Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Resíduos industriais - Subprodutos.

Artículos de revistas sobre el tema "Resíduos industriais - Subprodutos"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 29 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Resíduos industriais - Subprodutos".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Oliveira, Guilherme, Larissa Sayuri Kikkawa y Alana Melo dos Santos. "Reutilização de lodo de estação de tratamento de efluentes (ETE) na Região de Suzano, São Paulo, Brasil: alternativas e oportunidades". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 5, n.º 10 (2018): 999–1007. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas.051115.

Texto completo
Resumen
De modo geral, os mais variados tipos de resíduos sólidos ainda não possuem tratamentos completamente desenvolvidos para sua reutilização. Em alguns casos, os subprodutos gerados não são economicamente viáveis, apresentando baixo valor agregado ou menor complexidade em comparação com os demais resíduos. Entretanto, o desenvolvimento de atividades de valorização de resíduos sólidos pode viabilizar a geração de produtos industriais com elevado potencial de reaproveitamento. Apesar disso, poucos estudos têm sido realizados com interação efetiva de parâmetros ambientais, econômicos e sociais que demonstram aplicações destas matérias-primas pela indústria de transformação. Dessa forma, este trabalho objetiva fazer uma pesquisa bibliográfica sobre a reutilização do lodo e resíduos sólidos de estações de tratamento de esgotos domésticos e industriais, com foco na viabilidade de aplicação na Região de Suzano, Estado de São Paulo, Brasil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nascimento, Lillian Cardoso, Leonor Alves de Oliveira da Silva y Frederico Nicolau Cesarino. "CARACTERIZAÇÃO DO RESÍDUO DE CASTANHA COMO SUBSTRATO NA PRODUÇÃO DE PROTEASE POR FUNGO FILAMENTOSO DA AMAZÔNIA". Journal of Engineering and Exact Sciences 3, n.º 4 (11 de septiembre de 2016): 0603–7. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl3iss4pp0603-0607.

Texto completo
Resumen
Os processos produtivos da indústria de alimentos podem gerar uma considerável quantidade de resíduos orgânicos, cujo descarte causa impactos de média e de grandes proporções ao meio ambiente. Uma alternativa proposta para a redução de impactos é a utilização dos resíduos orgânicos e de seus subprodutos para a produção de enzimas microbianas como, por exemplo, a protease, sendo esta enzima posteriormente utilizada em outros processos industriais como a fabricação de tecidos, tintas, ou outros gêneros alimentícios. Este trabalho acadêmico apresenta uma avaliação do resíduo da Castanha da Amazônia (Bertholletia excelsa) como substrato em fermentações semi-sólidas, para a produção da protease, com a utilização de microrganismos isolados da microbiota amazônica. Os resultados obtidos mostraram que o resíduo de castanha proporcionou maior síntese de protease alcançando 0,157U/mg de proteína em 120 horas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Betat, E. F., F. M. Pereira y J. C. K. de Verney. "Concretos produzidos com resíduos do beneficiamento de ágata: avaliação da resistência à compressão e do consumo de cimento". Matéria (Rio de Janeiro) 14, n.º 3 (2009): 1047–60. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762009000300016.

Texto completo
Resumen
No Estado do Rio Grande do Sul, os processos produtivos de beneficiamento de pedras semi-preciosas, como a ágata, geram resíduos que demandam soluções quanto ao destino do passivo acumulado no processo. A utilização de resíduos e subprodutos industriais na Construção Civil apresenta-se como uma excelente alternativa para diminuição do impacto ambiental e contribuição para o desenvolvimento sustentável. O presente trabalho avalia a influência da utilização do resíduo de ágata como agregado graúdo na resistência à compressão e no consumo de cimento de concretos produzidos com diferentes proporcionamentos e teores de agregado reciclado. Para a produção dos concretos foram utilizados os traços 1:3,5; 1:5,0 e 1:6,5, com três teores de substituição do agregado graúdo natural pelo agregado graúdo reciclado: 25%, 50% e 75%. Com os resultados de resistência à compressão foram obtidos diagramas de dosagem para cada teor de agregado reciclado e determinados os consumos de cimento para concretos com diferentes níveis de resistências. A análise dos resultados permitiu concluir que a utilização do resíduo de ágata em concretos pode ser viável, sendo o teor de 50% de substituição o que apresentou melhor desempenho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Rojas, Valquiria Maeda y Angela Maria Gozzo. "Extração e caracterização de gelatina de subprodutos suínos". Brazilian Journal of Food Research 8, n.º 2 (3 de noviembre de 2017): 98. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v8n2.4933.

Texto completo
Resumen
A carne suína representa aproximadamente 40% do total de carne consumida pelo homem, colocando-a como principal fonte de proteína animal na dieta da população. As questões relacionadas ao meio ambiente, como o aproveitamento dos resíduos industriais, consolidam-se como uma preocupação crescente, sendo a recuperação de subprodutos de abatedouros uma opção importante, além de economicamente rentável, contribuindo para diminuir os impactos no meio ambiente. Em busca de alternativas viáveis para aproveitar os subprodutos de origem animal, tem-se a produção de hidrolisados proteicos, extração de colágeno e gelatina. A gelatina é uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno animal, contido em ossos e peles, principalmente de suínos e bovinos. Neste estudo foram testados quatro métodos para extração de gelatina a partir do pé e couro provenientes de suínos, sendo dois deles selecionados para as caracterizações de umidade, proteínas, lipídeos, rendimento, força do gel, pH e viscosidade. As gelatinas obtidas apresentaram baixo teor de umidade e lipídeos, estando em conformidade com a legislação. As análises reológicas demonstraram que todas as gelatinas, tanto as extraídas do couro quanto as do pé, possuem comportamento pseudoplástico. Em relação ao teor proteico, estas apresentaram teores de 81 a 99% e Bloom de médio a alto (187 a 289g). Pode-se concluir que a gelatina extraída do couro obteve maiores teores proteicos e Bloom mais elevado, tanto em comparação com a gelatina obtida do pé suíno como as comparadas com a literatura, obtidas a partir de outras matérias primas animais, mostrando-se um ótimo meio de aproveitamento deste resíduo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Rodrigues, Thales Volpe, Lo-Ruana Karen Amorim Freire Sanjulião, Luis Maurício Martins de Resende, Rui Tadashi Yoshino y Joseane Pontes. "Redução de resíduos sólidos industriais a partir da simbiose industrial em uma indústria têxtil brasileira". Revista Brasileira de Gestão Ambiental e Sustentabilidade 7, n.º 16 (2020): 835–53. http://dx.doi.org/10.21438/rbgas(2020)071625.

Texto completo
Resumen
O aumento da geração de resíduos sólidos e os impactos ambientais causados por eles vêm sendo um assunto de preocupação mundial, diante disto as empresas procuram métodos para reduzir o desperdício gerado. O presente trabalho faz uma análise das sobras de espumas produzidas por uma indústria têxtil do sudoeste mineiro, sob a ótica da Ecologia Industrial e traz uma proposta de tratamento de resíduos por meio de uma de suas ferramentas, a Simbiose Industrial e Produção mais Limpa. Estes conceitos auxiliam na interação entre corporações para minimizar a disposição de materiais residuais com finalidade de dar outra destinação aos subprodutos ou eliminar os resíduos gerados no processo, não simplesmente a destinação final, mas fazer com que alguns destes sejam transformados em matéria prima para outros processos produtivos, desenvolvendo na empresa uma visão de que seus resíduos são oportunidade de novas receitas agregando valor, ganhando assim vantagens competitivas no mercado. Assim o objetivo deste trabalho é reduzir os resíduos sólidos a partir da Simbiose Industrial. Para levantamento do portfólio bibliográfico utilizou-se a metodologia PRISMA que possibilitou a elucidação do tema. Os resultados obtidos com a aplicação da simbiose industrial geraram uma receita média de R$ 40.000,00 por ano, além da redução de aquisição de matérias primas, devido à aplicação do conceito de produção mais limpa que reduziu a utilização de refugo no processo. Este trabalho salienta que atitudes ecologicamente corretas, além de garantir a sobrevivência de gerações futuras, podem gerar receita e aprimorar a produção.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Doroteu, Leandro Rodrigues, Fabricio De Andrade Raymundo, Rogerio De Jesus Camargo Emidio, Marcilene Cordeiro Gomes, Camila Alves Areda, Eliana Fortes Gris, Grace Ferreira Ghesti, Paulo Gustavo Barboni Dantas Nascimento, Nadia Skorupa Parachin y Eduardo Antonio Ferreira. "ESTUDO PROSPECTIVO DE ÁCIDO LÁTICO PRODUZIDO POR LEVEDURAS EM GLICEROL BRUTO". Cadernos de Prospecção 11 (30 de junio de 2018): 225. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i2.23026.

Texto completo
Resumen
<p>O presente trabalho é um estudo prospectivo acerca da produção de poli(ácido lático) (PLA) por leveduras utilizando resíduos industriais (glicerol) como fonte de energia. O PLA é a base para a produção de plásticos biodegradáveis (biopolímeros) produzidos em grande escala, a partir de subprodutos da indústria do biodiesel – fontes renováveis. A produção por rota biológica, além da solução no descarte de subprodutos industriais, amplia a utilização do PLA, destacando-se a indústria cosmética e para aplicações no corpo humano, como preenchimento facial, agregando valor ao produto. Utilizou-se como metodologia a tendência de pesquisa, medida pela produção de artigos científicos, em conjunto com a análise de registro de patentes. Optou-se pela utilização de quatro as bases: <em>Espacenet</em> e<em> Patentscope</em> (patentes); <em>Web of Science</em> e <em>Google Acadêmico</em> (artigos). Os resultados demostraram que a tecnologia em questão se encontra em nível de desenvolvimento em relação ao ciclo de vida da tecnologia, como uma tecnologia em estágio de escalonamento, ainda em andamento. Com base nas patentes analisadas foi possível verificar que o maior recorte das tecnologias dessa produção está entre os TRL4 a TRL6. De modo geral, a prospecção aponta uma promissora perspectiva na produção de PLA por leveduras a partir de glicerol para a indústria.</p><p> </p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Mantovani, Daniel, Aline Takaoka Alves Baptista, Luis Fernando Cusioli, Charleston De Oliveira Bezerra, Heloise Beatriz Quesada y Paulo Cardozo Carvalho de Araújo. "Melhoria da qualidade do teor de açúcares de um subproduto agroindustrial após a passagem por membranas filtrantes". Brazilian Journal of Food Research 10, n.º 3 (1 de enero de 2019): 51. http://dx.doi.org/10.3895/rebrapa.v10n3.8980.

Texto completo
Resumen
A produção agroindustrial brasileira é altamente produtiva focada na produção de commodities no caso do grão de soja, milho entre outras monoculturas brasileiras. Entretanto, a industrialização de alimentos é um grande avanço tecnológico que eleva o faturamento e a geração de resíduos agroindustriais. Assim, o presente trabalho teve como objetivo obter melhorias da qualidade dos açúcares presentes em melaço de soja pela passagem por membranas de ultrafiltração. Neste sentido, os valores obtidos pela passagem e obtenção dos permeados são úteis para fins industriais e fracionamento de compostos a serem comercializados como padrão de pureza. No entanto, a compensação econômica voltada à rentabilidade de subprodutos como o melaço de soja ficou estabelecido como eficiente, especialmente pelas condições utilizas durante a passagem por membranas filtrantes assim como a padronização dos compostos obtidos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Castro, A. L. de y V. C. Pandolfelli. "Revisão: conceitos de dispersão e empacotamento de partículas para a produção de concretos especiais aplicados na construção civil". Cerâmica 55, n.º 333 (marzo de 2009): 18–32. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69132009000100003.

Texto completo
Resumen
O concreto material de construção mais amplamente utilizado está constantemente evoluindo. Nos últimos anos, muitas pesquisas têm sido desenvolvidas e a busca por materiais com desempenho mecânico e de durabilidade cada vez maiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Tais materiais permitem que os projetistas e arquitetos o usem eficientemente em edifícios altos, além de serem esteticamente mais interessantes. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Por serem compósitos constituídos de partículas com granulometria fina (tamanho máximo < 4750 μm) e uma baixa relação água/cimento, esses concretos apresentam matrizes densas obtidas a partir da otimização do empacotamento dos materiais granulares, enquanto a trabalhabilidade adequada é obtida com a dispersão das partículas promovida pela incorporação de aditivos químicos à mistura. Além disso, utilizam adições minerais que são, na grande maioria, subprodutos industriais, resultando em um grande benefício ambiental: reciclagem de resíduos industriais, redução de emissões poluidoras durante a produção do cimento, preservação de matérias-primas e economia de energia. Assim, no presente artigo, uma revisão sobre os conceitos de dispersão e empacotamento de partículas foi realizada, direcionando-se para os concretos especiais aplicados na construção civil.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Vieira, Bárbara Franco, Juliana Calábria de Araújo, Mônica Cristina Teixeira y Josiane Caroline de Souza Pereira. "Uma revisão sobre: tratamento biológico de drenagem de mina — cenário atualizado, perspectivas e recomendações de futuros trabalhos". Engenharia Sanitaria e Ambiental 26, n.º 1 (febrero de 2021): 69–76. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-415220190123.

Texto completo
Resumen
RESUMO Rochas contendo sulfetos metálicos podem ser oxidadas em um processo catalisado por procariotos quimiolitoautotróficos ou Fe3+. A atividade mineradora acelera esse processo ao gerar resíduos contendo sulfetos metálicos com grande superfície de contato. O lixiviado resultante, conhecido como drenagem de mina (DM), é rico em sulfato, íons hidrogênio e contaminantes químicos inorgânicos como ferro (Fe), zinco (Zn), cádmio (Cd), manganês (Mn), níquel (Ni), arsênio (As) e alumínio (Al). Para remover tais poluentes, atualmente, o principal tratamento utilizado é a adição de reagentes alcalinos. Entretanto, esse método tem limitada eficiência, alto custo e gera grandes volumes de resíduos sólidos tóxicos de relativa solubilidade. Bactérias redutoras de sulfato (BRS) podem oxidar matéria orgânica com geração de sulfeto. Algumas vias metabólicas do processo consomem H+neutralizando o pH. O sulfeto produzido pode reagir com contaminantes inorgânicos e precipitá-los, permitindo sua recuperação da fase líquida. O uso de subprodutos industriais e urbanos contendo diferentes fontes de carbono como doadores de elétrons no tratamento de DM tem sido investigado. Este artigo sumariza dados sobre as variáveis relevantes para a atividade microbiana durante o tratamento biológico de DM, analisando o atual cenário de pesquisas com fontes alternativas de carbono. Discute-se ainda novas fontes de matéria orgânica ainda não aplicadas para tratamento biológico de efluentes e que, sob aspectos de sustentabilidade, dos pontos de vista sustentável e econômico, podem ser usadas no tratamento de resíduos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Alessandro Almeida Diniz, Hugo, Jackson Neves de Oliveira, Luan Pereira da Silva, Matheus Santos de Macêdo y Maelson Mendonça de Souza. "CARACTERIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DAS PROPRIEDADES DE CONCRETOS AUTOADENSÁVEIS COM ADIÇÕES MINERAIS E BAIXO CONSUMO DE CIMENTO". HOLOS 5 (14 de noviembre de 2018): 51–64. http://dx.doi.org/10.15628/holos.2018.7267.

Texto completo
Resumen
O concreto autoadensável (CAA) possui um elevado teor de materiais finos e vem sendo bastante utilizado devido às suas características de alta fluidez e coesão. Os finos provindos de resíduos ou subprodutos industriais podem vir a ser usados em prol da sustentabilidade, minimizando consideravelmente o consumo de cimento associado à possibilidade de manter, ou melhorar, as propriedades mecânicas ou de durabilidade. Desta forma, o presente artigo tem como objetivo estudar as propriedades do concreto no estado fresco e endurecido, analisando a viabilidade do desenvolvimento de CAA’s confeccionados com elevados teores de adições minerais. Para isso, o cimento foi substituído por adições minerais (resíduo de biomassa de cana-de-açúcar ou pozolana da casca do arroz e metacaulim) no teor de 50%, com base no traço de referência, que tem um consumo de 442,6 kg/m³ de cimento, originando novos traços com consumos de cimento entre 215,9 kg/m³ e 216,2 kg/m³. Os CAA’s foram caracterizados no estado fresco pelos ensaios de Slump-Flow Test, T500, Anel-J, Funil-V e caixa-L, aferindo-se a influência da inserção das adições nas propriedades reológicas e no consumo de aditivo superplastificante. Para avaliação do desempenho mecânico dos CAA’s, foram realizados ensaios de resistência à compressão. Os CAA’s com adições minerais apresentaram desempenho mecânico satisfatório.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Edler, Patrícia, Antonio Thomé, Carina Silvani y Leunir Laudimar Freitas. "Comportamento de estacas escavadas compostas de solocimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas a partir de provas de carga estática". Ambiente Construído 12, n.º 3 (septiembre de 2012): 147–57. http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212012000300011.

Texto completo
Resumen
A utilização de resíduos e subprodutos industriais na construção civil apresenta-se como uma alternativa efetiva para diminuição do impacto ambiental deste setor. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a viabilidade do emprego de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas (SCR) para utilização em habitação unifamiliar. Inicialmente foi definida uma mistura ótima com os materiais que constituiriam as estacas. A mistura que melhor atendeu as características de resistência e trabalhabilidade foi àquela composta por 50% de resíduo de beneficiamento de pedras preciosas e 50% de solo, com 10% de teor de cimento Portland, em relação a massa seca dos materiais. Para os ensaios de campo foram executadas três estacas escavadas de 0,23m de diâmetro e 3 metros de profundidade. Os resultados obtidos através das provas de carga estática foram comparados a resultados de estacas escavadas com mesmas características geométricas e compostas por concreto convencional. O estudo concluiu que o emprego da mistura de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas moldadas in loco é tecnicamente viável, uma vez que apresentam capacidade de carga semelhante às executadas com concreto convencional. Além disso, a partir da análise de custos, onde se comparou o valor de execução para estacas de concreto e estacas de solo-cimento e resíduo, verificou-se que o custo final de uma estaca escavada produzida com a mistura proposta apresenta uma economia de 38%, se comparado ao custo final de uma estaca escavada composta por concreto convencional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Costa, Eugênio Bastos da, Maurício Mancio, Antonio S. Takimi y Ana Paula Kirchheim. "Avaliação da perda de massa de farinhas precursoras de clínquer CSAB compostas com lodo de anodização do alumínio". Matéria (Rio de Janeiro) 19, n.º 3 (septiembre de 2014): 291–300. http://dx.doi.org/10.1590/s1517-70762014000300012.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento científico do cimento Portland é bastante difundido no Brasil e no mundo. Entretanto, o cimento sulfoaluminato de cálcio belítico (CSAB), embora seja considerado de menor impacto ambiental, ainda têm como base estudos em fase relativamente precoce em relação aos já desenvolvidos para o cimento Portland mundialmente e com menor expressão ainda no âmbito nacional. Na produção do clínquer CSAB, produto base para a produção deste cimento, uma questão relevante está relacionada ao conteúdo de enxofre presente na farinha precursora, que é maior que no clínquer Portland. Materiais percursores a base de enxofre são necessários para formação de fases como a ye'elimita e anidrita, sendo que em quantidades inadequadas podem ser volatilizados subprodutos a base de enxofre que geram transtornos operacionais e ambientais. O excesso de enxofre na matéria-prima do cimento Portland pode ocasionar a elevação da emissão de SO2 com os gases de saída, abafando a suspensão do pré-aquecedor, além de provocar a formação de anéis de colagem no forno, escapando para atmosfera o SO2, o que pode contribuir para formação de chuvas ácidas. Além disso, a viabilização da produção do cimento CSAB depende da disponibilidade de matérias-primas a baixo custo, sendo o aproveitamento de resíduos industriais uma alternativa. Dentre os resíduos com potencial de uso em farinhas precursoras de clínquer CSAB destaca-se o lodo de anodização de alumínio, uma rica fonte de alumínio, elemento importante para formação desses cimentos. Assim, é importante avaliar o comportamento frente à perda de massa de farinhas precursoras de clínquer CSAB sintetizadas a partir de lodo de anodização do alumínio para verificar a influência do resíduo na decomposição de fases sulfatadas acima da temperatura de formação da ye'elimita (1250ºC). Foram compostas farinhas com reagentes químicos puros, com resíduo e com materiais convencionais. As matérias-primas foram proporcionadas por equações potenciais de formação de fases sintéticas a partir da composição de óxidos da farinha. Para verificação da perda de massa, foram realizadas análises termogravimétricas no intervalo de temperatura compreendido entre 30 e 1450ºC. O estudo comprovou a potencialidade no uso de resíduos do processamento de alumínio para produção de cimentos CSAB e se verificou que há um limite de temperatura próximo aos 1250ºC para evitar decomposição de fases sulfatadas e a consequente emissão de SO2.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Ferreira, Newton Libanio, Bruno Perri Hochheim, Felipe Miranda de Oliveira Lourenço, Camilla Fernandes De Oliveira, Airine Talita Lima Silva y Tassiane Mariano Silva. "COMPARAÇÃO ENTRE OS TRATAMENTOS POR ESGOTAMENTO E MEMBRANA PARA A ÁGUA ÁCIDA PROVENIENTE DE REFINARIA DE PETRÓLEO". Journal of Engineering and Exact Sciences 4, n.º 1 (2 de marzo de 2018): 0143–52. http://dx.doi.org/10.18540/jcecvl4iss1pp0143-0152.

Texto completo
Resumen
As refinarias de petróleo apresentam uma grande importância no mercado mundial e tem como função realizar o refino de óleo cru extraído do solo, transformando-o em diversos subprodutos derivados tais como gasolina, querosene, GLP e óleo diesel. Para certas etapas do procedimento de refino, a água é um importante recurso na purificação desses produtos. No entanto, após sua utilização, a água contaminada por resíduos tóxicos, chamada de “água ácida” numa tradução livre do inglês sour water, necessita de tratamento para descarte no meio ambiente ou para ser reutilizada no processo de refino. Para evitar riscos ambientais e industriais relacionados à sua contaminação, as refinarias buscam solucionar esse problema, que é analisado de várias maneiras. Esse trabalho tem como objetivo avaliar e comparar duas alternativas de tratamento da água ácida: tratamento por esgotamento a vapor e separação por osmose reversa. Foi utilizado o software ASPEN PLUSÒ para modelagem e análise dos processos. A modelagem incluiu a caracterização da água ácida e a escolha do modelo termodinâmico adequado à representação do equilíbrio de fases e demais propriedades físico-químicas necessárias. Os resultados confirmam que o processo de tratamento da água ácida por esgotamento é o mais adequado.Petroleum refineries have a large importance in world business. Their main function is to refine crude oil, converting it to several products such as gasoline, diesel oil, LPG and fuel oil. In refinery operations, water is an important source of purification of the crude oil. However, after being used the water becomes contaminated by toxic residues that are dangerous to the environment if disposed incorrectly. Another option is purifying the water so that can be used again in other refining operation. For this alternative the contaminated water is referred as ‘’sour water’’. To avoid environmental and industrial risks related to its use, the refineries seek for a solution to their problem by applying the effluent treatment. In this scenario, the industries use modeling software to evaluate the benefit to cost ratio for the treatment of sour water. Lastly, this work has the objective of evaluating and comparing alternative processes such as stripping and membrane treatment, by formulating mathematical models that are going to be simulated by software used by Chemical Engineers, called ASPEN PLUSÒ , and an analysis of its preliminary cost.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Coelho, Emanuela Monteiro, Luciana Cavalcanti de Azevêdo y Marcelo A. Umza-Guez. "FRUTO DO MARACUJÁ: IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E INDUSTRIAL, PRODUÇÃO, SUBPRODUTOS E PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA". Cadernos de Prospecção 9, n.º 3 (30 de septiembre de 2016): 347. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v9i3.16637.

Texto completo
Resumen
O trabalho objetivou-se realizar levantamento de produção, utilização e aproveitamento de resíduos do fruto do maracujá, assim como fazer estudo prospectivo avaliando o panorama mundial relativo à utilização do fruto e casca do maracujá. A revisão baseou-se em artigos científicos e a prospecção nos Bancos de dados do Europen Pantent Office (EPO) no Espacenet®, e no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Foram localizadas 234 patentes registradas na EPO e 24 no INPI, relacionadas com tecnologias com maracujá. Conclui-se que o reaproveitamento do resíduo do maracujá é uma alternativa, tanto para explorar o seu alto valor nutricional, quanto para a obtenção de produtos inovadores de alto potencial de mercado, visto a crescente valorização e consumo de alimentos saudáveis. Constatou-se também que o maior destino industrial para aproveitamento das cascas de maracujá tem sido em produtos alimentícios (68%), seguindo da indústria de fármacos (18%) e indústria de produtos agrícolas (14%).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Forgiarini, Ana Luiza, Joice Gnoatto Casanova, Michele Di Domenico y Fernanda Batista de Souza. "Produção de adsorvente alternativo a partir de lodo têxtil industrial e lodo de esgoto para tratamento de efluente sintético". Revista Tecnologia e Sociedade 16, n.º 41 (1 de mayo de 2020): 31. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n41.11789.

Texto completo
Resumen
Os problemas enfrentados pelos setores industriais com destinação de seus resíduos têm se tornado cada vez maiores, uma vez que há uma produção excessiva destes resíduos. O lodo é um subproduto gerado tanto na indústria têxtil quanto nas estações de tratamento de esgoto, e apresenta composição diversificada conforme o tipo do material de origem. Outra preocupação da indústria têxtil é quanto ao tratamento dos efluentes, que são contaminados com corantes de difícil degradabilidade. Considerando esta problemática, pode-se propor processos de tratamento dando uma destinação alternativa ao lodo produzido, como por exemplo, a adsorção. Nesse estudo, o lodo têxtil e o lodo de esgoto passaram por tratamentos térmicos e químicos baseados em um planejamento fatorial 2³, variando temperatura, tempo e massa de catalisador. Os adsorventes produzidos obtiveram porcentagens de remoção do corante Vermelho Remazol RR acima de 90%. As variáveis significativas estatisticamente foram tempo e temperatura para o lodo têxtil industrial e temperatura para o lodo de esgoto. Para o lodo têxtil industrial a interação entre as variáveis também foi significativa para o processo. Foi possível concluir que os materiais produziram adsorventes eficientes para a remoção do corante estudado. Logo, a utilização destes na adsorção aumentam as alternativas de destinação sustentável desse tipo de resíduo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Goldmeyer, Bruna, Neidi Garcia Penna, Ângela Melo y Claudia Severo da Rosa. "Características físico-químicas e propriedades funcionais tecnológicas do bagaço de mirtilo fermentado e suas farinhas". Revista Brasileira de Fruticultura 36, n.º 4 (diciembre de 2014): 980–87. http://dx.doi.org/10.1590/0100-2945-380/13.

Texto completo
Resumen
A industrialização de frutas permite que os consumidores usufruam seus benefícios funcionais; porém, na maioria das vezes, o processamento produz resíduos industriais que normalmente não são aproveitados. Desta forma, o bagaço do mirtilo é um subproduto da fermentação que geralmente é desprezado na natureza, originando poluição ambiental. Este trabalho objetivou a caracterização físico-química, a determinação da atividade antioxidante, antocianinas e polifenóis do fruto de mirtilo, bagaço de mirtilo proveniente da produção de bebidas fermentadas e da farinha obtida deste bagaço, bem como as propriedades funcionais tecnológicas e a estabilidade microbiológica destas farinhas. As farinhas do fruto e do bagaço foram obtidas a partir da desidratação em estufa a 60 ºC, por 36 h, e moídos em micromoinho refrigerado a 4 ºC. As características físico-químicas foram verificadas a partir das análises de umidade, proteína, lipídeos, cinzas, acidez, pH e sólidos solúveis. A atividade antioxidante foi determinada pelo método DPPH, e os polifenóis totais, pelo método de Folin-Ciocalteu. Os resultados demonstram que tanto o mirtilo quanto o bagaço possuem elevado conteúdo de água. O mirtilo apresentou 61,67 mg/100 g em antocianinas, 431,43 mg EAG/100 g em polifenóis e 3,83 mg/mL de atividade antioxidante, enquanto o bagaço obteve 57,32 mg/100 g; 297,20 mg EAG/100 g; 5,61 mg/mL, respectivamente. As farinhas apresentaram estabilidade microbiológica durante o armazenamento e propriedades funcionais tecnológicas adequadas, possibilitando a geração de novos produtos. Portanto, o aproveitamento de resíduos industriais de mirtilo fermentado apresenta vantagens de agregar valor e minimizar o impacto no meio ambiente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Florêncio, Isanna M., Eliane R. Florentino, Flávio L. H. da Silva, Ricardo S. Martins, Mônica T. Cavalcanti y Josivanda P. Gomes. "Produção de etanol a partir de lactossoro industrial". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 17, n.º 10 (octubre de 2013): 1088–92. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662013001000010.

Texto completo
Resumen
Entre os principais subprodutos do setor de laticínios se encontra o soro de queijo, obtido após precipitação da caseína do leite. Com o avanço da tecnologia a elaboração de queijos passou de um processo tradicional para um processo industrial no qual são produzidos diariamente milhares de litros de soro. A fermentação do soro do queijo objetivando a produção de etanol pode apresentar-se como alternativa tecnicamente viável pois, além de reduzir o potencial poluidor deste resíduo, ainda pode gerar um produto de maior valor agregado. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi a obtenção do etanol utilizando-se o soro de queijo "tipo coalho", desproteinizado, como substrato para a levedura Saccharomyces cerevisiae. Foram utilizadas a ferramenta de planejamento fatorial e a análise de superfície de resposta para otimização do processo estudando-se diferentes concentrações de levedura e percentagens de sacarose. O melhor resultado foi obtido ao se adicionar 100 g L-1 de sacarose e 6,0 g L-1 de levedura ao soro obtendo-se uma porcentagem de conversão de substrato em etanol de 76,14%.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Ripoli Filho, Francisco. "A Utilização do Rejeito Industrial Cerâmico - Chamote - como Fator de Qualidade na Fabricação de Elementos Cerâmicos: um Estudo Experimental". Cerâmica 43, n.º 281-282 (agosto de 1997): 133–39. http://dx.doi.org/10.1590/s0366-69131997000300007.

Texto completo
Resumen
Este trabalho descreve pesquisa desenvolvida sobre a fabricação de elementos cerâmicos, através da utilização de chamote adicionado à argila. Chamote pode ser definido como um subproduto proveniente de rejeitos de material cerâmico. O experimento envolveu a utilização de sete tipos de amostras obtidas em olaria próxima à UFSM, as quais serviram para estudar as seguintes variáveis: teor de umidade de moldagem, proporção das misturas, argila-base e temperatura de queima. As principais características físicas e mecânicas observadas foram: retração linear de queima, absorção de água, porosidade, massa específica aparente e sucção inicial. A partir dessas observações chegou-se às seguintes conclusões: a) possibilidade de utilizar o chamote homogeneizado na fabricação de elementos cerâmicos, desde que em proporção ideal e queimado a temperatura adequada; b) as tensões de ruptura e absorção de água obtidas estão de acordo com aquelas previstas pelas normas brasileiras; c) a adição de chamote à argila contribui potencialmente para o controle da retração. Por fim, verifica-se que a adição de chamote à argila permite o aproveitamento desse tipo de resíduo na fabricação de produtos de boa qualidade e contribui para reduzir a poluição ambiental.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Gotardo Martinez, Daiana. "USO DE BIOSSÓLIDO NA AGRICULTURA". Revista Brasileira de Energias Renováveis 4, n.º 3 (25 de noviembre de 2015). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v4i3.41399.

Texto completo
Resumen
Um dos principais problemas ambientais enfrentados atualmente pela humanidade é a disposição final de resíduos sólidos e líquidos. O tratamento dos resíduos urbanos, industriais e rurais, torna-se essencial para a preservação da qualidade do solo e da água, sendo que em alguns tipos de tratamentos há a geração de subprodutos (resíduos de tratamento), que devem ser destinados corretamente para não comprometer a eficiência do processo. A utilização de biossólido em área agrícolas parece ser uma alternativa bastante promissora, pois, resulta em duplo benefício: o ecológico referente à devolução ao solo do carbono orgânico e dos nutrientes utilizados para a produção de biomassa vegetal que são exportados para os centros urbanos e o beneficiamento social pela possibilidade de aumento da produtividade das culturas e menor impacto sobre o meio ambiente. Diante da problemática em que este resíduo apresenta à comunidade, esta revisão de literatura tem como objetivo trazer uma alternativa para a minimização do impacto causado aliado ao melhoramento em culturas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Nunes, P. M. P., F. S. F. Smolarek, G. A. T. Kaminski, M. T. Fin, S. M. W. Zanin, M. D. Miguel y O. G. Miguel. "A IMPORTÂNCIA DO APROVEITAMENTO DOS RESÍDUOS INDUSTRIAIS DA SEMENTE DE Citrus". Visão Acadêmica 10, n.º 1 (30 de junio de 2009). http://dx.doi.org/10.5380/acd.v10i1.21324.

Texto completo
Resumen
Os resíduos descartados das indústrias de alimentos poderiam ter uma finalidade benéfica ao homem e ao meio ambiente. Algumas frutas que possuem sementes são processadas para fabricação de alimentos e posteriormente descartadas sendo que poderiam ser utilizadas para minimizar o seu desperdício, Além da possibilidade de ter alto valor agregado quando processados e transformados em subprodutos como óleos vegetais (KOBORI; JORGE, 2005).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Wedderhoff Herrmann, Henrique. "BIOGÁS COMO ALTERNATIVA ENERGÉTICA PARA RESÍDUOS INDUSTRIAIS". Revista Brasileira de Energias Renováveis 4, n.º 3 (25 de noviembre de 2015). http://dx.doi.org/10.5380/rber.v4i3.41704.

Texto completo
Resumen
O glicerol bruto é o principal coproduto da geração do biodiesel, o qual contém impurezas que inviabilizam seu uso comercial direto, o que gera problemas econômicos e ambientais. Este glicerol pode ser transformado biologicamente por microorganismos a partir da fermentação anaeróbica, em que liberam como resultado de seu metabolismo gases como metano CH4(g), principal composto do biogás. As indústrias de papel e celulose (IPC) produzem uma série de resíduos após o processamento químico, físico ou mecânico da madeira, os quais apresentam diversos açúcares, e, assim como o glicerol bruto, podem ser assimilados por microorganismos em fermentação, gerando produtos semelhantes e de alto valor agregado. O objetivo deste trabalho é produzir biogás para uso energético, a partir da fermentação anaeróbica da glicerina bruta e de resíduos de biomassa das IPC pela bactéria Escherichia coli. Para a fermentação anaeróbica prepararam-se amostras a partir de um planejamento experimental multivariado 22 com ponto central para cada meio estudado. Após 72 h de fermentação, registrou-se por um detector de gases a produção de CH4(g). As melhores condições para produção de CH4(g) foram nas amostras com 5 mL de E. coli e 30% de resíduos da IPC. Foi possível produzir biogás a partir da fermentação anaeróbica da glicerina bruta e de resíduos da IPC pela E. coli, caracterizando-se como alternativa energética de aproveitamento desses subprodutos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Santos, Rafael Francisco Cardoso dos, Alessandra Lorenzetti de Castro y Karoline Mariana Gonçalves. "Produção de concreto autoadensável incorporado com resíduo da indústria de cerâmica vermelha". Matéria (Rio de Janeiro) 23, n.º 3 (18 de octubre de 2018). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620180003.0500.

Texto completo
Resumen
RESUMO Nos últimos anos, observa-se uma crescente utilização de adições minerais na produção de cimento Portland e de concretos com o intuito de melhorar as propriedades físicas, mecânicas e de durabilidade desses materiais, além dos benefícios econômicos e ambientais, já que essas adições geralmente são resíduos ou subprodutos industriais. Considerando que a indústria de cerâmica vermelha do Brasil gera uma elevada quantidade de resíduos no processo de produção, existe um passivo ambiental e um custo elevado relacionados a esses resíduos. Uma alternativa de aproveitamento consiste na sua utilização como adição mineral na produção de cimento Portland e concreto. Assim, o presente trabalho avalia a utilização de resíduos de cerâmica vermelha na produção de concreto autoadensável. Além das propriedades de autoadensabilidade no estado fresco, foram determinadas as propriedades físicas e mecânicas no estado endurecido. Os resultados demonstram que o material possui um grande potencial para utilização na produção de concreto autoadensável, inclusive aqueles de alta resistência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Almeida, Poliana Fernandes, Rosângela Maria Vanalle y José Carlos Curvelo Santana. "PRODUÇÃO DE GELATINA: UMA PERSPECTIVA COMPETITIVA PARA A CADEIA PRODUTIVA DE FRANGO DE CORTE". Produto & Produção 13, n.º 2 (27 de junio de 2012). http://dx.doi.org/10.22456/1983-8026.22468.

Texto completo
Resumen
A cadeia produtiva de frango de corte é pressionada pelos desafios do atual cenário mundial de intensa competitividade e leis de proteção ambiental a buscar fontes alternativas no aproveitamento dos resíduos gerados como os pés de frango visando vantagem competitiva e uma atividade de maior sustentabilidade. O presente estudo propõe a produção de gelatina como uma nova perspectiva para a cadeia produtiva de frango discutindo os principais elos envolvidos, contribuindo dessa forma com a comunidade acadêmica e científica com informações sobre aproveitamento de subprodutos na busca pela sustentabilidade e competitividade. Nesse sentido, apresenta-se um processo experimental de elaboração de gelatina a partir de tarsos de frango. A análise de aceitabilidade foi realizada por meio de análise sensorial. A proposta de novo destino aos pés de frango, considerados resíduos nos frigoríficos, foi possível, obtendo-se, portanto, vantagem competitiva tanto para o frigorífico, propiciando fonte alternativa de lucro, como para a indústria de gelatina onde a inovação em tipo de matéria-prima e novos processos industriais determinam adaptabilidade, flexibilidade no processamento e competitividade no mercado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Numata Junior, Flavio. "Impactos ambientais gerados na produção de pellets". Revista Brasileira de Energia 26, n.º 4 (16 de diciembre de 2020). http://dx.doi.org/10.47168/rbe.v26i4.578.

Texto completo
Resumen
Fontes energéticas de origem fóssil não são sustentáveis e apresentam alto nível de emissões poluentes. As novas formas de geração de energia, sobretudo, provenientes de recursos florestais renováveis ou de subprodutos industriais, são consideradas alternativas com elevado potencial energético. Cerca de 60% do volume de resíduos da madeira bruta processada em indústrias de beneficiamento se transforma em alguma forma de desperdícios. O uso desse material representa uma solução racional e inteligente para o sistema produtivo e, principalmente, para a humanidade. Basicamente, este pequeno conjunto de informações explica porque a demanda por esta fonte de energia cresce 2,2% ao ano, podendo duplicar seu consumo nos próximos trinta anos. Por essas características e seu aproveitamento como subproduto ou resíduo industrial, os pellets, são produtos ecoeficientes. Neste sentido, como a produção de pellets no Brasil apresenta uma tendência de crescimento, torna-se importante avaliar os efeitos ambientais gerados durante sua fabricação. Assim, este artigo tem por objetivo mensurar os efeitos ambientais gerados nos processos de produção dos pellets derivados de madeira eucalipto. A metodologia de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) foi aplicado na fase industrial com uso da base de dados Ecoinvent e o método EcoIndicator 99 para especificar os impactos ambientais. Os resultados da pesquisa demonstram maior importância sobre os impactos causados na categoria de saúde humana do que na qualidade dos recursos do ecossistema. A operação de peletização apresentou a maior contribuição, com 61,2% dos impactos, causado pelo uso de combustíveis. Os resultados demonstram que a infraestrutura industrial dos processos de produção de pellets apresenta as menores contribuições.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Bragagnolo, Lucimara y Eduardo Pavan Korf. "Aplicação de resíduos na fabricação de concreto: como técnicas analíticas de caracterização podem auxiliar na escolha preliminar do material mais adequado?" Matéria (Rio de Janeiro) 25, n.º 1 (2020). http://dx.doi.org/10.1590/s1517-707620200001.0885.

Texto completo
Resumen
RESUMO A preocupação frente aos impactos negativos resultantes da obtenção e produção de agregados naturais e do cimento na produção do concreto, bem como a possibilidade de escassez desses, acabaram alavancando a busca por materiais alternativos. Dentre esses materiais, diversos estudos já avaliaram a aplicação de subprodutos de diferentes setores industriais para a fabricação do concreto. Contudo, considerando a gama de resíduos existentes, sem ainda possuir algum valor agregado, torna-se interessante avaliá-los para essa finalidade. Para tanto, a avaliação do potencial desses materiais exige a aplicação de diferentes técnicas para análise de diversas propriedades que são desejáveis ou requeridas. Nesse sentido, essa revisão bibliográfica buscou reunir as principais técnicas e metodologias que são aplicadas para a identificação das principais características que possibilitem sua aplicação como substitutos parciais de agregados ou cimento, em misturas para a fabricação do concreto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Bertolucci, Laura Gardenal, Helena Teixeira Godoy, Lucas Caldeirão Rodrigues Miranda y Leticia Cardoso da Silva. "Otimização simultânea da extração de compostos fenólicos totais e ácido ascórbico de resíduos industriais de tomate". Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n.º 26 (29 de enero de 2019). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic262018795.

Texto completo
Resumen
Os subprodutos de tomate (Lycopersicum esculetum L.) contêm quantidade considerável de compostos fenólicos e de vitaminas, e podem ser utilizados como aditivos alimentares naturais para enriquecer nutricionalmente os alimentos. Dessa forma, os objetivos do trabalho foram otimizar as variáveis tempo (X1), concentração de metanol (X2) e temperatura (X3) para extração de compostos fenólicos totais utilizando método de extração sólido-líquido; e tempo (X1) e concentração de metanol (X2) para extração sólido-líquido assistida por ultrassom; e comparar os métodos de extração de fenólicos totais e a determinação de ácido áscorbico. O conteúdo de compostos fenólicos totais foi determinado seguindo o método de Folin-Cioucalteou e os dados foram expressos em equivalentes de ácido gálico (EAG); e a determinação de ácido ascórbico e isômeros foi realizada pelo método de Tillmann's e expressos em mg/100g. O trabalho estabelece condições otimizadas para a extração sólido-líquido de compostos fenólicos totais, utilizando delineamento composto central e cinética. Os extratos, utilizando ultrassom, apresentaram maiores teores de compostos fenólicos totais, quando comparado com o do banho. E a determinação de ácido ascorbico apresentou valores entre 7,99 e 8,58 mg/100g, não interferindo no resultado de capacidade redutora.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Rebelato, Marcelo Giroto, Leonardo Lucas Madaleno y Andréia Marize Rodrigues. "PONDERAÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL DOS RESÍDUOS E SUBPRODUTOS DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL SUCROENERGÉTICA". Revista Gestão Industrial 9, n.º 2 (16 de agosto de 2013). http://dx.doi.org/10.3895/s1808-04482013000200006.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Almeida, Carolina Vidal. "Estudo da Adsorção de Corante Ácido Sobre a Borra de Café Tratada com Hidróxido de Sódio". Anais dos Seminários de Iniciação Científica, n.º 22 (4 de febrero de 2019). http://dx.doi.org/10.13102/semic.v0i22.4000.

Texto completo
Resumen
Um dos grandes problemas que afetam o meio ambiente hoje em dia é a contaminação dos recursos hídricos, sendo que grande parcela é decorrente de despejos residenciais e industriais, como os corantes artificias, metais pesados e compostos orgânicos que no geral são considerados substâncias nocivas a natureza e ao homem (SOUZA, 2013). O despejo de corantes em especial, compostos amplamente utilizados nas industrias alimentícias, têxteis e papeleira, tem sido um problema em estudo, pois esses materiais apresentam resistência ao tratamento químico e biológico, podendo, na sua decomposição química, produzir substâncias mais tóxicas que o corante em si (CRINI, 2005). Segundo Perini et al. (2012) a adsorção é um tratamento que se mostra eficaz na remoção de corantes em efluentes.Atualmente o interesse pela busca de materiais de baixo custo que possam ser utilizados como adsorventes para eliminação de contaminantes em efluentes tem aumentado significativamente (SILVA et al., 2016). O Brasil se encontra como o maior produtor e exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor da bebida, atrás apenas dos Estados Unidos (ABIC, 2018). Segundo dados do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola do IBGE, a estimativa da safra de café em 2018 é de 3,4 milhões de toneladas (57,3 milhões de sacas de 60 kg). Em consequência da produção elevada e do grande consumo de café no Brasil, há um aumento significativo na quantidade de resíduos. Estima-se que anualmente são geradas 225 milhões de toneladas de resíduos líquidos e 9,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos em nível mundial (DIAS et al., 2014 apud HERMOSA, 2014). Logo no grupo de adsorventes de baixo custo, encontra-se o pó de café coado ou como é chamado mais comumente borra de café, o subproduto do preparo da bebida, e que tem sido estudada a sua utilização como adsorvente para substâncias toxicas, além de resgatar e reaproveitar o material com o intuito de minimizar a poluição ambiental.Este trabalho pretende estudar a adsorção de corante, utilizando como adsorvente a borra de café modificada com hidróxido de sódio para obtenção dos parâmetros cinéticos e termodinâmicos do processo adsortivo e para uma possível aplicação no tratamento de efluentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Pizi, Julia Faria, Cassiana Maria Reganhan Coneglian, André Ricardo de Almeida, Naomi Torigoe y Henrique Figueiredo. "Componente "B" na biorremediação de solo contaminado por benzeno e tolueno". Revista dos Trabalhos de Iniciação Científica da UNICAMP, n.º 26 (22 de enero de 2019). http://dx.doi.org/10.20396/revpibic262018707.

Texto completo
Resumen
O petróleo e seus derivados são cada vez mais consumidos, sendo importantes fontes de energia e responsáveis pela realização de atividades industriais. Contudo, o aumento da exploração e do transporte resulta em maiores acidentes ligados ao derramamento combustíveis, atingindo o solo e águas subterrâneas. Por ser um subproduto do petróleo, a principal constituição da gasolina são os hidrocarbonetos aromáticos, sendo em maior composição os compostos benzeno, tolueno, etilbenzeno e xileno, conhecido como BTEX. Este, quando em contato com o solo pode ser biodegradado por micro-organismos, principalmente os aeróbios previamente existentes naquela área. Para acelerar esse processo, podem ser utilizados aditivos biológicos com a função de estimular o crescimento e o metabolismo microbiano. Esse processo é a biorremediação e utiliza micro-organismos que estão presentes no solo ou adicionados na área contaminada com petróleo e seus derivados para que ocorra a degradação bioquímica dos contaminantes. Dessa forma, nesse projeto analisou-se a influência do aditivo biológico, denominado componente “B”, na biodegradação de solos contaminados com resíduos de petróleo, contendo tolueno e benzeno. Sendo o método utilizado de respirometria de Bartha e Pramer, foi analisado a liberação de CO2 pelos micro-organismos do solo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía