Siga este enlace para ver otros tipos de publicaciones sobre el tema: Tratamento.

Artículos de revistas sobre el tema "Tratamento"

Crea una cita precisa en los estilos APA, MLA, Chicago, Harvard y otros

Elija tipo de fuente:

Consulte los 50 mejores artículos de revistas para su investigación sobre el tema "Tratamento".

Junto a cada fuente en la lista de referencias hay un botón "Agregar a la bibliografía". Pulsa este botón, y generaremos automáticamente la referencia bibliográfica para la obra elegida en el estilo de cita que necesites: APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

También puede descargar el texto completo de la publicación académica en formato pdf y leer en línea su resumen siempre que esté disponible en los metadatos.

Explore artículos de revistas sobre una amplia variedad de disciplinas y organice su bibliografía correctamente.

1

Rodrigues, A. C. C., L. F. Guilardi, V. F. Wandscher, G. K. R. Pereira, M. P. Rippe y L. F. Valandro. "Efeito de Diferentes Tratamentos da Superfície de Compósito Reforçado por Fibra na Adesão a uma Resina Composta". Journal of Health Sciences 19, n.º 5 (23 de febrero de 2018): 107. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8938.2017v19n5p107.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste estudo foi comparar diferentes tratamentos de superfície na resistência de união entre pino de fibra de vidro e resina composta. Trinta e seis blocos de fibra de vidro foram divididos em 12 grupos. Cada grupo consistiu de 3 blocos de fibra de vidro, onde foram avaliados dois fatores: pré-tratamento (sem tratamento, jateamento e peróxido de hidrogênio) e tratamento químico (sem tratamento, Monobond Plus, Relyx Ceramic Primer e Single Bond Universal (SBU)). Após, foram colados 6 “tubes” de amido preenchidos com resina composta em cada bloco (n18). Após 24 horas de armazenamento em estufa a 37°C com água destilada o teste de microcisalhamento foi realizado. Análise de falha foi observada com estereomicroscópio. Os dados obtidos foram submetidos ao teste ANOVA dois fatores e teste Tukey (p0.05). A análise estatística revelou que o tipo de pré tratamento (p<0.0001) e tratamento químico (p<0.0001) afetaram os valores de resistência de união. O jateamento obteve os maiores valores entre os pré-tratamentos para todos os tratamentos químicos, exceto para o SBU. Enquanto o Single Bond Universal apresentou os maiores valores entre os tratamentos químicos, quando nenhum pré-tratamento foi realizado. Somente um espécime apresentou falha coesiva. De acordo com os resultados deste estudo o Cojet revelou ser o melhor pré-tratamento de superfície independente do tratamento químico aplicado, exceto para o Single Bond Universal que dispensou o uso de tratamento prévio.Palavras-chave: Pino de Fibra de Vidro. Tratamento de Superfície Microcisalhamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bizarro, Yvonaldo Wlademir Saldanha, Fernanda Keley Silva Pereira Navarro y Rodrigo Diana Navarro. "Concentrações de óleo de cravo, benzocaína e cloreto de sódio durante a simulação de transporte de Tilápia do Nilo". Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 13, n.º 1 (1 de enero de 2018): 106. http://dx.doi.org/10.18378/rvads.v13i1.5350.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes concentrações de óleo-de-cravo (eugenol), benzocaína e cloreto de sódio no tempo de indução e retorno e na taxa de sobrevivência de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus), durante a simulação de transporte de 5 horas. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, com 9 tratamentos em três repetições: Tratamento 1: controle, Tratamento 2: benzocaína 20 mg/L, Tratamento 3: benzocaína 40 mg/L, Tratamento 4: eugenol 3 ml/L, Tratamento 5: eugenol 6 ml/L, Tratamento 6: 3 ml/L de eugenol + 5 g/L de sal, Tratamento 7: 6 ml de eugenol + 10 g/L de sal, Tratamento 8: sal 5 g/L, Tratamento 9: sal 10 g/L. Não foi observada diferença significativa para taxa de sobrevivência imediata, taxa de sobrevivência entre 24 e 48 horas. Em relação ao tempo de indução, este foi inferior e significativo para os tratamentos de benzocaína 40 mg/L, eugenol 6 ml/L e a associação entre 6 ml/L de eugenol mais 10g/L de sal em relação aos demais tratamentos. O tempo de retorno dos anestésicos benzocaína 40mg/L, eugenol 6 ml/L e conjugação entre 6ml/L de eugenol e 10g/L sal foi menor em relação aos tratamentos com menor concentração. A taxa de sobrevivência demonstrou resultados satisfatórios em todos os tratamentos. No entanto, a benzocaína na concentração 40 mg/L foi considerado o anestésico mais eficiente para tilápia por apresentar menores tempos de indução e recuperação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Macena de Araújo, Luciano, Dorismar David Alves, Édson Marcos Viana Porto, Franklin Delano Dos Santos Soares, Danilo Antunes Simões, Marcus Vinícius Lopes Silva, Marcos Ferreira da Silva y Andréia Márcia Santos de Souza David. "DESEMPENHO PRODUTIVO E COMPORTAMENTO INGESTIVO DE OVINOS SUBMETIDOS A DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO". Revista Acadêmica Ciência Animal 10, n.º 2 (15 de abril de 2012): 137. http://dx.doi.org/10.7213/academica.7690.

Texto completo
Resumen
O objetivo da pesquisa foi avaliar o desempenho produtivo e o comportamento ingestivo de ovinos submetidos a diferentes estratégias de suplementação nutritiva. Utilizaram-se 24 ovinos machos inteiros oriundos de cruzamentos da raça Santa Inês com animais sem raça definida, com peso vivo médio inicial de 20,58 kg. Os animais foram distribuídos em quatro tratamentos em um delineamento inteiramente casualizado, com seis repetições por tratamento. O período experimental teve duração de 83 dias, sendo 20 dias de adaptação ao ambiente e às dietas e 63 dias do período experimental propriamente dito. Todos os animais receberam ad libitum feno de capim-Tifton 85 e os tratamentos consistiram no oferecimento de distintos suplementos: tratamento mineral = suplemento mineral; tratamento mineral com ureia = suplemento mineral + ureia + sulfato de amônio; tratamento proteinado = suplemento proteinado; tratamento concentrado = suplemento concentrado. O tratamento concentrado, com suplementação dos ovinos na base de 0,8% do peso vivo, apesar de reduzir o consumo da forragem, em porcentagem do peso vivo, possibilitou maior peso vivo final e ganho médio diário em peso vivo (GMD), apresentando valores médios de GMD de 9,84; 9,21; 11,11 e 48,89 g/dia, respectivamente para os tratamentos mineral; mineral com ureia; proteinado e concentrado. O tratamento proteinado implicou maior tempo com a atividade de alimentação, ao passo que, para a atividade de ruminação, houve maior dispêndio de tempo para o tratamento ureia em relação aos demais tratamentos. [P]
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Costa, Diego Vicente da, Milena Wolff Ferreira, Rodrigo Diana Navarro, Priscila Vieira Rosa y Luis David Solis Murgas. "Parâmetros hematológicos de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com diferentes fontes de óleo". Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 15, n.º 3 (septiembre de 2014): 754–64. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402014000300023.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar a influência das fontes de óleo da dieta sobre os parâmetros hematológicos de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Foram utilizados 112 juvenis, com peso médio inicial de 50±12g, distribuídos em 16 caixas com capacidade total de 100L cada, num delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e quatro repetições, contendo sete peixes por repetição. Os tratamentos eram constituídos por: tratamento um - óleo de soja; tratamento dois - óleo de peixe; tratamento três - óleo de linhaça; tratamento quatro - óleo de oliva. As rações eram semipurificadas, isoproteicas (32% de proteína bruta) e isocalóricas (3200 kcal de energia bruta/kg de ração). Não houve diferença (P>0,05) entre os tratamentos quanto ao número e diferenciação de leucócitos, número de eritrócitos totais e níveis de hemoglobina. Os peixes do tratamento um apresentaram níveis superiores de hematócrito (P<0,05) comparados aos tratamentos dois e três. Encontrou-se maior volume corpuscular médio (VCM) nos peixes do tratamento quatro em relação aos outros tratamentos (P<0,05). O tratamento três apresentou concentração de hemoglobina corpuscular média (CHCM) superior, comparado aos peixes do tratamento quatro (P<0,05). As fontes de ácidos graxos da dieta podem influenciar os parâmetros hematológicos de tilápia-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Houve uma tendência de aumento na eritropoiese de tilápia-do-Nilo alimentadas com dietas contendo altos níveis de ácidos graxos da série ω-6. As fontes dietιticas de óleo testadas não foram capazes de alterar o número total de eritrócitos e células sanguíneas da série branca em tilápias-do-Nilo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Moraes, D. T., L. J. C. Lara, N. C. Baião, S. V. Cançado, M. L. Gonzalez, C. A. L. Aguilar y A. M. Q. Lana. "Efeitos dos programas de luz sobre desempenho, rendimento de carcaça e resposta imunológica em frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 60, n.º 1 (febrero de 2008): 201–8. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352008000100028.

Texto completo
Resumen
Avaliaram-se os efeitos dos programas de luz 23L:1E (23L); crescente (CRES); 16L:8E (16L) e luz natural (NAT) sobre o desempenho, rendimento de carcaça e resposta imunológica de frangos de corte machos da linhagem Cobb-500. O período de criação foi de um a 45 dias de idade, e os tratamentos foram definidos de acordo com os programas de luz. O delineamento experimental foi o inteiramente ao acaso com quatro tratamentos e seis repetições de 35 aves cada. As aves submetidas ao programa de luz CRES apresentaram maior peso vivo em relação aos demais tratamentos (P<0,05). O consumo de ração também foi maior para as aves do tratamento CRES quando comparado aos tratamentos 23L e NAT (P<0,05), e semelhante ao tratamento 16L (P>0,05). A viabilidade das aves do tratamento NAT foi maior em relação às aves do tratamento 23L (P<0,05) e semelhante aos demais tratamentos (P>0,05). A conversão alimentar e o rendimento de carcaça não foram influenciados pelos tratamentos (P>0,05). As aves do tratamento 23L apresentaram maior rendimento de peito quando comparado aos demais tratamentos (P<0,05). A produção de anticorpos para a doença de Newcastle não foi afetada pelos tratamentos (P>0,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Beserra, Frederico José, Luciana Cristina Nogueira de Moraes Bezerra, Elisabeth Mary Cunha da Silva y Cláudio Ernani Mendes da Silva. "Efeito do aleitamento artificial à base de soro de queijo de leite cabra sobre as características da carcaça e da carne de cabritos "mamão" do tipo genético three cross". Ciência Rural 33, n.º 5 (octubre de 2003): 929–35. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782003000500021.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se a influência da substituição parcial na etapa de alimentação líquida do leite de vaca por soro de queijo de cabra (SLC) sobre alguns aspectos qualitativos da carne e quantitativos da carcaça de cabritos "mamão" Three cross (½ Anglonubiana x ¼ Pardo-Alpina x ¼ Moxotó), em quatro níveis: 0% (Tratamento1); 20% (Tratamento2); 40% (Tratamento3) 60% (Tratamento 4). Os pesos vivos ao abate (84 dias) mostraram-se homogêneos (10,88 a 13,42kg), assim como o rendimento de carcaça (44,62 a 47,86%) e a área do Longíssimus dorsi (9,55 a 10,80cm²). 0 Tratamento 2 apresentou os maiores teores de tecido muscular (48,37%). A composição centesimal mostrou valores médios entre 76,78 a 77,62% de umidade; 20,39 a 21,43% de proteína; 4,86 a 6,59% de gordura e 1,06 a 1,14% de cinza. Para os minerais estudados, os valores médios variaram de 16,77 a 35,68mg/100g para o cálcio; 110,33 a 153,90mg/100g para o fósforo; 1,29 a 2,17mg/100g para o ferro; 0,72 a 1,30mg/100g para magnésio; 128,86 a 165,94mg/100g para o sódio e 404,88 a 504,73mg/100g para o potássio. Concluiu-se que os níveis de soro de leite de cabra utilizados, de uma maneira geral, não tendo influenciado de forma significativa (P<0,05) as variáveis estudadas, podem ser indicados até o nível de 60% de substituição, sem afetar o desenvolvimento corporal dos animais e a qualidade química de sua carne.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Martinez, Maria Elisa Marciano, Marcello Carvalho dos Reis, Patrícia Carvalho dos Reis y Lorena Angelo de Castro Sales. "AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE INOVATIVA SOBRE A ÓTICA PATENTÁRIA BRASILEIRA DO EMPREGO DE BIOTECNOLOGIAS NA INDÚSTRIA TÊXTIL". Cadernos de Prospecção 11, n.º 3 (30 de septiembre de 2018): 888. http://dx.doi.org/10.9771/cp.v11i3.27009.

Texto completo
Resumen
A indústria têxtil tem buscado inovar em seus produtos e processos, como o uso de biotecnologia - entre estas, tratamento enzimático, tratamento biológico e demais tratamentos (por exemplo o “bioblasting”), com destaque para os tratamentos enzimáticos com amilases, celulases, catalases, peroxidases e pectinase. Com a objetivo de avaliar a capacidade inovativa das tecnologias envolvidas neste cenário, foram utilizados os dados dos documentos patentários extraídos da base INPI-BR, onde foram selecionados 39 documentos de patentes sendo 38 relacionados à biotecnologia na indústria têxtil depositados até 2013, sendo 24 sobre tratamento enzimático, 4 sobre tratamento biológico e 10 sobre demais tratamentos. A evolução temporal revelou um pico entre 1996 e 2000 (exceto 1999). Verificou-se que os documentos patentários que tiveram sua família originada no escritório americano (USPTO) tiveram mais relevância nos depósitos patentários com foco tratemento enzimático, demais tratemento e tratamento biológico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Díaz, Alondra Elena Álvarez, Armando Gómez Vázquez, Nancy Patricia Brito-Manzano, Ricardo Martínez Martínez, Alejandro Córdova Izquierdo, José Luis Carlos Bedolla Cedeño, Arely Bautista Gálvez y Hortensia Brito Vega. "Produção e qualidade da carne ovina no trópico úmido / Sheep meat production and quality in the humid tropics". Brazilian Journal of Animal and Environmental Research 4, n.º 4 (3 de noviembre de 2021): 5557–72. http://dx.doi.org/10.34188/bjaerv4n4-053.

Texto completo
Resumen
Foi realizado um experimento com 100 cordeiros dos cruzamentos Katahdin, Pelibuey, Dorper e Blackbelly, distribuídos em cinco tratamentos: T1) Pastoreio, T2) T1 + Ração comercial (AC), T3) T1 + Dieta 1, T4) T1 + Dieta 2, T5) T1 + Dieta 3. No primeiro mês, AC, D3 e D1 registraram as maiores ingestões (P 0,05), em comparação ao tratamento D2. Durante o segundo mês, o tratamento com alimento comercial (AC) foi o mais consumido (P 0,05) em comparação com o D2. No último mês de avaliação, quase todos os tratamentos foram estatisticamente iguais, com exceção do tratamento D2, que apresentou o menor consumo (P 0,05), e em geral o mesmo comportamento foi observado ao longo do experimento. Em relação à digestibilidade da matéria seca, o tratamento CA foi o que apresentou melhor digestibilidade (P 0,05). Em relação ao ganho de peso, observou-se que, no primeiro mês de avaliação, os cordeiros que receberam o tratamento AC apresentaram o maior (P 0,05) ganho de peso, seguidos dos tratamentos D1 e D3; o menor (P 0,05) ganho foi observado no tratamento somente pastejo e D2. No segundo mês, a contribuição da CA superou (P 0,05) o ganho de peso dos demais tratamentos. No terceiro mês, os cordeiros do tratamento AC apresentaram os maiores ganhos de peso, sendo estatisticamente semelhantes (P 0,05) ao ganho de peso observado no tratamento D3. Quanto à digestibilidade in situ e à taxa de digestão da matéria seca (MS), observou-se baixa resposta (P 0,05) à degradabilidade ruminal do capim-estrela africana em cada época de avaliação, em relação aos demais tratamentos. Conclui-se que D1 e D3 favoreceram o melhor desempenho produtivo dos cordeiros e, consequentemente, o menor ganho de peso.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

De Souza Nascimento, Gabriela, Gabrielle Vieira Porto, Jéssica Alves Rodrigues, Caroline Lemos Luzio, Débora Cristina Aleixo Lara, Lucivania Martins da Silva y Thais Gontijo Ribeiro. "Tratamento da Covid-19". Revista Saúde e Inovação 1, n.º 1 (1 de diciembre de 2020): 1–10. http://dx.doi.org/10.51208/journalofhi.v1i1.16.

Texto completo
Resumen
O novo coronavírus pertence à família Coronaviridae, que é composta por sete vírus que causaminfecções respiratórias e recebem esse nome devido à microscopia ser semelhante a uma coroa. Foidenominado de SARS-CoV-2 (síndrome da insuficiência respiratória aguda grave 2) e é responsávelpor causar a pandemia de Covid-19. Até o momento, não foi verificado tratamento específico ecomprovado para o novo coronavírus. No entanto, uma série de estudos têm sido realizados a fim deavaliar a segurança e a eficácia de vacinas, tratamento com plasma convalescente e medicamentoscomo cloroquina e remdesivir. Considerando os possíveis tratamentos anteriormente citados, oestudo tem como objetivo avaliar seus resultados referentes à Covid-19 por meio de uma revisãointegrativa. A pandemia de Covid-19 tem movimentado a busca por tratamentos e vacinas quepossam tratar e prevenir a contaminação com o vírus. Vários estudos já foram realizados e muitosestão em andamento para que os melhores tratamentos sejam desenvolvidos e possam servir comsegurança à população. Alguns tratamentos, como vacina, hidroxicloroquina ou cloroquina, assimcomo tratamento com plasma, têm ganhado destaque no meio científico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Freitas, Noélle De Oliveira, Bruna Carolayne Neves Da Silva, Maria das Dores Dos Santos Almeida, Nathalia Aparecida Martins Pereira, Alfredo Almeida Pina De Oliveira y Raquel Pan. "TRATAMENTO DE QUEIMADURAS: ANÁLISE DE VÍDEOS DO YOUTUBE®". Revista Saúde - UNG-Ser 14, n.º 3/4 (25 de noviembre de 2020): 30. http://dx.doi.org/10.33947/1982-3282-v14n3-4-4465.

Texto completo
Resumen
Introdução: Recursos disponíveis na internet, como vídeos, passaram a ser utilizados como meios de informação da população sobre tratamento de queimaduras por se tratar de uma informação mais acessível e direta. Objetivos: Analisar as informações de vídeos do Youtube® sobre o tratamento de queimaduras. Método: Estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizadopor meio de levantamento de vídeos disponíveis no Youtube® sobre tratamentos para queimaduras produzidos entre janeiro de 2013 a julho de 2019.Resultados: Foram incluídos 70 vídeos sobre tratamento de queimaduras, sendo identificados 30 (42,9%) sobre terapias complementares, seguidos de nove (12,9%) sobre tratamentos caseiros, nove (12,9%) sobre notícias ou entrevistas com profissionais, oito (11,4%) sobre tratamento tópico, sete (10,0%) educativos, cinco (7,1%) sobre tratamento cirúrgico e dois (2,9%) sobre reabilitação. Conclusões: Este estudo proporcionou conhecimento sobre os tratamentos abordados nos vídeos do Youtube®, destacando a importância em avaliar os conteúdos disponibilizados na internet para orientação da população.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Cardeal, J. O., M. M. Fukujima y R. M. C. Oliveira. "Tratamento Médico da lsquemia Cerebral". Revista Neurociências 1, n.º 1 (31 de marzo de 1993): 09–14. http://dx.doi.org/10.34024/rnc.1993.v1.9073.

Texto completo
Resumen
Os acidentes vasculares cerebrais isquèrnicos (AVCI) constituem um dentre os maiores problemas neurológicos observados em hospitals gerais. Apesar de sua elevada incidência, existem muitas controvérsias quanto ao tratamento da isquemia cerebral durante a sua fase aguda. Dados clínicos e experimentais Indicam a existência de uma curia janela terapêutica nas primeiras horas após o AVC, quando o tratamento suportivo fundamental para atingir bons resultados. 0 manitol ou o Winerol podem ser utilizados para combater o edemacerebral. 0 tratamento hemorredógico controvertido. Sao discutidos os tratamentos tromboliticos, antitrombóticos e os tratamentos específicos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Cavalcante, S. G., W. M. Ferreira, S. S. Valente, G. S. Santiago, J. C. C. A. Dias y A. P. Naranjo. "Biodisponibilidade de cobre de diferentes fontes para coelhos". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 54, n.º 3 (junio de 2002): 290–94. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352002000300012.

Texto completo
Resumen
Utilizaram-se 140 coelhos das raças Nova Zelândia Branco e Califórnia, com 60 dias de idade, de ambos os sexos, distribuídos em 14 tratamentos experimentais, com o objetivo de determinar a biodisponibilidade de cobre (Cu) de três fontes inorgânicas, óxido de cobre (tratamento OC), sulfato de cobre (tratamento SC) e carbonato de cobre (tratamento CC) e uma orgânica, quelato de cobre (tratamento QC), usadas nas concentrações de 0, 20, 40, 80 e 160 ppm para a curva padrão. O maior consumo de ração ocorreu nos tratamentos 80SC, 80OC, 40SC, 160SC, 0C, 20SC, 40CC e 40OC e os menores resultados nos tratamentos 160QC, 40QC, 80CC, 160CC e 160OC (R²= 0,1913). Para ganho de peso o melhor tratamento foi 80SC e o pior 80CC (R²=0,2358). Para conversão alimentar, os tratamentos 80CC, 80SC, 0C, 20SC e 80QC apresentaram nessa ordem os maiores valores e o menor valor foi em 40QC. Para o cobre no fígado, o tratamento 160CC apresentou o maior valor, e 80SC e 40SC os menores. Não houve diferenças com relação ao sexo, mas os animais Nova Zelândia Branco apresentaram maior deposição de cobre. Pelos resultados chegou-se à equação de regressão: Y Cu= 1,37 + 3,83 x1 + 2,77 x2 + 2,83 x3 + 2,84 x4 + 2,84 x5 (R² = 0,3288).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Neto Alves de Oliveira, Emanuel, Joabis Nobre Martins y Dyego Da Costa Santos. "Avaliação física de ovos comerciais de diferentes espécies de aves". Revista Acadêmica: Ciência Animal 9, n.º 4 (15 de octubre de 2011): 415. http://dx.doi.org/10.7213/cienciaanimal.v9i4.12470.

Texto completo
Resumen
O objetivo do trabalho foi avaliar e comparar as características físicas de ovos comerciais. Os experimentos foram conduzidos com ovos brancos de galinha de granja (GB) e vermelhos (GV), galinha caipira (CP1 e CP2), pata (PT1 e PT2) e galinha da Angola (AG1 e AG2), avaliando-se as cascas, albúmens, gemas inteiras e homogeneizadas e mistura do albúmen e gema. Os parâmetros avaliados foram: massa individual, diâmetro transversal e longitudinal, coloração (luminosidade e intensidade de vermelho e amarelo) e textura (adesividade e compressão). Verificou-se que a massa individual variou de 38,08 (AG2) a 72,38 g (PT1). Os maiores diâmetros transversais foram encontrados nos tratamentos PT1 (45,50 mm) e GB (45,00 mm). Os ovos dos tratamentos GV, GB e CP1 apresentaram as maiores porcentagens de albúmen, e os tratamentos PT1 e PT2, as maiores porcentagens de gema. As maiores luminosidades foram verificadas nas cascas dos tratamentos GB, AG1, PT1 e PT2. Os valores de intensidade de amarelo variaram de 2,54 (casca do tratamento GB) a 99,57 (mix do tratamento CP1). Quanto à textura, os valores de adesividade variaram de -12,33 (albúmen do tratamento CP1) a -71,53 N (gema do tratamento PT2), e os de compressão variaram de 7,13 (albúmen do tratamento CP1) a 58,38 N (gema do tratamento PT1). Os tratamentos GV, GB e CP1 são recomendados para o processamento de produtos que necessitam de grandes quantidades de albúmen, enquanto que os tratamentos PT1 e PT2 são indicados para o processamento de produtos que necessitem sensorialmente de maior adesividade.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Campos, João H. B. da C., Vicente de P. R. da Silva, Pedro V. de Azevedo, Cícera J. R. Borges, José M. Soares, Magna S. B. de Moura y Bernardo B. da Silva. "Evapotranspiração e produtividade da mangueira sob diferentes tratamentos de irrigação". Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental 12, n.º 2 (abril de 2008): 150–56. http://dx.doi.org/10.1590/s1415-43662008000200007.

Texto completo
Resumen
Este trabalho objetivou determinar a evapotranspiração e a produtividade da mangueira e investigar o manejo da irrigação mais apropriado para esta frutífera. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com quatro tratamentos e quatro repetições; os tratamentos de irrigação foram baseados no coeficiente de cultura de referência (Kcr) como: tratamento T1 (Kcr - 20%), tratamento T2 (Kcr), tratamento T3 (Kcr + 20%) e tratamento T4 (controle). Obteve-se a evapotranspiração do pomar de mangueira por meio do método do balanço hídrico no solo e os componentes de produção, também foram avaliados. A umidade do solo foi estimada com base em doze baterias de tensiômetros de mercúrio posicionadas sob o dossel das plantas, cujas medidas foram realizadas três vezes por semana, às 08, 12 e 16 h. A evapotranspiração do pomar de mangueiras apresentou, durante o seu ciclo produtivo, taxas médias de 3,0; 3,2; 3,6 e 4,0 mm dia-1 mediante os tratamentos T1, T2, T3 e T4, respectivamente; as produtividades máxima e mínima foram de 31,1 e 28,1 t ha-1, nos tratamentos T3 e T4, respectivamente, enquanto o tratamento de irrigação, T3, é o mais apropriado para a região de estudo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Fuentes, Esther Abihail, Davi Franciso da Silva, Jean Guilherme Fernandes Joaquim, Angelina Bossi Fraga y Pierre Barnabé Escodro. "Uso de ozônio na terapêutica de mastite bovina: Relato de caso". Pubvet 16, n.º 3 (marzo de 2022): 1–19. http://dx.doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1066.1-10.

Texto completo
Resumen
A mastite é definida como inflamação da glândula mamária e é caracterizado por causar alterações significativas na composição do leite e perdas econômicas e prejuízos sem fim para a indústria de laticínios. Por esse motivo, e em vista da crescente demanda por produtos sem antibióticos e de qualidade para consumo humano, estão sendo buscadas alternativas para substituir os atuais tratamentos de mastite à base de antibióticos de amplo espectro. Dentro desse contexto, esta pesquisa teve o objetivo de estudar a eficácia do uso de soluções ozonizadas no tratamento da mastite clínica em vacas leiteiras. Uma vaca que apresentou mastite clínica foi tratada em 2 quartos, com solução ozonizada (10 mL de solução no total, 5 mL de óleo de girassol ozonizado mais 5 mL de soro fisiológico ozonizado na concentração de 12 mg/mL). Este tratamento foi comparado com um tratamento antibiótico comercial usual (Masticine L). Ao final dos tratamentos percebeu-se uma mudança favorável no quadro clínico, em termos de aspectos físicos visíveis no animal, em ambos os tratamentos. Sendo que, o tratamento com antibiótico mostrou melhor resultado. Porém, o tratamento com solução ozonizada mostrou efeitos favoráveis em termos de composição e qualidade do leite, além de menor custo de tratamento. Portanto, o uso de soluções ozonizadas intramamárias pode ser recomendado para o tratamento da mastite clínica em vacas leiteiras.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Alves, Ana Marina Assis, Adriana Ferreira dos Santos, Evênia Fátima Fernandes de Morais, Rodrigo Interaminense Pessoa y Rosenildo dos Santos Silva. "Melão ‘Cantaloupe’ minimamente processado submetido a recobrimentos comestíveis". Research, Society and Development 9, n.º 7 (19 de mayo de 2020): e394972796. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2796.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade de melões ‘Cantaloupe’ minimamente processados submetidos a recobrimentos comestíveis, a base de quitosana e fécula de inhame durante o armazenamento refrigerado. Os melões foram submetidos ao processamento mínimo onde foram aplicados seis tratamentos: Tratamento 1 (sem recobrimento), Tratamento 2 (Cloreto de Cálcio 1%, sem recobrimento), Tratamento 3 (Quitosana 1% + Glicerol 2%), Tratamento 4 (Cloreto de Cálcio 1% + Quitosana 1% + Glicerol 2%), Tratamento 5 (Fécula de inhame 2% + Glicerol 2%) e Tratamento 6 (Cloreto de Cálcio 1% + Fécula de inhame 2% + Glicerol 2%). Os Produtos Minimamente Processados (PMP) submetidos aos tratamentos foram armazenados a 3º C ± 2 e 75 ± 4% U.R e as avaliações físico-químicas e dos compostos bioativos foram realizadas em um período de 12 dias (0, 2, 4, 6, 8,10 e 12 dias). A elevada perda de massa ocorrida em melões minimamente processados submetidos ao tratamento controle (T1) e cloreto de cálcio 1% + quitosana 1% (T4) foram um fator limitante na manutenção da vida útil dos frutos. Os melões minimamente processados submetidos aos tratamentos de fécula de inhame 2% (T5) e cloreto de cálcio 1% + fécula de inhame 2% (T6) associados à refrigeração conservaram a qualidade e a integridade dos frutos até o 8º dia de armazenamento, apresentando teores mais elevados de compostos bioativos tais como, carotenoides, polifenóis extraíveis e ácido ascórbico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Godoy, Marcelo Marcondes de, João Batista Alves, Alda Lúcia Gomes Monteiro y Walter Veriano Valério Filho. "Parâmetros reprodutivo e metabólico de vacas da raça Guzerá suplementadas no pré e pós-parto". Revista Brasileira de Zootecnia 33, n.º 1 (febrero de 2004): 103–11. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982004000100014.

Texto completo
Resumen
Foram utilizadas 30 vacas da raça Guzerá (10 por tratamento), suplementadas no pré-parto (PRE), pós-parto (POS) e sem suplementação (SS) com os objetivos de avaliar no pós-parto as variações do peso corporal (PC), do escore de condição corporal (ECC) (1 = muito magra a 9 = muito gorda) e dos níveis plasmáticos de colesterol total (NPCT), o índice de prenhez (IP) até 112 dias pós-parto e a viabilidade econômica dos tratamentos PRE e POS, que constou de 1 kg/dia/animal de concentrado (16% PB; 3000 kcal ED/kg). O PC e o ECC foram obtidos a cada 28 dias, e colheitas de sangue semanalmente para análise dos NPCT até 112 dias pós-parto. O PC e o ECC tiveram interação dias pós-parto x tratamento. O tratamento PRE aumentou o PC e o ECC das vacas ao parto: 477,80 kg e 6,20 respectivamente, em comparação com os tratamentos POS e SS de 453,37 kg e 5,5; 447,57 kg e 5,28, respectivamente. O PC e o ECC do tratamento PRE foi superior de 28 a 84 dias comparado ao SS, enquanto o tratamento POS foi superior apenas de 84 a 112 dias pós-parto. O tratamento POS não diferiu do PRE no PC de 56 a 112 dias pós-parto e no ECC de 28 a 112 dias pós-parto. O tratamento POS proporcionou aumento do PC e ECC das vacas, já os tratamentos PRE e SS perderam PC e ECC até 112 dias pós-parto. O PC e ECC dos tratamentos PRE, POS e SS aos 112 dias pós-parto foram de 457,79 kg e 5,38; 461,87 kg e 5,66; 436,57 kg e 4,78, respectivamente. Os NPCT tiveram efeito dos dias pós-parto, mas não de tratamento, aumentando com os dias pós-parto. Os IP não foram influenciados pelos tratamentos PRE, POS e SS com 50,00; 62,20 e 57,14%, respectivamente. Economicamente a suplementação não foi viável.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Protzek, Helen Mariana Cock, Alessandro Lucca Braccini, Silas Maciel de Oliveira, Danilo Cesar Volpato Marteli, Diego Beltrame Rodrigues, Rafaela Tavares Costa, Julia Magnani Pegoraro y Telmo Antonio Tonin. "Eficiência do tratamento industrial de sementes com formulados de fertilizantes líquidos no desempenho agronômico, nodulação e produtividade da cultura da soja". CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES 17, n.º 4 (26 de abril de 2024): e6003. http://dx.doi.org/10.55905/revconv.17n.4-249.

Texto completo
Resumen
Para o sucesso produtivo da cultura da soja, algumas práticas de manejo são indispensáveis, como o tratamento de sementes. No entanto, ainda são necessários estudos sobre a utilização de produtos contendo nutrientes no tratamento químico das sementes, bem como seus efeitos na nodulação das plantas e no rendimento. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência de diferentes formulados de fertilizantes líquidos a base dos micronutrientes cobalto e molibdênio, aplicados via tratamento industrial de sementes, nos parâmetros de desempenho agronômico, nodulação das plantas e produtividade de grãos da cultura da soja. O trabalho foi conduzido em área de produção comercial localizada no município de Mandaguaçu/PR. O delineamento utilizado foi em blocos completamente casualizados, com seis tratamentos e quatro repetições, em um total de 24 unidades experimentais. Os tratamentos foram constituídos dos seguintes tratamentos: 1 - Controle sem tratamento químico; 2 - Formulado A; 3 - Formulado B; 4 - Formulado C; 5 - Formulado D; e 6 - Formulado A + Formulado D, aplicados via tratamento industrial de sementes. Foram avaliados o número de nódulos e a massa seca de nódulos por planta, a massa seca da parte aérea e das raízes, o teor de N e N-total na parte aérea e nos grãos, o número de axilas florais, o número de vagens por planta, o peso de mil sementes e a produtividade de grãos. Os resultados obtidos nesse experimento permitiram concluir que a aplicação dos produtos, via tratamento industrial de sementes, mostrou-se tecnicamente viável na cultura da soja. Os tratamentos 4 e 6 permitiram a obtenção dos melhores resultados em praticamente todas as variáveis analisadas nesse trabalho. O incremento na produtividade de grãos promovida pelo tratamento 6, quando comparado ao controle não tratado (tratamento 1), foi da ordem de 1.861 kg ha-1, representando um ganho de, aproximadamente, 66%. Os tratamentos avaliados contendo os formulados A, B e C apresentaram desempenho agronômico das plantas e produtividade de grãos, no mínimo, iguais ou superiores ao controle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Marouelli, Waldir A. y Washington L. C. Silva. "Profundidade de instalação da linha de gotejadores em tomateiro para processamento industrial". Horticultura Brasileira 20, n.º 2 (junio de 2002): 206–10. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-05362002000200018.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se a resposta do tomateiro para processamento industrial, irrigado por gotejamento, a diferentes profundidades de instalação da linha lateral de gotejadores (0; 20 e 40 cm). Um tratamento irrigado por aspersão foi utilizado como controle. O experimento foi conduzido na Embrapa Hortaliças, nas condições edafoclimáticas da região de cerrados do Brasil Central. Maior crescimento vegetativo de plantas foi observado nos tratamentos irrigados por aspersão e gotejamento superficial, enquanto que menor crescimento ocorreu no gotejamento a 40 cm. A produtividade comercial do tratamento irrigado por gotejamento superficial (124 t.ha-1) foi 32% maior que no tratamento por gotejamento subterrâneo a 40 cm, 15% maior que no tratamento irrigado por aspersão, não diferindo (p>0,05) do tratamento por gotejamento a 20 cm. Incrementos de produtividade foram devidos, principalmente, ao maior número de frutos por planta, uma vez que o estande final e a massa média de frutos não foram afetados pelos tratamentos. A incidência de frutos podres na irrigação por aspersão foi 112 e 453% maior que nos tratamentos irrigados por gotejamento superficial e subterrâneo, respectivamente.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Oliveira, L. O. F., E. O. S. Saliba, N. M. Rodriguez, L. C. Gonçalves, I. Borges y T. B. Amaral. "Consumo e digestibilidade de novilhos Nelore sob pastagem suplementados com misturas múltiplas". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 56, n.º 1 (febrero de 2004): 61–68. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352004000100010.

Texto completo
Resumen
Estudou-se o efeito da suplementação com misturas múltiplas sobre o consumo, digestibilidade e desempenho de novilhos Nelore, em pastagens de Brachiaria brizantha Cv. Marandu, submetidos a quatro tratamentos. No tratamento um (T1), cada animal recebeu 800g/dia de suplemento contendo uréia como fonte de nitrogênio não protéico (NNP); no tratamento dois (T2), recebeu 800g/dia de mistura na qual a uréia foi substituída por amiréia como fonte de NNP; no tratamento três (T3), recebeu 1500g/dia de uma mistura com amiréia; e no tratamento quatro (T4= controle), recebeu sal mineral. Seis animais por tratamento foram utilizados para se medir o consumo pela técnica de indicador externo (óxido crômico), e 10 animais foram usados na avaliação de ganho de peso. Foram utilizados dois animais canulados no esôfago para coleta de amostra de extrusa. Os animais suplementados obtiveram ganhos de peso superiores (P<0,05) aos do tratamento-controle, 435, 419, 467 e 271 g/dia para os tratamentos T1, T2, T3 e T4, respectivamente. Os coeficientes de digestibilidade da matéria seca (MS) foram de 56,7, 49,8, 48,9 e 45,5% para os tratamentos T1, T2, T3 e T4, respectivamente, sendo correlacionados positivamente com a digestibilidade in vitro da MS (P<0,05). A suplementação com misturas múltiplas promoveu aumento no consumo (P<0,05).
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Silva, Gustavo Moreira, Isabella do Nascimento Oliveira, Milena Caetano de Carvalho Fernandes y Fabiola de Sampaio Rodrigues Grazinoli Garrido. "Padrões fisicoquímicos da toxidez causada por cobre em raízes de Allium cepa". Research, Society and Development 11, n.º 14 (28 de octubre de 2022): e327111436285. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i14.36285.

Texto completo
Resumen
O trabalho propôs a correlação entre dados de condutividade elétrica e pH em tratamentos com doses diferenciadas de cobre. O cobre desempenha funções bioquímicas centrais no metabolismo de seres vivos. Entretanto, é considerado um poluente prioritário. Como a absorção de cobre é mediada por H+-ATPases de membrana, e a biodisponibilidade é maior em solos ácidos, a toxidez pode ser detectada nas alterações de pH e condutividade elétrica. O trabalho teve como modelo bulbos de cebolas, Allium cepa. Foram estabelecidos dois tratamentos: 0,04 mg. L-1 Cu++ (tratamento 1) e 0,40 mg.L-1 Cu++ (tratamento 2), além de um controle. Cada tratamento contou com seis repetições e foram analisados em quatro dias de coleta ( 1º, 7º, 8º e 16º dias após o plantio - DAP). As plantas cresceram em água destilada até os 7 DAP. No 8º DAP, as soluções que definiam os tratamentos: 0; 0,04 e 0,40 mg.L-1 Cu++ substituíram a solução inicial até a coleta aos 16 DAP. Houve alteração morfológica nas raízes submetidas aos tratamentos. A inibição do crescimento radicular foi evidente e não houve ramificação. Houve diferença significativa entre as doses quando foi analisada a condutividade elétrica (CE) e pH. No entanto, na maior dose oferecida, 0,40 mg.L-1 Cu++ (tratamento 2) a CE não variou até os 16 DAP. O crescimento das plantas do tratamento 2 foi comprometido. Dependendo do tratamento, a planta pode ter tolerado doses menores, mas não resistiu aos danos provocados pela toxidez em nível dez vezes maior.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Silva, Daniella, André Assi y Arianne Baquião. "TRATAMENTO DE EFLUENTES NA PISCICULTURA COM ÊNFASE EM TRATAMENTOS SUSTENTÁVEIS". Higiene Alimentar 2022, n.º 02 (2022): 01. http://dx.doi.org/10.37585/ha2022.02piscicultura.

Texto completo
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Mendonça, Célio Teixeira, Ricardo C. R. Moreira, Jorge R. Ribas Timi, Márcio Miyamotto, Mário Martins, Isidoro C. Stanischesk, Carlos E. DelValle y Rossano Jarabiza. "Comparação entre os tratamentos aberto e endovascular dos aneurismas da aorta abdominal em pacientes de alto risco cirúrgico". Jornal Vascular Brasileiro 4, n.º 3 (septiembre de 2005): 232–42. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492005000300004.

Texto completo
Resumen
OBJETIVO: Comparar os resultados dos tratamentos aberto e endovascular de aneurismas da aorta abdominal em pacientes de alto risco cirúrgico. MÉTODOS: O tratamento aberto foi realizado em 31 pacientes, e o endovascular, em 18. Sucesso no tratamento endovascular foi definido como perviedade da endoprótese sem endoleaks ou conversão para tratamento aberto. RESULTADOS: Não houve diferença na mortalidade perioperatória entre o tratamento aberto (dois óbitos [6,45%] em 31) e o endovascular (um óbito [5,55%] em 18) (P = 0,899); também não houve diferença entre a mortalidade tardia no tratamento aberto (dois óbitos [6,9%] em 29) e no endovascular (dois óbitos [11,7%] em 17) (P = 0,572). A taxa de sucesso imediato foi de 100% (31/31) no tratamento aberto e de 66,7% (12/18) no endovascular (P = 0,0006); a taxa de sucesso tardio foi de 100% (27/27) no tratamento aberto e de 73,3% (11/15) no endovascular (P = 0,0047). Os valores médios do tempo de internação na UTI, tempo de internação hospitalar e da perda de sangue para os grupos dos tratamentos aberto e endovascular foram: 65,6 versus 34,1 horas*, 9 versus 5,6 dias* e 932 versus 225 ml*, respectivamente (*P < 0,05). O tratamento endovascular foi 436% mais caro que o tratamento aberto. CONCLUSÕES: Na presente série, o tratamento aberto foi o método mais confiável para o reparo dos aneurismas da aorta abdominal, apresentando a mesma mortalidade perioperatória e tardia que o endovascular.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Morais Filho, Domingos de, Fernando Thomazinho, Fernando Motta, Igor Schincariol Perozin, Wander Eduardo Sardinha, José Manuel da Silva Silvestre, Oswaldo Palma y Rodrigo Gomes de Oliveira. "Análise espectral segmentar no seguimento de pacientes revascularizados". Jornal Vascular Brasileiro 8, n.º 2 (junio de 2009): 112–24. http://dx.doi.org/10.1590/s1677-54492009000200004.

Texto completo
Resumen
CONTEXTO: Pacientes tratados por revascularização arterial (enxertos e angioplastias) nos membros inferiores acometidos por doença arterial oclusiva periférica foram seguidos por até 2 anos pós-tratamento usando ultrassom vascular (análise espectral segmentar, AES). OBJETIVO: Demonstrar que a AES pode ser utilizada no seguimento dos pacientes tratados por doença arterial oclusiva periférica. MÉTODOS: As medidas de AES realizadas foram: velocidade sistólica de pico, índice de pulsatilidade e forma da onda de velocidade de fluxo. Essas foram comparadas em cada paciente no pré e pós-tratamento (com intervalos de 3 meses) para diagnóstico de perviedade. RESULTADOS: Medidas realizadas no pós-operatório nas artérias imediatamente distais aos segmentos tratados mostraram aumento consistente de velocidade sistólica de pico e índice de pulsatilidade com mudanças na forma da onda de velocidade de fluxo de unifásica para bi ou trifásica. A velocidade sistólica de pico e o índice de pulsatilidade aumentaram respectivamente em 92,26 e 98,2% (tratamentos no segmento aorto-ilíaco), em 112,83 e 62,39% (tratamentos no segmento fêmoro-poplíteo) e em 149,08 e 28,8% (tratamentos no segmento poplíteo-tibial). Tais mudanças nos padrões de velocidade de fluxo ocorreram em todos os pacientes e permaneceram quase inalteradas enquanto os tratamentos estivessem pérvios. Quando ocorria falência nos tratamentos (oclusões ou estenoses hemodinamicamente significantes), os parâmetros caíam a níveis similares aos de antes do tratamento. Se a falência do tratamento era corrigida por nova revascularização (enxerto ou angioplastia), os parâmetros de AES voltavam a se comportar como após o tratamento inicial. CONCLUSÃO: A AES pode ser usada no seguimento dos pacientes com revascularização dos membros devido a doença arterial oclusiva periférica, demonstrando tanto a perviedade quanto a falência do tratamento.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Gonzaga, Anne Priscila Dias, Lidiany Camila da Silva Carvalho Carvalho, Hisaias de Souza Almeida, Elizângela Almeida Rocha, Rodrigo Fagundes Braga y Yule Roberta Ferreira Nunes. "Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpumst . hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica." Heringeriana 3, n.º 2 (25 de noviembre de 2014): 53–66. http://dx.doi.org/10.17648/heringeriana.v3i2.77.

Texto completo
Resumen
(Germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de Solanum lycocarpum St. Hill submetidas a escarificação mecânica, química e térmica). Este trabalho testou a influência dos métodos de escarificação mecânica, química e térmica, na germinação e no estabelecimento de plântulas de Solanum Lycocarpum. Na germinação, a primeira semana foi o período com maior número de sementes germinadas e o tratamento Lixa diferiu significativamente dos demais, com maior média (66,99%). No estabelecimento, a variável altura, apresentou diferença entre os tratamentos e intervalos avaliados. Exceto nos tratamentos corte e ácido sulfúrico, os maiores crescimentos ocorreram no último intervalo, e o tratamento Lixa apresentou maior média. Já para o número de folhas e o diâmetro, às médias foram semelhantes entre os tratamentos, contudo, entre os intervalos foram encontradas diferenças com maior crescimento no primeiro intervalo, em todos os tratamentos. Para o tratamento Lixa, foram observadas diferenças para o número de folhas e no tratamentoácido sulfúrico para o diâmetro, Assim, a escarificação com lixa é o método mais adequado para tratamento das sementes de S.Lycocarpum.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Cerutti, Weiler Giacomazza, Rogério Fôlha Bermudes, Julio Viégas y Cristian Marlon de Magalhães Rodrigues Martins. "Respostas fisiológicas e produtivas de vacas holandesas em lactação submetidas ou não a sombreamento e aspersão na pré-ordenha". Revista Brasileira de Saúde e Produção Animal 14, n.º 3 (septiembre de 2013): 406–12. http://dx.doi.org/10.1590/s1519-99402013000300016.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se, avaliar a influência de alguns recursos de climatização na produção e composição do leite e nas variáveis fisiológicas, freqüência respiratória, freqüência cardíaca, temperatura retal. Foram utilizadas 14 vacas da raça Holandesa, em um experimento com delineamento inteiramente casualizado com dois tratamentos: sala de espera com sombreamento acrescido de aspersão (climatizado) e sala de espera sem estrutura de climatização (não climatizado), sendo sete vacas por tratamento. Os dados climáticos de cada tratamento foram registrados para calcular o Índice de Temperatura e Umidade. A produção de leite diária foi significativamente superior no tratamento climatizado frente ao não climatizado, 13,97 contra 11,24kg de leite, respectivamente. Não houve diferença entre os tratamentos para os componentes do leite (proteína, extrato seco desengordurado, densidade e gordura). O índice de temperatura e umidade permaneceu dentro da zona de conforto térmico para vacas em lactação (72 a 78) no tratamento climatizado, porém o inverso ocorreu no tratamento não climatizado, 71,34 e 79,76, respectivamente. Os animais que não desfrutaram da climatização apresentaram aumento da temperatura retal, da freqüência respiratória e cardíaca, quando comparados aos animais do tratamento climatizado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Bergamin, Giovani Taffarel, Cátia Aline Veiverberg, Leila Picolli da Silva, Alexandra Pretto, Luciana Valentim Siqueira y João Radünz. "Extração de antinutrientes e aumento da qualidade nutricional dos farelos de girassol, canola e soja para alimentação de peixes". Ciência Rural 43, n.º 10 (octubre de 2013): 1878–84. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013001000024.

Texto completo
Resumen
Neste trabalho, avaliaram-se as concentrações de ácido fítico, fenóis totais e taninos totais em farelos de canola, girassol e soja, submetidos a diferentes tratamentos químicos, destinados para alimentação de peixes. Os tratamentos foram: A: água acidificada; EMA: etanol P.A. + metanol P.A. + água, na proporção 45:45:10; ET: etanol P.A. acidificado; ETA: etanol P.A. + água acidificada na proporção 70:30; AE: água acidificada e Etanol P.A. utilizados separadamente. No farelo de canola, os tratamentos EMA, ET e ETA aumentaram a concentração de ácido fítico. Os tratamentos AE e ETA foram mais eficientes na remoção de fenóis totais. O teor de taninos foi reduzido em todos os tratamentos, com destaque para ET, ETA e AE. Para o farelo de girassol, os teores de ácido fítico foram reduzidos com os tratamentos A e AE. O tratamento AE removeu a maior quantidade de fenóis totais e taninos totais. Para o farelo de soja, o tratamento A foi o único a reduzir o teor de ácido fítico. O tratamento AE foi mais eficiente na remoção de fenóis totais e taninos totais para esse farelo. O tratamento AE representa a melhor alternativa para extração desses antinutrientes para os farelos de canola, girassol e soja.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Fernandes, Leonardo Silva, James Jackson Griffith, Dilermando Miranda da Fonseca, Luiz Eduardo Dias y Hugo Alberto Ruiz. "Uso de geomantas no controle da erosão superficial hídrica em um talude em corte de estrada". Revista Brasileira de Ciência do Solo 33, n.º 1 (febrero de 2009): 199–206. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-06832009000100021.

Texto completo
Resumen
Considerando que o Brasil e muitos outros países tropicais necessitam de aperfeiçoar métodos de recobrimento de taludes, tornam-se necessários estudos que aprimorem a utilização e a eficácia das diferentes alternativas do mercado. Este estudo teve como objetivo avaliar o desempenho das geomantas comerciais antierosivas MacMat®, Fibrax® e Tela Biotêxtil® na proteção do solo contra a erosão superficial hídrica. O experimento foi realizado em um talude em corte de estrada na cidade de Viçosa (MG), em meados de 2003, e foi avaliado entre dezembro e março de 2004. Para isso, realizou-se uma análise do escoamento superficial baseada em oito eventos chuvosos comparando-se as variáveis massa de sólidos e volume de suspensão de água + solo escoado em uma combinação de geomantas com ou sem vegetação (mistura de espécies de gramíneas e leguminosas). Os tratamentos testados foram: Tratamento 1 - testemunha (solo exposto); Tratamento 2 - Tela Biotêxtil® com plantas; Tratamento 3 - MacMat® sem plantas; Tratamento 4 - MacMat® com plantas; Tratamento 5 - Fibrax® sem plantas; e Tratamento 6 - Fibrax® com plantas. A análise estatística utilizada foi o teste de Tukey a 5 %. Embora não tenham sido encontradas diferenças significativas entre os tratamentos aplicados devido ao elevado coeficiente de variação, pode-se constatar que a utilização das mantas proporcionou a redução da perda de solos. O tratamento seis foi o mais eficiente para impedir a perda de solo. Entretanto, quando esta geomanta foi utilizada sem vegetação (Tratamento 5), permitiu o maior volume de suspensão escoada. Concluiu-se que as geomantas aumentaram a proteção do solo contra a erosão superficial hídrica e a incorporação de vegetação melhorou os resultados em todos os tratamentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Esper, Greyson Vitor Zanatta, Roberta Ribeiro Fernandes, Alessandra Maria Lemos Pontes Zardo, Vagner Michel Cavalheri, Rodolfo André Razente y Mirela Noro. "Alterações hematológicas em cães (Canis lupus familiaris) após tratamento com eletroacupuntura". Pesquisa Veterinária Brasileira 32, n.º 2 (febrero de 2012): 179–82. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-736x2012000200015.

Texto completo
Resumen
A acupuntura, é uma terapia que cada vez mais adquire uma credibilidade no mundo ocidental, a sua indicação pode ser para pacientes anêmicos e imunossuprimidos, e outras afecções. O experimento foi realizado com oito cães adultos, sendo 4 fêmeas e 4 machos. O estudo consistiu em análise das concentrações das células vermelhas e brancas avaliado em 4 tratamentos: controle (T0), acupuntura (T1), eletroacupuntura unilateral (T2) e eletroacupuntura bilateral (T3). Os acupontos utilizados foram intestino grosso 4, intestino grosso 11 e estômago 36. Todos os animais passaram por todos os tratamentos com um intervalo de 7 dias para cada tratamento. Os hemogramas séricos foram verificados 20 minutos antes do início do tratamento (M0), logo após o tratamento (M1), e 60 minutos (M2) e 120 minutos (M3) após o tratamento. O resultado da série vermelha não foi significativo, mas notou-se somente uma diminuição significativa da concentração média corpuscular (CHCM) (p<0,05) no tratamento T1 no M1 em comparação aos outros tratamentos; notou-se também uma redução significativa (p<0,05) na concentração plaquetária de T1, T2 e T3 em comparação ao grupo controle. A eletroacupuntura pode levar a uma trombocitopenia, quando estimulado estes pontos, provavelmente por um estímulo parassimpaticomimético.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Yunes, João Felipe Ferraz, Nelcindo Nascimento Terra, Carlos Pasqualin Cavalheiro, Leadir Lucy Martins Fries, Helena Teixeira Godoy y Cristiano Augusto Ballus. "Perfil de ácidos graxos e teor de colesterol de mortadela elaborada com óleos vegetais". Ciência Rural 43, n.º 5 (2 de abril de 2013): 924–29. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-84782013005000038.

Texto completo
Resumen
Os objetivos deste trabalho foram avaliar o perfil de ácidos graxos e o teor de colesterol em mortadelas elaboradas com diferentes óleos vegetais. Nove tratamentos de mortadela foram elaborados com quatro diferentes óleos vegetais (canola, linhaça, oliva e soja), em dois níveis de substituição (50% e 100%). Os ácidos graxos e o teor de colesterol foram separados e identificados por cromatografia gasosa. Houve predominância dos ácidos graxos oleico, linoleico e palmítico. O teor de ácidos graxos saturados foi menor nos produtos que continham óleos vegetais. A relação PUFA/SFA foi menor no tratamento controle, enquanto que o maior valor foi observado no tratamento com 100% de óleo de linhaça. Os teores de colesterol encontrados foram semelhantes entre todos os tratamentos, sendo superior apenas no tratamento contendo 100% de óleo de soja. Logo, exceto o tratamento com 100% de óleo de soja, todos os outros tratamentos com óleos vegetais apresentaram uma melhor qualidade nutricional quando comparados com o controle.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Bergamin, Giovani Taffarel, Cátia Aline Veiverberg, Luciana Valentim Siqueira, Daniel Prois Eggers y João Radünz Neto. "Digestibilidade aparente de farelos vegetais tratados para remoção de antinutrientes em dietas para jundiá". Pesquisa Agropecuária Brasileira 48, n.º 8 (agosto de 2013): 928–34. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-204x2013000800017.

Texto completo
Resumen
O objetivo deste trabalho foi avaliar a digestibilidade aparente de farelos vegetais, submetidos ou não a tratamento químico para extração de antinutrientes, em dietas para jundiá (Rhamdia quelen). Foram formuladas três dietas-teste com fontes proteicas na forma comercial sem tratamento - SNT, farelo de soja; CNT, farelo de canola; e GNT, farelo de girassol - e três dietas submetidas a tratamento para redução de ácido fítico, fenóis totais e taninos totais: ST, farelo de soja tratado; CT, farelo de canola tratado; e GT, farelo de girassol tratado. Os tratamentos CNT, CT, GNT e GT apresentaram menor digestibilidade aparente da matéria seca. O tratamento ST apresentou maior digestibilidade da proteína bruta que CT e CNT, mas não diferiu dos demais tratamentos. Os tratamentos GNT, GT e CNT apresentaram as menores digestibilidades da matéria orgânica. A remoção de antinutrientes não afeta a digestibilidade aparente de proteína bruta, matéria seca e matéria orgânica dos farelos de soja e girassol, mas melhora a digestibilidade da matéria seca do farelo de canola.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Souza, Emanuele Possas de, Bianca Bucciarelli, Murilo Martins Piccoli y Antonio Ismael Inácio Cardoso. "Molibdênio no tratamento de sementes de brócolis". Research, Society and Development 11, n.º 4 (14 de marzo de 2022): e15711427154. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27154.

Texto completo
Resumen
O brócolis é uma cultura exigente em molibdênio, porém, este nutriente é requerido em pequenas quantidades e talvez a necessidade das plantas possa ser suprida via tratamentos das sementes. No entanto, este tratamento não pode prejudicar a qualidade fisiológica das sementes. Deste modo, objetivou-se com este trabalho avaliar o efeito do tratamento com molibdênio em sementes de brócolis na qualidade fisiológica. Foram avaliados 11 tratamentos [fatorial 2 fontes (molibdato de amônio e molibdênio na forma de quelato de aminoácido) x 5 concentrações (0,5; 2,5; 5,0; 10,0; 25,0 g L-1 de água) + 1 controle sem tratamento] no delineamento experimental inteiramente casualizado, com quatro repetições. O tratamento foi feito com a imersão das sementes nas soluções/tratamentos por 30 minutos e depois as sementes foram secas. Foram avaliadas a germinação, primeira contagem de germinação, índice de velocidade de germinação, condutividade elétrica, emergência, índice de velocidade de emergência e massa seca da parte aérea. Na comparação entre as fontes de molibdênio, o tratamento com molibdato de amônio apresentou maior valor para a primeira contagem de germinação do que o quelato. No geral, observou-se redução na germinação e no vigor das sementes tratadas com molibdênio em comparação ao controle, principalmente nas maiores doses. Portanto, não se recomenda fazer o tratamento de sementes de brócolis pelo método de imersão nas concentrações e fontes testadas.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

MENDES, MARTA A. S., PAULA M. M. P. LIMA, JOSÉ N. L. FONSECA y MARIA F. SANTOS. "Erradicação de Fusarium oxysporum em sementes de alfafa utilizando termo e quimioterapia". Fitopatologia Brasileira 26, n.º 2 (junio de 2001): 148–52. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-41582001000200005.

Texto completo
Resumen
Sementes de alfafa (Medicago sativa) contaminadas in vitro com Fusarium oxysporum foram submetidas a tratamento térmico seco, térmico úmido e químico, visando a erradicação deste patógeno. O tratamento térmico seco foi realizado em câmara com fluxo de ar constante, em sementes com umidade relativa abaixo de 5%, pré-tratamento a 60 °C por 3 ou 6 h, seguido do tratamento a 90 °C por 3 ou 6 h. O tratamento térmico úmido foi realizado em banho-maria, com pré-tratamento a 40 °C por 10, 20 ou 30 min e tratamentos a 50 °C ou 60 °C por 10, 20 e 30 min. Os produtos químicos testados foram benomyl, thiabendazole, iprodione e thiram, nas dosagens recomendadas pelos fabricantes e o triplo dessas dosagens. Foram avaliados os efeitos dos tratamentos no controle de F. oxysporum, pelo método de "Blotter test", e na germinação das sementes. O tratamento térmico úmido, 40 °C por 20 min, seguido de 50 °C por 20 min, erradicou o patógeno F. oxysporum, mas reduziu significativamente a germinação das sementes. O tratamento térmico seco a 60 °C por 3 h, seguido de 90 ºC por 3 ou 6 h de exposição, erradicou F. oxysporum sem alterar significativamente a germinação das sementes. Benomyl foi o mais eficiente dos produtos químicos testados, erradicando F. oxysporum sem afetar a germinação das sementes de alfafa.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Costa, Leandro Batista, Marcos Livio Panhoza Tse y Valdomiro Shigueru Miyada. "Extratos vegetais como alternativas aos antimicrobianos promotores de crescimento para leitões recém-desmamados". Revista Brasileira de Zootecnia 36, n.º 3 (junio de 2007): 589–95. http://dx.doi.org/10.1590/s1516-35982007000300011.

Texto completo
Resumen
Avaliou-se, por meio do desempenho e da morfometria de órgãos, o uso de extratos vegetais como alternativas aos antimicrobianos promotores de crescimento para leitões recém-desmamados. Um experimento em blocos casualizados, com 35 dias de duração, foi realizado para testar cinco tratamentos: ração basal; antimicrobiano - ração basal com colistina + tiamulina (75 ppm de cada); extratos vegetais - ração basal com 420 ppm de cravo (Ec); orégano (Eo) e cravo + orégano (Ec + Eo), respectivamente. Os extratos continham óleo essencial de cravo + eugenol e orégano + carvacrol. Para análise do desempenho, foram utilizados 80 leitões, oito repetições por tratamento e dois animais por unidade experimental. Ao final do período experimental, um animal de cada baia, dos quatro primeiros blocos, foi abatido para avaliação da morfometria de órgãos. Foram testados contrastes específicos de importância prática. No período de 24 a 38 dias de idade, os animais do tratamento antimicrobiano apresentaram melhor conversão alimentar (CA) em comparação àqueles dos tratamentos com extratos. Os animais do tratamento com cravo (Ec) tiveram melhor CA em comparação àqueles do tratamento com orégano (Eo). No período total, os animais do tratamento antimicrobiano apresentaram maior peso aos 59 dias de idade (P59) e ganho diário de peso (GDP) em relação à média dos animais dos tratamentos com extratos. Os animais do tratamento Ec + Eo apresentaram maior P59 e GDP em relação à média dos outros tratamentos com extratos. Para a morfometria de órgãos, os antimicrobianos proporcionaram maior peso relativo dos rins em relação à média dos outros tratamentos com extratos vegetais. De modo geral, os antimicrobianos proporcionaram os melhores desempenhos dos leitões em fase de creche. Quanto aos extratos vegetais, a combinação de Ec+Eo acarretou desempenho muito próximo ao obtido com os antimicrobianos, demonstrando ser uma alternativa promissora como promotor de crescimento de leitões recém-desmamados.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Pereira, Dayana Cristina de Oliveira, Luiz Carlos Demattê Filho y Jorge Konrado Xavier de Melo. "Farelo integral de inseto, efeito sobre o desempenho e qualidade intestinal de frangos de corte criados em sistema antibiotic free e alimentados com nutrição orgânica." Revista Brasileira de Agropecuária Sustentável 11, n.º 1 (30 de octubre de 2021): 299–314. http://dx.doi.org/10.21206/rbas.v11i1.12515.

Texto completo
Resumen
O objetivo da pesquisa foi avaliar o efeito do farelo integral de insetos (FII) sobre o desempenho e qualidade intestinal de frangos de corte nas fases iniciais e de crescimento. Foram utilizados 1.200 pintainhos machos. Os tratamentos tratados consistiram em diferentes inclusões do FII. Foram eles: T1) 0% de FII, T2) 5% de FII, T3) 10% de FII, T4) 15% de FII e T5) 20% de FII. As variáveis ??analisadas foram: desempenho zootécnico, qualidade de cama e qualidade intestinal. O uso da FII proporcionou, em todos os níveis de inclusão, melhorias no desempenho zootécnico, sendo este utilizado pelo maior (p £ 0,05) ganho de peso e peso médio das aves. Dentre os tratamentos que utilizaram a FII maior (p £ 0,05) ganho de peso e peso médio das aves foi proporcionado pelo tratamento T4 e o pior desempenho foi proporcionado pelo tratamento T5. Ainda em relação aos tratamentos que utilizaram a FII, o tratamento T4 apresenta o menor teor de matéria seca e menor valor de pH. O teor de amônia, no entanto, foi semelhante ao observado no tratamento T1 e T5. Em relação a qualidade intestinal o tratamento T3 apresentação menor (p £ 0,05) profundidade de cripta e maior (p £ 0,05) em relação à cripta no duodeno. No jejuno redução reduzida dos infiltrados inflamatórios nos tratamentos T3 e T4. Neste mesmo seguimento intestinal houve redução (p £ 0,05) das lesões por coccidiose em todos os tratamentos que utilizaram um FII se comparado ao tratamento T1. O uso da FII não alterou a abundância de espécies presentes no ceco das aves. Em resumo, nas fases inicial e de crescimento o uso da FII melhorou o desempenho das aves e não alterou a composição filogenética e a abundância de espécies presentes no ceco das aves. Além disso seu uso promoveu redução na incidência de lesões por coccidiose no jejuno.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Arantes, Eder Alves y Nilton César Pezati Boer. "MATERIAIS USADOS NOS TRATAMENTOS DAS PERFURAÇÕES RADICULARES: REVISÃO DA LITERATURA". Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação 8, n.º 5 (31 de mayo de 2022): 567–76. http://dx.doi.org/10.51891/rease.v8i5.5281.

Texto completo
Resumen
As perfurações radiculares sempre constituíram motivo de preocupação no tratamento odontológico, sendo um dos mais desagradáveis acidentes que podem ocorrer durante o tratamento endodôntico, influenciando negativamente o prognóstico do tratamento. O objetivo do presente estudo é realizar uma revisão da literatura sobre os materiais usados nos tratamentos das perfurações endodônticas. O presente estudo é composto de uma revisão da literatura e uma pesquisa exploratória. Conclui-se com o presente estudo que existem vários tipos de materiais com propriedades físico-químicas e biológicas adequados para os tratamentos de perfurações em endodontia e que não existe um consenso sobre qual material é o mais indicado.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Pinheiro, Marcelo de Medeiros, Cristiano Barbosa Campanholo, Rodrigo Luppino Assad, Percival Degrava Sampaio-Barros y Carla Gonçalves Schahin Saad. "Tratamento das entesopatias. Parte 2 – Tratamento medicamentoso". Êntese – Uma R(E)volução, n.º 2020 out-dez;19(4) (31 de diciembre de 2020): 87–93. http://dx.doi.org/10.46833/reumatologiasp.2020.19.4.87-93.

Texto completo
Resumen
O tratamento das entesopatias é baseado no controle da dor e inflamação, mas também na restauração da função e mobilidade, redução de recidivas e melhora da qualidade de vida dos pacientes. De modo geral, a identificação da possível etiologia do quadro entesopático (mecânico vs. inflamatório vs. superposição entre eles, por exemplo) é crucial para a tomada de decisão e os princípios biomecânicos individuais e o conhecimento fisiopatogênico do funcionamento e reparo da êntese irão nortear as estratégias terapêuticas. Além disso, é preciso avaliar os principais diagnósticos diferenciais, a fim de direcioná-lo para o controle da doença de base, sobretudo em doenças sistêmicas, como as espondiloartrites, doença por depósito de pirofosfato de cálcio, doença renal crônica, DISH ou síndrome metabólica/obesidade, bem como para causas infecciosas ou genéticas. Outra importante classificação é determinar se o quadro é agudo, crônico ou recorrente, e se há algum fator predisponente que possa ser identificado e modificável. Abordando especificamente o tratamento farmacológico das entesopatias, os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) são as medicações de primeira escolha e as infiltrações periarticulares, guiadas por imagem de preferência, são a segunda estratégia na prática clínica. Naquelas relacionadas às espondiloartrites, incluindo entesite e dactilite, uma abordagem mais alvo-específica pode ser usada, incluindo o uso de medicações modificadoras do curso de doença (MMCDs) e os imunobiológicos, tais como bloqueadores do TNFα, IL-17 e IL-23 e os inibidores das JAKs, associados à abordagem não farmacológica, sobretudo redução de peso e reabilitação. Unitermos: Entesopatias. Entesites. Espondiloartrites. Tratamento medicamentoso. Procedimentos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Gricio, Tatiana Camila, Luciana Kusumota y Marília de Lima Cândido. "Percepções e conhecimentos de pacientes com Doença Renal Crônica em tratamento conservador". Revista Eletrônica de Enfermagem 11, n.º 4 (31 de diciembre de 2009): 884. http://dx.doi.org/10.5216/ree.v11i4.33242.

Texto completo
Resumen
A Doença Renal Crônica (DRC) é uma síndrome irreversível e progressiva das funções glomerular, tubular e endócrina dos rins. Há evidências de que intervenções adequadas e precoces podem retardar sua progressão. Foi objetivo deste estudo identificar e caracterizar pacientes em tratamento conservador e identificar suas percepções e conhecimentos em relação à DRC e tratamentos. O referencial metodológico foi a história oral temática. A coleta de dados ocorreu de agosto a setembro de 2007. Dos 20 pacientes entrevistados no ambulatório de uremia do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, 12 (60%) eram homens e 8 (40%) mulheres, com idade média de 58,6 anos. Dentre as comorbidades, destaca-se o elevado número de hipertensos (85%) e diabéticos (45%). Das entrevistas emergiram três categorias: 1) Conceitos imprecisos da DRC; 2) Tratamento atual; 3) Tratamento futuro. Conclusão: em sua maioria, pacientes em tratamento conservador possuem informações insuficientes a respeito da DRC e tratamentos, o que pode interferir na adesão e, consequentemente, acelerar a progressão da doença. Evidencia-se a necessidade de se construir uma abordagem educativa como estratégia para estimulá-los a aderirem ao tratamento conservador, diminuindo, assim, a morbidade e mortalidade no início e durante o tratamento dialítico.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Barroso, Elizabeth Clara, Rosa Mª Salani Mota, Mª Filomena Martiniano Morais, Creusa Lima Campelo, Joana Brasileiro Barroso y Jorge Luis Nobre Rodrigues. "Fatores associados aos tratamentos inadequados em grupo de portadores de tuberculose multirresistente". Jornal de Pneumologia 29, n.º 6 (diciembre de 2003): 350–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-35862003000600006.

Texto completo
Resumen
INTRODUÇÃO: A tuberculose multirresistente é uma ameaça ao controle da tuberculose em todo o mundo. Tratamento inadequado é freqüentemente apontado como fator de risco para tuberculose multirresistente. OBJETIVO: Identificar fatores associados ao tratamento inadequado em portadores de tuberculose multirresistente. MÉTODO: Foram levantados e identificados os testes de sensibilidade para tuberculose, realizados no Laboratório Central do Estado do Ceará de 1990 a 1999. Foi realizado um estudo retrospectivo e prospectivo, em grupo de portadores de tuberculose multirresistente, comparando as características dos pacientes com tratamento adequado com as dos com tratamentos inadequados. Foi considerado multirresistente o bacilo resistente a pelo menos rifampicina + isoniazida e utilizado o método das proporções. RESULTADOS: Dos 1.500 testes de sensibilidade realizados, 266 eram multirresistentes. Destes, identificaram-se apenas 153 pacientes, dos quais 19 foram excluídos, restando, no estudo, 134 pacientes. Pela análise univariada os fatores associados significativamente ao tratamento inadequado foram: não-adesão ao tratamento, pobreza extrema, intolerância medicamentosa, falha no atendimento, falta de medicação, dois ou mais tratamentos anteriores, lesões radiológicas bilaterais e grandes cavidades pulmonares. Foi encontrada ainda associação (p < 0,001) de alcoolismo e/ou tabagismo com a não-adesão. Na análise multivariada, permaneceram associados ao tratamento inadequado: dois ou mais tratamentos anteriores (p < 0,0001, OR = 5,9; IC 95%: 2,5-13,7), grandes cavidades pulmonares (p < 0,0217, OR = 2,7; IC 95%: 1,2-6,1) e lesões radiológicas bilaterais (p < 0,0226, OR = 3,2; IC 95%: 1,4-7,4). CONCLUSÃO: Neste estudo, observou-se que os fatores associados aos tratamentos inadequados são de grande abrangência. Deve existir uma tentativa para controlar melhor a doença, principalmente nos pacientes em retratamento e nos portadores de grandes cavidades e/ou lesões bilaterais na radiografia torácica.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Dos Santos Filho, Derovil Antonio, Laís Roberta Galdino de Oliveira, Waldir Nagel Schirmer, Maurício Alves da Motta Sobrinho, José Fernando Thomé Jucá y Talita Lucena de Vasconcelos. "AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE BIOGÁS A PARTIR DA CODIGESTÃO ANAERÓBIA DE RESÍDUOS SÓLIDOS ORGÂNICOS E GLICERINA RESIDUAL". BIOFIX Scientific Journal 3, n.º 2 (24 de julio de 2018): 260. http://dx.doi.org/10.5380/biofix.v3i2.59938.

Texto completo
Resumen
A produção de energia renovável a partir da biodegradação de resíduos orgânicos, como dejeto animal, lodo de estação de tratamento de esgoto, frutas e vegetais e subprodutos da produção de biodiesel, são de grande importância para a sustentabilidade ambiental e gestão ambiental destes resíduos. Nesse sentido, a digestão anaeróbia é uma alternativa para o tratamento desses materiais, bem como para a geração de biogás e, portanto, energia. Neste contexto, o presente trabalho visou determinar o potencial de produção de biogás a partir da codigestão de Resíduos Sólidos Orgânicos (RSO) inoculados com resíduo agrícola (Rúmen Bovino – RB) e lodo de estação de tratamento de efluentes (LD), com e sem adição de Glicerina (GL). Após 80 dias de incubação em frascos do tipo BMP (Biochemical Methane Potential) sob condições mesofílicas, o tratamento RSO+RB+LD foi o que apresentou a maior média de volume de biogás acumulado (258 NmL), seguida pelo tratamento RSO+LD (227 NmL) (todos sem adição de glicerina); RSO+RB+LD+GL (196 NmL) e, por fim, RSO+LD+GL (166 NmL) (estes dois últimos tratamentos, portanto, com adição de glicerina). Os tratamentos sem adição de glicerina apresentaram, portanto, uma geração de biogás média 35% superior aos seus tratamentos com glicerina.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Sousa, Shara Sonally Oliveira de, Gleyton Lopez Barboza Lacerda, Milla Gomes Albuquerque, Patrícia Nazaré Ferreira dos Santos, Rosângela Gomes Tavares, Suelen Nascimento dos Santos y Viviane Borges Dias. "Comparação da eficiência dos tratamentos físico-químicos de efluente têxtil utilizando sulfato de alumínio, carvão ativado e o processo oxidativo avançado fenton (H2O2)". Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais 12, n.º 4 (8 de febrero de 2021): 412–25. http://dx.doi.org/10.6008/cbpc2179-6858.2021.004.0032.

Texto completo
Resumen
As etapas de lavagem e tingimento dos tecidos resultam em um efluente altamente poluidor, necessitando de tratamento prévio para posterior despejo em corpo hídrico. Há diversos tipos de tratamentos de efluentes, e, com base nisso, a escolha de um tratamento adequado irá depender das características químicas do efluente em questão e o seu grau de toxicidade. Este presente trabalho tem como objetivo avaliar e comparar a eficiência dos processos de tratamento físico-químicos coagulação-floculação seguido de adsorção e POA usando como resposta os parâmetros cor, turbidez, pH e DQO (demanda química de oxigênio). As amostras utilizadas nos testes foram advindas de uma lavanderia industrial de jeans, sendo o efluente têxtil final. Para os tratamentos, as amostras foram coletadas e não foram realizados nenhum tipo de tratamento prévio. O carvão ativado foi utilizado como adsorvente e sulfato de alumínio como coagulante. Para o tratamento estatístico foram realizados os testes de normalidade de Shapiro-Wilk (α= 0,05) para depois serem realizados a regressão linear bivariada, correlação de Pearson e a correlação bivariada de Kendall para posterior análise descritiva. O POA obteve uma melhor resposta frente aos outros tratamentos e os melhores resultados para a diminuição do parâmetro analisado: DQO (96%) na quantidade de Fe+2/ H2O2 de 0,55 g.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Almeida, L. A. do B., M. A. V. P. Brito, J. R. F. Brito, M. de F. Á. Pires y N. R. Benites. "TRATAMENTO DE MASTITE CLÍNICA EXPERIMENTAL POR MEIO DE ORDENHAS MÚLTIPLAS EM VACAS LEITEIRAS INOCULADAS COM STAPHYLOCOCCUS AUREUS". Arquivos do Instituto Biológico 72, n.º 1 (marzo de 2005): 1–6. http://dx.doi.org/10.1590/1808-1657v72p0012005.

Texto completo
Resumen
RESUMO A mastite é considerada uma doença que causa grandes prejuízos econômicos, reduzindo em quantidade e qualidade o leite e os derivados lácteos. As opções de tratamento de vacas com mastite clínica são o uso de antimicrobianos em todas as vacas, o tratamento de nenhuma delas com antimicrobianos, apenas casos específicos com antimicrobianos ou tratamentos com medicamentos homeopáticos. Animais que respondem aos tratamentos sem uso de medicamentos, têm uma predisposição a recuperar-se do quadro clínico de mastite, mesmo na presença de agente infeccioso. Neste trabalho foi feita uma inoculação intramamária experimental com Staphylococcus aureus, e a partir do surgimento dos sinais clínicos instituiu-se o tratamento apenas com ordenhas múltiplas. Os animais foram avaliados através de escores clínicos, contagem de células somáticas (CCS), California Mastitis Test (CMT) e exames microbiológicos. Como alguns animais não responderam a esse tratamento, foram utilizados medicamentos homeopáticos ou antibiótico para os tratamentos e posteriormente comparados com o tratamento feito apenas com ordenhas múltiplas. Para os animais que puderam ser tratados com ordenhas múltiplas, os escores clínicos e de CMT foram estatisticamente menores (p < 0,05) quando comparados com aqueles tratados com antibiótico e medicamentos homeopáticos e estes dois não apresentaram diferença na eficiência, apresentando cura clínica no 9º dia pós-inoculação.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Barroso, D. C., A. A. Vieira, C. A. R. Lima, B. S. Trindade, A. V. C. Gomes, M. M. S. Souza y G. S. S. Corrêa. "Adição da parede celular de levedura (Saccharomyces cerevisiae) na dieta para frangos de corte". Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia 65, n.º 4 (agosto de 2013): 1139–48. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-09352013000400029.

Texto completo
Resumen
Os efeitos da parede celular de Saccharomyces cerevisiae (PCSc) na dieta para frangos foram avaliados com base nos tratamentos: dieta referência com avilamicina (AV); dieta referência (DR); DR com 0,1% de PCSc (PCSc0,1); DR com 0,2% de PCSc (PCSc0,2); DR com 0,3% de PCSc (PCSc0,3). O delineamento foi o de blocos ao acaso, com cinco tratamentos e seis repetições de 10 aves, totalizando 300 frangos, machos. No período de nove a 21 dias de idade, o tratamento PCSc0,3 influenciou negativamente no ganho de peso (631g), e no período de 34 a 39 dias, o tratamento PCSc0,1 proporcionou melhor ganho de peso (461g) em relação ao tratamento com o antimicrobiano. O maior peso vivo ao abate, 2571g, foi obtido no tratamento PCSc0,1. Os pesos absolutos de sobrecoxa e coxa+sobrecoxa foram maiores nos tratamentos PCSc0,1 (290g e 560g) e PCSc0,2 (292g e 561g) e menores no tratamento PCSc0,3 (263g e 515g). Não houve influência na metabolizabilidade da ração e na contagem total de coliformes totais no íleo. Dietas com inclusão de até 0,2% de PCSc resultaram em índices produtivos adequados, podendo ser utilizadas como aditivo em dietas livres de antimicrobiano melhorador de desempenho sem o comprometimento do desempenho, características de carcaça, metabolizabilidade da ração e da contagem total de coliformes totais do íleo.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Pires, A. C. V., S. R. Pereira, G. W. Fernandes y Y. Oki. "Efeito de Brachiaria decumbens na herbivoria e no desenvolvimento de duas leguminosas nativas de cerrado". Planta Daninha 30, n.º 4 (diciembre de 2012): 737–46. http://dx.doi.org/10.1590/s0100-83582012000400007.

Texto completo
Resumen
Este estudo avaliou o impacto da presença da gramínea exótica (Brachiaria decumbens) na herbivoria e no desenvolvimento de plântulas de espécies nativas (Hymenaea stigonocarpa e Dipteryx alata) de Cerrado. Para avaliar o impacto da presença da gramínea, 10 blocos em pastagem (antiga área de Cerrado) na Embrapa Gado de Corte (Campo Grande-MS) foram demarcados em janeiro de 2009. As gramíneas foram mantidas intactas em metade dos blocos e, na outra metade, foram removidas. Em cada tratamento, foram avaliados a herbivoria, a altura e o diâmetro na altura do solo (DAS) de 25 plântulas de cada espécie ao longo do ano. O conteúdo de carbono, nitrogênio e água das folhas também foi quantificado. Plântulas de Hymenaea stigonocarpa nos tratamentos com gramínea tiveram maior taxa de crescimento em diâmetro que as plântulas no tratamento sem gramíneas. As plântulas de Dipteryx alata que estavam no tratamento sem gramíneas tiveram maiores taxas de crescimento em altura que as do tratamento com gramíneas. Houve diferença na taxa de herbivoria de D.alata entre os tratamentos. As plântulas das duas espécies que estavam no tratamento com gramínea mostraram maiores concentrações de carbono e menores de água. O conteúdo de nitrogênio foliar foi maior no tratamento com gramíneas que no sem gramíneas em D.alata; já o nitrogênio em H. stigonocarpa não variou entre os tratamentos. Esses resultados mostram que cada espécie nativa possui distintas respostas fisiológicas e suscetibilidade à herbivoria em ambientes sob competição de recursos com a gramínea exótica, B. decumbens.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Daniele, C., R. Machado Neto, R. S. Baracat, R. Bessi y Lu Packer. "Efeito de diferentes manejos de fornecimento prolongado de colostro sobre os níveis de proteína e albúmina séricas e desempenho de bezerras recém-nascidas". Scientia Agricola 51, n.º 2 (agosto de 1994): 381–88. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-90161994000200027.

Texto completo
Resumen
Os níveis séricos de proteína total e albúmina e o desempenho de bezerras holandesas foram estudados utilizando-se 24 animais recém-nascidos em um delineamento experimental inteiramente ao acaso em parcelas subdivididas, com três tratamentos à base de leite e colostro suplementar, a saber: tratamento 1 - colostro materno no 1° dia de vida (idem para tratamentos 2 e 3) e 2 litros de leite pela manhã e 2 litros de leite à tarde, do 2° dia de vida até o 30° dia de vida; tratamento 2 - fornecimento de 0,8 litros de leite + 1,2 litros de colostro pela manhã e 2 litros de leite à tarde, até 30 dias de idade; tratamento 3 - fornecimento de 1,4 litros de leite + 0,6 litros de colostro pela manhã e igual dieta à tarde, até 30 dias de idade. Amostras de sangue foram coletadas aos 3, 5, 10, 15,17, 20, 22, 25, 30, 40, 50 e 60 dias de vida e analisadas quanto à concentração de proteína total e albúmina séricas.Os animais foram pesados ao nascer e aos 5, 10, 15, 20, 25, 30, 40, 50 e 60 dias de idade. Os animais do tratamento 3 (colostro duas vezes/dia) tiveram concentração de proteína total sérica superior (p < 0,05) a dos animais do tratamento 1(leite). O nível sérico de proteína total variou entre idades experimentais (p < 0,0001). Houve redução da concentração de proteína total durante o período experimental (r² = 0,98). A albúmina sérica não diferiu entre as idades experimentais, havendo porém, diferença entre tratamentos, sendo que os animais do tratamento 2 (colostro uma vez/dia) superaram (p < 0,05) os do tratamento 1 (leite) em relação a está variável. O ganho de peso no periodo foi maior (p < 0,05) no tratamento 3 (colostro duas vezes/dia) do que no tratamento 1 (leite). Concluiu-se que o fornecimento de colostro suplementar misturado ao leite duas vezes ao dia proporcionou melhor desempenho das bezerras, evidenciando o seu alto valor nutricional.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Rodrigues, Fabrizio Manoel, Luciana Camargo Khachikian y Liciane Toledo Bello. "LASERTERAPIA NO TRATAMENTO DE ACNE". Aesthetic Orofacial Science 4, n.º 1 (16 de marzo de 2023): 32–37. http://dx.doi.org/10.51670/aos.v4i1.142.

Texto completo
Resumen
Objetivo: Apresentar revisão bibliográfica sobre os tratamentos com a utilização de laserterapia nos tratamentos de acne vulgar. Revisão Bibliográfica: A utilização dos comprimentos de onda é efetivo no tratamento da acne vulgar, e podem ainda, ser utilizados associados a fotossensiblizadores, o que dá origem a reação de formação de oxigênio singleto (ROS) e tem potencial bactericida importante no combate à acne. Dependendo do comprimento de onda, a ROS pode ser iniciada através das porfirinas endógenas bacterianas, ou seja, um fotossensibilizador endógeno. Conclusão: Apesar de sua eficácia, a laserterapia necessita ainda de estudos complementares e de forma randomizados, a fim de padronizar sua prescrição no tratamento de acne vulgar.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Pereira, Juliana de Souza, Mauricio Luiz de Mello Vieira Leite, Anderson Barbosa Cavalcante, Leandro Ricardo Rodrigues de Lucena, Mirna Clarissa Rodrigues de Almeida, Antonio Dennys Melo de Oliveira y Álefe Chagas de Lima Costa. "Crescimento de palma forrageira em função de diferentes métodos de propagação vegetativa". Research, Society and Development 10, n.º 4 (6 de abril de 2021): e19210413951. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i4.13951.

Texto completo
Resumen
Objetivou-se avaliar o crescimento de palma forrageira (Nopalea cochenillifera clone Doce Gigante), em diferentes métodos de fracionamento do cladódio. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos, sendo que cada tratamento foi formado por 15 repetições. No tratamento testemunha o cladódio foi plantado inteiro pelo método convencional, no segundo e terceiro tratamento os cladódios foram divididos ao meio (½) em sentido horizontal e vertical, respectivamente. No quarto tratamento as mudas foram compostas de um quarto (¼) do cladódio e para o quinto tratamento os segmentos foram constituídos com dimensões de 6,0 cm de altura por 4,0 cm de largura. Durante o experimento foram avaliados o número de cladódios por planta, comprimento, largura e espessura dos cladódios, utilizando um paquímetro digital e trena métrica. A análise estatística foi realizada com o Software R-project 2.13.1. Em relação ao comprimento, largura e espessura do cladódio foi observado efeito significativo entre os tratamentos, de modo que os cladódios originados dos tratamentos com meio (½) cladódio com corte vertical foram superiores aos demais tratamentos. Observou-se que as plantas que tiveram origem a partir do cladódio inteiro apresentaram maior peso por planta. A técnica de multiplicação por meio de segmentos obtidos do cladódio apresenta-se como uma alternativa viável para os sistemas de produção animal no Semiárido brasileiro, para o cultivo de palma forrageira clone Doce Gigante. Os cladódios seccionados ao meio no sentido vertical podem ser utilizados no plantio de palma forrageira clone Doce Gigante.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Cecconi Deon, Barbara, Ana Paula De Souza Rezer, Emanuele Junges, Márcio Oliveira Hornes y Vanusa Granella. "ANÁLISE SENSORIAL DE GRÃOS DE AMENDOIM TRATADOS COM PRODUTOS NATURAIS OBTIDOS DE CASCA DE LARANJEIRA". Revista Brasileira de Agrotecnologia 11, n.º 2 (22 de mayo de 2021): 521–24. http://dx.doi.org/10.18378/rebagro.v12i2.8882.

Texto completo
Resumen
O presente trabalho verificou a preferência do amendoim cru e torrado com a aplicação de óleo essencial e extrato aquoso e pó da casca de laranja (Citrus sinensis) utilizados na redução de fitopatógenos de armazenamento em grãos de amendoim. Utilizaram-se cascas de laranja para realizar os tratamentos, sendo: tratamento 1 (T1) extrato aquoso, produzido a partir de 100g de cascas trituradas em liquidificador em 1L de água destilada e esterilizada; tratamento 2 (T2) óleo essencial, extraído através do método de hidrodestilação com aparelho Clevenger; tratamento 3 (T3) testemunha, utilizado na mesma proporção água destilada e esterilizada e tratamento 4 (T4) extrato em pó, produzido a partir de 100 g de cascas secas em estufa por 24h e em seguida triturado em liquidificador. Os tratamentos líquidos foram aplicados sobre o amendoim na proporção de 2% do peso e o tratamento em pó foi aplicado na mesma proporção, para cada 100g de grãos, 2g de extrato em pó. Após 2 dias da aplicação dos tratamentos se fez a torra dos grãos em forno industrial e, posteriormente, a análise sensorial. As amostras dos 4 tratamentos de grãos de amendoim cru e torrado foram submetidas ao teste afetivo de preferência por ordenação. A análise sensorial permitiu concluir que não houve perda total do odor residual nas amostras submetidas. Deste modo, trabalhos futuros devem avaliar o tempo após a aplicação dos produtos naturais, a fim de evitar a interferência de atributos que influenciam a aceitação do produto.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Sousa, Tatiane Regina, Ana Paula Queiroz, Rodrigo A. Baron y Fabiana Flores Sperandio. "Tratamentos na Endometriose: Uma revisão sistemática". ConScientiae Saúde 14, n.º 4 (27 de abril de 2016): 655–64. http://dx.doi.org/10.5585/conssaude.v14n4.5511.

Texto completo
Resumen
Introdução: O tratamento da endometriose permanece em discussão e tem como objetivo primário a redução da dor e melhora da qualidade de vida. Objetivos: analisar quais tratamentos vem sendo utilizados até então para endometriose e qual seu grau de evidência. Métodos: a pesquisa foi realizada na base de dados pubmed, Science direct e medline, seguindo as orientações PRISMA. Resultados: Para dor pélvica, são descritos os tratamentos empíricos baseados em orientações físicas e aconselhamentos, progestágenos, anticoncepcionais, antiinflamatórios e SIU-LNG (dispositivo de liberação hormonal intra-útero). Já os tratamentos citados para infertilidade são, ablação cirúrgica das lesões, cirurgias mais complexas que envolvem outros sistemas além do reprodutor, tratamento hormonal pós cirúrgico e inseminação intra-útero e fertilização in vitro. Conclusão: Atualmente o tratamento padrão é a laparoscopia nos casos mais graves, com dores mais intensas ou infertilidade e a terapia conservadora sobretudo, os tratamentos hormonais em casos considerados mais brandos.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Souza, Karine Aparecida Rodrigues de, Daniel Emygdio de Faria Filho, Sâmela Keila Almeida dos Santos, Lieska de Cassia Barbosa Passos, Raquel Costa Palma, Maria da Paixão do Nascimento, Tatiana Cristina da Rocha y Frederico Antonio Mineiro Lopes. "Fornecimento de alimentação artificial para Apis mellifera". Research, Society and Development 10, n.º 2 (27 de febrero de 2021): e53410212762. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12762.

Texto completo
Resumen
O objetivo do presente trabalho foi observar o desenvolvimento das colmeias, por meio do fornecimento da alimentação artificial para as mesmas e realizar a contagem de alvéolos de zangão, obreira, pólen e larvas. Os tratamentos experimentais foram: 1) xarope de açúcar; 2) xarope de açúcar e mel; 3) xarope proteico; 4) xarope invertido; 5) alimento pastoso. Os tratamentos foram distribuídos em delineamento em quadrado latino (5x5) com a utilização de 5 colmeias e 5 repetições geradas no tempo. Cada colmeia recebeu o tratamento durante o período de 21 dias e após esse período as colmeias permaneciam 15 dias sem o fornecimento de nenhum tratamento. Foram selecionados dois quadros de cada ninho, para a realização da contagem dos alvéolos, utilizando fotografias sobrepostas em quadro de mapeamento constituído de áreas de 4cm2.Conclui-se que os tratamentos fornecidos não influenciaram na produção de alvéolos de zangão e obreira. O tratamento com xarope proteico influenciou no aumento do número de alvéolos de larvas e o tratamento com xarope de açúcar e mel foi significativo para a produção de alvéolos de pólen.
Los estilos APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Ofrecemos descuentos en todos los planes premium para autores cuyas obras están incluidas en selecciones literarias temáticas. ¡Contáctenos para obtener un código promocional único!

Pasar a la bibliografía