Littérature scientifique sur le sujet « Cárceres »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les listes thématiques d’articles de revues, de livres, de thèses, de rapports de conférences et d’autres sources académiques sur le sujet « Cárceres ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Articles de revues sur le sujet "Cárceres"

1

Lermen, Helena Salgueiro, et Martinho Braga Batista e. Silva. « Crimes e cárceres femininos : Perspectivas de visitantes ». Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 14, no 2 (2021) : 531–55. http://dx.doi.org/10.4322/dilemas.v14n2.34313.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Teixeira, Claudio Alexandre de Barros. « Pensamento e fabulação no romance : uma leitura de Osman Lins ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 30, no 43 (30 juin 2010) : 143. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.143-157.

Texte intégral
Résumé :
<p><em>A Rainha dos Cárceres da Grécia</em>, de Osman Lins, é um romance construído na forma de diário que discute a própria arte romanesca, utilizando o dialogismo, a alegoria, a alusão, a citação, a colagem, a paródia e outras formas intertextuais.</p> <p>A Rainha dos Cárceres da Grécia by Osman Lins is a novel written as a diary, and discusses the crafts of writting a novel itself, by using dialogism, alegory, alusion and quotation, assemblage, parody, as well as other intertextual resources.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Aith, Fernando. « Por uma geografia sem cárceres públicos ou privados ». Revista de Direito Sanitário 9, no 1 (1 juin 2008) : 201. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v9i1p201-205.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Oliveira, Ivanilde Apoluceno, et Suzianne Silva de Oliveira. « EDUCAÇÃO NO CÁRCERE FEMININO : FORMAÇÃO DE EDUCADORES E CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL CRÍTICA ». Revista e-Curriculum 15, no 3 (29 septembre 2017) : 640. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p640-663.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo debate-se a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em cárcere feminino. O objetivo é refletir, a partir do recorte de uma pesquisa realizada em cárcere feminino, sobre a formação de educadores para atuação como docentes em escolas de presídios com jovens e adultos e sua relação com o currículo. As questões norteadoras são: que formação é necessária para o desenvolvimento de uma educação no cárcere feminino? Que concepção de educação e de currículo são fundamentais para a formação dos educadores de presídios, e, em especial, nos cárceres femininos? A investigação foi realizada com os seguintes sujeitos: duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do Centro de Reeducação Feminina – CRF. Nesta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com uso de gravador e observação in loco, com registro no diário de campo. Os dados foram sistematizados e analisados com técnicas de categorização da análise de conteúdo. Na pesquisa, como cuidado ético, apresentou-se o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE) a todas as pessoas entrevistadas. Entre os resultados destaca-se que a educação no cárcere feminino, pela caracterização das mulheres atendidas, precisa de uma formação docente que debata as questões da diferença por questões de gênero, etnia, classe, entre outras, sendo a educação intercultural crítica um dos caminhos na construção curricular dos cursos de formação continuada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Budó, Marília De Nardin, Marcela Giuliani Denardin et Natalia Selma Köhler. « Cárcere e maternidade : a dupla penalização de mães e filhos ». Revista InterAção 10, no 1 (7 juillet 2019) : 91–104. http://dx.doi.org/10.5902/2357797537404.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo reflete acerca da relação entre cárcere e maternidade, com foco nos objetivos declarados e objetivos reais da prisão de mulheres no Brasil. Nessa perspectiva, buscou-se compreender o conceito de gênero e sua influência na atuação do sistema de controle penal, identificando na análise da legislação da execução penal as determinações sobre o convívio entre a mãe encarcerada e seus filhos, no contraponto à realidade de sua inaplicação. Para tanto, a pesquisa parte do método dialético, tendo em vista a compreensão estrutural na qual o objeto está inserido, onde o encarceramento feminino funciona como uma forma de controle dos corpos de mulheres que descumprem as determinações do papel de mãe socialmente aceito. Apesar da extensa legislação acerca do tema, a sua não aplicação na realidade dos cárceres brasileiros não se deve a uma mera deficiência ou ineficiência da estrutura prisional, mas sim de objetivos não declarados de reprodução da estrutura patriarcal a partir da dupla penalização da mulher.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferreira, Marina dos Santos. « Um passado-presente em Rainha dos Cárceres da Grécia ». Revista Crítica Cultural 13, no 1 (29 juin 2018) : 181. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v13e12018181-193.

Texte intégral
Résumé :
O romance de Osman Lins, A Rainha dos Cárceres da Grécia, publicado em 1976, traz ao leitor uma construção espaço-temporal bastante particular ao retomar o período da Ocupação Holandesa no Nordeste brasileiro em princípios do século XVII. O presente artigo busca ler o modo como se dá esta construção no romance, a partir das paisagens produzidas naquele momento por artistas da comitiva holandesa, principalmente Frans Post. Trazendo para o presente da narrativa este passado remoto através de uma sobreposição paisagística, o romance nos permite pensar o presente à luz de elementos que hoje figuram como importante acervo iconográfico, problematizando e questionando parâmetros relativamente estáveis do ponto de vista da história tradicional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Figueiredo, Maria do Carmo Lanna. « O Brasil colonial na literatura contemporânea ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 22, no 30 (30 juin 2002) : 283. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.30.283-294.

Texte intégral
Résumé :
<p>Leitura do romance <em>A rainha dos cárceres do Grécia </em>(1976), de Osman Lins, com o objetivo de acompanhar o tratamento que o livro confere a episódios da época colonial, especialmente o da invasão holandesa, interpenetrando-o ao momento ditatorial da década de 70, e de analisar os procedimentos textuais que promovem a ligação entre a história e a literatura, o presente e o passado.</p> <p>Literarv works as Osman Lins’ s <em>A rainha dos cárceres da Grécia </em>(1976) frame an image of the Dutch presence in Brazil. This paper intends to mark out how literature shows the intertextual relations between the colonial period and the dictatorial decade of the seventies; and how literary strategies figure the links between literature and history, present and past.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Laganà, Elisabetta. « O acompanhar na desinstitucionalização ». Journal of Human Growth and Development 20, no 1 (1 avril 2010) : 42. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19942.

Texte intégral
Résumé :
São descritos os propósitos e a organização da Conferência Nacional de Voluntariado da Justiça Italiana. Em particular são destacados os fundamentos do trabalho do voluntariado: a salvaguarda dos direitos, a responsabilidade, a gratuidade, o valor da relação. Perante a despersonalização da instituição, a relação entre os voluntários e os detentos, nos manicômios judiciários e nos cárceres, oferece possibilidade de um reconhecimento importante da subjetividade da pessoa. Além disso o voluntariado oferece respostas concretas para integração na sociedade e contribui para reconstruir uma rede social à volta do sujeito. Algumas possibilidades concretas para ultrapassar o hospital psiquiátrico judiciário na Itália começam a surgir, nos últimos tempos, através do projeto legislativo de Reforma do Código Penal e através da passagem da um sistema privado de saúde carcerária a um sistema único gerenciado pelo Ministério da Saúde. Ponto estratégico tornou-se o envolvimento direto das regiões (os estados) na gestão sanitária dos cárceres e dos manicômios judiciários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barradas Maranhão, Ana Paula, et Henry Socrates Lavalle Sullasi. « A GESTÃO DO PATRIMÔNIO E A RESSIMBOLIZAÇÃO DE CÁRCERES TOMBADOS ». Revista Noctua II, no 5 (2020) : 143–65. http://dx.doi.org/10.26892/noctua.v2i5p143-165.

Texte intégral
Résumé :
The objective of this work is to analyze the process of cultural heritage policies of former detention houses and understand what their transformation in cultural and tourist instruments. Three old prisons were studied: the “Cadeia Eclesiástica (Aljube)” located in Olinda/PE (current “Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco”), The “Casa de Câmara e Cadeia” located in Pirenópolis/GO (current “Museu do Divino Espírito Santo”) and the “Casa de detenção do Recife” (current “Casa da Cultura de Pernambuco”). As methodological procedures were carried out: semi-structured interviews; participant observation; and the survey of official and media documents, discussed under the perspective of the anthropology of heritage and tourism. The analysis of the data shows little memorial and cultural reflexivity on the part of the interviewees. The results show that the prisons in question survive for tourism sustainability, guaranteeing their maintenance, but in a more economical than memorial scope.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pereira Camargo, Flávio. « O discurso metaficcional em A rainha dos cárceres da Grécia, De Osman Lins ». Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos, no 47 (5 juin 2008) : 9. http://dx.doi.org/10.22201/cialc.24486914e.2008.47.57408.

Texte intégral
Résumé :
En este artículo, examinaremos algunas estrategias narrativas y discursivasde las usadas por Osman Lins en el proceso de la construcción de A rainhados cárceres da Grécia, a saber: autorreflexibilidad, la mise en abyme, la cuestión del lector y de la lectura, la fragmentación del texto y la ruptura del género.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Thèses sur le sujet "Cárceres"

1

Muniz, Marisol Costa Viegas. « Perfil epidemiológico de puérperas adolescentes em Cárceres - MT ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2010. http://repositorio.unb.br/handle/10482/6862.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, 2010.
Submitted by Thaíza da Silva Santos (thaiza28@hotmail.com) on 2011-02-11T18:34:25Z No. of bitstreams: 1 2010_MarisolCostaViegasMuniz.pdf: 1930477 bytes, checksum: eec98d5e246363ea9b804cda212c64bd (MD5)
Approved for entry into archive by Daniel Ribeiro(daniel@bce.unb.br) on 2011-02-12T00:02:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2010_MarisolCostaViegasMuniz.pdf: 1930477 bytes, checksum: eec98d5e246363ea9b804cda212c64bd (MD5)
Made available in DSpace on 2011-02-12T00:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010_MarisolCostaViegasMuniz.pdf: 1930477 bytes, checksum: eec98d5e246363ea9b804cda212c64bd (MD5)
A adolescência é o período de transição entre a infância e a idade adulta caracterizada por instabilidade emocional, mudanças corporais e sociais. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), um período da vida situado entre 10 e 19 anos, dividido em dois subperíodos: de 10 a 14 anos e de 15 a 19 anos. A gravidez na adolescência é hoje um problema de saúde pública mundial e implica em conseqüências sociais principalmente em países em desenvolvimento como o Brasil. O objetivo deste trabalho é analisar o perfil epidemiológico da gestação na adolescência no município de Cáceres – MT. Trata-se de um estudo descritivo e transversal, exclusivamente com puérperas adolescentes internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Foram entrevistadas 174 puérperas adolescentes, mas para análise foi excluída uma. Os dados foram digitados e processados com a utilização do programa Epi Info e a análise estatística descritiva, por meio de medidas de freqüências, de tendência central e de dispersão, utilizando-se do Microsoft Office. Os principais resultados obtidos demonstram que 209( 23,7%) dos partos ocorridos no município de Cáceres no período de 30/9/2009 a 31/03/2010 foram feitos em adolescentes; 11(6,4%) estavam na adolescência precoce e 162(93,7%) na adolescência tardia; 153( 88,4%) são de Mato Grosso, 110(63,6%) são do município de Cáceres; 110(63,6%) declararam-se pardas, 129(74,6%) foram criadas na religião católica; 99( 57,2%) têm ensino fundamental, 70(40,5%) ensino médio e 4(2,3%) estão no ensino superior, 115( 66,5%) das entrevistadas relataram que não estavam estudando, 164(94,8%) que não possuem trabalho; 97( 56,1%) disseram que tiveram a primeira relação entre quinze e dezenove anos e 73(42,2%) entre dez e quatorze anos; 111(64,2%) disseram que “o sexo é uma prova de amor”; 104(60,1%) disseram que a homossexualidade é opção de cada um; 167(96,5%) relataram ter feito o pré-natal; 142(82,1%) tiveram seus partos a termo; 90(52%) foram partos normais, 80(46,2%) cesarianas. Concluiu-se que, a gravidez na adolescência no município de Cáceres é um problema importante de saúde pública, distanciando as jovens de uma melhor escolaridade e conseqüentemente de sua ascensão social. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Adolescence is a transition period between childhood and manhood characterized by emotional instability, body and social changes. To World Health Organization (WHO), a period situated between 10 years old and 19 years old, which is divided in two sub periods: from 10 years old to 14 years old and from 15 years old to 19 years old. Pregnancy in adolescence it’s a worldwide health concern and causes social consequences mainly in developing countries like Brazil. The objective of this work is to analyze the epidemiological profile of pregnancy in adolescence in Cáceres – MT. It’s a descriptive and transversal study, exclusively with the teen puerperals interned in the public health system (SUS). 174 puerperal teens were interviewed but one was excluded in the analysis. Data were processed using the program Epi Info and the descriptive statistic analysis using the frequency measures of central tendency and dispersion using Microsoft Office. The results show that 209(23,7%) of the deliveries that took place in Cáceres between 9/30/2009 and 3/31/2010 were in adolescents;11 (6,4%) were in early-term adolescence and 162(93,7%) were in late-term adolescence;153(88,4%) are from Mato Grosso,110(63,6%) are from Cáceres – MT; 110(63,6%) are self-declared brown, 129(74,6%) were raised in Catholicism and 97(56,6%) still on it today; 99(57,2%) have basic education,70(40,5%) high school and 4(2,3%) are in college.115(66,5%) of the interviewed said that weren’t studying, 164(94,8%) were unemployed ;97( 56,1%) said that had sex for the first time between 15 years old and 19 years old,73,2(42,2%) had sex for the first time between 10 and 19 years old;111(64,2%) said “sex is a proof of love to the partner”; 142(82,1%) had term delivery;90(52%) were natural childbirths, 80(46%) were Caesarean section (C-section). 104(60,1%) said that homosexuality is each one’s choice. Pregnancy in adolescence in Cáceres – MT is a serious public health problem, keeping the teen moms away from a better education and from social ascendancy.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Adacheski, Emanuelle Alves. « A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA : IMAGENS DO EXÍLIO ». Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2017. http://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2400.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Angela Maria de Oliveira (amolivei@uepg.br) on 2017-11-22T16:06:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Adacheski, Emanuelle.pdf: 1377831 bytes, checksum: fc2f654d5957c6828b616daf12f32695 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-11-22T16:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Adacheski, Emanuelle.pdf: 1377831 bytes, checksum: fc2f654d5957c6828b616daf12f32695 (MD5) Previous issue date: 2017-09-21
Esta dissertação busca explorar algumas imagens presentes no romance A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins, publicado em 1976. A partir da paisagem arqueológica em Nazca, no Peru, e de alguns trechos de Alice no País das Maravilhas, discutimos questões afins ao exílio, enquanto impossibilidade de definição e expressão do sujeito, na escrita. Passamos por temas como a obscuridade, a marginalidade, a posição do olhar, a desaparição, o paradoxo, entre outros. Como base teórica, recorremos, principalmente, a Jean-Luc Nancy, Michel Foucault, Philippe Lacoue-Labarthe, Maurice Blanchot etc. Nossa leitura percebe no romance o vaivém entre contrários, a permanência de paradoxos e o questionamento do sujeito como coisa inteira, detectando, ainda, a luta de Osman Lins na escrita dos que não têm voz, na visibilidade do escritor brasileiro e na crítica literária como atividade marginal, que demanda investimento de vida, mais do que postura científica.
The present dissertation aims to explore some images that appear inside the novel A rainha dos cárceres da Grécia, by Osman Lins, published in 1976. From the archaeological landscape in Nazca, Peru, and some excerpts from Alice in Wonderland, we discuss issues concerning to the exile, as impossibility of the subject definition and expression, in the writing. We go through themes such as obscurity, marginality, the sight position, disappearance, paradox, among others. As theoretical basis, we mainly reach for Jean-Luc Nancy, Michel Foucault, Philippe Lacoue-Labarthe and Maurice Blanchot. Our reading was able to notice, in the novel, the oscilation between opposites, the remaining of the paradox and the questioning about the subject as an entire thing. We detected, also, Osman Lins‘ struggle in writing the ones with no voice, in discussing the visibility of the brazilian writer and defending a literary criticism as marginal action, which demands an investment of life, more than scientific posture.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ribeiro, Sebastiana Lima. « A biblioteca inserta em A Rainha dos Cárceres da Grécia ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2017. http://repositorio.unb.br/handle/10482/24653.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2017.
Submitted by Albânia Cézar de Melo (albania@bce.unb.br) on 2017-08-25T12:34:52Z No. of bitstreams: 1 2017_SebastianaLimaRibeiro.pdf: 1848830 bytes, checksum: 729d72a3380ba22e7e2a83a5fdbf5e81 (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2017-09-26T18:06:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2017_SebastianaLimaRibeiro.pdf: 1848830 bytes, checksum: 729d72a3380ba22e7e2a83a5fdbf5e81 (MD5)
Made available in DSpace on 2017-09-26T18:06:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017_SebastianaLimaRibeiro.pdf: 1848830 bytes, checksum: 729d72a3380ba22e7e2a83a5fdbf5e81 (MD5) Previous issue date: 2017-09-26
Prioriza-se nesta tese sobre A Rainha dos Cárceres da Grécia de Osman Lins, a identificação do conjunto de obras insertas no romance. Com este intuito, foi realizado um rastreamento dos autores e obras citados por Lins. Tendo em mente que a obra centraliza-se no entendimento textual (leitura), no processo de remissão à outras obras (intertextualidade) e na compreensão do fazer literário (escrita), foram eleitos cinco temas fundamentais na construção de um romance. Em um esforço de síntese, as temáticas eleitas para exegese foram abrigadas em cinco capítulos. Em A Situação Narrativa (capítulo 1) as camadas narrativas foram desmembradas nos três gêneros narrativos que explicam como a elaboração da obra: o diário, o ensaio e o romance. A complexidade da intriga conduziu ao estudo do Enredo (capítulo 2) no qual foi pensado o papel do narrador, e do autor. Na pesquisa sobre O Espaço (capítulo 3) foram analisados o conceito de dobra e fusão, além da elaboração de mapas demarcando o percurso dos personagens pelo espaço do romance (apresentados nos anexos). Na abordagem sobre o Tempo (capítulo 4) foi esmiuçado a confecção do diário (com elaboração do calendário dos dias escritos em cada ano) e a importância da estrutura numérica na divisões do texto (com elaboração de tabelas que revelam a harmonia alcançada do ponto de vista do planejamento) . No último capítulo esta pesquisa trata dos Personagens (capítulo 5) que foram subdividivos em cômicas e trágicas, um personagem de personagens e personagens históricos. Na conclusão foram retomados os principais elementos. Por fim foi acrescido aos anexos uma lista com as obras citadas pelo professor de acordo com sua aparição no diário e notas de pesquisas sobre os autores citados.
On this doctoral thesis, it is given priority to analyze the range of works inserted in the novel A Rainha dos Rárceres da Grécia, by Osman Lins. To accomplish this goal, authors and works cited in such novel have been traced. Taking for granted that the novel focuses on text understanding (reading), the process of remission to other works (intertextuality) and the comprehension of literature making (writing), five fundamental themes have been selected in building a novel. As a synthesis, five themes chosen to the exegesis were organized in five chapters. In chapter one, A Situação Narrativa, the narrative layers were dismembered in the three narrative genres which explain the elaboration of the work: the diary, the essay, and the novel. The comçlexity of the plot led the study of the story in chapter two, Enredo, in which the role of the narrator and the author were discussed. In chapter three, O Espaço, the concept of fold and fusion were analyzed, besides the elaboration of maps demarcating the routes of the characters along the novel space (showed in accompanying document). In chapter five, Tempo, the making of the diary was scrutinized (with the elaboration of the calendar of the days of writing on each year) and the importance of the numerical structure in the divisions of the text (with the elaboraion of tables which reveal the harmony reached from the perspective of planning). In chapter five, Personagens, this research concerns the characters which were divided into comic and tragic ones, a charcter of characters and historical characters. In the conclusion, the main elements were revisited. At last, attached documents were added on a list with works cited by the teacher according to their appearance in the diary and research notes about the cited authors.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ventura, Thayla Crisrhana Martins. « A rainha dos cárceres da Grécia : um exercício de imaginação ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2018. http://repositorio.unb.br/handle/10482/32516.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2018.
Submitted by Fabiana Santos (fabianacamargo@bce.unb.br) on 2018-08-22T22:55:43Z No. of bitstreams: 1 2018_ThaylaCrisrhanaMartinsVentura.pdf: 1472536 bytes, checksum: 60b71f2887ea8f485c1d73536a838ccb (MD5)
Approved for entry into archive by Raquel Viana (raquelviana@bce.unb.br) on 2018-08-27T22:21:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 2018_ThaylaCrisrhanaMartinsVentura.pdf: 1472536 bytes, checksum: 60b71f2887ea8f485c1d73536a838ccb (MD5)
Made available in DSpace on 2018-08-27T22:21:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018_ThaylaCrisrhanaMartinsVentura.pdf: 1472536 bytes, checksum: 60b71f2887ea8f485c1d73536a838ccb (MD5) Previous issue date: 2018-08-22
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Há muito a imaginação é alvo de reflexão de pensadores e teóricos em acepção filosófica, antropológica ou literária, sendo sua essência ora atrelada ao engano, como em Pascal, ora à potência criativa, como em Voltaire. Assentindo esse último entendimento como o mais adequado ao projeto literário de Osman Lins e conhecendo a proposta do escritor de enriquecer o campo do imaginário através de sua ficção, intenta-se nesse estudo desenvolver uma leitura de A Rainha dos Cárceres da Grécia pautada na investigação de três camadas narrativas nomeadas pelo próprio Lins, sendo elas: a do real-real, a do real-imaginário e a do imaginário-imaginário. O percurso da dissertação partirá da análise do microconto “Exercício de Imaginação” também de autoria do escritor pernambucano, em que se lê simbolicamente o processo de criação de um texto literário, e seguirá o processo de composição do imaginário no romance – desde a reunião dos elementos, passando pela manipulação desses e chegando ao estado final da narrativa -, valendo-se primordialmente do apoio teórico de Gilbert Durand e Wolfgang Iser.
The imagination has long been the object of reflection by philosophers and thinkers in a philosophical, anthropological or literary sense, and its essence is sometimes linked to deceit, as in Pascal, or to creative power, as in Voltaire. Assuming this last understanding as the most appropriate to the literary project of Osman Lins and knowing the proposal of the writer to enrich the field of the imaginary through his fiction, it is tried in this study to develop a reading of A Rainha dos Cárceres da Grécia based on the investigation of three narrative layers named by Lins himself, being: the real-real, the real-imaginary, and the imaginary-imaginary. The course of the dissertation will start with the analysis of the microconto "Exercício de Imaginação", also written by Osman Lins, in which the process of creating a literary text is symbolically read, and will follow the process of imaginary composition in the novel - from the elements, through the manipulation of these and reaching the final state of the narrative - relying primarily on the theoretical support of Gilbert Durand and Wolfgang Iser.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Ferreira, Marina dos Santos. « Paisagem e anacronismo em A rainha dos cárceres da Grécia ». reponame:Repositório Institucional da UFSC, 2016. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176698.

Texte intégral
Résumé :
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2016.
Made available in DSpace on 2017-06-27T04:11:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 345990.pdf: 2600459 bytes, checksum: 7def92852d82df31be5fe952ca123905 (MD5) Previous issue date: 2016
O presente trabalho busca realizar uma leitura do romance A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976) de Osman Lins sob a perspectiva das paisagens tendo em vista seu aspecto anacrônico. O espaço criado na obra reivindica o momento da Ocupação Holandesa no nordeste brasileiro do século XVII sobreposto ao contexto do então corrente século XX. Considerando o projeto de colonização flamenga bem como o seu legado iconográfico a partir das pinturas de paisagens do primeiro paisagista das Américas, Frans Post, procura-se uma leitura crítica da concepção histórica e literária na obra de Lins. Para isso, parte-se do olhar sobre o romance como forma e conteúdo, com suas raízes em obras prévias do autor, como Avalovara (1973) em que tempo e espaço são dimensões altamente elaboradas e problematizadas a partir da correlação estabelecida com formas geométricas e as noções de finito e infinito. Esta relação, por sua vez, propicia uma abordagem histórica dialética e anacrônica à maneira benjaminiana, ou seja, a contrapelo da oficialidade histórica e da progressão meramente cronológica. Além disso, a preocupação metaliterária bem como a constante transgressão que mistura o passado e o presente, o real e o ficcional também proporciona uma leitura sobre a "literatura" como via de mão dupla no que tange à relação com a "realidade" histórica. Desta forma, a produção de "imagens" no texto torna-se fundamental para a presente proposta de leitura ao ser abordada sob o aspecto paisagístico. Para entender a "paisagem" parte-se do "espaço" clássico até a sua "autonomia" na Idade Média quando a paisagem parece assumir o protagonismo para além da submissão à retórica. Os conceitos relacionados à mimese e alguns de seus desdobramentos - como nas leituras de Erich Auerbach, Luiz Costa Lima, Jacques Ranciére e Anne Cauquelin - a partir da afirmação aristotélica de que "a arte é a imitação da natureza" contribuíram para a reflexão proposta de modo a evidenciar a relação paisagem/natureza observada por Georg Simmel em A filosofia da paisagem. Paralelamente às grandes navegações, a paisagem surge com força nas artes e se torna, entre outras coisas, instrumento de discurso e "testemunho" sobre os novos territórios. No Brasil, a permanência dos holandeses por vinte e quatro anos no Nordeste (1630-1654) contou, durante os últimos sete anos, com a administração do Conde Maurício de Nassau e sua comitiva, da qual participaram artistas, dentre os quais Frans Post, "pintor de paisagens" cuja incumbência era "fundar? a paisagem brasileira. Deste modo, o legado imagético e principalmente paisagístico é nota dominante quanto a este período da história brasileira. Por fim, busca-se observar os efeitos críticos de leituras possíveis dada a combinação dos tempos e discursos que resultam no anacronismo instaurado no romance.

Abstract : The present study aims at a reading of the novel A Rainha dos Cáreceres da Grécia [The Queen of Prisons of Greece] (1976) by Osman Lins under the perspective of landscapes within their anachronistic aspect. The literary space in the novel brings up the Dutch Colonization in the Brazilian Northeast region during the early seventeenth century superposed to what was then the current twentieth century. Taking into consideration the project of the Dutch colonization as well as its iconographical legacy based on landscapes paintings by Frans Post, the first America?s landscapes painter, we intend to perform a critical reading of the literary and historic comprehension within Osman Lins? work. In order to do that, the novel is considered under its form and content, with its roots in previous works by the author, just as Avalovara (1973) in which time and space are dimensions highly elaborated and questioned once there is an established relation with geometrical forms and either finite or infinite notions. This relation allows both a dialetic and an anachronistic historical approach as suggested by Walter Benjamin in the idea of ?brushing history against the grain? and against its merely chronological progress. Besides that, the attention given to meta literary procedure as well as the constant transgression that mixes past and present, reality and fiction also leads to a reading about ?literature? as a double track relation to the historical ?reality?. Therefore the production of ?images? within the text is imperative to present proposal of reading when approached under the aspects of landscaping. In order to understand the ?landscape? we go from the conception of classical ?space? until its ?autonomy? in the Middle Age when landscape seemed to assume protagonism beyond its submission to rethoric. The concepts related to mimesis and some of its unfoldings ? as the works done by Erich Auerbach, Luiz Costa Lima, Jacques Ranciére and Anne Cauquelin ? from the aristotelic affirmation that ?art imitates nature? contributed to the present study as it shows the relation landscape/nature observed by Georg Simmel in Philosophy of landscape. As the great navigations came along the presence of landscape becomes stronger in arts field as it turned into, among other things, instrument of discourse and ?testimonial? of the ?new? lands. In Brazil, the Dutch colony lasted for twenty-four years in the Northeast region (1630 ? 1654), and for the remaining seven years it was managed by Mauricio de Nassau and his selected group of men, among whom some artists who became very well known as Frans Post, ?landscape painter? whose chore was to ?lay the foundation? of Brazilian landscape. Thus the landscaping legacy is a keynote of this period of Brazilian history. Finally, the critical effects of reading have also been persued when considering the combination of times and discourses that create the anachronism within the novel was considered.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Damasceno, Carolina Duarte 1978. « Leitura e coautoria em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins ». [s.n.], 2012. http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/270099.

Texte intégral
Résumé :
Orientador: Maria Eugênia da Gama Alves Boaventura Dias
Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem
Made available in DSpace on 2018-08-20T05:13:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Damasceno_CarolinaDuarte_D.pdf: 1346751 bytes, checksum: 611acbbab0adcaf3067b30f898064b01 (MD5) Previous issue date: 2012
Resumo: Este estudo se propõe a analisar a relação entre leitura e coautoria em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins (1976), bem como seus desdobramentos. A fim de traçar o papel do leitor sugerido por essa obra do escritor pernambucano, serão abordadas as seguintes questões, as quais remetem a facetas da leitura literária: o processo de significação; a relação entre leitura, experiência e identidade; a escrita da leitura e o jogo de autoria; e, por fim, as repercussões da crise da Literatura moderna no ato de ler. A proximidade entre leitura e criação - que ganha evidência nos textos modernistas do século XX e é um dos temas centrais de A Rainha dos Cárceres da Grécia - têm algumas repercussões: quem lê assume um lugar de destaque e, assim como o escritor, deve mergulhar universo ficcional e estabelecer pontes entre a ficção e o dito mundo real. A aproximação entre leitura e autoria, portanto, não envolve somente elementos estéticos, mas acarreta também um novo leque de responsabilidades ao leitor, a quem cabe estabelecer uma relação entre o livro, sua experiência e a realidade empírica, alterando sua percepção sobre o mundo e sobre si a partir da consciência trazida pelos livros lidos. Nesse sentido, um dos propósitos dessa pesquisa é mostrar como a metalinguagem não se restringe a aspectos estilísticos e formais, pois põe em jogo o vínculo entre o universo ficcional e a dita realidade. O diário-ensaio-romance de Osman sugere, porém, que essa ponte não deve necessariamente vir explicitada pelo autor, sendo uma das atribuições do leitor construí-la
Abstract: The purpose of this study is to analyse the relation between reading and co-authoring, as its effects in Osman Lins' A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976). In order to perceive the role of the reader suggested by this book, we will discuss the following questions, which refer to aspects of literary reading: the process of meaning, the relation between reading, experience and identity, the writing of the reading process and the backstage of authorship. The repercussions of the crisis of modern literature in the act of reading also will be considered. The proximity between reading and creation, one of the central themes in A Rainha dos Cárceres da Grécia, which became more intense in the modernist texts of the twentieth century, has some consequences: the one who reads assumes a prominent place and must, as the writer, be immerse in the fictional world and establish links between fiction and the so-called "reality". This contiguity, therefore, doesn't involve only aesthetic elements, but also implies a new set of responsibilities to the reader, who must establish relations between the book, his experience and the empirical reality, changing his perception about the world and about himself through the awareness brought by the fiction. In this sense, one of the purposes of this research is to show that metalanguage is not restricted to formal and stylistic aspects, but it also encloses a connection between fiction and the reality. This Osman Lins' diary-essay-novel suggests, however, that the writer does not need to make these links clear, because one of the reader's task is to establish them
Doutorado
Literatura Brasileira
Doutor em Teoria e História Literária
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Peixoto, Mayara Moratori. « Prolegômenos para uma leitura d’A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins ». Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2018. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6960.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Geandra Rodrigues (geandrar@gmail.com) on 2018-07-17T18:47:12Z No. of bitstreams: 1 mayaramoratoripeixoto.pdf: 1455310 bytes, checksum: 31c9ce3b632fcb099088c117d52f210c (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2018-07-25T15:18:06Z (GMT) No. of bitstreams: 1 mayaramoratoripeixoto.pdf: 1455310 bytes, checksum: 31c9ce3b632fcb099088c117d52f210c (MD5)
Made available in DSpace on 2018-07-25T15:18:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 mayaramoratoripeixoto.pdf: 1455310 bytes, checksum: 31c9ce3b632fcb099088c117d52f210c (MD5) Previous issue date: 2018-04-18
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Esta dissertação pretende versar a respeito da leitura metaficcional do romance A Rainha dos Cárceres da Grécia (2005), do autor pernambucano Osman Lins. Teoricamente, pautamo-nos na descrição de Linda Hutcheon (2013), no livro Narcissistic Narrative: the metafictional paradox, a respeito de como a teoria mimética aristotélica pode ser lida nos romances ditos “contemporâneos” (discussão feita a partir de Agamben (2009)). Sustentamos o argumento de que a ausência, um híbrido entre tudo aquilo que não é representável e todas as suas tentativas de representação, é a motivação essencial de cada um dos narradores que A Rainha dos Cárceres da Grécia possui. Evocamos Henri Lefebvre (1983) para discutir brevemente sobre a teoria das representações; no campo temático, analisamos o caráter melancólico da criação que se pauta na ausência, bem como a angústia daqueles que enfrentam seus labirintos internos (SONTAG, 2017). No plano da estrutura romanesca, buscamos investigar as interpenetrações entre os eixos teórico, temático e estrutural no fenômeno que chamamos de “projeção alegórica”, que ocorre entre os personagens dos diversos níveis narrativos. Para tanto, recorremos à teoria sobre alegoria, presente na Origem do drama trágico alemão, de Walter Benjamin (2016). Buscamos investigar, também, aqueles que podem ser considerados os “mitos fundadores”, porque oferecem amplo material simbólico para a estruturação da verossimilhança de cada um dos níveis intercruzados do romance. Discutimos, especificamente, os mitos que podem ser considerados, segundo Eliade (1986), fundadores da presença de um tempo primevo, bem como trazem consigo o arquétipo da Memória – um dos mitos fundamentais do romance. O outro mito que se buscou analisar é a personagem Ana da Grécia, heroína da saga primordial que acontece nos “Cárceres da Grécia”, e que deriva a saga heroica de todos os outros protagonistas dos diversos níveis do romance.
This dissertation aims to deal with the metafictional reading of the novel A Rainha dos Cárceres da Grécia (2005) [The Queen of the Prisons of Greece], by Brazilian author Osman Lins. Theoretically, we refer to Linda Hutcheon’s (2013) description in Narcissistic Narrative: the metafictional paradox, on how Aristotle's mimesis theory can be read in so-called “contemporary” novels (a discussion from Agamben (2009)). We sustain the argument that absence, a hybrid between all that is not representable and all its attempts at said representation, is the essential motivation for each of the narrators in A Rainha dos Cárceres da Grécia. Henri Lefebvre (1983) is evoked to briefly discuss the theory of representations; concerning the theme, the melancholic nature of a creation founded on absence, as well as the anguish of those who face their internal labyrinths (SONTAG, 2017) also come to light. In regard to the romanesque structure, we aim to investigate the interpenetrations between theoretical, thematic and structural axes, in a phenomenon we call “allegorical projection”, which occurs among the characters through the several narrative levels. To do so, we turn to the theory on allegory, present in The Origin of the German tragic drama, by Walter Benjamin (2016). It is also important to explore the termed “founding myths” because they offer ample symbolic material for structuring the verisimilitude of each of the interlocking levels of the novel; specifically, myths that can be considered, according to Eliade (1986), founders of the presence of a primeval time, as well as bring with them the archetype of Memory – one of the fundamental myths in the novel. The other myth analyzed in the present work is the character Ana da Grécia, the hero of the primordial saga that happens in the “Prisons of Greece”, and that derives the heroic saga of all the other protagonists along the several levels of the novel.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Flores, Eiliko Lutz Pfeiffer. « Ironia e negatividade em "A Rainha dos Cárceres da Grécia", de Osman Lins ». reponame:Repositório Institucional da UnB, 2007. http://repositorio.unb.br/handle/10482/1127.

Texte intégral
Résumé :
Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, 2007.
Submitted by Jaqueline Oliveira (jaqueoliveiram@gmail.com) on 2008-11-13T16:03:00Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_EilikoLutzPFlores.pdf: 810629 bytes, checksum: 2aa7d8633b60c1dc87b3a338d0305585 (MD5)
Approved for entry into archive by Georgia Fernandes(georgia@bce.unb.br) on 2009-01-28T11:49:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_EilikoLutzPFlores.pdf: 810629 bytes, checksum: 2aa7d8633b60c1dc87b3a338d0305585 (MD5)
Made available in DSpace on 2009-01-28T11:49:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO_2008_EilikoLutzPFlores.pdf: 810629 bytes, checksum: 2aa7d8633b60c1dc87b3a338d0305585 (MD5)
Este trabalho tem como objetivo a análise do romance A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins, procurando perceber de que modo a ironia que fundamenta seu procedimento formal e estético articula uma forte negatividade crítica. Essa negatividade articulada por meio da ironia, em muitas das diversas possibilidades e manifestações que esta permite, se dirige a várias esferas. Entre outros temas, em uma rara capacidade de abrangência e problematização, o romance de Osman Lins trabalha questões fundamentais ligadas ao sistema literário brasileiro; à literatura e aos problemas de representação; à crítica literária e aos complexos problemas políticos e culturais que a envolvem; ao estado-nação, à identidade de seus habitantes e à segregação social; à indústria cultural e aos meios de comunicação de massa; aos mecanismos ideológicos de dominação, junto à hipertrofia da razão instrumental; ao período ditatorial em que está inserido o livro e, de forma ampla, a questões que remetem ao quadro internacional, como o apagamento da história, a internacionalização do capital e a expansão de mecanismos hegemônicos e imperialistas bem como a posição peculiar e própria ao Brasil dentro desse panorama. ________________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research is an analysis of Osman Lins´s novel A Rainha dos Cárceres da Grécia. Irony is a fundamental figure in the novel. The main porpose is to indicate how irony in the novel is capable of reaching a powerfull and critic negativity. That negativity, spread in the novel through its irony, reaches many spheres. Among others, Osman Lins´s subjects in A Rainha dos Cárceres da Grécia include topics about the Brazilian literary system; literature in general and some problems about literary representation; literary criticism and the political and cultural issues that sorround it; Brazilian national state, the identity of its population and social segregation; cultural industry and mass-media; ideological instruments of social domination and the privilege given by those instruments to practical reason; the Dictatorship in Brazil in the seventies, when the book was conceived and released, and some topics concerning the global context at that time, such as the disappearance of history , the growth in the international circulation of monetary capital and the expansion of hegemonic and imperialist domination, as well as the Brazilian role in that global perspective, from that period to the present days.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

David, Debora Leite. « Dois cárceres, uma certeza : a morte. Um estudo comparado entre \'A vida verdadeira de Domingos Xavier, de José Luandino Vieira e \'Memórias do cárcere\', de Graciliano Ramos ». Universidade de São Paulo, 2006. http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8156/tde-01082006-074426/.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho apresenta uma análise comparada empreendida ao abrigo da linha de pesquisa \"literatura e sociedade nos países de língua portuguesa.\" Deste modo, realizamos o cotejo entre as obras A vida verdadeira de Domingos Xavier, de José Luandino Vieira, escrita em 1961 e publicada em 1974, e Memórias do cárcere, de Graciliano Ramos, escrita entre os anos de 1946 e 1952, e publicada logo após a morte do escritor em 1953. O objetivo desse trabalho é o estudo do engajamento da Literatura nos problemas sociais e políticos de uma nação e, como recorte principal, a atuação relevante dos escritores no painel social em que se encontram inseridos. A leitura das obras, em que aparece plasmada a realidade representada pelos regimes de exceção mostrou-nos a amplitude da transfiguração da realidade operacionalizada em tais regimes, a iminência da absoluta aniquilação física e psicológica do ser humano, o cárcere no seu interior e o desrespeito à dignidade humana. No entanto, encontramos também diferenças como a estratégia formal adotada por cada escritor e a relação construída entre a identidade individual e coletiva. Essas observações entre outras possíveis permitiram a elaboração de um diálogo comparatista que se orienta principalmente pela problemática do tratamento da forma literária a partir de determinados elementos incidentais e comuns às referidas obras, que são o autoritarismo e a violência.
This work presents a compared analyze taked under the reserch line of \"literature and society in countries of portuguese language.\" In this way, we carry through a comparative study between the narratives A vida verdadeira de Domingos Xavier of José Luandino Vieira, writen in 1961 and published in 1974, and Memórias do cárcere of Graciliano Ramos, writen in the period of 1946 to 1952, and published after the writer\'s death in 1953. The objective of this work is the study of Literature\'s enrollment in social and politicians problems nationals and, as main clipping, the excellent writers\'s performance on social panel where they are inserted. The narratives\'s reading, where appears shaped the reality represented by the regimes of exception showed to us the amplitude for the reality\'s representation. It happens in such regimes, when occurs the imminence of absolute physical and psychological destruction of human being, the inside of jail and the disrespect to the dignity human being. However, we also find differences as the formal strategy adopted by each writer and the relation constructed between the individual and collective identity. These among others possible comments had allowed the elaboration of a comparative dialogue that guides mainly for the problematic treatment of the literary form from determined incidental and common elements to the related narratives, that are the authoritarianism and the violence.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva, Junior Antonio Carlos da Rosa. « Um campo religioso prisional : estado, religiões e religiosidades nos cárceres a partir do contexto juizforano ». Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), 2017. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4471.

Texte intégral
Résumé :
Submitted by Renata Lopes (renatasil82@gmail.com) on 2017-05-11T14:02:43Z No. of bitstreams: 1 antoniocarlosdarosasilvajunior.pdf: 1897653 bytes, checksum: d78cc6090fa596d9209483abe5be99ec (MD5)
Approved for entry into archive by Adriana Oliveira (adriana.oliveira@ufjf.edu.br) on 2017-05-17T15:11:35Z (GMT) No. of bitstreams: 1 antoniocarlosdarosasilvajunior.pdf: 1897653 bytes, checksum: d78cc6090fa596d9209483abe5be99ec (MD5)
Made available in DSpace on 2017-05-17T15:11:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 antoniocarlosdarosasilvajunior.pdf: 1897653 bytes, checksum: d78cc6090fa596d9209483abe5be99ec (MD5) Previous issue date: 2017-03-28
Apesar de alguns especialistas terem propagado o fim das religiões, elas se fazem presente, com notório vigor, inclusive na esfera pública. As interações construídas com o Estado ou entre si, inclusive com participação de seus adeptos, traduzem processos e elementos característicos em cada contexto. Diante desse quadro, o objetivo do presente estudo é compreender como as religiões operam e se estabelecem nos ambientes de encarceramento, singulares em razão da vigência de normas e valores próprios, não experimentados na cultura ajustada fora dos muros da prisão. A pesquisa alia revisão bibliográfica – aparecem fatores como laicidade, secularização, regulação estatal e aprisionamento – e etnografia – realizada junto à Penitenciária Ariosvaldo Campos Pires, na cidade mineira de Juiz de Fora –, assinalando como se produzem, reproduzem e instauram as percepções e vivências religiosas nos cárceres. Esse aporte permite avaliar dinâmicas específicas, apontando os sentidos e significados atribuídos pelos que estão envolvidos com a capelania em locais destinados ao cumprimento de penas criminais. Tais dinâmicas conformam o campo religioso brasileiro prisional.
While some experts have announced the end of religions, they remain very present, including in the public sphere. The interactions built with the State or with each other, including the participation of its supporters, translate processes and characteristic elements in each context. Given this scenario, the purpose of this research is to understand how religions operate and how they establish themselves in incarceration environments, which are unique due to their own rules and values, not experienced in the culture set outside prison walls. The research combines a bibliographic review – there are factors such as laity, secularization, state regulation and imprisonment – and ethnography – carried out in the Ariosvaldo Campos Pires Prison, in the mining town of Juiz de Fora –, indicating how religious perceptions and experiences are produced, reproduced and established in prisons. This contribution allows the evaluation of specific dynamics, pointing out the senses and meanings assigned by those involved with the chaplaincy in places intended for people to serve sentences. Such dynamics are in conformity with the Brazilian religious prison field.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Livres sur le sujet "Cárceres"

1

Mendes, Isabel M. R. Viver e morrer nos cárceres do Santo Ofício. Lisboa : A Esfera dos Livros, 2015.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Diário de Fernando : Nos cárceres da ditadura militar brasileira. Rio de Janeiro, RJ : Rocco, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Ana, Marcos. Digam-me como é uma árvore : Dos cárceres franquistas à liberdade. Lisboa : Guerra e Paz, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Ana, Marcos. Digam-me como é uma árvore : Dos cárceres franquistas à liberdade. Lisboa : Guerra e Paz, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Digam-me como é uma árvore : Dos cárceres franquistas à liberdade. Lisboa : Guerra e Paz, 2009.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Cárceles imaginarias. Madrid : Alfaguara, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Díaz, Rubén. Informes sobre cárceles. Paysandú : Editorial Norte Universitario, 2001.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Cantigas y cárceles. Sevilla : Isla de Siltolá, 2011.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Cárceles y exilios. Barcelona : Editorial Anagrama, 2012.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Oliveira, Maruza Bastos de. Cárcere de mulheres. Rio de Janeiro, RJ : Diadorim, 1997.

Trouver le texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Plus de sources

Chapitres de livres sur le sujet "Cárceres"

1

Graf, Marga. « Lins, Osman : A rainha dos cárceres da Grécia ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_12871-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Nitschack, Horst. « Ramos, Graciliano : Memórias do cárcere ». Dans Kindlers Literatur Lexikon (KLL), 1–2. Stuttgart : J.B. Metzler, 2020. http://dx.doi.org/10.1007/978-3-476-05728-0_13763-1.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Alves, Rosembergh da Silva, et Ivon Rabêlo Rodrigues. « Narrador, metalinguagem e metaficção em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins ». Dans Estudos sobre leitura e literatura : uma proposta para a formação de educadores e mediadores de leitura, 99–106. FAFIRE, 2019. http://dx.doi.org/10.24024/9786599129208.99-106.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

Neto, Mário Milcíades Martins Meira. « CRIANÇAS DO CÁRCERE : O DESENVOLVIMENTO INFANTIL INTRAMUROS ». Dans A Atuação do Assistente Social na Saúde : Contribuições para o Debate, 78–85. Atena Editora, 2021. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.1422126058.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

« Capítulo 5. Cárceles inquisitoriales : secreto, enfermedad y sentencia ». Dans Tráfico de saberes, 191–228. Vervuert Verlagsgesellschaft, 2020. http://dx.doi.org/10.31819/9783964569516-007.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Palazón Pagán, María José. « Cárceles españolas durante la Guerra Civil : la verdad intramuros ». Dans El pasado que no pasa. La Guerra Civil Española a los ochenta años de su finalización, 223–35. Ediciones de la Universidad de Castilla-La Mancha, 2020. http://dx.doi.org/10.18239/jornadas_2020.26.14.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Ferreira, Tatiane Cristina Camargo. « PSICOPATIA SOB O ENFOQUE PENAL : DA INIMPUTABILIDADE AO CÁRCERE ». Dans Investigações conceituais, filosóficas, históricas e empíricas da psicologia 2, 1221–133. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.22520231111.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Urbano, Carlota Miranda. « Paisagem do cárcere : o topos literário numa epopeia neolatina ». Dans Espaços e paisagens : antiguidade clássica e heranças contemporâneas : Vol.2 Línguas e Literaturas : Idade Média, Renascimento, Recepção, 385–93. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2009. http://dx.doi.org/10.14195/978-972-98142-2-8_10.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Benetti, Sabrina Azevedo Wagner, Darlen Grasieli Bugs, Daiane Raquel Steiernagel, Carolina Renz Pretto, Cátia Cristiane Matte Dezordi, Eniva Miladi Fernandes Stumm et Liamara Denise Ubessi. « A PSICOLOGIA NOS PROCESSOS DE (DES) INSTITUCIONALIZAÇÃO DO CÁRCERE ». Dans A Psicologia na Construção de uma Sociedade mais Justa 2, 38–50. Atena Editora, 2020. http://dx.doi.org/10.22533/at.ed.4942003085.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva, Josevane Francisco da. « DO CÁRCERE À CASA DE CULTURA : UMA NOVA PERSPECTIVA ». Dans AMPLAMENTE : EDUCAÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE, 237–57. Amplamente Cursos e Formação Continuada, 2020. http://dx.doi.org/10.47538/ac-2020.02-19.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.

Actes de conférences sur le sujet "Cárceres"

1

Costa, Ester, et Angela Costa. « A situação dos transgêneros no cárcere : da forma pela qual essas pessoas são alocadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana ». Dans Simpósio Internacional Trabalho, Relações de Trabalho, Educação e Identidade. Appos, 2020. http://dx.doi.org/10.47930/1980-685x.2020.1604.

Texte intégral
Résumé :
O objetivo deste trabalho é analisar como os transgêneros são alocados no cárcere a partir do flagrante, custódia e o período do cumprimento de pena dessas pessoas. A lei de execuções penais não tem em seu texto legal previsão de separação desses detentos em celas especiais, no entanto, existe a Resolução Conjunta nº 1 de 2014 que destina essas pessoas em celas separadas a fim de preservar suas integridades físicas e emocionais. Em Belo Horizonte e na região metropolitana de Belo Horizonte é assegurada a separação dos transgêneros em situação de cárcere, dentro das possibilidades as quais os estabelecimentos permitem, devido a muitos deles não ter estrutura que comporte todos os tipos de públicos que ali são alocados. É discutido também neste trabalho, a invisibilidade dessas pessoas devido à normalização heteronormativa. Os transexuais em sua maioria, não ocupam o mercado de trabalho e estão à margem da sociedade, situação essa que os colocam em extrema vulnerabilidade. Essa população por não conseguirem emprego e serem extremamente estigmatizadas, acabam migrando para prostituição e muitas delas cometem crimes, tais como, furto, roubos e se envolvem frequentemente em agressões. O referencial bibliográfico foi subsidiado por pesquisas em artigos jurídicos, dissertações de mestrado, doutrinas e, por fim, foi feita uma pesquisa de campo para compreender como é a alocação desses indivíduos em situação de cárcere.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Lopes, Rosalice, et Giovanna Loubet Ávila. « Feminilidades trans e cárcere : diálogos possíveis por trás das grades ». Dans III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Initia Via, 2019. http://dx.doi.org/10.17931/95470682/v3a02.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Caroline Carvalho Silva, Juana, et Renata Caroline Pereira Reis. « DIREITO À SAÚDE E CÁRCERE : SITUAÇÃO DA MULHER APENADA NO MARANHÃO ». Dans I Congresso Nacional Violência e Controle Social. , : Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/violenciaecontrolesocial2020.280313.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

SILVA VILAS BÔAS, PEDRO, et MICHEL NICOLAU NETTO. « Moradores de Rua : estratégias e possibilidades de ação após o cárcere ». Dans XXIV Congresso de Iniciação Científica da UNICAMP - 2016. Campinas - SP, Brazil : Galoa, 2016. http://dx.doi.org/10.19146/pibic-2016-51746.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Assis Canes da Silva, Brunna, et FRANCISCO RAMOS DE FARIAS. « AS CONSEQUÊNCIAS DO TRABALHO NO CÁRCERE NA SAÚDE MENTAL DOS POLICIAIS PENAIS ». Dans CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.293753.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

de Moura Fernandes, Paula C., Marília Duarte de Souza et Janaynna de Moura Ferraz. « A divisão sexual do trabalho no sistema prisional : opressão e exploração no cárcere ». Dans III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Initia Via, 2019. http://dx.doi.org/10.17931/95470675/v2a03.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

S. Costa e Paulo, Bruna, et Lorena de Oliveira Severino. « Mulheres transexuais e travestis no cárcere : uma análise sob a perspectiva da criminologia queer ». Dans III Congresso de Diversidade Sexual e de Gênero. Initia Via, 2019. http://dx.doi.org/10.17931/95470682/v3a12.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

BARRETO, LIGIA. « CORPOS DÓCEIS, MENTES LIVRES : O LETRAMENTO E O PODER TRANSFORMADOR DA LEITURA NO CÁRCERE ». Dans CONGRESSO BRASILEIRO CIÊNCIA E SOCIEDADE. Galoa, 2019. http://dx.doi.org/10.17648/cbcs-2019-110589.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

MOREIRA LIAO, NAITAN, et FRANCISCO RAMOS DE FARIAS. « OS CONTRASTES E AS PEGADAS NAS PROEZAS DE GRACILIANO RAMOS RETRATADAS EM MEMÓRIAS DO CÁRCERE ». Dans CONINTER 2020. Even3, 2020. http://dx.doi.org/10.29327/coninter2020.282575.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Silva, Glaucia Eunice Gonçalves da, et Vinícius Klock Scalzitti. « NEOLIBERALISMO, CÁRCERE E SUBJETIVAÇÃO : CONCEPÇÕES SOBRE A LITERATURA NA (RE) CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE DA POPULAÇÃO ENCARCERADA ». Dans Jornada Internacional de Direitos Fundamentais e Interdisciplinaridade. Recife, Brasil : Even3, 2021. http://dx.doi.org/10.29327/138684.1-2.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie