Littérature scientifique sur le sujet « Aprendizagem de forma espiral »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Aprendizagem de forma espiral ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Aprendizagem de forma espiral"

1

Gouveia, Relicler Pardim. « Uma experiência com professores de matemática utilizando o software XLOGO ». Revista Sítio Novo 4, no 2 (1 avril 2020) : 19. http://dx.doi.org/10.47236/2594-7036.2020.v4.i2.19-29p.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este artigo tem por objetivo analisar a construção do conceito de paralelogramo e triângulo isósceles através de uma prática com o uso do<em> software</em> Xlogo. A dinâmica de trabalho consistiu na concepção/elaboração/análise/reflexão de tarefas que foram desenvolvidas com professores de matemática. Para tanto, assumiu-se como teoria os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem proposta por José Armando Valente. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram registros escritos produzidos pelos professores participantes e o diário de campo do professor formador. A análise permitiu constatar que os ciclos de ações e a espiral da aprendizagem podem possibilitar a análise da aprendizagem compartilhada no que diz respeito à troca de saberes entre o professor formador e os participantes dessa ação.</p><p><strong>Palavras-chave:</strong> Ciclo de ações. Espiral de aprendizagem. Xlogo.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Miranda, Claudia Steffany da Silva, Suely Scherer, Adamo Duarte De Oliveira et Antônio Sales. « Jogos Virtuais em Aulas de Matemática : Ações de um Aluno em um Jogo Virtual Envolvendo o Conceito de Ângulo ». Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas 16, no 6 (15 janvier 2016) : 395. http://dx.doi.org/10.17921/2447-8733.2015v16n6p395-404.

Texte intégral
Résumé :
<p>Este artigo apresenta um recorte de uma pesquisa de mestrado cujo objetivo foi analisar de que forma o conhecimento sobre ângulo pode ser (re)construído por alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental ao tomarem decisões em um jogo virtual. Neste trabalho analisamos o processo de um dos alunos participantes da pesquisa. A ação da pesquisa foi estruturada em encontros presencias com o jogo virtual DD Tank, que tem como um dos objetivos vencer batalhas com tiros disparados por um avatar. O referencial teórico da pesquisa foi a Teoria das Situações Didáticas e os estudos sobre o ciclo de ações e a espiral da aprendizagem. Com base na análise dos dados foi possível concluir que o jogo foi<br />um contexto desafiador para a aprendizagem sobre conhecimentos relacionados a ângulo, e do uso dele surgiu a necessidade de compreender<br />o conceito de ângulo, que foi (re)construído de acordo com diferentes atividades.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Gonçalves, Adair Vieira, et Elvira Lopes Nascimento. « Avaliação formativa : autorregulação e controle da textualização ». Trabalhos em Linguística Aplicada 49, no 1 (juin 2010) : 241–57. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-18132010000100016.

Texte intégral
Résumé :
A revisão crítica dos procedimentos de avaliação deve constituir uma instância destinada a melhorar a qualidade das aprendizagens que ocorrem na interação de um professor com seus alunos, centrando-se fundamentalmente em suas capacidades, competências, interesses e aptidões, o que faz dessa avaliação uma parte integral e natural da aprendizagem. A avaliação como um processo integrado à aprendizagem alia-se às perspectivas da pesquisa-ação, o que implica entender o ensino como um processo contínuo, em espiral, de ação-observação-reflexão-nova ação, perspectiva que considera a interação humana e a intervenção social presente em todos os processos formativos como processos de busca permanente e de construção coletiva. Considerando que, em relação à linguagem, aprender a ler e a produzir textos demanda aprendizagem de operações linguageiras necessárias para o desenvolvimento de capacidades de linguagem (DOLZ & BRONCKART, 2002), o presente artigo procura contribuir para mudar a atual cultura avaliativa mediante uma proposta de avaliação formativa (PERRENOUD,1999), na qual o processo de mediação e de formação propicie a mobilização de capacidades de ação, discursivas e linguístico-discursivas (SCHNEUWLY & DOLZ, 2004) dos aprendizes e, dessa forma, possa ser apreendido pelo professor e reconhecido pelo aluno. Assim, toma-se o conceito de capacidade para diagnosticar e monitorar as dificuldades e obstáculos à aprendizagem. A partir daí, o olhar investigativo, a prática reflexiva e os registros do professor guiam o processo de evolução do aluno e a constituição de objetivos de ensino para propiciar aprendizagem da leitura, compreensão, interpretação, produção e transposição para outras situações de comunicação que vão além daquelas enfocadas na sala de aula. Aponta-se a utilização da ficha de avaliação (DOLZ, GAGNON, TOULOU, 2008) como instrumento de mediação entre o processo de avaliação formativa e os processos de reflexão e refacção individual, entre os pares e coletiva da produção escrita, a partir dos objetos apontados sobre um gênero textual.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

MARQUEZAN, FERNANDA FIGUEIRA, et Marília Costa Morosini. « Espiral da Aprendizagem Docente : compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral : the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher) ». Crítica Educativa 3, no 2 (13 septembre 2017) : 676. http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142.

Texte intégral
Résumé :
Apresenta-se a Espiral da Aprendizagem Docente, constituída a partir da compreensão de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sobre o seu processo de formação no curso de Pedagogia de uma IES comunitária e filantrópica do sul do país. A metodologia, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados ancoram-se na Análise Textual Discursiva sobre entrevistas e documentos oficiais nacionais e institucionais. Foram identificadas as categorias de Prática Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necessários à Docência, Interlocução Teoria-Prática e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente. Chegou-se ao entendimento de que, na medida em que as experiências vivenciadas pelas egressas nas práticas de iniciação à docência foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de ações concretas de situações de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas [re]construíram o processo de tornar-se professor. Assim, entende-se que o PIBID contribui com a aprendizagem docente, constitui-se em um programa para formação inicial de professores, proporcionando aos estudantes diferentes interpretações sobre o que significa ser professor. Palavras-chave: Educação superior. Aprendizagem docente. PIBID. Formação de professores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Oliveira, Braulio Nogueira de, José Geraldo Soares Damico et Alex Branco Fraga. « Espiral construtivista em cursos de graduação em educação física : ensinando sobre o Sistema Único de Saúde ». Revista Brasileira de Atividade Física & ; Saúde 23 (8 novembre 2018) : 1–5. http://dx.doi.org/10.12820/rbafs.23e0031.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste artigo foi descrever uma experiência curricular fundamentada no referencial da espiral construtivista em uma disciplina do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). Em quatro encontros, cada um com quatro horas-aula, em duas turmas, práticas corporais e atividades físicas (PCAFs) em interface com o SUS foram tematizadas através da elaboração e do atendimento de casos-problemas. Inspirados em situações do cotidiano de trabalho, equipes formadas pelos estudantes delimitaram e estudaram objetivos de aprendizagem a partir de necessidades emergentes. Procedimentos como a organização em rede, as tecnologias de apoio matricial, projeto terapêutico singular, uso de prontuário, genograma, ecomapa, entre outros, delimitaram o foco do trabalho de contextualização do uso das PCAF nos casos-problemas. Considerando a avaliação realizada, conclui-se que a proposta potencializou a aprendizagem dos estudantes a respeito dos saberes e práticas relativos ao SUS.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Daura, Florencia Teresita. « Aprendizaje autorregulado e intervenciones docentes en la universidad ». Revista Educación 41, no 2 (25 juin 2017) : 1. http://dx.doi.org/10.15517/revedu.v41i2.21396.

Texte intégral
Résumé :
Se presentan los resultados de una investigación en la que se plantearon dos objetivos: identificar las estrategias didácticas personalizadas que el profesorado utiliza en el aula y que favorecen el desarrollo de la autorregulación en sus estudiantes y elaborar un marco interpretativo que permita comprender cómo se desenvuelve la interacción académica entre el personal docente universitario y estudiantes a fin de corroborar si se manifiestan o no las estrategias mencionadas. Se instrumentó un diseño mixto, cuali-cuantitativo en el que se efectuaron observaciones no participativas de espacios de aula a cargo de 75 docentes del Ciclo Clínico de la carrera de Medicina de una universidad privada. La información tratada de forma cualitativa se analizó con la metodología propuesta por la teoría fundamentada (Strauss y Corbin, 1998) con la cual emergieron cuatro categorías de análisis, dos vinculadas con el aprendizaje autorregulado y otras dos con las estrategias mencionadas, cuya integración permitió establecer una categoría nuclear que se denominó espiral personalizante correguladora del aprendizaje. Finalmente, las subcategorías encontradas fueron cuantificadas a fin de triangular la información obtenida por el análisis cualitativo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Miguel, Edson Arpini, Letícia Cabrini Girotto, Adriana Lenita Meyer Albiero, Irinéia Baretta et Paulo Roberto Donadio. « De que adianta aprender se não for para aplicar ou transmitir ? » JMPHC | Journal of Management & ; Primary Health Care | ISSN 2179-6750 8, no 3 (19 septembre 2018) : 3–4. http://dx.doi.org/10.14295/jmphc.v8i3.589.

Texte intégral
Résumé :
Introdução: A participação de grupos dentro da área da saúde, que tenham origem em cursos de graduação distintos, na prática docente, entende-se que o trabalho conjunto de pessoas de formações diferentes quando realizado com planejamento, objetivos definidos, orientado por competências, torna-se uma importante alternativa para o aprendizado e para a melhor atenção à saúde. Esta atividade de Práticas colaborativas é um o processo pelo qual pessoas em diversos níveis de conhecimento trabalham juntas, em pequenos grupos, com vistas a um objetivo comum. No Curso de Processos Educacionais na Saúde (PES) um espaço de aprendizagem colaborativa com interdependência positiva, responsabilização individual e habilidades interpessoais. Perrenoud utiliza o termo “trabalhar em equipe” quando fala das 10 Novas Competências para Ensinar (2000). Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), Prática Colaborativa na atenção à saúde ocorre quando profissionais de saúde de diferentes áreas prestam serviços com base na integralidade da saúde, envolvendo os pacientes e suas famílias, cuidadores e comunidades para atenção à saúde da mais alta qualidade em todos os níveis da rede de serviços, a partir dos três grandes objetivos definidos pelo PES: (1) a formação de facilitadores, (2) utilização de metodologias ativas de ensino aprendizagem, (3) visando a melhoria da qualidade e segurança de atenção em saúde; Objetivo: descrever as atividades e reflexões produzidas no Curso de Processos Educacionais. Métodos: As reflexões descritas fazem parte da compilação de ações e atividades do referido curso em diálogo com vários autores, monitoradas por portfólio reflexivo, avaliação por pares e auto avaliação, além de avaliação formativa por parte da gestora de aprendizagem do grupo. Resultados/discussão: Basicamente, o trabalho consistiu em três cenários de ensino, em que as atividades sofreram influência direta do PES, aprimorando conhecimentos e ampliando a visão da metodologia até então utilizada. Os cenários foram: 1. Ambulatorial a. Pequenos grupos b. Reconhecendo as fronteiras ou limites de conhecimento e propondo estratégias de ensino como facilitador. c. Apresentando novas formas de avaliação d. Exercitando o feedback 2. Disciplina interprofissional a. Problematização utilizando o Arco de Maguerez b. Portfólio: como avaliação contínua de disciplina. c. Avaliação: sócio afetiva, psicomotora, pares e autoavaliação. 3. Hospitalar a. Revisão de prontuários: como e o que pesquisar, definindo prioridades. b. Comunicação com equipe e familiares c. Briefing e debriefing: com feedback apreciativo aos residentes. O PES proporcionou a possibilidade de discutir com profissionais de outras áreas aimportância de estratégias inovadoras que possam desenvolverprogramas para motivar a força de trabalho de forma ampla com o olhar para o serviço de saúde, conforme suas áreas de atuação. O referencial teórico mais importante quanto à estas práticas é O Marco para Ação em Educação Interprofissional e Prática Colaborativa(OMS 2010) que enfatiza a situação atual da colaboração interprofissional no mundo, identifica os mecanismos que resultam no trabalho em equipe colaborativo bem-sucedido e delineia uma série de itens para a ação que os formuladores de políticas podem aplicar em seu sistema de saúde local. Este trabalho procurou enfatizar que o termo Educação interprofissional pode ser utilizado quando duas ou mais profissões aprendem sobre os outros, com os outros e entre si para a efetiva colaboração e melhora dos resultados na saúde. Porém, tanto a atuação no PES, quanto a atuação diária nas instituições, necessita de referenciais teóricos, muitas vezes relegados a um segundo plano, quando da execução de projetos deste vulto. Na atividade escolar existem três elementos centrais, para que o desenvolvimento ocorra com sucesso: o estudante, o professor e a situação de aprendizagem. A busca por conhecimento sobre teorias de aprendizagem tentando aprimorar a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, tentando explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento, se mostrou uma das lacunas de conhecimento tanto do grupo PES, quanto nas atividades docentes. Mitre S M (2008) questiona: “Mas por que tem se tornado imperioso rediscutir os processos de ensino-aprendizagem necessários à formação para o trabalho em saúde?“ Entre as respostas da autora, seleciona-se uma mais apropriada, embora complementar com as demais: “a configuração de uma nova modalidade de organização do espaço-tempo social, as sociedades de controle, o que torna imperiosa a adoção de uma postura crítica sobre a inscrição do sujeito no mundo — aqui incluído o trabalho — caracterizando um verdadeiro ato de resistência”. Conhecer, mesmo que em linhas gerais as divisões das Teorias de aprendizagem do Behaviorismo, das chamadas Teorias de Transição classificadas como o inicio do cognitivo moderno até as Teorias Cognitivas, auxiliam a fundamentação que sustentam estas reflexões. Mereceu especial atenção, influenciando diretamente a prática, o tempo e a profundidade reservados à analise da Espiral Construtivista, metodologia problematizadora, em currículos que utilizavam metodologias ativas de ensino aprendizagem. Segundo Lima (2017), a experiência com a Espiral, revelou que, a partir do processamento de problemas, as questões de aprendizagem, elaboradas pelos estudantes, apresentavam maior articulação disciplinar do que o guia do tutor produzido pelos professores. Será possível utilizar esta metodologia em todos os momentos e com diferente número de pessoas? A utilização de grupos de até 10 pessoas permite que conheçamos de forma individual cada um dos participantes com oportunidade de oferecer feedback apropriado e em tempo adequado. O Pequeno Grupo se constitui quando existem pessoas que compartilham o mesmo ambiente, com objetivos em comum e que trabalham coletivamente para alcançá-los, estabelecendo metas e estratégias, e centrando-se na realização de tarefa. Nesse contexto os participantes assumem e adjudicam papéis, permitindo a visão diversificada e o desempenho crítico diante das situações reais, bem como a construção coletiva de atitude (des)alienantes. A prática no PES foi de extraordinária riqueza quando exercitada a facilitação, nas várias formas e momentos, mas principalmente, quando nos deparou-se com situações de embate teórico ou de relatos de experiência, e porque não, nos momentos de avaliação. A descrição destes “papéis” desenvolvidos por cada um está bem documentada em Pichon-Riviere (1998), em especial quando “denuncia os conteúdos latentes da grupalidade” embora tenham sido, inicialmente, os estudos Bion (2010) que trouxeram a tona a noção de cultura de grupo, considerando os conflitos existentes entre a mentalidade de grupo e os desejos individuais , afirmando que pode haver uma “mudança catastrófica”, quando ideias novas promovem uma ruptura na mentalidade do grupo prevalente, para constituir uma nova. Finalmente, aquele autor, afirma que é na confluência das experiências individuais e coletivas que nasce o conteúdo que será manifestado pelo porta-voz do grupo. Diria-se: “Mas para pensar e fazer assim, tem que sair da caixinha.” Quando nos reportamos a estes referenciais e de que forma exercitamos no PES, obrigatoriamente, nos vimos colocados de forma antagônica aos princípios de explicação do Paradigma Clássico (redução, separação e simplificação), pois ele unifica o que é múltiplo, quantifica o que é qualificável, simplifica o que é complexo. Outra visão, tende a ser ampliada na perspectiva do Paradigma da Complexidade, quando questiona/perturba o paradigma “clássico”, trazendo a ideia de Morin (2002), sobre a complexidade das relações: antireducionista aberta e dialética para que possa ser dialógica. Trazendo a relação de convívio e inseparabilidade dos antagônicos, dos concorrentes, dos contrários. Conclusão: Participar do PES, trouxe a possibilidade de construir solidas relações em função do trabalho individual e coletivo, mostrando a relevância da comunicação entre componentes, observando diferentes níveis de compreensão, com o desenvolvimento da escuta. Não faltaram embates e demonstrações claras de diferenças de pontos de vista e conceitos, porém, ideias defendidas e respeitadas, de forma a não prejudicar os relacionamentos futuros, mas numa perspectiva dialógica.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Marinho, Lucas Linhares, et Minos Martins Adão Neto. « Uma abordagem do sistema caótico por meio de circuitos elétricos no Ensino Médio usando simulação computacional ». Revista do Professor de Física 3, Especial (6 juillet 2019) : 87–88. http://dx.doi.org/10.26512/rpf.v3iespecial.25895.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho destaca o estudo sobre a abordagem do sistema caótico em circuitos elétricos em atividades didáticas no ensino de Física, no Ensino Médio, através de simulações computacionais. O objetivo desta pesquisa é aplicar um sistema não linear aos circuitos e suas equações relacionadas para então analisar e verificar o comportamento dos mesmos, assunto o qual faz parte da Eletrodinâmica e que são estudados no 3º ano do ensino médio, de forma mais dinâmica, contextualizada e com auxílio de um software gratuito e de fácil acesso. Vale destacar que um detalhe importante neste trabalho, foi inserir o conteúdo de sistema caótico, assunto que nem na Graduação se vê. Esse é o diferencial do trabalho, incorporar um conteúdo que não está inserido na matriz curricular do Ensino Médio, mas a intenção aqui é apenas contextualizá-lo dentro dos circuitos elétricos e mostrar a importância do mesmo usando simulações para melhor compreendê-los, sempre usando a interdisciplinaridade e contextualizando. Todavia, destacamos que no desenvolvimento de nossas atividades a participação dos alunos deve ser intensa, de modo a tornar o aprendizado potencializado. A simulação computacional será abordada por um software chamado Modellus que será um recurso a ser usado como estratégia para intermediar o ensino de circuitos elétricos envolvendo sistema caótico e tornar a aprendizagem mais significativa através de gráficos e modelagens matemáticas provenientes do software. As atividades propostas nessa pesquisa serão baseadas na teoria construtivista de Jerome Bruner que leva em consideração o ensino por descoberta e a proposta de um currículo em formato espiral, na qual o conteúdo é proposto de forma superficial e aprofundado de acordo com o aprendizado do aluno.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Iha, Tayná, Heitor De Andrade Rodrigues, Cindy Yissel Correa Tibocha, Denise Teresinha Almeida Marcon et Michel Milistetd. « A trajetória de vida do treinador de canoagem havaiana : desafios inerentes ao estabelecimento e desenvolvimento do campo de atuação profissional ». Educación Física y Ciencia 22, no 2 (1 juin 2020) : e124. http://dx.doi.org/10.24215/23142561e124.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo do presente estudo foi descrever as situações episódicas da trajetória de vida de um treinador de canoagem havaiana no seu desenvolvimento e no estabelecimento do seu campo de atuação. Foi realizada uma entrevista semiestruturada baseada em incidentes críticos. A análise dos dados se deu pela espiral de Creswell e os resultados foram apresentados em vinhetas do tipo retrato. Identificou-se sete contextos com os episódios marcantes da sua trajetória, divididos nas vinhetas: infância, inserção na canoagem havaiana, trilhando por um novo caminho, a estruturação do clube, consequências do crescimento: positivas e negativas, busca constante por conhecimento e dias atuais. O desenvolvimento do treinador pareceu se dar pelas experiências ao longo da vida, iniciando por aquelas vivenciadas na infância. O curso de Educação Física, por sua vez, contribuiu para aprendizagem de conhecimentos interpessoais, necessários ao desenvolvimento da relação treinador-atleta. Já o estabelecimento do campo de atuação se deu por iniciativa própria, uma vez que a canoagem havaiana era emergente no Brasil e ainda não possuía um campo estabelecido.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Moreira, Adelson F., José Geraldo Pedrosa et Ivan Pontelo. « O CONCEITO DE ATIVIDADE E SUAS POSSIBILIDADES NA INTERPRETAÇÃO DE PRÁTICAS EDUCATIVAS ». Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte) 13, no 3 (décembre 2011) : 13–29. http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172011130302.

Texte intégral
Résumé :
A aula, seus artefatos, seus sujeitos e as relações que se estabelecem em seu acontecimento são discutidos à luz da teoria da atividade, tendo como questão norteadora a identificação dos seus conceitos nucleares e de suas possibilidades de estimular práticas educativas. A abordagem é realizada a partir de autores que têm diferenças entre si, mas que possuem uma relação com a dialética marxiana: Vygotsky, Adorno, Leontiev e Engeström. O ensaio é elaborado como uma espiral em quatro giros. O primeiro giro parte das noções de ambiente de aprendizagem e de prática educativa. A meta é definir a sala de aula como um complexo interativo. Aqui são discutidas a cognição e seu caráter distribuído e a inteligência como uma realização e, não, como posse. O segundo giro é sobre a noção de atividade e a meta é relacioná-la com a práxis, que se efetiva quando uma atividade objetal possibilita a formação da consciência. Essas elaborações foram feitas mediante interlocuções com ideias de Vygotsky e de Leontiev. Em seguida aparecem o sujeito e sua aprendizagem. O pano de fundo é a relação entre sujeito e objeto. O que é afirmado é que o sentido que o indivíduo atribui às ações está relacionado ao motivo que o leva a participar de uma atividade. O último giro é sobre a atividade como um complexo de relações sociais. O principal convidado é Engeström. A meta é relacionar as noções de atividade e de experiência para evidenciar o sentido dialético de ambas. Busca-se elaborar um referencial que possibilite refletir sobre como se articulam os fatores materiais e os agentes humanos na promoção de oportunidades de aprendizagem; um referencial capaz tanto de possibilitar interlocuções teóricas, quanto de fomentar empirias. Esse propósito constituiu-se a partir de uma convergência de perspectivas sobre a cognição, a aula e a escola, que resultou na conceituação de prática educativa e de ambiente de aprendizagem escolar.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Aprendizagem de forma espiral"

1

Marquezan, Fernanda Figueira. « A espiral da aprendizagem docente : processos formativos de egressos do Programa Institucional de Bolsa de Inicia??o ? Doc?ncia ». Pontif?cia Universidade Cat?lica do Rio Grande do Sul, 2016. http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/6657.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Setor de Tratamento da Informa??o - BC/PUCRS (tede2@pucrs.br) on 2016-05-10T12:13:01Z No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDA_FIGUEIRA_MARQUEZAN_COMPLETO.pdf: 11666932 bytes, checksum: 2ed87147b5fea2d6c747973dae9de2bf (MD5)
Made available in DSpace on 2016-05-10T12:13:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TES_FERNANDA_FIGUEIRA_MARQUEZAN_COMPLETO.pdf: 11666932 bytes, checksum: 2ed87147b5fea2d6c747973dae9de2bf (MD5) Previous issue date: 2016-03-01
This doctoral dissertation in Education is part of the research line "Training, Policies and Practices in Education", of the PPGEdu/PUCRS and it is part of a set of work and research carried out at the Center for Studies in Higher Education (CSHE). The general purpose in this research was to analyze the impact of formative processes experienced by IT Scholarship Holders, former students of PIBID Education in teaching activity. The specific aims were: - to identify the educational processes of former students together to the Institutional Program of Introduction to Teaching - PIBID/UNIFRA; - to recognize how the former students of the program understand the relationships between academic knowledge, school knowledge and experiential knowledge in the context of practices of teaching initiation to the Sub-project of Education; - to show how the relationship between university and school contributes to the quality of training of former scholarship holders; - To assess how former scholarship holders realize their employability and; - to point some indicators for the quality of the Sub-project of the Area of Education. The methodology used was based on the interpretative paradigm under a qualitative approach, a case study type - Sub-project of the Area of Education, of a philanthropic and community HEI. The target subjects of the research were six (06) former scholarship holders of the Sub-project. The research instruments were narrative interviews and official documents (legislation, PPC of the Education Major, Institutional PIBID UNIFRA Project, Sub-project of Education). The Theoretical Framework involved in this work, was based mainly on authors such as: Bolzan (2006, 2009), Bolzan; Isaia (2006, 2010), Garc?a (1992, 1999, 2009), Morosini (2001, 2005, 2010, 2014, 2015), Tardif (2000, 2002), ZEICHNER (1992, 1998, 2002, 2010, 2015). The data analysis was based on the Discoursive Textual Analysis (DTA), the following categories of analysis were identified: Reflective Practice as Structuring Element of Teaching Activity, Multiplicity of Knowledge Needed to Teaching, Theory and Practice Interlocution, and Being a teacher: Identitarian Process and Professional Development of Teachers. The data analysis relied on the interrelationship of Regulatory Frameworks, Theoretical Framework and Discursive Framework. Based on the analysis which was carried out, it is possible to affirm that it constitutes an understanding of teaching activity of former students of PIBID Education systematized by the Spiral of the Teaching Activity. The Spiral of the Teaching Activity is characterized therefore by the movement produced by the process of learning how to be a teacher, which is being built and made up over training and educational performance. Thus, we arrive at that understanding, to the extent that the experiences lived by the former students in initiation practices to the teaching of the Sub-project Education, were reconstructed and a new meaning was offered, through concrete actions of learning situations regarding the school reality, the undergraduate students constructed and reconstructed the process of becoming a teacher.
Este trabalho de tese de doutorado em Educa??o insere-se na linha de pesquisa ?Forma??o, Pol?ticas e Pr?ticas em Educa??o?, do PPGEdu/PUCRS e faz parte do conjunto de trabalhos e pesquisas produzidos no Centro de Estudos em Educa??o Superior (CEES). A pesquisa teve o objetivo geral de analisar as repercuss?es dos processos formativos vivenciados por Bolsistas ID, Egressos do PIBID Pedagogia na aprendizagem docente. Os objetivos espec?ficos consistiram em: - identificar os processos formativos dos egressos junto ao Programa Institucional de Inicia??o ? Doc?ncia ? PIBID/UNIFRA; - reconhecer como os egressos compreendem as rela??es entre os saberes acad?micos, saberes escolares e os saberes experienciais no contexto das pr?ticas de inicia??o ? doc?ncia do Subprojeto da Pedagogia; - evidenciar como a rela??o entre universidade e escola contribui para a qualidade da forma??o dos bolsistas egressos; - avaliar como os bolsistas egressos percebem a sua empregabilidade e; - apontar indicadores para a qualidade do Subprojeto da ?rea da Pedagogia. A metodologia utilizada esteve pautada no paradigma interpretativo, sob uma abordagem qualitativa, de tipo estudo de caso ? Subprojeto da ?rea da Pedagogia, de uma IES filantr?pica e comunit?ria. Os sujeitos alvo da pesquisa foram seis (06) Bolsistas Egressas do Subprojeto. Os instrumentos da investiga??o foram entrevistas narrativas e documentos oficiais (legisla??o, PPC do Curso de Pedagogia, Projeto Institucional PIBID UNIFRA, Subprojeto da Pedagogia). O Marco Te?rico envolvido neste trabalho ancora-se, principalmente, em autores como: Bolzan (2006, 2009), Bolzan; Isaia (2006, 2009, 2010), Garc?a (1992, 1999, 2009), Morosini (2001, 2005, 2010, 2014, 2015), Tardif (2000, 2002), ZEICHNER (1992, 1998, 2002, 2010, 2015). A an?lise dos dados fundamentou-se na An?lise Textual Discursiva (ATD); identificaram-se as seguintes categorias de an?lise: Pr?tica Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necess?rios ? Doc?ncia, Interlocu??o Teoria-Pr?tica, e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente e Processo Identit?rio. A an?lise dos dados apoiou-se na inter-rela??o dos Marcos Regulat?rios, Marcos Te?ricos e dos Marcos Discursivos. Com base nas an?lises realizadas, podemos afirmar que se constitui uma compreens?o da aprendizagem docente das Egressas do PIBID Pedagogia sistematizada pela Espiral da Aprendizagem Docente. A Espiral da Aprendizagem Docente caracteriza-se, portanto, pelo movimento produzido pelo processo de aprender a ser professor, que vai sendo constru?do e constitu?do ao longo da forma??o e atua??o docente. Assim sendo, chega-se ao entendimento de que, na medida em que as experi?ncias vivenciadas pelas Egressas nas pr?ticas de inicia??o ? doc?ncia do Subprojeto Pedagogia foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de a??es concretas de situa??es de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas constru?ram e [re]constru?ram o processo de tornar-se professor.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Araújo, Flávio Henrique de Lima. « Matemática Financeira para alunos de cursos profissionalizantes ». Universidade Federal de Goiás, 2016. http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tede/6369.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-07T15:41:58Z No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Approved for entry into archive by Luciana Ferreira (lucgeral@gmail.com) on 2016-10-07T15:42:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2016-10-07T15:42:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Dissertação - Flávio Henrique de Lima Araújo - 2016.pdf: 2470277 bytes, checksum: 98aebe9eec0d82b83067f3300fa2061c (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-07-11
This paper presents the most important issues of Financial Mathematics for students of professional courses, mid-level technical training, target of this proposal. What is intended here was to approach these issues in a more accessible language to the audience, since most of them came into contact with the Financial Mathematics just to join a professional course of technical training and others who came from disastrous experiences with mathematics. Language is not full of technical terms and is brought closer to the daily lives of students. The formulas start from ideas present problems-situations and will develop to take the algebraic form itself. The content is presented in a different order from many textbooks available in the market, but with the intention that learning is done spiral form, that is, the contents are reproduced from time to time and that the structure of a content serve as basis for construction of the following content.
Neste trabalho são apresentados os temas mais importantes da Matemática Financeira para os alunos de cursos profissionalizantes, formação técnica de nível médio, público-alvo desta proposta. O que se pretendeu aqui foi a abordagem destes temas numa linguagem mais acessível ao público-alvo, uma vez que a maioria deles veio a ter contato com a Matemática Financeira apenas ao ingressarem num curso profissionalizante de formação técnica e outros ainda que vieram de desastrosas experiências com a Matemática. A linguagem não é carregada de termos técnicos e é trazida mais para o cotidiano dos alunos. As fórmulas iniciam a partir de ideias presentes em situações-problemas e vão se desenvolvendo até tomarem a forma algébrica propriamente dita. Os conteúdos são apresentados em uma ordem diferente de muitos materiais didáticos disponíveis no mercado, mas com a intenção de que a aprendizagem se faça de forma espiral, isto é, os conteúdos sejam retomados de tempo em tempo e que a estrutura de um conteúdo sirva de base para construção do conteúdo seguinte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Valente, José Armando 1948. « A espiral da espiral de aprendizagem : o processo de compreensão do papel das tecnologias de informação e comunicação na educação ». [s.n.], 2005. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/284458.

Texte intégral
Résumé :
Tese (livre-docência) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes
Made available in DSpace on 2018-08-20T05:36:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Valente_JoseArmando_LD.pdf: 2420904 bytes, checksum: e2628b9115993a6c3142bd2728fcc56b (MD5) Previous issue date: 2005
Resumo: Estamos aprendendo desde o primeiro momento da nossa vida, mas sabemos muito pouco sobre o nosso próprio processo de aprendizagem. Esse trabalho procura compreendê-lo, sobretudo no que diz respeito à interação do aprendiz com as tecnologias de informação e comunicação. O objetivo da tese é analisar e discutir o processo de compreensão do papel dessas tecnologias na educação, mais especificamente na construção de conhecimento. Esse processo aqui se apresenta como uma compreensão gradativa, descrita em diversos artigos, que evoluíram em complexidade, levando à idéia da espiral de aprendizagem. Os artigos funcionam, portanto, para mostrar como se deu essa evolução, e como novos conhecimentos, já existentes na literatura, em diferentes áreas do conhecimento, foram assimilados, foram arrebanhados e enlaçados, constituindo novos níveis dessa espiral. Foram selecionados quatro artigos que descrevem diferentes versões dessas idéias: "Usos do computador na Educação" e "Logo: mais do que uma linguagem de programação", publicados em 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" e "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", publicados respectivamente em 1999 e 2002. Eles funcionam, então, como marcos, produtos parciais de um mesmo trabalho, e registram diferentes níveis da espiral. Inicialmente, o computador era entendido como meio para representar o conhecimento do aprendiz, explicitando o raciocínio usado na resolução de problemas ou projetos. No entanto, fica patente que, além de representado, o "raciocínio" pode ser também executado por intermédio da máquina, oferecendo resultados que servirão para melhorar esta representação e, conseqüentemente, o conhecimento subjacente. Com isto, surgiu a idéia de ciclo de ações descrição-execução-reflexão-depuração. Porém, os avanços computacionais e uma melhor compreensão sobre a aprendizagem têm mostrado que a imagem da espiral capta melhor o processo de construção de conhecimento que resulta da interação aprendiz-computador. As idéias do ciclo de ações e da espiral de aprendizagem foram aplicadas em diversos contextos, por exemplo, na análise dos diferentes softwares usados na educação, no desenvolvimento da abordagem do estar junto virtual de educação a distância, na elaboração de idéias sobre a aprendizagem continuada ao longo da vida, como pressuposto teórico de diversos projetos de pesquisa e de formação de educadores e no trabalho com alunos de pós-graduação. Esta tese reúne esses resultados, discutindo cada uma das aplicações e mostrando de que forma essas discussões contribuíram também para gerar novos conhecimentos, que foram incorporados à própria evolução das concepções de ciclo e da espiral de aprendizagem
Abstract: We are learning from the first moment of our lives yet we know very little about our own learning process. This work aims to formulate a better understanding of learning, primarily in terms of what happens when the learner interacts with the information and communication technologies. The objective of the thesis is to analyze and discuss the process of understanding the role of these technologies in education, more specifically, in knowledge construction. This understanding has been constructed and described in various articles, which have evolved in complexity, leading to the idea of the learning spiral. The articles show how this evolution happened, and how new knowledge, already existing in the literature in several fields of knowledge, was assimilated, were assembled, and were intertwined, constituting new levels of this spiral. Four articles were selected, describing different versions of these ideas: "Usos do computador na Educação" and "Logo: mais do que uma linguagem de programação", published in 1991, "Análise dos diferentes tipos de software usados na educação" and "A espiral da aprendizagem e as tecnologias da informação e comunicação: repensando conceitos", published respectively in 1999 and 2002. They serve as landmarks, partial products of the same work, registering different levels of the spiral. Initially, the computer was understood as a means to represent the learner's knowledge, making explicit the reasoning used in solving problems or projects. However, it became clear that in addition to representing reasoning, this "reasoning" could be executed by the machine, providing results that could serve to improve the initial representation, and consequently, the underlying knowledge. In this way, the notion appeared of a cycle of actions, description-execution-reflection-debugging. However, the computational advances and a better understanding of learning have shown that a spiral better captures the process of knowledge construction that takes place in the learner-computer interaction. These ideas of the action cycle and the learning spiral have been applied in a variety of contexts, for example, in the analysis of different software used in education, in the development of the virtual being together approach to distance education, in the elaboration of ideas about lifelong learning. They have also been used as the theoretical premise of various research and educator development projects, as well as in the work with graduate students. In addition to discussing each of these applications, it is shown how the results obtained also contributed to the generation of new knowledge that was incorporated into the actual evolution of the concepts of the cycle and the learning spiral
Tese (livre-docencia) - Univer
Comunicação Social
Livre Docente
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Wiesse, Rebagliati Juan Pablo. « El símbolo de la espiral en el arte como forma recurrente en visiones y ritos ancestrales ». Bachelor's thesis, Pontificia Universidad Católica del Perú, 2019. http://hdl.handle.net/20.500.12404/15463.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Martinelli, Selma de Cássia 1964. « Aprendizagem de forma e conteudo em situação de conflito cognitivo ». [s.n.], 1998. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/252281.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Fermino Fernandes Sisto
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação
Made available in DSpace on 2018-07-23T09:01:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Martinelli_SelmadeCassia_D.pdf: 16370125 bytes, checksum: d48d1967cadee68faff1fe5917a1c1dc (MD5) Previous issue date: 1998
Resumo: Muitas pesquisas tem procurado delimitar o papel do conflito cognitivo como um recurso capaz de promover tanto o avanço cognitivo dos sujeitos como obtenção de aprendizagens duradouras. O estudo aqui apresentado também utilizou o conflito cognitivo na tentativa de obter novas aprendizagens e verificar as relações entre a intervenção consecutiva nos conteúdos de Formas Parcialmente Escondidas e Eqüidistância. Assim, os objetivos deste trabalho foram, verificar se houve relação entre o tempo de intervenção e quantidade de conflito no desempenho dos grupos, verificar se a aprendizagem observada pôde ser explicada pelas variáveis tempo de intervenção, idade dos sujeitos e influência de outro conteúdo e estudar a influência do conflito cognitivo como um instrumento capaz de promover a aprendizagem de formas além do conteúdo. Fizeram parte deste estudo 76 sujeitos, com idades entre 5 e 6 anos, que foram aleatoriamente designados para comporem quatro grupos. Dois grupos passaram por intervenção em um conteúdo, sendo um em Formas Escondidas e o outro em Eqüidistância. Os outros dois grupos, tiveram intervenção nos dois conteúdos anteriormente citados, com inversão na ordem de aplicação. Os sujeitos passaram por no máximo quatro intervenções e foram avaliados imediatamente ao final dessas e após decorridos trinta dias. Os resultados globais encontrados foram que, houve uma influência significativa da idade sobre o desempenho dos grupos no conteúdo de Formas Escondidas e que o conteúdo de Formas Escondidas explicou os resultados obtidos em Eqüidistância. Também foi possível falar na ocorrência de uma aprendizagem de formas além de conteúdos
Abstract: Much of the previous research has sought to circumscribe the role of cognitive conflict as a resource capable of promoting both the cognitive advance of the subjects and the achievement of lasting leaning. The study presented here also makes use of cognitive conflict in na attempt to achieve new leaming and ascertain the relationships between the consecutive intervention in the contents of the partially hidden shapes and equidistance tasks. The goals of this research were to determine whether there is a relationship between the time of intervention and the quantity of conflict in the performance of the groups, to ascertain whether the leaming observed can be explained by the variables of time of intervention, age of the subjects, or the influence of other content, and to study the influence of cognitive conflict as na instrument capable of promoting the leaming of forms in addition to the conteni This study comprised 76 subjects between the ages of 5 and 6 years, who were randomly separeted to compose four groups. Two groups underwent intervention in one content, one being in hidden shapes and the other in equidistance. The other two groups received intervention in these same two contents, but in the inverse order of application. The subjects went through a maximum of four interventions and were evaluated immediately following the end of the interventions and again after thirty days. The overall results showed that there was a significant influence of age on the performance of the groups in the hidden forms content, and that the hidden forms content explained the results obtained in the equidistance task. It was also possible to note the occurrence of the leaming of forms in addition to contents
Doutorado
Psicologia Educacional
Doutor em Educação
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Klajn, Susana. « Aprendizagem do adolescente : reconstituição do expoente 1 – na forma invisível ». reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS, 2011. http://hdl.handle.net/10183/37380.

Texte intégral
Résumé :
Este estudo procura investigar a aprendizagem de adolescentes do ensino fundamental, especificamente, dos matriculados na 7a série ou 8º ano. Minhas preocupações dirigem-se à verificação das relações de aprendizagem entre os sujeitos desta pesquisa com um conteúdo específico da álgebra na multiplicação de monômios: o expoente 1 – na forma invisível. O referencial básico fundamenta-se em revisão sobre educação matemática, pesquisas sobre aprendizado de álgebra e em Jean Piaget, nas obras que compõem o terceiro período dos seus estudos sobre o desenvolvimento do pensamento do adolescente ao adulto, como Da lógica da criança à lógica do adolescente, A gênese do número na criança, O desenvolvimento das quantidades físicas na criança, A tomada de consciência, Abstração reflexionante: relações lógico-aritméticas e ordem das relações espaciais e Evolução intelectual da adolescência à vida adulta. A coleta de dados, na perspectiva da pesquisa de caráter qualitativo, dá-se em dois momentos: (1) pesquisa participante: a) trabalho de observação dos alunos de três turmas de 7a série ou 8º ano do ensino fundamental; b) aplicação da avaliação escrita com notação simbólica, em sala de aula; (2) entrevistas individuais semi-estruturadas com nove estudantes. Finaliza com a triangulação dos dados em três estudos de caso. A análise focalizou os êxitos e fracassos dos sujeitos nas atividades propostas a partir dos seguintes conceitos básicos: conservação, estrutura, operação concreta, operação formal, agrupamento e totalidade. Os resultados mostram que o pensamento algébrico do adolescente tem seu poder de significação ligado à construção dos esquemas práticos e conceituais aritméticos e geométricos anteriores em função do grau de novidade das atividades propostas nas situaçõesproblema. Compreendi que os estudantes adolescentes da sétima série somente determinarão modos de chegar aos resultados envolvendo o expoente 1 na sua forma invisível, com a compreensão das suas ações, operações e coordenações. O caminho e os instrumentos utilizados nessa pesquisa tiveram um papel fundamental no favorecimento das relações de compreensão desses estudantes na combinação das vias aritmética, geometria e álgebra.
This study intends to analyze the learning process of adolescents in primary education, especially the ones enrolled in the 7th grade or 8 year. We aim to investigate the learning relations between the subjects of this research with a specific algebra content of multiplication of monomials: the exponent 1 in its invisible form. Our basic referential is based on the revision of mathematics education, researches on algebra learning, and Jean Piaget‟s third period studies on the development of thinking from adolescence to adulthood, like of Child’s logical to teenagers, The child’s number genesis, The development of physical quantities in the child, The consciousness taken, Abstract reflexions: relations logic-aritmetics and ordering of special relations, Intellectual Evolution from adolescence to adulthood and The growth of logical thinking from childhood to adolescence. In the qualitative research perspective, the data collection happens in two moments: (1) participatory research: a) observation of students drawn from three 7th grade classes or 8 year; b) application of written with symbolic notation, in the classroom; (2) individual in two semi-structured interviews with nine students. It ends with the data triangulation in three case studies. The analysis focuses on the subjects‟ successes and failures in the activities proposed with the following basic concepts: conservation, structure, concrete operation, formal operation, grouping and totality. The results show that the adolescents‟ algebraic thought has its power of signification related to the construction of the previous practical and conceptual arithmetical and geometrical schemes according to the level of novelty of the activities proposed in the problemsolving situations. We understood that the students of the 7th grade will only determine ways to find results which include the exponent 1 in its invisible form when they comprehend their actions, operations and co-ordinations. The procedures and instruments used in this research had a fundamental role in helping these students‟ comprehension with the combination of arithmetic, geometry, and algebra.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Felix, Patrícia do Prado. « Análise situacional da gestão do conhecimento em uma Instituição de Ensino Superior por Mmeio da Espiral do Conhecimento ». Florianópolis, SC, 2003. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/84878.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção
Made available in DSpace on 2012-10-20T13:20:09Z (GMT). No. of bitstreams: 0
O estudo aborda o impacto da gestão do conhecimento na área pedagógica da União Educacional de Brasília - UNEB, como fator para a maximização do processo de ensino-aprendizagem, viabilizado por um alinhamento à estratégia organizacional. Considera-se na pesquisa como se encontra a gestão do conhecimento na prática docente a partir da identificação dos processos de conversão da espiral do conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), antes e após a aplicação do alinhamento estratégico. A pesquisa se classifica com um estudo de caso e tem um caráter descritivo, quantitativo e qualitativo. Utilizou-se dois instrumentos de coletas de dados em cada uma das etapas da pesquisa, o questionário e o instrumento de alinhamento estratégico. A coleta e a análise de dados foram realizadas por meio de instrumentos aplicados a 37 % dos docentes da instituição e 100% dos docentes do Departamento de Processamento de Dados e do Departamento de Matemática. A análise de dados possibilitou identificar ações que expressam a viabilidade da implementação da gestão do conhecimento em uma instituição educacional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Zanco, Alcidir Mazutti. « A contribuição do PECSOL para aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento no Cooperativismo ». Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2017. http://tede.unioeste.br/handle/tede/3033.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Juliana Correa (juliana.correa@unioeste.br) on 2017-09-06T12:02:46Z No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-06T12:02:46Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Alcidir M. Zanco2017.pdf: 1232380 bytes, checksum: 66456b1f7e4c28ea912e603888db1368 (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2017-02-02
The cooperativism is based in its strategies of social and organizational development on cooperatives principles. This reason is founded for several prevailing doctrinal, mainly in the principle education, formation and information, developed with members, directors and employees, principle that guides the forms of cooperation, empower social and legitimizes self-management. In the face the importance of the principle and the challenges involved in its implementation, in the essay was verified how PECSOL- Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário/ National Education Program of Solidary Cooperativismcontributed in learning of the directors as multipliers of knowledge in the Cooperatives of Family Agriculture and Solidary Economy registered in the UNICAFES System. The essay was based on qualitative and quantitative description, with a longitudinal cut referring to the years 2013 and 2014. The instrument for the date was based in the activities of the program and on the conversion modes presents in the Spiral Knowledge of Nonaka and Takeuchi(1997), with the questionnaire organized through of Likert scale. The population searched was 1443 directors of cooperatives distributed in 20 states of Brazil. The essay verified the PECSOL contributed for learning and multiplication of knowledge, pointed out the needs of qualification of strategies for externalization, combination and mainly for the internalization of knowledge in the people and cooperatives.
O Cooperativismo fundamenta suas estratégias de desenvolvimento social e organizacional nos princípios cooperativistas. Esta fundamentação é alicerçada por diversas frentes doutrinárias, sobretudo no princípio de educação, formação e informação, desenvolvido junto aos associados, diretores e funcionários, princípio que orienta as formas de cooperação, fortalece a participação social e legitima a autogestão. Diante da importância do princípio e dos desafios presentes na sua execução, o estudo verificou o quanto o Programa Nacional de Educação do Cooperativismo Solidário (PECSOL) contribuiu para a aprendizagem dos diretores como multiplicadores do conhecimento nas Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária registradas no Sistema UNICAFES. O estudo foi descritivo de cunho quali-quantitativo com corte longitudinal referente aos anos de 2013 e 2014. O instrumento de coleta de dados baseou-se nas atividades do programa e nos modos de conversão presentes na Espiral do Conhecimento de Nonaka e Takeuchi (1997), com um questionário organizado através da escala Likert. A população pesquisada foi de 1443 diretores de Cooperativas, distribuídos em 20 estados do Brasil. A pesquisa verificou que o PECSOL contribuiu para aprendizagem e multiplicação do conhecimento, apontando para a necessidade de qualificar as estratégias de externalização, combinação e principalmente de internalização do conhecimento nas pessoas e nas cooperativas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Lima, Fernanda Soto. « Números racionais na forma fracionária : atividades para superar dificuldades de aprendizagem ». Universidade Federal de São Carlos, 2013. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/5940.

Texte intégral
Résumé :
Made available in DSpace on 2016-06-02T20:29:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 5387.pdf: 1981689 bytes, checksum: d7657ff128e5ecd14df43dc5726ade07 (MD5) Previous issue date: 2013-04-10
Financiadora de Estudos e Projetos
This dissertation presents the development of activities related to the teaching of rational numbers in fractional form so diverse and unique to the teacher and the students, through the exploitation of that content with manipulatives - construction of a fractional fractal card, use graph paper and in particular the construction of a curtain fractional color to the classroom - made in mathematics classes in 6th grade C Elementary School II of the afternoon, in order to show the importance and use of mathematical theory combined with practice. Highlights the importance of the teaching of mathematics, a brief history of the use of fractions in ancient Egyptian civilization and the construction of an instructional sequence based on the Didactic Engineering. Describes the steps for implementing the instructional sequence, its development in the classroom and conclusions pointing out that the use of manipulatives improves understanding of concepts related to rational numbers in fractional form. It also presents design variations, which can be developed by teachers in Elementary and High School.
A presente dissertação apresenta o desenvolvimento de atividades relacionadas ao ensino de números racionais na forma fracionária de maneira diversificada e inédita para a professora e os alunos, por meio da exploração desse conteúdo com materiais manipuláveis construção de um cartão fractal fracionário, utilização de papel quadriculado e em especial, a construção de uma cortina fracionária colorida para a sala de aula realizadas nas aulas de Matemática no 6º ano C do Ensino Fundamental II, do período da tarde, a fim de mostrar a importância e utilização da teoria matemática aliada à prática. Destaca-se a importância do ensino de Matemática, um breve histórico da utilização de frações na civilização egípcia antiga e a construção de uma sequência didática baseada na Engenharia Didática. Descrevem-se as etapas de realização da sequência didática, seu desenvolvimento em sala de aula e as conclusões apontando que a utilização de materiais manipuláveis melhora a compreensão dos conceitos relacionados com os números racionais na forma fracionária. É apresentado também variações do projeto, que podem ser desenvolvidas por professores no Ensino Fundamental e Médio.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva, Eduardo Robini da. « Análise do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional ». reponame:Repositório Institucional da UCS, 2016. https://repositorio.ucs.br/handle/11338/1253.

Texte intégral
Résumé :
O processo de aprendizagem não se desenvolve somente através das instituições de ensino e a aprendizagem, tanto individual como organizacional, pode ocorrer a partir das experiências dos mais velhos, transmitindo seu conhecimento por meio da reflexão advinda do Storytelling de forma informal, onde o aprender e o fazer são elementos fundamentais influenciando a aprendizagem. O objetivo desta dissertação é analisar a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como forma de aprendizagem organizacional. Para atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, objetivo exploratório e descritivo. A estratégia utilizada foi o estudo qualitativo genérico, o qual permitiu analisar com maior profundidade, como as pessoas interpretam suas experiências, como elas constroem seus mundos e qual é o significado que elas atribuem às suas experiências. A partir do desenvolvimento do referencial teórico, foi elaborado um roteiro de entrevistas semiestruturadas e entrevista narrativa para a coleta de dados. O objeto da pesquisa são as práticas de Storytelling, sendo que os participantes do estudo são 12 empresários com mais de 10 anos de organização de diferentes setores. Posterior ao desenvolvimento do roteiro e o instrumento de coleta, foi aplicado o piloto e realizado a pesquisa. As entrevistas foram transcritas e para validação dos respondentes, foram expostas novamente para o feedback dos entrevistados. Para a definição do término da coleta de dados, optou-se pelo critério de saturação teórica. Para a análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo com o auxílio do software QSR NVIVO. Os resultados deste estudo apontam que o Storytelling contribui para o processo de reflexão, de modo com que as histórias se tornam um meio de reflexão, onde os ouvintes são estimulados a refletirem pela experiência explicitada pelo Storytelling. A reflexão final deste estudo reside nesta contribuição como uma forma de aprendizagem organizacional, tal contribuição pode ser identificada no esquema ERSSA de aprendizagem proposto. O esquema apresenta tanto a dimensão individual como a organizacional, assim como o contexto formal e informal, e esta dividido em bases (motivos que levam ao Storytelling), processos (o ciclo ERSSA e o contar e ouvir histórias) e resultados (os resultados proporcionados pelo Storytelling e os elementos que levam aos resultados). O esquema ERSSA representa a Aprendizagem Organizacional Experiencial e Reflexiva, onde a interação do individuo com o coletivo é gerado pelas histórias que resultam em aprendizagem e conhecimento. Logo, entende-se que se as empresas estimularem os indivíduos a praticarem o Storytelling dentro das organizações, onde as experiências que cada um carrega possam ser explicitadas e refletidas, em um processo dialógico como ao de contar e ouvir histórias tem-se a contribuição do Storytelling para o processo de reflexão como uma forma de aprendizagem organizacional.
Submitted by Ana Guimarães Pereira (agpereir@ucs.br) on 2016-07-29T16:37:35Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo Robini da Silva.pdf: 3457074 bytes, checksum: 69d60586f2bfd0a6449b5c6a8e532922 (MD5)
Made available in DSpace on 2016-07-29T16:37:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertacao Eduardo Robini da Silva.pdf: 3457074 bytes, checksum: 69d60586f2bfd0a6449b5c6a8e532922 (MD5) Previous issue date: 2016-07-29
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq
The learning process has not developed through educational institutions and learning, both individual and organizational, it would occur from the experiences of the older, transmitting their knowledge through the resulting reflection of Storytelling in an informal way, where learning and do were key elements influencing learning. The purpose of this master thesis is to analyze the Storytelling contribution to the process of reflection as a form of organizational learning. To achieve this purpose, a nature applied research was conducted with a qualitative approach, exploratory objective and descriptive. The strategy used was the generic qualitative study, which allowed us to analyze in greater depth, how people interpret their experiences, how they build their worlds and what is the meaning they attach to their experiences. From the development of the theoretical framework, a roadmap was prepared semi-structured interviews and narrative interviews to collect data. The object of the research are the practices of Storytelling, and the study participants are 12 entrepreneurs with over 10 years of development of different sectors. Further development of the script and the collection instrument, the pilot was implemented and carried out the research. The interviews were transcribed and validation of respondents were exposed again to the feedback from respondents. For the definition of the end of data collection, we opted for the criterion of theoretical saturation. For data analysis, we used the content analysis with the aid of QSR NVivo software. The results of this study indicate that the Storytelling contribute to the reflection process, so that the stories become a means of reflection, where listeners are encouraged to reflect the experience explained by the Storytelling. The final reflection of this study lies in this contribution as a form of organizational learning, this contribution can be identified in the scheme ERSSA learning. The diagram shows both the individual dimension as the organizational, as well as the formal and informal context, and is divided into bases (reasons that lead to Storytelling), processes (the ERSSA cycle and the telling and hearing stories) and results (provided results Storytelling and the elements that lead to the results). The ERSSA scheme is the Experiential and Reflective Organizational Learning, where the interaction of the individual with the collective is generated by the stories that result in learning and knowledge. Therefore, it is understood that if the companies stimulate individuals to practice the Storytelling within organizations where the experiences that each carries may be explained and reflected in a dialogical process and the telling and hearing stories has been the contribution of storytelling for the process of reflection as a form of organizational learning.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Aprendizagem de forma espiral"

1

Flora, Luisa M. R. De olhos abertos para a espiral dos tempos : Aprendizagem do romance de Doris Lessing. Lisbon : Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 1987.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Silva, Catarina, et Bernardete Ribeiro. Aprendizagem Computacional em Engenharia. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2020. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-2011-4.

Texte intégral
Résumé :
<p>Aprendizagem Computacional em Engenharia permite que engenheiros possam usar técnicas de aprendizagem computacional para desenvolver soluções que promovam ou melhorem a produtividade nos vários domínios. Este livro aborda diversos temas, que vão desde as abordagens conexionistas, técnicas de aprendizagem por aglomeração de dados, lógica difusa e métodos de computação evolucionária, entre outros, tendo sempre em mente a utilização das técnicas duma forma rápida e eficiente, sem descurar, no entanto, o rigor que o assunto merece.</p> <p>É assim apresentado um conjunto dos algoritmos mais utilizados e um conjunto representativo dos problemas reais a que podem dar solução. De forma a que o livro seja razoavelmente autocontido, cada capítulo inclui uma pequena introdução ao algoritmo abordado, seguida de formas simples de o pôr em prática. Neste sentido, é apresentado o modo de utilização de software que disponibiliza os algoritmos, a sua configuração e a sua utilização em casos e dados reais.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Paz, Cláudia Terra do Nascimento. Meu aluno está com dificuldade de aprendizagem : e agora ? Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.mad665.1121-0.

Texte intégral
Résumé :
Este livro coloca no centro das atenções o “aluno com dificuldades de aprendizagem”, traz para realidade brasileira e internacional esclarecimentos que nos colocam a fazer a interlocução com o lugar do aluno e nosso lugar enquanto aluno. Estamos vendo falar de aluno, de aprendiz, estamos vendo a autora nos questionar sobre as questões dos transtornos de aprendizagem que são seguramente muito mais prevalentes e rotineiras e que impactam a vida de centenas de milhares de famílias brasileiras. São transtornos que atrapalham a vida de crianças e adolescentes e trazem inquietações, angústias e até adoecimento físico e mental para todo o núcleo familiar e para professores que se vem despreparados para lidar com alunos com essas histórias. A autora em sua sensibilidade nos invoca a descobrirmos nosso estilo de aprendizagem e percebermos também que estilo de aprendizagem nosso aluno possui. Da mesma forma nos questiona sobre nossas escolhas metodológicas, bem como nos convida a analisarmos e compreendermos nossas escolhas para avaliação da aprendizagem, bem como a forma como escolhemos e analisamos a aprendizagem de nossos alunos. O livro certamente terá público diverso, nos traz uma aproximação inicial , de conceitualizar nossa prática de construir ideias e representações que abrem espaço para um fazer , uma práxis no campo psicopedagógico e da sala de aula pois faz uma marca da nossa trajetória pessoal de referência à nossa escuta em relação a nossa forma de aprender para então ressignificar a aprendizagem do aluno; um bom começo para quem se habilita a ser educador de todos!... Conhecer o aluno, sua história, seus estilos de aprender, nossas formas de ensinar, nossas formas de avaliar. As professoras e mães de nossas crianças e adolescentes desfrutarão desta obra estudando, pesquisando, se “escutando” eis a diferença, são profissionais que farão a diferença em sua práxis a partir deste convite da Claudinha Paz. Aos poucos com o caminhar , começamos a descobrir novas paisagens , desvelando potencialidades , revelando competências , aprendendo a estabelecer parcerias , a enfrentar desafios eis que surge a minha querida ex aluna , o orgulho, J J J J de ver-me superada pela aluna de olhinhos azuis estrelados sedenta por aprendizagem para que ao longo dos anos pudesses nos entregar esse belíssimo presente. Receba meus aplausos, com toda a minha reverência pelo trabalho impecavelmente realizado, é a prática do exercício da perseverança através da crença em um ideal.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

TERROSO, A. E. S. N., et W. A. P. L. N. T. M. BRANDÃO. A Formação Continuada para Otimização do Processo Ensino-Aprendizagem Contemporâneo. Taurite, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-89029-05-2.

Texte intégral
Résumé :
Tudo na vida está em constante transformação. Na área de ensino, isso necessita ocorrer com frequência, por ser necessário estar sempre otimizando a forma de ministrar os conteúdos. Em vista disso, este livro faz menção direta ao professor, apontando ideias de cunho cientifico, para que este adote em sua caminhada docente, a utilização de recursos didáticos inovadores. Entende-se que, para que isso ocorra, faz-se necessário a constante atualização do docente em novas metodologias, buscando fazer com que o ensino seja algo positivo e prazeroso ao aluno. A disciplina de química, em particular, é considerada de difícil entendimento pela maioria dos discentes. Isto é fruto, em partes, da linguagem dos livros e, em alguns casos, da didática utilizada em sala pelo professor serem um tanto quanto “complexas” para a assimilação do discente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

TERROSO, A. E. S. N., et W. A. P. L. N. T. M. BRANDÃO. A Formação Continuada para Otimização do Processo Ensino-Aprendizagem Contemporâneo. Taurite, 2021. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-89029-06-9.

Texte intégral
Résumé :
Tudo na vida está em constante transformação. Na área de ensino, isso necessita ocorrer com frequência, por ser necessário estar sempre otimizando a forma de ministrar os conteúdos. Em vista disso, este livro faz menção direta ao professor, apontando ideias de cunho cientifico, para que este adote em sua caminhada docente, a utilização de recursos didáticos inovadores. Entende-se que, para que isso ocorra, faz-se necessário a constante atualização do docente em novas metodologias, buscando fazer com que o ensino seja algo positivo e prazeroso ao aluno. A disciplina de química, em particular, é considerada de difícil entendimento pela maioria dos discentes. Isto é fruto, em partes, da linguagem dos livros e, em alguns casos, da didática utilizada em sala pelo professor serem um tanto quanto “complexas” para a assimilação do discente.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Fina, Bruna Gardenal, et Camila Aoki. Extensão universitária : um caminho de integração e aprendizagem. Editora Amplla, 2021. http://dx.doi.org/10.51859/amplla.euc573.1121-021-0.

Texte intégral
Résumé :
As atividades de Extensão pressupõem a troca de saberes e um maior entrosamento entre seus pares. Estimula a ação conjunta e ao mesmo tempo o protagonismo de seus participantes. O Projeto “Aquidauana: um rio de saberes desaguando no Pantanal” oportunizou aos alunos e professores da Educação Básica e também aos acadêmicos de graduação, diversas ações que vieram a contribuir com seu aperfeiçoamento estudantil/profissional. Aos alunos da Educação básica foi proporcionado intenso contato com o método científico, desmistificando o pedestal em que os cientistas são imaginados e permitindo que os mesmos realizassem diversos experimentos, estimulando o método pesquisa-ação, tanto em atividades externas (ambientes alternativos) como em laboratórios. Houve contato frequente dos alunos com os acadêmicos, pós-graduandos, professores e pesquisadores da UFMS/CPAQ, estabelecendo sempre o diálogo e sanando as dúvidas/curiosidades dos mesmos. As atividades externas estimularam a integração entre os participantes, proporcionoulhes maior autonomia, o desenvolvimento de atividades coletivas e a reflexão sobre a responsabilidade de cada um com sua própria aprendizagem. Os temas abordados ganharam significância para os alunos e houve muitos relatos de melhoria do comportamento nas escolas, refletindo também em suas avaliações/notas e para além, em suas posturas de vida, tornandose pessoas mais críticas, tanto em relação ao seu processo educacional como também como cidadãos. Para os professores da Educação básica o Projeto representou uma oportunidade de repensar as metodologias de ensino adotadas e as novas abordagens possíveis e exequíveis, além de proporcionar intensa troca de informações e novas aprendizagens. Proporcionou atualização de conteúdos e foi enfatizada a importância das ações cotidianas como forma de integração e estímulo à uma aprendizagem significativa e prazerosa, além da necessidade contínua de capacitação aos profissionais da Educação Básica. Alunos e professores da Educação Básica participaram de inúmeras atividades de divulgação dos conteúdos desenvolvidos no Projeto e puderam sentir a responsabilidade e a sensação prazerosa do dever cumprido. Para os acadêmicos da graduação o Projeto de Extensão proporcionou o contato cotidiano com a escola, permitindo um observar e fazer diferenciado, além da compreensão da dimensão pedagógica e suas abordagens. Muitos hoje são professores e atuam na Educação Básica, aplicando um pouco do que puderam vivenciar durante o Projeto em seu dia-a-dia. O contato com os pós-graduandos serviu de estímulo para a busca contínua da aprendizagem, e muitos desses acadêmicos, hoje já são Especialistas, Mestres e/ou doutorandos em diferentes áreas de atuação. Enquanto vinculados ao Projeto também lhes foi proporcionado a participação em diferentes Eventos Científicos para divulgação dos resultados alcançados em suas atividades como monitores, o que certamente contribuiu para o compartilhamento de ideias e ampliação de seus conhecimentos. Algumas das atividades desenvolvidas estão descritas nos capítulos e esperamos que sirvam de estímulo para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem, podendo ser replicadas ou até mesmo subsidiar novos Projetos de Extensão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Maffesoli, Michel. O Theatrum Mundi pós-moderno : o jogo da vida, a vida como jogo. Sous la direction de Douglas Borges Candido et Fabiano Incerti. Traduit par Eduardo Portanova Barros. PUCPRESS, 2021. http://dx.doi.org/10.7213/icfbook_003.

Texte intégral
Résumé :
Quanto à recomposição pós-moderna, o que ela pode ser? É claro que é sempre muito delicado "remoer" nos potes do futuro. No entanto, é possível dar algumas indicações, reunir alguns indícios, a fim de indicar as grandes tendências. Tanto mais, como já foi dito, que vemos retornar, ligeiramente modificado, o que tínhamos acreditado ter sido ultrapassado. Para ser mais preciso, não se trata, aqui, de um "eterno retorno do mesmo", mas, como o filósofo Nicolau de Cusa apontava em seu tempo, de um crescimento assumindo a forma de uma espiral. Para dizê-lo ainda mais nitidamente, se uma definição provisória de pós-modernidade devesse ser dada, ela poderia ser "a sinergia dos fenômenos arcaicos e do desenvolvimento tecnológico".
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Santos, Ana Luísa, Ana Isabel Simões Rola, Carla Morais, Clara Vasconcelos, Elsa M. C. Gomes, Isilda Teixeira Rodrigues, Jorge Azevedo et Sérgio P. J. Rodrigues. História da Ciência no Ensino. Revisitando Abordagens, Inovando Saberes. Imprensa da Universidade de Coimbra, 2021. http://dx.doi.org/10.14195/978-989-26-1780-0.

Texte intégral
Résumé :
A história da ciência é referida por diversos autores como fundamental para o entendimento da forma como a ciência se desenvolve útil nos processos de aprendizagem e muito relevante para a promoção da humanização da ciência através das biografias. Partindo destas premissas, temas como biografias de cientistas, objectos históricos, espólios de museus, obras e teorias históricas, programas escolares e de divulgação, dialogam, nesta obra, com o ensino formal e informal, assim como o ensino não formal, através de objectos históricos, espólios de museus, obras históricas e novas abordagens educacionais.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

PERIPOLLI, P. Z., et A. F. NEU, dir. A educação em tempos de pandemia : expectativas, realidade e desafios. Libroe, 2020. http://dx.doi.org/10.35417/978-65-991247-3-0.

Texte intégral
Résumé :
Diante de um cenário pandêmico do COVID-19 em que estamos vivendo, foi adotado como prática preventiva o isolamento social. Em consonância, o ensino passou a acontecer de forma remota, o que, consequentemente, obrigou muitos dos profissionais da educação a modificarem suas práticas pedagógicas habituais, se reinventarem e buscarem alternativas para conseguir atender seus alunos. Isto quer dizer que, muitos professores precisaram buscar recursos tecnológicos variados, para conseguir manter o contato com seus alunos, caracterizando assim, um ensino emergencial em rede. Considerando os aspectos levantados, o tema proposto “A educação em tempos de pandemia: expectativa, realidade e desafios” teve como propósito reunir trabalhos que versam sobre expectativas, realidade e desafios que a educação vem enfrentando neste momento de pandemia. Nesse sentido, esse E-book está composto por pesquisas e relatos de experiências sobre práticas docentes, processos de ensino e aprendizagem, recursos tecnológicos e metodologias de ensino e aprendizagem utilizadas para o desenvolvimento do ensino emergencial em rede, como também, de contextualizações legais acerca dos rumos que a educação foi tomando no decorrer deste ano letivo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Catapan, Dariane Cristina, dir. Conceitos aplicados nas ciências da saúde. Latin American Publicações, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lap2020.ed.0000084.

Texte intégral
Résumé :
O livro “Conceitos aplicados nas ciências da saúde vol. 1”, editado e publicado pela Latin American Publicações Ltda., reúne oito capítulos que tratam sobre temas de relevância no contexto das ciências da saúde. Assim, os trabalhos deste livro abordam escuta psicológica e psicanalítica no contexto hospitalar frente à angústia da equipe de saúde. O próximo trabalho analisa por meio da Logoterapia as relações de influência entre o sentido atribuído à vida, o suporte social e o bem estar, bem como verificar a influência da idade sobre essas fatores. O próximo trabalho apresenta os elementos teóricos que sustentam a aprendizagem experiencial e sua utilização no desenvolvimento de competências genéricas com alunos de graduação de uma Universidade, com base nos quatro elementos básicos da aprendizagem: pensar, observar, fazer e sentir; formação de sensibilização e avaliação por competências. Apoia-se no papel do professorpsicólogo na sua função de facilitador do processo formativo. Em seguida, o próximo trabalho tem como objetivo descrever a produção de macro modelos de baixo custo que facilitassema aprendizagem quanto à anatomia do pulmão e anatomopatologia da COVID-19. Depois, o próximo trabalho trata de como está sendo o cuidado coletivo, dos trabalhadores de saúde que estão prestando à assistência direta e indireta a população. Assim este trabalho tem o objetivo verificar as repercussões da pandemia da COVID-19 na saúde mental, do trabalho e na física,dos profissionais de saúde. O próximo trabalho apresenta alguns gráficos estatísticos, como histogramas, gráficos de barras e boxplots, da amostra total e suas respectivas subamostras quando divididos por óbitos e casos recuperados de COVID-19 em pacientes indígenas no Estado do Acre. O penúltimo capítulo aborda as estratégias de cuidado em saúde realizadas pelas equipes de consultório de um centro social em parceria com a secretaria municipal de saúde durante a pandemia junto à população em situação de rua no Município de São Paulo na perspectiva da prevenção bem como do acompanhamento da saúde das pessoas em situação de rua com suspeita e confirmação de COVID-19. E, por fim, o último trabalho teve como objetivo verificar por meio de uma revisão bibliográfica de que forma a obesidade pode ser um fator de risco para um mau prognóstico diante de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Desta forma agradecemos todos os autores e autoras pelo esforço colocados em seus trabalhos e esperamos contribuir com a comunidade científica, no avanço do conhecimento científico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Chapitres de livres sur le sujet "Aprendizagem de forma espiral"

1

MARISCO DA SILVA, GABRIELE. « ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.269.

Texte intégral
Résumé :
PARA QUE OCORRA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, É NECESSÁRIO QUE O SUJEITO INICIALMENTE SINTA VONTADE DE APRENDER, E ISSO É DESPERTADO NO MOMENTO QUE INFORMAÇÕES NOVAS SE RELACIONAM ÀQUELAS QUE JÁ ESTÃO NA ESTRUTURA COGNITIVA. AS ESTRATÉGIAS ALTERNATIVAS PODEM CONTRIBUIR PARA ESSA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE APRESENTA ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS UTILIZADAS PARA ABORDAR O CONTEÚDO DE FUNGOS, NO ENSINO SUPERIOR, AFIM DE ESTIMULAR A APRENDIZAGEM E INSERIR O ALUNO NO PAPEL CENTRAL DO CONHECIMENTO. FORAM USADOS DIFERENTES RECURSOS METODOLÓGICOS: GOOGLE SALA DE AULA, ESTUDO DE CASO, SALA DE AULA INVERTIDA ASSOCIADA À APRENDIZAGEM ESPIRAL, PAINEL INTEGRADO, O JOGO “GAME OF FUNGOS” E AULAS PRÁTICAS. RELATA-SE QUE O USO DE ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS ALTERNATIVAS É DESAFIADOR, O PROFESSOR PRECISA ESTAR MOTIVADO E SAIR DA ZONO DE CONFORTO, ENTRETANTO, O USO DESSAS ESTRATÉGIAS, TROUXE MOTIVAÇÃO, PARTICIPAÇÃO, ENVOLVIMENTO, CURIOSIDADE E ESTÍMULO AOS TRABALHOS EM EQUIPE, PODENDO CONTRIBUIR COM A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Roloff, Micheli Cristina Starosky. « O ESTUDO DA PARÁBOLA NA FORMA CANÔNICA E COMO LUGAR GEOMÉTRICO ». Dans Ensino Aprendizagem de Matemática, 90–97. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4571920089.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Reis, Enoque da Silva, Hemerson Milani Mendes et Samanta Margarida Milani. « RELAÇÕES ENTRE A MÚSICA E A MATEMÁTICA : UMA FORMA DE TRABALHAR COM FRAÇÕES ». Dans Ensino Aprendizagem de Matemática, 1–13. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4571920081.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

DE OLIVEIRA GOMES NEVES, KIANDRO, BEATRIZ ENÓLA RIBEIRO DA SILVA, ROSILENE GOMES DA SILVA FERREIRA et SAMELA LORENA VILACIO MARTENINGHI. « TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO : CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE LICENCIANDOS EM BIOLOGIA ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.522.

Texte intégral
Résumé :
A PESQUISA OBJETIVOU AVALIAR A CONTRIBUI??O, A PARTIR DA IMPLEMENTA??O CONSCIENTE DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC), NA PR?TICA PEDAG?GICA DE GRADUANDOS DO CURSO DE CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS (UEA). SE CARACTERIZA DENTRO DA ABORDAGEM QUALI-QUANTITATIVO. PARA COLETA DE DADOS APLICOU-SE UM QUESTION?RIO COM PERGUNTAS SEMI-ABERTAS E CONSTRUIU-SE UM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM POR MEIO DE UMA OFICINA, FOCANDO NAS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM FORMA??O EM RELA??O AS FERRAMENTAS TECNOL?GICAS. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE A PROPOSTA CONTRIBUIU PARA O PROCESSO DE FORMA??O DOS ALUNOS, POIS SE APROXIMARAM DA TDIC DE FORMA A VISLUMBRAR SUA INCLUS?O NA PR?TICA, SENDO POSS?VEL DESTACAR O PAPEL EFICAZ DESTAS, QUANDO APLICADAS EM SALA DE AULA. DESTA FORMA, CONCLUI-SE QUE AS TDIC S?O FERRAMENTAS NECESS?RIAS PARA O APRIMORAMENTO DOS PROFESSORES EM FORMA??O DE FORMA A CONTRIBUIR COM O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Silva, Cristiano de Assis, Carlos Luis Pereira, Ângela Maria dos Santos Florentino, Cristiane de Assis Ribeiro da Silva, Kristielly Pereira de Assis Ribeiro da Silva et Dirlan de Oliveira Machado Bravo. « PRÁTICA PEDAGÓGICA : EDUCANDO DE FORMA LUDICA POR MEIO DE ALIMENTOS NA COMUNIDADE QUILOMBOLA ». Dans Ensino e Aprendizagem como Unidade Dialética, 380–88. Atena Editora, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.81819150737.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

HEBERLÊ DE ALMEIDA, LIVIA, et JULIO CESAR BRESOLIN MARINHO. « LIVRETO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA ». Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.340.

Texte intégral
Résumé :
"LIVRETO DE RECURSOS DID?TICOS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIANOS DIAS ATUAIS, N?S PROFESSORES, ESTAMOS CONSTANTEMENTE PROCURANDO FORMAS DE OTIMIZAR NOSSAS AULAS E FAZER COM QUE OS CONTE?DOS ENSINADOS GANHEM MAIS SENTIDO E SIGNIFICADO PARA OS ALUNOS. GUIMAR?ES (2009, P. 13) EVIDENCIA A IMPORT?NCIA DE UMA ?METODOLOGIA DE ENSINO QUE TENHA EM VISTA A COMPLEXIDADE E A DIVERSIDADE DAS CI?NCIAS NATURAIS E QUE N?O ESTEJA RESTRITA ? SIMPLES MEMORIZA??O?. A PARTIR DESSA EVID?NCIA PODEMOS NOS QUESTIONAR: EXISTE UMA METODOLOGIA ?NICA PARA UTILIZARMOS EM NOSSAS AULAS? A RESPOSTA ? NEGATIVA, POIS O QUE EXISTE S?O METODOLOGIAS (NO PLURAL) ADEQUADAS PARA DETERMINADOS CONTEXTOS E SITUA??ES. ATRELADA A QUEST?O METODOL?GICA, TEMOS O DESAFIO DE COLOCAR O SABER CIENT?FICO (T?O VALORIZADO ATUALMENTE) AO ALCANCE DO P?BLICO ESCOLAR, O QUAL ? VASTO E HETEROG?NEO, VISTO QUE ATUALMENTE ? REPRESENTADO ?POR TODOS OS SEGUIMENTOS SOCIAIS E COM MAIORIA EXPRESSIVA ORIUNDA DE CLASSES E CULTURAS QUE AT? ENT?O N?O FREQUENTARAM A ESCOLA? (DELIZOICOV, ANGOTTI E PERNAMBUCO, 2011, P. 33). TENDO ESSE P?BLICO PLURAL EM NOSSAS SALAS DE AULA, EVIDENCIAMOS A DEMANDA DE PENSAR EM VARIADAS ESTRAT?GIAS DID?TICAS PARA CONTEMPLAR ESSES DIFERENTES PERFIS. DELIZOICOV, ANGOTTI E PERNAMBUCO (2011) NOS AUXILIAM A COMPREENDER QUE UMA DAS FUN??ES DA ESCOLA ? PREPARAR PARA O EXERC?CIO CONSCIENTE DA CIDADANIA, N?O SENDO POSS?VEL QUE SEU ENSINO N?O SEJA PERMEADO PELAS POSSIBILIDADES DO CONHECIMENTO CIENT?FICO. OS AUTORES COMPREENDEM TAMB?M QUE DIVERSAS QUEST?ES EXTRAPOLAM O ?MBITO EXCLUSIVO DAS CI?NCIAS NATURAIS E N?O PODEM SER ENFRENTADAS SEM OUTROS CONHECIMENTOS. DESSA FORMA, NA TENTATIVA DE FORNECER MAIS SIGNIFICADO AOS CONTE?DOS TRABALHADOS EM SALA DE AULA, ATENDER A UMA MAIOR DIVERSIDADE DE ALUNOS E AUXILI?-LOS NO EXERC?CIO DA CIDADANIA APOSTAMOS NA UTILIZA??O DE RECURSOS DID?TICOS DIVERSIFICADOS PARA POTENCIALIZAR O ENSINO. NESTE SENTIDO, A PROFESSORA DO COMPONENTE CURRICULAR DE PR?TICAS FORMATIVAS E EDUCATIVAS II (PFE II), DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA (UNIPAMPA) ? CAMPUS S?O GABRIEL, RS, BRASIL, JUNTAMENTE COM O PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO DE ENSINO ?MODALIDADES DID?TICAS ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA?, CADASTRADO NA UNIVERSIDADE, ORGANIZARAM ATIVIDADES PARA ATENDER AS DEMANDAS QUE SE COLOCAM NA FORMA??O INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. O PROJETO DE ENSINO, EST? VINCULADO AO COMPONENTE CURRICULAR PR?TICAS FORMATIVAS E EDUCATIVAS II. DESSA FORMA, AS ATIVIDADES INICIARAM NO ?MBITO DO COMPONENTE, CONTANDO COM AS SEGUINTES ATIVIDADES: ESTUDO, LEITURA E DISCUSS?O DE TEXTOS SOBRE M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO; APROFUNDAMENTO DAS FORMAS DE SE ORGANIZAR/PLANEJAR O ENSINO; PLANEJAMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS COM CONTE?DOS/TEMAS DAS CI?NCIAS BIOL?GICAS; ELABORA??O DE MATERIAIS DID?TICOS, AVALIA??O DOS MATERIAIS PRODUZIDOS, ELABORA??O DO LIVRETO E REALIZA??O DE UM WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO DE S?O GABRIEL, RS. NO QUADRO ABAIXO PODE-SE OBSERVAR AS ETAPAS DO PROJETO, RESPONS?VEIS PELAS A??ES E O PER?ODO DE REALIZA??O: ETAPA ATIVIDADES RESPONS?VEIS PER?ODO 1? LEITURA E DISCUSS?O DE TEXTOS SOBRE M?TODOS E T?CNICAS DE ENSINO PROFESSORA PFE II E ALUNOS AGOSTO 2019 2? APROFUNDAMENTO DAS FORMAS DE SE ORGANIZAR/PLANEJAR O ENSINO PROFESSORA PFE II E ALUNOS AGOSTO 2019 3? PLANEJAMENTOS DE ATIVIDADES ALTERNATIVAS COM CONTE?DOS/TEMAS DAS CI?NCIAS BIOL?GICAS PROFESSORA PFE II E ALUNOS SETEMBRO 2019 4? ELABORA??O DE RECURSOS DID?TICOS ALUNOS SETEMBRO 2019 5? AVALIA??O DOS RECURSOS PRODUZIDOS ALUNOS OUTUBRO 2019 6? ELABORA??O DE LIVRETO ALUNOS OUTUBRO 2019 7? ORGANIZA??O DO LIVRETO PROFESSORA PFE II E PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO NOVEMBRO 2019 8? ORGANIZA??O DO WORKSHOP PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO E PROFESSORA PFE II NOVEMBRO 2019 9? REALIZA??O DE WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO, PROFESSORA PFE II E ALUNOS DEZEMBRO 2019 10? AVALIA??O DO WORKSHOP PELOS ORGANIZADORES, SEGUNDA OS FORMUL?RIOS DE AVALIA??O DOS LICENCIANDOS EM CI?NCIAS BIOL?GICAS E PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA PARTICIPANTES DO EVENTO PROFESSOR COORDENADOR DO PROJETO E PROFESSORA PFE II DEZEMBRO 2019 JANEIRO 2020 NA ETAPA 1, OS ALUNOS PARTICIPARAM DE ATIVIDADES EM AULA QUE ENVOLVIAM O ESTUDO DIRIGIDO DE TEXTOS E DISCUSS?ES SOBRE RECURSOS DID?TICOS. KRASILCHIK (2004) DEFENDE A UTILIZA??O DA MODALIDADE DID?TICA DISCUSS?O, POIS ATRAV?S DELA H? TRANSI??O DE UMA AULA EM QUE SOMENTE O PROFESSOR FALA, PARA UMA A QUAL EXISTE O DI?LOGO ENTRE TODAS AS PARTES. A DISCUSS?O ESTRUTURADA E ORIENTADA, POSSIBILITOU UMA TROCA DE CONHECIMENTOS E REFLEX?O CR?TICA DOS ALUNOS SOBRE O PAPEL DA UTILIZA??O DE RECURSOS DID?TICOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. POSTERIORMENTE, NAS ETAPAS 2 E 3, OS ALUNOS ESTIVERAM ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES DE APROFUNDAMENTO TE?RICO SOBRE AS ?MODALIDADES DID?TICAS? (KRASILCHIK, 2004). TAIS ETAPAS VISARAM COMPREENDER E AUXILIAR OS ALUNOS NA ELABORA??O DE PLANEJAMENTOS DE AULA CONTEMPLANDO A INSER??O DE RECURSOS DID?TICOS. LIB?NEO (1994, P. 22) DESTACA A IMPORT?NCIA DO PLANEJAMENTO POR TRATAR-SE DE ?UM PROCESSO DE RACIONALIZA??O, ORGANIZA??O E COORDENA??O DA A??O DOCENTE?. A ETAPA 4, FOI O MOMENTO DEDICADO A ELABORA??O DOS RECURSOS DID?TICOS PELOS ALUNOS. A DEFINI??O DAS TEM?TICAS E/OU CONCEITOS TRABALHADOS POR CADA GRUPO ERA DE ESCOLHA LIVRE, PARTINDO DE SEU TEMA DE INTERESSE. NESSE CONTEXTO, ALGUNS ALUNOS OPTARAM POR ELABORAR MODELOS DID?TICOS, OUTROS CRIARAM JOGOS. ESTE MOMENTO DE IMERS?O DOS ALUNOS POSSIBILITOU ENVOLVIMENTO E MOTIVA??O PARA ELABORA??O DOS RECURSOS DID?TICOS, VISTO QUE SENTIRAM A NECESSIDADE DE PROCURAR INFORMA??ES EM DIFERENTES FONTES, EXPLORANDO A SUA CRIATIVIDADE. BUSCARAM TAMB?M CONTEMPLAR ASPECTOS REGIONAIS (BIOMA PAMPA) E VIABILIZAR A PRODU??O DE TAIS RECURSOS PELOS PROFESSORES (FACILIDADE DE TRANSPORTE E MATERIAIS DE BAIXO CUSTO). A PARTICIPA??O ATIVA DOS ALUNOS TORNOU-OS PROTAGONISTAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. DE ACORDO COM COSTA (2000) O PROTAGONISMO, ENQUANTO PARTICIPA??O GENU?NA RESULTA NUM GANHO DE AUTONOMIA, AUTOCONFIAN?A, AUTODETERMINA??O NA CONSTRU??O DA IDENTIDADE PESSOAL, SOCIAL E NO PROJETO DE VIDA. NA ETAPA 5 BUSCOU-SE ANALISAR OS RECURSOS PRODUZIDOS PELOS ESTUDANTES DIALOGANDO COM OS TEXTOS E FUNDAMENTOS TE?RICOS ABORDADOS NA DISCIPLINA. NESTE MOMENTO FOI POSS?VEL REFLETIR SOBRE A ELABORA??O E, POR MEIO DE SUGEST?ES DO GRUPO, APERFEI?OAR AS PROPOSTAS. AO FINAL DESTAS ETAPAS PENSOU-SE EM ELABORAR UM LIVRETO CONTEMPLANDO OS RECURSOS PRODUZIDOS NA DISCIPLINA. O INTUITO DESSE MATERIAL RESIDIA EM SOCIALIZAR A CONSTRU??O DOS LICENCIANDOS E DISPONIBILIZAR, AOS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DE S?O GABRIEL, UM MATERIAL COM SUGEST?ES PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. ASSIM, NA ETAPA 6 OCORREU A ELABORA??O DO LIVRETO, ONDE CADA GRUPO FICOU RESPONS?VEL DE ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO DO RECURSO ELABORADO, DE ACORDO COM OS CRIT?RIOS ESTABELECIDOS NO COMPONENTE CURRICULAR PFE II. POSTERIORMENTE A PROFESSORA DA DISCIPLINA, JUNTAMENTE COM O COORDENADOR DO PROJETO ORGANIZARAM O LIVRETO, UNINDO OS MATERIAIS DOS ALUNOS, ELABORANDO CAPA, PREF?CIO, APRESENTA??O E AS DEVIDAS FORMATA??ES. O LIVRETO (FIGURA 1) SOCIALIZA UM CONJUNTO DE RECURSOS DID?TICOS, ORGANIZADOS NA FORMA DE M?DULOS DE ATIVIDADES, VOLTADAS AO ENSINO DE CI?NCIAS E BIOLOGIA. OS M?DULOS EST?O ORGANIZADOS DA SEGUINTE FORMA: INTRODU??O, OBJETIVOS, MATERIAIS E EXPLORA??O DID?TICA. AL?M DO LIVRETO, COM O AUX?LIO DE UM DOS ALUNOS, FOI ELABORADO UM BLOG QUE APRESENTA ALGUNS RECURSOS DE FORMA MAIS DETALHADA, COM OP??ES DE IMPRESS?ES DE JOGOS E MATERIAIS. FIGURA 1: CAPA DO LIVRETO PRODUZIDO OS RECURSOS DISPONIBILIZADOS NO LIVRETO ABORDAVAM AS SEGUINTES TEM?TICAS: R?PTEIS, C?LULAS, BACT?RIAS, PIR?MIDE ALIMENTAR, SISTEMA GENITAL, SISTEMA DIGESTIVO, SISTEMA CIRCULAT?RIO, SISTEMA IMUNOL?GICO, SISTEMA ARTICULAR E SISTEMA SOLAR. NESTA PERSPECTIVA, FOI ORGANIZADO UM WORKSHOP PARA PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DO MUNIC?PIO (ETAPA 8), A FIM DE SOCIALIZAR OS JOGOS E RECURSOS DID?TICOS PRODUZIDOS. DADOS OBTIDOS NA AVALIA??O (ETAPA 9) TANTO DOS PROFESSORES PARTICIPANTES, COMO DOS ALUNOS DA LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIPAMPA APRESENTAVAM QUE O EVENTO TINHA ALCAN?ADO O SEU OBJETIVO. PALAVRAS CHAVE: ENSINO DE CI?NCIA, ENSINO DE BIOLOGIA, RECURSO DID?TICO, JOGO DID?TICO, FORMA??O DE PROFESSORES. AGRADECIMENTOS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CI?NCIAS BIOL?GICAS DA UNIPAMPA PELO EMPENHO NA ELABORA??O DOS RECURSOS. AOS ALUNOS E PROFESSORES DO CAMPUS S?O GABRIEL DA UNIPAMPA QUE COLABORARAM COM A REALIZA??O DO WORKSHOP. AOS PROFESSORES DA EDUCA??O B?SICA DE S?O GABRIEL PELA ACOLHIDA E PARTICIPA??O NO WORKSHOP. REFER?NCIAS COSTA, A. C. G. PROTAGONISMO JUVENIL: ADOLESC?NCIA, EDUCA??O E PARTICIPA??O DEMOCR?TICA. SALVADOR: FUNDA??O ODEBRECHT, 2000. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. ENSINO DE CI?NCIAS: FUNDAMENTOS E M?TODOS. 4 ED. S?O PAULO: CORTEZ, 2011. GUIMAR?ES, LUCIANA RIBEIRO. ATIVIDADES PARA AULAS DE CI?NCIAS: ENSINO FUNDAMENTAL, 6? AO 9? ANO. S?O PAULO: NOVA ESPIRAL, 2009. KRASILCHIK, M. 2004. PR?TICA DO ENSINO DE BIOLOGIA. EDITORA EDUSP, 2004. LIB?NEO; J. C. DID?TICA. S?O PAULO: CORTEZ, 1994."
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Zaduski, Jeong Cir Deborah, Ana Lucia Farão Carneiro de Siqueira, Denise Gregory Trentin et Klaus Schlünzen Junior. « A ESPIRAL DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA : A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ». Dans Inclusão e educação 5, 91–98. Antonella Carvalho de Oliveira, 2019. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.3391915019.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Silva, Maria Edna Gomes da, Ozana da Silva ALENCAR, Jessianny Alves de SALES et Luciana Maria de Souza MACÊDO. « PEÇAS DE XADREZ COMO FORMA DE APRENDIZAGEM DAS ÁREAS DE FIGURAS GEOMÉTRICAS. » Dans Ciências humanas : o indivíduo como ponto de partida e chegada. Editora Conhecimento Livre, 2021. http://dx.doi.org/10.37423/210704445.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

COSTA, CRISTIANE, MARCELA OLIVEIRA AFONSO et MICHELLE FERNANDES. « QUIZ COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS. » Dans Itinerários de resistência : pluralidade e laicidade no Ensino de Ciências e Biologia. Editora Realize, 2021. http://dx.doi.org/10.46943/viii.enebio.2021.01.486.

Texte intégral
Résumé :
ATUALMENTE, A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS/BIOLOGIA PODE FAVORECER QUE O CONTEÚDO SEJA TRABALHADO DE UMA MANEIRA MAIS INTERATIVA DEIXANDO A AULA MENOS CONTEUDISTA E MEMORÍSTICA. AS TICS PODEM CONTRIBUIR PARA QUE O ALUNO SEJA O PROTAGONISTA DE SEU APRENDIZADO E O PROFESSOR FAÇA APENAS INTERVENÇÕES QUANDO NECESSÁRIO. DESENVOLVEMOS O JOGO DIDÁTICO DENOMINADO QUIZ “ NOSSAS MULHERES NA CIÊNCIA” , POIS OBSERVAMOS QUE NOSSOS ALUNOS DESCONHECIAM O PAPEL QUE GRANDES CIENTISTAS BRASILEIRAS TIVERAM NOS TRABALHOS CIENTÍFICOS. O JOGO FOI CRIADO UTILIZANDO O PROGRAMA POWER POINT DA MICROSOFT® USANDO O RECURSO DE CRIAÇÃO DE HIPERLINKS DO PROGRAMA, O QUAL PERMITE A TRANSIÇÃO DE UM SLIDE A OUTRO, DEFINIDO ESTRATEGICAMENTE EM QUALQUER PONTO DO CONJUNTO DE SLIDES DA APRESENTAÇÃO. A INTENÇÃO DO GRUPO ERA AUMENTAR O CONHECIMENTO DOS ALUNOS TAMBÉM SOBRE A HISTÓRIA DA CIÊNCIA E QUE O ALUNO PERCEBA O QUANTO O TRABALHO DOS CIENTISTAS É IMPORTANTE PARA O DESENVOLVIMENTO DE NOSSA SOCIEDADE. ESSE FORMATO DE JOGO TAMBÉM PODERIA SER UTILIZADO EM REVISÕES DO CONTEÚDO SENDO UMA FORMA DIVERTIDA E EFICAZ PARA O APRENDIZADO.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Lepre, Rita Melissa, et Vera Lúcia Messias Fialho Capellini. « Educação e desenvolvimento humano : potencializando a aprendizagem para todos ». Dans PIBID/UNESP Forma(A)Ação de professores : percursos e práticas pedagógicas em Ciências Humanas, 79–90. Faculdade de Filosofia e Ciências, 2018. http://dx.doi.org/10.36311/2018.978-85-7983-973-3.p79-90.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Aprendizagem de forma espiral"

1

MAGALHÃES, ALINE MIGUELIS FALCÃO, et CRISTIANE MENDES DE SOUZA CORBAGE. « DO REFORÇO ESCOLAR À ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA : OPORTUNIDADES E DESAFIOS ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57083.

Texte intégral
Résumé :
A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS NA BUSCA PELO APRIMORAMENTO DO ENSINO MILITAR,A NÍVEL DE ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI CRIADO O PROJETO PILOTO DE REFORÇO ESCOLAR E, A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI DESENVOLVIDO O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA, VOLTADO PARA APLICAÇÃO EM MAIOR ESCALA, NA MODALIDADE EAD. O REFERENCIAL TEÓRICO É FEITO COM BASE NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE BRUNER, QUE TRATA DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, DE FORMA QUE É SEMPRE POSSÍVEL APRESENTAR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, DESDE QUE DE FORMA ADEQUADA ÀS SUAS REPRESENTAÇÕES, RETOMANDO-OS MAIS TARDE, A NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO MAIS ELABORADOS, TAL COMO OCORRE NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS. NO SENTIDO DE EXPLORAR AS ESTRATÉGIAS ATIVAS NO EAD, FORAM EMPREGADOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, POR MEIO DO QUAL OS TUTORES-CONTEUDISTAS ATUALIZAM PERIODICAMENTE O CONTEÚDO DIGITAL, PARA QUE AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS INCORPORADAS NO COTIDIANO DO ALUNO POSSAM ESTAR SEMPRE TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES NA BUSCA POR MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS, ALÉM DA EXPERIÊNCIA VIRTUAL DESEJADA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

MAGALHÃES, ALINE MIGUELIS FALCÃO, et CRISTIANE MENDES DE SOUZA CORBAGE. « DO REFORÇO ESCOLAR À ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA : OPORTUNIDADES E DESAFIOS ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57083.

Texte intégral
Résumé :
A PROPOSTA DESTE TRABALHO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE PROJETOS DESENVOLVIDOS NA BUSCA PELO APRIMORAMENTO DO ENSINO MILITAR,A NÍVEL DE ENSINO MÉDIO. INICIALMENTE FOI CRIADO O PROJETO PILOTO DE REFORÇO ESCOLAR E, A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, FOI DESENVOLVIDO O PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DA ESPECIALIZAÇÃO CONTINUADA, VOLTADO PARA APLICAÇÃO EM MAIOR ESCALA, NA MODALIDADE EAD. O REFERENCIAL TEÓRICO É FEITO COM BASE NA TEORIA DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DE BRUNER, QUE TRATA DO CURRÍCULO EM ESPIRAL, DE FORMA QUE É SEMPRE POSSÍVEL APRESENTAR OS CONTEÚDOS AOS ALUNOS, DESDE QUE DE FORMA ADEQUADA ÀS SUAS REPRESENTAÇÕES, RETOMANDO-OS MAIS TARDE, A NÍVEIS DE REPRESENTAÇÃO MAIS ELABORADOS, TAL COMO OCORRE NO ENSINO POR COMPETÊNCIAS. NO SENTIDO DE EXPLORAR AS ESTRATÉGIAS ATIVAS NO EAD, FORAM EMPREGADOS RECURSOS TECNOLÓGICOS E OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM MOODLE, POR MEIO DO QUAL OS TUTORES-CONTEUDISTAS ATUALIZAM PERIODICAMENTE O CONTEÚDO DIGITAL, PARA QUE AS MUDANÇAS TECNOLÓGICAS INCORPORADAS NO COTIDIANO DO ALUNO POSSAM ESTAR SEMPRE TRAZENDO NOVAS POSSIBILIDADES NA BUSCA POR MELHORIAS NA QUALIDADE DO ENSINO E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ESTABELECIDAS, ALÉM DA EXPERIÊNCIA VIRTUAL DESEJADA.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

De Moura, Fábio F., Lucas M. Franco, Sara L. De Melo et Márcia A. Fernandes. « Evolução das Inteligências Múltiplas pelo Método da Espiral de Aprendizagem de Kolb utilizando PSO ». Dans XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. Sociedade Brasileira de Computação, 2013. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.sbie.2013.848.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Araújo, Luis Gustavo Jesus, Bianca Leite Santana et Roberto Almeida Bittencourt. « Computação e o Mundo : Uma Proposta de Educação em Computação para o Nono Ano do Ensino Fundamental II ». Dans Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.21.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo descreve uma proposta curricular e um livro didático de computação para o nono ano do Ensino Fundamental II brasileiro, construídos a partir de diretrizes e referenciais curriculares da área, objetivando popularizar a adoção da computação na educação básica. O livro combina simulações em uma linguagem de blocos, manipulação de imagens através de uma linguagem de programação textual, o desenvolvimento de jogos textuais e a construção de protótipos baseados em hardware livre, utilizando contextos familiares aos estudantes e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Santana, Bianca Leite, Luis Gustavo Jesus Araujo et Roberto Almeida Bittencourt. « Computação e Sociedade : Uma Proposta de Educação em Computação para o Oitavo Ano do Ensino Fundamental II ». Dans Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação - SBC, 2020. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2020.81.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta uma proposta curricular e um livro didático de computação para o oitavo ano do ensino fundamental II brasileiro, baseados em diretrizes e currículos de referência da área. Estes materiais objetivam contribuir para a popularização da computação na educação básica. O livro combina o uso de sistemas colaborativos, uma reflexão sobre redes sociais online, robótica educacional, programação através de linguagens de blocos e uma introdução a uma linguagem textual de programação, usando contextos que proveem feedback imediato e uma abordagem de aprendizagem em espiral.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

MORAIS, KIMBERLLI SILVA FERREIRA DE, PRISCILA QUEIROZ MESSIAS, MARIANE VIEIRA CARVALHO AGUIAR, IVANA TOMAZ PARREIRA SILVA, ISADORA RODRIGUES DE OLIVEIRA, DANIELLA PATRICIA DA SILVA et EDINA CRISTINA RODRIGUES DE FREITAS ALVES. « Aprendizagem neurocognitiva : Psicologia e Educação entre aprendizagem e memória ». Dans Latin American Publicações. lapubl, 2021. http://dx.doi.org/10.47174/lace2021-0034.

Texte intégral
Résumé :
A memória serve para aprender e qualquer aprendizagem implica, na memória. Uma das principais preocupações dos professores é a facilitação da aprendizagem, e por isso é importante perceber como se aprende e quais as técnicas a utilizar no processo ensino/aprendizagem de modo atorná-lo eficiente. Assim, uma abordagem cognitiva à aprendizagem constitui, portanto, um novo desafio aos sistemas que têm a responsabilidade social de desenvolver os recursos humanos em qualquer idade, por intermédio de recursos neurocognitivos filogeneticamente concebidos e funcionalmente selecionados, as informações derivadas do ambiente natural, por efeito das experiências, são processadas, organizadas e armazenadas na memória, função responsável pela retenção, armazenamento e posterior utilização dos conhecimentos adquirido. Portanto, a aprendizagem escolar deve ser resultado da intervenção de vários fatores extrínsecos e intrínsecos, que se interagem e influenciam nessa aprendizagem, sendo que cada aluno tem o seu tempo e forma própria de processar a informação cabendo ao professor descobri-lo, instiga-lo, aperfeiçoá-lo ou mediá-loàs circunstâncias no processo de ensino e aprendizagem.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

SILVA, ADRIANO SEVERINO DA, et BRUNO ALVES OMELTECH. « ESCAPE ROOM : APRENDIZAGEM PELA DESCOBERTA GUIADA APLICADA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS CORPORATIVOS ONLINE ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.63225.

Texte intégral
Résumé :
OS MÉTODOS ATIVOS NA EDUCAÇÃO MUDARAM O MODO COMO SE ENSINA E COMO SE APRENDE E SE TORNARAM CAMPO DE ESTUDO PARA VÁRIOS PROFISSIONAIS QUE CONSTROEM CONTEÚDOS PARA DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E DIVERSOS SEGMENTOS. O FOCO DESTE TRABALHO FOI DE TEORIZAR A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ESTILO DE ESCAPE ROOM, MUITO UTILIZADO ATUALMENTE E EXCELENTE ALTERNATIVA PARA APLICAR OS CONCEITOS DA APRENDIZAGEM PELA DESCOBERTA GUIADA (ADG), BEM COMO, DEMONSTRAR NA PRÁTICA COMO SE CONSTRÓI O RACIOCÍNIO DA CRIAÇÃO DESSE RECURSO PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO FOI ORGANIZADO, EM SUA PRIMEIRA PARTE, PARA EXPLICAR DE FORMA BREVE ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTE SOBRE O MÉTODO DE GUIAR O APRENDIZADO DO ALUNO ATRAVÉS DAS CARACTERÍSTICAS CONGÉNITAS DE BRUNER, TEÓRICO DA APRENDIZAGEM QUE DESTACA QUATRO PONTOS ESSENCIAIS PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM: CURIOSIDADE, PROCURA POR COMPETÊNCIA, RECIPROCIDADE E NARRATIVA. JÁ NA OUTRA PARTE DO TRABALHO, FEZ SE UMA JUNÇÃO DA FILOSOFIA POR DESCOBERTA GUIADA COM OS CONCEITOS DE GAMIFICAÇÃO, DEMONSTRADO NA PRÁTICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA APLICADO EM UM CONTEXTO ONLINE.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

SILVA, ADRIANO SEVERINO DA, et BRUNO ALVES OMELTECH. « ESCAPE ROOM : APRENDIZAGEM PELA DESCOBERTA GUIADA APLICADA EM OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA CURSOS CORPORATIVOS ONLINE ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.63225.

Texte intégral
Résumé :
OS MÉTODOS ATIVOS NA EDUCAÇÃO MUDARAM O MODO COMO SE ENSINA E COMO SE APRENDE E SE TORNARAM CAMPO DE ESTUDO PARA VÁRIOS PROFISSIONAIS QUE CONSTROEM CONTEÚDOS PARA DIVERSAS MODALIDADES DE ENSINO E DIVERSOS SEGMENTOS. O FOCO DESTE TRABALHO FOI DE TEORIZAR A CONSTRUÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ESTILO DE ESCAPE ROOM, MUITO UTILIZADO ATUALMENTE E EXCELENTE ALTERNATIVA PARA APLICAR OS CONCEITOS DA APRENDIZAGEM PELA DESCOBERTA GUIADA (ADG), BEM COMO, DEMONSTRAR NA PRÁTICA COMO SE CONSTRÓI O RACIOCÍNIO DA CRIAÇÃO DESSE RECURSO PARA A ÁREA DA EDUCAÇÃO. DESTA FORMA, ESTE TRABALHO FOI ORGANIZADO, EM SUA PRIMEIRA PARTE, PARA EXPLICAR DE FORMA BREVE ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTE SOBRE O MÉTODO DE GUIAR O APRENDIZADO DO ALUNO ATRAVÉS DAS CARACTERÍSTICAS CONGÉNITAS DE BRUNER, TEÓRICO DA APRENDIZAGEM QUE DESTACA QUATRO PONTOS ESSENCIAIS PARA MELHORAR O ENSINO E A APRENDIZAGEM: CURIOSIDADE, PROCURA POR COMPETÊNCIA, RECIPROCIDADE E NARRATIVA. JÁ NA OUTRA PARTE DO TRABALHO, FEZ SE UMA JUNÇÃO DA FILOSOFIA POR DESCOBERTA GUIADA COM OS CONCEITOS DE GAMIFICAÇÃO, DEMONSTRADO NA PRÁTICA ATRAVÉS DA CRIAÇÃO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM PARA O PÚBLICO DA EDUCAÇÃO CORPORATIVA APLICADO EM UM CONTEXTO ONLINE.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Pires, Glice, Carlos Guimarães, Jeanne Da Silva Barbosa Bulcão, Patricia Calisto, Charles Madeira et André Campos. « Arrow : jogo digital para apoio à aprendizagem de vetores ». Dans Workshop de Informática na Escola. Sociedade Brasileira de Computação, 2019. http://dx.doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.1034.

Texte intégral
Résumé :
Alunos têm apresentando baixo desempenho em componentes curriculares como Vetores e Geometria Analítica dentro de universidades brasileiras. Este trabalho descreve a elaboração de um protótipo de jogo educativo cujo objetivo é auxiliar na aprendizagem do conteúdo de vetores, um dos pilares dessas disciplinas. Neste aspecto, retrata-se aqui a forma de desenvolvimento do jogo, seu funcionamento e sua experimentação realizada com público alvo do jogo. O jogo foi testado com estudantes do ensino técnico e superior. Os resultados da análise confirmaram o interesse dos alunos na abordagem de jogos e mostrou-se satisfatório como forma de incentivo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a vetores.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

TEIXEIRA, CLARA VIEIRA, et KATIA MARIA ROCHA DE LIMA. « NOVAS FORMAS DE APRENDIZAGEM : UTILIZAÇÃO DA PLATAFORMA ADAPTATIVA GEEKIE GAMES ». Dans 26º CIAED Congresso Internacional ABED de Educação a Distância. Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED, 2020. http://dx.doi.org/10.17143/ciaed.xxviciaed.2020.57107.

Texte intégral
Résumé :
BUSCOU-SE NESTE ESTUDO MOSTRAR QUE A PLATAFORMA ADAPTATIVA GEEKIE GAMES SURGE PARA IMPULSIONAR OS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE UMA FORMA ABRANGENTE PARA QUE OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO QUE PARTICIPARÃO DO ENEM, POSSAM TESTAR SEUS CONHECIMENTOS EM PROVAS OFICIAIS APLICADAS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, MAS QUE TRAZ COMO DIFERENCIAL ADAPTAÇÃO ÀS NECESSIDADES INDIVIDUAIS DE CADA ALUNO QUE DELA SE UTILIZAM, PERMITINDO, TAMBÉM, QUE O CONHECIMENTO EM SALA DE AULA OCORRA DE FORMA COLABORATIVA. A EDUCAÇÃO NÃO PODE DEIXAR DE ACOMPANHAR A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E AS INOVAÇÕES QUE ACONTECEM, ATUALMENTE, POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS ADAPTATIVAS, AS QUAIS SURGIRAM COMO FERRAMENTAS PARA POTENCIALIZAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DENTRO DAS SALAS DE AULA, PERMITINDO A CONSTRUÇÃO DE UM CONHECIMENTO COLABORATIVO, DE FORMA INDIVIDUAL E PERSONALIZADA OU EM GRUPOS, ESTIMULANDO A AUTONOMIA E CRIATIVIDADE DOS ALUNOS, AO MESMO TEMPO QUE AUXILIA OS DOCENTES NA IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS PONTUAIS NA APRENDIZAGEM, POSSIBILITANDO UM REDIRECIONAMENTO E PLANEJAMENTO DE SUAS ESTRATÉGIAS DOCENTES.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie