Littérature scientifique sur le sujet « Antropofagia Cultural »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Antropofagia Cultural ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Antropofagia Cultural"

1

Nitschack, Horst. « ANTROPOFAGIA CULTURAL Y TECNOLOGÍA ». Universum (Talca) 31, no 2 (décembre 2016) : 157–71. http://dx.doi.org/10.4067/s0718-23762016000200010.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Xavier, Renato. « Reminiscências da Antropofagia oswaldiana ». Leviathan (São Paulo), no 15 (7 mai 2019) : 1–21. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2237-4485.lev.2017.150302.

Texte intégral
Résumé :
O Manifesto Antropófago de 1928 é o mais radical manifesto cultural e político do início do século XX no Brasil. Oswald Andrade lança mão, a partir da ideia de antropofagia, de uma visão crítica acerca da herança cultural ocidental, cuja oposição está diretamente relacionada à ideia de cópia da cultura estrangeira em detrimento da cultura nacional, o binômio cópia/original. No Manifesto, Oswald explora a noção antropofágica como metáfora para a transformação da cultura ocidental: deglutir o que vem de fora e transformar em algo totalmente novo; absorver o inimigo sacro; escapar às dicotomias nacional/estrangeiro, escola/floresta. A popularização da antropofagia oswaldiana só aconteceu a partir da década de 1950, reunindo o concretismo dos irmãos Campos, o Cinema Novo de Glauber Rocha, o Teatro Oficina de José Celso Martins Corrêa, as artes plásticas de Hélio Oiticica, até desembocar finalmente no mais popular desses movimentos: a tropicália de Caetano Veloso e Gilberto Gil. O objetivo deste artigo é explorar o pensamento antropofágico de Oswald de Andrade na cena artístico-cultural brasileira desde o Manifesto Antropofágico até o Movimento Tropicalista, bem como levantar indícios do pensamento oswaldiano no debate político-cultural latino-americano da atualidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Miranda, Dilmar. « Carnavalização e multidentidade cultural : antropofagia e tropicalismo ». Tempo Social 9, no 2 (octobre 1997) : 125–54. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-20701997000200007.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Amorim, Marcel Alvaro de. « Da adaptação à transconstrução : antropofagia como uma metodologia translocal ». Acta Scientiarum. Language and Culture 40, no 2 (4 septembre 2018) : 36387. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i2.36387.

Texte intégral
Résumé :
Neste texto, proponho o conceito de Antropofagia Cultural (Andrade, 2011) – originalmente uma prática dos povos indígenas brasileiros e que, posteriormente, foi incorporada pelo pensamento literário modernista – como um arcabouço teórico-procedimental, um horizonte de leitura, para a compreensão da relação dialógica entre diferentes mídias, textos e culturas. Com efeito, proponho um repensar do diálogo entre as mídias como um processo violento de Devoração transcultural (Amorim, 2016) e, por consequência, da própria ideia de adaptação enquanto uma prática de Transconstrução. Para tanto, esse artigo se baseia no enquadramento teórico favorecido pelas teorias dialógicas e intertextuais da adaptação e no conceito brasileiro modernista de uma Antropofagia Cultural.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Netto, Sebastião Leal Ferreira Vargas. « Antropofagia cultural : momento do pensamento crítico latino-americano ». Revista Eletrônica da ANPHLAC, no 17 (22 mars 2015) : 282–303. http://dx.doi.org/10.46752/anphlac.17.2014.2117.

Texte intégral
Résumé :
ResumoO objetivo deste artigo é analisar alguns dos principais manifestos e ensaios produzidos pelo intelectual brasileiro Oswald de Andrade e situar sua contribuição para o quadro do pensamento social latino-americano no século XX. A antropofagia cultural oswaldiana, eivada de um pendor utópico característico do ensaísmo latino-americano, representa uma maneira original e crítica da consciência latino-americana de enfrentar o legado civilizacional e cultural eurocêntrico, podendo ser considerada uma precursora dos estudos pós-coloniais e das atuais teorias “descoloniais”.Palavras-chave: pensamento latino-americano; ensaísmo; utopia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Agnolin, Adone. « Antropofagia ritual e identidade cultural entre os Tupinambá ». Revista de Antropologia 45, no 1 (2002) : 131–85. http://dx.doi.org/10.1590/s0034-77012002000100005.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Silva, Miriam Cristina Carlos. « O Infiltrado : narrativas midiáticas e uma poética antropofágica ». Galáxia (São Paulo), no 30 (décembre 2015) : 125–37. http://dx.doi.org/10.1590/1982-25542015220670.

Texte intégral
Résumé :
ResumoCom este trabalho objetiva-se discutir, a partir da comunicação e da cultura, aspectos da construção da série brasileira "O Infiltrado", especialmente no que se refere à imagem do narrador, Fred Melo Paiva, como um processo antropofágico de construção de linguagem, caracterizado pela troca cultural e pela ruptura dos cânones do gênero nas mídias. Utiliza-se como base o conceito de antropofagia, de Oswald de Andrade, entendido aqui como poética, ou seja, um modo de operação da linguagem. A discussão se articula, ainda, sob o olhar de pesquisadores das narrativas, entre os quais estão Walter Benjamin e Umberto Eco. Do ponto de vista empírico, a análise de alguns aspectos da série, vista como texto complexo, na concepção de Iuri Lotman, destaca a poética da antropofagia como possibilidade de reconfiguração dos produtos culturais e midiáticos, como um exercício de alteridade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Florêncio, Roberto Remígio, João de Sá Araújo Trapiá Filho et Carlos Alberto Batista dos Santos. « A brasilidade de Maria Bethânia em uma breve análise da estética antropofágica de brasileirinho ». REVISTA INTERSABERES 16, no 38 (25 juillet 2021) : 670–86. http://dx.doi.org/10.22169/revint.v16i38.2008.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO O presente estudo, baseado em Revisão Bibliográfica e Análise de Textos, apresenta uma breve análise da brasilidade na música de Maria Bethânia a partir do histórico registro de Brasileirinho (Quitanda/Biscoito Fino, 2003-2004). São propostos temas como a antropofagia cultural e a relação entre música e identidade cultural da intérprete desde o seu surgimento no cenário da música brasileira, em 1965. Como aporte teórico, destacam-se os conceito de identidade, os estudos sobre a Antropofagia (ANDRADE, 2017), a estética e a linguagem da obra musical de Maria Bethânia, além da análise interpretativa dos textos. A intenção é apresentar um debate sobre a construção da Identidade Nacional a partir da obra em destaque, conforme os preceitos de autores modernistas brasileiros, idealizadores da Semana de Arte Moderna (1922). As três grandes matrizes da identidade nacional – negra, indígena e europeia – formam o horizonte para a análise das canções, arranjos, poemas, imagens e interpretações registradas na obra, no intuito de contribuir para a reflexão das relações culturais e hibridismo (CANCLINI, 2010), em uma avaliação crítica dos padrões europeus, vigentes na sociedade brasileira, o que, consequentemente, marginaliza identidades nativas e tradicionais. Palavras-chave: Antropofagia. Hibridismo. Identidade nacional. Música brasileira contemporânea.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Fernandez, Raffaela, et Fernanda Mara Campos Leite. « Antropofagia marginal periférica ecoando das favelas ». Letras, no 59 (20 mai 2020) : 473. http://dx.doi.org/10.5902/2176148537239.

Texte intégral
Résumé :
O presente texto trata da literatura produzida nas favelas paulistas, especificamente do Sarau da Cooperifa, analisando os percursos desse movimento artístico e cultural atrelados a um aspecto de ordem política e militante como forma de resistir através da literatura. Foi interessante observar como o “Manifesto da antropofagia periférica” se constituiu como uma aporia de combate aos ditames da antropofagia modernista, questionada de igual maneira por escritores que buscam afirmar suas identidades e literaturas que circulam para além de espaços de consagração dos cânones de poder.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Cândido, Weslei Roberto, et Nelci Alves Coelho Silvestre. « O discurso da antropofagia como estratégia de construção da identidade cultural brasileira ». Acta Scientiarum. Language and Culture 38, no 3 (16 août 2016) : 243. http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v38i3.31204.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta uma reflexão teórica a respeito do termo ‘deglutição’ utilizado por Oswald de Andrade no Manifesto Antropófago (1928). Nesse manifesto, recortamos o conceito de antropofagia, vocábulo que descreve a devoração do Outro no intuito de absorvê-lo, no afã de assimilar as características das estéticas estrangeiras, e que expressa o impacto dos processos colonizadores na formação da identidade brasileira. Partindo da crítica à civilização europeia (colonialista), Oswald de Andrade, nas entrelinhas de seu discurso sobre a antropofagia, dialoga com as atuais discussões acerca da dependência cultural dos países periféricos. Diante desses apontamentos, nosso propósito é traçar um percurso histórico das leituras e apropriações que o termo ‘deglutição’ sofreu ao longo destes 88 anos, na esteira de estudos de críticos consagrados como Candido, Schwarz e Santiago.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Antropofagia Cultural"

1

Klang, Helena. « Antropofagia digital : a questão autoral no tempo do compartilhamento ». Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2011. http://www.bdtd.uerj.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=3510.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo desta dissertação é investigar a relação conceitual entre a Antropofagia e a Cultura do Remix, entender os conflitos no campo do direito autoral provocados pelas práticas de compartilhamento cultural, assim como analisar as políticas culturais desenvolvidas pelo Ministério da Cultura durante o Governo Lula, para adequar a legislação autoral à Cultura Digital. Tendo como ponto de partida o Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade, a pesquisa buscou compreender a metáfora criada pelo poeta brasileiro para investigar como esta foi apropriada ao longo do tempo, chegando ao século 21 no contexto digital. Como os antropófagos, os usuários da internet se apropriam da cultura em processos colaborativos de hibridação cultural. As práticas que surgiram com a digitalização da cultura ocorrem à revelia dos direitos do autor, explodindo a noção de autoria ao transformá-la num território compartilhado entre amadores e profissionais. Tal realidade impacta a forma como a indústria cultural opera, causando uma guerra pelos direitos autorais. Neste conflito, o Estado brasileiro, por meio do Ministério da Cultura, conquista uma posição de destaque internacional ao se lançar o desafio de elaborar, em conjunto com a sociedade, políticas culturais para adaptar as leis autorais à cultura digital.
The goal of this dissertation is to investigate the conceptual relationship between Antropophagy and Remix Culture, to understand the conflicts in the field of copyright caused by cultural sharing practices, as well as to examine cultural policies developed by the Ministry of Culture during the Lula government, to adjust copyright law to digital culture. Taking as its starting point the Manifesto Antropofágico from Oswald de Andrade, the research sought to understand the metaphor created by the Brazilian poet to investigate how this was appropriated from time to time reaching the 21-century, in the digital context. Like the cannibals Internet users grab the culture in collaborative processes of cultural hybridization. The practices that have emerged with the digitization of culture occur despite copyrights, exploding the notion of authorship, turn it into a shared territory between amateurs and professionals. This reality impacts the way the cultural industry operates, causing a war by copyright. In this conflict, the Brazilian government, through the Ministry of Culture, wins a position of international prominence when it launched the challenge to develop, in conjunction with society, cultural policies to adapt copyright laws to digital culture.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

GUIMARÃES, Juan Pablo Freire. « Vamos comer Oswald : por uma desterritorialização da antropofagia Oswaldiana ». Universidade Federal do Pará, 2014. http://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/7525.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-01T11:53:24Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VamosComerOswald.pdf: 1279353 bytes, checksum: 1e83f8672d905745b42c5e6cfb1a82f8 (MD5)
Approved for entry into archive by Irvana Coutinho (irvana@ufpa.br) on 2017-02-01T12:23:06Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VamosComerOswald.pdf: 1279353 bytes, checksum: 1e83f8672d905745b42c5e6cfb1a82f8 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-02-01T12:23:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertacao_VamosComerOswald.pdf: 1279353 bytes, checksum: 1e83f8672d905745b42c5e6cfb1a82f8 (MD5) Previous issue date: 2014-06-25
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Através de uma abordagem feita por viés histórico, estético, identitário e linguístico, esta dissertação apresenta uma reflexão sobre a proposição antropofágica elaborada por Oswald de Andrade, na sua relação com os discursos históricos, e com os discursos nacionalistas dos anos 30 no Brasil. A mesma demonstra como Oswald de Andrade constrói uma narrativa sobre a nacionalidade na qual a relação entre a identidade étnica e a nacional estão constante conflito. Partindo desse fato, a dissertação localiza duas maneiras pelas quais a antropofagia oswaldiana vem sendo narrada: uma que a territorializa no campo dos discursos nacionalistas, outras que tentam lhe retirar desse espaço, dando-lhe novos significados e potencialidades de transformação estética e sociocultural. Em outras palavras – lhe desterritorializando.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Jorge, Maria Filippa da Costa. « Criança, espaço expositivo e arte contemporânea : antropofagia de aprendizagens ». Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2018. http://tede.mackenzie.br/jspui/handle/tede/3552.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Jaqueline Duarte (1157279@mackenzie.br) on 2018-04-28T00:39:09Z No. of bitstreams: 2 Maria Filippa Costa Jorge.pdf: 6641654 bytes, checksum: e9663f1a4387966de51ed0a61679fcae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Paola Damato (repositorio@mackenzie.br) on 2018-04-28T16:01:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Maria Filippa Costa Jorge.pdf: 6641654 bytes, checksum: e9663f1a4387966de51ed0a61679fcae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2018-04-28T16:01:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Maria Filippa Costa Jorge.pdf: 6641654 bytes, checksum: e9663f1a4387966de51ed0a61679fcae (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2018-02-22
The present work intends to reflect as relations between child, contemporary art and exhibition spaces. From the experience as a mediator in several exhibitions for the observation of an action of the body of children and their responses to the proposed mediation having as a guide the experience of the encounter. Being this experience a source of growth and foundation for a construction of meanings, this research arises from the interest of investigating a cognitive-ludic-aesthetic relationship of the child's and his body's action towards art in the exhibition space and to problematize cultural mediation as activation of bodies in these spaces and power of any propositional object. Contemporary art, such as affective exchanges, dialogues, and the creation of propulsive devices, are central questions of analysis: the exhibition spaces that house art, understood as spaces of enchantment, discovery, exploration, and just pure fun? With their expography and curation, can they influence the process of discovery and meanings for the child from their action? Starting from life as a mediator and from visits to spaces aimed at children, or not, with their expositions and curatorship, space layout, visualization of works, reception and rules. The research presents itself in small histories reflected by the look of theory and become a learning anthropophagy. Thus, the process of discovery seeks to broaden an understanding of the aesthetic and emancipatory experience of children as a citizen public plunging into culture.
O presente trabalho se propõe refletir sobre as relações entre criança, Arte Contemporânea e espaços expositivos. A partir das minhas experiências como mediadora em diversas exposições observei a ação do corpo das crianças e suas respostas à mediação proposta, tendo como pauta a experiência do encontro. Sendo esta vivência uma fonte de crescimento e alicerce para a construção de significações, esta pesquisa surge com o interesse de investigar a relação cognitiva-lúdico-estética da ação da criança e de seu corpo frente à arte no espaço expositivo, problematizar a mediação cultural como ativação de corpos nestes espaços e a potência de possíveis objetos propositores. A Arte Contemporânea, as trocas afetivas, os diálogos, a criação de dispositivos propulsores são questões que marcam o foco central de análise: os espaços expositivos que abrigam arte são compreendidos como espaços de encantamento, descoberta, exploração ou somente pura diversão? Com sua expografia e curadoria podem influenciam o processo de descoberta e significados para a criança a partir de sua ação? Partindo da vivência como mediadora e de visitas a espaços voltados às crianças, ou não, com suas expografias e curadoria, disposição do espaço, visualização das obras, acolhimento e regras, a pesquisa se apresenta em pequenas histórias refletidas pelo olhar da teoria e se tornam uma antropofagia de aprendizagem. Assim, o processo de descoberta visa ampliar a compreensão da experiência estética e emancipadora das crianças como público cidadão mergulhando na cultura.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Leites, Wallisson Rodrigo. « Oswald de Andrade e a reelaboração crítica e artística do conceito de antropofagia cultural ». Universidade Estadual do Oeste do Parana, 2015. http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2431.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2017-07-10T18:55:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Wa_llisson.pdf: 3861991 bytes, checksum: 91b0dab80a4ee96b7e29af9b659eba34 (MD5) Previous issue date: 2015-03-13
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
La presente pesquisa tiene como propuesta realizar un estudio sobre las formulaciones acerca del concepto de antropofagia y la maturación de esa formulación a lo largo de la producción de Oswald de Andrade, considerando un recorte de la producción crítica y literaria del escritor. Para eso, se propone partir de los Manifiestos de la Poesía Pau-Brasil (1924) y Antropófago (1928) textos fundadores de la idea de antropofagia para, en la secuencia, averiguar en la producción pos 1930, específicamente en los textos correspondientes a la Trilogía de la devoración del teatro oswaldiano, El hombre y el caballo (1934), La muerta (1937), El rey de la vela (1937) y la sketch Panorama del fascismo (1934), la reelaboración artística del concepto de antropofagia cultural, modo como se refieren los críticos contemporáneos al concepto elaborado por Oswald de Andrade. En conjunto con el estudio analítico de fragmentos de las obras, en las cuales se puede observar la estetización del concepto, serán estudiados textos de la crítica oswaldiana, pos 1930, observando como la formulación conceptual sobre la estética antropofágica aparece en la escritura oswaldiana, a ejemplo de crónicas, artículos, ensayos, cartas y otros textos críticos, material publicado en los libros Punta de lanza (1945), Estética y Política (1954) y La utopía antropofágica (1990). En la vasta producción creativa y crítica pos 1930, aun poco lida y estudiada, se observa un Oswald alejado del grupo de los modernistas de 1922, reflexionando sobre su propia producción, sobre el desarrollo del pensamiento antropofágico y sobre el movimiento modernista en Brasil, un país bárbado y tecnizado . Se pretende, a partir de ese trayecto de lectura y de escucha de la obra oswaldiana, libre de la crítica especializada y muchas veces determinista , observar en qué medida la formulación del concepto de antropofagia se consolida como perspectiva crítica y estética hasta las formulaciones teóricas asumidas en la contemporaneidad sobre las contribuciones de la antropofagia cultural en el contexto latinoamericano. Se trata de una pesquisa bibliográfica de carácter investigativo e interpretativo, fundamentado en la propia crítica oswaldiana y de teóricos que abordan la llamada crítica de escritores , a ejemplo de Barthes, Leyla Perrone-Moises, entre otros, que servirán de soporte a la interpretación de las obras teatrales y del conjunto de textos analizados
Esta pesquisa tem como proposta realizar um estudo sobre as formulações acerca do conceito de antropofagia e a maturação desta formulação ao longo da produção de Oswald de Andrade, considerando-se um recorte da produção crítica e literária do escritor. Para isto, propõe-se partir dos Manifestos da Poesia Pau-Brasil (1924) e Antropófago (1928) textos fundadores da ideia de antropofagia para, na sequência, verificar na produção pós 1930, especificamente nos textos correspondentes à Trilogia da devoração do teatro oswaldiano, O homem e o cavalo (1934), A morta (1937), O rei da vela (1937) e a esquete Panorama do fascismo (1934), a reelaboração artística do conceito de antropofagia cultural, modo como se referem críticos contemporâneos ao conceito elaborado por Oswald de Andrade. Conjuntamente ao estudo analítico de fragmentos das peças, em que se pode observar a estetização do conceito, serão estudados textos da crítica oswaldiana, pós 1930, observando como a formulação conceitual sobre a estética antropofágica aparece na escritura oswaldiana, a exemplo de crônicas, artigos, ensaios, cartas e outros textos críticos, material publicado nos livros Ponta de lança (1945), Estética e Política (1954) e A utopia antropofágica (1990). Na vasta produção criativa e crítica pós 1930, ainda pouco lida e estudada, observa-se um Oswald afastado do grupo dos modernistas de 1922, refletindo sobre sua própria produção, sobre o desenvolvimento do pensamento antropofágico e sobre o movimento modernista no Brasil, um país bárbaro e tecnizado . Pretende-se, a partir deste percurso de leitura e de escuta da obra oswaldiana, livre da crítica especializada e muitas vezes determinista , observar em que medida a formulação do conceito de antropofagia vai consolidando-se como perspectiva crítica e estética até as formulações teóricas assumidas na contemporaneidade sobre as contribuições da antropofagia cultural no contexto latino-americano. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho investigativo e interpretativo, com base na própria crítica oswaldiana e de teóricos que abordam a chamada crítica de escritores , a exemplo de Barthes, Leyla Perrone-Moisés, entre outros que darão suporte à interpretação das obras teatrais e do conjunto de textos a serem analisados.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Ivete Souza da. « EDUCAÇÃO AMBIENTAL, INTERCULTURA E ANTROPOFAGIA CULTURAL BRASILEIRA CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES (AS) ». Universidade Federal de Santa Maria, 2010. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6901.

Texte intégral
Résumé :
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present research that I bring as Masters Degree Dissertation in Education, in the Line Professional Formation, Knowledge and Development (PPGE-UFSM), aims to contribute with theoretical and epistemological subsidies for Formation of Teachers in general, and for the Environmental Education in particular, based on assumptions of the Brazilian Cultural Anthropophagy, in an intercultural perspective. For the development of this Masters Degree Dissertation, activities of qualitative research and of theoretical-bibliographic character were carried out. The reference that guided the investigative and reflective gaze of the researcher (BARCELOS, 2005) in the sense of the production of the research information (JACQUES GAUTHIER, 1998), was the establishment of dialogues that could privilege the intercultural aspects (CANCLINI, 2003a) with imaginaries and representations about environmental issues and the formation of teachers, present in the production of cultural anthropophagic orientation, post Modern Art Week of 1922. The relevance of this research is the search for alternatives to deal with the challenges posed to education due to the drastic changes occurring in the world today. The need for coexistence between the various has provided a centering of cultural identities. The meetings and/or clashes between cultures do not occur in a simple manner, and the school, as one of the areas of socialization, is related to this process. In this way it was intended, through the dialogue between authors in the areas of Formation of Teachers, Environmental Education, Interculture and Brazilian Cultural Anthrophagy, to answer the following research problem: How the propositions of the Brazilian Cultural Anthropophagy can contribute to the Formation of Teachers in general, and to the Environmental Education in particular, in an intercultural perspective? Thus, answering to the question that brought me here, I state that: the anthropophagic propositions contribute as inviting to all to the creation and to the dialogue through the devouring, breaking with the idea of imitation and copy.
A presente pesquisa que trago como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação de Professores(as) em geral, e para a Educação Ambiental em particular, a partir de pressupostos da Antropofagia Cultural Brasileira, numa perspectiva intercultural. Para o desenvolvimento desta Dissertação de Mestrado foram realizadas atividades de pesquisa do tipo qualitativa e de caráter teórico-bibliográfico. O referencial que orientou o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), foi o do estabelecimento de diálogos que privilegiassem os aspectos interculturais (CANCLINI, 2003a) com imaginários e representações sobre as questões ambientais e a formação de professores, presentes nas produções de orientação cultural antropofágica, pós Semana da Arte Moderna de 1922. A relevância desta pesquisa está na busca de alternativas para lidar com os desafios colocados à educação, em função das intensas transformações ocorridas no mundo atual. A necessidade de convivência entre os diferentes tem proporcionado um descentramento das identidades culturais. Os encontros e/ou confrontos entre as culturas não ocorrem de maneira simples, e, a escola, por ser um dos espaços de socialização, relaciona-se com esse processo. Dessa forma pretendeu-se, através do diálogo entre autores das áreas de Formação de Professores, Educação Ambiental, Intercultura e Antropofagia Cultural Brasileira, responder o seguinte problema de pesquisa: Como as proposições da Antropofagia Cultural Brasileira podem contribuir para a Formação de Professores(as) em geral, e para a Educação Ambiental em particular, numa perspectiva intercultural? Assim, respondendo a pergunta que me trouxe até aqui, afirmo que: as proposições antropofágicas contribuem à medida que convidam a todas e a todos à criação e ao diálogo por meio da devoração, rompendo com a ideia de imitação e cópia.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Zobaran, Felipe Teixeira. « Antropofagia no sítio : insólito ficcional e identidade cultural em Peter Pan, de Monteiro Lobato ». reponame:Repositório Institucional da UCS, 2016. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1403.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho busca analisar como Monteiro Lobato concretiza seu projeto de construção de uma literatura infantil brasileira, em obras constituintes da coleção do Sítio do Picapau Amarelo, especialmente através do livro Peter Pan, de 1930. A personagem homônima original do escocês James Matthew Barrie apareceu pela primeira vez em uma peça de teatro em 1910, em Londres, e tornou-se um clássico contemporâneo, largamente adaptado e traduzido, inclusive pelos estúdios de animação de Walt Disney. Lobato, que era tradutor, escolheu não apenas traduzir a obra de Barrie, mas apropriar-se dela no universo do Sítio; nos livros do brasileiro, a história do menino que não quer crescer é contada pela personagem Dona Benta a seus netos; a partir daí, diversas propriedades ficcionais do original britânico se manifestam em muitos momentos na obra infantil do paulista. Esse recurso é consoante com uma prática defendida pela geração de escritores do modernismo brasileiro de 1922: a antropofagia. Embora Lobato fosse dissidente do grupo, e apesar de sua prosa para adultos ter sido pouco modernista, sua literatura infantil se mostra extremamente similar àquilo que o grupo de Oswald de Andrade e Mário de Andrade defendia. Com base em Lajolo e Ceccantini (2008), Zilberman (1982), Vieira (2008) e White (2011), este trabalho busca mostrar como se dá o entrecruzamento antropofágico da obra de Barrie com a de Lobato, e como o paulista construiu sua literatura nacionalista para crianças. Em Peter Pan de Lobato, há dois universos mágicos e sobrenaturais que se sobrepõem: o Sítio e a Terra do Nunca; o escopo analítico deste trabalho passa, então, por teóricos do modo literário insólito / fantástico, como Todorov (2007), Roas (2014), García et al. (2007), e outros. Além disso, busca-se analisar a visão do Brasil que o escritor paulista conseguia vincular à sua literatura infantil, pensando em identidade regional, nacional e no contexto de globalização, com base em Hall (2005), Said (2011), e em considerações sobre região e nação. A conclusão é que Lobato era um tradutor cultural que conseguia trazer aos leitores do país, pioneiramente, histórias antigas e novas que eram produzidas no exterior, vestindo-as à brasileira, digerindo-as de maneira antropofágica, e que sua influência ficcional é visível até os dias de hoje, no que diz respeito à formação de uma identidade brasileira moderna.
Submitted by Ana Guimarães Pereira (agpereir@ucs.br) on 2016-11-30T15:13:28Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Felipe Teixeira Zobaran.pdf: 2350229 bytes, checksum: e21ade58b573958d1a70ac720aabfacf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-11-30T15:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Felipe Teixeira Zobaran.pdf: 2350229 bytes, checksum: e21ade58b573958d1a70ac720aabfacf (MD5) Previous issue date: 2016-11-30
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
This thesis aims at examining to what extend Brazilian writer Monteiro Lobato brings out his children's literature project in the books of the Sítio do Picapau Amarelo series, focusing especially on the novel Peter Pan, released in 1930. The original story by Scottish playwright James Matthew Barrie first appeared in a play in London in 1910, and became a contemporary classic, widely adapted and translated, including film versions by Walt Disney studios. Lobato, who was a famous translator, chose not only to translate the work of Barrie, but to absorb it into his own fiction; in the Brazilian books, the story of the boy who does not grow up is told by the character Dona Benta to her grandchildren; from there on, several fictional properties of the original British story manifest in many instances to the children of São Paulo. This feature is in line with Brazilian modernism writers of 1922, who defended Antropofagia (literary cannibalism), that is, a sharp reinforcement of the Brazilian identity in literature, by absorbing foreign aesthetics and transforming them into something original. Although Lobato was a dissident of that group, and even though his prose for adults was not very modernistic, his books for children are similar, in some ways, to what Oswald de Andrade and Mario de Andrade were producing in the early 1920’s. Based on Lajolo and Ceccantini (2008), Zilberman (1982), Vieira (2008) and White (2011), this paper shows the intertwining fiction of Barrie and Lobato, and how the Brazilian books get to defend a sort of nationalism. In Lobato’s Peter Pan, two supernatural worlds converge: Sítio do Picapau Amarelo and Neverland; thus, this paper analyses both fictional worlds based on fantasy literature theories, such as the works of Todorov (2007), Roas (2014) and García et al. (2007). Moreover, this analysis seeks to define Lobato’s view of Brazilian identity, based on Hall (2005), Said (2011) and theories of nationalism. The conclusion is that Lobato was a cultural translator, who could bring to the country's readers old and new stories that were produced abroad, making them very Brazilian, by digesting them in a cannibalistic way. His fictional influence is, actually, visible until today, as it helped in the formation of a modern Brazilian identity.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Fonseca, Eduardo Dias. « Mundialização no cinema da retomada : hibridação cultural e antropofagia como enunciação da identidade e alteridade ». Universidade Federal de Minas Gerais, 2012. http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8ZBQ9Z.

Texte intégral
Résumé :
The constant and rapid changes in the contemporary world generate movements related to the globalization of the economies that operate in the world in a relational manner with the movements of culture. Hybridism, fueled by greater interpenetration of cultures, takes global levels redimensioning national narratives. The cycle of Cinema da Retomada, that took place in Brazil during the 1990s, has characteristics of the mondialisation of culture that are connected to the transnational narratives. The fall of Embrafilme and the new legal apparatus (Lei do Audiovisual), establish a new phase in the film production in Brazil. When analyzing films such as Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), directed by Carla Camurati; Terra Estrangeira (1995), directed by Walter Salles and Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), directed by Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), directed by Lírio Ferreira and Paulo Caldas; Hans Staden (1999) directed by Luis Alberto Pereira, and Cronicamente Inviável (1999), directed by Sérgio Bianchi, it is possible to find aspects of the interpenetration of the becoming world in the becoming Brazil and vice versa. The observing of the different moments of the Brazilian Cinema and the Antropofagia movement led by Oswald de Andrade during the 1920´s, both seen as cultural asset of the nation, could be found in negotiation with the films produced during the Cinema da Retomada.
As constantes e rápidas transformações no mundo contemporâneo geram movimentos relacionados com a globalização econômica que atuam no mundo de maneira relacional com os movimentos da cultura, tangenciando o conceito de mundialização. O hibridismo, alimentado pela maior interpenetração das culturas, é visualizado em níveis globais redimensionando as narrativas do nacional. O ciclo do Cinema da Retomada no Brasil, durante os anos 1990, apresenta características da mundialização cultural que se atualizam na narrativa. O fim da Embrafilme e o surgimento de um dispositivo legal (Lei do Audiovisual) apontam para uma nova fase dentro da cinematografia produzida no Brasil. Na análise dos filmes Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995), direção de Carla Camurati; Terra estrangeira (1995), direção de Walter Salles e Daniela Thomas; Como nascem os anjos (1996), direção de Murilo Salles; Baile Perfumado (1997), direção de Paulo Caldas e Lírio Ferreira; Hans Staden (1999), direção de Luis Alberto Pereira, e Cronicamente Inviável (1999), direção de Sérgio Bianchi, aparecem aspectos da interpenetração do devir mundo no devir Brasil e vice-versa. A observância das distintas fases do cinema realizado no Brasil e da antropofagia, ambas convertidas em patrimônio cultural da nação, entram em negociação com o Cinema proposto pelo Ciclo da Retomada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Meciano, Raphael. « Formação e Diferença : o problema da relação entre os discursos de formação nacional e antropofagia na crítica brasileira ». Universidade de São Paulo, 2018. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-13092018-192654/.

Texte intégral
Résumé :
A dissertação propõe uma análise comparativa entre os discursos de formação nacional e a antropofagia. Os exemplos privilegiados de análise são respectivamente: a obra de An-tonio Candido A formação da literatura brasileira (1959) e a tese de Oswald de Andrade A crise da filosofia messiânica.(1950). A pesquisa enfatiza os anos posteriores a 1950, os quais correspondem ao período em que Oswald de Andrade retoma o conceito de antro-pofagia, cunhado primeiramente no Manifesto Antropófago (1928) como vanguarda mo-dernista. Este período coincide também com a consolidação da instituição universitária no país. Busca-se, portanto, entender a relação entre aqueles dois discursos dentro da uni-versidade, tendo como contexto a vida universitária em São Paulo nos anos 1950 até me-ados dos anos 1970.
This dissertation proposes a comparative analysis between national formation speeches and anthropophagy. The privileged examples of analysis are respectively: Antonio Can-dido\'s book \"A formação da literatura brasileira\" (1959) and Oswald de Andrade\'s thesis \"A crise da filosofia messiânica\" (1950). This research emphasizes the following years after the 1950\'s, corresponding to the period in which Oswald de Andrade revalues the concept of anthropophagy, first mentioned in \"Manifesto Antropófago\" (1928) as a mo-dernist vanguard. This period also coincides with the consolidation of universitary insti-tutions in the country. Therefore, there is a search to understand the relation between those two speeches within the university, inside the context of the universitary life in São Paulo from the 1950\'s to mid-1970\'s.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Silva, Ivete Souza da. « Antropofagia cultural brasileira e as práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal : contribuições ecologistas e interculturais para a formação de professores(as) ». Universidade Federal de Santa Maria, 2013. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/3472.

Texte intégral
Résumé :
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
The present research that I bring as Doctoral Thesis in Education in the Knowledge Training and Professional Development (PPGE-UFSM), has as objective to contribute with theoretical and epistemological aids for Teacher Training in general, and particularly for Environmental Education (EA), from the anthropophagical assumptions and the inventive practices of Hélio Oiticica, Paulo Freire and Augusto Boal, in an intercultural perspective of education. The framework that guided the researcher´s investigative and reflexive eye (BARCELOS, 2005, 2006) in the sense of the research information production (JAQUES GAUTHIER, 1998), was of establishment of dialogues that favor the intercultural aspects (CANCLINI, 2003b) with imaginaries and representations about environmental issues in general and particularly teacher training, present in productions of cultural anthropophagical orientation, after the Modern Art Week of 1922, selected for this research and the inventive practices of Hélio Oiticica, Augusto Boal and Paulo Freire. When trying to define the method of this research I affirm that it is a qualitative research and has predominantly theoretical-bibliographical characteristics, while bringing in its design the intention to investigate the process of incorporation of the theoretical references in my formation process. In this sense, an autobiographical aspect is added as I tell about the devouring I did while on this anthropophagical road, bringing the educational propositions that I have constructed: Parangolé, Anthropophagical Bed and Collective Panel. Such propositions consisted of interventions in different educational settings and had as intention to construct provocative spaces for reflection, aiming to unsettle ideas and crystallized practices that, as plant elites in communication with the soil (ANDRADE, 1924), we cultivate in our teaching. The anthropophagical assumptions and the inventive practices of the authors researched here have contributed with teacher training in general, and particularly with Environmental Education, as they suggest the construction of educational practices where the student is no longer only a spectator, but becomes the protagonist in the educational process. Such proposition is present in the ideas of participation, creation and dialogue brought by the authors (OITICICA, 2008; BOAL, 1975; FREIRE)
A presente pesquisa que trago como Tese de Doutoramento em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM), tem como objetivo contribuir com subsídios teóricos e epistemológicos para a Formação de Professores(as) em geral, e para a Educação Ambiental(EA) em particular, a partir dos pressupostos antropofágicos e das práticas inventivas de Hélio Oiticica, Paulo Freire e Augusto Boal, numa perspectiva intercultural de educação. O referencial que orientou o olhar investigativo e reflexivo do pesquisador (BARCELOS, 2005, 2006) no sentido da produção das informações de pesquisa (JACQUES GAUTHIER, 1998), foi o de estabelecimento de diálogos que privilegiassem os aspectos interculturais (CANCLINI, 2003b) com imaginários e representações sobre as questões ambientais em geral, e a formação de professores(as) em particular, presentes nas produções de orientação cultural antropofágica, pós Semana da Arte Moderna de 1922, selecionadas para esta pesquisa, e das práticas inventivas de Hélio Oiticica, Augusto Boal e Paulo Freire. Ao tentar definir o método desta pesquisa afirmo que esta é do tipo qualitativo e possui características predominantemente de caráter teórico-bibliográfico, embora traga no seu desenho a intenção de investigar o processo de incorporação dos referenciais teóricos em meu processo formativo. Nesse sentido, é acrescentado a ela um caráter também autobiográfico, na medida em que conto sobre as devorações que fiz durante essa caminhada antropofágica, trazendo as proposições educativas que construí: Parangolé, Cama Antropofágica e Painel Coletivo. Tais proposições consistiram em intervenções realizadas em diferentes cenários educativos e tiveram como intuito construir espaços provocativos de reflexão, visando desacomodar idéias e práticas cristalizadas, que, como elites vegetais em comunicação com o solo (ANDRADE, 1924), cultivamos em nosso fazer docente. Os pressupostos antropofágicos e as práticas inventivas dos autores aqui pesquisados contribuem para a formação de professores(as) de maneira geral, e para a EA em particular, na medida em que sugerem a construção de práticas educativas onde o educando deixe de ser mero espectador e passe a ser protagonista do processo educativo. Tal proposição está presente nas ideias de participação, criação e diálogo trazidas pelos autores (OITICICA, 2008; BOAL, 1975; FREIRE).
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Joviano, Lúcia Helena da Silva. « Pagú : escritos literários e inscrições históricas ». Universidade Federal de Juiz de Fora, 2014. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/608.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-02-01T10:00:34Z No. of bitstreams: 1 luciahelenadasilvajoviano.pdf: 5466812 bytes, checksum: 37a2e382418e50031db82619f43cc758 (MD5)
Rejected by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br), reason: Adicionar instituição on 2016-02-01T15:47:59Z (GMT)
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2016-02-01T16:20:28Z No. of bitstreams: 1 luciahelenadasilvajoviano.pdf: 5466812 bytes, checksum: 37a2e382418e50031db82619f43cc758 (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2016-02-01T20:12:05Z (GMT) No. of bitstreams: 1 luciahelenadasilvajoviano.pdf: 5466812 bytes, checksum: 37a2e382418e50031db82619f43cc758 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-02-01T20:12:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 luciahelenadasilvajoviano.pdf: 5466812 bytes, checksum: 37a2e382418e50031db82619f43cc758 (MD5) Previous issue date: 2014-12-12
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Patrícia Galvão (Pagú) participou ativamente do grupo dos antropófagos e tornou-se conhecida, apenas, como a musa do movimento. Depois da ausência e silêncio da oficial história política e literária brasileira, o mito Pagú mulher livre e rebelde propagou-se, contudo a sua importância política e análises que valorizem mais especificamente sua escrita ainda são poucas e o teor de sua vivência política aparece diluída em meio a questões voltadas para sua vida pessoal. Esta tese estuda a obra de Pagú, a partir de sua postura antropofágica de escrita e de vida, considerada linha de fuga das práticas discursivas de seu tempo. Para compreender a ilegibilidade de seus escritos, a análise enseja trazer à luz as tramas do saber-poder no qual a crítica literária e a história da literatura, estavam, naquele momento envoltas. Para tal, soma-se à análise genealógica e arqueológica, o estudo da riqueza visual expressa na materialidade de sua obra, em cuja, utilização gráfica/tipográfica incomun e diversa; na presença de elementos visuais e textuais entrelaçados; e em suas performances, representadas por seus heterônimos, verificam-se a composição de uma estética comprometida com o experimento, vinculado à vanguarda antropofágica, no qual o móbile para a criação são as „marcas‟ que por meio do „escreler‟ efetivam uma „escritacorpo‟.
Patrícia Galvão (Pagú) actively participated in the group of cannibal modernists but became known only as the muse of the movement. After the silence of the official Brazilian political and literary history, the myth "Pagú free and rebellious woman" has spread, however, analyses highlighting her political importance and more specifically her writing are few and the content of her political experience appears diluted amidst questions related to her personal life. This thesis studies Pagú's work from her anthropophagic approach of writing and life, considered line of flight the discursive practices of her time. To understand the eligibility of her writings, the analysis entails bringing to light the plots of power-knowledge in which literary criticism and literary history were, at that moment, surrounded. To this end, adds to the archaeological and genealogical analysis, the study of visual richness expressed in the materiality of her work; unusual and diverse graphic/typesetting usage; the presence of interlaced visual and textual elements; and their performances, as represented by their heteronyms. Finally, there is the composition of an aesthetic committed to the experiment, linked to the anthropophagic the forefront, in which the mobile creates 'marks' that through the 'escreler' actualize a "bodywriting".
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Antropofagia Cultural"

1

Canibalia : Canibalismo, calibanismo, antropofagia cultural y consumo en América Latina. Madrid : Iberoamericana, 2008.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Maltz, Bina. Antropofagia e tropicalismo. Porto Alegre, RS : Editora da Universidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1993.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

O apetite da antropologia : O sabor antropofágico do saber antropológico : alteridade e identidade no caso tupinambá. São Paulo, Brasil : Associação Editorial Humanitas, 2005.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Cooperifa : Antropofagia periférica. Rio de Janeiro : Aeroplano, 2008.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Sérgio, Vaz. Cooperifa : Antropofagia periférica. Rio de Janeiro : Aeroplano, 2008.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Religion in context : Cults and charisma. 2e éd. Cambridge : Cambridge University Press, 1996.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Religion in context : Cults and charisma. Cambridge [Cambridgeshire] : Cambridge University Press, 1986.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cristina de Moraes, Ana. EDUCAÇÃO ESTÉTICA NA UNIVERSIDADE : antropofagias e repertórios artístico-culturais de estudantes. EDITORA CRV, 2016. http://dx.doi.org/10.24824/978854440913.8.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Rueda, María de los Ángeles de, et Magdalena Pérez Balbi, dir. Figuraciones de una modernidad descentrada. Editorial de la Universidad Nacional de La Plata (EDULP), 2018. http://dx.doi.org/10.35537/10915/69402.

Texte intégral
Résumé :
El libro de la cátedra de Historia de las Artes Visuales III de la Facultad de Bellas Artes de la UNLP se titula Figuraciones de una Modernidad Descentrada: derivas sobre algunos temas de las artes visuales en América Latina y Europa, entre 1850-1950. Se presenta como continuidad de contenidos y enfoques elaborados en el primer volumen, titulado <i>Revoluciones, apropiaciones y críticas a la modernidad. Itinerarios del arte moderno entre América Latina y Europa (1830-1945)</i>. Como ya se subraya en dicho texto, la asignatura se compone de cuatro módulos o bloques temáticos: la idea de modernidad, las periodizaciones, ciclos y narrativas en las artes visuales, el proceso de consolidación y trasformación del arte moderno durante el siglo XIX en Europa y América Latina; el ciclo de las vanguardias históricas europeas y las producciones artísticas latinoamericanas entre el cosmopolitismo y el regionalismo en la primera mitad del siglo XX. Los temas abordados en este libro, enmarcados en el cuarto módulo, exploran algunos aspectos del resto de los contenidos posibles; la estrategia comparativa entre América Latina, Argentina y Europa se establece a partir de algunos tópicos y subtemas haciendo hincapié en un eje sincrónico descentrado y en una deriva de sentido y de articulaciones. Por lo tanto, esta nueva propuesta del libro de cátedra aborda el estudio y la reflexión de algunos caminos y experiencias de la modernidad artística desde una perspectiva que invierte el eje Europa- Latinoamérica, a partir de los conceptos de modernidades paralelas y simultáneas, el regionalismo, la antropofagia y las apropiaciones críticas de las narrativas y operaciones dominantes de la historia del arte. La cátedra observa el Arte moderno a través de los conceptos de tensión, revolución y regionalismo crítico. En esta oportunidad, se propone acercar una mirada a las respuestas artísticas a las relaciones de poder, entre las culturas centrales y las periféricas desde el desarrollo de algunas temáticas opacadas, géneros subestimados y dispositivos no considerados habitualmente; se trata de enfocar el estudio sobre obras que han dado respuestas dinámicas a los procesos de modernidad, modernización e identidad. El propósito es que los alumnos y alumnas puedan encontrar una metodología de estudio y comprensión de una historia del arte en construcción permanente, desde el análisis de una imagen, un proceso, un contexto crítico, a través del desplazamiento de la mirada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Chapitres de livres sur le sujet "Antropofagia Cultural"

1

« CAPÍTULO V. Antropofagia : consumo cultural, modernidad y utopía ». Dans Canibalia, 393–460. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2008. http://dx.doi.org/10.31819/9783964562449-007.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie