Pour voir les autres types de publications sur ce sujet consultez le lien suivant : Cárceres.

Articles de revues sur le sujet « Cárceres »

Créez une référence correcte selon les styles APA, MLA, Chicago, Harvard et plusieurs autres

Choisissez une source :

Consultez les 50 meilleurs articles de revues pour votre recherche sur le sujet « Cárceres ».

À côté de chaque source dans la liste de références il y a un bouton « Ajouter à la bibliographie ». Cliquez sur ce bouton, et nous générerons automatiquement la référence bibliographique pour la source choisie selon votre style de citation préféré : APA, MLA, Harvard, Vancouver, Chicago, etc.

Vous pouvez aussi télécharger le texte intégral de la publication scolaire au format pdf et consulter son résumé en ligne lorsque ces informations sont inclues dans les métadonnées.

Parcourez les articles de revues sur diverses disciplines et organisez correctement votre bibliographie.

1

Lermen, Helena Salgueiro, et Martinho Braga Batista e. Silva. « Crimes e cárceres femininos : Perspectivas de visitantes ». Dilemas : Revista de Estudos de Conflito e Controle Social 14, no 2 (2021) : 531–55. http://dx.doi.org/10.4322/dilemas.v14n2.34313.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
2

Teixeira, Claudio Alexandre de Barros. « Pensamento e fabulação no romance : uma leitura de Osman Lins ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 30, no 43 (30 juin 2010) : 143. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.30.43.143-157.

Texte intégral
Résumé :
<p><em>A Rainha dos Cárceres da Grécia</em>, de Osman Lins, é um romance construído na forma de diário que discute a própria arte romanesca, utilizando o dialogismo, a alegoria, a alusão, a citação, a colagem, a paródia e outras formas intertextuais.</p> <p>A Rainha dos Cárceres da Grécia by Osman Lins is a novel written as a diary, and discusses the crafts of writting a novel itself, by using dialogism, alegory, alusion and quotation, assemblage, parody, as well as other intertextual resources.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
3

Aith, Fernando. « Por uma geografia sem cárceres públicos ou privados ». Revista de Direito Sanitário 9, no 1 (1 juin 2008) : 201. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2316-9044.v9i1p201-205.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
4

De Oliveira, Ivanilde Apoluceno, et Suzianne Silva de Oliveira. « EDUCAÇÃO NO CÁRCERE FEMININO : FORMAÇÃO DE EDUCADORES E CURRÍCULO NA PERSPECTIVA INTERCULTURAL CRÍTICA ». Revista e-Curriculum 15, no 3 (29 septembre 2017) : 640. http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2017v15i3p640-663.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo debate-se a formação de educadores que atuam na Educação de Jovens e Adultos em cárcere feminino. O objetivo é refletir, a partir do recorte de uma pesquisa realizada em cárcere feminino, sobre a formação de educadores para atuação como docentes em escolas de presídios com jovens e adultos e sua relação com o currículo. As questões norteadoras são: que formação é necessária para o desenvolvimento de uma educação no cárcere feminino? Que concepção de educação e de currículo são fundamentais para a formação dos educadores de presídios, e, em especial, nos cárceres femininos? A investigação foi realizada com os seguintes sujeitos: duas professoras do ensino fundamental, duas coordenadoras pedagógicas e três egressas do Centro de Reeducação Feminina – CRF. Nesta pesquisa foram utilizados como procedimentos metodológicos: o levantamento bibliográfico e documental, entrevistas semiestruturadas com uso de gravador e observação in loco, com registro no diário de campo. Os dados foram sistematizados e analisados com técnicas de categorização da análise de conteúdo. Na pesquisa, como cuidado ético, apresentou-se o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido (TCLE) a todas as pessoas entrevistadas. Entre os resultados destaca-se que a educação no cárcere feminino, pela caracterização das mulheres atendidas, precisa de uma formação docente que debata as questões da diferença por questões de gênero, etnia, classe, entre outras, sendo a educação intercultural crítica um dos caminhos na construção curricular dos cursos de formação continuada.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
5

Budó, Marília De Nardin, Marcela Giuliani Denardin et Natalia Selma Köhler. « Cárcere e maternidade : a dupla penalização de mães e filhos ». Revista InterAção 10, no 1 (7 juillet 2019) : 91–104. http://dx.doi.org/10.5902/2357797537404.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo reflete acerca da relação entre cárcere e maternidade, com foco nos objetivos declarados e objetivos reais da prisão de mulheres no Brasil. Nessa perspectiva, buscou-se compreender o conceito de gênero e sua influência na atuação do sistema de controle penal, identificando na análise da legislação da execução penal as determinações sobre o convívio entre a mãe encarcerada e seus filhos, no contraponto à realidade de sua inaplicação. Para tanto, a pesquisa parte do método dialético, tendo em vista a compreensão estrutural na qual o objeto está inserido, onde o encarceramento feminino funciona como uma forma de controle dos corpos de mulheres que descumprem as determinações do papel de mãe socialmente aceito. Apesar da extensa legislação acerca do tema, a sua não aplicação na realidade dos cárceres brasileiros não se deve a uma mera deficiência ou ineficiência da estrutura prisional, mas sim de objetivos não declarados de reprodução da estrutura patriarcal a partir da dupla penalização da mulher.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
6

Ferreira, Marina dos Santos. « Um passado-presente em Rainha dos Cárceres da Grécia ». Revista Crítica Cultural 13, no 1 (29 juin 2018) : 181. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v13e12018181-193.

Texte intégral
Résumé :
O romance de Osman Lins, A Rainha dos Cárceres da Grécia, publicado em 1976, traz ao leitor uma construção espaço-temporal bastante particular ao retomar o período da Ocupação Holandesa no Nordeste brasileiro em princípios do século XVII. O presente artigo busca ler o modo como se dá esta construção no romance, a partir das paisagens produzidas naquele momento por artistas da comitiva holandesa, principalmente Frans Post. Trazendo para o presente da narrativa este passado remoto através de uma sobreposição paisagística, o romance nos permite pensar o presente à luz de elementos que hoje figuram como importante acervo iconográfico, problematizando e questionando parâmetros relativamente estáveis do ponto de vista da história tradicional.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
7

Figueiredo, Maria do Carmo Lanna. « O Brasil colonial na literatura contemporânea ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 22, no 30 (30 juin 2002) : 283. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.22.30.283-294.

Texte intégral
Résumé :
<p>Leitura do romance <em>A rainha dos cárceres do Grécia </em>(1976), de Osman Lins, com o objetivo de acompanhar o tratamento que o livro confere a episódios da época colonial, especialmente o da invasão holandesa, interpenetrando-o ao momento ditatorial da década de 70, e de analisar os procedimentos textuais que promovem a ligação entre a história e a literatura, o presente e o passado.</p> <p>Literarv works as Osman Lins’ s <em>A rainha dos cárceres da Grécia </em>(1976) frame an image of the Dutch presence in Brazil. This paper intends to mark out how literature shows the intertextual relations between the colonial period and the dictatorial decade of the seventies; and how literary strategies figure the links between literature and history, present and past.</p>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
8

Laganà, Elisabetta. « O acompanhar na desinstitucionalização ». Journal of Human Growth and Development 20, no 1 (1 avril 2010) : 42. http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.19942.

Texte intégral
Résumé :
São descritos os propósitos e a organização da Conferência Nacional de Voluntariado da Justiça Italiana. Em particular são destacados os fundamentos do trabalho do voluntariado: a salvaguarda dos direitos, a responsabilidade, a gratuidade, o valor da relação. Perante a despersonalização da instituição, a relação entre os voluntários e os detentos, nos manicômios judiciários e nos cárceres, oferece possibilidade de um reconhecimento importante da subjetividade da pessoa. Além disso o voluntariado oferece respostas concretas para integração na sociedade e contribui para reconstruir uma rede social à volta do sujeito. Algumas possibilidades concretas para ultrapassar o hospital psiquiátrico judiciário na Itália começam a surgir, nos últimos tempos, através do projeto legislativo de Reforma do Código Penal e através da passagem da um sistema privado de saúde carcerária a um sistema único gerenciado pelo Ministério da Saúde. Ponto estratégico tornou-se o envolvimento direto das regiões (os estados) na gestão sanitária dos cárceres e dos manicômios judiciários.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
9

Barradas Maranhão, Ana Paula, et Henry Socrates Lavalle Sullasi. « A GESTÃO DO PATRIMÔNIO E A RESSIMBOLIZAÇÃO DE CÁRCERES TOMBADOS ». Revista Noctua II, no 5 (2020) : 143–65. http://dx.doi.org/10.26892/noctua.v2i5p143-165.

Texte intégral
Résumé :
The objective of this work is to analyze the process of cultural heritage policies of former detention houses and understand what their transformation in cultural and tourist instruments. Three old prisons were studied: the “Cadeia Eclesiástica (Aljube)” located in Olinda/PE (current “Museu de Arte Contemporânea de Pernambuco”), The “Casa de Câmara e Cadeia” located in Pirenópolis/GO (current “Museu do Divino Espírito Santo”) and the “Casa de detenção do Recife” (current “Casa da Cultura de Pernambuco”). As methodological procedures were carried out: semi-structured interviews; participant observation; and the survey of official and media documents, discussed under the perspective of the anthropology of heritage and tourism. The analysis of the data shows little memorial and cultural reflexivity on the part of the interviewees. The results show that the prisons in question survive for tourism sustainability, guaranteeing their maintenance, but in a more economical than memorial scope.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
10

Pereira Camargo, Flávio. « O discurso metaficcional em A rainha dos cárceres da Grécia, De Osman Lins ». Latinoamérica. Revista de Estudios Latinoamericanos, no 47 (5 juin 2008) : 9. http://dx.doi.org/10.22201/cialc.24486914e.2008.47.57408.

Texte intégral
Résumé :
En este artículo, examinaremos algunas estrategias narrativas y discursivasde las usadas por Osman Lins en el proceso de la construcción de A rainhados cárceres da Grécia, a saber: autorreflexibilidad, la mise en abyme, la cuestión del lector y de la lectura, la fragmentación del texto y la ruptura del género.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
11

Hasmann, Robson. « O posicionamento do narrador em A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins ». Literatura y Lingüística, no 19 (14 août 2018) : 145. http://dx.doi.org/10.29344/0717621x.19.1579.

Texte intégral
Résumé :
O presente estudo de A rainha dos cárceres da Grécia procura desvelar aspectosestruturais e temáticos que compõe o último romance de Osman Lins. Sem seprender a teorias ou tentar adaptar alguma teoria ao texto (tendo, aliás, muitasvezes, um caráter ensaístico), procura a análise detalhar os procedimentosque dão forma ao narrador e que ganham forma a partir dele.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
12

Farias, José Airton de. « EXPERIÊNCIAS DOS MILITANTES DE ESQUERDA ARMADA NOS CÁRCERES CEARENSES (1971-79) ». Revista Observatório 3, no 2 (1 avril 2017) : 454. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p454.

Texte intégral
Résumé :
RESUMO Após o insucesso da guerrilha, prisão e condenação pela Justiça Militar, os militantes da esquerda armada no Ceará tiveram que cumprir suas penas no Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Ali, durante os anos 1970, os revolucionários, vistos como “terroristas”, mantidos à parte dos demais presos e alvos da atenção da ditadura militar, tiveram de enfrentar novos desafios. Buscaram brechas, fissuras, criaram espaços, usaram de estratégias e táticas dentro da estrutura autoritária imperante, no fito de garantirem melhores condições de sobrevivência. Buscamos neste artigo entender compreender como e por que as experiências cotidianas e relações entre os próprios militantes de esquerdacontribuíram para a reconstrução dos projetos políticos e identidades daqueles revolucionários após a derrota da luta armada. A solidariedade e o apoio mútuo marcaram as relações entre os presos políticos, expresso na organização dos chamados coletivos, tradicional prática das esquerdas na prisão. Não obstante os apoios mútuos, aconteceram também atritos entre os presos políticos, como se deu na greve de fome de 1974, a primeira realizada no IPPS. PALAVRAS-CHAVE: Ditadura militar, presos políticos, Ceará. ABSTRACT After the failure of the guerrilla, imprisonment and condemnation by the Military Justice, the militants of the armed left in Ceará had to fulfill their sentences in the Criminal Institute Paulo Sarasate (IPPS). There, during the 1970s, revolutionaries, seen as “terrorists”, kept apart from the rest of the prisoners and targets of the military dictatorship's attention, faced new challenges. They searched for gaps, fissures, created spaces, used strategies and tactics within the prevailing authoritarian structure, in order to guarantee better conditions of survival. We seek to understand how and why the daily experiences and relations between leftist militants contributed to the reconstruction of the political projects and identities of those revolutionaries after the defeat of the armed struggle. Solidarity and mutual support marked the relationship between political prisoners, expressed in the organization of the so-called collective, the traditional practice of the left in prison. Notwithstanding mutual support, there were also frictions between political prisoners, as was the case at the 1974 hunger strike, the first at the IPPS. KEYWORDS: Military dictatorship, political prisoners, Ceará. RESUMEN Tras el fracaso de la guerrilla, detención y condena por el tribunal militar, los militantes de la izquierda armada en Ceará tenían que cumplir sus penas en el Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS). Allí, durante la década de 1970, el revolucionario, visto como "terroristas", mantenido separado de otros presos y se dirige a la atención de la dictadura militar, tuvo que enfrentarse a nuevos retos. Ellos buscaban huecos, grietas, espacios creados, estrategias y tácticas utilizadas dentro de la estructura autoritaria que prevalece, el objetivo de garantizar mejores condiciones de supervivencia. Buscamos entender este artículo para entender cómo y por qué todos los días las experiencias y las relaciones entre ellos militantes esquerdacontribuíram para la reconstrucción de proyectos políticos y las identidades de esos revolucionarios después de la derrota de la lucha armada. Solidaridad y relaciones de apoyo mutuo marcadas entre los presos políticos, expresado en la organización del colectivo llamado, la práctica tradicional de la izquierda en la cárcel. A pesar del apoyo mutuo también pasó la fricción entre los presos políticos, como ocurrió en la huelga de hambre 1974, la primera celebrada en IPPS. PALABRAS CLAVE: dictadura militar, los presos políticos, Ceará.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
13

Antonio, Mariana Dias. « Os cárceres da Guanabara através do jornal Ultima Hora (1960-1961) ». Sæculum – Revista de História 25, no 43 (18 novembre 2020) : 343–60. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2020v25n43.52574.

Texte intégral
Résumé :
O presente artigo busca analisar quatro séries de reportagens sobre alguns presídios do estado da Guanabara publicadas pelo jornal carioca Ultima Hora entre 1960 e 1961. Os anos escolhidos compreendem a criação de um novo estado, a eleição de Carlos Lacerda como governador, a reorganização dos serviços de segurança pública, a renúncia de um presidente da República e tentativas de barrar sua sucessão legal, resultando em diversos ruídos possíveis do campo político sobre o campo jornalístico. Não obstante, deve-se pontuar que Carlos Lacerda já apresentava um longo histórico de conflitos com o jornal Ultima Hora, levando a uma ferrenha oposição do jornal ao longo de sua gestão. Cientes desse cenário e dos diversos ruídos possíveis, nossa análise prioriza as formas e alterações de enquadramento jornalístico sobre os presídios, detentos, agentes prisionais e policiais, bem como o Poder Público de forma ampla. A análise revela, ao mesmo tempo, mudanças nas representações coletivas sobre esses assuntos e permanências históricas de arbitrariedades policiais, usualmente associadas ao contexto autoritário posterior a 1964, bem como as denúncias que eclodiriam em 1963 quanto ao extermínio de moradores de rua.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
14

Re, Lucia, et Sofia Ciuffoletti. « A pena recalcada : detenção e negação da sexualidade nos cárceres italianos ». Revista de Estudos Constitucionais, Hermenêutica e Teoria do Direito 12, no 3 (11 janvier 2021) : 350–81. http://dx.doi.org/10.4013/rechtd.2020.123.03.

Texte intégral
Résumé :
Nas últimas décadas, as instituições estatais e os organismos internacionais têm enfatizado cada vez mais a tutela dos direitos subjetivos, tanto que a extensão gradual de seu reconhecimento, nacional e internacional, é geralmente apontada como um fenômeno típico da época contemporânea (ver Bobbio, 1990). Alguns observadores interpretaram a proliferação de Cartas de direitos e a tipificação de direitos de nova geração como um sintoma da crise do Estado de direito.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
15

Cavichioli, Rodney R. « Descrição de três novas espécies de Rotigonalia Young (Hemiptera : Auchenorrhyncha : Cicadellidae) com chave para as espécies ». Anais da Sociedade Entomológica do Brasil 29, no 4 (décembre 2000) : 683–89. http://dx.doi.org/10.1590/s0301-80592000000400007.

Texte intégral
Résumé :
Três novas espécies de Rotigonalia Young são descritas: R. larissae sp.n., R. olivacea sp.n. e R. curvula sp.n., de Vilhena (Rondônia), Cárceres (Mato Grosso) e Jacareacanga (Pará), respectivamente. Essas espécies novas são semelhantes a R. concedula (Melichar, 1926), diferindo na forma do edeago e paráfise. As quatros espécies apresentam a base do clípeo inflada, formando dois lobos laterais. Uma chave para as espécies é apresentado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
16

Costa, Gabriela de Oliveira Nery. « Notas de uma trajetória : ». Revista Hydra : Revista Discente de História da UNIFESP 2, no 3 (25 mars 2019) : 78–104. http://dx.doi.org/10.34024/hydra.2017.v2.9103.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo trata de parte da trajetória de Graciliano Ramos, durante a década de 1930 e 1940, com foco particular em sua atividade literária, em seu ofício de escritor. Pretendese aqui trazer à superfície os debates levantados pelo autor, em carta e crônica, sobre os desafios de se exercer o trabalho de literato no Rio de Janeiro daqueles anos a partir de sua experiência - incluindo a de ex-preso político dos cárceres varguistas - e de outros escritores no período do Estado Novo.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
17

Figueiredo, Maria Do Carmo Lanna. « Recepção literária do domínio holandês no Brasil e em Angola ». O Eixo e a Roda : Revista de Literatura Brasileira 11 (31 décembre 2005) : 131–43. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.11.0.131-143.

Texte intégral
Résumé :
Leitura dos romances A rainha dos cárceres da Grécia (1975), deOsman Lins, e A gloriosa família, o tempo dos flamengos (1999), de Pepetela,que adotaram como motivo a presença holandesa em dois espaçoslusófonos, Brasil e Angola, com o objetivo de acompanhar como o viéstransnacional dessas sociedades, advindo da interação conflituosa e/oupacífica entre diferentes culturas, já se manifesta desde o século XVII;analisar os procedimentos textuais que promovem a ligação entre a históriae a literatura, o presente e o passado.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
18

Araújo, Maria Auxiliadora Maués de Lima, et Fernando Selmar Rocha Fidalgo. « O TRABALHO E A EDUCAÇÃO CARCERÁRIA NO ESTADO DO PARÁ ». Nova Revista Amazônica 7, no 1 (30 avril 2019) : 75. http://dx.doi.org/10.18542/nra.v7i1.6977.

Texte intégral
Résumé :
O artigo busca ampliar os diálogos acerca da educação carcerária emoldurando a maneira como se efetivam o trabalho como princípio educativo e a educação, partindo da perspectiva social, nos cárceres do Estado do Pará. Buscou-se isto observando os fundamentos da educação carcerária e seus mecanismos de concretização. A proposta teve como metodologia a pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo. As discussões foram tratadas considerando problemáticas cunhadas por evidências que buscam um panorama acerca de: quem são os jovens encarcerados no estado do Pará? Quais as políticas que garantem a educação para os encarcerados no Brasil? Que tipos de trabalhos educacionais são propostos e quais as suas contribuições para a ressocialização de pessoas encarceradas? Compreende-se que a educação no cárcere carece de um olhar mais crítico e reflexivo no que tange o hiato entre o discurso oficial e a sua prática no espaço prisional. São tentativas necessárias para a ampliação e melhorias substanciais na vida dos encarcerados. Ações que incidam tanto nas questões estruturais quanto nas atitudinais e, principalmente, na efetivação de políticas educacionais que efetivamente sejam capazes de contribuir propositivamente com a vida dessa população. Elucidar as proposições para este campo educacional permite a garantia constitucional da educação como direito de “todos” e permite às pessoas encarceradas, que possam, por meio do trabalho e da educação, vislumbrar elementos contributivos para a sua ressocialização.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
19

Taets, Adriana Rezende Faria. « O dizível e o indizível : narrativas de dor e violência em cárceres brasileiros ». Anuário Antropológico, no I (1 juin 2014) : 169–94. http://dx.doi.org/10.4000/aa.690.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
20

Gouveia, Jaime. « [Recensão a] Isabel Drumond Braga, Viver e morrer nos cárceres do Santo Ofício ». Revista Portuguesa de História, no 46 (2015) : 517–21. http://dx.doi.org/10.14195/0870-4147_46_27.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
21

Nunes, Juçara Marçal. « Osman Lins - unindo o aqui e o ontem ». Magma, no 4 (17 décembre 1997) : 79. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.1997.80790.

Texte intégral
Résumé :
Este exercício de leitura de A Rainha dos Cárceres da Grécia desenvolve algumas possibilidades de significação do modelo de interpretação proposto por José Paulo Paes, um "dispositivo de espelhos conjugados", com o qual ele desvenda o romance de Osman Lins. Análise de Ismail Xavier sobre a produção cultu ral brasileira da década de 1970 é outra referência. A partir dela, será possível perceber os efeitos alcançados por Osman Lins na criação de emblemas que traduzem a realidade do país num momento de crise econômica, política e cultural.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
22

Reis, Zenir Campos. « Temposfuturos - Vidas secas, de Graciliano Ramos ». Estudos Avançados 26, no 76 (décembre 2012) : 187–208. http://dx.doi.org/10.1590/s0103-40142012000300020.

Texte intégral
Résumé :
Vidas secas (1938) é o último romance de Graciliano Ramos, escrito depois da experiência do autor nos cárceres do Estado Novo, experiência por ele mesmo julgada essencial para a elaboração do livro. O artigo começa pela discussão acerca do sentido das exigências éticas e estéticas do romancista. Procura descrever a organização do romance a partir da combinação de contos, originalmente autônomos. Examina em seguida o episódio "Baleia", onde se discute o problema da domesticação e da educação. Termina com a análise da tensão entre a fala da utopia e o realismo crítico.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
23

Magalhães, Sônia Maria de. « Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara : assistência e saúde em Goiás ao longo do século XIX ». História, Ciências, Saúde-Manguinhos 11, no 3 (décembre 2004) : 661–83. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-59702004000300007.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo apresenta aspectos da trajetória do Hospital de Caridade São Pedro de Alcântara, na cidade de Goiás, ao longo do século XIX. Instituição leiga fundada no ano de 1825, o hospital nasceu da iniciativa de um grupo local influente que reconheceu um mal social: a ausência de assistência aos destituídos e enfermos. No que se referia à assistência social, ele abarcava funções e princípios caritativos cristãos, assistindo alienados, internados em cárceres, doentes e necessitados em geral, e, com a inauguração do cemitério público, sepultava gratuitamente os indigentes.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
24

Costa Ferreira, Carolina, et Eduarda Toscani Gindri. « O DIREITO DE CRIANÇAS À VISITAÇÃO A FAMILIARES EM RESTRIÇÃO DE LIBERDADE E A GESTÃO DECISÓRIA : UMA REVISÃO NORMATIVA ». Revista Direitos Fundamentais & ; Democracia 26, no 1 (29 avril 2021) : 87–118. http://dx.doi.org/10.25192/issn.1982-0496.rdfd.v26i11916.

Texte intégral
Résumé :
O artigo discute o direito das crianças à visitação de familiares em privação de liberdade, enquadrando o ato de visitar como procedimento da execução penal e como situação de violação a direitos fundamentais. A pesquisa investiga limites legais e institucionais do direito de visitação de crianças a familiares no Brasil e, mais especificamente, no Distrito Federal. Para isto, o texto discute o sentido de prioridade absoluta dado à proteção à criança e ao adolescente, pela Constituição Federal, correlacionando-o a competências administrativas, legislativas e decisórias sobre o direito de visita. Apresentam-se, na segunda seção, dados sobre a execução penal no Brasil, que indicam a invisibilidade sobre a infância que transita pelo cárcere, em uma tentativa de “sanitarização” da discussão, reduzida à informação sobre a existência ou não de estruturas de visitação no cárceres. O terceiro tópico levanta discussões empíricas, discutindo o conceito de família, a titularidade do direito à visita e a (in)compatibilidade de tal direito a medidas intensas de privação de liberdade. A quarta seção é dedicada à regulação da visita social no Distrito Federal, indicando a revisão normativa correspondente, suas práticas e limites institucionais, apontando dois casos em que se verificam a atuação do Poder Judiciário. O artigo dialoga com a análise qualitativa das normas e da produção teórica em execução penal, com especial orientação à defesa de direitos fundamentais. Por fim, o texto indica uma agenda de pesquisa em torno do tema, que deve ser objeto de trabalhos futuros.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
25

Figueiredo, Maria do Carmo Lanna. « A questão dos gêneros em A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins ». Revista do Centro de Estudos Portugueses 15, no 19 (31 décembre 1995) : 77. http://dx.doi.org/10.17851/2359-0076.15.19.77-88.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
26

Dunck, José Augusto Magni, et Nivaldo Dos Santos. « A EFETIVIDADE DO DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO ADEQUADA ÀS PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE NOS CÁRCERES BRASILEIROS E O PAPEL DAS INSTITUIÇÕES DE JUSTIÇA ». Revista de Direitos Humanos e Efetividade 3, no 2 (2 décembre 2017) : 58. http://dx.doi.org/10.26668/indexlawjournals/2526-0022/2017.v3i2.2388.

Texte intégral
Résumé :
Discute-se a eficácia da positivação do direito humano à alimentação adequada na realidade das pessoas privadas de liberdade nos cárceres brasileiros, visto que o fracasso do Estado em garantir a fruição do direito à alimentação a todos é uma falha séria na agenda dos direitos humanos. O objetivo é problematizar o direito à alimentação, a ausência de políticas públicas específicas para este grupo institucionalizado no âmbito do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e a responsabilidade das Instituições de Justiça na concretização desse direito fundamental. Apropria-se do método dialético com abordagem exploratória e reflexiva sobre bibliografia, legislação e relatórios oficiais
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
27

Tavares, Enéias Farias. « Os romances de Sérgio Sant'Anna e de Osman Lins : respostas ficcionais à "morte do autor", de Barthes e Foucault ? » Opiniães 1, no 1 (17 décembre 2010) : 53. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2010.108641.

Texte intégral
Résumé :
O ápice das discussões que colocaram em xeque a importância autoral na obra literária ocorreu na década de 1960, quando as reflexões de Roland Barthes e de Michel Foucault, em textos como A morte do autor e O que é o autor?, resultaram numa reavaliação crítica da figura autoral bem como promoveram uma maior valorização do texto literário e da interpretação do leitor. O objetivo deste artigo é contrastar as idéias dos dois pensadores sobre a problemática do autor com os romances brasileiros Confissões de Ralfo, de Sergio Sant’Anna, e A rainha dos cárceres da Grécia, de Osman Lins, textos nos quais a oposição à morte do autor se apresenta.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
28

Holanda Ribeiro Gonçalves, Jivago Araújo. « METAFICÇÃO COMO TRAÇO DA PÓS-MODERNIDADE EM A RAINHA DOS CÁRCERES DA GRÉCIA, DE OSMAN LINS ». DLCV - Língua, Linguística & ; Literatura 13, no 1 (22 mai 2018) : 43. http://dx.doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2017v13n1.32928.

Texte intégral
Résumé :
Este trabalho parte de uma discussão acerca de aspectos da poética do pós-modernismo presentes no romance brasileiro A Rainha dos Cárceres da Grécia (1976), de Osman Lins. Busco evidenciar o caráter eminentemente metaficcional da narrativa de Osman Lins, com o objetivo de desvelar as tessituras múltiplas da construção do texto, assim como as implicações dessa construção para uma reflexão sobre a condição da literatura, enquanto arte, na pós-modernidade. Lanço mão das formulações de Hutcheon (1991) sobre a poética do pós-modernismo, de Waugh (1984) para uma aproximação da noção de metaficção, e das propostas de Bauman (1998) para uma reflexão sobre o status da arte e do artista na pós-modernidade.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
29

Ribeiro, Mariana Cardoso. « Direito e autoritarismo, a expulsão de comunistas no Estado Novo (1937-1945) ». Prisma Juridico 7, no 1 (5 décembre 2008) : 163–84. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7i1.1049.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo pretende-se refletir sobre a expulsão de comunistas durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. Centenas de estrangeiros foram conduzidos aos cárceres policiais e compelidos a deixar o Brasil sob acusação de “nocividade”, expressão genérica que permitiu uma construção imaginária do “inimigo-político” e deu margem às arbitrariedades. O discurso jurídico legitimava a intolerância ao reafirmar que o estrangeiro representava um “perigo” à Nação. O comunismo foi considerado uma idéia “exótica”, uma expressão do mal. No entanto, a eclosão da Segunda Guerra Mundial dificultou a expulsão dos comunistas. A solução adotada foi “eliminar” esses indesejáveis, encaminhando-os para regiões inóspitas ou mantendo-os presos em condições subumanas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
30

Ribeiro, Mariana Cardoso. « Direito e autoritarismo, a expulsão de comunistas no Estado Novo (1937-1945) ». Prisma Juridico 7, no 1 (5 décembre 2008) : 163–84. http://dx.doi.org/10.5585/prismaj.v7n1.1049.

Texte intégral
Résumé :
Neste artigo pretende-se refletir sobre a expulsão de comunistas durante o Estado Novo brasileiro (1937-1945), a ditadura de Getúlio Vargas. Centenas de estrangeiros foram conduzidos aos cárceres policiais e compelidos a deixar o Brasil sob acusação de “nocividade”, expressão genérica que permitiu uma construção imaginária do “inimigo-político” e deu margem às arbitrariedades. O discurso jurídico legitimava a intolerância ao reafirmar que o estrangeiro representava um “perigo” à Nação. O comunismo foi considerado uma idéia “exótica”, uma expressão do mal. No entanto, a eclosão da Segunda Guerra Mundial dificultou a expulsão dos comunistas. A solução adotada foi “eliminar” esses indesejáveis, encaminhando-os para regiões inóspitas ou mantendo-os presos em condições subumanas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
31

Cariacás, Carlos. « O FRÁGIL PROJETO HUMANISTA CIVILIZACIONAL REFLETIDO NAS PRISÕES DO BRASIL ». Revista Ifes Ciência 4, no 2 (15 décembre 2018) : 153–79. http://dx.doi.org/10.36524/ric.v4i2.352.

Texte intégral
Résumé :
Os estabelecimentos prisionais são tidos como ambientes socioeducativos e os planos de educação que regem estes espaços afirmam que nestes se trabalha sob o prisma do humanismo, tendo em vista, um projeto civilizador. Contudo, o relatório da Anistia Internacional (1999) Aqui ninguém dorme sossegado aponta uma série de irregularidades concernentes aos direitos humanos no Brasil. Este relatório coloca a afirmação dos planos de educação na deriva. O presente artigo aborda essas irregularidades à luz do humanismo, conforme delineado por autores em El Correo de la UNESCO (2011). Para a interpretação dos dados usamos da metodologia da Análise do Conteúdo (BARDIN, 2006) que aponta para a fragilidade do projeto civilizador no Brasil que se reflete de maneira mais contundente nos cárceres.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
32

Michels, Jéssica. « CELAS E ELAS : um resgate das memórias de experimentações sentidas em espaços de cárcere feminino no Presídio Regional de Joinville ». Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas 3, no 39 (23 décembre 2020) : 1–19. http://dx.doi.org/10.5965/14145731033920200303.

Texte intégral
Résumé :
Este texto narra as experiências vivenciadas por uma fotógrafa feminista no projeto [Celas] e Elas: [des]montagem teatral sobre mulheres e cárceres. O projeto teatral foi realizado em 2019 por Daiane Dordete e Samira Sinara com reeducandas do Presídio Regional de Joinville, com subsídios do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura - SIMDEC/2016. Uma produção da Cia VAi! - Núcleo de Pesquisa em Artes Cênicas (Joinville/SC). A exposição “Para além das celas” foi produzida com fotografias realizadas por Jéssica Michels durante as oficinas de teatro com as reeducandas do Presídio Regional de Joinville através do projeto Teatro com mulheres em privação de liberdade. Este texto toma a liberdade de ser escrito como um relato fluído e autêntico de uma experiência fotográfica com reeducandas do sistema prisional feminino na cidade de Joinville.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
33

Leal, Tatiana Cavalcanti de Albuquerque, et Ana Clotilde Coutinho Barbosa. « CURSOS PROFISSIONALIZANTES NAS PRISÕES : UTILITARISMO ECONÔMICO OU MANUTENÇÃO DO DESEMPREGO ? » Interfaces Científicas - Humanas e Sociais 8, no 3 (25 novembre 2020) : 351–64. http://dx.doi.org/10.17564/2316-3801.2020v8n3p351-364.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo tem como objetivo realizar um levantamento de quantas pessoas em livramento condicional efetivamente trabalham em ocupações nas áreas dos cursos técnicos ou profissionalizantes que haviam feito na prisão, a fim de compreender se os cursos realizados realmente fornecem perspectivas futuras aos egressos do sistema prisional. Sabe-se que a inserção do ex-detento no mercado de trabalho é marcada por sérias dificuldades e desafios relacionados aos estigmas que sofrem em decorrência da condenação a um crime. A implantação de assistência educacional dentro dos cárceres surge como estratégia para tornar os sujeitos mais capacitados para o mercado de trabalho e, consequentemente, para a vida de volta na sociedade. Em linhas gerais, foi verificado que a realização de cursos profissionalizantes forneceu perspectivas de trabalho na área destes cursos apenas para uma minoria dos sujeitos, sendo o aproveitamento direto significativamente menor para as mulheres.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
34

Andrade, Ana Luiza. « O olhar do técnico primitivo no ‘subterrâneo pulsante’ do gesto escritor ». Revista Crítica Cultural 13, no 1 (29 juin 2018) : 127. http://dx.doi.org/10.19177/rcc.v13e12018127-139.

Texte intégral
Résumé :
A tipografia ou a “tinta negra”, respectiva à fase técnica de reprodutibilidade com estreita ligação literária, foi representada no grupo pernambucano de resistência, pois voltado para o artesanal (e nisso pioneiro no Brasil), do qual Osman Lins participou: O Gráfico Amador. Seus membros, artistas, poetas e escritores são reconhecidos por deixarem marcas singulares nos anos 50. O trabalho busca mostrar algumas das origens destas marcas que uniram a palavra à imagem, e em particular as deixadas por Osman Lins como um “subterrâneo pulsante” (Norval Baitello) em várias de suas produções literárias desde Guerra Sem Testemunhas, Nove, Novena, Avalovara e Rainha dos Cárceres da Grécia. Observa-se uma ótica inconsciente do olhar: por um lado, vestígios de uma herança de olhar “técnico primitivo” (Beatriz Sarlo) tais como alguns espelhismos, jogos de palavras, de letras, signos gráficos, (des)montagens geométricas utilizadas em Nove, Novena assim como sinais singulares em Avalovara e em outros escritos. Por outro, evidencia-se em Osman Lins também o herdeiro de espelhismos tipográficos iniciados com Machado de Assis.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
35

Farias, José Aírton de. « Quem vigia os vigilantes ? Presos políticos e carcereiros num presídio da ditadura civil-militar ». História Unicap 6, no 11 (23 décembre 2019) : 12. http://dx.doi.org/10.25247/hu.2019.v6n11.p12-27.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo trata das relações entre carcereiros e presos políticos mantidos pela ditadura civil-militar no presídio cearense Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), na década de 1970. Tem como pressuposto teórico a noção de Michel de Certeau sobre fronteira, entendendo-a como um terceiro espaço que permite a existência de contatos, pontes e influências entre grupos sociais distintos. Buscamos compreender como as relações com os agentes prisionais contribuíram para as reconstruções de identidades e projetos políticos dos militantes de esquerda armada. Os distanciamentos sociais e os estereótipos pelos quais se viam presos e militantes foram, aos poucos e em partes, sendo removidos ante a convivência intensa na fronteira. Os carcereiros acabaram percebendo as distinções dos militantes encarcerados em relação aos presos comuns. Os ativistas buscaram o contato e diálogo com os carcereiros como forma de tentar minimizar o isolamento que a ditadura almejava lhes impor e melhor as condições de existência dentro dos cárceres. Agentes prisionais prestavam pequenos favores aos militantes, chegando mesmo a serem influenciados politicamente por estes. As violações de fronteiras, não obstante, igualmente provocaram tensões e atritos.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
36

Barberena, Ricardo Araújo. « O limiar entre a filosofia e a poesia em História natural da ditadura, de Teixeira Coelho ». O Eixo e a Roda : Revista de Literatura Brasileira 24, no 1 (14 octobre 2015) : 07–24. http://dx.doi.org/10.17851/2358-9787.24.1.07-24.

Texte intégral
Résumé :
No limiar entre a filosofia e a poesia, existe uma territorialidade híbrida na qual se operam intercâmbios analógicos e ficções epistemológicas. E é justamente nessa área de contágio que se encontra a escritura de Teixeira Coelho em História natural da ditadura. Ou seria uma filosofia narrativizada? Afinal, como bem ressalta Sartre, em toda filosofia há uma “prosa literária escondida”. No íntimo da filosofia, alojase a eterna tentação do poético, quer nos congratulemos com o fato, quer o deploremos. Esse inquietante texto contemporâneo de Teixeira Coelho transita por uma espacialidade em paralaxe no tocante aos diferentes sistemas de opressão e violência. Ao visitar o não-monumento a Walter Benjamin, a obra de León Ferrari ou os cárceres da ditadura brasileira, a obra propõe uma pungente reflexão fragmentada por estilhaços memorialísticos e por epifanias líricas. Como relâmpagos de poesia, a escritura filosóficopoética de Teixeira Coelho tece uma simultaneidade de sentidos: a ditadura como estado natural, a natureza da ditadura, a inacabada e constante crônica da depravação e cumplicidade com a repressão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
37

Da Silva Taques Barros, Célia Regina, Renato Blat Migliorini et Maria da Anunciação Pinheiro Barros Neta. « ESTUDO DA DISPONIBILIDADE DE RECURSOS HÍDRICOS NOS PROJETOS DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA : região do Pantanal do Corixo Grande, Cárceres/MT ». Revista Políticas Públicas 19, no 1 (16 juin 2016) : 211. http://dx.doi.org/10.18764/2178-2865.v19n1p211-221.

Texte intégral
Résumé :
A disponibilidade de recursos hídricos em área de assentamentos rurais é imprescindível para a sobrevivência dosassentados e consequentemente para o pleno desenvolvimento e qualidade de vida dos beneficiários. Na área de estudo, denominadade Pantanal do Corixo Grande, a distribuição de recursos hídricos não é uniforme, apresenta-se desprovida de águas superficiais,existindo regiões com graves cenários de escassez. Este trabalho teve por objetivo avaliar as condições de ocorrência dos recursoshídricos nas áreas de assentamento do programa de reforma agrária do referido município. Os trabalhos de campo permitiramconcluir que, na aquisição das áreas para fins de reforma agrária, os projetos de assentamento do Programa Nacional de ReformaAgrária do INCRA levaram em consideração a fertilidade natural dos solos, as condições de boa localização e vias de acesso. Noentanto, não levaram em conta os aspectos relacionados ao meio físico, principalmente os recursos hídricos.Palavras-chave: Recursos hídricos, reforma agrária, políticas públicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
38

Damasceno, Carolina Duarte. « O leitor e as mudanças no processo de significação : uma análise de A Rainha dos Cárceres da Grécia, de Osman Lins ». Revista Criação & ; Crítica 5, no 9 (15 novembre 2012) : 72. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1984-1124.v5i9p72-80.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
39

Siqueira, Dirceu Pereira, et Sabrina Medina Andrecioli. « AS MULHERES E A PRISÃO : UMA ANÁLISE DO ENCARCERAMENTO FEMININO ANTE AS VIOLAÇÕES DE DIREITOS DA PERSONALIDADE ». Revista Direitos Humanos e Democracia 9, no 17 (2 septembre 2021) : 24–45. http://dx.doi.org/10.21527/2317-5389.2021.17.11428.

Texte intégral
Résumé :
Diante de um cenário de invisibilidade, violência e descaso em que estão inseridas as mulheres em situação de cárcere,vem à tona a importância de estudar a temática do encarceramento feminino. O presente trabalho tem comofinalidade promover reflexões sobre o sistema prisional feminino brasileiro, no qual se busca evidenciar, por meioda história, as mulheres ante o poder punitivo e seu processo de criminalização e vitimização sob uma perspectivade gênero. Assim, é de grande importância que a análise da vulnerabilidade das mulheres em situação de cárcerese dê por intermédio de uma epistemologia e criminologia feminista comprometida com as vicissitudes de gênerosnecessárias neste ambiente de punição. Verifica-se a indispensabilidade de buscar intervenções que possammelhorar as condições de vida dessa população por meio de criação de políticas públicas específicas. Para tanto,vale-se do raciocínio hipotético-dedutivo, mediante pesquisa bibliográfica e documental, descritiva e exploratóriapara o esclarecimento de elementos legais gerais para definição de conceitos filosóficos e jurídicos, com o intuitode levantamento de hipóteses reflexivas sobre a temática do cárcere brasileiro e seus problemas, especificamenteo encarceramento feminino.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
40

Nascimento, Alexandre, Guilherme Cunha Malafaia, Giberto Gonçalves Facco, Marcos Barbosa Ferreira et Diego Gomes Freire Guidolin. « Percepção da Cadeia Produtiva da Carne Bovina por Pecuaristas no Estado do Mato Grosso ». UNICIÊNCIAS 24, no 1 (11 février 2021) : 02–06. http://dx.doi.org/10.17921/1415-5141.2020v24n1p02-06.

Texte intégral
Résumé :
O artigo objetivou identificar a percepção dos pecuaristas do Estado de Mato Grosso com relação ao sistema produtivo de suas propriedades na cadeia produtiva da carne bovina. Buscou-se atender a questão investigada: qual a relação entre a utilização de recursos da inovação tecnológica na cadeia produtiva da carne bovina? Utilizou-se a revisão teórica de agronegócio, cadeias produtivas e bovinocultura no Estado de Mato Grosso, sendo empregado o enfoque metodológico de pesquisa rápida (rapid assessment ou quick appraisal) com cinco representantes da classe ou instituições e 25 pecuaristas das cinco maiores cidades produtoras de bovinos do Estado de Mato Grosso (Cárceres, Vila Bela Santíssima Trindade, Juara, Alta Floresta e Juína), que representam 12,07% do rebanho do Estado, e estão entre as 10 maiores cidades produtoras de gado bovino do país. A coleta dos dados, obtida por meio de questionário, propiciou verificar junto aos produtores de gado de corte e entidades que os representam: o uso de tecnologia, gestão, a relação de mercado e o ambiente institucional, que estruturam o funcionamento de suas propriedades na cadeia produtiva da carne bovina. Os produtores entrevistados demonstraram baixa percepção da gestão financeira e organizacional, assim como políticas das entidades representativas dos produtores. A percepção da relação entre produtores e frigoríficos indica a necessidade de melhoria na relação desses dois elos. Destacam-se os elevados índices dos direcionadores tecnológicos como manejo reprodutivo, genética do rebanho e sanidade do rebanho, assim como a capacitação de mão de obra e escala de produção. Palavras-chave: Agronegócio. Bovinocultura de Corte. Pecuária. Abstract The article aimed to identify the cattle breeders perception in Mato Grosso State regarding the productive system of their properties in the beef productive chain. It was sought to answer the question investigated: what is the relationship between the use of technological innovation resources in the beef productive chain? Theoretical agribusiness review, productive chains and cattle-raising in the Mato Grosso State were used, by using the quick assessment or quick appraisal methodological approach with five representatives of the class or institutions and 25 cattle breeders from the five largest cattle-producing cities in Mato Grosso State (Cárceres, Vila Bela Santíssima Trindade, Juara, Alta Floresta and Juína), which represent 12.07% of the State's herd, and are among the 10 largest cattle producing cities in the country. The data collection, obtained through a questionnaire, made it possible to verify along with the cattle breeders and entities that represent them: the use of technology, management, the market relationship and the institutional environment that structure the operation of their properties in the beef productive chain. The interviewed producers showed a low perception of financial and organizational management, as well as policies of the producers’ representative entities. The perception of the relationship between producers and slaughterhouses indicates the need for improvement in the relationship between these two links. High levels of technological indexes stand out, such as reproductive management, herd genetics and herd health, as well as the labor and production scale training. Keywords: Agribusiness. Beef Cattle. Livestock.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
41

Borges, Clara Maria Roman, et Deise Dos Santos Nascimento. « A utilização de bancos de perfis genéticos para fins criminais : antigos e novos dilemas no cenário da necropolítica brasileira ». Revista da Faculdade de Direito UFPR 66, no 2 (30 août 2021) : 155. http://dx.doi.org/10.5380/rfdufpr.v66i2.74454.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo é resultado de pesquisa realizada para verificar se as alterações impostas pela Lei nº 13.964/2019, em relação à utilização dos bancos de perfis genéticos para fins criminais, possibilitaram a superação dos antigos dilemas sobre essa temática, debatidos há alguns anos pelos estudiosos do direito no Brasil, e se enfrentaram os novos dilemas, discutidos em outros países, os quais questionam a sua adoção como ferramenta de combate ao crime. A partir de uma revisão bibliográfica teórico-narrativa, analisa-se a possível perpetuação das violações constitucionais decorrentes da utilização de bancos de perfis genéticos na nova legislação, examina-se de forma crítica a justificativa de eficácia desses bancos na solução de crimes, apresentada oficialmente para sua adoção pelo sistema de justiça criminal brasileiro, e exploram-se questionamentos que ainda podem surgir ante o uso da prova de DNA para fins de persecução criminal no Brasil. Além disso, reflete-se, de forma ensaística, como a utilização dos bancos de perfis genéticos pode incrementar a necropolítica reproduzida pelo sistema penal brasileiro. Conclui-se que a nova legislação radicalizou as violações constitucionais decorrentes da utilização do uso dos bancos de perfis genéticos para fins criminais, sem mesmo ter comprovado a sua eficácia, e não apresentou respostas para dilemas enfrentados por outros países que utilizam tal ferramenta probatória, assim continuando a alimentar a circularidade de pessoas negras e pobres nos cárceres, deixando-as ainda mais vulneráveis à morte.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
42

Gontarek, Dimas Diego. « Cárcere ». Simpósio Gênero e Polí­ticas Públicas 5, no 1 (18 janvier 2021) : 565–77. http://dx.doi.org/10.5433/sgpp.2018v5.p565.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem como objetivo compreender como os egressos do sistemapenitenciário da cidade de Ponta Grossa interpretam a experiência do cárcere a partir das vivências territoriais no interior da instituição prisional. Como fio condutor, utilizou-se o conceito de território concebido por e a partir das relações de poder (SOUZA, 2009), criando sobre uma malha diferentes pontos de acesso e limites diferenciado pelo sujeito que o acessa, num processo dinâmico de apropriação e desconstrução. Para auxiliar na compreensão da questão central foram elaboras questionamentos específicos no qual buscam compreender qual é o perfil dos detentos da cidade de Ponta Grossa e como o cárcere é interpretado pelo grupo. Para isso, foram realizadas 7 entrevistas semi-estruturadas com homens egressos do sistema penitenciário da cidade de Ponta Grossa, resultantes de uma trajetória de pesquisa vinda desde a iniciação científica e sistematizado a partir do método proposto por Bardin (1970). Além disso, foram utilizadas fontes estatísticas de órgãos oficiais em relação a dinâmica que tange a população carcerária. A pesquisa evidencia que o cárcere é majoritariamente composto por homens de origem pobre, com baixa escolaridade e sem qualificação profissional, com crimes de baixa periculosidade e em grande parte relacionados com o tráfico de drogas e contra o patrimônio. Além disso, o cumprimento da pena é vivido de forma diferenciada de acordo com o perfil de masculinidade que homem exerce durante o cumprimento de suas penas, podendo ser agravado o sofrimento da pena de forma desigual por aqueles que compõem o espaço carcerário.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
43

Machado, Igor José de Renó. « "Cárcere público" ». Tematicas 10, no 19 (27 juillet 2002) : 75–104. http://dx.doi.org/10.20396/tematicas.v10i19/20.10962.

Texte intégral
Résumé :
O trabalho tem como objetivo entender o papel dos estereótipos na vida dos brasileiros no Porto. A principal ideia defendida é a de que os esteriótipos sobre brasileiros vigentes em Portugal atuam como uma prisão para a ação e que, constantemente submetidos as representações comuns em Portugal, os imigrantes brazucas acabam por performar papéis preestabelecidos. Estes papéis são marcados pela venda do exótico, de uma imagem mercantilizada da suposta essência brasileira. Assim, imigrantes brasileiros especializam-se na venda da "alegria" no mercado de trabalho português: trabalham como garçons e garçonetes, músicos, atendentes, dançarinos e dançarinas, prostitutas e travestis, etc. As imagens de um Brasil mulato, sensual e alegre transformam-se em uma mercadoria como outra qualquer, mas é uma mercadoria que reifica ainda mais a substância de que é feita: os estereótipos. É neste sentido que estes são considerados prisões simbólicas.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
44

Sánchez, Mariela. « Cárceles y exilios ». Caracol 1, no 7 (13 juin 2014) : 176. http://dx.doi.org/10.11606/issn.2317-9651.v1i7p176-182.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
45

Cuadro García, Ana Cristina. « Las cárceles inquisitoriales del tribunal de Córdoba ». Hispania 65, no 220 (30 août 2005) : 443–64. http://dx.doi.org/10.3989/hispania.2005.v65.i220.139.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
46

Catirse, Luiz Carlos. « Ioga no cárcere ». GV EXECUTIVO 19, no 1 (29 avril 2020) : 22. http://dx.doi.org/10.12660/gvexec.v19n1.2020.81432.

Texte intégral
Résumé :
<span>Posturas, respirações e meditações da prática indiana ajudam detentos e funcionários a lidarem melhor com questões emocionais nos presídios paulistas e auxiliam no caminho da ressocialização.</span>
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
47

Simionatto, Ivete. « Cadernos do cárcere ». Revista Brasileira de Ciências Sociais 17, no 48 (février 2002) : 212–15. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-69092002000100016.

Texte intégral
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
48

Auxiliadora Barros, Abenizia, et Silvana Maria Bitencourt. « Marcas do cárcere ». Caderno Espaço Feminino 33, no 2 (10 janvier 2021) : 345–73. http://dx.doi.org/10.14393/cef-v33n2-2020-16.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo versa sobre a reinserção social de mulheres que tiveram a experiência do encarceramento. Buscou-se verificar quais as perspectivas que o mercado de trabalho apresentou a elas. A metodologia utilizada consistiu em trabalho de campo e entrevistas semi- diretivas com quatro ex-detentas na cidade de Várzea Grande- MT. Conforme resultados obtidos, percebeu-se a presença de um estigma que estas mulheres sofrem, fato que dificulta suas reinserções no mercado de trabalho. PALAVRAS CHAVE: Mulheres. Encarceramento. Estigma. Trabalho.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
49

Santos Reis Junior, Almir, Ana Clara da Silva Cohn et Gilciane Allen Baretta. « Maternidade no cárcere ». Revista Vianna Sapiens 12, no 1 (23 février 2021) : 25. http://dx.doi.org/10.31994/rvs.v12i1.722.

Texte intégral
Résumé :
O presente trabalho tem por escopo verificar a necessidade de adoção de medidas alternativas ao encarceramento feminino no Brasil, em especial, a possibilidade de aplicação da prisão domiciliar como substitutiva da prisão preventiva para mães e gestantes presas. Para isso, analisar-se-á a recente decisão do Supremo Tribunal Federal no Habeas Corpus Coletivo 143641/SP, seus fundamentos, diretrizes, efeitos e reflexos. Os métodos empregados foram o dedutivo que consistiu na análise bibliográfica sobre o tema e, sequencialmente, sob o método indutivo a pesquisa apreciou o HC 143641/SP. Constou-se, ao final, que apesar de se tratar de decisão a ser aplicada em todo o território nacional, as instâncias inferiores ainda se posicionam de modo divergente, realizando interpretações diversas acerca do benefício, havendo uma resistência em relação à sua aplicação.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
50

Torres, Eli Narciso da Silva, Gesilane de Oliveira Maciel José et Miguel Barthiman dos Santos. « Vozes do cárcere ». Plurais Revista Multidisciplinar 6, no 1 (26 avril 2021) : 92–115. http://dx.doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.10230.

Texte intégral
Résumé :
Este artigo objetiva compartilhar conhecimentos e experiências sobre as práticas literárias e a remição pela leitura a partir de perspectivas narradas por pessoas privadas de liberdade. Para isso, inicialmente aborda as políticas educacionais e as iniciativas de fomento à leitura e escrita nas prisões, como mecanismo de inclusão social, de desenvolvimento educacional e intelectual. Em seguida, aponta as ações literárias desenvolvidas em diferentes estados, com dados atualizados sobre os projetos e instituições envolvidas em programas de remição pela leitura no Brasil. Por fim, apresenta as narrativas de participantes do Projeto de “Remição pela Leitura - Educação para a Liberdade”, que compartilham suas percepções sobre as experiências vivenciadas durante as práticas de leitura e escrita, além de dialogar sobre como os sujeitos envolvidos percebem o mundo e a influência do projeto literário em seu cotidiano no interior da prisão.
Styles APA, Harvard, Vancouver, ISO, etc.
Nous offrons des réductions sur tous les plans premium pour les auteurs dont les œuvres sont incluses dans des sélections littéraires thématiques. Contactez-nous pour obtenir un code promo unique!

Vers la bibliographie