Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Tecnologia da informacʹao (aspectos sociais).

Artículos de revistas sobre el tema "Tecnologia da informacʹao (aspectos sociais)"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Tecnologia da informacʹao (aspectos sociais)".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Leone, Keven Leone dos Santos Keven y Andrêza Leite de Alencar Andrêza Leite. "Aplicabilidade da Persistência Poliglota em Sistemas Potencialmente Escaláveis". Revista de Engenharia e Pesquisa Aplicada 5, n.º 1 (26 de abril de 2020): 78–87. http://dx.doi.org/10.25286/repa.v5i1.1245.

Texto completo
Resumen
Introdução: Com o avanço da Tecnologia da informação o volume de dados gerado por sistemas que tem conectividade na Internet cresce exponencialmente. Para lidar esta crescente geração de informação, é preciso que os sistemas suportem essa capacidade de dados e melhorem distribuição de seus serviços. Tomando como exemplo as redes sociais, este é um ambiente que produz um grande volume de dados e estes dados podem ter ainda diferentes tipos, como: dados de geolocalização, sistema de recomendação, catálogo de produtos dentre outros. Objetivo: Este artigo tem como principal objetivo o desenvolvimento de uma aplicação utilizando a persistência poliglota, utilizando MongoDB, Redis, MYSQL como bases de dados. Metodologia: apresenta os passos necessários para desenvolvimento do estudo de caso, explicando o fluxo de atividades e entradas das etapas seguintes. Experimentos e Resultados: Foram criados experimentos para avaliar o uso de duas abordagens: modelo relacional e poliglota, observando o consumo de hardware e tempo gasto para execução dos experimentos em diferentes aspectos. Como vantagem de se utilizar a persistência poliglota pode-se destacar a velocidade na execução de operações de manipulação de dados e alta disponibilidade, e do relacional o baixo consumo de hardware e bom desempenho em algumas operações. Conclusões: Ambos os modelos citados tem grande valor no mercado de trabalho, são ferramentas indispensáveis para o armazenamento de dados, como toda migração de dados apresenta um risco real de perda de informações, é importante avaliar os riscos para viabilidade de se utilizar a persistência poliglota.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Pesce, Marly Kruger de. "Resenha do livro "A Tecnologia é boa para a Educação?" de Neil Selwyn". Revista Thema 21, n.º 2 (20 de mayo de 2022): 359–62. http://dx.doi.org/10.15536/thema.v21.2022.359-362.1727.

Texto completo
Resumen
Esta resenha apresenta as ideias de Neil Selwyn sobre as implicações da inserção das tecnologias na educação abordadas no livro A tecnologia é boa para a educação?. O autor discute sobre as complexidades sociais, políticas, econômicas e culturais que subjazem a Educação Tecnológica – EdTec. Seu estilo de escrita suscita reflexões sobre diversos aspectos que implicam o uso da tecnologia. Ele busca provocar o leitor a se questionar sobre como as mudanças sociais e culturais ocasionadas pela tecnologia podem marginalizar uma parte da população mundial. Palavras-chave: Tecnologia; educação; visão crítica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Artuso, Alysson Ramos, Kelly Vanessa Fernandes Dias da Silva y Roberta Suero. "Uma discussão do livro didático como tecnologia no campo da ciência, tecnologia e sociedade". Revista Tecnologia e Sociedade 16, n.º 42 (25 de junio de 2020): 171. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n42.11351.

Texto completo
Resumen
Os estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) visam entender conjuntamente os aspectos sociais, científicos e tecnológicos sobre seus objetos de pesquisa. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo propor um olhar do livro didático como uma tecnologia no processo ensino aprendizagem. Como trabalho teórico, sua metodologia parte do arcabouço dos estudos CTS para promover uma discussão de base. Nesta perspectiva, entende-se o livro didático como um artefato tecnológico com propósito que leva conhecimento ao seu público alvo, inserido em uma organização social e como partícipe da cultura escolar. Ao encará-lo como uma tecnologia no campo CTS, trata-se o livro didático sob diversos ângulos – pedagógicos, políticos, econômicos, sociais – e em sua inter-relação com a ciência e sociedade. Assim, a discussão evidencia aspectos pouco problematizados do livro didático, como sua produção ser feita para atender prioritariamente a expectativas de editores e avaliadores do MEC e não às necessidades de professores e estudantes. Outro exemplo é o seu uso como forma de implementar políticas públicas educacionais com ganho de capital político para os governantes de ocasião, aproveitando-se de falhas da formação docente para instituir um currículo oficial.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Gazzi, Gabriela, Fernanda Lazzari, Rodrigo Eduardo Bampi, Luciene Eberle y Gabriel Sperandio Milan. "Estereótipos e Imagem de Produtos do Brasil e da Alemanha a Partir da Percepção de Brasileiros e Alemães". Desenvolvimento em Questão 16, n.º 42 (29 de diciembre de 2017): 585. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2018.42.585-620.

Texto completo
Resumen
<p>Com o objetivo de contribuir com estudos de percepção e imagem de país, este trabalho buscou identificar a percepção de alemães em relação ao Brasil e seus produtos, assim como a percepção de brasileiros em relação à Alemanha e seus produtos, traçando um paralelo com a percepção de brasileiros e de alemães quanto aos seus próprios países. Para isso, foram aplicados questionários com questões de perfil e questões dispostas em uma escala de avaliação de imagem de país e de produto, com o intuito de identificar a percepção dos respondentes em relação ao contexto avaliado. Após a análise de dados, observou-se que uma imagem positiva foi atribuída ao brasileiro e uma imagem negativa aos aspectos sociais do Brasil, tendo os brasileiros uma percepção menos positiva do Brasil que os alemães. A imagem da Alemanha em geral foi positiva, com destaque aos aspectos sociais como nível de ensino e padrões sociais e de vida considerados elevados, tendo o brasileiro uma percepção mais positiva da Alemanha do que os próprios alemães. A imagem do produto brasileiro de modo geral foi menos positiva, com percepção negativa em aspectos de tecnologia, prestígio, preço, promoção e distribuição. A imagem do produto alemão foi mais positiva, destacando aspectos relacionados à tecnologia, precisão e qualidade, ao prestígio e ao valor percebido.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Oro Boff, Salete y Natasha Alves Ferreira. "Análise dos benefícios sociais da bitcoin como moeda". Anuario Mexicano de Derecho Internacional 1, n.º 16 (1 de enero de 2016): 499. http://dx.doi.org/10.22201/iij.24487872e.2016.16.534.

Texto completo
Resumen
A tecnologia trouxe conceitos que, fundidos com o campo econômico, permitiram soluções para problemas que a sociedade enfrentou diversas vezes ao longo da sua história, como: inflação, ciclos econômicos, instituições financeiras não confiáveis e a falta de universalização de serviços financeiros a toda a população. Este artigo visa elucidar tanto a parte conceitual da Bitcoin abordando os aspectos históricos, econômicos e jurídicos como também os possíveis benefícios sociais que a moeda pode trazer como uma primeira alternativa, baseada em tecnologia, ao dinheiro tradicional controlado pelo Estado. O método utilizado para tanto é o dedutivo e a técnica de pesquisa é a bibliográfica, partindo-se de exemplos da utilização do dinheiro ao longo da história e da ascensão da Bitcoin como moeda.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Pereira, Everaldo, Agda Carvalho y Murilo Orefice. "Design e tecnologia:". Projetica 13, n.º 3 (23 de diciembre de 2022): 94–102. http://dx.doi.org/10.5433/2236-2207.2022v13n3p94.

Texto completo
Resumen
Esta reflexão tem como tema Design e Tecnologia e como objeto central o design de marcas orientado aos meios digitais. O objetivo é analisar como a tecnologia digital e os aspectos sociais e culturais afetam os processos de criação de marcas e identidades visuais, especialmente com o crescente uso dos smartphones. Do ponto de vista teórico, utiliza-se os pressupostos da sociedade do conhecimento, da sociedade da informação, dos sistemas complexos e do graphic design thinking. Como estratégia metodológica, somos guiados pela pesquisa exploratória e qualitativa para destacar processos e proposições no design que articulem com a imersão digital e a adaptabilidade deste tempo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Angotti, José André Peres y Milton Antonio Auth. "Ciência e tecnologia: implicações sociais e o papel da educação". Ciência & Educação (Bauru) 7, n.º 1 (2001): 15–27. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-73132001000100002.

Texto completo
Resumen
A crescente evolução e utilização de novas tecnologias vem acarretando profundas mudanças no meio ambiente e nas relações e nos modos de vida da população, colocando os indivíduos diante de novos desafios, cuja maioria a população não está preparada para enfrentar. Como possibilidade para melhor discernir situações deste tipo e atuar sobre elas, propomos desenvolver atividades didáticopedagógicas direcionadas para uma alfabetização científica e tecnológica, tendo como base aspectos históricos e epistemológicos e atentando para a questão das concepções, valores e atitudes dos indivíduos nas suas ações em sociedade. Estudos em curso sobre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e sobre a problemática ambiental serviram de apoio para a elaboração do presente trabalho.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Andréia Aparecida y Rogério Baptistella. "UNIVERSIDADE NA AMÉRICA LATINA: CIÊNCIA, TECNOLOGIA E TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS". REVISTA FOCO 15, n.º 3 (23 de octubre de 2022): e425. http://dx.doi.org/10.54751/revistafoco.v15n3-020.

Texto completo
Resumen
Este trabalho tem o propósito de apresentar uma breve trajetória da universidade em seus aspectos históricos, tanto no contexto ocidental quanto no contexto latino-americano. Além de uma reflexão sobre a universidade numa lógica racional hegemônica ocidental reproduzida em nosso continente e entrelaçada a dois conhecimentos globais que juntos agregam elementos que integram a humanidade: a ciência e a técnica. Para além dessas reflexões existe a necessidade de apresentar possíveis formas para rompermos com essas estruturas que se incorporaram na universidade da América Latina. É possível pensar num projeto descolonial (tanto quanto) em uma universidade distinta que projete transformações sociais contundentes mesmo que a cena neoliberal nos projetos educacionais da atualidade não sejam vistos de forma positiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rosa, Maysa Anastacio Bernardo Flor da, Carlos Cesar Garcia Freitas y Vanderley Flor da Rosa. "Tecnologia assistiva e tecnologia social: análise dos limites da relação entre ambas". Revista Tecnologia e Sociedade 16, n.º 40 (2 de marzo de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v16n40.8010.

Texto completo
Resumen
A Tecnologia Assistiva (TA) e a Tecnologia Social (TS) visam ao atendimento de necessidades sociais e constituem fenômenos distintos com características em comum que, não raras vezes, são tratados como sinônimo. Assim, o presente artigo analisou os limites da relação entre a TA e a TS. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, mediante emprego da estratégia bibliográfica. Como resultado, considerando os parâmetros e dimensões que revelam o caráter da TS, constatou-se que nem toda TA configura-se como uma TS. Entre os principais aspectos identificados, é necessário que a TA esteja voltada para a necessidade do beneficiário em detrimento do mercado; que permita ser apropriada, o que implica domínio e posse; e que o conhecimento inerente ao “artefato” seja democratizado, para que seja considerada uma TS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Iturri, José. "Ciberespaço e negociações de sentido: aspectos sociais da implementação de redes digitais de comunicação em instituições acadêmicas de saúde pública". Cadernos de Saúde Pública 14, n.º 4 (octubre de 1998): 803–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-311x1998000400022.

Texto completo
Resumen
Analisam-se aspectos sociais da incorporação de novas tecnologias de informação e comunicação em instituições de ensino e pesquisa da saúde pública. Usando elementos da noção de tecnologias da inteligência e da teoria crítica da tecnologia para enquadrar o estudo dos processos de implementação de redes eletrônicas de comunicação (em especial Internet e intranets), aponta-se a íntima relação entre os aspectos sociais e técnicos desses processos. Traçam-se alguns elementos teórico-metodológicos para aproximar-se das dinâmicas de implementação de redes eletrônicas em instituições acadêmicas, mediante a análise do discurso dos seus atores sociais e dos diversos sentidos que eles atribuem à implementação. Considerando o discurso como uma expressão das relações que os atores produzem durante a implementação, procura-se delinear uma aproximação às formas como essas relações influenciariam dimensões sociais e técnicas das redes digitais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Lima, João Vicente Barroso da Costa, Fabrício Monteiro Neves y Léo Peixoto Rodrigues. "Os usos discursivos da ciência e da tecnologia nas disputas políticas ambientais". Sociedade e Estado 31, n.º 2 (agosto de 2016): 517–38. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69922016000200010.

Texto completo
Resumen
Resumo O ensaio problematiza a articulação entre a sociologia ambiental e os estudos sociais em ciência, tecnologia e sociedade relativamente às injunções entre o campo científico e o campo político-social, a propósito do embate público sobre a construção social dos problemas ambientais. O ensaio é consequência de investigação teórica de autores convencionalmente separados em subcampos da sociologia ambiental (Beck, Hannigan, Yarley) e da sociologia e estudos de ciência e tecnologia (Jasanoff, Knorr-Cetina, Collins), em um esforço de síntese de uma nova problematização que reúna aspectos epistemológicos e político-culturais referentes a mecanismos estruturadores tanto do campo científico quanto do campo político-cultural, entendidos mais como inter-relacionados, de maneira a conformar o que se denomina provisoriamente de arena epistêmico-política.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Vicente, Alexandre Meloni y Maria Conceição da Costa. "Experimentação animal e seus limites: core set e participação pública". Physis: Revista de Saúde Coletiva 24, n.º 3 (septiembre de 2014): 831–49. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-73312014000300009.

Texto completo
Resumen
As controvérsias em ciência e tecnologia são cada vez mais reconhecidas como questões éticas e morais, e não somente técnicas. É o caso da experimentação animal, foco deste trabalho. Visando clarificar quais grupos tiveram seus interesses e reivindicações atendidos e quais foram ignorados, foi efetuada uma análise da legislação do estado de São Paulo sobre o assunto, a partir do referencial teórico dos Estudos Sociais da Ciência e Tecnologia. O estudo abordou aspectos como a relação entre a comunidade científica, a camada política e o público leigo, a autoridade da ciência e as estratégias para inclusão/exclusão de grupos. Concluiu-se que, apesar dos crescentes questionamentos sobre as consequências sociais, éticas e morais da prática científica, a ciência ainda desempenha um papel central na resolução de controvérsias, ocupando um lugar privilegiado dentro do core set.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

López Mazz, José María. "Para uma Etnoarqueologia da Cerâmica Mati". Revista de Arqueologia 21, n.º 1 (1 de julio de 2008): 45–60. http://dx.doi.org/10.24885/sab.v21i1.239.

Texto completo
Resumen
Como uma investigação realizada com “olhos de arqueólogo”, este trabalho discute aspectos teórico-metodológicos da aproximação etnoarqueológica. Pretendemos, mais além da pura analogia, apoiar o trabalho de interpretação arqueológica das sociedades pré-históricas das terras baixas sul-americanas. Apresentamos informações recolhidas entre o grupo Mati, às margens do rio Itui em 2000, sobre a fabricação e uso de recipientes cerâmicos. A análise ilustra relações sociais ligadas à tecnologia e à geração de um registro material aldeão das terras baixas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Andrade, Camila De Mattos Lima, Djane Santiago de Jesus y Carla Renata Santos dos Santos. "PROJETO LICURI: UMA PROPOSTA DE REAPLICAÇÃO DA TECNOLOGIA SOCIAL". Revista Brasileira de Tecnologias Sociais 7, n.º 1 (27 de mayo de 2020): 37–50. http://dx.doi.org/10.14210/rbts.v7n1.p37-50.

Texto completo
Resumen
O presente estudo aborda aspectos conceituais, históricos, teórico-práticos, numa perspectiva crítica, acerca das Tecnologias Sociais (TS) e tem como seu principal escopo retratar uma proposta de reaplicação de tecnologias sociais desenvolvidas no âmbito do Projeto Licuri IFBA, a partir das experiências vivenciadas em projeto de extensão na região de Serra Pelada-Monte Branco, comunidade de Barraquinha, zona rural do município de Jequié-Bahia. Por meio do levantamento de referencial teórico e relatos de experiência, foram planejadas e executadas fases preparatórias para possível reaplicação dessas TS, cujo processo de desenvolvimento e reaplicação tecnológica está fundado nos conceitos de TS preconizados principalmente por Dagnino (2004), Dias e Novaes (2010); Incubação Social por Santos, Jesus e Cypriano (2017). Como produto das ações desenvolvidas, foi possível a criação de um plano de metas e ações visando à criação de novos produtos com o uso do licuri como componente, preocupação com a adequação às práticas de higiene e segurança alimentar, aplicação de algumas técnicas de empreendedorismo aos produtos desenvolvidos. Portanto, o estudo poderá colaborar com pesquisas na área de TS, assim como projetos que visem à reaplicação de TS em outras regiões.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Berenger, Francis, Marcia Penna, Sandra Regina Da Rocha-Pinto y Leonardo Lima. "A tecnologia gerando novos arranjos organizacionais:". Revista Vianna Sapiens 10, n.º 2 (29 de octubre de 2019): 28. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v10i2.611.

Texto completo
Resumen
A transformação digital está redefinindo práticas organizacionais. Tecnologias emergentes vêm possibilitando novos desenhos de processos nas empresas. Novos arranjos organizacionais produzem fenômenos inéditos que necessitam ser explorados. O estudo da sociomaterialidade permite compreender essas novas configurações a partir dos artefatos tecnológicos criados por meio de interações sociais. Esse ensaio apresenta a análise do modelo DAO (Decentralized Autonomous Organization) sob o olhar da sociomaterialidade, analisando os elementos constituintes desta organização que tem o smart contract como o principal artefato tecnológico. A principal conclusão do estudo é a constatação de que novas tecnologias e, consequentemente, novos artefatos tecnológicos trazem aspectos inéditos e importantes no papel constitutivo da organização e das práticas organizacionais. Sugere-se o avanço de estudos sociomateriais na intenção de se obter uma maior compreensão sobre novos modelos organizacionais que empregam tecnologias digitais emergentes.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Martins, Marcelo Guerra, Marcelo Tadeu Nascimento y Ronny Max Machado. "Os novos serviços na sociedade da informação: o caso do Uber na cidade de São Paulo". Scientia Iuris 21, n.º 2 (31 de julio de 2017): 154. http://dx.doi.org/10.5433/2178-8189.2017v21n2p154.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como foco o serviço de transporte por meio da utilização do Uber, tecnologia típica da sociedade da informação, pautada pela utilização da internet e de equipamentos eletrônicos como tablets e smartphones. São abordados também os aspectos sociais, econômicos e jurídicos dessa novel tecnologia de transporte nas grandes cidades brasileiras, com ênfase na cidade de São Paulo, que regulou o uso do Uber em 2016. As conclusões enfatizam a compatibilidade do novo serviço com o sistema jurídico brasileiro, bem como as potenciais vantagens em relação ao transporte realizado pelos taxis tradicionais. A metodologia utilizada é o estudo bibliográfico com caráter qualitativo e indutivo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Oliveira, Jairo Cardoso, Roque Rabechini Jr y Leandro Alves Patah. "O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E AS INOVAÇÕES DA ÁREA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO". Revista Economia & Gestão 18, n.º 50 (29 de diciembre de 2018): 115–33. http://dx.doi.org/10.5752/p.1984-6606.2018v18n50p115-133.

Texto completo
Resumen
O desenvolvimento sustentável passa definitivamente a fazer parte da agenda estratégica das organizações, com foco em oferecer produtos e serviços que atendam os aspectos ambientais e sociais, atingindo ainda o equilíbrio econômico. Entretanto, mesmo com esta visão sustentável, a área de tecnologia da informação (TI) é vista dentro da organização como suporte ao negócio, sendo cobrada por desempenho e redução de custos. Este contexto dicotômico foi avaliado neste artigo, ou seja, buscou-se identificar o direcionador de decisão que são empregados pelos gestores de TI na definição de investimentos em projetos. Foi verificado que o avanço tecnológico da indústria de TI, desenvolvendo novos produtos e soluções, atende a tríplice restrição de reduzir custos, melhorar desempenho e ainda ser mais sustentável. O método utilizado foi o estudo de caso múltiplo em grandes organizações comprometidas com o desenvolvimento sustentável, em perspectiva qualitativa, ancorado por análise de literatura acadêmica e técnica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Areosa, João. "A globalização dos riscos sociais e os acidentes tecnológicos". Pensamiento Americano 9, n.º 17 (1 de julio de 2016): 151–76. http://dx.doi.org/10.21803/pensam.v9i17.64.

Texto completo
Resumen
Os riscos sociais e tecnológicos podem ser compreendidos como uma espécie de antecâmara para a ocorrência de aciden-tes ou de outros eventos indesejados. O debate sobre as múltiplas formas e abordagens ao risco parece que se tornou central nos dias de hoje, apesar de o risco sempre ter acompanhado toda a história da humanidade. Todavia, não sabemos se o mun-do é actualmente mais arriscado do que foi no passado, mas sabemos, por exemplo, que os cidadãos ocidentais têm vindo a aumentar a sua esperança média de vida, que a mortalidade infantil baixou drasticamente e que somos hoje mais saudáveis do que no passado, fruto, por exemplo, do desenvolvimento tecnológico. Apesar de todos os benefícios que a tecnologia nos proporciona são também gerados, paralelamente, novos riscos graves e assustadores. Por exemplo, os nossos antepassados não tiveram de conviver com centrais nucleares, transportes aéreos (aviação), plataformas petrolíferas, engenharia genética e por aí adiante. Este trabalho pretende discutir a ambivalência da tecnologia a partir da noção de risco, incluindo os seus aspectos positivos e negativos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Calazans, Alex y Caio Alberto Martins. "O USO DA TECNOLOGIA DE IMPRESSÃO 3D NA EDUCAÇÃO: PRESSUPOSTOS CONCEITUAIS A PARTIR DA TEORIA DO DUPLO ASPECTO DE ANDREW FEENBERG". Revista Dialectus - Revista de Filosofia, n.º 23 (28 de agosto de 2021): 33–53. http://dx.doi.org/10.30611/2021n23id71847.

Texto completo
Resumen
Feenberg apresenta a teoria do duplo aspecto como uma forma de abordar a natureza de objetos técnicos. Isso, por sua vez, tem relação com sua concepção de que a tecnologia não é neutra e nem determinada. Para ele, tal teoria possui uma dupla dimensão, que envolve, além do conhecimento técnico, aspectos sociais de objetos técnicos. Assim, o uso da tecnologia, a partir de seus valores impregnados nela, torna possível um aprimoramento de seu produto. Neste trabalho, pretende-se analisar essa relação a partir da tecnologia de Impressão 3D, considerando o contexto específico da educação. Trata-se de compreender, a partir do que o duplo aspecto estabelece, algumas das demandas necessárias para que o uso de tal impressão, no processo educativo, promova uma compressão adequada da tecnologia, permitindo a sua democratização. Outro conceito que Feenberg apresenta é o de democratização da tecnologia. A Impressora 3D passa por constantes aprimoramentos e está se tornando mais acessível em vista da popularização do uso de sua tecnologia. Contudo, mais do que permitir acesso à tecnologia, a democratização está relacionada a vários elementos, dentre elas a possibilidade de uma diversificação da tecnologia, possibilitando soluções técnicas distintas e modos de vidas distintos. Contudo para que isso se estabeleça, aparece junto a demanda de uma compreensão diferente da natureza e uso da tecnologia. Assim, o que é necessário levar em consideração para que o uso de Impressão 3D, na educação, promova um avanço democrático no modo como se compreende a tecnologia?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Chaves, Italo Teixeira y Francisca Clotilde de Andrade Maia. "Análise dos Aspectos da Biblioteconomia Social no Curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará". Revista Brasileira de Educação em Ciência da Informação 9, mero especial (20 de junio de 2022): 1–15. http://dx.doi.org/10.24208/rebecin.v9.312.

Texto completo
Resumen
Visa analisar se as temáticas relativas à Biblioteconomia Social são discutidas nos planos de ensino do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará. Para isso, fundamenta-se em uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa a partir de uma pesquisa documental nos planos das disciplinas ofertadas pelo respectivo curso. Como resultado, descreve-se quais disciplinas abordam de forma explícita e implícita os aspectos da Biblioteconomia Social, pautando-se na diversidade, ética, responsabilidade social e atuação crítica do bibliotecário. Ao todo, 14 disciplinas das 34 existentes no currículo apresentam características da Biblioteconomia Social. Conclui-se que os aspectos explícitos e implícitos da Biblioteconomia Social aparecem em praticamente todas as Unidades Curriculares do curso, com exceção da unidade de Tecnologia da Informação. Percebe-se a necessidade de melhoria neste aspecto, além do fortalecimento de algumas outras áreas, com conteúdos etnico-raciais, de gênero, de inclusão, vulnerabilidade social, dentre outros que podem ser agregados nas disciplinas e possibilitar uma formação em Biblioteconomia voltada a aspectos sociais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Batista, Luis Eduardo, Ricardo Vicente Ferreira, Antônio Carlos Malachias, Caroline Ballan, Sônia Barros y Jussara Carvalho dos Santos. "Aspectos da territorialização do cuidado em um CAPSij: estudo seccional". Research, Society and Development 10, n.º 10 (8 de agosto de 2021): e215101018848. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18848.

Texto completo
Resumen
Este estudo tem como objetivo integrar análises geográficas, sociais e de saúde considerando as variáveis raça/cor, para compreensão da complexidade da territorialização do cuidado em saúde mental. Para isto se propõe a responder à seguinte questão: quais as características sociodemográficas do território ocupado pelas crianças, mulheres e adolescentes na área de abrangência do CAPSij Brasilândia? Metodologia: Estudo seccional que permite análise e avaliação de riscos à saúde coletiva a que uma população está exposta, particularmente socioeconômicos e ambientais. O georreferenciamento descreve e permite a visualização da distribuição espacial, marcando determinantes sociais e fatores etiológicos que possam formular hipóteses e apontar associações entre os fenômenos. Com a tecnologia SIG buscou-se delimitar a área de abrangência do serviço, bem como, classificar aquilo que denominamos por complexidades para territorialização do cuidado em saúde mental. Resultados: A distribuição espacial das famílias (mulheres, crianças e adolescentes negros), acompanhadas pelo CAPSij mostra a segregação territorial vivenciada pela população pobre e negra. Os territórios ocupados pela maioria da população negra são retratos do racismo que estrutura a trama social brasileira. Conclusão: os territórios são produtos das relações sociais, podendo conferir vantagens e desvantagens ligadas a localização, infraestrutura, mobilidade, educação, trabalho, saúde, cultura, etc. Essa realidade configura os processos de saúde mental da população negra. Este estudo sobre a variação espacial no recorte raça/cor em serviços públicos de saúde possibilita visibilizar como as desigualdades raciais impactam no acesso ao direito à saúde, e apontar intervenções na perspectiva dos direitos humanos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Teixeira, Valquiria Oscar. "Tecnologia e políticas educacionais: desafios e contribuições das tecnologia da informação e comunicação em escolas estaduais da cidade de Itaperuna". Texto Livre: Linguagem e Tecnologia 9, n.º 1 (13 de julio de 2016): 140–59. http://dx.doi.org/10.17851/1983-3652.9.1.140-159.

Texto completo
Resumen
RESUMO:O uso das tecnologias nas escolas tem seu marco no final do século XX e principalmente amplia-se no século XXI. Com o avanço da globalização, a tecnologia passou a ser presença indispensável no cotidiano, e nessa conjuntura vem agregando novas formas de mediações sociais, revolucionando a comunicabilidade, trazendo em evidencia diferentes formas de comunicação e interação entre as pessoas. Este trabalho discute a relevância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no contexto educativo, considerando as políticas públicas responsáveis pela sua inserção nas escolas, como também a visão que os educadores possuem sobre elas e os obstáculos por eles enfrentados na utilização prática das TIC. A revisão bibliográfica sobre o tema deu suporte aos dados construídos a partir das entrevistas realizadas com três professoras de escolas estaduais da cidade de Itaperuna. As entrevistas foram baseadas na problemática de como os docentes têm visto a chegada das TIC no ambiente escolar e o que têm feito para incorporá-la em benefício da educação. Através das entrevistas e levantamento bibliográfico foi possível constatar que, com o auxilio das TIC, a escola consegue ensinar o que significa viver imerso numa comunidade de conhecimento compartilhado. Consegue, ainda, educar para o exercício da cidadania, qualificação para o trabalho e práticas sociais, como descreve a LDB. No entanto, apesar das contribuições nos aspectos sociais e de aprendizado possibilitadas aos educandos, foram observados, ainda, obstáculos substanciais que atravancam o alcance do êxito na utilização das TIC na escola. A deficitária formação docente e aspectos infraestruturais das instituições são alguns desses empecilhos.PALAVRAS-CHAVE: tecnologia; TIC; escola; formação docente; infraestrutura. ABSTRACT: The use of technology in schools made its mark at the end of the XX century and mainly expands in the XXI century. With the advance of globalization, technology has become indispensable presence in daily life and at this juncture has been adding new forms of social mediation, revolutionizing the communicability, bringing in evidence different ways of communication and interaction among people. This work discusses about the importance of Information and Communication Technologies (ICT) in the educational context, considering the public policies, responsible for their integration in schools, as well as the vision that educators have about them and obstacles they face in the practical use of ICT. The literature review about the theme gave support to data constructed from interviews with three teachers of state schools in Itaperuna. The interviews were based on the issue of how teachers have seen the advent of Information and Communication Technology in the school environment and what they have done to incorporate it for the benefit of education. Through interviews and literature review it was found that with the help of the ICT, the school can teach what it means to live immersed in a shared knowledge community. The school can also educate for citizenship exercise, qualification for work and social practices, as described in the LDB. However, despite the contributions in social spects and learning enabled to the students, we also observed substantial obstacles that clutter the scope of success in the use of ICT in school. The deficit teacher training and infrastructural aspects of the institutions are some of the obstacles.KEYWORDS: technology; ICT; school; teacher training; infrastructure.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Bartho, Viviane Dinês de Oliveira Ribeiro y Luciana Aparecida Silva de Azeredo. "O ensino do gênero discursivo curriculum vitae em cursos de tecnologia por meio de sequência didática". Leitura: Teoria & Prática 34, n.º 68 (31 de enero de 2017): 107–21. http://dx.doi.org/10.34112/2317-0972a2016v34n68p107-121.

Texto completo
Resumen
Este trabalho surgiu da observação das dificuldades de leitura e escrita de alunos de cursos superiores em relação a gêneros da esfera profissional da área de tecnologia. O objetivo foi elaborar e aplicar uma sequência didática com o gênero curriculum vitae, tomando uma perspectiva discursiva a partir de Bakhtin. O gênero currículo foi selecionado conforme a demanda observada dos alunos. Resultados apontam que os procedimentos permitiram o avanço em relação a aspectos não apenas técnicos da língua portuguesa e sua gramática, mas, sobretudo, a aspectos discursivos da linguagem, como seus efeitos de sentido. Para além desses aspectos, foi possível, devido ao gênero escolhido pressupor a escrita de si, tecer reflexões junto aos alunos de modo a influenciar sua autoestima, o que configura uma missão das instituições de ensino que veem seus alunos não apenas como sujeitos empíricos, mas também como sujeitos sociais e psicológicos, enfim, sujeitos da linguagem.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Pereira, Caroline Subirá, Cristiane De Fatima Budek Dias, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto Silveira y Guataçara Dos Santos Junior. "O enfoque CTS nas questões de matemática no ENEM de 2014: uma realidade?" Imagens da Educação 6, n.º 3 (16 de septiembre de 2016): 62. http://dx.doi.org/10.4025/imagenseduc.v6i3.31213.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem o objetivo de analisar as questões do ENEM do bloco de Matemática e suas Tecnologias, aplicado no ano de 2014, para identificar os níveis de reflexões referentes ao enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), propostas pelas competências da Matriz de Referência, presentes nessas questões. Essa análise, fundamentada nos conteúdos de Bardin, busca categorizar as questões do caderno amarelo em quatro classificações de acordo com os níveis de envolvimento com a temática CTS. Com a análise, elaboraram-se as seguintes categorias: I - Propicia ao aluno reconhecer aspectos científicos, tecnológicos e sociais; II - Oportuniza ao aluno interpretar fenômenos científicos, tecnológicos e sociais; III - Possibilita ao aluno avaliar modos de intervenção sobre problemas científicos, tecnológicos e sociais; e, IV - Enfatiza apenas conhecimento matemático específico sem relações consideráveis com a ciência, tecnologia e sociedade. Nos resultados encontrados, em resumo, constatou-se que a maioria das questões não enfatizam as relações sociais e, consequentemente, não mostram essa mesma abordagem dentro da disciplina de Matemática, o que nos leva a acreditar que não há uma preocupação da referida disciplina em relação à Alfabetização Científica e Tecnológica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Silva, Edcleyton Bruno Fernandes da y Diogo Araújo Sampaio. "O BOOM INFORMACIONAL: a tecnologia e a gênese da ciência da informação". BiblioCanto 3, n.º 2 (11 de diciembre de 2017): 3–16. http://dx.doi.org/10.21680/2447-7842.2017v3n2id12349.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem como proposta abordar o aspecto e o contexto histórico e epistemológico acerca do processo de origem e formação da Ciência da Informação (CI), tendo como principal fundamento o desenvolvimento da tecnologia no desenvolvimento da sociedade. A explosão informacional e o direcionamento de pesquisa que sucedeu a Segunda Guerra Mundial tiveram grande importância no desenvolver da CI. A discussão abordada por Saracevic, tratando da discussão por meio de autores como Shannon, Frohmann e Bush, observamos a importância dos aparatos tecnológicos para o desenvolvimento da CI, não deixando de mencionar o caráter a cerca da formação interdisciplinar por meio da influência de outras disciplinas (Documentação, Biblioteconomia, Arquivologia, entre outras) nos estudos do fenômeno informação, destacando que a tecnologia amplia esse fenômeno, mas que o conjunto de disciplinas retratam sua influência nas relações culturais, sociais, políticas, econômicas e tecnológicas da sociedade. Nessa perspectiva, pretende-se discutir sobre esses aspectos a gênese da Ciência da Informação. Novos olhares sobre essa ciência ganharam importância, notadamente no contexto do desenvolvimento científico e tecnológico, onde a tecnologia ganha mais uma vez destaque na propulsão do desenvolvimento da ciência que estuda a informação. A discussão das correntes teóricas de uma área de estudo colabora para sua formação enquanto campo científico e, concomitantemente, predomina os espaços da ciência e tecnologia com a capacidade de desenvolver uma sociedade. Para isso, entender tais contextos se configura na reflexão das teorias que compõem uma área do conhecimento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Passos, Haihani Silva y Fausto Miziara. "Produtores de Inovação Tecnológica e Percepção de Impactos: O caso da RIDESA". Fronteiras: Journal of Social, Technological and Environmental Science 4, n.º 3 (20 de diciembre de 2015): 136. http://dx.doi.org/10.21664/2238-8869.2015v4i3.p136-154.

Texto completo
Resumen
O Brasil observou uma significativa expansão da produção de cana-de-açúcar a partir da segunda metade da década de 2000, principalmente em novas áreas de cultivo, como novas regiões no estado de Goiás. A existência de uma estrutura de pesquisa voltada para o segmento deu suporte a esta expansão, que está associada a impactos ambientais, sociais e econômicos. O objetivo deste trabalho é identificar como os produtores de tecnologia para o setor percebem estes impactos. O resultado encontrado foi uma percepção que enfatiza os aspectos econômicos e tende a minimizar os impactos ambientais e sociais o que se aproxima dos segmentos empresariais do setor sucroalcooleiro.Palavras-chave: Impactos Ambientais; Inovação Tecnológica; Expansão da Cana-de-Açúcar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

R. Koerich Fronza, Katia, Paula A. Grawieski Civiero, Fátima P. Zago de Oliveira y Walter A. Bazzo. "O CURRÍCULO E O DESAFIO DA ABORDAGEM DA PRÁTICA SOCIAL NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL". Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica 6, n.º 02 (3 de octubre de 2019): 83–100. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v6i02.161.

Texto completo
Resumen
Neste artigo apresentamos uma discussão conjunta, oriunda das inquietações de um grupo que está preocupado com questões e com processos de identificação e definição da identidade curricular dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), especialmente relacionada à Educação Profissional, que considere a realidade, a sociedade e as evoluções científicas e tecnológicas. Nosso objetivo é trazer à tona, para além dos aspectos teóricos e formais na educação profissional, uma discussão que envolva o enfrentamento das questões científicas, tecnológicas e sociais por meio do currículo. Muito se fala que o currículo deve ser ativo, deve proporcionar ao estudante a possibilidade de ser um cidadão crítico e atuante, comprometido com os reflexos que a ciência e a tecnologia trazem para a sociedade. Mas o currículo realmente dá conta disso? Vivemos em uma sociedade eminentemente capitalista, na qual o consumo, a competição e o individualismo são o foco principal. Como então falar em currículo voltado para a prática social? Ou ainda vamos mais longe: de qual prática social estamos falando?
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Souza, Daniel Maurício Viana de. "Museus de ciência, divulgação científica e informação: reflexões acerca de ideologia e memória". Perspectivas em Ciência da Informação 14, n.º 2 (2009): 155–68. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-99362009000200011.

Texto completo
Resumen
O crescente interesse na interelação entre ciência/tecnologia e suas implicações no cotidiano dos diversos segmentos sociais ocasionam um aumento significativo de iniciativas destinadas a promover o acesso cada vez maior do público em geralaos produtos da ciência. Intenta-se analisar os aspectos ideológicos que permeiam as ações de divulgação científica operadas nos museus de ciência por meio das exposições, privilegiando a importância das práticas de operacionalização da informação de caráter científico e suas conseqüências na constituição da memória coletiva.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Freitas, Carlos Cesar Garcia, Daniele Alves Camargo Vencio y Flaviane Pelloso Molina Freitas. "Canvas da Tecnologia Social: metodologia para criação de projetos". Research, Society and Development 11, n.º 12 (22 de septiembre de 2022): e509111234797. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34797.

Texto completo
Resumen
O Brasil apresenta diversos problemas sociais e a Tecnologia Social (TS) coloca-se como uma alternativa para a construção e a implantação de soluções que visam reduzir as desigualdades e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Contudo, carece de metodologias adequadas que possam orientar seu processo de criação. Assim, o presente artigo tem o objetivo de apresentar uma ferramenta de modelagem de projetos para utilização na criação das TS, desenvolvida com base nos Modelos de Negócios Canvas e Canvas Social. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa de caracter descritiva, com abordagem qualitativa por meio de análise bibliográfica narrativa. Como resultado do estudo é apresentado o Canvas-TS que tem como diferencial o atendimento aos aspectos de apropriação, participação e aprendizagem das pessoas envolvidas com os projetos de TS. Seu design está estruturado em quatro grupos de elementos que visam responder questões chaves envolvidas na criação de um projeto, sendo: como (necessidade, solução do problema, parcerias e medição de resultados), o que (proposta de valor), por quem (corresponsáveis, participação, canais e apropriação) e quanto (gastos e financiamento).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Comiotto, Tatiana, Ivani Teresinha Lawall, Ivanete Zuchi Siple, Maria Da Graça Moraes Braga Martin y Lorena Silva de Andrade Dias. "CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE PARA FORMAÇÃO CIDADÃ DOS LICENCIANDOS EM QUÍMICA, FÍSICA E MATEMÁTICA". Revista Dynamis 24, n.º 1 (2 de julio de 2018): 42. http://dx.doi.org/10.7867/1982-4866.2018v24n1p42-57.

Texto completo
Resumen
Este artigo aborda uma perspectiva para a formação de um profissional cidadão tendo como alicerce o enfoque da Ciência, Tecnologia e Sociedade – CTS. Apresenta algumas concepções teóricas sobre Educação, CTS e Formação, as quais fundamentarão as análises posteriores, constituindo-se desta forma, um conjunto de princípios essenciais e opiniões sistematizadas que tem como proposição explicar, elucidar, interpretar ou unificar um dado domínio de fenômenos ou de acontecimentos que se oferecem à atividade prática nos cursos de licenciatura. Procura, também, apresentar a relação que existe entre a Educação e sua influência no ensino da Ciência, da Tecnologia e dos aspectos Sociais, suas interligações possíveis e necessárias para a formação dos futuros graduandos dos cursos de licenciatura em química, física e matemática
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Avelino, Luana Cristina y Nádia Cristina Guimarães Errobidart. "A DISCUSSÃO DA TEMÁTICA AGROTÓXICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS". Revista Contemporânea de Educação 15, n.º 34 (29 de diciembre de 2020): 176–92. http://dx.doi.org/10.20500/rce.v15i34.34562.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho foi desenvolvido como parte inicial de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Ciências. Nele as autoras realizaram uma revisão bibliográfica em formato de crônica empregando as publicações entre os anos de 2010 a 2018 sobre o uso da temática agrotóxicos no ensino de ciências em revistas com Qualis A1 e A2 na área de avaliação Ensino. O trabalho evidenciou a grande relação do tema com aspectos ambientais e sociais e sua relevância para abordar assuntos relacionados ao ensino de disciplinas científicas, além de estar atrelado a teorias como Interdisciplinaridade, concepções freirianas e principalmente, Ciência Tecnologia e Sociedade – CTS.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Cavalcanti, Daniele Belmont de Farias, Breno Ricardo de Araújo Leite y Gabriela Belmont de Farias. "Contribuição metodológica dos estudos métricos da informação para a análise da interdisciplinaridade nas ciências ambientais". Brazilian Journal of Information Science 13, n.º 4 (17 de diciembre de 2019): 89–112. http://dx.doi.org/10.36311/1981-1640.2019.v13n4.06.p89.

Texto completo
Resumen
Por meio de levantamento bibliográfico, o artigo apresenta uma reflexão sobre os aspectos teóricos conceituais sobre interdisciplinaridade e estudos métricos da informação e suas inter-relações com o desenvolvimento das Ciências Ambientais. Apresenta o surgimento das Ciências Ambientais, que foi uma resposta para a complexidade dos problemas ambientais, face à indissociabilidade entre sistemas antrópicos e naturais, que estão relacionados a problemas econômicos e sociais mediados pela ciência e tecnologia. Tais aspectos trouxeram à área características interdisciplinares intrínsecas, que foram retratadas em orientações específicas para observação da interdisciplinaridade nos programas de pós-graduação, mas sem o esclarecimento de como estes fatores seriam verificados. Observou-se que os estudos métricos da informação podem ser um indicativo para o desenvolvimento de indicadores interdisciplinares, sendo assim a contribuição deste artigo residiu em apresentar e validar um protocolo metodológico, com objetivo de gerar indicadores de análise para compreensão da interdisciplinaridade nos programas de pós-graduação da área de Ciências Ambientais, fundamentado nos estudos métricos da informação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Santos, Mariele Castro dos, Carla Milena Gonçalves Fernandes, Anderson Betti Frare y Alexandre Costa Quintana. "Qualidade da Informação como Antecedente do uso da Tecnologia: Análise da Mídia Social Youtube sob a Ótica de Graduandos do Curso de Ciências Contábeis". Revista de Administração IMED 10, n.º 2 (29 de diciembre de 2020): 114. http://dx.doi.org/10.18256/2237-7956.2020.v10i2.4013.

Texto completo
Resumen
As mídias sociais, como o YouTube, estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, não sendo diferente no contexto educacional. Contudo, alguns aspectos podem ser favoráveis à aceitação dessas tecnologias, como a qualidade da informação. Nesta perspectiva, o estudo tem como objetivo analisar a influência da qualidade da informação como antecedente do uso da tecnologia, especificamente relacionado à mídia social YouTube no tocante aos graduandos do curso de ciências contábeis de uma universidade pública federal. O referencial teórico apoia-se a duas vertentes: (i) qualidade da informação; (ii) a aceitação da tecnologia em contextos educacionais, especificamente acerca do modelo de aceitação de tecnologia. Após a revisão da literatura, sete hipóteses foram criadas. A partir de uma survey, com envio de questionário eletrônico, obteve-se uma amostra de 58 estudantes. Para a análise dos dados, foi empregada a modelagem de equações estruturais. Complementarmente, a análise de efeitos diretos (hipóteses estabelecidas), efetuou-se a análise de efeitos indiretos. Os achados apontam efeito direto nas relações: (H1) qualidade da informação na facilidade percebida de uso; (H3) facilidade percebida de uso na utilidade percebida; (H5) utilidade percebida na atitude; (H7) atitude na intenção comportamental. Como implicações para prática, ressalta-se a relevância do uso de tal mídia como um meio complementar de aprendizado para os discentes de ciências contábeis. Pelo viés de implicações teóricas, o estudo contribui ao elencar a pertinência da qualidade da informação como um antecedente da aceitação da tecnologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Santana, Camila Freitas de, Marcela Pesci Peruzzo y Luiz Gonzaga Lapa. "CRIANÇAS E OS VALORES SOCIAIS TRANSMITIDOS POR MEIO DE BRINCADEIRAS". Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED 2, n.º 6 (31 de diciembre de 2021): 1–15. http://dx.doi.org/10.22481/reed.v2i6.9803.

Texto completo
Resumen
Apesar do avanço da tecnologia e sua atratividade nas crianças, as brincadeiras continuam produzindo benefícios ao desenvolvimento físico, espiritual e cognitivo durante a fase infantil. Como condição necessária à existência da criança o ato de brincar pode transmitir valores que agregam à formação pessoal e coletiva dos envolvidos, pois, é através dos valores sociais que as crianças constroem sentidos de harmonia, respeito, solidariedade, cooperação entre seus pares, família e comunidade. Constata-se que o espaço para brincadeiras é uma realidade distante das práticas escolares no cotidiano das crianças. Sobre o brincar, este trabalho investigou os aspectos subjetivos e as interpretações dos valores sociais incutidos nas brincadeiras com crianças do campo em um assentamento no Distrito Federal.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Cunha, Rodrigo Bastos. "O peso das questões sociais na noção de scientific literacy no Brasil". RUA 28, n.º 1 (30 de junio de 2022): 295–319. http://dx.doi.org/10.20396/rua.v28i1.8670299.

Texto completo
Resumen
A emergência do termo literacy, no final do século XIX, e da expressão derivada scientific literacy, no final da década de 1950, está diretamente ligada aos processos de urbanização e industrialização. Duas expressões são usadas, por brasileiros, como sinônimo de scientific literacy: a maioria dos estudos publicados em português adota o termo “alfabetização científica”, mas o número de artigos sobre “letramento científico” vem crescendo. Este artigo apresenta uma análise qualitativa de cinco pesquisas de pós-graduação sobre “letramento científico” e cinco sobre “alfabetização científica” e conclui que, embora tenham aspectos em comum, o primeiro grupo é predominantemente voltado para questões sociais relacionadas a ciência e tecnologia e o último focado na natureza da ciência.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Lima, Antônia Duciene Feitosa, Selma Maria Peixoto Alcântara, Maria Estela Aparecida Giro, José Araújo Amaral y Cicero Silva Rodrigues de Assis. "Sustentabilidade da carcinicultura de pequena escala em áreas de baixa demanda hídrica". Research, Society and Development 9, n.º 9 (11 de agosto de 2020): e60996578. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6578.

Texto completo
Resumen
A diminuição da disponibilidade de recursos hídricos tem tornado muitas atividades inviáveis. Quando se consegue desenvolver uma atividade que possa suprir as necessidades sociais e gerar renda, com pouca tecnologia e utilizando o mínimo de água, podemos dizer que essa atividade se torna viável sustentável. A carcinicultura pode ser uma dessas atividades, se implementada de forma responsável. Esta atividade tem se mostrado uma forte alternativa na produção de alimentos, auxiliando a suprir a crescente demanda mundial. Dada esta importância o estudo teve por objetivo analisar e avaliar o nível da sustentabilidade da carcinicultura sob os aspectos sociais, tecnológicos, ambientais e econômicos, na comunidade de Cajueiro – Aracati- CE. Utilizando como metodologia para obtenção de dados e informações características da comunidade, a aplicação de questionários, visitas ao local e análise dos relatórios técnicos, para produtores familiares, no período de janeiro a abril de 2017. A sustentabilidade foi avaliada em etapas, utilizando indicadores para cada caso. Onde podemos concluir que: as famílias apresentaram nível crítico social, conseguiram produzir com pouco tecnologia, utilizando poucos recursos naturais e de forma correta, e conseguiram com que a atividade fosse economicamente viável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Jobim e Souza, Solange y Nilton Gamba Jr. "Novos suportes, antigos temores: tecnologia e confronto de gerações nas práticas de leitura e escrita". Revista Brasileira de Educação, n.º 21 (diciembre de 2002): 104–14. http://dx.doi.org/10.1590/s1413-24782002000300009.

Texto completo
Resumen
Analisa as condições de produção de conhecimento na contemporaneidade e os condicionamentos sociais, políticos e culturais que levam às transformações do ato de ler e de escrever. A questão da leitura e da escrita é tratada sob dois aspectos: a interferência de suportes, que transforma os modos de leitura e da escrita através dos tempos; e os desafios trazidos pela revolução eletrônica para o diálogo entre as gerações. Conceitos desenvolvidos por Mikhail Bakhtin são retomados neste contexto para elaborar uma compreensão dos atuais usos da linguagem e criação de textos mediados por suportes eletrônicos e digitais.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Pischetola, Magda y Liliane Balonecker Daluz. "A ECOLOGIA DOS MEIOS E A TECNOLOGIA COMO IMERSÃO CULTURAL". Revista Contrapontos 18, n.º 3 (26 de septiembre de 2018): 197. http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p197-211.

Texto completo
Resumen
A perspectiva teórica da ecologia dos meios, abordada por McLuhan (1962), Postman (1970) e Ong (1982), compreende as mídias como ambientes culturais imersivos, em que os aspectos relacionais ganham relevância. Migrando o foco dos efeitos das mídias para as linguagens que as constituem, a ecologia dos meios busca compreender as mudanças significativas que as tecnologias trazem nas esferas comunicativas, políticas, econômicas e sociais. O objetivo deste artigo é investigar a integração de tecnologias no ambiente escolar sob a perspectiva da ecologia dos meios, apresentando uma pesquisa desenvolvida entre 2014 e 2016 em oito escolas municipais da cidade do Rio de Janeiro. O estudo, de cunho qualitativo, envolveu 80 sujeitos de pesquisa, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos. Os resultados apontam para a presença da tecnologia na escola em sua vertente cultural e, ao mesmo tempo, para vicissitudes que envolvem o reconhecimento e a dificuldade em lidar com essa presença.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Alcântara, Anayra Yule y Guilherme Da Silva Lima. "CATEGORIAS PARA O USO EDUCATIVO DE FILMES COM ELEMENTOS CIENTÍFICOS E TECNOLÓGICOS". Revista de Ensino de Ciências e Matemática 10, n.º 1 (31 de marzo de 2019): 85–104. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i1.1571.

Texto completo
Resumen
Apesar dos esforços da comunidade científica, diversos setores da sociedade permanecem alheios aos conhecimentos, técnicas, práticas sociais e história da Ciência e da Tecnologia. O projeto XXXXXX promove atividades desenvolvidas no âmbito da educação científica por meio da utilização de obras cinematográficas. Num plano mais amplo, o projeto XXXXXX desenvolve ações de educação científica para a sociedade YYYYYYY, que por sua vez é capaz de promover o empoderamento social frente a desafios científicos e tecnológicos da contemporaneidade. O objetivo deste artigo é apresentar aspectos científicos e tecnológicos presentes em filmes com elementos de cientificidade. A partir da análise de conteúdo, foram analisados 14 filmes e propostas 7 categorias de aspectos científicos e tecnológicos abordados pelas obras cinematográficas. O artigo destaca que produções cinematográficas podem ser utilizadas como ferramentas para a apropriação da cultura científica pela sociedade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Araújo, Rogério Leite, Ricardo Emmanuel de Souza y Wellington Pinheiro dos Santos. "O apoio da tecnologia assistiva no processo de comunicação de pessoas portadoras de paralisia cerebral". Research, Society and Development 10, n.º 15 (21 de noviembre de 2021): e118101522651. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22651.

Texto completo
Resumen
A comunicação através da fala é a principal maneira que o ser humano tem de se expressar e praticar a sua interação com os indivíduos ao seu redor. Contudo, existem situações nas quais o indivíduo se torna incapaz de se comunicar. É o que acontece quando ele é afetado pela paralisia cerebral, tendo em vista que se trata de uma ou mais lesão no cérebro que impede a pessoa de praticar diversas atividade e ações sociais, cognitivas, de locomoção entre outras. Dessa forma, o surgimento das tecnologias assistivas veio para promover, por meio de técnicas específicas, a comunicação alternativa a essas pessoas e, assim, torná-las mais independentes e autônomas, nos aspectos sociais e emocionais. Neste trabalho apresentamos uma revisão conceitual sobre a Tecnologia Assistiva e suas principais características, assim como o estudo acerca da relação humano-máquina e de que forma ela influencia a vida humana, principalmente a das pessoas portadoras de paralisia cerebral.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Lucas, Clarinda Rodrigues. "As tecnologias da informação e a exclusão digital". Transinformação 14, n.º 2 (diciembre de 2002): 159–65. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-37862002000200005.

Texto completo
Resumen
As tecnologias da informação e a nova economia baseada no conhecimento provocam debates concernentes às dimensões sociais, políticas e culturais conseqüentes ao seu uso, consolidadas no termo exclusão digital, que tem aparecido com freqüência na mídia, na Internet e em alguns artigos da área da Ciência da Informação, referindo-se ao não uso destes recursos tecnológicos. Por exclusão digital ou infoexclusão, entende-se a diferença socioeconômica entre indivíduos, famílias, empresas e regiões geográficas, decorrentes da desigualdade quanto ao acesso e uso das tecnologias da informação, representada pela Internet. No âmbito das bibliotecas, consideradas instituições sociais que podem ter um sentido de comunidade, isto é, um espaço de conexão entre recursos de informação com as comunidades que as utilizam, o objetivo de inclusão social estaria concretizado em políticas de informação para a cidadania, em oposição à exclusão socioeconômica. Neste texto são analisados os aspectos ligados às questões relativas ao uso e às políticas que cercam a tecnologia da informação e lhe atribuem conteúdo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Bufrem, Leilah Santiago. "Questões de metodologia - Parte 2". AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento 1, n.º 2 (21 de noviembre de 2012): 4. http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v1i2.41308.

Texto completo
Resumen
A Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrem, especialista em metodologia e produção científica, responde questões dos alunos do Curso de Pós-Graduação em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação (PPCGI/UFPR) e da Graduação em Gestão da Informação (CGI/UFPR). Nesta segunda parte da entrevista a Profa. Leilah esclarece, com ênfase nas peculiaridades da pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas e Ciência e Gestão da Informação, os seguintes aspectos: as condições da coleta e análise de dados, as diferenças entre pesquisa ação e pesquisa participante, as estratégias para identificar fontes seguras e de qualidade para a elaboração do referencial teórico e, as características gerais da produção científica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Soares Junior, Neri Emilio. "Possibilidades do ensino do voleibol no contexto da educação profissional". Motrivivência 32, n.º 63 (25 de agosto de 2020): 01–17. http://dx.doi.org/10.5007/2175-8042.2020e72387.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho relata a experiência do ensino de voleibol desenvolvido no contexto da Educação Profissional. A experiência foi realizada em cursos de Agroindústria, Edificações e Química, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia. A ação pedagógica foi desenvolvida em três momentos, o planejamento, a intervenção e a avaliação. O conteúdo foi organizado com o objetivo de enfatizar os aspectos técnicos e táticos, históricos do voleibol e a relação entre o voleibol e sociedade. Nesta experiência, o voleibol foi apresentado como uma manifestação social que, a partir de diferentes determinações sociais, passou por alterações em sua forma de jogo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Franzoni, Gabriel Borela y Tania Nunes Da Silva. "Inovação Social e Tecnologia Social: o caso da Cadeia Curta de Agricultores Familiares e a Alimentação Escolar em Porto Alegre/RS". Desenvolvimento em Questão 14, n.º 37 (30 de noviembre de 2016): 353. http://dx.doi.org/10.21527/2237-6453.2016.37.353-386.

Texto completo
Resumen
<p>No atual cenário mundial, problemas sociais e ambientais são desafios que mobilizam a busca de alternativas ao paradigma vigente, como a inovação social e a tecnologia social. Em meio à transformação dos mercados agroalimentares, surgiram as cadeias agroalimentares curtas, que realizam uma aproximação entre produtores e consumidores. Em Porto Alegre, foi criada uma cadeia agroalimentar curta, formada por sete organizações de agricultores familiares, para atender a resolução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, que impõe que, do total dos recursos destinados à alimentação escolar dos municípios brasileiros, no mínimo 30% deverão ser utilizados na aquisição de alimentos da agricultura familiar. O objetivo deste estudo foi analisar a cadeia curta de agricultores familiares fornecedora da alimentação escolar da cidade de Porto Alegre sob as seguintes perspectivas: inovação social, tecnologia social e cadeias agroalimentares curtas. Foi realizado um estudo de caso nessa cadeia curta. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, anotações de campo e pesquisa bibliográfica. Os resultados evidenciaram que todas as dimensões de inovação social estavam presentes na cadeia estudada, assim como parte dos seus elementos. Como uma inovação social, ela encontra-se no estágio de implementação e sustentação. Todos os aspectos de tecnologia social fora m encontrados nessa cadeia curta. Os aspectos de cadeias agroalimentares curtas presentes na cadeia auxiliaram no processo de inovação social e tecnologia social e trouxeram benefícios para os atores envolvidos. A resolução do PNAE foi importante nos processos de inovação social, de tecnologia social e na constituição dessa cadeia agroalimentar curta.</p>
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Issonaga, Patricia Etsuko y Deise Marcelino da Silva. "Aspectos tecnológicos da “tiny house” e sua regulamentação no Brasil frente à sustentabilidade socioambiental". Revista do Instituto de Direito Constitucional e Cidadania 5, n.º 2 (30 de diciembre de 2020): e014. http://dx.doi.org/10.48159/revistadoidcc.v5n2.issonaga.silva.

Texto completo
Resumen
O artigo analisa os aspectos conceituais, tecnológicos e sociais da implementação da tiny house no Brasil. Parte-se da ideia segundo a qual a casa minúscula é uma inovação que pode ser colocada à disposição como opção sustentável de habitação nos municípios brasileiros. Pretende-se ressaltar as complexidades e interdependências da habitação em tiny house a partir da análise da legislação vigente. Trata-se de pesquisa bibliográfica relevante frente à efetividade dos direitos fundamentais consubstanciados no direito à moradia e ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Ademais, o estudo leva em consideração o princípio da solidariedade e do desenvolvimento sustentável como paradigma para os processos de inovação e tecnologia. O resultado obtido aponta que a tiny house compreendida como habitação sustentável é um importante instrumento para valorização do direito à propriedade, mediante o desafio da necessidade de adequação das normas do ordenamento jurídico brasileiro.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Tavares, Sidnei Gregório, Susã Sequinel de Queiroz, Geysler Rogis Flor Bertolini, Adriana Maria de Grandi, Mariana Lins Rodrigues y Altevir Signor. "A produção científica mundial sobre a tecnologia bioflocos na tilapicultura como propulsora do desenvolvimento sustentável". Research, Society and Development 10, n.º 5 (16 de mayo de 2021): e56910615200. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i5.15200.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo de revisão foi avaliar a sustentabilidade econômica, social e ambiental da biotecnologia bioflocos no cultivo de tilápia do Nilo Oreochromis niloticus. Com uma revisão sistemática, utilizou-se como metodologia os detalhamentos dos critérios de exclusão e inclusão adotados para a seleção da amostra e análise dos conteúdos das publicações. Os artigos utilizados neste estudo foram pesquisados nas bases Scopus e Web of Science. Foi utilizada a metanálise, optando-se pela natureza mista, ou seja, qualitativa e quantitativa de artigos publicados nas revistas científicas no período de 2008 a 2021. Constatou-se que a avaliação econômica, social e ambiental que contempla o desenvolvimento sustentável encontra-se em fase inicial de abordagem, face ao número de artigos que contemplam o assunto no período analisado. Os estudos envolvendo a biotecnologia de bioflocos contemplados nessa metanálise pertencem especialmente a ordem técnica, seguida da sustentabilidade da tecnologia empregada e aspectos positivos com relação ao âmbito econômico. Não obstante, há um déficit na abordagem dos aspectos sociais envolvidos com a aplicação desta biotecnologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Santa Isabel, Maria Dulcineia Sales, Jancarlos Menezes Lapa, Tereza Kelly Gomes Carneiro y Carlos Alex de Cantuária Cypriano. "PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM FOCO EM QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS A PARTIR DE UM CONTEXTO CTSA NO ÂMBITO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO". Ensino em Foco 3, n.º 8 (10 de mayo de 2021): 92–107. http://dx.doi.org/10.55847/ef.v3i8.782.

Texto completo
Resumen
O modelo desenvolvimentista sem a participação dos membros da sociedade e os avanços da ciência e tecnologia sem compromisso com o meio ambiente tem ocasionado o agravamento dos problemas socioambientais, evidenciado na recorrência dos surtos epidêmicos nas últimas décadas. Na busca pela problematização do aprendizado científico, levando em conta os aspectos sociais, ambientais, políticos, culturais e científico-tecnológicos envolvidos e/ou relacionados a essa temática e articulados aos pressupostos do Ensino Médio Integrado este trabalho optou pela educação científica no viés dos estudos Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA). E tem como objetivo apresentar uma proposta de sequência didática construída a partir do enfoque CTSA no âmbito do EMI, através de metodologias de ensino ativas e problematizadoras alicerçadas na perspectiva Freireana. Ela está estruturada em 4 etapas que incluem o modelo dos Três Momentos Pedagógicos que apresentam características inerentes à pedagogia defendida por este educador, e esperamos que sua abordagem possa contribuir com a formação dos estudantes para serem atores sociais participativos e críticos frente aos problemas socioambientais e das suas implicações na saúde coletiva
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Teixeira, Pollyana Ferrari y Luiz Felipe Napole de Haro Alvares. "Como o tempo fluido da geração Z aniquila as camadas históricas em troca da experiência instantânea". Pós-Limiar 3 (23 de junio de 2020): 1. http://dx.doi.org/10.24220/2595-9557v3e2020a4739.

Texto completo
Resumen
Este artigo propõe discutir a influência da geração Z na sociedade contemporânea, seus impactos nas relações sociais e na comunicação de massa – principalmente na indústria do entretenimento, diante dessa nova forma de linguagem que estabelece um outro paradigma de tempo –, e suas distorções com os meios propagadores de mensagem. Neste momento, presenciamos níveis interacionais de usos distintos da tecnologia de geração para geração, e, mesmo ainda não sabendo quais são as implicações para o ser humano do ponto de vista das patologias, o mercado do entretenimento é o ponto central de nossa questão. Buscamos mapear como o tempo fluido aniquila camadas históricas em troca da experiência instantânea, iluminando a relação entre aspectos da vida cotidiana contemporânea e as respectivas modificações de grupos sociais geracionais, tendo como objeto de comparação o olhar do diretor de cinema Quentin Tarantino, no filme Era uma vez... em Hollywood. Utilizamos conceitos de Byung-Chul Han para liso e belo, dialogando com a Sociedade do Espetáculo de Guy Debord. Entendendo que não há volta no processo de integração das tecnologias digitais, a geração Z estabeleceu suas relações nas telas cada vez mais lisas dos dispositivos móveis, subtraindo parte da linguagem, e coloca isso como modelo para outras gerações. A tecnologia deste tempo permite, ainda, haver novas maneiras de contato, criando um mecanismo capaz de encontrar um outro que não seja nosso espelho. Esse estado simultâneo é a chave para pensarmos a experiência que ensina a se rebelar contra aquilo que se aceita como condição comum e censura o belo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Ceriani de Oliveira Gomes, Mike. "A contribuição do Duolingo na aprendizagem de idiomas e a importância de sua modalidade “Stories” na reprodução de pautas sociais". Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n.º 32 (1 de julio de 2022): e3. http://dx.doi.org/10.24215/18509959.32.e3.

Texto completo
Resumen
O presente artigo tem por objetivo analisar os aspectos sociais nos objetos didáticos utilizado pelo aplicativo de estudo de idiomas Duolingo. Observando a nova modalidade de estudo desenvolvida pelo aplicativo chamada “stories”, constatou-se um potencial inclusivo ao trabalhar com enredos envolvendo personagens com diversas etnias, religiões e orientações sexuais. Esta análise também avalia a resposta de alguns usuários frente a uma lição específica e, por fim, as conclusões do autor sobre a humanização da didática associada à tecnologia.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Invernizzi, Noela. "Políticas de Nanotecnologia em Argentina, Brasil e México: emulação e adaptação". Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas 13, n.º 3 (12 de junio de 2019): 388–415. http://dx.doi.org/10.21057/10.21057/repamv13n3.2019.22257.

Texto completo
Resumen
O artigo examina, de forma comparativa, o desenho e a implementação das políticas de nanotecnologia na Argentina, Brasil e México, de 2000 a 2016. A análise situa-se no contexto da recorrente emulação de políticas de ciência, tecnologia e inovação, e as adaptações realizadas durante a implementação. As dimensões analisadas se baseiam no Survey sobre Nanotecnologia, realizado em 2008 pela OECD, para facilitar a comparação internacional. Estas incluem: desenho da política, instrumentos e financiamento, atores envolvidos na governança, avaliação de questões sociais e éticas e riscos. A pesquisa foi desenvolvida mediante revisão de literatura e análise documental. Os resultados evidenciam a emulação da racionalidade e dos instrumentos das políticas dos países industrializados. Porém, a forma de governança e a avaliação das implicações sociais e dos riscos da nanotecnologia foram aspectos não emulados evidenciando processos de edição local.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía