Littérature scientifique sur le sujet « Abandono escolar - Prevenção »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Abandono escolar - Prevenção ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Abandono escolar - Prevenção"

1

Moura, Fernanda Carminati de, Elis Maria Teixeira Palma Priotto et Cintia Soares Guerin. « Álcool : uma das causas na evasão e abandono escolar do adolescente ». Revista Valore 3 (26 décembre 2018) : 587–95. http://dx.doi.org/10.22408/reva302018151587-595.

Texte intégral
Résumé :
A adolescência é um período mudanças de comportamento e vulnerabilidades sendo uma dessas o contato e o uso do álcool. O objetivo desse estudo foi analisar se o uso de álcool por adolescentes interfere no abandono e evasão escolar. Este estudo foi revisão bibliográfica com análise qualitativa, realizado entre maio e julho de 2018. Obteve-se que o uso do álcool por ser uma droga licita é usado com maior frequência, devido à facilidade de acesso, fazendo com que os adolescentes consumam de maneira elevada podendo interferir em seu aprendizado e como consequência a evasão e abandono escolar. Diante dessa problemática evidenciou-se a necessidade de intervenções para prevenção do uso por adolescentes nas escolas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Margiotta, Umberto, Gabriella Vitale et Jácia Soares dos Santos. « O FENÔMENO DO ABANDONO ESCOLAR NA EUROPA DO NOVO MILÊNIO : Dados, políticas, intervenções e perspectivas ». Cadernos CEDES 34, no 94 (décembre 2014) : 349–66. http://dx.doi.org/10.1590/s0101-32622014000300005.

Texte intégral
Résumé :
O artigo aborda o fenômeno do abandono escolar nos países da União Europeia, à luz das políticas educativas comunitárias, e discute os limites da relação entre capital humano e competitividade do mercado de trabalho, propostos por essas políticas. O uso do dispositivo de prevenção e compensação do abandono escolar, Vocational Education and Training e Second Chance Schools, comportam sucessos, mas também limites. Faz-se necessário, então, redefinir o papel da formação segundo a modalidade da aprendizagem ativa, fundada sobre as necessidades dos jovens, o que comporta uma transformação da profissão docente e das estratégias didáticas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Dos Santos, Marcos Antonio, Eduardo Calheiros Bigeli et Italo Schelive Correia. « A RESPONSABILIZAÇÃO PENAL DA FAMÍLIA PELO FRACASSO ESCOLAR E A INTERVENÇÃO MÍNIMA DO ESTADO:EFEITOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA DIANOPOLINA ». Revista Vertentes do Direito 7, no 2 (3 décembre 2020) : 226–44. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2359-0106.2020.v7n2.p226-244.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo parte da descrição do Código Penal vigente sobre a responsabilização penal da família pelo fracasso escolar, em paralelo com o princípio da intervenção mínima do estado e seu próprio poder disciplinador, analisando a realidade da educação básica do município de Dianópolis/TO. Estudou-se a participação dos pais na vida escolar dos filhos, especialmente quanto às consequências jurídicas, como mecanismo de prevenção à marginalização. Utilizou-se o método bibliográfico, analisando a legislação específica, relatórios de órgãos educacionais e do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de consulta popular em plataforma virtual. Constatou-se que, dos 3.886 alunos matriculados na educação básica dianopolina, figuram 1,6% no índice de abandono escolar, e que a maioria desses casos está vinculada ao tipo de convívio familiar, concentrando-se em alunos com idade dos 11 aos 14 anos, não havendo no último quinquênio, nenhuma judicialização de casos relacionados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Moura, Fernanda Carminati, et Elis Maria Teixeira Palma Priotto. « Uso do álcool por adolescentes e sua interferência na aprendizagem ». Revista Sítio Novo 4, no 3 (1 juillet 2020) : 30. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i3.30-39p.

Texte intégral
Résumé :
<p>A adolescência é caracterizada por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais; período de desenvolvimento, mudanças de comportamento e vulnerabilidades, sendo uma delas o contato e o uso de bebidas alcoólicas. O objetivo desta pesquisa foi analisar a opinião de 23 adolescentes, alunos do Ensino Fundamental Final, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em duas escolas de uma cidade de Fronteira trinacional, quanto às principais causas relacionadas ao uso do álcool e ao aprendizado desses estudantes. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e exploratória. Para a coleta dos dados foi usada a técnica do Grupo Focal com 2 questões norteadoras e para análise dos dados foi usada a análise de conteúdo. Observou-se que o uso de bebida alcoólica teve sua primeira acessibilidade em ambiente familiar e em grupo de amigos, visto que é uma droga licita para maiores de 18 anos e é usada com maior frequência devido à facilidade de acesso. Isso faz com que os adolescentes consumam de maneira elevada podendo interferir em seu aprendizado e como consequência pode ocorrer a evasão e o abandono escolar. Conclusão: O consumo de bebidas alcoólicas, na visão dos adolescentes estudados, pode acarretar uma série de problemas sociais e contribuir para a sua vulnerabilidade. Diante dessa problemática, evidenciou-se a importância de ações educativas no ambiente escolar que envolva pais, escola, profissionais de saúde, gestores e toda sociedade, para prevenção e enfretamento desses agravos.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Temp, Haury, et Renato Xavier Coutinho. « Evasão escolar no ensino médio : uma análise cienciométrica ». Research, Society and Development 9, no 12 (14 décembre 2020) : e8391210785. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i12.10785.

Texte intégral
Résumé :
O estudo teve como objetivo identificar e analisar, a partir de uma análise cienciométrica, as produções acadêmicas relacionadas à evasão escolar no Ensino Médio disponíveis no site das bibliotecas das cinco Universidades Federais do RS, explorando no campo de buscas, o banco de teses, dissertações e monografias disponíveis on-line e vinculadas aos respectivos programas de pós-graduação a partir dos termos “evasão no Ensino Médio Integrado”, “evasão no Ensino Médio” e “evasão escolar”. Foram encontradas 193 publicações, das quais seleciona 11 monografias e quatro dissertações conforme matriz analítica construída para esta investigação. A análise considerou os objetivos das pesquisas, metodologias, causas e soluções para evitar a evasão escolar. Identificou-se que as causas mais decisivas para o abandono escolar são o baixo interesse e relação estudo/trabalho; enquanto que as alternativas para diminuir a evasão relacionam-se a maior participação da comunidade e adequação curricular. Conclui-se que a evasão escolar é multifatorial, apontando a necessidade em rever a relação das causas, suas consequências e as ações de prevenção. Assim, evidencia-se a insuficiência de estudos que possam apontar a caminhos e alternativas para combater a evasão escolar a partir de bases científicas vinculadas aos programas de pós-graduação das Universidades Federais do RS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Costenaro, Regina Gema Santini, Claudia Maria Gabert Diaz, Neila Santini Souza, Dielli Arend Teixeira et Josiane Lieberknecht Wathier Abaid. « Reincidência de gestação na adolescência : potencialidades e fragilidades vivenciadas ». Research, Society and Development 9, no 7 (6 mai 2020) : e156972906. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i7.2906.

Texte intégral
Résumé :
A gravidez na adolescência necessita de acompanhamento, tanto no núcleo familiar como escolar e com profissionais da saúde. Objetivou-se construir uma cartilha informativa, enfatizando a prevenção da reincidência de gestação na adolescência. Foi realizada uma pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, metodologia de pesquisa cuidado em grupo e a Teoria do Cuidado Humano, de Watson, como elemento do Processo Clinical Caritas, utilizado para instrumentalizar e auxiliar o enfermeiro a conduzir a efetivação do cuidado em grupo. A partir do processo de análise dos resultados obtidos, emergiram quatro categorias: “Fragilidades que envolvem o entorno da gravidez na adolescência”; “Falta de Diálogo Familiar”; “Abandono Escolar após o Nascimento do Filho”; “Reincidência Gestacional”. Após análise dos resultados, foi construída uma cartilha informativa com as principais falas das adolescentes, que enfatizaram ter um olhar esperançoso para o futuro e que o diálogo é fundamental.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Schirò, Eva Diniz Bensaja dei, et Sílvia Helena Koller. « Ser adolescente e ser mãe : Investigação da gravidez adolescente em adolescentes brasileiras e portuguesas ». Análise Psicológica 29, no 4 (25 novembre 2012) : 521–33. http://dx.doi.org/10.14417/ap.101.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo teve como objectivo investigar qualitativamente as características associadas à gravidez durante a adolescência num grupo de adolescentes brasileiras (n=4) e portuguesas (n=4).Recorreu-se ao estudo de casos múltiplos (N=8) em que se utilizou uma entrevista semi-estruturada. A entrevista teve por objectivo investigar várias dimensões de vida da adolescente. No presente artigo foram seleccionadas as seguintes variáveis: contexto em que surgiu a gravidez, relação com o companheiro, vida actual, relação com a escola, perspectiva de planos futuros. As entrevistas foram submetidas a uma análise de conteúdo com acordo inter-juízes. A análise das respostas revelou que o aparecimento da gravidez, nas adolescentes entrevistadas, tende a associar-se ao contexto social de desenvolvimento, marcado pelo abandono escolar e falta de perspectivas para o futuro. Relativamente à gravidez verificou-se que ocorre, predominantemente, em relações consideradas estáveis. Foram relatadas tentativas de mudança de vida decorrentes da gravidez, como o desejo de voltar a estudar, por exemplo. Não foram registadas diferenças nas falas das participantes dos dois países investigados. A fragilidade do contexto de desenvolvimento, marcado pelo insucesso escolar e pela falta de perspectivas de futuro, foi identificada como um elemento transcultural. A identificação das características psicossociais das adolescentes que engravidam foi considerada importante, permitindo o aprimoramento de programas de prevenção junto ao grupo de adolescentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Gil, Glicéria, et José Alves Diniz. « Educadores de infância promotores de saúde e resiliência : Um estudo exploratório com crianças em situação de risco ». Análise Psicológica 24, no 2 (1 décembre 2012) : 217–34. http://dx.doi.org/10.14417/ap.165.

Texte intégral
Résumé :
Estima-se que em Portugal 11% das crianças com idades compreendidas entre os 0 e os 6 anos apresentam Necessidades Educativas Especiais (NEE) e 37% das crianças vítimas de maus-tratos e abandono, sujeitas a processo tutelar em 1996, tinham idade inferior a 6 anos. A presença de crianças consideradas em situação de risco e vulnerabilidade no que respeita à sua saúde psicosocial e à sua qualidade de vida implica, quer uma interrogação permanente sobre a natureza dos problemas que contribuem para definir essas situações, quer um notável desafio para aqueles que, nas escolas e jardins de infância, lidam com essas crianças e têm de desenvolver uma prática educativa que vá ao encontro das necessidades diagnosticadas. A Promoção da Saúde e Resiliência junto de crianças em risco tem demonstrado resultados positivos no que respeita à prevenção de comportamentos de risco na adolescência e idade adulta. No presente artigo assume-se a multidimensionalidade do conceito de promoção de saúde e resiliência e apresenta-se uma investigação empírica desenvolvida com o objectivo de identificar e especificar a importância dessas dimensões no desenvolvimento das práticas educativas dos educadores de infância. Trata-se de um estudo transversal e exploratório que abrangeu 274 sujeitos, 164 da região do Alentejo e 110 da região do Algarve. Através da análise de correspondências múltiplas seguida de uma classificação hierárquica identificaram-se duas classes de educadores – “mais” e “menos” promotores de saúde e resiliência. Os resultados sugerem que a integração de crianças em situação de risco não é condição imprescindível para que os educadores sejam considerados mais promotores de saúde e resiliência. Do mesmo modo, parece também não existir associação entre a disciplina de Educação para a Saúde (EpS) ou similar, presente na formação inicial, e uma prática mais promotora de saúde e resiliência. Contudo, exercerem funções na rede pública, trabalharem em Jardins de Infância pertencentes à Rede Nacional de Escolas Promotoras de Saúde (RNEPS), a EpS integrada no Projecto Educativo (PE) de escola e o apoio de equipa de saúde escolar são elementos impulsionadores para uma intervenção nesta área.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Ferreira, Cleiciara Lúcia Silva, Maria Conceição J. Werneck Côrtes et Eliane Dias Gontijo. « Promoção dos direitos da criança e prevenção de maus tratos infantis ». Ciência & ; Saúde Coletiva 24, no 11 (novembre 2019) : 3997–4008. http://dx.doi.org/10.1590/1413-812320182411.04352018.

Texte intégral
Résumé :
Resumo A violência praticada contra crianças é tema complexo e polissêmico. Estudo de coorte retrospectiva buscou caracterizar o perfil das crianças vítimas de violência doméstica e de seus agressores e avaliar a eficácia das intervenções judiciais. Analisou-se 98 processos da Vara da Infância e Juventude, envolvendo 179 crianças e 121 agressores. Negligência/abandono e violência física foram as violações mais frequentes. Revelou-se a mãe como principal agressora; renda mensal de até um salário mínimo e história de uso de álcool mostraram-se associados à violência. Encontrou-se 71% das vítimas matriculadas em instituições de ensino. Em 25% a gravidade da situação determinou o afastamento da família. Um terço das crianças foram incluídas em programas de apoio, orientação e acompanhamento à família. A intervenção judicial garantiu 93% de interrupção da violência em até dois anos, tempo ainda longo, pelo risco da criança ser revitimizada. Ações efetivas pressupõem o envolvimento da família, da sociedade, das instituições escolares e de saúde. A garantia de direitos tem na execução das políticas públicas, e não na judicialização, o lócus privilegiado de efetivação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Peres, Camila Alves, Vera Paiva, Fernando da Silveira, Rodrigo Alves Peres et Norman Hearst. « Prevenção da Aids com adolescentes encarcerados em São Paulo, SP ». Revista de Saúde Pública 36, no 4 suppl (août 2002) : 76–81. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-89102002000500011.

Texte intégral
Résumé :
OBJETIVOS: Descrever o perfil de adolescentes quanto ao apoio social e familiar, ao uso de drogas e os conhecimentos, as práticas e atitudes relacionadas à Aids e sua prevenção. MÉTODOS: Foram estudados 275 jovens internos, do sexo masculino, de um centro de internação da Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem), em São Paulo, SP. A pesquisa foi feita em duas fases: a primeira por meio de entrevistas semi-estruturadas com 20 internos; a segunda, com questionários para auto-respostas aplicados aos 275 internos, com perguntas fechadas referentes a características sociodemográficas, criminalidade, práticas sexuais, uso de drogas, conhecimento, atitudes e práticas relativas à Aids. RESULTADOS: Do total estudado, 90% dos jovens internos residiam com suas famílias antes da internação; todos haviam estudado em escolas públicas, ainda que 61% já houvessem abandonado os estudos; 12% já haviam usado drogas; e 5,5% eram usuários de drogas intravenosas. A maioria (98%) era sexualmente ativa; 35% haviam tido mais de 15 parceiras(os) sexuais ao longo da vida; 8% haviam tido experiências homossexuais (dentro ou fora da Febem); 12% já haviam trocado sexo por benefícios materiais; e 22% já eram pais. Muitos dos adolescentes afirmaram que adquirir o HIV "é parte da vida" e que suas vidas apresentam riscos piores, como sobreviver na criminalidade. Acreditam que o preservativo é frágil (83%) e atrapalha a relação sexual (58%); 72% já haviam utilizado preservativo, mas apenas 9% o utilizavam sempre. CONCLUSÕES: Os adolescentes apresentaram um elevado risco de aquisição do HIV. Assim, torna-se necessário integrar a prevenção da Aids em sua problemática de vida e em temas como racismo, esperança pelo futuro, criminalidade, uso de drogas, direitos fundamentais, incluídos nestes os referentes ao sexo e à reprodução, mostrando existir alternativas a adquirir o HIV ou morrer na criminalidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Abandono escolar - Prevenção"

1

Paíga, Hugo Filipe Correia. « Comportamento antissocial e abandono escolar : da relação à prevenção ». Bachelor's thesis, [s.n.], 2012. http://hdl.handle.net/10284/3355.

Texte intégral
Résumé :
Trabalho apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos necessários para a obtenção do grau de Licenciado em Criminologia
O comportamento antissocial é um fenómeno que abrange um vasto leque de definições, desde um conceito mais psiquiátrico a uma definição mais jurídico-legal, podendo envolver diversos tipos de comportamentos, como é o caso do abandono escolar. Este trabalho, tendo por base a metodologia de investigação-ação, tem como objetivo principal analisar a relação entre ambos os conceitos e propor um projeto de prevenção neste âmbito. O grupo alvo deste projeto será uma amostra de adolescentes que frequentem uma escola nas freguesias da competência territorial da CPCJ de Porto-Central, com idades entre os 12 e 15 anos, através da metodologia de investigação qualitativa. Os objetivos da intervenção consistem em reduzir o número de casos de abandono escolar que estão intimamente relacionados com os comportamentos antissociais, ou seja, diminuir os fatores de risco associados a esses mesmos comportamentos, e promover os fatores de proteção.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Bernardes, Naldo Manuel da Silva. « Bullying em contexto escolar : do diagnóstico à prevenção ». Master's thesis, FEUC, 2014. http://hdl.handle.net/10316/27251.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Novo, Gonçalo Pinto do Pilar Eira. « Abandono escolar precoce : políticas públicas de educação para a prevenção e combate ». Bachelor's thesis, [s.n.], 2019. http://hdl.handle.net/10284/8266.

Texte intégral
Résumé :
Projeto de Graduação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Licenciado em Criminologia
O presente estudo designado “Abandono Escolar Precoce: políticas públicas de educação para a prevenção e combate” aborda a problemática do Abandono Escolar Precoce em Portugal numa ótica de prevenção e combate do processo e de redução da taxa de abandono escolar precoce através das políticas educativas criadas para facilitar e promover tal redução. Através de metodologias qualitativas e quantitativas, nomeadamente com o apoio da análise documental das políticas públicas educativas existentes e com a análise estatística de informação disponibilizada na web das taxas de abandono escolar precoce ocorridas num período compreendido entre 2000-2018, pretendemos compreender de que forma as medidas e as estratégias aplicadas estão a contribuir para a redução do abandono escolar precoce e em que ponto de situação Portugal se situa face às diretrizes da União Europeia em âmbito de redução da taxa de abandono escolar precoce para 10.6%. Neste estudo estão em campo de análise os Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), a Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) e o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
The current study named “Early school drop out: public educational policies of prevention and combat ” addresses the problem of early school drop outs in Portugal in a perspective of prevention and combat of this process and of reduction of school drop out through educational policies created to facilitate and promote such reduction. Using qualitative and quantitive methods, namely with the support of documental analysis of existing educational public policies and with statistical analysis of information available in the web of these drop out rates, occurred between 20002018, we mean to understand in what way the applied measures and strategies are contributing to the reduction of early school drop out and in which situation Portugal is regarding European Union’s guidelines to reduce this drop out rate to 10.6%. In this study are being analised the Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), the Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), the Estratégia Europa 2020, Programa Operacional Capital Humano (POCH) and the Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE).
N/A
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Silva, Ana Rita Azevedo Correia. « Um olhar sobre o abandono escolar : da compreensão à prevenção e intervenção ». Master's thesis, [s.n.], 2014. http://hdl.handle.net/10284/4914.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Serviço Social
O abandono escolar precoce é um grave problema que afeta os alunos, as escolas e o país. Para isso deve ser identificado atempadamente e intercetado por profissionais que atuam diretamente na área. Este trabalho apela à compreensão de quem são os alunos em risco de abandonar a escola, quais os fatores que estão na base deste problema e quais as repercussões a que estes jovens estão sujeitos. Para além desta compreensão, visa também a discussão do que é feito pelas instituições que preveem e promovem a irradicação do abandono da escolaridade à luz dos contributos de diferentes profissionais que trabalham diretamente com esta problemática. O desenho metodológico deste estudo é de carácter exploratório e baseia-se numa pesquisa qualitativa. A técnica escolhida para a recolha de dados foi uma entrevista mediante a aplicação de um guião criado especificamente para este estudo. A amostra deste estudo foi formada por técnicos que trabalham esta problemática, pertencentes a Estabelecimentos de Educação, Ensino e Formação e à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens da Área Metropolitana do Porto. Em termos gerais, este estudo revela a riqueza dos conhecimentos da experiência de cada um dos entrevistados, apesar das práticas de intervenção serem baseadas na legislação imposta. Os resultados mostram que os alunos que mais propicia têm para abandonar a escola não têm apoio familiar, provêm de famílias com dificuldades económicas que não valorizam a escola e manifestam baixas expectativas em relação aos seus filhos. Estes, por sua vez, revelam dificuldades de aprendizagem e integração escolar, o que origina falta de motivação e de autoestima e ganham um maior interesse em procurar a sua independência financeira. Nem estes alunos nem as suas famílias têm consciência dos obstáculos que o abandono escolar os pode causar. O acompanhamento realizado aos alunos poderia ser muito mais eficaz se o número de técnicos, como por exemplo os assistentes sociais, aumentasse de modo a acompanharem o menor e a sua família, mediarem o seu relacionamento familiar, compreenderem o que está na origem destes comportamentos e darem respostas mais variadas a esta problemática. Early school leaving is a major concern which affects students, learning institutions and even the country. To be solved, it must be identified in time and have immediate action from professionals who work in the field. This project appeals to the understanding of who are the students, who may be at risk of leaving school, which factors are in the basis of this problem, as well as the later repercussions to which these young men and women will need to deal. Further to the main goal, this project also tends to approach the solutions created by institutions which foresee and promote the eradication of school dropouts and the vision of different experts who deal directly with this issue. This study is an exploratory methodical approach and is based in a qualitative research. To gather the data, a detailed interview with a specific script was made. The main subject of this study was discussed with professionals in Educational Institutions and with the Commission for the Protection of Children and Young People at Risk from the Metropolitan Area of Oporto. Overall, this study reveals the vast and accurate knowledge of each and every one of the experienced interviewees, despite the intervention practices being applied by the legislation. The results showed that students are more likely to abandon school because they have no family support: their families are dealing with financial issues and do not see education with any sort of meaning or purpose and they low their children’s morals towards learning. The children, then, begin to reveal difficulties in learning and even with social interaction, which may cause lack of motivation and self-esteem, leading to a major interest in seeking financial independence. Neither these students, nor their families have the conscience of the life obstacles and restrictions that can cause them. The accompaniment of these children should be much more effective if the number of people trained in the field raised, for example social assistants, to improve the child and their family, helping them to develop a better relationship and alert them to the origin of these behaviors and finding more answers to this problem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Coimbra, Bruno Alexandre Miranda. « A implementação de políticas públicas na prevenção e combate ao abandono escolar ». Master's thesis, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, 2012. http://hdl.handle.net/10400.5/4612.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação de Mestrado em Administração Pública na Especialização em Administração da Educação
Em Janeiro de dois mil e onze a comissão europeia propôs, através de uma proposta de recomendação aos estados europeus, que os estados adoptassem políticas de prevenção de um fenómeno que apesar de ter vindo a diminuir ainda apresenta, em alguns países como Portugal e Malta, valores muito elevados. Os governos sucessivos têm vindo a promover programas nacionais de combate ao abandono escolar mas segundo Grilo (2010) os programas acima citados deveriam ser elaborados mais ao nível local e em função das exigências da comunidade educativa envolvente. De acordo com as estatísticas disponíveis, os alunos têm vindo a permanecer mais tempo na escola com ofertas educativas que vão ao encontro das suas expectativas e vivências experienciadas. Desta forma, procederemos à caracterização da organização escola, na sua relação triangular ESCOLA-ESTADO-MERCADO, reportando à missão principal da escola, tentando responder às perguntas: PARA QUEM? O QUÊ? COMO? QUANDO? COM QUEM? PARA QUÊ? (Cardim, 2010) e tentar explicar as causas do fenómeno do abandono escolar através do processo de formulação das políticas públicas, contextualizadas no contexto da união europeia. Centralizaremos o nosso estudo numa organização específica e num curso específico PIEF que segundo Bilhim (2006) são constituídas por grupos de duas ou mais pessoas, que estabelecem, entre elas, relações de cooperação (...) que exigem a coordenação formal de acções e que se caracterizam pela prossecução de metas e numa política pública no combate ao abandono escolar. Tentaremos traçar o perfil da organização, dos seus aprendentes e das suas trajectórias e percursos escolares numa perspectiva diacrónica, no seio das políticas da administração pública.
In January two-thousand and eleven, the European commission launched a proposal to member states in order to adopt policies, strategies in order to prevent early school leaving. Despite the fact the numbers are decreasing, in some countries like Portugal and Malta the numbers are still high and subject to some concern. Governments have been promoting nation programs in order to tackle the issue of early school leaving but according to Grilo (2010) the programs/the policies need to be done at a local level, involving those in the filed (street level bureaucrats) having in mind the community and the environment. Nonetheless and according to latest statistics students tend to stay more time at school with courses that meet students’ needs. This way, we will proceed to the study of school as an organization in its triangular form SCHOOL-STATE-LABOUR MARKET, reporting to the main mission of the school trying to answer the questions: TO WHOM? WHAT? HOW? WHEN? WITH WHOM? WHAT FOR? (Cardim, 2010) and try to explain the causes that lead to early school leaving through the formulation of public policies within the European union This study will take place in a specific organization within a specific course PIEF that according to Bilhim (2006) are constituted by a group of two or three people, that establish different relations (...) that demand full formal coordination of joint actions, characterize by attaining goals as far as the object of this study is concerned. We will try to trace the the vision the organization, of its clients (students, parents) ) within public administration.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Morais, Maria Leonor. « As políticas públicas de prevenção do abandono escolar em Portugal : análise do programa TEIP ». Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10071/17709.

Texte intégral
Résumé :
Esta dissertação tem como objetivo a análise das políticas públicas educativas implementadas de prevenção do abandono escolar precoce em Portugal. Em particular, a análise do programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP) criados em 1996 com o objetivo de ceder apoio às comunidades carenciadas, promovendo a igualdade e combatendo o insucesso e o abandono escolar. Procurou-se entender o abandono escolar como problema social, quais as suas causas e quais as suas consequências. Foi utilizado o ciclo político para a execução desta dissertação por esta metodologia permitir uma análise global, passando pela definição do problema e agendamento, pela formulação das medidas, pela implementação, e por fim, pela avaliação. Com esta dissertação foi possível concluir que o abandono escolar não se trata de um fenómeno isolado ou repentino, que as consequências do abandono escolar vão para além do aluno e que o programa TEIP é eficaz junto dos seus alvos. Pudemos também concluir que, apesar de o abandono escolar ainda ser uma realidade, os seus indicadores são cada vez menos significativos.
This dissertation aims to analyze the educational public policies implemented in Portugal to prevent early school leaving. In particular, the analysis of the Priority Intervention Educational Territories (TEIP) program, created in 1996 with the goal of giving support to the communities in need, promoting equality and fighting school failure and school dropout. The goal was to understand school leaving as a social problem and its consequences. The political cycle was the chosen methodology to execute this dissertation, as it allows the global approach of the problem, analyzing the definition of the problem and scheduling, the formulation of the measures, the implementation and the final evaluation. With this dissertation it was possible to conclude that the school leaving is not an isolated or sudden phenomenon, that the consequences go far beyond the student, and that the TEIP program is effective. We were also able to conclude that, even though school leaving is a reality, its indicators are becoming less significant.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Nunes, Maria Helena Gaspar Pereira 1958. « Concepções sobre o abandono escolar e práticas preventivas numa escola básica dos 2º e 3º ciclos ». Master's thesis, 2005. http://hdl.handle.net/10451/32293.

Texte intégral
Résumé :
Tese de Mestrado em Ciências da Educação (Área de Especialização em Formação de Professores), apresentada à Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação, 2005
No presente trabalho, tomámos como objecto de estudo o abandono escolar, no sentido de contribuir, por um lado, para a compreensão da problemática no âmbito das concepções e práticas dos professores, e por outro, das potencialidades da acção da escola e do desempenho profissional dos professores, orientados para estratégias de prevenção. O trabalho empírico realizou-se numa escola do 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico da cidade de Lisboa. Enquadrou-se numa metodologia qualitativa, em que a entrevista semi-directiva a professores com cargos-chave na escola, bem como a análise documental (PEE, RIE, PCE, "Acompanhamento de Alunos) foram as técnicas utilizadas. Os resultados permitem-nos concluir que o abandono está associado a um percurso escolar absentista, de indisciplina e de insucesso. Contudo, a escola assume o fenómeno no sentido de o inverter, recriando condições na sua organização. O Projecto Educativo, o Projecto Curricular de Escola e de Turma, pressupõem a criação de equipas dinâmicas, cuja intervenção se orienta para a resposta a problemas identificados pela Comunidade Educativa. A análise do discurso dos professores entrevistados permite inferir do esforço que, no quotidiano desta escola, se desenvolve no sentido da colaboração e cooperação entre pares. A articulação com outros parceiros parece ser uma dimensão privilegiada na acção da escola face ao abandono e às situações de risco, o que sublinha a sua abertura a processos de colaboração interinstitucional na assunção dos princípios educativos na resposta às necessidades dos alunos e, também à construção de novas dimensões de profissional idade docente e de novos espaços educativos.
The present work is centred on high school dropout and aims to contribute to the understanding of this problem in what concerns concepts, teachers' practices, school action potentialities and teachers professional performance oriented to prevention strategies. The empirical work took place in a high school, located in Lisbon. A qualitative approach was adopted and interviews were made to key teachers at school as well as documental analysis was done to School Educative Project, School Internal Rules, School Curriculum Project and "Pupils' Accoriipany". The results allow us to conclude that drop out is either associated with school absenteeism or indiscipline or failure. However, school assumes the phenomenon in a sense of inverting it, recreating conditions in its organisation. School Educative Project, School and Class Curriculum Project, as well, presume dynamic teams setting up, in which intervention targets to answering to identified problems by the school community. Interviewed teachers' discourse analysis allows inferring the daily effort developed by this school, concerning collaboration and cooperation among pairs. To face dropping out and risk situations, school encompasses other partners what seems to reveal not only a privileged school action but also an openness to collaborative inter-institutional processes, in the assumption of educative principles in response to pupils' needs and of new dimensions, concerning teachers' professionalism and of new educative frameworks, too.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Palma, Ana Rita Jesus. « Abandono escolar em contextos sociais desfavorecidos : desenho de um programa de prevenção com base numa avaliação de necessidades ». Master's thesis, 2018. http://hdl.handle.net/10071/17611.

Texte intégral
Résumé :
Como se pode contribuir para a redução da taxa de abandono escolar por parte dos jovens inseridos em contextos sociais multidesafiantes, é a questão central deste trabalho. Considerando as consequências, não só para o sujeito, mas igualmente para o desenvolvimento social e económico do país, é necessário conhecer os fatores de risco que levam a este fenómeno com o objetivo de serem implementadas estratégias com vista à prevenção. Numa primeira fase, foi efetuada uma avaliação de necessidades junto de 32 alunos, cinco professoras, duas técnicas e um membro da direção de um Agrupamento de Escolas abrangido pelo "Programa Território Educativo de Intervenção Prioritário" (TEIP), com o objetivo de explorar as suas perceções sobre os fatores explicativos que estão na origem deste fenómeno, estratégias de prevenção implementadas na escola em questão e ideias de como se pode prevenir esta problemática. Para o efeito foram realizadas seis entrevistas de grupo e oito individuais. Em termos globais os resultados indicam que os alunos referem como variáveis associadas ao abandono sobretudo a desmotivação, comportamentos de risco e perigo e bullying, enquanto os professores parecem focar-se em variáveis do contexto socioeconómico, variáveis do contexto familiar e cultura. Considerando a literatura e a avaliação de necessidades realizada, é proposto, num segundo momento, um programa de prevenção que procura envolver toda a comunidade escolar e famílias, que possa ser útil a escolas com as mesmas características da escola envolvida neste estudo.
The central question of this research is how to contribute to the reduction of the dropout rate among young people inserted in multi-challenging social contexts. Considering the consequences of school dropout, not only for the subject, but also for the social and economic development of the country, it is necessary to know the risk factors that lead to this phenomenon with the aim of implementing measures for prevention. In a first stage, a needs assessment was carried out among students and teachers of a group of schools covered by the program "Território Educativo de Intervenção Prioritário (Educational Territory of Priority Intervention)”, TEIP, in order to explore the perceptions of these actors on the explanatory factors that are in the origin of this phenomenon. In a second moment, the research project aims to design a program that contributes to the drop-out rate reduction, focusing, essentially, on children of the second cycle (from 10 to 12 years old). Six group interviews and eight individual interviews were carried out. Overall, the results indicate that the perception of students and teachers is, in some respects, quite distanced. Considering the literature and needs assessment carried out, it is proposed a prevention program that seeks to involve the whole school community and families, which can be useful to schools with the same characteristics of the school involved in this study.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Melo, Carina Filipa Pereira. « Construção de um Instrumento de Diagnóstico de Crianças e Jovens em Risco de Abandono Escolar ». Master's thesis, 2008. http://hdl.handle.net/10071/1652.

Texte intégral
Résumé :
No presente estudo, e numa perspectiva de prevenção, analisa-se o problema do abandono escolar precoce, identificando e recolhendo factores de risco a ele associados. Estuda-se e caracteriza-se a situação de Portugal face ao problema, enumerando estratégias de intervenção e prevenção criadas. Tendo em atenção o objectivo do estudo, construção de um instrumento de diagnóstico de crianças e jovens em risco de abandono escolar, elaborou-se a partir da literatura um questionário de avaliação e gestão do risco de abandono escolar que foi aplicado a uma amostra de 102 professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos), com o intuito de identificar os principais factores de risco atribuídos pelos professores. Feito o tratamento de dados identificaram-se os indicadores que em média os participantes atribuem maior importância: relações parentais negligentes ou abusivas, absentismo escolar, falta de interesse, o fraco investimento na vida escolar e a vida familiar disfuncional. Feita a análise factorial foram identificadas quatro grandes categorias: escolar e social; familiar e cultural; serviços de apoio; e individual, à semelhança das apontadas pela literatura. Deste procedimento resultou a proposta final do instrumento de diagnostico de risco de abandono escolar.
In the present study, and in a preventive perspective, the analysis of earlier drop out problem, identifying and collecting risk factors associated to it. Studies describe Portugal’s situation in this problem, enumerating intervention and prevention strategies created. Being in attention the objective of the study, the construction of an instrument that diagnosis children and youth in risk of drop out, it has been elaborated from the literature, an evaluation and management of the drop out risk, questionnaire and it was applied to an hundred and two teachers from the basic education (first, second and third cycle) with the objective of identifying the main factors of risk mentioned by the teachers. Once made the data, identified the indicators that on average the participants have attributed major importance: abusive parental relationships, school absenteeism, lost of interest, weak investment in school life and dysfunctional family life. Made the factorial analyse it were identified four nig categories: scholarly and social, familiar and cultural, support service and individual in similar to the one’s appointed by the literature. From this proceeding it was result the final propose of the instrument of the drop out risk diagnostic.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Melo, Ana Isabel de. « Articular para prevenir e intervir : a articulação entre a CPCJ de Penafiel e a instituição escolar na prevenção e combate ao absentismo e abandono escolar ». Dissertação, 2018. https://repositorio-aberto.up.pt/handle/10216/117077.

Texte intégral
Résumé :
O presente relatório resulta do estágio realizado para a obtenção do grau de Mestre emCiências da Educação no domínio de Educação, Comunidades e Mudança Social. A educaçãoé um fator importantíssimo para o desenvolvimento pessoal, social e para a qualificação dosindivíduos. É nesta lógica que problemas como o absentismo e/ou o abandono escolarprejudicam gravemente quer a produtividade do país, quer o desenvolvimento dos cidadãos ese constituem como uma das maiores causas de sinalização às Comissões de Proteção deCrianças e Jovens.Neste sentido, neste relatório pretende-se, de acordo com o estágio realizado na Comissãode Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel, descrever e refletir sobre a articulação darespetiva comissão com as escolas na prevenção e combate ao absentismo e consequenteabandono escolar.O trabalho desenvolvido consistiu, maioritariamente, no acompanhamento dos processosrelativos a esta temática mas também me envolvi, igualmente, nas restantes atividadesincluídas no funcionamento da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penafiel, taiscomo ações de sensibilização, elaboração de cartazes, entre outras. De salientar que, nodecorrer do percurso de estágio recorri à observação participante e, de forma a percecionar asopiniões dos diversos intervenientes, fiz uso das entrevistas semi-estruturadas.Ao longo do relatório faço alusão à constante articulação existente entre a CPCJ dePenafiel e as escolas e o trabalho de prevenção importantíssimo que é realizado, assim comodou ênfase às questões do absentismo e do abandono escolar e à intervenção comunitária,dado esta se encaixar no contexto em questão. Faço referência, ainda, ao percurso de estágio eenquadramento metodológico e, por fim, reflito sobre o papel das Ciências da Educação nestecontexto.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie