Literatura académica sobre el tema "Transeunte"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte las listas temáticas de artículos, libros, tesis, actas de conferencias y otras fuentes académicas sobre el tema "Transeunte".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Artículos de revistas sobre el tema "Transeunte":

1

Rosseto, Robson. "O espectador-transeunte: momentos de suspensão da vida cotidiana". Conceição/Conception 7, n.º 1 (18 de julio de 2018): 102–21. http://dx.doi.org/10.20396/conce.v7i1.8649220.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
O texto analisa a proposta cênica “Transeuntes”, realizada em um terminal de ônibus, que propôs como procedimento cênico o encontro/desvio dos pedestres, interações com os espectadores previamente convidados e dinâmicas estabelecidas com o espaço urbano. Em um ambiente onde concorrem outras ações adjacentes, é solicitada do público a construção dinâmica de interpretação da cena mesclada à vida cotidiana. Desse modo, o espectador, enquanto observante/partícipe, escolhe o que irá ver, realiza cortes e edita, estabelecendo uma percepção seletiva.
2

Lopes Silva, Denilson. "Afectos Pictóricos ou em Direção a Transeunte de Eryk Rocha". Revista FAMECOS 20, n.º 2 (16 de septiembre de 2013): 255. http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2013.2.14125.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Este ensaio se propõe a introduzir o ponto de partida de meu próximo projeto de pesquisa Afectos Pictóricos. Para tanto apresentarei o que tem sido chamado de virada afetiva, o conceito de afecto que uso e como afecto pode ser encenado. Talvez isto abra uma perspectiva distinta de entender vários filmes feitos por uma nova geração de diretores conhecido como Cinema Pós-Industrial (MIGLIORIN, 2012a), Cinema de Garagem (IKEDA e LIMA, 2011 e 2012) ou Novíssimo Cinema Brasileiro. Pretendo fazer uma leitura que articule a experiência do leitor e as imagens bem como cinema e pintura na procura de uma encenação de afetos. No fim, analisarei Transeunte (2010) de Eryk Rocha através da encenação do caminhar como gesto, o rosto e o espaço.
3

Gasperi, Marcelo Eduardo de Rocco de. "ARTE E COMUNIDADE: PROGRAMA DE EXTENSÃO “URBANIDADES – INTERVENÇÕES”". Expressa Extensão 24, n.º 3 (30 de agosto de 2019): 46. http://dx.doi.org/10.15210/ee.v124i3.14949.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
O programa de extensão “Urbanidades: Intervenções” nasceu em 2012 no Curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em Minas Gerais. O programa partiu da realidade cotidiana de parte dos moradores da cidade para criar um repertório de materiais. Este programa de extensão atua em parceria com o grupo de pesquisa “Transeuntes-Estudos sobre performance”. Tal grupo investiga modos de interferência dos corpos dos performers no cotidiano dos bairros da cidade, formulando diferentes trocas de materialidades com o espectador transeunte. Desse modo, a formação do programa em questão está intrinsecamente ligada à sistematização do conhecimento artístico contemporâneo e a sua aplicabilidade em diálogo com a comunidade que o cerca. A rua como espaço democrático de uso é um dos motes do projeto. O meio urbano abarca gente de todas as classes sociais e quando há uma apresentação, demonstração, cena, exercício, os transeuntes podem se sentir pertencentes ao teatro. Este tipo de teatro é feito para aqueles que estão indo trabalhar, voltando de um almoço, pegando filhos na escola ou com mais tempo de parar e se conectar ao acontecimento. Todos podem participar de um fragmento da encenação. Além da democracia de acesso para qualquer indivíduo que esteja na rua, o grupo se preocupa em colocar em cena questões políticas que são sempre polêmicas em nossa sociedade. O interesse é dar visibilidade as minorias e colocar o espectador no centro da questão.
4

Maués, Dirceu da Costa. "Tambores de Luz - Estação". Resgate: Revista Interdisciplinar de Cultura 26, n.º 2 (16 de octubre de 2018): 161–67. http://dx.doi.org/10.20396/resgate.v26i2.8653108.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
As fotografias apresentadas neste ensaio funcionam, ao mesmo tempo, como imagens documentais e desdobramento poético das instalações realizadas na antiga estação ferroviária central de Campinas (SP), durante o 10º Festival Hercule Florence de Fotografia, em abril de 2017: uma intervenção no espaço público que propõem um diálogo com a paisagem urbana local através de efêmeras imagens que se projetam invertidas no interior do dispositivo e deslocam a percepção do observador transeunte.
5

Ribeiro, Vinicios Kabral y Diego Paleólogo Assunção. "“Revides infantis”: de quando fomos ao cinema e saímos do armário". Rebeca - Revista Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual 9, n.º 2 (15 de marzo de 2021): 81–97. http://dx.doi.org/10.22475/rebeca.v9n2.698.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Aparecer. Dar-se a ver. Imagear. O que acontece quando a luz acende, a cortina fecha e temos que nos levantar? O que fazer ao sair da atmosfera fílmica, da espectorialidade cúmplice? Retomar a vida transeunte, à deriva e a errância? Estar imerso no cinema é, também, estar fora do armário. Do cativeiro que criamos para nós mesmos, dos modelos que enraizamos de vida, felicidade, prazer, sexualidade. O ensaio aposta na possibilidade de ampliar nossas gramáticas eróticas e os repertórios de afetividade, a partir das experiências e audiovisualidades de pessoas não heterossexuais.
6

Lourenço, Maria Cecília França. "América Latina em conflito: arte e enunciados". Revista ARA, n.º 4 (21 de marzo de 2018): 73–96. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i4p73-96.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Deseja-se indagar a edição e difusão de dada História inscrita em marcos, a fundar sutil escrita. Arte em local projetado labora como uma fábula, a ser vincada em jovens, a par de definir ideologias. Convocam-se artistas para erigir fatos em formas, elevados à categoria - memória/ patrimônio. Por vezes cumprem função delatória ante supressão de dado recente, sendo preciso analisar fricções. Obra no espaço urbano, não raro, fixa-se como única ao transeunte. Então por que vem sendo atacada? Ato simbólico borraria limites entre espaços em conflito?
7

Iribarren Poyanco, Simón. "LOS SENDEROS ALTERNATIVOS DEL TERRITORIO EDUCATIVO: REFLEXIONES DE UN TRANSEUNTE PEDAGÓGICO QUE SE PERDIÓ SIN PERMISO". Revista Infancia, Educación y Aprendizaje 3, n.º 1 (1 de junio de 2017): 122. http://dx.doi.org/10.22370/ieya.2017.3.1.675.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Lampignano, Alberto. "La logica affettiva della sostituzione: dal Sé multiplo alla dissolvenza del Sé". RIVISTA ITALIANA DI GRUPPOANALISI, n.º 1 (julio de 2010): 241–48. http://dx.doi.org/10.3280/rig2010-001012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Nella societŕ attuale il vorticoso susseguirsi di oggetti, persone, situazioni fa sě che il rapporto con l'altro sia percorso da un tempo contratto. Gli affetti hanno perciň un tempo breve per essere sviluppati e approfonditi. Prevale quindi negli interscambi la logica affettiva della sostituzione, che produce una sorta di dissolvenza dell'esperienza con gravi ripercussioni sulla struttura del Sé. Forse, in questo contesto, puň risultare prezioso l'invito di Platone: per arginare la forza erosiva del tempo cosě vissuto dobbiamo avvalerci dello studio e della memoria. L'Autore ritiene che, rispetto a un'identitŕ precipitosamente transeunte, prodotta dalla formazione di massa, la formazione personale possa costituire un argine alla dispersione e una possibilitŕ per una piů solida strutturazione del Sé e dei rapporti umani.
9

Faria, Jéssica Sousa, Marcelo Braga de Carvalho y Sandra Regina Facioli Pestana. "O tensionamento afetivo nas relações entre corpo e cidade através do Programa Performativo no espaço urbano". Revista Aspas 10, n.º 1 (30 de junio de 2020): 110–24. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i1p110-124.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Este artigo tem como objetivo principal analisar a relação entre espaço urbano e corpo – transeunte através de uma abordagem artística e pedagógica. Sendo assim, este projeto utilizará como ferramenta investigativa o Programa Performativo que, segundo Eleonora Fabião, conduz o corpo a experiências que lhe propiciam a criação de relações e circulações afetivas. Para construção da ação do referido programa foram utilizados conceitos da Teoria da Deriva de Guy Debórd e as experiências artísticas e poéticas desenvolvidas por Renato Almeida. Como campo de estudo, as imediações da Praça das Artes, localizada no centro histórico da cidade de São Paulo. Este sítio urbano, que contém patrimônios históricos e culturais da cidade, revela-se um campo fértil para a experimentação e investigação de práticas artísticas aqui propostas e disparador para a criação de ações instalativas.
10

Menezes, Ana Angelica da Costa. "Monóculo fotográfico: uma crônica sobre as relações e processos da imagem itinerante". NAUS 2, n.º 1 (1 de diciembre de 2019): 51–64. http://dx.doi.org/10.29073/naus.v2i1.162.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Populares entre os anos de 1970 e 1990, os monóculos fotográficos, semelhantes a uma luneta, têm em seu interior a fotografia em filme reversível, o slide. Essas fotografias em dispositivos de visualização eram comumente produzidas pelos fotógrafos de rua ou itinerantes. Hoje pouco faladas e conhecidas, as fotografias em monóculos nas cidades grandes eram realizada em circos, praias e pontos turísticos, já no interior do nordeste do Brasil em contexto religioso, nas romarias. É interessante pontuar três elementos importantes para a produção do monóculo fotográfico – a câmera, o reversível e o dispositivo de visualização. A partir de uma ação performática – O guarda-chuva amarelo – realizada na Praça Tiradentes na cidade do Rio de Janeiro, um transeunte questiona “por que a sua imagem e história seriam interessantes para uma pesquisa”. Esta abordagem ressignifica a pesquisa, conferindo a ela um olhar mais político.

Tesis sobre el tema "Transeunte":

1

Pereira, Aidenor Aires. "HERALDO DA UTOPIA: O CANTO TRANSEUNTE DE CÉSAR VALLEJO". Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2015. http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/handle/tede/3493.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Submitted by admin tede (tede@pucgoias.edu.br) on 2016-09-12T19:22:46Z No. of bitstreams: 1 AIDENOR AIRES PEREIRA.pdf: 802412 bytes, checksum: 37af8d62f3d2390a39c737439c7f5bd6 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-09-12T19:22:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AIDENOR AIRES PEREIRA.pdf: 802412 bytes, checksum: 37af8d62f3d2390a39c737439c7f5bd6 (MD5) Previous issue date: 2015-09-02
This dissertation has as its object the study of the life and work of César Vallejo and objective tries to understand the transitional moments in the history and culture of Latin America, from the look on the Peruvian reality granted in lyric discourse of César Vallejo. It discusses the shock/coexistence: pre-columbian past in the face of settler phenomenon and the contemporary questions. Seeks to understand the permanence of these historicidades in the construction of a post-colonial discourse, released from memory restore nostalgic, utopian Eden Tauantinsuyo, and the assenhoramento of the Western Christians and the trajectory of the existential poet Cesar Vallejo to unveil his speech to border beckons to different worlds, different banks and open horizons, where the power of his innovative literary diction contemplates the emerging identities on the Mainland, the hybridism of their ethno-cultural convergences. His life and the strength of his work through the Latin American soul, estuam in Peru, costa, chainsaw will resonate in generous corner in the old world, in fighting against oppression, taking the message of a happy future humanity, by the advent of the socialist utopia.
Esta dissertação tem como objeto o estudo da vida e obra de César Vallejo e como objetivo busca compreender os momentos transicionais da historia e da cultura da América Latina, a partir do olhar sobre a realidade peruana presentificada no discurso lírico de César Vallejo. Discute-se o choque/convivência: passado pré-colombiano em face do fenômeno colonizador e as indagações contemporâneas. Procura-se compreender as permanências dessas historicidades na construção de um discurso pós-colonial, liberado da utópica restauração da memória nostálgica, o éden do Tauantinsuyo, do assenhoramento dos marcos cristãos ocidentais e a trajetória existencial do poeta Cesar Vallejo. Desvelar seu discurso fronteiriço que acena pra diferentes mundos, diversas margens e abre horizontes, onde o poder de sua dicção literária inovadora contempla as identidades emergentes no continente, o hibridismo das suas convergências etno-culturais. Sua vida e a pujança de sua obra atravessam a alma latino-americana, estuam no Peru, de serra a costa, vão repercutir em canto generoso no velho mundo, em combate contra a opressão, levando a mensagem de uma feliz humanidade futura, pelo advento da utopia socialista.
2

SILVA, F. T. ""Conforto Térmico do Transeunte: a Porosidade Urbana Como Condicionante da Ventilação"". Universidade Federal do Espírito Santo, 2014. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4425.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:34:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_7659_Fabiana Trindade Silva.pdf: 5301627 bytes, checksum: 8c1c6810b1408760c33fc28c7506bf32 (MD5) Previous issue date: 2014-04-11
As modificações das estruturas urbanas associadas à falta de inclusão de questões climáticas nos Planos Diretores geram consequências ambientais que podem contribuir para o desconforto térmico do transeunte. Para regiões de clima quente e úmido, como o caso de Vitória (ES), a ventilação é especialmente relevante na promoção do necessário arejamento. Esta pesquisa objetivou avaliar a importância do vento para o conforto térmico do transeunte em climas quente e úmido, através de uma abordagem integrada de análise das configurações urbanas, da percepção térmica e da legislação urbana. Dessa forma, foi proposto o Método Integrado de Avaliação de Ventilação, cuja área de amostragem se concentra em um trecho urbano da Orla de Camburi em Vitória (ES). O Método utilizou medições microclimáticas simultâneas à aplicação de questionários de sensação térmica. As pesquisas de campo ocorreram nas estações de inverno, primavera e verão (totalizando seis dias de medições) e o total de 841 entrevistados. Os resultados da pesquisa forneceram subsídio para a proposição de escala de percepção e preferência de vento; proposição inicial de calibração do índice preditivo de conforto térmico PET (Physiological Equivalent Temperature) para a realidade climática de Vitória; e sistema para avaliação de adequabilidade quanto às questões de ventilação do PDU. A partir das medições registrou-se a maior redução da velocidade do vento em configurações urbanas de casas de até seis metros de altura e poucos afastamentos, enquanto a velocidade permanece praticamente a mesma entre edifícios altos, mas com generosos afastamentos entre eles. Identificou-se assim, a porosidade (afastamentos) das configurações urbanas como a característica de maior impacto da ventilação no nível do transeunte.
3

Ribeiro, António Manuel de Sousa Sampaio. "Impacto da Comunicação Visual Veiculada pela Montra da Loja no Comportamento do Transeunte". Master's thesis, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2008. http://hdl.handle.net/10216/9356.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ribeiro, António Manuel de Sousa Sampaio. "Impacto da Comunicação Visual Veiculada pela Montra da Loja no Comportamento do Transeunte". Dissertação, Faculdade de Economia da Universidade do Porto, 2008. http://hdl.handle.net/10216/9356.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Reyes, Simpson Leslie. "Surtidor de agua potable para el transeunte de los paseos peatonales del centro cívico de Santiago". Tesis, Universidad de Chile, 2006. http://repositorio.uchile.cl/handle/2250/100866.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
El proyecto que veremos a continuación pretende contribuir a la democratización del espacio público a través del desarrollo de un surtidor de agua potable para los paseos peatonales del centro cívico de la ciudad de Santiago, que modifique la imagen que los usuarios tienen de los bebederos actuales con el fin de promover una relación simbiótica, hasta ahora inexistente, entre el transeúnte y el surtidor público.
6

Gasperi, Marcelo Eduardo Rocco de. "A aproximação entre a cena e o espectador transeunte na sociedade espetacularizada: "Às margens do feminino Agrupamento Obscena". Universidade Federal de Minas Gerais, 2010. http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8BJL3V.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
This research investigates body-close relations of the contemporary scene to passer-by audiences in the spectacle society by analyzing the project On the edges of feminine: theatrical textures of the border. Therefore we have revised the bibliography on Guy Debord´s concept of Society of the Spectacle, aiming the analysis of todays socialspectacularization. Through this analysis we have studied the case of the quoted project that was ran by Agrupamento Obscena during 2008. The goal was identifying play scene procedures that, amongst other aspects, enquires the spectacular structures in urban agglomerations. We have selected procedures that have taken place directly on downtownstreets of Belo Horizonte (MG) Brazil. This analysis is based on eye observation of these interventions, on video registrations of Obscena, interviews with the researchers of the ensemble, and statements posted on their artistic creation online blog. Through this analysis we have reached the conclusion that the Obscena Independent Ensemble of Researchers wants to absorb body-close practices with the passer-by audience, thus amplifying the scene view through the aspect of street theatrical interventions.
O objetivo desta pesquisa é investigar a aproximação física entre o espectador transeunte e a cena contemporânea na sociedade espetacularizada, através da análise do projeto Às margensdo feminino: texturas teatrais da beira. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica sobre o conceito de Sociedade do Espetáculo, cunhado por Guy Debord, visando à análise da espetacularização social na atualidade. A partir desta análise, foi feito um estudo de casodo projeto supracitado, realizado em 2008 pelo Agrupamento Obscena. O objetivo foi identificar determinados procedimentos cênicos que, entre outros pontos, visaram questionar a estrutura espetacularizada dos centros urbanos. Foram selecionados procedimentos queatuaram diretamente nas ruas centrais de Belo Horizonte (MG). A análise dos procedimentos foi baseada na observação destes, no levantamento dos registros audiovisuais do Obscena, nas entrevistas com os pesquisadores e nos depoimentos postados no blog sobre os processos de criação artística do Agrupamento. A partir desta análise, chegou-se à conclusão de que o Obscena Agrupamento Independente de Pesquisadores busca absorver as práticas de estreitamento físico com o espectador transeunte, ampliando o olhar da cena sob o aspecto da intervenção teatral nas ruas.
7

RALMADES, R. A. C. "Influência da Vegetação no Conforto Térmico do Transeunte: Estudo de Caso em Via Com Canteiro Central em Vitória, ES". Universidade Federal do Espírito Santo, 2015. http://repositorio.ufes.br/handle/10/4439.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Made available in DSpace on 2016-08-29T15:34:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tese_9374_ROSA ANGELA CASATI RAMALDES20160321-113552.pdf: 1783515 bytes, checksum: 2fe92898a3396bc008e6e84624b051cc (MD5) Previous issue date: 2015-11-19
Nas áreas urbanizadas de clima tropical úmido as altas temperaturas ocorrem frequentemente, onde a radiação solar direta nos materiais da superfície urbana podem gerar ganhos de calor que potencializam o aumento das temperaturas. A utilização de vegetação nas cidades pode constituir um mecanismo para minimizar o desconforto térmico do transeunte. O principal objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da vegetação na percepção térmica do transeunte em vias metropolitanas de Vitória ES. Na metodologia adotada utilizou-se parâmetros físico-ambientais com medições in loco de temperatura e umidade relativa do ar, associados à entrevistas para avaliação de sensação térmica, em quatro pontos previamente estabelecidos afastados da orla. Os pontos de medição caracterizaram-se por possuírem ambiências opostas, isto é, com e sem vegetação na mesma via. As espécies analisadas, presente nessas vias, apresentaram características morfológicas de tipologia formal de árvore e palmeira em composição com grama. As medições e entrevistas de campo foram realizadas simultaneamente nos dois pontos da via, a cada hora, durante oito horas ininterruptas, num dia de verão nos anos de 2014 e 2015. Os resultados obtidos no ponto com árvores revelaram que, as temperaturas foram mais brandas, variando entre 4,3ºC a 5,6ºC, quando comparadas aos valores obtidos no outro ponto da mesma via. Nas entrevistas, o ponto com árvores também registrou o maior índice de respondentes que se sentiram termicamente neutros. Os resultados obtidos confirmaram a hipótese de que a utilização de árvores de copa alta em áreas urbanas constitui-se em um componente eficaz na melhoria do microclima no meio urbano. Além do sombreamento proporcionado, esse tipo de vegetação minimiza os ganhos de calor e permite o movimento dos ventos, que atenuam a temperatura e o efeito do aumento da umidade relativa do ar. Outras variáveis, tais como o sombreamento das edificações altas e a velocidade dos ventos devem ser considerados e podem trazer benefícios às cidades, proporcionando conforto térmico aos transeuntes. Palavras-chave: Ambiência, Conforto Térmico, Tipologia de Vegetação, Vegetação Urbana, Paisagismo.
8

Coelho, Luís Fernando Hering. "Os músicos transeuntes". reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2012. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92380.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2009.
Made available in DSpace on 2012-10-24T08:20:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 275249.pdf: 8786792 bytes, checksum: af8be157e215ae71e184b6764c076594 (MD5)
Este trabalho trata de um estudo antropológico sobre duas viagens do grupo musical carioca Os Oito Batutas: à Argentina, entre dezembro de 1922 e março/abril de 1923, e ao sul do Brasil (estados de Santa Catarina e Paraná), em agosto e setembro de 1927. Com base em pesquisa de fontes primárias em arquivos, sobretudo jornais da época, o estudo mapeia as estratégias de inserção dos músicos, indicando algumas categorias em termos das quais foram compreendidos nos diferentes contextos. São explorados, assim, dois horizontes de representações sobre o Brasil mediadas musicalmente, um no exterior (Argentina) e outro numa região do país periférica em relação à capital. O quadro interpretativo é complementado com considerações sobre as temporadas de outros artistas negros estrangeiros na Argentina a jazz-band de Sam Wooding em 1927 e a dançarina Josephine Baker em 1929 e algumas produções bibliográficas iniciais sobre o tango e o samba.
This work is an anthropological study on two trips of the carioca (from Rio de Janeiro city) musical group Os Oito Batutas: to Argentina, between December 1922 and March/April 1923, and to the south of Brazil (states of Santa Catarina and Paraná), in August and September 1927. Being based on research on primary sources in archives, mainly newspapers, the study tries to map some of the strategies the musicians adopted for insertion in the different artistic contexts, also indicating some categories in terms of which they had been understood. So, two sets of musically mediated representations about Brazil are explored: one in a foreign country and another in a peripheric region in Brazil. The interpretative framework is complemented with considerations on the tours of other foreign black artists on Argentina - the Sam Woodings jazz-band in 1927 and the dancer Josephine Baker in 1929 - and some early bibliographical productions about tango and samba.
9

Vieira, Noemi Campos Freitas [UNESP]. "Transeuntes sobre ruínas: figurações alegóricas da casa familiar, no limiar de um certo exílio". Universidade Estadual Paulista (UNESP), 2013. http://hdl.handle.net/11449/110596.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Made available in DSpace on 2014-11-10T11:09:53Z (GMT). No. of bitstreams: 0 Previous issue date: 2013-08-28Bitstream added on 2014-11-10T11:57:48Z : No. of bitstreams: 1 000788869.pdf: 1517712 bytes, checksum: 338ea461f8371616290eb45d752f5792 (MD5)
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
O presente estudo tem como foco a investigação de aspectos alegóricos da casa familiar nos romances Dois irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005) de Milton Hatoum. O que se procura, neste trabalho, é empreender uma leitura da alegoria expressiva, ou seja, aberta a uma demanda crítica interpretativa, e que não vem, sabemos, para resolver as questões expostas nos romances. Segundo Walter Benjamin, a crítica da obra é a sua mortificação (cf. BENJAMIN, 2004, p. 197); segundo esse pressuposto, a obra literária pode ser lida e ressignificada alegoricamente (cf. BENJAMIN, 1984, p. 40), cabendo ao exercício crítico e reflexivo desvelar essas contradições por meio da leitura alegórica da casa familiar. A teoria da alegoria, desenvolvida por Benjamin, promove uma reflexão sobre a perda e a tentativa de expressão do indizível, por meio da linguagem literária, pensando no alegórico como discurso dialético e desviante, que escapa à linearidade histórica, sendo, portanto, contingencial, em oposição ao caráter atemporal atribuído ao símbolo. A obra de Milton Hatoum, voltada para o levantamento de questões sobre o que é propriamente humano, recoloca o confronto com a complexidade da deriva e das descontinuidades, tendo, no núcleo familiar, recorrente em sua obra, o ponto de confluência dessa complexidade, pois é o “lugar natal” de onde se irradiam as relações com o “outro”. A casa, termo recorrente nas análises, se verá tomada por ressignificações, cujos desdobramentos pretendem apontar para três vértices intimamente conectados: alegoria, memória e exílio. Sendo essa casa buscada por meio da memória, sua recuperação fragmentada metaforiza a própria diluição do sujeito que a ela quer alcançar. Na busca pela origem, esse sujeito se encontra exilado em uma dimensão engendrada pelas lembranças e pelo esquecimento. O jogo dialético entre distanciamento e aproximação, anúncio e segredo, o latente e o ...
The current study focuses on the investigation of allegorical aspects of family house in Milton Hatoum novels, The brothers (2000) and Ashes of the Amazon (2005). What is sought, in this work, is to undertake a reading of expressive allegory, in other words, open to a interpretative critical demand, which does not come, as we know, to solve the issues set out in the novels. According to Walter Benjamin, the criticism of the work is his mortification (cf. BENJAMIN, 2004, p. 197); according to this assumption, the literary work can be read and resignified allegorically (cf. BENJAMIN, 1984, p. 40), fitting to the critical and reflexive exercise reveal these contradictions through the allegorical reading of the family house. Allegory’s theory, developed by Benjamin, promotes a reflection about loss and attempted expression of unspeakable, through the literary language, thinking of allegorical as a dialectical and deviant discourse, which escapes historical linearity, being, therefore, contingent, as opposed to the timeless character that is assigned to the symbol. Milton Hatoum’s work, focused on raising questions about what is properly human, replaces the confrontation with the complexity of the drift and discontinuities, having, in the nuclear family, recurrent in his work, the confluence point of this complexity, for it is the “birthplace” from where radiate relations with the “other”. The house, recurrent term in the analysis, will be seen taking by resignifications, whose developments intend to point to three vertices intimately connected: allegory, memory and exile. Since this house is searched through memory, its fragmented recovery metaphorizes the subject’s self dilution that wants to achieve her. In the search for the origins, this subject finds himself exiled in an engendered dimension by memories and forgetfulness. The dialectical game between detachment and closeness, announcement and secret, latent and apparent, ...
10

Vieira, Noemi Campos Freitas. "Transeuntes sobre ruínas : figurações alegóricas da casa familiar, no limiar de um certo exílio /". São José do Rio Preto, 2013. http://hdl.handle.net/11449/110596.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Orientador: Orlando Nunes de Amorim
Banca: Sylvia Helena Telarolli de Almeida Leite
Banca: Fábio Akcelrud Durão
Banca: Diana Junkes Bueno Martha
Banca: Arnaldo Franco Junior
Resumo: O presente estudo tem como foco a investigação de aspectos alegóricos da casa familiar nos romances Dois irmãos (2000) e Cinzas do Norte (2005) de Milton Hatoum. O que se procura, neste trabalho, é empreender uma leitura da alegoria expressiva, ou seja, aberta a uma demanda crítica interpretativa, e que não vem, sabemos, para resolver as questões expostas nos romances. Segundo Walter Benjamin, a crítica da obra é a sua mortificação (cf. BENJAMIN, 2004, p. 197); segundo esse pressuposto, a obra literária pode ser lida e ressignificada alegoricamente (cf. BENJAMIN, 1984, p. 40), cabendo ao exercício crítico e reflexivo desvelar essas contradições por meio da leitura alegórica da casa familiar. A teoria da alegoria, desenvolvida por Benjamin, promove uma reflexão sobre a perda e a tentativa de expressão do indizível, por meio da linguagem literária, pensando no alegórico como discurso dialético e desviante, que escapa à linearidade histórica, sendo, portanto, contingencial, em oposição ao caráter atemporal atribuído ao símbolo. A obra de Milton Hatoum, voltada para o levantamento de questões sobre o que é propriamente humano, recoloca o confronto com a complexidade da deriva e das descontinuidades, tendo, no núcleo familiar, recorrente em sua obra, o ponto de confluência dessa complexidade, pois é o "lugar natal" de onde se irradiam as relações com o "outro". A casa, termo recorrente nas análises, se verá tomada por ressignificações, cujos desdobramentos pretendem apontar para três vértices intimamente conectados: alegoria, memória e exílio. Sendo essa casa buscada por meio da memória, sua recuperação fragmentada metaforiza a própria diluição do sujeito que a ela quer alcançar. Na busca pela origem, esse sujeito se encontra exilado em uma dimensão engendrada pelas lembranças e pelo esquecimento. O jogo dialético entre distanciamento e aproximação, anúncio e segredo, o latente e o ...
Abstract: The current study focuses on the investigation of allegorical aspects of family house in Milton Hatoum novels, The brothers (2000) and Ashes of the Amazon (2005). What is sought, in this work, is to undertake a reading of expressive allegory, in other words, open to a interpretative critical demand, which does not come, as we know, to solve the issues set out in the novels. According to Walter Benjamin, the criticism of the work is his mortification (cf. BENJAMIN, 2004, p. 197); according to this assumption, the literary work can be read and resignified allegorically (cf. BENJAMIN, 1984, p. 40), fitting to the critical and reflexive exercise reveal these contradictions through the allegorical reading of the family house. Allegory's theory, developed by Benjamin, promotes a reflection about loss and attempted expression of unspeakable, through the literary language, thinking of allegorical as a dialectical and deviant discourse, which escapes historical linearity, being, therefore, contingent, as opposed to the timeless character that is assigned to the symbol. Milton Hatoum's work, focused on raising questions about what is properly human, replaces the confrontation with the complexity of the drift and discontinuities, having, in the nuclear family, recurrent in his work, the confluence point of this complexity, for it is the "birthplace" from where radiate relations with the "other". The house, recurrent term in the analysis, will be seen taking by resignifications, whose developments intend to point to three vertices intimately connected: allegory, memory and exile. Since this house is searched through memory, its fragmented recovery metaphorizes the subject's self dilution that wants to achieve her. In the search for the origins, this subject finds himself exiled in an engendered dimension by memories and forgetfulness. The dialectical game between detachment and closeness, announcement and secret, latent and apparent, ...
Doutor

Libros sobre el tema "Transeunte":

1

Tamay, Enrique. Transeunte sin destino. Santa Cruz, Bolivia: Marea Editores, 1994.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Palencia, Julio. Transeunte de la muerte. México, D.F: Editorial Praxis, 1989.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Frehse, Fraya. Ô da Rua!: O transeunte e o advento da modernidade em São Paulo. São Paulo, SP, Brasil: EDUSP, 2011.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Eduardo, Restrepo y Uribe María Victoria, eds. Antropologías transeúntes. Bogotá: Instituto Colombiano de Antropología e Historia, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Malgaroli, Felice. Transeuntes: Italiani, emigranti a vita. Cuneo: Arciere, 1995.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Saz, José Paz. Transeúntes: De América Latina. Madrid: Bartleby Editores, 1999.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Pardo, Jorge Eliécer. Transeúntes del siglo XX. Bogotá: Pijao Editores, 2007.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Arrieta, Eduardo Chirinos. Epístola a los transeúntes: Crónicas & artículos periodísticos. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, Fondo Editorial, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Joseph, Isaac. El Transeunte y El Espacio Urbano. Gedisa, 2003.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Joseph, Isaac. El Transeunte y El Espacio Urbano. Gedisa, 2000.

Buscar texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Capítulos de libros sobre el tema "Transeunte":

1

Neto, Maiany Manhães Gonçalves y Jussara Freire. "SER PEDESTRE E TRANSEUNTE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES: O FLANAR NO CENTRO". En Arquitetura e Urbanismo: Soluções Precedentes e Aplicáveis a Problemas Atuais, 143–59. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.03420031211.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Ramos de Queiroz, Rômulo. "Teatro lambe-lambe: uma intervenção no cotidiano dos transeuntes". En Pontilhados - pesquisas da cena universitária 2022, 472–99. Itaú Cultural, 2022. http://dx.doi.org/10.53343/9786588878385.18.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
A pesquisa analisa o Teatro Lambe-Lambe como intervenção no cotidiano de transeuntes em meio às aglomerações urbanas. Investiga, através de cinco intervenções com os espetáculos A Noiva e Solitude, apresentados em lugares distintos de Pernambuco, de que forma o palco-caixa afeta o fluxo dos transeuntes. Como metodologia, foram feitas breves entrevistas com os espectadores, colhendo relatos sobre suas sensações e reações após bisbilhotarem a caixa. O trabalho traz uma breve contextualização histórica sobre os antecedentes da animação e os dispositivos ópticos. Aborda, também, o surgimento dos fotógrafos ambulantes, a origem do Teatro Lambe-Lambe, seus 30 anos de existência e sua relação com a rua. Finaliza com uma análise dos resultados alcançados durante as intervenções.
3

"… in transeundo mare Ierosolimam … mortuus". En Das Mittelmeer und der Tod, 319–37. Verlag Ferdinand Schöningh, 2016. http://dx.doi.org/10.30965/9783657785223_017.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Schnyder, Marco. "Transeunti ou permanenti ? L’enjeu de la mobilité pour les migrants suisses et grisons dans la République de Venise au XVIIIe siècle". En Travail et mobilité en Europe (XVIe-XIXe siècles), 141–64. Presses universitaires du Septentrion, 2018. http://dx.doi.org/10.4000/books.septentrion.25149.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Alves, Maria Lúcia D’Arbo, André Leal de Lira, Carolina Barbosa Borges de Oliveira y Stella Caetano Abujamra. "COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE CAMPANHAS DE DETECÇÂO DE BÓCIO EM TRANSEUNTES VOLUNTÁRIOS DE UMA PRAÇA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO, SP- ANOS DE 2013. 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 E 2019". En Ciências da Saúde no Brasil: Impasses e Desafios 7, 88–108. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.21420290810.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Alves, Maria Lúcia D’Arbo, André Leal de Lira, Carolina Barbosa Borges de Oliveira y Stella Caetano Abujamra. "COMPARAÇÃO ENTRE OS RESULTADOS DE CAMPANHAS DE DETECÇÂO DE BÓCIO EM TRANSEUNTES VOLUNTÁRIOS DE UMA PRAÇA CENTRAL DE RIBEIRÃO PRETO, SP - ANOS DE 2013, 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 E 2019". En Conceitos e metodologias de integração em ciências biológicas e da saúde, 9–19. Atena Editora, 2022. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.6222220012.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actas de conferencias sobre el tema "Transeunte":

1

Costa, Roberta Lima de Souza, Orlando Rodrigues da Costa Sobrinho, Verônica Candido Scarpini y José Alberto Silva de Sá. "PREVENÇÃO DE ACIDENTES COM TRANSEUNTES EM OBRA URBANA DE GASODUTO TERRESTRE". En 74º Congresso Anual da ABM. São Paulo: Editora Blucher, 2019. http://dx.doi.org/10.5151/2594-5327-33865.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Cristina Camargo Tarraf, Alessandra, Renata Miyake Almeida Prado, Marcia Isabelle dos Santos, Arieny Reche Silva, Pedro Martins Faria, Paola Yoshimatsu Izélli, Camila da Fonseca Souza Santos, Débora Cristina Modesto Barbosa y Daniela Buchrieser Freire. "O PERFIL ALIMENTAR DE TRANSEUNTES DE PRAÇA PÚBLICA EM RIBEIRÃO PRETO / SP, SEGUNDO MARCADORES DE CONSUMO ALIMENTAR E FREQUÊNCIA ALIMENTAR". En III CBMED I COEMED SP. Ribeirão Preto, São Paulo: Even3, 2019. http://dx.doi.org/10.29327/cbmedcoemed.138649.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

de Paula Silva, Simone, Ronaldo Faustino da Silva, Renata Maria Caminha Mendes de Oliveira Carvalho3, Eduardo José Alécio de Oliveira y Derek Luiz Alves dos Santos. "A PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES E TRANSEUNTES DO ENTORNO DA PRAÇA COMPOSITOR ANTÔNIO MARIA NO BAIRRO DE SANTANA NO MUNICÍPIO DE RECIFE/PE: ESTUDO SOBRE UM RIACHO TRIBUTÁRIO AO RIO CAPIBARIBE". En III CONGRESSO INTERNACIONAL DE GESTÃO E TECNOLOGIAS. Instituto internacional Despertando Vocações, 2019. http://dx.doi.org/10.31692/2358-9728.iiicointerpdvg.2019.0026.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Carminatti, Karol Diego. "Cidade, apropriação e urbanidade: uma análise do traçado urbano de Blumenau como rede de espaços públicos". En Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo. Barcelona: Curso de Arquitetura e Urbanismo. Universidade do Vale do Itajaí, 2016. http://dx.doi.org/10.5821/siiu.6260.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Recentemente a discussão acerca das qualidades urbanas das cidades tem se tornado mais frequentes e dentre elas o espaço público surge como principal elemento no debate. Com ele, um importante conceito aparece, o de urbanidade, tentando identificar como uma cidade pode ser acolhedora para seu habitantes e transeuntes. Considerando que o espaço público é constituído por um conjunto de ruas, propomos investigar a cidade a partir de uma questão: Poderia o traçado urbano ser um agente propiciador de urbanidade? Partindo de leituras com diversas abordagens metodológicas, propusemos analisar Blumenau, importante cidade de Santa Catarina, para compreender o papel do traçado urbano e suas implicações na cidade. Analisando o processo de crescimento urbano através da teoria da sintaxe espacial, identificamos que a urbanidade da cidade se modificou ao longo da história, configurando uma nova dinâmica de relações sócio-espaciais eindicando o surgimento de um possível “novo centro” para a cidade. Recently the discussion about urban qualities of the cities has become more frequent and among them the public space emerges as the main element in the debate. With it, an important concept appears, the urbanity, trying to identify how a city can be welcoming to its inhabitants and passers-by. Whereas the main public space consists of a set of streets, we propose to investigate the city from a question: Could the urban layout be an enabling agent of urbanity? Starting readings with various methodological approaches, we proposed to analyze Blumenau, capital city of Santa Catarina, to understand the role of urban design and its implications for the city. Analyzing the process of urban growth through the theory of space syntax, identify the city urbanity changed throughout history, setting a new dynamic of socio-spatial relationships and indicating the emergence of a possible "new center" for the city.
5

Ramos, Lisiane Acosta. "A AVIFAUNA DA PRAÇA DA MATRIZ, OSÓRIO, LITORAL NORTE DO RIO GRANDE DO SUL". En I Congresso Brasileiro On-line de Ensino em Zoologia. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2022. http://dx.doi.org/10.51189/rema/3256.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Introdução: As aves constituem um importante grupo sinantrópico, compartilhando do ambiente urbano com seres humanos e animais domésticos. Nas cidades elas costumam concentrarem em áreas arborizadas, tais como praças e parques. A principal praça do município de Osório, litoral Norte do Rio Grande do Sul, é a Praça da Matriz (29º53’19.51”S /50º16’09.65”O). Esta praça localiza-se na área central da cidade, por onde circula um grande número de pessoas diariamente, em função da presença de agências bancárias, casas comerciais diversas e por localizar-se junto à Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição. Os bancos, dispostos em toda a área da praça, costumam ser bastante usados pelos transeuntes, que neles se sentam para conversar e lanchar. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi inventariar a avifauna que frequenta e/ou vive na Praça da Matriz. Material e métodos: As aves foram observadas tanto no turno da manhã quanto no turno da tarde com o uso de binóculo e identificadas com uso de guias específicos. Ao final de 24 meses (março de 2018 a fevereiro de 2020) foram catalogadas 26 espécies, pertencentes a sete ordens e 15 famílias. Resultados: A ordem melhor representada foi a Passeriformes com oito famílias. Entre as famílias, três destacaram-se: Columbidae, Tyrannidae e Thraupidae, cada uma com quatro espécies. Quanto a frequência de ocorrência, nove espécies foram muito frequentes (mais de 70% das observações), duas foram frequentes (50 e 69%), uma foi pouco frequente (30 a 49%) e 14 espécies foram consideradas como raras (menos de 30%). O predomínio de espécies de ocorrência rara, parece indicar que esta é uma área de trânsito entre os diversos ecossistemas circundantes (mata, lagoas, banhados), onde os espécimes podem encontrar local para repouso e quiçá alimentação. Conclusão: A avifauna residente (muito frequentes) constitui-se predominantemente de Passeriformes e Columbiformes de pequeno porte (corruíras, cambacicas, fim-fins, pardais, andorinhas, canários e rolinhas), que neste local encontram abrigo em árvores de grande porte, tais como figueiras, alimento (insetos e resíduos do consumo humano), além de contarem com uma fonte importante de água (chafariz).
6

Vitor, Emerson Francisco, Clélio Rodrigo Paiva Rafael y Ronald Assis Fonseca. "LIMPEZA DA MARGEM DO RIO SÃO JOÃO EM ITAÚNA-MG: UMA AÇÃO SUSTENTÁVEL". En II Congresso On-line Internacional de Sustentabilidade. Revista Multidisciplinar de Educação e Meio Ambiente, 2021. http://dx.doi.org/10.51189/rema/2083.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Introdução: Multiplicar ações sustentáveis não deve estar a cargo apenas de escolas, universidades e instituições. É um dever de cada cidadão. É necessário que neste cenário de desequilíbrios ambientais ocasionados por ações antrópicas, a sociedade busque maneiras de mitigar os impactos ambientais. Promover ações coletivas com a comunidade geram grandes resultados, mesmo que por pequenas ações, pois potencializa a disseminação e a multiplicação das ações sustentáveis. Um desses impactos ambientais é o descarte inconsequente de resíduos nos corpos hídricos causando contaminação que geram problemas ambientais. Objetivos: Promover uma ação sustentável de limpeza das margens do rio São João localizado no município de Itaúna – MG. Material e métodos: Com jovens de 12 a 17 anos que frequentam a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, foi realizada uma ação sustentável de limpeza dos resíduos sólidos em um trecho as margens do rio São João que corta a cidade de Itaúna-MG. O monitor distribuiu materiais necessários e explanou sobre a importância da ação. Os materiais foram adquiridos pela Igreja e pela prefeitura municipal. Foram utilizados EPIs (luvas, botas, aventais), ferramentas e outros materiais necessários, como sacos plásticos de coleta. Resultados: As margens do Rio São João que corta a cidade de Itaúna – MG constantemente recebe resíduos descartados de forma irresponsável por praticantes de caminhadas, transeuntes e motoristas contribuindo para a poluição do rio e colocando em risco alguns animais como capivaras, aves e peixes. A atividade contou com a participação de jovens da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias na faixa etária de 12 a 17 anos e promoveu a coleta de resíduos sólidos como uma ação colaborativa, coletiva e sustentável realizando a limpeza da margem do rio o que tem potencial para motivar e sensibilizar a população quanto a correta destinação dos resíduos sólidos. Conclusão: A atividade promoveu a participação, motivação e interação de jovens, aguçando o desejo de se tornarem multiplicadores de ações sustentáveis em seus lares, ambiente escolar e comunidade, podendo ainda sensibilizar a população quanto ao descarte dos resíduos e a importância do rio para a cidade.
7

Sampaio, Valzeli. "Mangueira Desejo: Experimentação e criação híbrida". En LINK 2021. Tuwhera Open Access, 2021. http://dx.doi.org/10.24135/link2021.v2i1.109.g163.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Resumen
Este ensaio, que apresenta o processo de criação do projeto artístico em realidade aumentada “Wish Mango Tree” configura-se como um site específico/intervenção pública para instalação, nas mangueiras georreferenciadas da cidade de Belém, de um dispositivo tecnológico de etiquetagem eletrônica e criação de um placa de aço oca nestas árvores. Este processo envolve experimentação e criação relacionadas com artes visuais, design e programação, vivenciadas através de uma aplicação móvel, sendo uma intervenção física híbrida. “Wish Mango Tree” é inspirado na obra “Wish Tree”, uma série de instalações de arte em andamento, iniciada em 1981, pela artista japonesa, integrante do grupo Fluxus, Yoko Ono. Ela escolhe uma árvore nativa de um lugar, ou planta sob sua orientação. O público é convidado a amarrar um desejo por escrito e pendurá-lo na árvore. Yoko já instalou essa obra em algumas cidades do mundo. “Wish Mango Tree” propõe uma ação semelhante ao público e aos transeuntes das mangueiras de Belém. O projeto promove a interação entre indivíduos: humanos e mangueiras. O conteúdo digital pode ser visualizado no aplicativo de realidade aumentada do site específico, onde os desejos da folha de manga podem ser acessados por qualquer pessoa. A “Mangueira Desejo” busca preencher uma lacuna ou carência identificada: a invisibilidade das mangueiras, buscando usar a tecnologia para dar visibilidade a um problema social e ecológico. A dimensão política do projeto se revela ao dar visibilidade às mangueiras, ativando a memória coletiva e provocando questionamentos e compromissos dos sujeitos envolvidos: árvores, pessoas e instituições. Este projeto artístico evoca a memória afetiva de seus participantes, buscando valorizar, fortalecer e manter a identidade e a memória cultural do Pará por meio das mídias digitais. O projeto enquadra-se na área artística e cultural: artes visuais, com a criação de propostas em instalação, mecanismos de intervenção, site específico, arte urbana, arte digital, novas mídias e fotografia, sendo um híbrido de proposta entre arte e design digital, além de abordar a experiência das artes visuais em suas reflexões técnicas, formais e conceituais, de criação, difusão, formação e memória. Neste sentido, o projeto promove a criação, experimentação e design associados a um contexto histórico, social, cultural, sustentável e/ou tecnológico, que podem ser traduzidos em ações propositivas que abordem o design gráfico, mídias interativas, web design/aplicativos e design de games. As próprias mangueiras são objetos de interesse público — o aplicativo convida todos a “pendurarem” seus desejos, promovendo a transformação das mangueiras em receptáculo das aspirações das pessoas que as visitam. O aplicativo mobile promoverá, remotamente, uma experiência em rede que desencadeia uma experiência física nas principais mangueiras da praça, o que dará visibilidade à nuvem de anotações nas folhas destas árvores.

Informes sobre el tema "Transeunte":

1

Butler, J. T., G. W. Dueck, S. N. Yanushkevich y V. P. Shmerko. On the Number of Generators for Transeunt Triangles. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, noviembre de 1999. http://dx.doi.org/10.21236/ada605502.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Butler, Jon T., Svetlana Yanushkevich, Gerhard W. Dueck y Vlad P. Shmerko. On the Use of Transeunt Triangles to Synthesize Fixed-Polarity Reed-Muller Expansions of Functions. Fort Belvoir, VA: Defense Technical Information Center, mayo de 2009. http://dx.doi.org/10.21236/ada548359.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Pasar a la bibliografía