 1547–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2001001200012.

Texto completo
Resumen
Devido à grande produção de resíduos de siderurgia, tem sido indicado seu aproveitamento na agricultura como fonte alternativa de micronutrientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da aplicação do pó de forno de aciaria elétrica na microbiota de solos e sua potencialidade no fornecimento de micronutrientes à soja. O experimento foi realizado em casa de vegetação, com delineamento inteiramente ao acaso, com dois tipos de solo (Latossolo Vermelho-Amarelo (LVA) e Latossolo Vermelho (LV)) e quatro doses de pó de aciaria elétrica (0, 0,75, 1,50 e 3,00 g vaso-1 equivalendo a 0, 1, 2 e 4 t ha-1), com quatro repetições. Os solos foram corrigidos e fertilizados antes da adição do resíduo e semeadura de soja inoculada, em vasos de plástico de 1,5 L (duas plantas por vaso). Na floração, coletaram-se as plantas e amostras de solo de todos os tratamentos, para determinação da matéria seca da parte aérea e raízes, teores foliares de B, Cu, Fe, Mn, Zn, Cd e Pb, número de nódulos e sua matéria seca, atividade da nitrogenase dos nódulos, presença de diazotróficos associativos, respiração microbiana, C-biomassa microbiana e qCO2. Há respostas diferenciadas das comunidades microbianas dos solos LVA e LV ao resíduo de siderurgia aplicado, e essas comunidades demonstram maior sensibilidade ao efeito do resíduo de siderurgia do que os parâmetros de crescimento e nodulação da soja. O resíduo de siderurgia apresenta potencial de utilização como fonte de Zn à cultura da soja, nas doses de 0,5 e 1,4 t ha-1 em relação ao LVA e LV, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Bilotta, Patrícia y Bárbara Zanicotti Leite Ross. "Estimativa de geração de energia e emissão evitada de gás de efeito estufa na recuperação de biogás produzido em estação de tratamento de esgotos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 21, n.º 2 (20 de junio de 2016): 275–82. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016141477.

Texto completo
Resumen
RESUMO: O aproveitamento do biogás proveniente do tratamento de esgoto doméstico, de dejetos animais e da disposição de resíduos sólidos é uma alternativa de geração de energia elétrica com grande potencial de expansão no Brasil. O objetivo deste trabalho foi quantificar a energia fornecida pelo biogás gerado em uma estação de tratamento de esgotos (ETE) e estimar a emissão evitada de gases de efeito estufa (GEEs) com a recuperação do biogás. A ETE analisada possui vazão 33.220,8 m3.d-1 e DQO afluente 14.617,1 kg.d-1 e atende a cerca de 190.000 habitantes. Foram utilizados dados de monitoramento de agosto de 2012 a março de 2013 para quantificar os seguintes parâmetros: demanda química de oxigênio (DQO) convertida em biomassa; sulfato convertido em sulfeto; DQO convertida em metano; perdas de metano (fase líquida e gasosa); potencial energético disponível; potência elétrica disponível; emissão evitada de metano. Os seguintes resultados foram obtidos: eficiência média de tratamento de 65,6%; produção de metano de 1.427,2 m3.d-1; energia elétrica média disponível de 65.280,3 kWh.mês-1 (59% da demanda média mensal de energia da estação); emissão real evitada de metano de 946,2 kgCH4.d-1 e 17.192,6 kgCO2 eq.d-1 (potencial de aquecimento global - PAG - do CH4=21). Pode-se concluir que a recuperação do biogás na ETE Santa Quitéria resultaria em benefícios econômicos e ambientais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Carvalho, Sérgio, Cleber Cassol Pires, Tatiana Pfüller Wommer, Jusecleia Ferreira Lopes, Camila Ornelas Mônego y Veronica Milanesi Pilecco. "ECONOMICIDADE E DESEMPENHO PRODUTIVO DE CORDEIROS CONFINADOS SUBMETIDOS A DIETAS COM RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS". Ciência Animal Brasileira 17, n.º 1 (marzo de 2016): 36–44. http://dx.doi.org/10.1590/1089-6891v17i119806.

Texto completo
Resumen
Resumo Avaliou-se o aproveitamento de resíduos agroindustriais na terminação de cordeiros em sistema de confinamento. Utilizaram-se 12 cordeiros, machos, não castrados, da raça Texel, distribuídos aleatoriamente nos tratamentos compostos por diferentes resíduos incluídos na proporção de 30% da matéria seca da dieta total, sendo: casca de soja, quirera de arroz ou pó de malte de cervejaria. Os cordeiros foram confinados por 70 dias e abatidos com aproximadamente 40 kg de peso corporal. Para a análise econômica da alimentação fornecida, foram considerados os preços de mercado obtidos na região do estudo para os ingredientes das rações e peso vivo dos cordeiros. O consumo de carboidratos não fibrosos foi superior (P<0,01) nos cordeiros que receberam quirera de arroz. Não foi verificada diferença em relação ao consumo de matéria seca entre os tratamentos. O ganho de peso diário e o ganho de peso total foram superiores (P<0,05) nos cordeiros que receberam quirera de arroz. O lucro obtido foi superior (P<0,01) quando se utilizou pó de malte de cervejaria (R$ 1,89/kg de ganho de peso vivo) comparado com casca de soja (R$ 0,96/kg de ganho de peso vivo) e quirera de arroz (R$ 1,15/kg de ganho de peso vivo). A utilização de pó de malte de cervejaria proporciona menor custo de alimentação quando comparada com a utilização de casca de soja ou quirera de arroz, mostrando ser uma boa alternativa para terminação de cordeiros em sistema de confinamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Mendonça, Zaine Lyra, Ana Lúcia Bezerra Candeias, Vanice Fragoso Selva, Marlene Maria Silva, Gilberto Gonçalves Rodrigues y Simone Machado Santos. "Aspectos Sanitários e de Uso da Água em Pequenas Comunidades Rurais do Semiárido Pernambucano (Aspects of Sanitation and Use of Waterin Small Rural Communities of Pernambuco’s Semiarid)". Revista Brasileira de Geografia Física 5, n.º 5 (6 de enero de 2013): 1191. http://dx.doi.org/10.26848/rbgf.v5i5.232897.

Texto completo
Resumen
Este trabalho mostra os resultados de uma pesquisa sobre as condições sanitárias de algumas comunidades rurais, situadas no alto trecho do rio Pajeú, semiárido pernambucano. Nos períodos de estiagem, os açudes e poços são as fontes de águas mais utilizadas para o abastecimento das cisternas, equipamento de reservação presente em 100% das residências visitadas. As águas de três dessas fontes foram classificadas como doces, de acordo com a legislação em vigor.A forma de tratamento mais usada para as águas de consumo doméstico foi a aplicação de hipoclorito. Quanto aos resíduos gerados pelas famílias, onde a coleta pública municipal não está presente, o principal destino dos resíduos é a queima a céu aberto. Os dejetos de animais são, em sua maioria, utilizados como fertilizantes, embora tenha sido observada a presença desses resíduos em algumas nascentes. De forma geral, as principais práticas sanitárias encontradas nas comunidades visitadas, em sua maioria, são caracterizadas pela individualidade, devido à ausência de serviços públicos coletivos. Algumas práticas, como a queima de resíduos sólidos é diretamente nociva à saúde das pessoas, além de poder se constituir em uma importante fonte de poluição, à medida que a população e a quantidade de resíduos aumentam. Por outro lado, as famílias entrevistadas apresentaram certo nível de conhecimento quanto à necessidade de descontaminação da água usada para beber e cozinhar, e o aproveitamento agrícola dos nutrientes contidos nos dejetos de animais.Palavras-chave: saneamento básico; comunidades rurais; semiárido. Aspects of Sanitation and Use of Waterin Small Rural Communities of Pernambuco’s Semiarid ABSTRACTThis article shows the results of a research about the health conditions of some rural communities, located on the upper course of Pajeú River, in the semiarid region of Pernambuco State, Brazil. In periods of drought, dams and wells are the most used sources of water for the supply of cisterns, which are tanks or containers, for storing or holding water that are present in 100% of the visited homes. The water from three of those sources was classified as freshwater, according to the legislation. The most widely used form of treatment of water for domestic consumption was the use of hypochlorite. The waste generated by households where the municipal public collection is not available is, most of the time, burned in the open air. Animal manure is commonly used as fertilizer, although its presence has also been observed in some river sources. Overall, the main sanitary practices found in the communities visited are, in their majority, characterized by individuality, due to the absence of collective public services. Some practices, such as burning solid waste, is directly harmful to people's health, and can constitute an important source of pollution, as the population and the amount of waste increase. On the other hand, the families that were interviewed had some level of knowledge on: (i) the need for decontamination ofwater used for drinking and cooking; and (ii) the use of the nutrients contained in animal manure in agriculture.Keywords: sanitation; rural communities; semiarid.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Oliveira, Aldeni Melo de, Giovanne Tavares Ferreira y Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen. "Estufa com aquecimento suplementar: um estudo avaliativo para agricultura familiar a partir da compostagem sustentável de pelos e estercos". Revista Insignare Scientia - RIS 3, n.º 4 (20 de noviembre de 2020): 400–416. http://dx.doi.org/10.36661/2595-4520.2020v3i4.11826.

Texto completo
Resumen
Este artigo analisou a problemática do destino dado aos pelos e estercos de gatos e cães domésticos e a produção de energia elétrica alternativa. Compreende-se que esta investigação apresenta responsabilidade sustentável nessa ação, por propor ideias alternativas e inovadoras para utilização de pelos e estercos liberados por animais que se encontram em muitas residências, como adubo fertilizante e substrato especial para o processo de agricultura sustentável. Objetivou-se neste estudo, construir uma composteira com técnicas sustentáveis, que permita transformar pelos e estercos de gatos e cães em matéria orgânica com fins agrícola, e gerar energia fotovoltaica. Metodologicamente, apresentou uma abordagem quali-quantitativa, com caráter descritivo e exploratório. A investigação ocorreu com alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental II em uma escola estadual do município de Macapá/AP. Foi analisada a construção de estufa com aquecimento suplementar e observação do crescimento de alface. A estufa permitiu o aquecimento e a utilização dos resíduos orgânicos em seu local de produção. Foi obtida nova forma de aproveitamentos de pelos e estercos de gato e cães, com energia fotovoltaica como fruto de técnicas sustentáveis, resolvendo uma questão socioambiental, com a apropriação de diferentes olhares para tais resíduos, com sensibilidade ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Lange, Anderson, Isabela Rodrigues Bologna, Carlos Eduardo Faroni y Paulo Cesar Ocheuze Trivelin. "Aproveitamento pelo trigo do nitrogênio residual da crotalária (Crotalaria juncea) e da uréia aplicado ao solo em cultivo precedente". Ciência Rural 39, n.º 6 (septiembre de 2009): 1715–20. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782009000600013.

Texto completo
Resumen
O cultivo de adubos verdes no sistema produtivo tem por objetivo o fornecimento de nitrogênio ao solo. Porém, muitas vezes os benefícios não são a curto prazo. Nesse sentido, acompanhar a taxa de fornecimento de nitrogênio proveniente dos resíduos ao longo dos anos se faz necessário. O objetivo do trabalho foi avaliar o aproveitamento do nitrogênio residual no solo do adubo verde (Crotalaria juncea L.)-15N e da uréia-15N, em fertilização conjugada e separada, no segundo ano de cultivo pelo trigo (Triticum aestivum L.). O experimento foi desenvolvido em vasos com 4kg de solo (Latossolo Vermelho distrófico típico), em delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. As quantidades de 15N residual do primeiro cultivo eram: Uréia-15N (11,2mg kg-1 de 15N); Crotalária juncea-15N (85mg kg-1de 15N); Uréia-15N+crotalária (19,8mg kg-1 de 15N); Crotalária juncea-15N+uréia (81,6mg kg-1de 15N); Controle (sem adição de fontes de N). Todos os tratamentos receberam 36mg kg-1 de N-uréia (sem marcação) em cobertura. Foram avaliados a recuperação do 15N residual das fontes, a massa de matéria seca, a concentração e o conteúdo de N nas plantas. A recuperação do N-uréia residual aplicado isoladamente foi superior quando comparada à recuperação do N-crotalária ou crotalária mais uréia, sem, contudo, influenciar o acúmulo de massa e a nutrição das plantas de trigo. No sistema solo-planta, a porcentagem de recuperação do N-crotalária foi igual ao N-uréia. Após dois anos de cultivo do solo em vasos sem aparentes perdas por percolação e lixiviação, em torno de 26% do N-uréia e 75% do N-crotalária aplicados no primeiro cultivo ainda se encontram no solo, evidenciando o benefício da incorporação de adubo verde no fornecimento de N gradativamente ao sistema.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Antoniolli, Zaida Inês, Gerusa Pauli Kist Steffen y Ricardo Bemfica Steffen. "Utilização de casca de arroz e esterco bovino como substrato Eisenia fetida Savigny (1826)". Ciência e Agrotecnologia 33, n.º 3 (junio de 2009): 824–30. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-70542009000300022.

Texto completo
Resumen
A utilização de minhocas, principalmente para a alimentação animal, vem sendo adotada e estudada, pois esses organismos apresentam em sua constituição vitaminas e aminoácidos. Entre os materiais possíveis de serem utilizados na minhocultura, atualmente incentiva-se o aproveitamento de resíduos agroindustriais de alta disponibilidade, como a casca de arroz no Rio Grande do Sul. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar a eficiência de substratos à base de casca de arroz e esterco bovino na multiplicação e produção de biomassa de minhocas (Eisenia fetida). A população de minhocas foi avaliada quanto ao número de cocons, ao índice de multiplicação (população final/população inicial) e à biomassa de minhocas frescas e secas. A avaliação foi realizada aos 60 dias após a instalação do experimento, com quatro repetições. A análise estatística dos resultados mostrou que a inclusão de casca de arroz favoreceu o desenvolvimento e a taxa de reprodução das minhocas. A maior biomassa de minhocas foi obtida nos tratamentos: 50% casca de arroz inteira e 50% esterco bovino, esterco bovino mais casca de arroz inteira tratada com hidróxido de amônio a 20 e 40%, e esterco bovino mais casca de arroz moída tratada com hidróxido de sódio a 10 e 40%. Conclui-se que a adição de casca de arroz ao esterco bovino favorece a multiplicação e o desenvolvimento de E. fetida.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Lopes, Paulo Rogério, Keila Cássia Santos Araújo, Roberta Cristina Da Silva, Jonas Pereira Da Silva y Sonia Maria Pessoa Pereira Bergamasco. "Agroecologia e processos de transição no assentamento rural Santa Helena". Retratos de Assentamentos 20, n.º 2 (6 de julio de 2017): 125. http://dx.doi.org/10.25059/2527-2594/retratosdeassentamentos/2017.v20i2.283.

Texto completo
Resumen
A agricultura convencional, pautada nos usos de agroquímicos, máquinas de grande porte, sementes transgênicas e simplificação dos ambientes tem se mostrado cada vez mais insustentável, devido o alto custo de produção, associado à elevada dependência dos recursos externos à propriedade (insumos), resistência das pragas aos agrotóxicos, perda da fertilidade dos solos, ausência de biodiversidade funcional nos agroecossistemas, sendo energeticamente, socialmente, economicamente, ambientalmente e politicamente insustentável. O objetivo principal da pesquisa consistiu em colaborar com a transição agroecológica do assentamento rural Santa Helena, localizado no munícipio de São Carlos/SP, mediante uma problematização participativa da realidade local e a construção de estratégias de desenvolvimento rural sustentável junto a comunidade, sob a ótica da Agroecologia (diálogo de saberes e extensão agroecológica dialógica contextualizada). Por meio de um diagnóstico participativo e dialógico com a comunidade local, alicerçado nos pressupostos da pesquisa participante verificou-se a necessidade de aumentar os níveis de segurança alimentar das famílias assentadas, autossuficiência e resiliência dos agroecossistemas, práticas agrícolas sustentáveis, rentabilidade financeira e maior adaptabilidade dos sistemas produtivos. Portanto, realizou-se a construção e implantação de arranjos produtivos sustentáveis em mais de 50% dos lotes do assentamento. Foram inseridas seis novas áreas de sistemas agroflorestais biodiversos (SAFs), contendo mais de 60 espécies cada área (espécies arbóreas nativas, frutíferas, anuais, leguminosas herbáceas e arbustivas) e duas áreas, contendo lavouras convencionas de café, foram enriquecidas com espécies sombreadoras (leguminosas nativas), frutíferas perenes, plantas anuais e leguminosas herbáceas/arbustivas. Com o intuito de fomentar a disseminação das práticas agroecológicas de manejo agrícola no assentamento todas as atividades de desenhos dos arranjos, implantação e monitoramento dos SAFs foram idealizadas e realizadas com a participação efetiva de toda comunidade, no formato de oficinas. As principais atividades práticas de cunho agroecológico realizadas com a comunidade para a transição das unidades produtivas foram: cobertura viva do solo, com o manejo adequado das ervas espontâneas e cultivo de plantas destinadas à adubação verde (crotalária e feijão guandu); cobertura morta (adição de folhas secas, palhas e restos vegetais) sobre as linhas das culturas agrícolas; cercas vivas, que são quebra-ventos formados por plantas que protegem as plantações contra rajadas de ventos; plantio consorciado de espécies, que consiste na associação de duas ou mais plantas cultivadas na mesma área; policultivos ou SAFs; adubação orgânica feita com adubos compostados (aproveitamento de resíduos vegetais e animais para produção de compostos orgânicos); integração da produção vegetal com a produção animal, com a inserção de plantas sombreadoras nas pastagens e utilização dos estercos dos animais nas adubações dos cultivos; plantio de plantas repelentes de insetos pragas e aumento da biodiversidade dos lotes com inserção de plantas atrativas de polinizadores e inimigos naturais de pragas (parasitoides e predadores que realizam o controle biológico).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Mendonça, Anny Key De Souza y Antonio Cezar Bornia. "APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS: ANÁLISE DAS POLITICAS PUBLICAS". MIX Sustentável 5, n.º 2 (5 de julio de 2019): 109–22. http://dx.doi.org/10.29183/2447-3073.mix2019.v5.n2.109-122.

Texto completo
Resumen
A geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos é uma realidade no Brasil, embora ainda pouco representativa. Os resíduos sólidos urbanos são em geral encaminhados para aterros sanitários, aterros controlados e muitas vezes encaminhados a lixões a céu aberto sem nenhum monitoramento, controle ou aproveitamento.Este artigo tem como objetivo levantar o potencial das usinas de geração de energia elétrica com resíduos sólidos urbanos no Brasil e das políticas públicas voltada ao seu aproveitamento energético. O aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos se insere dentro das questões estratégicas de desenvolvimento sustentável, já que visa encontrar soluções ambientalmente seguras, socialmente adequadas e economicamente viáveis e eficientes para sua destinação e aproveitamento. Os resultados da pesquisa mostram que muitos municípios foram impulsionados pela implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, através da Lei nº 12.305/2010, e implantaram aterros sanitários para a destinação final dos resíduos urbanos, além de criar cooperativas de reciclagem, bem como, em muitos municípios e capitais, se faz o gerenciamento e aproveitamento energético dos resíduos urbanos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Perin, Adriano, Ricardo Henrique Silva Santos, Segundo Urquiaga, José Guilherme Marinho Guerra y Paulo Roberto Cecon. "Efeito residual da adubação verde no rendimento de brócolo (Brassica oleraceae L. var. Italica) cultivado em sucessão ao milho (Zea mays L.)". Ciência Rural 34, n.º 6 (diciembre de 2004): 1739–45. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782004000600011.

Texto completo
Resumen
Os objetivos deste trabalho foram avaliar o efeito residual do cultivo isolado e consorciado dos adubos verdes crotalária (Crotalaria juncea) e milheto (Pennisetum americanum) sobre a transferência de Nitrogênio (N) e produção de brócolo, em sucessão ao milho, na ausência e presença da adubação de 150kg ha-1 de N. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso com parcelas subdivididas e quatro repetições. Os tratamentos da parcela constaram do pré-cultivo dos adubos verdes crotalária, milheto, crotalária + milheto e vegetação espontânea. Na subparcela, os tratamentos foram 150kg ha-1 de N e testemunha (ausência de N-fertilizante no brócolo). A sucessão envolveu o cultivo dos adubos verdes (26/09/2001 a 03/12/2001), seguido pelo cultivo de milho (04/12/2001 a 28/05/2002) e brócolo híbrido Big Sur (05/06/2002 10/08/2002), em plantio direto, sobre os resíduos do milho. Não foi detectado efeito residual dos adubos verdes sobre o diâmetro, peso da matéria seca das inflorescências e produção de matéria seca do brócolo, tanto na ausência quanto na presença de N-fertilizante. A crotalária isolada em pré-cultivo elevou o teor e acúmulo de N nas folhas e inflorescência de brócolo, na ausência ou presença de 150kg ha-1 de N. No consórcio crotalária + milheto, a presença da leguminosa elevou o teor e acúmulo de N, na inflorescência, comparativamente ao milheto isolado. O diâmetro das inflorescências do brócolo, nas parcelas sem N-fertilizante precedidas da crotalária, foi similar à vegetação espontânea + 150kg ha-1 de N. Entretanto, a produção de brócolo e o teor e acúmulo de N, nas inflorescências, foram maiores após vegetação espontânea + 150kg ha-1 de N do que após adubos verdes sem N-fertilizante. O aproveitamento do N proveniente da fixação biológica pela inflorescência de brócolo foi 9,15%, quando isolada e 8,48%, quando consorciada.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Braz, Rafael Leite, Leif Nutto, Martin Brunsmeier y Dimas Agostinho Silva. "Resíduos da colheita florestal e do processamento da madeira na Amazônia – uma análise da cadeia produtiva". Journal of Biotechnology and Biodiversity 5, n.º 2 (4 de abril de 2014): 168–81. http://dx.doi.org/10.20873/jbb.uft.cemaf.v5n2.braz.

Texto completo
Resumen
O manejo sustentável da floresta Amazônica é de grande importância para a conservação do bioma, através da utilização racional dos seus recursos, sem levar a total destruição da mesma, minimizando os impactos ecológicos. Uma alternativa de atividade florestal sustentável é o aproveitamento dos resíduos da colheita florestal e do processamento mecânico da madeira. Resíduos oriundos da floresta são desperdiçados, muitas vezes em função de não saberem aproveitá-los ou por falta de opções tecnológicas. A fim de minimizar o desperdício, novas tecnologias devem ser desenvolvidas e empregadas para o aproveitamento e utilização dos resíduos florestais conforme as condições locais, agregando valor à matéria prima, e consequentemente com retorno econômico e social significativo, assegurando a preservação e sustentabilidade dos recursos naturais. O objetivo deste trabalho é de revisar a literatura existente e tentar quantificar os resíduos florestais e da indústria da madeira para incentivar o melhor aproveitamento do mesmo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Silva, Luan, Lucas Oliveira, Helder Silva, Pablo Sousa y Denes Barros. "Aproveitamento energético de resíduos da indústria moveleira". Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade 5, n.º 2 (17 de diciembre de 2018): 36. http://dx.doi.org/10.15210/rbes.v5i2.14557.

Texto completo
Resumen
A utilização racional e eficiente da biomassa incorporada a tecnologias adequadas, é uma das melhores alternativas para aproveitamento da matéria prima para produção energética. Neste contexto, o presente estudo objetivou a caracterização do carvão vegetal produzido a partir de resíduos de madeira de espécies florestais quanto as propriedades físicas e químicas. O processo de carbonização foi realizado em um forno tipo Mulfla, com taxa de aquecimento de 1,6 °C/min-1, a 500 °C, permanecendo neste patamar por 30 minutos. O rendimento gravimétrico apresentou valores acima de 30%, indicado para a produção de carvão vegetal. A densidade básica da madeira apresentou correlação com a densidade aparente do carvão. A análise de voláteis (23,51%), carbono fixo (75,68%) e cinzas (0,80%) do carvão produzido com valores satisfatório para uso doméstico e siderúrgico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Mendoza, Zaíra Morais dos Santos Hurtado de, Wescley Viana Evangelista, Solange de Oliveira Araújo, Celso Coelho de Souza, Fabiana David Leite Ribeiro y José de Castro Silva. "Análise dos resíduos madeireiros gerados nas marcenarias do município de Viçosa - Minas Gerais". Revista Árvore 34, n.º 4 (agosto de 2010): 755–60. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-67622010000400020.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi analisar os resíduos gerados nas marcenarias do município de Viçosa, Minas Gerais, e propor ações potencializadoras para o seu melhor aproveitamento. Foram coletados dados sobre os resíduos de madeira gerados em 17 marcenarias da cidade, por intermédio da aplicação de questionários. Os resultados mostraram que a serragem, os sarrafos, as maravalhas e os cavacos foram os principais tipos de resíduos produzidos, sendo a serragem o resíduo mais abundante. As máquinas que mais geraram resíduos foram a desengrossadeira e a desempenadeira. A maioria das marcenarias doava ou vendia os resíduos produzidos. Constatou-se que não havia preocupação por parte dos proprietários das marcenarias quanto à agregação de valor ao resíduo gerado e quais os danos ambientais que estes poderiam ocasionar. A partir dos resultados, propuseram-se as seguintes medidas de melhor aproveitamento dos resíduos gerados: geração de energia através da queima direta de resíduos oriundos da madeira sólida, fabricação de briquetes, fertilizantes e de "pequenos objetos de madeira" (POM).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Pereira, Ielon Oliveira, Ivan Felipe Silva Santos y Rafaela Ediene Santos. "ESTUDO ENERGÉTICO E ECONÔMICO DO APROVEITAMENTO DO BIOGÁS DE UM ATERRO SANITÁRIO EM UMA TURBINA A GÁS DE 5,4 MW." Engevista 20, n.º 4 (1 de octubre de 2018): 523. http://dx.doi.org/10.22409/engevista.v20i4.9539.

Texto completo
Resumen
O aproveitamento energético de resíduos sólidos é uma das soluções tanto para disposição dos resíduos sólidos como para a geração de energia de modo alternativo e descentralizado. No Brasil, a Politica Nacional de Resíduos Sólidos incentiva o fim dos lixões, o que tem ocasionado um aumento do número de aterros sanitários no país, o que faz de surgir à oportunidade de aproveitamento do biogás destes aterros para geração elétrica. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma análise energética e econômica do aproveitamento energético do biogás aterro sanitário da cidade de São José dos Campos (SP) por meio de uma turbina a gás. Os cálculos foram realizados por meio dos cálculos termodinâmicos da turbina e dados de custos da agência americana de proteção ambiental (USEPA). A energia produzida pelo empreendimento poderia suprir 11% do consumo residencial da cidade estudada e os resultados obtidos demonstram sua viabilidade econômica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Santos, Angelica M. dos, Alisson A. Melo, Alex Queiroz, Leonardo Guimarães, Helder N. Consolaro y Antover P. Sarmento. "Aproveitamento dos Resíduos de Madeira para Geração de Bioenergia". Revista Processos Químicos 13, n.º 26 (7 de marzo de 2020): 51–56. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v13i26.538.

Texto completo
Resumen
A produção de energia usando biomassa de madeira tem sido destaque para a recuperação de energia e redução de emissões de carbono. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial dos resíduos de madeira em produzir bioenergia através de processos termoquímicos. As metodologias de avaliação dos resíduos foram iniciadas com a composição química do material de três fontes diferentes: urbano, industrial e supressão vegetal. Os processos de pirólise e carbonização hidrotérmica foram utilizados como processos de transformações para avaliar o ganho energético. Os resultados mostraram que os resíduos têm potencial para produção de bioenergia, com aumento no poder calorífio de até 76%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Luisa de Castro e Silva, Hellen, Ana Luísa Andrade de Toledo, Bettina Pereira de Azevedo Carvalho, Leo Jaymee de Vilas Boas da Silva y Lucas Emanuel Poiares Leite. "Estimativa teórica da geração anual de biogás pelo aterro sanitário do consórcio CIAS". Revista DAE 68, n.º 224 (17 de mayo de 2020): 23–33. http://dx.doi.org/10.36659/dae.2020.038.

Texto completo
Resumen
Com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, a gestão e o gerenciamento de resíduos têm sido vistos como estratégias de competitividade em mudanças climáticas. Nesse sentido, a busca por tecnologias que reduzam emissões baseadas no aproveitamento de gases aliada aos processos de reciclagem, reúso e minimização na geração de resíduos, tem colaborado para investimentos em pesquisas e expansão de fontes alternativas de energias. A partir disso, junto com a crescente produção de resíduos em razão da alta taxa de crescimento populacional aliado ao consumo, faz-se necessária a elaboração de um plano de gerenciamento de resíduos com desenvolvimento sustentável para os municípios. Dessa maneira, o presente estudo teve como objetivo analisar a viabilidade econômica do aproveitamento energético de biogás gerado pelo aterro sanitário do Consórcio Intermunicipal do Estado de São Paulo (CIAS), formado pelos municípios: Cajamar, Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Louveira, Várzea Paulista e Vinhedo em projeções de 20 anos para diferentes populações. Para projeção da produção de gás foi utilizado o software LandGEM® desenvolvido pela Agência Americana de Proteção Ambiental (US EPA). Nesse estudo, são mostradas as equações de potência de aproveitamento, bem como de energia, produzidas a partir da população total estimada, podendo ser utilizadas para estudos preliminares em outros consórcios.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Ramires, Maiara Figueiredo, Eduardo Lorensi de Souza, Daniel Erison Fontanive, Renan Bianchetto, Júlio Cesar Grasel Cezimbra y Zaida Inês Antoniolli. "Uso potencial de resíduos de abatedouro de suínos como fonte de nutrientes na agricultura". Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 14, n.º 1 (31 de enero de 2021): e006413. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2021v14n1e006413.

Texto completo
Resumen
O Brasil está entre os maiores produtores e exportadores mundiais de carne suína, com projeções de chegar a 3,7 Mt, em 2024. No entanto, esse cenário de expansão no setor se traduz também em produção de grande quantidade de resíduos de abate, muitas vezes conducente à contaminação do solo por metais e organismos patogênicos. Perante este contexto, faz-se necessário a utilização de estratégias que amenizem o potencial poluidor e que permitam o aproveitamento desse tipo de resíduo orgânico, através do uso na agricultura. Entre essas estratégias, processos de estabilização que possam auxiliar na eliminação ou redução para níveis seguros desses metais e organismos patogênicos podem ser uma possibilidade para o aproveitamento desse material como fonte orgânica de nutrientes para as plantas, através de sua utilização como fertilizante orgânico ou substrato para mudas, pelo seu potencial nutricional. Estudos que relatam o aproveitamento de resíduos de abatedouros provenientes da indústria de carnes como composto orgânico na agricultura são ainda insuficientes. Nesse sentido, a presente revisão bibliográfica tem por objetivo apresentar os problemas causados pelos resíduos de abatedouro de suínos quando aplicados irregularmente no solo, bem como alternativas para o seu aproveitamento na agricultura.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Trentin, Adan William Da Silva, Adéli Beatriz Braun, Adriane Lawisch Rodríguez y Diosnel Antônio Rodríguez Lopes. "ESTUDO DA COMPOSIÇÃO GRAVIMÉTRICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS EM SANTA CRUZ DO SUL, BRASIL". Revista de Ciências Ambientais 13, n.º 1 (30 de abril de 2019): 07. http://dx.doi.org/10.18316/rca.v13i1.3636.

Texto completo
Resumen
A implementação de estratégias de gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos (RSU) parte da etapa de estudo das características dos resíduos. O conhecimento dessas características permite a identificação das melhores ações, seja visando a redução da geração dos resíduos ou para coleta destes, além da viabilização da implantação de tecnologias para o tratamento e para a disposição dessas matérias. O presente trabalho objetiva a obtenção de informações relativas à composição gravimétrica dos RSU gerados no município de Santa Cruz do Sul, município brasileiro de médio porte, buscando apresentar subsídios para a tomada de decisões no que diz respeito ao gerenciamento dos RSU. Para tal, foi realizada a caracterização dos RSU gerados no município. As amostras de resíduos coletadas foram encaminhadas para separação de seus componentes por meio da técnica de quarteamento, segundo a ABNT nº. 10.007/2004. Observou-se que os materiais passíveis de reciclagem representam 28,44%, a fração orgânica corresponde a 41,65%, e os rejeitos somam 29,91% da massa de resíduos sólidos gerados e coletados. A realização do estudo permitiu constatar o alto potencial de aproveitamento dos RSU gerados, bem como a importância da adoção de políticas públicas que visem à separação dos resíduos na fonte, implementação de coleta seletiva e triagem dos resíduos passíveis de reciclagem, além do aproveitamento dos resíduos compostáveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Amorim, Erick Phelipe, Alexandre Santos Pimenta y Elias Costa de Souza. "Aproveitamento dos resíduos da colheita florestal: estado da arte e oportunidades". Research, Society and Development 10, n.º 2 (3 de febrero de 2021): e4410212175. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12175.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo apresentar uma revisão da literatura sobre a utilização de resíduos de colheita florestal como fonte de biomassa, desde a geração até a ponta final de consumo. Objetivou também elencar as principais espécies florestais plantadas no Brasil com potencial de produção de resíduos e, ainda, abordar a quantificação, qualificação dessa biomassa e as tendências do mercado para o seu aproveitamento e utilização em forma de produtos de maior valor agregado. Entende-se como resíduos de colheita florestal, tudo aquilo o que é deixado no campo após a retirada dos troncos por diferentes tipos de máquinas, incluindo cascas, folhas, galhos e ponteiras. Além de apresentar as estratégias de colheita florestal, este trabalho de revisão mostra as técnicas passíveis de serem utilizadas na conversão dos resíduos da mesma em produtos comercializáveis.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Fernandes, Anderson Pires y Jane Maria Faulstich de Paiva. "Aproveitamento de resíduos pós-consumo provenientes de pás eólicas utilizadas na produção de energia: uma revisão sistemática". Exacta 19, n.º 2 (12 de mayo de 2021): 302–23. http://dx.doi.org/10.5585/exactaep.2021.11390.

Texto completo
Resumen
A busca por uma matriz energética mais sustentável tem sido foco de vários estudos encontrados na literatura. O presente artigo tem como objetivo compreender o cenário geral do aproveitamento de resíduos provenientes da produção de pás eólicas, utilizadas dentro da indústria de energia eólica, quais processos de aproveitamento estão sendo utilizados na transformação destes materiais e para quais aplicações podem ser destinados. Os resultados demonstram três tipos principais de processos de aproveitamento: o mecânico, o energético e o químico. Dentre as principais aplicações estão a produção de energia pela queima desses resíduos e a reincorporação deles como reforço em novos compósitos. Em virtude do grande volume de pás eólicas produzidas e consequente descarte após final de vida, muito ainda precisa ser estudado como solução para o cenário futuro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Coelho, Ulisses Raad, Pedro Marcelo de Moraes Mendonça, Sara Talita Sales Silva y Regina Mambeli Barros. "Biogás: aproveitamento energético e gestão ambiental em aterro sanitário". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 3 (13 de enero de 2021): 540–53. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.003.0044.

Texto completo
Resumen
A poluição ambiental pelos resíduos sólidos urbanos está muito ligada à geração do biogás. Entretanto, de poluente, esse gás pode passar a representar uma importante fonte de eletricidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e diversificando a matriz elétrica brasileira. Aliado a melhorias de práticas de gestão, consegue-se alcançar a combinação entre aproveitamento energético e a redução da emissão de gases de efeito estufa. O presente trabalho propõe avaliar a viabilidade econômica do aproveitamento energético do biogás do aterro sanitário do Consórcio de Andradas-MG, além de analisar a redução de gases de efeito estufa em diferentes cenários hipotéticos de gerenciamento de resíduos sólidos urbanos. Considerou-se uma projeção de geração de resíduos sólidos urbanos para 20 anos de funcionamento do aterro, cuja produção de biogás foi estimada por meio do software LandGEM©. As emissões de gases de efeito estufa foram estimadas aplicando-se o modelo Waste Reduction Model (WARM©), considerando três cenários de gerenciamento de resíduos. A análise de viabilidade econômica foi realizada por meio dos indicadores de valor presente líquido (VPL), taxa interna de retorno (TIR) e custo nivelado de energia (LCOE). Para uma potência de 300 kW, o aproveitamento energético do biogás produzido pelo aterro foi de 1,57 GWh/ano, em um período de 20 anos. O projeto apresentou viabilidade econômica, com um VPL de mais de R$ 3.300.00,00 e TIR de 13,15%, tendo o retorno econômico pelo sistema após 9 anos. Para a administração do consórcio, gera-se uma oportunidade de reinvestimento de mais de R$ 865.000,00, com o abatimento do consumo atual de energia dos municípios integrantes do consórcio. A redução mais expressiva da emissão de gases de efeito estufa foi de 115.754,03 MTCO2E, obtida no segundo cenário, o qual priorizou melhorias quali-quantitativas para o gerenciamento dos resíduos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Melo, Ana Luiza Rezende de, Marinaldo Loures Ferreira y Reimário De Castro Rodrigues. "Utilização de resíduos da construção civil na pavimentação: uma revisão sistemática". Engineering Sciences 9, n.º 1 (26 de marzo de 2021): 102–13. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-3055.2021.001.0011.

Texto completo
Resumen
A indústria da construção civil é responsável por gerar enorme quantidade de resíduos. Estes resíduos de construção e demolição (RCD) poderiam ser reciclados, servindo de matéria-prima, podendo ser aplicado em vários processos construtivos, minimizando o impacto ambiental. Esta pesquisa objetiva uma revisão sistemática sobre a utilização de resíduos da construção e demolição na pavimentação Brasileira, mostrando o aproveitamento e vantagens quanto material construtivo. Uma revisão sistemática, é uma forma de pesquisa que utiliza como fonte, dados da literatura sobre um determinado tema. As seguintes bases de periódicos foram utilizadas na busca por material: Sciello, Google Scholar, Infohab e demais sites, utilizando as palavras-chaves em português: ‘resíduos sólidos + pavimentação’ e ‘materiais reciclados + pavimentação’, visando publicações nacionais mais recentes entre o ano de 2015 a 2020. Os resultados foram divididos quanto a aplicação dos resíduos em misturas asfálticas, camadas de base, sub-base, reforço do subleito e em intertravados. O resultado da pesquisa deixa claro, quanto a viabilidade do aproveitamento do RCD em atividades voltadas a pavimentação, além de apresentarem uma economia em relação ao material natural, promovem um ganho ambiental, reduzindo a extração de matéria-prima, assim como o acúmulo em aterros sanitários.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Barbosa, Nathalia Pedroso y Edemilson Cardoso da Conceição. "Aproveitamento de Resíduos Industriais de Alimentos com Potencial Aplicação em Cosméticos Naturais". Revista Processos Químicos 10, n.º 20 (1 de julio de 2016): 127–31. http://dx.doi.org/10.19142/rpq.v10i20.357.

Texto completo
Resumen
Os resíduos agroindustriais de alimentos representa uma preocupação mundial e vem causando problemas ambientais, sociais e econômicos a todos envolvidos. Este trabalho tem como objetivo revisar aspectos relacionados aos resíduos industriais e sua aplicação em cosméticos. É notória a necessidade por novas aplicações dos resíduos de alto valor agregado para indústria. O segmento de cosmético cada vez mais crescente e desafiado por inovações, inclusive sociais e ambientais, representa uma aplicação de alto impacto para esses rejeitos ricos em nutrientes, bioativos e vitaminas capazes de apresentar atividades biológicas significativas no desenvolvimento de novos produtos, sendo estes produtos de valoração mundial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Silva, Leticia De Oliveira, Matheus Martins Lopes, Germán Andres Lozano Vela, Luiz Otávio Campos de Medeiros y Paulo Antonio De Souza Junior. "Análise de viabilidade do aproveitamento energético do gás de aterro para a cidade de Cruzeiro [SP]". Labor e Engenho 10, n.º 1 (18 de marzo de 2016): 07. http://dx.doi.org/10.20396/lobore.v10i1.8641867.

Texto completo
Resumen
Os resíduos sólidos estão relacionados a doenças e à poluição ambiental, a necessidade de maior conhecimento da composição desses resíduos e da melhor maneira para a disposição final destes resíduos. A importância do saneamento ambiental pode ser observada na PNRS (Politica Nacional de Resíduos Sólidos), que descreve a necessidade de limpeza urbana e coleta seletiva, a partir da implantação de metas para melhor destinação destes resíduos. Com a finalidade de uma visão geral dos resíduos sólidos produzidos na cidade de Cruzeiro-SP, realizou-se uma projeção e análise da construção de um aterro sanitário para o acondicionamento destes resíduos, iniciando-se pelo ano de 2013, por um período de 20 anos. A falta de lugares para acondicionamento de resíduos resulta em contaminação de lençóis freáticos e solos. Com o auxilio do software “WARM”, fez-se a análise de três cenários, com a reciclagem de materiais e utilização para compostagem, sendo os cenários 2 e 3 com o aproveitamento do gás para geração de energia. Após a construção destes cenários foi feita a análise econômica destes cenários. A partir da análise econômica foi possível estabelecer o melhor cenário a ser adotado para a cidade de Cruzeiro-SP.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Nazaré, Tiago Bittencourt, Emmanuel Belga Rodrigues, Maria Eduarda Belga Rodrigues, Murilo Ramos Chiconeli y Rafael Coelho. "ESTUDO DE BRIQUETAGEM DE EUCALYPTUS SP. PARA COMBUSTÃO". Revista Mythos 10, n.º 2 (12 de septiembre de 2019): 87–94. http://dx.doi.org/10.36674/mythos.v10i2.239.

Texto completo
Resumen
O presente artigo apresenta um estudo sobre o processo de briquetagem de resíduos de Eucalyptus sp. compactados através de uma prensa para combustão. Foram realizados diferentes testes para três tratamentos de resíduos de eucalipto para a briquetagem através de uma prensa de 15 toneladas, sendo possível identificar resultados satisfatórios. Conclui-se que o aproveitamento de resíduos de eucalipto para briquetagem com a finalidade de combustão alcançou resultados adequados em dois testes realizados a partir de um dos tratamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Lima Junior, Roberto Guião de Souza, Claudio Fernando Mahler, Albiane Carvalho Dias y Willker Figueirêdo da Luz Junior. "Avaliação de novas práticas de compostagem em pequena escala com aproveitamento energético". Engenharia Sanitaria e Ambiental 22, n.º 2 (19 de enero de 2017): 361–70. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-41522016159687.

Texto completo
Resumen
RESUMO: Foram avaliados neste estudo novos sistemas de compostagem de mínimo impacto ambiental para o tratamento in loco de resíduos orgânicos. Dois tipos de composteiras e quatro formas de manejo foram testados. Focaram-se ainda duas composições de resíduos sólidos orgânicos com relação ao aproveitamento energético por aquecimento de água. Os resíduos mantiveram temperaturas termofílicas por mais de 20 dias, apresentaram produção desprezível de metano e não geraram chorume em condições de aeração passiva. Como aspectos de maior influência, podem ser considerados: a suspensão das composteiras sobre pallets, a composição dos resíduos, as condições de contorno das composteiras e o manejo adotado. No teste de recuperação energética, temperaturas de até 51ºC foram alcançadas após 24 horas de circulação de água no sistema, sugerindo que o processo pode ser uma fonte potencial de economia de energia. O modelo de compostagem proposto é ambientalmente adequado, porque minimiza emissões e geração de lixiviado se comparado a aterros sanitários e plantas de compostagem industrial, sendo indicado para cozinhas industriais, condomínios, shopping centers e outros geradores em pequena e média escalas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Bonfatti Júnior, Eraldo Antonio, Elaine Cristina Lengowski, Vivian Midori Takahashi, Gabriel Meyer Adur, Dimas Agostinho Da Silva, Umberto Klock, Alan Sulato De Andrade, Ivan Venson y Graciela Inês Bolzon de Muñiz. "Briquetagem dos resíduos dos processamentos mecânico e químico de Pinus spp." Cadernos de Ciência & Tecnologia 36, n.º 3 (12 de diciembre de 2019): 26522. http://dx.doi.org/10.35977/0104-1096.cct2019.v36.26522.

Texto completo
Resumen
O aproveitamento dos resíduos florestais como fonte energética é uma opção para melhor aproveitamento de recursos renováveis e uma estratégia de substituição de combustíveis fósseis. Contudo esses resíduos precisam ser melhorados para essa função, e a compactação da biomassa é uma forma de aumentar a qualidade desse material para fins energéticos. O objetivo do trabalho foi produzir briquetes de dois resíduos dos processamentos da madeira de Pinus spp., serragem e licor negro, e avaliar as diferentes proporções de licor negro nos briquetes (0, 5, 10 e 15%). Para avaliação dos briquetes foram realizados os testes de expansão, densidade aparente, friabilidade, análise química imediata, poder calorífico superior e densidade energética. O aumento do percentual de licor negro provocou melhora nas expansões lateral e volumétrica, na densidade aparente, no teor de materiais voláteis e no teor de carbono fixo, contudo não foram encontrados ganhos na friabilidade, na expansão em altura e nas características energéticas dos briquetes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Freitas, Lucas Victor Pereira de, Lucas David Rodrigues dos Santos, Silvia Sthefany Moreira Rosa, Bruna Emanuely Pereira Freitas y João Paulo Fernandes Tiago. "Educação ambiental aplicada aos resíduos sólidos em uma comunidade rural no estado de Minas Gerais, Brasil". Nature and Conservation 12, n.º 2 (20 de junio de 2019): 88–95. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2318-2881.2019.002.0009.

Texto completo
Resumen
No meio rural, são produzidas grandes quantidades de resíduos que, apesar de possuírem grande potencial, são descartados de forma inadequada, gerando impactos negativos ao meio ambiente e à saúde pública. Nesse contexto, a educação ambiental surge como importante instrumento, no tocante à gestão dos resíduos sólidos, possibilitando o desenvolvimento de conhecimento, atividades e habilidades necessárias à preservação ambiental. O presente estudo foi desenvolvido na comunidade rural Antônio Olinto, localizada no norte do estado de Minas Gerais, Brasil. Considerando que grande parte dos resíduos produzidos na comunidade são descartados inadequadamente, faz-se necessário desenvolver ações que promovam a conscientização dos moradores da comunidade. Desta forma, o presente estudo objetivou desenvolver ações que promovam a conscientização da população local, quanto aos riscos da disposição irregular de resíduos sólidos gerados, bem como propor alternativas para a gestão destes resíduos sólidos. Para tanto, foram realizadas visitas área da comunidade rural e nas residências dos moradores, com o propósito de identificar os principais impactos oriundos das atividades antrópicas e os principais problemas enfrentados pela comunidade local, decorrentes desses impactos. Além disso, a fim de promover o reaproveitamento dos resíduos orgânicos, foi desenvolvida uma oficina de compostagem que contou com a participação de diversos moradores. A partir dessas atividades com considerável participação dos moradores, foi evidenciado que a comunidade rural sofre com os efeitos da destinação inadequada de resíduos sólidos. Desta forma, as visitas nas residências, bem como a oficina de compostagem, possibilitaram a conscientização dos moradores no intuito de aderirem a um modelo para a gestão dos resíduos sólidos gerados, que visa à redução, reutilização e reciclagem dos resíduos sólidos, bem como a técnica de compostagem para aproveitamento dos resíduos orgânicos, visando o máximo aproveitamento do potencial dos resíduos gerados na comunidade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Schirmer, Waldir Nagel, Italo Tadeu Machado Ferreira, Camilo Bastos Ribeiro, Guilherme Pozzobom Pavanello, Gilmara de Oliveira Machado y Paulo Rogério Pinto Rodrigues. "CARACTERIZAÇÃO DE BIOMASSA RESIDUAL DE FÁBRICA DE PAPEL-CARTÃO PARA APROVEITAMENTO ENERGÉTICO". Revista em Agronegócio e Meio Ambiente 10, n.º 4 (12 de diciembre de 2017): 1113. http://dx.doi.org/10.17765/2176-9168.2017v10n4p1113-1132.

Texto completo
Resumen
Um dos problemas da indústria de papel e celulose é a disposição de resíduos sólidos em aterros industriais, pela escassez de áreas disponíveis para esta finalidade e ao impacto ambiental gerado. Uma das formas de avaliar o potencial energético de materiais celulósicos residuais é pela determinação do seu poder calorífico. Esta pesquisa teve como objetivo caracterizar os resíduos celulósicos de uma fábrica de papel-cartão por análise imediata e análise elementar, para estimar o poder calorífico e avaliar o potencial de aproveitamento energético na combustão misturada com cavacos na fornalha de caldeira. Foram analisados os combustíveis normalmente queimados na caldeira de biomassa para geração de vapor: cavacos de madeira de pinus, cascas de madeira de pinus e os resíduos gerados na fabricação de papel-cartão: fibras e fiapos de madeira da fabricação de pasta mecânica de madeira, fibras da estação de tratamento de efluentes - ETE e cinzas da caldeira. Os resíduos celulósicos fibras da ETE, fibras e fiapos de madeira apresentaram potencial para utilização energética, desde que submetidos a processo de secagem para redução da umidade e aumentar o poder calorífico. As cinzas da caldeira tem poder calorífico residual podendo ser reaproveitadas na combustão com cavacos de madeira.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Amadeu, Lumara Tatiely Santos, Rossana Maria Feitosa de Figueiredo, Alexandre José de Melo Queiroz, Carolaine Gomes dos Reis, Thalis Leandro Bezerra de Lima y Patrícia Da Silva Costa. "Resíduos de frutas na elaboração de geleia de melão Pele de Sapo". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 15, n.º 2 (1 de abril de 2020): 153–59. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v15i2.7716.

Texto completo
Resumen
O aproveitamento de resíduos do processamento de frutas para desenvolvimento de novos produtos busca reduzir o desperdício, agregar valor a matéria prima e inserir no mercado um alimento com maior conteúdo nutricional, tendo em vista os compostos presentes em sementes e cascas. Diante disso, objetivou-se elaborar e caracterizar geleias de melão Pele de Sapo, cujas formulações foram: F1 [polpa: açúcar (1:1)]; F2 (F1 + 0,6% sementes de maracujá) e F3 (F1 + 10% cascas de melão). A polpa e as geleias foram caracterizadas quanto aos parâmetros físico-químicos e compostos bioativos. Verificou-se que as adições dos resíduos, com destaque para as cascas de melão, apresentaram-se como uma boa opção de aproveitamento, contribuindo com melhorias na qualidade do produto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía